Page 1

Recursos Informáticos Projetados para o Ensino de Ciências Acadêmicas: Ritiele Castro e Daniella Wess. Turma A – 4ª Fase. Universidade Federal da Fronteira Sul.


Devemos nos preocupar com os recursos utilizados em para o ensino de ciências: Não se trata apenas de saber quais conhecimentos transmitir e como repassá-los, mas de determinar qual visão a ciência subjaz a atividade proposta.


“Uma maior preocupação com a epistemologia na ação profissional, tanto na produção científica, quanto na produção de saberes e conhecimentos na relação pedagógica, poderá criar novos níveis de compreensão da constituição do saber profissional e das próprias produções realizadas” (MALDANER, 2000).


O pensar científico envolve: ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ●

Observação; Descrição; Comparação; Análise; Discussão; Teorização; Questionamento; Julgamento; Avaliação; Decisão; Conclusão; Generalização.


Epistemologia Questões epistemológicas devem ser consideradas, tendo em vista a constituição do pensamento científico; Para que a ciência seja melhor compreendida como ciência pelos educandos;


Tendência Empirista Ciência revelada a partir do mundo real, do observável; ● Valoriza-se o método científico: experimentação quantificação; ● Essa tendência contempla o pensamento convergente, a resposta única e verdadeira e o sentimento de certeza. ●

Criticada, pois concebe o aluno como descobridor do conhecimento já sistematizado.

e


Tendência Racionalista Contemporânea A construção do conhecimento é gerada na crítica e reformulação de hipóteses; Saber novo – reconstruído. te construído e sujeito a crítica. paradigma.

Caráter de

Incentiva-se a questionar, problematizar e a sugerir explicações provisórias.


3º Projeto RIVED RIVED ( Rede Interativa Virtual de Educação) Promovido pelo MEC

Seed

SEB.

Produz conteúdos pedagógicos digitais, na forma de Objetos de Aprendizagem, para diferentes áreas do conhecimento.


● ●

Estimula o raciocínio, o pensamento crítico; Oferecer oportunidade de exploração;

Evita-se imagens estáticas, pouca interatividade, atividades pouco significativas para os alunos e atividades pouco desafiadoras.


As atividades apresentam um movimento de polarização que tende a valorizar ou a experimentação ou a observação ou a teoria científica. Essa polarização é a conseqüência das crenças e formulações não críticas do que seja ciência. Nesse sentido a importância do estudo da epistemologia da ciência, para contribuir para construção dos objetos de aprendizagem.

Objetos de aprendizagem  

Os recursos informaticos projetados para o ensino de ciencias