Issuu on Google+

Manual de Integração 1ª edição


Caro Colaborador A busca constante da qualidade faz parte da política de gerenciamento da empresa e é com base nesta proposta que estamos lhe recebendo para fazer parte do nosso quadro de colaboradores, certos de que poderemos contar com sua dedicação e seu comprometimento para a total satisfação de nossos clientes internos e externos. Hoje você inicia um novo desafio em sai vida. Esperamos que aqui você possa crescer pessoalmente e profissionalmente, encontrando em seu ambiente de trabalho as condições para seu desenvolvimento, sabendo que as oportunidades dependem única e exclusivamente de você.

Abrace esse desafio e

seja bem-vindo(a)!


Objetivo do Manual de Integração Para um bom relacionamento fazse necessário que colaboradores e empresa sigam determinadas normas. Este manual serve para integra-lo e conscientizá-lo de seus direitos e deveres, melhorando o ambiente de trabalho, buscando qualidade em nossos serviços, mudanças de hábitos e atitudes da nossa vida pessoal e profissional.


Índice Um pouco de nossa história ................................................................ 06 Nossa Missão ....................................................................................... 08 Política da Qualidade ........................................................................... 08 Princípios da Qualidade ........................................................................ 1 Total satisfação dos clientes 2 Gerência participativa 3 Desenvolvimento de recursos humanos 4 Constancia de propositos 5 Aperfeiçoamento contínuo 6 Gerência de processos 7 Delegação 8 Disseminação de informações 9 Garantia da qualidade 10 Não-aceitação de erros

09 10 10 11 12 12 13 13 14 15 15

Normas internas .................................................................................. Admissão/Demissão Horário de trabalho Horas Extras

16 16 17 17

Contribuição Confederativa e Sindical ................................................. 18 Benefícios ............................................................................................. 19 Patrimônio da empresa ........................................................................ Uso dos Banheiros Uso do Telefone Bicicletário e Estacionamento Uso de refeitório

20 20 21 21 22

Ausências do Trabalho e Atestados ...................................................... 24 Procedimentos de Medicina e Segurança do Trabalho ......................... 26 1. EPI’s 26 2. Avaliação Ergonômica 27 3. Ginástica Laboral 27 4. Palestras e Cursos 27 5. Exames Periódicos 27 Regras de Segurança ............................................................................ 28 Práticas não permitidas ........................................................................ 32 Certificação ABVTEX .......................................................................... 34 Mensagem Final .................................................................................... 38


Um pouco de nossa história A Differe é uma Lavanderia Industrial que efetua o beneficiamento de peças confeccionadas em jeans, sarja, malhas entre outros. Iniciou suas atividades em 01 de Fevereiro de 2008 com o nome empresarial de C.E.C Serviços Têxteis Ltda na cidade de Jaraguá do Sul, limitavam – se apenas a processos manuais diferenciados. Em junho desse mesmo alterou sua razão social de C.E.C para Differe Serviços Têxteis Ltda, nome fantasia que já utilizava em sua constituição.

06


Com o crescimento de mercado teve a necessidade de oferecer novos processos a seus clientes e para isso buscou espaço e em 2011 mudou para uma sede própria em Guaramirim. Em 2013 com o reconhecimento de seus clientes e os esforço de todos os colaboradores a Differe tornou – se certificada pelo selo ABVTEX (Associação Brasileira do varejo têxtil) o que assegura aos clientes que a empresa e suas atividades estão em conformidade quanto ao cumprimento dos aspectos ligados à Responsabilidade Social e Relações de Trabalho. Os processos oferecidos hoje ao mercado pela Differe são processos que acompanham a tendência do mercado têxtil mundial de lavanderia e opções que vão desde pigmentos a tingimentos ecológicos e naturais além dos processos diferenciados que permitem aos clientes agregar valor a seus produtos tornando peças únicas, exclusivas.

A busca constante da satisfação das necessidades de nossos clientes internos e externo faz com que haja o envolvimento de todos nossos colaboradores na introdução de melhorias contínuas nos processos produtivos, com uma missão e política de qualidade definidas que você irá conhecer agora.

