Page 1


PLANO DE CURSO

PROJETO RH

ADM

PES

INFO

1

1a. Aula

1a. Aula

1a. Aula

DEPARTAMENTO PESSOAL

2

2a. Aula

2a. Aula

2a. Aula

MARK. PESSOAL

3

3a. Aula

3a. Aula

3a. Aula

FACEBOOK

4

4a. Aula

4a. Aula

4a. Aula

POWER POINT

5

5a. Aula

5a. Aula

5a.aula

NETWORKING

6

6a. Aula

6a. Aula

1a. Aula

AVALIAÇÃO

7

7a. Aula

7a. Aula

2a. Aula

8

8a. Aula

8a. Aula

3a. Aula

9

9a. Aula

9a. Aula

4a. Aula

10

10a. Aula

10a. Aula

5a.aula

11

11a. Aula

11a. Aula

1a. Aula

12

12a. Aula

12a. Aula

2a. Aula

13

13a. Aula

13a. Aula

3a. Aula

14

14a. Aula

14a. Aula

4a. Aula

15

15a. Aula

6a. Aula

1a. Aula


Conheça as empresas que serão trabalhadas neste Projeto: Agência de Turismo para a Terceira Idade “A empresa de vocês traz um grande diferencial de mercado: turismo para Terceira Idade! Além de trazer facilidades para nossos idosos, vocês estão contribuindo para uma vida mais saudável e feliz para essas pessoas. Além de facilitar o pagamento e criar planos de viagem específicos para este setor, sempre com pequenos grupos para proporcionar atendimento diferenciado, a empresa de vocês oferece acompanhamento em caso de deficiência e/ ou dificuldade de locomoção, atenção especial e cuidados que as outras agências de viagem não têm, o que torna vocês uma empresa exclusiva e amiga do cidadão! Apesar disso, tudo gira em torno de lucro em qualquer empresa. E a de vocês não é diferente. Explorando este setor, vocês abrem um leque de clientes incrível e com grande potencial monetário. É bom ou não é?”

Casamento 2.0 “A empresa da vocês traz o que há de mais moderno em termos de casamento: o presente 2.0! A idéia revolucionária – e econômica – de vocês é fazer uma espécie de “lista de casamento”, na qual os padrinhos e amigos que quiserem dar o presente podem ir depositando o dinheiro aos poucos (que seria do presente) e os noivos, ao invés de receber vários presentes iguais ou ter que dizer o que querem ganhar, apenas retiram o dinheiro no site ou a própria empresa de vocês se encarrega de comprar e entregar os produtos para os recém casados! Uma empresa virtual para ajudar a sua vida real! É uma idéia que revoluciona os presentes de casamento e facilita a vida dos noivos e dos padrinhos, que não precisam se preocupar em ir à loja e comprar tudo. Quer casar? Problemas com os presentes! Procurem a nossa empresa!”

Mini hortas para apartamentos e pequenos espaços “A sua empresa traz um conceito revolucionário e prático para pessoas que vivem em condomínios ou apartamentos: as hortas suspensas! O conceito do negócio é fazer hortas suspensas ou de solo, que podem conter os temperos mais usados na cozinha, bem como flores e plantas de paisagismo em geral. Além de tornar a casa mais verde e bonita, as plantas contribuem para um ar sempre fresco e, claro, reduzem o gasto com vegetais pequenos, como coentro, manjericão, cebolinha e outros. Já pensou ter sempre vegetais frescos e ao alcance da mão? A empresa de vocês viabiliza isso. A implantação das hortas é feita mediante visita na casa, estudo da estrutura e acompanhamento de um designer de interiores, para deixar a casa não só florida e verde, como também bonita e agradável. É considerado o equilíbrio na hora de colocar as plantas e as futuras sementes e mudas estão sempre à disposição na empresa, com serviço de plantio e treinamento do dono da casa quanto aos cuidados com as plantas. Quer ter vegetais frescos e uma casa com boas energias? Vem para esta empresa!”


Fast Food Saudáveis “A sua empresa traz um conceito interessante e diferente no mercado: um fast food saudável! A idéia da empresa é fornecer comida de qualidade, padrão de shoppings e afins, que faz tudo com produtos orgânicos e altamente selecionados, para que as pessoas que precisam fazer um lanche possam fazê-lo não só com rapidez e agilidade, mas também de forma saudável! Refrigerantes e gorduras? Troque por saúde! No seu cardápio, há uma intensa variedade de produtos, alguns visando emagrecimento, outros energia para exercícios físicos, mas todos voltados à geração saúde ou os que ela procuram. Quer comer com qualidade e ter uma vida saudável? O seu lugar é aqui!”

Lâmpadas Ecológicas “A empresa de vocês comercializa uma nova forma de iluminar o mundo: as lâmpadas ecológicas! Vocês comercializam todo o tipo de lâmpadas solares, que recarregam suas baterias durante o dia e utilizam essa energia limpa à noite. Com o uso de lâmpadas assim o consumidor tem muitas vantagens: redução do seu próprio consumo de eletricidade, redução no uso de fios de cobre, baixo impacto sobre o meio ambiente (não há geração de carbono para atmosfera) economia dos recursos naturais (como hidrelétricas, nucleares e termelétricas) e despreocupação quanto ao produto, que tem alta durabilidade.”


CONTROLE DE CONTEÚDOS


ROTEIRO DE AULA


DEPARTAMENTO PESSOAL AULA 01: CONTEÚDO:

Apresentação do projeto do ciclo e reapresentação das empresasprojeto. Apresentação do funcionamento das leis trabalhistas.

OBJETIVO:

Reapresentar as empresas-projetos, seus conceitos e qual a expectativa para a finalização do projeto. Conscientizar o aluno sobre as leis que atuam sobre a área trabalhista. Discutir sobre a importância das Leis Trabalhistas e sua função. Até o término deste módulo cada equipe deverá organizar o departamento pessoal de sua empresa, definindo cargos, salários e quantidade de empregados e se necessário, demitir algum deles.

APLICAÇÃO:

Palestra expositiva e dialogada sobre o projeto (departamento pessoal) e seus objetivos, reforçando a atividade em equipe. É indiferente se a aula de Administrativo é a primeira ou não do dia, pois a apresentação do desenvolvimento geral do projeto é igual para todas as empresas. Após este processo, apresentar a CLT e as principais diretrizes das leis (conforme material apostilado) de maneira problematizada e dialogada. Fazer a revisão da aula atual e a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Nenhuma interação prevista com a informática ou Pessoal.


AULA 02: CONTEÚDO:

Registro de Empregados, documentos necessários na admissão, exame médico, CTPS e PIS/PASEP

OBJETIVO:

Discorrer sobre Admissão de Pessoal e o processo para sua efetivação.

APLICAÇÃO:

Após receber os alunos, revisar de maneira dialogada e problematizada, o conteúdo trabalhado na aula anterior. Apresentar de forma problematizada o conteúdo da aula de hoje, seus objetivos e como este conteúdo se aplica na gestão das empresas geridas pelos grupos através dos cases propostos. Apresentar o conteúdo da aula de hoje através de uma Palestra expositiva, problematizada e dialogada. Após a exposição, solicitar as equipes que resolvam o Case proposto (aula 02 do caderno do aluno), conforme aplicação descrita a seguir. Sistematizar resumidamente os conteúdos trabalhados e fazer a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Pequena interação com Informática e Pessoal, pois ambos trabalham com conceitos de divulgação do perfil profissional (rede social e marketing pessoal).

CASE - AULA 2 REGISTRO DE EMPREGADOS, DOCUMENTOS NECESSÁRIOS NA ADMISSÃO, EXAME MÉDICO, CTPS E PIS/PASEP

O QUE ESTÁ ACONTECENDO? ( PARA TODAS AS EMPRESAS) Sua empresa está legalmente registrada e iniciando suas atividades. É necessário definir e escrever sobre a estrutura de sua empresa. Dimensionar sua empresa para atender o mercado requer planejamento. Este planejamento deve envolver todos os sócios. Além do dimensionamento físico (número de setores e suas atividades principais), há necessidade de contratar pessoas para realizar as atividades. Está na hora de reunir os diretores, começar a tomar decisões e realizar ações. E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Definam e escrevam quais setores sua empresa necessita (ex. financeiro, almoxarifado, departamento pessoal, entre outros). Após estas definições, discutam, pesquisem e escrevam quais as principais atividades que cada setor irá


desenvolver. Estes setores necessitam de recursos humanos. Quais os cargos que serão necessários para fazer estes setores funcionarem? Existe faixa salarial (valores máximos e mínimos) para as pessoas que exercem estes cargos? Quantas pessoas vocês precisam para realizar todas as atividades? Que documentos vocês pedirão para registrar seus empregados?

RELEVÂNCIA Apresentar aos alunos a parte burocrática do departamento pessoal, suas rotinas e documentações para contratação de funcionário.

COMO FAZER? ( NOSSA DICA PARA VOCÊS) Pesquise e informe-se sobre a área de sua empresa (conforme definido por sorteio) e observe em sua concorrência quais os setores que as compõe. As principais atividades dos setores costumam ser relatadas em diversos materiais de consulta (livros e internet). Se necessário (e possível), observe outras empresas (concorrentes ou não) e quais as principais atividades que as pessoas fazem. Quanto a pagamento de valores (faixa salarial), é importante começar a pesquisar quanto vale os salários . Estes valores serão muito usados em outros cases neste projeto. Faça suas tarefas em grupo, tomando decisões em grupo. Anotem suas respostas e sempre que possível e necessário alterem suas decisões.

RESOLUÇÃO ( ORIENTAÇÃO PARA O INSTRUTOR) Iniciar a aula fazendo uma contextualização sobre a importância de saber quais os setores e cargos necessários para a empresa, pois, somente dessa forma as contratações realizadas serão adequadas e acertadas. O instrutor deve, de maneira dialogada buscar despertar o interesse no aluno de entender sobre o departamento pessoal para contratar melhor seus funcionários e também para reconhecer seus direitos ao ingressar na empresa. Em seguida começar a desenvolver o case 2 do caderno do aluno. Para o desenvolvimento da atividade e auxílio dos grupos, segue a seguir orientações:


Os alunos deverão iniciar suas atividades definindo quais os cargos são necessários para sua empresa. Como tratam de empresas com negócios diferentes, conduza-os a elencarem cargos mais “gerais” e necessários a todo tipo de organização, tais como: administrativo e financeiro, secretária, vendedor, comprador, gerente (líder), o próprio departamento pessoal (que os alunos podem optar inclusive por terceirizar, e não ter o setor na empresa). Oriente os alunos para que façam um texto descrevendo o nome de cada um dos setores, seus objetivos (razão de existir) e a lista das atividades a serem desenvolvidas por estes setores. Após estas definições, os alunos deverão discutir, pesquisar e escrever quais as principais atividades que cada setor irá desenvolver. Em seguida oriente as equipes para que construam o organograma da empresa. Para isto os alunos devem pesquisar os modelos de organograma e montar o da empresa deles, com base nos setores definidos e na relação entre eles. Como os alunos definirão entre eles os cargos definidos, é importante que estejam ligados a suas características pessoais. Ou seja, trabalhar com os alunos que é necessário ter afinidade com o cargo a ser ocupado. Este tipo de avaliação, vai ao encontro, inclusive, do conteúdo de marketing pessoal que está sendo trabalhado em Desenvolvimento Pessoal. Na Loja Virtual, é importante que o instrutor observe como os alunos definem os cargos, pois, mesmo que se trate de um ambiente online, é necessário definir funções dentro da empresa para que os serviços sejam prestados com qualidade. Alem dos cargos peça para os alunos descreverem as habilidades que a pessoa que ocupar cada um destes cargos deverá ter. Os alunos deverão montar a descrição de cada um dos cargos com base no modelo anexo. Assim que os cargos forem definidos e descritos, parte-se para a definição da faixa salarial. Aqui seria interessante que o instrutor disponibilizasse uma tabela salarial da região (se possível), para que eles definam os salários a serem pagos. Se não for possível uma tabela salarial da região, outras tabelas são facilmente encontradas em pesquisas na internet. Também tem a opção de os próprios alunos buscarem os salários a serem pagos, mas o instrutor deve ter em mãos a média salarial para que não haja muita discrepância com a realidade. Instigar juntos aos alunos se haverão cargos comissionados e como serão definidas essas comissões. Definidos cargos e salários, os alunos devem definir como vão buscar essa mão-de-obra, se usarão jornais, agências ou outros. Como estarão estudando o Facebook em Informática, os instrutores podem se organizar para fomentar o uso do Facebook como ferramenta estratégica para as empresas, neste caso para o recrutamento e seleção. Pronto! Agora com as pessoas selecionadas, os alunos deverão definir quais os documentos que solicitarão a esses profissionais e quais os exames médicos necessários para que possam fazer seus registros de acordo com cada cargo de maneira regulamentada. Nesta aula os alunos produzirão: 1) o organograma da empresa com a descrição do nome de cada setor, sua razão de existir e suas principais atividades; 2) as descrições de cargos com base no modelo anexo, que inclui as habilidades e competências do profissional que o executará e a faixa salarial com base na realidade do mercado local e/ ou nacional; 3) o modelo de processo seletivo que deverão adotar na empresa.


1 - DESCRIÇÃO DO CARGO CÓDIGO: 024 - AUXILIAR ADMINISTRATIVO Área: Administrativa

Setor: Secretaria

CBO: 4110-05

Revisão: 00 Data: 15/03/2011

2 - MISSÃO DO CARGO Executar as atividades operacionais administrativas e financeiras. Promover o atendimento e recepção aos alunos, seus responsáveis, clientes internos e externos da Unidade, pessoalmente ou via telefone, encaminhando aos setores responsáveis e providenciando a resolução da demanda trazida pelos clientes. 3 - DESCRIÇÃO DETALHADA Seguir as instruções de trabalho determinadas em Procedimento Operacional Padrão da Unidade; Manter seu local de trabalho sempre limpo e organizado; Fazer o atendimento aos clientes que chegam ao balcão de atendimento, a fim de orientá-los sobre as atividades da Unidade; Direcionar o cliente ao setor da Unidade de acordo com o encaminhamento inicial de abordagem; Receber e verificar o correto preenchimento das fichas de atendimento dos setores TMK ativo e conferir dados cadastrais anotados, preenchendo os dados faltantes; Cadastrar em sistema informatizado as informações contidas no Formulário ficha de atendimento das matriculas que não foram efetivadas e, posteriormente, encaminhá-la a área comercial; Fazer matrículas de acordo com norma interna da Unidade, lançando corretamente todos os dados necessários para sua efetivação; Consultar seu superior imediato referente as condições envolvidas durante o processo de matrícula, a fim de efetivar corretamente os procedimentos; Orientar o aluno ou responsável sobre as cláusulas contratuais; Coletar e verificar as assinaturas do aluno e/ ou responsável e da direção da Unidade no contrato; Coletar assinaturas do aluno e/ ou responsável no Formulário agencia de emprego – ficha cadastral; Efetuar o recebimento da matrícula conforme norma da Unidade, emitindo recibo do valor quitado pelo aluno; Preencher o Formulário “Recibo” para entrega de materiais, pastas ou camisetas que foram cedidos gratuitamente pela Unidade; Tirar foto do aluno matriculado e salva-la no arquivo cebrac/ fotos com o código do aluno matriculado; Fazer lançamento no “livrão” dos dados do aluno, atualização referente às matriculas, parcelas pagas e toda aquisição que o aluno fizer na instituição; Arquivar em pasta própria contratos de alunos “AGUARDANDO TURMAS”; Verificar diariamente a pasta de contratos AGUARDANDO TURMAS, comparando as turmas solicitadas com as disponíveis no sistema informatizado; Ligar para os alunos de contratos AGUARDANDO TURMAS para oferecer turmas em aberto;


Regularizar a situação do contrato AGUARDANDO TURMAS, após contato telefônico; Efetivar contratos denominados Pré-contratos, de posse do Supervisor Administrativo e tomar as providencias descritas no Procedimento Padrão para emissão de Contratos; Emitir relatório de controle diário de emissão de contratos e entregar para à assistente administrativa; Contatar o aluno ou responsável sempre que for necessário, a fim de realizar correção de dados diversos; Fazer a verificação constante dos cursos em aberto, a fim de informar os clientes sobre os treinamentos existentes; Emitir o carne das mensalidades para o aluno no ato da matrícula; Fazer a abertura do caixa, conferir os valores do fundo de caixa e comunicar qualquer divergência à Direção administrativa; Efetuar recebimentos de parcelas, conferir os valores recebidos e o troco efetuado; Dar quitação no canhoto do carnê de pagamento do aluno, anotar descontos, valor recebido, data de recebimento e assinatura pessoal, conforme norma da Unidade; Relacionar os recebimentos do dia em cheque e dinheiro em formulário padrão; Fazer o fechamento do caixa no fim do dia, conferir valores recebidos e os comprovantes de recebimentos; Preencher o formulário movimento de caixa com os dados do fechamento do dia; Anexar o Formulário movimento de caixa junto com o movimento do dia e encaminhar à assistente administrativa; Entregar o Formulário “retirada do caixa” para o superior imediato da unidade, que fará o preenchimento no fim do turno de cada auxiliar, juntamente com os valores recebidos e os comprovantes de recebimentos; Receber as parcelas em atraso conforme determinação discriminada no historio de ligações no sistema informatizado e, na ausência destas informações, conforme orientação do superior imediato; Fazer a baixa no Sistema Informatizado referente aos pagamentos dos alunos que quitam a mensalidade; Emitir recibo comum conforme norma da Unidade; Fazer o cancelamento da matrícula conforme norma da Unidade, coletando as assinaturas pertinentes, bem como realizar a baixa no sistema informatizado; Fazer o encaminhamento do aluno a coordenação quando necessário; Fazer todo o atendimento telefônico dirigido a Unidade, sendo fiel ao script padrão de abertura e direcionando a ligação ao setor responsável; Prestar esclarecimentos ao cliente que contata a Unidade sobre as atividades e serviços oferecidos, ou encaminhar para o responsável da área; Preencher diariamente a Planilha do Excel “Controle de Turmas e Vagas” no fim do expediente; Imprimir no fim do expediente o relatório das visitas realizadas no dia através do sistema informatizado e fazer a conferencia com o Formulário “Fichas de atendimento”; Atualizar as pastas de turmas dos divulgadores com as vagas disponíveis ao final do dia; Fazer arquivo de documentos diversos, conforme norma da Unidade; Dar suporte aos demais setores quando solicitado e autorizado pela direção imediata.


4 - REQUISITOS DO CARGO Instrução: Segundo grau completo ou cursando. Experiência: adquirida na unidade; Conhecimentos Técnicos: treinamento específico na função, Informática intermediária, conhecimentos em rotinas administrativas.

5 – COMPETÊNCIAS Intelectuais: Aplicar conhecimentos. Comunicação: Comunicação, Redação e gramática; Negociação; Sociais: Relacionamento interpessoal; Trabalho em equipe; Comportamentais: Empatia; Ética; Comprometimento; Proatividade, Assertividade; Discrição; Responsabilidade; Organizacionais: Gerenciar tempo; Planejamento e organização;


AULA 03: CONTEÚDO:

Contratos de Trabalho (por prazo indeterminado, por prazo determinado, de experiência, trabalho temporário e estágio), jornadas de trabalho e período de descanso.

OBJETIVO:

Discorrer sobre as formas de contratação de funcionários e de estagiários. Apresentar os valores de jornada previstos em lei.

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a revisão da aula anterior através das soluções para o case proposto. Solicitar às equipes que exponham resumidamente as soluções encontradas, as quais devem ser avaliadas pelo instrutor. As equipes que não trouxerem a solução devem ser trabalhadas reservadamente pelo gestor em relação ao compromisso com o projeto. De preferência e se possível ao final da aula. Esta etapa não pode ultrapassar 10 minutos da aula. A seguir problematizar o conteúdo da aula de hoje, e expor o conteúdo proposto através de uma palestra expositiva, dialogada e problematizada. Após exposição, solicitar as equipes que resolvam o Case proposto (aula 03 do caderno do aluno), cuja aplicação está descrita a seguir. Resumir o conteúdo trabalho e fazer a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Sem interação direta com Informática e Pessoal, pois ambos trabalham com conceitos complementares (rede social e marketing pessoal).


CASE - AULA 3 CONTRATOS DE TRABALHO, JORNADAS DE TRABALHO E PERÍODO DE DESCANSO O QUE ESTÁ ACONTECENDO? Agência de Turismo para a Terceira Idade Vocês estão em fase de estruturação de sua empresa e para tanto tomar decisões são atividades quase que diária. Lembrando que sua empresa é uma prestadora de serviços e pensando nas pessoas que gostariam de adquirir seus serviços, nesta fase, é necessário definir sobre o horário de atendimento de sua clientela. Decisões simples e diárias, para estabelecer uma empresa sólida no mercado.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO? Loja Virtual de Presentes de Casamento Vocês estão em fase de estruturação de sua empresa e para tanto tomar decisões são atividades quase que diária. Lembrando que sua empresa é uma prestadora de serviços virtual, que seus atendimentos são online e pensando nas pessoas que procurariam contratar seus serviços, nesta fase é necessário definir sobre o horário de atendimento de sua clientela. Decisões simples e diárias, para estabelecer uma empresa sólida no mercado.

