Issuu on Google+

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 d24am.com.br Manaus Amazonas Ano28 Número 12494

Presidente Cassiano Anunciação

FALE COM OS EDITORES contato@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

twitter.com/portalD24am

R$

1,00

facebook.com/D24am

CIDADES. JUSTIÇA INTERDITA O SAMBÓDROMO. PÁG 13 Sandro Pereira

Construtora diz que Arena da Amazônia ficará pronta em 15 dias Empresa Andrade Gutierrez informou que ainda falta o acabamento de dez escadas e de 10 banheiros, além da conclusão de 50 camarotes. VENCER PÁG 25 CIDADES

Arlesson Sicsú/Semcom

Prefeito detalha transferência de camelôs do Centro Histórico PÁG 14

ECONOMIA

Justiça Federal ‘devolve’ Porto de Manaus à Empresa de Revitalização

CPI da PedofiliachegaaJosué Netocom 22 assinaturas.POLÍTICAPÁG05

A Justiça Federal suspendeu decisão do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) e devolveu o Porto de Manaus à Empresa de Revitalização, sua arrendatária. PÁG 10

CONEXÃOLATINA ESTÁDEVOLTA PLUS PÁG 20

MULTIMÍDIA

Veja mais imagens desta edição com seu leitor QR Code ou no Portal D24am http://va.mu/dq0t


Opinião

02

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

FALE COM OS EDITORES politica@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

Editorial

Mancha na democracia e repente, profissionais da imprensa se tornaram alvos de agressões, verbais e físicas, em manifestações no Brasil. São atacados com violência, como se fossem inimigos das causas defendidas nos protestos e não aliados. Desde o início da onda de mobilizações populares no País, em junho do ano passado, 126 agressões contra jornalistas em todo o País

D

foram registradas pelo Ministério da Justiça. A morte do cinegrafista Santiago Andrade, de 49 anos, da TV Bandeirantes no Rio de Janeiro não é, portanto, um caso isolado. Ela se insere em um comportamento de hostilização cada vez mais comum: o de que é preciso fazer uso da violência para ser ouvido, ou notado. Essa é a doutrina dos ‘Black Block’, que tem como marca de ‘legitimidade’ a arruaça, o quebra-quebra e o confronto com as forças de segurança. Esse tipo de atitude se deve, em parte, à complacência do Estado com atos criminosos e, em outra parte, à concordância da sociedade

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am

Repórteres são atacados com

Éexagero supor queessa violência

violência,como se fosseminimigos das causas defendidas nos protestos enãoaliados.

contraaimprensa podefugir aocontrole, mas hámotivos para preocupação.

com um conceito ideológico que considera qualquer ato de manifestação pública um direito ininputável. Por essa forma de ver as coisas, os Black Blocks são manifestantes e não arruaceiros. É exagero supor queessa violênciacontra a imprensa pode fugir ao controle, mas há motivos para preocupação. Tanto que hápropostas para

federalizar os crimes cometidos duranteos protestos e também em situações de assassinatos de jornalistas por motivos como narcotráfico, agiotagemou disputas políticas. “Oenfrentamento desse tipode movimentoexige uma força especial”, afirma o presidente da Associação Nacional deJornais (ANJ), Carlos FernandoLindenberg

O ESPAÇO DO LEITOR

Neto, que inclui a polícia na lista dos agressores. OpresidentedaAssociação BrasileiradeEmissoras deRádio eTelevisão(Abert),Daniel Slaviero,é taxativo: “Seos órgãos responsáveis por coibir essa violêncianão tivessemdemorado paraagir,possivelmentenão estaríamos vivendoolutopela mortede umcolega”. Todos são, portanto, responsáveis. É fundamental garantir o direito à informação. A sociedade deve se posicionar contra desmandos e atos que buscam sufocar o trabalho dos profissionais da mídia, manchando o ainda recente processo de redemocratização brasileiro.

ENVIE SUA SUGESTÃO DE MATÉRIA PARA PUBLICAR: contato@d24am.com

EM TEXTOS

EM IMAGENS

D

Mais comentados no D24Am

Justiça interdita o Sambódromo a três semanas do Carnaval em Manaus

O QUE VOCÊ DISSE

Em entrevista, suspeito admite ter acendido rojão que matou cinegrafista

Então, qualquer evento deve ser proibido, shows gospel, eventos cristãos ou não, sambas, festivais de músicas e tudo o mais. Assim eu acreditarei no MP.

A NOTÍCIA FOI PUBLICADA ONTEM NO PORTAL D24AM.COM

FACEBOOK USUÁRIO: CAIRO VASCONCELOS

Esse cara não é o mesmo do vídeo! Ele com certeza foi pago para se entregar!

WEBER LUCIO, EM COMENTÁRIO PUBLICADO NO FACEBOOK DO D24AM.

USUÁRIO: AMARILDO DE SOUZA

Enquete - Política Você é a favor de protestos durante a visita da presidente Dilma Rousseff a Manaus?

Resumindo: ele acabou com duas famílias, a dele e a do cinegrafista. Que pague por seus atos. USUÁRIO: RELICE CASTRO

Menos violência, e que justiça seja feita!

Arena foi a obra que mais deu ‘dor de cabeça’, diz Omar Ator Wagner Moura será o palhaço Bozo nos cinemas

Foto: Alex Pazuello/ Agecom O governador Omar Aziz, afirmou, ontem, que a obra da Arena da Amazônia foi a que mais lhe causou ‘dor de cabeça” em toda a gestão. A afirmação foi dada na abertura da Reunião de Alinhamento e Integração dos Planos Operacionais para a Copa do Mundo.

SIM

A NOTÍCIA FOI PUBLICADA ONTEM NO PORTAL D24AM.COM

FACEBOOK USUÁRIO: MONIQUE QUADROS

Odeio palhaços! :(

Advogado de suspeitos afirma que jovens recebem R$ 150 por protesto no Rio A NOTÍCIA FOI PUBLICADA ONTEM NO PORTAL D24AM.COM

USUÁRIO: MÁH YÂCKYN

Pela primeira vez não vou gostar de um personagem dele. Tenho medo do Bozo.

FACEBOOK

que originalmente vieram da insatisfação da população, foram tomadas por militantes de partidos políticos, com objetivo único de utilizá-las em campanhas e as pessoas que estão nelas para protestar, sobretudo, para atacar partidos específicos. Isso está bem claro nas manifestações que temos acompanhado.

USUÁRIO: JADSON TAVARES

Ano político, meu caro. Ano político. USUÁRIO: JUCILENE SILVA

Que legal!

68%

USUÁRIO: FRANK ROBSON

A verdade é que essas manifestações,

MPF pede fim do limite de idade para Educação Infantil A NOTÍCIA FOI PUBLICADA ONTEM NO PORTAL

D24AM.COM

FACEBOOK

32% NÃO

3643-5080 Linha direta com o leitor

USUÁRIO: MELISSA SILVA

A questão é: tira-se o limite, mas antes obriga a criação de estrutura suficiente para receber os menores da idade anteriormente estipulada? Porque se é pra tirar por tirar, deixa como está. As instituições que se dizem preparadas para receber os menores já são deficientes (sendo a maioria paga), imagina a rede pública.

MULTIMÍDIA Baixe um leitor de QR Code no seu celular ou tablet. Fotografe o código e assista à videorreportagem ou acesse galeria de fotos.


Opinião03

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Claro& i Escuro 9120-5333/3643-5034

Judiciárioapostaemconciliação para reduzir ações deexecuçãofiscal ções de execução fiscal em curso nos tribunais federais, mesmo aquelas que foram movidas para cobrar créditos de natureza não tributária, serão obrigadas a passar numa junta de conciliação. É o que propõe projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Advocacia Geral da União (CGU). A ideia é facilitar as execuções fiscais com acordo entre as partes. Esses tipos de processos abarrotam os tribunais a cada ano. Em 2013, a Coordenadoria de Cobrança e Recuperação de Créditos da Procuradoria Geral Federal (PGF) moveu mais de 36,5 mil novos processos. São exemplos dessas cobranças as multas aplicadas por autarquias, como o Ibama, INSS, Inmetro e por agências reguladoras como a Agência Nacional de Saúde (ANS) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). O número crescente de ações de execuções fiscais tem congestionado o Judiciário. A conciliação é considerada a solução para o problema.

A

AGENDA Viagem ao interior

PRODUÇÃO Escoamento garantido

ORDEM Determinação do CNJ

A CPI da pedofilia da Câmara dos Deputados terá longa agenda no Amazonas nos dias 20 e 21 deste mês. No dia 20, os integrantes viajam a Coari onde ouvirão depoimentos e farão diligências.

Duzentas famílias de agricultores e artesãos de Urucará (AM) começam a escoar a produção. Dois caminhões possibilitam o transporte. Os veículos foram doados pelo Fundo de Promoção Social (FPS) do governo do Estado.

A ação alega descumprimento de decisão do CNJ, que determinou a remoção compulsória da juíza da Comarca de Coari. A magistrada foi removida para Presidente Figueiredo.

AUDIÊNCIA Encontro no Tribunal

ONLINE Controle total

REFORÇO Estrutura jurídica

À tarde, a CPI fará audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado, em Manaus. No dia 21, se reunirá com desembargadores do Tribunal de Justiça e Ministério Público do Amazonas.

A Advocacia Geral da União (AGU) deu posse a 56 novos advogados e reforçou a estrutura jurídica em seis Estados, um deles o Amazonas.

Com sistema digitalizado, as aulas para condutores no centro de treinamento do Detran-AM garantem o controle online pelo órgão. Teoricamente, o sistema é à prova de fraude.

VISITA Agenda em Manaus

ESTUDANTE Carteira liberada

CAMELÔS 1 Boatos para enganar

O superintendente da Caixa Econômica no Amazonas, Carlos Alberto Bonin, participa hoje, em Brasília, de definição da agenda da presidente Dilma em Manaus. Ela vem inaugurar obra habitacional financiada pelo banco.

A AGU defende, no Supremo Tribunal (STF), o direito da UNE, Ubes e ANPG de manter a filiação de entidades estudantis para expedir a Carteira de Identificação Estudantil (CIE). O DEM tenta barrar a restrição.

Alguns camelôs caíram, ontem, em boatos de que serão prejudicados pelo programa ‘Galeria Populares’. Trata-se de invenção de empresários que exploram camelôs e são donos de várias bancas ilegais no Centro.

CAMELÓDROMO Novo centro de compras

ADIADA Pedido da relatora

CAMELÔS 2 Vontade da maioria

O Centro de Comércio Popular da zona leste já tem local definido. Será um terreno de 18.835,53 metros quadrados desapropriado pela Prefeitura de Manaus. O local fica na Avenida Camapuã, nº 2.939, Cidade de Deus.

Previsto para a última terça-feira no Conselho Nacional de Justiça, o julgamento de processo contra o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e da juíza Ana Paula de Medeiros Braga foi adiado a pedido da relatora.

O programa, da Prefeitura, atende vontade da maioria da população – incluindo os camelôs – que têm consciência de que já é mais do que hora de deixar as calçadas para se tornarem microempreendedores.

STAFF Vice-Presidente Cyro Batará Anunciação Diretora Financeira Waldelina Maciel Tavares Diretor de Redação Sérgio Bártholo

Propriedade da Editora Ana Cássia Ltda. CNPJ: 04.816.658/0001-27 Av. Djalma Batista, nº 2010 - Chapada CEP.: 69.050-010 Manaus -AM- Tel: 3643-5060 Afiliado na: ANJ e IVC

Associados

Marina Silva. Ex-senadora

Paulo Ferreira. Deputado federal Adiscussãoestá sendo (PT-RS) feitaem todos os Estados. Oproblemaé queas pessoas têm muitapressapara decidir as coisas”

Lula errou ao nomear Joaquim Barbosa. Faltou avaliar a competência técnica dele”

Sobre candidaturas majoritárias nos Estados.

Insatisfeito com o cumprimento da lei que contraria o PT.

925,9

milhões de reais foi a verba orçamentária para cultura e esporte em 2013, do governo federal. Mas apenas 27,3% desse valor foram investidos. O índice é considerado muito pouco para o setor.

191,9

milhões de reais foram disponibilizados pelo Ministério do Esporte para inclusão social em projetos educativos. Somente 39,1 milhões foram gastos no ano passado, segundo o site Contas Abertas.

213,9

milhões de reais foram aplicados, ano passado, na construção de Centros de Artes e Esportes Unificados. O valor representa 40% da dotação atualizada para o ano passado.

Redação Editor Executivo: Cléber Oliveira Fone: 3643-5037 Fax: 3643-5083 E-mail: redacao@diarioam.com.br Financeiro Fone: 3643-5068 Fax: 3643-5083 E-mail: financeiro@diarioam.com.br Comercial Fone: 3643-5076 Fax: 3643-5083 E-mail: comercial@diarioam.com.br Gerência de Classificados Fone: 3643-5000 Fax: 3643-5083 E-mail: classilider@diarioam.com.br Assinatura Fone: 3643-5000 Fax: 3643-5083 E-mail: assinatura@diarioam.com.br Circulação Fone: 3643-5060 Fax: 3643-5083 E-mail: circulacao@diarioam.com.br

Sucursal Brasília: SRTV/S - Q. 701 - Conj. D - lote 05 - bl. C - s/209 - Ed. Centro Empresarial Brasilia - Brasilia - DF CEP.: 70340-907. Fone Fax: (61) 3224-3776 Cel: (61) 8433-8162 Representante: Fênix Representação de Mídia São Paulo: Fone/fax (11) 3486-7054 - E-mail:midiafenix@globo.com - Rio de Janeiro: Fone/fax: (21) 2240-5859 - email: represrio@mundibox.com.br


4 Opinião

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

ARTIGO

Coluna

ESPLANADA

Virgilio Viana

Leandro Mazzini

Sup. Geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) virgilioviana.artigo@gmail.com

Jornalista contato@colunaesplanada.com.br

Perspectivas para o desenvolvimento sustentável até 2030 – Parte 1 desenvolvimentosustentávelnãoéum conceitonovo:surgiunadécadade1980. Inicialmente,foiformuladopela ComissãoBruntland,em1987,como umconceitodeéticaintergeracional.Asgerações atuaisnãopossuemodireitodedeixaràsgerações futurasumaqualidadeambientalinferioràque receberamdeseusantepassados.Emoutras palavras:devemoscuidarbemdoquerecebemos dosnossospaiseavósparaquenossosfilhosenetos possamterumaqualidadedevidapelomenosigual anossa. Oconceitodedesenvolvimentosustentávelfoi consagradonaConferênciadoRio,em1992,e ratificadoem2012,pelaquasetotalidadedospaíses quecompõemacomunidadeinternacional.Nasua leituramaiscontemporânea,odesenvolvimento sustentávelincorporaumdesafiotriplo:fazera economiacrescerreduzindoasuapegada ecológica;reduziradesigualdadesocialerradicando apobrezaextremaepromoveraconservaçãoda naturezavalorizandoeconomicamenteosserviços ambientais.Sãoessesdesafiosquedevemnorteara humanidadenaspróximasdécadas. Estãosendoelaboradosedebatidosos ObjetivosdoDesenvolvimentoSustentável(ODS). AOrganizaçãodasNaçõesUnidas(ONU)espera aprovarosODSemsetembrode2014,apóslongoe abrangenteprocessodenegociaçãoentreos países-membros.OsODSdevemsubstituiros ObjetivosdoMilênio(ODM)apartirde2015e devemvigoraraté2030. OsObjetivosdeDesenvolvimentodoMilênio, quandolançadospelaONUparaoperíodode2000 a2015,foramvistospormuitoscomoutópicose nãoalcançáveis.EntretantoosObjetivosdo Milênioserviramcomoumabussolaparaorientar osesforçosdepaíses,estados,municípios, empresas,instituiçõesdepesquisaedasociedade civil.Paranossagratasatisfação,muitosobjetivos foramalcançadosantesdoprazo.Cabedestaque paraareduçãodapobrezanoBrasilenaAmérica Latina. AmetadaONUeraareduçãodapobreza extremaem50%até2015,tendocomoreferênciao anode1990.NoBrasil,em1990,25,6%dos brasileirostinhamrendadomiciliarpercapta abaixodalinhadepobrezainternacionalde US$1,25/dia.Em2008,apenas4,8%dapopulação erapobre.Avançossemelhantespuderamser observadosemoutrospaíses.Resultadosmuito positivosforamtambémobservadosemoutras áreascomo,porexemplo,mortalidadeinfantil. AindaémotivodediscussãoseosODM deixarãodeexistireseserãototalmenteabsorvidos pelosODS.ÉpossívelqueosODMcoexistamcom osODSdurantealgumtempo.Issoserádecisãoda AssembleiaGeraldaONU.Ofatoéquenas próximasdécadasosgovernos,asempresas,as instituiçõesdepesquisaseasociedadecivilterão comobússolaosObjetivosdoDesenvolvimento

O

A Organização das Nações Unidas (ONU) espera aprovar os ODS em setembro de 2014, após longo e abrangente processo de negociação entre os países-membros.

Sustentável. SegundoacordadonaRio+20,osObjetivosdo DesenvolvimentoSustentáveldevemser orientadospelaação,concisosefáceisde comunicareaplicáveisuniversalmenteparatodos ospaíseslevandoemcontaasdiferentesrealidades nacionais,ascapacidadeseníveisde desenvolvimentoerespeitandoasprioridadese políticasnacionais. Osecretário-geraldaONU,BanKi-Moon lançou,em2012,umainiciativachamadaRedede SoluçõesparaoDesenvolvimentoSustentávelda ONU(SDSN).Oobjetivodessainiciativaé mobilizarassociedadeshumanasdiantedos desafiosdodesenvolvimentosustentável.Para lideraressainiciativafoiconvidadooprofessor JeffreySachs,diretordoInstitutodaTerra,da UniversidadedeColumbia,nosEstadosUnidos.O ProfessorSachsconvidouumpequenogrupode especialistasparaapoiá-lonessatarefa.Tiveahonra deserconvidadoparaliderarostrabalhos relacionadoscomflorestasnaescalaglobal. UmdosprimeirosresultadosdaSDSNfoi elaborarumapropostadeObjetivosdo DesenvolvimentoSustentável,quedeverão substituirosObjetivosdeDesenvolvimentodo Milênio.ApropostadaSDSNparaosODSéa seguinte: 1.Fimdapobrezaextrema.Acabarcoma extremapobrezaemtodasassuasformas,inclusive afomeeadesnutriçãoinfantil,eapoiarpaíses altamentevulneráveis. 2.Alcançarodesenvolvimentodentrodos limitesplanetários.Todosospaísestêmodireitoa umdesenvolvimentoquerespeitelimites planetáriosequeajudeaestabilizarapopulação global. 3.Garantiraaprendizagemeficazparatodasas criançasejovensparaavidaesubsistência. Participaçãodetodasascriançasemprogramas adequadosdedesenvolvimentodaprimeira infânciaeagarantiaqueelasrecebameducação primáriaesecundáriaparaprepará-lasparaos desafiosdavidamoderna. 4.Promoveraigualdadedegênero,inclusão socialedireitoshumanos.Garantiroestadode direitoeoacessouniversalaosserviçospúblicos. Reduziradesigualdadeepromoverofimda violência,especialmentecontramulherese crianças. 5.Alcançarsaúdeebem-estaremtodasas idades.Garantiracoberturauniversaldesaúdeem todasasfasesdavida,incluindoasaúde reprodutiva. 6.Melhorarossistemasdeagriculturae aumentaraprosperidaderural.Melhoraraspráticas agrícolaseainfraestruturaruralafimdeaumentara produtividade,reduzirosimpactosambientais,e garantiraresiliênciaàsmudançasclimáticas. 7.Capacitaçãoinclusivaecidadesprodutivas. Fazercomquetodasascidadessejamsocialmente inclusivas,ambientalmentesustentáveise resilientesàsmudançasclimáticaseoutrosriscos. Desenvolverogovernoparticipativo,responsávele eficazdascidades. 8.Frearamudançaclimáticainduzidapelo homem.Reduzirasemissõesdegasesdoefeito estufaemtodosossetoresparareduzirosperigos dasalteraçõesclimáticas. 9.Asseguraramanutençãodosserviços ambientais,biodiversidadeeboagestãodos recursosnaturais.Ecossistemasmarinhose terrestresrobustossãoessenciaisparaa manutençãodavidanoplaneta. 10.Governançatransformadoraparao desenvolvimentosustentável.Éessencialassegurar atransparência,aboagestãoeumgovernosem corrupção. Éessaamelhorformadeagruparosobjetivos dodesenvolvimentosustentável?Apropostade ObjetivosdoDesenvolvimentoSustentávelem elaboraçãopeloSDSNtemtambémoobjetivode organizarodebate.Quaisdevemserasprioridades dassociedadeshumanasnoperíodode2015a 2030?Versõesatualizadaspodemseracessadas livrementenainternet(www.sdsn.org-inclusive umaemportuguês)ecomentáriosenviadospor e-mail.Éimportantequegovernos,instituiçõesde pesquisa,empresasesociedadecivilseenvolvam ativamentenesseprocesso.

PSDBisolaAzeredoparanãomanchar Aécio AcúpuladoPSDBeatéaliados isolaram odeputadoEduardoAzeredo, ex-governador deMinas eex-presidente dopartido,após adenúnciaapresentada peloprocurador-geraldaRepúblicapor peculatoelavagemdedinheiro. Aideia dos tucanos édistanciá-lodo presidenciávelAécioNeves eapontar casoisoladoecaixa 2,enãomensalão. Dia18denovembroforadadoo primeiro sinalparaAzeredo. Elenãofoi convidadopelopartidoparaoencontro degovernadores emPoços deCaldas (MG). Limpeza1 OgovernodeMG vailimpandoo caminhodeAécio. Dias antes da denúnciadoPGR,aPolíciaCivil prendeu MarcoCarone,doNovoJornal, quedivulgou a ‘ListadeFurnas’. Limpeza 2 Dia 31dejaneiro,após aprisão,duas viaturas daCivil saíramlotadas de documentos ecomputadores da redaçãodoNovoJornalemBH, consideradodeoposiçãoaoPSDB. Guerrade versões SegundoAzeredo,afamigerada ‘Listade Furnas’,comlistadochamadoMensalão Tucano,é umafarsa. Caronefoipreso por estelionatário, quejuraperseguição. Armanamão Ninguémdiscutiu,atéagora,ocontrole da vendade rojões comoo quematou o cinegrafistadaBand. Há umano,dia 20 defevereiro, um sinalizador,material similar,atingiu ematou KevinEspada numestádionaBolívia. Em1989,a torcedoraRosenery Meloentrou com foguetenoMaracanãeoatirou pertodo goldeRojas,doChile... Memória Ainvestigação sobreamortedeKevin foiarquivadapelapolíciabolivianaem agostodoanopassado,após meses de prisãodos corinthianos. Oculpadonão foiencontrado. Opitorescocaso Rosenery tornou-sea ‘cara’doBrasil:ela posou paraaPlayboy. Onde temfumaça... Apolíciaganhou motivopara aprofundar ainvestigação sobreamorte docinegrafistaSantiagoAndrade. Caio Souza,oBlackblocpreso,disseao advogado queos jovens sãoaliciados por R$150 por protesto. Há suspeitade financiamentopor partidopolítico. Primeirocadáver Oprimeirocadáver dos Blackblocs no

Leia mais textos de opinião em www.blogs.d24am.com

mundofoi umdeles,oitalianoCarlo Giuliani, 23,assassinadocom tirona cabeçaem 2001,emprotestodurantedo G8,emGênova.

Verdeou Trabalhista Luiz FernandoPezão, quedisputaráo governodoRiopeloPMDB,negocia um vicenachapacomoPDTou oPV. Quer tirar,pelomenos, umaliadodoPTedo PSDB. EstatutodaFamília OpresidentedaCâmara,Henrique Alves,determinou ainstalaçãoda ComissãoEspecialdoPL 6583/13 que tratadoEstatutodaFamília. Espera-se umembateentreevangélicos e feministas,porque umpontoprevêa criminalizaçãomais duradoaborto. Fimda vaquinha? Como sucessodearrecadação (suspeita)dos mensaleiros,odeputado tucanoJoãoCampos (GO)apresentou projetodelei quealteraoArtigo50 do CódigoPenalparaproibir a ‘vaquinha’ parapagamentodemultas de condenados pelopoder judiciário. Cofre&Justiça Ogovernador doParaná,BetoRicha (PSDB), tevedeapelar aoSTFpara quea Justiçalhedesseodireito,por liminar,de acessoaoProInvestedogovernofederal, pelo qualpediraR$817 milhões mas não levara. AUniãoalegara queos prazos estouraram. ChameoDr.Fidel! Aconteceu noPiauí, revelou oDiáriodo Povo: umamédicacubanade40 anos surtou aodescobrir o valor do seu contracheque. Esperavaganhar muito mais. LevadaparaTeresina,foi internadanoHospitalPsiquiátrico AreolinoAbreu. Adiós Amédica, que teveidentidade preservada,passou os últimos 10 dias internada, tevealtaefoidevolvidapara Havana. PaneladePressão UmapáginadoFacebookconvoca manifestantes parao quechamamde ‘aula-comício’dapré-candidataGleisi Hoffmann(PT),na sexta,na UniversidadedeMaringá. PontoFinal Alô,polícia,cadêa ‘ativista’Sininho, que criticou aimprensaepropôs consultoria advocatíciaaos assassinos do cinegrafista? ComLuanaLopes eEquipeDFeSP


Política

05

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

FALE COM OS EDITORES politica@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am

Deputados apresentam à presidência da ALE pedido de CPI da Pedofilia Apenas dois dos 24 parlamentares não assinaram o requerimento de instalação da comissão tocolmo e outros que possam surgir ao longo das nossas investigações. Éimportantedizer: ‘participem da CPI quem tem realmente vontade de atuar’. Estou nisso desde 2008. Quero apelar aos colegas que seja uma CPI de verdade e não de faz de conta”,enfatizou Castro.

TEXTO Sara Matos e Álisson Castro FOTO Sandro Pereira MANAUS

COMPOSIÇÃO

s deputados Luiz Castro (PPS) e José Ricardo (PT) protocolaram, na manhã desta quarta-feira, na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o requerimento que pede a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará casos de pedofilia no Amazonas. Assinaram o pedido 22 dos 24 deputados estaduais. Wilson Lisboa (PCdoB) e Francisco Souza (PSC) são os únicos a não assinar. Segundo Luiz Castro, Lisboa não assinou porque não está em Manaus. Francisco Souza disse não ter assinado porque acredita que o “período” é inoportuno. “Neste momento, não acredito na racionalidade dos trabalhos. A Justiça Federal já está fazendo seu trabalho. Nós tivemos tempo para fazer isso e nunca fizemos. Analisando depois de vários mandatos, eu não estou inconsciente. Estou vendo que é mais um palanque político. Não sou contra, mas não vejo o porquê”, afirmou o deputado. O presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD), não estava na Assembleia no momento da oficialização do pedido da instalação da CPI. À tarde, Josué informou ao DIÁRIO, através de mensagem pelo celular, que uma reunião será realizada na próxima semana para discutir o pedido de criação da CPI. Afirmou também que a reunião não será para instalar a CPI. “Amanhã (hoje), teremos uma pauta extensa. Portanto, essa reunião deverá acontecer semana que vem. Os encaminhamentos serão dados a partir do resultado da reunião”, disse. No último dia 31 de janeiro, o deputado Luiz Castro informou, em coletiva de imprensa realizada na ALE, que ele, José Ricardo, Marcelo Ramos (PSB)

O

Após a decisão da CPI, a ALE deverá escolher presidente, relator e membros

No início da tarde desta quarta-feira, manifestantes realizaram um protesto em frente ao TRE-AM e ao TJAM pelo combate à pedofilia

e Chico Preto (PMN) pretendiam instalar a CPI para investigar os casos de exploração sexual envolvendo o prefeito de Coari, Adail Pinheiro (PRP), além de outros casos no Estado. Até o último dia 6 deste mês, 19 deputados haviam assi-

nado o pedido. O vice-presidente da Casa, Belarmino Lins (PMDB), assinou o pedido na última terça-feira. Vera Castelo Branco (PTB) foi a última a assinar, na manhã desta quarta. O autor da proposta, deputado Luiz Castro, disse que a

CPI cooperará com os trabalhos da CPI instalada na Câmara dos Deputados. “Nós poderemos prestar um grande apoio à CPI Federal, focando os casos mais emblemáticos no Estado do Amazonas, Coari em primeiro lugar. A Es-

PROTESTO

Manifestantes pedem celeridade em processos Parlamentares e representantes da sociedade civil encaminharam, nesta quarta-feira, um abaixo-assinado ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) em que pedem maior celeridade no julgamento de crimes envolvendo o prefeito de Coari, Adail Pinheiro, e solicitam ainda que o pleno do tribunal delibere sobre a criação de uma Vara Especializada em crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Para o deputado estadual Luiz Catro (PPS) o documento tem a

função de exigir o julgamento dos processos de Adail Pinheiro. “Não queremos mais o julgamento de prescrição, queremos o julgamento de fato. Também estaremos fiscalizando de perto, para isto não morrer como da outra vez em que ele foi preso e depois foi solto, protegido e beneficiado, e ainda concorreu às eleições de 2012. A Lei da Ficha Limpa não valeu para ele”, afirmou o deputado. O abaixo-assinado foi coletado durante manifestação e passeata que iniciou em frente ao Tribunal

Regional Eleitoral, no Aleixo, zona centro-sul de Manaus, e seguiu pela Avenida André Araújo até o prédio sede do TJAM. Participante do ato público, a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Gorete Garcia, afirmou que a Prefeitura de Manaus promoverá uma campanha para combater a pedofilia. “Não podemos ficar sem nos pronunciarmos num protesto como este, iremos articular junto com o Ministério Público para combater este crime”, frisou Gorete.

Adail O prefeito de Coari, Adail Pinheiro (PRP), que responde a processos por abuso sexual de crianças e adolescentes permanece preso no quartel da cavalaria da Polícia Militar (PM). A defesa dele informou que ingressaria com pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedindo a liberação do prefeito, mas até a noite desta quarta-feira o pedido ainda não constava no site do STJ. Em 2009, o prefeito Adail Pinheiro teve prisão preventiva decretada em outro processo e chegou a ser preso, mas foi solto após conseguir um habeas corpus no STJ. No último dia 7 deste mês, o ministro Luiz Alberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a liminar que libertou o prefeito em 2009, concedida, na época, pelo ministro Gilmar Mendes. O ministro Luiz Alberto, em sua decisão, entendeu que “os fatos supostamente praticados pelo agente eram fundamentos idôneos para que se decretasse a custódia cautelar para a garantia da ordem pública”. A decisão, no entanto, não significa que a prisão pode ser decretada automaticamente.

ASSINATURAS

22 é o número de deputados que assinaram o requerimento pedindo a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na ALE.


