Issuu on Google+

DAMIEN GASPAR

DESIGN PORTFOLIO 2015


DAMIEN GASPAR DESIGNER DE PRODUTO Lisboa/ PORTUGAL (+351) 919 484 768 info@damiengaspardesign.one http://www.damiengaspardesign.one damiengaspar Masculino 29 de Junho 1987 Portuguesa

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

Mestrado em Design de Produto concluído na 2010 - 2012 Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa Erasmus - Licenciatura em Design Industrial na 2009 - 2010 École Supérieure des Arts Saint-Luc de Liège Licenciatura em Design concluída na 2007 - 2010 Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa Ensino Secundário concluído na 2004 - 2007 Escola Secundária de Pombal com o curso de Artes

DISTINÇÕES E PRÉMIOS

Finalista estudante do prémio 2015 Daciano da Costa - Prémios do Design Português 2015

Atribuição de Bolsa de Mérito - ano lectivo 2011/2012 2015 Participação no concurso BraunPrize ‘12 - Genius Design 2012 for a better Everyday Publicação do banco ZEBRA - Revista MID 2010 4º lugar: Redesign the iPad for restaurants - ELC 2010 5º lugar: Design the future suspension file - Atlanta Office 2009 Products BV Inglês B1

OUTRAS LÍNGUAS

Francês C2 Espanhol B1

Segundo o quadro europeu comum de referência para as línguas

COMPETÊNCIAS

Domínio de programas de modelação 3D (SolidWorks, Rhinoceros 3D, SketchUp, Blender, AutoCAD, Keyshot, PhotoView 360). Bons conhecimentos em Adobe Master Collection CS6, Final Cut Pro, Office e iWork. Experiência em Windows 98/ XP/ Vista/ 7/ 8, Mac OS X v10.6 “Snow Leopard”/ v10.7 “Lion”/ v10.8 “Mountain Lion”/ v10.9 “Mavericks”/ v10.10 “Yosemite” e Google Android 2.3.x Gingerbread/ 4.0.x Ice Cream Sandwich. Bons conhecimentos em Design Sketching, Copic e Papel Layout (ClaireFontaine).


ÍNDICE 6

SKETCHING DESIGN

Modelação efectuado em SolidWorks. Renderização em Photoview 360º.

Modelação efectuado em SolidWorks. Renderização em Photoview 360º. Retoques e montagem em Photoshop.

8

BRINQUEDOS DE PRAIA

10

ECOPONTOS

12

HE&SHE

14

ECOCIRCLE

16

CORK&SHOCK

18

MÓVEL MULTIFUNCIONAL

20

BANCO ZEBRA

22

MAPPLE Nº6

24

ROSSIO LOUNGE PLACE

26

INTERIOR CLASSE EXECUTIVA

Modelação efectuado em Rhinoceros 3D. Renderização em Keyshot.

26

Desenvolvimento de um conjunto de brinquedos de praia com linhas simples, racionais e lúdicas, para crianças com mais de 1 ano de idade.

Concepção de contentores exterior e interior, para a separação de resíduos domésticos.

Conceito de máquina de corte multifuncional para casais.

Aspirador compacto, ligeiro e funcional para uso quotidiano e adequado para pequenos apartamentos.

Protótipo funcional de um aspirador doméstico com revestimento a cortiça, desenvolvido na dissertação de mestrado.

Móvel multifuncional para crianças entre os 4 e 8 anos de idade.

Mobiliário urbano destinado para uso no exterior das instalações da FA-UTL.

Conceito de um assento, baixo, com encosto e apoio de braços, destinado para o uso numa zona de espera/ repouso de um aeroporto.

Conceito para a estação ferroviária do Rossio, em Lisboa.

Elaboração de um conceito de interiores para a Classe Executiva do Airbus A380.

DESENHOS TÉCNICOS


TÉCNICA: Desenho efectuado

a caneta Bic. Cor e efeitos em Photoshop.

