Issuu on Google+

Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães Ano Lectivo 2012/2013 TIC 9ºB

Daniela Alexandra da Costa Rosa nº 10 Daniela Silvestre Loulé nº 11 1


Índice

Páginas

Introdução …………………………………………………………….…… 3 O que é cyberbully? Como o combater? ………………………4

Quando és vítima de cyberbullying …………………………..…5

Vítimas de cyberbullying………………………………………………6

Conclusão…………………………………………………………………….7

Bibliografia…………………………………………………………………...8

2


Introdução: O tema que escolhemos para estre trabalho é a Violência nas Redes Socias. Escolhemos este tema porque é um tipo de violência muito usado pelas pessoas. Temos como objectivo demonstrar o número de jovens (na maioria) que sofre de violência nas redes sociais.

3


O que é o cyberbully? E como o combater? Cyberbully é um acto de violência, mas em meio tecnológico. Daí vem o nome, Cyber que significa um meio tecnológico e bullying que é um comportamento ou acto de descriminação. Segundo a psicóloga Ana Tomás Almeida, o Bullying ocorre ‘’ quando se pensa existir perseguição e humilhação prolongada por parte de uma ou mais pessoas que se servem do seu poder para intimidar outro mais fraco que passa a ser vitima num relacionamento em que, precisamente o poder e a desigualdade dificultam que a última se proteja.” No Cyberbully o agressor aproveita-se do facto de poder permanecer no anonimato. O agressor utiliza fotos ou informações de outro usuário para difamar a sua imagem, publicando em redes sociais como o facebook, o twitter, o tumblr, entre outros. Alguns dos sinais de agressão de Cyberbully são:      

Isolamento; Decréscimo no rendimento académico ou profissional ou aumento das horas de estudo [atenção virada para uma tarefa]; Não querer estar com amigos e colegas Não querer sair de casa Não atender o telefone Outros.

Formas de combater o Cyberbully: - Não partilhar dados pessoais; - Não acredites em tudo o que lês; - Sê cuidadoso nas mensagens de estranhos; - Instala o software de prevenção do Cyberbullying; - Se achas que estás a ser vitima de cyberbully, muda a conta de correio electrónico ou de outras redes sociais; - Sê cuidadoso com o tipo de informação pessoal que partilhas.

4


Quando és vítima de cyberbully…

Que tipo de informação deve guardar para eventual queixa e processo? — Do Correio eletrónico, guarde o endereço do email; data e hora de receção e cópia dos emails com toda a informação original, incluindo os cabeçalhos completos. — Guarde toda a informação que seja relevante publicada em grupos ou redes sociais que o atinjam: URL (endereço web) do grupo onde são publicadas as ofensas; nickname e email de quem o ofende e data em que começou o ataque.

Se você ou os seus educandos estão a ser vítimas de Cyberbullying… – Lembre-se que não está só. Fale com alguém. É sempre complicado resolver estes problemas sozinho. – Não responda às mensagens que o ameaçam. Responder é ir de encontro aos desejos de quem o quer chatear. Não lhe dê esse prazer. – Apresente queixa na polícia. – Guarde as mensagens de cyberbullying. Embora não sejam agradáveis, estas podem servir de prova caso o assunto assuma proporções tais que seja necessária a intervenção de entidades especializadas.

5


Vítimas de Cyberbullying…

Amanda Todd: - A Amanda tinha apenas 15 anos quando se suicidou devido a três anos de cyberbully. Ela foi considerada culpada por um erro que ela não sabia que traria consequências desastrosas. Aos 12 anos Amanda cometeu um erro que a levou a suicidar-se aos 15 anos. Ela foi convencida a mostrar os seios a um homem através da internet. O homem acabou por ameaça-la com a foto, mas como Amanda não cedeu, ele publicou-a em pouco tempo espalhou-se por toda a parte. Aqui esta o vídeo que ela fez no youtube poucas semanas antes de se suicidar: http://www.youtube.com/watch?v=i_TH_fG_gw4

6


Conclusão: Com este trabalho, percebemos como a falta de cuidados com a Internet, pode levar a que aconteça o cyberbullying. Como podemos observar, isto pode destruir a vida de uma pessoa. Esperemos que tenham aprendido algo com este trabalho.

7


Bibliografia: http://www.publico.pt/sociedade/noticia/jovem-pos-fim-a-vida-apos-tresanos-de-bullying-com-fotografia-onde-estava-nua-1567928#/0 http://pplware.sapo.pt/informacao/cyberbullying-o-que-como-combater/ http://www.youtube.com

8


Violência nas Redes Sociais