Page 1

Segunda-feira, 24 de março de 2014 d24am.com.br Manaus Amazonas Ano28 Número 12531

Presidente Cassiano Anunciação

FALE COM OS EDITORES contato@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

twitter.com/portalD24am

R$

1,00

facebook.com/D24am

ECONOMIA. CAFÉDAMANHÃATÉ 35% MAISCARO. PÁG12

Com 87% de combatentes, governo fixa efetivo da PM em 15 mil pessoas Dez mil é o número atual de membros da Polícia Militar no Estado, que teve efetivo ampliado. Entre os cargos atuais, há 44 veterinários. Vagas para músicos foram ampliadas. CIDADES PÁG 13 Alfredo Fernandes/Agecom/Divulgação

CIDADES

Após cortar cabelo, rapaz é seguido e assassinado a tiros

Familiares do industriário Otávio da Silva Lima, 28, descartam a hipótese de latrocínio (morte e roubo) porque a moto e a carteira do rapaz foram devolvidas. Dois homens, conforme a polícia, atiraram em Lima. PÁG 15

ESTADUAL

Princesa segura o Fast em Manacapuru e conquista o primeiro turno

Com a vantagem do empate, o Tubarão segurou o 0 a 0, sábado, e ficou com o título. No primeiro jogo, o resultado também foi 0 a 0. No Carioca, Vasco x Flu e Flamengo x Cabofriense farão as semifinais. PÁGS 26 E 27

COPAÉVITRINE AOARTESANATO PLUS PÁG 22 LONGO PRAZO

Nova quantidade de policiais só deve ser alcançada em 20 anos, diz secretário

POLÍTICA

Partidos esperam por orientação de líderes nacionais para definir candidaturas no AM Mesmo com pré-candidatos definidos à Presidência da República, líderes partidários no Amazonas preferem aguardar as alianças nacionais. Por enquanto, participam apenas de negociação. PÁG 5

MULTIMÍDIA

Maioria do efetivo é de combatentes, que atuam no policiamento das ruas e integra o Programa Ronda no Bairro, expandido para o interior

Veja mais imagens desta edição com seu leitor QR Code ou no Portal D24am http://va.mu/eihc

APOSENTADOS VOLTAM À ATIVA BRASIL PÁG 18


Opinião

02

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

FALE COM OS EDITORES politica@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

Editorial

Copaeleitoral emcampo

C

onvocada pelo governo para ajudar no diálogo com movimentos contrários à realização da Copa do Mundo no Brasil, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) promete ir às ruas para defender o Mundial. De acordo com o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, o evento beneficiará os trabalhadores e os protestos contra a Copa são ‘eleitoreiros’. “A CUT é um

movimento de massas que nunca se omitiu diante dos grandes eventos nacionais. No caso da Copa do Mundo, não será diferente”, disse. Diante das ameaças de manifestações contra o Mundial, a Secretaria Geral da Presidência da República tem enviado emissários para conversar com líderes de diversas áreas nas cidades-sede da Copa, incluindo dirigentes estaduais da CUT. O governo quer aproveitar as boas relações da central para se aproximar de movimentos contrários ao campeonato. Trata-se de uma boa intenção, mas que pode se reverter em um tiro no pé. Até agora, os movimentos contra a competição de futebol se

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am

Usando a copa Movimentos como alvo eleitoral, sociais ligados à

o governo corre o risco de atrair a atenção dos adversários políticos.

CUT e ao PT também têm se posicionado contra os gastos públicos na Copa.

resumem a pequenos grupos de manifestantes que não representam, na prática, uma ameaça aos jogos. Ao transformar isso numa questão política, o governo corre o risco de tirar a Copa do âmbito esportivo para incluí-lo no eleitoral. Aí, atrairá não só a atenção dos minguados manifestantes como também dos adversários políticos.

Com ajuda da CUT, o governo pretende contrapor os gastos públicos em estádios com a geração de empregos relacionados ao Mundial. É uma aposta de curto prazo, evidentemente eleitoral. Caso a manutenção dos empregos não se efetive após a Copa, as cobranças serão inevitáveis. O motivo para a CUT ir às ruas em defesa da Copa são as

O ESPAÇO DO LEITOR

ENVIE SUA SUGESTÃO DE MATÉRIA PARA PUBLICAR: contato@d24am.com

EM TEXTOS

EM IMAGENS

D

Em novo 0 a 0, Princesa conquista o título do primeiro turno do Amazonense

É, vocêpoderiafazer a diferença. Nãocustanada. Eu penso que, umcertodia,isso tudo temconserto,háde mudar. Algumdia, você vai contemplar ummundomelhor. Estáchegandoomomento. Temmuitagente trabalhando pra tudoissoacontecer.

A NOTÍCIA FOI PUBLICADA ONTEM NO PORTAL D24AM.COM

FACEBOOK USUÁRIO: MAURICIO GAMA

O primeiro jogo (na Arena da Amazônia) foi no padrão Fifa, o segundo (em Manacapuru) no padrão FAF. O campeão foi o Princesa, o vice, de novo, o Fast.

MARIA JESUS, NO FACEBOOK.

Enquete - Política Você acha que Joaquim Barbosa deveria se candidatar à presidência da República?

USUÁRIO: FRANCISCO ANDRADE

Ótimo jogo, valeu o ingresso. Lembrou os velhos tempos do futebol amazonense!

A NOTÍCIA FOI PUBLICADA ONTEM NO PORTAL D24AM.COM

FACEBOOK USUÁRIO: GLEDSON NASCIMENTO

Já presenciei e cheguei até a chamar a atenção do cara, praticamente na minha frente fazendo, e ele ainda teve a coragem de dizer que não estava fazendo nada. Só sei que no final das contas, quase brigamos dentro do ônibus e a mulher, em nenhum momento, teve a consideração de reconhecer o que eu fiz. Nem um obrigado recebi. É mole?

Mais comentados no D24Am

Joaquim Barbosa volta a descartar candidatura à presidência do Brasil

O QUE VOCÊ DISSE

Em Manaus, vergonha impede mulheres de denunciar assédio em ônibus

vantagens que o evento deve trazer aos trabalhadores. “A Copa gera emprego, renda e benefícios duradouros para toda a população. Não é à toa que vários países disputam o direito de sediar o evento”, argumentou Vagner Freitas. O dirigente admite que a mobilização está associada à eleição presidencial. “Estas manifestações do ‘não vai ter Copa’ são eleitoreiras, são manipuladas pela oposição e pela direita elitista”, ataca. Na verdade, movimentos sociais agrupados nos Comitês Populares da Copa, alguns ligados à CUT e ao PT, também têm se posicionado contra o evento. A batalha eleitoral, tendo o Mundial como alvo, portanto, entra em campo.

‘Marcha da Família’ tem pouca adesão em Manaus

Foto: Danilo Alves Na tarde de sábado (22), cerca de 35 pessoas participaram da ‘Marcha da Família com

Deus’, em Manaus. O evento aconteceu simultaneamente em outras cidades do Brasil. Os manifestantes reivindicaram contra o governo federal que, segundo eles, ‘ameaça os valores da família cristã’.

USUÁRIO: CHRISTYNNE LIRRAZ

Já aconteceu uma parada dessa comigo no terminal da Cachoeirinha. Só que, como eu sou abusada, não contei conversa. Dei um tapão na cara do indivíduo e todo mundo ficou olhando. Mulher não tem que ter medo. Sentiu que há algo de errado? Dê logo um soco nos ‘documentos’ dele, que num instante ele para! Vergonha de denunciar por que? A mulherada hoje não está mostrando a cara? Que é isso? Vamos denunciar esses bandos de safados que não tem o que fazer! Eu

meto a mão num cara e ainda denuncio. Não tenho medo de homem! USUÁRIO: ANTONIO REBOUCAS

Acho que, por mais que o ônibus esteja lotado, sempre tem um jeito de evitar. Eu sempre coloco a minha bolsa na frente e tento o máximo possível não encostar nas pessoas.

praticamente se encostar em mim. E ficou ali, no maior ‘esfrega-esfrega’. Fiquei até constrangido com toda aquela situação, mas percebi que ela estava gostando e estava também à vontade. Quem olhava pensava até que tínhamos algo. USUÁRIO: ANA CAROLINA RIBEIRO SILVA

Existem mulheres também que comentem assédio. Certa vez, a moça

Ainda tem gente que diz que a culpa é da mulher. Comentários machistas de homens são até toleráveis, mas comentários machistas de mulheres?

na minha frente resolveu

Que é isso?

USUÁRIO: JORGE VICTOR SILVA

57% SIM

43% NÃO

3643-5080 Linha direta com o leitor MULTIMÍDIA Baixe um leitor de QR Code no seu celular ou tablet. Fotografe o código e assista à videorreportagem ou acesse galeria de fotos.


Opinião03

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Claro& i Escuro 9120-5333/3643-5034

Bancada do Norte defende novos municípios na Amazônia

N

adefesadacriaçãodenovos municípios noPaís,deputados federais daRegiãoNortefazemcoronoCongresso. Argumentam queo vetoàcriaçãodenovos municípios atingeos Estados daAmazôniadeformadireta, queficam impedidos defazer investimentos emlocalidades compotencial econômico. MoreiraMendes (PSD-RO)lideraocoro. SibáMachado (PT-A)eWanderlockGonçalves (PSDB-PA)endossama tese. Machadoadmite queo vetodaPresidênciadaRepúblicaencontra respaldono quedefiniu como ‘farradoboi’.“Amaioriados municípios não saiu dapauperização, se tornaramapenas guarda-chuvapara empregodepolíticos”,disse. Machadoconsidera que,pelas condições geográficas e sociais daAmazônia,épossível secriar novos municípios na região. Nenhumdos argumentos convenceogoverno, que pretendeevitar aumentodedespesas,jágrandes,comnovos municípios inviáveis economicamente.

PRÉ-CAMPANHA Apenas alianças

COPA Fila de espera

VÍDEO Incentivo ao audiovisual

Nenhum dos 11 pré-candidatos ao governo do Estado apresentou projeto de governo. A preocupação no momento é com a formação de alianças.

No novo sistema de compra de ingressos pela internet para jogos da Copa, o tempo de espera foi de 35 minutos, em média, em Manaus. Em alguns casos os usuários ficaram até duas horas na fila de espera.

Com participação em festivais nacionais, produções em vídeo feitas em Manaus ganharão incentivo. A Fundação Municipal de Cultura (ManausCult) lançou edital para o Prêmio Audiovisual.

ZFM Fonte de discurso A Zona Franca de Manaus, aliás, deverá ser a fonte dos discursos de campanha. Todos os candidatos defenderão o modelo, convenientemente.

CONSPIRAÇÃO Tese privatista Em greve há quase um mês, funcionários da Suframa absorveram a tese de conspiração. Em entrevista hoje, pela manhã, anunciarão tentativa do governo federal de acabar com a autarquia. Com a prorrogação da ZFM, fica difícil crer nessa hipótese.

PESSOAL Gasto público A despesa bruta do município com pessoal, em 2013, foi de R$ 1,353 bilhão, conforme balanço financeiro publicado no Diário Oficial (DOM). O custo líquido com servidores, ativos e inativos, foi de 1,258 bilhão.

EVENTOS Cargos públicos A Copa e as Olimpíadas influenciaram a criação de cargos públicos. O governo federal criou as Funções Comissionadas de Grandes Eventos (FCGE). As atividades serão de direção, chefia e assessoramento.

SALÁRIOS Vinculado à segurança Os salários para os novos cargos variam de R$ 1,7 mil a R$ 5,1 mil. Inicialmente, serão criadas cem vagas vinculadas à Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos.

EDUCAÇÃO Escola indígena Indígenas da comunidade Terra Preta, em Manaus, ganharão uma escola municipal. Com seis salas de aula, a obra custará R$ 1,423 milhão, conforme o Diário Oficial do Município (DOM).

STAFF Vice-Presidente Cyro Batará Anunciação Diretora Financeira Waldelina Maciel Tavares Diretor de Redação Sérgio Bártholo

Propriedade da Editora Ana Cássia Ltda. CNPJ: 04.816.658/0001-27 Av. Djalma Batista, nº 2010 - Chapada CEP.: 69.050-010 Manaus -AM- Tel: 3643-5060 Afiliado na: ANJ e IVC

PRÊMIO Ampla concorrência O prêmio contemplará 13 projetos. Os investimentos variam de R$ 10 mil a R$ 45 mil. Conforme o edital, podem participar tanto pessoas físicas quanto jurídicas.

VOOS Novo procedimento O acidente envolvendo o avião da Gol e um Legacy da Embraer, que matou mais de 154 passageiros em 2006, serviu para mudar procedimentos envolvendo pilotos estrangeiros no uso de aviões da Embraer.

RESTRIÇÃO Segundo piloto A Superintendência de Padrões Operacionais da Anac editou portaria estabelecendo que os estrangeiros só poderão atuar como segundo piloto em voos de teste ou treinamento. No acidente, dois norte-americanos pilotavam o Legacy e escaparam ilesos.

Associados

Maria Celina D’Araújo. Cientista política

Joaquim Barbosa. Presidente do STF

Ao criticar as Forças Armadas pelo silêncio sobre a ditadura.

Sobre decisões públicas sem levar em conta a lei.

Sefaz muita Nossaanistiafoi uma brincadeiranoBrasilno autoanistia. Os militares âmbitodoEstado,dos perdoarama si três poderes. Muitas mesmos enãoaceitam decisões são tomadas rever seus atos” superficialmente”

1,9

bilhão de reais foi aplicado pelo governo federal, em 2013, em projetos de recursos hídricos. O governo tinha disponível no Orçamento da União $ 3 bilhões para esse esse setor.

113,5

milhões estavam reservados à implantação de barragens, adutoras e canais para ampliar a oferta de água, mas apenas R$ 18,2 milhões foram investidos, ano passado, com esse objetivo.

318,6

milhões dos R$ 321,5 milhões do orçamento foram pagos para construção do canal adutor do sertão alagoano, obra de infraestrutura hidrográfica mais bem executada, em 2013.

Redação Editor Executivo: Cléber Oliveira Fone: 3643-5037 Fax: 3643-5083 E-mail: redacao@diarioam.com.br Financeiro Fone: 3643-5068 Fax: 3643-5083 E-mail: financeiro@diarioam.com.br Comercial Fone: 3643-5076 Fax: 3643-5083 E-mail: comercial@diarioam.com.br Gerência de Classificados Fone: 3643-5000 Fax: 3643-5083 E-mail: classilider@diarioam.com.br Assinatura Fone: 3643-5000 Fax: 3643-5083 E-mail: assinatura@diarioam.com.br Circulação Fone: 3643-5060 Fax: 3643-5083 E-mail: circulacao@diarioam.com.br

Sucursal Brasília: SRTV/S - Q. 701 - Conj. D - lote 05 - bl. C - s/209 - Ed. Centro Empresarial Brasilia - Brasilia - DF CEP.: 70340-907. Fone Fax: (61) 3224-3776 Cel: (61) 8433-8162 Representante: Fênix Representação de Mídia São Paulo: Fone/fax (11) 3486-7054 - E-mail:midiafenix@globo.com - Rio de Janeiro: Fone/fax: (21) 2240-5859 - email: represrio@mundibox.com.br


4 Opinião

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

ARTIGOS Jorge Maranhão

Wilson Nogueira

Publicitário jorge@avozdocidadao.com.br.

Reação ao marco civil

D

epois de anos de idas e vindas pela pauta de votação do plenário da Câmara – além de quatro anos de acaloradas discussões do poder público com a sociedade – parece que mais uma vez vão tentar ‘emplacar’ o Projeto de Lei 2126/2011, de autoria do poder Executivo, o chamado marco civil da internet. Ou, como alguns preferem, a ‘Constituição Brasileira da Internet’, pela forma como mexe profundamente na relação da sociedade, das empresas e do poder público com a web. O debate segue tão intenso que o presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), decidiu por postergar a votação em plenário para esta semana. O marco civil tem alguns pontos bastante polêmicos e que vêm gerando protestos, desde cidadãos comuns, simples usuários, até especialistas no tema. Segundo estes últimos, o maior risco refere-se à ‘neutralidade’ da rede. Pela atual legislação, todos os pacotes de dados que circulam pela rede devem ser tratados igualmente, sob a mesma velocidade. Já o marco civil determinará que as operadoras de conexão sejam obrigadas a cumpri-lo de fato e não podem criar categorias preferenciais entre os usuários da rede. O problema começou quando os noticiários deram conta de um grande ‘lobby’ de empresas de telefonia para derrubar o texto do marco. Em fins do ano passado, a Associação Proteste, de direitos do consumidor, divulgou uma carta aberta chamando a atenção para essa manobra, que, na prática, poderia fazer com que essas empresas virtualmente decidissem o que alguém poderia fazer ou não na rede, criando faixas diferenciadas de pagamento, para aplicações (sites) ou serviços que utilizem maior banda. Na semana passada, com a proximidade da votação no plenário da Câmara, outra organização da sociedade civil, a rede carioca Meu Rio, passou a divulgar um abaixo-assinado com um apelo para que os deputados mantenham o texto original proposto para o marco civil. O texto, que já tem mais de 30 mil apoios, diz: “Empresas de telecomunicação estão pressionando os deputados para ter o poder de dizer

o que você pode e não pode ver na internet, dependendo de quanto você e os diferentes sites e aplicativos estiverem dispostos a pagar”. O apelo da neutralidade da rede é tão forte e tão importante quanto outra questão do marco civil: a privacidade da vida em rede. O novo texto de lei estabelece que as operadoras devem, obrigatoriamente, guardar logs (registros de data, horário e duração de acesso à internet e serviços) de seus clientes por um ano. Vários especialistas argumentam que isso ofende diretamente a privacidade dos cidadãos, que têm o direito de ir e vir (mesmo no mundo virtual) sem serem vigiados ou terem seus rastros gravados de qualquer forma enquanto não forem considerados suspeitos pela Justiça. O argumento é que essa medida facilitaria a investigação de eventuais criminosos online, mas as garantias constitucionais de privacidade e liberdade de expressão devem sempre falar mais alto. A própria ONU reconheceu o valor da privacidade e da liberdade na internet, em um relatório especial de 2011, no qual afirma que “as características especiais da internet, de possibilitar aos indivíduos disseminar informação em tempo real e mobilizar pessoas, fizeram aumentar o medo entre governos e poderosos”. Para a organização, “isto tem levado ao aumento das restrições ao acesso à internet, através da utilização de tecnologias cada vez mais sofisticadas para bloquear conteúdos, monitorar e identificar ativistas e críticos, e criminalizar a legítima expressão de ideias, além da adoção de legislações restritivas para justificar tais medidas. Com relação a isso, este Relatório Especial enfatiza também que os padrões internacionais de direitos humanos atualmente existentes, em particular o artigo 19, parágrafo 3, da Convenção Internacional de Direitos Civis e Políticos, continuam valendo”. Este é um tema dos mais caros à cidadania, na medida em que reconhecemos a importância cada vez maior que o mundo em rede tem, especialmente em países em situação de conflito político ou onde a mídia tradicional não seja independente. Felizmente, o nosso país não sofre nenhum destes males. E, com certeza, um bom antídoto para isso é a existência de uma internet realmente livre, a salvo de interesses meramente políticos ou econômicos e com a privacidade de seus usuários garantida.

Jornalista nogueira.wilson@uol.com.br

Camelôs na periferia

H

á indícios de que parte dos camelôs que ocupava as calçadas do Centro de Manaus migrou para a periferia. As ‘feirinhas de rua’ incharam em vários bairros e aumentaram o desconforto dos moradores. Citarei dois sinais: um na zona norte e outro na zona leste, para sugerir que a Prefeitura não perca o controle do ‘reordenamento’ dos ambulantes. O primeiro é a invasão de um trecho da Rua Noel Nutels, na Cidade Nova, próximo a uma unidade de uma rede de supermercados. Lá, do dia para a noite, os pedestres foram expulsos das calçadas pelas barraquinhas e passaram a disputar a rua com os carros, principalmente nos fins de semana. “O sossego acabou”, registrou um morador, em denúncia a uma emissora de rádio. O mesmo ocorre nas ruas do entorno dos shopping localizados na Avenida Grande Circular. Os camelôs chegam, armam as suas barracas, tomam conta das calçadas e não dão a mínima atenção às reclamações dos moradores. Com as bancas de miudezas e parafernálias eletrônicas chegam também as cozinhas improvisadas, que preparam comidas para consumo rápido: frituras, sucos, refrigerantes etc. Ao deus-dará, esses alimentos oferecem riscos à saúde da população. Ninguém em sã consciência é contra pessoas que ganham a vida por meio do trabalho. Aliás, as barraquinhas de camelôs já se incorporaram à paisagem das cidades, com largo apoio dos consumidores com menor poder aquisitivo. Tornam-se, todavia, objetos de preocupação quando ficam sem qualquer controle do poder público e se estabelecem na margem da lei, comandadas por gangues que controlam a distribuição de mercadorias, a venda de espaço público e serviços ‘privados’ de segurança e limpeza. A ‘taxa de ocupação’ é cobrada, geralmente, a pretexto de formação de ‘caixinha’ para despesas com a limpeza. Disse recentemente, aqui mesmo, que o prefeito Arthur Neto, ao conseguir retirar os camelôs de parte do Centro, havia marcado um gol de placa antes mesmo de a bola rolar nos gramados da Copa. O feito ainda teve a

Leia mais textos de opinião em www.blogs.d24am.com

virtude de ter se concretizado sem cacetadas nem barracas incendiadas. O mesmo prefeito já havia fracassado em medida com a mesma finalidade, em 1990. Desta vez, no lugar da força bruta, os gestores públicos agiram com boa conversa e paciência, e convenceram os camelôs a trocar as calçadas por lojinhas em camelódromos localizados no Centro. Com essa ação, estimulou a legalização dos beneficiados como microcomerciantes. A questão agora é saber se esses camelôs que estão invadindo as calçadas dos bairros têm alguma relação com algum ‘furo’ no processo de devolução das calçadas do Centro aos pedestres. Seriam novos camelôs? Isso não é impossível, afinal o microcomércio é a tábua de salvação de muitos dos que não possuem qualificação profissional para disputar os empregos na indústria, no comércio e no setor de serviços. Seriam camelôs estimulados por contrabandistas na pele de comerciantes inescrupulosos? Ora, a legalização dos que hoje ocupam o centro comercial da Prefeitura deve ter causado algum baque no mercado distribuidor dos sonegadores do fisco. O certo mesmo é que a Prefeitura deve agir rápido, por meio de investigação social, para descobrir os porquês da invasão das calçadas de vários bairros por barracas de camelôs e, assim, tomar as medidas corretas e justas. Ou seja: solucionar os problemas sociais com projetos e programas sociais, sem discriminação e sem criminalização. Quanto aos malfeitores, desses os fiscos e as Polícias devem tomar conta. Se a invasão das calçadas se alastrar e se consolidar nos bairros, a Prefeitura certamente será responsabilizada por ter transferido um problema do Centro para a periferia, a fim de atender aos padrões de estética e de segurança da Fifa. Suas justificativas terão pouca importância para milhares que se sentem indignados em razão do desconforto e dos riscos que correm disputando espaço com os carros. Diante da vigilância acirrada da sociedade sobre os gestores públicos, que não dispensa mais o uso das tecnologias mais avançadas, não resta dúvida quanto à possibilidade de o gol do prefeito vir a ser revisto em ‘tira-teima’ eletrônico, para a verificação se realmente foi verdadeiro ou se não passou de uma farsa. Torço para que o gol de placa seja reafirmado sem a necessidade do olho eletrônico. Torço por Manaus!


Política

05

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

FALE COM OS EDITORES politica@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am

Diretórios levam em conta decisões nacionais para lançar candidaturas No período de definição dos nomes, quatro partidos estão com candidaturas à presidência TUCANOS

TEXTO Álisson Castro FOTO Chico Bastata

PSDB deve marchar com Aécio Neves

MANAUS

P

ara os partidos que já anunciaram candidatos a Presidência da República, as escolhas de candidaturas regionais levam em conta as alianças nacionais realizadas pelas agremiações. Já estão com candidaturas a presidência os partidos PT, PSDB, PSOL e PSB. Presidente municipal do partido da presidente Dilma Rousseff, Vital Melo afirmou que as negociações feitas pelo PT no âmbito nacional irá influenciar as alianças no Amazonas. “O PT decidiu em seu congresso nacional que a prioridade é a reeleição da presidente e, desta forma, as alianças regionais devem levar em conta”, disse Melo. De acordo com o presidente municipal, o PT no Amazonas ainda não há nenhuma orientação. “Esta é uma análise da direção nacional do partido. O que está se aguardando é uma conversa para que os partidos aliados se acertem, pois temos duas candidaturas do mesmo grupo (José Melo, do PROS e Eduardo Braga, do PMDB). Esta discussão é entre eles, então o PT está aguardando que eles se arrumem, façam o debate, aí sim vamos fazer nossa discussão, seja para um lado ou para outro”, avaliou Melo. Segundo Vital Melo, a direção nacional do partido não propôs que o diretório regional apoie algum dos candidatos da base aliada no Amazonas. “Circulou que havia uma preferência, mas , de fato, não tem nenhuma especulação sobre isto. Teremos também uma reunião, no dia 19 (de março), lá em Brasília com força política nacional e vai sair com a orientação política praticamente fechada. Até porque não há apoio A ou B, todos apóiam a base aliada do governo”, explicou. Com um dos candidatos de

PSB

Partido de oposição também seguirá decisão que acomode a situação nacional e regional

Partidos entram na reta final para decidir os candidatos e as alianças para a disputa das eleições gerais de outubro

Vital Melo. Presidente municipal do PT

O PT decidiu em seu congresso nacional que a prioridade é a reeleição da presidente e, desta forma, as alianças regionais devem levar em conta”

oposição a presidente Dilma Rousseff, o PSB, assim como todos os outros partidos, atrelam as candidaturas regionais às discussões nacionais. “Os nomes para disputar aos cargos no Amazonas serão escolhidos em comum acordo com a executiva nacional, nada será feita pela estadual sem conversar com a nacional e também não é da tradição do PSB nacional atropelar o partido nos Estados. Tudo se resolve com conversa e com diálogo, e assim será mais uma vez”, relatou o presidente de honra do

diretório estadual do PSB, Serafim Correa.

Pré-candidatura Apesar de ser considerado um partido de pequeno porte pelo reduzido número de parlamentares e filiados, o PSOL já lançou a pré-candidatura a presidente e senador amapaense, Randolfe Rodrigues e, no Amazonas, o partido já decidiu lançar também um candidato ao governo do Amazonas, de acordo com o presidente estadual do partido, o sindicalista Elson Lima. “Temos

três pré-candidatos e iremos definir o nome ainda neste mês”, informou. Para Elson, a candidatura a presidente influenciará muito pouco na escolha do candidato a governador do Amazonas. “Temos testemunhado nas últimas eleições que, embora a legislação eleitoral não obrigue a verticalização de alianças, na prática, ela ocorre muitas vezes. Por isto, acreditamos que qualquer aliança a nível nacional pode influenciar, sim, o quadro estadual”, frisou o presidente regional do PSOL.

Paraadireção regionaldoPSDB,os integrantes seguirãoas diretrizes adotadas pelos tucanos nocenário nacional, que sinalizaparaAécioNeves. Deacordocomo secretário-geral MárioBarros,opartidonão terá problemas emacompanhar a decisãonacionalde seguir a candidaturadeAécioNeves nem atender os interesses locais. “Não teremos problemaem ter compromissos outros noAmazonas quenãonos permitamapoiar o que foidecididonacionalmente. Independentede qualquer outra decisãolocal,oPSDB vaipedir votos paraAécio. Não teremos nenhum óbiceaisto”,disse. Sobreaexpectativade seguir as alianças firmadas nacionalmente,o secretárioavalia queodiretório regionalnão temaobrigaçãode seguir aaliançaintegralfeitaem tornodacandidaturadeAécio. “Nos Estados cada um vaianalisar individualmente, sefor possível sim. Épossíveldefazer ajustes,emcada partidoaliançadoparaadisputa regional terá quecompreender um comoutrocoma questãonacional, queédiferente. Cada umpodefazer o seu palanquenahoradonacional. É possívelcompatibilizar os interesses políticos neste sentido”,frisou. Questionado sobreapossibilidade de umpartidolançar umcandidato próprioaogovernodoEstado, Barros afirmou queaidéianãoé descartada. “Empolítica, tudoé possível. Opartidofez odever de casae temnomes paracompor qualquer cargo,atéparagovernador. Temos quadros quepodem concorrer. Seas coisas correremno cursonormal,opartidonãolançará candidaturamajoritáriae vai concentrar forças internamentepara eleger (deputados)estaduais e federais. Mas isto(lançar candidato aogoverno)nãoestáprevistoe tambémnãoestádescartado”, ressaltou o secretáriogeraldoPSDB noAmazonas.


06Política

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Advogados questionam detenção de Adail Pinheiro

DENÚNCIAS

1

Desde 2009, há denúncias da prática de crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Coari .

2

Adail Pinheiro nega as acusações e as atribui a inimigos políticos.

3

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Pedofilia, da Câmara dos Deputados, esteve em Coari e está pedindo a federalização das ações contra Adail Pinheiro.

Tribunal apreciará agravo contra uma das ações que o levou à prisão TEXTO Camila Carvalho FOTO Márcio Silva MANAUS

O

Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) analisará, nesta terça-feira, umagravo regimentalingressado pelos advogados do prefeito afastado de Coari, Adail Pinheiro (PRP). Na ação, que tramita em segredo de justiça, a defesa questiona o decreto de prisão preventiva assinado pelo desembargador Djalma Martins nodia 7 defevereiro desteano. A informação está disponível no Portal de Serviços e-SAJ de consultas processuais do TJAM. O agravo foi ingressado nodia11destemês eestápronto parajulgamentodesde odia 20. Adail Pinheiro está preso, preventivamente, desde o dia 8 de fevereiro, em Manaus, no Comando de Policiamento Especial (CPE) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). AprisãodeAdailfoidecretada após o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) ingressar com umadenúncianoTJAMna qualacusaoprefeitoafastadode, entre outros, chefiar uma rede deexploração sexualdecrianças

eadolescentes emCoari. O relator doagravoedaação criminal referente à prisão de Adail, desembargador Rafael Romano negou dois pedidos de liberdade provisória ingressados peladefesadoprefeitoafastado. Os pedidos de liberdade foram ingressados, respectivamente, nos dias 18 e 26 de fevereiro. Ambas as ações tramitam em segredo de justiça por envolver crianças e adolescentes. Além do prefeito afastado, também estão presos acusados de fazer parte da rede de exploração sexualemCoari,ochefede gabinete de Adail Pinheiro, EduardoJorgedeOliveiraAlves, o secretáriomunicipaldeTerras e Habitação, Francisco Erimar Torres de Oliveira, os servidores Alzenir Maia Cordeiro, Elias do Nascimento Santos e Anselmo doNascimentoSantos.

Prisão Mesmo que a prisão decretada no dia 7 de fevereiro seja reformada pela corte do TJAM nesta semana, Adail Pinheiro permanecerá preso porque, no dia 14 do mesmo mês, o desembargador Rafael Romano decretou um segundo pedido de prisão para o prefeito. Segundo

PROCESSO

Ex-prefeito foi afastado pelo TJAM ADMINISTRAÇÃO

Adail está afastado da prefeitura, mas ainda recebe salário pelo cargo

Peça tentará rever decisão de um dos processos contra Adail Pinheiro, destituído do cargo

a decisão, a prisão é para garantir a ordem pública e assegurar a aplicação da lei penal. A decisão dá seguimento às recomendações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Barros, que extinguiu um habeas corpus, ingressado há cinco anos pela defesa de Adail quando ele foi preso em 2009, acusado de envolvimento e favorecimento à prostituição de menores de idade em Coari, após a operação Vorax da Polícia Federal.

A primeira decisão do habeas corpus foi dada em 2009, quando o ministro Gilmar Mendes concedeu liminar e Adail Pinheiro foi solto. O habeas corpus só foi julgado definitivamente este ano e, com a decisão do ministro Roberto Barroso, o que havia sido determinado perdeu o efeito. Após a decisão, o ministro Roberto Barroso determinou que o processo fosse encaminhado ao TJAM para que fosse reavaliado.

Deputado Cabo Maciel é multado em R$ 5 mil pelo TRE por propaganda eleitoral antecipada O deputado estadual Cabo Maciel (PR) foi multado em R$ 5 mil pelo juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Francisco Carlos Gonçalves de Queiroz, por propaganda eleitoral antecipada. Adecisão,assinadano último sábado, publicada no Diário Eletrônico de Justiça (DeJ) desta segunda-feira, disponibilizado

neste domingo pelo TRE-AM, foi dada em uma repesentação ingressada pelo Ministério PúblicoEleitoral(MPE). De acordo com o MPE, a promotoria eleitoral de Parintins constatou, na segunda quinzena de dezembro do ano passado, a presença de cinco outdoors, em enderenços diferentes da cidade, contendo a imagem do deputado, o símbo-

lo do partido ao qual é filiado e dizeres de felicitações referentes às festividades de final de ano acompanhados de realizações referentes a cidade. Para o MPE, antes do período eleitoral, os partidos e pré-candidatos passam a valer-se de artifícios subliminares, dissimulando os atos de propaganda. “Do modo como se configura a mensagem tem a nítida

conotação eleitoral, induzindo o eleitorado a votar no representado (Cabo maciel), preparando, portanto, o caminho para uma possível campanha à reeleição”, argumentou o MPE. ÀJustiçaEleitoral,odeputado afirmou, entre outros, que a propagandaerareferenteaoseu mandato e que os pré-candidatos só serãoconhecidos nas convenções partidárias,emjunho.

Adail Pinheiro foi afastado do cargo de prefeito de Coari no dia 14 deste mês. O afastamento foi decretado pelo desembargador Rafael Romano ao analisar uma ação ingressada pelo MP-AM. O vice-prefeito de Coari, Igson Monteiro, é quem está respondendo pelo Executivo municipal. Segundo o procurador-geral de Justiça, Francisco Cruz, Adail está afastado das funções administrativas, mas continua recebendo o salário referente ao cargo. “A presença de Adail na prefeitura, mesmo que preso, compromete a gestão e as investigações dos crimes cometidos”, disse. Também estão presos e foram afastados o chefe de gabinete de Adail Pinheiro, Eduardo Jorge de Oliveira Alves, o secretário municipal de terras e habitação, Francisco Erimar Torres de Oliveira, os servidores Alzenir Maia Cordeiro, Elias do Nascimento Santos e Anselmo do Nascimento Santos.

Nathalie Brasil

Cabo Maciel foi alvo de ação movida pelo Ministério Público Eleitoral


Política 07

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

CUT anuncia que irá às ruas para defender Copa no País Convocada pelo governo para ajudar no diálogo com movimentos contrários à realização da Copa do Mundo no Brasil, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), promete ir às ruas para defender o mundial. De acordo com o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, o evento beneficiará os trabalhadores e os protestos contra a Copa são eleitoreiros. “A CUT é um movimento de massas que nunca se omitiu diante dos grandes eventos nacionais. No caso da Copa do Mundo, não será diferente”, disse. Diante das ameaças de manifestações contra o mundial, a Secretaria-Geral da Presidência da República tem enviado emissários para conversar com líderes de diversas áreas nas cidades-sede da Copa, incluindo dirigentes estaduais da CUT. O governo quer aproveitar as boas relações da central para se aproximar de movimentos contrários ao campeonato. No início de março, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, visitou a sede nacional da CUT, em São Paulo, e deu uma entrevista à página da central na internet. A partir daquele encontro, a entidade iniciou um levantamento sobre os gastos em estádios, infraestrutura, impacto econômico e criação de empregos relacionados ao Mundial. Oestudodeveficar pronto nas próximas semanas e serviráde subsídioparaaExecutiva Nacional da CUT deliberar sobre a estratégia de mobilização. Freitas, no entanto, já faz uma leitura positiva dos efeitos doMundialnoBrasil.

