Page 1

MOVING TOGETHER

INEMOTOR MT


Documento sujeito a alteraçþes.

Moving together

2


1. APRESENTAÇÃO

1. APRESENTAÇÃO Os centros de controle de motores em média tensão, modelo Inemotor MT, são invólucros metálicos, isolados a ar, com contatores a vácuo, destinados a equipar subestações de uso abrigado, desenvolvidos para atender às mais complexas especificações com garantia e qualidade ARTECHE. O produto foi concebido em conformidade com as seguintes normas:

›› NBR IEC 62271-200 (Conjunto de manobra e controle em invólucro metálico para tensões acima de 1kV até 36,2kV).

›› IEC 60298 (Aparelhagem sob invólucro metálico). A instalação de cubículos da linha Inemotor MT proporciona padrões de elevada confiança a seus consumidores. Entre suas principais características destacamos: O cubículo Inemotor MT possui resistência a arco interno, certificado por laboratório independente, atendendo assim às mais exigentes normas nacionais e internacionais, garantindo a segurança na operação do mesmo. Possui também diversos intertravamentos entre a porta do compartimento do disjuntor e o carrinho de extração do disjuntor, garantindo deste modo a segurança de operação. Compartimento de baixa tensão separado, permitindo montagem de equipamentos de medição e proteção. DIMENSÕES REDUZIDAS: Possibilidade de montagem de duas partidas por coluna. Os circuitos de comando são independentes por partida, permitindo deste modo a manutenção individual de cada motor.

›› Inemotor Inemotor MT | Apresentação

3


2. SEGURANÇA DE MANUTENÇÃO/SERVIÇO

2. SEGURANÇA DE MANUTENÇÃO/ SERVIÇO ›› Facilidade de acesso a todas as partes do cubículo. ›› Praticamente isento de manutenção. ›› Continuidade de serviço garantida conforme a norma. ›› Extremamente compacto. ›› Inserção / Extração do equipamento de manobra só é possível com a porta fechada.

Os cubículos da linha Inemotor MT têm como principal objetivo garantir o bom desempenho e segurança das instalações elétricas de seus clientes, os quais podem contar com a confiança de mais de 30 ANOS de experiência na fabricação de cubículos de MT.

3. APLICAÇÃO E NORMAS Os Centros de Controle de Motores Inemotor, amplamente utilizados nos mais diversos segmentos, destacam-se por suas aplicações em:

›› Subestações. ›› Instalações industriais motores.

para proteção, seccionamento e partida de

›› Estações de bombeamento. ›› Geração de energia PCH’s e UHE. ›› Quadros de distribuição de cargas. ›› Quadros de interligação. ›› Bancos de capacitores fixos e variáveis. Os CCM’s de Média Tensão Inemotor MT são conjuntos destinados à manobra e controle de motores de média tensão e são montados e testados em fábrica a tensão de até 7,2 kV conforme normas NBR 6979 e IEC 62271 – 200. Classificação segundo a IEC 62271 – 200, IAC AF e LSC2B - PM.

4

Inemotor MT | Segurança de manutenção/serviço


4. CARACTERÍSTICAS DO PROJETO

4. CARACTERÍSTICAS DO PROJETO A parte estrutural é fabricada em chapa de aço carbono # 14 MSG, tendo como tratamento superficial o uso de pintura epoxídica a pó, bem como zincagem eletrolítica em algumas peças. Os painéis possibilitam ampliações futuras para ambos os lados, para tanto todos os elementos necessários devem ser previstos.

›› Os

painéis possuem construção modular tipo multicubículo, contendo separações metálicas entre os compartimentos, permitindo a montagem de duas partidas por coluna.

›› O painel possui 4 compartimentos independentes: compartimento de baixa tensão, compartimento do contator / disjuntor, compartimento do barramento geral, compartimento para saída de cabos.

›› Todas as partes metálicas são interligadas entre si e conectadas ao circuito de aterramento principal, de forma a eliminar a possibilidade de choque elétrico ao pessoal de manutenção.

5. DEMARRADORES (PARTIDAS) ›› Cada

demarrador é montado em um compartimento único, com terminais de potência e comando próprios.

›› Os demarradores que alimentam motores de mesmas potências são intercambiáveis.

›› A

remoção de um demarrador é possível sem acesso à parte posterior da seção vertical, e sem perturbar qualquer outra unidade do centro de controle de motores.

›› É previsto um mecanismo que impede a inserção e a extração de um demarrador com o equipamento de manobra fechado.

›› Cada demarrador é provido de dispositivos para ser bloqueado por

meio de cadeado, na posição de teste. Nesta posição, os contatos de potência estão desconectados. Além deste bloqueio por cadeado, o equipamento principal de manobra do demarrador também pode ser bloqueado por kirk na posição aberto.

6. CONFIGURAÇÕES

Inemotor MT | Características do projeto

5


Os centros de controle de motores em média tensão, modelo INEMOTOR MT, são invólucros metálicos, isolados a ar, com contatores a vácuo destinados a equipar subestações de uso abrigado, desenvolvidos para atender às mais complexas especificações com garantia e qualidade ARTECHE.

6


6. CONFIGURAÇÕES DISPONÍVEIS E CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS

DISPONÍVEIS E CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS ›› Tensão máxima de operação - 7,2KV. ›› Nível básico de impulso - 60KV. ›› Tensão aplicada 60 Hz - 20KV. ›› Frequência - 50/60 Hz. ›› Corrente de barramento geral - 1250/2500A. ›› Corrente de curta duração - 25/31,5 kA-1s. ›› Grau de proteção (mínimo) - IP 42. ›› Arco Interno (todos os compartimentos) - 25 kA-1s.

›› Continuidade de serviço - LSC2-B. ›› Normas - IEC62271-200 / NBR 6979 / NR-10. ›› Acessibilidade - AFLR.

PROTEÇÃO METÁLICA FRONTAL (JÁ INCLUSO NO MÓDULO/COLUNA)

COLUNA DE TRANSIÇÃO 2570

2300

COLUNA DE DESPRESSURIZAÇÃO MÓDULO DE SAÍDA PARA DISJUNTOR HVG

CAIXA DE BT (JÁ INCLUSO NO MÓDULO)

MÓDULO DE SAÍDA PARA CONTATOR smART VC-D

MÓDULO DE ENTRADA PARA DISJUNTOR HVG

Notas: MÓDULO VAZIO

MÓDULO PARA GAVETA DE TP`s

››Para a composição de

1 (uma) coluna devem ser considerados 2 (dois) módulos. Deve haver para cada coluna, em uma das laterais, 1 (uma) coluna para descompressão de gases (despressurização ou transição).

›› 0 6503

00

650

650 VISTA FRONTAL

Inemotor MT | Configurações disponíveis e característica elétricas

300

7


MOVING TOGETHER

Atualizações: CT_Inemotor_2012_PT_A0

www.arteche.com

©ARTECHE

InemotorMT  

InemotorMT

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you