Page 1


introdução:

A

ntes de falar qualquer coisa, eu gostaria de dizer que para seu grupo passar por um processo de reconstrução, você e todo seu grupo tem que saber reconhecer os seus erros, e saber reconhecer que muita das vezes o problema vem ou de você líder ou dos liderados ou ambos. E também saber reconhecer o erro se arrepender e não fazer de novo. Se você não está disposto a reconhecer você nem precisa ler esse estudo porque ele não vai te ajudar. O seu grupo não chega a uma situação ruim sozinho. E nem sempre é o inimigo que causa isso. Varias e varias vezes colocamos a culpa no inimigo, sendo que muitas coisas são causadas por nós mesmos. Muitos lideres que se colocar em patamar de ser os melhores e isso também não te levará a nada. Se você não quer olhar para si mesmo e vê que às vezes o problema do seu grupo é você, o seu grupo continuará assim até que vai chegar ao fim. E é como eu disse é preciso muita humildade tanto do líder quando do grupo para reconhecer as falhas e procurar mudar para levantar o grupo novamente. Muitas vezes passamos por situações com nossos ministérios que não fazemos idéia do que fazer. Muita das vezes nós pensamos que quando mais cheio o grupo estás melhor. Mais nessa dica eu quero mostrar para você uma forma de restaurar o seu grupo. Primeiro quero que você entenda algumas coisas. Varias situações podem levar o seu grupo a essa queda, uma delas é o pecado. É o principal motivo pelo qual vemos ministérios sendo derrubados. Outros fatores que influenciam é o Tipo Líder que você está sendo. Suas atitudes podem enfraquecer seu liderado. [Em breve farei um post falando sobre certas atitudes erradas de lideres, mais já temos vários dando dicas para líderes] Mais o fator crucial que levará seu grupo a estaca zero, é o fator busca. “- Quanto preço você tem pagado pelo seu grupo? - Há eu tenho pagado, eu oro todos os dias. Jejuo umas três vezes na semana pelo meu grupo e mesmo assim ele continua.” Então eu te falo pague mais, jejue mais ainda. Faça propósitos, enfim. Explicarei isso mais detalhada mente.


Fatores que levam seu grupo a estaca zero: • Pecado, hoje em dia parece que sumiu da cabeça das pessoas que

um ministério sem Deus ele não é nada. E o pecado ele nos afasta de Deus. Então se você está lá dançando e está em pecado, ninguém vai ver Deus no negócio porque ele não vai está lá. Levítico 10: 1 a 7 : Fala do fogo estranho, que era trazido ao Altar do Senhor. E muita das vezes em pecado, nós trazemos fogo estranho para o Altar. E naquela época a morte era física, hoje a morte espiritual. O que isso tem haver com que estamos falando. Se no seu ministério a pecado, e vocês estão normais dançando. Vocês estão levando fogo estranho para o altar de Deus e isso vai gerar a morte espiritual de vocês. E isso leva o grupo a problemas sérios o que vai gerando a “falência” do grupo. Hoje em dia pessoas comentem pecados e dançam lá na frente e não sabe que isso pode influenciar no grupo. Acha normal. O que não é.

• Seja feita a minha vontade, o que mais vemos hoje em dia em

grupos é o EU cada vez mais forte. Imagine agora um coração e dentro dele existe um espaço que só cabe uma pessoa, ou o seu EU ou o Espírito Santo. E você muita das vezes abre a porta pro Espírito, mas o seu EU ele fica lá fora gritando querendo entrar, e se você deixa o Espírito Santo sai. “Mais não tem como ter os dois?” Em Gálatas 5:21 nós vemos que não tem como. Quando nós damos lugar ao nosso EU, o que nos geramos são os frutos da carne. E quando damos lugar para o Espírito Santo os frutos do Espírito são que flui em nós. E Deus ele não age em meio às coisas erradas. Por isso, não tem como está os dois. Porque eu danço melhor, porque eu faço assim, porque eu pulo. Eu sempre eu. Você nunca pensa no grupo sempre em você mesmo. A porque essa roupa não fica bem em mim, mais e o grupo? A porque eu consigo fazer mais e seus colegas? Porque eu estou certa e vocês não. Quando isso gera no nosso coração, as obras da carne começam a brotar e juntamente com pecado, o grupo morre espiritualmente. O seu EU vai gerar contenda, o seu EU vai gerar brigas. Intrigas e vai gerar o desanimo nas pessoas e tudo irá por água baixo.


