Issuu on Google+

Projeto Interdisciplinar

BRIEFING MARKETING


A MARCA

A UV Line foi fundada em 2004, resultado de mais de um ano de pesquisas de mercado, incluindo estudos e consultorias com médicos dermatologistas. Esses especialistas apontavam a falta de opções de roupas com proteção UV no Brasil. O objetivo dos fundadores da grife, Ana Julia e Lyonel Pellegrino, era produzir no país artigos que atendessem ao gosto e necessidade do público brasileiro, que aprecia o sol , mas que também quer preservar a juventude, beleza e saúde da pele.


FILOSOFIA

Oferecer ao público brasileiro uma linha completa de vestuário e acessórios produzidos com materiais de alta tecnologia de absorção dos raios ultravioleta (UV). A Uv line possui valores e passa isso em sua marca e também comunicação: Valores Respeito Ambiental Certificação de qualidade e bem estar Proteção contra os raios UV


TECNOLOGIA

Os produtos são confeccionados com tecidos especiais, capazes de filtrar mais de 98% dos raios solares e atendem a todos os perfis de público que buscam roupas confortáveis, de alta qualidade e design atual. São todos certificados pela Arpansa ( Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear). Dois processos de última geração asseguram a proteção contra os raios UVA e UVB. Em alguns tecidos, a trama é formada por fios à base de dióxido de titânio, um composto amplamente empregado pela indústria para conter a radiação solar. Já nas peças de algodão, a proteção

é garantida por meio de aditivos no processo de tingimento dos tecidos. Essa tecnologia garante a eficiência de proteção solar durante toda a vida útil da roupa. Os artigos não requerem nenhum cuidado especial de conservação para manter a eficácia da proteção e podem ser lavados normalmente seguindo as instruções de lavagem na etiqueta interna do produto. Ainda possui ação antimicrobiana, que reduz o mau cheiro provocado pela proliferação de bactérias.


Queremos posicionar a UV Line no mercado da moda, aumentando o campo de possĂ­veis consumidores e nĂŁo limita-lo como ĂŠ feito hoje.


MERCADO

MACRO AMBIENTE - PROTEÇÃO SOLAR

O Brasil tem grande parte de sua superfície demográfica localizada entre o Trópico de Capricórnio e o Equador. Esta área recebe com maior intensidade os raios solares por estar mais próxima ao sol. Os raios solares, nesta região, incidem em um ângulo mais perpendicular, tornando o Brasil o país com maior área intertropical e um dos mais ensolarados do planeta. Assim é justificado porque o câncer mais freqüente é o de pele, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas, segundo o

Ministério da Saúde. A radiação ultravioleta natural, proveniente do sol, é o seu maior agente causador. O clima tropical, a grande quantidade de praias, a idéia de beleza associada ao bronzeamento, principalmente entre os jovens, e o trabalho rural favorecem a exposição excessiva à radiação solar. O setor de roupas com proteção solar movimenta mais de 180 milhões de dolares no mundo todo e continua a crescer como uma ‘Microtend’, comprovada pelas altas vendas de protetor solar, as mudanças climáticas e os índices cada vez maiores de Melanoma (Cancêr de Pele).

PALAVRAS-CHAVE: Clima - Beleza estética - Saúde - Exposição durante o trabalho - Moda - Cuidados com a família - Tecnologia

Fonte: Inmetro.gov.br, acesso em 30.08.2011


MERCADO

MACRO AMBIENTE - MODA

A moda brasileira consagra-se como um grande negócio, reconhecido internacionalmente. No Brasil, o setor é considerado pelo Ministério da Cultura como uma expressão da diversidade cultural do país e detentora de grande potencial econômico.

Fonte: Microtendências, Mark J. Penn com E.Kinney Zalesne, BestSeller?, 2008. Fonte: http://www.designbrasil.org.br/ setoresprodutivos/o-mercado-de-moda, acesso em 30.08.2011

As dimensões atuais da indústria de confecção no Brasil impressionam, estamos no 4º posto entre os maiores produtores mundiais.


