Page 101

Ícone niteroiense: prédio-sede dos Correios

Entre os elogios o redator da matéria ressalta a farta iluminação dos cômodos [...] a luz elétrica e gás corrente, com bicos Auer, sendo de notar o gosto e capricho que houve na escolha dos lustres.

Destaca ainda a decoração interna que [...] obedeceu a gosto severo e elegante, combinando admiravelmente o tom das cores de modo a não parecer nunca demasiado.

O presidente do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Alfredo Backer, em sua última mensagem à Assembleia Legislativa (01/08/1910) faz o resumo de suas obras por todo o Estado e, em especial, na capital Niterói. Diz que o prefeito João Pereira Ferraz empenhou-se na obtenção de recursos (os seis mil contos de réis), mas que não seriam suficientes para execução de todo o “ [...] plano de melhoramentos ideado pelo Governo, mas com os quais espero, ao terminar o meu mandato, deixar Niterói elevada ao lugar que lhe compete e que lhe devemos preparar entre as mais belas capitais brasileiras [...]” (grife-se).

Figura 3. Palácio Araribóia. Fonte: Biblioteca Nacional.

A iniciativa privada, especialmente a Companhia da Cantareira, construiu o belo prédio para estaleiro e oficinas das barcas, em São Domingos (figura 4), além da imponente estação na área central da cidade (inaugurada em 29 de junho de 1908).Agora faltava a grande obra do governo federal em Niterói. Figura 4.Estação das barcas, 1908. Fonte: Biblioteca Nacional.

99

Profile for Correios Cultura

Revista Postais 03 - 2014  

Revista do Museu Correios - Dossiê Cartão-Postal. Artigos de Adriano Comissoli, Edithe Pereira, João Pinheiro de Barros Neto, José Carlos Da...

Revista Postais 03 - 2014  

Revista do Museu Correios - Dossiê Cartão-Postal. Artigos de Adriano Comissoli, Edithe Pereira, João Pinheiro de Barros Neto, José Carlos Da...

Advertisement