TÉCNICA: Desenho efectuado

a lápis HB. Cor e efeitos com COPIC’s.

6


SKETCHING DESIGN

TÉCNICA: Desenho efectuado com caneta Multiliner COPIC. Cor e efeitos com COPIC’s.

TÉCNICA: Desenho efectuado

7

a caneta Bic. Cor e efeitos em Photoshop.


8


BRINQUEDOS DE PRAIA

OBJECTIVO: Desenvolvimento de um conjunto de

brinquedos de praia com linhas simples, racionais e lúdicas, para crianças com mais de 1 ano de idade.

SOLUÇÃO: Elaboração de um conjunto funcional

e seguro, onde a predominância das cores lúdicas se refletem.Optou-se para concepção industrial, a escolha de bioplásticos (produzido por biopolímeros, resíduos agropecuários, como cana-de-açúcar, soja, milho, amido de arroz, batata, entre outros).

9

Desenvolvido na Licenciatura em Design da Faculdade de Arquitectura - Universidade Técnica de Lisboa.


OBJECTIVO: Concepção de contentores exterior e interior, para a separação de resíduos domésticos.

SOLUÇÃO: Neste conceito procurei desenvolver uma

forma que fosse a mais adequada e funcional, para este tipo de produto. Para maior durabilidade optou-se por escolher, para a fabricação industrial, plástico de alta resistência (melhor facilidade de moldagem e economicamente viável). Os moldes para o corpo principal são simétricos, e cada face é fixada por soldaduras de ultra-som. Projecto particular.

10


11

ECOPONTOS


12


HE&SHE

OBJECTIVO: Conceito de máquina de corte multifuncional para casais.

SOLUÇÃO: Neste pequeno electrodoméstico optei por

fazer um estudo formal aprofundado, para possibilitar o uso mais confortável (sexo feminino e masculino). Este conceito reúne as funcionalidades de cabeça de corte, barbear e depiladora. Bastante completa e adaptável a mão. Ideal para viagem em casal.

13

Desenvolvido no Mestrado em Design de Produto da Faculdade de Arquitectura - Universidade


OBJECTIVO: Aspirador compacto, ligeiro

e funcional para uso quotidiano e adequado para pequenos apartamentos.

SOLUÇÃO: Para este conceito ser mais ecológico,

optou-se pela tecnologia de recipiente (aspirador sem saco). Os leds laterais estão interligados com as diversas funcionalidades de potência - Led verde para um modo ecológico (pouco consumo), led branco para um modo normal e led vermelho para um modo de ultra aspiração. Este produto evidência a imagem de marca da Sony, tecnologia e simplicidade. Desenvolvido no Mestrado em Design de Produto da Faculdade de Arquitectura - Universidade Técnica de Lisboa.

14


15

ECOCIRCLE


16


CORK&SHOCK

OBJECTIVO: Protótipo funcional de um aspirador doméstico com revestimento a cortiça, desenvolvido na dissertação de mestrado.

SOLUÇÃO: Pretendeu-se com este projeto analisar,

nos electrodomésticos, os problemas de deterioração e longevidade provocados pelo manuseamento e usabilidade. Para abordar este tema, escolheu-se um caso de estudo - o aspirador - que se define como um electrodoméstico adequado para esta análise. Assim, desenvolveu-se um aspirador de uso doméstico e, para responder às problemáticas previamente descritas, utilizou-se, na concepção do produto, aglomerado de cortiça maquinado. Esta dissertação foi orientado peço Prof. Dr. José Rui Marcelino e coorientada pela Profª Drª Rita Assoreira Almendra.

17

O protótipo funcional foi financiado pelas seguintes empresas: Amorim Cork Composites (Corroios); Centimfe (Marinha Grande); Fablab EDP (Sacavém); Iberomoldes (Marinha Grande).


OBJECTIVO: Móvel multifuncional para crianças entre os 4 e 8 anos de idade.