07


Nossa Missão Beneficiar artigos do vestuário, promovendo contínuo aprimoramento humano e tecnológico, na busca da valorização, excelência, confiança e satisfação dos clientes de acordo com as evoluções do mercado e respeito ao meio ambiente.

Política da Qualidade Nosso compromisso com a qualidade é oferecer produtos e serviços que garantam a satisfação dos clientes, através de processos inovadores e diferenciados. 08


Princípios da Qualidade: Na Differe mantém esforços na busca da elevada qualidade de seus produtos/serviços, desenvolvendo suas atividades baseadas nos princípios, a saber: 1) Fazer certo desde a primeira vez, reduzindo perdas e desperdícios; 2) Promover a melhoria contínua dos processos; 3) Investir continuamente no desenvolvimento de meios de produção matérias e humanos; 4) Controlar e agir sistematicamente nos processos produtivos; 5) Utilizar os 10 princípios da Qualidade. Novas atitudes, valores e objetivos – os mais importantes – estão presentes nestes dez princípios. Estes são as mudanças que a empresa está adotando, como consequência da revolução da qualidade.

09


1.

Total satisfação dos clientes A empresa precisa prever as necessidades e superar expectativas do cliente. A gestão pela qualidade assegura a

satisfação de todos os que fazem parte dos diversos processos da empresa: clientes externos e internos, diretos e indiretos, parceiros e empregados.

2.

Gerência participativa É preciso criar a cultura da participação e passar as informações necessárias a todos. A participação fortalece decisões, mobiliza forças e gera o compromisso de todos com os resultados. Ou seja: responsabilidade. O principal objetivo é conseguir o “efeito sinergia”, onde o todo é maior que a soma das partes.

10


3. Desenvolvimento de recursos humanos

Nada é tão eficaz quanto o espírito de colaboração e a iniciativa daqueles que acreditam no trabalho mas são necessárias normas que devem ser seguidas para um bom andamento do trabalho.

Uma nova postura dos empregados através de atitudes e comportamento positivos que devem ser alcançados a partir de: • Conhecimento por parte de cada um da missão e metas da empresa; • Aproveitamento dos conhecimentos, técnicas e experiência dos empregados; • Investimento em treinamento, formação e capacitação de pessoas. 11


4.

Constancia de propositos A adoção de novos valores é um processo contínuo. Novos princípios devem ser repetidos e reforçados, estimulados em sua prática, até que a mudança desejada se torne irreversível. É preciso persistência e foco.

5.

Aperfeiçoamento contínuo

O avanço tecnológico, a renovação dos costumes e do comportamento levam a mudanças rápidas nas reais necessidades dos clientes.

12

Acompanhar e até mesmo antecipar as mudanças que ocorrem na sociedade com o contínuo aperfeiçoamento é uma forma de garantir mercado e descobrir novas oportunidades de negócios. Além disso, não se pode ignorar a crescente organização da sociedade civil, que vem conquistando novas leis e regulamentos para a garantia dos produtos e serviços.


6.

Gerência de processos A gerência de processos, aliada ao conceito de cadeia cliente-fornecedor, faz cair as barreiras entre as áreas da empresa e promove integração. A partir do cliente externo, os processos se comunicam: o anterior é o fornecedor, o seguinte, cliente.

7.

Delegação O melhor controle é aquele que resulta da responsabilidade atribuída a cada um. O objetivo da delegação é descentralizar e dar autonomia colocando o poder de decisão o mais próximo da ação.

13


8.

Disseminação de informações

A implantação da Qualidade Total tem como pré-requisito transparência no fluxo de informações dentro da empresa. Todos devem entender qual é o negócio, a missão, os grandes propósitos e os planos empresariais.

O processo de comunicação deve ser ágil, seletivo, preciso e confiável permitindo transparência junto aos clientes e fornecedores.

14


9.