Mini hortas para apartamentos e pequenos espaços Vocês estão em fase de estruturação de sua empresa e para tanto tomar decisões são atividades quase que diárias. Pensando nas pessoas que gostariam de comprar um produto tão especial quanto o seu e lembrando que sua empresa é um comércio de produtos específicos e que parte das atividades deve ser desenvolvida fora da empresa (domicílio do cliente), nesta fase é necessário definir sobre o horário de atendimento de sua clientela. Decisões simples e diárias, para estabelecer uma empresa sólida no mercado.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO? Lanches rápidos e saudáveis Vocês estão em fase de estruturação de sua empresa e para tanto tomar decisões são atividades quase que diária. Pensando nas pessoas que tem pressa mas não abrem mão de uma vida saudável e lembrando que sua empresa é um comércio de produtos perecíveis e que devem ser preparados com pouca antecedência, nesta fase é necessário definir sobre o horário de atendimento de sua clientela. Decisões simples e diárias, para estabelecer uma empresa sólida no mercado.


Lâmpadas Ecológicas Vocês estão em fase de estruturação de sua empresa e para tanto tomar decisões são atividades quase que diárias. Lembrando que sua empresa é um comércio de produtos inovadores e pensando que o grupo de pessoas com consciência de sua responsabilidade social está crescendo, nesta fase é necessário definir sobre o horário de atendimento de sua clientela. Decisões simples e diárias, para estabelecer uma empresa sólida no mercado.

E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Considerando o perfil de sua empresa, é hora de tomar a decisão sobre o horário de atendimento de sua empresa, sempre lembrando que este horário influencia diretamente na jornada de trabalho de seus colaboradores e muitas vezes no tipo de contrato de trabalho que vocês terão que fazer com os colaboradores. Para ajudar nas decisões busque responder questões como Quais horários minha clientela poderia procurar minha empresa? Teremos dias em que a procura será maior (ex. finais de semana, feriados, segundas-feiras pela manhã)? Quantas pessoas serão necessárias para atender bem estes clientes? Estas pessoas precisam ter contratos de trabalho de que tipo (mensalistas por prazo indeterminado ou temporários, por exemplo). Posso ter estagiários? Outras questões podem surgir durante a discussão de seu grupo. Anotem, discutam e tomem decisões que deverão ser seguidas.

RELEVÂNCIA Apresentar as formas de contratação de funcionários e de estagiários e os valores de jornada previstos em lei. COMO FAZER? ( NOSSA DICA PARA VOCÊS) Pesquise, leia, informe-se! Somente desta maneira vocês poderão estruturar sua empresa. Cada empresa tem um perfil de atendimento e de clientela diferente, o que nos solicita estar informados para melhor atender o cliente. Talvez ajude imaginar-se no lugar do cliente, procurando sua empresa e sendo atendido por ela.


RESOLUÇÃO ( ORIENTAÇÃO PARA O INSTRUTOR) Ao iniciar a atividade (case 3 do caderno do aluno), o instrutor deve se atentar as especificidades de cada negócio. Então, é necessária supervisão contínua para redirecionar os alunos caso se perceba que eles tomam caminhos que não se adequem às suas atividades. Para este atividade o instrutor pode atuar da seguinte forma: Primeiramente os alunos deverão definir o horário de atendimento de suas empresas. Se vão trabalhar por turnos, se será horário comercial ou alguma horário diferenciado, conforme especificações do ramo de atividade da empresa que estão administrando. Portanto, oriente os alunos em desenvolverem um quadro de horário de funcionamento da empresa, considerando os supostos horários de pique de atendimento ou de produção. Deverão definir o quadro de horários de cada cargo e demonstrar neste quadro (pode ser com colunas coloridas, por exemplo) os horários de pique e a concentração maior de colaboradores nos setores envolvidos. Alertá-los que este quadro de horários deve ficar exposto nos departamentos e deve ser de fácil visualização para que o supervisor do setor acompanhe seu cumprimento. Incentive seus alunos a pesquisarem na internet, com seus familiares ou mesmo visitando empresas semelhantes às deles, os quadros de horários praticados. Lembrar seus alunos que é necessário definir em contrato a carga horária do empregado. Depois é necessário elencar os cargos que existirão na sua empresa (já foram definidos na aula anterior). Depois fazer uma avaliação sobre o tipo de contrato para cada cargo. Aqui os alunos deverão definir os tipos de contrato: indeterminado, determinado ou estágio. Certificar-se que os alunos se atentem a necessidade do contrato de experiência )45 + 45 dias). É necessário que os alunos definam a carga horária de trabalho (de 4 a 8 horas por dia) e incluam os horários de intervalo. O instrutor pode utilizar perguntas do tipo, para que seja incluído no contrato: o Em que horário ocorrerá o intervalo? o Durante o intervalo haverá alguém que substituirá o funcionário? o A quantidade de intervalo é definida de acordo com o horário de trabalho? (6 a 8 horas). o Qual será o dia definido para descanso semanal? o No caso de alguma das empresas funcionar aos finais de semana, serão feitas escalas? o Como serão tratadas as horas que excederem o contrato? (Banco de horas, pagamento de horas-extras). Lembrando que, no caso de ficar estipulado o pagamento de horas-extras, isso também implicará em pagamento de DSR. A mesma regra vale para funcionários que são comissionados. Oriente para que os alunos construam os materiais solicitados neste case e incluam um explicativo para cada uma das decisões tomadas. Isso facilitará na apresentação do relatório final e na Feira Nacional de Empreendedorismo.


AULA 04: CONTEÚDO:

Controle de Ponto - manual, mecânico e digital, quadro de horário, DSR base jurídica, cálculo de descontos, pagamento de reflexo de horas extras, adicional noturno ou comissões.

OBJETIVO:

Apresentar aos alunos como acompanhar a jornada de trabalho de empregados e como funcionam as leis que organizam esta rotina.

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a revisão da aula anterior através das soluções para o case proposto. Solicitar às equipes que exponham resumidamente as soluções encontradas, as quais devem ser avaliadas pelo instrutor. As equipes que não trouxerem a solução devem ser trabalhadas reservadamente pelo gestor em relação ao compromisso com o projeto. De preferência e se possível ao final da aula. Esta etapa não pode ultrapassar 10 minutos da aula. Apresentar o conteúdo da aula de hoje através de uma palestra expositiva, dialogada, problematizada, apresentando através de exemplos reais as normas que organizam o controle de jornada e os impactos desta lei (DSR) nas rotinas de departamento pessoal. Realizar os exercícios da apostila. Fazer a revisão dos conteúdos trabalhados de maneira dialogada e problematizada. Fazer a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Sem interação direta com Informática e Pessoal, pois ambos trabalham com conceitos complementares (rede social e marketing pessoal).


AULA 05: CONTEÚDO:

Vale transporte - base jurídica e custeio, benefícios da previdência (salário família - direito e valores, salário maternidade - direito e estabilidade, carência, amamentação, valores- , auxílio doença, auxílio acidente)

OBJETIVO:

Apresentar os benefícios que o empregado tem direito perante a Lei.

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a revisão da aula anterior de forma problematizada e dialogada. Apresentar o conteúdo proposto para esta aula, seu objetivo e sua importância para a gestão das empresas. Expor o conteúdo através de uma palestra dialogada e problematizada, sempre dando exemplos de situações reais que possam ser associadas ao dia a dia da empresa-projeto. Após exposição, solicitar as equipes que resolvam o Case proposto (aula 05 do caderno do aluno), cuja aplicação está descrita a seguir. Resumir os conteúdos e conceitos construídos nesta aula e fazer a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Pequena interação com Informática e Pessoal, pois ambos trabalham com conceitos complementares (rede social e marketing pessoal).


CASE - AULA 5 VALE TRANSPORTE - BASE JURÍDICA E CUSTEIO, BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA

O QUE ESTÁ ACONTECENDO? ( PARA TODAS AS EMPRESAS) Sua empresa está em pleno andamento e para tanto foi necessário contratar pelo menos um empregado para auxiliar. Contratar empregado(s) gera responsabilidades e custos. É hora de começar a gerenciar estes valores (financeiros e legais). Reúna sua equipe para novas decisões.

E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Como foi necessário definir quantas pessoas seriam contratadas, o departamento pessoal precisa começar a contabilizar os direitos e deveres para com este(s) empregado(s). Vocês irão fornecer vale transporte? Se sim, quais os valores envolvidos (quantidade diária, quantidade mensal, custo total)? Faça um registro desta decisão, fazendo um texto com o titulo POLÍTICA DE PAGAMENTO DE VALE TRANSPORTE e escreva nele definição de vale transporte, o que diz a Lei sobre seu pagamento, como a empresa de vocês irá se posicionar quanto a este beneficio e porque, e os procedimentos que serão adotados, caso decidam pagar o vale transporte. Este texto deverá ser entregue na próxima aula.

RELEVÂNCIA Apresentar os benefícios que os funcionários têm direito e como estes elementos devem ser empregados pela empresa de maneira regulamentada. COMO FAZER? ( NOSSA DICA PARA VOCÊS) Releiam sua apostila. Pesquisem mais sobre o assunto. Anotem as decisões sobre a quantidade de empregados e sobre o fornecimento de vale transporte para cada um. Façam os cálculos dos valores pedidos para cada funcionário, caso haja mais de um. Dúvidas sobre como calcular? Reveja suas aulas de matemática. As dúvidas persistem? Levem seus cálculos ao seu gestor/instrutor administrativo para dicas. Faça suas tarefas em grupo, tomando decisões em grupo. Anotem suas respostas e sempre que possível e necessário alterem suas decisões.


RESOLUÇÃO ( ORIENTAÇÃO PARA O INSTRUTOR) Ao iniciar a atividade, o instrutor pode instigar nos alunos o interesse por falar em benefícios a serem oferecidos pelas empresas. Pode-se fazer uma discussão rápida sobre os benefícios previstos em lei e complementares (fornecidos pela empresa). Em seguida, deve-se partir para o desenvolvimento do Case 5 do Caderno do Aluno, que pode ser direcionado da seguinte forma: A concessão do vale transporte deve estar atrelada a jornada de trabalho e ao tempo de intervalo que foi definido na resolução do Case 3, pois, no caso de jornada de trabalho de 8 horas, se o empregado tem 1 hora de intervalo, serão fornecidos 2 vales-transportes/ dia. Já se o empregado tem 2 horas de intervalo, serão fornecidos 4 vales-transportes/ dia. No caso das jornadas de 6 horas, serão fornecidos 2 vales-transportes/dia. No cálculo do desconto do vale-transporte os alunos deverão retomar os salários que também foram definidos no Case 3. É necessário se atentar ao teto do desconto, no caso do valor ultrapassar o valor total dos vales-transportes. Também é necessário se atentar ao cálculo definido pelos alunos, no caso de haver empregados que sejam comissionados. No que diz respeito aos benefícios, como os próprios alunos que ocupam as funções definidas, é necessário definir os benefícios de acordo com seus perfis. Essa orientação é necessária por parte do instrutor. O salário família, por exemplo, será um benefício pago ao empregado que tiver filhos. O valor pago será na proporção no numero de filhos ou equiparados até 14 anos de idade ou inválido (que deve ser comprovada em exame médico) em qualquer idade. Para definir o valor pago os alunos devem consultar o site. Atualmente o valor do salário família é de R$ 29,43, por filho de até 14 anos incompletos ou inválido, para quem ganhar até R$ 573,91. Para o trabalhador que receber de R$ 573,92 até R$ 862,60, o valor do salário-família por filho de até 14 anos de idade ou inválido de qualquer idade será de R$ 20,74. Mas como este valor é atualizado, os alunos podem consultar o site http://www.mpas.gov.br/. Para melhor fixação de conteúdo, o instrutor pode pedir que os alunos descrevam em quais casos haverá o salário maternidade, auxílio doença e o auxílio acidente.


AULA 06: CONTEÚDO:

Salário/ remuneração, tipos de salário, pagamento de salário, adicionais (insalubridade, periculosidade e trabalho noturno - direito e valores), horas extras e horas extras noturnas - base jurídica e cálculo.

OBJETIVO:

Apresentar os tipos de salários, procedimentos para realizar seu calculo, adicionais previstos por lei e os valores correspondentes..

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a revisão da aula anterior através das soluções para o case proposto. Solicitar às equipes que exponham resumidamente as soluções encontradas, as quais devem ser avaliadas pelo instrutor quanto a solução encontrada. As equipes que não trouxerem a solução devem ser trabalhadas reservadamente pelo gestor em relação ao compromisso com o projeto. De preferência e se possível ao final da aula. Esta etapa não pode ultrapassar 10 minutos da aula. Apresentar o tema desta aula e seus objetivos. Expor o conteúdo através de uma palestra expositiva, dialogada e problematizada. Reforço especial para o conteúdo de reflexos de adicionais (noturnos, horas extras e comissões) em DSR. Após a exposição, realizar os exercícios propostos na apostila. Fazer a correção dos exercícios, de maneira que ao mesmo tempo seja feita a sistematização (resumo) do que foi construído nesta aula. Fazer a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Pequena interação com Pessoal, que trabalha com conceitos de divulgação do perfil profissional (marketing pessoal). Pequena interação com Informática que trabalha com PowerPoint (ferramenta de trabalho).


AULA 07: CONTEÚDO:

Faltas e atrasos, desconto de DSR, cálculo de descontos, INSS contribuição previdenciária (base jurídica, definição e tabela), IRRF – (definição, tabela progressiva e cálculo)

OBJETIVO:

Apresentar os descontos, indicados por lei, que um empregado deve ter (INSS, IRRF) e pode ter (faltas e atrasos, vale transporte).

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a revisão da aula anterior de maneira dialogada e problematizada. Apresentar o tema da aula de hoje e os objetivos propostos. Expor o conteúdo através de uma palestra expositiva, dialogada e problematizada. Reforço especial para o conteúdo de descontos de faltas e perda do Descanso Semanal Remunerado (art 11 do dec 27.048/49). Apresentar exemplos práticos dos conteúdos propostos. Fazer a revisão da aula de hoje e a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Não há.

AULA 08: CONTEÚDO:

Descontos (VT, adiantamento salarial, outros descontos), exercícios de descontos e impostos (INSS e IRRF)

OBJETIVO:

Apresentar ao aluno os cálculos para descontos de VT, adiantamento salarial. Exercitar execução de calculo dos descontos estudados. Aplicar os conteúdos estudados na gestão da empresa através da solução do Case proposto.

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a revisão da aula anterior de maneira problematizada e dialogada. Expor o tema da aula de hoje e seus objetivos. Apresentar o conteúdo através de palestra expositiva, dialogada, problematizada sobre descontos que o empregado pode receber em relação a VT, adiantamento salarial, INSS e IRRF. Realizar os exercícios propostos na apostila e através da resolução dos exercícios da apostila, apresentar aos alunos os cálculos de descontos. Liberar as equipes para resolução do Case proposto (aula 08 do caderno do aluno), que terá continuação na aula 10. Fazer um resumo do conteúdo trabalhado na aula de hoje e em seguida fazer a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Não há.


CASE - AULA 8 DESCONTOS (VT, ADIANTAMENTO SALARIAL, OUTROS DESCONTOS)

O QUE ESTÁ ACONTECENDO? ( PARA TODAS AS EMPRESAS) Foi um mês produtivo e cheio de novidades. O tempo passou rápido e você nem percebeu! Mas atenção: seu empregado está trabalhando há quase um mês e está chegando a hora de fazer o pagamento para ele. É hora de iniciar os cálculos da folha de pagamento de seu primeiro mês com empregados.

E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Novos conhecimentos sobre o funcionamento do departamento pessoal foram aplicados e aprendidos. Que tal começar por “recolher” o cartão ponto dos colaboradores (simulem um)? Com base neste cartão ponto, façam o cálculo dos rendimentos (valores a receber, que ele tenha direito). Depois de ter os valores de rendimentos calculados, podem calcular os descontos (vejam suas anotações em relação às decisões anteriores sobre vale transporte, outros benefícios como auxílio alimentação, plano de saúde, etc., caso vocês tenham optado por fornecer estes benefícios). Façam a folha de pagamento para todos os funcionários. Ela devera ser enviada ao escritório de contabilidade para que sejam emitidos os holerites. Obs.: caso tenham mais de um funcionário, façam os cálculos para todos eles, pois os valores finais variam muito.

RELEVÂNCIA Demonstrar aos alunos como realizar os descontos possíveis na folha de pagamento, bem como calcular os descontos estudados. COMO FAZER? ( NOSSA DICA PARA VOCÊS) Estejam sempre atentos aos exercícios de sua apostila. Sigam as instruções que foram dadas em sala para efetuar os cálculos. Pesquisem mais sobre o assunto. Consultem as decisões tomadas anteriormente. Façam os cálculos dos valores pedidos para cada funcionário, caso haja mais de um. Dúvidas sobre como calcular? Reveja suas aulas de matemática. As dúvidas persistem? Levem seus cálculos ao seu gestor/instrutor administrativo para dicas. Faça suas tarefas em grupo, tomando decisões em grupo. Anotem suas respostas e sempre que possível e necessário alterem suas decisões.


RESOLUÇÃO ( ORIENTAÇÃO PARA O INSTRUTOR) Este é um exercício de cálculo e tomada de decisão. Por esse motivo o instrutor deve suscitar nos alunos a capacidade de executar ao mesmo tempo em que decidem como desenvolver suas atividades. Sendo assim é necessário que os alunos se atentem aos exercícios da apostila e sigam as orientações para efetuar os cálculos. A equipe fará a folha de pagamento de seus funcionários. O instrutor precisa orientar também que os alunos busquem no desenvolvimento dos cases anteriores, informações que comporão a folha de pagamento. A seguir seguem orientações para o instrutor conduzir essa atividade do Case 5 do Caderno do Aluno: Os alunos devem elencar quem são os funcionários (membros da empresa) e o valor do salário definido para cada um deles (O salário foi definido no Case 2). Se eles tiverem feito a simulação do cartão ponto, é necessário resgatar a carga horária de trabalho definida para cada funcionário em seu contrato de trabalho (definida no Case 3). Os alunos devem conferir se foram feitas horas-extras ou horas-extras noturnas e efetuar os devidos cálculos. ATENÇÃO: É necessário também neste momento, que os alunos resgatem se foi definido horário noturno para que seja pago o adicional noturno aos funcionários que trabalham no horário das 22:00 horas as 05:00 horas do dia seguinte. É necessário também orientar os alunos quanto ao salário família, caso o mesmo tenha sido definido para algum funcionário, conforme Case 5. No que diz respeito aos descontos, deve-se calcular o valor de desconto de vale-transporte sobre o valor do salário-base do empregado. Lembrando que o valor é de até 6% sobre o salário-base e no caso de funcionários comissionados, deve ser descontado sobre o valor recebido no mês. Pode-se orientar também os alunos da necessidade de se descontar o adiantamento salarial, caso isso tenha sido definido anteriormente e no contrato de trabalho, ou algum funcionário tenha solicitado tal adiantamento (vale). Orientar os alunos quanto ao cálculo do INSS e IRRF que variam de acordo com o salário recebido. Indica-se neste momento que o instrutor deixe disponível no slide ou no quadro as alíquotas de recolhimento do INSS de acordo com o salário, e também, a tabela progressiva do IRRF, com a parcela a deduzir do imposto em R$. Se esta atividade for desenvolvida no mês de fevereiro, atentar os alunos também para a contribuição sindical, que deve constar e ser descontada em folha. O valor a ser descontado deve equivaler a 1 (um) dia de salário. Sendo descontado dos funcionários que tem contrato por tempo indeterminado. Os trabalhos propostos nesta aula devem ser entregues através de uma planilha denominada Demonstrativo da Folha de Pagamento, onde todos os itens calculados sejam apresentados. Anexar à planilha os cartões pontos fechados com os cálculos de horas trabalhadas e horas extras.


AULA 09: CONTEÚDO:

Contribuição sindical, contribuição assistencial, contribuição confederativa ou mensalidade sindical, recibo de pagamento - hollerith -

OBJETIVO:

Discorrer sobre os possíveis descontos da área sindical. Apresentar o documento de registro dos valores a serem pagos e descontados do empregado (holerite, recibo de pagamento ou contracheque).

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a revisão da aula anterior através das soluções para o case proposto. Solicitar às equipes que exponham resumidamente as soluções encontradas, as quais devem ser avaliadas pelo instrutor quanto a solução encontrada. As equipes que não trouxerem a solução devem ser trabalhadas reservadamente pelo gestor em relação ao compromisso com o projeto. De preferência e se possível ao final da aula. Esta etapa não pode ultrapassar 10 minutos da aula. Apresentar o tema desta aula e seus objetivos. Trabalhar o conteúdo proposto através de palestra expositiva, dialogada e problematizada. Especial atenção para o Hollerith, pois ele é o resumo dos conteúdos propostos e estudados até o momento. Exercitar o preenchimento de um Ollerith através de uma simulação a ser elaborada pelo instrutor. Pedir aos alunos que tragam no próximo encontro o planejamento realizado na aula de desenvolvimento Pessoal. Fazer a revisão desta aula e a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Não há.


