a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 6

6

ANO 9 - Nº 101 FEVEREIRO / 2016

www.jornalfalandodedanca.com.br ISSN 2237-468X

Fique por dentro

Obituário

Seminário sobre a historicidade da dança de salão: 200 anos de sociedades dançantes

Ney Homero

O projeto da AMAragão, editora do Jornal Falando de Dança, que fora contemplado pelo edital Viva o Talento! Educativo, já tem data agendada no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. O evento está marcado para acontecer dia 23/04, um sábado, começando com o cadastramento dos ouvintes às 10h e prosseguindo até o final da tarde com palestras e debates visando ao enriquecimento da historicidade da dança de salão. Ministrarão palestras os pesquisadores Leonor Costa e Marco Antonio Perna, o historiador Nei Santos e o antropólogo Felipe Berocan. Diana De Rose será a mediadora nos debates, enquanto que Antonio Aragão, David Theodor e Amaury Espinoza atuarão na produção. Profissionais da dança, pesquisadores e público em geral interessados em enriquecer seus conhecimentos poderão participar gratuitamente do Seminário, que será certificado pela AMAragão e o Centro Coreográfico.

Dinâmica do Seminário. O cadastramento dos ouvintes, para fins de certificação, terá início às 10h, no hall da sala de conferência do Centro Coreográfico. Às 11h a mediadora Diane De Rose abrirá o Seminário apresentando os palestrantes, que discorrerão sobre seus temas em painéis de 40 minutos de explanação, seguindo-se 20 minutos para formulação de perguntas e debates. O tema do painel 1, de Leonor Costa, será “A dança de salão no Rio de Janeiro a partir da chegada da corte portuguesa”. No painel 2, Nei Jorge abordará o tema “Bilac e a geografia moral da cidade: os clubes dançantes nos subúrbios do Rio de Janeiro”. No painel 3, Felipe Berocan Veiga desenvolverá a temática “Gafieiras Cariocas, onde o centro e o subúrbio da cidade se encontram”. No último painel, Marco Antonio Perna falará sobre “Dança de salão no século XXI: modernidades alicerçadas em mais de 200 anos de história”.

Eleições para o Conselho Estadual de Política Cultural do RJ O prazo final para inscrição de eleitores foi prorrogado para dia 29/02. Pessoas e instituições atuantes no segmento cultural podem se cadastrar pelo site http://www.cultura. rj.gov.br/cepc/?ur. O procedimento é simples e as eleições, previstas para 12/03, serão feitas também via internet. Participe do processo de escolha do representante da dança no CEPC. Para dançarinos esclarecidos que queiram se inteirar mais sobre o processo e debater questões relacionadas ao tema, fica a dica: roda de conversa com o segmento das artes cênicas acontecerá dia 16/02, das 17 às 20h, no Teatro Gláucio Gil (Pr. Cardeal Arco-Verde, ao lado da estação do metrô de mesmo nome, em Copacabana).

(10/11/1946 - 09/01/2016) Ney Homero da Silva Rocha, nascido em 10 de novembro de 1946, faleceu em 9 de janeiro de 2016, aos 69 anos, no Rio de Janeiro, depois de Marco Antonio Perna* lutar durante quatro anos contra uma penosa enfermidade. Ney foi autor de livro sobre a história do tango (Tango, uma paixão Porteña no Brasil - 2000) e coautor no livro 200 anos de dança de salão no Brasil, do qual fui o organizador (AMAragão Edições, 2011). Ney foi promotor de bailes de tango em diversos locais (principalmente no Clube 17, no Horto) e do Tango Rio 2006, evento onde pela primeira vez o Rio de Janeiro sediou o Campeonato Regional do Mundial de Tango de Buenos Aires, em 9 de Janeiro de 2006. O evento foi apoiado pelo Consulado Geral da República Argentina no Rio de Janeiro, pelo Club Argentino de Rio de Janeiro e pelo Clube 17. Foi também diretor e membro do conselho fiscal do Club Argentino de Rio de Janeiro. Em 2001, eu e Ney fizemos o lançamento conjunto de nossos livros em Taubaté, cidade do interior de São Paulo (meu livro Samba de Gafieira - A História da Dança de Salão Brasileira). Ney Homero foi engenheiro civil-sanitarista da Cedae, premiado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e

Museu da República inaugura exposição sobre Clóvis Bornay O secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, inaugurou dia 26/01 a exposição que celebra o centenário de nascimento de um dos maiores carnavalesco da nossa história, com croquis, fantasias e documentos do acervo do Museu Histórico da Cidade.

Espaço Furnas Cultural com edital aberto Estão abertas as inscrições para o Edital de Ocupação dos ambientes do Espaço Furnas Cultural, em Botafogo, para o período de 2016 a 2017. Detalhes no site: www.furnas. com.br/frmSOCulturaECEF.aspx.

Falecimentos:

>>> Dançarino Gilbier, em 03/01/16 (foto). >>> Ney Homero, dançarino, professor e promoter de bailes, no segmento do tango carioca (v. obituário escrito por Marco Antonio Perna nesta edição). Dia 09/01/16. ______________________ Editado por Leonor Costa Sugestões de pauta para:

Quem não é visto não é lembrado Anuncie conosco 992-026-073 991-228-077 (Zap)

Ambiental por suas publicações técnicas em congressos nacionais e internacionais. Recebeu da Câmara Municipal do Rio de Janeiro Moção de reconhecimento por sua contribuição ao setor de saneamento. Ney se iniciou no tango em 1987, em Bariloche, mas somente em 1995 (foi também aluno e amigo de Jaime Arôxa) começou a dar aulas de tango na Barra da Tijuca. Em 1994, em sua cobertura na Barra, criou um espaço para encontros dançantes e animadas conversas sobre tango e outras danças. Chamou esse espaço de Bar de Tango e em parceria com o dancadesalao.com (meu portal de dança) criou sua página na internet, o http://www.dancadesalao.com/tango/bardoney/. Alguns anos mais tarde criou seu domínio próprio: http://www.bardetango. com.br/. Ney Homero era viúvo de Léa de Almeida Rocha, mãe de seu filho Ricardo, para quem escreveu a letra do tango milonga “Milonga da Estrela Tuca”. Seu filho Ricardo lhe deu um neto. Há cerca de uma década e meia era casado com a argentina Cristina Otálora, tradutora profissional e sua parceira de tango. _________________ Marco Antonio Perna é pesquisador, editor de site de dança e autor de livros de dança. Site: www.marcoantonioperna. com.br/ Blog: www.dancadesalao.com/ agenda.

Profile for Leonor Costa

JFD 101  

Jornal Falando de Dança, edição 101, fevereiro / 2016

JFD 101  

Jornal Falando de Dança, edição 101, fevereiro / 2016

Profile for dancenews
Advertisement