Revista Postais 6 - 2016

Page 165

O Marechal Rondon e os Museus

Marechal Rondon – Santo Angelo/RS, e os museus criados nas Estações Telegráficas do Mato Grosso, que em seu conjunto permitem contar parte da saga de Rondon pelos sertões do Brasil. Entretanto, sua atuação científica nas expedições telegráficas não se restringiu aos acervos brasileiros. O Marechal Rondon organizou e participou, em 1913, da expedição de Theodore Roosevelt, ex-presidente dos Estados Unidos, ao Brasil. Roosevelt retornou ao seu país com milhares de itens aqui coletados, e que foram incorporados ao Museu de História Natural de Nova York. Valeria Rossi, Karen Gobbatto e Claudia Pereira (2015, p. 71) complementam afirmando que na expedição Roosevelt–Rondon [...] foram coletados exemplares de 2.500 aves e 1.500 mamíferos, além de incontáveis insetos, peixes e répteis, [...]

E, nos informam, também, que na Biblioteca do Congresso, em Washington DC, está guardada uma coleção de vídeos dessa expedição. O cineasta Cacá de Souza pesquisou esse acervo para a realização do documentário Rondon e a Cartografia. Ainda, Rondon, após receber, das mãos do Rei Alberto I da Bélgica, a Ordem do Rei Leopoldo, encaminhou ao Museu de Bruxelas uma coleção etnográfica completa sobre todos os índios do Brasil. E, assim como esses museus, outras instituições abrigam objetos oriundos dessas expedições. No entanto, o curto tempo para a realização desta pesquisa não nos permitiu avançar mais na localização e identificação dessas tantas instituições que, por ventura, possuam, em suas coleções, itens ligados ao Marechal Rondon. Desejamos, contudo, que estes museus e centros de cultura possam entrar em contato com os responsáveis por esta pesquisa, para que esse levantamento posse ser atualizado e complementado em edições futuras da revista Postais.

163


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.