Issuu on Google+

Informativo Viver Bem | Ano 04 | Edição 87 | 2ª Quinzena de Novembro - 2013

Sociedade

Alimentação equilibrada é essencial à saúde

Como ler a

Empenho e disciplina são os principais requisitos para a reeducação alimentar

Tabela Nutricional

N

a correria da vida moderna nem sempre há tempo para uma alimentação equilibrada. Com diversas opções de fast food , alimentos congelados e industrializados, a sociedade contemporânea tem deixado de lado a qualidade de vida em função da praticidade. Mas, é preciso estar atento aos malefícios causados pela alimentação desregrada, já que, em longo prazo, ela pode comprometer o desempenho do corpo e, consequentemente, a saúde. Hábitos alimentares desequilibrados provocam cansaço, estresse, obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol alto, entre outros problemas. Por isso, ter uma dieta balanceada é essencial. Segundo especialistas, a boa alimentação está associada à qualidade e variedade dos alimentos ingeridos e deve ser prática rotineira. Deste modo, o mais indicado é investir em uma reeducação alimentar sem cortes radicais de alguns nutrientes, visto que até os açúcares estão inseridos na Pirâmide dos Alimentos , base para a elaboração de refeições equilibradas.

Expediente

Divulgação

Alimentação balanceada deve ser prática diária e precisa conter os mais variados alimentos

O guia sugere como deve ser a alimentação diária para uma população saudável com mais de 2 anos de idade. Ele também aponta a porção recomendada para cada grupo. Fontes de energia, os alimentos ricos em carboidratos como massas, pães, cereais e arrozes fazem parte da base da pirâmide e devem

Jornalista Responsável: Silvio Lima - MTb 19.312 Redação: Daiane Cezário Estagiária de Comunicação: Camila Cabreras Projeto Gráfico: A Fábrica Comunicação Impressão: Ed. Folha1 | Tiragem: 30 mil exemplares

ser consumidos em quantidades maiores durante o dia. Em seguida, encontramos o grupo das frutas, verduras e leguminosas que fornecem vitaminas, minerais e fibras para o corpo. O terceiro nível da pirâmide é destinado aos alimentos que contêm proteína tais como: carne, ovo, feijão, lei-

te e derivados. No topo, estão os doces, açúcares, óleos e gorduras, alimentos com propriedade calórica e que devem ser consumidos com moderação. Assim, não há necessidade de fazer sacrifícios ou excluir as guloseimas do cardápio diário, basta manter o equilíbrio.

O Viver Bem é uma edição especial do Jornal 5ª Avenida (registro 23.952 – 10º Cartório de Títulos e Doc. de São Paulo/SP) publicado pela Editora Folha 1 com distribuição gratuita em Mogi das Cruzes e região. Contato: (11) 3034.1892 E-mail falecom@editorafolha1.com.br Livre distribuição e circulação. Conforme a lei federal 5250 de 09/02/1967, artigo 2º: “é livre a publicação e circulação no território nacional de livros, jornais e outros periódicos, salva se clandestino ou quando atentem contra a moral e os bons costumes”; e lei 6015 de 31/12/1973. Regulamentação específica e federal. Informamos a quem possa interessar que a Editora Folha 1 não é responsável pela distribuição deste material. Reforçamos que somos somente a editora que o produz. Não temos controle algum sobre a distribuição, uma vez que entregamos o lote completo do jornal diretamente para nosso contratante. Qualquer informação adicional deverá ser colhida diretamente com o distribuidor.

Para manter uma dieta balanceada é essencial conhecer as informações nutricionais. Veja os itens da tabela: Porção - Quantidade recomendada para consumo. %VD (Valor Diário) - Índice de nutrientes que o alimento apresenta para uma dieta de 2.000 kcal. Valor energético - Energia produzida a partir da ingestão daquela porção de alimento. Carboidrato - A parcela não utilizada pelo organismo é estocada em forma de gordura. Proteína - Proporciona sensação de saciedade. Gorduras totais - Soma dos tipos de gorduras encontradas no alimento. Gorduras saturadas e trans - Causa doenças cardiovasculares. Fibra alimentar - Auxilia no bom funcionamento do organismo. Sódio - Provoca malefícios como aumento da pressão arterial e retenção de líquido.

