Page 127

Um levantamento bibliométrico da produção acadêmica relativa aos Correios no Brasil

obra, nos preocupamos com o léxico básico que aponta nesse sentido. Assim descartamos as seguintes palavras, que aparecem de maneira completamente desproporcional às demais: Brasil, brasileira, caso, Correios, ECT, empresa, estudo, postal, telégrafos. Apresentação dos resultados Nesta seção apresentamos todas as tabelas, gráficos e quadros encontrados, de acordo com o exposto na seção anterior, e realizamos a sua possível interpretação.

3

Tabela 1: Produção anual total Fica bastante evidente, através dessa tabela, que até meados da década dos anos 90 a produção relacionada aos Correios foi baixíssima, ocorrendo um salto espetacular a partir daí e intensificando-se na década seguinte. Isso pode ser percebido pelo fato de que praticamente 80% da produção total corresponde ao período 2000 a 2013.

3. O fato da soma não chegar exatamente a 100%, mas muito próximo disso, deve-se ao arredondamento de duas casas depois da vírgula. Isso vale para algumas outras tabelas que vêm a seguir.

127

Revista Postais 02 - 2014  

A Revista do Museu Correios Dossiê - Arte Postal Artigos de Adriana Santana, Almerinda da Silva Lopes, Altemar Henrique de Oliveira, Antonio...