Page 250

Xênia Soares da Silva

Digamos que a fotografia deu ao homem a possibilidade de registrar a visão real do mundo, tornando-se assim, um instrumento capaz de captar e arquivar vários momentos da História (figura 20, página ao lado). De acordo com o pesquisador e colecionador José Carlos Daltozo (2006), o cartão-postal significou a popularização da fotografia, pois anteriormente a seu surgimento ela só era acessível aos muitos ricos, nos famosos retratos de família. Segundo Pietro Maria Bardi, idealizador do MASP: [...] o cartão-postal teve na divulgação do conhecimento do mundo uma função [...] preponderante. Desde seus primeiros aparecimento até sua ainda presente atualidade, as imagens de vistas de cidades, paisagens e até obras de arte, sempre representaram [...] uma documentação informativa. (apud DALTOZO, 2006, p. 26)

Ainda sobre a incorporação da imagem no postal, chamamos a atenção para as funções de “intensificação”, “esteticização” e “emocionalização” (SANDIG, 1989, 1991 apud FIX, 2002) que a linguagem imagética, misturada a outros padrões de linguagem, exerce sobre o observador. Isso ocorre com os cartões contemporâneos da figura 21 (próxima página), os quais fazem parte da coleção Projeto Café com Arte que reproduz obras de artistas plásticos pernambucanos, cuja venda ajuda o IMIP (Instituto Materno Infantil de Pernambuco). Ao incorporar imagens, o CP também passou a circular com aquelas de teor ideológico político, religioso etc., isto é, as imagens de conteúdo tendencioso (figura 22, página 250). Figura 19: frente dos cartões-postais com foto de nu artístico e de um evento de natação em Uberlândia, 1937. Fonte: GORBERG (2002).

248

Através das imagens, os postais registraram diversos fatos históricos, sociais, culturais, políticos e humanísticos, o que faz deles um rico e vasto documentário sobre a sociedade de diferentes épocas. Almeida (2009, pp. 34-35), baseada em Kress & Leeuwen, afirma que as estruturas visuais não apenas reproduzem as estruturas da realidade, porém produzem imagens de uma realidade ligada aos interesses das instituições sociais, pois não deixam de ser ideológicas.

Profile for Correios Cultura

Revista Postais 03 - 2014  

Revista do Museu Correios - Dossiê Cartão-Postal. Artigos de Adriano Comissoli, Edithe Pereira, João Pinheiro de Barros Neto, José Carlos Da...

Revista Postais 03 - 2014  

Revista do Museu Correios - Dossiê Cartão-Postal. Artigos de Adriano Comissoli, Edithe Pereira, João Pinheiro de Barros Neto, José Carlos Da...

Advertisement