Page 249

O surgimento do cartão-postal

o Brasil. A partir daí os cartões-postais passaram a circular com belíssimas paisagens e reproduções de obras de artes (figura 18).

Figura 17: detalhes da frente dos cartões-postais contemporâneos de Portugal e Espanha. Fonte: Acervo da pesquisadora.

Figura18 detalhes da frente do CP com reprodução de pintura com a técnica da cromolitografia. Fonte: GORBERG (2002).

Com a descoberta da fotografia os cartões-postais passaram a incorporar também fotos de eventos, representações temáticas19, personalidades ou fotografias de nu artístico etc. (figura 19, próxima página).

Figura16: detalhes da frente do Cartãopostal de Pernambuco com publicidade da revista Malho. Fonte: GORBERG (2002). 19.Os postais neste período, principalmente no Brasil, promoveram a comercialização da fotografia, divulgando-a e padronizando seu formato em dimensões 9x14cm ou 14x9cm (Fabris, 1991; Turazzi, 1995; Kossoy, 1980). As designações de “anos dourados” ou “idade de ouro”, utilizadas para identificar este período do modismo dos cartões-postais, coincidiria com o sentido que foi atribuído a esta época, denominada de belle époque. Um tempo em que se vivia a euforia do progresso, proporcionado pelos resultados da revolução científico-tecnológica que teria ocorrido entre meados do século XIX e a década de 1870 (Sevcenko, 1998). A partir da aplicação de descobertas científicas aos processos produtivos, são desenvolvidos novos potenciais energéticos, como a eletricidade e os derivados do petróleo. A fotografia, o cinematógrafo, a telefonia, o fonógrafo, o automóvel, entre outros inventos, surgiriam como desdobramentos deste avanço da ciência e das técnicas, tornando-se símbolos da modernidade (Verônica Pimenta Velloso, pesquisadora da FIOCRUZ).

247

Profile for Correios Cultura

Revista Postais 03 - 2014  

Revista do Museu Correios - Dossiê Cartão-Postal. Artigos de Adriano Comissoli, Edithe Pereira, João Pinheiro de Barros Neto, José Carlos Da...

Revista Postais 03 - 2014  

Revista do Museu Correios - Dossiê Cartão-Postal. Artigos de Adriano Comissoli, Edithe Pereira, João Pinheiro de Barros Neto, José Carlos Da...

Advertisement