Page 233

A Contribuição do capixaba Albert Harrigan à Arte Postal

algum interesse de investigação, permanecendo, até então, praticamente à margem da historiografia da arte brasileira. De maneira curiosa, nomes hoje consagrados, e que se dedicaram por tempo mais ou menos longo a produzir arte postal, em publicações específicas elaboradas mais recentemente sobre sua obra/trajeto deixam de citar tal participação. A omissão confirma a existência de preconceito em relação a essa atuação, e contribui para acentuar as lacunas de uma historiografia da arte ainda em construção no país, o que torna premente a necessidade de investigar a produção de um período bastante conturbado, de modo especial pela peculiaridade sócio/ política que certamente será desvelada. Isso permitirá, ainda, estabelecer cruzamentos e comparações com outros processos e linguagens da mesma época, que extraíram, igualmente, o conteúdo e teor crítico de suas obras, nos acontecimentos trágicos veiculados nos jornais diários da época, postulando revisões e possíveis inserções no complexo mosaico de nossa História da Arte. Mesmo deixando de fora importantes nomes, vale citar entre aqueles que se dedicaram à Arte Postal, em momentos intermitentes, ou de maneira mais durável e persistente: Regina Vater, Regina Silveira, Júlio Plaza, Bené Fonteles, Alex Valauri, Letícia Parente, Hélio Lete, Arthur Matuck, Hudinilson Júnior, Raul Córdula, Artur Barrio, Mário Ramiro, Rafael França, Alberto Harrigan. Em virtude da especificidade e limites deste texto, dialogaremos a seguir apenas com a produção de Alberto Harrigan, artista que apesar de sua efetiva participação e contribuição à Arte Postal, por diferentes razões, permanece praticamente desconhecido. Ressalta-se, porém, que a abordagem é parcial e incompleta, e, consequentemente, não tem a pretensão de esgotar o assunto.

Alberto Harrigan. Sem Título, s/d. – Série Puãs. Cartão Postal com impressão de desenho a nanquim (frente e verso). Participou da XVI Bienal de São Paulo (1981). Acervo - Coleção Arte da Cidade, Centro Cultural SP.

233

Revista Postais 02 - 2014  

A Revista do Museu Correios Dossiê - Arte Postal Artigos de Adriana Santana, Almerinda da Silva Lopes, Altemar Henrique de Oliveira, Antonio...