• Desigualdade, não eu não estou falando de desigualdade social,

eu falo de desigualdade em tudo. Uma coisa que poucos grupos entendem é que nós somos um GRUPO, então todos temos que ser iguais. Não pode ter um melhor nem pior. Somos todos iguais. “Mais no grupo sempre tem pessoas diferentes.” Isso é verdade, mais eu não estou falando de caráter eu falo de nível de intimidade com Deus, nível de técnica. Claro, gente que sempre tem uns que tem mais que o outro mais esse nível de diferença ele tem que ser pouco. Uma coisa que não gere superioridade ou comparação. Muitos grupos acontecem que uma pessoa decide fazer ballet, e o nível técnico dela cresce cada vez mais. E então ela começa a sobressair e começa a se sentir superior. E isso vai atrapalhando o desenvolvimento do grupo. Porque vai gerar competição dentro do grupo um querendo ser melhor que o outro, ou pessoas vão sair por se sentir inferior à pessoa. A desigualdade Espiritual ela só vai aparecer quando vocês tiverem ministrando e as pessoas vão ver a diferença de quem busca ou não busca Deus. Você vê isso claramente. As pessoas não têm que ver no João ou na Maria o agir de Deus eles têm que ver no grupo. Porque isso vai gerar das línguas grandes da igreja começa a falar, só você ali naquele grupo que presta e isso se outros do grupo escutam pode enfraquecer a pessoa. E nisso gera o enfraquecimento do grupo.

• Falta de Interesse, muita das vezes o seu grupo é formado por pes-

soas que não tem interesse em vários aspectos que podem matar o seu grupo. Um deles é a falta de interesse nas coisas de Deus. Muitos ministérios hoje em dia são formados por pessoas que só querem dançar pessoas que não querem saber de orar, ler a bíblia e até mesmo ir à igreja. Um ministério não é feito somente daquilo que ele exerce. Se as pessoas do seu grupo não têm interesse pelas coisas de Deus, as coisas estão feias. Muita das vezes a falta de interesse é pelas coisas do grupo. Seus liderados muita das vezes não estão interessados nas coisas que você líder propõem para o grupo. E essa falta de interesse muitas das vezes pode ser gerada, porque você sempre propõe suas idéias e não escuta a deles, ou porque suas idéias não são tão boas as ver dos seus liderados.


• Falta de amor, para mim uma das coisas essenciais em um ministério

seja ele qual for, é o amor. Muita das vezes ministramos para a igreja, e temos puinhas, casos mal resolvido, brigas, não vamos com a cara, ou temos raiva das pessoas ou de uma pessoa. Não interessa quanto você tem raiva, você não pode ter. Seja para uma, duas ou mais pessoas. Sem amor nada vale. Em 1 Conríntios 13: 1 ao 13 Fala sobre isso, não importa as circunstância ou o que você faça ou tenha. Sem amor nada vale. O seu ministério pode está em todos os cultos, ajudar sempre na igreja. Vocês podem fazer evangelismo, podem dançar muito bem. Mais sem amor nada valerá. Não adianta você pregar se você não ama a pessoa. E muita das vezes a falta de amor nos corações daqueles que estão no grupo. Entre eles mesmos, muita das vezes você tem raiva daquela pessoa que dança com você. Muita das vezes você tem raiva do seu líder, você tem raiva do seu liderado. E há brigas e contendas dentro do grupo. Muitas picuinhas muitas coisas que Deus não age no meio. E isso vai levando o grupo de mal a pior, até que ele não consegue suportar.

• Problema é você, muitos fatores podem levar seu grupo a estaca

zero, mais o maior fator que hoje eu venho vendo hoje em dia que tem levado os grupos a isso. São os próprios líderes com suas atitudes, que dificilmente um liderado consegue suportar. Às vezes você está totalmente desanimado, chega aos ensaios nunca tem algo novo para o grupo. Muita das vezes você tem deixado o seu grupo na mão, muita das vezes tem sido autoritário. Mais vou expor aqui no item seis atitudes, claro que nem todas as piores. Que pode levar o seu grupo ao fim.