Garantia da qualidade

A base da garantia da qualidade está no planejamento e na sistematização e formalização de processos. Esta formalização estrutura-se na documentação escrita, que deve ser de fácil acesso, permitindo identificar o caminho percorrido. O registro e o controle de todas as etapas devem ser realizados sistematicamente a fim de proporcionar confiabilidade aos produtos.

10.

Não-aceitação de erros

O padrão de desempenho desejável na empresa deve ser o de

Zero Defeito

Este princípio deve ser incorporado à maneira de pensar de empregados e dirigentes, na busca da perfeição em suas atividades.

15


NORMAS INTERNAS

Admissão/Demissão 1. Ao ser admitido/demitido através do departamento de Recursos Humanos você será encaminhado ao médico do trabalho para exame admissional ou demissional. 2. Após ser aprovado em seu contrato de experiência deverá abrir conta salário conforme orientações do administrativo 3. Comparecer ao departamento de Recursos Humanos com todos os documentos solicitados no 1º (primeiro) dia de trabalho, para que seja feito seu registro em carteira

16


Horário de trabalho Turno

Horário

Intervalo

Dias da semana

1º turno

05h00 - 14h48

09h00 - 10h00

2ª a 6ª Feira

3º turno

20h48 - 05h30

01h00 - 02h00

2ª à 6ª Feira

Normal

07h00 - 16h48 05h00 - 14h48

12h00 - 13h00 09h00 - 10h00

2ª à 5ª Feira 6ª feira

Horas Extras

• Horas Extras em dias Normais: 50% • Horas Extras aos sábados: 70% • Horas Extras aos domingos e feriados: 120%

Em cumprimento a legislação não são autorizadas horas extras que excedam 1,12 horas diárias.

17


1. Contribuição Confederativa:

Desconto em maio de 4,00% e também em novembro de 2,00% do salário base.

2. Contribuição Sindical:

Desconto em março de 01 (um) dia de trabalho.

18

Benefícios

Contribuição Confederativa e Sindical


Mural: Informações, comunicações, reuniões, treinamentos cursos e assuntos diversos estão à disposição no mural, portanto leia tudo e seja bem informado.

Plano de saúde: A empresa disponibiliza plano de Saúde através do União Saúde aos colaboradores e seus familiares a valores acessíveis. Consulte o nosso departamento administrativo. Assistência Funeral Familiar: Todo colaborador que optar pelo Plano de Saúde terá gratuitamente esse benefício.

Plano Odontológico: Através do Convenio com a

VIACREDI o colaborador poderá usufruir desse benefício. Informe – se como. Médicos e Dentistas também podem ser realizados pelos colaboradores que estiverem sindicalizados através da procedimentos na Sede do Sindicato e com profissionais conveniados.

Refeitório: A empresa disponibiliza um local para que possa realizar suas refeições de forma tranquila e adequada. IMPORTANTE • A empresa não fornece vales em dinheiro; • A soma de todos os descontos na folha de pagamento não deverão ultrapassar 40% do salário base do colaborador; • Cabe a cada um administrar da melhor forma possível seu salário para evitar surpresas desagradáveis no final do mês. 19


Uso dos Banheiros 1.

Mantê – los sempre limpos e arrumados

2.

Não jogar papel no chão

3.

Utilizar adequadamente os lixeiros e demais utensílios.

20


Uso do Telefone Os colaboradores não poderão receber ligações particulares na empresa exceto, em casos de emergência, por isso informe o telefone de contato da empresa apenas quando necessário.

Bicicletário e Estacionamento A empresa não se responsabiliza por objetos, veículos etc., deixados em suas dependências, armários ou veículos de sua propriedade ou de terceiros, portanto mantenha sempre o seu veículo e armário devidamente trancados. Veículos (bicicletas, motocicletas, automóveis e outros...) só poderão ser estacionados em locais a disposição para tal fim.

21


Uso de refeitório O refeitório é um ambiente utilizado de forma coletiva. Para que todos se sintam bem e utilizem o mesmo, é necessário observar as orientações abaixo:

1. Não despejar restos de comida na pia. Utilize os lixeiros para esta finalidade, não esquecendo de recolher o mesmo para evitar mau cheio. 2.

