Page 1

Concerto narrado ÂŤHomeroÂť Conto de Sophia de Mello Breyner Andresen (in Contos Exemplares)


O que é um Concerto Narrado?

• Trata-se de uma peça musical baseada numa história que vai sendo narrada enquanto a peça musical vai sendo interpretada por músicos.


O conto em que o Concerto Narrado se baseia • «Homero» de Sophia conta-nos a história de Búzio, um mendigo que pede de porta em porta sem que a pobreza que o carateriza dê pena. Opõe-se este pedinte aos outros pedintes, aos que metem dó por causa da deficiência física, por causa do aspeto físico… • A fusão entre Búzio e o ambiente marítimo do conto torna a personagem um elemento da natureza cativante. • A errância do Búzio, a proximidade com o mar e o canto com que pede de porta em porta aproximam-no do poeta grego Homero. • A menina-narradora que seguiu Búzio sem que ele o percebesse leva-nos a espiar este mendigo diferente dos outros. É de tal forma diferente que até esquecemos que ele pede, esquecemos que vive na pobreza.


Concerto Narrado «Homero» • Fernando C. Lapa criou uma peça musical para piano baseada no conto «Homero» de Sophia. Os pianistas Bruno Belthoise e Christina Margotto interpretaram a peça musical a quatro mãos enquanto o primeiro também ia narrando o conto. A melopeia de Búzio enquanto pedia surgiu de forma expressiva através do som da escaleta. A lentidão de Búzio reflete-se no ritmo da peça musical criada por Lapa.


Os dois instrumentos do Concerto Narrado


• Os alunos do 6º, 7º e 8º anos assistiram pela primeira vez, na sua grande maioria, a um concerto narrado. Depois de terem lido e explorado as ideias principais do conto de Sophia, assistiram ao concerto e exprimiram a sua opinião. Aqui ficam os diferentes pontos de vista.


• Não gostei muito do concerto narrativo porque a música não me pareceu estar muito de acordo com a história e também porque às vezes era longa e lenta, provocando nalguns a vontade de dormir. No entanto, gostei da narração do conto, mas penso que teria sido melhor se fosse contado por uma mulher, seria mais credível pois a narradora do conto de Sophia é uma jovem menina.

mamaga11


• Eu gostei do concerto narrado porque achei interessante a utilização da língua francesa permitindo que um público fora da secção pudesse assistir e aproveitar o espetáculo. Eu gostei do concerto porque é um concerto e à partida é feito com música.

ar02


• A parte que mais me interessou foi quando o pianista tocou a escaleta, que tem um som bonito e é um instrumento original. Eu também gostei da narração do conto feita sobre o fundo sonoro do piano porque foi agradável.

hiroko


• Eu apreciei o concerto narrado. Achei que os dois artistas tocaram muito bem e que o texto combinava perfeitamente com a música. O que mais me impressionou foi o facto do pianista tocar igualmente escaleta. A pianista que o acompanhou também esteve excecional. Davam ambos uma segunda voz ao texto de Sophia. Só tive pena que o pianista falasse baixinho. Obrigada por terem vindo apresentar esta obra à nossa escola! paris78


• Gostei do concerto narrativo porque a música era bonita. Também gostei da explicação do narrador para o nome “Búzio” que em francês é “Triton”. A estória foi bem narrada e gira.

arietty


• Eu gostei do concerto que ouvi na quarta-feira, 26 de setembro porque a história "Homero", é uma história interessante e bonita. A música do piano era fantástica e o acompanhamento da escaleta ainda ficou melhor.

ddaa


• Eu gostei do concerto narrado, mas eu gostava que os dois pianistas tivessem narrado os dois juntos e ter ouvido os poemas do Búzio. Também gostei de ver os búzios no chão.

rosa das neves


• O concerto narrado foi fantástico, a música do piano era lindíssima. Adorei também a forma como o Bruno Belthoise contou a história. Foi giríssimo. Gostei sobretudo quando o meu irmão declamou o poema!

id


• Gostei muito do concerto narrativo baseado na história do Búzio. Fiquei bastante impressionada com a maneira como os artistas tocavam piano, achei maravilhosos os momentos tocados a quatro mãos e fiquei encantada com a forma como a história foi contada. Uma história tão longa, porém explicada de um jeito tão claro! Parabéns aos artistas!

mb


• Acho que o concerto narrativo "Homero" foi interessante, porque a música era adequada ao tema do conto e os músicos tocavam muito bem a peça. Também apreciei a forma como mostraram as castanholas.

nuno


• Eu gostei deste concerto narrado pois o pianista narrou bem. Também gostei de escutar a pianista! O único problema é que eu não entendi tudo o que o narrador falou... Mesmo assim, gostei!

