Page 50

Luciano Mendes Cabral

Outro ponto que consideramos relevante, no tocante ao uso dos selos postais como fontes históricas, é o fato de tal prática possibilitar o desenvolvimento de um novo viés para o estudo da Cultura Política produzida na formação dos Estados Nacionais, no século XIX. Essa nova possibilidade de análise permite não só que testemos as leituras já existentes, como também viabiliza a produção de novas leituras. Para chegar a essa constatação, partidos do conceito de Cultura Política elaborado por Serge Berstein. Para Berstein (1992) a Cultura Política pode ser entendida como um sistema de representações produzido a partir de certas visões de mundo e de determinadas leituras de um passado histórico. Tal sistema se expressa através de discursos, símbolos e rituais que procuram orientar e definir formas e padrões de atuação política. 2. Consideramos que os conceitos de povo e cidadão, por serem historicamente definidos, variavam de acordo com o contexto em que estivessem inseridos.

Partindo desse conceito, constatamos que os selos postais, vistos como objeto de estudos, podem ser entendidos como elementos inseridos na produção de novas práticas administrativas e na redefinição do Estado, assim como de seus papéis. Nesse contexto as reformas administrativas que acompanharam a formação dos Estados no século XIX, representaram um conjunto de práticas cujo propósito era viabilizar o funcionamento do aparato estatal ao mesmo tempo em que atendiam a novas demandas do povo, que nesse momento adquiria, gradativamente, o status de cidadãos2. O conjunto dessas reformas promovia, gradativamente, a inserção do poder público em esferas que, até então, eram ocupadas por práticas e relações privadas de poder. A ampliação do Estado e de suas competências em relação a certas instâncias da vida social redefinia as jurisdições e os campos em que se manifestavam as relações privadas de poder. Criavam-se, portanto, bases para a produção de um novo sistema representacional do Estado, determinando novas vinculações e funções deste para com os cidadãos, ao mesmo tempo em que novos laços de fidelidade se estabeleciam unindo ambas as partes. Paralelamente novos padrões de atuação política foram se consolidando, fundamentados no princípio de direitos e deveres recíprocos.

50

Revista Postais 02 - 2014  

A Revista do Museu Correios Dossiê - Arte Postal Artigos de Adriana Santana, Almerinda da Silva Lopes, Altemar Henrique de Oliveira, Antonio...

Advertisement