Page 120

Cassiano Ricardo Martines Bovo

Considerações iniciais Quando cursei o mestrado em Economia, na PUC-SP, tive a oportunidade e a satisfação de pesquisar a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos). A linha de trabalho escolhida no mestrado foi “Trabalho e Tecnologia”, pois sempre tive o interesse voltado para o trabalho, os trabalhadores e o processo de trabalho. Procurei, à época, responder às seguintes indagações: como se deu o processo de modernização da ECT, em função da atuação das chamadas “missões francesas”, na década de 70? Quais os seus impactos sobre os trabalhadores dos Correios? E sobre a produtividade e os resultados financeiros da empresa? Durante o período de aproximadamente um ano obtive autorização para pesquisar os documentos da Diretoria Regional de São Paulo, inclusive os relatórios das missões francesas, que planejaram o processo em pauta, assim como observar os processos de trabalho em centros operacionais e entrevistar as pessoas envolvidas, além dos trabalhadores das mais variadas áreas dos Correios. Guardo muitas recordações de pessoas com quem tive contato na empresa e que me ensinaram muito.

120

A dissertação foi defendida em 1992 e publicada integralmente na forma de livro, em 1997. De lá para cá fui perdendo o contato com o objeto de pesquisa Correios em função de caminhos e perspectivas outras, mas paralelos, que acabei por trilhar. Ao realizar esta singela pesquisa aproveito para resgatar uma dívida com a ECT, que na época me abriu as portas assim como possibilitou o contato com muitas pessoas que me ajudaram muito, além do prazer de retomar estudos sobre os Correios no Brasil. Agradeço, portanto, por esta possibilidade.

Revista Postais 02 - 2014  

A Revista do Museu Correios Dossiê - Arte Postal Artigos de Adriana Santana, Almerinda da Silva Lopes, Altemar Henrique de Oliveira, Antonio...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you