06Política

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

TSE reverte cassação de Sabino e inelegibilidade de Reizo Castelo Branco Decisão monocrática do ministro Dias Toffoli acatou argumento de provas consideradas nulas TEXTO Camila Carvalho FOTO Arlesson Sicsú 05/07/12 MANAUS

ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, aceitou, monocraticamente, nesta terça-feira, o recurso ingressado pelo deputado federal Sabino Castelo Branco (PTB) e reverteu a cassação do seu mandato e a inelegibilidade imposta a ele e ao vereador Reizo Castelo Branco (PTB) por uso eleitoreiro do programa televisivo ‘A voz da esperança’ e por abuso de poder econômico durante o processo eleitoral de 2010. Sabino foi cassado em 2012, após o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) aceitar uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) ingressada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Com a decisão, o vereador Reizo Castelo Branco estava inelegível por oito anos e não teve o mandato cassado porque não era candidato nas eleições em 2010. Sabino permaneceu no cargo por meio de uma decisão liminar. Na decisão monocrática, o ministro considerou as provas apresentadas pelo MPE nulas por terem sido obtidas por meio de um inquérito civil. O MPE afirmava que Sabino e seu filho, vereador Reizo Castelo Branco, utilizavam, desde março de 2010, o progra-

O

PUBLICAÇÃO

A decisão está disponível no site do TSE e será publicada no Diário de Justiça Eletrônico

O deputado federal Sabino Castelo Branco e o filho dele vereador Reizo Castelo Branco foram acusados de abuso de poder econômico e político

A doação de bens foi flagrada pela Comissão de Apoio aos Juízes Coordenadores daPropagandaEleitoraldoTRE-AMnodia 2 de outubro de 2010, na véspera do pleito, nas dependências do programaAVoz daEsperança. Na decisão, o relator do recurso, ministro Dias Toffoli, deu provimento ao recurso e também julgou improcedente a Aije ingressada pelo MPE, afastando todas as sanções impostas aos parlamentares Sabino e Reizo Castelo Branco. De acordo com o ministro,

não há provas de qualquer ato ilícito cometido pelos parlamentares para obter vantagens eleitorais. Quanto ao flagrante de doações de bens às vésperas do pleito, o ministro afirmou que as testemunhas apresentadas pelo MPE (o juiz eleitoral Carlos Zamith e dois servidores da Justiça Eleitoral) declararam que não encontraram nenhum ato ilícito durante a doação dos bens. “Não houve propaganda eleitoral, referência a candidatos ou pedido de votos”, disse Toffoli.

TCE condena ex-diretor do Fundo Estadual de Habitação a pagar R$ 77,5 mil por contas irregulares

ções nos 61 municípios do interior do Amazonas. As inspeções são uma fiscalização ‘in loco’ dos dados informados nas prestações de contas de 2013 que devem ser entregues pelas prefeituras ao TCEaté 31demarçodesteano. O secretário-geral de Controle Externo do TCE, Pedro Augusto Oliveira disse que os trabalhos serão realizados em duas etapas, de maio a junho e de julho a agosto. As inspeções iniciarão nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e seguirão aos municípios que entreguarem as prestações de contas fora do prazo e nos que têm histórico de desaprovações.

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) julgou, nesta quarta-feira, irregulares as contas do ex-presidentedoFundoEstadualdeHabitação(FEH),RobsonRoberto, referente ao exercício financeiro de 2005. Ele foi multado em R$ 1,6 mil e terá de devolver R$ 75,9mil, somandoR$ 77,5mil. O conselheiro relator das contas, Júlio Pinheiro, destacou que entre as irregularidades estão três contratos paraexecução

ma televisivo para obter vantagens eleitorais. Segundo o MPE, os parlamentares praticaram abuso dos meios de comunicação e do poder econômico por meio de doação de bens à população. “Os investigados doavamcestas básicas, passagens aéreas e fluviais, pagamento de salão de festas e de buffet para formandos, ar-condicionado, geladeira, televisão, ventilador, colchão, berço e carrinho de bebê, óculos e outros eletrodomésticos”, afirmou o MPE na ação.

deobras. Segundooconselheiro, as obras foram realizadas, entre outros, sem a apresentação de estudos de impacto ambiental e apresentação de licenças emitidas por órgãos competentes. Robson Roberto deixou de justificar a diferenças detectadas entre o físico existente e o projeto arquitetônico proposto no projeto básico, além de esclarecer as divergências no valor de R$ 75.954,05. Ele tem 30 dias para pagar os valores ou

ACUSAÇÃO Sabino e Reizo foram acusados de utilizar o programa ‘A voz da esperança’ para obter vantagens eleitorais.

1

Segundo o MPE, eles doavam bens à população nos bastidores do programa em troca de votos.

2

O TSE considerou as provas nulas por terem sido obtidas em um inquérito civil.

3

para recorrer da decisão. O TCE também julgou irregulares as contas do Subcomando de Ações da Defesa Civil referentes ao exercício de 2012 na gestão do comandante Roberto Rocha. Ele foi multado em R$ 8,7 mil e tem 30 dias para pagar a multa ou recorrer da decisão. O ex-presidente da Câmara Municipal de Lábrea, Edvaldo Gomes, foi condenado pelo tribunal a devolver R$ 3,6 mil que não foram comprova-

dos na prestação de contas do Legislativo municipal de 2011. Os conselheiros aceitaram duas representações ingressadas pelo MPC contra os prefeitos de Benjamin Constant, Iracema Maia (PT), e de Tonantins, Simeão Garcia (PSD), por descumprimento da Lei Complementar 131/09 (Lei da Transparência). Eles foram multados em R$ 2,1 mil. Na sessão desta quarta-feira, oTCEaprovou oplanodeinspe-


Política 07

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Sessões do TRE-AM serão suspensas por um mês As reuniões do pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ficarão suspensas durante um mês por causa da mudançadoplenoparaa sede provisória do órgão, no campus da Faculdade Nilton Lins, na zonacentro-suldeManaus. Após a sessão que acontecerá na sexta-feira, 14, a próxima acontecerá apenas em 17 de março, de acordo com proposta aprovada pelos juízes do TRE, na sessão desta quarta-feira. Assim como está acontecendo neste mês, as reuniões do pleno, na segunda quinzena de março, ocorrerão em quatro dias de cada semana, informou o desembargador Aristóteles Thury. A mudança dos setores do TRE começou em 29 de janeiro e prosseguirão até de março. Além de discutir sobre as datas das próximas reuniões, os membros do TRE analisaram o embargo de declaração requerido pelo DEM, em que foi socilitada a reconsideração de uma decisão anterior que desaprovou a prestação de contas de 2011. No entanto, o pedido foi rejeitado pelo relator, o juiz federal Ricardo Augusto de Sales, e foi seguido pelos demais membros da Corte. Em dezembro do ano passado, as contas do DEMforam consideradas não prestadas por não terem sido apresentadas por umadvogado. Com a decisão, o partido teve as cotas do Fundo Partidário suspensas enquanto perdurar apendência. Reinaldo Okita/07/08/13

Sessões serão suspensas por conta da reforma da sede do TRE

CCJdaCâmaraMunicipal analisa179projetos ‘encalhados’ Reunião para o início da análise das propostas foi marcada para esta sexta

PROJETOS PRIORITÁRIOS

Mário disse que os projetos ficaram parados na CCJ por causa do Plano Diretor e LOA

O presidente da CCJ, vereador Mário Frota, disse que a comissão se reúne, nesta sexta-feira, para começar a discutir os mais de cem projetos acumulados

TEXTO Sara Matos FOTO Thiago Correa/CMM/18/6/13

Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal de Manaus (CMM) reúne-se às 10h desta sexta-feira para analisar 179 projetos que estão na comissão desde o ano passado. De acordo com o presidente da CCJR, vereador Mário Frota (PSDB), os 179 Projetos de Lei (PL) precisam ser deliberados com urgência. “Existem 179 projetos parados na CCJ, mas cerca de 92 já estão prontos para análise da constitucionalidade. Não quero que os projetos acumulem. Acho que 95% desses projetos são do ano passado”, afirmou o parlamentar. Mário Frota chegou a afirmar que pretende deliberar os projetos, sob o risco dos vereadores não terem o que votar no plenário neste ano. A CCJ é a primeira comissão de análise técnica por onde passam os projetos que chegam à CMM. “Quero fazer essa reunião

A

para encaminhar, pelo menos, uns 20 a 30 projetos. Estou preocupado com as sessões. Se não nos reunirmos logo, não terá projeto para ser votado em futuras sessões plenárias”, declarou o vereador. A reunião deveria ter acontecidonesta quarta-feira,após a sessão, mas foi cancelada por falta de quórum. Mário Frota disse que apenas ele e o vice-presidente da comissão, vereador Alonso Oliveira (PTC), permaneceramatéofimda sessão. “Foi o jeito cancelar porque não tinha quórum. A maioria dos colegas tinha outros compromissos. Pensei em marcar para amanhã (hoje), mas o Alonso nãopodia”, disseFrota. Para que a reunião ocorresse nesta quarta-feira, era preciso a presença de, no mínimo, quatro vereadores membros da comissão. A CCJ é a comissão responsável pela análise da constitucionalidade das propostas apresentadas na CMM. Os projetos apresentados pelos vereadores passam pela comissão e

FRASE

Mário Frota. Presidente da CCJ Estou preocupado com as sessões. Se não nos reunirmos logo, não terá projeto para ser votado em futuras sessões” Sobre urgência na análise dos PLs.

recebem parecer favorável ou contrário e só então são encaminhados à votação no plenário. Se aprovados no plenário, seguem para outras comissões. Em alguns casos, as leis são promulgadas (aprovadas sem passar por outras comissões). O presidente da CCJR ex-

plicou que não é regimental analisar todos os projetos e enviar para a votação, mas que é uma meta pessoal. “Não sou obrigado pelo regimento a analisar a constitucionalidade de todos os projetos, acabando a análise de todos que chegam aqui. Mas não gosto que acumulem para que os trabalhos não sejam prejudicados. Espero que os outros membros possam vir na sexta para a nossa primeira reunião”, enfatizou o vereador. Mário Frota afirmou que quando assumiu a presidência da comissão, em 2013, recebeu 80 projetos que eram da gestão anterior. O vereador disse que conseguiu analisar e deliberartodos os 80 projetos no ano passado Fazem parte da CCJ da Câmara Municipal, além do presidente e do vice-presidente, os vereadores Marcelo Serafim (PSB), Jacqueline Pinheiro (PPS), Gilmar Nascimento (PDT) e Wilker Barreto (PHS). A comissão possui também suplentes dos titulares.


08Política

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

José Dirceu lança site para recolher doações e pagar multa ao Supremo Apoiadores doex-ministro tentamarregimentar doadores paraajudá-loapagar dívidadomensalão TEXTO AgênciaEstado FOTO JoséCruz/ABr BRASÍLIA

poiadores do ex-ministro petista José Dirceu lançaram, nesta quarta-feira, 12, site para ajudá-lo a pagar a multa imposta pelo Supremo TribunalFederal,no valor deR$ 971.128,92, no processo do mensalão. O site registrava R$ 00,00 de arrecadação até as 16h40 desta quarta-feira. O valor arrecadado será atualizado constantementenapágina. “Échegadaahorade reparar injustiças e mostrar que a solidariedade é capaz de mudar a história. A ajuda para pagar a multa quasemilionáriaimposta peloSupremoé umprotestocoletivo contra as arbitrariedades e violações dojulgamentodaAP 470. A contribuição de cada um representa muito mais do que um gesto financeiro. Representa, antes de tudo, um gesto humano e político”, diz o site ApoioZéDirceu.

A

Recurso Dirceu tambémentrou,nesta quarta feira, 12, com recurso (agravo de instrumento) no Supremo Tribunal Federal contra decisão do ministro presidente daCorte,JoaquimBarbosa. Os advogados do ex-ministro pedem reconsideração da medida decretada terça feira, 11, por Barbosa, que suspendeu os efeitos da ordem dada pelo ministro Ricardo Lewandowski para que a Vara de Execuções Penais de Brasília prosseguisse com a análise do pedido de tra-

CONDENAÇÃO

José Dirceu foi condenado a 10 anos e 10 meses de prisão no processo do mensalão

Supremo Tribunal Federal impôs multa de R$ 971.128,92 ao ex-ministro José Dirceu por envolvimento no caso conhecido como mensalão

Site de apoio a Dirceu. Em comunicado A ajuda para pagar a multa quase milionária imposta pelo Supremo é um protesto coletivo contra as arbitrariedades e violações do julgamento da AP 470”

balhoexternodeDirceu. A defesa pede “urgência por tratar-se de réu preso”. Dirceu foidetidoemnovembro. O pedido de Dirceu para obter autorização de trabalho no escritóriodeadvocaciaJoséGerardoGrossi,com remuneração

de R$ 2,1 mil mensais, foi interrompido diante da suspeita de que ele havia usado celular no Complexo Penitenciário da Papuda. A suspeita foi desmontada por investigação da administraçãodaprisão.

Como cumpre pena em regime semiaberto, sustenta a defesa, é direito de Dirceu trabalhar foradaprisão. “Diante da decisão do órgão administrativo competente, em inquérito disciplinar fartamente instruído, concluindo pela

inexistência de falta grave, qual é o motivo para suspender o andamento da análise dos benefícios legais do agravante (Dirceu)”, questionam os criminalistas José Luís Oliveira Lima, Rodrigo Dall’Acqua e Camila Torres César, que defendem o ex-ministro. Eles pedem que a decisão de Barbosa “seja prontamente revista”. “Nenhum magistrado pode, sem justo e comprovado motivo, deixar de aplicar ao sentenciado preso os direitos assegurados pela Lei de Execução Penal”, argumentam os advogados.

Rodrigo Paiva/AE

Itália aguarda pedido de acesso da Polícia Federal aos computadores de Henrique Pizzolato Apolíciaitalianaesperaacessar rapidamente o conteúdo do computador e do tablet apreendidos com o ex-diretor de MarketingdoBancodoBrasilHenriquePizzolato, réu condenadono processo do mensalão que fugiu para Itália e foi preso na semana passada. Até o início da tarde

desta quarta-feira, 12, porém, os policiais locais esperavam que a Polícia Federal brasileira enviasse uma carta rogatória pedindo, oficialmente,oacesso,o queainda não acontecera, segundo informou ao Grupo Estado uma autoridadeitaliana queacompanha o caso. O policial, contudo,

afirmou que o pedido deve chegar logo,porqueos policiais federais brasileiros têm sido “muito rápidos”noepisódio. O conteúdo dos equipamentos apreendidos é desconhecido. Porém,depois quefoianunciado queoex-diretor deMarketingdo Banco do Brasil fugira para o ex-

terior, alguns de seus amigos divulgaram que o réu - condenado a 12 anos e 7 meses de prisão na Ação Penal 470 por peculato, lavagem de dinheiro e corrupção passiva - levara um dossiê com informações sobre a campanha de eleição do presidente Luiz InácioLuladaSilvaem 2002.

Henrique Pizzolato fugiu do Brasil e foi encontrado na Itália


Política 09

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Advogado afirma que jovens pobres recebem R$ 150 por manifestação Jonas Nunes nãoespecificou quemfaz os pagamentos,mas acusou partidos políticos deenvolvimento TEXTO AgênciaEstado FOTO Domingos Peixoto/AFP RIO DE JANEIRO

advogado Jonas Tadeu Nunes, que defende Caio Silva de Souza e Fábio Raposo, ambos indiciados pela morte do cinegrafista Santiago Andrade, disse, em entrevista à Globonews, que jovens de famílias pobres, como Caio, vêm recebendo R$ 150 para participar de cada uma das manifestações noCentrodoRiodeJaneiro. Ele não especificou quem faz os pagamentos, mas acusou partidos políticos de envolvimento. Segundo Nunes, Souza não estava foragido e se apresentou à polícia - ele foi preso na Bahia, namadrugadadesta quarta-feira, 12. Mais cedo, ele o classificou como um rapaz ‘idealista’, porém ‘manipulado’.“Essemenino foi convocado, aliciado para participar de manifestações. Esses jovens são remunerados para isso. Não estou eximindo ele de responsabilidade, mas esses jovens são municiados”.

O

Prisão Caio foi detido por volta das 3h desta quarta-feira, 12, em um hotel na cidade baiana de Feira de Santana (a 100 km de Salvador). Em entrevista rápida à TV Globo, ainda na delegaciadepolícianaBahia,Caiodisse, em voz baixa, que acendeu o rojão que atingiu e matou o cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirantes. “Acendi sim”,balbuciou eleem resposta à pergunta da jornalista. Andrade foi atingido durante um protesto contra a alta da tarifa de ônibus, no Rio, no dia 6. Depois, o acusado afirmou que teve muito receio de ser assassinado. “Fiquei com medo de me matarem”. Ao ser perguntado quempoderiamatá-lo, limitou-se a dizer: “Pessoas”. Caio Silva de Souza disse na entrevista que, embora tivesse aceso o artefato explosivo, desconhecia seu poderio. “Nem sabia que era um rojão”, disse, acrescentando que pensava trata-se de um ‘cabeção de nego’. O acusado não apresentou

AJUDA

A namorada de Caio foi a responsável por convencer o suspeito a se entregar à polícia

Santiago Andrade, da TV Bandeirantes, foi atingido por um rojão durante um protesto contra a alta da tarifa de ônibus, no Rio de Janeiro, no último dia 6

ao delegado Maurício Luciano, presidente do inquérito, a mesma confissão transmitida pela emissora. Segundo o policial, elenão quis prestar declarações a respeito do crime. Ele foi levado ao Rio em um voo convencional e chegou ao Aeroporto Internacional do Rio, às 8h40. Caio foi levado para a Cidade da Polícia, na zona norte, onde o delegado da 17ª DP, Maurício Luciano de Almeida, responsável pela prisão na Bahia, concedeu entrevista coletiva.

Cabral Ao comentar a prisão do segundo envolvido na explosão do rojão que matou o cinegrafista Santiago Andrade, Caio de Souza, o governador Sérgio Cabral (PMDB) disse que “esses dois jovens estão inseridos em um contexto maior”, que envolve partidos políticos e organizações. Sem citar nomes, Cabral afirmou: “Há partidos políticos e organizações embutidos nessas ações (de violência que ocorrem durante manifesta-

ções). Essas questões não devem ficar camufladas, é preciso tirar a máscara. A dimensão mais grave é que envolveu a vida de uma pessoa (...) Esses dois jovens fazempartede umaconcepção de desprezo do institucional,dolegal,dodemocrático.

Há grupos e segmentos de partidos políticos que desprezam o processo democrático, as instituições, a economia de mercado. Esses dois jovens estãoinseridos em um contexto maior, são ações que se complementam”.

Cabral comentou a prisão deCaiodeSouzadepois de uma solenidade no Palácio Guanabara e elogiou o trabalho da polícia. Além de Caio, está preso também o tatuador Fábio Raposo, que disse ter entregue o rojão a Caio.

Fábio Mota/AE

FRASE

Jonas Tadeu Nunes. Advogado

Caio Silva foi preso, na manhã desta quarta-feira, em Feira de Santana

Esse menino foi convocado, aliciado para participar de manifestações. Esses jovens são remunerados para isso. Não estou eximindo ele de responsabilidade”


10

Economia

FALE COM OS EDITORES economia@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am

Justiça federal devolve Porto de Manaus à Empresa de Revitalização Dnit havia anulado contratos de arrendamento e obtido reintegração da área, agora revogados CONTRATOS

Veja noticiou sobre controle político

HISTÓRIA

Disputa pelo controle político e comercial do Porto de Manaus vem desde 2003

Terminal hidroviário de cargas e passageiros está localizado no Centro Histórico de Manaus e vem sendo alvo de disputa política pelo controle comercial

TEXTO Da Redação FOTO Jair Araújo MANAUS

5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, por maioria, deu provimento ao agravo de instrumento da Empresa de Revitalização do Porto de Manaus S. A., e deferiu liminar em mandato de segurança para suspender, provisoriamente, a decisão do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT), que anulou os contratos de arrendamento firmados entre a Sociedade de Navegação, Portos e Hidrovias do Amazonas (SNPH), Estação Hidroviária do Amazonas Ltda. e a Empresa de Revitalização do Porto de Manaus, que volta a ter todos os direitos sobre o terminal hidroviário de cargas, à margem

A

do Rio Negro, no centro histórico de Manaus. Em convênio, a União delegou o Porto de Manaus ao Estado do Amazonas, que arrendou a exploração – junto com os portos fluviais dos municípios de Itacoatiara, Tabatinga, Coari e Parintins - às empresas Estação Hidroviária de Manaus e Empresa de Revitalização do Porto de Manaus. O Ministério dos Transportes denunciou irregularidades nos contratos e definiu a competência do Dnit para a gestão do porto, anulando os contratos de arrendamento. As empresas arrendatárias foram notificadas a desocupar e entregar o imóvel, mas se recusaram a cumprir a determinação. A 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas concordou com os argumentos da Advocacia Geral da União (AGU) e concedeu a reintegração de

CUSTOS

89

milhões de reais é o valor do orçamento para obras de revitalização do Porto de Manaus, que deveria ser preparado para receber turistas nacionais e estrangeiros durante a Copa do Mundo.

posse ao Dnit determinando a retirada da empresa do local. Agora, a liminar da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região devolve o porto às empresas arrendatárias. Vencido o relator, desembargador Souza Prudente, a maioria dos desembargadores federais considerou que a suspensão do contrato tem “indícios de des-

vio de finalidade” na decisão do DNIT, como “interrupção abrupta de contratos antigos que vinham normalmente sendo executados; mudança de enfoque pela administração no meio do processo; pressa, sob a justificativa de preparação para a Copa do Mundo, evento com o qual não é tão evidente a necessidade de reforma do Porto de Manaus (que, aliás, as atuais empresas teriam se disposto a realizar) e interesses político-eleitorais”. Noanopassado,oMinistério dos Transportesanunciou oinício das obras de revitalização e a empresa A. J. Nasser Engenhariafoia vencedoradalicitação. A obra foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC),comorçamentodeR$89 milhões, e restauração das pontes de acesso e dos cais flutuantes mais amodernizaçãodaárea deinfraestruturade turismo.

A liberação das obras de revitalização do Porto de Manaus foi anunciada pelo ministro dos Transportes, César Borges, ao senador Alfredo Nascimento (PR-AM), que comandou a pasta de janeiro de 2003 a julho de 2011. Nascimento chegou a comemorar. Disse que “depois de inúmeros impasses para a retomada da administração do Porto de Manaus pelo DNIT, agora o momento é de revitalizar o local e oferecer à sociedade mais conforto e qualidade nos serviços portuários”. Este ano, a revista Veja revelou que o senador (PR/AM) emplacou um de seus ‘apadrinhados’ políticos como superintendente do DNIT no Amazonas, José Fábio Porto Galvão, que ‘pôs em marcha um plano milionário’ sob o argumento “de que era preciso preparar o Porto de Manaus para a Copa, com um projeto de reforma em que a empresa escolhida tinha em seus quadros dois sobrinhos do senador”, publicou a Veja. De acordo com a reportagem, a medida seguinte foi contratar uma segunda empresa para realizar as obras, sob o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que flexibiliza os mecanismos de controle da concorrência. De acordo com a revista, só uma construtora apareceu, a A. J. Nasser Engenharia, que pediu R$ 79 milhões pelo serviço. A licitação, informa a reportagem, chamou a atenção do Tribunal de Contas da União (TCU) que resolveu examinar o processo e encontrou um superfaturamento de R$ 9 milhões e constatou falhas graves no edital. Alertados sobre o problema, o DNIT, ao qual o porto está subordinado, e a A. J. Nasser reduziram o preço para R$ 71 milhões. “Apenas cortaram a gordurinha do superfaturamento”, noticiou a revista.


Economia 11

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

MPF inclui frigoríficos do Estado em casos de ilícitos ambientais e sociais Federação da Agricultura atribui problema à falta de fiscalização das autoridades públicas PROIBIÇÃO

TEXTO Rosana Villar FOTO Nathalie Brasil

‘CARNÍVOROS’

MANAUS

42

Faea define medida como extrema

sumidos neste acordo previa que o MPF manteria os estabelecimentos informados sobre empresas infratoras. Mas, para esta análise, o MPF considera não apenas o produtor final, mas toda a cadeia. Sendo assim, as empresas Amazonboi e Frisamforamincluídas,pois senegaramadeixar decomprar gado de criadores envolvidos com danos ambientais graves e com trabalho escravo, o que estava previstoemumTermodeAjustamento de Conduta (TAC) apresentado às fabricantes pelo MPF,noanopassado. De acordo com o presidente da Faea, Muni Lourenço, a assinatura do TAC é facultativa e os produtores não concordaram com as imposições. “Diziam que eles não podiam comprar gadodeprodutores que tenham condenações judiciais em primeira instância. Mas as empresas entendem que esta é uma decisão ainda passível de reforma, o fornecedor tem direito de recorrer”,argumentou.

Para o presidente da Faea, Muni Lourenço, a recomendação do MPF foi uma medida “extrema” que pode causar prejuízos às empresas. Lourenço disse que o MPF não pode responsabilizar as fabricantes pela fiscalização de seus fornecedores, o que deveria ser de responsabilidade do poder público. “São razões que fogem da competência desses abatedouros, uma vez que as atividades fiscalizatórias trabalhistas, sociais e ambientais cabem aos respectivos órgãos”, justificou. O presidente da FAEA se queixou também da falta de presença do Ipaam no interior do Estado, o que dificultaria a liberação de licenças ambientais. DeacordocomoMPF,ofatodeas empresas adquiriremprodutos de fornecedores queconstamdalistade áreas embargadas peloIbamaou da listade trabalhoescravodoMinistério doTrabalhoeEmprego(MTE), tambémas enquadracomoinfratoras ambientais,nos termos dalei. O MPF informou, ainda, que três empresas foram notificadas, mas apenas uma aceitou assinar o TAC proposto. As duas companhias são alvo de Ação Civil Pública, movida pelo MPF, ambas ainda em trâmite. A recomendação não tem poder de lei e não resulta em nenhuma penalidade, em caso de descumprimento.

Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM) emitiu uma recomendaçãoarestaurantes esupermercados de todooPaís para queos produtos e subprodutos de origem bovina, produzidos pelos frigoríficos AmazonboieFrisam,ambos com sede em Manaus, sejam caracterizados como oriundos de ilícitos ambientais e sociais. A recomendação causou indignação entre os membros da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), que alegaram que a responsabilidade pelo problema é da falta de presença e fiscalização das entidades públicas no interior. De acordo com esclarecimento do MPF, em março de 2013 a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) firmou o Termo de Cooperação Técnica pela Pecuária Sustentável com o MPF com o objetivo de criar mecanismos para evitar a compra de produtos animais fabricados na região amazônica, com comprovada causa de prejuízos ambientais e sociais. Segundo inquérito do MPF, 14 mil fazendas do Amazonas estão cadastradas no centro de controle sanitárioanimal,masapenas cinco possuem licença do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas(Ipaam)paraproduzir. Um dos compromissos as-

O

quilos é a quantidade de carne que o brasileiro consome por ano, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Os dados são de 2013 e o consumo cresceu em relação a 2012.

Ministério Público fiscaliza mercado de carne para evitar danos ambientais e risco social

Jair Araújo

Empresa abre inscrição para trabalhos em serviços receptivos nos jogos da Copa do Mundo Estão abertas as inscrições para os serviços de receptivo do Programa Oficial de Hospitalidade da Fifa. São três mil vagas divididas por todas as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo no Brasil, em junho. As inscrições podem ser feitas pelo site www.querovestiracamisa.com/hospitalidade até o dia 15 de março. Os escolhidos trabalharão

em serviços de hospitalidade dos estádios, sendo responsáveis pela orientação, informação e controle de acesso dos torcedores. Para participar é necessário ter 18 anos, Ensino Médio completo, inglês intermediário ou avançado e identificação com eventos esportivos. Boa apresentação, facilidade de comunicação e trabalho em equipe serão diferenciais no

processo seletivo. A seleção envolverá também entrevistas presenciais, em inglês, e sessões de treinamento para reconhecimento dos estádios e teste de desempenho das funções. Para os selecionados, além das diárias de trabalho, haverá sorteios de brindes realizados em todas as partidas e um certificado de treinamento.

“A Copa do Mundo é um evento único e ter a chance de desfrutar dele de perto é uma oportunidade com que muitos sonham, mas nem sempre acreditam ser possível. Queremos abrir uma janela para essa experiência”, disse Juliana Nascimento, diretora de negócios da CSM, responsável pela contratação. A empresa é credenciada pela Fifa.

Na Arena da Amazônia, contratados orientarão sobre acesso e serviços


12 Economia

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

MERCADOS BOVESPA BRASIL

48.216 | -0,51% 51.507 54.170 45.533

JUL 11111 OUT 11111 DEZ

DOWJONES ESTADOS UNIDOS

15.945 | -0,31% 16.493 15.301 15.464

JUL 11111 OUT 11111 DEZ

CDB

NASDAQ

DAX

ESTADOS UNIDOS

JUL 11111 OUT 11111 DEZ

POUPANÇA INPC

EURO

POR GRAMA EM R$

9.540 | +0,65% 9.572 8.213 5.500

4.155 3.815 3.600

OURO

ALEMANHA

4.197 | +0,15%

90,500 101,500 93,300

JUL 11111 OUT 11111 DEZ

JUL 11111 OUT 11111 DEZ

IPCA

DÓLAR

COTAÇÃO EM US$

98,900 | +0,41%

COMERCIAL EM R$

1,3592 | -0,33%

2,4220 | +0,83%

1,379 1,356 1,307

2,355 2,176 2,267

JUL 11111 OUT 11111 DEZ

CÂMBIO

JUL 11111 OUT 11111 DEZ

BALANÇA COMERCIAL EM US$ MILHÕES

10,49% CDB prefixado de 30 dias, com valor ao ano. Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) são mais seguros que a Bolsa de Valores.