ESCÂNDALO

Esquema foi estopim do processo considerado o maior julgamento da Suprema Corte

Empresas ligadas ao empresário Marcos Valério tomaram crédito em bancos que abasteceram o esquema do escândalo do mensalão, julgado pelo STF

PT está desobrigado a pagar dívida de R$ 100 mi de Valério Justiça considerou que os empréstimos contraídos nos bancos eram fictícios TEXTO Agência Estado FOTO Dida Sampaio/AE 09/08/05 MANAUS

O

Partido dos Trabalhadores não é obrigado a pagar R$ 100 milhões em empréstimos tomados por empresas ligadas ao empresário Marcos Valério em bancos que abasteceram o esquema do mensalão. Em uma decisão do mês passado, a Justiça do Distrito Federal considerou que os empréstimos contraídos entre fevereiro de 2003 e outubro de 2004 nos bancos Rural e BMG eram fictícios, o que desobriga o partido a arcar com as despe-

sas das operações. Em dezembro de 2005, meses após a eclosão do escândalo, as empresas SMP&B, Graffiti Participações e Rogério Lanza Tolentino e Associados entraramcom umaaçãonaJustiçade Brasília para cobrar do PT o pagamentopor 13 operações feitas comoRural,no valor deR$55,9 milhões, e outras três com o BMG, no valor de R$ 44,1 milhões. O grupo alegava que contraiu esses empréstimos a pedidodoex-tesoureirodoPTDelúbio Soares, responsável por indicar adestinaçãodos recursos. Inicialmente, o grupo de Valério foi derrotado na primeira e na segunda instâncias.

Eles recorreram ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que anulou a sentença do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e devolveu a ação para que a 11ª Vara Cível de Brasília determinasse a produção de provas antes de julgar novamente a ação. Na sentença de fevereiro, a juíza Iêda Garcez de Castro Dória deu ganho de causa mais uma vez paraoPT. Amagistrada embasou sua decisão no julgamento realizado pelo Supremo Tribunal Federal, que considerou os empréstimos fraudulentos e condenou Valério e seus antigos sócios, ex-integrantes da cúpula do PT e ex-dirigentes da cúpula do Banco Rural por

Eventos celebram meio século do golpe militar que marcou o País por mais de duas décadas Seminários, conferências, atos públicos, exposições e lançamentos de livros serão realizados nos próximos dias, em diferentes partes do País, para lembrar os 50 anos do golpe que depôs o presidente João Goulart, e instalou a mais longa

ditadura da história brasileira. Em São Paulo, dois atos públicos foram realizados. Um buscava reeditar a Marcha da Família, contra Goulart. O outro seria uma manifestação contra governos fascistas. Nos Estados Unidos, a Uni-

versidade Brown, na cidade de Providence, realizaráentre9e12 de abril o seminário Brasil: Da Ditadura à Democracia (1964-2014), com a participação de estudiosos brasileiros e americanos. Discutirão temas que vãoda repressãopolíticaem uni-

versidades nos anos do regime autoritárioàeleiçãodesteano. Para o advogado José Carlos Dias, da Comissão Nacional da Verdade, uma das principais vantagens desses eventos é informar as novas gerações sobre o passado. "É preciso infor-

crimes como lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, evasãodedivisas ecorrupçãoativa. A magistrada disse que, por conta do julgamento do Supremo, não se pode questionar na Justiça comum “fatos já examinados e julgados”. Ela condenou as empresas a pagarem as custas processuais e os honorários dos advogados do PT, que ela arbitrou em R$ 50 mil. Se os valores não forem pagos em 15 dias após esgotados os recursos cabíveis, há multa de 10%. A reportagem não localizou o secretário de Comunicação do PT, José Américo Dias, e o advogado de defesa das empresas ligadas a Marcos Valério.

má-los, para que aqueles fatos nunca mais se repitam", afirmou Dias, durante debate organizado na semana passada pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa, sobre a ação dos advogados nos tribunais militares. Entre os vários livros que estão sendo lançados, ‘O Golpe de 1964’,dohistoriador Carlos Fico, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), destaca que o golpe teve o apoio de setores significativos da sociedadecivil.


08Política

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Caso Pasadena põe ‘Dilma gestora’ sob ataque político de presidenciáveis Adversários da presidente questionam competência administrativa após escândalo de refinaria TEXTO AgênciaEstado(AE) FOTO EvaristoSá/AFP BRASÍLIA

A

s crises envolvendo a Petrobras e o setor elétrico do País colocam na berlinda a imagem de boa gestora que a presidente Dilma Rousseff exploradesdeaépocaem queocupava o ministério de seu padrinho político e antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. As duas áreas estão diretamente ligadas à sua passagem pelo governo federal como ministra de Minas e EnergiaedaCasaCivil. Seus opositores na corrida presidencial acreditam, agora, que terão uma forte arma contra a vantagem da petista nas pesquisas de intenção de voto se a eleição fosse hoje, ela venceria Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) no primeiro turno. Na semana passada, o senador tucano foi o que mais tirou proveito político da crise na Petrobras. Em uma prévia do que pretende levar à campanha sobreotema,discursounatribuna do Senado e cobrou a responsabilidade de Dilma. “Desde que assumiu a Presidência, o prejuízo, a perda de valor de mercado, somadas PetrobraseEletrobras, chega a cerca de US$ 100 bilhões. Essa é a gestão eficiente, é aconduçãodadapor alguém que conhecedos assuntos?”,disse. Conforme revelou o jornal ‘O Estado de S. Paulo’, Dilma

FRASE

AntonioImbassahy. Líder do PSDB

Ela (Dilma) é um produto do marketing do PT. A história de boa gestora é uma ficção. Ela ultrapassou seu nível de competência”

OPERAÇÃO ABAFA

Base aliada já articula para barrar criação de CPI para investigar compra de refinaria

Presidente Dilma Rousseff tem competência administrativa questionada pelos adversários políticos após compra de Refinaria em Pasadena (EUA) pela Petrobras

até o ex-presidente da estatal Sérgio Gabrielli questionaram a presidente num ponto que tem tudo a ver com a capacidade de gestão: disseram que as cláusulas que Dilma afirmava desconhecer são comuns em contratos dogênero. “Ela(Dilma)é umapersonagem criada pelo marketing do PT. A história de boa gestora é

uma ficção. Ela ultrapassou seu níveldecompetênciaemostrou toda a sua mediocridade”, afirmou o líder do PSDB na Câmara,AntonioImbassahy (BA). Pelo Twitter, o governador de Pernambuco, Eduardo campos, pré-candidato do PSB, disse: “Não é à toa que a Petrobras vive, hoje, a maior crise desde suafundação”.

Aliados criticam mudança de discurso de FHC

(PF) já investigam supostas denúncias de irregularidades envolvendo a estatal. Ele lembrou que as conclusões da CPI são encaminhadas para o próprio Ministério Público (MP). “Se nós fizermos uma CPI a esta altura do campeonato, vamos encaminhar para quem?”, questionou. “Que tipo de investigação querem fazer sobre a presidente Dilma? Já querer confundir alhos com bugalhos, a população brasileira não vai aceitar isso”, criticou. A base de Dilma é maioria tanto na Câmara quanto no Senado. Para se criar uma CPI mista, desejo dos oposicionistas, é preciso conseguir o apoio de, pelo menos, 171 deputados e 27 senadores.

apoiou, em 2006, quando era ministradaCasaCivilecomandava o Conselho de Administração da Petrobras, a compra de 50% de uma polêmica refinaria em Pasadena, nos EUA. O valor total do negócio ultrapassou US$ 1 bilhão, apesar de, poucosanosantes,amesmarefinaria ter sido comprada por uma empresa belga por US$

42,5milhões. Ao tentar justificar sua decisão em nota oficial, a presidente disse que sebaseou numparecer ‘falho’ e ‘incompleto’. Ressaltou ainda que, se soubesse das cláusulas que obrigariam a estatal a comprar os 100% da refinaria anos depois,nunca teriaapoiado onegócio. Executivos da Petrobras e

APOIO À CPI

Aliados da presidente Dilma Rousseff no Congresso criticaram, ontem, a mudança de discurso do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que passou a apoiar a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobrás. Em nota divulgada ontem, Fernando Henrique afirmou que o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), pré-candidato à Presidência da República, deve conduzir o tema em nome do PSDB, após a

revelação de que a presidente Dilma Rousseff admitiu que desconhecia detalhes importantes do negócio, como uma cláusula que obrigava a estatal a comprar os 50% restantes da refinaria, se assim quisesse a sócia no empreendimento, a belga Astra. Antes, FHC defendia uma investigação técnica sobre o tema. Um dos vice-presidentes do PT, o deputado federal André Vargas (PR), afirmou que não há um fato novo para justificar uma CPI. Segundo Vargas, FHC, que sempre teve uma postura mais equilibrada, agora faz política. “Tudo aquilo que

ele não quis fazer, pressionado pelo Aécio Neves agora, está fazendo”, disse Vargas. “A oposição está radicalizando o discurso porque não consegue emplacar seus candidatos”, completou. O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), criticou a mudança de posição do ex-presidente. Conforme Braga, a oposição quer “politizar” e “partidarizar” a Petrobras. Ele disse que o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria Geral da União (CGU), o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal


Política 09

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Presidente do Supremo descarta ser candidato à Presidência da República Em entrevista , ministro diz que permanecerá na presidência do STF até o final do mandato TEXTO Agência Estado FOTO Ed Ferreira/AE

FRASE

MANAUS

O

presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, voltou a descartar a possibilidade de se candidatar à presidência da República nas eleições de outubro. “Eu disse em uma entrevista recente que não descartavaahipótesede umdiame lançar na vida política. Mas não para essas eleições de 2014”, disse Barbosa em entrevista ao jornalista Roberto D’Avila, exibida pela GloboNews. “Recebo inúmeras manifestações de carinho, pedidos de cidadãos comuns para que me lance nessa briga, mas não

Joaquim Barbosa. Presidente do STF

OBrasiléoPaís dos conchavos,do tapinha nas costas,oPaís onde tudo se resolvenabase daamizade,eeu não suportonadadisso. (...) issonãofaz omenor sentidoem uma grandedemocracia”

O ministro Joaquim Barbosa disse ter recebido convites, mas “não se anima” a disputar o cargo neste momento

me emocionei com a ideia ainda”, reforçou. O presidente do STF disse que pretende permanecer no cargo até novembro, período de seu mandato.

Questionado se não adota uma postura muito dura, Barbosa afirmou que isso é necessário. “O Brasil é o País dos conchavos, do tapinha nas costas, o

País onde tudo se resolve na base da amizade, e eu não suporto nada disso. Às vezes eu sou duro para mostrar que isso não faz o menor sentido em uma grande democracia como é a nossa”. A popularidade de Barbosa cresceu após o julgamento do mensalão, mas, apesar das condenações, o ministro questionou o combate à corrupção apenas por meio da repressão. “Nós ainda não encontramos a forma correta e eficaz de combater o problema. Talvez estejamos adotando o método errado”, disse na entrevista transmitida na madrugada de domingo. "Talvez medidas preventivas drásticas, que doam no bolso, na carreira e no futuro dessas pessoas que praticam a corrupção sejammais eficazes”.


10

Economia

FALE COM OS EDITORES economia@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am

No Amazonas, quase 40 mil atuam como empreendedores individuais O comércio varejista de vestuário e acessórios lidera a participação na formalização no Estado FAIXA ETÁRIA

TEXTO Beatriz Gomes FOTO Sandro Pereira

36%

MANAUS

Q

uase 40 mil empreendedores individuais (EI) já se formalizaram no Amazonas desde 2009 e passaram a ser um trabalhador por conta própria com benefícios como a proteção da Previdência Social. Segundo dados da Receita Federal do Brasil, até o dia 11 de março, o número de cidadãos cadastrados como EI foi de 3,8 milhões no Brasil. A Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República já começou o envio pelos Correios dos carnês de pagamento da contribuição dos empreendedores individuais relativos ao ano de 2014. A ideia é estimular a adimplência deste público. Isto porque, para ter acesso aos benefícios da Previdência Social, tais como auxílio-doença e aposentadoria, é indispensável que o trabalhador esteja em dia com suas contribuições, mantendo, assim, sua qualidade de segurado. No Amazonas, os carnês começaram a ser enviados em março, contendo as guias com vencimento entre março de 2014 a janeiro de 2015 referentes ao período de fevereiro a dezembro deste ano.

dos empreendedores individuais no Amazonas possuem entre 31 a 40 anos e 26% têm entre 21 e 30 anos.

PERFIL

Pela regra, o empreendedor deve ter faturamento mensal de até R$ 5 mil reais

Os trabalhadores formalizados passam a ter CNPJ, o que facilita a abertura de conta bancária, empréstimos e emissão de notas fiscais

O Pará é a capital com o maior número de EI na Região Norte, com 101,1 mil formalizados. Entre todas as capitais São Paulo possui o maior número com 948 mil, seguido do Rio de Janeiro com 455,6 mil e Minas Gerais com 409,3 mil trabalhadores. O comércio varejista de artigos vestuários e acessórios responde por 13% das empresas individuais no Amazonas,

seguido dos minimercados, mercearias e armazéns que representam 8%. Cabeleireiros correspondem a 5% do total de formalizados, seguido por lanchonetes, casas de chá, sucos e similares, com 4%. Os trabalhadores formalizados passam a ter Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, pedidos de empréstimos e emissão de

notas fiscais. Além disso, os empreendedores e as famílias ficam protegidos pelos benefícios da Previdência Social como aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão. Mais da metade dos empreendedores individuais do Estado possuem estabelecimento fixo, enquanto 21,5% são am-

Receita faz alerta sobre tentativa de golpes na internet no período de envio da declaração do IR A Receita alerta que quadrilhas especializadas em crimes pela internet estão utilizando mensagens eletrônicas que servem como meio para a obtenção ilegal de informações fiscais, bancárias e cadastrais do contribuinte. São mensagens com links ou arquivos em anexo que infectam computadores com vírus e outros programas que permitem o acesso ilegal

aos dados. Um dos golpes, destaca a Receita, consiste em mensagem de e-mail informando que a Receita Federal analisou todas as declarações do Imposto de Renda 2012/2013 e encontrou uma inadimplência no CPF do usuário. Para isso, a mensagem pede que o usuário clique em um link para ver o demonstrativo dos números apresentados e

de declarações divergentes. Outras mensagens fraudulentas, segundo a Receita, indicam a disponibilização para download do programa de declaração do Imposto de Renda e a necessidade de envio de uma declaração retificadora ou a existência de valores residuais de restituições do Imposto de Renda a serem recebidos pelo destinatário.

O correto é não abrir e apagar imediatamente tais mensagens, pois a Receita não manda comunicação via e-mail sem a autorização do contribuinte nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome. A única forma de comunicação eletrônica com o contribuinte é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). O prazo para entrega vai até

bulantes, possuem postos móveis ou vendem de porta a porta. Quase 7% funcionam pela internet. No Estado, 36% dos EI possuem entre 31 a 40 anos e 26% têm idade entre 21 e 30 anos. Empreendedores com mais de 41 anos representam 36% e abaixo dos 20 anos são 1,1%.

Inscrição Para se inscrever, basta acessar o site www.portaldoempreendedor.gov.br. Todo o processo é gratuito. O empreendedor individual paga mensalmente 5% do salário mínimo (R$ 36,20) para Previdência Social mais R$ 5,00 de Imposto sobre Serviços (ISS) ou R$ 1,00 de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços (ICMS), conforme a atividade desempenhada.

30 de abril e o programa gerador está disponível na página da Receita Federal na internet. Neste ano, os contribuintes com certificação digital ou representantes com procuração eletrônica receberão, pela primeira vez, a declaração pré-preenchida. Por meio do e-CAC, eles têm acesso ao documento preenchido com antecedência pelo Fisco e só precisam confirmar as informações para enviar a declaração. As regras para o preenchimento da declaração foram divulgadas em 21 de fevereiro no Diário Oficial da União.


Economia 11

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Pacote do governo prevê redução de impostos para carros elétricos Projeto vai incluir benefícios para caminhões e ônibus que usam combustíveis alternativos des-Benz S400, mas nenhuma delas anunciou intenção de produção local. Em julho do ano passado, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) entregou ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) proposta que sugeria a isenção do IPI para carros elétricos e híbridos importados com o argumento de criar um mercado para esse tipo de produto antes de iniciar a produção. O plano também previa cotas de importação.

TEXTO Agência Estado FOTO Divulgação BRASÍLIA

E

m discussão no governo há quatro anos, o projeto que incentiva a produção nacional de carros elétricos e híbridos deve finalmente ser anunciado em abril. Além de automóveis, o pacote vai incluir benefícios para caminhões e ônibus que utilizem combustíveis alternativos. Inicialmente, os benefícios devem valer para a importação de veículos com tecnologias alternativas até o início da produção local. Segundo fontes ouvidas pelo Estado, a ideia do governo é reduzir impostos de acordo com o nível de eficiência do motor do veículo. Carros elétricos, que não emitem poluição, seriam os mais beneficiados - provavelmente com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) -, enquanto os híbridos, que são equipados com um motor a combustão e um elétrico, recolheriam um pouco mais, em torno de 2%. Hoje, a alíquota varia de 13% a 25%. Para caminhões, que não recolhem IPI, a ideia é subsidiar o financiamento ou conceder créditos para o pagamento de outros impostos, como PIS e Cofins, para modelos

VEÍCULOS

A ideia do governo é reduzir impostos de acordo com o nível de eficiência do motor

Com o projeto, duas montadoras já anunciaram intenção de produzir veículos movidos a combustíveis alternativos no País

abastecidos com biodiesel puro. No caso dos ônibus, o benefício seria para os elétricos e híbridos. Está prevista ainda no pacote a isenção de Imposto de Importação (II) apenas para peças a serem usadas na produção e no mercado de reposição até que a produção local se torne viável. Os carros prontos trazidos de fora do Mercosul vão continuar pagando 35% de imposto.

Concurso da Caixa para bancário recebe 1,1 milhão de inscrições O concurso da Caixa Econômica Federal para técnico bancário recebeu 1,1 milhão de inscrições, segundo nota divulgada pelo banco. Os Estados com o maior número de candidatos foram: São Paulo (208.486), Minas Gerais (116.206), Bahia (90.322) e Rio de Janeiro (85.207). Jáocertameparanível superior – para médicos e engenheiros – teve 19,8 mil inscritos.

O saláriode técnicobancário é de R$ 2.025, para uma jornada de seis horas diárias. Já o engenheiro – nas especializações agronômica, civil, elétrica e mecânica – recebe R$ 8.041 (oito horas diárias de trabalho). O médico do trabalho, com jornada diária de seis horas, tem remuneração de R$ 4.021. As oportunidades são para formação de cadastro reserva.

Com a possível aprovação do projeto, duas montadoras já anunciaram intenção de produzir veículos movidos a combustíveis alternativos no País. A Toyota tem planos de fabricar, provavelmente em Sorocaba (SP, o híbrido Prius, hoje importado do Japão e vendido a R$ 120 mil. O grupo Renault/Nissan tem intenção de produzir na nova fábrica do Rio de Janeiro o elétrico Leaf, hoje também

importado e vendido basicamente a taxistas, e o minicarro Twizzy, para usos específicos. O carrinho é montado atualmente pela Itaipu, no Paraná, somente para testes e uso próprio. A fabricante chinesa BYD negocia com o Governo de São Paulo uma fábrica com capacidade anual para 4 mil ônibus elétricos. Outras marcas vendem modelos híbridos no Brasil, o Ford Fusion e Merce-

Cancelamento. Em maio de 2010, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, chegou a reunir em Brasília um grupodeempresários eautoridades para lançar um programa de incentivo à produção de carros elétricos,masoeventofoicancelado cinco minutos antes do horáriomarcadoparacomeçar. Na época, foi dito que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu mais tempo para conhecer melhor a proposta. Desde então, o tema vem sendo debatido entre membros do governo, executivos das montadoras e associações como a Unica, que representa os produtores de etanol e, inicialmente, era contrária ao incentivo por temer reflexos no uso do combustível da cana-de-açúcar.

Trabalhador brasileiropagaR$ 0,99 por mês parabancoadministrar FGTS O trabalhador brasileiro paga, por mês, R$ 0,99 à Caixa Econômica Federal para o banco estatal administrar cada uma das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que ele possui. Até hoje, não existe uma conta única na qual seria depositado todo o dinheiro. Ou seja, a Caixa abre uma conta para cada um dos empregos que ele teve na vida. Esse valor unitário da taxa de administração foi apresentadona última reuniãodoCon-

selho Curador do FGTS. O Estado teve acesso com exclusividade, ao estudo que compara a taxa de administração paga à Caixa com o valor que recebem os maiores fundos de pensão e de investimento do País pela gestão dos respectivos ativos. Os R$ 0,99 correspondem à taxa de administração per capita mensal de todas as 275,6 milhões de contas do FGTS com saldo, ativas e inativas (sem movimentação há mais de três anos), no fim de 2012.

Atualmente, pelos dados mais atualizados da Caixa, são 358 milhões de contas ativas. Se fosse cobrada a taxa apenas das contas ativas com recolhimento, o valor unitário subiria a R$ 7, 52 por mês. A cobrança da taxa de administração não é personalizada. Noanopassado,aCaixa recebeu R$ 3,64 bilhões, 1% do ativo total do fundo em 2013. Nos últimosoitoanos,o valorqueaCaixa recebeu do fundo pela administraçãodosrecursoscresceu91,6%.


12 Economia

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

MERCADOS BOVESPA

DOWJONES

47.380| +0,22%

16.303| -0,17%

BRASIL

51.507 54.170 45.533

JUL 11111 OUT 11111 DEZ

NASDAQ

ESTADOS UNIDOS

16.493 15.301 15.464

JUL 11111 OUT 11111 DEZ

CDB

10,71% CDB prefixado de 30 dias, com valor ao ano. Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) são mais seguros que a Bolsa de Valores.

DAX

ESTADOS UNIDOS

OURO

ALEMANHA

4.277| -0,98%

9.343| +0,50% 9.572 8.213 5.500

4.155 3.815 3.600

JUL 11111 OUT 11111 DEZ

POUPANÇA INPC

EURO

POR GRAMA EM R$

98,510 | -0,99%

JUL 11111 OUT 11111 DEZ

IPCA

90,500 101,500 93,300

JUL 11111 OUT 11111 DEZ

DÓLAR

COTAÇÃO EM US$

COMERCIAL EM R$

1,3795 | +0,13%

2,3220 | -0,26% 2,355 2,176 2,267

1,379 1,356 1,307

JUL 11111 OUT 11111 DEZ

CÂMBIO

JUL 11111 OUT 11111 DEZ

BALANÇA COMERCIAL EM US$ MILHÕES

2013

3,47

2013 SALDO 5,56

MOEDAS

2013 SALDO 5,91

COTAÇÃO

BOLÍVAR (VENEZUELA) 0,3833

MERCADO

EXP

IMP

SALDO

DATA

2012

0,59

2013 DEZ

0,72

2013 DEZ

0,52

2011

7,50

2014 JAN

0,63

2014 JAN

0,55

DÓLAR (EUA)

2,3220

2012

242.5800.649 223.342 19.438

0,69

IENE (JAPÃO)

0,02349

JUL/2012

21.003

2014 SALDO 1,24

PESO (ARGENTINA)

0,3084

AGO/2012

20.807

22.704

-1.897

1 ANO SALDO 5,68

EURO (EUROPA)

3,2040

2013 (TOTAL) 135.230

140.219

-4.989

2010

6,80

2014 FEV

2009

7,08

2014 SALDO 1,27

2008

7,74

0,64

1 ANOSALDO 5,28

2014 FEV

18.151

2.872

Preço do café da manhã poderá ficar até 35% mais caro para o consumidor Alta no leite em pó chega a 22,29%, enquanto o leite longa vida acumula alta de 4,42% TEXTO Das Agências e Redação FOTO Nome do fotógrafo RIO DE JANEIRO

O

café da manhã do brasileiro vai ficar ainda mais caro. Depois do pão e do leite - que encareceram 17,41% e 22,29%, respectivamente, nos últimos 12 meses -, agora é a vez de o café se tornar o vilão da mesa, segundo informações do jornal Extra. A previsão é de preços até 35% mais altos, ao longo dos próximos meses, se-

gundo o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herszkowicz: “A seca está atrapalhando a produção. Para a indústria, o custo da saca de café dobrou desde janeiro. Parte desse aumento está sendo repassada para os varejistas, explicou. Segundo o economista da Fundação Getulio Vargas (FGV) André Braz, o aumento no custo já começa a ser registrado nas prévias de março, mas ele não acredita num re-

passe de até 35% ao consumidor. Para ele, é mais provável que o reajuste inicial seja modesto, em torno de 5%. O preço do litro de leite também não deverá dar trégua aos consumidores nos próximos meses. Segundo o economista da FGV André Braz, a seca vai encarecer a produção, já que o gado está sendo alimentado com ração, em vez de ficar no pasto seco. A alta no leite em pó chega a 22,29%, enquanto o longa vida acumula alta de 4,42%, em 12

meses até fevereiro, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A inflação no período ficou em 5,65%. Ainda não é possível saber, porém, de quanto poderão ser os novos reajustes. O pãozinho francês, por outro lado, deverá se manter com o preço equilibrado, pelo menos, por enquanto. De acordo com o economista André Braz, a seca não chegou a atrapalhar a colheita de trigo, principalmente porque grande parte da produção vem do exterior.

PREVISÃO

35%

é o aumento previsto no custo da saca de café para o consumidor registrado nas prévias de março, de acordo com as expectativas do mercado produtor nas regiões sul e sudeste do País.

RÁPIDAS Projeções para o IPCA, divulgado pelo IBGE, superam 0,8%

Gol encosta na TAM em participação de mercado

AsprojeçõesparaoIPCAfechadodeste mês,queserádivulgadopeloIBGEem 9deabril,apontamparaumíndice superiora0,8%.Seconfirmado,seráo maiorindicadorparaomêsdemarço desde2003,quandoatingiu1,23%. PesquisafeitaontempeloserviçoAE Projeçõescom25instituições financeirasmostraasprojeções variandoentre0,69%e0,89%,coma maiorpartedasapostasem082%.O IPCA-15,queéumapréviadoíndice oficialdeinflaçãodoPaís,fechoueste mêsem0,73%,tambémomaiorvalor paraosmesesdemarçodesde2003.

A Gol elevou em 17% as vendas de passagens para voos nacionais no primeiro mês do ano e encostou na líder TAM em participação de mercado, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa atingiu uma fatia de 37,25% do mercado doméstico, menos de 1 ponto porcentual do que detém a TAM, responsável por 38,13% do tráfego aéreo nacional. Há um ano, a diferença entre as duas empresas era acima de 8 pontos porcentuais.

MERCADO

Bovespa tem a melhor semana desde setembro de 2013, com ganho de 5,37%

Contrariando expectativas, a bolsa brasileira marcou seu quinto pregão consecutivo de alta e fechou sua melhor semana neste ano, com ganho de 5,37%. Desde a semana encerrada em 6 de setembro de 2013, quando avançou 7,47%, a bolsa brasileira não subia tanto no período. Petrobras PN (0,21%) e ON (0,52%) sustentaram ganhos modestos.


Cidades

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

FALE COM OS EDITORES cidades@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

twitter.com/portalD24am

13

facebook.com/D24am

PM do Amazonas precisa de mais 5 mil homens para completar efetivo É o que prevê o decreto estadual que fixa em 15 mil o total de policiais para a corporação no Estado TEXTO Álisson Castro FOTO Nathalie Brasil MANAUS

A

Polícia Militar do Amazonas precisa de mais 5 mil membros para completar o efetivo estabelecido em decreto estadual publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), que fixou em 15 mil o quantitativo de postos e graduação da corporação. De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, coronel Paulo Roberto Vital, a PM conta com aproximadamente 10 mil homens atuando em todo o Estado. “É claro que sempre estamos precisando de mais pessoas. Na própria legislação há um tópico falando que o quadro será complementado conforme a disponibilidade de orçamento do Estado. Isto não significa dizer que iremos colocar mais 5 mil homens, tem a lei fiscal, a dotação orçamentária. Depende de tudo isto”, ressaltou o secretário. Segundo o coronel, o quadro atual está dentro do previsto. “Não há nada que fuja ao que já estava planejado. As pessoas devem entender que levamos praticamente 10 anos para alcançar o número de 10 mil homens. Os 15 mil, pode só ser alcançado, hipoteticamente, daqui a 20 anos”, afirmou. O Decreto 34.594, publicado no DOE na edição de 18 de março, estabelece que 87% dos membros da PM são combatentes, aqueles que atuam na atividade fim da corporação, sendo 13.103 praças e 1.048 oficiais. Entre as graduações existentes de oficiais, são 28 coronéis, 72 tenentes-coronéis , 146 majores, 203 capitães, 246 1º tenentes e 353 2º tenentes. Já para os praças combatentes, o efetivo é distribuído em 104 subtenentes, 183 1º sargentos, 324 2º sargentos, 1.070 3º sargentos, 2.666 cabos e 8.756 soldados.

SERVIÇOS

Os PMs da área de saúde totalizam 387. A corporação espera construir hospital

Em 20 anos, a Polícia Militar do Amazonas terá 15 mil homens, segundo estimativas da SSP/AM. Hoje, a corporação soma 44 veterinários para um plantel de poucos animais, a maioria cães e equinos

FORÇA

15

mil policiais militares é o efetivo previsto para atender as necessidades do Estado. Atualmente, a PM conta com 10 mil membros.

Chama a atenção o número de veterinários que chega a 44, sendo 11 oficiais veterinários e 33 auxiliares de veterinário, além de 14 ferradores de equinos. “Estes são os números que estão previstos no quadro de distribuição de planejamento, temos o canil e cavalaria. E não é só na capital, estamos estendendo o Ronda no Bairro para Itacoatiara, onde teremos equinos”, explicou o secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas. Para a área de música, a

PM deve dispor de 146 homens distribuídos em oito músicos especialistas, 22 músicos corneteiros e 116 músicos instrumentistas. Os PMs da área de saúde totalizam 387, de acordo com o decreto estadual. Para os oficiais de saúde, a polícia deve dispor de 208 postos distribuídos em 77 médicos, 40 dentistas, 14 farmacêuticos-bioquímicos, 28 enfermeiros, 24 psicólogos e 25 fisioterapeutas. Entre os praças especialistas, o quadro de ocupações para saúde somam 109 auxiliares de enfermagem, 40 auxiliares de odontologia, 25 técnicos de laboratórios. Os dados acima compreendem o número de profissionais para atender o efetivo ideal de 15 mil membros da PM. “O ideal seria a PM ter um hospital próprio, como já teve no passado. Estamos com uma proposta de emenda parlamentar para a construção do hospital da PM”, afirmou.

RECURSOS

Corporação teve o sexto maior investimento no ano passado

A Polícia Militar do Amazonas foi a instituição do governo do Estado com o sexto maior investimento em 2013, de acordo com dados do Portal da Transparência do governo do Estado, com pagamentos que totalizaram R$ 587 milhões durante todo o ano passado. A instituição ficou atrás apenas dos pagamentos feitos pela Secretaria de Estado da Fazenda (R$ 2,7 bilhões), Secretaria de Estado da Educação (R$ 1,4 bilhão), Secretaria de Estado da Saúde (R$ 1,3 bilhão), Secretaria de Estado de Infraestrutura (R$ 1,1bilhão) e Amazonprev (R$ 1, 08 bilhão). O pagamento mensal de salário de policias militares da ativa ficou em aproximadamente R$ 18 milhões, além de R$ 12 milhões em forma de soldo, uma gratificação paga por serviços militares. Durante todo o

ano passado, a PM gastou R$ 492 milhões com folha de pagamento da corporação. O investimento total em segurança no Amazonas, durante o ano passado, totalizou R$ 1,086 bilhão, de acordo com dados do Relatório Resumido de Execução Orçamentária do governo do Estado. Deste total, R$ 847 milhões foram para a administração geral da segurança pública do Estado. Outros R$ 147 milhões foram destinados a ações de policiamento tanto na capital quanto no interior do Estado. Noaspecto tecnologiada informação,oinvestimentochegou aR$17 milhões ecomalimentaçãoe nutriçãochegou aR$ 25milhões. O itemformaçãode recursos humanos daáreade segurançapública consumiu R$ 2,8milhões em 2013.


14 Cidades

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Moradores da zona norte dizem estar sem energia há três semanas

ASSISTÊNCIA

Equipes da FVS e da Susam foram deslocadas para atender as comunidades atingidas

População de Nova Olinda do Norte enfrenta surto de diarreia aguda que atinge mais crianças. Consumo de água contaminada pela cheia pode ter causado a doença

Surtodediarreiaatinge duas comunidades em NovaOlindadoNorte

Moradores da Travessa 16, no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus, precisam lidar com a falta de energia constante na área. Segundo eles, há três semanas o problema se repete quase diariamente. Fios e transformadores pegam fogo e o que mais tem incomodado a comunidade é a demora para que a energia retorne ao local. A dona de casa Clodomiza Andrade de Souza, 34, disse que, geralmente, a rua fica sem luz durante a noite por conta de curto-circuitos nos fios. “A noite é sempre pior porque a gente tem que dormir no calor e só conseguimos que o serviço seja restabelecido quase 24 horas depois”.

Segundo ela, os moradores tiveram que pagar R$ 120 a um dos técnicos que iam ao local consertar os fios que pegavam fogo para que eles colocassem madeiras nos postes e isolassem os fios. “Com frequência, um transformador estoura aqui e os fios arrebentam”, relatou Clodomiza. AdonadecasaMariaAugusta Vieira,56,dissequeoutroproblema enfrentado por conta da falta deenergiaéafaltadeágua,já que eles dependemdofuncionamentodepoçosartesianosparaoabastecimento. “Faltaluz eagentefica sem água”, disse. A reportagem entrouemcontatocomaassessoria de imprensa da Amazonas Energia,mas nãoobteve resposta atéofechamentodestaedição. Roberto Carlos/Divulgação Agecom

Em média, 88 pessoas foram atingidas pela doença TEXTO Da Redação e assessoria FOTO Divulgação

FRASE

MANAUS

U

m surto de diarreia aguda atingiu, neste fim de semana, duas comunidades do município de Nova Olinda do Norte (a 200 quilômetros de Manaus). No sábado, quando teve início o ocorrido, o governador Omar Aziz e o vice José Melo foram informados sobre a situação e acionaram o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, que se encontrava em Tabatinga (a 1.150 quilômeros da capital) a trabalho para que adotasse as providências imediatas para assistir aos atingidos. Uma equipe da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e da subsecretaria do interior da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) foi deslocada até o local, em uma aeronave tipo anfíbio, para o atendimento médico, pousando diretamente nas comunidades em Nova Olinda, levando também medicamentos e materiais para exames laboratoriais.