13º salário: o que fazer com ele? página 2

Para que serve a água termal? página 3

Como é fabricado o vidro? página 4


Novembro - 2013 Cotidiano

13º SALÁRIO: O QUE FAZER COM ELE?

Estabelecer prioridades é fundamental para utilizar o dinheiro de maneira inteligente Fim de ano é época de férias, festas, presentes e, também, de receber aquele dinheirinho extra tão aguardado durante o ano: o 13º salário. Benefício destinado aos trabalhadores com registro em carteira (CLT), aposentados e pensionistas do INSS. As utilidades para esse dinheiro podem ser as mais diversas. Quem está endividado, geralmente, separa uma determinada quantia para quitar as dívidas e começar o ano sem pendên-

cias. Já aqueles que estão com as contas em dia, aproveitam a oportunidade para comprar alguma coisa que desejam, e que não foi possível concretizar ao longo do ano, para viajar, ou mesmo para poupar e investir no mercado financeiro. Assim, para não exagerar nos gastos e utilizar esse salário extra de maneira inteligente, especialistas ressaltam que é preciso, primeiramente, observar quais são as suas priorida-

des e não agir por impulso, para que esses gastos não se tornem um problema em longo prazo. Então, seja para aqueles que desejam sair do vermelho ou para quem quer economizar dinheiro para despesas futuras, como IPVA, IPTU e o material das crianças, com planejamento e cautela é possível utilizar o 13º salário de maneira racional, e aproveitar todas as delícias do final de ano, sem pesar no bolso.

Divulgação

2

Planejamento e cautela são itens essenciais para utilizar o 13º salário de maneira consciente

Rapidinhas Filme

Jogos Vorazes estreia no Brasil Com lançamento previsto para o dia 15 de novembro, o filme Jogos Vorazes – em Chamas será exibido nos cinemas nacionais antes da estreia mundial. O longa-metragem narra a aventura vivida por Katniss (Jennifer Lawrence), vencedora da 74ª edição dos “Jogos Vorazes”, competição em que jovens dos distritos de Panem lutam pela sobrevivência. Após a vitória, a protagonista percebe que uma rebelião está prestes a eclodir. Neste cenário, o presidente Snow prepara o evento conhecido como O Massacre Quaternário.

Cinema

Esporte

Clarice Falcão protagoniza filme

Sorteio da Copa terá Emicida e Olodum

Dirigido por Matheus Souza, o filme Eu Não Faço a Menor Ideia Do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida terá como protagonista a versátil Clarice Falcão, comediante reconhecida pelos vídeos do canal Porta dos Fundos. Neste longa-metragem, Clarice irá interpretar a jovem Clara, que está cheia de dúvidas sobre o que fazer com sua vida e acaba optando por estudar Medicina em função do estímulo de pessoas próximas. O filme conta com a participação dos humoristas Leandro Hassum, Nelson Freitas e Gregório Duvivier e deve chegar aos cinemas em dezembro.

A Fifa divulgou mais detalhes sobre o sorteio que define as chaves da Copa do Mundo 2014. Programado para acontecer no dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, o evento inclui shows do rapper Emicida, do grupo de percussão Olodum e de Margareth Menezes. De acordo com a entidade, as apresentações pretendem enfatizar as belezas e encantos do Brasil e serão inspiradas no slogan “Juntos num só ritmo”. O sorteio será transmitido para 193 países e contará com a participação de 1.300 convidados, além de dirigentes, técnicos e representantes das delegações dos 31 países visitantes.


Novembro - 2013

Toque de Beleza

Saúde

Enriquecida pelos minerais das rochas, a água termal possui propriedades estéticas e terapêuticas que melhoram a saúde da pele, visto que repõe os nutrientes perdidos ao longo do dia. Além de deixá-la mais bonita, a água termal limpa, hidrata, tonifica, revitaliza, refresca e equilibra o Ph da pele. O produto também auxilia na reconstrução da barreira de proteção cutânea e blinda a ação de fatores, como poluição e vento. A água pode ser encontrada em spray ou na composição de alguns cremes hidratantes. É indicada para todos os tipos de pele e deve ser utilizada em qualquer momento do dia, seja para prolongar o efeito da maquiagem ou acalmar a pele após a depilação. Segundo especialistas não há contraindicação, já que o produto é hipoalergênico, calmante e tem efeito cicatrizante. No entanto, a água termal não substitui o uso de filtro solar, que deve ser utilizado como principal forma de proteger a pele das agreções diárias.

by Cabelos

Reparação inteligente e proteção solar para os cabelos

Divulgação

Para que serve a água termal?