bs


• Eu adorei o concerto narrado. Achei-o muito engraçado e a música estava muito bem adaptada à história. Gostei sobretudo quando o pianista tocou escaleta, um instrumento onde soprava criando sons que me pareceram estranhos. Mas, apesar disso, foi divertido!

bruno19


• Gostei deste concerto porque era muito expressivo, os dois pianistas eram muito bons. Não deve ter sido nada fácil realizar este espetáculo, por isso gostei muito. Gostei das castanholas feitas com conchas. Estava tudo com muita imaginação.

cr7


• No dia 26 de setembro fomos ao anfiteatro da nossa escola assistir a um concerto narrado. O título da peça era "Homero", um conto de Sophia de Mello Breyner. Gostei porque foi a primeira vez que assisti a uma representação desse género, e achei original.

ac


• Gostei do concerto porque a música era lindíssima. Gostei do duo de pianistas, das castanholas e de ouvir tocar a escaleta. Também gostei da narração da história que para mim foi muito bem feita.

jv


• Eu gostei muito do concerto, porque o achei original. Os dois pianistas tocaram muito bem piano. Achei muito original e lindo o pianista usar a escaleta. O pianista falava e narrava a história tão bem que parecia que estávamos ao pé do Búzio.

katinha


• Eu gostei deste concerto porque adorei a música, o piano e, como estudamos o texto antes, para mim foi muito mais compreensível. O narrador articulava bem e podíamos ouvir de longe. Muito bom espetáculo!

nl


• Eu gostei do concerto narrativo. Gostei muito da pianista brasileira e da maneira como o senhor contava a história. Eu achei que o instrumento de música que era uma flauta com um piano (sic) era original. Também gostei da interpretação francesa.

maria


• Por um lado, eu não gostei muito do concerto narrado. Tive pena que o conto não fosse contado em português. Também não gostei muito porque já tínhamos trabalhado o conto na aula e eu preferia que tivesse havido um bocadinho de novidade!!! Por outro lado, gostei do espetáculo, porque aprendi e alarguei o meu vocabulário nas duas línguas - por exemplo, eu não sabia como se dizia búzio em francês e fiquei a saber que se diz tritton. Por outro lado, gostei deste concerto, porque o som do piano atrás da narração do conto dava-nos vontade de querer ouvir a história toda até ao fim!!! m.a.


• Eu gostei do concerto narrado porque acho a ideia muito original de combinar a música com o conto. Gostei da música que era bonita e às vezes dava suspense ao conto. O pianista que também narrava a história contou-a mesmo bem. Achei engraçado este concerto narrado pois nunca tinha visto nada deste género.

sofia


• Gostei do concerto narrado porque achei que as palavras e o tom da voz estavam bem adequados à melodia.

sandra pereira


• Eu gostei muito de concerto, só achei que o senhor podia ter tocado mais instrumentos para acompanhar o piano. Mas foi muito giro ouvir o som do piano tocado por duas pessoas.

lisa


• Eu gostei do concerto narrativo «Homero». A utilização dos instrumentos e da voz colocaram em evidência os detalhes da história como por exemplo o uso das castanholas que era um instrumento de trabalho do Búzio. O piano tocado a quatro mãos me permitiu imaginar de outra maneira o conto, além de sua sonoridade acompanhar com graça as falas do narrador. Os pontos que me desagradaram foram a falta de imagens ou um cenário mais criativo durante a peça e uma expressividade mais forte nas falas do narrador. jla


• Eu gostei deste concerto narrado porque havia momentos do conto que eu não tinha imaginado assim. O narrador, que também era pianista, tocou muito bem com a pianista. Achei que a música estava muito bem harmonizada com a história.

sandra


• No concerto narrado, gostei muito da narração do texto «Homero». O locutor tinha uma voz bonita, falava pausadamente, articulava bem e era expressivo. Mas não gostei muito da música que acompanhava o texto, apesar de gostar muito de piano. Achei-a muito repetitiva e monótona.

lili


Eu gostei do Concerto Narrado porque achei interessante ver como foi traduzido o texto do conto de português para francês. Essa tradução também me ajudou a perceber as palavras do texto que eu não percebi (por exemplo a palavra Búzio que é muito importante no conto e que comecei por não encontrar no dicionário, depois fiquei a saber que se traduz por tritton). Também gostei da música porque eu acho que é interessante ver qual a música que os artistas criaram para "ilustrar" este texto de Sophia. A única coisa que não apreciei muito foi o texto ser sempre o mesmo. Como já o conhecíamos tornou-se um pouco longo. didinette


• Eu gostei do concerto narrado porque o senhor que contava o poema articulava muito bem, olhava para o público e ocupava bem o espaço em palco. Também gostei da peça musical. O que não me agradou foi não conseguir ver a pianista do lugar onde estava sentada.

