Page 256

Romulo Valle Salvino

A chegada da internet Todavia, é naquele momento que Pianowski chama de quarta fase que a Arte Postal encontrou o maior desafio à sua sobrevivência, pelo menos da forma com que ela nasceu e foi praticada até então, quando “[...] se abriu para o mundo, principalmente a partir da instauração da Internet permitindo uma maior acessibilidade ao movimento de forma rápida e econômica” (Pianowski, s.d.).

7. Telegrama de Paulo Bruscky datado de 13/04/1992 (acervo do Museu Nacional dos Correios). É de se destacar que a expressão “hoje a arte é este comunicado” foi utilizada pelo artista em várias de suas intervenções. 8. Além de apresentar, no campo reservado à mensagem, os referidos números da caixa postal e do CEP integrando a assinatura do artista, o telegrama também traz o endereço (rua, número etc.) do remetente no espaço destinado a essa finalidade. Isso o que cria – não importa se de forma consciente – um sentido diferenciado para os dados colocados no lugar da assinatura.

256

“Economia” e “rapidez” são duas palavras mágicas. Na realidade, um sentimento de urgência já se fazia presente nas práticas da Arte Correio desde os seus primórdios. A arte pensada como uma forma de comunicação apresentava-se conceitualmente mais dinâmica que aquela que era dependurada em galerias e museus. Em resposta à convocatória para a Mostra Internacional de Arte Postal, realizada em 1992 no então Museu Postal e Telegráfico da ECT, em Brasília, Paulo Bruscky optou por mandar não uma carta ou SEDEX, mas um telegrama, tipo de mensagem por definição mais urgente que as outras tradicionalmente encaminhadas pelos Correios, com um conteúdo muito simples: Arte Postal: hoje, a arte eh este comunicado. Arte do meu tempo. Tenho pressa. Paulo Bruscky. CP850 Recife/PE (50010)7

Ao incorporar os números de um caixa postal (CP850) e de um CEP (50010) à sua assinatura, o artista como que reafirma a sua identidade como um “ser de comunicação” ou de um “ser na comunicação”. E o seu tempo também não deixa margem a dúvidas: é o da pressa8. No texto de apresentação ao livro de Gilbertto Prado Arte Telemática: dos intercâmbios pontuais ao ambientes virtuais multiusuário, um dos mais sofisticados estudiosos das experimentações artísticas em novas tecnologias, Arlindo Machado, afirma que:

Revista Postais 02 - 2014  

A Revista do Museu Correios Dossiê - Arte Postal Artigos de Adriana Santana, Almerinda da Silva Lopes, Altemar Henrique de Oliveira, Antonio...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you