Usar os panos de louça apenas para secar. Não limpar mesas, pia ou outros objetos.

3.

Ao utilizar a cozinha deixe os utensílios em seus devidos lugares devidamente limpos. Assim, sempre estará disponível para quem precisar.

22

4.

Após as refeições a cozinha deve ser sempre varrida, a mesa limpa e a pia seca.

5. Louças devem ser devidamente lavadas, secas e guardadas em seus respectivos lugares. 6. Sempre que utilizar o microondas fazer uso dos potes adequados e com tampa para evitar sujeiras e conservar o equipamento. Nunca aquecer alimentos sem estarem devidamente tampados e protegidos.


7.

A geladeira é de uso coletivo. Evite deixar alimentos na mesma por muito tempo. Desta forma, ela sempre estará limpa e livre de mau cheiro. Quando perceberem a necessidade de descongelar avisem o administrativo.

8.

Sempre que usar a cafeteira retirar o filtro de café, limpar a jarra e passar um pano em toda cafeteira.

Manter o Ambiente de Trabalho sempre limpo é responsabilidade de todos.

9.

Quando for utilizar os alimentos disponíveis na cozinha e perceber que estiver consumindo o último, informe ao supervisor para providenciar a reposição do item.

10.

Usou ... Guarde. Sujou ... Limpe. Quebrou ... Conserte. Não sabe como, procure quem possa ajudar.

Lembre-se – se: Ambiente limpo não é o que mais se limpa mas, o que menos se suja !!! 23


Ausências do Trabalho e Atestados A sua presença diária e pontual no trabalho é um ponto muito importante no seu crescimento profissional e para a empresa. Quando você falta, a empresa perde em produção e você no salário. Sempre que possível converse e comunique antecipadamente ao seu superior caso tenha que ausentar – se do trabalho.

As faltas podem ser: 1. Abonadas: pagas pelo empregador; 2. Justificadas: justificam a ausência,

o empregado perde o dia ou as horas, mas não perde o descanso semanal remunerado, nem feriado e também não tem prejuízo das férias ou 13º Salário;

3. Injustificadas:

A ausência não é justificada pelo empregado, e , o mesmo, também não recebe remuneração, perde o descanso semanal remunerado e tem prejuízo nas férias e 13º Salário.

24


Existem casos em que é direito do colaborador ausentar – se do trabalho, são eles: 1. Falecimento de sogro e sogra: Desde que coincidente com as jornadas de trabalho devendo apresentar atestado de óbito; 2. Casamento: Três dias úteis consecutivos; 3. Nascimento de Filhos: Cinco dias consecutivos para o pai; 4. Comparecimento à justiça: O tempo necessário conforme determinação judicial; 5. Vestibular: Nos dias que estiver comprovadamente realizando as provas; 6. No caso de falecimento do cônjuge e/ou companheiro, e/ ou filhos: Três dias consecutivos, mediante a apresentação do atestado de óbito; 7. No caso de internação e/ou consulta médica de filhos até 14 anos ou inválidos, quando houver impossibilidade do esposo (a) efetua-lo, a ausência do colaborador não será considerada para efeito de descanso semanal remunerado, feriado, férias e 13º Salário, desde que coincidentes com a jornada de trabalho e devidamente comprovados pelo órgão competente (médico ou hospital); IMPORTANTE 1. Declarações e atestados de comparecimento são consideradas faltas justificadas; 2. Os atestados/ declarações devem ser apresentados ao supervisor ou departamento pessoal no prazo de 24 horas. Caso o colaborador não tenha condições, deverá manda-lo por terceiro; 3. Nos casos de faltas, atrasos injustificados além dos descontos previstos em lei, o colaborador estará sujeito às penalidades legais aplicadas na seguinte ordem: Advertência Verbal, Escrita, Suspensão de 1, 2 e 3 dias, podendo ainda o mesmo ser dispensado por justa causa. 25


