Cadeia produtiva de flores e mel

Page 58

Em 2002, a Feira de Flores e Plantas da Ceasa/OS comercializou 752 toneladas de flores temperadas (média de 63 t/mês). No ano de 2003, comercializou-se 879 toneladas, uma média de 73 t/mês. Em 2004, o volume foi de 776 toneladas (obtendo uma média de 65 t/ mês), com uma variação negativa de 11,7% em relação ao ano anterior (MEDEIROS, 2005). Os municípios produtores de flores de clima temperado são Recife, Gravatá, Chã Grande, Bonito, Camocim de São Félix, Itambé e Garanhuns. As flores tropicais são encontradas nos municípios de Recife, Camaragibe, Paulista, Igarassu, Cabo, Olinda, Ipojuca, Ribeirão, Primavera, Água Preta, Petrolina e Jaboatão dos Guararapes.

6.2.1.4 Alagoas Localizado na mesma área geográfica e possuindo características climáticas idênticas às de Pernambuco, ou seja, favorável ao plantio de flores tropicais, o Estado de Alagoas, desde 2001, consolidou-se como um exportador do produto, tendo a Inglaterra como primeiro e principal parceiro comercial. Apesar das dificuldades de produção e de comercialização, a floricultura alagoana obteve resultados relevantes com a criação em 1997 da Associação dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais e Tropicais de Alagoas (Afloral). A associação agrega dois grupos que têm estratégias comerciais distintas: a Flora Atlântica e a Cooperativa dos Produtores e Exportadores de Plantas, Flores e Folhagens Tropicais de Alagoas (Comflora).21 Na cidade de Maceió, considerado mercado local, a venda é feita diretamente ao varejo, constituído, basicamente, por floriculturas. O escoamento para o mercado interno e externo é realizado no próprio aeroporto de Maceió. O Estado de São Paulo é o principal parceiro comercial de seus produtos por meio da Veiling Holambra e de atacadistas e decoradores, que são os principais clientes. No estado, os principais municípios produtores de diferentes espécies, entre elas flores tropicais, são: Maceió, Mar Vermelho, Messias, Murici, Novo Lino, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Coruripe, Quebrangulo, Flexeiras, Atalaia, Pilar, Penedo e Chá Preta.

6.2.1.5 Ceará O Estado do Ceará, por possuir áreas serranas, destaca-se no Nordeste como um dos principais produtores de flores temperadas, além das tropicais. O estado conta com um forte programa de governo no apoio à floricultura. É o maior exportador brasileiro de rosas e flores tropicais e vice-líder na exportação de flores frescas cortadas do Brasil (FNPonline, 2005). Nos anos 1920, quando no estado essa atividade foi iniciada, a rosa era o principal produto, e as flores tropicais cultivadas nas proximidades de Fortaleza figuravam como produção secundária. Os plantios de flores e plantas vêm se destacando em áreas fora da capital, como na Serras de Ibiapaba e Baturité, em Guaramiranga e Pacoti. A produção é bastante diversificada e destina-se a atender o varejo. Em 2000, cerca de 78% do produto floral que o estado consumia vinham de fora. Em 2006, essa importação está em apenas 35%. O cultivo em estufa para flores de corte e em vaso foi iniciado pela empresa Naturalis Tropicus, em Maranguape. Posteriormente, essa tecnologia de cultivo 21

Idem.

57


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.