MOEDAS

COTAÇÃO

MERCADO

EXP

IMP

SALDO

2013

3,47

2013 SALDO 5,56

2013 SALDO 5,91

2012

0,59

2013 NOV

0,54

2013 NOV

0,54

2011

7,50

2013 DEZ

0,72

2013 DEZ

0,52

DÓLAR (EUA)

2,4086

2012

2010

6,80

2014 JAN

0,63

2014 JAN

0,55

IENE (JAPÃO)

0,02349

JUL/2012

21.003

18.151

2009

7,08

2014 SALDO 0,63

2014 SALDO 0,55

PESO (ARGENTINA)

0,3084

AGO/2012

20.807

22.704

-1.897

2008

7,74

1 ANOSALDO 5,26

1 ANO SALDO 5,59

EURO (EUROPA)

3,2697

2013 (TOTAL) 135.230

140.219

-4.989

BOLÍVAR (VENEZUELA) 0,3833

Fieam e Cieam reagem à pressão da UE para acabar com a ZFM

DATA 242.5800.649 223.342 19.438 2.872

RÁPIDAS

Empresários consideram caso um mal entendido TEXTO Da Redação MANAUS

presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, considerou equivocada a intenção da União Europeia (UE) de entrar com processo na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as zonas francas no Brasil. Definiu como “um grande mal entendido igualar a ZFM a outros sistemas tributários dedicados exclusivamente à exportação”. Silva lembrou que a ZFM é uma área de processamento industrial, cuja grande parte

O

de sua produção é para atender o comércio interno e substituir importações. “Nós pagamos impostos, taxas e emolumentos, além de termos como grande obstáculo nossa infraestrutura de transporte e logística”, destacou. Conforme Silva, “alguns subsídios são oferecidos à produção, porém atendemos a uma série de normas, entre as quais o PPB”, disse. Silva lembrou que os incentivos à produção da ZFM são concedidos em contrapartida aos graves problemas de localização e de infraestrutura da região. O presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas, Wilson Périco, obser-

vou que programas como Lei de Informática, PADIS, PATVD entre outros, só contribuíram para tirar competitividade da ZFM. “Lembro que a OMC foi provocada por conta de medidas de contrapartida exigidas pelo governo brasileiro na aplicação do PPB que exigia a aquisição ou fabricação de alguns itens ou insumos no mercado local/nacional como contrapartida aos incentivos fiscais oferecidos”, disse Périco. NaCâmaraMunicipaldeManaus (CMM), a pressão da UE causouindignação. Osvereadores destacaram o sucesso ambiental daZFMecobraramaprorrogação dos incentivos fiscais domodelo.

Ifam oferece 59 vagas de professores para contratação temporária O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) abriu inscrições, até o dia 23 deste mês, para a contratação temporária de 59 professores. Eles irão trabalhar nos campi de Manaus Centro, Manaus Distrito Industrial, Manaus Zona Leste e nos municípios de Coari, Eirunepé,

Humaitá, Lábrea, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé. O salário varia de R$ 1.914,58 a R$ 4.649,65, além de auxílio-alimentação, transporte e pré-escolar. A taxa é de R$ 50 e a inscrição é exclusiva no site www.ifam.edu.br/portal, na aba

‘Concurso Público Processo Seletivo Simplificado’. O edital completo e o cronograma do processo seletivo também estão disponíveis no site do Ifam. O processo seletivo será realizado em duas etapas: prova de desempenho didático e avaliação curricular. O resultado final será divulgado no dia 11 de março.

Tabela para cálculo do IR acumula defasagem, indica o Dieese A tabela de cálculo do Imposto de Renda (IR) acumula defasagem de 61,42%, considerando o período de 1996 a 2013, segundo estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Para chegar a esse percentual, o estudo confrontou as correções feitas pelo governo na tabela do IR para pessoas físicas ao longo dos últimos 18 anos (89,96%), com a variação da inflação oficial do país, o IPCA, do IBGE. Desde 1996 o governo vem promovendo reajustes da tabela de IR bem abaixo da inflação.

IPCA com menor pressão dos preços de serviços

Brasil tem saldo positivo no fluxo cambial até o dia 7 deste mês

Adesaceleraçãono ritmode aumentodepreços dos serviços indica umamenor pressãodo segmento sobreoÍndiceNacional dePreços aoConsumidor Amplo (IPCA)desteano. Afolgana inflaçãooficialdeve ser compensadapeloaumentonos preços administrados. OBoletim Focus,doBancoCentral, revisou parabaixoaestimativado mercadoparaoIPCA:de 6,00% para5,89%. Em 2013,ainflação ficou em5,91%.

O fluxo cambial está positivo em US$ 46 milhões até o dia 7 deste mês, segundo o Banco Central (BC). As operações financeiras responderam por uma entrada líquida de US$ 1,467 bilhão, diferença entre US$ 9,291 (entradas) bilhões e US$ 7,824 bilhões (saídas). No comércio exterior, o saldo foi negativo em US$ 1,421 bilhão, com importações de US$ 4,117 bilhões e exportações de US$ 2,696 bilhões.


Cidades

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

FALE COM OS EDITORES cidades@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

twitter.com/portalD24am

13

facebook.com/D24am

Justiça interdita Sambódromo a 15 dias do desfile das escolas de samba SEC pagarámulta de R$ 10 mil por dia em caso de descumprimento da decisão que vigora amanhã TEXTO Clarice Manhã FOTO Sandro Pereira MANAUS

altando 15 dias para o desfile das escolas de samba de Manaus, o juiz Ronnie Frank Torres Stoner, da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual, determinou a interdição do Centro de Convenções (Sambódromo), localizado na Avenida Pedro Teixeira. A decisão atende ao pedido do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), que afirmou em Ação Civil Pública que o local não tem segurança para o grande público que receberia durante os eventos. A decisão será publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) nesta quinta-feira e entrará em vigor amanhã. De acordo com juiz, o Sambódromo não é um ambiente prevenido contra catástrofes, principalmente em grandes eventos, e está em situação “temerária”. O magistrado justificou a decisão alegando que “o Centro de Convenções não atende aos requisitos de segurança, colocando em risco de lesão grave ou dano de difícil reparação tanto o público quanto os profissionais que atuam nos eventos sediados no local”, disse na decisão. Além da interdição, Stoner determinou uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da interdição à Secretaria de Estado da Cultura (SEC). Na decisão, o juiz destacou ainda que o Sambódromo tem capacidade para 100 mil pessoas e realiza festas grandes como o Carnaval, Carnaboi e Boi Manaus. A Ação Civil Pública do MP-AM foi ajuizada em 2012, alegando que o Sambódromo sofreu depredações em eventos privados e as empresas responsáveis não repararam os prejuízos. O promotor Agnelo Balbi cita várias irregularidades na peça jurídica, como gradis retorcidos, sanitários danificados, lâmpadas queimadas e

F

INSEGURANÇA

Ação foi proposta pelo Ministério Público do Amazonas em 2012

Diversas irregularidades referentes à segurança e à prevenção de incêndio, o que resultaria em pânico do público nos casos de emergência, foram constatadas no Sambódromo

FRASE

Ronnie Frank Torres Stoner. Juiz O Centro de Convenções não atende aos requisitos de segurança” Sobre a decisão judicial.

infiltrações nas paredes. O MP-AM pediu que o Sambódromo fosse interditado em caráter liminar, até que o Estado do Amazonas concluísse as devidas vistorias e a regularização do estabelecimento. Ainda em 2012, a SEC afirmou que as informações do MP-AM estavam desatualizadas. Mas o Corpo de Bombeiros informou em um parecer

que o “Centro de Convenções está tão despreparado para grandes eventos, que só poderia sediar festas com grande público mediante acompanhamento de bombeiros militares, equipamentos e viaturas”. O laudo da corporação atestou que o Centro de Convenções não tem Auto de Vistoria, que o sistema de hidrantes é antigo é possui perfurações na tubulação, necessitando de reparos urgentes e as caixas de hidrantes estão com os equipamentos mínimos necessários incompletos. A reportagem tentou contato com o secretário de Cultura, Robério Braga, mas não obteve sucesso. A Agência de Comunicação do Governo (Agecom) informou que o Governo do Amazonas só vai se manifestar quando for notificado oficialmente da decisão. O presidente da Superliga das Escolas de Samba de Manaus, Roquelane Souza, informou, por telefone, que está em Coari e só vai comentar sobre a interdição quando retornar para Manaus.

JUIZADO

Menores precisarão de autorização para desfilar O Juizado da Infância e da Juventude vai fiscalizar a atuação de crianças e adolescentes nos desfiles de carnaval deste ano. A vistoria também será estendida aos clubes que promovem bailes infantojuvenis. A servidora Bianca Ferreira Catunda de Souza, que faz parte da equipe de fiscalização do Juizado, informou que as escolas e clubes devem solicitar uma autorização prévia da Justiça. A norma foi instituída na Portaria 002/2014-GJ/JIJI, assinada pelo juiz da Infância e da Juventude, Bismarque Gonçalves Leite, no último dia 06. “Conferimos toda a documentação encaminhada pela escola de samba, é feito um cadastramento e depois essas informações são analisadas pelo juiz e também pelo Ministério Público. Por isso, é preciso que as agremiações nos procurem com antecedência”.

Somente poderão desfilar crianças acima de 5 anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis. As agremiações que não tiverem a autorização da Justiça para a apresentação de crianças (a partir dos 5 anos) e adolescentes (até 14 anos) no desfile, serão autuadas. A multa pode chegar até 20 salários mínimos - R$ 14.480,00. Nas fiscalizações,omenor será abordadoepassarápor uma triagem, onde um servidor doJuizado vai verificar seacriançaou adolescente constanalistadaescolade samba encaminhadaàJustiça. Senãoestiver,a agremiação vai ser autuadaeos pais ou responsáveis pelomenor serão intimados acomparecer aoJuizadoda InfânciaedaJuventudeemdata específica,paraprestar esclarecimentos. As crianças e adolescentes até14anos queestiverem desacompanhadas serãolevadas para umabrigo,ondeaguardarãoatéa localizaçãodos pais ou responsáveis.


14 Cidades

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Prefeito detalha projeto que prevê a transferência de camelôs do Centro Ambulantes ficarão em espaços temporários para dar celeridade aos trabalhos de revitalização TEXTO Da Redação FOTO Divulgação/Semcom MANAUS

prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, apresentou, ontem, aos seus secretários, o projeto das ‘Galerias Populares’, que prevê a retirada dos camelôs do centro histórico da cidade. Estavam presentes à apresentação, no auditório da Prefeitura, mais de 500 representantes dos camelôs, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). Segundo o projeto, serão retirados 637 camelôs que estão instalados na Praça da Matriz e nas Avenidas Eduardo Ribeiro e 7 de Setembro. De acordo com o prefeito, os camelôs ficarão em espaços temporários para dar celeridade aos trabalhos de recuperação do centro histórico. “Temos pressa neste processo porque estamos falando da possibilidade de oferecer o centro histórico para os turistas que virão assistir aos jogos da Copa. O que queremos é oferecer a solução para os camelôs e para a cidade, que terá suas calçadas desocupadas e o Centro revigorado”, disse. De acordo com a Semcom, a Secretaria Municipal do Centro (Semc), com apoio das demais secretarias municipais envolvidas em questões sociais e de ordenamento urbano, já dispõe de três áreas prontas para receber os camelôs - todas no Centro da cidade: a galeria provisória da Rua Epaminondas, com capacidade para 233 bancas; a galeria da Rua Floriano Peixoto, com mais 213; e na

O

POPULARES

Galerias abrigarão vendedores

TURISTAS

Prefeitura espera concluir obras no Centro até o início da Copa do Mundo em junho

Arthur mostrou detalhes do projeto de revitalização do Centro. Serão retirados 637 camelôs da Praça da Matriz, da Eduardo Ribeiro e 7 de Setembro

FRASE

Arthur Neto. Prefeito Não quero o mal deles (camelôs). Só quero que desobstruam as ruas e cresçam na vida”. Sobre a transferência de ambulantes do centro histórico de Manaus para ‘Galerias Populares’.

Rua Miranda Leão, com 211. Segundo a Prefeitura, a ideia é fazer o cadastramento dos interessados para depois

organizar a mudança para os locais escolhidos por eles. Um sorteio ajudará a definir as lotações, conforme a demanda em cada espaço. O cadastramento será realizado hoje e amanhã, a partir das 8h, em um posto de atendimento no antigo estacionamento na esquina das Ruas 24 de Maio e Joaquim Sarmento, no Centro da capital, onde funcionará uma das galerias definitivas. “Além de escolherem em qual dos três espaços definitivos querem trabalhar, os camelôs têm ainda a possibilidade de optar por um financiamento de até R$ 10 mil para investirem em outro negócio, deixando de exercer a atividade informal”, informou o secretário da Semc, Rafael Assayag. De acordo com o prefeito Arthur Neto, todo dinheiro investido na qualificação dos ca-

melôs sairá do Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa (Fumipec). Segundo ele, são aproximadamente R$ 50 milhões. “Não quero o mal deles (camelôs). Só quero que desobstruam as ruas e cresçam na vida”, disse o prefeito. Conforme dados da Semc, há 2.082 camelôs no Centro da cidade, na área entre as Avenidas Leonardo Malcher, Luiz Antony, Joaquim Nabuco e a orla do Rio Negro. Duas das três galerias populares definitivas já estão prontas para receberem as obras de adaptação. No projeto arquitetônico, as estruturas terão mezaninos para receberem os serviços de atendimento ao cidadão, praça de alimentação, além de bancas completamente padronizadas, segundo o projeto da Prefeitura.

Implurb lança campanha de conscientização para combater estacionamento irregular na Djalma A Prefeitura de Manaus lançou uma campanha de conscientização para a preservação dos passeios públicos com padrão de três metros na Avenida Djalma Batista, zona centro-sul. A ação,

realizada por meio do Instituto MunicipaldeOrdemSocialePlanejamento Urbano (Implurb), temcomoobjetivoreforçaraproibiçãodeestacionamentoirregular nas calçadas públicas da via.

Na via, o estacionamento só será permitido nos locais onde o comércio estiver com acesso liberado, com a calçada rebaixada e sem os balizadores. Os endereços estão recebendo sinali-

zação da campanha ‘Calçada Livre’, que alerta os motoristas a evitarem multa e estacionarem apenas nas vagas permitidas. Os espaços liberados estarão devidamente sinalizados com ade-

A Galeria Espírito Santo, que fica na esquina das Ruas 24 de Maio e Joaquim Sarmento, terá a capacidade para abrigar 326 camelôs. Já a Galeria dos Remédios, no antigo Posto Sete, na Avenida Miranda Leão, abrigará mais 361 comerciantes. Nesta última, o prédio anexo também foi desapropriado para servir como local provisório. “Os próprios camelôs serão fiscais da obra. O prédio provisório e o definitivo serão separados somente por uma porta”, disse Arthur. “Teremos ainda o Shopping T4, que ficará em frente ao Terminal de Integração do Jorge Teixeira. Serão 18 mil metros quadrados de área construída, com capacidade para mais de 700 microempresários e, aproximadamente, 300 vagas de estacionamento”, completou. Nolocal, também serácriado um pequenocomplexoesportivocom pistaparacaminhadae quadras esportivas. Nadesapropriaçãoda GaleriaEspíritoSantoforamgastos R$ 5,6 milhões. Outros R$ 6 milhões forampagos nadesapropriaçãoda Galeriados Remédios. “NoShopping T4,investimos uns R$ 30 milhões. Daquiapouco,estaremos falandode R$ 60 aR$ 70 milhões investidos nos camelôs nessaprimeiraetapa, considerando que vamos ajudá-los a se qualificarem”. AGaleriaEspírito SantoeaGaleriados Remédios devemficar prontas noprimeiro semestre. OShoppingT4aindanão possuidatadefinidaparaaabertura. A expectativaé queatéofinaldoanoas galerias populares estejamconcluídas.

sivos na cor vermelha. Os empreendimentos que solicitaram acesso de veículos aos seus lotes já passaram ou estão passando por adequação do projeto junto ao Implurb. Há casos em que ocorrerá o recuo de muros e outras estruturas. O Instituto Municipal de EngenhariaeFiscalizaçãodeTrânsito (Manaustrans) estará com fiscalizaçãopermanentenaavenida.


Cidades 15

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Dois suspeitos de roubo são presos após trocarem tiros comPM O mototaxista Elson Lucas da Silva, 22, e Alexsandro Batista Dantas, 25, foram presos após se envolverem em um tiroteio com policiais militares da 23ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). Eles foram detidos na noite de terça-feira, na Avenida Perimetral, no Parque 10, zona centro-sul, suspeitos de roubar dois celulares. Durante a fuga, Elson foi atingido com um tiro na perna direita. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos estavam em uma motocicleta Titan vermelha, de placa NOO-1713, praticando assaltos à mão armada no Aleixo e Parque 10. Ainda segundo a Polícia Civil, a primeira vítima foi assaltada às 19h45 de terça-feira. Testemunhas anotaram a placa do veículo e acionaram a polícia. Na área do Parque 10, os PMs perseguiram a motocicleta. Um dos suspeitos fez um disparo, a PM revidou e acertou Elson. Dois celulares roubados foram recuperados e um revólver de calibre 38 foi apreendido com os suspeitos.

Polícia atribui suspeita de 30 assassinatos a Diego dos Anjos Rapaz tentou escapar dos policiais se escondendo dentro de uma igreja TEXTO ThiagoMonteiro FOTO ThiagoMonteiro MANAUS

pós 10 meses de investigação sobre homicídios e tráfico de drogas na zona nortedeManaus,aDelegaciaEspecializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) prendeu Francisco Diego dos Anjos Albuquerque, 24, o ‘Diego’, por volta das 8h desta quarta-feira. Ele estava em uma igreja. De acordo com o delegado Paulo Martins, Diego é suspeito de envolvimento em pelo menos 30 assassinatos. Diego foi preso na Rua BarãodeAjanatuba,noParquedas Nações, zona norte de Manaus. O delegado informou que quatro dos homicídios foram por vingança, mas a grande maioria teve ligação das vítimas com o tráficodedrogas. Segundo Martins, no momento da prisão o suspeito estavaemcasa. “Quandoos investigadores bateram na porta, Diego fugiu pelo telhado e chegou a realizar disparos contra a

A

SUSPEITO

Na última quinta-feira, policiais da DEHS prenderam o irmão de Diego, Jeanderson dos Anjos Nogueira

Na casa onde Diego (destaque) foi preso foram encontrados revólver de calibre 38, uma pistola de calibre 9 mm e entorpecentes

DEHS

20 mortes confirmadas já foram atribuídas ao grupo de Diego. Mas polícia suspeita de 30 assassinatos.

polícia, entrou em uma igreja e foi preso em flagrante”, revelou odelegado. O delegado-adjunto da DEHS, Gérson Oliveira, informou que o grupo de Diego matou 20 pessoas nas zonas norte, lesteeoestedeManaus,mas este número pode chegar até a 30 homicídios. Na residência de Diego, os

policiais civis encontraram um revólver calibre 38, uma pistola calibre 9 mm, 60 trouxinhas de pasta-base de cocaína, três tabletes de maconha, uma identidade falsa, balança de precisão, dois coletes balísticos, sendo que um pertence à Guarda Municipal, apetrechos para o tráfico e 43 munições de calibre 38, 380 mme9mm.

RÁPIDAS Homem atendia clientes por disque-drogas, informa polícia Policiais da Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP) prenderam, na manhã de ontem, Alan Ricardo Mafra da Costa, 32, conhecido como ‘Alan Playboy’, por suspeita de tráfico de drogas. Ele estava em uma casa no Beco Rio Madeira, na comunidade Mutirão, bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus. Segundo a SSP, Alan participava de uma espécie de disque-drogas. De acordo com a SSP, ele foi preso após denúncias anônimas feitas ao telefone 181. Durante a abordagem, os policiais encontraram nove porções de cocaína, duas balanças de precisão e embalagens. Ainda, conforme a polícia, Alan Playboy costumava distribuir drogas para usuários do bairro em uma motocicleta Titan 150.

AMEAÇA

Marido denunciado por agressão é flagrado com arma debaixo do colchão

Fábio Araújo de Paiva, 30 (foto), foi preso por policiais militares da 13ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), por volta das 19h30 de terça-feira, na comunidade Alfredo Nascimento, no bairro Cidade de Deus, zona norte, suspeito de agressão à mulher, de 29 anos. Debaixo do colchão da cama do casal, a polícia encontrou um revólver calibre 32. A mãe da mulher acionou a polícia. Em depoimento, a companheira de Fábio disse que foi ameaçada. Fábio disse que a confusão começou porque ela achava que ele a estava traindo.

Mulher é presa por suspeita de tráfico na zona leste de Manaus Denúncias anônimas feitas ao telefone181 resultaram,ontem,na prisãodeFrancineideMedeiros Cardoso,41,por suspeitade tráfico dedrogas. Policiais civis da DelegaciaEspecializadaem PrevençãoeRepressãoa Entorpecentes (Depre) apreenderamcomela seis porções grandes depasta-basedecocaína, que somamaproximadamente 600 gramas,alémde11 trouxinhas da droga. Aapreensãoocorreu por voltadas 12h30,nacasade Francineide,naRuaDiamantes,no NovaFloresta, zonaleste,onde tambémfunciona uma tapeçaria. Segundooinvestigador James Figueiredo,Francineideguardava drogas para um traficantedobairro, que teveonomemantidoem sigilo paranãoatrapalhar o trabalhode apuraçãodapolícia.


16

Sociedade

Quinta Diário

EDUCAÇÃO

FALE COM OS EDITORES cidades@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am

Doming

Ministra quer ensino de qualidade para pôr f

Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, diz que reforço na educação básic TEXTO AgênciaBrasil FOTOS AgênciaBrasil BRASÍLIA

ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, disse, em Brasília, que a política de cotas para negros em concursos públicos, debatida atualmente no Congresso Nacional, não seria necessária se o País tivesse um ensino básico de qualidade. Ela explicou que a proposta de cotas no serviço público, se aprovada, terá uma vigência de dez anos, justamente para observar se as deficiências na educação pública estarão corrigidas ao fim do período. “Existe ainda, com toda melhoria que já ocorreu, um grande espaço para o aprimoramento da educação no Brasil. É exatamente por isso que o projeto de lei prevê um período de dez anos de funcionamento. Esperamos que esse período seja suficiente para que governos estaduais e municipais se juntem ao governo federal no esforço de melhoria da qualidade da educação”. Bairros reconheceu a existência de uma parcela de brasileiros pobres e brancos que, portanto,não têmacessoao sistema de cotas. Mas, segundo ela,apopulaçãobranca,mesmo sendo de baixa renda, sempre tem mais oportunidades ao longo da vida do que as pessoas negras, o que corroboraria ainda mais com a proposta. “Historicamente,as pessoas brancas quando são pobres, são sempre expostas a oportunidades que são totalmentediferenciadas daquelas colocadas para as pessoas negras. Portanto, uma pessoa branca, mesmo pobre, opera na sociedade com um valor simbólico da sua cor de pele, o que com os negros não acontece em momento nenhum porque o racismo não permite”, disse a ministra. Luizaparticipoudolançamento deumanotatécnicaproduzidapelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada(Ipea)naCâmarados Deputados.O documentodoinstituto visa embasar o Projeto de Lei 6.738/2013 que reserva cotas para negros emconcursos públicos.Um

A

GRADUAÇÃO

Política de cotas foi criada para tornar mais justo o acesso aos cursos

Maioria dos estudantes da camada mais pobre da população tem dificuldades de acesso às universidades públicas, onde o processo de seleção é extremamente concorrido, devido às deficiências na educação básica. O governo quer agora mudar essa realidade

FRASE

Luiza Bairros. Ministra Pessoas brancas são expostas a oportunidades diferenciadas daquelas colocadas para pessoas negras”

dos dados apresenta a relação de brancos enegrosemdeterminados cargospúblicos.Asfunçõesdediplomata e auditor da Receita Federal têm94% e87,7%, respectivamente, defuncionáriosdecorbranca.

IPEA

Só 47,4% dos ocupantes de cargos públicos são negros O estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentado na Câmara dos Deputados mostra que 51,5% de ocupantes de cargos públicos são brancos e 47,4% são negros. Para a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, porém, o aparente equilíbrio não demonstra igualdade de condições no serviço público. Segundo ela, não há uma distribuição equânime entre os cargos e os brancos ocupariam mais vagas de chefia enquanto negros seriam funcionários em posições mais subalternas. O Ministério Público do Trabalho (MPT) reconheceu a existência da exclusão do negro no mercado de

trabalho. Como exemplo, e tomando por base estudos, o trabalhador negro, comparado com trabalhadores brancos, ocupa cargos intermediários com nível salarial abaixo da média, apesar de possuir a mesma escolaridade, segundo o órgão. Essa realidade ocorre principalmente no setor supermercadista. O MPT anunciou que dará início a ações para que a discriminação diminua nesse segmento do mercado de trabalho, a exemplo do que foi feito na área bancária, em outras campanhas de conscientização realizadas no Brasil.


Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Sociedade 17

Domingo: Tecnologia / Segunda-feira: Meio Ambiente / Terça-feira: Ciência e Tecnologia / Quarta-feira: Saúde / Quinta-feira: Educação / Sexta-feira: Bem-Estar / Sábado: Autos

pôr fim à política de cotas

ção básica é saída para todos terem acesso a universidades

ProUni inscreve candidatos da lista de espera a partir de hoje Wilson Dias/ABr

Os candidatos que não foram selecionadosnasduaschamadasdo Programa Universidade para Todos (ProUni) devem estar atentos aoprazodeinscriçãonalistadeespera,queduraapenasdoisdias:hoje eamanhã.Aadesãoseráonline. Hámudança,nesteano,quanto aosprocedimentosdalistadeespera.Ointegrantedalista,queforconvocado, terá os dias 19 e 20 para apresentar adocumentaçãoefazer amatrículanainstituiçãodeensino na qual pretende estudar. Após o processo, a instituição terá prazo para avaliar os documentos. Nas edições anteriores, o candidato tinhademanifestar interessenalista deesperaeaguardaraconvocação dainstituição. OProUnioferecebolsas deestudo, em instituições particulares deensino superior,aestudantes de baixarenda.Nesteprimeirosemestre,oProUnioferece191,6milbolsas—131.636integraise59.989parciais,em25,9milcursos.Issosignifica crescimento de 18% na oferta, emrelaçãoàprimeiraediçãodoano passado. As bolsas integrais são para os estudantescom rendabrutafamiliar, por pessoa, de até um salário

Na primeira chamada, o ProUni inscreveu 1.259.285 candidatos

mínimo e meio. As bolsas parciais pagam 50% da mensalidade e são destinadas aos candidatos com rendabrutafamiliaratétrêssalários mínimosporpessoa.Obolsistaparcialpoderáusar oFundodeFinanciamento Estudantil (Fies) para custearorestantedamensalidade. Estãodispensadosdos requisitosde rendaosprofessores darede pública de educação básica em exercício,integrantes dequadrode pessoal permanente de instituição pública. Elesconcorremexclusivamenteabolsasparacursosdelicenciatura.

Escolas públicas recebem Provinha Brasil até final do mês As escolas públicas vão receber até o final do mês os testes de linguagem e matemática da Provinha Brasil e o guia que orienta os professores a aplicar, corrigir e interpretar os resultados, segundo informou o Ministério da Educação (MEC). A orientação da pasta é que as escolas apliquem o teste em março aos estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental. Cerca de 3 milhões de alunos devem fazer as provas. A aplicação da Provinha Brasil não é obrigatória e a adesão fica a cargo das secretarias de Educação. A prova é usada para que a coordenação pedagógica e o professor te-

nham um diagnóstico do aprendizado das crianças em fase de alfabetização. A Provinha Brasil é aplicada duas vezes ao ano, no início e no final. Neste ano, o exame tem 20 testes de linguagem e 20 de matemática. O MEC orienta que as provas sejam aplicadas em sequência. Num dia os alunos fazem o teste de linguagem, no dia seguinte, matemática. A Provinha Brasil de leitura e letramento começou a ser aplicada em 2008, com uma edição anual. Em 2011, foi acrescentada a disciplina de matemática e, desde 2012, as duas provas são aplicadas no início e no fim do ano letivo, segundo o MEC.


18

Brasil

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

FALE COM OS EDITORES cidades@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am

Senado tornahediondoocrime deexploração sexualdecrianças Com a mudança, condenados vão perder uma série de benefícios da atual lei

Proposta segue para a Câmara dos Deputados para outro processo de votação

A proposta foi apresentada pelo presidente do PR, senador Alfredo Nascimento (AM), ex-ministro dos Transportes e ex-prefeito de Manaus

BRASÍLIA

or unanimidade, os senadores aprovaram, ontem, um projeto de lei que torna hediondo o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes. A proposta, aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa (CCJ), seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados, caso não haja recurso de parlamentares para levá-la ao plenário do Senado. O colegiado concordou com o parecer do senador Magno Malta (PR-ES) de incluir no rol da Lei dos Crimes Hediondos, de 1990, o favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de criança, adolescente ou vulnerável. A proposta foi apresentada pelo presidente do PR, senador Al-

P

Gleisi Hoffmann. Senadora A proposta dá instrumentos para que a sociedade combata essa chaga que atinge as nossas crianças”

fredo Nascimento (AM), ex-ministro dos Transportes que foi demitido durante a faxina no primeiro mandato do governo Dilma Rousseff. Com essa inclusão, condenados a esse tipo de crime vão perder uma série de benefícios previstos em lei: 1) não terão direito a anistia, graça ou indulto; 2) não podem pagar fiança; 3) a pena terá de ser cumprida inicialmente em regime fechado; 4) a progressão de regime de cumprimento de pena é mais demorada; 5) a prisão temporária terá prazo

de 30 dias, renováveis por igual período - tempo maior do que em outros crimes. A proposta, entretanto, não altera as penas para quem comete exploração sexual. Pelo Código Penal, a punição varia de 4 a 10 anos de prisão e, nos casos de exploração com o objetivo de obter vantagem econômica, aplica-se também a pena de multa. Atualmente, o estupro de vulnerável já é considerado crime hediondo. Isso significa que quem tem relações sexuais ou comete ato libidinoso contra

Pesquisa divulgada, ontem,indica quequasemetade da população brasileira (49%) avalia que melhorar os serviços de saúde deve ser prioridade para o governo federal este ano. O dado está na pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira - Problemas e Prioridades para 2014, feita pela Confederação Nacional daIndústria(CNI)epeloIbope. Em segundo e terceiro lugares,informou aCNI,aparecem o combate à violência e à criminalidade e a melhora da qualidade da educação, que devem ser priorizadas naopinião de 31% e 28% dos 15.414 entrevistados, respectivamente. Para os entrevistados, são essas as áreas com os principais problemas doPaís.

MST realiza manifestação e entra em confronto com a polícia

TRAMITAÇÃO

TEXTO Agência Estado FOTO Agência Senado

No País, 49% querem que governos priorizem a saúde

menores de 14 anos é punido com uma pena que varia de 8 a 15 anos de prisão e não tem direito a uma série de benefícios. Ex-presidente de uma CPI que investigou a pedofilia no País, Magno Malta disse que há muito tempo esse tipo de crime já deveria ser considerado hediondo. A senadora e ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT-PR) elogiou a iniciativa. Para ela, “a proposta dá instrumentos para que a sociedade combata essa chaga que atinge as nossas crianças”, afirmou.

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra(MST), quefizeram uma manifestação, ontem, na Praça dos Três Poderes, derrubaramasgrades lateraisdoCongresso e avançaram em direçãoaoprédio. APolíciaMilitar (PM) reagiu e houve confronto. Pelo menos um trabalhador sem terra foi agredido e outrofoipresopor agredir um PM. O MST reagiu jogando pedaços de paus e pedras e os policiais responderam com bombas de gás. Os líderes do MSTpedirampara queos manifestantes seacalmassem. O protesto cobrava mais rapidez na reforma agrária no Brasil. Os manifestantes entoavamgritos eexibiamcartazes, com mensagens como “Dilma, cadê a reforma agrária?”, “Exigimos uma reforma política”e“Dilma, selibertedo agronegócio”.