Bernardino Albuquerque. Diretor-presidente daFVS

Comacheia,aáguadorio mistura-secomdejetos. Dequalquerforma, coletamosmaterial,que serásubmetidoàanálise laboratorial” A secretária-adjunta do interior da Susam, Adriana Moreira, e o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, integraram a equipe que foi até o município. O surto atingiu 88 pessoas, a maioria crianças, de uma média de 30 famílias, das comunidades Santa Luzia e Boa Esperança, que são contí-

guas e localizadas na zona rural de Nova Olinda do Norte, a 45 minutos de voadeira da sede municipal. O local enfrenta problemas de alagação por causa da cheia do rio, o que levanta a suspeita de que o surto tenha ocorrido por ingestão de água contaminada. “Pode ser isso ou questão de higiene pessoal e de manuseio dos alimentos. Com a cheia, a água do rio mistura-se com dejetos. De qualquer forma, coletamos material, que será submetido à análise laboratorial e, somente após o resultado, teremos a causa exata do surto”, afirmou Bernardino Albuquerque. O atendimento nas duas comunidades, de acordo com o diretor-presidente da FVS, foi reforçado pela prefeitura do município, que também enviou profissionais atéolocal. ASusam,alémdeoutros medicamentos,tambémdistribuiu hipoclorito, para ser adicionado à águaconsumidapelosmoradorese que eliminará a contaminação. Ao mesmo tempo, o órgão colocou o HospitaldeNovaOlindaemalerta para o atendimento de pacientes queprecisaremderemoção.

Representantes de instituições receberam recursos doados pelo FPS

FPS entrega recursos arrecadados em jogo na Arena para ONGs O Fundo de Promoção Social (FPS) entregou, na última sexta-feira, para 38 Organizações Não Governamentais (ONGs) que trabalham na área da assistência social, os valores arrecadados napartida inaugural da Arena da Amazônia, entre Nacional e Remo, do Pará,no últimodia9demarço. A doação atendeu a um pedido feito pela primeira-dama do Estado e presidente do FPS, Nejmi Aziz, ao governador Omar Aziz, que determinou que parte da renda da partida fosse revertida para a caridade. Foram arrecadados para as instituições R$ 248 mil. A secretária executiva do

FPS, Vânia Cirino, que participou da entrega dos cheques, explicou que foram escolhidas instituições conveniadas com as secretarias de Assistência Social e Cidadania (Seas), de Pessoas com Deficiência (Seped) e com o FPS, fixadas em Manaus, por conta da facilidade de acesso e locomoção. Ela destacou aimportânciadadoação para essas ONGs. “As ONGs contam com apoio do governo do Estado, mas sempre existem despesas extras e esses recursos são importantes”, frisou. De acordo com a secretária, atualmente, o FPS possui convênio com 26 instituições na região.


Cidades 15

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Tiroteio na zona leste deixa dois feridos durante festa Duas pessoas ficaram feridas após tiroteio em um aniversário no bairro São José, na noite do último sábado, na Rua Barreirinha, zona leste de Manaus. Francisco Roniele Menezes da Silva, 23, foi preso por policiais militares no Pronto-Socorro Dr. Platão Araújo, suspeito de ser o autor dos disparos. Luciano da Rocha Fernandes, 30, atingido com três tiros, foi internado no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, enquanto Altair da Cruz Saldarinho, 19, foi encaminhado para o Platão Araújo, onde permanecia internado em observação até o fechamento desta edição. Segundo o pai de Luciano, Carronildo Fernandes, 53, o filho estava na festa com amigos quando Francisco iniciou uma briga com outro rapaz não identificado e, em seguida, começou a atirar. “Ninguém sabe quem ele é. Meu filho e o outro rapaz ferido também não tinham nada a ver com a situação”, contou. Carronildo disse que o filho, atingido com três tiros, teve o pulmão perfurado e está com a bala alojada no órgão. “Os médicos disseram que ele está em observação porque não para de sangrar. Não podendo fazer nada”.

Homem é morto a tiros após ser seguido por dupla em moto Otávio da Silva Lima, 28, foi surpreendido depois de sair para cortar o cabelo TEXTO Da Redação FOTO Eraldo Lopes MANAUS

O

industriário Otávio da Silva Lima, 28, foi assassinado a tiros, na tarde do último sábado, ao ser atingido com três disparos nas costas, na Avenida Camapuã, Cidade Nova 2, zona norte de Manaus. De acordo com a família, o rapaz tinha saído de casa para cortar o cabelo, por volta das 14h, e, ao sair do salão, foi seguido por dois homens em uma motocicleta de placa não identificada. Otávio chegou a ser levado ao Pronto-Socorro Dr. Platão Araújo, na zona leste, mas não resistiu aos ferimentos. A tia do rapaz, que pediu para não ter o nome divulgado, contou que Otávio foi levado ao pronto-socorro por um homem que viu o momento em que o crime aconteceu. “Sabemos que dois homens chegaram e fizeram três disparos, mas não sabemos o motivo e nem quem eram”. A família descarta a possibilidade de assalto porque, segundo eles, tanto a motocicleta do rapaz quanto o celular e a carteira dele foram encontrados e devolvidos. Mara Rolim, 35, amiga da

MORTE

Suspeitos não levaram nada do industriário e, por isso, familiares descartam assalto

Industriário Otávio da Silva Lima foi levado para o Hospital Platão Araújo, na zona leste, mas não resistiu. Segundo a família, ele nunca manifestou que sofria ameaças

família, contou que o rapaz tinha ido cortar o cabelo em um salão próximo ao bairro Braga Mendes, onde a mãe dele mora. Em seguida, após sair do salão, deu carona a um vizinho da mãe. “Ao sair do local, ele foi seguido por dois homens que, quando chegaram à avenida, começaram a atirar contra o industriário”, relatou Ainda de acordo com ela, a motocicleta de Otávio foi le-

vada para a família pela Polícia Militar (PM) e, por isso, não há suspeita de assalto. Mara e a tia contaram que o rapaz nunca manisfestou nenhum sinal de estar sendo ameaçado por alguém. “Ele nunca disse nada sobre isso. Sempre foi muito tranquilo”, comentou a tia. O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

EXECUÇÃO

3

tiros atingiram as costas do industriário Otávio da Silva Lima, 28, efetuados por dois homens que estavam em uma motocicleta e o seguiram. O crime ocorreu na Cidade Nova 2, zona norte de Manaus.

RÁPIDAS Divulgação/Polícia Civil

Polícia registra como suicídio a morte de soldado no 1º BIS A Polícia Civil registrou como suicídio, na noite do último sábado, o caso do soldado Paulo Vitor Rabelo Nobre, 20, encontrado morto com um tiro na cabeça no 1º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS). No Instituto Médico Legal (IML), consta que o rapaz chegou a ser levado para o Hospital da Aeronáutica de Manaus (HAMN), mas não resistiu. A reportagem tentou entrar em contato com a família do rapaz por meio do endereço deixado no IML, mas não obteve sucesso. Na unidade militar, ninguém se pronunciou sobre o caso.

FLAGRANTE

Policiais civis prendem três suspeitos de tráfico de drogas em Manacapuru

Policiais civis daDelegacia InterativadeManacapuru (a 68 quilômetros deManaus) prenderam,nanoitedo último sábado, três pessoas (foto) suspeitas de tráficodedrogas. As equipes ficaramde tocaiana RuaValdemar Ventura,no bairroSãoJosé,eflagraram Valdeir NascimentoCastro, 33, airmãdele,VanderleiaRibeiro deCastro, 39,eocompanheiro dela,MichaelSilvadeLima, 22, vendendodrogas. Comeles, foramapreendidas 40 trouxinhas deoxi.

Sejus contabiliza apenas sete fugas de presos este ano Setefugas depresos foram registradas pelaSecretariadeJustiça eDireitos Humanos doEstado (Sejus),esteano,em todas as unidades prisionais doEstado. Porém,deacordocomas matérias veiculadas pelaRedeDiário, repassadas semprepor fontes oficiais comoaprópriaSejus,essenúmerojá chegaa14fugitivos. Ainda segundoa secretaria, todos os foragidos jáforam recapturados. Oartigo 683 doCódigo deProcessoPenal(CPP)diz queo diretor daprisãodeverácomunicar imediatamenteaojuiz oóbito,fuga ou solturadodetidoou sentenciado, para quefiqueconstadonos autos.


16

Sociedade

Segund Diário

MEIO AMBIENTE

FALE COM OS EDITORES cidades@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am

Doming

Amazônia absorve mais gás carbônico do que emite A conclusão é de um estudo da Nasa sobre a floresta amazônica TEXTO Da Redação e assessoria FOTOS Agência Estado e ABr

FRASE

SÃO PAULO

U

m estudo concluído pela Agência Espacial Americana (Nasa) resolveu um longo debatea respeitodopapeldafloresta amazônica em relação ao aquecimento global. Pesquisadores seperguntavam seafloresta seria capaz de absorver uma quantidade maior de dióxido de carbono (CO2) do que ela emite naturalmente. A resposta obtida pela pesquisa da Nasa, divulgada na última semana, mostra que a Amazônia realmente ajuda a reduzir oaquecimentoglobal. O CO2 é um dos gases responsáveis pelo efeito estufa, que leva ao aumento da temperatura terrestre. Enquanto as árvores vivas absorvem o dióxido de carbono da atmosfera ao longo de seu crescimento, as árvores mortas devolvem o gás para a atmosfera no período de sua decomposição. A hipótese de que a floresta estaria emitindo mais gás do que absorvendo surgiu na década de 1990, quando se descobriu que enormes áreas da floresta costumam morrer devido a intensas tempestades. Antes do estudo da Nasa, medições desse balanço entre emissão e absorção do CO2 na floresta amazônica só tinham sido feitas em pequenas porções da floresta, o que tornava os resultados questionáveis. Para este estudo, a Nasa combinou técnicas de análise de imagens de satélite, medidas coletadas no local e outras tecnologias. A pesquisa concluiu que a emissão total de dióxido de carbono pela floresta durante um ano é de 1,9 bi-

Nathan Stephenson. Pesquisador

As florestas antigas têmárvores de todos os tamanhos enão estáclaro quais crescerammais rápido, capturandoassima maior quantidadede dióxidodecarbono”

GASES

Floresta amazônica ajuda a combater o aquecimento global, afirmam cientistas

De agosto de 2011 a julho de 2012, foram derrubadas 232,8 milhões de árvores na Amazônia, o que equivale a cortar mais de uma árvore por habitante do País, segundo ministério

em cores diferentes em comparação às árvores vivas. O estudo sobre a floresta amazônica, publicado na revista científica ‘Nature Communications’, foi liderado pelo pesquisador Fernando Espírito-Santo, da Nasa, e contou com a colaboração de outros 21 pesquisadores de cinco países. Quanto mais velha é uma árvore, mais ela captura CO2 na atmosfera para continuar a crescer, revelou um estudo sobre o impacto das florestas no aquecimento global.

lhão de toneladas. Já a absorção foi estimada por meio de medidas do crescimento da floresta em diferentes cenários. De acordo com a Nasa, em todos os cenários, a absorção

de CO2 por árvores vivas superou a emissão por árvores mortas, indicando que o efeito geral da floresta é a absorção. Uma das estratégias que tornou o levantamento possí-

vel foi o desenvolvimento de técnicas para identificar árvores mortas em imagens de sensoriamento remoto. Nas imagens de satélite, por exemplo, as árvores mortas aparecem

Idade Os resultados dos trabalhos, publicados na revista científica britânica ‘Nature’, indicam que, em mais de 400 tipos de árvores estudados, são os espécimes mais velhos e, portanto, os maiores de cada espécie os que crescem mais rápido e que, consequente-

FRA

Nath Step Pesq

Esse vai no melh mode como climá flores


Sociedade 17

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Domingo: Tecnologia / Segunda-feira: Meio Ambiente / Terça-feira: Ciência e Tecnologia / Quarta-feira: Saúde / Quinta-feira: Educação / Sexta-feira: Bem-Estar / Sábado: Autos

IMPACTOS

1

Mapeamento sobre a vegetação tropical aponta que as regiões de florestas, savanas e matas com arbustos guardariam 21% a mais de carbono do que se pensava. Isto revela uma desaceleração no desmatamento dessas áreas, consideradas sumidouros de CO2.

2

Para se ter ideia, a Ama zônia concentraria 30% de todo oCO2 domundo (cercade100 bilhões de toneladas). Odesmatamentoé considerado umaimportantefonte deemissões.

FRASE

Nathan Stephenson. Pesquisador

Esse conhecimento vai nos permitir melhorar nossos modelos para prever como as mudanças climáticas e as florestas interagem”

mente, absorvem mais CO2. Esses cientistas contradizem o postulado segundo o qual as árvores velhas contribuiriam menos na luta contra o aquecimento global. “É como se, para os humanos, o crescimento se acelerasse depois da adolescência ao invés de se retardar”, explicou Nathan Stephenson, um dos autores do

trabalho científico. As árvores absorvem da atmosfera o CO2, principal gás causador do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global, e o armazenam em seus troncos, seus galhos e suas folhas. As florestas desempenham, assim, um papel de reservatórios de carbono, mas até que ponto elas retardariam

o aquecimento é um assunto em aberto. “Já sabemos que as florestas antigas estocam mais carbono do que as florestas mais jovens”, explicou Nathan Stephenson. Mas, prosseguiu o pesquisador, “as florestas antigas têm árvores de todos os tamanhos e não está claro quais cresceram mais rápido, capturando assim a maior quantidade de dióxido de carbono”. Esse estudo dá uma resposta claraaestaquestão:para reduziro dióxido de carbono presente na atmosfera, é melhor ter árvores grandes(e,portanto,antigas).“Esseconhecimento vainospermitir melhorar nossos modelos para prever como as mudanças climáticas eas florestas interagem”, ressaltou NathanStephenson.

FLORESTAS

Desmate supera carros em emissões Mesmo com o registro de queda recorde no desmatamento da Amazônia Legal, os efeitos da destruição da mata persistem, afirma Paulo Barreto, pesquisador sênior do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Ele avalia que o desmate entre 2011 e 2012 tenha levado à liberação de 245,3 milhões de toneladas de CO2 no ar, mais que o dobro de todas as emissões do gás por carros e veículos de passeio leves (121,6 milhões de toneladas) no Brasil no mesmo período. Barretofez ocálculocombaseno monitoramentoanualfeitopelo InstitutoNacionaldePesquisas Espaciais (Inpe), queindica que,de agostode 2011ajulhode 2012,houve odesmatamentode4.656 km² de floresta,áreaequivalenteamais de três vezes o tamanhodacidadede SãoPaulo. O tamanhodo desmatamentoé 27% menor queo registradoanteriormente,entre agostode 2010 ejulhode 2011(6.418 km²). Foiamenor taxadesde queo InstitutoNacionaldePesquisas Espaciais (Inpe)começou afazer a medição,em1988. AlémdoProdes, Barretolevou emcontaprevisões do Imazon sobreaemissãodeCO2 por km² deflorestadestruídaedados do DepartamentoNacionaldeTrânsito (Denatran),deoutubrode 2012, que apontamaexistênciade41,9milhões decarros e veículos leves noPaís.


18

Brasil

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

FALE COM OS EDITORES cidades@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

twitter.com/portalD24am

Cresce o número de aposentados que voltam à ativa O baixo valor da aposentadoria é a principal causa TEXTO Agência Estado FOTO Luiz roberto Lima/AE SÃO PAULO

E

nquanto os brasileiros mais jovens perdem participação no mercado de trabalho, os mais velhos avançam. Um quarto dos 14 milhões de aposentados com mais de 60 anos de idade estava trabalhando em 2013. Quatro anos antes, em 2009, essa média era de 20%, revela pesquisa do Instituto Somatório. “O baixo valor da aposentadoria para suprir as necessidades básicas e a dificuldade das empresas de recrutar mão de obra ampliaram a fatia dos mais velhos no mercado de trabalho”, afirma Marcello Guerra, sócio do Instituto Somatório. A pesquisa para traçar o perfil dos seniores, feita a cada dois anos e coordenada por ele, consultou mil pessoas entre setembro e outubro de 2013 em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Guerra diz que quanto mais alto o estrato social e o nível de escolaridade, maior é a participação de aposentados no mercado de trabalho. Assim, na classe A, um terço dos aposentados são ativos e nas camadas B, C e D, a participação cai para 30%, 25% e 13%, respectivamente. Outro dado que confirma a tendência de avanço dos mais velhos na ativa aparece nos dados da Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano passado, a faixa etária que mais cresceu na População Economicamente Ativa (PEA), aquela com mais de 10 anos de idade e apta para o trabalho, foi a de pessoas com mais de 50 anos, apontam os dados do IBGE, elaborados pela Tendências Consultoria Integrada.

ECONOMIA

Os aposentados respondem por mais da metade da renda familiar em todo o Brasil

facebook.com/D24am

No AP, população vai opinar sobre concessão de florestas a empresas População de três municípios amapaenses poderão opinar sobre o processo de licitação que vai conceder a empresas privadas 16% do território do Estado para exploração de madeira na Floresta Estadual do Amapá (Flota). A participação acontecerá em audiências públicas. Os municípios serão os afetados pela concessão da floresta. As reuniões vão debater o pré-edital de licitação, publicado em novembro de 2013. O documento servirá como base ao edital definitivo, com previsão de ser lançado no fim de abril, segundo o governo do Amapá. A licitação vai abranger três Unidades de Manejo Florestal (UMF) da Flota, com cerca de 146 mil hectares. “As audiências servirão para o processo licitatório se tornar público e também como forma de contribuição com o edital”, resumiu a diretora-presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF) do Amapá Ana Euler. Ao reunir as propostas nas audiências, o governo tem em torno de 15 dias para anali-

sá-las e, se necessário, alterar o texto do edital definitivo. Após fazer o lançamento da licitação prevista para abril, as empresas vencedoras do certame terão o tempo de concessão de 40 anos. Elas terão em média dois anos para montar todo o parque industrial no Amapá. Nesse período, as empresas já serão obrigadas a pagar ao Estado, o valor dos royalties previstos com a exploração da madeira, mesmo que a atividade não tenha começado. No entanto, apesar de haver previsão de lançamento do edital, o governo do Estado enfrenta uma forte oposição de parlamentares da Assembleia Legislativa, que questionam sobre a legalidade da Floresta Estadual do Amapá, assunto que virou polêmica desde o anúncio das concessões florestais em 2013. Em 17 de fevereiro de 2014, a lei que criou a Flota esteve perto de ser revogada pelos deputados. No entanto, a votação foi adiada sob recomendação do Ministério Público do Amapá (MP/AP).

RÁPIDAS CONSUMO

Quanto mais alto o estrato social e o nível de escolaridade, maior é a participação de aposentados no mercado de trabalho

“Essa fatia de trabalhadores impediu que houvesse uma desaceleração ainda mais expressiva da PEA em 2013”, afirma o economista da consultoria, Rafael Bacciotti. No ano passado, a PEA cresceu apenas 0,6% sobre o ano anterior, depois de ter aumentado 1,6% em 2012. A desaceleração de 1,1 ponto porcentual que houve de 2012 para 2013 na taxa de crescimento da PEA, ocorreu por causa da queda nos trabalhadores jovens, entre 18 e 24 anos. Essa faixa etária caiu 4,5% na PEA e foi responsável por 0,7 ponto porcentual da desaceleração total no ano pas-

sado. Em compensação, a faixa de trabalhadores com mais de 50 anos de idade cresceu 5,5% na PEA em 2013 e contribuiu positivamente com 1,2 ponto porcentual na PEA. Os aposentados respondem por mais da metade da renda familiar. E essa participação aumenta quanto menor o estrato social. Exemplo: na classe A, eles respondem por 55% da renda e na classe D por 88%. A pesquisa revela também que mais da metade dos aposentados que exercem atividade remunerada são autônomos e só uma minoria volta a ser assalariada.

Cachaça, perfume e vídeo game estão entre campeões de impostos

Segundodados doInstituto BrasileirodePlanejamento Tributário(IBPT),mais de 36% do totalproduzidono país épagoemimpostos. Em alguns casos,noentanto,os impostos chegama representar acimade80% do preçodoproduto.O ranking levaemconsideraçãomais de500 itens monitorados peloinstituto. Acachaça lideraalistados campeões deimpostos,com um percentualde81,87%. Na sequência,estáocasacode pele(81,86%),a vodca (81,52%),ocigarro(80,42%) eoperfumeimportado (78,43%).

PM acusado da morte de Amarildo volta para a prisão O sargento Lourival Moreira da Silva, um dos acusados pelo desaparecimento e morte presumida do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, recebeu novo mandado de prisão. O pedido foi feito pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) para suspender a decisão da 35ª Vara Criminal, que havia revogado a prisão. No mandado, o Gaeco argumenta que Lourival, que responde, entre outros, pelo crime de tortura seguida de morte, poderia coagir testemunhas ou cometer fraude processual.


Mundo

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

FALE COM OS EDITORES mundo@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

twitter.com/portalD24am

19

facebook.com/D24am

Governo reage a ameaças de saques e flexibiliza o câmbio na Venezuela Novo programa econômico é adotado para amenizar insatisfação com desabastecimento no país TEXTO Agência Estado (AE) e AFP FOTO Leo Ramirez/AFP CARACAS

O

mercado flexível de câmbio começa a funcionar hoje, na Venezuela, abrindo espaço para uma nova maxidesvalorização do bolívar. De acordo com o governo, a cotação do dólar diante da moeda venezuelana deverá ser determinada pela oferta e pela demanda. A medida pretende amenizar a insatisfação da população, inclusive chavistas favoráveis à Nicolás Maduro, com a desvalorização da moeda venezuelana. “É a primeira vez que vemos as autoridades relaxarem explicitamente os controles, que vinham sendo apertados gradualmente nos últimos 15 anos”, disse o estrategista Hernán Yellati, do BankTrust & Co. Segundo ele, a liberalização do câmbio é a maneira mais pragmática para o governo do presidente Nicolás Maduro lidar com a frustração dos venezuelanos. Desde o fim de fevereiro, uma série de protestos de rua de estudantes e da classe média alta contra o governo socialista provocou cerca de 30 mortos. Os protestos, inicial-

INSATISFAÇÃO

Novos protestos estão programados para esta semana, em Caracas

Venezuelanos ameaçaram fazer saques em resposta ao desabastecimento de produtos básicos no Pais, que sofre com falta de material de higiene e limpeza

mente contra a criminalidade, passaram também contra a política econômica do governo. Funcionários do governo disseram que só vão intervir no Sicad 2, o nome do novo mercado, para prevenir volatilidade excessiva. Mas o governo continuará controlando es-

se mercado, já que o Banco Central e empresas como a estatal Petróleos de Venezuela (PdVSA) serão os principais provedores de dólares. “Tendo em vista a experiência anterior, a probabilidade de sucesso não é grande. Administrativamente, eles não tiveram sucesso com nada do

que fizeram até agora e, no fim das contas, não há dólares suficientes para abastecer o mercado”, disse Russ Dallen, da Caracas Capital Markets. O ministro do Petróleo, Rafael Ramírez, disse que o novo mercado será transparente e “é a questão mais importante em nossa busca por equilíbrio

econômico”. Na semana passada, mais duas pessoas morreram em protestos nas ruas de Caracas. Os manifestantes ameaçaram fazer saques em supermercados e depósitos do governo em reação ao desabastecimento no país. Produtos básicos de limpeza já são escassos.

RÁPIDAS Esquerda cresce nas eleições municipais da França

Terremoto no Chile não chega a causar um tsunami

Os partidos de esquerda e centro-esquerda obtiveram 43% dos votos no primeiro turno das eleições municipais francesas, ontem, enquanto a Frente Nacional, de extrema direita, teve 7%. Em relação ao pleito de 2008, a esquerda teve uma queda de 5 pontos porcentuais, enquanto a Frente Nacional viu seu número de votos multiplicar-se por seis.

Um terremoto de magnitude 6,1 ocorreu no litoral do Chile, na tarde deste domingo. Segundo o centro de Pesquisa Geológica dos EUA (USGS), o tremor, a 60 quilômetros da costa no Oceano Pacífico, não provocou um tsunami. Não há informes sobre danos ou vítimas. O abalo foi a 6,2 quilômetros de profundidade, com epicentro a noroeste de Iquique.

TRÁFICO

Alemanha intercepta pacote com cocaína endereçada ao Vaticano

AAlfândegadaAlemanha apreendeu umpacotecom 340 gramas decocaínaem14 camisinhas queera endereçadoàCidadedo Vaticano. Aapreensãoocorreu emjaneiro,disseojornal ‘Bild amSonntag’. Opacotefoi enviadodepaís sul-americano nãoidentificado.


PLUS

COPA DO MUNDO

ARTESÃOS TÊM CHANCE DE EXPOR PEÇAS EM CIDADES-SEDES DO MUNDIAL

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

FALE COM OS EDITORES plus@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am

‘Fala Caboco’ Novo programa de rádio será específico para moradores das zonas norte e leste de Manaus

TEXTO Da Redação e Assessoria FOTO Raimundo Valentim MANAUS

F

alar diretamente com a comunidade, dando voz para expor suas necessidades e propor soluções. Essa é a proposta do ‘Fala Caboco’, novo programa da rádio ‘A Voz das Comunidades’ (87,9 FM) que estreia hoje, às 16h. O programa é centrado no jornalismo, será direcionado aos bairros da zona leste e norte de Manaus, onde atua a frequência da emissora, e comunidades rurais próximas à capital. O ‘Fala Caboco’ é um projeto do jornalista Ivan Brito que surgiu na Internet (http://falacaboco.blogspot.com.br/) como um blog debatendo assuntos ligados à comunicação, juventude e comunidades. Vídeos com histórias de moradores são destaques na internet. Brito tem vasta experiência em comunicação comunitária. Entre outros projetos, produziu o jornal ‘Expressão Jovem’ e comandou a ‘Agência Comunitária de Notícias’. “São 15 anos desde o primeiro trabalho com a comunidade. Me sinto amadurecido e munido de conceitos para fazer com que esse veículo comunitário atenda, de fato, o interesse das comunidades dessas zonas de Manaus”, comentou o comunicador.

Direto das ruas O programa ‘Fala Caboco’, que irá ao ar de segunda a sexta-feira, de 16h às 18h, pretende abordar temas variados como juventude, saúde, política, economia, cultura e esporte, mais sempre com ênfase nas necessidades dos bairros. “Nossa proposta é evitar o populismo ou assistencialismo que permeia o imaginário de

ESTILO

‘Fala Caboco’ terá programação variada, de segunda a sexta-feira

Ivan Brito (no detalhe) pretende envolver moradores de comunidades rurais próximas a Manaus e moradores das zonas norte e leste

muitas pessoas quando o assunto é jornalismo comunitário”, disse Brito. A ideia, conforme o jornalista, é conquistar a credibilidade e confiança dos moradores com um jornalismo de proximidade. “Essa credibilidade do ouvinte é nosso principal desafio e, também, estímulo para abordar os assuntos de interesse coletivo”, disse. O ‘Fala Caboco’ terá como fontes os próprios moradores. Para dar voz à comunidade, trabalhará com equipes nas ruas assessorando o estúdio pelo sistema Bike Link. “Vamos abordar temas de sustentabilidade. Teremos um moto link, com as atualizações do trânsito naquela região”, revelou Brito. O entretenimento também terá espaço com a agenda de eventos culturais e apresentação ao vivo de artistas locais, além da cobertura dos eventos esportivos nas comunidades. “Teremos especialistas no quadro Papo Reto para conversar sobre temas polêmicos e que estão profundamente ligados a essas zonas, como gravidez na juventude, moradia, violência, segurança. Uma conversa propositiva, sem ser apelativa”, garantiu Brito.


PLUS 21

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

HORÓSCOPO

CRUZADAS

RESUMO DAS NOVELAS

Áries (21/03 a 20/04) A Lua em Capricórnio mostra o tamanho da sua ambição e o grau de exigência que você tem consigo mesmo. Em vez de reclamar que o mundo não está reconhecendo o seu talento, arregace as mangas e comece a trabalhar.

Touro (21/04 a 20/05) A harmonia entre a Lua e o seu Sol lhe ajudará a não se desgastar tanto com os problemas do cotidiano. Quando o estresse e a irritação estiverem fortes, busque um lugar de recolhimento. As coisas são mais simples do que parecem.

Malhação

Joia Rara

Bruna não revela o destino de sua viagem com Antônio na época em que namoravam e Anita desconfia do rapaz. Ben comete uma falta em Sidney no treino do futsal e eles começam a brigar. Serguei tenta acalmar os amigos e Bárbara manda os dois esperarem na arquibancada para conversar. Vera divide as tarefas de casa entre a família e todos começam a discutir. Bernardete e Abelardo namoram felizes e geram comentários na vizinhança do Grajaú. Após a briga, Sidney questiona a Bem se ele ama Sofia.

Manfred encontra Porfírio durante sua fuga e pede ajuda para se livrar das algemas. Etelvino pede Lindinha em casamento. Ernest admite para o juiz que mandou Manfred trabalhar na mina quando criança. Zefinha e Cléo não passam no teste do cabaré. Manfred invade o julgamento de Ernest e o defende. Venceslau e Volpina contam para Iolanda e Mundo que vão se casar. Manfred é mandado para um hospital psiquiátrico. O juiz condena Ernest, e Dália diz que vai esperá-lo. Pérola convence Franz a assumir os negócios.

Além do Horizonte

Em Família

Celinafaz barulho,LilieWilliam interrompemobeijo. Kleber abençoa onamorodeFátimaeRafa. Nilson decideprocessar Cardosoeescolhe Thomaz como seu advogado. Heloísa seencontracomFernanda. Kleber menteparaHermes sobre Rafa. HeloísafalacomThomaz sobre Fernanda. Álvaro tentafazer Inês desistir de querer engravidar. Priscila percebeonervosismodeHeloísapor causadeThomaz. KeilaelogiaKleber por suaatitudecomFátima. Hermes decide seafastar deTereza. Álvaro arma umplanoparafugir deInês. Heloísamenteparanãopassar a noitecomFlávio.

Juliana convida Jairo para morar no apartamento dela com Bia. Clara e Cadu comemoram o novo restaurante. Nando se mostra triste por causa do afastamento de Juliana. Virgílio convida Helena para jantar fora. Verônica recebe flores de Shirley e discute com Laerte. Luiza vê seu caderno de desenhos na casa de André, que demonstra ciúme de Laerte. Juliana e Jairo se beijam. Chica tenta consolar Nando, que explica por que não queria ter filhos logo. Virgílio se anima para ir com Helena a um restaurante badalado. Felipe e Luiza vão a um bar e ele decide beber uma cerveja.

17h30 Rede Globo

Gêmeos (21/05 a 20/06) Sua intuição está especialmente ativada e pode interferir no seu pensamento lógico. Isso fica ainda mais complicado pela conjunção entre Netuno e Mercúrio. É daí que pode vir essa sensação de que a qualquer momento alguma coisa vai acontecer. Câncer (21/06 a 20/07) A harmonia entre a Lua e Plutão pode significar uma ajuda preciosa. Ela pode lhe dar mais segurança sobre o seu plano de vida. A partir daí, dá para saber melhor quem pode ou não pode seguir com você nesse caminho.

Leão (21/07 a 20/08) Você, hoje, pode ser levado a acreditar que a condição do amor é o sucesso e a competência. Você não deixa de ter alguma razão, mas pense até onde isso não é apenas a consequência de uma insegurança a respeito da própria capacidade.

18h30 Rede Globo

Virgem (21/08 a 20/09) A harmonia entre a Lua e o Sol oferece o clima perfeito para quem gosta de criar coisas bonitas, mas de muito valor. Mas, enquanto Mercúrio estiver perto de Netuno, você pode se sentir dispersivo e desorganizado. Procure um lugar de meditação. Libra (21/09 a 20/10) A aproximação entre a Lua e Plutão traz os sentimentos para primeiro plano. Sua imaginação é hoje uma força poderosa que pode levá-lo a tomar decisões que estavam sendo adiadas. Você sabia que coragem quer dizer ‘agir com o coração’? Escorpião (21/10 a 20/11) A mudança na qualidade de energia do céu interferirá na maneira como você se relaciona. Você ainda continua na defensiva, mas já está muito mais receptivo à beleza e aos argumentos de outras pessoas. E ficará muito mais simpático. Sagitário (21/11 a 20/12) A parceria entre Plutão e a Lua em Capricórnio pede aos sagitarianos duas virtudes difíceis de serem alcançadas: paciência e atenção aos pensamentos e aos desejos dos outros. Com elas, você pode ter um dia prazeroso e muito produtivo. Capricórnio (21/12 a 20/01) Com o reforço da energia dos signos de terra, o céu permite (e estimula) que você afirme sua personalidade com força e confiança. De uma hora para outra, um monte de gente precisará dos seus conselhos e valorizará mais a sua seriedade. Aquário (21/01 a 20/02) Toda vez que a Lua passa pelo signo de Capricórnio, você fica mais próximo das recordações e sentimentos que estão guardados no seu inconsciente. Mas, desta vez, Plutão está por perto, aumentando a intensidade dessa avalanche de emoções. Peixes (21/02 a 20/03) A lua de capricórnio quase que lhe obriga a fazer um balanço dos seus projetos e a avaliar até onde você acredita que está construindo o futuro que sonhou para você. Responda com honestidade e, se for necessário, corrija o rumo dos seus projetos.

20h15 Rede Globo

BUSCA PALAVRAS

21h15 Rede Globo

Pecado Mortal 22h15 Rede Record

Laura decide subir o morro a procura de Gui. Carlão e Otávio descobrem que túnel está fechado e procuram outro meio de fugir do morro. Baldochi reencontra Carlão e Otávio. Ele diz que Stella mandou que ele os regatasse. Teresa diz para Carlão e Otávio que pretende fugir em carro roubado. Dorotéia sequestra Quina e a leva até morro dos Vêneto. Danilo escuta passos na fazendinha e atira. Ele se desespera ao ver que acertou sua irmã Catarina e pede ajuda de Veludo para socorrê-la. Teresa se disfarça de Carlão e fura a barreira, fugindo de carro.


