Page 187

A automação da triagem postal nos Correios

Formato semiembaraçoso

ID-TAG

Os envelopes de formato “semiembaraçoso” ou flats são padronizados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), conforme a norma NBR-12699. Enquadramse nesta classificação os os envelopes cuja dimensão altura está entre 150mm e 250mm e a dimensão largura entre 190mm e 355mm. Também são considerados como semiembaraçosos as revistas e as publicações com dimensões análogas. Termo em inglês equivalente a etiqueta de identificação. Trata-se de código de barras, em formato SB4ECT, impresso nas cartas pelos sistemas de triagem. O código contém um número de identificação único utilizado para identificar o envelope durante o processamento de triagem. A metodologia de triagem com o uso de ID-TAG foi patenteada pela ECT.

Obliteração

Aplicação de um carimbo sobre a área de colagem dos selos num envelope. O objetivo é caracterizar o uso dos selos, bem como identificar a data e o local do processamento da correspondência.

Plano de triagem

Metodologia de separação de cartas ou encomendas agrupando-as por faixas de CEP.

Postnet

Acrônimo para o termo em inglês Postal Numeric Encoding Technique (Técnica de Codificação Postal Numérica). Trata-se de uma simbologia de código de barras desenvolvida pelos Correios dos Estados Unidos (USPS-United States Postal Service) para uso em seus sistemas de triagem.

SB4ECT

Sistema de Barras de 4 Estados da ECT. Código de barras desenvolvido e patenteado pelos Correios, em conjunto com a Universidade de Brasília, para uso nos equipamentos de triagem automatizada de cartas

SNG

Acrônimo para o termo Sistema Nacional de Gerenciamento. Trata-se de um sistema corporativo dos Correios responsável por consolidar os dados estatísticos gerados pelos sistemas de triagem e disponibilizar informações.

Triagem

Processo de separação das correspondências ou encomendas de acordo com o CEP do endereço do destinatário. Os objetos postais são agrupados de acordo com faixas de CEP de modo a permitir as operações de transporte e distribuição.

Odarci Roque de Maia Junior Engenheiro eletrônico, mestre em engenharia pela Universidade de Brasília. Foi membro do Programa Corporativo de Automação Industrial da ECT, tendo gerenciado os projetos relacionados aos equipamentos de formato normal, a implantação do Diretório Nacional de Endereços e a integração de sistemas.

185

Profile for Correios Cultura

Revista Postais 01 - 2013  

Ana Carmen Amorim Jara Casco, Helena de Oliveira B. Negro, João Pinheiro de Barros Neto, Laura Antunes Maciel, Letícia Cantarela Matheus, Ma...

Revista Postais 01 - 2013  

Ana Carmen Amorim Jara Casco, Helena de Oliveira B. Negro, João Pinheiro de Barros Neto, Laura Antunes Maciel, Letícia Cantarela Matheus, Ma...

Advertisement