Mundo

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

FALE COM OS EDITORES mundo@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

RÁPIDAS Juan Mabromata/AFP

twitter.com/portalD24am

19

facebook.com/D24am

Venezuelanos contra e a favor do governo fazem manifestações Segundo a agência Reuters, um manifestante morreu TEXTO AgênciaBrasil FOTO Noticiasvenezuela.org CARACAS

s venezuelanos saíram às ruas, ontem, dia do bicentenário da chamada ‘Batalha da Vitória’, para protestar ou manifestar apoio ao governo. Considerada decisiva para a consolidação da independência do país, a batalha foi na cidade de La Victoria, que, na época, resistiu aos ataques espanhóis. A resistência foi liderada por estudantes e, por isso, agora tantoogoverno quantoaoposição realizam mobilizações com foco no movimento estudantil. O presidente Nicolás Maduro disse que convocou a juventude socialista para uma marchapacíficaeacusou aoposição de liderar manifestações violentas. “A direita quer encher este país de sangue e provocar uma espiral de violência. Por isso, atuaremos com máxima severidade e castigaremos os culpados de ataques fascistas. Não haverá perdão”, disse Maduro, em rede nacional de rádio e televisão. Nas redes sociais, universitários postam fotos de manifestantes feridos por policiais. Nas mensagens, os estudantes acusam a polícia de agir com violência para reprimir o movimento. Segundo a agência Reuters, um manifestante morreu. Pelo menos outras duas pessoas ficaram feridas, quando homens armados agrediram manifestantes opositores ao governo. Na imprensa local, circulam informações sobre prisões arbitrárias de estudantes, enquanto o presidente Maduro diz que continuará a prender aqueles que “não protestarem de forma civilizada e incentivarem a desordem e o caos”. Profissionais de comunicação protestaram por causa da falta de papel para impressão gráfica de

O União Europeia quer fim de controle americano da web A União Europeia lançou, ontem, uma iniciativa diplomática para reduzir o poder dos EUA sobre a internet e quer uma reforma completa na maneira pela qual a web é administrada. “Recentes revelações sobre a espionagem em larga escala colocaram em questão a liderança dos EUA no que se refere à governança da Internet”, declarou a UE em um comunicado. “Dado o modelo centrado nos EUA de gestão da web, é necessário uma transição suave a um modelo mais global, mas que, ao mesmo tempo, proteja os valores de uma governança aberta.”

Uma em cada 14 mulheres no mundo já foi vítima de abuso

China e Taiwan estabelecem ligação entre seus governos

Uma em cada 14 mulheres já foi, pelo menos uma vez, vítima de abuso sexual por parte de alguém que não o seu parceiro, mostra estudo feito em 56 países e publicado na revista The Lancet. De acordo com o levantamento, a situação varia muito de país para país. A taxa de mulheres vítimas de abusos chega a 20% na Região Central da África Subsaariana mas, em média, 7,2% das mulheres com 15 anos ou mais dizem ter sido atacadas sexualmente pelo menos uma vez na vida. A violência sexual é uma experiência comum para as mulheres em todo o mundo, e em algumas regiões é endêmica, atingindo mais de 15%.

ChinaeTaiwanconcordaramem estabelecer ummecanismo regular deligaçãoentreos governos,abrindo “umanovaera" nas conturbadas relações bilaterais,disse,ontem,a imprensaoficialchinesa. O históricoacordofoialcançadona cidadedeNanjing,antigacapital daChinanaépocaem queo PartidoComunista tomou opoder eogoverno–dirigidopeloPartido Nacionalista–refugiou-senaIlha deTaiwan,em1949. WangYu-chi, ministro quechefiaogabinete encarregadodas relações como continentechinês,foioprimeiro governantedeTaiwan recebidona RepúblicaPopular daChinadesde ofinaldaguerracivilchinesa,há mais de 60 anos.

CENSURA

Governo proíbe imprensa de noticiar protestos liderados por estudantes de oposição

Profissionais de comunicação protestaram contra a falta de papel jornais e revistas no país

jornais e revistas no país. Além dos protestos de estudantes oposicionistas, desde cedo, representantes de movimentos que apoiam o governo fazem marchas na capital, Caracas, e em outras cidades. No começo da noite de ontem, houve desfile cívico-militar para comemorar o Dia da Batalha da Vitória. Com pouco mais de um ano na presidência, Nicolás Maduro, enfrenta problemas econômicos e protestos da oposição e de parte da sociedade, que o acusa de “incapacidade administrativa”. Quanto aos protestos liderados por estudantes de oposi-

ção, o governo disse que não aceitará que sejam expostas e veiculadas pela imprensa “cenas de violência” nas manifestações. A Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) informou que vai “punir os meios de comunicação que não divulgarem os protestos de forma equilibrada”. “A lei ampara a liberdade de expressão, mas alguns veículos poderão ser punidos,caso realizem uma cobertura midiática que privilegie, no tempo, tratamento e linguagem, a violência daqueles que querem levar a vida pública ao caos”, comentou o presidente da Conatel, William Castillo.


PLUS

CINEMA

CRÍTICA DE ‘TRAPAÇA’ ESTREIA ESPAÇO DO BLOG CINE SET NO PLUS

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

FALE COM OS EDITORES plus@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am

Banda Conexão Latina retornaaos palcos noAM Após umapausade quatroanos,grupoéatraçãodoGrandSabanaShow Bar

Torneio de Just Dance é atração do Player Games MANAUS

TEXTO Beatriz Goes FOTO Reprodução MANAUS

a salsa, merengue, cumbia, vallenato ao guaguánco, mambo e cha cha cha. Músicas e danças vibrantes do repertório latino estarão na apresentação de amanhã da banda Conexão Latina. É o retorno do grupo, que sobe ao palco do Gran Sabana Show Bar após quatro anos de pausa de shows. O grupo, composto pelo maestro Paulo Marinho (teclado), Afrânio Girão (bateria), Nico Badales (baixo), Raul Alvan (percussão) e Julio Recinos (voz e violão) foi o precursor do ritmo latino em Manaus, há mais de 30 anos, e logo conquistou fãs de todo o Estado. “A banda começou como uma forma de diminuir as saudades de casa. Três dos nossos integrantes não são daqui. O Nico e o Raul são peruanos e o Julio é salvadorenho. Entrei anos depois, mas mesmo assim, percebia a diferença. Ninguém sonhava que naquela época existia um grupo que tocava música latina em Manaus. Cantávamos Maná – antes de

D

A fusão entre video game e passos de dança virou febre em todo o País. Pensando nisso, o Player Games Fun (Av. Djalma Batista, Manaus Plaza Shopping) reúne, no dia 22 e 23 de fevereiro, grupos para disputar o 1º Torneio de Just Dance 2014 . Na disputa, as músicas serão escolhidas através de sorteio (exceto a música da final que ficará sobre a escolha dos organizadores do torneio). As premiações variam entre camisas, bonés, troféus, medalhas e passaporte de um mês para jogar na Player Games Fun.

FAMA

A banda Maná conquistou os brasileiros com faixa na novela das 8, em 2003

No repertório da Conexão Latina, estarão sucessos da Banda de pop rock mexicana Maná (acima) como ‘Labios Compartidos’ e ‘Vivir Sin Aire’

estourar na novela – e o pessoal perguntava o que era”, disse Paulo Marinho, um dos integrantes da banda. No início deste ano, a vontade de ter um contato permanente com o público os fez aceitar o convite do apresentador de televisão Claúdio Rosas para retornar as apresentações

semanais, que acontecerão sempre as sextas-feiras, na Grand Sabana Show Bar.

Programação No repertório da banda estarão Celia Cruz, Rubens Blades, Maná, Santana, Tito Puentes, Oscar de Leon, Carlos Vives, Alejandro Sanz, Gip-

sy kings — que não é latino, mas toca ritmo que agrada os descendentes hispânicos —, Arturo Sandoval e Pepe Valdez. Além disso, canções em espanhol de cantores brasileiros como Djavan, Caetano Veloso, Ivan Lins, Elba Ramalho também ganharão destaque na festa.

Indefinições marcam primeira reunião da Frente Pró-Cultura da Assembleia Legislativa TEXTO Alik Menezes MANAUS

Representantes de entidades culturais do Amazonas cobram políticas públicas que apoiem e fomentem a produção e a atividade culturais. Ontem, durante reunião com

o deputado estadual Tony Medeiros,presidentedaFrentePró-Cultura da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM),elíderes da Comissão Cultural do Amazonas ficou decidido que primeiro é preciso regulamentar o Fundo Estadual de Cultura para avançar. “Nós precisamos resolver algumas

questões, como as cadeiras vagas do Conselho Estadual de Cultura e também nos reunir com o Robério Braga (secretário de Estado de Cultura) e inserir no orçamento de 2015 todas as metas do conselhodecultura”,afirmou Tony. De acordo com a artista plástica Rosa dos Santos, da Co-

missão Cultural do Amazonas, o Estado não investe o suficiente em atividades dos artistas locais. “Quando regulamentarem o fundo, será possível criar Conselhos Municipais de Cultura no interior e, aí sim, repassar verba, o que hoje não acontece”, afirmou Rosa.

Carnativos embala a folia na Praia do Camaleão MANAUS

Nos dias 2 e 3 de março, na Praia do Camaleão (à margem do Rio Negro, em frente ao Eco Hostel Amazonas, próximo à Comunidade do Guedes, em Iranduba) acontece a 2ª edição do Luau Carnativos. No repertório, estarão canções das bandas Cabocrioulo, Os Tucumanus, Espantalho, Linha Rasta, entre outras. Os ingressos antecipados já estão à venda no valor de R$ 30, disponível no Nativos Bar Café (Av. Leonardo Malcher, 1363 Centro).


PLUS 21

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

HORÓSCOPO

CRUZADAS

RESUMO DAS NOVELAS

Áries (21/03 a 20/04) O céu mostra a intensidade com que você encara os desafios à sua capacidade. Fala do desejo de competir e da dificuldade de lidar com as derrotas. Mostra também a alegria que você consegue quando essa força é canalizada para um objetivo coletivo. Touro (21/04 a 20/05) A intensidade de desejos e sentimentos que acompanha a passagem da Lua por um signo do fogo pode provocar uma rebelião emocional. Seu coração não suporta mais esse negócio de dar explicações à sua razão. Até porque ela nunca entende nada mesmo. Gêmeos (21/05 a 20/06) O céu está criando uma ponte entre signos de ar e de fogo. Essa combinação dá força ao pensamento e deixa você mais confiante do que o normal. A Lua em Leão dá um tom emocionado a todos os discursos e faz você acreditar na comunicação entre os homens. Câncer (21/06 a 20/07) O céu está pondo em evidência as bases da sua segurança e da sua autoestima. Elas estão apoiadas nos seus próprios recursos ou dependem dos recursos de outra pessoa? Você tem mesmo confiança no seu talento ou vive se comparando com outras pessoas? Leão (21/07 a 20/08) Você está em sintonia com a intensidade emocional que vem do céu. O tipo do dia que ‘junta a fome com a vontade de comer’. Tudo o que importa agora é a alegria e a possibilidade de troca com as outras pessoas. Esta quinta-feira pode ser divertida.

Malhação

Joia Rara

17h30 Rede Globo

18h30 Rede Globo

Ben resiste a Sofia e seatira sobreAmanda. Vera,Ronaldo, BernardeteeLucianaplanejam seu novonegócio. Rafa vai surfar com Guilhermeparadeixar queJoãoLuiz eRaquel seentendam. Apalestra sobreeducação sexualnaescolaé umfracassoentreos alunos,depois queopalestrantenãoconseguedar contadas perguntas. Os professores discutem sobreapalestrana salade reunião. Adireçãoproíbecarícias entrealunos nocolégio,Bárbara reclamadadecisãoeJuliaorganiza umamanifestação. Sidney eMeg namoram.

Viktor ficaindignadocomo depoimentodeSilviaeculpaManfred por induzi-la. MatildeeSonan viajam emluademel. Silviaficaconfusa durante seu depoimentoeodelegado desconfiade queelanão temcerteza de quemprovocou oacidente. ManfredlevaSilviaparaamansãoe Viktor os segue. AuroraeFabrício conversamefalam sobreDavieLola. Napensão,LolaeDaviconversame chorampor FabrícioeAurora. Valter diz aErnest queapolíciadescobriu sobreoorfanatoeacarvoaria. Hilda vê TonieGaia sebeijando. Silvia saide carrocomViktor eManfredos segue.

Além do Horizonte

Em Família

20h15 Rede Globo

21h15 Rede Globo

André e Oscar aprovam a ideia de William contra Kléber. Hermes consegue enganar Bigode. Celina conta para Keila o que sabe sobre Kléber. Priscila convida Fernanda e Thomaz para irem à sua festa de aniversário. Heloísa e Flávio jantam com Júlia. William, Celina, André, Oscar e Guto chegam ao galpão de Kléber e preparam uma armadilha. André, Oscar e William encurralam Kléber e seus capangas. Assis entra em contato com Hermes, assim que Líder Jorge se afasta. LC mostra para Marlon a fórmula que Paulinha entregou para ele. Kléber usa Celina como refém.

Selmacontaparaofilhoa históriadeShirley eLeto. Laerte se emocionaao ver ofilho tocar flauta comoele. Verônicacontaparaa sogra sobreamoça queencontraramem Viena. Selma revela queafilhade Helenapode ser suaneta. Helena pegaomedalhãodaFênix,mas o escondeassim queVirgílioaparece. Verônica seimpressionacoma semelhançaentreHelenaeamoça que viramemViena. Helenapensa eminternar Felipe. Laerteconversa comVerônica,LetoePaulinhano mesmolocalondeficavacomHelena. Marina vêClaraeCadu em sua exposiçãoepedeparaconhecê-los.

Virgem (21/08 a 20/09) A sensualidade da soma de energias entre Plutão e Vênus cria uma tensão criativa e interessante. Hoje será difícil controlar desejos reprimidos. Em vez de gastar energia com controle e repressão, pense numa forma de liberar o que precisa ser liberado. Libra (21/09 a 20/10) Com o céu impregnado da energia dos signos de fogo, você está aberto ao encanto da criação como ato lúdico e sem compromisso. O tempo é de novos começos. O único problema é esse clima emocional que lhe tira um pouco do centro. Daqui a pouco melhora. Escorpião (21/10 a 20/11) A Lua em Leão está aumentando o desconforto que você sente sempre que precisa viver mais em função de exigências externas do que dos seus desejos. Do outro lado do céu, Urano sopra que a felicidade é só o que interessa. Mas será que ela existe sem o sucesso? Sagitário (21/11 a 20/12) Com Mercúrio no mesmo signo que Netuno, o céu está lhe avisando que chegará alguém muito importante na sua vida. Alguém vai abrirá novos canais de comunicação e lhe ensinar uma nova maneira de lidar com as parcerias e com os compromissos. Capricórnio (21/12 a 20/01) A energia da Lua em Leão dá asas à sua imaginação. Num dia como hoje, o céu lhe desafia a transformar em imagens coisas tão imateriais como os estados d’alma. Se você tiver coragem de correr riscos, pode descobrir o artista que mora dentro de você. Aquário (21/01 a 20/02) O entusiasmo da Lua de Leão fará você acreditar na possibilidade de um amor plenamente satisfatório. E a intensidade de Urano em Áries vai acabar de vez com as dúvidas e questionamentos racionais que estão sempre no caminho da sua felicidade. Peixes (21/02 a 20/03) A intensidade emocional que está chegando do céu irá interferir no seu cotidiano e pode desorganizar a sua rotina. Acompanhe a energia do céu inventando uma maneira completamente diferente de enfrentar as tarefas e as rotinas do cotidiano.

BUSCA PALAVRAS

Pecado Mortal 22h15 Rede Record Picasso se desespera e vai atrás de Carlão paraavisá-lo sobrea emboscada. UmcapangadeQuim sedisfarçadebarbeiroe tentaatacar Carlão. Ele selivradocapanga,mas acaba sendopegopor outro. Otávioconta paraVegetal queCarlãoeramilitar eatirador,deixando-o surpreso. Carlão atiraematacapangas. CarlãocorreatéPatríciaeos filhos, secertificandode queeles nãoforamatingidos. Patríciaficaemchoqueao ver os atiradores mortos. Carlão vêferimentona testadePatríciaepedepara queOtávioos leveparaohospital. DorotéiaencontraCarlãonacasadeJurandir. Elechoraao selembrar doassassinatoeelaoconsola. Patríciadescobre queestágrávida.


22 PLUS

C

I

N

E

S

E

T

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Quinta Diário

‘Trapaça’ recebe amor um pouc Crítica de filme líder de indicações ao Oscar estreia espaço semanal do blog Cine Set no PLUS TEXTO Ivanildo Pereira (Cine Set) FOTOS Divulgação MANAUS

odo mundo engana todo mundo, com variados graus de sucesso em Trapaça, novo filme do diretor David O. Russell, consagrado recentemente pelos sucessos de O Vencedor (2010) e O Lado Bom da Vida (2012). Irving Rosenfeld é um exemplo. Apesar de enganar muita gente nos seus golpes, Irving não consegue realmente disfarçar a falsidade do seu topete. Na cena inicial do filme, o vemos penteando o que lhe restou de cabelo sobre a sua cabeça e grudando um topete para esconder a calvície. Era uma pequena mentirinha, porém necessária para que

T

ele continuasse vivendo e mantendo sua autoestima. A enganação pode ser autodirigida, porém sempre existe mais gente para ser enganada. A história (verídica) de Rosenfeld é a história de um trambiqueiro. Na década de 1970, ele era um dono de lavanderias que dava golpes com sua namorada Sydney Prosser. Ela se passava por inglesa e, com seu toque de classe, o casal atraía alguns pobres incautos com a promessa de empréstimos fáceis. Por anos eles ganharam dinheiro desse jeito e foram felizes... Até surgir em seu caminho o agente do FBI Richie DiMaso, que descobre o esquema. DiMaso força Rosenfeld e Sydney a cooperarem incriminando outros ‘peixes mais

OSCAR

‘Trapaça’ enfrenta ‘12 anos de escravidão’ e ‘Gravidade’ pelo prêmio de Melhor Filme

Jennifer Lawrence e Amy Adams garantiram indicações a melhor atriz coadjuvante e melhor atriz, respectivamente

Alexandre Prata

Najla Nadaf Akel em noite entre amigos

graúdo deo. Co queiro envolv cambo ção pa dissem parece roupas nora d Ass entrar dos an ção da sito da sado n catos, to dos retor R tivo m vagem na, no for pr Visivel filmes Scorse várias picas d

Seu comentário alexandreprata@diarioam.com.br

Sucesso

Visit

Eduardo Dornellas, um dos cantores de grande sucesso do pop sertanejo manauara, lançou três músicas no “CD Casa do Cowboy - Sempre com você na estrada”, coletânea com canções de artistas nacionais. Ao todo, 10 mil cópias estão sendo distribuídas em diversos Estados do Centro-Oeste. O álbum possui 30 hits de diversos artistas famosos, como Jorge e Mateus, Michel Teló, Bruno e Marrone, Gustavo Lima, entre outros. Eduardo Dornellas é o único cantor que tem três músicas autorais no CD. As músicas são do seu último CD: “Pescocinho – Eu tô que tô”, “Eu sei que é amor” e “Faz isso não”. Segundo o cantor, a inserção das músicas no CD da Casa do Cowboy faz parte das ações que vão marcar o lançamento nacional de Dornellas. A Casa do Cowboy é uma das lojas brasileiras que mais vendem roupas, sapatos e acessórios country.

O emba Brasil, A SUFRAM superin Na reun possibil em um Suíça pa de obra ações d e coope pesquis pesquis grupos Bruno, Luana e Louise festejando mais uma iCases inaugurada no shopping Ponta Negra

Patrícia Andrade, Eric Marques e Camila Mendes brindando o sucesso de mais uma loja iCases

Marcos Cohen ganhou festa de aniversário superproduzida pela sua Kalyna, com toda a família e amigos por perto

Eduard no bom


PLUS 23

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

ouco ‘exagerado’ da Academia graúdos’, gravando-os em vídeo. Com o tempo, os trambiqueiros e o homem da lei se envolvem numa trama rocambolesca na qual a corrupção parece estar amplamente disseminada. Mas também parece divertida, com aquelas roupas, penteados e trilha sonora da época... Assistir a Trapaça é como entrar num baile temático dos anos 1970, onde a recriação da época serve ao propósito da sátira. Investindo pesado nos aspectos mais caricatos, tanto da história quanto dos seus personagens, o diretor Russell tem como objetivo mostrar o lado mais selvagem da sociedade americana, no qual todos fazem o que for preciso para sobreviver. Visivelmente inspirado por filmes similares de Martin Scorsese, Russell faz uso de várias marcas registradas típicas do criador de obras co-

Christian Bale e Bradley Cooper também foram indicados por conta de ‘Trapaça’

mo Os Bons Companheiros (1990), Cassino (1995) e do recente O Lobo de Wall Street (2013). Como nesses filmes, Trapaça faz uso da narração em OFF para dar voz a vários personagens, e de movimentos de câmera elaborados para nos apresentar ao universo da história. Russell também conta com um grande elenco, e quase todos já trabalharam com ele nos seus dois projetos anteriores: Christian Bale como Rosenfeld, Amy Adams como Sydney, Bradley Cooper como DiMaso, Jeremy Renner como o prefeito Carmine e Jennifer Lawrence como Rosalyn, a verdadeira esposa de Irving — uma mulher instável que pode por todo o esquema a perder. Há também uma divertida ponta de Robert De Niro que remete claramente aos personagens mafiosos vividos por ele

nos épicos ‘scorseseanos’. Quanto ao trabalho com o elenco, Russell se tornou conhecido como ‘diretor de atores’ e permite, a eles, liberdade para construir e trabalhar com seus personagens. Como o filme tem um tom satírico, a liberdade parece ter sido demasiada em alguns casos – Cooper e Lawrence têm momentos de verdadeiro exagero em suas composições, entregando-se à caricatura. Já Adams e Bale atuam de forma mais séria e fazem dos seus personagens os mais interessantes do filme.

SERVIÇO Nota: 7,0 Onde assistir: Confira os horários na página 24 Leia mais sobre cinema em: blogs.d24am.com/cineset

Visita

Justa homenagem

O embaixador plenipotenciário da Suíça no Brasil, André Regli, visitou a sede da SUFRAMA, onde foi recebido pelo superintendente em exercício, Gustavo Igrejas. Na reunião, o diplomata falou sobre a possibilidade de incluir estudantes de Manaus em um projeto de intercâmbio entre Brasil e Suíça para formação e especialização da mão de obra nacional. No projeto estão previstas ações de promoção de intercâmbio acadêmico e cooperações científicas de projetos de pesquisas, com a possibilidade de chegada de pesquisadores ao Brasil, a fim de estabelecer grupos de pesquisa.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, empresários do Polo Industrial de Manaus (PIM), agricultura, comércio e serviços, familiares, amigos e autoridades locais participaram da homenagem aos 90 anos do empresário Moyses Benarrós Israel, promovida pela FIEAM. Antonio Silva elogiou a dedicação do decano da FIEAM ao longo de 54 anos de atividade em prol da defesa dos interesses da indústria e do desenvolvimento econômico do Estado. Moyses Israel foi um dos fundadores da entidade, em 1960, e atualmente exerce a função de conselheiro fiscal da entidade e do Serviço Social da Indústria (SESI/AM).

José Melo sauda Aldo Rebelo em Manaus

O prefeito Arthur Neto abraça o amigo Moyses Israel, festejado pelos seus 90 anos

Roberto Tadros e José Azevedo na homenagem para Moyses Israel

Mário Guerreiro entre os muitos que foram abraçar Moyses Israel

Gol

Eduardo Dornellas agrada inclusive no bom bração

O vice-governador do Amazonas, José Melo, defendeu a realização da Copa do Mundo em Manaus, durante a apresentação do livro “A Pátria de Chuteiras”, terça passada, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), que contou com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, responsável pela seleção dos textos de Nelson Rodrigues que compõem a obra. Melo afirmou que a realização do mundial em Manaus será uma boa oportunidade para que estrangeiros e brasileiros conheçam melhor o Amazonas. O vice-governador também destacou que a realização da Copa do Mundo em Manaus vai ajudar o fortalecimento do futebol amazonense nos próximos anos.

Barulho Trazendo de volta o projeto “Lappa Rock Pub”, o local receberá nesta quinta-feira, a partir das 19h, as bandas locais Mao Beat e conhecida Critical Age, que fará um especial em homenagem a banda nacional O Rappa. Ainda neste dia, mulher não paga até meia-noite e o chope Brahma é liberado das 19h às 21h.


24 PLUS RÁPIDAS

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

cine

14

E st reia

LETÍCIA

Franciele detona sister: “Quer pagar de santa e arreganha as pernas?”

UMA AVENTURA LEGO AVENTURA/

AirritaçãodeFrancielecom Letíciaficoumaisvisívelnatarde deontem.Emconversacom Aline,Frandissequeasister gostadesensualizar,masque evitacomentáriosparanão parecerciúmesouinveja:“Ela querpagardesantaearreganha aspernasparaoshomensda casa.Ontem,elacolocouopé emcimadamesa,debiquíni,e Valter,CássioeDiegoficaram comcaradebobo”,completou.

Eliminado, Junior se declara para ex: ‘Não tem como apagar’

Diego ignora câmeras e fica pelado ao trocar de roupa

Eliminadocom68%dosvotosdo público,JuniorGianettifalousobre LorraineGlória,comquemnamorou portrêsanosantesdeentrarno programa.“Eunamoravaela,masela nãonamoravamaiscomigo.Euentrei (noprograma)ejásabiaqueelanãoiria querermenamorarmais.Nãoarrumei minhavidanasredessociais,foitudo muitorápidoquandofuichamado.Não queriameexpornacasa”.

Diego está cada vez mais à vontade na casa do Big Brother Brasil. Único acordado na manhã de quarta-feira, o carioca deixou a timidez de lado e ficou totalmente nu ao trocar de roupa. O publicitário foi até o banheiro da ‘casa grande’ e, sem cerimônia, tirou a cueca. Em seguida, vestiu uma sunga e foi para a parte externa da casa.

ANIMAÇÃO Cinépolis Ponta Negra 3D Cópias dubladas: 13h45 14h40 – 16h10 - 17h20 – 18h45 – 21h15 Playarte Manauara 3D Cópias dubladas: 12h40 – 14h50 – 17h Playarte Manauara Cópias dubladas: 13h40 – 15h55 – 18h10 – 20h25 – 22h40 (*) (*) Somente sexta-feira (07/02) e sábado (08/02) Cinemark 3D Cópias dubladas: 12h50 - 15h20 – 18h – 20h45 - 23h15 (*) (*) Somente sexta-feira (07/02) e sábado (08/02) Cinemark Cópias dubladas: 11h30 (*) 14h10 – 16h40 – 19h10 (*) Somente sábado (08/02) e domingo ( 0 9/02 ) Cinemais Manaus Plaza 3D Cópias dubladas: 14h20 – 16h30 Cinemais Millennium 3D Cópias dubladas: 14h40 – 16h50 – 19h Cinemais Millennium Cópias dubladas: 14h – 16h10 – 18h20

dubladas: 13h50 - 16h20 – 21h40 Cinemais Manaus Plaza Cópias dubladas: 14h40 – 16h50 – 19h15 – 21h20 Cinemais Millennium Cópias legendadas: 15h – 17h10 – 19h30 – 21h40

Cinemark Cópias dubladas: 14h - 19h30 Cinemais Manaus Plaza Cópias dubladas: 14h – 16h35 – 19h10 - 21h45 Cinemais Millennium Cópias legendadas: 14h10 – 16h45 – 19h15 – 21h50

HÉRCULES

FRANKENSTEIN: ENTRE ANJOS E DEMÔNIOS

CAMINHANDO COM DINOSSAUROS

TERROR/

ANIMAÇÃO

SUSPENSE/ AÇÃO

Cinépolis Ponta Negra 3D Cópias dubladas: 14h

AVENTURA/ AÇÃO Cinépolis Ponta Negra Cópias legendadas: 17h15 – 22h Cinépolis Ponta Negra Cópias dubladas: 14h45 – 19h40 Playarte Manauara Cópias dubladas: 13h15 – 15h15 – 17h15 – 19h15 - 21h15 – 23h15 (*) (*) Somente sexta-feira (07/02) e sábado (08/02) Cinemark 3D Cópias dubladas: 13h20 - 15h50 – 18h20 – 21h - 23h30 (*) (*) Somente sexta-feira (07/02) e sábado (08/02) Cinemais Manaus Plaza 3D Cópias dubladas: 19h – 21h10 Cinemais Manaus Plaza Cópias dubladas: 15h20 – 17h30 – 19h40 – 21h50 Cinemais Millennium 3D Cópias dubladas: 15h10 – 17h20 – 19h25 – 21h30

Con t in u ação

Playarte Manauara 3D Cópias legendadas: 23h10(*) (*) Somente sexta-feira (07/02) e sábado (08/02) Playarte Manauara 3D Cópias dubladas: 19h10 – 21h10 Playarte Manauara Cópias legendadas: 13h30 – 15h30 – 17h30 – 19h30 – 21h30 – 23h30(*) (*) Somente sexta-feira (07/02) e sábado (08/02) Playarte Manauara Cópias dubladas: 14h – 16h – 18h – 20h05 – 22h10(*) (*) Somente sexta-feira (07/02) e sábado (08/02) Cinemark 3D Cópias dubladas: 12h30(*) 17h30 – 19h45 - 22h10 (*) Somente sábado (08/02) e domingo ( 0 9/02 )

TRAPAÇA

47 RONINS

COMÉDIA

ARTES MARCIAIS/

O LOBO DE WALL STREET

DRAMÁTICA/

AÇÃO

BIOGRAFIA/

SUSPENSE Cinépolis Ponta Negra Cópias legendadas: 13h 15h30 – 16h - 18h40 – 19h15 – 21h50 – 22h15 Cinemark: 11h20 (*) 14h20 – 17h20 – 20h30 23h50 (**) (*) Somente sábado (08/02) e domingo ( 0 9/02 ) (**) Somente sexta-feira (07/02) e sábado (08/02) Cinemais Millennium Cópias legendadas: 14h – 16h40 – 19h20 – 22h

Cinépolis Ponta Negra Cópias legendadas: 16h20 – 2 1h45 Cinépolis Ponta Negra Cópias dubladas: 13h30 – 19h Playarte Manauara Cópias legendadas: 12h50 – 15h15 – 17h40 – 23h25(*) (*) Somente sexta-feira (07/02) e sábado (08/02) Cinemark 3D Cópias dubladas: 18h40 - 21h20 Cinemais Manaus Plaza Cópias dubladas: 14h30 – 17h – 19h30 – 22h Cinemais Millennium 3D Cópias dubladas: 21h10

OPERAÇÃO SOMBRA JACK RYAN

TREM NOTURNO PARA LISBOA

SUSPENSE/

DRAMA

ESPIONAGEM

Playarte Manauara Cópias legendadas: 21h – 23h15 (*) (*) Somente sexta-feira (07/02) e sábado (08/02)

Cinépolis Ponta Negra Cópias legendadas: 17h30 – 22h30 Cinépolis Ponta Negra Cópias dubladas: 15h – 20h Playarte Manauara Cópias dubladas: 13h50 – 16h – 18h10 – 20h20 – 22h30 (*) (*) Somente sexta-feira (07/02) e sábado (08/02) Cinemark: 19h Cinemark Cópias

*Cinemark - Studio 5 Festival Mall - Av. Rodrigo Otávio, 555, Distrito Industrial. Informações: (92)3613-8345

A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS DRAMA Cinépolis Ponta Negra Cópias legendadas: 16h20 – 19h30 – 21h30 Cinépolis Ponta Negra Cópias dubladas: 18h20

**Playarte - Manauara Shopping - Av. Mário Ypiranga, 1.300, Adrianópolis. Informações: (92)3236-5143

sábado (08/02) Cinemark: 11h40(*) 17h10 - 22h25 Cinemais Manaus Plaza: 15h10 – 17h20 – 19h20 – 21h30 Cinemais Millennium: 14h50 – 17h – 18h50 – 21h15

TARZAN – A EVOLUÇÃO DA LENDA ANIMAÇÃO/ AVENTURA/ FAMÍLIA Playarte Manauara Cópias dubladas: 13h – 15h – 17h – 19h Cinemark 3D Cópias dubladas: 11h10(*) 13h40 – 15h - 16h10 (*) Somente sábado (08/02) e domingo ( 0 9/02 ) Cinemais Manaus Plaza Cópias dubladas: 14h35 – 16h40

FROZEN – UMA AVENTURA CONGELANTE ANIMAÇÃO/ AVENTURA

Cinépolis Ponta Negra Cópias legendadas: 2 0 h 35 Playarte Manauara Cópias legendadas: 20h Cinemais Millennium Cópias legendadas: 21h

Playarte Manauara Cópias dubladas: 12h40 – 14h50 – 17h Cinemais Manaus Plaza Cópias dubladas: 14h10 – 16h20 Cinemais Millennium Cópias dubladas: 14h30 – 1 6 h 35

O HERDEIRO DO DIABO

ATÉ QUE A SORTE NOS SEPARE 2

TERROR

COMÉDIA

Cinemark Cópias dubladas: 22h Cinemais Manaus Plaza Cópias dubladas: 19h35 21h40 Cinemais Millennium Cópias legendadas: 19h10 – 21h20

Playarte Manauara: 19h10 – 21h20 – 23h25(*) (*) Somente sexta-feira (07/02) e sábado (08/02) Cinemais Manaus Plaza: 18h50 – 21h

DRAMA/ POLICIAL

MUITA CALMA NESSA HORA 2 COMÉDIA Cinépolis Ponta Negra: 13h15 – 15h 35 Playa rte Manauara: 13h10 – 15h05 – 17h – 18h55 – 20h50 – 2 2 h45(*) (*) Somente s ext a-fei ra (07/02) e

**Cinemais - Millennium Shopping - Av. Djalma Batista, 1.661, Chapada. Informações: (92)3215-1530.

NINFOMANÍACA – PARTE 1 ERÓTICO/ DRAMA Cinépolis Ponta Negra Cópias legendadas: 2 2 h 35

**Cinemais - Manaus Plaza Shopping - Av. Djalma Batista, 2.100, Chapada. Informações: (92)3215-1530.

MULTIMÍDIA

Assista ao vídeo desta matéria com seu leitor QR Code ou no Portal D24am http://va.mu/cEph

**Severiano Ribeiro Amazonas Shopping Av. Djalma Batista, 482, Chapada. Informações: (92) 3215-1617


Lutadores disputam vagas em torneios Ocalendáriodalutaolímpicaamazonensedá largadaoficialneste sábado,apartir das 10h,no CTdaVilaOlímpicadeManaus. OCampeonato Amazonense reuniráatletas de todas as faixas etárias, valendoclassificaçãoparacompetições nacionais. Oeventoé uma realizaçãoda FederaçãoAmazonensedeLutaLivre Esportiva,OlímpicaeGreco-Romana(Falle).