Durante a temporada de verão é preciso ter alguns cuidados, principalmente quando o assunto é cabelo exposto ao sol. Utilizar um leave-in com ativos que contenham UV é indispensável para manter a beleza dos fios na estação mais quente do ano. Para proteger os fios contra os raios solares, a Vult Cosmética, apresenta o inovador Leave-in Sun Protection. O produto contém monoi, ativos vegetais e filtro solar UV Quaternizado. Seu uso protege os cabelos do calor, hidrata, promove brilho e auxilia na proteção dos fios contra os danos provocados pelos raios solares.

Dicas

Preço Médio R$11,30

A exposição aos raios solares danifica e enfraquece os cabelos. Experimente o Leav-in Sub Protection, da Vult Cosmética, e mantenha os seus fios bonitos, saudáveis e hidratados.

Os produtos da Vult Cosmética podem ser adquiridos em farmácias, drogarias, perfumarias e lojas de cosméticos em todo Brasil. Informações através do SAC (11) 4736 8890. Acesse www.vult.com.br Colaboração: SV Assessoria

O Mundo das Celebridades

A CARREIRA DE RACHEL SHEHERAZADE Divulgação

Jornalista se destaca por suas críticas polêmicas Rachel Sheherazade Barbosa, nascida em João Pessoa, em 5 de setembro de 1973, decidiu que seria jornalista aos 17 anos. Formou-se pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e, desde 2000, atua na televisão brasileira, tornando-se bastante conhecida por fazer críticas e comentários sobre os mais variados temas. A carreira teve início ainda na Paraíba, quando Rachel trabalhou como repórter na TV Correio, afiliada da Rede Record. Nove meses de-

pois, foi convidada para integrar o grupo de jornalistas da TV Cabo Branco, da Rede Globo. Em 2003, tornou-se apresentadora e comentarista do Tambaú Notícias, telejornal diário exibido pela TV Tambaú, afiliada do SBT na região, e grande responsável por sua notoriedade nacional. Foi por meio de uma crítica sobre o Carnaval na Paraíba, exibida em 2011, e que tomou grandes proporções na internet, que Rachel Sheherazade chamou a atenção de Silvio Santos e foi convidada pelo próprio dono do SBT para trabalhar na matriz, em São Paulo, como âncora do principal telejornal da emissora, o SBT Brasil, ao lado de Joseval Peixoto.

3


4

Novembro - 2013

Agenda

Cruzadas

Curiosidades

Como é fabricado o vidro?

coquetel

Festival de Culturas Negras Divulgação

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o município de Mogi promove o Festival de Culturas Negras, de 16 a 30 de novembro. Os visitantes poderão conferir atrações que ressaltam a cultura negra. No evento também acontecerá o Concurso Afro Mogi 2013, iniciativa da Secretaria de Cultura e que tem por objetivo eleger a representante da beleza negra na cidade.

Solução

Para aqueles que gostam de dançar ao som do sertanejo universitário, o Rancho Vacaloca apresentará, no dia 22 de novembro, o show de Cristiano Araújo. Intérprete de sucessos como Bara Bara, Caso Indefinido, Maus Bocados e Mente Pra Mim, Cristiano promete agitar a cidade de Mogi, cantando os hits que embalaram a sua carreira. O Rancho Vacaloca está localizado na avenida Francisco Rodrigues Filho, 3.500. Mais informações acesse: www.ranchovacaloca.com.br.

Nível Médio

Cristiano Araújo se apresenta em Mogi

Para realizar esse processo é preciso, primeiramente, misturar areia, sódio, cálcio e componentes químicos. Os ingredientes seguem para um forno industrial e lá permanecem até a formação de uma gosma que dá origem ao vidro. Ao sair do forno, a mistura escorrega em direção a um conjunto de moldes. O primeiro serve para dar contorno inicial ao produto. Depois disso, uma bolha é colocada dentro da mistura e passa ao molde final, onde um canudo injeta ar para seu contorno definitivo. Finalizada essa etapa, a temperatura já estará em torno de 600 °C, o que faz com que o vidro comece a ficar rígido, podendo ser retirado do molde. Depois disso, basta resfriar e ele estará pronto para uso.


Jornal Viver Bem | Edição 87