Page 194

Marta Ribeiro

A Diga mobilizou cerca de 64 mil pessoas, número de empregados dos Correios em 1972, buscando caminhos possíveis para agrupar essa massa de trabalhadores espalhada pelos quatro cantos do país. Era um novo mundo que precisava de uma voz, porém essa voz tinha a ambição de ser escutada, compreendida e seguida, processo medido pela interação, pelas respostas das cartas e contribuições postadas. Em todas as páginas é possível perceber que tipo de interação era esperada. A Diga sabia exatamente para quem estava destinada. Nas revistas, de modo geral, [...] os leitores são tratados por “você”, e cada um dos milhares de indivíduos que compõem os dados de circulação de uma publicação estabelece relações afetivas muito particulares com as revistas, afinal, elas aconselham, fazem companhia, são janelas para lugares desconhecidos, para temas desconhecidos. Elas nos dizem o que existe no mundo, reforçam o que conhecemos dele e nos ajudam a compreender nosso cotidiano[...] (STORCH, 2013, p.140).

Essa preocupação com a opinião inclui-se entre as principais das Relações Públicas e a problemática que as envolvem. Foi no período da ditadura militar que a atividade, com maior abertura no país em 1950 por intermédio das empresas multinacionais, se desenvolveu no Brasil também na esfera governamental. A Assessoria Especial de Relações Públicas (AERP) foi criada ainda no governo do Marechal Costa e Silva, como órgão para organizar a comunicação da Presidência da República na época. Contudo, foi Emílio Médici que usufruiu da AERP “[...] com a proposta de usar a comunicação como forma de resgatar o diálogo entre Estado e sociedade para a formação de uma nova consciência de brasilidade orientada para as metas de segurança e desenvolvimento. [...]” (MATOS, 2008, p.174) bem como de abrir canais de comunicação, de forma a sustentar a imagem dos militares.

194

É importante mencionar as Relações Públicas por serem o berço da comunicação organizacional. Por meio de propagandas elaboradas pela AERP o governo propagava o discurso de benesses do regime imposto:

Revista Postais 02 - 2014  

A Revista do Museu Correios Dossiê - Arte Postal Artigos de Adriana Santana, Almerinda da Silva Lopes, Altemar Henrique de Oliveira, Antonio...