Page 1

DANIELA

GONÇALVES

PORT FOLIO


HEY!

Desde muito cedo que entrei no ramo da Cultura Visual, começando nas Artes Visuais, onde desenvolvi diversas facetas tais como a minha sensibilidade, criatividade e empatia pelos outros. Sempre segui aquilo que me deixava mais entusiasmada, e hoje em dia faço aquilo que amo, pois sempre aceitei de uma forma natural e intuitiva. Para mim, um trabalho bem feito é que para além da técnica, me toque emocionalmente, pois é isso que mais nos faz recordar. O lema que mais implemento no meu trabalho é “Menos é Mais”. Sensibilidade, simplicidade, adaptabilidade, são as características que mais definem os projetos que desenvolvo.


ÍND ICE


E

ILUSTRAÇÃO EDITORIAL DESIGN GRÁFICO FOTOGRAFIA CV

06 16 34 44 48


ILUS TRA ÇÃO


PROJETOS AIN’T GOT NO, I GOT LIFE UM PASSEIO NOTURNO EMOÇÕES

CONCURSOS CÃO, 2017 O BÊBADO, 2018


08 ILUSTRAÇÃO

AIN’T GOT NO, I GOT LIFE Este projeto consiste numa narrativa visual, da música “Ain’t Got No, I Got Life”, cantada por Nina Simone. Nesta narrativa foi desenvolvida a capacidade de ilustrar uma canção, através de uma letra, cantada por uma mulher que teve uma carreira de vida bastante impactante. As ilustrações têm diversas palavras contidas formando diversas composições visuais.


09


10 ILUSTRAÇÃO

UM PASSEIO NOTURNO Neste trabalho é desenvolvida uma novela gráfica escrita por Guilherme Doval, que se chama “Um Passeio Noturno”. O desafio deste trabalho foi conseguir ter uma coerência visual e uma continuidade que seja bem interpretada. O processo deste trabalho foi manual, e de seguida, digital para a implementação das cores.


11


12 ILUSTRAÇÃO

EMOÇÕES Este trabalho consiste num estudo de emoções que me são mais frequentes, sendo algumas positivas (vermelho) e outras negativas (verde). A característica deste trabalho é que através de papel vegetal em complemento do desenho, é criada assim uma experiência mais dinâmica ao leitor.


13


14 ILUSTRAÇÃO

CÃO, 2017 Este trabalho decorreu num concurso para a implementação de t’shirts, para o Movimento ao Serviço da Vida, mais precisamente na Casa das Cores. O conceito deste trabalho foi utilizar as cores da instituição, e representar a sua mascote que só quem vive lá conhece. Este trabalho foi selecionado entre diversas turmas que concorreram no IADE-U.


15

O BÊBADO, 2018 Esta proposta foi desenvolvida para o concurso da melhor sardinha 2018, nas Festas de Lisboa. O conceito desta sardinha demonstrado que os bêbados, também são um simbolo icónico que caracterizam Lisboa.


EDI TOR IAL


PROJETOS A MELHOR MANEIRA E VIAJAR É SENTIR DIRTY STORY, SUBVERTISING


18 EDITORIAL

A MELHOR MANEIRA DE VIAJAR É SENTIR. Este trabalho consiste numa representação tipográfica do poema “A Melhor Maneira de Viajar é Sentir, escrito por Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa. O principal desafio foi através do uso tipográfico torná-lo mais expressivo consoante o que é mencionado pelo autor.


19


20 EDITORIAL


21


22 EDITORIAL

DIRTY STORY, SUBVERTISING Dirty Story, é uma crítica ao consumo do programa “Secret Story”, na qual é subvertida a marca. Este trabalho consiste num formato mais argumentativo e imagético. É mencionada a questão do impacto da revolução industrial, o aparecimento da televisão, e a visibilidade.


23


24 EDITORIAL


25


DES IGN GR Á FICO


PROJETOS OUTRAS PERSPETIVAS 50 ANOS SUPERSTAR IDENTIDADE PESSOAL PARQUE DA LIBERDADE


28 DESIGN GRÁFICO

OUTRAS PERSPETIVAS Este poster tem origem numa exposição, do ilustrador Alan Fletcher, em que é abordada a temática da Visibilidade, mencionada pelo escritor Italo Calvino.


29

50 ANOS SUPERSTAR O modelo Superstar, da marca Adidas, fez cinquenta anos de existĂŞncia. O conceito deste cartaz ĂŠ demonstrar que o primeiro modelo e o mais recente, mantiveram o mesmo design, tornando-o intemporal.


30 DESIGN GRÁFICO

IDENTIDADE PESSOAL Esta foi a minha primeira identidade visual, com as iniciais D e G, transmitindo uma mistura de manual com digital, através da mancha de aguarela num formato circular. As principais caracteristicas da identidade são: naturalidade, elegância e continuidade.


31


32 DESIGN GRÁFICO

PARQUE DA LIBERDADE Foi desenvolvida a indentidade visual e um sistema wayfinding, no Parque da Liberdade, em Sintra. O conceito desta identidade surgiu através de um estudo sobre a história do parque, e a flor que é representada tem um grande peso histórico no surgimento deste parque.


33


FOTO GRA FIA


PROJETOS SERENIDADE NOSTALGIA


36 FOTOGRAFIA

SERENIDADE Esta composição fotográfica, foi tirada na zona do Oriente, em Lisboa. O conceito desta composição foi através da sua arquitetura e o rio que nela está situado, transmitindo a sua serenidade, que me é provocada quando estou lá presencialmente.


37


38 FOTOGRAFIA


39


40 FOTOGRAFIA

NOSTALGIA Nesta composição fotográfica é transmitida uma ideia de nostalgia das bibliotecas e espaços antigos, que o Lx Factory pretende passar. Estas imagens poderiam ser possíveis antigamente, apesar de nunca ter acontecido, pois o Lx Factory era distinto do que é atualmente.


41


42 FOTOGRAFIA


43


CV

48

DANIELA

GONÇALVES

LISBOA, PORTUGAL 25-02-1996 MESTRADO DE DESIGN E CULTURA VISUAL


49

FORMAÇÃO ACADÉMICA 2011/2014

Artes Visuais Escola Secundária Leal da Câmara

2014/2017

Licenciatura de Design IADE-U Creative University

2017/2018

Mestrado de Design e Cultura Visual IADE-U Creative University

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 2015

Designer Exposição de Fanzines Ler Devagar, Lx Factory

COMPETÊNCIAS Ilustração Design Editorial Design Gráfico Direção de Arte Social Media

Artista Exposição Diário Gráfico, B. M. Dr. António Baião

2016

Designer Cartaz Terra Sã, Agrobio, Pátio da Galé Designer Coleção T’shirts Casa das Cores, MSV

AI

PS

IN

Avançado Avançado Intermédio

PR

AE

Básico

Básico

2017

Colaboradora/ Designer Identidade Visual St. Dominic’s Gospel Choir Designer Estágio MagniFinance

CONTACTOS

IDIOMAS

danielagoncalvesatelier@gmail.com be.net/daniela-goncalves linkedin.com/in/daniela-goncalves

Português - Inglês


OBRI GADA!


DANIELA

GONÇALVES

BE.NET/DANIELA-GONCALVES

DANIELAGONCALVESATELIER@GMAIL.COM

P F

Portfólio, Daniela Gonçalves  
Portfólio, Daniela Gonçalves  
Advertisement