MERCADO

MICRO AMBIENTE - CURITIBA

Os dados do Instituto nacional do Cancêr e do Hospital Herasto Gaertner mostram que o cancêr de pele é o de maior incidência em Curitiba. Ainda assim a sociedade pouco ou nada sabe sobre a doença e como se prevenir dela. Verificou-se também que a maioria dos casos não são por fatores hereditários e sim por extrema exposição ao sol.

As pesquisas comprovam que as vendas de protetores solar e afins vem crescendo principalmente no norte do Brasil. Fora isto, foi constatado no planejamento de comunicação do produto “Manguito” ( Tecido de Nyllon que cobre os braços de motociclistas), foi um sucesso e virou febre em Teresina, no Piauí.

PALAVRAS CHAVE: Cancêr de Pele - Esporte - Idosos - Crianças - Tipos de Pele - Proteção Solar fora do Verão - Motociclistas dos com a família - Tecnologia FONTE: (http://www.jornalbrasil.com.br/interna. php?autonum=7651)

FONTE: (http://www.istoe.com.br/reportagens/11269_ FILTRO+SOLAR+ALEM+DA+PRAIA)


MERCADO

MICRO AMBIENTE - CURITIBA

Os dados do Instituto nacional do Cancêr e do Hospital Herasto Gaertner mostram que o cancêr de pele é o de maior incidência em Curitiba. Ainda assim a sociedade pouco ou nada sabe sobre a doença e como se prevenir dela. Verificou-se também que a maioria dos casos não são por fatores hereditários e sim por extrema exposição ao sol.

Entrevistas comprovaram que as pessoas estão tão preocupadas antes e também depois das férias na praia. Como citado a entrevistada de 54 anos utiliza Maio e viseira com proteção solar nas práticas de Hidromassagem.

FONTE: (http://www.parana-online.com.br/canal/vidae-saude/news/97240/?noticia=CANCER+DE+PEL E+PREOCUPA+EM+CURITIBA, acesso em 22 de Agosto de 2011)

FONTE: (http://www.jornalbrasil.com.br/interna. php?autonum=7651)


MERCADO POTENCIAL DISPONÍVEL (NICHO) - Pessoas com pele muito clara ou escura - Preocupadas com a saúde da pele (mais do que o comum) - Propicias a ter câncer de pele ou que já tiveram - Praticam esportes ao ar livre, golfe, tênis, esportes radicais. - Gostam do Sol Por falta de informação ainda não compram. Por não ter condições financeiras para tal produto. Por não se importar com a proteção além do protetor.

São de classe social A/B, freqüentam clubes, praias, parques, viajam bastante. Procuram uma roupa mais confortável e que proteja do sol, com um design fashion, para os momentos de lazer.


QUEM PODE INFLUENCIAR NA COMPRA?

O QUE PROCURAM ?

Dentro de uma família a tomada de de- Uma proteção mais eficaz dos cisão é da mulher, geralmente. Mas raios UV e uma roupa que esteja de acordo com os padrões da moda. também pode ser por indicação de um amigo, por ocasião (já que é uma roupa e sempre está exposta), normalmente chegam aos produtos por indicação de amigos ou dermatologistas. Entretanto visto que as mulheres têm ganhado espaço como chefes de família, tanto mulher quanto homem podem ser decisores de compra. Assim os filhos também são decisores, pois o papel da mulher é cuidar dos filhos.


PRODUTO

PORTFOLIO DA MARCA

As mais variadas opções para o publico masculino, feminino e infantil: bermudas, bonés, calças, camisetas, camisas, chapéus, casacos, regatas, saídas de praia, vestidos, maios, viseiras, cangas, macaquinhos.

