Page 112

Altemar Henrique de Oliveira

conjunto entre clubes e Administrações Postais de Brasil e Portugal. Este evento é realizado até os dias de hoje, a cada três anos, com a participação de filatelistas de todos os países de expressão lusófona. A XXI edição ocorreu em 2012, em São Paulo. As chamadas Classes Filatélicas, termo utilizado para designar as diferentes modalidades competitivas de colecionismo de selos, se aperfeiçoaram ao longo dos tempos e as competições, que em seus primórdios envolviam apenas coleções tradicionais, foram abrindo espaço para outras possibilidades. Atualmente, são aceitas, para fins de participação em exposições filatélicas, coleções que se enquadrem numa das seguintes classes: Filatelia Tradicional, Filatelia Temática, Inteiros Postais, História Postal, Aerofilatelia, Astrofilatelia, Maximafilia, Filatelia Juvenil, Selos Fiscais, Literatura Filatélica, Filatelia Moderna, Filatelia Social, Um Quadro (One Frame) e Classe Aberta (Open Class). Essa diversidade de classes foi impulsionada principalmente em meados dos anos 1970, quando entusiastas como Frans de Troyer estimularam a prática da filatelia temática, como forma de incentivar a educação dos jovens. As coleções tradicionais se tornaram, portanto, cada vez mais especializadas e, em alguns casos, se transformaram em verdadeiros estudos das mais diversas áreas do conhecimento humano.

Cartaz e solenidade de abertura - Brasiliana 79

112

Por iniciativa de Troyer, em 1975, realiza-se em Bruxelas, na Bélgica, a THEMABELGA, primeira exposição temática internacional reconhecida pela FIP. Em 17/12/1976, em meio a um cenário filatélico nacional de grande efervescência, estimulado pelo então presidente dos Correios Adwaldo Cardoso Botto de Barros, é fundada a FEBRAF – Federação Brasileira de Filatelia. Em 1977, é a vez da cidade do Porto, em Portugal, receber a PORTUCALE 77, segunda exposição temática internacional com reconhecimento da FIP. O evento contou com a participação de filatelistas brasileiros que se entusiasmaram com a possibilidade de organizar exposição semelhante no Brasil.

Revista Postais 02 - 2014  

A Revista do Museu Correios Dossiê - Arte Postal Artigos de Adriana Santana, Almerinda da Silva Lopes, Altemar Henrique de Oliveira, Antonio...

Advertisement