AULA 10: CONTEÚDO:

FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) - definição e direito.

OBJETIVO:

Discorrer sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e seus benefícios para o colaborador. Simular o cálculo de FGTS, sempre de maneira dialogada e participativa.

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a revisão da aula anterior. De maniera problematizada e dialogada apresentar o tema da aula de hoje e seus objetivos. Expor o conteúdo através de palestra expositiva, dialogada e problematizada. Ressaltar sobre os benefícios que o FGTS traz ao trabalhador. Exercitar o calculo de FGTS elaborado pelo instrutor. Liberar as equipes para resolução do Case proposto na aula 08 (que é complexo e necessita de revisão). Entrevista com as equipes para avaliação do andamento do planejamento dos grupos. Realizar a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

AULA DE AVALIAÇÃO INTEGRADA COM PESSOAL: analisar o andamento do planejamento do grupo (realizado na aula 04) no campo de desenvolvimento administrativo. A avaliação integrada será apenas comparativa (planejado versus realizado).

AULA 11: CONTEÚDO:

Férias (período aquisitivo e concessivo, comunicação e pagamento, férias em dobro e coletivas, salário variável e integração dos adicionais, abono de férias, 1/3 constitucional e férias proporcionais)

OBJETIVO:

Discorrer sobre o conceito trabalhista de férias; Ressaltar o benefício de Férias como um direito do trabalhador Executar cálculo de férias.

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a revisão da aula anterior através das soluções para o case proposto. Solicitar às equipes que exponham resumidamente as soluções encontradas, as quais devem ser avaliadas pelo instrutor quanto a solução encontrada. As equipes que não trouxerem a solução devem ser trabalhadas reservadamente pelo gestor em relação ao compromisso com o projeto. De preferência e se possível ao final da aula. Esta etapa não pode ultrapassar 10 minutos da aula. Apresentar o tema e os objetivos desta aula. Expor o conteúdo da aula de hoje através de uma palestra expositiva, dialogada e problematizada. Demonstração do cálculo através dos exercícios propostos na apostila e que devem ser realizados em sala, sempre de maneira dialogada e problematizada. Fazer a correção dos exercícios para rever o conteúdo trabalhado na aula de hoje. Por ultimo, fazer a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Não há.


AULA 12: CONTEÚDO:

13º salário (definição, valor e parcelamento, integrações - horas extras, adicional noturno e outras verbas, cálculo e 13º salário proporcional, e encargos)

OBJETIVO:

Discorrer sobre o 13º Salário (conceitos, direitos, valores e cálculos). Executar o cálculo de 13º salário

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a revisão da aula anterior de forma dialogada e problematizada. Apresentar o tema da aula e os objetivos propostos. Expor o conteúdo planejado através de palestra expositiva, dialogada e problematizada. Demonstrar o cálculo de 13º salário através dos exercícios propostos na apostila e que devem ser realizados em sala, sempre de maneira dialogada e problematizada. Fazer a revisão da aula de hoje através da correção dos exercícios propostos. Fazer a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Não há.


AULA 13: CONTEÚDO:

Aviso Prévio – (definição e comunicação), rescisão/ extinção do contrato de trabalho, suspensão/ interrupção contratual, direitos (FGTS e verbas rescisórias), Seguro desemprego (direito e parcelas, suspensão e cancelamento do benefício)

OBJETIVO:

Caracterizar as formas de desligamento do empregado Conceituar aviso prévio e rescisão de trabalho. Apresentar os direitos do empregado em relação à multa rescisória FGTS e Seguro desemprego. Aplicar o conteúdo trabalhado na gestão das empresas com base no case proposto para esta aula.

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a revisão da aula anterior de maneira dialogada e problematizada. Apresentar o tema da aula de hoje, bem como seus objetivos. Expor o conteúdo através de palestra expositiva, dialogada e problematizada. Após a exposição, solicitar as equipes que resolvam o Case proposto (aula 13 do caderno do aluno), cuja aplicação está descrita a seguir. Fazer a revisão dos conteúdos trabalhados na aula de hoje e a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Não há.

CASE - AULA 13 AVISO PRÉVIO, RESCISÃO/EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO, SUSPENSÃO/INTERRUPÇÃO CONTRATUAL, DIREITOS (FGTS E VERBAS RESCISÓRIAS), SEGURO DESEMPREGO (DIREITO E PARCELAS, SUSPENSÃO E CANCELAMENTO DO BENEFÍCIO)

O QUE ESTÁ ACONTECENDO? ( PARA TODAS AS EMPRESAS) Depois de tanto trabalho, o empregado que foi contratado não está rendendo o que era esperado e isso está trazendo prejuízos e atrasos na empresa de vocês. Infelizmente uma idéia passou pela cabeça: dispensá-lo! Reúnam-se e analisem se vale a pena dispensá-lo ou se é possível dar-lhe uma nova chance. Obs.: caso tenham mais de um funcionário, apenas um está apresentando problemas.

E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Analisem a situação: um empregado está dando mais prejuízos que lucros neste momento. Será que é necessário dispensá-lo? Qual outra atitude vocês podem tomar? Se vocês fossem dispensá-lo, quais são os direitos que ele tem em sua rescisão? Quanto ficaria a rescisão?


Para a empresa de vocês, vale a pena mandar o funcionário embora neste momento? O custo compensa? Os benefícios também? Caso a escolha de vocês seja outra atitude, qual atitude será esta? Ela está dentro da lei?

RELEVÂNCIA Estudar as formas de desligamento do empregado da empresa bem como os direitos dos empregados, no caso de uma rescisão de contrato. COMO FAZER? ( NOSSA DICA PARA VOCÊS) Anotem quais as vantagens e desvantagens das duas soluções (dispensa ou uma outra atitude).Para isto, simulem o calculo de rescisão deste funcionário. Com base nela e também na produtividade do funcionário, listem os prós e os contras. A partir daí decidam o que irão fazer e registrem esta decisão no final desta anotação. Mas não esqueçam de considerar qual foi o tipo de contrato de trabalho que este funcionário foi registrado, pois isso faz toda a diferença nos direitos rescisórios dele. Faça suas tarefas em grupo, tomando decisões em grupo. Anotem suas respostas e sempre que possível e necessário alterem suas decisões.

RESOLUÇÃO ( ORIENTAÇÃO PARA O INSTRUTOR) Neste exercício o instrutor deverá orientar as equipes de acordo com a decisão que resolverem tomar de demitir ou não o funcionário em questão, conforme proposta do Case 13. Para isso é necessário que o instrutor faça as seguintes orientações: No caso de optarem por reavaliar a situação e ficar com o funcionário, é necessário direcionar sua função elencando quais as adequações necessárias para que ele continue na empresa. Neste caso solicite a equipe que elabore um plano de ação para esse funcionário, mostrando o que se espera dele e como ele deverá desenvolver seu trabalho. Trabalhe a planilha 5W2h, cujo modelo está anexo. Outro ponto que deve ser avaliado, no caso de decidirem ficar com o funcionário, é o tipo do seu contrato de trabalho. Caso o funcionário tenha um contrato de estágio ou por tempo determinado, pode-se se estudar a possibilidade de efetivá-lo como uma forma de incentivo ao desenvolvimento das atividades e comportamentos que forem requisitados. Esta recompensa pode se estender também a uma nova forma de remuneração, caso optem por manter o funcionário na empresa. No caso da equipe optar pela demissão do funcionário (pressupõe-se que será sem justa causa), será necessário: o Calcular o tempo do aviso prévio (número de dias)*. o No caso do aviso prévio trabalhado, a remuneração corresponderá à que o empregado fizer jus durante o respectivo prazo. Já no caso do aviso prévio indenizado, a base de cálculo é o último salário recebido pelo empregado. o Se o contrato do funcionário for de estágio, deverá ser calculado para a rescisão: saldo de salário, férias vencidas e proporcional, 1/3 sobre o valor das férias e 13º salário.


o Se o contrato for de tempo determinado, não é recomendado rescindir, pois caso isso ocorra o empregador deverá pagar 50% do salário até a data de término do contrato, e demais encargos de verbas rescisórias (férias vencidas e proporcional, 1/ 3 sobre o valor das férias, 13º salário e multa de 50 do saldo de FGTS acumulado), além de demais encargos definidos em contrato. o Se o contrato for por tempo indeterminado, o calculo da rescisão deverá ocorrer da seguinte forma: saldo de salário, férias vencidas e proporcional, 1/ 3 sobre o valor das férias, 13º salário proporcional ao ano da rescisão e 50% da multa do saldo de FGTS acumulado. o Os alunos devem construir um texto informando o motivo da demissão e em que se basearam para tomar esta decisão. Devem fazer todos os cálculos de rescisão e construir uma planilha denominada Cálculo de Rescisão, onde todos os cálculos devem ser demonstrados. * NOVA LEI DO AVISO PRÉVIO A partir deste mês, outubro/11, passou a vigorar a Lei 12.506, que trata sobre os novos prazos para o aviso prévio, bem como os novos critérios de cálculos, alterando em parte o artigo 477 da CLT. Antes da Lei 12.506/11, o aviso prévio era de 30 dias, mas a regra mudou, e o aviso prévio passa a ser calculado da seguinte forma: a) se o empregado estiver prestando serviços por mais de ano, deverá ser observado o período de 30 dias; b) além do aviso prévio de trinta dias, deverá ser observado o período de três dias a cada ano de serviço prestado na entidade. c) assim, somando-se o aviso prévio de 30 dias (a) e o período de três dias a cada ano trabalhado (b), o aviso prévio será de, no máximo, 90 dias. Suponhamos, por exemplo, que o trabalhador trabalhe sete anos na mesma entidade: Aviso prévio = [30 + (três dias X sete anos)] = 21 dias [30 + 21] = 51 dias de aviso prévio. Mas atenção em caso do pedido de demissão a regra de calculo é a mesma, porém é o trabalhador que paga o aviso ao empregador, ou seja, o empregador poderá descontar todos os dias do aviso não trabalhado no ato da rescisão. Importante lembrar que esta regra vale somente para as rescisões – sem justa causa em contratos com prazo indeterminado a partir da Lei 12.506/11, em vigor 13 de outubro de 2011. Não atingindo aquelas que ocorreram anteriormente. Informações publicadas no DOU em 13/10/2011 e disponíveis em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12506.htm


AULA 14: CONTEÚDO:

Sistematização dos conhecimentos adquiridos no modulo e aplicados na gestão das empresas (fechamento de projeto)

OBJETIVO:

Revisar os conteúdos propostos e as soluções dadas aos cases propostos. Sistematizar a elaboração do relatório final do projeto. Estruturar a apresentação do relatório final do projeto.

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a revisão da aula anterior através das soluções para o case proposto. Solicitar às equipes que exponham resumidamente as soluções encontradas, as quais devem ser avaliadas pelo instrutor quanto a solução encontrada. As equipes que não trouxerem a solução devem ser trabalhadas reservadamente pelo gestor em relação ao compromisso com o projeto. De preferência e se possível ao final da aula. Esta etapa não pode ultrapassar 10 minutos da aula. Reunir as equipes em grupo para realizarem a revisão dos conteúdos estudados neste modulo, especialmente em relação aos cases propostos. Orientar as equipes a realizarem esta revisão com base na Resolução do Case proposto para esta aula (aula 14 do caderno do aluno), conforme aplicação descrita a seguir. Orientar os alunos na construção do relatório final e do formato da apresentação que será realizada na próxima aula. Fazer a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Interação com Pessoal e Informática na estruturação do relatório escrito e na apresentação a ser feita no powerpoint.


CASE - AULA 14 ORGANIZAÇÃO DE CASES PARA APRESENTAÇÃO. APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM SUA EMPRESA (FECHAMENTO DE PROJETO)

O QUE ESTÁ ACONTECENDO? ( PARA TODAS AS EMPRESAS) A empresa de vocês está pronta para finalizar mais esta etapa. Este é o momento de apresentar os resultados de seu aprendizado. Reúnam-se e revejam seus resultados, verificando se alguma decisão foi ruim para sua empresa. Lembrem-se: todas as decisões não podem contrariar as leis trabalhistas. Ser uma empresa dentro da lei é um diferencial importante para o sucesso.Por outro lado, desrespeitar a lei pode ser a morte financeira para a sua empresa!

E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? A equipe de vocês recebeu muitas informações sobre o andamento de um departamento pessoal. Verifiquem se todas as decisões estão escritas e fundamentadas. Revejam o texto de cada uma delas. Coloquem cada situação resolvida num a folha diferente. Digitem o texto observando a estética, os erros de digitação e a ortografia. Ao fazê-lo, coloquem em prática o que aprenderam em Digitação. Junte todos os cases resolvidos e, com base no relatório criado, monte uma apresentação contendo: Quais os setores de sua empresa, Quais os cargos existentes, Quantas pessoas precisarão ser contratadas, Quais os salários destes contratados, A política de Benefícios oferecidos Caso o empregado do case da aula 13 tenha sido dispensado, quais os direitos ele deve receber e quais encargos vocês precisam pagar Caso o case da aula 13 tenha sido resolvido por outra atitude, descreva qual foi esta atitude. O currículo dos sócios (realizado na aula 09 de Desenvolvimento Pessoal). A apresentação deverá ser feita em PowerPoint, com no máximo 5 minutos. Não esqueçam de atualizar o blog da empresa. Ele também será apresentado na próxima aula.

RELEVÂNCIA Promover a reunião os Cases trabalhados durante o Projeto, organizando a apresentação para a próxima aula. COMO FAZER? ( NOSSA DICA PARA VOCÊS) Juntem todas as decisões tomadas e montem uma apresentação que contenha os pedidos acima.


Use seus conhecimentos para fazer uma apresentação adequada e com conteúdo.

RESOLUÇÃO ( ORIENTAÇÃO PARA O INSTRUTOR) Nesta aula o instrutor deverá avaliar constantemente as equipes na organização dos Cases resolvidos para apresentar na próxima aula. Sugere-se fazer um resgate de todas as decisões tomadas pelos alunos ao longo do desenvolvimento dos cases. O instrutor também deve gerenciar o tempo para que os alunos se organizem para montar sua apresentação. Avalie os relatórios escritos e observe se eles estão sendo apresentados conforme orientações dos cases. É importante que nesta aula haja interação com o instrutor de Informática, pois, os alunos utilizarão da aula para preparar a apresentação. Mais uma vez cabe aos instrutores combinarem entre si para observar o trabalho em equipe e como será a participação de cada membro da equipe na tomada de decisão.


AULA 15: CONTEÚDO:

Apresentação de material desenvolvido

OBJETIVO:

Avaliação dos conteúdos aplicados

APLICAÇÃO:

Os grupos devem entregar uma copia do relatório escrito para o gestor que deverá acompanhar a apresentação através dele e realizar seus questionamentos com base no material escrito e apresentado. Em seguida, fazer a apresentação dos grupos, que terão 5 minutos para discorrer sobre seus resultados de forma visual (apresentação em PowerPoint). A apresentação deve ser criativa e ser construída de forma a realizar o marketing da empresa gerida pelo grupo. Despedir dos alunos e finalizar oficialmente o projeto RH.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

A avaliação final é com foco no conteúdo da matéria, porém levando em conta o desenvolvimento Pessoal e Tecnológico, na evolução do aluno e do grupo ao longo das aulas (se as soluções para os cases foram entregues ou não) e ainda na qualidade final do trabalho construído.


ANEXO I


RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS DEPARTAM ENTO PESSOAL


EXERCÍCIOS – pg.15 1) Coloque V para verdadeiro e F para falso. ( V ) A CLT é o compêndio no qual estão relacionadas as normas que regulam as relações trabalhistas. ( F ) EMPREGADO é toda pessoa jurídica prestadora de serviços a empregadores. ( V ) Quando um empregado sentir-se injustiçado pelos créditos recebidos ao longo de um período de prestação de serviço, ele terá o direito de mover uma ação trabalhista contra a empresa. ( F ) O registro em carteira não é obrigatório para pequenas empresas. ( V ) Para se fazer o registro do empregado, é necessário que ele tenha a carteira de trabalho. 2) Complete a relação de documentos necessários para efetuar o registro de admissão de uma pessoa que irá trabalhar como balconista de uma lanchonete. - Carteira de Trabalho e Previdência Social - Exame médico admissional - Certificado de Reservista (quando homem) - Carteira de Identidade - CPF Cadastro de Pessoa Física - Título Eleitoral - Cartão de vacinação dos filhos menores de 7 anos de idade (para efeito de salário família) - Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos, ou da documentação relativa ao equiparado ou ao inválido (para efeito de salário-família); - Comprovante de freqüência na escola para os filhos de 7 a 14 anos de idade (para efeito do salário família) - Documento de cadastro no PIS (para pessoas que já tiveram algum registro anterior) - Foto 3 x 4 - Carta de referência

EXERCÍCIOS – pg.21 1) Preencha as lacunas. a) A ___CTPS____ será emitida pelas Delegacias Regionais do Trabalho e Emprego, sem nenhum custo para o trabalhador sendo necessária a apresentação de um documento de IDENTIFICAÇÃO e uma fotografia 3x4. b) A Carteira de Trabalho e Previdência Social deve ser entregue pelo EMPREGADO, mediante recibo, para o devido registro de sua admissão. O EMPREGADOR terá o prazo de 48 horas, para anotação e devolução. (art 29 da CLT) c) A CTPS é um documento OBRIGATÓRIO para o exercício de qualquer emprego, inclusive de natureza rural, ainda que em caráter temporário. EXERCÍCIOS CÁLCULO DE SALÁRIO – pg 26 1. Empregado do comércio com salário de R$ 700,00 mensais, trabalhou o mês completo. Qual será o salário bruto no mês? R: 700,00


2. Empregado de fábrica com salário de R$ 2,27 por hora, trabalhou 230 horas no mês. Qual será seu salário bruto no mês? R: Como não foi mencionado que o funcionário é horista, deve-se calcular como se fosse, assim temos que interar o aluno da importância do calculo do DSR, instruindo o mesmo a considerar para os exercícios cujo mês de referencia não esta enfatizado, assim consideramos o mês com 30 dias sendo 26 trabalhados e 4 descansados; CALCULO: SALARIO MÊS: 2,27 X 230 = 522,10 DSR: 522,10 : 26 X 4 = 80,32 SALARIO BRUTO: 522,10 + 80,32 = R$ 602,42 3. Funcionário mensalista admitido em 05/08/XX com salário de R$ 800,00 por mês. Qual será sua remuneração bruta? R: POR SER O PRIMEIRO MÊS DE SALARIO, CONTA-SE DO 1.º DIA DE TRABALHO ATÉ O ULTIMO DO MÊS, SENDO ASSIM, O MÊS DE AGOSTO TEM 31 DIAS ONDE (31 DIAS - 4 DIAS = TEMOS 27 DIAS CONTADO COM OS DOMINGOS QUE ELE GANHA, ASSIMTEMOS A SEGUINTE CONTA... R$ 800,00 : 30 (dias) X 27 = R$ 720,00 4.Empregado mensalista que tenha um salário de R$ 770,00 admitido em 17/08/XX . Qual será sua remuneração bruta no final do mês? R: MESMA RESOLUÇÃO 31 DIAS – 16 DIAS = 15 DIAS TRABALHADOS R$ 770,00 : 30 X 15 = 385,00 5. Qual o valor pago por hora para um empregado mensalista que tenha um salário de R$890,00? R: R$ 890,00 : 220 HORAS = R$ 4,04 6. Quanto ganha por dia uma pessoa que tenha um salário mensal de R$530,00? R: R$ 530,00 : 30 DIAS = R$ 17,66 7. Quanto ganha por mês uma pessoa que tenha um salário de R$17,00 por dia? R: R$ 17,00 X 30 DIAS = 510,00 8. Uma pessoa que trabalhe em uma fábrica, e que ganha por hora de trabalho, recebeu um salário de R$ 890,00, tendo trabalhado 245 horas. Qual o valor pago por hora trabalhada? R: R$ 890,00 : 245 HORAS = R$ 3,63 Obs: Vale ressaltar que esse exercício contém falta de dados, pois se o funcionário é horista o mesmo tem direito de receber DSR, então entende-se que o mesmo já encontra-se somado aos 890,00 reais, sendo impossível saber o verdadeiro valor de sua hora trabalhada; EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO – pg 30 1) O vale transporte foi instituído pela Lei 7.418/85 que dispõe sobre a _OBRIGATORIEDADE__ de todas as empresas fornecerem o mesmo a seus empregados. 2) O empregador poderá descontar do empregado até _6_% sobre o salário base do empregado.


