Page 68

Fausto Weiler

O acervo é constituído de mais de 200 mil itens relacionados à história da produção audiovisual brasileira. 3 – CPDOC, da Fundação Getúlio Vargas – FGV Em 1975, teve início o trabalho de registrar a história contemporânea brasileira, com a criação do Programa de História Oral, do Centro de Pesquisa e Documentação da História Política Contemporânea do Brasil – CPDOC, da Fundação Getúlio Vargas – FGV, com o objetivo de colher depoimentos de personalidades da história política brasileira. (Figura 9) Figura 9 - O CPDOC/FGV contém o registro dos principais personagens e fatos da História Política Contemporânea do Brasil. – Fonte: Site do CPDOC/FGV.

São mais de 5.000 horas de gravação, correspondendo a quase 1.000 entrevistas.

Em 1988 o Centro lançou o primeiro número da revista Estudos Históricos, publicação semestral de caráter interdisciplinar. Desde 1994 o CPDOC edita os Informativos Eletrônicos de Ciências Sociais, História e Arquivologia com o objetivo de divulgar as atividades dessas áreas.

Em 2003, o CPDOC inaugurou suas atividades de ensino, com a criação do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais, que segue uma linha interdisciplinar, características do CPDOC. Os cursos oferecidos são Mestrado Acadêmico, Doutorado e Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais.

66

Em 2005 o CPDOC ampliou sua atuação no ensino, criando a Escola Superior de Ciências Sociais, que iniciou em 2006 seu Curso Graduação em Ciências Sociais (bacharelado).

Profile for Correios Cultura

Revista Postais 07 - 2016  

Revista Postal N. 6 - 2016 - Restauração da Agência Central dos Correios de Petrópolis. Artigo de Andréa Fernandes Considera, Erika Pereira...

Revista Postais 07 - 2016  

Revista Postal N. 6 - 2016 - Restauração da Agência Central dos Correios de Petrópolis. Artigo de Andréa Fernandes Considera, Erika Pereira...

Advertisement