Page 66

Fausto Weiler

Em 1990, o prédio passou por uma grande restauração; além desse prédio, o MIS/RJ começou a ocupar um outro edifício no bairro da Lapa, atualmente, ocupado por setores administrativos e por parte do acervo disponível para pesquisa. Em 2009, após uma concorrência internacional, foi eleito o projeto vencedor, num desenho arrojado e futurista, para a nova sede do museu que será localizada na Av. Atlântica, em Copacabana, onde se pretende digitalizar o seu acervo visual e sonoro. (Figura 7).

Figura 7 - Av. Atlântica, no Rio de Janeiro, será a nova sede do Museu de Imagem e do Som do Rio de Janeiro – Fonte: Site da Wikipedia sobre o MIS/RJ.

Fig. 8 – Fachada do prédio do Museu de Imagem e do Som de São Paulo. Fonte: Site do MIS São Paulo.

64

Além da guarda e preservação das coleções, o MIS produz seu próprio acervo por meio da coleta dos depoimentos para posteridade. Atualmente, o Museu conta com um acervo de mais de 900 depoimentos com, aproximadamente, quatro mil horas de gravação abrangendo os mais diversos segmentos da cultura. Este Museu visa documentar em som e imagem o esforço do homem brasileiro, do homem carioca, dos homens de todas as nações que para aqui vieram convergentes formar, ampliar, reformar, desenvolver, tornar viva, humana, colorida, variada, multiforme, infinitamente alegre, mas infinitamente sofrida, a gloriosa e valorosa cidade de São Sebastião de Rio de Janeiro. (LACERDA, 1965). 2 – Museu da Imagem e do Som de São Paulo Inaugurado, em 29 de maio de 1979, o MIS/SP fica localizado na Avenida Europa, 158 – Jardim Europa, no bairro de Pinheiros. (Figura 8)

Profile for Correios Cultura

Revista Postais 07 - 2016  

Revista Postal N. 6 - 2016 - Restauração da Agência Central dos Correios de Petrópolis. Artigo de Andréa Fernandes Considera, Erika Pereira...

Revista Postais 07 - 2016  

Revista Postal N. 6 - 2016 - Restauração da Agência Central dos Correios de Petrópolis. Artigo de Andréa Fernandes Considera, Erika Pereira...

Advertisement