3) Assinale V para verdadeiro e F para falso (V) O salário família é devido ao segurado empregado, em atividade, exceto ao doméstico, aos aposentados em geral e aos assegurados em gozo de auxílio-doença. (F ) Para receber o salário família, o trabalhador terá que ter pelo menos 1 ano de registro em carteira. (V ) O salário família será pago ao trabalhador que tenha filhos ou equiparados menores de 14 anos. (F ) A licença maternidade é de 90 dias. (V ) No auxílio doença, nos primeiros 15 dias consecutivos do afastamento, o pagamento é feito pela empresa. 4) Complete as lacunas a) Para amamentação do filho, até que este complete ___SEIS M ESES___ de idade, a mulher terá direito, durante ___A JORNADA___ de trabalho, a dois descansos especiais, de __M EIA HORA__ cada um. (Art.396 da CLT) b) A Constituição Federal assegura à mulher desde o início da gravidez até __5 MESES_ após o parto. (inciso II, letra “b” do Art. 10 do Ato das disposições Constitucionais Transitórias). c) A partir de setembro de 2003, o pagamento do salário maternidade das gestantes passará a ser feito diretamente pelas _EMPRESAS_, que serão ressarcidas pela _PREVIDÊNCIA SOCIAL_. d) A Lei estabelece medidas de proteção à _MATERNIDADE_, dispondo, inclusive, que não constitui justo motivo para _RECISÃO DE CONTRATO_ o fato de a mulher ter contraído __MATRIMÔNIO_ ou encontrar-se em estado de _GRAVIDEZ__. (Art. 391 da CLT)

5) Analise a situação abaixo e sugira o que deve ser feito: “Um profissional, registrado e contribuinte da Previdência Social estava a caminho do trabalho e sofreu um atropelamento, foi socorrido imediatamente, porém teve uma fratura grave na perna direita. Passou por uma cirurgia e ficará impossibilitado de trabalhar por um período de aproximadamente 3 meses. De acordo com o que foi estudado responda as seguintes questões: a) Esse trabalhador tem direito a que tipo de benefício? R: AUXILIO ACIDENTE b) A quem ele deverá procurar para solicitar esse benefício? R: A PREVIDENCIA SOCIAL – PORÉM SE O MESMO ESTIVER DEVIDAMENTE REGISTRADO A PRÓPRIA EMPRESA O FARÁ. EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO pg 33 1) Cálculo do Adicional de Insalubridade. a) Um trabalhador com um salário de R$750,00 e que tenha direito a uma insalubridade de grau mínimo, quanto receberá de salário bruto ao final do mês? RESOLUÇÃO: SALARIO BASE R$ 750,00 ADC. INSALUBRIDADE GRAU MINIMO PARA TABELA DE 2011 545,00 X 10% = 54,50 ENTÃO: R$ 750,00 + R$ 54,50 = SALARIO BRUTO R$ 804,50 b) Um trabalhador com um salário de R$489,00 e que tenha direito a uma insalubridade de grau médio, quanto receberá de salário bruto ao final do mês? RESOLUÇÃO: SALARIO BASE R$ 489,00 ADC. INSALUBRIDADE GRAU MÉDIO PARA TABELA DE 2011 545,00 X 20% = 109,00 ENTÃO: R$ 489,00 + R$ 109,00 = SALARIO BRUTO R$ 598,00


c) Um trabalhador com salário de R$1.200,00 que tenha direito a uma insalubridade de grau máximo, qual o valor que receberá desse adicional? RESPOSTA: ADICIONAL GRAU MAXIMO: 545,00 X 40% = 218,00 d) Um trabalhador com salário de R$2.350,15 que tenha direito a uma insalubridade de grau médio, qual o valor que receberá desse adicional? RESPOSTA: ADICIONAL GRAU MÉDIO : 545,00 X 20% = 109,00 2) Calcule o valor a ser pago do adicional de periculosidade nos salários abaixo: a) Para um salário de R$750,00, qual será o valor do adicional de periculosidade? RESOLUÇÃO: R$ 750,00 X 30% = R$ 225,00 b) Para um salário de R$985,00, qual será valor do adicional de periculosidade? RESOLUÇÃO: R$ 985,00 X 30% = R$ 295,50 c) Um trabalhador que tenha um salário de R$1.290,00 e receba o adicional de periculosidade, qual será o valor da remuneração bruta que ele receberá ao final do mês? RESOLUÇÃO: R$ 1.290,00 + 30% = R$ 1677,00 3) Calcule o valor a ser pago para o adicional noturno nas situações descritas abaixo: a) Um empregado que tenha trabalhado 5 horas noturnas e que tenha o valor de sua hora normal estipulado em R$4,84 quanto receberá por estas horas noturnas trabalhadas? RESOLUÇÃO: R$ 4,84 + 20% X 5 HORAS = R$ 29,04 b) Um empregado que tenha trabalhado 3 horas noturnas todas as noites por um período de 20 dias e que tenha sua hora normal estipulada em R$6,54, quanto receberá por estas horas noturnas trabalhadas? RESOLUÇÃO: 3 HORAS X 20 DIAS = 60 HORAS NO MES ASSIM - R$ 6,54 + 20% X 60 HORAS = R$ 470,88 c) Se você trabalhar 8 horas noturnas, durante 25 dias, tendo um valor de hora normal estipulado em R$6,32 receberá quanto por estas horas trabalhadas á noite? RESOLUÇÃO: 8 HORAS X 25 DIAS = 200 HORAS DE TRABALHO ASSIM: R$ 6,32 + 20% X 200 = R$ 1.516,80


EXERCÍCIOS DE HORAS EXTRAS pg 35 1) Com os dados abaixo faça os cálculos das horas extras apontadas em cada situação. a) Empregado: Clóvis Araújo Salário: R$580,00 Qtde horas extras: 12 horas Carga horária: 220 horas

b) Empregado: Renato Santos Salário: R$550,00 Qtde horas extras: 38 horas Carga horária: 180 horas

Resolução: Considerando que o problema não solicita o calculo do DSR, porém sabemos que o mesmo é obrigatório sempre que há incidência de horas extras é importante solicitar o calculo do mesmo, sendo assim considere o mês com 30 dias sendo 26 trabalhados e 4 descansados. tomando sempre o cuidado de exemplificar quando se tratar de outros meses.

a) HORA EXTRA : R$ 580,00 : 220 + 50%x 12 = R$ 47,45 DSR: R$ 47,45 : 26 x 4 = R$ 7,30 b) HORA EXTRA : R$ 550,00 : 180 + 50%x 38 = R$ 174,16

c) Empregado: Simone da Silva Salário: R$540,00 Qtde horas extras: 25 horas Carga horária: 220 horas

DSR: R$ 174,16 : 26 x 4 = R$ 26,79 c)

HORA EXTRA : R$ 540,00 : 220 + 50%x 25 = R$ 92,04 DSR: R$ 92,04 : 26 x 4 = R$ 14,16

d) HORA EXTRA : R$ 690,00 : 180 + 50%x 15 = R$ 86,25 d) Empregado: Márcio Viana Salário: R$690,00 Qtde horas extras: 15 horas Carga horária: 180 horas 26

DSR: R$ 86,25 : 26 x 4 = R$ 13,26 e) HORA EXTRA : R$ 680,00 : 180 + 50%x 15 = R$ 85,00 DSR: R$ 85,00 : 26 x 4 = R$ 13,07 f)

e) Empregado: Jair Filho Salário: R$680,00 Qtde horas extras: 15 horas Carga horária: 180 horas f) Empregado: Paulo Neves Salário: R$597,25 Qtde horas extras: 20 horas Carga horária: 190 horas

HORA EXTRA : R$ 597,25 : 190 + 50%x 20 = R$ 94,30 DSR: R$ 94,30 : 26 x 4 = R$ 14,50


EXERCÍCIO DE HORAS EXTRAS NOTURNAS pg 36 Resolução: Observe que para o calculo das horas extras noturnas após o acréscimo de 50% obrigatório pela constituição também acrescenta-se 20% de incidência pelas horas noturnas.

a) Empregado: Mário Quintana Salário: R$780,00 Qtde horas extras: 20 horas Carga horária: 220 horas

a) HORA EXTRA : R$ 780,00 : 220 + 50%+ 20%x 20 = R$ 127,63

b) Empregado: Maria Eduarda Salário: R$720,00 Qtde horas extras: 20 horas Carga horária: 220 horas

DSR: R$ 127,63 : 26 x 4 = R$ 19,63 b) HORA EXTRA : R$ 720,00 : 220 + 50%+ 20%x 20 = R$ 117,81

c) Empregado: André Machado Salário: R$580,00 Qtde horas extras: 10 horas Carga horária: 180 horas

DSR: R$ 117,81 : 26 x 4 = R$ 18,12 c)

HORA EXTRA : R$ 580,00 : 180 + 50%+ 20%x 10 = R$ 58,00 DSR: R$ 58,00 : 26 x 4 = R$ 8,92

d) Empregado: Cecília Meireles Salário: R$630,00 Qtde horas extras: 05 horas Carga horária: 220 horas

d) HORA EXTRA : R$ 630,00 : 220 + 50%+ 20%x 05 = R$ 25,77

EXERCÍCIOS - CALCULANDO DESCONTOS - pg37 1) Um empregado mensalista teve duas faltas injustificadas no mês. Calcule o valor do salário líquido que ele receberá. Considere um salário mensal de R$850,00, não se esqueça de descontar o INSS. RESOLUÇÃO: A melhor maneira de exemplificar para o aluno o cálculo de falta é ilustrando um holerite, pois para falta existe uma regra que para descontar os impostos (FGTS, INSS e IRRF), a falta deve ser descontada do total de vencimento, assim as bases de cálculo mudam. Calculo da Falta: R$ 850,00 : 30 x 2 = R$ 56,66 Calculo do DSR da Falta: R$ 850,00: 30x 1 = R$ 28,33 Calculo do INSS: R$ 850,00 – R$ 56,66 = R$ 793,34 Para esse valor a alíquota de INSS é de 8% assim o INSS será de R$ 793,34 x 8% = 63,46 SALARIO LIQUIDO A RECEBER: R$ 850,00 – (56,66 + 28,33 + 63,46) = R$ 701,55 OBSERVE QUE QUANDO COLOCADO NO HOLERITE O MESMO FICA MELHOR EXEMPLIFICADO.

SALARIO BASE

30

FALTA

02

850,00 56,66

DSR FALTA

01

28,33

INSS

8%

63,46

850,00

148,45 701,55


2) Um empregado mensalista com salário de R$748,00 teve 4 faltas no mês, sendo uma delas injustificada. Calcule o salário líquido a receber. Não se esqueça de descontar o INSS. RESOLUÇÃO: Calculo da Falta: R$ 748,00 : 30 x 1 = R$ 24,93 Calculo do DSR da Falta: R$ 748,00 : 30x 1 = R$ 24,93 Calculo do INSS: R$ 748,00 – R$ 24,93 = R$ 723,06 Para esse valor a alíquota de INSS é de 8% assim o INSS será de R$ 723,06 x 8% = R$ 57,84 SALARIO LIQUIDO A RECEBER: R$ 748,00 – (24,93 + 24,93 + 57,84) = R$ 640,30 OBSERVE QUE QUANDO COLOCADO NO HOLERITE O MESMO FICA MELHOR EXEMPLIFICADO.

SALARIO BASE

30

FALTA

01

748,00 24,93

DSR FALTA

01

24,93

INSS

8%

57,84

748,00

107,70 640,30

3) Um empregado mensalista com salário mensal de R$640,00, não teve faltas, mas recebeu 80 valestransportes. Qual será o salário líquido a receber? Não se esqueça de descontar o INSS. RESOLUÇÃO: Calculo do vale transporte: R$ 640,00 x 6% = R$ 38,40 Calculo do INSS Para esse valor a alíquota de INSS é de 8% assim o INSS será de R$ 640,00 x 8% = 51,20 SALARIO LIQUIDO A RECEBER: R$ 640,00 – (38,40 + 51,20) = R$ 550,40 OBSERVE QUE QUANDO COLOCADO NO HOLERITE O MESMO FICA MELHOR EXEMPLIFICADO.

SALARIO BASE

30

VALE TRANSP.

6%

640,00 38,40

INSS

8%

51,20

640,00

89,60 550,40


4) Qual o valor do INSS a pagar de um empregado que ganha R$1.289,00 por mês? RESPOSTA: R$ 1.289,00 X 9% = R$ 116,01 5) Qual o valor do INSS a pagar de um empregado que ganha R$838,00 por mês? RESPOSTA: R$ 838,00 X 8% = R$ 67,04 6) Um empregado horista que tenha um salário/hora de R$3,25 e trabalhou 241 horas no mês e teve 5 DSR. Quanto pagará de INSS? RESOLUÇÃO: R$ 3,25 X 241 = R$ 783,25 SE CONSIDERARMOS UM MÊS COM 30 DIAS ENTÃO: DSR = R$ 783,25 : 25 X 5 = R$156,65 TOTAL BRUTO: 783,25 + 156,65 = R$ 939,90 PARA ESSE VALOR DE ACORDO COM A TABELA O INSS SERÁ DE 8% R$ 939,90 X 8% = 75,19 INSS DE R$ 75,19 EXERCÍCIO DE IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE pg 38 IRRF

(Imposto de Renda Retido na Fonte) Até 1.566,61 => ISENTO (não paga) De 1.566,62 até 2.347,85 => base de cálculo x 7,5% (-) 117,49 De 2.347,86 até 3.130,51 => base de cálculo x 15% (-) 293,58 De 3.130,51 até 3.911,63 => base de cálculo x 22,5% (-) 528,37 Acima de 3.911,64 => base de cálculo x 27,5% (-) 723,95 Dedução por dependente: R$ 157,47

INSS: Até R$ 1.107,52 => Remuneração x 8% De R$ 1.107,53 até R$ 1.845,87 => Remuneração x 9% De R$ 1.845,88 até R$ 3.691,74 => Remuneração x 11% Acima de R$ 3.691,74 desconto fixo de R$ 406,09

OBS: PARA RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS UTILIZEI AS TABELAS ACIMA. Matheus de Oliveira Renda bruta: R$2.250,00 2 dependentes

INSS: 2.250,00 X 11% = 247,50 157,47 X 2 = 314,94

Renda bruta: R$ 2.250,00 Dedução dependente R$ 314,94 INSS R$ 247,50 Total R$ 1.687,56 Alíquota x 7,5 % Resultado R$ 126,56 Parcela a deduzir R$ 117,49 Imposto a recolher R$ 9,07 Marli Neves Renda bruta: R$2.575,00 2 dependentes Renda bruta: R$ 2.575,00 Dedução dependente R$ 314,94 INSS R$ 283,25 Total R$ 1976,81

INSS: 2.575,00 X 11% = 283,25 157,47 X 2 = 314,94


Alíquota x 7,5% Resultado R$148,26 Parcela a deduzir R$ 117,49 Imposto a recolher R$ 30,77 Lucas da Silva Renda bruta: R$2.158,00 Nenhum dependente

INSS: 2.158,00 X 11% = 237,38

Renda bruta: R$ 2.158,00 Dedução dependente R$ 00 INSS R$ 237,38 Total R$ 1920,62 Alíquota x 7,5 % Resultado R$ 144,04 Parcela a deduzir R$ 117,49 Imposto a recolher R$ 26,55 Sidney Vargas Júnior Renda bruta: R$1.877,40 1 dependente

INSS: 1.877,40 X 11% = 206,51 R$ 157,47

Renda bruta: R$ 1.877,40 Dedução dependente R$ 157,47 INSS R$ 206,51 Total R$ 1.513,96 Alíquota - OBSERVE QUE PARA O TOTAL QUE SOBRA NÃO HÁ INCIDENCIA DE COBRANÇA DE IRRF. Resultado R$ Parcela a deduzir R$ Imposto a recolher R$ ISENTO

EXERCÍCIOS - CÁLCULO DE FÉRIAS - pg 43 1) Calcule as férias de um empregado que se enquadre na seguinte situação: Admissão: 01/03/2010 Desligamento: 31/01/11 Salário: R$1.200,00 RESOLUÇÃO: CONTA-SE DO DIA 01/03/10 A 01/01/11 = 10 MESES E DO DIA 01/01/11 A 31/01/11 GANHA MAIS UM MÊS POIS TRABALHOU MAIS DE 14 DIAS TOTAL A RECEBER 11 MESES. CALCULO: 1.200,00 : 12 x 11 = 1.100,00 CONSTITUCIONAL = 1.100,00 : 3 = 366,66 BRUTO A RECEBER: 1.100,00 + 366,66 = 1.466,66 2) Calcule as férias de um empregado que se enquadre na seguinte situação: Admissão: 10/04/10 Desligamento: 20/06/11 Salário: R$800,00 RESOLUÇÃO: CONTA-SE DO DIA 10/04/10 A 10/04/11 = UM ANO E DO DIA 10/04/11 A 10/06/11 GANHA MAIS DOIS MÊSES PROPORCIONAL,


E DO DIA 10/06/11 A 20/06/11 NÃO GANHA MAIS UM MÊS PORQUE TRABALHOU MENOS DE 15 DIAS TOTAL A RECEBER 1 ANO E 02 MESES. CALCULO PARA UM ANO: 800,00 CONSTITUCIONAL = 800,00 : 3 = 266,66 SOMA: 800,00 + 266,66 = 1.066,66

CALCULO PARA 2 MÊSES: 800,00 : 12 x 2 = 133,33 CONSTITUCIONAL = 133,33 : 3 = 44,44 SOMA: 133,33 + 44,44 = 177,77

BRUTO A RECEBER: 1.066,66 + 177,77 = 1.244,43 3) Calcule as férias de um empregado que se enquadre na seguinte situação: Admissão: 18/08/11 Desligamento: 31/10/11 Salário: R$2.100,00 RESOLUÇÃO: CONTA-SE DO DIA 18/08/11 A 18/10/11 = 02 MESES E DO DIA 18/10/11 A 31/10/11 NÃO GANHA MAIS UM MÊS POIS TRABALHOU MENOS DE 15 DIAS TOTAL A RECEBER 02 MESES. CALCULO: 2.100,00 : 12 x 02 = 350,00 CONSTITUCIONAL = 350,00 : 3 = 116,66 BRUTO A RECEBER: 350,00 + 116,66 = 466,66 4) Calcule as férias de um empregado que se enquadre na seguinte situação: Admissão: 15/05/99 Desligamento: 05/08/00 Salário: R$900,00 RESOLUÇÃO: CONTA-SE DO DIA 15/05/99 A 15/05/00 = UM ANO E DO DIA 15/05/00 A 15/07/00 GANHA MAIS DOIS MÊSES PROPORCIONAL, E DO DIA 15/07/00 A 05/08/11 GANHA MAIS UM MÊS PORQUE TRABALHOU MAIS DE 14 DIAS TOTAL A RECEBER 1 ANO E 03 MESES. CALCULO PARA UM ANO: 900,00 CONSTITUCIONAL = 900,00 : 3 = 300,00 SOMA: 800,00 + 300,00 = 1.200,00

CALCULO PARA 3 MÊSES: 900,00 : 12 x 3 = 225,00 CONSTITUCIONAL = 225,00 : 3 = 75,00 SOMA: 225,00 + 75,00 = 300,00

BRUTO A RECEBER: 1.200,00 + 300,00 = 1.500,00

EXERCÍCIOS - 13º SALÁRIO PROPORCIONAL - pg 46 1. Admissão: 01/08 Salário: R$ 620,00 RESOLUÇÃO: CONTA-SE DO DIA 01/08 A 01/12, 04 MESES, DO DIA 01/12 A 31/12 COMO PASSA DE 14 DIAS GANHA MAIS UM MÊS INTEIRO, SENDO ASSIM, GANHARÁ UM TOTAL DE 5 MESES. CÁLCULO: 620,00 : 12 x 5 = 258,33 INSS: 258,33 x 8% = 20,64 1.ª PÁRCELA – 258,33 : 2 = 129,16 2.ª PARCELA – 129,16 – 20,64 = 108,52


2. Admissão: 13/05 Salário: R$ 700,00 RESOLUÇÃO: CONTA-SE DO DIA 13/ 05 A 13/ 12, 07 M ESES, DO DIA 13/ 12 A 31/ 12 COM O PASSA DE 14 DIAS GANHA MAIS UM MÊS INTEIRO, SENDO ASSIM, GANHARÁ UM TOTAL DE 8 MESES. CALCULO: 700,00 : 12 x 8 = 466,66 INSS: 466,66 x 8% = 37,33 1.ª PÁRCELA – 466,66 : 2 = 233,33 2.ª PARCELA – 233,33 – 37,33 = 196,00 3. Admissão: 20/07 Salário: R$ 740,00 RESOLUÇÃO: CONTA-SE DO DIA 20/ 07 A 20/ 12, 05 M ESES, DO DIA 20/ 12 A 31/ 12 COM O NAO PASSA DE 15 DIAS NÃO GANHA M AIS UM M ÊS INTEIRO, SENDO ASSIM , GANHARÁ UM TOTAL DE 05 MESES. CALCULO: 740,00 : 12 x 5 = 308,33 INSS:308,33 x 8% = 24,67 1.ª PÁRCELA – 308,33 : 2 = 154,17 2.ª PARCELA – 154,17 – 24,67 = 129,50 4. Admissão: 01/02 Salário: R$ 1.500,00 RESOLUÇÃO: CONTA-SE DO DIA 01/ 02 A 01/ 12, 10 M ESES, DO DIA 01/12 A 31/12 COMO PASSA DE 14 DIAS GANHA M AIS UM M ÊS INTEIRO, SENDO ASSIM , GANHARÁ UM TOTAL DE 11 MESES. CALCULO: 1,500,00 : 12 x 11 = 1375,00 INSS: 1375,00 x 9% = 123,75 1.ª PÁRCELA – 1.375,00 : 2 = 687,50 2.ª PARCELA – 687,50 – 123,75 = 563,75 5. Admissão: 06/03 Salário: R$ 850,00 RESOLUÇÃO: CONTA-SE DO DIA 06/ 03 A 06/ 12, 9 M ESES, DO DIA 06/ 12 A 31/ 12 COM O PASSA DE 14 DIAS GANHA M AIS UM M ÊS INTEIRO, SENDO ASSIM , GANHARÁ UM TOTAL DE 10 MESES. CALCULO: 850,00 : 12 x 10 = 708,33 INSS: 708,33 x 8% = 56,66 1.ª PÁRCELA – 708,33 : 2 = 354,16 2.ª PARCELA – 354,16 – 56,66 = 297,50 6. Admissão: 01/10 Salário: R$ 900,00 RESOLUÇÃO: CONTA-SE DO DIA 01/ 10 A 01/ 12, 02 M ESES, DO DIA 01/ 12 A 31/ 12 COM O PASSA DE 14 DIAS GANHA M AIS UM M ÊS INTEIRO, SENDO ASSIM , GANHARÁ UM TOTAL DE 03 MESES. CALCULO: 900,00 : 12 x 3 = 225,00 INSS: 225,00 x 8% = 18,00 1.ª PÁRCELA – 225,00 : 2 = 112,50 2.ª PARCELA – 112,50 – 18,00 = 94,50


CONTROLE DE CONTEÚDOS


ROTEIROS DE AULA


Marketing Pessoal AULA 01: CONTEÚDO:

Introdução/ Compreendendo e desmistificando o Marketing Pessoal/ O que é Marketing Pessoal

OBJETIVO:

Descobrir o que o aluno compreende por Marketing Pessoal. Desmistificar este conceito, se necessário. Apresentar o significado de Marketing Pessoal dentro da proposta do curso Cebrac.