22 PLUS

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Segund Diário

T b

Vitrines Culturais exporá artesanato em jogos da Copa

E

Ministério da Cultura lançou edital para selecionar 60 mil peças para expor nas cidades-sedes do Mundial

TEXTO D FOTO Div

MANAUS TEXTO Da Redação FOTO Divulgação MANAUS

A

rtesãos de todo o País terão facilidades para se inscrever no Edital de Artesanato dos Jogos 2014 - Vitrines Culturais, que promoverá a exposição e venda de artesanato durante a Copa do Mundo. As inscrições poderão ser feitas pelos Correios ou pela internet. O edital fica aberto até 6 de

ções acontecerão nas Fifa Fan Fest e espaços culturais das cidades-sede, com ênfase em Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Todos os documentos necessários para participar do projeto, como o formulário de inscrição, termos de autorização de venda e cessão de imagem, entre outros, estão disponíveis como anexos do edital no site do Ministério da Cultura ou impresso nas regionais do MinC.

abril e selecionará até 60 mil peças artesanais, de valor simbólico e estético, que expressem valores culturais brasileiros. A inscrição pelos Correios é uma forma de garantir a acessibilidade de artesãos que vivem em regiões mais remotas ou têm dificuldades de acesso à internet. As Vitrines Culturais promoverão, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014, exposições e comercialização de artesanatos de alta qualidade de todos os Estados do Brasil. As exposi-

Zenaldo Mota

01

02

03

O

Peças artesanais serão expostas em eventos da Fifa nas cidades-sedes da Copa do Mundo

Seu comentário zenaldo@diarioam.com.br

04

05

Sim & sim de Nayla e Ronaldo Jr

06

07

08

09

ALEGRIA EXTRA

Já casados, Nayla Lima e Ronaldo Lobato Júnior

A celebração na Igreja Nossa Senhora de Nazaré e recepção chiquérrima no Dulcila Festas, sábado, foram reacheados de fortes emoções, e muita alegria. O Dulcila estava lindo e impecável, com uma decoração deslumbrante, assinada pelo Bandeirão, serviço e banquete cinco estrelas, e cerimonial discreto e correto de Alberto Chã Filho. Nas fotos: 01 Ana Rabelo e Denise Macedo, 02 Pais do noivo Ronaldo e Margareth Lobato, 03 Pais da Noiva Mônica e Oberdan Lima, 04 Cláudia e Ricardo Lobato, 05 Eduardo e Cristiane Silva, 06 Gabi Vasconcelos e Tarso Leal, 07 Juracy e Carlos Souza, 08 Belas irmãs Camila e Glaucia Mendes, 09 Ana Rabelo e Denise Macedo, 10 Rosângela e Carlos Lins com os filhos Gustavo e Guilherme, 11 Vilma Castelo Branco, 12 Juliana Reffert e Rodrigo Lobato, 13 Ivana Saraiva, Silmar Mendes e Denise Macedo, 14 Susana, Clementino com os filhos Pamela e Diogo Feijó, 15 Victor e Cecília Lanza, 16 Vikarlo Ferreira e Nicole Gonçalves, 17 Bianca e Dano Cardoso

abril (v Manau 5.0 está na Cas na Ave São Jos O e chama rock, a ano. N terá a p das loc


PLUS 23

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Tupana Rock Fest 5.0 reúne bandas de rock na zona leste Evento pretende atrair fãs do gênero musical com grupos que compõem rock autoral TEXTO Da Redação FOTO Divulgação MANAUS

O

festival que só aceita bandas de rock autoral chega à 5ª edição no dia 20 de abril (véspera de feriado), em Manaus. O Tupana Rock Fest 5.0 estáprogramadoparaas 16h na Casa da Mamãe Music Hall, na Avenida Grande Circular, São José, zona leste de Manaus. O encontro, que reúne as chamadas bandas ‘rebeldes’ do rock, acontece duas vezes ao ano. Nesta primeira de 2014, terá a participação de oito bandas locais. Cada uma apresen-

tará suas músicas durante 40 minutos. A novidade deste ano é o cachê pela participação no festival, que foi garantido graças ao crescimento do público nos eventos. “Iniciamos o festival com 180 pessoas. De lá para cá, nosso público aumentou para mil fãs”, disse Rafael Medeiros, organizador do evento. Os grupos ‘Olhos Imaculados’, ‘Demônios do Bodozal’, ‘Protestantes HC’, ‘The Shadows of silence’, ‘The Mones’, ‘Caos Devasta’, ‘Denárius’ e ‘Cerva in Rock’ continuarão quebrando, pelo terceiro ano consecutivo, o estereótipo de que o público da zona leste

também admira o rock n’ roll. “Notamos que a maioria dos eventos em Manaus é realizada nas zonas sul, centro-sul e centro-oeste. Não há programação aos domingos na zona leste”, comentou Medeiros. “O objetivo com essa edição naquela área é atrair os fãs para curtir rock. Não temos a pretensão de trazer nenhum artista nacional. Priorizamos as bandas locais que estão compondo música”, explicou. O Tupana Rock Fest 6.0 está com a pré-produção finalizada e acontecerá em julho, após o Dia Internacional do Rock, no município de Manacapuru.

AGENDA

O Tupana Rock Fest 5.0 será no dia 20 de abril, às 16h. Informações: 9207-9002

Cerva in Rock é uma das bandas locais que estarão no evento de rock autoral da zona leste, em abril

Fotos: Zenaldo Mota

ENTRE AMIGOS

Zaira e Rodrigo Frota celebram Arlindo Paiva

10

11

12

13

18

Ele é gente ótima

14

15

16

17

19

Janete Fernandes armou festão dos bons para o seu melhor amigo da atualidade, Arlindo Paiva, sábado em sua morada no alto Adrianópolis. A festa rolou até altas horas. Nas fotos: 18 Janete Fernandes e Tony Santos ; 19 Zilmar Mendes, Dudu e Paulo Marinho.


24 PLUS RÁPIDAS

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

14

Vanessa cogita que Cássio é o favorito para vencer BBB14

AGITAÇÃO

Marcelo promete “por fogo na casa” caso escape de mais um paredão

Durante conversa com Clara, na noite de sábado, Vanessa especulou sobre qual dos participantes levará o prêmio de R$ 1,5 milhão, no ‘BBB14’. Na visão da modelo fitness, as brincadeiras feitas pelo apresentador Pedro Bial a fazem acreditar que Cássio é o grande favorito. “O Bial brinca com o Cássio todo o dia (que entra ao vivo no programa)”, comentou Vanessa. “Será que é ele quem vai ganhar (o BBB14)?”, questionou a sister. “Ah, não sei, Vanessa. Favorito, favorito, eu não sei, mas deve agradar”, respondeu a stripper. “Eu acho que o Cássio e a Tatiele são os favoritos sim”, especulou a modelo.

No paredão deste domingo contra Cássio, Marcelo prometeu a Tatiele “por fogo na casa” caso escape da eliminação (até o fechamento desta edição, às 20h30, o resultado não havia sido divulgado). “Se eu ficar, vou incendiar isso aqui. Vou tacar fogo nesta casa e você vem atrás de mim com um extintor”, disse Marcelo, referindo-se a agitar o ambiente do BBB14. “Não, Marcelo. Não vai”, retrucou Tatiele. O brother explicou a revolta: “É muita amizadezinha pro meu gosto”.

cine

Estreia NAMORO OU LIBERDADE? COMÉDIA DRAMÁTICA

Três grandes amigos sempre levaram uma vida de farra e diversão, sem relacionamentos sérios. Mas, aos poucos, cada um conhece uma garota diferente e, contra as expectativas deles, os casos de uma noite transformam-se em namoros. Cinemais Millennium Cópias Legendadas: 15h30 - 17h30 19h35 - 21h35 Cinemais Plaza Cópias Dubladas: 14h30 - 16h40 19h - 21h20 Cinemark Cópias Dubladas: 11h20* - 13h50 - 16h10 18h30 - 21h - 23h20** (*) Somente sábado (22/3) e domingo (23/3) (**) Somente sábado (22/3) Cinépolis Cópias Dubladas: 15h - 19h45 Cinépolis Cópias Legendadas: 17h15 - 22h Playarte Cópias Dubladas: 13h15 - 15h15 - 17h15 - 19h15 21h15 - 23h15* (*) Somente sexta (21/3) e sábado (22/3)

SOS MULHERES AO MAR COMÉDIA ROMÂNTICA

Adriana embarca em um cruzeiro decidida a reconquistar seu ex-marido Eduardo, que está com uma nova namorada, Beatriz, estrela da TV. Adriana leva sua irmã Luiza e a empregada Dialinda incentivada pelo livro ‘SOS -

*Cinemark - Studio 5 Festival Mall - Av. Rodrigo Otávio, 555, Distrito Industrial. Informações: (92)3613-8345

Salvando um Sonho’ a estragar a viagem de seu antigo namorado. No entanto, durante o passeio, elas conhecem novas pessoas e descobrem surpreendentes caminhos e soluções para suas vidas. Cinemais Millennium: 15h10 17h10 - 19h30 - 21h30 Cinemais Plaza: 14h50 16h50 - 19h10 - 21h10 Cinemark: 11h10* - 13h30 15h40 - 18h15 - 20h45 23h10** (*) Somente sábado (22/3) e domingo (23/3) (**) Somente sábado (22/3) Cinépolis: 14h*** - 14h05 16h30 - 16h40 - 18h45 19h40 - 21h15 - 22h25 (***) Exceto dia 20/3: sessão CineMaterna. Playarte: 12h50 - 14h50 16h50 - 18h50 - 20h50 22h50* (*) Somente sexta (21/3) e sábado (22/3)

Continuação 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO DRAMA BIOGRÁFICO

Cinemais Millennium Cópias Legendadas: 15h20 - 18h40 21h10 Cinépolis Cópias Legendadas: 17h05 Playarte Cópias Legendadas: 13h10 - 15h45 18h20 - 20h55 - 23h30* (*) Somente sexta (21/3) e sábado (22/3)

NINFOMANÍACA VOLUME 2 ERÓTICO/ DRAMA Cinépolis Cópias Legendadas: 21h30* (*) Exceto dia 25/3

**Playarte - Manauara Shopping - Av. Mário Ypiranga, 1.300, Adrianópolis. Informações: (92)3236-5143

NEED FOR SPEED AVENTURA/ AÇÃO

Cinemais Millennium Cópias 3D Dubladas: 14h* - 16h35* 19h10 - 21h50 (*) Exceto sábado (22/3) e domingo (23/3) Cinemais Plaza Cópias Dubladas: 13h40 - 16h15 18h50 - 21h30 Cinemais Millennium Cópias Dubladas: 16h20 - 21h20 Cinemark Cópias 3D Dubladas: 13h40 - 19h30 21h45 Cinépolis Cópias 3D Dubladas: 13h - 19h30 Cinépolis Cópias 3D Legendadas: 16h15 - 22h30

ALEMÃO AÇÃO/ DRAMA

Cinemais Millennium: 14h 19h Cinemais Plaza: 14h45 17h10 - 19h30 - 21h50 Cinemark: 11h30* - 14h 16h25 - 19h15 - 22h (*) Somente sábado (22/3) e domingo (23/3) Cinépolis: 14h15 - 16h45 19h15 - 21h45 Playarte: 13h55 - 16h10 18h25 - 20h40 - 22h55* (*) Somente sexta (21/3) e sábado (22/3)

300 – A ASCENSÃO DO IMPÉRIO ÉPICO/ AÇÃO

Cinemais Millennium Cópias 3D Dubladas: 15h - 17h20 19h40 - 22h Cinemais Millennium Cópias Dubladas: 14h20 - 16h40 18h50 - 21h Cinemais Plaza Cópias Dubladas: 14h - 16h20 -

18h30 - 20h40 Cinemais Plaza Cópias 3D Dubladas: 14h40 - 17h 19h20 - 21h40 Cinemark Cópias Dubladas: 13h15 - 15h50 - 18h40 - 21h15 - 23h40* Cinemark Cópias 3D Dubladas: 12h50 - 15h20 17h50 - 20h30 - 22h25 23h* (*) Somente sábado (22/3) Cinemark Cópias Legendadas: 16h50 Cinépolis Cópias 3D Legendadas: 13h05 - 16h 17h - 20h30 - 22h15 - 22h45 Cinépolis Cópias 3D Dubladas: 13h15 - 14h30 19h - 20h15 Cinépolis Cópias Legendadas: 18h30 - 21h Playarte Cópias 3D Dubladas: 18h50 - 21h Playarte Cópias 3D Legendadas: 23h10* (*) Somente sexta (21/3) e sábado (22/3) Playarte Cópias Legendadas: 14h - 16h10 18h20 - 20h30 - 22h40* (*) Somente sexta (21/3) e sábado (22/3) Playarte Cópias Dubladas: 13h30 - 15h40 - 17h50 - 20h 22h10* (*) Somente sexta (21/3) e sábado (22/3)

GRUPO GALVÃO EM ROMEU E JULIETA TEATRO

Cinépolis: 21h30 (**) (**) Somente dia 25/3

AS AVENTURAS DE PEABODY E SHERMAN ANIMAÇÃO/ AVENTURA

**Cinemais - Millennium Shopping - Av. Djalma Batista, 1.661, Chapada. Informações: (92)3215-1530.

Tatiele diz que tem muita gente se achando na casa do BBB Tatiele se deitou durante a Festa Jardim Japonês e Marcelo se aproximou da sister. O brother comentou com ela que só está na badalação ainda por causa dela e a sister começou a fazer um desabafo. “Tem hora que eu penso como você falou, é muita gente se achando o tempo todo, sabe? Querendo se aparecer em tudo. Não é só uma não. Tem mais. Eu consigo perceber algumas coisas”, disse ela. Marcelo endossou as palavras dela e acrescentou: “É isso que às vezes tira o tesão. Até então você vai levando as coisas, tem como se distrair. Mas chega uma hora que afunila, igual afunilou agora, e eu fico como estou”.

Cinemais Plaza Cópias Dubladas: 14h20 - 16h30 Cinemark Cópias Dubladas: 11h* (*) Somente sábado (22/3) e domingo (23/3) Playarte Cópias Dubladas: 13h10 - 15h10 - 17h10

SEM ESCALAS SUSPENSE

Cinépolis Cópias Legendadas: 18h15 Playarte Cópias Dubladas: 16h - 18h10 - 20h20 - 22h30* (*) Somente sexta (21/3) e sábado (22/3)

TINKER BELL: FADAS E PIRATAS ANIMAÇÃO/ AVENTURA

Cinemais Millennium Cópias Dubladas: 14h** - 16h** (**) Somente sábado (22/3) e domingo (23/3) Cinemark Cópias Dubladas: 11h15* - 13h20 - 15h30 17h40 - 19h40 (*) Somente sábado (22/3) e domingo (23/3) Cinépolis Cópias Dubladas: 13h45

JUSTIN E A ESPADA DA CORAGEM

14h50 - 16h50

ROBOCOP AÇÃO/ FICÇÃO CIENTÍFICA

Cinemais Millennium Cópias Dubladas: 14h40 - 17h 19h20 - 21h40 Cinemais Plaza Cópias Dubladas: 15h - 17h20 18h40 - 19h40 - 21h - 22h Cinemark Cópias Dubladas: 18h50 - 21h30 Cinépolis Cópias Dubladas: 15h45 Playarte Cópias Dubladas: 14h05 - 16h25 - 18h45 21h05 - 23h30* (*) Somente sexta (21/3) e sábado (22/3)

UMA AVENTURA LEGO AVENTURA/ ANIMAÇÃO

PlayarteCópias Dubladas:13h50

FRANKENSTEIN: ENTRE ANJOS E DEMÔNIOS AÇÃO/ AVENTURA

Playarte Cópias Dubladas: 19h10 - 21h10 - 23h10* (*) Somente sexta (21/3) e sábado (22/3)

ANIMAÇÃO/ AVENTURA

Cinemark Cópias 3D Dubladas: 11h50* - 14h10 - 16h30 (*) Somente sábado (22/3) e domingo (23/3) Cinépolis Cópias Dubladas: 15h30 Playarte Cópias Dubladas: 12h50 -

**Cinemais - Manaus Plaza Shopping Av. Djalma Batista, 2.100, Chapada. Informações: (92)3215-1530.

MULTIMÍDIA

Assista ao vídeo desta matéria com seu leitor QR Code ou no Portal D24am http://va.mu/cEph

**Severiano Ribeiro - Amazonas Shopping - Av. Djalma Batista, 482, Chapada. Informações: (92) 3215-1617


Lutador é demitido e UFC cancela luta

OUFCcancelou abatalhapeso-penaentreo cearense, radicadoemManaus,DiegoBrandão eWillChope,originalmentemarcadapara ocorrer nocardpreliminar doUFCFight Night, nestedomingo,emNatal. OUFCexplicou que não sabiadacondenaçãodeChopepela JustiçaMilitar dos Estados Unidos edemitiu o lutador assim que soubedadecisãojudicial.

VENCER

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

FALE COM OS EDITORES vencer@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am

Messi marca três gols em clássico polêmico e eletrizante Vitória por 4 a 3 sobre o Real Madrid recolocou o Barcelona na briga pelo título do Espanhol

IMBATÍVEL

Com os três gols, Messi é o maior artilheiro do clássico espanhol, com 21 gols

No duelo entre os melhores do mundo, Messi levou a melhor sobre Cristiano Ronaldo, que viu o argentino fazer festa dentro do estádio do Real Madrid

TEXTOAgênciaEstado FOTOSDaniPozo/AFP MADRI

E

m um clássico fantástico echeiodelancespolêmicos, no Santiago Bernabéu, o Barcelona venceu o Real Madrid por 4 a 3, neste domingo,eentroudeveznabrigapelo títulodoCampeonatoEspanhol. O resultado, obtido com três gols de Lionel Messi, que ainda deu passe para Iniesta abrir o placar do jogo, fez a equipe da Catalunha chegar aos69pontosecolarnolíderAtlético de Madrid e no próprio Real, respectivoslíderevice-líder. Para completar, a vitória deste domingo encerrou uma incrível série invicta de 31 jogos do time madrilenho, que também não era

superado há 18 rodadas em uma partidadoEspanhol. O jogo foi disputado em ritmo alucinantedesdeoinício. Logoaos quatro minutos, o francês Benzema já apareceu com boa condição definalizarpeloladodireitodoataque,maschutoumascado. E o Barça, justamente em sua primeira investida no ataque, acabou marcando. Aos seis, Xavi encontrou Messi, que recebeu pelo meioeacionouIniestapelaesquerda.Inapelável,omeiainvadiuaárea e soltou abombaparaabolapegar notravessãoeentrar. ORealnão seabalou comogol e foi pra cima do seu arquirrival. Aos 19,DiMaríacruzoudaesquerda para Benzema subir e cabecear forte. O gol incendiou o Santiago Bernabéu, que viu aequipedacasa

viraroplacarjáaos23.DiMaríatocou naesquerdaparaMarcelo, que cruzou para Benzema ajeitar com extremacategorianacoxaefuzilar pelo alto para marcar outro. Um golaço. Aempolgaçãodaequipedacasa, porém, foi esfriada novamente aos 41. Messi tentou tabelar com Neymar ea zagacortou,mas abola voltou para o pé do mesmo Messi, quecortouparaomeioefuzilou,no seumelhorestilo:2a2. Aetapafinal,assimcomoaprimeira, foi muito emocionante. O Real voltou aficar nafrentedoplacar. Aos oito minutos, Cristiano Ronaldo recebeu deBenzema,driblou dois e foi derrubado fora da áreaporDanielAlves.Oárbitrodeu pênalti, que o próprio português bateucomforçanocantodireitode

Valdés,parafazer3a2. Aos 17 minutos, entretanto, o Barçaempatou tambémdepênalti.Neymarfoilançadonascostasde Marcelo,entrounaáreae,caraacara com Diego López, caiu após ser tocado de leve por Sergio Ramos, que acabou expulso de campo. Messi bateu no canto esquerdo baixodogoleiroparaempatar ojogodenovo. Ogoldo triunfodoBarça sairia deumnovopênalti.Iniesta,peloladoesquerdodagrandeárea,tentou passar por Xabi Alonso e caiu na área.Ojuizmarcou afalta,emmais um lance discutível, e novamente Messifoiparabola,aos 37 minutos. Desta vez oargentinoacertou com extremacategoriaoânguloesquerdo do goleiro, decretando o 4 a 3, nestehistóricoclássicodesetegols.

ESPANHOL TIME 1° Atlético de Madri 2° Real Madrid 3° Barcelona 4° Athletic Bilbao 5° Sevilla 6° Real Sociedad 7° Villarreal 8° Valencia 9° Espanyol 10° Levante 11° Granada 12° Celta 13° Málaga 14° Rayo Vallecano 15° Elche 16° Osasuna 17° Getafe 18° Valladoli 19° Almería 20° Betis

PG 70 70 69 55 47 46 45 39 37 37 34 33 32 30 30 29 28 d 27 26 19


26 VENCER

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

‘Grandes’ vencem e semi do Carioca teráVasco x Fluminense Última rodada da primeira fase teve entrega da Taça Guanabara e definição dos confrontos finais TEXTO AgênciaEstado FOTO Rudy Trindade/AE RIO DE JANEIRO

N

o Campeonato Carioca menos badalado das últimas décadas, o Flamengo recebeu neste domingo o troféu da Taça Guanabara, após derrotar a Cabofriense por 5 a 3, com seu time reserva e diante de menos de 7 mil pessoas no Maracanã (6.598 presentes). Agora os rubro-negros vão se preparar para enfrentar o mesmo adversário, pela semifinal da competição, com a vantagem de dois empates. O primeiro jogo vai ser na quarta-feira, no Maracanã. A outra semifinal terá o clássico entre Fluminense e Vasco. Neste domingo, o Tricolor aplicou 3 a 1 no Volta Redonda, em Macaé, e confirmou a segunda colocação, o que lhe dará a vantagem de dois empates no confronto com o Cruzmaltino. O primeiro confronto será na quinta-feira Assim como os rivais, o Vasco também saiu de campo com a vitória neste domingo. Diante do Duque de Caxias, a equipe fez, em São Januário, o dever de

TAÇA GUANABARA (1ª FASE) CLASSIFICAÇÃO 1° Flamengo 2° Fluminense 3° Vasco 4° Cabofriense 5° Boavista 6° Friburguense 7° Macaé 8° Nova Iguaçu 9° Bangu 10° Botafogo 11° Volta Redonda 12° Bonsucesso 13° Resende 14° Madureira 15° Audax-RJ 16° Duque de Caxias

PG J 38 15 31 15 29 15 25 15 23 15 22 15 19 15 19 15 18 15 17 15 17 15 15 15 15 15 15 15 11 15 9 15

V 12 9 8 7 6 6 5 4 4 4 4 3 3 4 2 2

SG 20 15 20 1 -2 -6 2 1 -3 -1 -4 -3 -4 -5 -14 -17

RESULTADOS Ontem: Madureira 0 x 1 Resende Flamengo 5 x 3 Cabofriense Vasco 4 x 0 Duque de Caxias Fluminense 3 x 1 Volta Redonda Friburguense 2 x 1 Bonsucesso Audax 0 x 1 Macaé Boavista 1 x 0 Bangu Sábado: Botafogo 1 x 1 Nova Iguaçu

Santos vence clássico e tem melhor campanha da fase inicial do Paulistão SÃO PAULO

A última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista decidiu os oito classificados e os quatro rebaixados para a segunda divisão da competição. Santos e São Paulo podem se enfrentar na semifinal e o Paulista, que já foi campeão da Copa do Brasil, está entre os rebaixados. O Santos ganhou o clássico contra o Palmeiras por 2 a 1, na Vila Belmiro, e terminou como time de melhor campanha na primeira fase. A vitória por 2 a 0 diante do Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, consolidou o São Paulo na primeira colocação do seu grupo, e poderá en-

carar os santistas na semifinal se ambos passarem de fase nas quartas. Além do Paulista, foram rebaixados para a Série A-2 o Comercial, Atlético Sorocaba e Oeste.

Mata-mata Nas quartas de final, no meio da semana, as equipes se enfrentam dentro da própria chave, em jogo único. Com isso, no grupo 1, São Paulo e Penapolense decidirão uma vaga para semifinal. Na chave 2, o duelo será entre dois times do interior: Botafogo e Ituano. No Grupo 3, o Santos enfrentará a Ponte Preta. O último semifinalista sairá do duelo entre Pal-

meiras e Bragantino.

Despedida Eliminado com uma rodada de antecedência, o Corinthians se despediu do Campeonato Paulista com uma vitória tranquila sobre o Atlético Sorocaba, por 3 a 0, no Estádio do Pacaembu. Com três gols, o atacante Romarinho foi o destaque do triunfo corintiano por 3 a 0. Sem jogos oficiais até a abertura do Campeonato Brasileiro, no dia 20 de abril, o Corinthians passará agora 30 dias apenas treinando. O técnico Mano Menezes não descarta a realização de amistosos neste período de intertemporada.

Jogadores do Flamengo ergueram a Taça Guanabara diante de menos de 7 mil presentes no Maracanã

casa,eaplicou umagoleadade4 a 0. Com ritmoforte,oVascofez um gol relâmpago, logo aos seis segundos de jogo. Foi numa troca de passes bastante rápida e finalizada por Reginaldo. Na comemoração, os jogadores levantaramas mãos como seestivessemerguendo uma taça. Era uma homenagem ao zagueiro Bellini, que atuou pelo clube e seconsagrou comogesto quando do primeiro título mundial

da seleção brasileira, em 1958. Bellini morreu na quinta-feira. O segundo gol, antes da metade do primeiro tempo, deu mais tranquilidade ainda ao timeelevou os adversários aodesespero. No segundo tempo, o time do técnico Adilson Batista continuou melhor e chegou com facilidade ao terceiro gol, numchutebonitodeEdmílson. Depois, o atacante fez mais um e se isolou na artilharia do Carioca, agora com 10 gols.

CAMPEONATO PAULISTA (1ª FASE) GRUPO A Classificação 1 São Paulo 2 Penapolense 3 Linense 4 Comercial 5 Atlético Sorocaba

PGJ 27 15 19 15 16 15 12 15 11 15

V 8 6 5 3 2

SG 13 -3 -12 -8 -13

GRUPO B Classificação 1 Botafogo-SP 2 Ituano 3 Corinthians 4 Audax-SP 5 XV de Piracicaba

PGJ 28 15 28 15 24 15 23 15 19 15

V 9 8 7 6 5

SG 3 6 5 2 0

GRUPO C Classificação 1 Santos 2 Ponte Preta 3 São Bernardo 4 Portuguesa 5 Paulista

PGJ 36 15 24 15 23 15 20 15 4 15

V 11 8 6 6 0

SG 23 -6 5 3 -17

GRUPO D Classificação 1 Palmeiras 2 Bragantino 3 Rio Claro 4 Mogi Mirim 5 Oeste

PGJ 35 15 23 15 20 15 17 15 11 15

V 11 7 5 4 3

SG 14 0 2 -5 -12

RESULTADOS Ponte Preta 0 x 4 Mogi Mirim Ontem: Paulista 1 x 1 Bragantino Corinthians 3 x 0 Atl. Sorocaba São Bernardo 5 x 2 Oeste Botafogo-SP 0 x 2 São Paulo Portuguesa 4 x 3 Rio Claro Ituano 1 x 0 Penapolense XV de Piracicaba 1 x 1 Comercial Audax-SP 0 x 1 Linense Santos 2 x 1 Palmeiras


VENCER 27

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Novoempatederruba FranciscoDiáeNaça contrataSinomar Naves MANAUS

Depois de cinco empates seguidos do Nacional, dois pelo Amazonense, com direito a uma eliminação pelo Fast nas semifinais do primeiro turno, e outros pelaCopadoBrasil(1)enaCopa Verde(2),na qualfoidespachado peloRemo-PA,otécnicoFrancisco Diá pediu demissão. Ontem à tarde,atorcidadoLeãodaVila se revoltou de vez com a comissão técnica e o time, depois do Naça ceder aoempateindigestode1a1 paraoManaus FCnaestreiapelo returno do Estadual, no Estádio Roberto Simonsen (Sesi), em Manaus. OsubstitutodeDiá seráSinomarNaves, recentementedispensadodoSantaCruz-PAe que traz no currículo três títulos seguidos com equipes diferentes no CampeonatoParaense-Paysandu,IndependenteeCametá.Eleseapresentanestaterça-feirademanhã. Antesda saídaoficialdeFranciscoDiá, quefoibastanteofendi-

doportorcedores,oatéentãotreinadordoNacionaldeclarounofinaldapartidaque,apesardojejum devitórias,ocargodelesempreesteve à disposição da diretoria do clube. O goleiro Jairo, que fez grandesdefesaseevitouumavirada no placar do Gavião do Norte, saiu em defesa dos colegas de equipe criticados pela torcida no Sesi,queregistrouumbaixopúblico de 632 pagantes. “Podem cobrar, mas tem que ter respeito. A situaçãoestáruimenãopodemos taparo solcomapeneira. Nóssomospais defamília também”,declarouoarqueirodoLeão. Apesar do tropeço, o centenáriotimeestáemsegundolugardo GrupoB,queélideradopeloPenarol. Em Rio Preto da Eva, o Leão AzuldaVelhaSerpavenceupor3a 1oSulAmérica,queafundoumais nazonaderebaixamento,aSérieB local.Nooutrojogodestedomingo, oSãoRaimundotambémperdeu, maspor 2a1paraoIranduba,em Manaquiri, e está na lanterna do GrupoBeseguenazonadedegola.

CASA CHEIA

Decisão no Gilbertão teve 4.092 pagantes e renda de R$ 6.460

Comemoração da equipe do Princesa do Solimões teve desfile no carro de Bombeiros pelas ruas de Manacapuru

Princesa segura o Fast e faz festa em Manacapuru Empate garantiu ao Tubarão o título do primeiro turno e as vagas na final do Estadual e na Copa do Brasil de 2015

Raimundo Valentim

TEXTODiogoRocha FOTOEmanuelMendes/Divulgação MANAUS

C

Francisco Diá já vinha sendo pressionado antes do resultado de ontem

RÁPIDAS

om bastante catimba dentro de casa, o PrincesadoSolimões jogou com o regulamento debaixodobraçoegarantiu o títulodoprimeiroturnodoCampeonato Amazonense – Taça Estado do Amazonas – ao segurar mais um empate em 0 a 0 com o Fast, neste sábado à tarde, no Estádio Gilberto Mestrinho, o Gilbertão, em Manacapuru (a 68 quilômetros deManaus). Nojogodeidada

final, o Tubarão também ficou num empate sem gols, na Arena daAmazônia,emManaus,ejogavapor doisresultados iguaisdevidoàmelhor campanhanafase. Ao fazer valer a regra, o clube do interior assegurou ainda a classificação para a grande final do Estadual e uma vaga na Copa do Brasil de 2015. “Faço meu trabalho humildemente sem passar por cima de ninguém. Esse é o Marquinhos. Agora é não deixar cair (rendimento) no segundo turno”, declarou emocionado o técnico do Princesa, Marquinhos Pitter, que levou o mesmo Tuba-

rão ao título histórico no Amazonense,em 2013. Com a obrigação de vencer para reverter a vantagemdoPrincesa, o Rolo Compressor, que chegou a três partidas sem marcar um gol, teve as melhores chancesdeabriroplacar nocampo pesado do Gilbertão. Mas as atuaçõesdiscretas daduplaCarlinhos Bala e Rosembrick, responsáveis pela artilharia da equipe, e erros nas finalizações penalizaramoFast comaperdada taçade campeão. “Está tudo dentro da normalidade”, sentenciou o técnicodoTricolor,AderbalLana.

Wander Roberto/ Divulgação

Piloto de 18 anos vence na Stock e Pizzonia termina no 22º lugar Umpilotodeapenas 18anos,ainda semCarteiraNacionaldeHabilitação eestreantenaStockCar, venceu a etapadeaberturadocampeonato, realizadaemSãoPaulo,nocircuitode Interlagos. Nestedomingo,onovato FelipeFragaeopilotoconvidado RodrigoSperafico superarama concorrênciae venceramaprimeira provadoanodaStockCar, realizada emduplas. OamazonenseAntonio Pizzonia, quefez duplacomBruno Senna, terminou na 22ªposição,de um totalde 25duplas.

TEORIA E PRÁTICA

Candidatos a gandula na Copa fazem treinamento na Arena da Amazônia

Os vencedores das edições nacionale regionais daCopa Coca-Cola 2013 participaram nestefimde semanado TreinamentodeGandulas paraaCopadoMundo . Em Manaus,o treinamento teóricoocorreu no sábado,em saladeaula. Nestedomingo, houveo treinoprático,na ArenadaAmazônia. Alista finaldos selecionados será divulgadanopróximomês.

Spurs vence a 13ª seguida, com ‘double-double’ de Splitter O San Antonio Spurs contou com uma atuação inspirada do brasileiro Tiago Splitter para conquistar a 13ª vitória consecutiva na temporada 2013/2014 da NBA. Em Oakland, a equipe superou o Golden State Warriors, por 99 a 90, graças a um ‘double-double’ de Splitter na partida. O Brasileiro anotou 17 pontos e pegou 14 rebotes, além de ter dado três assistências nos 35 minutos em que permaneceu em quadra, com quatro faltas competidas.