Procedimentos de Medicina e Segurança do Trabalho A Differe tem constante preocupação com a segurança e saúde dos seus colaboradores, em função disso a empresa adota algumas normas que devem ser rigorosamente respeitada por todos:

1. EPI’s

O uso de Equipamentos de Proteção Individual no setores que foram constatados mediante Laudo Técnico das Condições ambientais do Trabalho (L.T.C.A.T) que é obrigatório o uso e será constantemente monitorado e na falta ou mau uso dos EPI´S, os responsáveis serão punidos com advertência, suspensão e até mesmo dispensa por justa causa. Cabe ao empregado zelar pela conservação e uso correto dos equipamentos de proteção, bem como solicitar reposição dos mesmos sempre que necessário, lembrando que a finalidade destes equipamentos é única e exclusivamente protege – lo.

26


2. Avaliação Ergonômica

Os ambientes de trabalho são avaliados constantemente e adequados as características dos colaboradores e a natureza do trabalho a ser executado portanto, cada colaborador deve sempre seguir as orientações quanto a forma adequada a realizar suas funções e solicitar a seu superior uma nova avaliação sempre que sentir necessidade.

3. Ginástica Laboral

Para promover o bem estar e a prática de atividade Física são realizadas atividades orientadas por profissional e de forma coletiva, visando melhorar a condição física e saúde dos colaboradores. Por isso todo colaborador deve participar da Ginástica Laboral e de seus benefícios.

4. Palestras e Cursos

Durante o ano são realizadas Palestras orientativas na área de Saúde, Segurança, Finanças, EPI´s, manuseios de produtos entre outros. Todas as Palestras são gratuitas portanto, sempre participe.

5. Exames Periódicos

Realizados de acordo com Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (P.C.M.S.O) todo colaborador realiza exames anuais ou semestrais específicos de acordo com suas funções, visando a prevenção e monitoramento de riscos à saúde. 27


Regras de Segurança 1. O Colaborador não poderá trabalhar de chinelo, sandália ou outro calçado que cause desconforto ou apresente risco de acidente. O calçado adequado será informado ao colaborador de acordo com sua função; 2. Trabalhar de cabelo preso e evitar o uso de joias e acessórios, pois podem causar acidentes. 3. A distração é um dos maiores fatores de acidentes. Trabalhe com atenção e nunca se acidentará. 4. A empresa é um local de trabalho. As brincadeiras e conversas desnecessárias devem ser reservadas para as horas de folga.

5. As máquinas são dotadas de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC´s). Sempre que houver algum dano nesses equipamentos informe seu superior para trabalhar de forma segura. 6. A pressa é companheira dos acidentes. Faça tudo com tempo para trabalhar bem e com segurança.

28


7. Não fume nos locais não autorizado. Você poderá provocar um incêndio. 8. Quando não souber ou tiver dúvidas sobre algo ou equipamento, pergunte ao seu supervisor para trabalhar de forma segura. 9. As suas mãos levam para casa o alimento de sua família. Evite pô-las em lugares perigosos. 10. Não deixe objetos ou ferramentas de trabalho espalhadas pela empresa, pois podem causar sérios acidentes. 11. Comunique ao supervisor toda e qualquer anormalidade ou defeito que notar na máquina ou ferramenta quando for utilizar. 12. Não improvise ferramentas, procure a que seja adequada a seu trabalho. 13. Lembre-se – se que você é único em seu serviço e que a vida de seu companheiro é tão valiosa quanto a sua.

