Page 1

Portfólio de atuação artística

Artista Plástica: Cenografia, Figurino, Artes Gráficas

2019


Cy Medeiros Artista Plástica – Cenografia, Figurino, Artes Gráficas Outras capacitações profissionais: Atriz e Arte Educadora

INFORMAÇÕES PESSOAIS

São José dos Campos/SP E-mail: cymedeiross@gmail.com Artista Plástica, Cenógrafa, Figurinista e Atriz (DRT, função atriz: nº 19340).

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Universidade de São Paulo (USP) 2013: Pós-graduação em Educação - Linguagens da Arte

 

 

Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), MG 2009: Licenciatura – Educação em Teatro Universidade Estadual Paulista (UNESP) 2001: Bacharelado em Artes Plásticas


Visualidades Cênicas: Cenografia, Figurino, Artes Gráficas e afins 

2018: Criação e produção de material gráfico do coletivo artístico feminino ALCATÉIA (São José dos Campos/SP). Pesquisa curatorial e coordenação da Produção com Artistas.

2011 – 2013: Co-Figurinista e aderecista no coletivo artístico TECEDEIRAS,– pesquisa com imagens tecnológicas e elementos cênicos do teatro de animação (Monteiro Lobato).


Visualidades Cênicas: Cenografia, Figurino, Artes Gráficas e afins 

2012: Coordenação visual do espetáculo “Poranduba” da Cia Estado Criativo de Jean Fábio (Monteiro Lobato/São José dos Campos) .

Poranduba

2010/2011: Coordenadora de elenco em Visualidades – Rosto e Maquiagem do Projeto “Terra de Livres” (São João del-Rei/MG).


Visualidades Cênicas: Cenografia, Figurino, Artes Gráficas e afins 1998 – 2011 Pesquisadora visual da Cia Teatral ManiCômicos (São Paulo/SP e São João del-Rei/MG):

         

2009: “Domdeandar” – criação e produção de material gráfico e co-Figurinista 2008: “O Grande Dia” – Coordenação de cenografia, co-Figurinista e criação e produção de material gráfico 2008: “O Cavaleiro Valente” - Figurinista 2007: “Rosa-Flôr” - criação e produção de material gráfico 2003: “Ombojera – uma história do mundo” – Figurinista e aderecista e criação e produção de material gráfico 2001 - “Perfeição – Quando a tempestade nasce das luzes” – figurinista e criação e produção de material gráfico 2001 – “Aprendiz de Poesia”, Cenógrafa e criação e produção de material gráfico 2000 - “Muita Sede” – criação e produção de material gráfico 1999 - “Caravelas de Papel” – Cenógrafa e Figurinista 1998 - “A Farsa do Cangaço, oxx!!!” – Cenógrafa e coordenação na criação coletiva de Figurinos (processo colaborativo)

A Farsa do Cangaço, oxx!

Caravelas de Papel

O Grande Dia

Perfeição


Visualidades Cênicas: Cenografia, Figurino, Artes Gráficas e afins 

2003 : Criação e produção de material gráfico do grupo As Margaridas (SP) - narradoras de histórias.

1999: Criação e produção de máscara para espetáculo do Grupo Experimental Monte Azul, com direção de Reinaldo Maia (São Paulo/SP).

2011: Aderecista (Confecção/produção) de máscaras e bonecos articulados para prefeitura de Monteiro Lobato/SP.

1998: Aderecista na produção do Desfile “Alegorias Carnavalescas”, direção de produção de Antonio Marciano (Gramado/RS).

1998/1999: Aderecista no grupo de teatro experimental do Instituto de Artes da UNESP (SP) O GRITO.


Cavaleiro Valente As Tecedeiras

Poranduba

O Grande Dia

Alegorias Carnavalescas


Outras experiências relevantes 

Desde 1998: Artista Plástica e pesquisadora:

2018: “Mulheres Expondo”, no Espaço Clemente Gomes (FCCR), evento Noites em Processo, São José dos Campos. 2018: “Florescência: fragmentos de uma poética visual feminina”, exposição individual no Cine Santana – São José dos Campos.

  

  

 

2016: “Paisagens Internas”, exposição individual, no Espaço Arte do Centro da Juventude de São José dos Campos. 2013 : “Fragmentos de uma trajetória”, no Atelier Bons Ventos de Monteiro Lobato. 2005: “Percurso Relicário”, no Instituto Gestalt, São Paulo. 2001: “Fragmentos de Tempo e Matéria”, no Foyer da Reitoria da UNESP – ação da PROEX. 2001: “Tempo e Matéria”, exposição individual, na Galeria do Instituto de Artes UNESP. 2001: “Imagem a ser”, mostra coletiva, na Associação Palas Athena do Brasil, São Paulo. 2000: “Duo”, exposição coletiva, na Galeria do Instituto de Artes UNESP. 1999: “MailArt - Brasil 500 anos”, na Casa de Cultura da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro.


Outras experiências relevantes 

1998 – 2018: Educadora oficineira em diversas instituições e congressos de Educação, como: SESC, VII Congresso de Arte e Educação de Mairiporã/SP, Universidade Federal de São João delRei/MG, Fundo Estadual de Cultura em São Tiago/MG, Associação Palas Athena, Associação Comunitária Monte Azul. Temas de oficinas e cursos de capacitação: Contando Histórias e desvelando o conhecimento, O Jogo e o Improviso na criação teatral, Artes Plásticas representação e técnicas bidimensionais, Máscaras – técnica de papelagem, Mácaras da Folia – criação de máscaras e Pereirões para o Carnaval do Vale do Paraíba (Monteiro Lobato/SP), O desenho No espaço, Colagem-Assemblage, Desenho e Imaginário.

1998 – 2011: Cia Teatral ManiCômicos. Co-fundadora, realizando atividades de Gestão, Coordenação, Comunicação, Produção e Educação. Coordenação do Projeto Arte por Toda Parte, no Educativo em Artes para crianças em situação de vulnerabilidade social de 4 a 12 anos, acompanhamento dos planos de aulas mensais e anual, curso de capacitação para formação continuada e de novos educadores, relacionamento com as escolas públicas e associações atendidas pela instituição. Educadora especialista de Teatro e Arte Plásticas: oficinas anuais realizadas no centro cultural da instituição, escolas públicas e associações das cidades de São Paulo e posterior mudança para São João del-Rei/MG. Colaboração em projetos de captação de recursos (ex.: Prêmio Funarte, Ponto de Cultura – MINC, Prêmio Cena Minas, etc.). Planejamento da gestão anual da Cia

1997 – 2014: Cursos nas áreas de Educação em Linguagens das Artes: Pesquisa do Movimento do Ator a partir das técnicas de Rudolf Laban, Percussão de Tambor Mineiro, Percussão Pernambucana, Canto, Método Feldenkrais de Educação da Somática, Flauta Doce, Dança Contemporânea, Narração de Histórias, Musicalização, Commedia dell’Arte, Clown, Gravura, Desenho, Escultura em Técnicas de Acrílico e Arame, Construção de Bonecas, Cenografia. 

@Cy Medeiros, 2019


ALGUNS REGISTROS DE PERCURSOS ESTUDOS E TRABALHOS


CYNTIA BOTELHO


@Cy Medeiros, 2018


@Cy Medeiros, 2019

Profile for cymedeiross

Portfólio artista visual 2019  

Portfólio da trajetória profissional e de pesquisa visual da artista Cy Medeiros.

Portfólio artista visual 2019  

Portfólio da trajetória profissional e de pesquisa visual da artista Cy Medeiros.

Advertisement