OBS: O conteúdo dos anúncios publicados nesta edição são de responsabilidade dos próprios anunciantes

Segunda-feira, 24 de março de 2014

EDF. TURIN - sÉåÇç MN ÅçÄÉêJ

íìê~IãÉÇKNQVã²IMO èì~êJ íçëIëÉåÇç MN ëì∞íÉIÅçòI •êKëÉêîIMO î~ÖK ÇÉ Ö~ê~J ÖÉãKoAPRM ãáäKcWVPRMJ MRMTLUNTSJOOVQ 179447889

PQ VERDE/ALEIXO - MO

1 QUARTO ALFREDONASCIMENTO-COMPRO/VENDO - Äê~Ö~ãÉåÇÉëIÖê~åÇÉ îáíµêá~

àçêÖÉ íÉáñÉáê~I ÅáÇ~ÇÉ ÇÉ ÇÉìë åçî~ îáíµêá~ NMãáäINRãáäIOMãáä ORãáäIPMãáäIPRãáäIQMãáä RMãáä ~í¨ RMMãáä cWVNNUJPQMUL VNNMJTVMV 179447728

ATENÇÃO-VENDEMOS,COMPRAMOS - ~äìÖ~ãçëI åÉÖçÅá~ãçë íÇçë

çë íáéçë ÇÉ áãµîÉáëI Ñ~ò Éãçë ~î~äá~´πÉë Å~ë~ëI ~é~êí~J ãÉåíçëI Ö~äé©çI íÉêêÉåçëI ë∞íáçë É ÉíÅ cWVNNUJPQMUL VNNMJTVMV 179447727

AVALIAMOS/VENDEMOS - ëÉì áãµîÉä

Å~ë~ëI íÉêêÉåçëI ë∞íáçëI ~éíçI Ñ~òÉåÇ~IÖ~äé©ç É ÉíÅK èì~äJ èìÉê äçÅ~ä ÇÉ ã~å~ìë cWVOOM OMQRL VOQRJPTSP `êÉÅá NRST

179445527

CONDOMINIO BRISA DO RIO - îÇç

íÉêêÉåç ÇÉ ~äíç é~Çê©ç éä~åç NMñPMI•êKÇÉ ä~òÉêI éáëÅáå~ oATRãáä cWVNNUJPQMUL VNNMJ TVMV ~ÅÉáíç Å~êêç åç åÉ ÖµÅáç

179447729

2 QUARTOS

èíëIë~J ä~IÅçòIíçÇç åç ãçÇìä~J ÇçIÖ~êÖÉãK^ÅíK Ñáå~åÅá~J ãÉåíçKcWVPRMJMRMTL UNTSJOOVTK 179447899

PQ.DAS LARANJ. CJ.SÃO JUDAS T ADEU - äáåÇç ~é~êíãK íçÇç å~ ë~åÅ~

ÇÉ ÖÆëëçIí¨êêÉçI OèíëI ëäIÅçòK ÅL~êã•êáçëIïÅ ÅLÄçñ Ääá åÇÉñ NQRãáä ^ÅKÑáå~åÅá~ãK cWVNPOJ VUUOLUNQPJPRQVLPMUOJMPSM 179447235

RESIDENCIAL SAMAMBAIA / RECIFE - Å~ë~ ÇÉ ~äíç é~Çê©çI Ñáåç

~Å~Ä~ãÉåíçI P ëì∞íÉë ÅL ~êã•êáçëI Åçò ÅL~êã•êáçI O ë~ä~ë ÇÉ à~åí~êI O ëäë ÇÉ Éëí~êI N ÉëÅêáíµêáç ãÉë~åáåçI ÅL ïÅI éáëÅáå~I ë~ìå~I ÅÜìêêI ~Å~ÇÉãá~K oA NKPMMKMMMIMM VOQUJMRMTK 179447887

SANTA ETELVINA - îÉåÇç ~é~êJ

í~ãÉåíç OèíëIë~ä~IÅçòK ïÅ oAQPãáä cWVNNUJMNTPL UNQNJ VTURL VQTTJPSTO 179447417

TORQUATO TAPAJÓS- TOTAL VILLE -

íê~åëÑáêç ~é~êí~ãÉåíç åç îç Oèì~êíçëIëä~IÅçòáåÜ~I ÅÇKÑÉÅÜ éáëÅK èì~Çê~I ÅÜìêêK ëÉÖìJ ê~å´~OQÜçê~ëoAQTãáäVNPOJ VUUOLUNQPJPRQVLPMUOJMPSM 179447244

VIEIRALVES PREDIO REFORMADO - îÇç

~é~êíK OèíëI Åçò ~ãÉêáÅI É ãçÇìä~ÇçI î~äçê ~ ÅçãÄáJ å~êWUONO QQQS 179447590

VILA REAL, FAZENDINHA, C. DE DEUS - Å~ë~ë ¶ îáëí~I OLP èíçëI ëäI CD.VERONA PREMIO - bëíê~Ç~ _o

NTQ âã N éñK ~ Ä~êêÉáê~ sÉåÇç N ~éíç ÅLOèíë ëä Åçò ïÅK s~äçê • ÅçãÄáå~êK açÅKçâ> cWVOVPJMOPULVNMQJNRTS

379447255

COND ELIZA MIRANDA/1ª ETAPA - O

èíëI íçÇç ãçÇìä~ÇçI oANUM ãáäK^Åí Ñáå~å~åÅá~ãÉåJ íçKcWVPRMJMRMTLUNTSJ OOVTK 179447884

O èì~êíçë ëÉåÇç N ëì∞íÉI êÉJ Ñçêã~Ç~I ~êã•êáçëI ëéäáíI QRãOI •êÉ~ ÇÉ ä~òÉê ÅçãJ éäÉí~I N î~Ö~I ^ÅKcáå~åÅáJ ~ãÉåíçLcÖíë oA OQMãáä cW POPVJOVPSLUQMRJVMSV çì ï ï ïK ë ç ê ~ ó ~ î É ä ~ ë J èìÉKÅçãKÄê

COND. TURIM ( IMPECAVEL) -

179447965

CONJUNTO JORNALISTAS - îÉåÇç

~é~êí~ãÉåíç èìáí~Çç Åçã ë~ä~I Oèì~êíçëI ÅçòáåÜ~I ïÅ åç ÄäçÅç Ü N⁄ ~åÇ~ê oANSMãáä cWVNPTJMTSP 179447770

D.PEDRO-COND.MAMIRAUÁ- íê~åëÑáêç

~é~êí~ãÉåíç ëä O~ãÄK Oèíë ÅéIÅçòKë~ä©ç ÇÉ ÑÉëí~ë NMMãáä cWVNPNJSOVOL VNOQJVQMML PSPSJOOMRL UNQOJMTVT

179447926

ÅçòI ïÅK oA OM ãáä ~ ANMMãáäK c VQMRJSNVMLVOTSJTRTRK

179446517

3 QUARTOS AMAZONINO MENDES - léçêíìåáJ

Ç~ÇÉ Qèíë ëÇ NëíI ëäI ÅçòI ïÅ ëçÅI Ö~ê éL Å~êêç éÉJ èìÉåçI Éëíêìíìê~ éL H N éáJ ëç oAUMãáä léçêíìåáÇ~J ÇÉK cëWVNSOJPPMNL UNMPJ QNQU 179447155

BEM HUR - P èíçëI ëäI Åçò ~ãÉêáI

ïÅI Ñçêê ÖÆëëçI ÉÇ∞Åìä~K ~êKëÉêîK Ö~ê éLQÅ~êKÇçÅ çâK ^ÅKÑáå~åÅK NUM ãáäK c VQMRJSNVM L VOTSJTRTR 179446518

BEN HUR, F.MENDES, VILA REAL, NUC.9 - îÇç Åë~ëI ÄÉã äçÅK ÇÉ OLP

èíçëI ëäI ÅçòI ïÅI éáJ ëÅIKÇçÅ çâK ^ÅKÑáå~åÅK NPM ãáä ~ PMMãáä VQMRJSNVML VOTSJTRTR 179446516

COND. PORTAL DO ARUANÃ - EfjJ

mboafsbiF Ó P èì~êíçë ëÉåÇç ìã~ ëì∞íÉI ÇÉëçJ Åìé~Ç~I VMãOI ^êã•êáçëI ~åÇ~ê ã¨ÇáçI éáëÅáJ å~IÅÜìêê~ëèìÉáê~I ^ÅKcáJ å~åÅá~ãÉåíç LcÖíë oA PVU ãáä cW POPVJOVPSLUQMRJ VMSV çì ïïïKëçê~ó~îÉJ ä~ëèìÉKÅçãKÄê 179447939

COND. PORTAL DO ARUANÃ - EfjJ

mboafsbiF Ó P èì~êíçë ëÉåÇç ìã~ ëì∞íÉI ÇÉëçJ Åìé~Ç~I VMãOI ^êã•êáçëI ~åÇ~ê ã¨ÇáçI éáëÅáJ å~IÅÜìêê~ëèìÉáê~I ^ÅKcáJ å~åÅá~ãÉåíç LcÖíë oA PVU ãáä cW POPVJOVPSLUQMRJ VMSV çì ïïïKëçê~ó~îÉJ ä~ëèìÉKÅçãKÄê

JORGE TEIXEIRA 2ª ETAPA - îÇç SâáíáJ

3 QUARTOS

åÉíÉë Nèì~êíçëIë~ä~IÅçòK ïÅI íÉêêKãÉÇKUñOR éä~åç oAURãáä cWVNNUJPQMUL VNNMJTVMV éêµñáãç ~ áí~∫Ä~ 179447726

JORGE TEIXEIRA 4ª ETAPA - îÇç îáä~

ÇÉ Éëèìáå~ ÅLUâáíáåÉíÉë ÇÉ ~äîÉå~êá~ íçÇçë ~äìÖ~Ççë êÉåÇ~ ãÉåë~ä oAOãáä îäê oANPRãáä cWVNPOJVUUOL UNQP JPRQVL PMUOJMPSM

179447967

COND. RES. ALLEGRO/T. TAPAJÓS -

ÅL Pèíçë ëL ëíÉI ë~ä~I ÅçòI Ä~åÜÉáêçI ~êãK å~ ÅçòI Ö~ê~ÖÉã éL N Å~êêçK qê~åëÑáêç cëWUNOVJSPPNLVOOUJNUUU 179447322

APARTAMENTOS ALUGUEL 1 QUARTO ATENÇÃO - pêëKmêçéêáÉí•êáçë ÇÉ

áãµîÉáëIåÉÅÉëëáí~ãçë ÇÉ Å~ë~ëI~éíçë éL~äìÖ~ê ~ ÅäáÉåJ íÉë ÇÉ ÉãéêÉë~ëIÉíÅK cWUOOMJ UNTOLUUORJNOTULVPTNJTQVQ

179447216

FLORES - ~äìÖç ~éíç ÅLNèíç éL

Å~ë~ä Éã ÑêÉåíÉ ^ã~ÇÉì qÉáñÉáê~ oASMM áåÅä •Öì~ cVNPRQSMSLVNQTJSNSR

379446493

OURO VERDE - ^äìÖ~JëÉ ~éí⁄ ÇÉ

NèíçIëä~IÅçòÉïÅKoAQMMIMMK cWVPOSJTQRSL UNMNJQRTO

179446491

PETRÓPOLIS - ~äìÖç äáåÇç ~é~êJ

í~ãÉåíç èíçIëäIÅçòK ïÅ oASMM áåÅäK•Öì~ÉáåíÉêåÉíEëçãÉåíÉ éLëçäíÉáêç É Å~ë~ä ëLÑáäÜçëF cWVNPOJVUUOL UNQPJPRQVL PMUOJMPSM

179447239

PQ.DAS LARANJEIRAS - ÅÇKÑÉÅÜK ~äìÖ

~éêíKÅLãçÄáäá~ ëLãçÄ∞äá~ ë~ä~ ÅçòK~ãÉêK ëì∞íÉI î~ê~åÇ~I ~ê ÅçåÇKëéäáíI áåíÉêÑçåÉI Ö~êK éêíKÉäÉíêK éç´ç ~êíK ëÉÖKíç í~ä oATMM • oANKRMM cWUOOMJ UNTOLUUORJNOTULVPTNJTQVQ 179447213

TERRA NOVA 3 - ~äìÖç ~éíçë ÅL

Nèí ÅçòK ïÅ ~êK ëÉêîK Ö~êK oAORM •Öì~Läìò áåÅäìëç cWVNTNJQTRTLUNNRJNRRQ

379447579

2 QUARTOS CIDADE NOVA I - ~äìÖç éêµñáãç

~ç ÇÄ É Å~áñ~ ÉÅçå∑ãáÅ~ ~é~êí~ãÉåíç ëäIOèíëIÅçòKïÅ ÅÉêK ÑçêêK é•íáçI •êKëÉêîK oAUMM cWVNRPJUPSP 179447761

^äìÖç ~é~êí~ãÉåíçI O èíëI ïÅI ë~ä~I Åçò É •êÉ~ ÇÉ ëÉêîá´çK cW VNONJVTTRLVPQOJTMSU

JARDIM PETRÓPOLIS -

179446817

PETRÓPOLIS - äáåÇç ~é~êí~ ãÉåíç

ÅçåÇKÑÉÅÜ~Çç Oèì~êíçëI ë~ä~ ÅçòáåÜ~IïÅI•êÉ~ ÇÉ ëÉêîK Ö~êKoAUMMHÇÉéKÅ~ì´©ç VNPO VUUOLUNQPJPRQVLPMUOJMPSM

179447233

^äìÖç ~éíç ÅL OèíëEëÇç N ëíÉ å~ ÅÉê Öê~Ç ÅL Ö~ê~Ö H N Åë~ Éã ÑêÉåJ íÉ ~ç Åçåà eáäÉá~ cWVPSPJ RORULVPORJMSVP

REDENÇÃO -

379446347

COND. SMILE DO MINDU - MP èíëI

MN ëíI MO î~Ö~ë éL Ö~ê~J ÖÉãI ëéäáíI~êã•êáçë ÇÉ ÅçòáåÜ~ É èì~êíçK oAOKRMMIMM cWVPRMJMRMTLUNTSJOOVQ 179447901

PORTAL DO ARUANÃ - ALUGO - ^é~êJ

í~ãÉåíç ÅLPèíçë ëL NëíÉ Ö~ê~Ö éL OÅ~êI ëÉãáJãçÄáäá~ÇçK mêµñK ~ç `~êêÉÑçìê Ç~ mçåí~ kÉÖê~ cëWUNOVJSPPNLVOOU NUUU 179447323

TOTAL VILLE- ALUGO - ~é~êí~ ãÉåíç

ÅL Pèì~êíçë ëLNëì∞íÉI ë~ä~I ÅçòáåÜ~I Ä~åÜÉáêçI Ö~ê~J ÖÉã éLNÅ~êêç cWUNOVJ SPPN VOOUJNUUU 179447324

4 QUARTOS OU MAIS COROADO/COND. OPERA DE PARIS -

~äìÖç ~éíç ÅL Q èíçë ëL NëíÉI ëäI ÅçòI ïÅI î~ê~åÇ~I •êK ÇÉ ä~òÉêI Ö~ê~ÖÉã éLNÅ~êêçI R⁄ ~åÇ~êK bã ÑêÉåíÉ ~ç pÉëá cëWUNOVJSPPNLVOOU NUUU 179447327

KITINETES, FLATS E APART-HOTÉIS ALFREDO NASCIMENTO - îÉåÇç RâáíáJ

åÉíÉë Nèì~êíçëIë~ä~IÅçòK ïÅ Péêçåí~ë É OÉã Åçåëíêì ´©ç ãìê~Ç~I íÉêêÉåç UñOR éä~åç oARRãáä cWVNNUJPQMUL VNNMJ TVMV éêµñáãç ãÉêÅK Çç éçîç 179447723

ALFREDONASCIMENTO-COMPRO/VENDO - Äê~Ö~ãÉåÇÉëIÖê~åÇÉîáíµêá~

àçêÖÉ íÉáñÉáê~I ÅáÇ~ÇÉ ÇÉ ÇÉìë åçî~ îáíµêá~ NMãáäINRãáäIOMãáä ORãáäIPMãáäIPRãáäIQMãáä RMãáä ~í¨ RMMãáä cWVNNUJPQMUL VNNMJTVMV

179447722

ALIANÇA COM DEUS - îÉåÇç OâáJ

íáåÉíÉë ÅLÅçé~I ÅçòáåÜ~I ïÅ íÉêêÉåç UñOR éä~åç oAPSKRMM cWVNNUJMNTPL UNQNJVTURL VQTTJPSTO éêµñKÉëí~´©ç Çç ∑åáÄìë

179447474

ALVORADA III - ~äìÖ~JëÉ âáíáåÉJ

íÉëI ëäI ÅòI N èêíI ïÅI ~êL ëÉêîK áåíÉêÉëë~Ççë ÉåíêÉ Éã Åçåí~íç ÑW POPUJPRVO 179446395

ARMANDO MENDES PX TERMINAL -

ìã~ Å~ë~ ÇÉ O éáëçë ÅL OèíëI ëäI ÅçòI ïÅ ëçÅI H P âáíáåÉJ íÉë P ~éíçI ÅL Ö~ê éL N Å~êJ êç oANUMãáä cW VNSO PPMNLUNMP QNQU 179447163

ATENÇÃO-VENDEMOS,COMPRAMOS - ~äìÖ~ãçëI åÉÖçÅá~ãçë íÇçë

çë íáéçë ÇÉ áãµîÉáëI Ñ~ò Éãçë ~î~äá~´πÉë Å~ë~ëI ~é~êí~J ãÉåíçëI Ö~äé©çI íÉêêÉåçëI ë∞íáçë É ÉíÅ cWVNNUJPQMUL VNNMJTVMV 179447721

179447247

LOT. RIO PIORINI - îÇç Å~ë~ åçJ

î∞ëëáã~ ÅL O èíçëI ëäI ÅçòK Éëíáäç ~ãÉêáÅ~å~I ïÅ ëçÅáJ ~äI íçÇ~ å~ ÅÉêßãK ÑçêK Öê~ÇK ÇÉëçÅìéK Ö~ê~ÖK éLOÅ~êJ êçëK oA PTãáä cWVNPOJ MRSVL UOOQJVORP 179447345

MANÔA/VALE DO SINAI, PX. À FEIRA - sÉåÇç S ~éíçë à• ~äìÖ~J

ÇçëI å~ ä~àÉI é´ç ~êíÉëK ãÉÇK NMMãI ãìêI Ñáåç ~Å~Ä~J ãÉåíçI Ö~êK éL çë áåèìáäáJ åçëI Éëíêìíìê~ éL H O ä~J àÉëK oANSMãáäK cWVNPOJ MRSVL UOOQJVORP

179447347

MONTE DAS OLIVEIRAS - îÉåÇç

PâáíáåÉíÉëI íÉêêÉåç UñOTI oAPRãáäK cWVNNOJNVNSL VOUUJUMMT

ALFREDO NASCIMENTO- COMPRO -

Äê~Ö~ ãÉåÇÉëI Öê~åÇÉ îáJ íµêá~I àçêÖÉ íÉáñÉáê~ ÅáÇ~ÇÉ ÇÉ ÇÉìëIåçî~ îáíµêá~ oANMI oANRI oAOMI oAORI oAPMI oAPRIoAQMIoARM~í¨RMMãáä cWVNNUJPQMUL VNNMJTVMV

179447701

ALIANÇA COM DEUS - îÇç

Å~ë~ Nèì~êíçI ë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅI ÅÉêßãáÅ~ oAORãáä cWVNNOJNVNSL VOUUJUMMT 179447838

ALIANÇA COM DEUS - îÇç Å~ë~ éêµñK

Ç~ ÉëÅçä~ ëäIèíçIÅçòK ïÅI ãìêK Öê~ÇKÅÉêK ãçíáîç ÇÉ îá~ ÖÉã oAOUãáäÇÉëçÅìé~Ç~cWVNOTJ PMOQLUONQJSRVOLVOTTJPNRT 179447944

ATENÇÃO-VENDEMOS,COMPRAMOS - ~äìÖ~ãçëIåÉÖçÅá~ãçë

íçÇçë çë íáéçë ÇÉ áãçî¨áë Ñ~òÉãçë ~î~äá~´πÉë Å~ ë~ë ~é~êí~ãÉåíçëIÖ~äé©çIë∞í áçë íÉêêÉåçëI ÉíÅK cWVNNUJ PQMU VNNMJTVMV 179447662

BRAGA MENDES - Å~ë~ ~äîÉåK ë~ä~

èì~êíçIÅçòáåÜ~IïÅIíÉêêK UñOR éä~åç é~êÅá~äãÉåíÉ ãìêKPRãáä cWVOOMJOMQRL VOQRJPTSP 179445540

BRAGA MENDES - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ

179447829

~äîÉå~êá~ Oèì~êíçëI ë~ä~I ÅçòK ïÅIíÉêêKUñOR oAPRãáä cWVNNUJ PQMUL VNNMJTVMV å~ éáëí~

MONTES DAS OLIVEIRAS - bëí~åJ

BRAGA MENDES - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ

Åá~ Åçã Q âáíáåÉíÉëI íÉêêK NMñPMI ãìê~ÇçI oAVMãáäK cWVNMTJNUSO

179447410

N.CIDADE - QâáíáåÉíÉë íçÇçë åçîçë

ÅLïÅIÅÉêKãìêKÖê~ÇK Ö~ê~ÖK oAUMãáä cWVOQRJPTSP

179444813

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - îÉåJ

Çç R~é~êí~ãÉåíç ÅLèì~êíç ëäIÅçòáåÜ~IïÅ ãìêK íÉêêK NMñOR éä~åç oANNMãáä cWVNNUJ PQMU VNNMJTVMV éêµñKÇ~ éêáå Åáé~ä

179447725

NUCLEO 5 - `~ë~

Åçã Q âáíáJ åÉíÉë H T ~é~êí~ãÉåíçëI íÉêê NMñSM oA ORMãáäK cWVOOSJRMRULUORQJOTQUK

179447786

CASAS COMPRA E VENDA 1 QUARTO A.TARUMÃVIVENDAVERDE- îÇçÅ~ë~

íáéç ÅÜ~Å~ê~ Åçã ë~ä~I èì~êíç ÅçòáåÜ~I ïÅI ë~ä©ç ÇÉ ÑÉëí~ oAPRãáä cWVNRPJUPSP

179447765

ALFREDO NASCIMENTO - îÇç O åìã

ëµI Å~ë~ ~äîÉå~êá~ NèíëIëäIÅçòI ïÅHìã~ Å~ë~ åçë ÑìåÇçë NèíçëIÅçòKïÅ íÉêêK UñOR éä~åç oAPQãáä VNNUJPQMUL VNNMJ TVMV å~ éáëí~J éñK ~ ÑÉáê~ 179447672

ALFREDO NASCIMENTO - îÉåÇç Å~ë~

ÇÉ ~äîÉå~êá~ Oèì~êíçëI ë~ä~ ÅçòáåÜ~I ïÅI ÇÉ Éëèìáå~ íÉêêK ãÉÇKNOñNQ ~ç ä~Çç ÇÉ ∑åáÄìë É äçí~´πÉë oAOUãáä cWVOOMJ OMQRL VOQRJPTSP

179447706

~äîÉå~êá~ Oèì~êíçëI ë~ä~I ïÅ ÅçòáåÜ~I íÉêêÉåç ãÉÇKNMñNU éä~åç oAOUãáä cWVOOMJ OMQRL VOQRJPTSP 179446895

C. DE DEUS - Å~ë~ ÅL NèíçI ïÅ

ëçÅI ëäI ÅçòIå~ ÅÉêßãI ÑçêêI RRBãìê~ÇçI íÉêêÉåç NNñOU oAPOKRMM cëWVOORJRQUTL UNVQJQOUQLPMNNJNQNT

Oèì~êíçëI ë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅ íÉêêKTñOM Ö~ê~ÖÉã oASOãáä cWVNNUJPQMUL VNNMJTVMV å~ éáëí~

179447712

COMPENSA - îÉåÇç Å~ë~I ëä~I

èì~êíçI Åçò É ïÅK oAPRãáä å©ç ¨ ÄÉÅçK cWVNPTJMTSPL UOTTJOVUR

179447772

COMPRAMOS,VENDEMOS,ALUGA MOS - åÉÖçÅá~ãçë íÇçë çë íá éçë

ÇÉ áãµîÉáë Ñ~òÉãçë ~î~J äá~´πÉëIÅ~ë~ëI ~é~êí~ ãÉåíçëI Ö~äé©çIíÉêêÉåçëI ë∞íáçë É ÉíÅK cWVNNUJPQMUL VNNMJTVMV 179447664

DISTRITO II - µíáãç íÉêêÉåç éä~åç

ÅLÅ~ë~ Åçåëíêì∞Ç~ åçë ÑìåÇçë ÄäáåÇÉñIéáëÅáå~ ÇÉ ÑáÄê~I ãìêK Öê~ÇK oAVMãáä VNPOJ VUUOL UNQPJPRQVL PMUOJMPSM

179447238

îÉåÇç ÉãÄêá©ç Åçã íÉêê NMñOMK oAQPãáä íê~åëÑÉêÆåÅá~K cWVOOSJRMRUL UORQJOTQU

FRANCISCA MENDES -

179447801

GRANDE VITÓRIA - Å~ë~ ~ãéäç ÉëJ

é~´ç ÅLNëí ëä ÅLëä ÇÉ Éëí~ê à~åí~êI ÅçòK O⁄éáëç Éã ÅçåëíêK ÅLNÄ~ê Éã éäÉåç ÑìåÅK é´ç ~êíK ëáëíÉã~ ÇÉ ëÉÖKÉä¨íêK éêíKÉä¨íêK ëéäáíÛë NOMãáä UURRJ MQUQLVOTSJQQOTL UOMO NROQ ïïïKçäñKã~å~ìëLäáåÅçäåK êáÄÉáêç

ëä~I ÅçòI ïÅ íÉêêK Öê~åÇÉ ÅÉêÅ~Çç ÇÉ ã~ÇÉáê~I oA PRãáäK çìíê~ ÇÉëçÅI ÑçêêK å~ ÅÉêßI Åçã OèíçëI ëä~I ÅçòI ïÅ oAPQãáä cWVNMTJNUSOK 179447395

CIDADE DE DEUS - îÉåÇÉJëÉ ìã~

Å~ë~ NèíçIëä~I ÅçòI ïÅI qÉ ê ê W U ñ O M o A Q M K j f i cWVPNQJNTSQ

379447131

CIDADE DE DEUS - îÉåÇç Å~ë~ Åçã

NÅ∑ãçÇçI ïÅI ÅÉêßãáÅ~I RñT íÉêêKUñOR éä~åç OTKRMM å~ éáëí~ VNNUJMNTPL UNQNJ VTUR VQTTJPSTO éñKÄáÖ ~ãáÖ©ç 179447411

CIDADE DE DEUS - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ

~äîÉå~êá~ Oèì~êíçëI ë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅI å~ ÅÉêßãáÅ~ íÉêêKUñOM ãìê~Çç oAPUãáä cWVNNUJPQMUL VNNMJTVMV 179447694

CIDADE DE DEUS - îÉåÇç

179445528

179447933

ALFREDO NASCIMENTO - îÉåÇç Å~ë~

CIDADE DE DEUS - îÉåÇç Å~ë~ éêµñK

179447246

179447408

179447673

179445550

~ç ÖìêÖÉä ÇÉ ~äîÉå~êá~ Oèíë ë~ä~I ÅçòK ïÅI ÑçêêK íÉêêKUñOR Héçåíç ÅçãÉêÅá~ä oAPRãáä cWVOOMJOMQRL VOQRJPTSP

éêµñáãç Ç~ éê~ÅáåÜ~ ÇÉ ~äîÉJ å~êá~ ëäIèíçI ÅçòKïÅI Ö~êK ãìêK íÉêêKUñOR ÅL í∞íìäç ÇÉÑáåáíK oAPRãáä cWVNOTJPMOQL UONQJ SRVOL VOTTJPNRT

179447937

JORGE TEIXEIRA 1ª ETAPA - îÉåJ

Çç íÉêêÉåç ãÉÇKTñNM oASãáä cWVNNUJPQMUL VNNMJTVMV åç ÄÉÅç

179447709

JORGE TEIXEIRA 3ª ETAPA - îÇç Å~ë~

ÇÉ ~äîÉå~êá~ Oèì~êíçëI ë~ä~ ÅçòáåÜ~I ïÅI íÉêêKUñOR •êÉ~ PUãáä VNNUJPQMUL VNNMJ TVMV 179447696

JORGE TEIXEIRA 4ª ETAPA - Å~ë~ ÇÉ

~äîÉå~êá~ ë~ä~I èì~êíçI ÅçòK ïÅI íÉêêKUñOM éä~åç oAOOãáä cWVOOMJOMQRL VOQRJPTSP

179445549

JORGE TEIXEIRA 4ª ETAPA - îÇç SâáíáJ

åÉíÉë íçÇçë ~äìÖ~ÇçëI éêµñK ~ éêáåÅáé~ä oAURãáä cWVOQRJ PTSP

179446616

JORGE TEIXEIRA 4ª ETAPA - îÇç Å~ë~

Pèì~êíçëI ë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅ HNâáíáåÉíÉë Åçã OÅçãé~êJ íáãÉåíçë oAPMãáä cWVNNUJ PQMUL VNNMJTVMV éêµñáãç ~ ÑÉáê~ åçî~ äìò

179447675

JORGE TEIXEIRA 4ª ETAPA - îÇç Å~ë~

ÇÉ Oèì~êíçëIë~ä~IÅçòáåÜ~I íÉêêÉåç éä~åç oAPOãáä cWVNNU PQMUL VNNMJTVMV å~ éáëí~ 179447713

JORGE TEIXEIRA 4ª ETAPA - îÇç Å~ë~

179447387

JOÃO PAULO - éêµñK~ ÉëÅK áêã©

JORGE TEIXEIRA 4ª ETAPA - îÇç Å~ë~

179444817

CIDADE DE DEUS - îÇç Åë~ ÇÉ NèíçI

JORGE TEIXEIRA 1ª ETAPA - îÇç Å~ë~

ÇÉ ~äîÉå~êá~ Oèì~êíçëI ë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅI íÉêêKNMñPM éä~åç oAOUãáä cWVNNUJPQMUL VNNMJ TVMV ÇÉ Éëèìáå~ å~ éáëí~ ÇÉëçÅìé~Ç~

JOÃO PAULO - îÉåÇç Å~ë~ Oèì~êíë

ÑçêêK ÅÉêKÖê~ÇKÖ~êKOèíë ëL Oëíë ëäIÅçòK oATRãáä cWVOQRJ PTSP

Å~ë~ ÇÉëçÅìé~Ç~ ~äîÉå~êá~ Öê~ÇK íÉêêKNOñNR íçÇç ãìê~Çç oANQãáä cWVNOTJPMOQL UONQJ SRVOL VOTTJPNRT

ÇÉ ~äîÉå~êá~ Åçã Oèì~êíë ë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅI íÉêêKUñOR éä~åç oAPRãáä cWVNNUJ PQMU VNNMJTVMV éêµñK ~ ÑÉáê~

179447758

COMPENSA - îÉåÇç Å~ë~ Åçã

CIDADE DE DEUS - Å~ë~ ~äîÉåK íçÇ~

EDUCANDOS - îÉåÇç PâáíáåÉíÉë

ãáëí~ íçÇçë ÅLïÅ ÇÉåíêç éêµñK ~ç ëé~ oASMãáä ÄÉã äçJ Å~äáò~Ç~ cWVNNUJMNTPL UNQNJ VTURL VQTTJPSTO

Å~ë~ ÇÉ ã~ÇÉáê~ å~ éáëí~ ë~ä~Ièì~êíçIÅçòáåÜ~I ïÅ íÉêêK SñNR oANRãáä cWVNRPJ UPSP

ÜÉäÉå~ îÉåÇç TâáíáåÉíÉë íçÇ~ë å~ ä~àÉIÅÉêßãáÅ~I ãìê~Ç~ Öê~ÇÉ~Ç~ oANOMãáä cWVOQRJ PTSP

179447635

SANTA ETELVINA COND. FECHADO -

ÅçåÇK ÄÉää~ îáëí~ ÅLèì~Çê~ éä~óÖê~åÇI OèíëIëäIÅçòKïÅ oAUMMIMM áåÅäKÅçåÇ cWVNPOJ VUUOLUNQPJPRQVLPMUOJMPSM

CIDADE NOVA - RIACHO DOCE - îÉåÇç

179446617

ë~ä~ ÅçòáåÜ~I ïÅI íÉêêKUñPM oAPUãáä cWVNNUJPQMUL VNNMJ TVMV éêµñáãç Ç~ éêáåÅáé~ä

179447714

JORGE TEIXEIRA - îÇç O Å~ë~ë ìã~

ÇÉ ~äîÉå~êá~ Åçã ä~àÉ Åçã âáíáåÉíÉ Éã Ä~áñçIÅ~ë~ ÇÉ ã~ÇÉáê~ Oéáëçë ãÉÇKQñQ íÉêêK ãÉÇKUñORI Ö~êKÅçÄÉêí~ éêµñK áí~∫Ä~ oAPRãáä cWVPNMJ MURV

179445529

JORGE TEIXEIRA 1ª ETAPA - éêµñK~

ÑÉáê~ Çç ÑìñáÅç îÇç Å~ë~ Éëíáäç ~é~êí~ãÉåíç ÇÉ ~äîÉå~êá~ Oèì~êíçëI ë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅ oAPRãáä cWVOQRJPTSP

179444824

JORGE TEIXEIRA 1ª ETAPA - îÇç Å~ë~

ÇÉ Oéáëçë ëÉåÇç PâáíáåÉ íÉë oAQOãáä cWVNNUJPQMUL VNNMJ TVMV éêµñáãç Ç~ éê~Å áåÜ~

179447666

179447667

ÇÉ ~äîÉå~êá~ Åçã Nèì~êíç ÅçòáåÜ~I ïÅI íÉêêÉåç UñOM éä~åç oAOMãáä cWVNNUJ PQMUL VNNMJTVMV å~ éáëí~

179447707

LUIZ OTÁVIO - Å~ë~ ÅL íÉêê ãÉÇ

TñNRI ëäI èíI ÅçòI ïÅI ãìêI •êÉ~ éL Ö~ê oAQMãáä cWVNROJ TMTQ 179447870

MONTE DAS OLIVEIRAS - Å~ë~ OèíëI

ëäIÅçòáåÜ~IïÅ å~ ÅÉêK ÑçêêK •êÉ~ ëÉêîK oAQUãáä cWVNNUJ PQMUL VNNMJTVMV å~ éáëí~

179447703

MONTE DAS OLIVEIRAS - îÉåÇç Å~ë~

åçî~ ë~ä~Ièì~êíçIÅçòáåÜ~I ïÅI å~ ÅÉêK Öê~ÇK Ö~êK éêµñK~ Ñçê´~ Åçåëíêìíáî~ oAPTKRMM cWVNNUJMNTPL UNQNJVTURL VQTTJPSTO 179447421

MONTE DAS OLIVEIRAS/SAMAUMAS - îÉåÇç Å~ë~ Nèì~êíçëI ë~ä~I

ÅçòáåÜ~I ïÅI ÅÉêßãáÅ~I Öê~ÇÉ~Ç~ é~êÅá~äãÉåíÉ ãìê~Ç~ oAPTãáä cWVNNOJ NVNSL VOUUJUMMT 179447830


Segunda-feira, 24 de março de 2014

RIACHO DOCEI- îÇç éêµñK~ç ÅÉåíêç

1 QUARTO

ÅçòáåÜ~IïÅIíÉêêÉåç TñOM ÄÉã äçÅ~äáò~ÇçI éêµñKÇ~ éêáåÅáJ é~ä Öê~ÇÉ~Ç~I éç´ç ~êíÉëK oAPRKRMM cWVNNUJMNTPL UNQN JVTURL VQTTJPSTO

ÇÉ ÅçåîáîÆåÅá~ Ç~ Ñ~ã∞äá~ ÉñÅÉäÉåíÉ Å~ë~ èíçIëäIÅçòK ~ãéä~I ïÅ ëçÅI ÅÉêI ÑçêêK Öê~ÇI ãìêK oANOMãáä ëáå~ä oANMãáä ^ÅKÅ~êí~ ÇÉ Åê¨ÇK É ÑÖíë PSPSJ OOMRL PMUTJSTTUL VPTU RNUSL UNPPJOUOS `êÉÅá SOT

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - îÇç

RIO PIORINI - îÉåÇç MN Å~ë~ Éã

MUNDO NOVO - Å~ë~ èì~êíçI Åçé~

179447409

Å~ë~ ÇÉ ~äîÉå~êá~ Éã ÅçåëJ íêì´©ç Oèì~êíçëI ë~ä~I ÅçòK ïÅIÖ~ê~ÖK íÉêêKUñPM oAPOãáä cWVNNUJPQMUL VNNMJTVMV éêµñáãç ~ éêáåÅáé~ä

179447697

NOVA CIDADE- CIDADÃO 12 - îÇç Å~ë~

Nèì~êíçI ë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅI é~êÅá~äãÉåíÉ ãìêK oAQMãáä cWVOUUJUMMTL VNNOJNVNS

179447837

NOVA CIDADE - îÉåÇç Å~ë~ éêµñK~

~îK Åìê~´~ä Å~ë~ ~äîÉåK Oèíë ëäIÅçòKïÅI ÅÉêK ÑçêêKãìêK Öê~ÇK éêíKÇÉ ~äìãK èìáí~Ç~ å~ ëìÜ~Ä oATRãáä cWVOQRJPTSP 179444820

NOVA CIDADE- îÉåÇçÅ~ë~èìáí~Ç~

Oèì~êíçëI ë~ä~ ~ãéäá~Ç~I ïÅ ÅçòáåÜ~IÅÉêßãáÅ~I Öê~ÇÉ ~Ç~ Ñçêê~Ç~I Ö~ê~ÖÉã oASRãáä qê~í~ê cçåÉWVOQRJPTSP

179444821

NOVA CIDADE- îÉåÇçÅ~ë~èìáí~Ç~

ë~ä~INèì~êíçëI ÅçòáåÜ~I ïÅ é•íáç íÉêêÉåç ãÉÇKNMñPM oAPRãáä cWVNRPJUPSP

179447766

NOVA VITÓRIA - Å~ë~ ÇÉ ~äîÉåK

NèíçIÅçòKïÅI íÉêêKUñOM NTãáä cWVNNUJPQMUL VNNMJTVMV Åçã í∞íìäç ÇÉÑáåáíáîç å~ éáëí~

179447665

NOVA VITÓRIA - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ

~äîÉå~êá~ Nèì~êíçëI ë~ä~I ÅçòK íÉêêÉåç UñOM oAOSãáä cWVNNU PQMUL VNNMJTVMV 179447717

NOVA VITÓRIA - îÉåÇç ìêÖÉåíÉ

Å~ë~ ÇÉ ~äîK ÅL O Å∑ãçJ ÇçëI ïÅK áåíÉêåçI íÉêêK VñOMK oANUãáä ^ÅK éêçéK cWVNSNJOQNT

179447010

NOVO ISRAEL - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ

~äîÉå~êá~ NÅçãé~êíáãÉ åíç ïÅI íçÇ~ å~ ÅÉêK ÑçêêK íÉêêKRñNM éä~åç oANPãáä cWVNNUJ PQMUL VNNMJTVMV éêµñáãç Çç ãìêêç Ç~ ÅçÅ~JÅçä~I çÄëKW ÄÉÅçK 179447700

NOVO REINO II - Å~ë~ ~äîÉå~êá~

OèíçëI ëäIïÅI ÅçòK éç´ç ~êíÉëK ~íê•ë Çç íÉêãáå~ä Çç ÉñÉJ Åìíáîç ÅàKÅ~ëí~åÜÉáê~ oARRãáä cWVOQRJPTSP

