Page 1

Texto em preparação a Romaria-2012 Preparando-nos para a Romaria Jovem do ano 2012, portanto, paremos para contemplar o caminho de silêncio, escuta e auxilio daquela que é a Mãe por excelência da humanidade, Mãe de todos os jovens, a que acompanhou Dom Bosco desde criança, quando no Sonho dos Nove Anos o próprio Jesus lhe confiou à salvação dos jovens e disse: Eis ai a tua Mestra. Maria também acompanhou Madre Mazzarello na prevenção de jovens em situações de risco e de miséria. Aquela Mãe que tudo faz na vida daqueles que tem fé, e se dispõe a seguir com coragem e amor os passos do seu Filho e Senhor nosso: Jesus Cristo. Ela gerou e educou Jesus. Acompanhou seu Filho amado ao longo da vida, da gestação até sua morte e ressurreição. Foi o próprio Cristo quem a entregou como a Mãe de toda a humanidade ao pé da cruz nos momentos finais de sua vida. “Mãe, eis ai teu filho, filho eis ali tua Mãe”(Jo 19,26). Ela se fez presença no Pentecostes, na Igreja nascente e através de toda a história de mais de dois mil anos do cristianismo. Ela esta presente na vida daqueles que ninguém os ver, daqueles que não queremos perto de nós, daqueles que julgamos que não são filhos do mesmo “Pai Nosso”. Maria ouviu a necessidade de sua prima Isabel e foi as pressas ajudá-la, a necessidade dos noivos em Caná da Galileia. Ouviu e sentiu a dor do seu Filho a caminho do calvário a carregar a cruz.

Dinâmica de Reflexão

“Mãe, a certeza que velas por mim, me faz um jovem feliz”

Maria se fez presente em todos os momentos do testemunho de alegria, dor e perseguição dos discípulos de seu Filho. Com ela é preciso ouvir o grito desses nossos irmãos em que em suas realidades diversas e por muitos motivos não vivem a dignidade de filhos de Deus. A exemplo dela devemos ouvir os jovens que têm uma vida de sonhos e que deve ser também de realizações. Sem dúvida, Maria se encontra no coração de Deus Pai, no coração e na vida de Jesus, no coração da Igreja e dos seus jovens. Sua presença na Igreja e na humanidade nos é conhecida. Aparece em Lourdes, para nos pedir conversão. Em Fátima intercede pela conversão da Rússia e da humanidade. No México, Guadalupe, intervêm a favor de nossos índios. Em Aparecida, pede para reconhecermos os negros como igual a todos. Em Turim e Mornese pediu a Dom Bosco e a Madre Mazzarello para educarem e formarem os jovens mais pobres. Para nós jovens que moramos em algumas partes Nordeste enquanto jovens cristãos salesianos amantes de Jesus Cristos e apaixonados pela vida, o que Maria nos pede hoje? O que nos falta enquanto jovens conscientes e anunciadores do Evangelho e da alegria salesiana para realizarmos pedido de Nossa Mãe? A presença de Maria como a Mãe de Deus e da Igreja, como exemplo de discípula e missionária, inspira-nos a escuta mais atenta e orante das juventudes que clamam e que não são ouvidas. É preciso com Maria buscar a coragem da fé para sairmos de nossas zona pessoal de “conforto” para sermos pessoas da escuta às necessidades do próximo, de coração aberto e de atitude para auxiliar os jovens gritantes de uma paz inquieta com sabor de Reino de Deus. Que o manto materno de Maria esteja sobre nós hoje e sempre! Ir. Nádia Laurindo, FMA

1. Expor no centro da sala placas com diversas realidades emergentes de jovens em formas de palavras ou cartas. 2. Dividir o grupo em sete tendas com TNTs coloridos uma cor para cada tenda e dividir as realidades propostas.

3. A partir da leitura do texto acima, os grupos das tendas escolhem um texto bíblico que possa ser luz e guiar na proposta da realidade emergente de jovens que o grupo ficou com a responsabilidade de refletir.

4. Todos os grupos devem escrever as propostas de como podem ajudar aquela realidade juvenil. 5. Partilhar as reflexões das tendas no grupão e construírem um compromisso com uma das realidades apresentadas como missão para o grupo no ano de 2012.

Subsídio Romarias Jovens 2012  

Ir Nádia, FMA

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you