VENCER

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

FALE COM OS EDITORES vencer@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am

ObradaArena seráconcluída em15dias,garanteconstrutora Diretor comercialdaAndradeGutierrez explicao quefaltaparaaconclusãodoestádio,emManaus TEXTO NathaneDovale FOTO Alex Pazuello/Agecom MANAUS

om 97,5% das obras concluídas, a Arena da Amazônia Vivaldo Lima terá a construção encerrada em 15 dias. A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (12) pelo diretor comercial da empresa Andrade Gutierrez, Márcio Andrade, durante visita guiada no estádio em companhia do ministro dos esportes, Aldo Rebelo e do governador do Estado, Omar Aziz. Segundo Andrade, a obra passa pela fase do acabamento eem15dias teráos trabalhos finalizados. “Estamos fazendo o tratamento de top dressing, na grama, para melhorar a oxigenação do gramado. Ainda falta o acabamento de dez escadas de acesso, das 18 existentes e também de 10 banheiros, de um total de 18, além da conclusão de 50 camarotes”, explicou o diretor comercial da construtora responsável pela obra. Além disso, Andrade contou que o piso da área externa da Arena passa por um ajuste final. “Falta 1% para acabar a parte do piso de pódio, como é chamado. Hoje (ontem) iniciamos os testes de iluminação esportiva e o comissionamento, um teste que integra os sistemas elétricos, o ar-condicionado e a edificação”. Prevista para inaugurar no dia 20 de dezembro do ano passado, a Arena da Amazônia está quase dois meses atrasada. No começo da semana, chegou-se a comentar a possibilidade de o estádio ser inaugurado nesta sexta-feira durante a visita a Manaus da presidente da República, Dilma Rousseff. A proposta, porém, foi descartada pelo governador do Estado,

C

ARENA DA AMAZÔNIA

Visita técnica da Fifa e Comitê Organizador Local (COL) está programada para o domingo

Ministro do Esporte Aldo Rebelo e governador do Amazonas, Omar Aziz, fizeram uma visita à Arena da Amazônia Vivaldo Lima na manhã de ontem

OS NÚMEROS

669,5 mi éocusto totaldaArenada AmazôniaVivaldoLima,de acordocomoMinistériodo Esporte. Oestádiofor orçado, inicialmente,emR$499,5milhões.

Omar Aziz. “Não vou inaugurar uma obra inacabada. Quando ela estiver concluída a presença da presidente será muito bem-vinda”, disse Omar na segunda-feira, durante a abertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Na manhã de ontem, durante a abertura da Reunião de Alinhamento e Integração dos Planos Operacionais para a Copa do Mundo de 2014, Omar afirmou qua a Arena foi a obra que mais lhe causou “dor de cabeça” durante o mandato, mas não explicou o motivo. “Vocês ainda perguntam o porquê?”, disse ele aos jornalistas. Em menos de um ano, três operários morreram em acidentes no canteiro de obras da Arena da Amazônia Vivaldo Lima. O número corresponde à metade de todos os óbitos em acidentes de trabalho em construções para o Mundial, em todo Brasil.

LEGADO DA COPA

Investimento de R$ 40 milhões em segurança Aáreade segurançafoi tratadacomo umdos destaques doplano operacionalparaaCopaemManaus, duranteaaberturadaReuniãode AlinhamentoeIntegraçãodos Planos Operacionais paraaCopado Mundo. Segundoogovernador do EstadoOmar Aziz,estão sendo investidos cercadeR$40 milhões em umnovoCentrode Monitoramento, que superaem grandezaoatualCentroIntegradode Operações deSegurança(Ciops). “É

umlegadoimportante que vaificar paraa segurança,cominvestimentos de quase40 milhões paramonitorar todaacidade”,disseogovernador. OministroAldoRebelo ressaltou a importânciado trabalhointegradoe doalinhamentoentreas três esferas degovernoparao sucessodo evento. “É uma reuniãode trabalho entre servidores dogovernofederal, doEstadoedaPrefeitura quepassaa limpo todos os planos operacionais daCopa”,observou.


26 VENCER

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Flamengo e Cruzeiro decepcionam na estreia Rubro-Negro perdeu para o León, enquanto Raposa foi derrota de virada para o Real Garcilaso TEXTO AgênciaEstado FOTO LeopoldoSmith/AFP GUANAJUATO

noite não foi boa para o futebol brasileiro na Copa Libertadores. As duas equipes do País que jogaram saíram decampoderrotadas por 2 a1. O Cruzeiro perdeu para o Real Garcilaso,noPeru. JáoFlamengo foi derrotado pelo León, no México. O revés rubro-negro manteve a escrita flamenguista de nunca vencer fora de casa em estreia na Libertadores. Com Amaralexpulsologonoiníciodo primeiro tempo e o peso da altitude, os jogadores rubro-negros tiverambastantedificuldade. As duas equipes começaram apartidaem ritmoforte.Naprimeira chegada do Flamengo, Everton fez boa jogada na ponta e cruzou para área. Hernane cabeceou no travessão. A animaçãofoilogoofuscadapelaexpulsão de Amaral. Ele acertou um pontapé em Montes e foi imediatamente expulso, aos 11 mi-

A

nutos dejogo. Com isso, o León se aproveitou da vantagem numérica. Aos 29, em cobrança de escanteio, Hernane disputou a bola com González, que caiu, e o juiz acabou marcando pênalti duvidoso para a equipe mexicana. Boselli converteu a cobrança e abriu o placar aos 31. O Flamengo insistiu no ataque e a igualdade enfim surgiu aos 42, quando Elano cobrou falta na área e Cáceres cabeceou paraas redes. Com um a mais em campo, e maior fôlego na altitude, o León começou o segundo tempo com mais iniciativa no ataque. e teve grande oportunidade para liderar o placar novamente. André Santos derrubou Arizala e o árbitro anotou nova penalidade, estainquestionável. Boselli,desta vez, tentou surpreender Felipe com uma cavadinha, mas acabou se dando mal. O lance, porém, apenas adiou o segundo gol do León, que veio aos 22 minutos. Após levantamento na área, Arizala finalizou bem e marcou o gol que garantiu a vitóriados anfitriões.

MARACANÃ

Flamengo volta a campo na Libertadores contra o Emelec, no dia 26 de fevereiro

Boselli converteu pênalti na primeira etapa e abriu o placar para o León. Flamengo jogou com um a menos por 80 minutos

TORCIDA DÁ VEXAME

Derrota com tons de racismo, no Peru Atualcampeãobrasileiro,oCruzeiro nãoconvenceunaestreiana Libertadores.Comorevés,aRaposase vêobrigadaareagirnapróximarodada. Nopróximodia25,otimemineiro receberáoUniversidaddeChile,no EstádiodoMineirão,emBeloHorizonte. OprimeirotempodoCruzeironoduelo noPerufoibom.Otimedominouas açõesecrioumaisoportunidadesde golqueorival,inclusivecomumabola

Grêmio estreia no grupo da morte e Atlético terá Adriano, em Curitiba MONTEVIDÉU

O Grêmio estreia na Copa Libertadores enfrentando o Nacional, do Uruguai, no Estádio Parque Central, de Montevidéu, às 20h15 (de Manaus), desta quinta-feira. O Grupo 6, considerado o mais difícil da primeira fase da competição, também tem o Atlético Nacional, da Colômbia, e o Newell's Old Boys, da Argentina, que se enfrentam neste mesmo dia, fechando a primeira rodada.

Embora tenha feito mistério, o técnico Enderson Moreira deu a entender que vai repetir a escalação que empatou com o Internacional por 1 a 1, no último domingo, pelo Campeonato Gaúcho, com três volantes. Sendo assim, Edinho fica à frente da defesa, enquanto que Ramiro e Riveros podem se revezar em movimentos de contenção e de auxílio ao ataque. Os meias serão Luan e Zé Roberto e o argentino Barcos é o único atacante.

O outro brasileiro em campo nesta quinta-feira pela Libertadores é o Atlético-PR. O Furacão enfrenta o The Strongest, da Bolívia, às 18h (de Manaus), no Estádio Durival de Brito, em Curitiba. O jogo é válido pelo Grupo 1, que ainda tem o argentino Vélez Sarsfield e o peruano Universitario. A novidade do time, pelo menos no banco de reservas, pode ser Adriano. Após assinar contrato na ultima terça, o atacante foi inscrito pelo clube.

natravedeDagoberto.Econseguiu abriroplacarcomozagueiroBruno Rodrigo,aos20minutos.Após escanteio,odefensorcabeceouno ânguloesquerdodametadePretel. Porcausadaaltitudedemaisde3.200 metrosacimadoníveldomar,os jogadoresdoCruzeirocaíramde rendimentonasegundaetapa.A consequênciadissofoiaviradadoReal Garcilaso.Aosseisminutos,Britez

aproveitouumdesvioapóscobrança deescanteiopelaesquerdaetocou paraogol.Aos16,foiavezdoatacante Rodríguezanotarosegundo. Anotatristedojogoaconteceunos minutosfinais.Depoisdeentrarnolugar deDagoberto,ovolanteTingapassoua serhostilizadopelostorcedores peruanos,queacadatoquenabolado brasileiroovaiavameimitavamsonsde macaco.

Com reservas, Bota busca reação no Campeonato Carioca RIODEJANEIRO

O Botafogo está indo bem na Copa Libertadores, mas não conseguemostrar omesmodesempenhonoCampeonatoCarioca. Até aqui, o time alvinegro somou apenas cinco pontos no Estadual e se mantém a oito de distância da zona de classificação para a semifinal. Porém, nesta quinta-feira, terá a oportunidadede reverteressasitua-

çãocontraoBonsucesso,às 15h (de Manaus), no Estádio de MoçaBonita,noRiodeJaneiro. A tendência para esta partida é que o treinador Eduardo Hungaro volteaescalaros jogadores reservas - que perderam os três últimosjogos quedisputaramnoCampeonatoCarioca. O único confronto vencido na competição foi justamente o que teveaatuaçãodos titulares, contraoMadureira.


VENCER 27

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Princesa vence no Gilbertão e Nacional empata fora de casa Representantes amazonenses se deram bem na rodada inaugural da primeira Copa Verde ESTADUAL

TEXTO DiogoRocha FOTO NathalieBrasil

Iranduba se reabilita e fica em 4º

MANAUS

s representantes do Amazonas na Copa Verde estrearam na competição regional, nesta quarta-feira, com bons resultados. Jogando em casa, no Estádio Gilbertão, o Princesa do Solimões venceu o Santos (AP),por 1a 0 (goldeFininho). JáoNacionalfoiatéRio Branco(AC)e,naArenadaFloresta, empatou em 0 a 0 com o Plácido de Castro. Apesar de jogar fora de casa, o Nacional tomou as rédeas da partida na primeira etapa e criou as melhores chances de gol. O atacante Leonardo infernizou a defesa adversária, mas não conseguiu abrir o placar. No segundo tempo, o Plácido partiu para o ataque, mas esbarrou nas defesas do goleiro Jairo. No final, o empate foi um resultado justo. Um novo 0 a 0 no jogo de volta, na próxima quarta-feira (19), no Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru, leva a decisão para os pênaltis. Empate com gols garante o Plácido nas quartas de final. Para o Nacional, a única alternativa é

O

COMPROMISSOS

Antes dos jogos de volta, Naça e Princesa jogam pelo Estadual no fim de semana

Marinelson criou oportunidades de gols para o Princesa, mas pecou nas finalizações e não conseguiu balançar as redes do Gilbertão

vencer. Em Manacapuru, apesar da vitória, o placar magro não mostrou o que foi a partida. Com muitos gols perdidos, principalmente da dupla ofensiva Marinelson e Charles, o Tubarão perdeu a chance de abrir larga vantagem no confronto. “A vitória é sempre

bem-vinda. O Princesa dentro de casa é muito forte, mas não pode acontecer isso de perder muitas chances de gols”, reconheceu o técnico do Princesa, Marquinhos Pitter. “Agora no jogo de volta, temos que ter tranquilidade, o Princesa mostrou a que veio. Vai ser um jogo difícil, mas não é impossível a

classificação”,afirmou o treinador. Com a vantagem do empate, o time do Alto Solimões reencontra o ‘Peixe da Amazônia’ na próxima quarta-feira (19), noEstádioMiltonCorrêa,oZerão, em Macapá (AP), pelo jogo de volta, focado em avançar às quartas de final da competição.

Único a marcar gols nesta quarta-feira, o Iranduba foi o destaque dos dois jogos antecipados da terceira rodada do primeiro turno do Campeonato Amazonense. Com dois gols no segundo tempo, o atacante Bolacha saiu do banco de reservas para ser o principal jogador da goleada do Verdão por 4 a 0 sobre o Sul América, no Campo da Ulbra, zona sul de Manaus. Também marcaram o zagueiro Kaká, logo no início da partida, e o volante Batista, que fez um gol olímpico, com a ‘ajuda’ da defesa do Sul América. A vitória não apenas deixou o Iranduba com saldo de gols positivo (1) como também colocou o clube temporariamente na quarta posição na tabela geral da competição. Pelo Grupo A, o time está em terceiro, enquanto o Sulão, sem pontos e com saldo de -10, é o lanterna. Ainda nesta quarta, pelo Grupo B, Holanda e São Raimundo não saíram do zero no Estádio Francisco Garcia. Ambas as equipes ainda não marcaram gols em 2014.

RÁPIDAS Commais dois ouros,Alemanha disparano quadro demedalhas AAlemanhafoiagrande vencedora dodianos Jogos Olímpicos de InvernodeSochi,aoconquistar duas das seis medalhas deouro distribuídas nesta quarta-feira. Assim, assumiu aliderançaisoladado quadro demedalhas,abrindo vantagem sobreNoruegaeCanadá,com quem estavaempatadaatéentão. Agora,aAlemanhalideraadisputa dos Jogos deSochicom seis medalhas deouro(também tem uma depratae umadebronze). Depois, apareceoCanadá,com quatrode ouro, quatrodeprataeduas de bronze. EaNoruega vemem terceiro lugar com quatrodeouro, três de prataecincodebronze.

COPA DO REI

Barcelona empata e enfrenta o Real Madrid na decisão

O Barcelona confirmou o favoritismo nesta quarta-feira e garantiu o clássico na final da Copa do Rei, contra o Real Madrid. O confronto foi assegurado com o empate com o Real Sociedad por 1 a 1, fora de casa, nesta quarta. Sem Neymar, o Barça foi liderado por Lionel Messi (foto), autor do único gol catalão. Com o resultado, o Barcelona fechou o confronto da sua semifinal com o placar agregado de 3 a 1, já que vencera na ida, por 2 a 0.

Zagueiro Paulo André troca o Corinthians por clube chinês O zagueiroPauloAndréacertou a sua saídadoCorinthians e vai se transferir paraoShanghai Shenhua,daChina. A saídado jogador,líder domovimentoBom SensoFC,foiconfirmadanesta quarta-feirapor RonaldoXimenes, diretor defuteboldoclubepaulista. Aboapropostafinanceiradoclube chinês, quejá teveoatacante marfinenseDidier Drogbano seu elenco,paraPauloAndrépesou paraa saídado zagueiro, que também só tinhacontratocomo Corinthians atéofinaldesteano. PauloAndrégarantiu que sua transferêncianão tevea ver coma recenteinvasãoaoCTcorintiano.


OBS: O conteúdo dos anúncios publicados nesta edição são de responsabilidade dos próprios anunciantes

28 VENCER

Quinta-feira, 13 de fevereiro dede 2014 Quinta-feira, 13 de fevereiro 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

COND. PORTAL DO ARUANÃ - EfjJ

mboafsbiF Ó P èì~êíçë ëÉåÇç ìã~ ëì∞íÉI ÇÉëçJ Åìé~Ç~I VMãOI ^êã•êáçëI ~åÇ~ê ã¨ÇáçI éáëÅáJ å~IÅÜìêê~ëèìÉáê~I ^ÅKcáJ å~åÅá~ãÉåíç LcÖíë oA PVU ãáä cW POPVJOVPS L UQMRVMSV çì ïïïKëçê~ó~îÉä~ëJ èìÉKÅçãKÄê

1 QUARTO AVALIAMOS/VENDEMOS - ëÉì áãμîÉä

Å~ë~ëI íÉêêÉåçëI ë∞íáçëI ~éíçI Ñ~òÉåÇ~IÖ~äé©ç É ÉíÅK èì~äJ èìÉê äçÅ~ä ÇÉ ã~å~ìë cWVOOM OMQRL VOQRJPTSP `êÉÅá NRST 179435225

2 QUARTOS COND. ASTURIAS (IMPECAVEL) - O

èì~êíçë ëÉåÇç N ëì∞íÉI N î~Ö~I TPãOI ~êã•êáçë åçJ îçëI ëéäáíI Ö•ë ÉåÅ~å~ÇçI éáëÅáå~I ÅÜìêê~ëèìÉáê~I ^ÅKcáå~åÅá~ãÉåíçLcÖíë oA OUMãáä cW POPVJOVPS L UQMRJVMSV çì ïïïKëçJ ê~ó~îÉä~ëèìÉKÅçãKÄê 179436909

O èì~êíçë ëÉåÇç N ëì∞íÉI êÉJ Ñçêã~Ç~I ~êã•êáçëI ëéäáíI QRãOI •êÉ~ ÇÉ ä~òÉê ÅçãJ éäÉí~I N î~Ö~I ^ÅKcáå~åÅáJ ~ãÉåíçLcÖíë oA OSMãáä cW POPVJOVPS L UQMRJVMSV çì ï ï ïK ë ç ê ~ ó ~ î É ä ~ ë J èìÉKÅçãKÄê

COND. TURIM ( IMPECAVEL) -

179436911

LOCAÇÃO PROXIMA A VILA OLIMPICA - P èì~êíçë ëÉåÇç N ëìJ

∞íÉI O Ä~åÜÉáêçëI ä~î~åÇÉJ êá~I ÅÉêßãáÅ~I N î~Ö~I äçJ Å~´©çI oANIRMM I éêÉÑÉJ êÆåÅá~ é~ê~ Å~ë~ä ëÉã ÑáJ äÜç cW VNNOJVVVQ 179436912

TORQUATO TAPAJÓS COND. VILA JARDIM - ~é~êí~ãÉåíç Åçã •êÉ~ ÇÉ

ä~òÉêIë~ä~IïÅI O⁄~åÇ~êK qê~åëJ Ñáêç oARRãáä à• Ñáå~åÅá~Çç cWVNNUJMNTPL UNQNJVTURL VQTTJPSTO

179436879

3 QUARTOS APTOS PARA FINANCIAMENTO - `çåÇK

gç©ç _çëÅç L SRãOI í¨êJ êÉçI oA NTMãáäK`çåÇK ^êáJ ê~åÜ~ë L RRãOI í¨êêÉçI oA NTRãáäKqçÇçë ^ÅK cáå~åJ Åá~ãÉåíç cW POPVJOVPS L UQMRJVMSV çì ïïïKëçJ ê~ó~îÉä~ëèìÉKÅçãKÄê 179436906

COND. EVIDENCE (IMPERDIVEL) - P

èì~êíçë ëÉåÇç N ëì∞íÉ Åçã ÅäçëÉíI ÉëÅêáíμêáçI ë~ä~ ~ãéä~I éçêÅÉä~å~íçI ë~Å~Ç~I ÅÜìêê~ëèìÉáê~I éáëÅáå~I éä~óÖêçìåÇI ~Å~ÇÉãá~I ^ÅKcáå~åÅá~ãÉåíçLcÖíë oA RPMãáä cW POPVJOVPS L UQMRJVMSV çì ïïïKëçJ ê~ó~îÉä~ëèìÉKÅçãKÄê

179436905

COND. SOLAR DOS FRANCESES (IMPERDIVEL) - P èì~êíçë ëL N ëì∞íÉI

~êã•êáçëI ëéäáíI URãO I ~åÇ~ê ~äíçI P Ä~åÜÉáêçëI éçêÅÉJ ä~å~íç oA QOMãáä cW POPVJOVPS L UQMRJVMSV çì ï ï ïK ë ç ê ~ ó ~ î É ä ~ ë J èìÉKÅçãKÄê 179436910

APARTAMENTOS ALUGUEL 1 QUARTO

~éêíKÅLãçÄáäá~ ëLãçÄáäá~ ë~ä~ ÅçòK~ãÉêK ëì∞íÉI î~ê~åÇ~I ~ê ÅçåÇKëéäáíI áåíÉêÑçåÉI Ö~êK éíKÉäÉíêK éç´ç ~êíK ëÉÖKíç í~ä cWUOOMJUNTOL UUORJNOTUL VPTNJTQVQ

179436921

2 QUARTOS APTO - ÅL

O èì~êíçë ë~ä~ É ÅçòáåÜ~ oK qìéáåáèìáã å⁄ PVT _~áêêçW cäçêÉëí~ä ffK cWVNPNJUSQULVNRNJVPQM

379436629

VDO CSA NOVISSÍMA - ÅL O èíë ëä

Åçò ïÅ íçÇ~ Ñçêê å~ ÅÉJ êßã ÅL é´ ~êíÉëK éêμñ ~ç plp åç ÄK ÇÉ p~åí~ bíÉäîáå~ ãÉÇ TñNR oA QRãáä cW VNOU TNNP 179436845

3 QUARTOS MONTE DAS OLIVEIRAS - Åë~

ÇÉ Éëèìáå~ ÅL P èíë ëä Åçò ïÅ íÇ~ Ñçêê å~ ÅÉêßã ãÉÇK UñNR oA RM jáä éêμñ ~ éçäáÅäáåáJ Å~ cW VNOU TNNP 179436836

KITINETES, FLATS E APART-HOTÉIS EDUCANDOS - îÉåÇç PâáíáåÉíÉë

ãáëí~ íçÇçë ÅLïÅ ÇÉåíêç éêμñK ~ç ëé~ oASUãáä ÄÉã äçJ Å~äáò~Ç~ cWVNNUJMNTPL UNQNJ VTURL VQTTJPSTO 179436881

FEIRINHA/ ARMAN. MENDES - îÉåJ

ÇÉJëÉ V âáíáåÉíÉë å~ êì~ éêáåÅK ÅçãÉêÅá~ä ∑åáÄìë äçí~´©ç å~ éçêí~K íÉêêK VñPV éä~åç éK ÅçãÉêÅK oA NRM ãáäK cWVNQQJNQPQLUOONJRNSM

379435584

FLORES - ^äìÖ~JëÉ âáíáåÉíë éêμñ

pìéÉê ^q^`h j~ñ qÉáJ ñÉáê~IQMM H äìòKVPMPJ MRSRLUOMNJSSON 379436800

COND. EVIDENCE (IMPERDIVEL) - P

FLORES - KITNET - íçÇ~ å~ ÅÉêK

179436908

åÉíÉë íçÇçë åçîçë Åçã ïÅI ÅÉêßãáÅ~I ãìê~Ç~IÖê~ÇÉ ~Ç~ Ö~ê~ÖÉã oAVRãáä cWVOQRJ PTSP

179435277

SÃO JOSÉ 2 - îÇç Å~ë~ ÇÉ O éáëçë

N⁄ máëç ëä~ Oèíçë Åçò ïÅ O⁄ éáëç ëä~ Oèíçë Åçò ïÅ H N âáí ~íê•ë éáëÅáå~ ãìê~Çç í É ê ê W é ä ~ å ç o A NN M K j f ä cWVQQMJOQQN

379435896

CASAS COMPRA E VENDA 1 QUARTO ALFRED.NASCIMENTO - îÉåÇÉJëÉ

N Å~ë~ ÅLOèíçë ëä~ ÅçòáJ åÜ~ ~ã¨êK Ñçê ÅÉê ïÅ íÉêêWUñOR éä~åç oAOUKRMMIMM cWVQNRJNOST mñK • éêáåÅK É ÉëÅçä~ë 379435831

PQ.DAS LARANJEIRAS - ÅÇKÑÉÅÜK ~äìÖ

179436907

èì~êíçë ëÉåÇç N ëì∞íÉ Åçã ÅäçëÉíI ÉëÅêáíμêáçI ë~ä~ ~ãéä~I éçêÅÉä~å~íçI ë~Å~Ç~I ÅÜìêê~ëèìÉáê~I éáëÅáå~I éä~óÖêçìåÇI ~Å~ÇÉãá~I ^ÅKcáå~åÅá~ãÉåíçLcÖíë oA SUMãáä cW POPVJOVPS L UQMRJVMSV çì ïïïKëçJ ê~ó~îÉä~ëèìÉKÅçãKÄê

NOVA CIDADE - îÉåÇÉJëÉ QâáíáJ

Ñçêê~Ç~ à• ÅL •Öì~ É äìò s~äçê NUKURM cWUOMRJQNUN

379436617

JORGE TEIXEIRA 1.° ETAPA - mñK •

éê~ÅáåÜ~ ^äìÖ~JëÉ âáíáåÉJ íÉë ë~ä~ èì~êíç ÅÉêßãK oAPRMIMM áåÅäìëç •Öì~L iìò cWVQQMJOQQN

379435892

ALFRED.NASCIMENTO - îÉåÇÉJëÉ

N Å~ë~ ÅLOèíçë ëä~ ÅçòáJ åÜ~ ~ã¨êK Ñçê ÅÉê ïÅ íÉêêWUñOR éä~åç oAOUKRMMIMM cWVQNRJNOST mñK • éêáåÅK É ÉëÅçä~ë 379435836

ALFREDO NASCIMENTO - Äê~Ö~

ãÉåÇÉëIÅáÇ~ÇÉ ÇÉ ÇÉìë îÉåJ ÇÉãçë Å~ë~ë ~ é~êíáê ÇÉ oAOMãáä cWVOOMJOMQRL VOQRJ PTSP

179435236

ALFREDO NASCIMENTO - Å~ë~ ÅL O

Åçãé~êíK ÅL Ä~åÜK Éã ~äîI íÉêêK UIRñUI ÄÉã äçÅ~äK oANSãáä cWVNQPJ NSRU

179435702

ALFREDO NASCIMENTO - Å~ë~ ÇÉ

ã~ÇÉáê~ ÅL O Å∑ãçÇçë íÉêêÉåç NRñU s~äçê oANMjáä cWVOUOJ RNTU

379436615

ALFREDO NASCIMENTO - éêμñáãç

~ç Åçä¨Öáç äçí~´πÉë É ∑å áÄìë Å~ë~ ÇÉ ~äîÉå~êá~ ëä~I èì~êíçI ïÅI íÉêêÉåç NMñNO oAOPãáä cWVOOMJOMQRL VOQRJPTSP

179435226

ALFREDO NASCIMENTO - îÉåÇÉJ

ëÉ N Å~ë~ ÅLèíç ëä~ ÅçòáJ åÜ~ ïÅ íÉêêÉåçWUñOR éä~J åç oAORKjáä cWVQNRJNOST 379435841