179444823

OURO VERDE - ÅL O Åçãé~êíK N

ÇÉ ~äîÉåK ÅÉêßãKI ïÅI ÑçêêK ms`K É ç çìíêç ÇÉ ã~ÇKI íK TñNR ãìêK EÄÉÅçFK s~äçê ~ ÅçãÄáå~êKsÉåÇç çì íêçÅç éçê ìíáäáí•êáçK cWVPUMJ UNUTK

179447479

OURO VERDE - Å~ë~ Oéáëçë Oèíë

179447911

Åçåëíêì´©çI íÉêêK TñRMI éêµñK ~ç éçëíç k_I oA QUãáäK cWVOOSJRMRUL UORQJOTQU 179447790

RIO PIORINI - îÉåÇç Å~ë~ ÅL MNèíçI

ëä~I Åçò Ñçêê~Ç~ I íÉêê UñOR oAOUKRMM cWVNMTJNUSO 179447396

SANTA ETELVINA - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ

~äîÉå~êá~ Nèì~êíçI ë~ä~I ÅçòK ïÅI íÉêêKTñOM oAPTãáä cWVNNU JPQMULVNNMJTVMV éêµñáãç ~ éêáåÅáé~ä 179447702

SANTA INÊS - îÉåÇç Å~ë~ Åçã

Pèì~êíçëI ë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅI íÉêêÉåç NMñPM éä~åç oAQRãáä cWVNNUJPQMUL VNNMJTVMV å~ éáëí~

179447708

SÃO JOSÉ - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ ~äJ

îÉå~êá~ Öê~ÇÉ~Ç~ ÅL O Å∑J ãçÇçë å~ ÅÉêßãáÅ~ mêµñK ~ç _ê~ÇÉëÅç säçê oANRKjáäK cWVQNRJNOSTLVPTPJMSRT

379447095

SÃO JOSÉ 3 - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ ~äîÉJ

å~êá~ Pèì~êíçëI ë~ä~IÅçòK ïÅI å~ ÅÉêßãáÅ~I Ñçêê~Ç~ íÉêêK UñOR Ö~ê~ÖK oAROãáä cWVNNUJ PQMUL VNNMJTVMV å~ éáëí~

179447670

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - îÉåÇç Å~ë~

ÇÉ ~äîÉå~êá~ Oèì~êíçëIëä~ ÅçòáåÜ~IïÅ íÉêêÉåç ãÉÇKUñOR oASUãáä cWVNNUJPQMUL VNNMJ TVMV éêµñK ÅàK Åçäáå~ Çç ~äÉáñç

179447678

SÃO JOSÉ I - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ ~äîÉJ

å~êá~ Nèì~êíçëIë~ä~I ÅçòK ïÅ íÉêêÉåç UñOM éä~åç oAOUãáä cWVNNUJPQMUL VNNMJTVMV éêµñKÇç íÉêãáå~ä qJR EÄ ÉÅçF 179447669

SÃO JOSÉ II - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ ~äîÉJ

å~êá~ Nèì~êíçIëäIÅçòáåÜ~I ïÅI •êÉ~ ÇÉ ëÉêîK oAOMãáä VNNUJ PQMUL VNNMJTVMV lÄëW ÄÉÅç éêµñáãç Ç~ Öê~åÇÉ ÅáêÅ ìä~ê

179447705

SÃO JOSÉ III - O Åë~ëK N⁄ ëä P èíçë

Åçò ïÅ ëÅ O⁄ Åçò Oèíçë ëÇç N ëíÉI íÉêêK UñOR ãìê~Çç qáíìäç aÉÑK éñK Åçä¨ÖáçëI ∑åáÄìëI éçëíç ÇÉ ë~∫ÇÉ oA UVKRMMIMM cWVQTMJTSSS

379447052

SÃO JOSÉ/ NOVO REINO - îÉåÇç R

âáíáåÉíÉëI íÉêê ãÉÇK UñOVI ãìê~ÇçI ÑêÉåíÉ é~ê~ OêìJ ~ë ~ëÑ~äí~Ç~ëI ∑åáÄìë éêµñI îäê oANNRãáäK sÉåÇç çì íêçÅç éçê éáÅâ ìéLìíáäáí•êáçLÅ~êêçK cWVPUMJUNUT EïÜ~íë~ééF 179447486

TERRA NOVA 03 - îÇç N Å~ë~ ÇÉ

ëLNëíÉIëäIÅçòKïÅ HÖ~êK •êÉ~ ëÉêîK oANNMãáä VNNUJ PQMU VNNMJTVMV éêµñKÇ~ éê~Å áåÜ~

~äî ÅL ë~ä~ èíç Åçò ïÅ íçJ Ç~ ÑçêêKå~ ÅÉêK íÉêêK UñOP éñK∑åáÄìë É Åçä¨Öáç oA OTjfi cWVNSNJSVMMLVNUQJPUTR

OURO VERDE - Å~ë~ ÅL ~äîÉå~J

VALPARAÍSO - îÇç Å~ë~ ~äîÉåK

179447677

379447536

179447711

OèíçëIë~ä~IÅçòáåÜ~I ïÅI íÉêêK NMñOM oAPRãáä cWVNNUJ PQMUL VNNMJTVMV å~ éêáåÅáé~äJ éêµñK ~ç íÉêãáå~ä ÇÉ ∑åáÄìë

PARQUE DAS GARÇAS- NOVO ALEIXO - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ ã~ÇÉáê~

VALPARAISO - îÉåÇç Å~ë~ ãáëí~

êá~ OèíëIëäIÅçòK ïÅ oAOUãáä cWVNNUJPQMUL VNNMJTVMV EÄÉÅçF

Nèì~êíçIÅçòáåÜ~IïÅI éç´ç ~êíÉëá~åçI íÉêêÉåç ãÉÇKUñOR oAPRãáä cWVNNUJPQMUL VNNMJ TVMV éêµñáãç Ç~ éêáåÅáé~ä

179447674

PETRÓPOLIS - îÇç Å~ë~ ëä~I èì~êíç

ÅçòáåÜ~IïÅIéêµñáãç~çÅçêéç ÇÉ ÄçãÄÉáêçKlÄëKîáä~ QMãáä cWVNNUJ MNTPL UNQNJ VTURL VQTTJPSTO 179447419

RIACHO DOCE - Å~ë~ ~äîK ëäI èì~êíç

ÅçòáåÜ~I ïÅI íÉêêKSñNQ éä~åç ~îKéêáåÅáé~ä Çç ∑åáÄìë OOãáä cWVOOMJOMQRL VOQRJPTSP

179445545

179447663

ãÉÇKRñS Åçã ïÅI íÉêêÉåç ãÉÇKVñOSI~êÄçêáò~Ç~ ~ç ä~Çç Éëí~´©ç ÇÉ ∑åáÄìë oANRãáä cWVOOMJOMQRL VOQRJPTSP 179446894

ZUMBI - îÇç Å~ë~ ~äîK èì~êíç

ë~ä~IÅçòáåÜ~IïÅIíÉêêÉåç NMñPM oAQRãáä cWVOQRJ PTSP 179444832

ZUMBI II - îÉåÇÉJëÉ Å~ë~ Åçã

Oèì~êíçëI ë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅ å~ ÅÉêßãáÅ~I Ñçêê~Ç~I ãìêK Öê~ÇÉ~Ç~ oAPRãáä cWVOQRJ PTSP lÄëW Éã ÄÉÅç

179444818

2 QUARTOS

RIACHO DOCE - îÉåÇç Å~ë~ èì~êíçI

ALFREDO NASCIMENTO - îÉåÇç Å~ë~

179447924

179447720

ë~ä~IÅçòáåÜ~I ïÅI Ñçêê~Ç~I å~ ÅÉêßãáÅ~IíÉêêKUñOM PRãáä PSPSJOOMRL PMUTJSTTUL VPTU RNUSL UNPPJOUOS `êÉÅá SOT

ÇÉ ~äîÉå~êá~ Oèì~êíçëIëä~I ÅçòK ïÅI íçÇ~ ãìêK oAPUãáä cWVNNUJPQMUL VNNMJTVMV éêµñáãç ~ ÑÉáê~

ALFREDO NASCIMENTO - îÉåÇç Å~ë~

ÇÉëçÅìé~Ç~ Oèì~êíçëI ë~ä~ ÅçòáåÜ~I ïÅ ÅÉêK Öê~ÇK ãìê oAROãáä éêµñáãç ~ ÅáêÅìJ ä~ê ff cWVNNUJ MNTPL UNQNJ VTURL VQTTJPSTO 179447404

ALVORADA II - sÉåÇç N Å~ë~ ÇÉ

~äîÉå~êá~ ÅL O èíë ëä Åçò ïÅ éñ Çç m~ÅJ ^äîçê~Ç~ íÉêêKUñOM ÅL íáíìäç ÇÉÑK oAUMjfi cWVNSNJSVMM

379447534

AMAZONINO MENDES - éêµñáãç ~ç

Ä~í~äÜ©ç îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ ~äîÉJ å~êá~ Pèì~êíçëIë~ä~I ÅçòKïÅ •êÉ~ ÇÉ ëÉêîK ÑçêêK ãìêK Öê~ÇK ÅÉêßãáÅ~I Ö~êKOÅêë oANOMãáä cWVOQRJPTSP

179444814

AMERICADOSUL- EkKfêëê~ÉäFsÉåÇç

N Å~ë~ ÅLOèíë ëä Åçò ïÅ Ö~ê Öê~Ç íKSñUIR ~êÉ~ íçÇ~ ÅçåëíêìáÇ~K oAORKRMM cWVNSNJSVMMLVNUQJPUTR

379447532

ATENÇÃO-VENDEMOS VÁRIAS CA SAS - íÉêêÉåçëIÅçãéêçJ Äê~Ö~

ãÉåÇÉë Öê~åÇÉ îáíµêá~I àçêÖÉ íÉáñÉáê~I ÅáÇKÇÉ ÇÉìëI ~äÑK å~ëJ ÅáãÉåíçIåKîáíµêá~ NMãáä NRãáä OMãáä ORãáä PMãáä PRãáä QMãáä RMãáä ~í¨ RMMãáä cWVNNUJ PQMUL VNNMJTVMV 179447716

ATENÇÃO: - sÉåÇÉãçë É ~äìJ

Ö~ãçë É åÉÖçÅá~ãçë ç ëÉì áãçî¨äKpÉ îçÅÆ å©ç íÉã íÉãéç É èìÉê Åçãéê~êI ~äìÖ~ê É îÉåÇÉê iáÖìÉWVPSPJROR ULVPORJMSVP

379446356

BRAGA MENDES - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ

~äîÉå~êá~ Oèì~êíçëI ë~ä~I ÅçòK ïÅI íÉêêKUñOR oAPRãáä cWVNNU PQMUL VNNMJTVMV å~ éáëí~ 179447718

BRAGA MENDES - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ

~äîÉå~êá~ Oèì~êíëI ëäIÅçòKïÅ íÉêêKNMñOM éä~åç éêµñK~ç ÖìêÖÉä ã~íÉêá~ä ÅçåëíêK OUãáä cWVOOMJOMQRL VOQRJPTSP

179445557

CJ JOÃO PAULO/ N. CIDADE - îÉåJ

Çç Å~ë~ ÅL MOèíçëI ëä~I ÅçòI ïÅI oAPRãáäK cWVNMTJ NUSOK

179447400

CJ.CASTANHEIRA - OèíëIëä Éëí~ê

ÅçòK ïÅ ëçÅK Ö~êK éL~í¨ PÅêëI íÉêêKNOñOR Äç~ äçÅ~äáòK èìáí~Ç~ NPMãáä cWUURRJMQUQLVOTS QQOT UOMOJNROQ ïïïKçäñK ã~å~ìëLäáåÅçäåKêáÄÉáêç

179447385

COLONIA SANTO ANTONIO - îÉåÇç

Å~ë~ åçî~ å~ éêáåÅáé~ä ÇÉëçÅìé~Ç~I Åçã O èíçëI ëä~I ÅçòI ïÅ Ñçêê~Ç~ å~ ÅÉêßãáÅ~ oARTãáäK cWVNMTJNUSO

179447393

CONJ. BURITI - Å~ë~ ÇÉ OèíçëI

ëä~I ÅçòI ïÅI íçÇ~I ÅÉêßJ ãáÅ~I ãìê~Ç~I Öê~ÇÉ~Ç~I Éã~ëë~Ç~I oASRãáäK cWVOOSJRMRUL UORQJOTQUK 179447781

CONJ. BURITI - iáåÇ~ Å~ë~ êÉJ

Ñçêã~Ç~ Å MOèíçëI ëä~I ÅçòK ~ãéä~I ÅÉê~I ãìê~Ç~I Öê~ÇÉ~Ç~I Ö~êK ÅçÄÉêí~I éÉÇê~ Éã Öê~åáíçK oANQMãáäK cW cWVOOSJRMRULUORQJOTQUK

179447785

CONJ. NOVA CIDADE - `~ë~ èìáíI

íÇ~ êÉÑçêãI OèíëI ëäI ÅçòI ÅÉêßãI ÑçêêI ãìêI Ö~êI éí©ç ~äìãI Ñáåç ~Å~ÄI ÇÉëçÅK oAVMãáä cëW VOOSJPRUQL UNQSJQRSOLVNQOJURMU tÜ~íë~éé 179447540

MONTE DAS OLIVEIRAS - ÅL

Oèíë ëÉåÇç NëíI ëäI ÅçòI íÇ~ å~ ÅÉêßãI ÑçêêI Öê~ÇI Ö~êK éL Q Å~êêI ~ç ä~Çç Çç éçëíç ã¨ÇáÅçI Å~ë~ ëÉãáJåçî~K oARMãáä cWVNPOJ MRSVL UOOQJVORP 179447349

MONTE DAS OLIVEIRAS - îÉåÇç Å~ë~

ÅLíáíìäç ÇÉÑáåáíKOéáëçë Éã Åáã~ Pèíë ëLNëíIëäIÅçòKïÅ Éã Ä~áñç Péíë ÅçãÉêÅá~áë RNQã² éä~åç ãìê~Çç oAORMãáä VOQR PTSP

179444819

MONTE DAS OLIVEIRAS - îÉåÇç Å~ë~

ÇÉ Éëèìáå~ Åçã OèíçëI ëä~I ÅçòI ïÅ oAPRãáäKcWVNNOJ NVNSL VOUUJUMMT

179447828

MONTE DAS OLIVEIRAS, EM FRENTE - ~ç pÜçééáåÖ sá~ kçêíÉK

GALILÉIA 1 - Å~ë~ çêÖáå~äI OèíëI

`~ë~ ÅLOèíëI ë~ä~I ÅçòI ïÅI ÅÉêßãI ÑçêêI Öê~ÇI ãìêI Ö~êI ÇÉëçÅI Å~ë~ åçî~ Éã Ñáåç ~Å~ÄK oARRãáä cëWVOOSJ PRUQLUNQSJQRSOLVNQOJ URMU tÜ~í ë~éé

179447864

MONTE DAS OLIVERAS - å~ë éêµJ

FAZENDINHA - OèíçëI ëäI ÅçòK ïÅK

éáëÅK ãÉÇK NOñNV oAQRãáä c VQMRJSNVM L VOTSJTRTR

179446521

ëä IÅçòI ïÅI oAUMãáä íê~åëÑÉêÆÅá~ cWVNROJ TMTQ

GALILEIA I - Å~ë~ ÅLOèíçëI ëä~I

ÅçòI ïÅI å~ ÅÉêßãáÅ~I ÄÉã äçÅ~äáò~Ç~ oAUMãáäK cWVOOSJRMRUL UORQJOTQU 179447795

GALILEIA II - Å~ë~ êÉÑçêã~Ç~ Åçã

OèíçëI ëä~I ÅçòI ïÅ íçÇ~ë ~ãéäçëI ãìê~Ç~ å~ `ÉêßJ ãáÅ~I Öê~ÇÉ~Ç~I oANNMãáä cWVOOSJRMRULUORQJOTQU 179447816

JESUS ME DEU - îÉåÇç

Å~ë~ Oèì~êíçëI ë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅIãìê~Ç~I å~ éêáåÅáé~ä oAPRãáä cWVOUUJUMMTL VNNOJ NVNS 179447835

JOÃO PAULO - îÉåÇç Å~ë~ ÅL OèíëI

ëä IÅçòI ÅÉê~ãI ãìêI ÅL éí©ç ~äìãK oARMãáä èìáí~Ç~ É çìíê~ åç _ìêáí∞ cWVNROJ TMTQ

179447866

JORGE TEIXEIRA 4ª ETAPA - îÉåJ

Çç Å~ë~ ÇÉ OèíçëI ëä~I ÅçòI ïÅI ãìê~Ç~I Åçã éáëÅáå~I oAOTKRMMK cWVNMTJNUSO

179447403

JORGE TEIXIERA 3ª ETAPA - îÇç Å~ë~

ÇÉ ~äîÉå~êá~ OèíëIëäIÅçòK ïÅI ÅÉêK éç´ç ~êíÉëK éêµñáãç ~ éçìë~Ç~ ëÉÇì´©ç oAPQãáä cWVOOMJOMQRL VOQRJPTSP

179445551

179447545

ñáãáÇ~ÇÉë Çç ëÜçééáåÖ îá~ åçêíÉ OèíëIëäIÅçòK ïÅ ëçÅK ãìêK ^ é~êíáê ÇÉ oARRãáä cWVNQNJVNPML VVUTJOPNM

179447825

MONTE SINAI PX. DO MANOA - Å~J

ë~ Åçã OèíçëI ëä~I ÅçòI ïÅ å~ ÅÉêßãáÅ~ jìê~Ç~ H háJ íáåÉíÉI oAVMãáä cWVOOSJ RMRULUORQJOTQU

179447819

N.CIDADE - sÉåÇÉJëÉ Å~ë~ éñ

~ Éëí~íì~ Çç é~é~ oAQSjfiK b ~äìÖ~JëÉ Å~ë~ å~ êÉJ ÇÉå´©ç cWVPSPJRORUL VPORJMSVP

379446345

N.ISRAEL (CELEBRIDADE) - sÇç N

Å~ë~ ÅLOèíëI ëäI Åçò å~ ÅÉêK ÑçêêKH ÉÇ∞Åìä~I é´ ~êíK Åñ Ç •Öì~ ÅLOãáä äí Ö~ê éLPÅ~êë íÉêKUñPM oARUãáä cWVNSNJ SVMM

379447551

N.ISRAEL - sÉåÇç

N Å~ë~ ÅL OèíëI ëäI Åçò é´ ~êíKÖ~ê éLO Å~êêçë éçåíç ÅçãÉêÅá~ä íKUñPM oAQOãáä cWVNSNJSVMML VNUQJPUTR

379447559

NOVA CIDADE - îÇç OèíëIëä~I ÅçòI

ãìê~Ç~I ÅÉêK Ñçêêç µíáãç äçÅ~ä oARRãáä cWVNPOJVUUOL UNQPJ PRQVL PMUOJMPSM

179447240

NOVA CIDADE - îÉåÇç Å~ë~ Åçã

OèíçëI ëä~I ÅçòI ïÅI Ö~ê~J ÖÉã ÅçÄÉêí~I ãìê~Ç~I Öê~ÇÉ~Ç~I ÄÉã äçÅ~äáò~Ç~ oATMãáä èìáí~Ç~ å~ prJ e^_K cWVOOSJRMRULUORQJ OTQU

179447813

îÉåÇç Å~ë~ ÇÉëçÅìé~Ç~ Åçã OèíçëI ëä~I ÅçòI ïÅI å~ ÅÉêßãáÅ~I ãìê~Ç~I Ñçêê~Ç~Öê~ÇÉ~J Ç ~ K o A S R ã á ä K c W V NN O J NVNSL VOUUJUMMT

NOVA CIDADE -

179447832

NOVA CIDADE PRÓXIMO AO DB - îÉåÇç

Å~ë~ Oèì~êíçëIë~ä~IÅçòá åÜ~ ïÅI ÅÉêßãáÅ~I Ñçêê~Ç~ Öê~ÇK Ö~ê~ÖK ÅçÄÉêí~ oATMãáä cWVNNOJNVNSL VOUUJUMMT

179447836

NOVA CIDADE PX. DO DB E AV MARGARIDA - _Éã içÅ~äáò~Ç~

îÉåÇç Å~ë~ Åçã OèíçëI ëä~I ÅçòI ïÅI å~ ÅÉêßãáÅ~K oAURãáä íê~åëÑÉêÆåÅá~ cWVOOSJRMRUL UORQJOTQU

179447803

NOVA CIDADE- PRÓXIMO AO DB - Å~ë~

êÉÑçêã~Ç~ ëä O~ãÄI Oèíë ëL NëíÉI ÅéI ÅçòK É ÉíÅK oANPRãáä ëáå~ä oANMãáä ^ÅK Å~êí~ ÇÉ Åê¨ÇK É cdqp UNPPJOUOSL VPTUJRNUSL VNOQJVQMM ÅêÉÅá SOTéÑ 179447914

NOVA CIDADE/BURITI - îÇç Å~ë~

Oèì~êíçëI ë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅI Öê~ÇI ÅÉêßãáÅ~I ãìêK oAQRãáä cWVNNOJNVNSL VOUUJUMMT

179447834

NOVA CIDADE/CIDADÃO 5 - îÉåÇç

Å~ë~I ÅLOèíçëI ëä~I ÅçòI ïÅI Öê~ÇÉ~Ç~I oAQRãáä cWVNNOJNVNSL VOUUJUMMT 179447840

NOVO ALEIXO - îÇç äáåÇ~ Å~ë~

åìåÅ~ Ü~Äáí~Ç~ Oèì~êíëI ë~ä~ ÅçòáåÜ~IïÅI èìáåí~ä å~ ÅÉêßJ ãáÅ~IÑçêêçIÖÆëëçIéç´ç~êíÉëK oANNRãáä cWVNPOJVUUOL UNQP PRQVL PMUOJMPSM

179447234

NOVO ISRAEL - ÅLèíI ë~ä~I ÅçòI

ïÅI ÅÉêßãI ÑçêêI ãìêI ÇÉJ ëçÅI Å~ë~ åçî~K oAPRãáä cëWVOOSJPRUQLUNQSJ QRSOLVNQOJURMU tÜ~í ë~éé

179447241

PQ. SANTA ETELVINA/ IMPERDÍVEL -

îÉåÇç íÉêêÉåç ãÉÇK NSñOM ÅL N sáä~K `~Ç~ âáíáåÉíÉ ÅL P Åçãé~êíáãÉåíçë oASRjáä ^ÅK mêçéçëí~ cëWVOORJ RQUTLUNVQJ QOUQL PMNNJ NQNT 179447648

RAIO DO SOL - sÇç Å~ë~ ÅLO èíçë

ÇÉ oAPMãáä ~ QRãáäK mêÉJ ´ç ~ åÉÖçÅá~êK cWVPUTJ QSOUL UNUSJMUOS

179446498

REDENÇÃO - Å~ë~ ÄÉÅç ÇÉ ~äîK

PARQUE DAS LARANJEIRAS - îÇç Å~ë~

179447397

179444816

179444815

ãÉÇKNNISñOM ~äîÉå~êá~ Åçã Pëì∞íÉëIë~ä~IÅçòáåÜ~IïÅIéç´ç ~êíÉëK •êÉ~ ÇÉ ëÉêîK oAOMMãáä cWVOQRJPTSP

179447348

SANTO AGOSTINHO - sÉåÇç N Å~ë~

ÅLOèíëI ëäI Åçò Ñçêê ãìê ÅÉê íKSIRñNO éñ ëÜçééáåÖ mKkÉÖê~ ÄÉã äçÅ~äK `çã íáíK ÇÉÑKoARRãáä cWVNSNJ SVMMLVNUQJPUTR

379447544

SANTO ANTONIO - `~ë~ ÅLOèíë ëä

ïÅ Åçò oATMMEfåÅäK•Öì~L äìòF éñK a_ Ç~ ÅçãéÉåë~ cWUNMNJNVOPLVORQJRPTM

REDENÇÃO - sÉåÇÉJëÉ Å~ë~ ÅL

TANCREDO NEVES /S. JOSÉ 3 - îÇç

379446348

Oèíë ïÅ ëä Åçò Ö~êIoATUjfiK lìíê~ Ä~áêêç Ç~ m~ò Å~ë~ ÅLPèíë ëä Åçò ïÅ ~êÉ~ ÇÉ ëÉêîK oAROjfi cWVPSPJRORUL VPORJMSVP

379446353

REDENÇÃO - îÉåÇç Å~ë~ ÅL OèíçëI

ëä~I ÅçòI ïÅI å~ ÅÉêßãáÅ~I ãìê~Ç~I Ñçêê~Ç~I ÄÉã äçJ Å~äáò~Ç~I oANPMãáä cWVOOSJRMRULUORQJOTQU

179447811

RENATO SOUZA PINTO - îÉåÇç Å~ë~

ÇÉëçÅìé~Ç~ Oèì~êíçëI ÅçòK ïÅI Ö~ê~ÖÉã oANTMãáä ëáå~ä oANMãáä ^ÅKÅ~êí~ ÇÉ Åê ¨Çáíç É cqdp cWUNPPJOUOSL VPTUJ RNUSL PMUTJSTTU ÅêÉÅá SOTéÑ

179447917

RIACHO DOCE ,TERRENO C/2 CASAS - ÇÉ ~äîÉå~êá~I íÉêêÉåç

UñPMIoANQM ãáäKcWVNSVJ MUMSLUNMUJTSQSK

379447084

O èíçë ëä Åçò ïÅ qÉêWNRñOR èìáí~Ç~K oA SRKjáä cWVOTMJQUPTLVQUOJRNTR 379447176

Å~ë~ ÇÉ ~äîK jÉÇWSñU íçJ Ç~ å~ ä~àÉ É å~ ÅÉêßãK ëä~ Oèíçë ëä~ ÇÉ à~åí~ Åçò ïÅ ëçÅá~ä oAQQKRMMIMM cWVQTMJTSSS l_pW ~Ä~áJ ñç Çç åáî¨ä Ç~ êì~K 379447050

TERRA NOVA/AV. PASSARINHO - mñK

~ç pm^ Çç d~äáä¨á~K `~ë~ kçî~ ÅL OèíëI ëäI ÅçòI ÅÉJ êßãI ÑçêêI Å~ë~ åçî~I ÇÉJ ëçÅK oAQOãáä cëW VOOSJ PRUQLUNQSJQRSOLVNQOJ URMU tÜ~íë~éé

179447554

VENDO, COMPRO, ADMINISTRO - ëÉì

áãçî¨ä Éã î•êá~ë äçÅ~äáJ Ç~ÇÉë cWVNOTJPMOQL UONQ SRVO

179447934

3 QUARTOS

179447382

RIACHO DOCE - îÉåÇç Å~ë~ Åçã

Oèì~êíçë ëÉåÇç Nëì∞íÉI ë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅ ëçÅK íÉêêKUñOM Ö~ê~ÖÉã oAROãáä cWVNNUJ MNTPLUNQNJVTURLVQTTJPSTO

179447416

RIACHO DOCE 2 - Å~ë~ êÉÑçêãK ÅL

SANTA ETELVINA - sÇç Å~ë~ ÅLO

179447388

ÇÉ `çä¨ÖáçK `~ë~ åçî∞ëëáJ ã~ ÅL OèíëI ëäI ÅçòK Éëíáäç ~ãÉêáÅ~åçI ïÅI íÇ~ å~ ÅÉJ êßãI ÑçêêI Öê~ÇI Ö~êK éL S Å~êêI ÇÉëçÅI íÉêêK éä~åçK oAQMãáä cWVNPOJ MRSVL UOOQJVORP

SÃO JOSÉ 2 ETAPA B - îÇç Åë Åçã

179447539

ÅçòK•êÉ~ ÇÉ ëÉêîKÉÇ∞Åìä~ ÅçòK Ö~êKÅçÄÉêí~ ÇÉ ÑêÉåíÉ éL Oêì~ë NNMãáä VOTSJQQOTLUOMO NROQ ïïïKçäñKã~å~ìëLäáåÅçäåK êáÄÉáêç

SANTA MARTHA, NA AV. PRINC. - mñK

ÅLOèíë ïÅ ëä Åçò oAOUjfi H lìíê~ gçêÖÉ íÉáñÉáê~ ÅL Oèíë ëä Åçò ïÅ ÅÉê ãìê Ö~ê éLOÅ~êêë éñ ÑÉáê~ Çç éêçJ Çìíçê oATMjfi cWVPSPJ RORULVPORJMSVP

OURO VERDE - OëíëI ëä Éëí~êL à~åí~ê

NOVA CIDADE - îÇç äáåÇ~ Å~ë~

NOUã² Pèíë ëLNëì∞íÉI ë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅ Ö~ê~ÖÉã éL OÅêëI ÅÉêK ãìêK Öê~ÇÉ~Ç~I Ñçêê~J Ç~ oAOPMãáä cWVOQRJ PTSP

ë~ä~IÅçòáåÜ~I ÑçêêçI ãìêK Ö~êK oAURãáä cWVNPOJVUUOL UNQPJ PRQVL PMUOJMPSM

OèíëI ëäI ÅçòI ïÅI ÑçêêI Öê~ÇI ÅÉê~ãIãìêIÖ~êK cW UNVVJ MSQQLVOTVJNUVRL oA VRãáä

M. DAS OLIVEIRAS - O èíçëK ëä~I

ÅçòI ïÅI Ñçêê~Ç~I ãìê~Ç~I éç´ç ~êíÉëá~åç oA RMãáäK^ÅÉáíç éêçéçëí~K cWVNMTJNUSOK

PETRÓPOLIS - îÉåÇç Å~ë~ Oèì~êíë

379446900

èíçëI ëäI ÅçòK N⁄ãçê~Çá~K oAQRãáä ~ åÉÖçÅá~ê cWVPUTJQSOUL UNUSJMUOS

179446499

SANTA ETELVINA, PX AO CAP - iáåJ

Ç~ Å~ë~ åçî∞ëëáã~ ÅL OèíëI ëäI ÅçòI ïÅK ëçÅI å~ ã~ëJ ë~ ÅçêêáÇ~I íÇ~ å~ ÅÉêßãI ÑçêêI Öê~ÇI UMB ãìêI Ö~êK éL P Å~êêK oAPUãáä cWVNPOJ MRSVL UOOQJVORP

179447344

AJURICABA - Å~ë~ ÉñÉÅÉäÉåíÉ

ëä O~ãÄKPèíë ëLNëíIÇÉéK ÉãéêK ÅçãéäK Ö~êKéLPÅêëI ãìêK Öê~ÇK oAPMMãáä UNPPJOUOSL VPTUJ RNUSLPSPSJOOMRLVNOQJVQMM

179447918

AMAZONINO MENDES - îÇç Å~ë~

ëäIPèì~êíçë ëL Nëì∞íêÉI •êÉ~ ÅçãÉêÅá~äI Ö~ê~ÖKPÅ~êêçëI ãìêK Öê~ÇÉ~Ç~I éçêí©ç ÇÉ ~äìãKoANRMãáäëáå~äoANMãáä ^ÅK Å~êí~ ÇÉ Åê¨Çáíç É ÑÖíë cWUNPPJOUOSL VPTUJRNUSL PSPSJOOMRL VNOQJVQMM

179447923


Segunda-feira, 24 de março de 2014

Å~ë~ ÅL ëäI Åçé~LÅçòI ïÅ ëçÅá~ä H Oèíçë H âáíáåÉí ÅL ëä É ëíÉK Ö~êK éLQ Å~êêçë oANOMãáä k©ç ÑáJ å~åÅá~K cW VNSO PPMNL UNMP QNQU

PQ. SANTA ETELVINA/ LINDA CASA -

COROADO I - sÇç µíK Å~ë~ Ekçî~F

PQ. SOLIMÕES/PX. A BEMOL - îÉåJ

COROADO 3 - sÇç

3 QUARTOS ARMANDO MENDES - PèíëIëä É ëí~ê

ëä à~åí~êIÅçòKïÅ ëçÅá~äI ÉÇ∞ÅìäK •êÉ~ ëÉêîá´çK ïÅI ÑçêêK Öê~ÇK ÅÉê~ãKoARUãáä cWUURRJ MQUQ VOTSJQQOTLUOMOJNROQ éñ ~ é~ê~Ç~ ÇÉ ∑åáÄìëJ ïïïKçäñK ã~å~ìëLäáåÅçäåKêáÄÉáêç

179447386

ARMANDO MENDES - îÇç Å~ë~ Pèíë

ëä Éëí~êIÅçòK ïÅ ëçÅá~ä Ö~êK éLPÅêëI éêµñáãç Ç~ éêáåÅá é~ä cWUURRJMQUQLVOTSJQQOTL UOMOJNROQ ïïïKçäñKã~J å~ìëLäáåÅçäåKêáÄÉáêç

179447379

BAIRRO DA PAZ - Å~ë~ oATUjfi

b oAROjfi ÅLO É Pèíë ÅL Ö~ê~ÖÉãK cWVPSPJRORUL VPORJMSVP

379446349

BAIRRO FLORES/CJ. SUBTENENTES -

Å~ë~ Éã ÅçåÇK ÑÉÅÜ~ÇçI MP èíëIëÉåÇç MN ëì∞íÉIéáëÅáJ å~IÖ~êK éL MQ Å~êêçë oAPRMãáä ~ÅíKÑáå~åKcWVPRMJ MRMTL UNTS OOVQK

179447895

^ÇJ èìáê~ ëÉì áãµîÉä éêµéêáç Åçã é~êÅÉä~ë èìÉ Å~ÄÉã åç ëÉì ÄçäëçI ~ é~êíáê ÇÉ oAVMjáä Åçã é~êÅÉä~ë ÇÉ oATMM cëWUNOPJMQTQLVPRNJUQVM

CASAS E APARTAMENTOS -

179444159

CD.RESID. LARANJEIRAS - PëíëI ëä

Éëí~êLà~åí~êIÅçòK ä~î~ÄçI ÉëÅêáíI •êKëÉêîKÉÇ∞Åìä~ ÅLÅÜìêêK ïÅ ëçÅK ÄäáåÇÉñIÖÉëëç éçêÅÉJ ä~å~íç ãçî¨áë éêçàÉí~Ççë oATRMãáä cWUURRJMQUQL VOTS QQOTL UOMOJNROQ ïïïKçäñK ã~å~ìëLäáåÅçäåKêáÄÉáêç

179447383

CID.NOVA - ÉñÅÉäKÅ~ë~ NŸ ãçêIëä

O~ãÄK Pèíë ëLNëíÉI ÅçòK ~ãéä~ ãÉë~ ~ãÉêK ÅÉêK ÇÉ NŸI Ñçêêç ms` oANUMãáä ÅL ÉåíêK ~ é~êíáê ÇÉ NUãáä êÉëí~åíÉ Ñáå~åÅáJ ~Çç éÉä~ Å~áñ~ E~ÅÉáíç ëÉì ÑÖëíëF UNPPJOUOSL VPTUJ RNUS PSPSJOOMRL VNOQJVQMM

179447928

CIDADE DE DEUS - PèíëI ë~ä~I ë~ä~

ÇÉ à~åí~êI ÅçòK ïÅI íÉêêKNMñOR éä~åç é~êÅá~äãÉíÉ ãìê~ Ç~ oARUãáä éêµñKáÖêÉà~ Å~í µäáÅ~ cWVNNUJMNTPL UNQNJVTURL VQTTJPSTO

179447415

CIDADE NOVA - Å~ë~ PèíëIëäIÅçòK

ãìêKÅÉêKÖê~ÇKíÉêêÉåç ~ã éäç ÄÉã éêµñáãç ~ ~îKíáãÄá ê~ë oANUMãáä ^ÅÉáíç Ñáå~åÅá~J ãÉåíç cWVOOSJRMRUL VNNN JTVQR LUORQJOTQU