Os chapéus e camisetas da UV Line, como todos os produtos da loja, trazem como proposta da marca a tecnologia da proteção nas roupas, um fato que acaba sendo o grande commodity entre as concorrências. *ATRIBUTOS

*BENEFÍCIOS

Tecido Leve x Leveza

Conforto (Apelo Emocional)

FPU50 x Proteção Solar

Pele Saudável(Emocional)

Tecnologia x Pionerismo

Unicidade (Emocional) | Diferenciação

Variedade x Opções de Escolha

Liberdade de Escolha | Preço

Acabamento x Qualidade (tecido)

Estar bem Vestido (Emocional)

Design

Moda

*Tabela demonstrativa de atributos e benefícios de roupas com proteção solar.


POSICIONAMENTO E COMPORTAMENTO A UV Line é vista como uma marca para as pessoas que gostam de estar no Sol, mas querem se proteger das queimaduras, competindo com o protetor solar. A marca propõe cuidados mais eficazes contra os raios UV, eles querem

Ela é vista como um bem durável. Os chapéus e camisetas da UV Line são produtos de alta fidelização com o consumidor, bem de especialidade. O relacionamento de compra deste produto vai além do seu alto valor, o con-

prevenir seus clientes. No site da marca sumidor que conhece a marca passa a há uma área de indicação da temperatu- ser fiel a ela e suas características. ra e índice de raios UV em determinadas cidades do Brasil todo. O consumidor vê a UV line como uma “mãe” que quer proteger seu filho das queimaduras do Sol.


1- FPU +50

2- Anti-bactericida

3- Segue as tendĂŞncias da moda 4- Protege das queimaduras e envelhecimento da pele

5- Apoio de profissionais de dermatologia 6- Atinge vĂĄrios segmentos


ANÁLISE SWOT

Segundo ao estudo SWOT, chegamos O as seguintes informações: Alto número de possíveis consumidores (por atingir vários segmentos) S Pioneira na tecnologia FPU+50 Tecnologia (do tecido) 2 em 1 moda e proteção solar Aprovação e comprovação (dermatolo- Recomendações (dermatologistas) gistas e testes na Austrália) Canal de comunicação (site bem desen- T volvido) Abordagem errada (somente para pesVariedade (atende a diversos segmen- soas com doença de pele) tos) Falta de conhecimento da tecnologia Moda (atende as tendências) FPU+50 Respeito ambiental (as camisetas são feitas de pet) W Complexo (por ser uma novidade, poucas pessoas conhecem) Erro de abordagem ( não utiliza de mídias que alcançam os targets) Semelhança (muitos concorrentes possuem a mesma tecnologia) Preço


CONCORRÊNCIA

AMABILIS A Amabilis, Grife de roupa definida pela própria marca na internet como capixaba, explora o contemporâneo com forte apelo com a moda. Simplicidade na composição e trabalho com cores amenas, a peça leva somente como texto a assinatura com a logomarca e nada mais.


HYPHEN PORTUGAL A Hyphen portugal trabalha 100% em cima de sua tecnologia. Para isso demonstra pela cor azul do cÊu a confiança de seus produtos.


PROTEKSOL A Proteksol assim como a UVLine, trabalha a moda,a tecnologia, o bem estar e a modernidade em sua comunicação. justificados pela posição das modelos nas fotos e contexto. Na peça de catálogo predomina o uso dos atributos e benefícios do produto, no caso a proteção UPF 50+


Argumentos explorados na comunicação UVLINE

MODA Este argumento é explorado tanto nas peças quanto no slogan na marca:

DIVERSÃO A diversão é colocada de forma sútil porém causa grande impacto quando combinado com as cores do verão e paisagens ao livre como praias e gramados.


ESPORTE O esporte é presente nas peças de forma mais descontraida, com cores que chamam a atenção, levando para o lado da moda e da tecnologia de ponta. Como eles mesmo dizem: Performance Colorida e de Alto Nível.

VERÃO Apesar da esposição ao sol ser contínua em todas as estações do ano, a comunicação UVLine explora mais o verão do que qualquer outra estação.


FAMÍLIA Como pretexto da exposição solar, a marca comunica ao seu público que são em momentos de exposição ao sol que a família se reune e compartilha de atividades e lazer ao ar livre.