ALFREDO NASCIMENTO - îÉåÇç Å~ë~

ÇÉ ~äîÉå~êá~ Oèì~êíçëI ë~ä~ ÅçòáåÜ~I ïÅI ÇÉ Éëèìáå~ íÉêêK ãÉÇKNOñNQ ~ç ä~Çç ÇÉ ∑åáÄìë É äçí~´πÉë oAOUãáä cWVOOMJ OMQRL VOQRJPTSP

179435227

ALIANÇA COM DEUS - îÉåÇç Å~J

BRAGA MENDES - ~ç ä~Çç Çç ÅçåàK

ÄÉåÜìêéêμñK~çÄáÖåçêíÉÅ~ë~ ÇÉ ~äîÉå~��á~ NèíçIëäIÅçòK ïÅ oAOOãáä cWVOOMJOMQRL VOQRJ PTSP

179435246

BRAGA MENDES - îÉåÇç Å~ë~ ~äîK

OèíëIëäIÅçòKïÅIíÉêêKUñOM éä~åç ~Åáã~ Çç å∞îÉä Ç~ êì~I ÅÉêßãK éêμñKäáåÜ~ ÇÉ ∑åáÄìë oAPRãáä cWVOOMJOMQRL VOQRJPTSP

179435239

BRAGA MENDES - îÉåÇç Å~ë~ éêμñK

~ç ÄÉåÜìê ÇÉ ~äîÉå~êá~ ë~ä~ èì~êíçIÅçòáåÜ~IïÅIíÉêê Éåç NMñOR éä~åç é~êÅá~äãÉåíÉ ãìê~Çç oAPRãáä VOOM OMQR VOQRJPTSP 179435241

CIDADE DE DEUS - éêμñKÅÜÉÖ~ ã~áë

Å~ë~ ÇÉ ~äîÉå~êá~ QñR íÉêêK NOñNR ãìê~Çç éêμñáãç ~ç Åçä¨Öáç É éçäá ÅäáåáÅ~ oANRãáä cWVOOMJOMQRL VOQRJPTSP

179435228

CIDADE DE DEUS - mñK uÉÖ~ j~áë

îÇç Å~ë~ Pèíçë ëä~ Åçò ïÅ qÉêêWNOñPM éä~åç éñK Ç~ éêáåÅK oAPTKRMMIMM cWVNRNJ ONPU

379435898

ïÅ HÅ~ë~ ÇÉ OéáëçëI ëäIèíçI ÅçòKïÅK oÉåÇ~ ãÉåë~ä Oãáä íÉêêKUñOM oATMãáä cWVOOMJ OMQRL VOQRJPTSP

179435251

ã~ÇÉáê~ Oèíçë ë~ä~ Åçò ïÅ ÅÉêßã qÉêêWVñPM éä~åç oAOPKRMMIMM cWVQNRJ NOST

379435851

JESUS ME DEU - îÉåÇç

éçåíç ÅçãÉêÅá~ä ÇÉ Éëèìáå~I íÉêêK éä~åç ãÉÇK VñNR oAOMãáä cWVOUUJUMMTL VNNOJNVNS

179436762

JOÃO PAULO- JORGE TEIXIERA - ~íê•ë

Ç~ ÇÉäÉÖ~Åá~I éêμñáãç ~ äçí~J ´πÉë Å~ë~ ÇÉ ~äîÉå~êá~ ÇÉ Oéáëçë Éëíáäç âáíáåÉíÉI Éã Åáã~ íçÇ~ å~ ÅÉêßãáÅ~ É Éã Ä~áñç éçåíç ÅãäK oAOPãáä cWVOOMJ OMQRL VOQRJPTSP

179435233

JORGE TEIXEIRA - îÇç O Å~ë~ë ìã~

JORGE TEIXEIRA - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ

CIDADE DE DEUS - îÇç Åë~ ÇÉ NèíçI

ëä~I ÅçòI ïÅ íÉêêK Öê~åÇÉ ÅÉêÅ~Çç ÇÉ ã~ÇÉáê~I oA PRãáäK cWVNMTJNUSOK

179436481

CIDADE DE DEUS - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ

~äîÉå~êá~ íçÇ~ Ñçêê~Ç~I ÅÉêK Öê~ÇÉ~Ç~IÖ~êK Oèì~êíçë ëL Oëì∞íÉëIë~ä~IÅçòáåÜ~oAUMãáä cWVOQRJPTSP 179435278

CIDADE NOVA/ RIACHO DOCE 1 - `~ë~

ÅL mK ÅçãÉêÅá~ä ÑìåÅáçJ å~åÇç ÅL ëíI ÅçòI Ö~êK éí©ç ÇÉ ÑÉêêçI μíáã~ äçÅ~ä oA UMãáä `L í∞íìäç ÇÉÑáåáíáîç cWVNVTMONN

179431149

EDUCANDOS - îÉåÇÉJëÉ Å~ë~ ÇÉ

Oèì~êíçëIOë~ä~ëIÅçòáåÜ~ ïÅI éçê©ç oASRãáä qê~í~ê åç cçåÉWVOQRJPTSP

179435273

FAZENDINHA - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ ~äîÉJ

å~êá~ Oèì~êíçëIë~ä~I Åçò áåÜ~ ïÅI íÉêêÉåç UñOM oAOQãáä cWVOOMJOMQRL VOQRJPTSP

179435238

G VITÓRIA - sÇç sáä~ mêμñ _~J

ê~í©ç Ç~ `~êåÉ ÅL Q âáíáJ åÉíÉë íçÇçë ^äìÖ~Ççë s~J äçê oASMjáäK cWVQQMJOQQN

379435890

379435568

ARMANDO MENDES CJ. ITACOLOMY - îÉåÇç SâáíáåÉíÉë íçÇçë ÅL

379435843

J TEIXEIRA 1ª ET - îÉåÇç Åë~ ÇÉ

179435772

ãçÇç ïÅ å~ ÅÉêßãK ãÉÇKRñT íÉêêÉåç ãÉÇKUñOR éä~åç oAOTKRMM å~ éáëí~ cWVNNU MNTP UNQNJVTURL VQTTJ PSTO éêμñáãç ~ç ÄáÖ ~ãáÖ©ç

AMAZONINO MENDES - éêμñáãç ~ç

179435282

179435279

Åë~ ÇÉ ã~ÇKOèíçëë~ä~ÅçòïÅÅÉêßã qÉêêWVñPM éä~åç oAOPKRMMIMM cWVQNRJNOST

J TEIXEIRA 1ª ET -

ÇÉ ~äîÉå~êá~ Åçã ä~àÉ Åçã âáíáåÉíÉ Éã Ä~áñçIÅ~ë~ ÇÉ ã~ÇÉáê~ Oéáëçë ãÉÇKQñQ íÉêêK ãÉÇKUñORI Ö~êKÅçÄÉêí~ éêμñK áí~∫Ä~ oAPRãáä cWVPNMJ MURV

G. VITORIA - îÇç Å~ë~ ÅLNèíç ë~ä~

Ä~í~äÜ©ç îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ ~äîÉJ å~êá~ Pèì~êíçëIë~ä~I ÅçòK ïÅ •êÉ~ ÇÉ ëÉêîK ÑçêêK ãìêK Öê~ÇK ÅÉêßãáÅ~I Ö~êKOÅêë oANPMãáä cWVOQRJPTSP

~äîÉå~êá~ Åçã Oèì~êíçëI ë~ä~ ÅçòáåÜ~I ïÅI íÉêêÉåç ãÉÇK TñNR oAORãáä cWVOQRJ PTSP

CIDADE DE DEUS - îÇç Å~ë~ NÅ∑J

ë~ ÇÉ ~äîÉå~êá~ Éëíáäç âáíáJ åÉíÉ éêμñáãç ~ ∑åáÄìë É Åçä¨Öáç oAOPãáä cWVOQR PTSP

179435267

GRANDE VITÓRIA - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ

Åçò ïÅ íçÇ~ ãìê~Ç~ qÉêêWUñOU éä~åç ÅL Ö~ê~Ö å~ ä~àÉ HO âáíáåÉíÉë oARMKjfä cWVNQQJNQPQ LUOONJRNSM

GRANDE VITORIA - mñK _~ê~í©ç

Ç~ Å~êåÉ îÇç Å~ë~ ÇÉ P èíçë ë~ä~ Åçò ÅÉê Ñçê Öê~Ç Ö~ê î~ê íÉêêWNMñOR éä~åç é~êÅK ãìêK Ñ~äí~åÇç éÉèK êÉÑçêã~K ^ÅK éêçéK oATRKjáä cWVQQMJ OQQN

179435230

~äîÉå~êá~ èì~êíçI ë~ä~I ïÅ ÅçòáåÜ~ oAOUãáä ÇÉëçÅìJ é~Ç~ cWVOQRJPTSP

179435268

JORGE TEIXEIRA 1ª ET - mñK ~ fí~∫Ä~

îÇç Å~ë~ ÇÉ ~äîÉå•êá~ ÅL ëä~ Pèíçë Åçò ïÅ íÇ~ Ñçêê~Ç åç Ö É ë ë ç ä ~ à É qÉ ê ê W U ñ O R oARRKjfi cWVQQMJOQQN

379435865

JORGE TEIXEIRA 2ª ETAPA - Å~ë~ ÇÉ

~äîÉå~êá~ OèíëIëäIÅçòKïÅ ÑçêêK ÅÉêßãáÅ~I Öê~ÇÉ~Ç~ çìíê~ Å~ë~ Éã Ä~áñç èíçIëäI ÅçòK ïÅIíÉêêKVñOR é´ç ~êíK oASRãáä cWVOQRJPTSP éñK~îKáí~∫Ä~

179435274

JORGE TEIXEIRA 4.° ETAPA - îÉåJ

SÃO JOSÉ - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ ~äJ

179435231

SÃO JOSÉ II - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ ~äîÉJ

Çç Å~ë~ éêμñáãç ~ äáåÜ~ ÇÉ ∑åáÄìëI ÇÉ ~äîÉå~êá~I ë~ä~ èì~êíçI ÅçòK ïÅI íÉêêKNMñOR éä~åçI íçÇç ãìê~Çç oAPRãáä cWVOOMJOMQRL VOQRJPTSP

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA II - îÉåÇç

Å~ë~ ~äîÉå~êá~ Oèì~êíçëI ë~ä~ ÅçòáåÜ~I ïÅI íÉêêÉåç UñNO oAOOãáä éêμñK~ç ÅçåàK ÄÉJ åÜìê VOOMJOMQRLVOQR PTSP

179435232

NOVA CIDADE-CIDADÃO12- îÇçÅ~ë~

Nèì~êíçI ë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅI é~êÅá~äãÉåíÉ ãìêK oAQMãáä cWVOUUJUMMTL VNNOJNVNS

NOVA CIDADE - îÇç äáåÇ~ Å~ë~

NOUã Pèíë ëLNëì∞íÉI ë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅ Ö~ê~ÖÉã éL OÅêëI ÅÉêK ãìêK Öê~ÇÉ~Ç~I Ñçêê~J Ç~ oAOPMãáä cWVOQRJ PTSP 179435280

NOVA CIDADE - îÉåÇç Å~ë~ Åçã

179435229

Åçò ~ê¨~ë ÇÉ Éëèìáå~ säçê oAPRjáä cWVOUOJ RNTU

379436612

MONTE DAS OLIVEIRAS - îÉåÇç Å~ë~

ÅLíáíìäç ÇÉÑáåáíKOéáëçë Éã Åáã~ Pèíë ëLNëíIëäIÅçòKïÅ Éã Ä~áñç Péíë ÅçãÉêÅá~áë RNQã éä~åç ãìê~Çç oAORMãáä VOQR PTSP

179435271

MUNDO NOVO - Å~ë~ èì~êíçI Åçé~

ÅçòáåÜ~I ïÅI íÉêêÉåç TñOM ÄÉã äçÅ~äáò~ÇçI å~ éêáåÅ áé~ä oAPUKRMM cWVNNUJMNTPL UNQN JVTURL VQTTJPSTO

379435906

179435775

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - îÇç

179435272

179435237

Å~ë~ ã~ÇÉáê~ QñR ÅL ïÅ ÇÉ ~äîÉå~êá~IíÉêêKNMñNQ oANPãáä cWVOOMJOMQRL VOQRJPTSP

179435243

STª ETELVINA - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ

~äîK Oèíçë ëÇç N ëìáíÉ ë~J ä~ Åçò ÅÉêßãK Öê~Ç ãìê~J Ç~ ä~î~åÇÉêá~ oAQRKjfä cWVQNRJNOST 379435855

TANCREDO NEVES - mñK • éêáåÅK

îÉåÇç ÇÉ ~äîK Åë~ Oèíçë ë~ä~ Åçò ïÅ qÉêêWNMñQM éä~åç oARMKjfä cWVQNRJNOST

379435846

TARUMÃ- ESTRADA DO VIVENDA VERDE - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ ~äîÉå~êá~

NOVA CIDADE - îÉåÇç Å~ë~ éêμñK~

TERRA NOVA II - éñKÑÉáê~ Çç ãçåíÉ

179435276

~îK Åìê~´~ä îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ ~äîÉå~êá~ OèíëIëäIÅçòKïÅI ÅÉêK ÑçêêKãìêK Öê~ÇK éêíKÇÉ ~äìãK èìáí~Ç~ å~ ëìÜ~Ä oATRãáä cWVOQRJPTSP

179435270

NOVACIDADE- îÉåÇçÅ~ë~èìáí~Ç~

Oèì~êíçëI ë~ä~ ~ãéäá~Ç~I ïÅ ÅçòáåÜ~IÅÉêßãáÅ~I Öê~ÇÉ ~Ç~ Ñçêê~Ç~I Ö~ê~ÖÉã oASRãáä qê~í~ê cçåÉWVOQRJPTSP 179435269

NOVOISRAEL-AMÉRICADOSUL- îÉåÇç

Å~ë~ èì~êíçIë~ä~IÅçòáåÜ~I ïÅIÖê~ÇÉ~Ç~I ÅÉêßãáÅ~I ÑçêêçI íÉêêKVñOM oAPOãáä cWVNNUJ MNTPLUNQNJVTURLVQTTJPSTO

179435764

NOVO REINO II - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ

~äîÉå~êá~ Oèì~êíçëI ë~ä~ ïÅI ÅçòáåÜ~I éç´ç ~êíÉëK ~íê•ë Çç íÉêãáå~ä Çç ÉñÉÅìäíáîç ÅçåàKÅ~ëí~åÜÉáê~ oARRãáä cWVOQRJPTSP

179435700

MONTE DAS OLIVEIRAS - ë~ä~ èì~êíç

å~êá~ ~íê•ë Çç Äê~ÇÉëÅç Åçã èíçIëä~IÅçòáåÜ~IïÅ oANSãáä ~ÅÉëëç ëçãÉåíÉ é~ê~ ãçíç cWVOOMJOMQRL VOQRJPTSP

ë~ä~Ièì~êíçIÅçòáåÜ~IïÅ ë~ä©çI Ö~äé©ç NQñV íÉêêKPMñPM éç´ç ~êíÉëK Å~áñ~ ÇÉ •Öì~ NMMMä oAPRãáä cWVNRPJUPSP

JORGE TEIXEIRA- JOÃO PAULO - îÇç

Å~ë~ÇÉ~äîÉå~êá~ ë~ä~I èì~êíç ÅçòáåÜ~I ïÅI íÉêêKUñOR éä~åç oAORãáä cWVOOMJOMQRL VOQRJ PTSP

379435860

Oèì~êíçëIëäIïÅIÅçòáåÜ~I ÅÉêK Öê~ÇK Ö~ê HâáíáåÉíÉ oANMMãáä cWVOQRJPTSP

NSRª DE FÁTIMA II - Å~ë~ ÅL NèíI

379435827

îÉå~êá~ Öê~ÇÉ~Ç~ ÅL N Å∑J ãçÇç å~ ÅÉêßãáÅ~ mêμñK ~ç _ê~ÇÉëÅç säçê oANRKjáäK cWVQQMJOQQN

179436787

ÇÉJëÉ N Å~ë~ ÅLO Åçãé~êJ íáãÉåíçë qÉêêWNOñOR éä~J åç oANUKRMMIMM cWVNRNJ ONPU mñK • éêáåÅK

GRANDE VITÓRIA - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ

~äîÉå~êá~ Oèì~êíçëI ë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅI íÉêêÉåç ãÉÇK TIRñOQoAQTãáäcWVOQRJPTSP

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - îÉåJ

179435266

ëäI ÅçòI ïÅI ÑçêêI å~ ÅÉJ êßãI íÉêêK NMñOM éä~åçK oAPMãáä cWVNQPJNSRU

PARQUE DAS LARANJEIRAS - îÇç Å~ë~

ãÉÇKNNISñOM ~äîÉå~êá~ Åçã Pëì∞íÉëIë~ä~IÅçòáåÜ~IïÅIéç´ç ~êíÉëK •êÉ~ ÇÉ ëÉêîK oAOMMãáä cWVOQRJPTSP 179435281

QUER VENDER SEU IMÓVEL - ÅçãJ

éêçI îÉåÇçI~Çãáåáëíêç ëÉìë áãμîÉáë Éã î•êáçë äçÅ~áë Å~ë~ëI~é~êí~ãÉåíçëIë∞íáJ çë cWVNNUJMNTPL UNQNJ VTURL VQTTJPSTO 179435765

RIO PIORINI - îÉÇç Å~ë~ ÅL MNèíçI

ëä~I ÅçòI ïÅ å~ ÅÉê~ãáÅ~ íÉêêÉåç UñOMK oAOMãáäK çìíê~ ÇÉ O èíçëI ëä~I ÅçòI ïÅI oAOTKRMMK cWVNMTJNUSO 179436485

SANTA INÊS - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ ~äîÉJ

å~êá~ Oèì~êíçëIë~ä~I Åçò áåÜ~I ïÅI íÉêêKUñNU íçÇç ãìê~J Çç oAPRãáä cWVOOMJOMQRL VOQRJPTSP 179435242

179436965

é~ëÅç~äIêì~ ë©ç äçìêÉå´ç •êKÅçãÉêÅá~ä îÇç ãçíáîç ÇÉ îá~ÖÉã Å~ë~ èíçIëäIÅçòKïÅ Héíç ÅãäIíÉêêKUñOV ãìê ~Çç éç´ç ~êíëK ÉñÅÉäÉåíÉ äçÅ~J äáòK oARTãáä ëçãÉåíÉ • îáëí~ cWVQUOJMORML UNROJVSMQ 179436721

ZUMBI 2 - îÇç Å~ë~ ÇÉ ~äîK O

Åçãé~êíK H Ä~äÇ~ãÉ å~ ÑêÉåíÉ HNKRMM íáàçäçëI OIRM ÇÉ ëÉáñçI éÉÇê~I Åçäìå~ëI ÑÉêêçI mñK Å~ëáåÜ~ ÇÉ ë~∫ÇÉI äçí~J ´©çI _~åÅç OQ Üê~ë oANSKjfi cWVNQQJNQPQ L UOONJRNSM

379435567

ZUMBI II - îÉåÇÉJëÉ Å~ë~ Åçã

Oèì~êíçëI ë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅ å~ ÅÉêßãáÅ~I Ñçêê~Ç~I ãìêK Öê~ÇÉ~Ç~ oAPRãáä cWVOQRJ PTSP lÄëW Éã ÄÉÅç

179435275

2 QUARTOS

ALF. NASCIMENTO - îÉåÇç OÅë~ë

åç ãÉëãç Å~Ç~ ÅL Nèíç ë~ä~ Åçò ïÅ ÇÉ ÉëèK ãìê~Ç~ íçÇ~ å~ ä~àÉ ÅÉê~ãK Öê~Ç oASMKjáä ∑åáÄìë å~ éçêí~ IÅçä¨ÖáçI å~ éêáåÅK cWVNQQJNQPQLUOONJ RNSM 379435587

ALFREDO NASCIMENTO - îÉåÇç Å~ë~

ÇÉëçÅìé~Ç~ Oèì~êíçëI ë~ä~ ÅçòáåÜ~IïÅIÅÉêKÖê~ÇK oARMãáä éêμñáãç ~ ÅáêÅìä~ê ff cWVNNUJ MNTPLUNQNJVTURLVQTTJPSTO

179436880

ALFREDO NASCIMENTO/CANARANAS - mñ ¶ bìÅ~íìêK `~ë~ ÅL OèíëI

ëä Éëí~êLà~åí~êI ÅçòI ïÅI Ö~êI ãìêI Öê~ÇI ÑçêêK Éã ms`I å~ ÅÉêßãK ^ÄÉêíç éL kÉÖçÅáJ ~´©çK cWUNVOJRRPVLVQTNJ SVSN oÉå~íç

179436642

ALIANÇA C/ DEUS/ALFREDO NASCIM. - _Éã içÅ~äI éñK ¶ dK ÅáêJ

Åìä~ê ffK `~ë~ ÅL OèíëI ëäI ÅçòI ÅÉêßãI ÑçêêI íÉêêK SñORI Å~ë~ åçî~I ÇÉëçÅK oAQMãáä cëW VOOSJPRUQLUNQSJQRSO tÜ~íë~éé 179436561

ALIANÇA C/DEUS - ÅLOèíëI

ë~äI ÅçòIïÅIÑçêêI ÅÉêIé~êÅK ãìêK ÇÉëçÅ oARMjfi ~ÅK íêçÅ~ ÇÉ éêÉÑK åç kçîç fëê~ÉäI ÅçäK píç ^åí∑åáçI jíÉ Ç~ë läáJ îÉáê~ëK cWVNMTJNUSO

179436486

sÇç μíáã~ Å~ë~ OèíëIë~ä~IÅçòIïÅIíÇ ÅÉêIÑçêê~Ç~IÖê~ÇÉ~Ç~ É ~ê oAUMjfi ëÉêîKcWVPORJ MSVPLVPSPJRORU

B. PAZ -

379436489

CIDADE NOVA-CAMPO DOURADO- éêμñK

é~åáÑáÅ~Ççê~ àìäá~å~ îÇç ÄÉä~ Å~ë~ OèíëIëäIÅçòK ïÅI•êKëÉêîK ÅÉêK Ñçêê~Ç~I ãìêK Ö~êKQÅêë oAUUãáä ëμ • îáëí~ cWVQUOJ MORML UNROJVSMQ `êÉÅá OMTN 179436723

CIDADE NOVA- RIACHO DOCE - éêμñK

~ç Å~ãéçIÅ~ëáåÜ~ ÇÉ ë~∫ÇÉ îÉåÇç Å~ë~ OèíëIëäIÅçòá åÜ~ ãìê~Ç~ ÇÉ Éëèìáå~I íÉêêKVñOO oAQTãáä cWVQUOJMORML UNROJ VSMQ `êÉÅá OMTN

179436719

CJ JOÃO PAULO/ N. CIDADE - îÉåJ

Çç Å~ë~ ÅL MOèíçëI ëä~I ÅçòI ïÅI ãìê~Ç~I oAPRãáäK cWVNMTJNUSOK

179436480

JORGE TEIXEIRA 1ª ETAPA - îÇç Å~ë~

Oèì~êíçëI ë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅ ÇÉëçÅìé~Ç~ íÉêêÉåç TñOR oARPãáä éêμñK~ Äçä~ Çç àçêÖÉ íÉáñÉáê~ cWVNNUJMNTPL UNQNJ VTURL VQTTJPSTO

179435777

M. DAS OLIVEIRAS - O èíçëK ëä~I

ÅçòI ïÅI Ñçêê~Ç~I ãìê~Ç~I éç´ç ~êíÉëá~åç oA RMãáäK^ÅÉáíç éêçéçëí~K cWVNMTJNUSOK

179436483

M. DAS OLIVEIRAS - Å~ë~ íÉêê ÖêÇ

SñQM Oèíçë ëä Åçò ïÅ Ñçêê ÅÉê Ö~ê ÇÉëçÅìé~Ç~K oAQMãáä VOQNJNPNPLUNTMJPMMT

379431757

M. DAS OLIVEIRAS - iáåÇ~ âë~ åçî~

μí äçÅ~äáò Oèíçë ëä Åò ïÅ Ñçê ÅÉê Ö~ê íÉê SñQM oAQMjáä VNVNJSMMSLUOMMJ MTMR

379431763


VENCER 29

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

ZUMBI 2 - îÇç Å~ë~ ÅL O èíë ëä

2 QUARTOS MANÔA/TERRA NOVA - ÅLèíI ë~ä~I

ÅçòI ïÅI ÅÉêßãI ÑçêêI ãìêI ÇÉëçÅI Å~ë~ åçî~K oAPNKRMM cëWVOOSJPRUQLUNQSJQRSO tÜ~íë~éé 179436564

MONTE DAS OLIVEIRAS - MO èíçëI

ë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅI oA OTKRMMK É çìíê~ ÇÉ P èíçëI ëä~I ÅçòI ïÅI å~ ÅÉê~ãáÅ~I Öê~ÇÉ~J Ç~ EÉã ÄÉÅçF éêçñK Ç~ éêáåÅáé~ä oAOSãáäK cWVNMTJNUSOK

179436484

MONTE DAS OLIVEIRAS, EM FRENTE - ~ç pÜçééáåÖ sá~ kçêíÉK

`~ë~ ÅLOèíëI ë~ä~I ÅçòI ïÅI ÅÉêßãI ÑçêêI Öê~ÇI ãìêI Ö~êI ÇÉëçÅI Å~ë~ åçî~ Éã Ñáåç ~Å~ÄK oARSãáä cëWVOOSJ PRUQLUNQSJQRSO tÜ~í ë~éé

179436608

Åçò ïÅ íçÇ~ å~ ÅÉêßãI Öê~Ç ÅL mK `çãÉêÅK mêçñK éK ÇÉ çåáÄìëI äçí~´©çI ÄÅ OQ ÜêëI Åë ÇÉ ë~∫ÇÉK s~äçê oASMjfi cWVNQQJNQPQ LUOONJRNSM 379435572

ZUMBI 2 - îÉåÇÉJëÉ O Åë~ë åç

ãÉëãç íÉêêK N Å~ë~ Qèíçë ëä~ Åçò ïÅ Ö~ê éíç ÅçJ ãÉêÅK ãìê ÅÉê Öê~Ç O⁄Åë~ P èíçë ëä~ ~ãÉêK ïÅ oANMMãáä mñK içí~´©çI Å~ëáåÜ~ ÇÉ ë~∫ÇÉI cWVNQQJNQPQ

379435573

ZUMBI 2 - îÉåÇç Åë~ åç ÄÆÅç

~ëÑ~äí~Çç Oèíçë ëä~ Åçò Ñçêê~Ç~ ÅÉêßãK mêçñK • ÄÅç OQeê~ëI ∑åáÄìëI äçí~´©ç oAPMKjáä cWVNQQJNQPQL UOONJRNSM

379435588

3 QUARTOS

NOVA CIDADE - îÉåÇç Å~ë~ Oèíë

ëäI ÅçòáåÜ~I Ñçêê~Ç~I ÅÉêK Öê~ÇK ãìêKÖ~êKÅÄíKOÅê oATPãáä èìáíK å~ ëìÜ~Ä ÄÉã äçÅ~äáòK éêμñK~ éêáåÅ áé~ä cWVNNUJMNTPL UNQNJ VTURL VQTTJPSTO

NOVA CIDADE PRÓXIMO AO DB - îÉåÇç

Å~ë~ Oèì~êíçëIë~ä~IÅçòá åÜ~ ïÅI ÅÉêßãáÅ~I Öê~ÇK oARMãáä cWVNNOJNVNSL VOUUJUMMT

179436766

NOVA CIDADE, PX. AO DB - Å~ë~

èìáí~Ç~ μíáã~ äçÅ~äáò~J ´©çI Ñáåç ~Å~ÄI ÅL ëäI Oèíë ëÉåÇç Nëí ~ãéä~ ÅL ÅäçJ ëÉíI ïÅK ëçÅK íÇçë Åçã ÄçñI ÅçòK ~ãéä~ íÇ~ ÅL ~òìäÉáàç å~ë é~êÉÇÉëI •êÉ~ ÇÉ ëÉêîI ãìêI ÑçêêI ÅÉêßãI éí~ë ÅçJ äçåá~äI Ö~êK ÅçÄK éL O Å~êêI éí©ç ÉäÉíê∑åáÅç ÇÉ ~äìã∞J åáç É ëçÅK oANPMãáäK ÑWVNVTJ MONN

179433655

NOVA VITÓRIA - _ç~ Å~ë~ ~ç ä~Çç

Ç~ éêáåÅK Éã ~äîK NèíI ëäI ÅçòK H O ~éíçë ~äìÖ~Ççë ÇÉ Éëèìáå~K oAROãáä VNOPJ SOQS 179436722

PIORINI - Å~ë~ Ñáåç ~Å~ÄK Oèíçë

ëä Åçò ïÅ ��çê ÅÉê~ãK Ö~êK éêçåí~ ÉåíêÉÖ~ oAQMãáä cWVOQNJNPNPLUNTMJ PMMT

379431756

PIORINI ÓT. LOCALIDADE - `ëK O èíçë

ëäK ÅçòK ïÅK Ö~êK ÑçêK ÅÉêK mêçåí~ båíêÉÖ oAQMãáä ÅL éêçé VNVNJSMMSLUOMMJ MTMR

379431764

RIACHO DOCE - îÉåÇç Å~ë~ Åçã

Oèì~êíçëI ë~ä~I ÅçòáåÜ~I ïÅ íÉêêKUñOM Ö~ê~ÖÉã oAROãáä cWVNNUJMNTPL UNQNJVTURL VQTTJPSTO

179435761

SÃO JOSÉ 2, PX. AO CAMPO DA BA HIA - îÉåÇç ìêÖÉåíÉ äáåÇ~ Å~J

ë~ ÅL OèíëI ëäI ÅçòI ïÅI å~ ä~àÉK H Åçåëíêì´©ç Éã ÅáJ ã~I Ö~êI íÉêêK UñORK oANRMãáä ^ÅK éêçéK cWUNVTJRUUQL VNSNJOQNT 179436888

SÃO JOSÉ 4 - îÇç Å~ë~ Å~ë~ ÇÉ

Oéáëçë NømKO èíçë ëä~ Åçò ïÅ Öê~Ç ÅÉê Çç éáëç ~í¨ ç íÉíçI OømK Oèíçë ëä~ Åçò ïÅ ÉëÅêáíK å~ ÅÉêK ∑åáÄìë å~ éçêí~ I ÉëÅçä~ oASMjfä cWVNQQJ NQPQ LUOONJRNSM 379435565

VALPARAISO/ J. TEIXEIRA - sÇç

OÅ~ë~ë ëL Nã~ÇK çìíê~ ~äîK Éã Ñ~ëÉ ÇÉ ~Å~ÄK ãìêK Ö~êK íKNNñNS oAORjáä cVOOPJ MQPP

379436624

ZUMBI 2 - Å~ë~ ÅL OèíçëI ëä~I

ÅçòI ïÅI å~ ÅÉêßãK H éK ÅçãÉêÅK éêçñK ÇÉ çåáÄìë äçí~´©ç ÄÅ OQ Üêë íÉêK RñOR oA QRKjáä cWVNQQJNQPQ L UOONJRNSM 379435583