179447782

CJ. FRANCISCA MENDES - sÇç Å~ë~

ÅLPèíçëK oAQRãáä ~ åÉÖçJ Åá~êK cWVPUTJQSOUL UNUSJ MUOS

179446501

COMPENSA, ÓTIMA LOCALIZAÇÃO -

oì~W N⁄ ÇÉ j~áçK `~ë~ ÅL PèíëI ëäI ÅçòI ïÅK ëçÅI å~ ÅÉêßãI ÑçêêI Öê~ÇI Ö~êK éL N Å~êêK oANRMãáä cWVNPOJ MRSVL UOOQJVORP 179447346

COND. RESID. SANTORINI - P ëì∞J

íÉëI Q î~Ö~ë éLÅ~êêçI ÉÇ∞J Åìä~I éç´çI ~êã•êáçëI ÄäáåJ ÇÉñI ÖÉëëçI Å∑ãçÇçë ~ãJ éäçëI ÄÉã áäìãáå~Ç~I ÜçJ ãÉI íÉêêÉåç OMñRMK ^ÅKcáJ å~åÅá~ãÉåíçLcÖíë oA TNMãáä cW POPVJOVPSLUQMRJVMSV çì ïïïKëçê~ó~îÉä~ëJ èìÉKÅçãKÄê

179447857

CONJ. CAMPOS ELISEOS - P èì~êJ

íçëI íçÇ~ å~ ä~àÉI ëì∞íÉë Å~ë~ä ~ãéä~I ëéäáíI ~ãéäç íÉêêÉJ åçI ~éíç áåÇÉéÉåÇÉåíÉ é~ê~ äçÅ~´©ç åç ~åÇ~ê ëìéÉêáJ çêI êÉÑçêã~Ç~I PQRãO ÇÉ •êÉ~ Åçåëíêì∞Ç~I ÄÉã äçJ Å~äáò~Ç~I êì~ ä~êÖ~I ^ÅK cáå~åÅá~ãÉåíçLcÖíë oA QPMãáä cW POPVJOVPSL UQMRJVMSV çì ïïïKëçJ ê~ó~îÉä~ëèìÉKÅçãKÄê 179447860

CONJ. CANARANAS - Å~ë~ èìáí ~Ç~

Pèíë ëLNëíÉI ëä Éëí~êLà~åí~ê ÉÇáÅìä~I ïÅ ëçÅK Ö~êK ^é Éå~ë oAOPMãáä ÄÉã äçÅ~äáò~Ç~ cWVNQNJVNPML VVUTJOPNM

179447822

CONJ. INDUSTRIÁRIO - Å~ë~ PëíëI

ëä ÇÉ îáëáí~Là~åí~êI ÅçòI •êKëÉêîI Ö~êKOÅ~êêçëIãìê~Ç~IéêíK ~äìãI ÅÉêÅ~ Éä¨íêI é´ç ~êíK oANPMãáäK cWPSOVJMSURL VQRSJUPSM

179446793

179447159

ÇÉ O éáëçëK N⁄ éáëç ÅL ëäI ÅçòK O èíçë ëÇç N ëíÉK O⁄ ÅL î~êK ëäK èíçK ÅçòK ïÅ ëçÅá~ä Ö~êK ÅL Öê~åÇÉ íÉêêÉåçK êANQMãáä ^ÅK Å~êêç Åçãç é~êíÉ Çç é~ÖK cW VNSO PPMNLUNMP QNQU 179447161

DOM PEDRO- ALVORADA - ÄÉäáë ëáã~

Å~ë~ Pèíë ëLOëíë Nã~ëíÉêI ~êã•êáçëIÅçòKÅÜìêêK Åáê Åìáíç áåíÉêåçIÅÉêÅ~ Éä¨íêK éí©ç ~ìíãK à~êÇáãIOé~îáãÉåíç ÅLë~ Å~Ç~ oAPTMãáä ~ÅKÑáå~åÅá~ ãÉåíç cWVNPOJVUUOL UNQPJPRQVL PMUOJMPSM

179447237

Pèíçë ëLNëíI íÇç ãìêI Ö~J ê~ÖI éç´ç ~êíÉëá~åçI •êÉ~ Åçåëíêì∞Ç~ OPMã² oATRjáä kÉÖçÅá•îÉä cëWVOORJ RQUTLUNVQJQOUQLPMNNJ NQNT

179447638

Çç Å~ë~ ÅLPèíçëI íÇ~ ÑçêêI éçêÅÉä~å~íç H ~é~êí~ãÉåJ íç ÅLPÅçãé~êíáãÉåíçëI íÉêê NOñPRI Ö~ê~ÖÉãI éç´ç ~êíK oANRMjáä É ~ÅK pNM • aáJ ëÉä åç åÉÖµÅáçK cëWVOORJ RQUTLUNVQJQOUQLPMNNJ NQNT 179447606

PQ.10 PX.AV.DAS TORRES - Å~ë~

Pèíë ëLNëíIëä Éëí~êLà~åí~êI ÅçòK ïÅ ëçÅK •êKëÉêîKÖ~êKQÅêëI éç´ç Ñçêêç ÖÆëëçIÄäáåÇÉñ oAPUMãáä ^ÅKÑáå~åÅK cWUURRJMQUQL VOTS QQOTL UOMOJNROQ ïïïKçäñK ã~å~ìëLäáåÅçäåKêáÄÉáêç 179447389

JOÃO PAULO 2 - Åë ~äî ãÉÇKNQñMT

Pèíë ëÇç N ëíÉ ÅÉê Ñçêê ëä Åçò ïÅ Ö~ê íÉêêKPMñMVK säê ¶ ÅçãÄK jçí îá~Ö VQQSJ RPPO

379446522

MANOA - TERRA NOVA - OÅ~ë~ë åç

ãÉëãç íÉêêKNŸ PèíëIëäIÅçòKïÅ çìíê~ OèíëIëäIÅçòKïÅ ÅL éç´ç ~êíÉëK Ö~êK oATRãáä cWVNNUJ MNTPLUNQNJVTURLVQTTJPSTO

179447420

MONTE DAS OLIVEIRAS - PèíëI ëäI

ÅçòK ïÅ N⁄ ãçê~Çá~ AQTãáä éêÉ´ç åÉÖçÅá•îÉä cWVPUTJ QSOUL UNUSJMUOS

179446502

MONTE DAS OLIVEIRAS CSA 3QTS, SLA - Åçé~IÅçòIOïÅëI Ö~êIî~J

ê~åÇ~KíÇ ãìê~Ç~I~ÅáãÉåJ í~Ç~I•êK å~ ÑêÉåíÉ É ~íê•ëK oAVR ãáä cWVPVV NPRU 179446609

MORRO DA LIBERDADE - îÉåÇç Å~ë~

Oéáëçë ÅLPèì~êíçëI ë~ä~I ÅçòK HQ~é~êí~ãÉåíçë ÅLOèíë Å~Ç~ Héçåíç ÅçãÉêÅá~äI å~ éêáåÅáé~ä oAORMãáä kÉÖçÅá~K cWVOOSJRMRUL UORQ JOTQU

179447783

NOVA CIDADE - Å~ë~ Å PèíçëI ëä~I

ÅçòI ïÅI èìáí~Ç~I éêµñI ~ ~î kÉé~ä oASVãáäKcWVOOSJ RMRUL UORQJOTQU

179447799

NOVA CIDADE - îÇç ÉñÅÉäÉåíÉ Å~ë~

å∞îÉä ÉñÉÅìäíáîç Pèì~êíçë ëLNëì∞íÉI ë~ä~ O~ãÄK ÅçòIïÅ Ö~ê~ÖÉãéLOÅ~êêçëoANUMãáä UNPPJOUOSL VPTUJRNUSL PSPS JOOMRL VNOQJVQMM 179447922

PRESIDENTE VARGAS,2 PISOS - îÉåÇç

Å~ë~I PèíëIO ïÅI ë~ä~I ÅçéLÅçòI ÅÉêI Ñçêê~Ç~I•êÉ~ éLÖ~êK oANQRãáäKUNOVJ MPQTLVQVNJOSMS

179447448

REDENÇÃO - Å~ë~ ÅL P èíëEëåÇ

O ëìáíÉëF ëä ïÅ ÅçéKÅçò ÉÇáÅìä~ éáëÅK èì~ÇK ÇÉ ~êÉá~I ãìêK Ö~êK éLS Å~êêçëK oAQMMjfi cW VNVRJPPPRLVVTQJVTOO

379446310

RIACHO DOCE - îÇç Å~ë~ ÅL P èíçë

ÇÉ oAORãáä ~ åÉÖçÅá~ê cWVPUTJQSOUL UNUSJMUOS

179446497

SANTA ETELVINA - Å~ë~ Åçã PèíçëI

ëä~I ÅçòI ïÅI íçÇ~ë ~ãJ éäçëI å~ ÅÉêßãáÅ~I Ñçêê~J Ç~IÖ~ê~ÖK ÅçÄÉêí~ é L Q Å~êêçë íÉêê NMñPM íçÇç ãìê~ÇçI éêµñK ~ éêáåÅáé~ä Çç ÇÉíê~åK oANPMãáä cWVOOSJRMRUL UORQJOTQU

179447777

SANTA ETELVINA - içíK

p~åí~ qÉêÉëáå~K sÉåÇç Å~ë~ ÅL Pèíë ëä Åçò ïÅ Ö~ê H míK ÅçJ ãÉêÅá~äK s~äçê • ÅçãÄáJ å ~ êK a ç Å K ç â > c W V O V P J MOPULVNMQJNRTS 379447254

SAO GERALDO - sÉåÇç Å~ë~ ÅL

Pèíë ëä Åçò ïÅ Ö~ê •êÉ~ ÇÉ ëÉêîK s~äçê • ÅçãÄáå~êK açÅKçâ> cWVOVPJMOPUL VNMQJNRTS

379447250

NOVA CIDADE/BURACÃO- îÉåÇç Å~ë~

ÇÉ PèíçëI ëä~I ÅçòI ïÅI Ñçêê~Ç~ åç ÖÉëëçI ÅÉêßãáÅ~I Ö~J ê~ÖK ÅçÄÉêí~I ãìê~Ç~I éçêí~ç ÇÉ ~äìãáåáçI èìáí~Ç~K oANMMãáäKcWVNNOJNVNSL VOUUJUMMT

179447833

NOVO ALEIXO - îÇç Å~ë~ ÅL Pèíç

ëÇç NëíÉI ëä Öê~åÇÉI ïÅ ëçÅá~äI Åçò É •êK ëÉêîK Ö~êK ÅçÄÉêJ í~ éLNÅ~êêçK íÇ~ å~ ÅÉêßã É Öê~ÇK íÉêêK UñORK oANNMãáä k©ç Ñáå~åÅá~K ^ÅK íêçÅ~ Éã Å~ë~ ÇÉ çìíêç _~áêêçK cWVNSO PPMNL UNMP QNQU

179447156

OSVALDO FROTA I - bã ÑêÉåíÉ ~ç

jÉêÅ~ÇáåÜç _çã mêÉ´çI ÅL ëä~I ÅçòI PèíçëI ãìêI Ö~J ê~ÖK íÉêê NMñORI líáãç é~J ê~ ãçê~ê çì éçåíç ÅçãÉêJ Åá~ä oA NORãáä èìáí~Ç~ çì oANNMãáä íê~åÑÉêÆåÅá~K cWVOSVJTUQQLUNRNJVPTVK

179447932

OSVALDO FROTA II - äáåÇ~ Åë~ ÅL

ëäI ÅçòI Pèíë ëÉåÇç NëíI ÑçêêI ÅÉêI ãìêI Ö~êLOÅ~ê oANPRãáäI Ñ~äí~ oA Sjáä é~ê~ èìáí~êI ~ÅÉáí~ cdqpK cWVOSVJ TUQQLUNRNJVPTVK 179447920

PARQUE SÃO PEDRO - éñ ÄÉãçä íçêèK

`~ë~ ÅLPèíë ëä ãìê Ñçêê Ö~ê éí~ç ~ìíKoASUãáä ^ÅK Å~êJ êç ìíáäáí•êáçK cWVOORJUNUV

379447242

PETROPÓLIS - P èíëI ëäI ïÅI ÅçòI

~êK ÇÉ ëÉêîK Ö~êK é•íáçI íÉêê NMñORI ä~àÉI ÑçêêK êÉÑçêK oANRRKjfi cWVPNMJMMTU

379447525

PQ DAS LARANJEIRAS - Å~ë~ ÇÉ

PèíçëI ëä~I Åçò ãìêI å~ ÅÉêßãI H Q âáíáåÉíÉëI oANTMãáäK cWVOOSJRMRUL UORQJOTQUK

179447778

SÃO JOSÉ - îÉåÇç ìêÖÉåíÉ Å~J

CJ. TIRADENTES - sÇç äáåÇ~ Å~J

ë~ ÅL P èíçë ëìáíÉëI ëä ÉëJ í~êLà~åí~êK ÅçòK ÅL ~êã•êáJ çë ÇÉ ã~ÇÉáê~K ÉëÅêáíµêáç ÅL ~êãK ÇÉ ã~ÇÉáê~K ÅçòK ïÅ ëçÅá~äK •êÉ~ ÉñíÉêå~ ÅLéáëJ Åáå~ É ÉÇ∞Åìä~K H ÇÉéK ÇÉ ÉãéêÉÖK H ^éíçK íÉêêK NRñPMK Ö~êK éLPÅ~êêçë oAQRMãáä ^ÅK Ñáå~åÅá~ãÉåíç cëWVNSOJ PPMNL UNMPJQNQU 179447165

CONJ. DOM PEDRO (IMPERDIVEL) - Q

èì~êíçë ëÉåÇç P ëì∞íÉëI ä~àÉI O éáëçëI êÉÑçêã~Ç~I îáÇêç íÉãéÉê~ÇçI P ëéäáíI ~êã•J êáçëI ^ÅK cáå~åÅá~ãÉåíçL cÖíë oA RRMãáä E~ÅÉáí~ éêçéçëí~F cW POPVJOVPSL UQMRJVMSV çì ïïïKëçJ ê~ó~îÉä~ëèìÉKÅçãKÄê

179447862

COROADO - sÇç Å~ë~ N⁄ éáëç ëäI

ÅçòK ïÅ ëçÅá~ä H O èíçëK Ö~êK ÅçÄÉêí~ éLNÅ~êêç O⁄ éáëç ÅL Oèíçë ëÇç O ëíÉK `K íáíK ÇÉÑK oAVMãáä cëWVNSOJPPMNL UNMP QNQU

179447157

COROADO - îÇç çíK Å~ë~ ÅLO éáëçëK

N⁄éáëç ÅL ÅçòK ëä Éëí~êL à~åí~êK ïÅ ëçÅá~äK èíçK Ö~êK éL OÅ~êêçëK Oéáëç ÅL P èíçë ëÇç N ëíÉI ëäK ïÅ ëçÅá~äK î~êK ^ÅK Ñáå~åÅK oAORMãáä cWVNSO PPMNL UNMP QNQU 179447164

DOM PEDRO (IMPECAVEL) - Q èì~êíçë

ëÉåÇç O ëì∞íÉëI PMMãOI êÉÑçêã~Ç~I ÖÉëëçI éáëÅáJ å~I ~êã•êáçëI ëéäáíI éçêÅÉJ ä~å~íçI äìëíêÉI ^ÅKcáå~åÅáJ ~ãÉåíçLcÖíë oA QVUãáä cW POPVJOVPSLUQMRJVMSV çì ï ï ïK ë ç ê ~ ó ~ î É ä ~ ë J èìÉKÅçãKÄê

179447977

M. LIBERDADE - iáåÇ~ Å~ë~ O éáëç

~äîISèíëIOëäëIOÅçòIOïÅ NPñOR Ö~êK ÅL Å~ë~ ÑìåÇçë ÅL ëäI OèíëI ÅçòI ïÅ íáí ÇÉÑK cWPOPPJ VQTVLVQSQMQNM

379447340

OURO VERDE - sÇç µíK Å~ë~ ÇÉ

O éáëçëK N⁄ éáëç ÅL P èíçë ëÇç N ëíÉI ëäI ÅçòK ïÅ ëçÅá~äK O⁄ éáëç ÅL O èíçë Öê~åÇÉëI ëäI ÅçòK ïÅ ëçÅá~äK î~êK oANPMãáä ^ÅK mêçë~ãáã cW VNSO PPMNLUNMP QNQU

179447160

PARINTINS - îÇç ÉñÅÉäÉåíÉ Å~ë~

äçÅ~äáò~Ç~ QèíëIëäIÅçòK ïÅ ëçÅá~äI íÉêêKUñPM oARRãáä cWVNQNJVNPML VVUTJOPNM

179447818

POUSADA EM PARINTINS - V~éíë ãçÄK

179447009

ÅL~ê ÅçåÇK•êKÅçãìã ÅLëä Éëí~ê ÅçòKïÅ ëçÅá~äIéç´ç ~êíK ÉñÅÉäK äçÅK oAOTMãáä cWUURRJ MQUQL VOTSJQQOTLUOMOJNROQ ïïïKçäñKã~å~ìëLäáåÅçäåK êáÄÉáêç

SHANGRILA / PQ DEZ - Å~ë~ ÅL P èíçë

SANTA ETELVINA - Q èíçëI ëä~I Åçò

ë~ å~ ä~àÉ ÅL PèíëI ëäI ÅçòI O ïÅÛëK H N âáíáåÉíÉ å~ ÑêÉåíÉI íÉêêK éä~åç UñORI Ö~êK éL P Å~êêK oANNMãáä cWVNSNJ OQNT ëä Åçò O ïÅ Ö~ê~ÖK éL Q Å~êêçë íÉêêÉåç NOñPO oA PSM jáä açÅK çâ> cWVNNUJSVQQL POPSJNOVR

379446336

TERRA NOVA III - îÉåÇç Å~ë~ Pèíë

ë~ä~I ÅçòáåÜ~IïÅIî~ê~åÇ~ Ö~ê~ÖÉãI íÉêêKãÉÇK NRñPM Ñçêê~Ç~I Öê~ÇÉ~Ç~ oATPãáä VNNUJMNTPL UNQNJVTURL VQTT PSTO éêµñK~ç ãÉêÅ~ÇK ä∫ Åáç

179447406

TERRA NOVA/ AMER. DO SUL - mçê

íê~ò Ç~ ÅçÅ~ Åçä~ IîÇç Åë~ íçÇ~ å~ ä~àÉ Pèíçë ëä~ Åçò ïÅ qÉêêWNMñOQ oAQRKjfä cWVPURJTTNTLUNNSJSNPO

379447282

VILLA NOVA - P

ëíÉëI íçÇ~ åç ÄäáåÇÉñI Åçò Åäáã~íáòK å~ ä~àÉK Ö~êK éLQÅ~êêçëK éçêí©ç ÉäÉíêK éáëÅK ÅL ÜáÇêçK íÉêêK ãÉÇK NMñQR oAOUMãáä ^ÅK åÉÖçÅK ÇçÅK çâ c VQMRJSNVM L VOTSJ TRTR

179446520

4 QUARTOS OU MAIS ALVORADA 3 - sÉåÇç Å~ë~ ~äî

ÅLO ä~àÉë É éçåíç ÅçãÉêÅáJ ~ä ÇÉ Éëèìáå~K oANRMãáä L îÉåÇÉJëÉ Ä~ä~å´~ ìêNR OÖêë oANãáäL sÉåÇç ã~íÉêá~ä ÅçãéäÉíç ÇÉ é~åáÑáÅ~Ççê~K cçêåç oANjfi ^ÅK éêçé cWUOPOJMNPT LVRMTJQQUU

379446610

179447390

~ãéä~I ïÅI å~ ÅÉêßãáÅ~I ãìê~Ç~I oAURãáäK cWVOOSJRMRUL UORQJOTQUK

179447780

SANTA ETELVINA - `çãKsáëí~

~äÉÖêÉ mñ pÜçééáåÖ sá~ kçêíÉK`ë ÅLQèíëENëíF ÉÇáJ Åìä~ Ö~êKPÅ~êêë íÉêêKNMñRMK s~äçê • ÅçãÄáå~êK açÅKçâ> cWVOVPJMOPULVNMQJNRTS

379447264

SÃO JORGE - S èì~êíçëI P Ä~J

åÜÉáêçëI O éáëçëI ä~àÉI ÇçJ ÅìãÉåí~Ç~I éêµñáãç ~ ~îÉåáÇ~I ^ÅKcáå~åÅá~J ãÉåíçLcÖíë oA OTRãáä cW POPVJOVPSL UQMRJVMSV çì ï ï ïK ë ç ê ~ ó ~ î É ä ~ ë J èìÉKÅçãKÄê

179447858

SÃO JOSÉ - Å~ë~ ÅL ëäI î~ê~åJ

Ç~I ÅçòI Qèíë ëÉåÇç NëíI Ö~êK éL O Å~êêK éÉèI éí©ç ÇÉ ~äìãK H âáíáåÉíÉK oANNMãáä ÅL í∞J íìäç ÇÉÑK cW VNSO PPMNL UNMP QNQU 179447162

SÃO JOSÉ 2 - sÉåÇç Å~ë~ ÇÉ ~äî

ÅL ä~àÉI MQ èíëI Ö~ê~ÖK `L í∞í ÇÉÑáåáíáîçK mêµñK pÜçéK dK `áêÅìä~ê oA NPMjfiK cW VNSNJSVMM

379447527

ZONA NORTE - sÉåÇç î•êá~ë Å~ë~ë

Ñçêê~Ç~ëI å~ ÅÉêßãáÅ~ ÇÉJ ëçÅìé~Ç~I ÇÉ PMI PRI QM É oAQRãáäK cWVNMTJNUSOK

179447399

CASAS ALUGUEL 2 QUARTOS ALVORADA I - ^äìÖ~JëÉ N Å~ë~

ÅLOèíë ëä Åçò ïÅ é~íáçK fåJ ÅäK O ~êJÅçåÇáÅáçå~Çç oASMM cWVPSMJSSTRLPPMQJVPUN

379447068

AV. DO TURISMO - Å~ë~ åçî~ Oèíë

ëLOëÉãá ëíëIë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅI Ö~êKRÅ~êêçëI éçêí©ç ÇÉ ~äìãK oANKRMM cWVNPOJ VUUOL UNQPJPRQVL PMUOJMPSM

179447232

CONJ. VILA DA BARRA/C. NOVA - Å~ë~

ÅLOèíçëI ëäI ÅçòI ïÅI Ö~ê~J ÖÉã ÅçÄÉêí~K cëWUNOVJ SPPNLVOOU NUUU

179447321

HILEIA - ^äìÖç Å~ë~ ÅLOèíë ïÅ

ëä Åçò íçÇ~ å~ ÅÉêßãáÅ~ Ö~ê~ÖÉãK oAUMM cWVPSPJ RORULVPORJMSVP

379446351

PARQUE 10 PX CSU - Å~ë~ ÅL Oèíë

H ÇÉéÉåÇK ãìêI Öê~ÇI ÅL ÉÇ∞Åìä~ oANKTMM cWVNROJ TMTQ

179447877

3 QUARTOS ALEIXO - äáåÇ~ Å~ë~ Pèì~êíçë

ëLNëì∞íÉI Oë~ä~ëI ÅçòK ÅL ~êã•J êáçë HOïÅÛë ÅL Äçñ ÄäáåÇÉñ ÅÜìêêK Ö~êÅÄêíKOÅêëI éêíK~äìãK oANKTMM HÇÉéK Å~ì´©ç VNPOJ VUUOLUNQPJPRQVLPMUOJMPSM 179447243

ALVORADA I - ~äìÖç Å~ë~ Pèíë

ëäIÅéLÅçòK ïÅ ëçÅK •êKÇÉ ëÉêîK ïÅ ëÉêîK èìáåí~ä É Ö~êK êÉJ ëáÇÉåÅá~ä çì ÅçãÉêÅá~ä UOOMJ UNTO UUORJNOTUL VPTNJ TQVQ

179447215

OSVALDO FROTA I - ^äìÖç Å~ë~

ÇÉ P èíçëI ëä~I ÅçòI ïÅI ãìê~Ç~I Ö~ê~ÖÉãK oAUMMIMMcWVOSVJTUQQL UNRNJVPTVK

179447938

PARQUE 10 - ~äìÖç ÉñÅÉäÉåíÉ Å~ë~

ÅL Pèíçë ëLNëì∞íÉI ë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅ ëçÅI Ö~ê~J ÖÉãK säçê ~ ÅçãÄáå~ê cëWUNOVJSPPNLVNRTJUUSS

179447326

PQ. DAS GARÇAS - ~äìÖç

Å~ë~ ÅLPèíëIëÉåÇç NëìáJ íÉIOëä~ëIÅçòI OïÅëI•êÉ~ ÇÉ Éëí~êIP⁄ éáëç ÅL ìã~ î~Ö~ Ö~ê~ÖI oAUMMIMM áåÅäìëç •Öì~ É iìòI cWVQURJNQMN

GRANDE CIRCULAR - líáã~ ë~ä~

ÅçãÉêÅá~ä å~ éêáåÅáé~ä ~î Öê~åÇÉ ÅáêÅìä~ê Äçã éL ÉëÅêáíK ÇÉ ~ÇîçÖ~Åá~I ÅçåëìäK ÇÉåí~êáçI ã¨ÇáÅç ëä ÇÉ êÉìåá©ç ÉíÅK cWVPSPJRORUL VPORJMSVP

379446354

NOVA CIDADE - îÇç ãÉêÅ~Ç áåÜç

É é~åáÑáÅ~Ççê~ ÑìåÅáçå ~åÇç oAVRãáä cWVNQNJVNPML VVUTJ OPNM

179447823

NOVA CIDADE - îÉåÇç d~äé©ç

HÅ~ë~ Åçã íÉêêÉåç NMñTM å~ ^s `ìê~´~äK oAQMMãáäK ^ÅÉáíç éêçéçëí~ cWVOOSJ RMRULUORQJOTQU

179447776

NOVA CIDADE - îÉåÇç

éçåíç ÅçãÉêÅá~ä ÇÉ Éëèìáå~I íçJ Ç~ ~ •êÉ~ ÅçåëíêìáÇ~I å~ ä~àÉI Åçã ÉëÅêáíµêáç å~ EÅÉêßJ ãáÅ~F O ïÅ ~ãéäçë NQQ ãI µíáãç é~ê~ ÅçãÉêÅáç çì ÇÉéµëáíçI oA NPMãáäK cWVOOSJRMRUL UORQJOTQU

179447793

NOVO REINO - îÇç ìêÖÉåíÉ ÅçãéäK

ÇêçÖ~êá~ ëçêíáÇ~ îáíêáåÉI Ä~äÅ©ç éçêí~ ÇÉ îáÇêçI ÑìåÅáçå~ åÇç ÅLµíáãç Ñ~íìê~ãÉåíç oAVRãáä cWVNPOJVUUOL UNQPJPRQVL PMUOJMPSM

179447236

REDENÇAO - sÉåÇÉJëÉ ìã çíáJ

ãç éçåíç ÅçãÉêÅá~ä ÅLP éáëçëI ÇÉ Éëèìáå~ å~ éêáåÅáé~äK bëí• ~äìÖ~ÇçK bñÅÉäÉåíÉ éL áåJ îÉëíáãÉåíç cWVPSPJRORUL VPORJMSVP

379446357

^äìÖç éíç ÅçJ ãÉêÅK ÅL SMã²I ïÅK Ö~êK ëÉêîáåÇç éLÉëÅêáíçêáç É ~íáîK ÅçãÉêÅá~áëK ATMM VNPOJ VTSM

S. ANTÔNIO -

179446802

SANTA ELTELVINA - éçåíç

ÅçJ ãÉêÅá~äI ÇÉ Éëèìáå~ ÄÉã äçÅ~äáò~Çç éñK Çç Åçã¨êJ Åáç oATRãáäK jçíáîç ÇÉ ë~∫ÇÉK cWVOOSJRMRUL UORQJOTQUK 179447788

TERRENOS, SÍTIOS E FAZENDAS

ÉñJ ÅÉäÉåíÉ Å~ë~ ÅL Pèíçë ëL Nëì∞íÉ ÅL~êã•êáçëI ë~ä~I ÅçòáåÜ~ ÅL~êã•êáçëI Ä~J åÜÉáêçI ÅÜìêê~ëèI Ö~ê~ÖK éLQÅ~êêçëKsäçê ~ ÅçãÄáå~ê cëWUNOVJSPPNLVNRTJUUSS

179447392

PQ.DEZ-CONJ.JARDIM ORIENTE- ~äìÖç

Å~ë~ Oéáëçë QëíÉë ëLN ÅL ÜáÇêç ã~ëëK ÇÉéKÉãéêÉÖKÅçãéä ëéäáí É ~êã•êK ëä O~ãÄK ÅéL ÅçòK ÅL~êã•êK ÑçÖ©çI •êKÇÉ ëÉêîK Ö~êKSÅêëI éç´çI éêíKÉäÉíêK ÅÉêÅ~ Éä¨íêK éáëÅK ëÉêîK éL êÉëáÇK çì ÅçãÉêÅá~ä UOOMJUNTOL UUORJNOTUL VPTNJTQVQ

179447218

PONTOS COMERCIAIS AVENIDA CAMAPUÃ - éñK~ ìåá©ç

Å~ëÅ~î¨ä îÉåÇç éçåíç ÅçJ ãÉêÅá~ä ãÉÇKSñT íÉêêKSñOR oAVMãáä cWVNNUJMNTPL UNQNJ VTURL VQTTJPSTO

179447412

CIDADE DE DEUS - sÉåÇç O éçåíçë

ÅçãÉêÅá~áë Éã ÑìåÅáçå~J ãÉåíç ^îK éêáåÅáé~ä oAUR É VR jáä cWVONRJTQTT 379447695

GRANDE CIRCULAR - ^äìÖç

çíáJ ã~ p~ä~ `çãÉêÅá~ä éL bëÅK aÉåí•êáçI ^ÇîçÅ~Åá~ ëä ÇÉ êÉìåá~ç É íçÇç íáéç ÇÉ ê~J ãç å~ éêáåÅáé~äK cWVPSPJ RORULVPORJMSVP

379446350

COND. PONTA NEGRA I (IMPERDIVEL) - qÉêêÉåç Éã ÑêÉåíÉ ~

dì~êáí~I íÉêêÉåç OMñPMI éä~åçI Éëíáäç ÅÜ•Å~ê~I •êîçêÉë Ñêìí∞ÑÉê~ëI áåÖ~òÉáê~I ÅçJ èìÉáêçI éìéìåÜ~I Ä~å~å~I Å~å~I ã~åÖìÉáê~I ~´~áòÉáJ êçI é¨ ÇÉ ~ÅÉêçä~I Éã ÑêÉåíÉ ~ç g~êÇáã Ç~ë ^ã¨êáÅ~ëI ~ÅÉáí~ Ñáå~åÅá~ãÉåíç oAPURãáä cW POPVJOVPSL UQMRJVMSV çì ïïïKëçJ ê~ó~îÉä~ëèìÉKÅçãKÄê 179447983

DOM PEDRO II - îÉåÇç íÉêêÉåç

ãÉÇKUñPR éä~åç ÅLéç´ç ~êíÉëK éêµñáãç ~ç ÅÉÅçå oANRMãáä cWVNNUJMNTPL UNQNJVTURL VQTTJPSTO

179447402

ESTRADA DE PURUPURU KM06 - îÉåÇç

çì íêçÅç éçê Å~åç~ ÇÉ ~äìãáåáç Åçã ãçíçê íÉêêÉJ åç RMñRMMK mÉèìÉåç ëáJ íáçK cWVNMTJNUSO

179447394

FAZENDINHA - sÉåÇç

íÉêêÉåç NMñPM ÄÉã äçÅ~äáò~Çç éêµñK ~ ^î Çç `~å~ê~å~ oAQRãáä cWVOOSJRMRULUORQJOTQU

179447773

IRANDUBA - qWNMñQU

AOMãáäL NOIRñQQ ANRjfiLNOñPM ANRKãáäL ORñNMM ÅLáÖ~êK AORjáä VNSNJURUPLVRNTJRTNM

379447763

179447484

AV.DO TURISMO - éèKÇ~ë ã~å ëπÉë

íÉêêÉåç éä~åç OMñRM H•êÉ~ åçëÑìåÇçëÅLáÖ~ê~é¨ oAPMãáä ÅáÇKÇÉ ÇÉìë éêµñK~îK éêáåÅK éä~åç ãìêK OMñQM oAQMãáä cWVNRPJUPSP

CIDADE NOVA/PQ. EDUARDO BRAGA - ~ç ä~Çç Çç åçî~ ÅáÇ~ÇÉ É

lëî~äÇç cêçí~ îÉåÇÉJëÉN íÉêêÉåç Åçã NÅ∑ãçÇçI Ñ~äí~åÇç ~Å~Ä~ãÉåíç íÉêêK UñNR oANQãáäK cWVOSVJ TUQQLUNRNJVPTVK 179447929

179446282

RIO PRETO DA EVA - ~Çèìáê~ à• ëì~

ÅÜ~Å~ê~ RMñRM çì RMñTM ~ é~êíáê ÇÉ oAORãáä ÅL ÉëJ Åêáíìê~ É êÉÖáëíêç å~ êì~ Ççë Ä~äåÉ•êáçë cWVNQNJVNPML VVUTJOPNM

179447804

RIO PRETO DA EVA - äçíÉãÉåíç

éÉÇêç É ã~êá~ íÉêêÉåç ãÉÇK NMñPM Z PMMã² oANRãáä ëáå~ä oARãáä êÉëí~åíÉ Éã NM é~êJ ÅÉä~ë Ñáñ~ë PSPSJOOMRL VNOQJ VQMML UNPPJOUOS

179447915

RIO PRETO DA EVA - RODOVIA AM 010 - sa MO •êÉ~ë ÇÉ íÉêê~ åç

âã NMRI wcJVI Q hã ÇÉ ê~ã~ä ÅL ÑêìíÉáê~ëI O Å~å~áë ÇÉ áÖ~ê~é¨ RMã Å~Ç~I O Ä~êJ ê~ÖÉåë RMñNM ÅL ãìáí~ •Öì~K _çã é~ê~ ÉãéêÉÉåÇáJ ãÉåíç ÇÉ ã¨Çáç éçêíÉI ÑêìíáÅìäíìê~ É éáëáÅìäíìê~ ÅL ÉåÉêÖá~ cëWVNUOJNQQOL VPVUJSTTU Ñ~ä~ê ÅL ~ fë~

179444161

TERRA NOVA II - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉëçJ

179447413

LOTEAMENTO CASTANHEIRA - Å~J

TORQUATO TAPAJÓS - îÉåÇç íÉêJ

179447787

NOVA CIDADE - îÉåÇç íÉêêÉåç

éêµñáãç Ç~ mêáåÅáé~ä PI ãÉÇáåÇç NNñOMI líáã~ äçJ Å~äáò~´©ç oAPRãáäI çìíê~ Å~ë~ åç ^ã~òçåáåç jÉåJ ÇÉë QñS ÇÉ i~àÉ ëÉã íÉêJ êÉåçI oANRãáäK cWVOSVJ TUQQLUNRNJVPTVK

179447943

179447440

êÉåç ãÉÇKQNMã² oAPMMãáä Hìã~ Å~ë~ ÇÉ Oéáëçë ÅL Rèíë ëLOëíëI OëäëIOÅçòK ïÅI HOâáíáJ åÉíÉëoAORMãáäcWVOOSJRMRU UORQJOTQU

