Page 14

nome científico: nome popular: porte: madeira: frutificação: desenvolvimento: utilidade:

Curiosidade:

nome científico: nome popular: porte: madeira: frutificação: desenvolvimento: utilidade:

Curiosidade:

Pau-viola 8-20 metros.

Leve, textura grossa, de baixa durabilidade natural, principalmente quando exposta. Os frutos amadurecem entre janeiro e março. Crescimento rápido. Sua madeira pode ser utilizada em caixotaria leve, brinquedos e forros. Os frutos são muito apreciados pela avifauna e suas flores são melíferas. Planta indispensável nos plantios mistos destinados a recomposição de áreas ciliares degradadas. Tolera ambientes brejosos.

Colubrina glandulosa Sobrasil 10-20 metros. Pesada, dura, bastante resistente ao apodrecimento mesmo quando em contato com o solo e exposto à umidade. Os frutos amadurecem no período entre dezembro e fevereiro. Crescimento moderado. Madeira própria para obras expostas, construção civil e naval. A árvore possui qualidades ornamentais e pode ser empregada na arborização de parques e ruas largas. Não deve faltar na composição de florestas heterogêneas destinadas a recomposição de áreas degradadas de preservação ambiental. Madeira nobre.

nome científico: nome popular: porte:

Copaifera langsdorffii Copaíba 10-25 metros.

madeira:

Moderadamente pesada, superfície lustrosa e lisa ao tato, empena durante a secagem e muito durável sob condições naturais.

frutificação:

Seus frutos amadurecem entre agosto e setembro com a planta quase sem folhas.

desenvolvimento: utilidade:

Curiosidade:

14

Citharexylum myrianthum

Crescimento moderado. A madeira é utilizada na contrução civil e na confecção de peças torneadas. Fornece o bálsamo ou óleo de copaíba, líquido transparente e terapêutico, que é a seiva extraída do cerne do tronco da planta. Árvore exuberante, utilizada na arborização de praças. Madeira nobre.

Catalogo Flora Londrina e Flora Paulista - Volume 01  

Nós dos viveiros Flora Londrina e Flora Paulista, acabamos de lançar o primeiro volume do nosso catálogo de plantas. Nesta edição estamos ap...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you