SOFISTICAÇÃO A comunicação deixa bem claro nessa peça que seus produtos não precisam ser associados exclusivamente ao seu benefício central.


JUVENTUDE É de extrema importância destacar os jovens e mostrar como eles se sentem a vontade com o produto UV Line. Nesta peça podemos ver o realce das cores com os sorrisos estampados em seus rostos.

TECNOLOGIA Colocando na maioria de suas peças a assinatura fpu50+ e combinando cores como o prata e o verde limão, a marca coloca a sinergia em movimento, o dinamismo em suas peças.


MODERNO Formatos limpos, cores complementares e tipografia característica, dão o ar do moderno na frente desta loja física.


Comunicação do segmento | Roupas com proteção solar

A comunicação do segmento em composições ao ar livre como em

de roupas com proteção solar utiliza praias e campos abertos. Utiliza também argumentos colocados de forma direta o esporte como vitrine para os produtos utilizando em sua maioria a moda como com cores vibrantes. ambiente propagador da mensagem. Leva em suas peças breve descrição do produto, seguido de slogan e assinatura. Transforma comportamentos e atitudes


COMO O PRODUTO DEVE SER RECONHECIDO PELO CONSUMIDOR O produto (camisetas e chapéus) deve ser reconhecido pelos consumidores como uma marca de proteção solar com apelo fashion. Que atinge a diversos segmentos e não somente aqueles que têm problemas na pele.


ADOÇÃO

1- Compatibilidade: A Uv Line é uma nova forma de trazer para as pessoas ,que moram nas cidades, que não gostam de passar protetor solar diariamente , uma proteção eficaz contra os raios UV.

2- Testabilidade e Observação: Por mais que todos os produtos da marca sejam testados na Austrália, tem pessoas que não acreditam na eficácia do mesmo, elas precisam sentir, tocar, usar.Os benefícios da proteção dos raios UV e mesmo assim continuar uma roupa leve e fresca, só são percebidos após a exposição da opinião de consumidores fiéis.

Desafio: Uma forma de mostrar para as Desafio: Trazer esse beneficio do teste pessoas que UV Line é mais prático e para mais perto do consumidor através está na moda. de ações promocionais.


DESAFIO GERAL

Reposicionamento da marca no mercado, utilizando o apelo fashion junto a tecnologia pioneira da proteção UV. Poderá ser criado qualquer tipo de produção, ficará a cargo da agência, desde que caiba na verba disponibilizada.


Objetivo de Marketing Ampliar entendimento e estimular a adoção e uso vinculado à demanda fashion.


Definição da Verba CLASSES A1-A2/B1-B2 CRIANÇAS 0 - 15 ANOS MULHERES 30 A 39 ANOS

CURVA DE ROGERS INOVADORES/ADOTADORES= 2,5% + 13,5%

Curitiba com população média de 1,8 milhão de habitantes foi usada nesta amostra que identificou crianças de 0 a 15 anos e mulheres de 30 a 39 anos,

TICKET MÉDIO (Camisas, camisetas e chapéus) R$ - 140

% Potencial de compra = 25%

VERBA (AÇÃO): 5%

que em porcentagem significam 38% da população ou 695400 pertencentes a VERBA DISPONÍVEL (TOTAL): classe A1-A2/B1-B2. 978320

O montante da verba foi identificado com VERBA DISPONÍVEL: 50000,00 base no estilo de vida do público alvo, o objetivo de estimular a adoção e o enPara cobrir os gastos com comunicação tendimento sobre roupas com proteção é esperado que a ação aumente a venda solar no mercado fashion. da loja em 25% durante o período, ou 550 chapéus. Este valor é justificado pela chegada do verão nos próximos meses, o que aumenta a exposição solar e consequentemente a demanda do produto.


5 PERIODO - MARKETING JANETE JOUCOWSKI UNICURITIBA

CONTATOS Daniel Tutida Christianne Ribas Thais Regina Ferreira

marketing analysis


BRIEFING MARKETING UV LINE