APLICAÇÃO: Inicia-se a aula de forma descontraída perguntando a turma “o que vocês entendem por marketing pessoal?”. Diante das respostas o Instrutor juntamente com os alunos, constrói um conceito de Marketing Pessoal, escrevendo na lousa. O instrutor pode utilizar também o “multimídia” para apresentar em slides, o conceito de marketing pessoal através de imagens como fotografias de comerciais e/ ou vídeos, a fim de comparar o marketing comercial e o pessoal, frisando que o “produto/ Marca” do marketing pessoal é o próprio indivíduo. INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:


AULA 02: CONTEÚDO:

Construa um produto chamado você/ Como está o seu poder de sedução?

OBJETIVO:

Levar o aluno ao autoconhecimento. Proporcionar ao aluno uma reflexão sobre suas potencialidades e fragilidades e os que precisa aprimorar para ser um profissional de sucesso no mercado de trabalho.

APLICAÇÃO:

Inicia-se a aula de forma descontraída recapitulando o conceito trabalhado na aula anterior sobre o marketing pessoal. O Instrutor fala da importância de cada indivíduo se conhecer, descobrir quais seus potenciais, fragilidades e aspirações. Em seguida faz-se a leitura e análise do texto “A imagem de um samurai” A reflexão pode ser conduzida como sugerido na apostila. Após as reflexões o Instrutor orienta os alunos a construírem suas imagens colocando num papel suas características fortes, fracas e a alcançar. Refletir sobre o item “como está o seu poder de sedução?” Debata os itens finais deste tópico e para concluir os assuntos abordados nesta aula, faz-se a leitura do texto “que imagem Paulo está apresentando? E Pedro?”. Pedir que os alunos se reúnam e resolvam o Case proposto para esta aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:


CASE – AULA 2 AULA 02 Construindo um produto chamado você!

O QUE ESTÁ ACONTECENDO? LÂMPADAS ECOLÓGICAS “A sua empresa está passando por um bom momento! Vocês têm conseguido vender seu produto, há crescimento e boas perspectivas para o futuro. Porém, nada está tão bom que não possa ser melhorado. Para saber como a imagem da empresa de vocês está, é necessário fazer uma pesquisa de mercado. E então, estão prontos?” O QUE ESTÁ ACONTECENDO? AGÊNCIA DE TURISMO PARA 3ª IDADE “A sua empresa está passando por um mau momento. As vendas vão mal, as pessoas não tem entrado em contato e a margem de lucro está péssima. Pelo que se tem discutido, isso está acontecendo por uma falha de marketing na empresa e, especialmente, dos funcionários. O que fazer agora? Para saber como melhorar a imagem da empresa de vocês, é necessário fazer uma pesquisa de mercado. E então, estão prontos?” O QUE ESTÁ ACONTECENDO? CASAMENTO 2.0 “A sua empresa está passando por um bom momento! Noivos e mais noivos tem entrado em contato e utilizado seu site e a sua idéia. Parabéns! M as vocês têm percebido que nem todos os clientes adquirem o serviço e saem 100% satisfeitos. O que será que está acontecendo? Para saber como melhorar a imagem da empresa de vocês, é necessário fazer uma pesquisa de mercado. E então, estão prontos?” O QUE ESTÁ ACONTECENDO? H ORTAS EM APARTAMENTOS “A sua empresa está passando por um mal momento... As pessoas não estão confiando nos seus serviços e, pior, não acreditam na empresa de vocês. Vocês pensam que isso tem a ver com o mercado ou com as oscilações financeiras. M as, na verdade, a imagem da empresa de vocês precisa ser reformulada. Para saber como melhorar a imagem da empresa de vocês, é necessário fazer uma pesquisa de mercado. E então, estão prontos?” O QUE ESTÁ ACONTECENDO? FAST FOOD SAUDÁVEL “A empresa de vocês está passando por um bom momento! M uitas entregas de alimentos saudáveis na região do seu negócio, muitas pessoas falando bem da sua empresa e trazendo mais clientes. Ótimo! M as nada está tão bom que não possa ser melhorado! Para saber como melhorar a imagem da empresa de vocês, é necessário fazer uma pesquisa de mercado. E então, estão prontos?” E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Os grupos devem fazer duas pesquisas de mercado: uma delas sobre si mesmos, e


outra sobre a empresa. Para fazer a pesquisa sobre si mesmo: 1. Fale com os seus amigos, estes que estão sempre do seu lado e com quem você conversa sempre e perguntem o que eles acham de você. Quem é você do ponto de vista deles; 2. Agora procure aqueles alunos com quem você nunca falou ou fala raramente e pergunte o que eles percebem em você. Que imagem você passa para eles. Para fazer a pesquisa sobre a empresa: 3. A segunda parte será feita através da internet. Os alunos deverão criar uma página de facebook para a sua empresa e fazer uma enquete para descobrir quais são seus pontos fortes e pontos fracos, para que possam trabalhar nisso e melhorar sua imagem. Para isto divulguem a pagina para quem você gostaria de receber o feedback.

NOSSA DICA PARA VOCÊS Não fiquem parados! Sejam pró-ativo e façam a sua pesquisa de mercado com eficiência. Participem da sua equipe e não percam tempo com nada! O projeto está só começando! Preparem-se para ouvir coisas boas ou não a seu respeito. Agradeça a oportunidade de ouvi-las. Com elas você terá um tesouro: o mapa para se tornar um campeão de verdade, reconhecido por todos!

RESOLUÇÃO (ORIENTAÇÃO PARA O I NSTRUTOR) A resolução desta aula pode ser feita de várias formas, conforme a seguir: Nas empresas que estão bem no mercado, os alunos farão uma pesquisa (enquete) sobre seu conceito de negócio no facebook, pensando sempre em como melhorar o seu negócio. Notem que as empresas não tem produtos ou serviços, mas que os alunos podem pensar nisso se desejarem. A idéia aqui é fazer uma pesquisa de mercado, qualitativa e quantitativa, de como seria a aceitação desse negócio pelas pessoas, e disponibilizar na web. Portanto, os alunos devem elaborar as questões da pesquisa e como pretendem tabular os resultados. As questões fechadas podem ser quantificadas e favorecem criações de gráficos e tabelas, facilitando a visualização. O Gestor deve ter cuidado em frisar que não se coloquem só questões fechadas (de resposta pronta) na enquete, mas que o “cliente” possa, também, dar a sua opinião. Este tipo de pergunta, denominada qualitativa, favorece o aprofundamento das conclusões obtidas através das perguntas quantitativas. O Gestor deve orientar as equipes para que mesclem, portanto, os dois tipos de perguntas. É prudente realizar, como em qualquer pesquisa, um pré-teste das questões elaboradas para que as equipes tenham certeza de que elas são de fácil entendimento e se são capazes de pesquisar os pontos desejados com eficácia. O pré teste poderá ser realizado com duas ou três pessoas dos


outros grupos e com base nas respostas se fará a avaliação da pertinência das questões elaboradas. Já para as empresas que não estão bem, eles devem, além do disposto acima, pedir sugestões de melhoria na enquete e fazer pesquisa, também, na sala com os outros grupos. A idéia aqui é que eles identifiquem e criem situações para que a empresa deles melhore e volte a oferecer o lucro que eles esperam; O terceiro – e o mais importante – ponto levantado na aula é a imagem de cada um. Após a realização da enquete, os alunos devem ser levados a refletir sobre como a imagem deles afeta a empresa como um todo e, também, perceberem que as pessoas não vêem só coisas ruins neles, mas também boas qualidades por meio da postura, fala, atitudes etc. O Gestor deve dar um direcionamento para eles de como podem mudar a sua imagem, baseado no que descobriram sobre si e sobre o que querem aparentar ser.


AULA 03: CONTEÚDO:

Etiqueta profissional quanto à pessoa/ Quanto geral/Quanto à capacidade organizacional

OBJETIVO:

Orientar sobre comportamentos desejados no momento de se apresentar no ambiente de trabalho e em entrevistas.

APLICAÇÃO:

Inicia-se a aula de forma motivada levantando questões sobre qual a melhor forma de se apresentar para uma entrevista de emprego. O Instrutor poderá utilizar fotografias de certo e errado para levantar comentários, com isto já aborda as questões a, b e c do item “quanto a pessoa”. Para esta comparação, o Instrutor pode apresentar inicialmente a foto do errado e questionar se ela pode ser considerada correta ou não e porquê. Depois pode mostrar primeiro a correta e fazer a mesma pergunta. Alternar assim, pode ser interessante para que lógica seqüencial não induza as respostas. Em seguida comente os itens “Quanto à cultura em geral” abordando com portam entos indesejados observados em am bientes de trabalho e tam bém quanto à capacidade organizacional sem pre questionando os alunos o que estes comportamentos podem causar na imagem pessoal de quem os possui. Pedir que os alunos se reúnam e resolvam o Case proposto para esta aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

à

Cultura

em


CASE – AULA 3 AULA 03 Etiqueta Profissional

O QUE ESTÁ ACONTECENDO? LÂMPADAS ECOLÓGICAS “Por meio da pesquisa realizada, foi descoberto na sua empresa alguns pontos a serem melhorados nos funcionários. Qual será a atitude adotada pela diretoria para que esses pontos sejam anulados e o funcionamento da empresa possa transcorrer de forma mais tranqüila? Problemas que apareceram, dentre outros: Uso indevido de jogos e aplicativos do facebook em horário de trabalho. Uso de redes sociais; Pessoas falando ou rindo alto nos corredores e banheiros; Funcionários fumando nas dependências da empresa; Má educação; Incapacidade de admitir erros; Gente tentando progredir à força; Falta de discrição por parte de alguns funcionários; Funcionárias de salto alto. E agora? Como vocês resolverão isso? Que atitudes vão tomar?” O QUE ESTÁ ACONTECENDO?AGÊNCIA DE TURISMO PARA 3ª IDADE “Por meio da pesquisa realizada, foi descoberto na sua empresa alguns pontos a serem melhorados nos funcionários. Qual será a atitude adotada pela diretoria para que esses pontos sejam anulados e o funcionamento da empresa possa transcorrer de forma mais tranqüila? Problemas que apareceram: Uso indevido de jogos e aplicativos do facebook em horário de trabalho. Uso de redes sociais; Uso de linguagens incompatíveis com o ambiente; Funcionários com familiaridade indevida com seus superiores; Voz estridente de propósito, incitando brincadeiras inadequadas; Pessoas cantarolando ou assoviando; Pessoas individualistas ou egoístas; Funcionárias usando decote; Funcionários com postura física inadequada. E agora? Como vocês resolverão isso? Que atitudes vão tomar?”

O QUE ESTÁ ACONTECENDO? CASAMENTO 2.0 “Por meio da pesquisa realizada, foi descoberto na sua empresa alguns pontos a serem melhorados nos funcionários. Qual será a atitude adotada pela diretoria para que esses pontos sejam anulados e o funcionamento da empresa possa transcorrer de forma mais tranqüila? Problemas que apareceram:


Uso indevido de jogos e aplicativos do facebook em horário de trabalho. Uso de redes sociais; Funcionários deixando seu posto de trabalho para conversar; Bajulações e puxa-saquismo; Pessoas mascando chicletes ou chupando balas na frente de clientes; Fofoca na empresa; Gente sem noção que fala demais, em horas e lugares errados; Funcionárias com unhas coloridas; Funcionários com problemas de higiene pessoal. E agora? Como vocês resolverão isso? Que atitudes vão tomar?” O QUE ESTÁ ACONTECENDO? H ORTAS EM APARTAMENTOS “Por meio da pesquisa realizada, foi descoberto na sua empresa alguns pontos a serem melhorados nos funcionários. Qual será a atitude adotada pela diretoria para que esses pontos sejam anulados e o funcionamento da empresa possa transcorrer de forma mais tranqüila? Problemas que apareceram: Uso indevido de jogos e aplicativos do facebook em horário de trabalho. Uso de redes sociais; Pessoas esticando o horário de almoço; Funcionários com falta de interesse pelo seu serviço; Funcionários roendo as unhas o tempo todo; Pessoas ouvindo conversas alheias; Pessoas muito críticas; Funcionários com cabelos mal arrumados; Funcionários que não se importam e não cuidam da própria saúde. E agora? Como vocês resolverão isso? Que atitudes vão tomar?”

O QUE ESTÁ ACONTECENDO?FAST FOOD SAUDÁVEL “Por meio da pesquisa realizada, foi descoberto na sua empresa alguns pontos a serem melhorados nos funcionários. Qual será a atitude adotada pela diretoria para que esses pontos sejam anulados e o funcionamento da empresa possa transcorrer de forma mais tranqüila? Problemas que apareceram: Uso indevido de jogos e aplicativos do facebook em horário de trabalho. Uso de redes sociais; Pessoas sentando-se sobre a mesa; Materiais utilizados de forma inadequada ou sendo destruídos; Falta de modéstia por parte de alguns funcionários; Funcionários reclamando constantemente da empresa; Pessoas com humor impróprio no trabalho; Funcionários com roupas sujas, amassadas ou rasgadas; Gente desorganizada. E agora? Como vocês resolverão isso? Que atitudes vão tomar?”


E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Os alunos devem achar soluções para os problemas apresentados e redigi-las para ser adicionado ao trabalho final. Além disso, devem montar um plano de ação com um cronograma de organização para a sua empresa, para que os trabalhos desenvolvidos nela fiquem mais bem dispostos e facilite a fluência dos negócios. Ex: “para organizar a nossa empresa, vamos fazer um sistema de recebimento e envio de e-mails em horários específicos, padronizar as gavetas, dar uma agenda para cada funcionário etc”. Utilizem a ferramenta 5W2H, muito utilizada em grandes empresas para organizar este tipo de plano de ação.Pesquisem na internet, conversem com os gestores adm e de informática. Se os grupos estiverem adotando – e for reincidente – aqueles comportamentos descritos como incompatíveis, todos devem repreender e treinar o infrator para que seu comportamento melhore durantes as aulas. Coloquem na pratica as soluções encontradas. O líder do grupo é responsável por garantir que todos em sala percebam a mudança de conduta do grupo com base no que estamos aprendendo! Tanto as decisões em relação aos comportamentos apresentados na pesquisa, quanto em relação aos integrantes do grupo devem ser redigitados. Seu gestor irá orientar como devera ser este registro.

NOSSA DICA PARA VOCÊS Faça uma descrição de como fariam para melhorar esses itens. Sejam sinceros e analisem os membros da sua equipe e a si mesmos. A idéia aqui é a melhoria de todos, e não a crítica! Registrem esta avaliação e incluam-na no material a ser entregue para a resolução deste case.

RELEVÂNCIA O INTUITO DESSA AULA É TRABALHAR A QUESTÃO DA ETIQUETA PROFISSIONAL, PROBLEM ATIZANDO A QUESTÃO DA “CULTURA EM GERAL” E ENGLOBANDO, TAMBÉM, A ETIQUETA QUANTO À PESSOA E CAPACIDADE ORGANIZACIONAL, VINCULANDO COM A ÉTICA NO USO DE REDES SOCIAIS ( INFORMÁTICA) E LEVANDO OS ALUNOS A REFLETIREM QUE ESSES COMPORTAMENTOS AFETAM A IMAGEM QUE ELES PASSAM PARA A EMPRESA.

RESOLUÇÃO (ORIENTAÇÕES PARA O I NSTRUTOR) Cada grupo deve formar a sua própria opinião de como os critérios apresentados denigrem a imagem do funcionário. Para que tudo ande bem, o Gestor ajudará na orientação dos assuntos – conforme material da apostila – e direcionará o entendimento dos conceitos para que seja formada uma opinião mais profissional desses conceitos. A seguir, uma sugestão de condução:


1) O gestor deve orientar os alunos a avaliarem cada um dos comportamentos apresentados no case com base na apostila. A seguir, as equipes deverão, sob orientação do líder da empresa, construir um texto descrevendo os comportamentos apresentados e a posição da empresa em relação à eles, justificando esta posição com base nos conhecimentos adquiridos e aplicados nos módulos de relações interpessoais, valores e ecocidadania. O texto deverá ser nominado de “GESTÃO DE CONDUTA DA EMPRESA ________”. 2) Em seguida, o Gestor deve entregar para os grupos um modelo de uma planilha 5w2h e rapidamente explicar sua função, bem como de seu preenchimento. Para cada comportamento, um plano de ação deverá ser elaborado na planilha 5w2h. 3) O líder de cada empresa deverá apresentar um feedback geral para o grupo da conduta de cada um dos integrantes durante as aulas e, como líder, propor ações (treinamento, conversas individuais, monitoramento da conduta, etc) para que seja visível a transformação na maneira de agir dos integrantes a partir desta aula. O gestor deverá auxiliar o líder neste procedimento, aula a aula, aguçando o olhar do líder em relação aos comportamentos apresentados. Estas avaliações e ações para melhoria devem ser registradas pelo líder e entregue junto com o texto Gestão de Conduta da Empresa _______ e da planilha 5w2h.


ANEXO I


AULA 04: CONTEÚDO:

Planejar para conquistar

OBJETIVO:

Levar os alunos a compreenderem à importância do planejamento pessoal e profissional. Conscientizar o aluno que seus planos pessoais dependem quase que inteiramente do plano profissional, ou seja, que a maioria dos nossos sonhos são realizados de acordo com o nosso sucesso profissional.

APLICAÇÃO:

O alunos fazem a leitura do texto coletivamente, ou seja, cada aluno lê uma parte do texto e o instrutor vai comentando cada frase. Em seguida o instrutor orienta cada aluno a desenvolver suas metas pessoais e profissionais (Agora é com você). No final da aula o instrutor pede quem quer falar sobre seu planejamento e abre-se para comentários sobre as principais dificuldades. Pedir que os alunos se reúnam e resolvam o Case proposto para esta aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:


CASE – AULA 4 AULA 04 Planejar Para Conquistar O QUE ESTÁ ACONTECENDO? “Vocês estão num momento crucial da empresa. Problemas de imagem estão sendo resolvidos,

conduta

de

funcionários

também.

M as

nenhuma

empresa

ou

empreendimento vai pra frente se não houver planejamento. Então vocês, que estão na cabeça da sua empresa, devem planejar o futuro do seu trabalho. Vamos lá?”

E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Os alunos devem fazer um planejamento – nos moldes da apostila – com prazos e follow-up de como está o trabalho, em quanto tempo pretendem terminar cada etapa e como farão isso. O planejamento deve conter os conteúdos das três disciplinas (Administrativo, Pessoal e Informática).

