Page 1

Treinamento de manuseio de extintores

Atenção: Ao se deparar com incêndio mantenha a calma, verifique a classe a qual pertence, selecione o método para cessar fogo (água, CO2, pó químico..).

1 – Tire o lacre e a trava de segurança 2 – Teste o cilindro pressionando o gatilho 3 – Dirija o jato para a base da chama

No dia 17 foi realizado na Matriz (no Vida Center) o treinamento de manuseio de extintores. Funcionários do Vida Center e do CTDR puderam aprender na teoria e na prática a forma correta de utilizar extintores em casos de incêndio. “Sempre que existe a troca de extintores a Segurança do Trabalho organiza esse treinamento. De acordo com o calendário de substituição as demais unidades também irão receber o mesmo treinamento. É importante que todos saibam manusear o extintor”, completa Iara Stefanes, da Segurança do Trabalho. O importante é sempre trabalhar em um ambiente seguro “todos trabalhamos para a prevenção de acidentes, mas caso ocorra é imprescindível saber combater as chamas ainda em fase inicial para que o fogo não se propague”, comenta o bombeiro Jason Kamchen que ministrou o treinamento.

SAIBA UM POUCO MAIS

EXISTEM 4 CLASSES DE INCÊNDIOS, SENDO ELES:

A colaboradora Zezélia dos Santos Mendes, participou pelo segundo ano do treinamento: “saber usar o extintor é muito importante para segurança de todos.”

Classe A: tudo que queima em profundidade e

Classe C:

Exemplo: papel, madeira, tecidos. Para esse tipo de incêndio é recomendado utilizar água para cessar o fogo;

Para esse tipo de incêndio é recomendado utilizar gás carbônico.

Classe B: tudo que queima em profundidade e

Classe D: metais pirofóricos tais como sódio, po-

Exemplo: gasolina, álcool, acetona, tintas, ceras. Para esse tipo de incêndio é recomendado utilizar pó químico;

Para este tipo de incêndio utiliza-se areia seca ou cloreto de sódio.

deixa resíduos.

deixa resíduos.

energizados.

equipamentos e materiais elétricos

INFORMATIVO PRÓ-RIM

FEVEREIRO 2014

O que queremos para

tássio, alumínio e lítio.

Motivação que inspira Em janeiro, a equipe do Call Center realizou uma reunião motivacional, onde apresentou teatros de crônicas escritas pelo colaborador e coordenador de setor Gerson Persike. Os textos fazem link com o cotidiano do setor. Fatores como persistência, determinação e boa vontade são decisivos e positivos na hora de influenciar os colegas de trabalho, mas a dica é: fique longe de pessoas negativas, que tentam minar seus objetivos e atravancam seu caminho. Para exemplificar as ações de alguns profissionais, foram encenadas as seguintes peças: Na peça “Vampiros e Escorpiões”, o vampiro representou quem quer somente sugar as coisas boas das outras pessoas, o escorpião a pessoa que cedo ou tarde pode te prejudicar de alguma forma e o sapo que são as pessoas de boas iniciativas, mas que podem ser influenciadas para o bem ou para o mal. O “Conto das ovelhas” também foi encenado abordando

a comodidade que não devemos ter, “a cada dia mais as empresas buscam profissionais inovadores, com vontade de fazer a diferença e buscar alternativas”, comenta o coordenador do Call Center, Gerson Persike. Também foi apresentado o teatro “Jaulas ou janelas?” onde mostra que cada um pode fazer do seu dia a dia o que quiser. André Thiago Lorenzi, operador do Call Center definiu muito bem: “uma jaula, é onde você é obrigado a cumprir horários e metas de forma desmotivada. Já uma janela, onde encontra oportunidades de crescimento, onde aprende com as experiências diárias. Cabe a cada um escolher o que quer para viver seus dias.” A peça “De dia falta água, de noite falta luz” representou as pessoas que nunca estão satisfeitas com nada e sempre dão um jeito de achar um defeito, mas não dão nenhuma sugestão de melhoria. Sabem apenas ficar reclamando e não vêem o lado bom das coisas. Essas pessoas contaminam facilmente um ambiente de trabalho e podem até desmotivar seus planos e projetos. É bom ficar alerta para não se deixar levar por isso e sempre ter persistência nos seus objetivos. Confira as fotos das apresentações:

Realização de 136 TX renais

Construção de um novo Centro de Diálise em Joinville e em Palmas

Mudança de endereço do Instituto Pró-Rim de Educação e Pesquisa em Saúde (IPREPS)

Conheça os demais objetivos na página 3. 2014 é um ano muito promissor! E para isso é preciso ter energia e muita boa vontade para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. Já parou pra pensar onde deseja chegar? Acompanhe nessa edição quais os objetivos e metas da Fundação Pró-Rim e também de alguns colaboradores e veja algumas dicas de como se planejar! Juntos chegaremos lá!