179447784

GALPÕES LÍRIO DO VALE I - éêµñK~ ~îK éêáåÅK

ÇÄ îÉåÇç ÇÉéµëáíç íçÇ~ å~ ä~àÉ OïÅÛëIÅçòK é´ç ~êíÉëK éêçåíç éLHOéáëçëI •êÉ~ ÅçåëíêK ORMã² Éã ìã íÉêêÉåç ÇÉ •êÉ~ íçí~ä QRMã² cWUOOMJ UNTOLUUORJNOTULVPTNJTQVQ

179447212

SALAS COMERCIAIS

NOVO ALEIXO - îÉåÇç íÉêêÉåç ÇÉ

NOVO ISRAEL - ãÉÇ VñNM éñ ~ç

179447762

å~ ^ã MNMI wcJV ÅL Åçã •êîçêÉë Ñêìí∞ÑÉê~ëI êç´~ ÇÉ ã~åÇáçÅ~I ä~Öç Åçã Ä~ëJ í~åíÉ •Öì~I í~åèìÉ ÇÉ éÉáñÉI ÉåÉêÖá~I íÉêêÉåçë ãÉÇK ORMñNMMM EÅ~Ç~F oAUMjáäK cëWVQTUJTTTMLVOTVJUPMU

å~ éêáåÅáé~ä Ççë ∑åáÄìë ãÉÇK UñQM éä~åçI ãìê~Çç oAPRãáä cWVNNUJMNTPL UNQNJVTURL VQTTJPSTO

CIDADE DE DEUS - éñK~ç à~êÇáã

ÄçíßåáÅç ~îKéêáåÅáé~ä íÉêêK éä~åç ãìê~Çç OMñQM oAQMãáä çìíêç ãçåíÉ Ç~ë çäáîÉáê~ë ~îKé~ëë~êáåÜç NMñTM oAPRãáä cWVNRPJUPSP

379447533

RIO PRETO DA EVA - 02 TERRENOS -

Åçã OÅÜ~ä¨ëI éáëÅáå~I ~äìÖìÉä oAOãáäK cWVOOSJRMRUL UORQJOTQU

sÉåÇç N íÉêêKRMMñNMMM ÅL áÖ~ê~é¨ Öê~åÇÉK s~äçê ~ ÅçãÄáå~êK ^ÅK éêçéçëí~K açÅ çâ> íáíìäç ÇÉÑáåáíáîç cWVOVPJMOPULVNMQJNRTS

379447252

ÇçÅìãÉåí~Çç Éã ~êÉ~ ÅçãÉêÅá~ä éñKpçé©ç É Ç~ ÑÉáê~ oAOMãáä cWVNSNJ SVMM

KM17 BR174 NA PISTA - `Ü~Å~ê~

Éëèìáå~I ÇçÅìãÉåí~Çç å~ é~êíÉ ~äí~ Çç ÅçåàìåíçI Åçã Ä~äÇê~ãÉ éL Åçåëíêìáê ìã~ Å~ë~I íÉêêKNMñOR ÅL •Öì~I äìò oATMãáä cWUURRJMQUQL VOTSJQQOTL UOMOJNROQ ïïïKçäñKã~å~ìëLäáåÅçäåK êáÄÉáêç

179447764

BR-174 KM 23 - Åçã Qâã ÇÉ ê~ã~ä

179447391

RIO PIORINI - îÉåÇç N íÉêêKNMñOR

TERRA NOVA II - îÉåÇç íÉêêÉåç

179447582

SRñORM ^j J MNM hj UP éñK ~ éçåíÉ Çç rêìÄìK oA QOãáäK cWVOOSJRMRUL UORQJOTQU

êÉåç ãÉÇKTñNV oASKRMM å~ éáëí~ cWVNNUJMNTPL UNQNJ VTURL VQTTJPSTO

ÑêÉåíÉë ãÉÇKRMMã² Åçã ÉñJ ÅÉäÉåíÉ äçÅ~äáò~´©çIéêµñáJ ãç ~ç ãáåÇ∫IÇçÅìãÉåí ~Çç oAOMMãáä cWUURRJMQUQL UOMO JNROQL VOTSJQQOT ^ÅK éêçéK ïïïKçäñKã~å~ìëLäáåÅçäåK êáÄÉáêç

éä~åçIÇçÅìãÉåí~ÇçIoANT ãáäI ~ÅÉáíç éêçéçëí~KcW VNVSJMUTP

179447942

ALIANÇA COM DEUS - îÉåÇç íÉêJ

PARQUE DEZ - äáåÇç íÉêêÉåç ÅLO

Åìé~Ç~ Oèì~êíçëI ë~ä~I ÅçòI ïÅI ãìêI Ö~Ö~êÉã oAQRãáä éêµñáãç ~ç Åçä¨Öáç Å~êãáJ åÜ~ÖÉã cWVNNUJMNTPL UNQNJ VTURL VQTTJPSTO

JARDIM SÃO LUIZ/PIORINI - íÉêêK NMñPM

MANAUS- ITACOATIARA - íÉêêÉåç

179447325

ÇÉ Éëí~êLà~åí~êI ÅçòK ä~î~ Äç ÉÇ∞Åìä~ ÅL•êK ÇÉ ëÉêîK ïÅ ëçÅK èíç ÇÉ ÉãéêÉÖK éç´ç ~êíëK Öê~ÇK ÅÉêÅ~ Éä¨íêK oAOKOMM cWUURRJMQUQL VOTSJ QQOTL UOMOJNROQ ïïïKçäñKã~J å~ìëLäáåÅçäåKêáÄÉáêç

179447959

ë~ ÇÉ ~äîÉå~êá~ ë~ä~I èì~êíçI ÅçòK ïÅI éç´ç ~êíÉëK íÉêêK NMñORoAPRãáäcWVNOTJPMOQL UONQJSRVOL VOTTJ PNRT

379442193

FLORES - Å~ë~ Qèíë ëLPëíëI ë~ä~

dì~êáí~I íÉêêÉåç OMñPMI éä~åçI Éëíáäç ÅÜ•Å~ê~I •êîçêÉë Ñêìí∞ÑÉê~ëI áåÖ~òÉáê~I ÅçJ èìÉáêçI éìéìåÜ~I Ä~å~å~I Å~å~I ã~åÖìÉáê~I ~´~áòÉáJ êçI é¨ ÇÉ ~ÅÉêçä~I Éã ÑêÉåíÉ ~ç g~êÇáã Ç~ë ^ã¨êáÅ~ëI ~ÅÉáí~ Ñáå~åÅá~ãÉåíç oAPURãáä cWPOPVJOVPSL UQMRJVMSV çì ïïïKëçJ ê~ó~îÉä~ëèìÉKÅçãKÄê

179447810

SANTOS DRUMOND - ~äìÖç

4 QUARTOS OU MAIS

COND. PONTA NEGRA I (IMPERDIVEL) - qÉêêÉåç Éã ÑêÉåíÉ ~

179447376

jÉêÅ~ÇáåÜç i∫Åáç oANRãáä cWVNROJ TMTQ

179447872

NOVO ISRAEL - îÇç íÉêêÉåç éä~åç

ãÉÇKORñOR oAPPKRMM çìJ íêç ÅáÇ~ÇÉ ÇÉ ÇÉìë ~îKéêáåÅá é~ä ãÉÇKOMñQM ãìê~Çç oAQRãáä cWVNRPJUPSP

179447767

PARQUE DAS GARÇAS - îÉåÇç íÉêêK

éä~åç ãÉÇKNMñOR oANRãáä çìíêç åçîç áëê~Éä ORñOR éä~åç oAPPãáä cWVNRPJUPSP

179447760

A ANTÔNIO COMPRO CARROS - Å~êJ

êçë à• Ñáå~åÅ ÅL é~êÅK Éã ~íê~ëç çì èìáí~Ççë é~Öç ¶ îáëí~K POPOJPUQVLVNQSJ QPUR

379447507

COMUNIDADE VISTA ALEGRE - îÉåJ

PARQUE DAS NAÇÕES - íÉêêÉåç ãÉÇK

COMPRAMOS SEU CARRO: A MELHOR - jÉäÜçê ~î~äá~´©ç ÇÉ

179447869

179447867

179447650

Çç ìêÖÉåíÉ íÉêê ãÉÇ NMñPM ÅL O âáíáåÉíÉë É N Å~ë~ ~çë ÑìåÇçëoARSãáäcWVNROJTMTQ

NMñOM éçê íê•ë Çç ^íí~Åâ Ç~ j~ñ qÉáñÉáê~ oASMãáä ^ÅK mêçéçëí~ cWVNROJ TMTQ

j~å~ìë>m~Ö~ãçë å~ ÜçJ ê~> iáÖìÉ É ~ÖÉåÇÉ cWPOPU SMQML POPU SVPSL VQPR NNUMK


Segunda-feira, 24 de março de 2014

MONTANA SPORT 1.8 FLEX - íçé MRLMR

ÅçãéäÉí~ ÇÉ íìÇç îÉêãÉJ äÜ~ ëÜçï oAVKRMMHQMñ RTM à• Ñáå~åÅK ¥ éêÉÅK íê~åëÑK ~Å éé POPOJPUQVLVNQSJ QPUR 379447514

PRA FECHAR NEGÓCIO: COBALT LTZ - ^rqK

jçÇ OMNP ~éÉå~ë NRKMMMhj oA QNKVMMIMM çì båíKHQUñ oAUSMIMM cWPOPU SVPSLVQPR OPSRLVQPR NNUUK 179447649

FIAT LINEA ABSOLUTE 2010 -

`çãéäÉíçI Åáåò~ íÉääìêáJ ìãI Ä~åÅçë ÇÉ ÅçìêçI ~êç NT äáÖ~ äÉîÉI ÇçÅK çâK s~J äçê ~ ÅçãÄáå~êK cWVOTOJ TMONLVNNUJQNTV 179446778

FIAT STRADA 02/02 - èìáí~Ç~I

îáëíçêá~Ç~I ÅçãéäÉí~I E^êL ÇáêÉ´©çKÜI íê~î~ É ëçãFI ~êç NQ äáÖ~ äÉîÉI áåëìÑáäãI Å~J Äáå~ ÉëíÉåÇáÇ~I îÉåÇç çì íêçÅç éçê Å~êêç ÇÉ é~ëJ ëÉáç ~åç OMMP Éã Çá~åíÉK cWEVPUMJUNUT J tÜ~íë~J ééF 179447467

AVALIE SEU CARRO, COMPRAMOS -

ëL îÉ∞Åìäç> ^î~äá~ãçë çå ÇÉ îçÅÆ ÉëíáîÉêK iáÖìÉ É ~ÖÉåÇÉ cWPOPUJMTMRLVQPRJOPOSL VQPRJNNUMK

179447621

GRAND SIENA 1.4 - ÅçãéäÉíçI QéI

ÑäÉñI Mâã NQLNQ îäê NKMMM H é~êÅ RTRI å©ç Åçåëìäí~ ëÉê~ë~ ëéÅ cWVOVSJ NUQV

379445358

IMPERDÍVEL: STRADA CAB. ESTENDIDA - bãéä~ÅKLfåëìäÑLÅ~éçJ

í~I íK ÅÜÉáç ~ é~êíáê oA QMKVMMIMM cWPOPU SVPSL VPQR QSNVLVQPQ NNTMK

éçêí~ëI ÅçãéäÉíçI ëìéÉê ÅçåëÉêJ î~ÇçI íçÇç êÉîáë~ÇçK oANMKVMM cáå~åÅá~ ~í¨ PSñ cëWVNPPJVRPULUNOPJMQTQ

NÃO PERCA : STRADA CD EMPLAC. -

SIENA ATTRACTIVE 1.4 COMPLETO -

179447647

áåëìäÑáäãIÅ~éçí~ É íK ÅÜÉáç ~ é~êíáê oA QSKVMMIMM cW POPU SVPSL VPQR QSNVLVQPQ NNTMK

179447645

PROMOÇÃO: PALIO ATTRACTIVE -

jlaKOMNQ Åçã ^oLaeL sbL qbLplj É Éãéä~ÅK oAQNKVMMIMM çì båíKHQUñ oA UQMIMM cW POPU SVPSL VQPR OPSRLVQPR NNUUK 179447653

SIENA 07 - `çãéäK `~ãáåÜ©ç

st UJNOM ÅL Ä~∫ ÇÉ SIR ãíë s~äçê ¶ `çãÄK ^ÅK éêçéK VNURJVUNPLUOMVJ NTPU 379446889

SIENA 1.0 8V 03/03 - Q

179444158

`çã Éãéä~Å~ãÉåíç ~éÉJ å~ë oAQQKVMMIMM Ed~åÜÉ ÇîÇ çì Ä~åÅç ÇÉ ÅçìêçF cWPOPU SVPSL VPQR QSNVL VQPQ NNTMK 179447655

GOL, CELTA, PÁLIO - kçîçë É pÉãá

åçîçë ÅL é~êÅÉä~ë ~ é~êíáê ÇÉ oAPMMK pÉã ÄìêçÅê~J Åá~ É Åçã íçÇ~ ëÉÖìê~åJ ´~K cëWVNPPJVRPULUNOPJMQTQ

179444160

OFERTA: L200 TRITON BRANCA -

jlaKOMNP ÅçãéäÉí~ oA SQKVMMIMM çì båíKHQUñ oA NKPMMIMM cWPOPUJMTMRL VQTRJMNUULVQPRJOPOSK

UTILITÁRIOS, ÔNIBUS E CAMINHÕES

ÅçãéäÉí~ oA RVKVMMIMM çì båíKHQUñ oA NKOMMIMM cW POPU MTMRL VOSR MVUQL VQPR OPOSK

FESTIVAL DE PICK UP’S PRONTA -

FORD K.A 1.0 8V FLEX 09/10 - ~êI ~äI

179447643

179447641

ëçãI RP âãI ëìéÉê åçîçI íÇç êÉîáë~Çç oANSKVMM ~ÅK Å~êêçEJFî~äçê cWVNPPJ VRPU 179444577

RANGER LTD 10/11 - aáÉëÉä QñQ

íçé ã~åì~ä ÅÇ íìêÄç ÅçãJ éäÉí~ éêÉí~ oAPRKMMMH NVñ NKVMM à• ÑáåÅ ¥ éêÉÅK íê~åëÑ ~Å éé POPOJPUQVLVNQSJ QPUR

379447509

båíêÉÖ~W p~îÉáêç qêÉåÇ É `êçëë EqçÇ~ë `çêÉëF ^é~êíáê oA PUKVMMIMM çì båíKHQUu oA TVVIMM cWPOPU SVPSL VPQRJQSNVLVQPQJNNTMK

MICRONIBUS 10/11 - sli^ob tU

ÉñÉÅìíáîç Éã ëÉêîá´ç å~ éê~´~ ÅLPO äìÖ~J êÉëKoANRMjfiK ^ÅKéêçé cWVNUTJUSQP 379446849

SPRINTER CDI 413 10/11 - ÅçãJ

éäÉí~ ÉñÉÅìíáî~ OM äìÖ~J êÉë éê~í~K açÅKçâ> oANNMjfi ÑWVNVRJPPPRLVVTQJVTOO

379446308

COMPRE AGORA: HILLUX ZERO MOD.2014 - qçÇ~ë ~ë ÅçêÉë ~ é~êíáê ÇÉ

oA UVKVMMIMM cWPOPUJ MTMRL VQPR NNURLVQPR OPOSK

179447636

COROLLA GLI AUT. BRANCO MOD.2014 - Mhj ÄÅKÅçìêçI Ñ~êçä ÇÉ

ãáäÜ~IáåëìäÑáäãIíKÅÜÉáçI éçê oASTKVMMIMM cWPOPUJ SVPSLVQPRJOPSRLVQPRJ NNUUK

179447646

IMPORTADOS

HILLUX STAND 4X4 CD MT PRATA -

jçÇKOMNN ÇáÉëÉäIÅçãéäÉJ í~ ~ é~êíáê ÇÉ oARVKVMMIMMK cWPOPU MTMRLVNPR RPTNL VQPR OPOSK 179447640

áãéÉÅ•îÉäI Äê~åÅ~I ÅçãéäÉí~I ~ìíçJ ã•íáÅ~I Ä~åÅç ÇÉ Åçìêç Å~ê~ãÉäçI oA TOãáä cW VNROJNVRS L UUMVQNVVK

BMW320I 2011 -

179447846

EXCLUSIVO:RANGER ROVER EVOQUE - OMNP Mhj éê~í~LîÉêãL

~òìäLÄê~åÅ~ ~ é~êíáê ÇÉ oANUVKVMMIMMKcW POPU MTMRLVNPR RPTNLVQPR OPOSK

179447630

NISSAN: FRONTIER LE 4X4 AUT. -

MOTO CONTEMPLADA - sÇç _êçë

bëI ~åç É ãçÇ OMNQ î~äçê PKVMM êÉëí~åÇç ONñ PTM cWVNSSJQMRT çì UNNUJ RUPU

379447652

NAUTICA LANCHA RANNER 6MIL 18 PÉS - ÅL U

äìÖ~êÉëI ãçíçê NNRK pìJ éÉê ÅçåëÉêî~Ç~ oANTjáä cçåÉWVNPPJVRPU

179444156

EMBARCAÇÕES FLUTUANTE 15CX10L - îÉåÇç çì

íêçÅç éçê ä~åÅÜ~K ^ÅÉáíç mêçéçëí~ oAOTãáäK cWVNMTJNUSO

179447401

Ççê~I ã~ëëÉáê~I P •êã•êáJ çë ÅçãéäÉíçë ÇÉ é©çK VRNQJRVOP

VENDO UM MACACO - iÉî~ Å~ê ÇÉ

OIR íçåÉä~Ç~ë oAT jfiK kÉÖçÅá~ ÅL Å~êêç ÇÉ ã~áçê î~äçêKcçåÉWVNOTJSMSML PNUQJMQNNLUNTUJTRNP

179447329

ELETRODOMÉSTICOS VENDO AR CONDICIONADO DE JANELA - TKRMM _qrë NNMîçäíëI

ÖÉä~åÇç ãìáíçI s~äçê ~ Å ç ã Ä á å ~ êK c W V P U M J UNUTEtÜ~íë~ééF 179447491

A. VINNY PLAY - ~äìÖç

Å~ã~ Éä•ëíáÅ~I éáëÅK ÄçäáåÜ~ëI áåÑä•îÉáëK qÉãçë éáéçÅ~ë É ~äÖçÇ©ç ÇçÅÉK cW VOUS USVSLVOPT ONMMK 179442685

ALUGO CAMA ELÁSTICA - ÑìíÉÄçä

ÇÉ ë~Ä©çI~áê Ä~ääIéáëÅKÇÉ ÄçJ äáåÜ~ë É çìíêçëIîÉåÇç èì~Çê~ ÇÉ ÑìíÉÄçäK ^ÅKÅ~êí©ç cWPSRNJ OQOSL VOMUJRUNV 179446070

ALUGO CHÁCARA PARA EVENTOS -

máëÅáå~I ãÉë~I ÑêÉÉòÉê oAUMM içÅ~äáò~Çç å~ oKd åìãK MT `àKbÇì~êÇç dçãÉë eáä¨á~ cWUNPSJ UOPOL UNNQJTNPP

179443167

VIDEOGAMES AP. X-BOX 360 DESTR. + KINECT - ÅîLON

ATENÇÃO! ATENÇÃO! HOMENS -

ãìäÜÉêÉë ÅLã~áë ÇÉ QM ~åçëIëçäíÉáêçëIîá∫îçëIÇáJ îçêÅá~Ççë éLÅçãéêçãáëëç ë¨êáç cWVPNQ PMVQLPMUU TNMR 179446618

FAÇA SEU CADASTRO NA NATURA -

d~åÜÉ ÄêáåÇÉë É äìÅêç ÇÉ PM ¶ NMMB cWPSUNJSMUNL VNVSJNQSNLVNRVJVTSN 179441839

GIORDANI MOTOS CONTRATA - ^ìñK

`apI OÅçåíêçäÉëI ëÉãá åçîçI éçìÅç ìëçLmKp ff ÇÉëíêîK ÅL O ÅçåíêçäÉëI R `apI îÉåJ Çç çì íêçÅç éçê åçíÉ ÄçJ çâI ~ê péäáí çì ~ê ÇÉ à~åÉJ ä~K cWVQSNJPSUU 179447483

COMPRO PLAYSTATION 2,3 OU XBOX - Åçã çì ëÉã ÇÉÑÉáíçK

m~Öç • îáëí~ Éã ÇáåÜÉáJ êçK`çãéêç ~ê `çåÇáÅáçJ å~Çç TKRMMI VKMMMI NMKMMMI NOKMMM É NUKMMM_qrpK cWVPUMJUNUTK

179447471

POÇOS ARTESIANOS

ALUGUÉIS MESAS C/OU S/ TOALHA -

É éìä~Jéìä~ ÑçåÉW PSSPJ VUVSLVPNOJQSQN

179440999

LENE FESTAS, CAMA ELÁSTICA, BUFFET - áåÑ~åíáäI d~ê´çåëI éáëÅK ÇÉ

ÄçäáåÜ~I pçãI aàK PSTNJ MOPSLUUNOJQOOOVPNUJQQVNK

179429314

FILMAGENS E FOTOGRAFIAS FILMAGENS/FOTOGRAFIAS - ^åáJ

îÉêë•êáçëIÅ~ë~ãÉåíçë É ÉîÉåíçë Éã ÖÉê~äK UNTSJ TVTS LUUMVJRSMR 379446044

TELECOMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA HOME PAGE

jÉÅßåáÅ~ ÅLÉñéK båîá~ê `s éL ÉJã~äW ÖáçêÇ~åáãçíçë] ÖáçêÇ~åáãçíçëKÅçãKÄê

179446850

GOL G3 1.0 8V 04/04 - Q éçêí~ëI

OFERTA: X1 3.0 MOD. 2011 BRANCA - qÉíç ëçä~ê QñQIÅçãéäÉí~

379446903

179446488

179447622

~éÉå~ë oATVKVMMIMM çì båíKHQUñoANKSQMIMM cWPOPU MTMRLVQPR NNURLVQPR OPOSK

VENDE-SE - Çáîáëçê~I ãçÇÉä~J

379447174

PANIFICADORA SABORES - éêÉÅáJ

ÅçãéäÉíçI ëìéÉê åçîçI íçJ Çç êÉîáë~Çç oANPKVMM cëWVNPPJVRPULUNOPJMQTQ

FESTAS

MOTOS

mê~í~IOMNOIoA TVKVMMI çì båíKH QUñ oA NKSMMIKcW POPU MTMRLVQPR NNURLVQPR OPOSK

179447625

179447381

179447637

179447644

179447634

éL î•êáçë íêÉÅÜçë åç _ê~J ëáäI åÉÖK íÄã Éã ãáäÜ~ëK c~òK êÉëÉêî~ë Éã Üçí¨áë É ~äìÖK Å~êêç cWPPONJ NNUQLPPMOJ NRRULPPMTJNNQSLPPMTJ NNRULVPNRJ PUTQ LPMUQJ QPSS FESTAS E EVENTOS

^éÉå~ë QUu oA NKSQMIMM cW POPUJMTMRLVNPRJRPTNL VQPRJOPOSK

`çãéäÉíç Mhj ~éÉå~ë oAQOKVMMIMM çì båíKHQUñ oAUSMIMM cWPOPU SVPS L VQPRJOPSRLVQPRJNNUUK

~éÉå~ë Åçã OMKMMMhj oATQKVMMIMM çì båíKHQUñ oANKRQMIMM cWPOPU MTMRL VOSR MVUQL VQPR OPOSK

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

SUPER DESCONTO: KIA SORENTO 2010/11 - qçé ÇÉ äáåÜ~ sS T iìÖK

APROVEITE: ETIOS SD PRATA 2014 -

BMW 320I BRANCA MOD.2011 -

PASSAGENS AÉREAS - ~ é~êíáê oAOVM

~éÉå~ë oASVKVMMIMM çì båíKQUñ oANKQPMIMM cWPOPU SVPSL VPQRJQSNVLVQPQJ NNTMK

179447656

179447642

COMPRE AGORA: FORD RANGER 4X4 - iqa éê~í~ ãçÇKOMNM

OPORTUNIDADE: RECTON MOD.2011 - aáÉëÉä íçé ÇÉ äáåÜ~ QuQ

ë~JëÉ ÇÉ ÅçåÑÉáíÉáêç ÅL ìêJ ÖÆåÅá~K `çãìåáÇ~ÇÉ jìåÇç åçîç cWVOOUJNOVU

PASTELARIA NOVO TEMPO - qÉJ

ãçë çë ãÉäÜçêÉë é~ëí¨áë É ã~ëë~ë éL é~ëí¨áë Ç~ ÅáÇ~ÇÉ ¶ é~êíáê ÇÉ oAMISR ÅÉåí~îçëK b ã~ëë~ë • é~êíáê ÇÉ oA MIOR É í~ãĨã ë~äÖ~Ççë ÇÉ ã~ëë~ë ÑçJ äÜ~Ç~ë É ëÉãá ÑçäÜ~Ç~ë båíêÉÖ~ãçë mL íçÇ~ j~J å~ìë É ÅáÇ~ÇÉë Çç fåíÉêáJ çêKqÉãçë ~éêçñKRM ë~ÄçJ êÉë ^ÅÉáíK Å~êíπÉë Åê¨Çáíç É Ç¨ÄáíçK cWPOONJVRRR L VONVJRVSSL QNMNJSMTPL POOPJSNPM

DIVERSOS CAIXA AMPLIFICADA FRAN MP 1000 - ÅL ê•Çáç ^ãLcãI Éåíê~Ç~

TURISMO PASSAGENS AÉREAS

ATENÇÃO! NÃO PERCA TEMPO! - c~´ç

É ~Åçãé~åÜç Öê~íìáí~J ãÉåíÉ ëÉì Ñáå~åÅá~ãÉåíç ÅL Ö~ê~åíá~ ÅçêêÉëéçåÇÉåJ íÉ `^fu^ ÉÅçå∑ãáÅ~ ÑÉJ ÇÉê~ä äáÖìÉW POPVJOVPS L UQMRJVMSV

PEDAGOGA COM EXP. EM AUTISMO - é~ê~ Ç~ê ~ìä~ Éã Å~ë~ åç

éÉê∞çÇç Ç~ ã~åÜ© ÇÉ ëÉÖ ~ ëÉñK iáÖ~ê ëçãÉåíÉ èìÉã íáîÉê ÉñéK Åçãéêçî~Ç~K cWUNRVJQSSU

179447845

ATENÇÃO!!! NÃO PERCA TEMPO - c~´ç

179447903

ÉñéÉêáÆåÅá~I êÉÑÉêÆåÅá~ É èìÉ éçëë~ Çìêãáê cçJ åÉWVNNO OSSO 179447585

PRECISA-SE DE MECÂNICO E - máåJ

íçê ~ìíçãçíáîçIÅçã ÉñéK Åçãéêçî~Ç~ Éã Å~êêçë åçîçë å~ë äáåÜ~ë äÉîÉëK cWVOVRJQOUMLPSRS MVQM 179446813

179444572

SERVIÇOS PROFISSIONAIS DINHEIRO E FINANÇAS

379446809

PRECISA-SE DE DOMÉSTICA - Åçã

éL mÉå ÇêáîÉ É Å~êí©ç ÇÉ ãÉãµêá~ H N sáçä©ç aáÖáJ çêÖÉ ^ãéäáÑáÅ~Çç oANKRMM cçåÉWVOTVJUPMU

AGENCIA ÁGUIA TUR - íáê~

ëÉì é~ëë~éçêíÉ É îáëíç ~ãÉêáJ Å ~ å ç K c W P P O N J NN U Q L PPMOJNRRUL PPMTJNNQSL PPMTJNNRU L VPNRJPUTQ L PMUQJ QPSS 179447378

COMPRO MILHAS AÉREAS - dçä L q~ã

çì^òìä oA SMMK é~Öç ¶ îáëí~ cWPPONJNNUQL PPMOJNRRUL PPMTJNNQSL PPMTJNNRU L VPNRJPUTQ L PMUQJ QPSS

179447377

Éãéê¨ëíáãç ÅçåëáÖå~Çç Åçã àìêçë ~ é~êíáê ÇÉ MIVB ~ç ãÆëK o•éáÇçI Ñ•Åáä É Ä~ê~íçK pçãÉåíÉ éL ^éçëÉåí~Ççë L mÉåëáçåáëí~ë L cìåÅáçJ å•êáçë é∫ÄäáÅçëK cW POPVJ OVPS L UQMRJVMSV 179447843

DIVERSOS CONSÓRCIOS CONTEMPLADOS -

`çãéê~ãçë É îÉåÇÉãçë `çåëµêÅáçë ÅçåíÉãéK å©ç ÅçåíÉãéK É Å~åÅÉä~Ççë kìåÉë oÉéêÉëÉåí~´πÉë cWVQVVJRPOO 379447424


32 RADAR DE NOTÍCIAS FALE COM OS EDITORES contato@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

Segunda-feira, 24 de março de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am

Prefeitos realizam mobilização em Brasília para aumento de 2% no FPM Dirigentes municipais também querem a reformulação da legislação complementar sobre o ISS TEXTO CamilaCarvalho MANAUS

A

Confederação Nacional dos Municípios (CNM) realizará, nesta terça-feira, em Brasília, uma mobilização nacional com os prefeitos, vice-prefeitos e gestores municipais do País. Eles irão ao Congresso Na-

identificação, que permitirá acesso livre à Câmara dos Deputados e ao Senado, em Brasília, onde serão debatidas as questões. Na pauta prioritária das discussões com os parlamentares, estão o aumento de 2% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a reformulação da Lei Complementar 116/2003 referente ao Imposto

cional solicitar que deputados federais e senadores priorizem os pleitos municipalistas. O presidente da Associação dos Municípios do Amazonas (AAM) e prefeito de Boca do Acre, Iran Lima (PSD), solicitou que todos os 62 prefeitos do Amazonas se inscrevam para participar da mobilização nacional. A inscrição no evento dá direito a uma carteira de

Sobre Serviços (ISS). Os prefeitos solicitarão, ainda, aos parlamentares que as desonerações do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) não causem impacto no percentual repassado aos municípios e ainda a apreciação, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da Lei 12.734/2012 que trata da redistribuição dos royalties de petróleo e gás. Tiago Melo

Homem fica preso nas ferragens de carro em acidente na Torquato Um homem, não identificado, estava dirigindo um carro modelo Chevrolet Chevette, de cor cinza e placa JWN 1288, quando perdeu o controle do carro, rodopiou na pista molhada pela chuva e atingiu um poste de concreto. O acidente aconteceu por volta das 17h30 de ontem, em frente ao condomínio Residencial River Park, localizado no sentido Centro/bairro da Avenida Torquato Tapajós, na zona norte de Manaus. O condutor, que estava sozinho no veículo, ficou preso

nas ferragens e teve de ser retirado com a ajuda do Corpo de Bombeiros, que serraram diversas partes do carro antes de retirá-lo com segurança. As informações foram dadas pelo agente Mauro Falcão, do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans). Ainda segundo o agente, o homem não portava qualquer tipo de documento que o identificasse. Falcão revelou que o homem foi socorrido por uma ambulância do Serviço de

Motorista perdeu controle do Chevette que atingiu um poste de concreto

Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, na zona leste. “Quando chegamos, ele estava desacordadoepossuíadiversases-

coriaçõespelocorpo,alémdefraturasnaspernasenosbraços”,disseo agente,ressaltandoqueavítimafora levada com vida ao hospital. O agenteafirmou,ainda,queomotoristavinhaemaltavelocidade.

Após as reuniões gerais, os prefeitos debaterão, individualmente, as dívidas previdenciárias dos municípios. Ao final do evento, os prefeitos elaborarão uma carta de reivindicações que será entregue aos parlamentares. Caso as demandas não sejam atendidas, há possibilidade de se realizar, em abril, uma paralisação nas capitais do País.

Menino de 2 anos morre após ser atropelado na zona norte O menino Roger da Silva Moraes, 2 anos, morreu, na noite de sábado, após ser atropelado, na RuaÁguiaDourada,Bloco120,no Conjunto Residencial Viver Melhor 2, zonanorte. Deacordocom o boletim da Polícia Militar, a criança foi atingida por um Celta prata,deplacaJWX 6094,conduzidoporJonatanMonteiroeSilva, 23,que,segundofamiliaresdavítima, não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Jonatan dirigia com som alto e em alta velocidade, segundo testemunhas.

LOTERIAS OS RESULTADOS DOS JOGOS SÃO ATUALIZADOS PELO SITE DA CAIXA (WWW.CAIXA.GOV.BR) ATÉ O FECHAMENTO DESTA EDIÇÃO.

MEGA-SENA

Concurso n. 1584 (22/03/2014)

03 22 27 28 50 54 Premiação Ganhadores Prêmio (R$ Sena 0 0,00 Quina 97 22.466,84 Quadra 7.379 421,90 Estimativa de Prêmio:

TIMEMANIA

Concurso n. 553 (22/03/2014)

Ganhadores Prêmio(R$) 0 0,00 2 42.601,32 121 1.005,93 2349 6,00 24476 2,00

INTERLIMEIRA/SP 6407 Estimativa de Prêmio:

Concurso n. 1033 (21/03/2014)

03 04 06 07 08 12 13 14 16 17

R$ 25.000.000,00

23 29 31 33 65 74 79 Premiação 7 acertos 6 acertos 5 acertos 4 acertos 3 acertos

LOTOFÁCIL

5,00 R$ 350.000,00

18 21 22 23 24 Premiação Ganhadores Prêmio (R$) 15 acertos

17

87.481,06

14 acertos

1.715

381,16

13 acertos

34.728

12,50

12 acertos

331.040

5,00

11 acertos 1.400.205 2,50 Estimativa de Prêmio R$ 1.500.000,00

LOTOMANIA

Concurso n. 1437 (22/03/2014)

08 09 11 16

17

19 23 37 38 39 49 51 59 61 69 77 86 90 93 97 Premiação Ganhadores Prêmio (R$) 20 acertos 1 3.007.442,05 19 acertos 9 33.885,76 18 acertos 135 2.259,05 17 acertos 1.395 136,63 16 acertos 8.126 23,45 0 acertos 0 0,00 Estimativa de Prêmio R$ 500.000,00

FIQUE ATENTO AO NÚMERO DO CONCURSO DE INTERESSE

DUPLA SENA

Concurso n. 1265 (21/03/2014)

FEDERAL

Concurso n. 04851 (22/03/2014)

PRIMEIRO SORTEIO

Prêmio

Bilhete

Prêmio (R$)

03 28 32 34 43 44

43.350

500.000,00

44.284

34.200,00

13.015

33.600,00

50.339

32.800,00

08.042

31.940,00

Premiação Ganhadores Prêmio (R$) Sena

0

0,00

Quina

42

4.500,14

56,89

Quadra

3164

Estimativa de Prêmio

R$ 4.100.000,00

SEGUNDO SORTEIO

06 12 26 38 40 43 Premiação Ganhadores Prêmio (R$) Sena 0 0,00 Quina 84 2.250,07 Quadra 3434 52,41 Estimativa de Prêmio R$ 3.607.579,47

QUINA Concurso n. 3446 (22/03/2014)

01 32 52 59 77 Premiação Ganhadores Prêmio (R$) Quina 0 0,00 Quadra 57 7.826,88 Terno 4.757 133,97 Estimativa de Prêmio R$ 1.700.000,00


0963196001395627815  

http://media.d24am.com/24am_web/389/diario/docs/0963196001395627815.pdf

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you