1. Autoritarismo: Muita das vezes você age com seu grupo, como muitos

reis agiam antigamente. Se você estudar em história verá que isso não trouxe mordomia para eles, e sim problemas. Revoluções e muitos inimigos. Porque sempre isso vai acontecer, ninguém gosta de ser mandado, ninguém gosta de ser controlado como boneco. Por isso uma liderança autoritária para mim, é o numero um de fator para levar o seu grupo à estaca zero. Se você é um líder assim, pode começar a botar a barba de molho. Porque um líder autoritário ele passa por cima do que Deus quer, para o que ele quer. Porque Deus ele não age com autoritarismo. 2. Falta de compromisso: Muita das vezes você age com muita falta de compromisso com seus liderados. Falta de ensaio sem avisar. Muita das vezes vai aos ensaios e os ensaios não rende. Tudo evolui menos seu grupo. Você não busca coisas novas para o grupo, enfim você age como se não quisesse liderar o grupo.


3. Grosseiro: Existe uma diferença entre ser grosseiro e ser autoritário. Grosseiro é você tratar os seus liderados como se fossem seu escravo. Você grita com eles, você manda neles. Você os impede de fazer as coisas. Você não sabe corrigir sem gritar sem brigar. Você não age com amor. 4. Não escuta seus liderados: Muitos lideres acha que só aquilo que ele acredita ser certo é o certo. Muitos lideres pensa que só as idéias dele é que é legal. Muitos lideres pensa que seus passos são os melhores e não da espaço para seu grupo falar e da idéias. Todos nós somos cheios de idéias e queremos expor elas. E se você não da essa oportunidade muitos vão sair e procurar um grupo onde suas idéias podem ser usadas ou vão montar seu próprio grupo e ser nele o oposto do que você foi. (Falo isso por experiência própria, e o seu liderado deve sim montar outro grupo mais ele deve espelhar em você. E não ser como eu fiz ser o oposto porque não é essa a visão). 5. Falta de pulso firme: Muitos são grosseiros e muitos são bonzinhos demais. Às vezes você não tem pulso firme no seu grupo. Pulso firme é o mesmo que ser grosseiro? Não. Pulso firme é você dizer que é azul, e as pessoas concorda que é azul. E para isso você não precisa berrar e brigar que é azul. (Se é que vocês entendem) Um líder sem pulso firme ele vai dizer é azul e o seu grupo vai uns dizer que é amarelo, outros preto e vai gerar brigas e ele nem liga. Pulso firme para você é azul e vai ser até que provem o contrario e assim será azul. Um líder que não tem o pulso firme os seus liderados deitam e rolam, e faz o que quer. Chegam atrasados, falta de ensaio e acontece mil e uma coisa e para ele ta tudo bem. Não pode ser assim. Porque quando você acorda o seu grupo já estará um fiasco. Esses e outros fatores podem influenciar para que seu grupo, esteja numa situação critica. Você concerteza deve ter se identificado com algum deles, ou lembrado de algum que não tenha aqui. Fator que influenciou seu grupo ou está influenciando o seu grupo a chegar a uma situação complicada. São brigas, pessoas saindo. E outras coisas a mais. Mais primeiro eu quero que você entenda uma coisa. Se seu grupo ta vazio, você não pode dizer que ele está em fase ruim. Porque um grupo em fase ruim não é um grupo vazio de números mais sim vazios do Espírito Santo. Um grupo que não tem comunhão com Deus e com seus amigos, que não há amor nem vontade de fazer a obra. Se seu grupo tem 3 pessoas ou até mesmo você e mais uma e essas pessoas querem fazer a obra. O seu grupo está em fase melhor, e até mesmo nunca esteve tão bem. Comecem a busca pelo grupo não para que Deus mande mais pessoas, mais para que Deus use vocês. E em breve aparecerão mais pessoas. Ou voltaram com vontade de fazer diferente aqueles que saíram. Agora vamos para: o que fazer para restaurar o seu grupo.