Foco em 2014 EDITORIAL Um novo ano começou! A Pró-Rim recebeu 2014 de braços abertos para muitas coisas boas que realizaremos através de nossa união, amor pelo que fazemos e acima de tudo respeito aos nossos pacientes. Sabe qual será a nossa prioridade para esse ano? A mesma do ano passado e a mesma de 26 anos atrás: oferecer qualidade de vida e um tratamento digno para nossos pacientes. A cada novo ano, surgem novos objetivos e projetos, mas a maior meta sempre será a nossa missão. Desejo que em todos os seus propósitos profissionais você se lembre daqueles que precisam de nós. Assim, com certeza, ao traçar os seus objetivos, será abençoado. Pois, quando planejamos fazer o bem, o bem se multiplica em forma de resultados. Vale lembrar que a nossa perspectiva para 2014 é muito positiva. Vamos ampliar nossas unidades de Joinville, o Instituto Pró-Rim de Educação e Pesquisa em Saúde terá uma sede nova no centro de Joinville e com isso terá mais espaço para novos cursos e ga-

nharemos mais visibilidade também, o que sempre é muito importante, pois a comunidade nos apoia. Chamo a atenção também para a nossa meta de realizar 135 transplantes renais em 2014. Outro importante projeto desse ano na área de Marketing é a pesquisa que faremos para analisar o posicionamento da Pró-Rim junto à comunidade e contribuintes. Com isso, queremos saber como as pessoas nos enxergam e o que pensam a nosso respeito. A nossa imagem é nosso grande patrimônio e conhecê-la é fundamental. E após alguns contratempos, iremos lutar muito para que as obras do Hospital da Fundação finalmente saiam do chão. Tenho uma esperança muito grande de que iremos iniciá-la ainda este ano. Esse ano é o ano da Copa do Mundo. Que assim como a seleção brasileira, possamos buscar o nosso Hexa, para continuarmos sendo uma empresa excelente para você e ficarmos pela 6ª vez entre as 150 melhores empresas para se trabalhar. Que possamos marcar muitos gols pela vida em 2014, fazendo muitos

transplantes renais, atendendo nossos pacientes com muita humanização e qualidade. Que nossas vitórias sejam marcadas pelo amor e força de vontade! Desejo que em 2014, você seja feliz acima de tudo. Que em 2014 você não desista dos seus sonhos, batalhe por eles! Lute sempre, busque sua felicidade. Afinal, quando você está feliz, todos nós estamos. Excelente ano para todos!

Numa cerimônia simples, mas cheia de emoções, as médicas procuravam palavras para descrever a experiência marcante que tiveram na Pró-Rim durante esses anos. “Sempre fui apaixonada pela área de nefrologia e a Fundação Pró-Rim só fez minha paixão aumentar. Aprendi aqui a ter mais serenidade e atenção com o paciente. São vidas e não apenas números ou doenças. Estou saindo daqui uma pessoa diferente e aconselho os novos residentes a aproveitarem cada momento para o conhecimento profissional e pessoal”, conta Dra. Caroline. O Programa de Residência iniciou em 1995, e hoje 29 profissionais já passaram pela Fundação, cada um deixou sua

DR. HERCILIO ALEXANDRE DA LUZ FILHO PRESIDENTE

Marina de Almeida Abritta Hanauer, 31 anos, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Natural de Belo Horizonte. Camilla Mendes de Oliveira, 25 anos, formada pela PUC de Goiás. Natural de: Goiânia.

“Meu objetivo para 2014 é reforma de minha casa (dentro e fora), minha meta é concluir as obras até julho deste ano.” Patrícia de Assumpção Santos, Call Center, Matriz.

“Tenho como objetivo para este ano, continuar dando meu melhor para ajudar a empresa cada dia mais. Para isso, pretendo fazer curso de faturista e estoquista.” Jairo Luiz de Oliveira, Manutenção. Balneário Camboriú.

Parabéns a todas as formandas!

Classificação Geral

2°LUGAR

Classificação Geral

Os demais aprovados foram: Renata Carolina Schlogel de Freitas, Rafael Marques da Silva e Marilia Andrade dos Santos. Sejam bem vindos!

“Estou determinada a estar entre os funcionários destaques, viajar com meus filhos nas férias e comprar um carro. Além de aproveitar a vida ao lado da família”

Primeira residente da Pró-Rim iniciou há 20 anos

1°LUGAR

O Programa de Estágio Médico em Nefrologia da Pró-Rim já formou mais de 29 médicos e teve início em 1995. Dra Céres Felski da Silva, de Balneário Camboriú, foi a primeira

Cíntia Nunes de Oliveira Barbosa, Auxiliar Administrativo. Unidade Gurupi-TO.