29


14. Conheça o manuseio de extintores e demais dispositivos de combate ao fogo existentes em seu ambiente de trabalho. Você pode ter necessidade de usá-lo um dia. 15. Coopere com seus companheiros em benefício da segurança de todos e siga os conselhos e treinamentos de seu supervisor. 16. Manda a lei que a empresa forneça os EPI`s que você necessita para o trabalho, mas você é obrigado a usa –los para prevenir e evitar acidente e doenças profissionais. 17. Mostre ao novo colaborador os perigos que o cercam no trabalho. 18. Cada acidente é uma lição que deve ser apreciada para evitar maiores desgraças. 19. Todo acidente tem uma causa que deve ser pesquisada para evitar repetições. 20. Conheça as regras de segurança de seu setor. 21. Conversa e discussão no trabalho predispõe a acidentes pela desatenção. 30


22. Para máquinas e equipamentos quando tiver que conserta – la ou lubrifica – la. 23. Habitue – se a trabalhar protegido de acidentes e use os EPI´s adequados a sua atividade. 24. Todo e qualquer acidente de trabalho deve ser comunicado ao superior ou departamento pessoal com a máxima urgência, pois a omissão poderá trazer problemas futuros. A empresa não se responsabiliza por acidentes não comunicados em tempo hábil. 25. Quanto a problemas de saúde durante o expediente, comunicar o supervisor que tomará as devidas providencias.

PREVENIR ACIDENTES É RESPONSABILIDADE DE

TODOS

31


Práticas não permitidas 1. Comer fora dos intervalos e dentro do ambiente de trabalho 2. Trabalhar de short e ou bermuda, bem como saia e vestidos acima do joelho 3. Fumar nas dependências da empresa 4. Andar sem camisa durante, após e intervalos de expediente 5. Retirar da empresa ou trazer de casa ferramentas, equipamentos, peças de roupas e matérias de qualquer espécie sem autorização da gerência 6. Permanecer no interior da empresa fora do seu horário de trabalho sem a devida autorização. 7. Trazer para dentro da empresa inclusive usar qualquer tipo de bebida alcoólica ou tóxico de qualquer espécie.

32


8. Registrar cartão ponto de colegas. 9. Ocupar – se com assuntos e afazeres particulares durante o horário de trabalho inclusive quando em serviços externos 10. Trazer a empresa, sem a devida autorização, pessoas estranhas, ainda que parentes ou amigos 11. Utilizar materiais, equipamentos, máquinas e produtos de propriedade da empresa para fins particulares 12. Divulgar informações e conhecimento relacionados ao trabalho e a empresa 13. Acesso de funcionários a fábrica com bolsas, sacolas etc., as mesmas deverão ser colocadas em armários dispostos para tal fim. 14. Fazer uso de aparelho celular

33


NÓS SOMOS

34


35


ABVTEX - Associação Brasileira do Varejo Têxtil O que é o Programa? Este programa verifica se a sua empresa e suas atividades estão em conformidade com os requisitos do Programa. O Programa de Qualificação de Fornecedores para o Varejo desenvolvido pela ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Têxtil tem por objetivo aplicar uma qualificação única que permita aos varejistas desenvolver, monitorar e apoiar seus fornecedores e respectivos subcontratados quanto ao cumprimento dos aspectos ligados à Responsabilidade Social e Relações de Trabalho. Nossa empresa é certificada pela ABVTEX portanto cumpre com suas obrigações e responsabilidades perante seus clientes, fornecedores e colaboradores, promovendo por meio do engajamento evolutivo e da melhoria contínua, as melhores práticas no ambiente de trabalho e em seus processos.

36


Responsabilidade Cada colaborador é responsável por parte da Certificação portanto devem seguir e atender aos critérios e requisitos de segurança e normas estabelecidas para empresa pois as mesmas garantem também os direitos e a segurança de cada colaborador na empresa.

37


Mensagem Final “Adoro Reticências... Aqueles três pontos intermitentes que insistem em dizer que nada está fechado, que nada acabou, que algo sempre está por vir! A vida se faz assim! Nada pronto, nada definido. Tudo sempre em construção. Tudo ainda por se dizer... Nascendo... Brotando... Sublimando... Vivo assim... Numa eterna reticência... Para que colocar ponto final? O que seria de nós sem a expectativa de continuação?” (Nilson Furtado)

38


39


47

3372.2213

Anelio Nicocelli, 2120 - Figueirinha - Guaramirim


Manual differe