NOSSA DICA PARA VOCÊS Pensem em todos os detalhes necessários para conseguir o objetivo final. Coloque-os na folha de exercício e faça o acompanhamento! Planejar sem followup é o mesmo que não planejar! RELEVÂNCIA Esta aula será aplicada de forma a mostrar meios de planejamento e aplicá-los no projeto. Será uma aula 50% explicativa e 50% aplicativa. RESOLUÇÃO (ORIENTAÇÕES PARA O I NSTRUTOR) Os alunos deverão fazer um cronograma de planejamento que contenha meta, prazo, follow-up e quem será o responsável. Este cronograma será atualizado – a partir desta aula – até o final do projeto e contará todo o histórico dos trabalhos deles, suas dificuldades e acertos. O planejamento deve contar com ações e metas em relação ao negócio e também ao marketing pessoal de cada um dos integrantes da equipe. Isso poder ser feito num único planejamento, que contemple tanto questões da empresa quanto dos comportamentos individuais, como poderá ser feito dois planejamentos, um para a empresa, outro para as condutas. O Gestor deve tomar cuidado com os prazos, porque senão os alunos podem se perder no caminho e não conseguir entregar todo o projeto. O cronograma de planejamento estará no anexo e parecido com os moldes da apostila. Quanto ao follow-up, se os alunos atingirem suas metas antes do prazo previsto, devem marcar um “atingido” no campo follow-up. Caso contrário (se estiverem atrasados) devem marcar um “não-atingido” no mesmo campo e fazer o que o follow-up se dispõe a fazer: correr atrás do prejuízo. Isso será acompanhado em todo o decorrer do Projeto Recursos Humanos.


Aluno:______________________________________________TURMA:_______ AULA 04: PLANEJAR PARA CONQUISTAR Metas Projeto

Prazo de cumprimento

Follow-up

COMENTÁRIOS SOBRE AS METAS E VIABILIDADE: _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________


AULA 05: CONTEÚDO:

Ferramentas pessoais/ Percepção/ Iniciativo, acabativo, empreendedor. Quem é você?

OBJETIVO:

Analisar o significado da palavra ferramenta. Levantar que tipo de ferramenta é necessária a um profissional das áreas: administrativa, vendas, RH, etc. Refletir sobre imagem.

APLICAÇÃO:

Inicia-se a aula, discutindo sobre o que é e para servem as ferramentas de um trabalhador, fazendo analogia as áreas de interesse da maioria dos alunos. Em seguida faz-se a leitura e reflexão do texto “É preciso afiar o machado” respondendo a questão: Quais são as ferramentas de que precisamos? Com as respostas o Instrutor aproveita ou conduz para percepção, iniciativa e acabativa. Para trabalhar percepção, o instrutor propõe uma dinâmica como a “dinâmica da tesoura” em anexo. Após o fechamento da dinâmica, apresenta o pequeno vídeo “o problema não é meu” disponível no youtube, sobre iniciativa. Após o vídeo faz as considerações sobre iniciativa e o tipo iniciativo e finaliza o assunto com a reflexão: Quem é você?. Após, pedir que os alunos se reúnam e resolvam o Case proposto para esta aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Anexo: Dinâmica da Tesoura Descrição: Esta é uma Dinâmica de Observação. Os participantes devem ficar sentados em círculo. O responsável pela dinâmica também ficará no círculo, e apresentará uma tesoura, e demonstrará três movimentos com a tesoura. Estes movimentos devem ser acompanhados por gestos com as pernas (este é o segredo da dinâmica). A tesoura está aberta \ . / (pernas abertas) a tesoura está fechada |.| (pernas fechadas) e a tesoura está cruzada (tesoura meio aberta formando um X) pernas cruzadas \./ . A idéia da dinâmica consiste em descobrir o "segredo" da tesoura (que são os gestos com as pernas imitando a tesoura) sem se comentar o segredo. Assim que o responsável fizer a demonstração com "as tesouras" deve passá-la adiante, o participante que receber a tesoura deve falar o movimento e realizá-lo. Se ele realizar o "movimento" certo com as tesouras os participantes que já entenderam o segredo dirão se a tesoura está realmente na posição que o participante diz estar, respondendo a pergunta - A tesoura está aberta, fechada ou cruzada. Os outros responderão. Não se pode comentar o segredo do jogo. A intenção é fazer com que todos entendam a regra da dinâmica.


CASE – AULA 5 AULA 05 Ferramentas Pessoais O QUE ESTÁ ACONTECENDO? “Pois bem. Novas oportunidades no mercado têm aparecido e devem ser analisadas com carinho. Por outro lado, vocês, líderes da empresa, devem dar um aviso “amigável” para os subordinados que não tem se desempenhado como deveriam... Será que o risco de desemprego é grande para os membros do grupo? Isso vai depender da sua empregabilidade!” E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Cada membro do grupo fará uma análise pessoal de como anda a sua empregabilidade e se seria aceito pelo mercado de trabalho facilmente ou não. O trabalho de cada aluno é ir até as outras empresas e fazer uma prévia de uma entrevista, a fim de saber se poderia ser aceito lá ou não. O resultado dessa aceitação dependerá dos resultados apresentados no seu grupo atual, que o aluno explanará no intuito de vender-se para a nova empresa. Além disso, os líderes deverão listar quais pessoas dos outros grupos seriam interessantes para serem contratadas por eles e chamar essas pessoas para conversar. Ao final, os membros do grupo deverão analisar-se com base nos estilos “iniciativo”, “acabativo” e “empreendedor” e, depois de justificar o porque se enquadram nas categorias, descrever como seu jeito de ser pode ajudar a empresa e postar suas características no facebook da empresa. Ex: “M eu nome é tal e sou da categoria iniciativo. Sou assim porque tenho idéias o tempo todo, mas tenho dificuldade em colocá-las em prática. Na minha empresa, sou necessário porque, sem mim, tudo seria mais sem graça e sem criatividade. Em conjunto com os acabativos, posso fazer muito mais do que o esperado e, em conseqüência, encantar os clientes”. Não se esqueçam. Nesta situação, cada empresa deverá produzir: 1. As postagens das características individuais no facebook das empresas. 2. Um texto dissertativo sobre a experiência realizada de ser entrevistado ou de entrevistar, fazendo uma relação com o processo de contratação real de uma empresa. 3. A lista de profissionais dos outros grupos considerados desejáveis para a empresa, justificando como este profissional ajudaria a empresa de cada equipe a atingir suas metas.


NOSSA DICA PARA VOCÊS Pensem no que vocês estão fazendo para serem “empregáveis” e se tem se dedicado 100% para com a sua equipe. E não se frustre por não ter o estilo que queria (iniciativo, acabativo ou empreendedor)! Pense que, sem seu estilo, a empresa não seria tão boa como é. RELEVÂNCIA O objetivo desta aula é fomentar a consciência de mercado de trabalho nos alunos e fazer com que se conheçam mais e suas potencialidades, além de promover a vontade de serem cada vez mais empregáveis. Integra com a informática no sentido de postar as informações no facebook da empresa e mostrar que são bons e necessários ao bom funcionamento das suas empresas.

RESOLUÇÃO O Gestor mediará as entrevistas para que todos os alunos saiam dela conhecendo-se um pouco mais. Quanto aos líderes, eles deverão chamar pelo menos um membro de cada um dos outros grupos para ser “entrevistado”. O objetivo desta pré-entrevista não é ser uma entrevista de fato – até porque eles não viram isso, ainda – mas sim fazer com que os alunos estabeleçam contato grupos com grupos e empresas com empresas e percebam que isso ocorre, também, no dia a dia do empregado. O quanto eles serão desejados no mercado de trabalho (sala) dependerá diretamente dos resultados que eles apresentaram no seu próprio grupo. Esse é um ponto muito importante, também, porque mostrará a eles que o trabalho e participação deles na sua empresa (do projeto) é similar ao que encontrará no mercado de trabalho e ele só será bem aceito pelos grupos se conseguir passar segurança e boa desenvoltura nas entrevistas. Ao final, cada empresa deverá produzir: 1) As postagens das características individuais no facebook das empresas; 2) Um texto dissertando sobre a experiência realizada de ser entrevistado ou de entrevistar, fazendo uma relação com o processo de contratação real de uma empresa; 3) A lista de profissionais dos outros grupos, considerados “desejáveis” para a empresa, justificando como este profissional ajudaria a empresa de cada equipe a atingir suas metas.


AULA 06: CONTEÚDO:

Os 12 maiores atributos da liderança

OBJETIVO:

Levar o aluno refletir sobre o que é ser líder suas atribuições.

APLICAÇÃO:

O instrutor faz uma breve recapitulação da aula anterior, relembrando das ferramentas pessoais. Separa a turma em duplas, ou em pequenos grupos para elaborarem juntos, uma reflexão sobre liderança. Também cada grupo ou dupla, ficará responsável de comentar sobre um dos 12 atributos da liderança das paginas 16 e 17. Após, pedir que os alunos se reúnam e resolvam o Case proposto para esta aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:


CASE – AULA 6 AULA 06 Os 12 Maiores Atributos da Liderança

O QUE ESTÁ ACONTECENDO? “O líder da sua empresa precisa conhecer melhor o seu desempenho. E, para isso, fará uma reunião para debater melhorias e chegar a pontos cruciais a respeito da sua liderança. Além disso, ele costuma ficar mais tempo na empresa, mas não recebe horas extra por isso. Será que isso está certo nos termos da lei?”

E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? O líder do seu grupo tem os 12 atributos da liderança? Se não tem, que atitudes o grupo tomará a respeito dele? Pretendem fazer uma nova eleição de líder ou ajudá-lo a melhorar esses pontos? Além disso, o líder é conhecido por sempre chegar antes e sair depois de todos os outros funcionários. Ele ganha hora extra por isso? Como é vista a hora extra do líder pela empresa e nos termos da lei? É igual a realidade?

NOSSA DICA PARA VOCÊS Ajudem o líder! Criticar é fácil, mas ajudar a pessoa a melhorar seus defeitos ou aprimorar as qualidades é o que, realmente, faz uma equipe de CAM PEÕES! Peçam orientações ao gestor. Ele tem algumas dicas de como vocês devem proceder para a resolução deste case.

RELEVÂNCIA O intuito desta aula é contribuir para o autoconhecimento do líder e fazer com que os subordinados dialoguem com a liderança. Há interação, também, com a questão de horas extra abordadas pelo Administrativo. É uma aula predominantemente explicativa. RESOLUÇÃO Se o líder não possui alguns itens apresentados na aula, os alunos devem, primeiro, pensar em formas de ajudar este líder a ser cada vez melhor. O gestor deve cuidar para que esta aula não caia num confronto pessoal e que desgaste a relação entre os integrantes das equipes. Não é permitida crítica invasiva, nem condutas destrutivas. Como dissemos anteriormente, o objetivo é fazer com que os integrantes entendam que a postura de ajudar o outro a ser melhor é a conduta esperada de um profissional brilhante, de um profissional. Para não ter que dar sermão nas equipes, a condução do gestor é essencial. Sugerimos que o gestor:


1) Peça para as equipes observarem o líder e para que comparem os 12 atributos de liderança com a conduta que o líder adota em relação à equipe com mais frequência. Peça para que o líder faça o mesmo em relação à si mesmo. 2) Peça para que os integrantes construam uma carta de feedback ao líder, nos seguintes termos: Caro Amigo __________; Você é nosso líder e respeitamos isto. Sua ação tem sido essencial para que nos tornemos pessoas melhores. Agradecemos por isto. Como seus seguidores precisamos que você ajuste algumas condutas para a nossa realidade e nos ajude a dar o Maximo de nós pela nossa empresa. Acreditamos que as habilidades abaixo, tão positivas em você, devem ser mantidas pois nos ajuda muito. 1) 2) 3) ... Porém gostaríamos de pedir para que observe melhor as atitudes a seguir. 1) 2) 3) ... Temos certeza que mantendo o que você já tem de bom e aprimorando o que pode ser melhorado, você será, ainda mais fundamental para nós. Obrigado, sua equipe. A carta deverá ser entregue ao líder e anexada ao relatório da empresa, assim como a lista feita pelo líder. Caso a liderança esteja, realmente, ameaçada, eles farão uma nova eleição de líder a partir de quem tem os 12 atributos mais evidentes. Este procedimento também deverá ser registrado e anexado no relatório da empresa, no formato de uma ATA. Neste caso, o gestor deverá orientar a equipe no processo de eleição, na pesquisa de


modelos de ata e na condução da substituição do líder atual. Quanto às horas extras, deverão ter uma discussão ética e de pró-atividade; Por um lado a lei não permite horas extra sem remuneração. Por outro, o líder, gerente, administrador sempre faz horas a mais e não ganha por isso. Quem está certo, quem está errado? O Gestor deve levar à reflexão de forma a fazer os alunos entenderem e conhecerem o dia a dia das empresas e que atitude e legislação nem sempre andam juntas. A posição da equipe deve ser registrada.

AULA 07: CONTEÚDO:

Networking ou marketing de relação/Plano de ação: Networking passo a passo

OBJETIVO:

Mostrar ao aluno a importância dos contatos pessoais e profissionais na vida do profissional de sucesso. Motivar o aluno a buscar relacionamentos e contatos novos para possibilitar a abertura de novas oportunidades

APLICAÇÃO:

Inicia-se a aula de forma motivada, perguntando quantos contatos os alunos possuem sem seus telefones, e-mails, redes de relacionamentos. Em seguida levanta-se a questão sobre a importância destes contatos para as relações profissionais, levando os alunos a refletirem. Faz-se o estudo do que é, para que serve e os benefícios do networking. Explica-se o plano passo-a-passo interativamente, levando o aluno a ler e dizer o que entendeu. A aula pode ser preparada no Power Point ou então lida e discutida através da apostila. Se houver tempo o instrutor poderá pedir para que cada aluno faça uma lista de quantas pessoas conhecem, avaliando o quanto estas pessoas podem ajudá-lo e/ ou influenciá-lo. Após, pedir que os alunos se reúnam e resolvam o Case proposto para esta aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:


CASE - AULA 7 AULA 07 Networking

O QUE ESTÁ ACONTECENDO? “Você precisou chegar atrasado na empresa. Nenhum dos superiores diretos soube de nada e você não teve como avisar. Será que ter uma networking não ajudaria neste caso? Saber o telefone de alguém de dentro da empresa ou que tenha contatos sempre foi interessante em um negócio. Além disso, você tem contatos nas outras empresas? Como é seu relacionamento com os outros. Vamos montar a nossa networking?” E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Você já tem os contatos dos membros da sua equipe? E-mail, telefones etc? E o que cada um deles pode fazer por você? Faça o levantamento dos contatos de todos os membros da sua equipe. E das outras equipes? Quem pode ter influência ou conhecer pessoas para te ajudar. Procure pessoas nas outras equipes que possam, de alguma forma, te ajudar no seu caminho profissional ou pessoal. Registrem esta experiência criando uma dissertação sobre a networking e a atividade realizada.

NOSSA DICA PARA VOCÊS LEMBRE-SE: Networking é uma via de duas mãos. Não pensem e anotem somente o que as pessoas podem fazer por você, mas o que você também pode fazer por elas. Assim, sua rede se torna mais forte e assertiva a longo prazo.

RELEVÂNCIA O objetivo aqui é trabalhar os conceitos da aula aplicando-os na vida profissional e pessoal do aluno, fazendo-os dissolver as panelinhas e promover a cooperação entre todos os grupos. RESOLUÇÃO Os alunos deverão preencher a tabela (anexo) com o nome dos colegas que pertencem aos outros grupos. Para cada aluno que o ajuda, quem preenche deve fazer, na tabela de baixo, uma ação que ele pode fazer pelo primeiro, em contrapartida. Todos se ajudando de alguma forma e encaixado nos moldes da apostila (rede de Marketing, rede de Oportunidades e rede de Segurança e Recursos).


AULA 07: ELABORAÇÃO DO NETWORKING a) Baseado nos conceitos da apostila, identifique quem faz parte da sua Networking e como essas pessoas podem te ajudar em áreas diferentes:

PESSOA

TIPO DE

O QUE PODE FAZER PARA ME

ÁREA DE ATUAÇÃO

REDE

AJUDAR

DO CONTATO

b) Agora pense em como VOCÊ pode ajudar as pessoas da sua networking, para poder colocar em prática a troca que manterá e solidificará sua rede de contatos.

PESSOA

TIPO DE

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA

SUA ÁREA DE

REDE

AJUDÁ-LA

ATUAÇÃO


AULA 08: CONTEÚDO:

A busca do emprego: Currículo

OBJETIVO:

Apresentar ao aluno algumas táticas no momento de buscar pelo novo ou primeiro emprego. Orientar o aluno sobre erros comuns e que devem ser evitados. Analisar o que o aluno faria neste momento, qual a sua idéia sobre como agir na hora de buscar emprego. Estimular aluno a expressar sua opinião (Falar em público), fundamental em um processo seletivo.

APLICAÇÃO:

O instrutor a fim de estimular que o aluno expresse sua opinião, poderá formar 4 grupos em sala, orientando cada grupo a ler, discutir entre si e em seguida apresentar sobre o tema designado (Grupo 01: Planejamento e ação; Grupo 02: Primeira etapa - Planejamento e definição de Objetivos; Grupo 03: Melhor momento para buscar um novo emprego; Grupo 04: Pense nisto!). Para este trabalho o instrutor pode dar de 15 minutos para a preparação dos trabalhos e 05 minutos para cada uma das apresentações, sempre sugerindo exemplos, comentando e contribuindo com cada grupo. Após, pedir que os alunos se reúnam e resolvam o Case proposto para esta aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:


CASE – AULA 8 AULA 08 Como Fazer um Currículo

O QUE ESTÁ ACONTECENDO? “Vocês receberam um Currículo para ser entrevistado na sua empresa. O Currículo tem informações e aparência estranhas ou está com problemas. Que problemas são esses? Além disso, vocês foram convocados para fazer uma apresentação da sua empresa para fechar um grande negócio. Para isso, deverão fazer um ‘curriculum vitae’ da empresa de vocês, apresentando os pontos fortes e enriquecendo sua marca.”

E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Vocês devem analisar os pontos errados do currículo (anexo) e anotarão no trabalho. Depois disso, deverão montar uma estrutura para apresentação da empresa deles em formato de currículo, conforme o currículo anexo apresentado pelo Gestor. Observação: os currículos estão perfumados e impressos em folhas coloridas. Será que seus donos assistiram Legalmente Loira? Faça uma observação de, no máximo 5 linhas, com o titulo POR QUE CURRICULOS NÃO DEVEM SER COLORIDOS OU PERFUMADOS? e respondam a questão

NOSSA DICA PARA VOCÊS Analisem estes dois currículos como donos de empresa, não como funcionários. Analisem friamente e tirem conclusões de como isso impactaria a vida profissional de um candidato. RELEVÂNCIA Trabalhar com os alunos uma apresentação de Power point e esclarecer dúvidas sobre a construção de um Currículo. RESOLUÇÃO O Currículo anexo tem vários pontos errados, conforme a seguir: Informações à caneta; Mais de um cargo pretendido; Falta as ‘habilidades profissionais’; Falta explicar o que se fazia na empresa;


Não diz a quantidade de horas e o que é o curso de ‘qualidade total’. Quanto à apresentação, os alunos serão orientados a falar com o Gestor de Informática para saber como montar algo neste sentido para promover a empresa, nos moldes do currículo do Paulo Machado. O instrutor de pessoal e o de informática devem, juntos, orientar as equipes a montarem a apresentação criando um currículo para a empresa, que deverá ser a abertura da apresentação no PowerPoint. Esta apresentação será aprofundada na próxima aula. O importante é que o instrutor de pessoal e o de informática falem a mesma língua e deem a mesma orientação. Na resolução deste case os alunos deverão construir o texto POR QUE CURRICULOS NÃO DEVEM SER COLORIDOS OU PERFUMADOS? listar os erros dos currículos entregues e montar a apresentação no PowerPoint conforme orientações anteriores.

AULA 09 CONTEÚDO:

Crie seu currículo

OBJETIVO:

Orientar sobre a forma correta de se elaborar e manusear um currículo.

APLICAÇÃO:

Inicia-se a aula falando da importância do cuidado com o manuseio do currículo (Cuidado para não amassar, dobrar ou sujar) de forma descontraída, demonstrando os erros mais comuns. Em seguida discute-se sobre o currículo da apostila e pede para que cada um elabore seu currículo e entregue ao Instrutor que redistribuirá os currículos na sala e pedirá que os alunos apontem melhorias para aquele currículo fundamentando sua sugestão. Após, pedir que os alunos se reúnam e resolvam o Case proposto para esta aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:


CASE - AULA 9 AULA 09 Montando Seu Currículo

O QUE ESTÁ ACONTECENDO? Vamos melhorar a apresentação no Powerpoint sobre a empresa de vocês. Afinal, profissionalismo é fundamental e se não cuidarmos disto nosso concorrente cuidará! E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Cada membro deve fazer um cv, que será corrigido pelo líder dos outros grupos. Após as correções acrescentar o currículo de cada um dos sócios na apresentação do PowerPoint

NOSSA DICA PARA VOCÊS Faça seu Currículo dentro das normas citadas na apostila. Preste atenção! A maioria das pessoas faz o currículo baseado no que ACHA ser certo. Evite erros.