Dyane Corrêa, Nutricionista. Unidade Joinville.

De acordo com o diretor Clínico da Pró-Rim, Dr. Marcos Vieira, as residentes desenvolveram um excelente trabalho com apoio de toda equipe multidisciplinar: “A residência é o momento do FAZER e de aprender a ser médico. O Programa da Pró-Rim tem um diferencial importante, pois inclui as rotinas de transplante, hemodiálise, diálise peritoneal e um fluxo grande de atendimento ao paciente.”

Alguns encerraram seu ciclo na Pró-Rim e outros estão apenas iniciando. Em 13 de janeiro foi realizada a seleção de médicos para o Estágio em Nefrologia da Fundação Pró-Rim. Os selecionados iniciaram as atividades no final de janeiro nas Unidades em Joinville. Confira abaixo os classificados.

Colocá-los no papel já é uma forma de se planejar para alcançá-los. Lembrando que: objetivo é o que você pretende e meta é o tempo que pretende levar. Por isso, perguntamos aos colaboradores quais suas metas e objetivos para este ano. Veja o que eles responderam:

“Quero viajar em 2014, pensar em mim. Planejo também como objetivo, porém, mais longo ser fluente em inglês e entrar no mestrado.”

marca e aprendeu um pouco mais, especialmente com os pacientes. “Agradeço a todos que estiveram comigo nesta jornada, pois medicina não se faz sozinho. Não foi fácil, foram 72 fins de semana de plantão, mas não tenho palavras para explicar a satisfação em ajudar as pessoas e fazer a diferença”, comentou a Dra. Alexandra Meyer da Luz

Estágio médico em Nefrologia. Sejam bem vindos

O ano está apenas iniciando e ainda dá tempo de estabelecer seus objetivos e metas!

“Meu objetivo é terminar o Curso de Técnico de Enfermagem, minha meta é me formar até maio de 2015.”

Formatura dos residentes

A Fundação Pró-Rim realizou no dia 15/01, a cerimônia de formatura de residência das médicas Dra. Alexandra Meyer da Luz, Dra. Caroline Menegelli Biondo e Dra. Silvane Sebben, no Programa de Especialização em Nefrologia da instituição.

Objetivos

médica a participar do programa e está conosco até hoje. Após concluir seu período de aprendizado na matriz, atuou em Mafra e depois em Balneário Camboriú, onde atua há mais de 16 anos. “A Fundação transformou minha vida a ponto de não saber aonde começa uma e a acaba a outra. Tenho ótimas lembranças e aprendizados do tempo de residência. A maior lição que tirei desse tempo foi aprender a ver o paciente de uma forma completa, não apenas focando na doença. O trabalho em equipe inclusive com a família do paciente também me deixava e ainda deixa muito feliz.”

Expediente: Informativo dos Funcionários da Fundação Pró-Rim Desenvolvimento: Departamento de Comunicação e Marketing - Apoio Editorial: Departamento de Recursos Humanos Tiragem: 600 cópias - Impressão: Impressora Ipiranga

Susana Aparecida Gonçalves, Call Center. Matriz

Liste seus objetivos e metas também! 1 Aproveite as oportunidades Fique atento, prepare-se para quando estes bons momentos chegarem, e aproveite-os. Não deixe que uma oportunidade passe em branco.

2 Seja otimista

Acredite que você é capaz e que é possível alcançar tudo o que propôs. Fuja das influências negativas.

Objetivos da Pró-Rim • • • • • • • • •

3 Mantenha sempre o foco Esteja atento aos seus objetivos e metas. E procure não desviar-se do resultado final.

• •

Realização de 136 TX renais Crescimento do número de pacientes em hemodiálise Aumento do programa de CAPD Construção de um novo Centro de Diálise em Joinville e em Palmas Iniciar a construção do Hospital da Pró-Rim Aumento da arrecadação do Call Center através de novos canais de cobrança Manter a certificação ONA nível III Permanecer entre as 150 melhores empresas do Brasil Melhorar a comunicação entre unidades, setores e colaboradores Diagnosticar imagem da Fundação Pró-Rim através de pesquisa mercadológica Mudança de endereço do Instituto Pró-Rim de Educação e Pesquisa em Saúde (Ipreps)

Por fim, se você estiver firme em seu propósito de alcançar tudo que se propôs a fazer, com certeza seus resultados serão extraordinários!

Mural Pró-Rim

Veja as fotos que foram compartilhadas Sandra Franco Belga com a paciente Kleidiane 14 anos, Palmas TO.

Thiago Freitas Noleto Correia, Joanes Costa Rodrigues, Sandra Franco Belga, Rosanira Ferreira de Souza. Reunião da Cipa em Palmas TO Encerramento 2013 com os pacientes São Bento do Sul.

Jornal Interno "Gente com Amor" / Edição Fevereiro 2014