Page 62

Maria da Graça Menezes Mourão

Lisanti supõe que na segunda década do século XVIII já ali estivessem instalados algo como 60.000 habitantes, pois só os escravos eram 27.909. (LISANTI, 1973, p. 487). Seguindo-se ao fluxo de gente e à formação dos povoados, fundaram-se entre 1711 e 1718, oito vilas onde pouco mais de vinte anos havia mais que a mata. E foi, por assim dizer, sobre as próprias minas, que surgiram as primeiras edificações: casario e capelas. Com o acumulo de gente e a riqueza que se vai produzindo refinam-se as construções, adornam-se as igrejas, surgem os edifícios públicos (LISANTI, 1973, CXV).

O próprio rei constata a atividade comercial nas Minas, quando em 8 de julho de 1711, menciona-a nos termos da elevação do Arraial do Pilar a Vila Rica como: [... ] parte principal destas Minas, aonde acode o comércio e fazendas, que dele mana para as mais e outras muitas mais que o tempo mostraria” [... ] pois era sítio de maiores conveniências que os povos tinham achado para o comércio”. (REVISTA DO ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO, 1897,)

Mas, como seria possível a atividade comercial sem um serviço formalizado responsável pelas correspondências? Oficialmente, existia o Correio das Cartas do Mar que atendia o Rio de Janeiro e a Bahia, mas para as regiões interioranas ainda eram os rios que serviam de importantes vias de comunicação, principalmente para os que participavam das monções, nome que se dava às expedições fluviais entre Cuiabá e São Paulo. Em seu diário, o sargento-mor Theotônio José Juzarte descreve como se ainda fazia, em 1769, o transporte das cartas no interior paulista. Ao pé de uma grande árvore, junto a um dos pousos de bandeirantes e viajantes, faziase uma enorme “CAVA” onde colocavam as cartas que ali ficavam até que outro viajante, quando ali passasse, retirava as que se destinavam às localidades por onde passaria e, assim, as entregava. (JUZARTE, 1769)

Imaginemos no início do século XVIII como acontecia a troca de informações nas 60

Profile for Correios Cultura

Revista Postais 01 - 2013  

Ana Carmen Amorim Jara Casco, Helena de Oliveira B. Negro, João Pinheiro de Barros Neto, Laura Antunes Maciel, Letícia Cantarela Matheus, Ma...

Revista Postais 01 - 2013  

Ana Carmen Amorim Jara Casco, Helena de Oliveira B. Negro, João Pinheiro de Barros Neto, Laura Antunes Maciel, Letícia Cantarela Matheus, Ma...