RELEVÂNCIA Fixar o conteúdo aprendido na aula anterior. RESOLUÇÃO O currículo deve ser feito nos moldes do que está na apostila de pessoal, com informações atualizadas. O currículo de cada integrante, após correção, deverá ser incluído na apresentação do PowerPoint da empresa, iniciado na aula anterior.


Aluno:______________________________________________TURMA:_______ AULA 09: CRIE SEU CURRÍCULO a) Anote, no diagrama ou abaixo dele, os valores corretos para formatar um currículo no Word:

b) Faça, agora, seu Currículo no espaço abaixo, conforme a descrição da aula anterior, modelo e instruções da apostila: _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________


AULA 10 CONTEÚDO:

Segunda etapa: Estratégias de ação/ Entrevista e seleção/Postura corporal durante entrevista

OBJETIVO:

Mostrar ao aluno as várias estratégias que poderá seguir para obter melhores resultados no momento da busca pelo emprego. Apresentar ao aluno as diferentes formas de entrevistas e Técnicas utilizadas. Orientar sobre as atitudes que devem ser evitadas no momento da entrevista, como: o que falar, postura, comportamentos, etc.

APLICAÇÃO:

O instrutor pode apresentar esta aula utilizando Power Point, comentando cada tópico e apresentando imagens ou figuras que ilustrem os comportamentos abordados. É importante interagir, fazer perguntas que levem o aluno a novas perguntas tirando suas dúvidas, ou compartilhando situações vivenciadas. Após, pedir que os alunos se reúnam e resolvam o Case proposto para esta aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:


CASE – AULA 10 AULA 10 Estratégias para conseguir um emprego

O QUE ESTÁ ACONTECENDO? “Sua empresa precisa fazer uma avaliação de funcionários. Os líderes e cada funcionário devem avaliar uns aos outros com uma nota de 0 a 10, pensando nos conteúdos aprendidos anteriormente, na competência e empregabilidade de cada um.” E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Grupo será dividido em dois, conforme a nota dos membros. Aqueles que tiveram menor nota levarão seus currículos para as outras empresas, que serão analisados e chamados para entrevista, no final. Enquanto

isso,

os membros que

permaneceram

deverão

aprimorar

a

apresentação de Powerpoint para vender a imagem da sua empresa iniciada na aula anterior. O líder deverá analisar os currículos recebidos e deverá contar com a ajuda dos demais integrantes da equipe.

NOSSA DICA PARA VOCÊS Estamos em época de corte de funcionários! Faça o melhor de si para estar entre os melhores! Tenha atitude de campeão! RELEVÂNCIA O objetivo desta aula é fixar os conteúdos apresentados de como conseguir um emprego e separar aqueles que precisam ter esses conceitos mais trabalhados ou tem dificuldade de se expressar. Enquanto isso, os que ficam trabalham a questão do Power point aprendida nas aulas de Informática. RESOLUÇÃO Depois das divisões, os alunos que ficaram com a maior nota receberão e analisarão os currículos dos demais alunos. Serão levados em conta a forma do currículo, atratividade experiência e habilidades profissionais (que fará toda a diferença na ‘venda’ de si mesmos). O Gestor deve pedir aos candidatos que caprichem neste quesito (habilidades profissionais) para que sejam desejados pelo mercado de trabalho. O intuito desta aula ainda não é entrevistar os candidatos, mas separá-los, trabalhar suas dificuldades e, num futuro próximo, chamá-los para entrevista. Cada aluno deve entregar – via e-mail ou em papel – seu currículo para todas as outras empresas. Cada empresa, portanto, receberá currículos de todos os candidatos disponíveis, exceto os que provém da deles mesmo. Os currículos enviados e os recebidos devem ser anexados ao relatório da empresa, sendo que


numa pagina devem ficar os enviados e em outra, os recebidos. Os alunos que receberem os currículos deverão avaliar os que considera importantes para sua empresa e agendar entrevista com o candidato para o dia da aula 13. SE algum aluno for selecionado para mais de uma empresa, ele terá sua agenda lotada e não poderá comparecer em todas. O mesmo aluno só pode ser entrevistado por 3 empresas diferentes no máximo. Na falta deste, os outros deverão ser chamados. Em paralelo a isso, os líderes e os com maior nota vão pensar nos produtos oferecidos pela empresa e tentarão fazer um marketing disso numa apresentação de PowerPoint. Deve ser levado em conta os conhecimentos adquiridos em Informática para isso. Neste caso, eles deverão aprimorar a apresentação iniciada nas aulas anteriores.

AULA 11 CONTEÚDO:

Técnicas de questionamento/ Check list/ Indicadores de aprovação e reprovação

OBJETIVO:

Levar o aluno a compreender que em uma entrevista de emprego devese estar muito atendo à comunicação, prestando muita atenção e refletindo antes de responder a qualquer pergunta.

APLICAÇÃO:

Apresentam-se ao aluno as técnicas de questionamentos. Em seguida o instrutor deve estimular o aluno a participar dizendo o que responderia diante das questões ilustradas na apostila. Diante das respostas, o instrutor analisa e avalia as respostas junto com a turma. Em seguida apresenta os indicadores de aprovação e reprovação, orientando sobre uma boa conduta em uma entrevista de emprego.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:


AULA 12 CONTEÚDO:

Elaborando uma entrevista

OBJETIVO:

Levar o aluno a se sentir em um processo seletivo Levantar quais são ainda as duvidas e inseguranças a serem tratadas Colocar o aluno na posição de entrevistador, para compreender melhor o outro lado da situação.

APLICAÇÃO:

O instrutor pode trazer alguns roteiros de entrevista para serem utilizados como exemplos. Pedir que os alunos se reúnam em suas empresas e resolvam o Case proposto para aula, onde deverão criar um roteiro de entrevista. Eles deverão se colocar no lugar de entrevistadores. Os alunos elaborarão o roteiro de entrevista em sala e o Instrutor poderá orientá-los. Mas, a aplicação da entrevista será na próxima aula, na qual os grupos farão uma simulação de entrevista de emprego. Deverão definir bem as técnicas que utilizarão para esta entrevista, o perfil do profissional e quais as melhores perguntas para avaliação deste perfil.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:


CASE – AULA 12 AULA 12 Elaborando uma entrevista

O QUE ESTÁ ACONTECENDO? “Sua empresa abriu vagas! Agora você deve elaborar uma entrevista para esses candidatos e, na próxima semana, avaliá-los.”

E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Cada empresa deve elaborar um questionário simples para entrevistar os candidatos. Haverá um número limitado de candidatos por empresa (não serão todos os disponíveis) que será decidido pelo Gestor. A idéia central é que tenham cerca de 6 candidatos por empresa (no máximo 5 minutos de entrevista) para que todos os candidatos que deixaram currículos sejam chamados por uma empresa ou por outra. Os candidatos serão levados a refletir sobre suas potencialidades e a treinar as perguntas que julgam mais difíceis. O líder deve eleger um ou mais membros para registrarem este processo, com fotos e filmagens. Este material deverá ser postado no blog da empresa.

NOSSA DICA PARA VOCÊS Elaborem o questionário com critério e cuidado. Se você for um candidato (será entrevistado), busque dicas de como acertar melhor as perguntas que sente dificuldade.

RELEVÂNCIA Aula prática. Os alunos colocarão em prática todos os conhecimentos adquiridos até agora, ou como entrevistados ou como entrevistadores. RESOLUÇÃO As entrevistas elaboradas pelas empresas devem ter as perguntas passadas pelo Gestor na aula anterior e sugestões de resposta. A entrevista ainda não acontecerá nesta aula. O intuito dessa aula é a preparação para a entrevista. Teremos então, dois grupos trabalhando: o grupo que fará as entrevistas e que deve trabalhar aprimorando a estrutura das entrevistas que farão e o grupo de entrevistados, que nesta aula serão acompanhados mais de perto pelo Gestor a fim de tirar dúvidas e perceber quais perguntas eles sentem mais dificuldade em responder, caso sejam questionados.


AULA 13 CONTEÚDO:

Entrevista simulada /Feedback da entrevista

OBJETIVO:

Analisar a criatividade dos alunos. Avaliar o quanto absorveram dos conteúdos. Discutir sobre duvidas ainda remanescentes. Levar o aluno a se sentir num processo seletivo (prática)

APLICAÇÃO:

O instrutor pede que os alunos se reúnam para resolução do Case proposto para esta aula onde os alunos entrevistarão os candidatos selecionados para a entrevista. Após as entrevistas o Instrutor pode trabalhar a questão do nervosismo, muito comum nos processos seletivos, por que o candidato não sabe como será o processo seletivo. Também pode avaliar e discutir a capacidade de se sair bem com as respostas e atividades propostas. Os alunos poderão dar seu feedback sobre as respostas e postura durante a entrevista elegendo os que se saíram melhor sempre justificando suas analises e escolhas. O Instrutor deve cuidar para que o feedback seja dado num tom cortês.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:


CASE – AULA 13 AULA 13 Entrevista Simulada O QUE ESTÁ ACONTECENDO? Estamos contratando! Precisamos acertar. Produtividade, competências e alinhamento com a missão e os valores da nossa empresa. É preciso ser criterioso!

E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Hora da entrevista! Empresas entrevistarão os candidatos selecionados para as vagas nesta aula com base nos roteiros criados e dirão quais serão contratados, quais não e o porque de cada um. Lute para que as vagas abertas sejam preenchidas.

NOSSA DICA PARA VOCÊS Boa sorte! É pra isso que você estudou esse tempo todo! Tomara que, estudando os conceitos e correndo atrás do prejuízo, você possa ser um dos contratados por essa nova oportunidade! Boa sorte para a empresa que contrata! Ter profissionais competentes, comprometidos e alinhados com os objetivos da empresa é um tesouro, difícil de achar!

RELEVÂNCIA Aplicação das aulas anteriores. RESOLUÇÃO A entrevista deve ser feita com base em tudo que foi estudado, mas especialmente em relação à postura de entrevista, técnicas de questionamento e estratégias para se conseguir um emprego. Dos possíveis 6 candidatos, a equipe deve escolher os dois que no seu parecer são melhores e contratá-los. Essa contratação não tirará os alunos do grupo anteriormente formado, mas tem o intuito de mostrar o impacto que uma seleção causa nos funcionários. Por outro lado, haverá casos em que o mesmo candidato será selecionado para mais de uma vaga (eles estarão fazendo várias entrevistas). As equipes devem registrar este processo de entrevista através de fotos e filmagens. Este material deverá ser anexado ao relatório da empresa.


AULA 14 CONTEÚDO:

Dinâmica de Grupo - Pra que?

OBJETIVO:

Clarificar o porquê de se utilizar dinâmicas de grupo em um processo seletivo.

APLICAÇÃO:

O instrutor pode apresentar em Power Point o tema, ou imprimir o material para os alunos terem este conteúdo complementar. Na apresentação do material deverá conter o que é uma dinâmica, para que serve e suas diferentes formas de aplicação. O instrutor poderá exemplificar, aplicando na turma, por exemplo, duas dinâmicas que abordem questões distintas e pedir ao final de cada uma que os alunos identifiquem o objetivo de sua aplicação, respondendo verbalmente perguntas como: Que tipo de atitude podemos observar através desta dinâmica? O que vocês acreditam que pode ser observado através desta dinâmica? Se o processo seletivo for para o cargo de supervisor de vendas, que comportamento indicaria o candidato mais preparado?

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:


AULA 15 CONTEÚDO:

Avaliação do projeto

OBJETIVO:

Analisar o conhecimento adquirido. Perceber possíveis falhas.

APLICAÇÃO:

Cada grupo terá de 5 a 15 minutos para apresentar seu trabalho, dependendo no numero de alunos na sala, os professores de ADM e informática também irão avaliar os conhecimentos em suas áreas. Assim os professores poderão atribuir média de acordo com suas disciplinas.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

CASE - AULA 15

AULA 15 APRESENTAÇÃO DO PROJETO

CONFRONTO (O QUE ESTÁ ACONTECENDO?) É o momento da apresentação. DEBATE (E AGORA, O QUE VAMOS FAZER?) Os alunos se reunirão na equipe e apresentarão os resultados obtidos com o trabalho, os pormenores e entregarão todos os exercícios propostos até agora num formato de trabalho para o Gestor (relatório escrito). O projeto final deverá conter, também, as resoluções de Informática e Administrativo. Devem apresentar ainda os resultados oralmente, com apoio de PowerPoint e o blog da empresa.

RELEVÂNCIA Fechamento do Projeto RH RESOLUÇÃO A nota dos alunos terá os seguintes critérios de avaliação: 3,0 pontos pela interação e pelo acompanhamento no material do líder e professor (anexo da aula 02). Se os alunos mantiveram um ritmo, sem deixar para depois, e foram eficientes no aprendizado ao longo das aulas, terão esta nota; 3,0 pontos pela apresentação dos resultados. Avaliado na forma de interação dos alunos, senso de equipe e pelos resultados apresentados (de


forma sintética, dentro de 5 minutos e com clareza); 2,0 pontos pelo trabalho escrito. Neste, serão avaliados os resultados atingidos, o excedente (excedente pode dar “tipo assim” ou nota extra) e o que faltou no trabalho que estava nos cadernos do aluno (todo o conteúdo desenvolvido no caderno do aluno deve estar no trabalho. Um trabalho para todo o grupo) 2,0 pontos de presença. Para dar este ponto é só dividir os 2,0 pontos pelas 15 aulas. O resultado (1,34) é a nota recebida por aula presenciada e, obviamente, a nota que foi perdida pela aula faltada. Esta nota independe de justificativas e abonos. Só pode ser recuperada mediante reposição de aula.

MATERIAL Projeto apresentado, impresso e entregue ao Gestor, apresentação oral e com apoio do pwp, blog da empresa.


RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS M ARKETING PESSOAL


Exercício para reflexão pg. 84 e simulação de entrevista Quais são suas habilidades? R:

Facilidade de relacionamento, boa comunicação, iniciativa, rapidez, organização.

Por quantas entrevistas você passou? Quais foram os resultados? R:

Uma. Por não estar preparado, cometi muitos erros.

Como está seu conhecimento?

Agora me sinto mais seguro para participar de um processo seletivo. Tenho conhecimento sobre etiqueta profissional, como elaborar um currículo, como me comportar em dinâmicas de grupo e outras atividades durante o processo seletivo. R:

Quais são suas características mais marcantes? R:

Persistência e Responsabilidade

Pergunta do empregador

O receio mediante a pergunta

O que você deve transmitir

Fale um pouco sobre você “que tipo de trabalho você está procurando?”

Medo de falar algo que não agrade. Dizer um cargo que não seja adequado a mim.

Segurança

“você já fez esse tipo de trabalho?”

Se não fiz, talvez não seja selecionada.

Embora não tenha feito o trabalho devo demonstrar vontade e disposição para realizá-lo

“quando você deixou seu último emprego?” ou

Não transmitir confiança na fala.

Segurança e confiabilidade no que diz.

Frases que você deve usar para dizer o que quer Estou iniciando minha vida profissional, direcionei meus cursos para a área administrativa e pretendo me desenvolver nesta área. Nunca fiz este tipo de trabalho, mas estou preparado para aprender o modo como a empresa deseja que o trabalho seja realizado aplicando o que aprendi nos cursos que fiz. Procuro ter bons relacionamentos com todos no


“como foi seu relacionamento com ex-chefe e com seus colegas de trabalho?” “será que este trabalho não representa para você um retrocesso?” ou “acho que este emprego está abaixo das suas habilidades e seu talento?” ou “você não acha que seria subutilizado, neste emprego?” Ex por ultimo: “diga quais são os seus pontos fracos mais significativos.”

Que o empregador ache que não me valorizo o bastante.

Que valorizo meu trabalho e também a empresa.

Dizer algo que me prejudique

Tranqüilidade. Calma.

trabalho e tenho conseguido isso, tanto que muitos colegas de trabalho, hoje são meus amigos. Para mim não representa um retrocesso e sim um avanço. Não se pode pensar só em remuneração, devemos pensar também em valorizar e acrescentar diferentes conhecimentos. Ser ás vezes um pouco ansiosa e exigente demais comigo mesma.


CONTROLE DE CONTEÚDOS


ROTEIROS DE AULA


FACEBOOK AULA 01: CONTEÚDO:

Origem e expansão do Facebook / possibilidades através da rede.

OBJETIVO:

Caracterizar o Facebook como uma ferramenta de relacionamento, de divulgação pessoal e empresarial. Visualizar as principais ferramentas e o que se pode construir através do facebook.

APLICAÇÃO:

Após recepcionar os alunos de maneira entusiasta, fazer uma breve introdução sobre o Projeto RH, os conteúdos que serão trabalhados, reapresentar as empresas-projetos, seus conceitos e qual a expectativa para a finalização do projeto. Se a aula de informática for a primeira da turma, fazer uma dinâmica de integração, de, no máximo, 15 minutos. Em seguida, apresentar o tema desta aula e seus objetivos. De maneira dialogada, reflexiva e problematizada realizar uma palestra do conteúdo proposto, discorrendo sobre a necessidade de comunicação virtual do homem moderno e possibilidades ofertadas pelas redes sociais. Em seguida, fazer um tour pelo facebook apresentando suas possibilidades de uso. É importante apresentar cuidados a serem tomados nas postagens, e interações possíveis.ressaltando a utilidade do fecebook para a construção do marketing de uma empresa e do marketing pessoal. Ressaltar que diversos profissionais, empresários, head hunting buscam no facebook informações sobre seus futuros colaboradores e, por este motivo, devemos ter cuidado com a aparência, com a atualização e com o tipo de informação que postamos no facebook. Fazer, portanto, uma relação do faceboook com networking, empregabilidade, marketing pessoal. Resevar alguns instantes para os alunos se familiarizarem com o uso do facebook, através da criação do perfil individual. Em seguida, formar as equipes para a resolução do case de hoje. Por ultimo, de maneira dialogada, fazer a revisão da aula de hoje e a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO CONTEÚDOS:

DE Interação direta com Desenvolvimento Pessoal, pois fará uma ponte entre o facebook e o marketing pessoal.


CASE – AULA 1 O QUE ESTÁ ACONTECENDO? A empresa de vocês possui uma grande rotatividade de clientes, ou seja, o cliente que comprou ontem costuma não voltar e os gastos com a busca de novos prospects é imenso! Temos que reduzir este custo e conseguir fidelizar o cliente, ou seja, fazer com que ele pense na sua empresa quanto quiser comprar o produto que você oferece. Como a empresa é o reflexo de seus sócios, precisamos avaliar também a imagem que cada integrante do grupo está construindo com seus clientes.

E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Vamos utilizar a ferramenta do facebook e construir uma página de facebook para você (individual) e outra a sua empresa e fazer uma enquete para descobrir quais são seus pontos fortes e pontos fracos e os da empresa, para que possam trabalhar nisso. Nesta aula faremos o facebook pessoal. Divulgue o endereço da pagina para as pessoas que gostaria do feedback.

NOSSA DICA PARA VOCÊS

De um prazo para as pessoas visitarem a página e fazerem sua avaliação.


AULA 02: CONTEÚDO:

Criando um perfil / adicionando contatos / postagens.

OBJETIVO:

Criar um perfil no facebook, que considere a empregabilidade e o marketing pessoal; Postar mensagens Adicionar contatos

APLICAÇÃO:

Após receber os alunos, revisar de maneira dialogada e problematizada, o conteúdo trabalhado na aula anterior. Apresentar de forma problematizada o conteúdo da aula de hoje, seus objetivos e como este conteúdo se aplica na gestão das empresas geridas pelos grupos através dos cases propostos. Apresentar o conteúdo da aula de hoje através de uma Palestra expositiva, problematizada e dialogada. A aula deve ter um tom prático, onde o instrutor possa interagir com os alunos e com o programa. O gestor poderá, por exemplo, ir exemplificando o passo a passo para a construção de um perfil no facebook, como postar mensagens e de como adicionar amigos. Em seguida, os alunos devem ser estimulados a aprimorarem o seu perfil no facebook, com base nas dicas de empregabilidade e de marketing pessoal, associados ao uso do facebook, apresentados pelo instrutor. Após esta atividade, solicitar as equipes que resolvam o Case proposto (aula 02 do caderno do aluno). Durante este trabalho, o gestor parte para a prática imediata, atuando em duas frentes; Auxilia os alunos que por ventura não possuam perfil a criá-los. Auxilia os alunos que já o possuam a incluírem aplicativos, ou aproveitar melhor os recursos disponíveis. Auxilia a todos na construção do perfil da empresa. Sistematizar resumidamente os conteúdos trabalhados e fazer a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Interação direta com Desenvolvimento Pessoal, pois fará uma ponte entre o facebook e o marketing pessoal.