ZUMBI 2 - îÇç N Åë ÅL OèíçëI ëä

Åçò ïÅ èìáåí~ä ãìê~Ç~ Öê~Ç ÅÉê mêçñK éK ÇÉ ∑åáÄìëI äçJ í~´©çI ÄÅ OQ ÜêëI Åë ÇÉ ë~∫ÇÉK s~äçê oAPRjfi EçÄëW åç ÄÆÅçF cWVNQQJNQPQ L UOONJRNSM

379435570

179436931

CONJ.AJURICABA- Pèì~êíçëëÉåÇç

N ëì∞íÉI êÉÑçêã~Ç~I éáåíìJ ê~ åçî~I à~êÇáãI ÉÇ∞Åìä~I êì~ íê~åèΩáä~I ÇÉëçÅìé~Ç~I ^ÅKcáå~åÅá~ãÉåíçLcÖíë oA OSMãáä cW VNROJNVRS L UUMVJQNVV çì ïïïKëçJ ê~ó~îÉä~ëèìÉKÅçãKÄê 179436918

ALFREDO NASCIMENTO - Å~ë~ ãáëí~

ÅL PèíëI ëäI ÅçòI ïÅI ãìêI íÉêêKUñOM éä~åçK oAOTãáä cWVNQPJ NSRU 179435706

ALVORADA III - îÉåÇç Å~ë~ Åçã

MO ~åÇ~êÉë Éã ~äîÉå~êá~ åç N éáëç Åçã Pèì~êJ íçëIë~ä~I ÅçòáåÜ~I OïÅÛëI É åç O éáëç Éã OèíëIÉëÅêáíμJ êáçIëä ÇÉ ÅÜÉÖ~Ç~IÇÉ ÉëJ í~êIÅçòIïÅ ^ÅKmêçéçëí~ cWVOQPJORQV

179431080

ARMANDO MENDES - îÉåÇç Å~J

ë~ ÅLPèíçë ëä~ Åçò ïÅ •êK ÇÉ ëÉêîK èìáåí~ä Ö~ê íÇ~ å~ ÅÉêßãK mñK qÉêK ÇÉ ∑åáÄìë äçí~´©ç ÉëÅçä~ë éçëíç ÇÉ ë~∫ÇÉ oATMKjfi cWVNQQJ NQPQ LUOONJRNSM

379435607

B. PAZ - sÇç Å~ë~ PèíëI ë~ä~I

ÅçòI ïÅ É ~êK ëÉêîK RMãáäK cWVPORJMSVPLVPSPJRORU

379436491

CIDADE DE DEUS - PèíëI ë~ä~I ë~ä~

ÇÉ à~åí~êI ÅçòK ïÅI íÉêêKNMñOR éä~åç é~êÅá~äãÉíÉ ãìê~ Ç~ oARUãáä éêμñKáÖêÉà~ Å~í μäáÅ~ cWVNNUJMNTPL UNQNJVTURL VQTTJPSTO

179435763

CIDADE NOVA/CONJ. OSVALDO - cêçí~

áI mñK ~ç `~ãéçK ^ÅK cáJ å~åÅK éÉä~ `~áñ~K `~ë~ ÅL OëäÛëI ÅçòK ~ãéä~I •êÉ~ ÇÉ ëÉêîK ÅçÄI Pèíë ëÉåÇç NëíI ïÅK ëçÅI Öê~ÇI ãìêI Ö~êK ÅçÄK éL O Å~êêI éí©ç ÇÉ ~äìãK É ëçÅI Ñ~ÅÜ~Ç~ ÇÉ éÉÇê~I ÑáJ åç ~Å~ÄK oAOQMãáäK VNVTJ MONN 179436970

CIDADE NOVA/PQ EDUARDO BRAGA -

mñK ~ç `~ãéç Çç lëî~äJ Çç cêçí~K `~ë~ ÅL ëäI ÅçòK ÅL ÅÉêßãK å~ë é~êÉÇÉëI ïÅK ëçÅI PèíëI ÇçêêI ÅÉêßãI ãìêI Öê~ÇI •êÉ~ ÇÉ ëÉêîI ÉÇ∞ÅìJ ä~I ÅçÄÉêíìê~ íÇ~ å~ ÉëíêìJ íìê~ ãÉí•äáÅ~ ÅL Ö~äî~åáJ ò~ÇçI Ö~êK ÅçÄK éL O Å~êêI éí©ç ÇÉ ÑÉêêçI éí©ç ëçÅI μíáã~ äçÅ~äK oANNRãáäK cWVNVTJ MONN 179431142

COND. PONTA NEGRA I - ElmloJ

qrkfa^abFÓ P èíëL N ëìJ ∞íÉI ë~ä~ O ~ãÄáÉåíÉI éçêJ ÅÉä~å~íçI éáëÅáå~I ÅÜìêJ ê~ëèìÉáê~ ^ÅK cáå~åÅá~J ãÉåíçLcÖíë oA TRMãáä cW POPVJOVPSL UQMRJVMSV çì ï ï ïK ë ç ê ~ ó ~ î É ä ~ ë J èìÉKÅçãKÄê 179436923

COND. RESID. SANTORINI - P ëì∞J

íÉëI Q î~Ö~ë éLÅ~êêçI ÉÇ∞J Åìä~I éç´çI ~êã•êáçëI ÄäáåJ ÇÉñI ÖÉëëçI Å∑ãçÇçë ~ãJ éäçëI ÄÉã áäìãáå~Ç~I ÜçJ ãÉI íÉêêÉåç OMñRMK ^ÅKcáJ å~åÅá~ãÉåíçLcÖíë oA TUMãáä cW POPVJOVPS L UQMRJ VMSV çì ïïïKëçê~ó~îÉJ ä~ëèìÉKÅçãKÄê

179436927

OSVALDO FROTA I - bã ÑêÉåíÉ ~ç

jÉêÅ~ÇáåÜç _çã mêÉ´çI ÅL ëä~I ÅçòI PèíçëI ãìêI Ö~J ê~ÖK íÉêê NMñORI líáãç é~J ê~ ãçê~ê çì éçåíç ÅçãÉêJ Åá~ä oA NORãáä èìáí~Ç~ çì oANNMãáä íê~åÑÉêÆåÅá~K cWVOSVJTUQQLUNRNJVPTVK 179436783

OURO VERDE, PX. DO TERM. DOS -

∑åáÄìëK sÉåÇç äáåÇ~ Å~ë~ K ÅL PèíëI ëäI ÅçòI ïÅI íÇ~ å~ ÅÉêßãK ÇÉ NŸI ÑçêêK ÇÉ ms`I _~åÜK ÅL _äáåÇÉñI •êÉ~ ÇÉ ëÉêîI åç ~òìäÉáàçI Öê~ÇK oARRãáä cWUNVTJRUUQL VNSNJOQNT

ÉÇ∞Åìä~I ÄÉã äçÅ~äáò~Ç~I êÉÑçêã~Ç~I ^ÅKcáå~åÅá~J ãÉåíçLcÖíë oA OQMãáä cW POPVJOVPS L UQMRJVMSV çì ï ï ïK ë ç ê ~ ó ~ î É ä ~ ë J èìÉKÅçãKÄê

íçëI íçÇ~ å~ ä~àÉI ëì∞íÉë Å~ë~ä ~ãéä~I ëéäáíI ~ãéäç íÉêêÉJ åçI ~éíç áåÇÉéÉåÇÉåíÉ é~ê~ äçÅ~´©ç åç ~åÇ~ê ëìéÉêáJ çêI êÉÑçêã~Ç~I PQRãO ÇÉ •êÉ~ Åçåëíêì∞Ç~I ÄÉã äçJ Å~äáò~Ç~I êì~ ä~êÖ~I ^ÅK cáå~åÅá~ãÉåíçLcÖíë oA QTMãáä cW POPVJOVPS L UQMRJVMSV çì ïïïKëçJ ê~ó~îÉä~ëèìÉKÅçãKÄê

PARQUE 10 - P ëì∞íÉëI ÄáÄäáçíÉJ

Å~I N Ä~åÜÉáêç ëçÅá~äI ë~J ä~ ~ãéä~I Ö~ê~ÖÉã éL R Å~êêçëI íçÇ~ å~ ä~àÉI ÉÇ∞J Åìä~I ~êã•êáçëI ëéäáíI ÄÉã äçÅ~äáò~Ç~I êÉÑçêã~Ç~I ^ÅK cáå~åÅá~ãÉåíçLcÖíë oA PTMãáä cW POPVJOVPS L UQMRJVMSV çì ïïïKëçJ ê~ó~îÉä~ëèìÉKÅçãKÄê

179436929

SÃO JOSÉ 1 - îÇç Å~ë~ ^ç ä~J

Çç Çç ëÜçééáåÖK Pèíçë ëä~ Åçò ïÅ ÅÉê Ñçêê~Ç Öê~Ç ãìê Ö~ê íÉêêWUñOR éä~åç èìáåJ í~ä oANNMãáä cWVNQQJ NQPQLUOONJRNSM 379435566

179436932

CONJ. KISSIA - P èì~êíçë ëÉåJ

Çç N ëì∞íÉI ÉÇ∞Åìä~I èìáåJ í~äI Äçã é~ê~ ÅçãÉêÅáçI ^ÅK cáå~åÅá~ãÉåíç É cÖíë oA QTM ãáä cW POPVJOVPS L UQMRJVMSV ïïïKëçê~ó~J îÉä~ëèìÉKÅçãKÄê

Åçã P èíçëI ë~ä~I Åçé~I ÅçòI NSMã K ^ÅÉáíç Ñáå~åÅá~J ãÉåíçK cW VNQVJPQQU

179436501

DOM PEDRO (IMPERDIVEL) - P èì~êíçë

ëÉåÇç N ëì∞íÉI éêμñáãç ~ ^îK açã mÉÇêç ~éíç ~ç ä~ÇçI êÉÑçêã~Ç~ ^ÅKcáå~åÅá~J ãÉåíçLcÖíë oA PSM ãáä cW POPVJOVPS L UQMRJVMSV çì ï ï ïK ë ç ê ~ ó ~ î É ä ~ ë J èìÉKÅçãKÄê 179436917

DOM PEDRO - P èì~êíçë ëÉåÇç

N ëì∞íÉI êÉÑçêã~Ç~I éáëÅáJ å~I ~êã•êáçI ëéäáíI êì~ íê~åèΩáä~I íÉä~ å~ë à~åÉJ ä~ëI ^ÅKcáå~åÅá~ãÉåíçL cÖíë oA QNMãáä cW POPVJ OVPS L UQMRVMSV çì ï ï ïK ë ç ê ~ ó ~ î É ä ~ ë J èìÉKÅçãKÄê 179436926

GILBERTO MESTRINHO - îÉåÇç Åë~

ÅLPèíçë ëä~ Åçò ïÅ •êÉ~ íçÇ~ ÅçåëíêK mñK qÉêãáå~ä Ç~ë äçí~´πÉë oARMKjfä cWVNQQJNQPQ LUOONJRNSM 379435589

GRANDE VITORIA - îÇç Å~ë~ Pèíçë

ë~ä Åçò ïÅ ëìáíÉ èìáåí~ä Ö~ê éñK ∑åáÄìëI ÅμäÉÖáçI äçí~J ´©çIoATMKjfä cWVNQQJ NQPQLUOONJRNSM

379435569

JOÃO PAULO - îÇç Å~ë~ Pèíçë

ëÇç N ëíÉI ïÅ ëÅK ëä~ Åçò ïÅ Ö~ê~Ö ÅÉê Ñçêê~Ç H N âíáJ åÉíÉ åçë ÑìåÇçë Ñçêê~Ç ÅÉê Éã ÑêÉåíÉ ~ç `çä¨Öáç qáíK aÉÑK ¢ ~ÅK Ñáå~åÅK oAUR jfi cWVNQQJNQPQ LUOONJRNSM 379435571

MANÔA/TERRA NOVA - ÅLPèíëI ë~äK

ÇÉ Éëí~êLà~åí~êI ÅçòáåÜ~I ïÅI ÅÉêßãI ÑçêêI Öê~ÇI ãìêI Ö~êI íÉêêK NMñPMK oAURãáäK cëWVOOSJPRUQLUNQSJQRSO tÜ~í ë~éé 179436567

NOSSA SRª FÁTIMA - O Å~ë~ë Å~Ç~

N ÅL ëä Pèíë É Åçò çìíê~ ÇÉ ã~ÇK ÅL O âáíë ãìê oANOMjáä ^Å mêçé cWVNMMJMMSM

379436502

NOVA CONQUISTA, PX. AP S. JOSÉ -

Äç~ Å~ë~ ÇÉ PèíëI ëäI ÅçòI å~ ÅÉêßãI ãìêI Ö~êI íÉêêK UñORI éí©ç ÇÉ ~äìãK oASUãáäK cWVQRPJQUTULVNPSJPMQP

179436718

èì~êíçëI O éáëçëI ÉÇ∞Åìä~I êÉÑçêã~Ç~I Å∑ãçÇçë ~ãJ éäçëI ÄÉã äçÅ~äáò~ÇçI ^ÅK cáå~åÅá~ãÉåíçLcÖíë oAPSM ãáä cW POPVJOVPS L UQMRJ VMSV çì ïïïKëçê~ó~îÉJ ä~ëèìÉKÅçãKÄê

179436928

CONJ. KISSIA IMPERDIVEL - Q èì~êíçë

ëÉåÇç N ëì∞íÉI êÉÑçêã~Ç~I éáëÅáå~I ÉÇ∞Åìä~I O ÅçòáJ åÜ~ë ÇÉ ~éçáçI ä~àÉI ^ÅK cáå~åÅá~ãÉåíçLcÖíë oA QRMãáä cW POPVJOVPSL UQMRJVMSV ïïïKëçê~ó~J îÉä~ëèìÉKÅçãKÄê

179436930

SÃO JOSÉ 4 - îÉåÇç

Å~ë~ ÅL Pèíçë Ñçêê~ÇçëI ëä~ Åçò ïÅ íÇ~ å~ ÅÉêßãK qÉêêWNMñOP éä~åç oARMKjfi cWVNQQJ NQPQ LUOONJRNSM

379435603

TANCREDO NEVES - îÇç

O Å~J ë~ëI íÉêê NMñPRK ìã~ Åã PëíëI NèíI ëä~I ÅçòIÉ çìíê~ ëäI èíI ÅçòI ïÅK cWVONMJNNPV 179436532

4 QUARTOS OU MAIS ADRIANÓPOLIS (IMPECAVEL) - éêμJ

ñáãç ~ êì~ j~ÅÉáμI Q ëì∞J íÉëI ~êã•êáçëI é~éÉä ÇÉ é~êÉÇÉI éçêÅÉä~å~íçI éáëJ Åáå~I ~äíç é~Çê©çI îáÇêç íÉãéÉê~ÇçI ÉÇ∞Åìä~I ÇÉéK ÇÉ ÉãéêÉÖ~ÇçI ^ÅKcáå~åJ Åá~ãÉåíçLcÖíë oA TVMãáä cW POPVJOVPS L UQMRJ VMSV çì ïïïKëçê~ó~îÉJ ä~ëèìÉKÅçãKÄê 179436914

èì~êíçë ëÉåÇç P ëì∞íÉëI ä~àÉI O éáëçëI êÉÑçêã~Ç~I îáÇêç íÉãéÉê~ÇçI P ëéäáíI ~êã•J êáçëI ^ÅK cáå~åÅá~ãÉåíçL cÖíë oA RRMãáä E~ÅÉáí~ éêçéçëí~F cW POPVJOVPS L UQMRJVMSV çì ïïïKëçJ ê~ó~îÉä~ëèìÉKÅçãKÄê 179436933

Äáäá~Ç~ ÅL Pèíë ëÇ NëíÉ ëä O ~ãÄK Åçé~ Åçò é•íáç Ö~ê ~êK ÇÉ ëÉêîK Öê~ÇK ÅL P ëéäáíë oANKUMMK cWVQTQJOMSV 379436894

DOM PEDRO - P ëì∞íÉë Åçã ÅäçëÉíI

Å~ë~ Öê~åÇÉ Åçã ~ãéäç íÉêêÉåçI ÅçòáåÜ~ ~ãéä~I îáÇêç íÉãéÉê~ÇçI ÇÉéçëáíçI Äçã é~ê~ êÉëí~ìê~åíÉI ÅäáåáÅ~ çì ÉãéêÉë~I Ö~ê~ÖÉã é~ê~ U Å~êêçëI íÉêêÉåç ÇÉ SMMOI éêμñáãç ~ îáä~ çä∞ãéáÅ~I oA PKSMMIMM ãáä cW POPVJ OVPS L UQMRJVMSV ï ï ïK ë ç ê ~ ó ~ î É ä ~ ë J èìÉKÅçãKÄê 179436934

ëÉåÇç O ëì∞íÉëI PMMãOI êÉÑçêã~Ç~I ÖÉëëçI éáëÅáJ å~I ~êã•êáçëI ëéäáíI éçêÅÉJ ä~å~íçI äìëíêÉI ^ÅKcáå~åÅáJ ~ãÉåíçLcÖíë oA QVM ãáä cW POPVJOVPS L UQMRJVMSV çì ï ï ïK ë ç ê ~ ó ~ î É ä ~ ë J èìÉKÅçãKÄê

179436915

PQ. STª ETELVINA - îÇç ~äîK Q èíçë

ëä Åò ïÅ íÉêêK PPP ãO ÉëèI éíK ~äìãK oATM ãáä ~ÅK éêçé cWVOPMJRMTMLVNTSJMTRP

379436425

ZONA NORTE - sÉåÇç î•êá~ë Å~ë~ë

Ñçêê~Ç~ëI å~ ÅÉêßãáÅ~ ÇÉJ ëçÅìé~Ç~I oAQRãáäK cWVNMTJNUSOK CASAS ALUGUEL 2 QUARTOS

COND. VILA VERDE (IMPERDIVEL) - O

èì~êíçë I íçÇ~ å~ ä~àÉI íÉJ äÜ~ ÇÉ Ä~êêçI éä~óÖêçìåÇI èì~Çê~ ÇÉ ÉëéçêíÉI éê~ÅáJ åÜ~ oA NKPMMIMM ãáä H ÅçåÇçã∞åáç cW POPVJOVPS L UQMRJVMSV ïïïKëçê~ó~J îÉä~ëèìÉKÅçãKÄê

179436944

PRAIA DO FUTURO/FORTALEZA - ~éíç

éçê íÉãéçê~Ç~ îáëí~ j~êÒ Å MO ëíÉë ëä ïÅ éáëÅ aá•ê NMM îÇç oA NTM cVOSPJOQQQ

379436833

REDENÇÃO - ^äìÖ~JëÉ Å~ë~ OèíëI

ë~ä~I ÅçòI ïÅI íÇ ÅÉêI Ö~êK ^éíçI ë~ä~I ÅçòI ïÅI OèíëENëíëFI å~ ÅÉêI Öê~ÇÉJ ~ÇçI Ö~êcWVPORJMSVPL VPSPJRORU 379436488

CONJ. DOM PEDRO (IMPERDIVEL) - Q

CONJ. MANÔA - Å~ë~ ëÉãá ãçJ

DOM PEDRO (IMPECAVEL) - Q èì~êíçë

179436482

179436925

CONJ. OSVALDO FROTA - îÉåÇç Å~ë~

CONJ. HILEIA (OPORTUNIDADE) - R

179436887

CONJ. AJURICABA(OPORTUNIDADE) - P èì~êíçëI ~êã•êáçëI ëéäáíI

179436920

179435768

179436964

éáëçëI éçêÅÉä~å~íçI ÄÉã äçÅ~äáò~ÇçI Éëíáäç ãçÇÉêJ åçI ä~àÉI ^ÅK cáå~åÅá~J ãÉåíçLcÖíë oA SUMãáä cW POPVJOVPSL UQMRJVMSV çì ï ï ïK ë ç ê ~ ó ~ î É ä ~ ë J èìÉKÅçãKÄê

CONJ. CAMPOS ELISEOS - P èì~êJ

NOVA CIDADE - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉ

Åçåàìåíç éêμñáãç ~ åÉé~ä É Åçä¨Öáç íÉêÉë~ íìéáå~ã Ä• ÇÉëçÅìé~Ç~ ë~ä~I Oèì~êíë NÑçêê~ÇçIÅçòK ïÅI Ñ~äí~ ãìê~ê å~ ÑêÉåíÉ oAQMãáä cWVNRPJ UPSP

COND. TIRADENTES - P ëìáíÉëI O

PQ.DEZ-CONJ.JARDIMORIENTE- ~äìÖç

Å~ë~ Oéáëçë PëíÉë ëLN ÅL ÜáÇêç ã~ëëK ÇÉéK ÉãéêÉÖK ÅçãJ éäK ëéäáí É ~êã•êK ëä O ~ãÄK ÅéLÅçòK ÅL~êã•êK ÑçÖ©çI •êKÇÉ ëÉêîK Ö~êKSÅêëI éç´çI éêíKÉäÉíêK ÅÉêÅ~ Éä¨íêK éáëÅK ëÉêîK éL êÉëáÇK çì ÅçãÉêáÅä~ UOOMJUNTOL UUORJNOTUL VPTNJTQVQ

COND.ADVOGADO- Pèì~êíçëëÉåÇç

O ëì∞íÉëI ä~àÉI éáëÅáå~I ÅÜìêê~ëèìÉáê~I à~êÇáãI ~äìÖìÉäK oA NKVMM cW POPVJOVPS L UQMRJVMSV çì ï ï ïK ë ç ê ~ ó ~ î É ä ~ ë J èìÉKÅçãKÄê

179436935

ÇÉ ÉëèK jÉÇWNMñSO ÅLéíç ÅçãÉêÅK Åë~ Oèíçë ë~ä~ Åçò ä~àÉ íáíK ÇÉÑ å©ç ~ÅK Ñáå~åÅK Äçã éL fÖêÉà~I d~äé©ç oANOMKãáä ~ÅK éêçé cWVNQQJNQPQLUOONJRNSM 379435575

LOJA DE CONSTRUÇÃO TRANSFERISSE - ~äìÖç äçà~ ÇÉ ã~íÉêá~ä

ÇÉ Åçåëíêì´©çI Åçã íçÇç ÉëíçèìÉI éçåíç ÉñÅÉäÉåíÉI Åçã ÅäáÉåíÉä~ ÑÉáí~I Éã ÑêÉåíÉ ~ sáä~ lä∞ãéáÅ~I î~äçê ~ ÅçãÄáå~ê cW VNNOJVVVQ çì ï ï ïK ë ç ê ~ ó ~ î É ä ~ ë J èìÉKÅçãKÄê 179436939

REDENÇÃO - sÇç μíáãç éçåíç

ÅçãÉêÅá~ä å~ êì~ éêáåÅáé~ä ÇÉ P éáëçIμíáãç éL èäèê íáJ éç ÇÉ ÅçãÉêÅáçIÇÉ ÉëèìáJ å~KNUMãáäKcWVPORJMSVPL VPSPJRORU

379436490

TERRENOS, SÍTIOS E FAZENDAS

179436922

PONTOS COMERCIAIS

179435767

ÅçãÉêÅá~ä HÅ~ë~ ë~ä~I èì~êíçI ÅçòáåÜ~IÇÉëçÅìé~Ç~oATQãáä cWVNNUJMNTPL UNQNJVTURL VQTTJPSTO

179435776

CJ. JOÃO PAULO NA PRINCIPAL - îÇç

éçåíç ÅçãÉêÅá~ä ÇÉ OéáJ ëçë íÇç å~ ä~àÉI ä~àÉ ÅÄêí HNëíÉ ãìêKÅLμíKêÉåÇ~ ãÉåë~äI áÇÉ~ä éL ãÉêÅ~ÇáåÜçI é~Ç~êá~I ~´çìÖìÉI éáòò~êá~I áÖêÉà~ë É çìíêçëK oANORãáäK cWVOOSJPRUQLUNQSJQRSO tÜ~í ë~éé 179436566

DROGARIA - U ^åçë ÇÉ cìåÅK äçà~

Öê~åÇÉ Éã îá~ mêáåÅK jK Ç~ë läîÉáê~ë ~ç ä~Çç Ç~ cÉáê~ NVMjáä cWVNNRJVUNV

379436397

GRANDECIRCULAR- îÉåÇÉJëÉéçåíç

ÅçãÉêÅá~ä ÇÉ O éáëçë ÅL Oèíçë ëä~ Åçò ïÅ H Åçã¨êÅáç oANNMKjfi cWVQNRJNOST

JOÃO PAULO - îÇç Å~ë~ ÅLO éáJ

ëçë N⁄éK éíç ÅçãÉêÅKHâáJ íáåK Ö~êKéLPîÖ~ëI èìáåí~ä ãìêIÖê~ÇI O⁄ éK Oèíçë ëä~ Åçò ïÅ •êK å~ ÑêÉåíÉ qÉêêWUñOR éä~åç qáíK aÉÑK oANPMãái cWVNQQJNQPQ 379435585

^´ìíìÄ~ ãÉÇKORñQR ÉåíêK ~é~êíáê APãáä H é~êÅK ÇÉ A RMM cWVNOPJ SVNR

179436823

PARQUE DAS LARANJEIRAS À 50MTS - Ç~ ^îK Ç~ë qçêêÉëK qÉêêK

ãÉÇK OMñQMI ãìêI μíáã~ äçÅ~äK oANNMãáä ^ÅK `~êêç çì mêçéK cWVNTQJMQMS

179436885

PIORINI, EM FRENTE AO SHOPPING -

sá~ kçêíÉK iáåÇç íÉêêK ¶ NMãíë Ç~ éêáåÅK Çç aÉíê~å òçå~ åçêíÉI ãÉÇK OMñRMI ãìáíç ÄÉã äçÅ~äáò~ÇçK oANPMãáä cëWVOOSJPRUQLUNQSJQRSO tÜ~í ë~éé 179436570

RAMAL CACHOEIRA DO CASTANHO -

îÉåÇç íÉêêÉåç ãÉÇ RMñRM oARMãáä ~ÅÉáíç Å~êêç ÅçJ ãç mêçéçëí~ cW UOSQ TPOT

179435152

RAMAL DO IPIRANGA KM 2 - ë∞íáç

jÉÇWNMMñPMM ÅL áÖ~ê~é¨ ÉåÉê Öá~HO Ä~ êê~ÅπÉë ãÉÇWSñOQ Å~Ç~HN ÅÜ~J é¨ì ÇÉ é~äÜ~K _Éã äçÅ~äáJ ò~Çç ¶ OKMMMjíë Ç~ ÅáÇ~J ÇÉ oANMMjfi cWVNQQJ NQPQ LUOONJRNSM

RIO PRETO DA EVA - RODOVIA AM 010 - sa MO •êÉ~ë ÇÉ íÉêê~ åç

Å~ëÅ~î¨ä îÉåÇç éçåíç ÅçJ ãÉêÅá~ä ãÉÇKSñT íÉêêKSñOR oATSãáä cWVNNUJMNTPL UNQNJ VTURL VQTTJPSTO

CIDADÃO5- îÇç ÇÉ Éëèìáå~ éçåíç

ESTR. MANACAPURU. KM 28 -

379435564

AVENIDA CAMAPUÃ - éñK~ ìåá©ç

379435838

3 QUARTOS

JORGETEIXEIRA- îÇç μíáãç íÉêêÉåç

CIDADE NOVA- RAIO DO SOL - éêμñK~

åçî~ Öê~åÇÉ ÅáêÅìä~ê R îÉåÇç äáåÇç íÉêêÉåç ãÉÇKUñNU éä~åç éêçåíç é~ê~ ÅçåëíêìáêI ÇçJ ÅìãÉåí~ÇçK ÇáêÉíç Åçã éêçJ éêáÉí•êáç oANSKRMM cWVQUOJ MORML VNPTJOVSM

179436717

COLÔNIASTOANTONIO- éñ~ç^íí~ÅâI

âã NMRI wcJVI Q hã ÇÉ ê~ã~ä ÅL ÑêìíÉáê~ëI O Å~å~áë ÇÉ áÖ~ê~é¨ RMã Å~Ç~I O Ä~êJ ê~ÖÉåë RMñNM ÅL ãìáí~ •Öì~K _çã é~ê~ ÉãéêÉÉåÇáJ ãÉåíç ÇÉ ã¨Çáç éçêíÉI ÑêìíáÅìäíìê~ É éáëáÅìäíìê~ ÅL ÉåÉêÖá~ cëWVNUOJNQQOL VPVUJSTTU Ñ~ä~ê ÅL ~ fë~

179435620

TANCREDO NEVES - sÇç íÉêêK ãÉÇK

íÉêêKOMñQO PMãáä UNSVJ SVSOLVNSPJSMRSLVVTNJ TURU

TñOR éä~åçI ÅL ìã~ ÅçåëJ íêì´©ç ãÉÇK RñQ oAOP jáä cWVOOPJMQPPLPSRNJVPUT

COND. BRISA DO RIO NEGRO - sÇç

TARUMÃ/VIVENDA VERDE - oì~

379436374

íÉêêÉåç NMñPM ~äíç é~Çê©ç ÅL éáëÅ ~ê ÇÉ ä~òÉê èì~Çê~ s~äçê oAUMjáä ^Å Å~êêç åç kÉÖK cWVQQMJOQQN

379435889

COND. PONTA NEGRA I - EfjmboJ

afsbiF Ó qÉêêÉåç Éã ÑêÉåíÉ ~ dì~êáí~I íÉêêÉåç OMñPMI éä~åçI Éëíáäç ÅÜ•Å~ê~I •êJ îçêÉë Ñêìí∞ÑÉê~ëI áåÖ~òÉáJ ê~I ÅçèìÉáêçI éìéìåÜ~I Ä~å~å~I Å~å~I ã~åÖìÉáJ ê~I ~´~áòÉáêçI é¨ ÇÉ ~ÅÉJ êçä~I Éã ÑêÉåíÉ ~ç g~êÇáã Ç~ë ^ã¨êáÅ~ëI ~ÅÉáí~ ÑáJ å~åÅá~ãÉåíç oAPURãáä cW POPVJOVPS L UQMRJVMSV çì ï ï ïK ë ç ê ~ ó ~ î É ä ~ ë J èìÉKÅçãKÄê 179436945

ENTRE CJ. JOÃO PAULO - É sáîÉê

jÉäÜçê äçí UñOM NMñOM OMñOM éêÉ´ç NO NR É PUjáä ÇáêÉêJ íç ÅL éêçé VPTOJTTVOL VPPPJVPPM rêÖÉåíÉ

379436876

379436625

^ã~òçå~ëK iáåÇç äçíÉ ÇÉ íÉêê~ ëÉåÇç P íÉêêK àìåíçëI ãÉÇK SMñQV íÇ~ ~ •êÉ~ ÅL ÉëÅêáíK É êÉÖK ÇÉ áãμîÉáëK oANUMãáäK cWVNPSJPMQP 179436720