catarina rebelo


• Por um lado gostei e por outro não gostei. Eu gostei da música do piano quando os músicos tocavam nas teclas, gostei da decoração à volta do piano e também gostei da hist• ória. Não gostei do tempo de intervalo que havia entre as falas do pianista-narrador, porque ele falava pouco comparado com o tempo de duração da música que me pareceu longo. dicionárioPT


• Eu gostei muito do concerto narrado. A pianista Christina Margotto tocava muito bem piano e Bruno Belthoise também. O que eu mais gostei foi quando Bruno Belthoise tocou escaleta para evocar a melopeia do Búzio quando andava de porta em porta a pedir. O que menos gostei foi do facto de só ser o Bruno Belthoise a narrar, penso que a presença de uma voz feminina teria sido bonito. Gostei muito do concerto. liliana


• Eu gostei muito do Concerto Narrado, pois apreciei bastante o contraste entre o piano e a narração. O piano tocado a quatro mãos, dava à narração uma nova riqueza. Com a música, parecia que os sentimentos do narrador passavam, mais facilmente para nós, público. Foi um espetáculo de que realmente gostei.

titi


• Eu adorei este concerto narrado, acho que o pianista foi um bom narrador e que a senhora foi uma muito boa pianista.

macedo


4e / 8ยบ ano


• Gostei deste concerto narrativo porque a história foi bem contada, o narrador articulava bem e falava alto. Gostei também porque, com a música e o texto, podíamos imaginar bem as paisagens, o mar, o Búzio... Mas penso que o concerto acabou por ser um pouco longo no fim.

aa


• Gostei do concerto narrado, porque aprendi a traduzir palavras do português para francês, como por exemplo a palavra búzio que se diz tritton. Também gostei deste concerto, porque gostei de ler o texto "Homero“ na aula e depois gostei de ouvi-lo outra vez no concerto narrado. Gostei imenso quando os dois pianistas tocaram juntos. Gostei muito de ouvir tocar piano.

trator


• Eu achei que o concerto narrado, embora não gostasse da história, foi perfeito. Os artistas eram mesmo bons e permitiam imaginar a personagem do Búzio. Só houve algo de que não gostei muito: tanta descrição numa história acaba por ser aborrecido ao fim de algum tempo.

ft


• O concerto narrado foi adequado e bem explicado aos jovens porque foi narrado usando um vocabulário simples. O que me dececionou foi o conto não ter sido narrado em português. A decoração dos búzios em torno do piano e dos pianistas era simples mas apropriada.

nc


• Não gostei muito do concerto porque acho que a música, "não estava bem adequada à história". Quando li a história, achei que ela tinha um ritmo muito mais rápido e não tão calmo como o que resultou da peça tocada no piano. Achei o concerto um pouco aborrecido.

candy


โ€ข O concerto narrado baseado no conto "Homero" foi bem interpretado pelos pianistas. Gostei da maneira como os pianistas tocaram a histรณria no piano. Gostei menos da parte narrada porque era muito lenta e a histรณria era monรณtona.

gogo


• Eu não gostei do concerto narrado porque achei estranho ser um homem a interpretar a menina que fala do Búzio, penso que teria preferido que fosse a senhora que estava a tocar piano a interpretar a menina porque estaria mais de acordo com o conto de Sophia.

melancia


• Eu gostei do concerto narrado. Achei que o senhor contava bem e que a música estava bem adequada à história. Os pianistas tocavam bem piano. Achei pena a história ter sido contada em francês.

leonor


• Eu gostei deste concerto, porque eu achei que a música combinava muito bem com a história narrada. Por exemplo, quando os empregados diziam ao Búzio que devia ir-se embora a música ficava mais forte. Tenho no entanto uma crítica a fazer pois achei o concerto um pouco longo.

md


• Eu não gostei desse concerto narrado, porque não achei que a história de base fosse interessante. Achei que a música que acompanhava a história não tinha nada de especial. E também achei a maneira como o narrador contava a história meio estranha.

morango


• Gostei do concerto narrado, a música tocada ao piano era muito linda. A narração do texto foi bem feita, mas não gostei dos momentos em que o narrador ficava demasiado tempo ao piano, sem falar.

dp14


• Eu não gostei do concerto narrado, porque eu achei que a estória contada desta maneira perde ritmo e acaba-se por esquecer o que foi dito no início da narração.

miss.mary0089


• Gostei do concerto narrado baseado na história do Búzio. Gostei das conchas colocadas em torno do piano representando bem a praia. A música lenta evocava bem o andar do Búzio.

alex

Concerto Narrado «Homero»  

Opiniões de alunos sobre um concerto narrado

Concerto Narrado «Homero»  

Opiniões de alunos sobre um concerto narrado

Advertisement