CASE – AULA 2 O QUE ESTÁ ACONTECENDO? Na aula passada construímos a pagina pessoal para pesquisa da imagem de vocês. Agora é a vez de construirmos a pagina da empresa de vocês. Lembrando que a empresa de vocês possui uma grande rotatividade de clientes, ou seja, o cliente que comprou ontem costuma não voltar e os gastos com a busca de novos prospects é imenso! Temos que reduzir este custo e conseguir fidelizar o cliente, ou seja, fazer com que ele pense na sua empresa quanto quiser comprar o produto que você oferece. E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Vamos utilizar a ferramenta do facebook e construir uma página para a sua empresa e fazer uma enquete para descobrir quais são os pontos fortes e pontos fracos da empresa, para que possam trabalhar nisso.

AULA 03: CONTEÚDO:

Principais recursos / aplicativos integrados.

OBJETIVO:

Apresentar as principais ferramentas e aplicativos do facebook. Aplicar o uso das ferramentas e dos aplicativos estudados na pagina pessoal e da empresa gerida.

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a revisão da aula anterior através das soluções para o case proposto. Solicitar às equipes que exponham resumidamente as soluções encontradas, as quais devem ser avaliadas pelo instrutor. As equipes que não trouxerem a solução devem ser trabalhadas reservadamente pelo gestor em relação ao compromisso com o projeto. De preferência e se possível ao final da aula. Esta etapa não pode ultrapassar 10 minutos da aula. A seguir problematizar o conteúdo da aula de hoje, e expor o conteúdo proposto através de uma palestra expositiva, dialogada e problematizada, onde o instrutor deverá ir exemplificando o passo a passo da utilização das principais ferramentas e aplicativos do facebook. Em seguida, os alunos devem ser estimulados a utilizar as ferramentas e aplicativos trabalhados no perfil individual. Por ultimo, dividir as equipes das empresas para a realização do case aplicado nesta aula (aula 03 do caderno do aluno). Resumir o conteúdo trabalho e fazer a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO CONTEÚDOS:

DE Não há


CASE – AULA 3

O QUE ESTÁ ACONTECENDO? Após iniciar um processo de fidelização, que já mostra bons resultados, você precisa reestruturar os cargos, além de fazer novas contratações.

E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Você tomará importantes decisões, quanto a remanejar, promover e contratar funcionários, os meios tradicionais, currículo, ficha individual de desempenho, podem ser levados em consideração, mas se houver uma ou mais formas de complemente para a avaliação dos funcionários certamente haveria mais assertividade nas decisões. Como encontrar seus funcionários de maneira menos informal, para tirar essas conclusões?

RESOLUÇÃO Orientar os alunos a visitarem as páginas pessoais dos colegas das dem ais em presas, bem com o as das em presas e realizarem uma avaliação em relação ao grau de visibilidade que a página pessoal e da em presa visitadas possui, da m aneira com o estão construídas e da diversidade de recursos utilizados. Fazer uma avaliação dos pontos fortes e fracos da pagina construída e construir um texto sobre a avaliação feita. Neste mesmo texto, incluir um parágrafo respondendo ao case de hoje. A solução do case nada mais é do que as equipes identificarem o facebook como uma maneira eficaz de achar profissionais competentes.


AULA 04: CONTEÚDO:

Integrando o Facebook ao Twitter, hotmail, MSN, blogs ou sites pessoais/de terceiros.

OBJETIVO:

Aperfeiçoar a experiência no uso do Facebook, demonstrando a otimização de postagens através da interação com outras redes sociais.

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a revisão da aula anterior através das soluções para o case proposto. Solicitar às equipes que exponham resumidamente as soluções encontradas, as quais devem ser avaliadas pelo instrutor. As equipes que não trouxerem a solução devem ser trabalhadas reservadamente pelo gestor em relação ao compromisso com o projeto. De preferência e se possível ao final da aula. Esta etapa não pode ultrapassar 10 minutos da aula. Apresentar o conteúdo da aula de hoje através de uma palestra expositiva, dialogada, problematizada, ilustrando através de exemplos reais, o uso das redes sociais como estratégia de convivência e de conquistas profissionais. Usar exemplos previamente selecionados. De preferência organizar estas informações numa apresentação show no PowerPoint. De maneira prática, demonstrar a interação de postagens entre facebook, twitter, Hotmail, MSN, blogs e a praticidade que esta interação promove em termos de tempo e organização. Após exposição e demonstração, solicitar as equipes que resolvam o Case proposto (aula 04 do caderno do aluno). Fazer a revisão dos conteúdos trabalhados de maneira dialogada e problematizada. Fazer a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Não há.


CASE – AULA 4 O QUE ESTÁ ACONTECENDO? O volume de negócios de sua empresa está em franca expansão, não somente no volume de negócios, mas também em clientes, clientes estes que você tem conquistado além de seu perfil de inicial.

E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Em uma situação anterior, havia um problema de fidelização, seus clientes não enxergavam sua empresa em redes sociais. Porem, após algumas decisões, sua empresa está presente nas redes sociais e seu publico atual se tornou diverso. Sendo assim nem todos utilizam-se dos mesmos meios digitais. Pode ser dispendioso, porém, estender um newsletter a muitos meios. Como poderíamos de forma ágil e organizada estar presente e ao mesmo tempo em diferentes redes sociais? Encontre a solução e coloque em prática.

AULA 05: CONTEÚDO:

Tornar o perfil no Facebook um facilitador para seus objetivos.

OBJETIVO:

Familiarizar o uso do facebook e de suas ferramentas como instrumento de projeção profissional e pessoal.

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a revisão da aula anterior através das soluções para o case proposto. Solicitar às equipes que exponham resumidamente as soluções encontradas, as quais devem ser avaliadas. As equipes que não trouxerem a solução devem ser trabalhadas reservadamente pelo gestor em relação ao compromisso com o projeto. De preferência e se possível ao final da aula. Esta etapa não pode ultrapassar 10 minutos da aula. Apresentar o tema desta aula e seus objetivos. Expor o conteúdo através de uma palestra expositiva, dialogada e problematizada. Após a exposição, realizar exercícios de manejo do Facebook, que devem ser construídos pelo instrutor, com base no perfil da turma (iniciantes, usuários assíduos do facebook, dentre outros). Fazer a correção dos exercícios, de maneira que ao mesmo tempo seja feita a sistematização (resumo) do que foi construído nesta aula e sejam tiradas as dúvidas restantes. Fazer a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Não há.


AULA 06: CONTEÚDO:

Apresentação e finalidades do software / layouts de texto / aplicação design / modos de exibição

OBJETIVO:

- Expor os principais recursos de apresentação utilizados em apresentações; - Enfatizar o uso de recursos incomuns disponíveis no software.

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a revisão da aula anterior. Apresentar o tema desta aula e seus objetivos. Ressaltar aos alunos que, embora, a maioria tenha algum contato com o PowerPoint, nem sempre, seus recursos são explorados em todas as suas possibilidades. Para ilustrar, mostrar uma super apresentação elaborada no PowerPoint, onde recursos incomuns sejam visualizados. O objetivo é surpreender o aluno com as possibilidades deste programa. Uma dica: evite apresentações prontas ou copiadas, pois seus alunos perceberão. A ideia é que a apresentação tenha “um toque” seu. Vale a pena! A seguir, liste situações onde o PowerPoint pode ser útil, como reuniões, palestras, seminários, TCCs, igrejas, propagandas, dentre outros. Após a apresentação, expor o conteúdo através de uma palestra expositiva, dialogada e problematizada. Propor alguns exercícios onde o aluno possa aplicar o conteúdo trabalhado. Fazer a correção de tal forma que ela seja uma revisão da aula de hoje. Fazer a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Não há.


AULA 07: CONTEÚDO:

Criação de apresentação / uso dos efeitos de animação / modo manual e automático.

OBJETIVO:

Formatar uma apresentação usando efeitos de animação, com exposição automática e manual.

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a revisão da aula anterior de maneira dialogada e problematizada. Apresentar o conteúdo da aula de hoje através de uma palestra expositiva, dialogada, problematizada, ilustrando através de exemplos reais, a criação de uma apresentação, com utilização de efeitos de animação e com recursos de exposição manual e automática. Usar exemplos previamente selecionados. De preferência organizar estas informações numa apresentação show no PowerPoint. Após exposição e demonstração, solicitar as equipes que resolvam o Case proposto (aula 07 do caderno do aluno). Fazer a revisão dos conteúdos trabalhados de maneira dialogada e problematizada. Fazer a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Não há.

CASE – AULA 7 O QUE ESTÁ ACONTECENDO? Precisamos fazer uma apresentação de nossa empresa no Power Point para divulgá-las à grandes clientes. Chamamos isto de marketing institucional, ou seja, vender a imagem da empresa! Claro que para isto teremos que começar vendendo a imagem de cada um dos sócios!

E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Vamos montar a apresentação da empresa de vocês com tempo de 5 minutos. Vamos fazer a abertura com os currículos de cada um dos sócios, elaborado nas aulas anteriores.

RESOLUÇÃO DO CASE Estimule as equipes em utilizarem o máximo de ferramentas trabalhadas nas aulas. É importante que você conduza as equipes para apresentações show, que saiam do lugar comum. Não há um modelo a seguir. A ideia é fazer com que as equipes dêem o melhor de si, com o máximo de ferramentas e recursos disponíveis no Power Point.


AULA 08: CONTEÚDO:

Formatação de uma apresentação / trabalho com imagens.

OBJETIVO:

Criar apresentações que usem recursos de imagens.

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a revisão da aula anterior com base na correção do case proposto para a última aula. Se possível peça para o líder de cada empresa apresentar para a turma o trabalho produzido. Dê, no máximo, 5 minutos por equipe. Apresentar o conteúdo da aula de hoje através de uma palestra expositiva, dialogada, problematizada, ilustrando através de exemplos reais, a criação de uma apresentação, com utilização de imagens. Usar exemplos previamente selecionados. De preferência organizar estas informações numa apresentação show no PowerPoint. Após exposição e demonstração, solicitar as equipes que resolvam o Case proposto (aula 08 do caderno do aluno). Fazer a revisão dos conteúdos trabalhados de maneira dialogada e problematizada. Fazer a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Não há.


CASE – AULA 8 O QUE ESTÁ ACONTECENDO? Estamos montando uma apresentação no Power Point que seja capaz de fazer o marketing institucional da empresa de vocês. Fizemos o início: montamos os currículos dos sócios. Agora precisamos montar o currículo da empresa. E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Hoje vamos montar o currículo da empresa. Caprichem! Pensem no slogan da empresa, seu diferencial, seu organograma, a política de gestão de pessoas, como respeita a sustentabilidade, quais são seus valores, etc. É hora de sistematizar tudo que aprendemos.

RESOLUÇÃO DO CASE Estimule as equipes em utilizarem o máximo de ferramentas trabalhadas nas aulas. É importante que você conduza as equipes para apresentações show, que saiam do lugar comum. Não há um modelo a seguir. A ideia é fazer com que as equipes dêem o melhor de si, com o máximo de ferramentas e recursos disponíveis no Power Point.


AULA 09: CONTEÚDO:

Inserindo Sons e Vídeos.

OBJETIVO:

Criar uma apresentação com uso de recursos de som e vídeo.

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a revisão da aula anterior com base na correção do case proposto para a última aula. Apresentar o conteúdo da aula de hoje através de uma palestra expositiva, dialogada, problematizada, ilustrando através de exemplos reais, a criação de uma apresentação, com utilização de som e vídeo. Usar exemplos previamente selecionados. De preferência organizar estas informações numa apresentação show no PowerPoint. Após exposição e demonstração, solicitar as equipes que resolvam o Case proposto (aula 09 do caderno do aluno). Fazer a revisão dos conteúdos trabalhados de maneira dialogada e problematizada. Fazer a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Não há.

CASE – AULA 9 O QUE ESTÁ ACONTECENDO? É hora de aprofundar nossa apresentação. Afinal, detalhes fazem a diferença e surpreender exige elaboração. Precisamos de mais informação e informação de qualidade.

E AGORA, O QUE VAMOS FAZER?

Hoje vamos montar os objetivos da empresa, seu diferencial e os produtos que oferecem. Estruturem também a apresentação, quem falará o quê, como estarão vestidos, enfim, definam as estratégias para arrasar na apresentação da próxima aula.

NOSSA DICA PARA VOCÊS! Montem uma apresentação resumindo tudo o que produziram até o momento e que possa agregar valor na apresentação. Caprichem no design e na inovação. Surpreendam. RESOLUÇÃO DO CASE Estimule as equipes em utilizarem o máximo de ferramentas trabalhadas nas aulas. É importante que você conduza as equipes para apresentações show, que saiam do lugar comum. Não há um modelo a seguir. A ideia é fazer com que as equipes dêem o melhor de si, com o máximo de ferramentas e recursos disponíveis no Power Point.


AULA 10: CONTEÚDO:

Elaborando uma apresentação temática.

OBJETIVO:

Fazer a revisão dos conteúdos trabalhados, de maneira que os recursos trabalhados sejam explorados pelos alunos.

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a revisão da aula anterior com base na correção do case proposto para a ultima aula. Pedir para que os alunos façam uma apresentação, usando recursos de imagem, vídeo e som, exposição automática e manual. Após exposição e demonstração, solicitar as equipes que resolvam o Case proposto (aula 09 do caderno do aluno). Fazer a revisão dos conteúdos trabalhados de maneira dialogada e problematizada. Fazer a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Não há.

CASE – AULA 10 O QUE ESTÁ ACONTECENDO? O grande dia chegou! Hoje você fará a apresentação da sua empresa para os clientes. E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Cada grupo terá 5 minutos para apresentar a empresa para os demais presentes (clientes). Caprichem! E a hora do show! Todos os membros do grupo terão que participar!


AULA 11: CONTEÚDO:

O que é uma networking ? Objetivos e postura do relacionamento virtual estratégico.

OBJETIVO:

- Estabelecer uma relação entre networking e redes sociais. - Discutir sobre os cuidados com a imagem virtual e sua importância para a criação e ampliação da networking.

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a revisão da aula anterior de maneira dialogada e problematizada. Fazer uma palestra expositiva, dialogada e problematizada do conteúdo proposto para a aula de hoje. Fazer a revisão dos conteúdos trabalhados de maneira dialogada e problematizada. Fazer a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Não há.

AULA 12: CONTEÚDO:

Como criar sua networking com finalidades acadêmica/ profissional / o Linkedin.

OBJETIVO:

- Criar um perfil nas redes sociais, especialmente no linkedin, que favoreça a construção de uma imagem profissional, acadêmica.

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a revisão da aula anterior de maneira dialogada e problematizada. Fazer uma palestra expositiva, dialogada e problematizada do conteúdo proposto para a aula de hoje. Após exposição e demonstração, solicitar as equipes que resolvam o Case proposto (aula 12 do caderno do aluno). Fazer a revisão dos conteúdos trabalhados de maneira dialogada e problematizada. Fazer a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Não há.


CASE – AULA 12 O QUE ESTÁ ACONTECENDO? A conquista de novos clientes se tornou rotina em sua empresa. O faturamento apresenta um pequeno porem constante progresso, a grande nova fica por conta de alguns contatos corporativos (outras empresa) iniciados no passado.

E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Um cliente corporativo (empresa/ pessoa jurídica) precisa de um tratamento diferenciado pela parte de outras empresas. Além dos canais convencionais, como apresentações em Powerpoint feitas em reuniões ou enviadas por e-mail como mala direta, as redes sociais serão de grande valia. Precisamos, contudo, estabelecer um perfil da apresentação de sua empresa para estas redes. Como será formatada esta “estréia”? Que rede utilizaremos? Por que? Montem a estratégia e a executem!

RESOLUÇÃO DO CASE Estimule as equipes em utilizarem o máximo de ferramentas trabalhadas nas aulas. É importante que você conduza as equipes para apresentações show, que saiam do lugar comum. Não há um modelo a seguir. A ideia é fazer com que as equipes deem o melhor de si, com o máximo de ferramentas e recursos disponíveis e utilizem rede como linkedin e facebook. Porém, esta decisão deverá ser da equipe. O gestor deve, somente, balizar as escolhas e as estratégias criadas.


AULA 13: CONTEÚDO:

Elaborando um currículo em formato digital / incluir currículo em banco de dados / seg. de informações pessoais.

OBJETIVO:

- Elaborar um currículo digital; - Disponibilizar nas redes sociais, de maneira eficaz, o currículo criado; - Explorar formas de massificar o envio do currículo criado

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a correção do case previsto para a aula anterior, fazendo, ao mesmo tempo, a revisão da aula. Fazer uma palestra expositiva, dialogada e problematizada do conteúdo proposto para a aula de hoje. Junto com os alunos, executaras diferentes estratégias para massificar o envio dos currículos elaborados. Após realização desta atividade, solicitar as equipes que resolvam o Case proposto (aula 13 do caderno do aluno). Fazer a revisão dos conteúdos trabalhados de maneira dialogada e problematizada. Fazer a previsão da próxima aula.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Não há.


CASE – AULA 13 O QUE ESTÁ ACONTECENDO? Vocês estão montando o perfil da empresa de vocês em redes sociais e descobriram que uma boa estratégia para divulgar a empresa de vocês é através dos colaboradores. Afinal de contas, todos participam das redes sociais e eles próprios devem ser uma personificação da sua empresa.

E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Montem, avaliem e readequem o perfil dos colaboradores da empresa de vocês (incluindo os sócios) nas redes sociais e destaque neste perfil o que ele tem a ver com a empresa de vocês. Divulguem!

RESOLUÇÃO DO CASE Oriente as equipes para reavaliarem os perfis existentes, tanto dos gestores da empresa, como dos colaboradores. Eles devem avaliar o quanto o perfil criado ajuda ou atrapalha na imagem da empresa. Diante disto, propor e realizar a reformulação dos perfis tornando-os o mais profissional possível, capaz de vender a imagem de qualquer empresa associada à ele.


AULA 14: CONTEÚDO:

Criando um relacionamento virtual entre todos os colegas de turma.

OBJETIVO:

- Simular a convivência grupal através das redes sociais. - Pontuar as condutas profissionais e não profissionais comumente adotadas nas redes sociais.

APLICAÇÃO:

Após a recepção dos alunos fazer a correção do case previsto para a aula anterior, fazendo, ao mesmo tempo, a revisão da aula. Fazer uma palestra expositiva, dialogada e problematizada do conteúdo proposto para a aula de hoje. Ressaltar para o tema da etiqueta no uso das redes sociais. Em seguida, promover a simulação de um convívio virtual entre os integrantes das turma, de maneira que eles possam colocar em prática a conduta sugerida na aula de hoje. Abrir uma discussão para que todos possam opinar sobre a viabilidade de adotar na pratica este tipo de conduta, quando são utilizadas as redes sociais. Após realização desta atividade, solicitar as equipes que resolvam o Case proposto (aula 14 do caderno do aluno). Fazer a revisão dos conteúdos trabalhados de maneira dialogada e problematizada. Fazer a previsão da próxima aula, lembrando aos alunos que ela será a finalização do projeto.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

Não há.


CASE – AULA 14 O QUE ESTÁ ACONTECENDO? Precisamos reunir tudo que produzimos para transformar isto em negócios futuros. Propaganda é a alma do negócio!

E AGORA, O QUE VAMOS FAZER? Acrescentem na apresentação do pwp, feita sobre a empresa de vocês, nas aulas anteriores, a estratégia de criação de networking através dos colaboradores e das redes sociais. Na próxima aula vocês deverão apresentar tudo isto que foi pensado e também realizado. Caprichem pois esta apresentação determinará o futuro da empresa e seu desempenho no Feira Nacional de Empreendedorismo! É hora de se superar! Não se esqueçam de atualizar o blog da empresa. Ele também deverá ser apresentado na próxima aula.

AULA 15: CONTEÚDO:

Apresentação de material desenvolvido

OBJETIVO:

Avaliação dos conteúdos aplicados

APLICAÇÃO:

Os grupos devem entregar uma copia do relatório escrito para o gestor que deverá acompanhar a apresentação através dele e realizar seus questionamentos com base no material escrito e apresentado. Em seguida, fazer a apresentação dos grupos, que terão 5 minutos para discorrer sobre seus resultados de forma visual (apresentação em PowerPoint). A apresentação deve ser criativa e ser construída de forma a realizar o marketing da empresa gerida pelo grupo. Despedir dos alunos e finalizar oficialmente o projeto RH.

INTERAÇÃO DE CONTEÚDOS:

A avaliação final é com foco no conteúdo da matéria, porém levando em conta o desenvolvimento Pessoal e Administrativo, na evolução do aluno e do grupo ao longo das aulas (se as soluções para os cases foram entregues ou não) e ainda na qualidade final do trabalho construído.


This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

CADERNODO INSTRUTOR  

LSKÇALSKAÇLS

CADERNODO INSTRUTOR  

LSKÇALSKAÇLS

Advertisement