Vamos fazer assim para ficar mais pratico, adoro praticidade. (risos) Bem eu vou pegar os números dos fatores lá em cima e vou falar o que fazer se caso isso esteja acontecendo no seu grupo e depois eu falo melhor da sua atitude como líder. Nesse caso aqui vai as minhas dicas de coisas que você pode fazer para evitar ou fazer com que isso termine. Se seu grupo já entro em falência então não adianta essas dicas. Para você que o grupo já faliu vão ser outras dicas.

Dicas para evitar ou acabar com os fatores que levam seu grupo a estaca zero

• Pecado, todos em seu grupo tem que entender que com pecado não

dá. Faça estudos propõem para eles desafios. E tudo que for preciso para que eles entendam que é preciso buscar a santidade. Mais ai tem algumas pessoas do seu grupo que não entendeu você vai fazer as seguintes coisas: - Ter conversas particulares com a pessoa, lembrando de conversar com amor. Caso tenha duvidas de como corrigir um liderado tem post no blog sobre isso: http://danceforjesus.wordpress.com/2010/07/19/como-corrigirum-liderado/. - Você juntamente com as pessoas do grupo que se disporem vão estar orando por essas pessoas. E você vai buscar mesmo para Deus colocar no coração dessa pessoa que ela precisa pagar um preço e negar o mundo para fazer a vontade de Deus. - Ai você orou, conversou e reconversou e mesmo assim nada ai você vai colocar a pessoas em disciplina. Ela não dança mais continua indo nos ensaios mais não dança. A pessoa só volta quando ela escolher fazer as coisas certas.

• Seja feita a minha vontade, vou ser curta e grossa nesse caso.

Você tem que chamar a pessoa no cantão corrigi-la com amor, mais mostrando que o eu dela tem que cair por terra e que o eu ele traz as obras da carne e que essa pessoa precisa ser guiada pelo Espírito Santo. Se ela não entender isso e continuar agindo assim, você a colocará em disciplina. Porque curta e grossa? Uma pessoa desde quando ela aceita Jesus ela tem que está ciente de que: Já não vivo mais eu, mais Cristo vive em mim. (Gálatas 2:20) E Paulo também fala em Romanos 8: 1 ao 17 sobre a vida dominada pelo Espírito e a vida dominada pela natureza humana. Então a pessoa já sabe disso desde antes entrar em um ministério. Não é só na vida ministerial e em tudo deixar o eu cair por terra e ser guiado pelo Espírito Santo.


• Desigualdade, antes de tudo você vai buscar sempre juntamente

com seu grupo para que vocês cresçam e cresçam em união. E depois você vai conversar muito com eles ensinando sempre a serem unidos. Não force isso ensine. Porque se seu grupo é unido automaticamente o seu grupo vai cresce junto. Mais você sempre tem que fazer dinâmicas, passeios e eventos para gerar essa união. Mais se seu grupo está muito com desigualdade espiritual e técnica. Convide seu grupo para uma reunião, mostre isso para eles. Explique e mostre que isso não pode haver em um grupo e não de nome aos bois. E propõem ao grupo a orar e buscar para que Deus venha nivelar as coisas no seu grupo. E orem muito não em casa porque muitos esquecem ore nos ensaios marque reuniões. Comece do zero se for preciso com passos bem fáceis, e vai evoluindo e todos vão evoluir juntos.

• Falta de Interesse, você tem que começar a ensinar o seu grupo a

ter interesse pelas coisas de Deus. Como você vai fazer isso? Comece com dinâmicas de perguntas sobre a bíblia e à medida que eles forem errando, você vai mostrando que isso é falta de ler a bíblia. Faça simulações deles pregando evangelho e com a pessoa debatendo com eles sobre a bíblia quando faltar argumentos você mostra, que ao evangelizar isso pode acontecer que eles precisam ler mais. Ensina-los a orar e mostrar a importância de orar e buscar a Deus. Se seu grupo está fraco desmotivado, mostre para eles que é preciso buscar a Deus para que ele mude o grupo, para que ele restaure. Comece colocando idéias para o grupo que vai motivá-los, ouça mais as idéias deles e começa a colocálas em prática para que eles motivem.

