O Peregrino

Page 38

John Bunyan _____________________ Capítulo 10 Cristão sofre muitas aflições no Vale da Sombra da Morte; mas, tendo aprendido pela experiência, quanto convém andar vigilante, recorre à espada e à oração, passando, assim, com toda a segurança e sem o menor dano.

Apenas transpusera o limite que separa o Vale da Humilhação do da Sombra da Morte, encontrou dois homens que voltavam a toda pressa e eram filhos daqueles que inflamaram o país que tinham visto (Números 13:33). Cristão perguntou-lhes para onde iam. Homens – Para trás, para trás; se tens em alguma conta a tua vida e o teu sossego, aconselhamos-te a que faças outro tanto. Cristão – Então, por que? Homens – Nós íamos caminhando na direção em que tu vais, e avançávamos até onde a audácia nos ajudou, mas nem sabemos como pudemos voltar, pois se tivéssemos dado mais alguns passos, não estaríamos decerto aqui para te avisar. Cristão – Mas o que foi que encontrastes? Homens – O que encontramos? Estivemos quase no meio do Vale da Sombra da Morte; mas, felizmente, olhamos para a frente e descobrimos o perigo antes de nos aproximarmos dele. (Salmos 44:19). Cristão – Qual perigo? Homens – Qual perigo? O próprio vale, que é negro como pez. Vimos lá fantasmas, lobisomens e dragões do abismo. Depois, um contínuo gemer e gritar, como de pessoas que se acham na mais afrontosa situação e que sofrem as maiores aflições e torturas. Sobre o vale pairam as horrorosas nuvens da confusão, e a morte estende constantemente por cima deles as suas negras asas. Numa só palavra, ali é tudo horror, tudo espantosa desordem (Jó 3:5-10, 22). Cristão – Pelo que dizeis, cada vez me persuado mais de que é este caminho que devo seguir, para chegar ao porto desejado (Salmos 44:18). Homens – Se o achas bom, vai andando; cá, para nós não serve.

- 38 -


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.