Teresópolis | Grupo 1

Page 30

Saneamento básico:

É um conjunto de ações socioeconômicas que tem por objetivo alcançar Salubridade Ambiental, por meio de abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, promoção da disciplina sanitária de uso do solo, drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis e demais serviços e obras especializadas, com a finalidade de proteger e melhorar as condições de vida urbana e rural. Saneamento básico forma um conjunto de atividades relacionadas com abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades. Trata-se de uma especialidade estudada nos cursos de Engenharia Sanitária, de Engenharia Ambiental e de Tecnologias em Saneamento Ambiental. As relações entre saneamento, saúde pública e meio ambiente constitui fase inicial de um modelo de planejamento de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. A lei 11.445 de 2007, que trata sobre as diretrizes nacionais para o saneamento básico, dispondo entre outras questões, do exercício da titularidade, da prestação de regionalizada do serviço publica de saneamento básico, etc. O decreto regulador desta lei é o 7.217 de 21 de junho de 2010, que visa estabelecer os padrões e normas para adequada prestação dos serviços de saneamento básico, fixarem condições e metas.

Saneamento ambiental: É um conjunto de ações socioeconômicas que tem por objetivo alcançar Salubridade Ambiental, por meio de abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, promoção da disciplina sanitária de uso do solo, drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis e demais serviços e obras especializadas, com a finalidade de proteger e melhorar as condições de vida urbana e rural. Com o crescimento desordenado das cidades. As obras de saneamento têm se restringido ao atendimento das emergências: evitar o aumento do número de vítimas de desabamento, contornar o problema de enchentes ou controlar epidemias. O saneamento é de responsabilidade do município. No entanto, em virtude dos altos custos envolvidos, algumas das principais obras sempre foram administradas por

22


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.