• Falta de amor, assim como todos os outros ensine ao seus liderados

a amar, o próximo mostrando para eles que sem amor nada vai valer. E também o essencial a fazer e orar juntamente com eles pedindo a Deus para que coloque amor nos corações. Mais se no seu grupo está tendo muitas picuinhas e brigas. Muitos disse me disse você vai sentar para resolver tudo isso, chamar seu grupo para uma reunião mostrar para eles que eles tem mudar. E colocar todos em disciplina e nessa disciplinas os ensaios vão se transformar em orações só orações para que Deus acabe com as brigas. Muitas pessoas vão parar de ensaiar e sair do grupo veja isso como tratamento de Deus. Porque as pessoas que realmente quiser fazer a obra e ter uma vida transformada por Deus vão permanece no grupo. Um dos grandes problemas hoje em dia que traz brigas nos grupos são fofocas mais em breve eu vou falar sobre isso.


• Problema é você, aqui já vamos fazer um trabalho mais detalhado.

Porque quando o problema é o líder quer dizer que chegamos a casos extremos de falta de comunhão com Deus. Porque eu falo isso? Um líder que se coloca na dependência de Deus, O deixando guiar você. Que Ele te der as instruções corretas você não age das maneiras citadas lá em cima. Por isso coloque-se na dependência de Deus. Antes de qualquer coisa quero que você entenda uma coisa, primeiro você tem que reconhecer que você está errado e que você vai mudar. Se você não está disposto a isso, nada vai adiantar.

1. Autoritarismo: Se você é autoritário ou o seu líder é, tem que entender que líder não está aqui para mandar e sim para servir. Você tem que sempre consultar a Deus antes de tomar uma decisão. Você não manda em tudo, os seus liderados não são seu bonequinho. E assim como eu disse em um post no blog. Os seus liderados não tem que fazer as coisas porque você faz, mais eles devem fazer porque é o certo a fazer. Entenda!!! Líder também erra, mais ele tem que reconhecer que errou e arrepender. Comece agora mesmo a orar e a pedir a Deus que ele de mude, que ele venha ser o centro da sua vida. Guiando-te para que você não venha agir de formas erradas. Um líder autoritário além de espantar pessoas do seu grupo, vai fazer com que os que estão saia. Ou os que não saiam vivem com raiva de você e de Suas atitudes. As coisas não tem que ser da forma que você quer e sim da forma que Deus quer. Eu conheço muitas pessoas que muita das vezes preferem ficar sem dançar que entrar no grupo de fulano porque ele é autoritário. E pessoas do grupo de fulano e vivem falando mal dele pelas costas e com raiva por causa do autoritarismo. Se o seu líder está assim, o que você deve fazer, pedir para que ele marque uma reunião e você vão expor as atitudes dele que não estão agradando vocês. Não critiquem pelas costas, cheguem diretamente nele. Para que ele veja que ele está errado e reconheça. Caso ele não mude levem o problema para as autoridades maiores da igreja, para que vocês possam entrar em um acordo e através do pastor o líder reconheça seu erro e venha buscar a mudança. Para que tudo possa ocorrer bem no grupo. 2. Falta de compromisso: Você já parou para analisar o quanto seu grupo cresceu desde que você começou com ele? Não. Pare agora, ele cresceu muito? Ele vem crescendo muito? Seus liderados tem evoluído ou tem sido sempre os novatos na dança? Isso pode ser um problema totalmente seu. O liderado ele segue o líder e se o líder não der alimento para o crescimento ele não cresce. Se o líder der alimento ele vai crescer. É como uma planta. Literalmente e se você não cuidar ela morre. E isso que acontece. Eu falo não de supostas situações eu falo de coisas que eu vejo acontecendo. Muitos lideres hoje tem perdido a motivação de liderar. E o seus grupos vão de mal a pior. Não é por causa de nenhum problema acima e por causa dele que não toma atitude. Muitos lideres querem sentar e por a perna para cima e esperar que seus liderados trabalhem mais as coisas não funciona assim. O que você espera? Que seus liderados montem tudo, faça tudo que