SOLUÇÃO: Conceito multifuncional e evolutivo que

incorpora secretaria e arrumações. Contém duas posições adaptáveis: Horizontal para as crianças de 4 a 6 anos, e vertical para as de 6 a 8 anos. Funcional, simples e ergonómico. Desenvolvido na École Supérieure des Arts Saint-Luc de Liège.

18


19

Mテ天EL MULTIFUNCIONAL


OBJECTIVO: Mobiliário urbano destinado para uso no exterior das instalações da FA-UTL.

SOLUÇÃO: As características essencial deste

projecto são as seguintes: o bem estar com exterior, o repouso/ descanso físico e mental. Na concepção foi utilizada as seguintes tecnologias: corte e conformação do tubo de aço macio de 25 mm(na estrutura), chapa de aço de 2 mm (na parte das lâminas do assento), fixação com rebites e lacagem na fabrica. Trabalho de grupo desenvolvido na Licenciatura em Design da Faculdade de Arquitectura - Universidade Técnica de Lisboa. Os acabamentos do protótipo funcional foram financiados pela SLM (Sociedade Lisbonense de Metalização, S.A.).

20


21

BANCO ZEBRA


22


MAPPLE Nº6

OBJECTIVO: Conceito de um assento, baixo, com en-

costo e apoio de braços, destinado para o uso numa zona de espera/ repouso de um aeroporto.

SOLUÇÃO: Este projecto foi estruturado com o objectivo

de desenvolver dois subconjuntos, por assemblagem de modo flexível, para o casco do assento e para a parte estrutural. O nome do produto define as ideias principais do conceito. Nº6, como seis ideias preliminares. Essas seis ideias orientadores são: Confortável, Funcional, Simples, Eficiente, Maneável e Leve.

23

Trabalho de grupo desenvolvido no Mestrado em Design de Produto da Faculdade de Arquitectura Universidade Técnica de Lisboa.


OBJECTIVO: Conceito para a estação ferroviária do Rossio, em Lisboa.

SOLUÇÃO: Neste espaço planeou-se projetar uma zona

lounge e um espaço noturna, aproveitando a mais valia de ser uma zona turística e uma das entradas principais para a capital. Procurou-se definir linhas minimalistas e futuristas sem desvirtuar a identidade da estação do Rossio. Trabalho de grupo desenvolvido no Mestrado em Design de Produto da Faculdade de Arquitectura Universidade Técnica de Lisboa.

24


25

ROSSIO LOUNGE PLACE


OBJECTIVO: Elaboração de um conceito de interiores para a Classe Executiva do Airbus A380.

SOLUÇÃO: Para este conceito projetou-se um banco

relativamente simples, leve (visualmente), racional e funcional. Um dos objectivos principais foi impor novas tecnologias, sobretudo no ecrã e na iluminação. Desenvolveu-se uma forma que tem influências de um casulo. Este não é totalmente fechado, para poder interagir livremente com o vizinho do corredor, ao mesmo com a hospedeira. Um espaço especial para pessoas que habitualmente utilizem esta área de viagem para poderem trabalhar e descansarem. Trabalho de grupo desenvolvido no Mestrado em Design de Produto da Faculdade de Arquitectura Universidade Técnica de Lisboa.

26


27

INTERIOR CLASSE EXECUTIVA


F

28

17


DESENHOS TÉCNICOS

29

Conhecimento das características técnico-construtivas de materiais de concepção industrial. Experiência na construção de modelos não funcionais e de protótipos funcionais. Conceitos avançados de utilização da prototipização rápida. Elaboração pormenorizada de desenhos técnicos.


PARA MAIS INFORMAÇÕES E APRESENTAÇÃO

COMPLETA E DETALHADA DO PORTFOLIO

CONTACTE-ME ! (+351) 919 484 768 info@damiengaspardesign.one http://www.damiengaspardesign.one damiengaspar


FORMAÇÃO ACADÉMICA


Portfolio Express 2015_Damien Gaspar