Page 262

Marijara Souza Queiroz

Esse homem é frio, duro, individualista e dominante o que, por consequência, alimenta a constituição do homem violento. Sobretudo, sexualmente violento.

Galeria de fotos das enfermeiras da FEB em exposição do Museu da Associação dos Ex-combatentes da FEB de Brasília, DF. Foto: Marijara Queiroz. 2014.

A dificuldade de inserção da mulher no mercado de trabalho apresentou-se como outra questão importante durante e depois da Guerra. Na impossibilidade de devolver a mulher imediatamente ao confinamento do lar nos anos que seguiram o Pós Guerra, Rego observa que a crescente incorporação do trabalho feminino no mercado “passou a ser amplamente discutido ao lado de temas relacionados a sexualidade: adultério, virgindade, casamento e prostituição”. Nesse sentido, as analogias ajudavam a reconstituir os papéis sociais: “o mundo do trabalho era representado pelo cabaré” enquanto “o lar era valorizado como o ninho sagrado que abrigava a ‘rainha do lar’ e o ‘reizinho da família’. Ter filhos príncipes é parte desse arranjo nuclear que orbita o patriarca. Contrariamente, a partir da década 1960, feministas combatem as relações de poder, “social e sexualmente hierarquizados”. (RAGO, 2015: 588-597). Contudo, o que Mello lamenta é decorrente de acontecimentos nos seus últimos quinze anos de vida, quais sejam, a dificuldade de renovação de passaporte após os oitenta e cinco anos de idade, bem como viajar sozinha. “O país não respeita seus idosos” foi o único protesto literal. Diz que gostaria de continuar viajando e lamenta não ter comemorado seu aniversário de um século de vida na Turquia pela impossibilidade imposta pelas companhias aéreas e pelo próprio Estado que não renovou seu passaporte.

Referências BELLAFAIRE, Judith A. O corpo de enfermeiras do exército dos EUA durante a II Guerra Mundial. 260

Profile for Correios Cultura

Revista Postais 07 - 2016  

Revista Postal N. 6 - 2016 - Restauração da Agência Central dos Correios de Petrópolis. Artigo de Andréa Fernandes Considera, Erika Pereira...

Revista Postais 07 - 2016  

Revista Postal N. 6 - 2016 - Restauração da Agência Central dos Correios de Petrópolis. Artigo de Andréa Fernandes Considera, Erika Pereira...

Advertisement