é você que tem que fazer. Quando chega dia de ensaio cadê o líder? E nem avisa que vai faltar. Você já parou para perguntar o seus liderados o que eles acham da sua liderança? Tem algo que tem que mudar? Pergunte e você vai ver se está fazendo o trabalho certo. Se você liderado passa por situações como essa, você vai juntar com seu líder e vai expor para ele tudo que você pensa que precisa ser mudado, você e os demais. Assim como disse acima seu líder não mudo? Você vai ir para autoridades maior. 3. Grosseiro: Eu já vi vários tipos de líder. Mais muitos me assuntam pela atitude que eu vejo diante do liderado. Sabe quando você está no shopping fazendo compras e você ver um pai sendo grosso com o filho? E você fala que homem grosso. Então é assim que eu me sinto vendo lideres assim, da vontade de perguntar se ele realmente foi chamado para isso. Gente serio sem brincadeira, eu fico indignada quando eu vejo situações como essas de líder gritando com liderado e sendo grosseiros. Sinceramente eu pergunto para Deus se realmente foi Ele que o escolheu. Porque eu conheço muitas pessoas que só não saem do grupo porque ama dançar para Deus. Porque se fosse pelo líder já tinham caído fora há muito tempo. Comece a rever como tem sido o tratamento seu para os liderados, será que berrar com eles vale a pena? Será que autoridade que Deus tem dado para os líderes é essa de gritar? E se você liderado tem um líder assim a única dica que dou para você é ir as autoridades maior porque lideres assim não escuta liderado. Não adianta você marca reunião que acaba que você vai sair como ruim. Resolvam isso não deixa uma atitude errada matar um ministério dentro de você. 4. Não escuta seus liderados: Para você eu tenho pouco a dizer, passe a ouvir mais as idéias do seu liderado. Antes de vim com algo pronto sonde as idéias. Se possível tente unir todas as idéias e quando for preciso que sua idéia seja colocada você coloque. Mais lembre de não ficar só nas suas idéias. Claro também que seus liderados tem que falar, não adianta não falar e reclamar depois que você não ouve. E melhor ainda pergunte um por um se tem idéias, coloque no papel e tentem colocar tudo em pratica, mesmo que não seja de uma vez que seje de pouco a pouco. Caso seu líder não te escuta o chame no canto e converse com ele mostrando para ele que ele precisa ouvir suas idéias também. 5. Falta de pulso firme: Para ter pulso firme você não precisa ser grosseiro e muito menos ser autoritário. Você só precisa mostrar para seus liderados de uma forma gentil, que mesmo que você seja um líder que age calmamente, você também tem que impor as coisas e eles tem que obedecer. Mais eu vou falar com você se você tem um bom relacionamento com seus liderados. As coisas acontecem naturalmente. Gente eu nunca tive o problema de liderados não obedecer, porque por mais que eu converse com elas calma elas sabem que eu sou autoridade e que elas tem que me obedecer. Então tudo isso é reflexo do seu relacionamento com seus liderados.


E assim como eu estava falando você precisa ter um bom relacionamento com seu liderado, você precisa passar confiança para eles. Para que tudo possa ocorrer bem. Mais se seu grupo chegou em caso extremo. Tudo fugiu do seu controle, ta na hora de parar e começar tudo de novo.