TERRA NOVA II - îÉåÇç Å~ë~ ÇÉëçJ

Åìé~Ç~ Oèì~êíçëI ë~ä~I ÅçòI ïÅI ãìêI Ö~Ö~êÉã oAQRãáä éêμñáãç ~ç Åçä¨Öáç Å~êãáJ åÜ~ÖÉã cWVNNUJMNTPL UNQNJ VTURL VQTTJPSTO

179435766

UNIÃO DA VITÓRIA, PX. À AV. PRINC. - îÉåÇç íÉêêK íÇç UñOMI ãìêI

ÇçÅìãI ÅL êÉÖáëíêçK oANUãáäK cWVPRTJSTOU 179436861

VENDO SÍTIO BR174 KM67 - o~J

ã~ä oáç _ê~åèìáåÜç Åçã ÉåÉêÖá~ É áÖ~ê~é¨ jÉÇWOMMñOMMM î•êá~ë ÑêìJ íÉáê~ë oAQMKjfi cWVNQQJ NQPQ LUOONJRNSM 379435610


30VENCER

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

GALPÕES GALPÃO DOM PEDRO - mêμñáãç ~

mÉÇêç qÉáñÉáê~I q~ã~åÜç NKMMMIMM ãOI ÄÉã äçÅ~äáJ ò~Ç~I Éã ÑêÉåíÉ ¶ îáä~ çä∞ãéáÅ~I Äçã é~ê~ ÉãJ éêÉë~ çì ë~ä©ç ÇÉ ÑÉëí~ë É êÉëí~ìê~åíÉI ~äìÖìÉä oA U ãáä cW POPVJOVPS L UQMRJ VMSV çì ïïïKëçê~ó~îÉJ ä~ëèìÉKÅçãKÄê 179436946

COMPRAMOS SEU CARRO: - ^ ãÉJ

äÜçê ~î~äá~´©ç ÇÉ j~J å~ìëKs~ãçë ~í¨ îçÅÆ> iáJ ÖìÉ É ~ÖÉåÇÉ cWPOPU MTMRL POPU SVPSL VQPR NNUML VQPR NNUUK

179435730

CORSA SEDAN LIFE/09 COMPLETO -

Ä~åÅç ÇÉ ÅçìêçK ²åáÅç Ççåç É ëÉãá åçîç oANVKVMM ~ÅKÅ~êêçEJF î~äçêK cáå~åÅáç ~í¨ QUñ cWVNPPJVRPU

379436616

mêÉíç `çãéäÉíç Q ãÉëÉë ÇÉ ìëç nìáí~Çç säçê oAPMjáäK cWVOUSJOPOPLUORQJONQP

SANDERO 1.0 13/14 -

379436478

179435684

pÉÇ~å mêÉãáìã sÉêÇÉ jlaKOMNN ÅçãéäÉíç ~éÉJ å~ë oAOQKVMMIMM çì båíKH oA RMMIQV cWPOPUJSVPSL VQPRJOPSRL VPQRJQSNVK

î~ÇçK båíKHQUñoARUMIUV cWPOPUJSVPSL VQPR NNUUL VPQR QSNVK

jçÇKOMNO Åçã ~éÉå~ë PP ãáä hjK oAVVKVMMIMM çì ÉåíKHQUñoANKUVVIVT cW POPU MTMRL VQPR NNURLVQPR OPOSK

179436653

179435693

NAUTICA AVALIE SEU CARRO: - `çãéê~J

ãçë ç ëÉì îÉ∞Åìäç> ^î~äáJ ~ãçë çåÇÉ îçÅÆ ÉëíáîÉêK iáÖìÉ É ~ÖÉåÇÉ cWPOPUJ MTMRL VQPRJNNURL VQPRJ OPOS LVQPRJNNUMK 179435680

FIORINO BAÚ 06/06 - íçÇ~

êÉîáJ ë~Ç~K oA NSKVMM É cáå~åJ Åáç ~í¨ QUñ cëWVNPPJVRPU 179435618

S10 EXECUTIVE 10/11 - îÉêÇÉI ÑäÉñI

FIORINO FURGÃO 1.4 08/09 FLEX -

179436851

PKM ÑäÉñIÅçãéäÉíç oA QOKVMMIMM çì båíKH QUñoA USOIOV c WPOPU SVPSL VQPRNNUUL VQPR OPSRK

V O LV O X C 6 0 T 5 A U T P R ATA -

Åá~êKbåíKoANKRMMHQUu oASTR cëWPPMOJOPMNLVONTJPSMT

179435714

QOâãI ÅçãéäÉí~I oAQUKMMM cWVPPVJQOMT L UOOVJNRRS

SSANG YONG ACTION MOD.2011 - mê~í~

179435711

V8 AUTOCAR - CORSA HATCH 1.4 /08 - ÅçãéäÉíçK nìáíK ¶ Ñáå~åJ

GRANDE OPORTUNIDADE: - `çêë~

179435737

êçë à• Ñáå~åÅ ÅL é~êÅK Éã ~íê~ëç çì èìáí~Ççë é~Öç ¶ îáëí~K POPOJPUQVLVNQSJ QPUR

´ç áãéÉêÇ∞îÉä Åçã É å í H Q U ñ o A N K Q S Q I NN cWPOPUJMTMRLVQPRJNNURL VQPRJOPOSK

179435617

PROMOÇÃO: AGILE LTZ PRATA MOD.2011 - `çãéäÉíçI ÄÉã ÅçåëÉêJ

A ANTÔNIO COMPRO CARROS - Å~êJ

TODA LINHA S10 2014 - Mâã éêÉJ

åçî∞ëëáã~K È Ñáå~åÅK båíK AOKVMMHQUñARVR çì ¶ îáëí~ É ~ÅKíêçÅ~ cëWVPTOJQMTRL UOQQJPMMQ 179436200

GRAND SIENA 1.4 14/14 - ÅçãJ

éäÉíçI QéI ÑäÉñI Mâã îäê NKMMM H é~êÅ RTRI å©ç Åçåëìäí~ ëÉê~ë~ ëéÅ cWVOVSJ NUQV

379434933

SIENA 1.0 8V 03/03 - Q

éçêí~ëI ÅçãéäÉíçI ëìéÉê ÅçåëÉêJ î~ÇçI íçÇç êÉîáë~ÇçK oANNKVMM cáå~åÅá~ ~í¨ QUñ cçåÉWVNPPJVRPU 179435616

LANCHA RANNER 6MIL 18 PÉS - ÅL U

äìÖ~êÉëI ãçíçê NNRK pìJ éÉê ÅçåëÉêî~Ç~ oANTjáä cçåÉWVNPPJVRPU

APROVEITE: CROSSFOX GII - îÉêJ

ãÉäÜç ãéÇKOMNN ÅçãéäÉJ íç oAPQKVMMIMM çì båíKHQUñ oA TMNIQV cWPOPU SVPS L VQPR NNTMLVQPR OPSRK 179435720

GOL G5 TREND 08/09 1.0 FLEX -

ÅçãéçäÉíç oA NVKVMM ~ÅK Å~êêç ÇÉ ãÉåçê î~äçê É ÑáJ å~åÅáç ~í¨ QUñ cëWVNPPJ VRPU

ÅçãéäÉíçI ëìéÉê åçîçK ²åáÅç Ççåç oAPNKVMM ^ÅK Å~êêç EJF î~äçêK cáå~åÅáç ~í¨ QUñ cWVNPPJVRPU

179435723

FIESTA, MOTOR ZETECH ROCAM - ~åç

OMMMI NMMB Åçã ~êI ÄÉã ÅçåëÉêîK oA SKOMM cW VPVRJ VTVM

179436832

179435686

V8 AUTOCAR- GOL G4 1.0 /09 - ~êI íÉI

~äI îÉK nìáíK ¶ cáå~åÅK båíK oANjáä H QUñ oASRM cëWPPMOJOPMNLVONTJPSMT

179436650

V8 AUTOCAR- GOL G5 1.0 /09 -

ÅçãéäÉíçK nìáí~Çç ¶ cáJ å~åÅKbåíK oAQjáäHQUñ oASVM cëWPPMOJ OPMNL VONTJ PSMT

V8 AUTOCAR- VOYAGEM 1.0 /10 -

ÅçãéäÉíçK nìáíK ¶ cáå~åÅK båíK oAQjáä H QUñ oATQM cëWPPMOJOPMNLVONTJPSMT

179436655

FESTIVAL DE PICK UP’S - mêçåí~

ÉåíêÉÖ~Wp~îÉáêç qêÉåÇ É `êçëë EqçÇ~ë `çêÉëF ^ é~êíáê oA PUKVMMIMM çì båíKQUu oATVVIMM cWPOPU SVPS L VQPR NNUUL VPQR QSNVK

179435707

ACESSÓRIOS, PEÇAS E OFICINAS MESTRE DAS BATERIAS - éêçãçJ

´©ç ÇÉ Ä~íÉêá~ë qê~ÅäççJ ÅâL~ìíçë SM~Ü oANTV ¶ îáëí~ å~ íêçÅ~ ÑëWPOPPJ SOOPL POPQJRSVT

179436358

HILUX SW4 MOD.2008 4X4 - mêÉí~

ÇáÉëÉä ÅçãéäÉí~ ~éÉå~ë ÉåíKHQUñ oA NKRUOIVU cWPOPU MTMRL VQTR MNUULVQPR OPOSK

179435699

NÃO PERCA: TOYOTA COROLLA GLI -

^ìí Åáåò~ jçÇK OMNO ÅçãéäÉíçK båíKH QUñ oANKMQPINV cW POPUJ SVPSL VQPRJNNTMK 179435717

PRONTA ENTREGA:HILUX STD - QuQ

jlaKOMNQ MhjI ~êI ÇÜI ~áê Ä~ÖI^_pI~ é~êíáê ÇÉ oAVQKVMMIMM çì båíKHQU ñ oANKUUMINS cWPOPU MTMR L VNPR RPTN L VQPR OPOSK

179435698

ALUGUÉIS ALUGO SEM BUROCRACIA KM LIVRE - ¶ é~êíáê ÇÉ oA QVIVMK

cWPOPOJTNSNL PSSPJRTRT VNONJ VMVV

179429619

IMPORTADOS

áãéÉÅ•îÉäI Äê~åÅ~I ÅçãéäÉí~I ~ìíçJ ã•íáÅ~I Ä~åÅç ÇÉ Åçìêç Å~ê~ãÉäçI oA TOãáä cW VNROJNVRS L UUMVQNVVK

BMW320I 2011 -

íçé ÇÉ äáåÜ~ ÅçãéäÉíçHÄ~åÅç ÇÉ ÅçìJ êç èìáí~Çç oANQKURM ^Å qêçÅ~ É ~ îçäí~ Éã ÇáJ åÜÉáêçK cWUOMRJQNUN

379436618

V8 AUTOCAR - PEUGEOT 206 /05 -

ÅçãéäÉíçI íçé ÇÉ äáåÜ~K nìáíK ¶ Ñáå~åÅK båíKANjáäHQUu ARSM cëWPPMOJOPMNLVONTJPSMT

179436648

BARATÍSSIMO: SANDEIRO STEPWAY - mê~í~ jlaKOMMV éçê oA

OQKVMMI çì båíH QUñ oARMMIQV cWPOPU SVPSL VQPR NNUUL VQPR OPSRK

179435740

CONTRATA ATENDENTES - _~äÅ©ç

ãç´~ëLê~é~òÉë Å çì ë ÉñéK båîá~ê `s é dä~Åá~ä `~êJ êÉÑçìê ÇÉ cäçêÉëK

379436404

CONTRATO VENDEDOR(A) - ÅL çì ëÉã

ÉñéÉêáÆåÅá~K~îWÇà~äã~ Ä~J íáëí~I PURI ëäKNMN Éã ÑêÉåJ íÉ ~ç _ê~ÇÉëÅçKcWVPPP UQVQK

179436886

EMPREGADA - açã¨ëíáÅ~ éL ëÉêîK

ÖÉê~áëIíê~Ä~äÜ~ê Éã Å~ë~I é~ëë~ê ç Çá~KpçãÉåíÉ fåJ íÉêÉëë~Ç~ëKcWVPRNJPNTNK

379436806

GATA PINTADA, ESMALTERIA - É p~ä©ç

ÇÉ _ÉäÉò~I éêçÅìê~ éêçÑáëK èL íê~Ä~äÜÉ ÅL ìåÜ~ ~êí∞ëíáJ Å~W ÖÉäI ÑáÄê~ É éçêÅÉä~å~K UQQN OUOULVOPP NSRS

179436527

GRÁFICA ADMITE-SE IMPRESSOR - ÇÉ

ã•èìáå~ çÑÑJëÉí ëçäå~ NOR É ãìäíóäáíÜ ÅLÉñéÉêáÆåÅá~K p~ä•êáç Åçãé~í∞îÉä ÅL~ Ñìå´©ç HîKíê~åëéK î~äÉ êÉÑÉá´©ç É êÉÖáëíêç å~ Å~êíÉáê~ cWPSRSJ QQTTL VVUQJOTNV 179436874

MOTOQUEIRO C/ MOTO - oKqμâáç

åø SM `Ç gÇ lêáÉåíÉ mèNM éêμñ ~îK Ç~ë qçêêÉëK oA NãáäK cWPSQOJRVPPLVRNPJPTUUK

179436518

PANFLETEIRAS(O) - oKqμèìáçISM

`àKgÇKlêáÉåíÉ mèKNM cW PSQOJ RVPPLVRNPJPTUU éêμñK ~îKÇ~ë qçêêÉë

179436517

PASTELARIA NOVO TEMPO - qÉJ

ã ç Ç K O M N O ` ç ã é ä É í~ K båíKHQUñoANKUVVIVT cWPOPU MTMRL VQTRJMNUULVQPR OPOSK

ãçë çë ãÉäÜçêÉë é~ëí¨áë É ã~ëë~ë éL é~ëí¨áë Ç~ ÅáÇ~ÇÉ ¶ é~êíáê ÇÉ oAMISR ÅÉåí~îçëK b ã~ëë~ë • é~êíáê ÇÉ oA MIOR É í~ãĨã ë~äÖ~Ççë ÇÉ ã~ëë~ë ÑçJ äÜ~Ç~ë É ëÉãá ÑçäÜ~Ç~ë båíêÉÖ~ãçë mL íçÇ~ j~J å~ìë É ÅáÇ~ÇÉë Çç fåíÉêáJ çêKqÉãçë ~éêçñKRM ë~ÄçJ êÉë ^ÅÉáíK Å~êíπÉë Åê¨Çáíç É Ç¨ÄáíçK cWPOONJVRRR L VONVJRVSSL QNMNJSMTPL POOPJSNPM

179435692

379431299

LAND ROVER EVOQUE 0KM - `çãJ

PRECISA -SE - ÇÉ é~ëë~ÇÉáê~I pi

179436947

FESTIVAL: TUCSON AUT. - s•êá~ë

ÅçêÉë ~ é~êíáê ÇÉ oAOVKVMMIMM cWPOPUJMTMR L VNPRJRPTN L VQPRJOPOSK

179435690

IMPERDÍVEL: BMW X1 AUT. - _ê~åÅ~ PEUGEOT 307 -

179436950

_ê~åÅç ãçÇKOMNN ÑäÉñ Ä~áñç hj båíHQUñoANKPQUIUS cWPOPUJMTMR L VQPRJ NNURLVQPRJOPOSK

UTILITÁRIOS, ÔNIBUS E CAMINHÕES

OPãáä âã `ljmibql oAOVKVMMIMM çì båíKHQUñ oA SMMIVV cW POPUJSVPSL VPNTJVUTUL VQPRJ ÄÄOPSRK

ÇçÅìãÉåí~Ç~KjÉÇ TINMñOKãçíçêNQMIëÉãáJ åçî~IãçÇNOIî~äçê • ÅçJ ãÄKcW VQVO NNRQLUNTU VMSR

PROMOÇÃO:PASSAT TSI TURBO -

179435615

FIESTA HATCH PRATA MOD.2013 - Åçã

LANCHA EXPRESSO DE PASSEIO -

179435619

179436657

NEW FIT 1.6 10/10 TOTAL FLEX -

179435614

EMBARCAÇÕES

éäÉí~ éê~í~LîÉêãL~òìäL Äê~åÅ~ ~ é~êíáê ÇÉ oANUVKVMMIMM cWPOPU MTMRL VNPR RPTN LVQPR OPOSK

179435697

UMMIMMH`iqKÉJã~áäW ä~J îêÉìëÉ]Öã~áäKÅçã çì oì~ bãáäáç jçêÉáê~ k⁄ VQVIm´~ NQ

379436870

PROMOÇÃO: LIVINA BEGE MOD. 2010 - Å~êêç ÅçåëÉêî~Çç É

PRECISA-SE DE MANICURE - É `~J

179435738

PRECISO DE PROFESSORA - bî~åJ

ÅçãéäÉíç oAOOKVMMIMM çì båíKH QUñoAQSMIOV cW POPUJSVPSL VPNTJVUTUL VQPRJOPSRK

SONATA MOD.2011 GLS AUT.PRATA - `çãéäÉíç Ä~áñ∞ëëáãç hj

båíKHQUñoANKQMQIVV cWPOPU MTMRL VQTR MNUULVQPR OPOSK

179435705

ÄÉäÉáêÉáêç ÅLÉñéK iáÖ~ê ëçJ ãÉåíÉ áåíÉêÉëë~Ç~ëK ìêJ ÖÉåíÉ cWPSQS OPRU

179435387

Ö¨äáÅ~ é~ê~ bÇìÅ~´©ç fåJ Ñ~åíáä É ÇÉ N⁄ ~ç R⁄ ~åçK cW POPUJRNTSK bJã~áäW êÄê~J Ö~NO]ÄçäKÅçãKÄê

179436351


Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

SECRETARIA DO LAR - éêÉÅáëç éL

íê~ÄK O îÉòÉë å~ ëÉã ~ÅáJ ã~ ÇÉ OR ~åçëK áåíK äáÖ~ê åç cW VQUR QMPNLPPQS VTNQ

179436498

PROCURO EMPREGO PROCURO - bãéêÉÖç ÇÉ aá~J

êáëí~ çì c~ñáå~K cWVNPSJ SVTR

FESTAS E EVENTOS FESTAS A. VINNY PLAY - ~äìÖç

Å~ã~ Éä•ëíáÅ~I éáëÅK ÄçäáåÜ~ëI áåÑä•îÉáëK qÉãçë éáéçÅ~ë É ~äÖçÇ©ç ÇçÅÉK cWPSRS PVMNLVOUS USVSLVOPT ONMM

179433698

379436521

SERVIÇOS DOMÉSTICOS TRABALHO COM FAXINA - Çá~êáëí~

cWVPNSJNMOVL UNVVJVPPT

ALUGO CAMA ELÁSTICA - ÑìíÉÄçä

ÇÉ ë~Ä©çI~áê Ä~ääIéáëÅáå~ ÇÉ ÄçäáåÜ~ë É çìíêçëK ^ÅKÅ~êJ í©ç cWPSRNJOQOSL VOMUJ RUNV

179432959

179436878

ALUGO CHÁCARA PARA EVENTOS -

máëÅáå~I ãÉë~I ÑêÉÉòÉê oAUMM içÅ~äáò~Çç å~ oKd åìãK MT `àKbÇì~êÇç dçãÉë eáä¨á~ cWUNPSJ UOPOL UNNQJTNPP 179425682

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS VENDE-SE - ìã~ _~ä~åX~ bäÉJ

íê∑åáÅ~ dìê~ä ÇÉ NRâä oASMM É Q gçÖçë ÇÉ jÉë~ oARMMK cWVOSUJMPRM

379436378

ELETRODOMÉSTICOS TV 29” R$180 - ONÒ oANPM asa

ÅL qÉä~ oANOMIMM _ÉÄÉJ Ççìêç oANRM cWVQVTJ NMPTLPSPSJNRTO

ALUGUÉIS MESAS C/OU S/ TOALHA -

É éìä~Jéìä~ ÑçåÉW PSSPJ VUVSLVPNOJQSQN

179432399

LENE FESTAS, CAMA ELÁSTICA, BUFFET - áåÑ~åíáäI d~ê´çåëI éáëÅK ÇÉ

ÄçäáåÜ~I pçãI aàK PSTNJ MOPSLUUNOJ QOOOVPNUJQQVNK

179429314

DOCES E SALGADOS

159436757

ANTENAS

AA SUA FESTA COMPLET. POR R$ 180,00 - lë ãÉäÜçêÉë p~äÖ~ÇëI Äçäçë

êÉÅÜÉ~Ççë É ÇçÅÉëK äáÖìÉ VQTVJUTMNLVNNNJSQSRK

179436506

DIVERSOS

éêçÅìê~ é~ëíçê~IÅ~åíçê~I äÉîáí~ PR ~ QM^åçë éLÑìíìêç ÅçãJ éêçãáëëçK cWUONNJSSUUL VOPVJRSMR

PASTOR VIÚVO 56 -

379436621

FORNECEMOS BANANINHA FRITA - éL

Ñ~ÅìäÇ~ÇÉë Åçä¨Öáçë é~êíK É ä~åÅÜçåÉíÉë Kî~äçê áåáí•J êáç oA NIOM cW VNOU TNNP

179436839

BUFFET ALUGA-SE SALÃO - ÅL ~ê ÅçåÇK éL

ÉîÉåíçëK oARMM ëáíì~Çç å~ oì~ aìèìÉ `~ñá~ë NSSQ cWPOPP SOOPLPOPQ RSVT Üçê•êáç ÅçãÉêÅá~ä

179436359

SERVIÇOS PROFISSIONAIS CÃES: VENDO E COMPRO. - éççÇJ

äÉ íçó oAORMI `çÑ~éI máåJ ÅÜÉêI _áÅÜçåÑêáë w É çìJ íêçë cWVQRUJVVNTLPSPSJ NRTO

DETETIVE

159436758

TURISMO PASSAGENS AÉREAS

DETETIVES AMAZONAS - `~êêç

êçìÄ~ÇçI ÅçÄê~å´~ëI ~Çìäí¨êáçI ÉåÇÉêÉ´çë É êçìÄçK cWVNUMJTMTRLVSORJ TRSU

379436961

DINHEIRO E FINANÇAS ATENÇÃO! NÃO PERCA TEMPO! - c~´ç

COMPRO MILHAS AÉREAS - dçä L q~ã

çì^òìä oA SMMK é~Öç ¶ îáëí~ cWPPONJNNUQL PPMOJNRRUL PPMTJNNQSL PPMTJNNRU L VPNRJPUTQ L PMUQJ QPSS

179433047

PASSAGENS AÉREAS - ~ é~êíáê oAOVM

éL î•êáçë íêÉÅÜçë åç _ê~J ëáäI åÉÖK íÄã Éã ãáäÜ~ëK c~òK êÉëÉêî~ë Éã Üçí¨áë É ~äìÖK Å~êêç cWPPONJ NNUQLPPMOJ NRRULPPMTJNNQSLPPMTJ NNRULVPNRJ PUTQ LPMUQJ QPSS

179433046

É ~Åçãé~åÜç Öê~íìáí~J ãÉåíÉ ëÉì Ñáå~åÅá~ãÉåíç ÅL Ö~ê~åíá~ ÅçêêÉëéK `^fJ u^ ÉÅçå∑ãáÅ~ ÑÉÇÉê~ä äáJ ÖìÉW POPVJOVPS L UQMRJ VMSV 179436949

ATENÇÃO!!! NÃO PERCA TEMPO - c~´ç

Éãéê¨ëíáãç ÅçåëáÖå~Çç Åçã àìêçë ~ é~êíáê ÇÉ MIVB ~ç ãÆëK o•éáÇçI Ñ•Åáä É Ä~ê~íçK pçãÉåíÉ éL ^éçëÉåí~Ççë L mÉåëáçåáëí~ë L cìåÅáçJ å•êáçë é∫ÄäáÅçëK cW POPVJ OVPS L UQMRJVMSV

179436948

VENCER 31

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014


32 RADAR DE NOTÍCIAS FALE COM OS EDITORES contato@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Diário do Amazonas | visite D24am.com

twitter.com/portalD24am

Justiçadetermina que EstadoeUnião tratem pacientes comdignidade Ação pede indenização a internos do Eduardo Ribeiro TEXTO Da Redação FOTO Nathalie Brasil MANAUS

Justiça Federal concedeu medida liminar determinando que a União e o Estado do Amazonas adotem medidas para garantir dignidade e efetividade no tratamento de saúde dos pacientes do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro. A decisão foi concedida em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal no Amazonas (MPF-AM) e pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) em janeiro deste ano. A decisão liminar determina que sejam adotadas 14 das 15 medidas apontadas pelo MPF e pelo MP-AM, no prazo de 15 dias. Com relação às ações que tratam de garantia de profissionais e de concessão de itens pessoais, a Justiça não apontou quantidade específica a ser providenciada, mas indicou que devem ser compatíveis com as necessidades dos pacientes do hospital. Entre as medidas, estão o efetivo tratamento de saúde individualizado nas áreas de

A

Liminar da Justiça Federal deu um prazo de 15 dias para adoção de medidas no Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro

psiquiatria, psicologia, odontologia e fisioterapia e a garantia de enfermeiros, auxiliares de enfermagem, cuidadores, acompanhantes, nutricionistas e profissionais de educação física. Os pacientes deverão ter também programação de atividades físicas, recreativas e de lazer, terapia ocupacional e itens de uso pessoal. O Estado informou à Justiça Federal que o centro será desativado ainda em fevereiro e que os pacientes serão transferidos para o Serviço Residencial Terapêutico (SRT), ainda a ser implementado.

Ojuizsubstitutoda1ªVaraFederal, Érico Rodrigo Freitas Pinheiro,afirmou nadecisão que,caso a desativação do hospital não ocorrana segunda quinzenadeste mês,aUniãoeoEstadodoAmazonas deverão providenciar a reforma dos banheiros, adquirir mobiliárioadequadoparacadapaciente morador.OMPFeoMP-AMtambém pediram a condenação da UniãoedoEstadoapagarindenização por danos morais coletivos de R$ 5 milhões aos pacientes. Os órgãos alegam queasituaçãoa que os pacientes são submetidos violamgravementeos direitos humanos eferemadignidadehumana.

facebook.com/D24am

Sindicato pedirá concurso para mais 1.200 policiais civis O Sindicato dos Funcionários da Polícia Civil do Estado do Amazonas (Sinpol-AM) vai protocolar, hoje, na Casa Civil, um pedido para realização de concurso público com 1.200 vagas para investigador, perito e escrivão. A alegação é de que o Amazonas tem déficit de policiais civis, principalmente no interior. O último concurso foi realizado em 2009. A defasagem de agentes no Amazonas é de 1.100, diz o Sinpol-AM. Emdez municípios,como Santa Izabel do Rio Negro, nãohápoliciais civis. ADelegacia

Geral da Polícia Civil foi procurada para comentar o assunto, masnão respondeuasolicitação atéofechamentodestaedição. O Sinpol-AM afirma que o pedido de concurso é baseado na OrganizaçãoInternacionaldoTrabalho (OIT), que orienta a presença de um policial civil para cada mil habitantes. No Amazonas, há 2.248 policiais civis para 3,8 milhões de habitantes, segundo oInstitutoBrasileirodeGeografia e Estatística (IBGE). O documentoinforma queSãoPaulode Olivençacontacomdois agentes para 33 milhabitantes.

Câmara cassa mandato de Natan Donadon por quebra de decoro José Cruz/ABr

Emumasessãocheia,oplenário da Câmara cassou o mandato de Natan Donadon (sem partido-RO).Por 467votosafavor,nenhum contra e apenas uma abstenção (do peemedebista AsdrubalBentes,doPará,jácondenado em processo de 2011 pelo Supremo Tribunal Federal), Donadon perdeu o mandato por quebra de decoro em votação aberta. Ele surpreendeu os colegas ao compareceràsessãodanoitedeontem semalgemas,coma roupabranca dopresídioetrocoupor umterno, gravataebrochededeputado.

Donadon disse que foi injustiçado

LOTERIAS OS RESULTADOS DOS JOGOS SÃO ATUALIZADOS PELO SITE DA CAIXA (WWW.CAIXA.GOV.BR) ATÉ O FECHAMENTO DESTA EDIÇÃO.

MEGA-SENA

Concurso n. 1573 (12/02/2014)

07 16 21 35 36 38 Premiação Ganhadores Prêmio (R$) Sena 0 0,00 Quina 230 23.076,78 Quadra 19.015 398,75 Estimativa de Prêmio:

TIMEMANIA

SPORT/PE

Ganhadores Prêmio (R$) 0 0,00 13 9.153,45 317 536,25 4851 6,00 41674 2,00 12764

Estimativa de Prêmio:

Concurso n. 1018 (12/02/2014)

02 04 05 07 08 10 11

12 14 16

R$ 62.000.000,00

Concurso n. 537 (11/02/2014)

17 28 35 44 53 66 79 Premiação 7 acertos 6 acertos 5 acertos 4 acertos 3 acertos

LOTOFÁCIL

5,00 R$ 6.700.000,00

17 18 19 22 24 Premiação Ganhadores Prêmio (R$) 15 acertos

10

140.876,07

14 acertos

1.333

13 acertos

32.443

12,50

12 acertos

307.032

5,00

464,54

11 acertos 1.422.788 2,50 Estimativa de Prêmio R$ 1.500.000,00

LOTOMANIA

Concurso n. 1426 (12/02/2014)

02 05 16 18 20 21 24 30 36 37 40 52 55 58 61

FIQUE ATENTO AO NÚMERO DO CONCURSO DE INTERESSE

DUPLA SENA

Premiação Ganhadores Prêmio (R$) 20 acertos 0 0,00 19 acertos 10 21.896,85 18 acertos 123 1.780,23 17 acertos 1.224 111,80 16 acertos 6.748 20,28 0 acertos 0 0,00 Estimativa de Prêmio R$ 1.000.000,00

FEDERAL

Concurso n. 04840 (12/02/2014)

Prêmio

Bilhete

Prêmio (R$)

05 10 13 20 23 32

34.108

250.000,00

79.958

16.300,00

2.668.457,50

50.817

16.000,00

2.280,83

59.382

15.800,00

44,45

71.699

15.223,00

Premiação Ganhadores Prêmio (R$) Sena Quina Quadra

68 75 80 91 00

Concurso n. 1254 (11/02/2013)

PRIMEIRO SORTEIO

1 72 3518

Estimativa de Prêmio

R$ 400.000,00

SEGUNDO SORTEIO

03 06 12 13 39 50 Premiação Ganhadores Prêmio (R$) Sena 0 0,00 Quina 59 2.783,38 Quadra 3202 48,84 Estimativa de Prêmio R$ 218.959,37

QUINA

14

Concurso n. 3415 (12/02/2014)

22 48 58 59

Premiação Ganhadores Prêmio (R$) Quina 1 3.396.902,17 Quadra 128 4.906,18 Terno 7.812 114,83 Estimativa de Prêmio R$ 500.000,00


0363677001392260787