Page 110

Altemar Henrique de Oliveira

primeira emissão comemorativa é mesmo aquela em que a Romênia celebra, em 1891, os 25 Anos do Reinado de Carlos I. À parte a disputa, o selo comemorativo tornou viável que milhões de pessoas pudessem conhecer a cultura, as personalidades e os pontos turísticos de outros países sem que sequer saíssem de seu próprio país. As lideranças políticas brasileiras passam a melhor explorar essa característica dos selos postais somente a partir de 1900, por ocasião da celebração do 4º Centenário do Descobrimento do Brasil, quando foi lançada uma série de quatro selos considerada a primeira emissão comemorativa do País. A sistematização da prática Uma coleção filatélica é o conjunto de selos e demais peças filatélicas, reunidas e montadas em ordem pré-determinada, geralmente em um álbum ou lâminas de papel com protetores plásticos, em conformidade com as normas e princípios estabelecidos pelas entidades filatélicas. Nos primórdios da filatelia, quando tais entidades ainda não existiam, as regras não eram padronizadas e cada colecionador reunia seus selos da forma que, subjetivamente, entendesse como a mais interessante. Impulso considerável à sistematização da prática se deu em 18/06/1926, quando foi fundada a Federação Internacional de Filatelia – FIP, com sede em Genebra, Suíça. Com regras e normas delineadas, as exposições, ainda que de âmbito mais localizado, se espalham pelo mundo reunindo colecionadores e suas coleções cada vez mais originais.

110

Como até o início do século XX ainda eram poucas as emissões, costumava-se fazer coleções “universais” com o objetivo de possuir todos os selos emitidos no mundo e organizá-los por país e ordem de emissão até o momento em que fosse possível “completar o álbum”. De certa forma, pode-se dizer que, até àquele momento, o hábito de colecionar selos não era muito diferente do de colecionar álbum de cromos.

Revista Postais 02 - 2014  

A Revista do Museu Correios Dossiê - Arte Postal Artigos de Adriana Santana, Almerinda da Silva Lopes, Altemar Henrique de Oliveira, Antonio...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you