Imagem e opinião pública nas novas mídias

Page 18

Imagem e Opinião Pública nas novas mídias | Junho - 2010

“O desenvolvimento dos meios de comunicação - e aí também entra a popularização das mídias sociais - afeta significativamente o conceito de opinião pública”. pública através da aproximação com os públicos de interesse. Os softwares de CRM (Customer Relationship Management) e as próprias redes sociais são ótimos canais para isto. Os Meios de Comunicação e a Opinião Pública O desenvolvimento dos meios de comunicação - e aí também entra a popularização das mídias sociais afeta significativamente o conceito de opinião pública, que é formado por ideias que surgem como consequência das informações recebidas, transformando-se em atitudes (motivo pelo qual os meios de comunicação massiva sempre exerceram tanta influência). A transmissão das mesmas informações a diversas pessoas ajuda a desenvolver ideias e ações comuns, formando, dessa maneira, a mesma área de entendimento, que será revelada pela opinião pública. Por isso, a participação em redes sociais está crescendo tanto, pois elas proporcionam a democratização do acesso à informação e a discussão pública das opiniões (manifestada através da explicitação de pontos de vista opostos, sem discriminação). Com essa, digamos, democratização do acesso à informação

proporcionada pela Internet, houve um deslocamento do ponto onde a opinião pública é gerada: agora todos nós somos formadores de opinião, e não somente as personalidades famosas. Estamos sendo cada vez mais empoderados com o acesso irrestrito à informação, com a velocidade e a instantaneidade com que as notícias chegam até nós e com a quebra das barreiras geográficas graças à globalização e à evolução da tecnologia voltada à comunicação.

São Paulo: Brasiliense, 1996. HOUAISS, Antônio. Minidicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

A diversidade de opiniões está começando a ser valorizada novamente após sofrer um longo período de abafamento causado pela massificação de pensamentos, desestimuladora do debate e da reflexão, dos questionamentos e das reivindicações. Agora, quem não quiser mais assistir à programação da TV pode sentar em frente ao computador e enviar tweets, assistir aos vídeos do YouTube, protestar, opinar ou compartilhar conhecimentos num blog ou mesmo “investigar” a vida dos outros no Orkut. Bibliografia ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Para Entender Relações Públicas. São Paulo: Edições Loyola, 2005. CHAMPAGNE, Patrick. Formar a Opinião: o novo jogo político. Petrópolis: Vozes, 1996. CHAUI, Marilena. Simulacro e poder: uma análise da mídia. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006. FIGUEIREDO, Rubens; CERVELLINI, Sílvia. O que é opinião pública.

w w w . a b o r d o d a c o m u n i c a c a o . c o m . b r

18


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.