Começando um grupo de Novo: Seu grupo fugiu do seu controle, nem com conversa as coisas estão adiantando. Você vai zerar o cronômetro de novo. “Há isso quer dizer que se meu grupo tem 10 anos ele vai zerar?” Não. Eu não falo disso eu falo de vida com Deus de técnica de grupo. Você vai começar o grupo de novo como se ele tivesse começando agora. Mais pode continuar com a contagem de ano. Mais é só você marca que na data tal, foi quando o grupo nasceu de novo. Você vai reunir com seu grupo vai expor tudo que você acha do grupo e vai perguntar o que eles tem achado do grupo. Quando você estiver falando sua opinião sobre o grupo, você vai expor que para você o grupo estar em crise. Caso todos concorde com vocês. Você vai expor tudo àquilo que você acha que está errado e depois eles vão expor as opiniões deles. Falando também da sua liderança, você vai anotar tudo. Falem sobre o que fazer para o grupo se tornar um grupo melhor. Todas as idéias devem ser anotadas. Depois de vocês chegarem a um acordo de tudo que precisa e você ter em mãos uma lista ai você vai propor para o grupo que vocês comecem tudo de novo. Buscando não repetir os erros e tentando fazer tudo que for melhor para grupo. Mostre que esse começar de novo vai transformar o grupo. Ageu 2:9 Fala da Gloria da segunda casa, considere o seu grupo voltando ao inicio não como uma construção, mais com uma Reconstrução. E você vai explicar tudo isso para eles. Concerteza eles vão concordar. Vocês vão ficar dois mês ou mais o tanto que você pensar, mais no mínimo dois meses para essa reconstrução. Nesses dois meses vocês vão orar bastante e jejuar. Orar em casa e nos ensaios. Fazer devocionais e orem bastante. Não ensaiem nenhuma musica, só busquem que Deus levante o grupo. Mais busquem mesmo clamem a Deus, se for preciso grite, role e cante faça o que for preciso mais busque Deus para que ele venha mudar a historia do grupo. Nesses 2 mês marque churrascos, almoços momentos para o grupo está em comunhão, marque brincadeiras. Momentos de dança espontânea nos ensaios também. Solte musicas de adoração a Deus e se espalhem e dancem a Deus, cada um da forma que quer do jeito na onde quiser. Isso é de total importância. Mais não deixe que esse momento tome o lugar do oração porque ela será a mais importante no momento. Dinâmicas, façam muitas dinâmicas de dança com eles para começarem a aprender técnica também.


Passado os dois mês, vocês vão começar o montar uma musica juntos, todos juntos uma musica onde todos dêem idéias. Onde todo mundo participe, uma musica que adore a Deus, não uma musica que peça nada a Deus escolha uma que fala palavras de agradecimento a Deus. E façam um propósito para que Deus abençoe você e venha usar vocês como canal de bênçãos na sua igreja. E tenho certeza que depois disso, o seu grupo mudará a historia. E lembrem de continuar com o propósito sempre, buscando não errar os mesmo erros. Procurar um bom relacionamento com os liderados e resolver as coisas antes que elas chegam a ficar extremas, e tenha que fazer uma reconstrução ao invés de uma reforma. “Fica um exemplo clássico, muita das vezes chove e a nossa casa fica com as paredes manchadas, coisa que pintando de novo resolve, mais muita das vezes deixamos a chuva cair e cair e não arrumamos, até que tudo desaba e tem que construir de novo. Levando isso para o grupo, a chuva são os problemas fatores que levam seu grupo a crise, e muitas das vezes você pode resolver aquilo na hora com uma reforma, mais você deixa acontecer e vai deixando até que chega a caso extremos de reconstruir, não deixe evite antes”.

E lembre-se de sempre buscar a Deus pelo seu grupo. Sempre!

E se caso nesse processo de dois meses reconstruindo muitos saírem, não importe é porque essas pessoas não é para estarem ali. Porque em uma reconstrução, você joga fora tudo aquilo que não é de utilidade, e muitas pessoas estão no grupo mais para atrapalhar do que trabalhar, então não desespere. Mesmo que fico só você e mais uma, vocês vão dançando de dupla até que Deus mande mais. Mesmo que fique SÓ VOCÊ vai fazendo solos até que Deus mande mais pessoas. E ore para Deus mandar pessoas que estão disposta a pagar um preço e a fazer a obra com vontade, não pessoas sem compromisso.

Que Deus abençoe grandemente a vida de vocês e dêem sabedoria nessa reconstrução do seu grupo. Caso você queira conselhos e expor sua situação é só você entrar em contato comigo pelo blog, ou pelo orkut, ou pelo e-mail. Contatos aqui: http://danceforjesus.wordpress.com/contatos/


Reconstruindo Grupos  

Que Deus abençoe grandemente a vida de vocês e dêem sabedoria nessa reconstrução do seu grupo. Caso você queira conselhos e expor sua situaç...