Page 151

Zé Carioca contra os Tedescos

Introdução

Com o fim da I Guerra Mundial, houve a rendição das tropas alemãs e a assinatura do Tratado de Versalhes. Este, que deveria ser o epílogo da Guerra, foi, na realidade, o prólogo de uma conflagração de proporções ainda mais graves.

1- Livro escrito por Hitler na prisão de Landsberg em 1924, o qual incluía, entre outros assuntos, a união da Alemanha com a Áustria e outros povos germânicos da Europa, e o anti-semitismo levado ao extremo.

Desde a assinatura do Versailles Diktat, nome dado pelos alemães ao tratado, a Alemanha tirou proveito da má-definição de seus termos, principalmente desde a ascensão de Hitler ao poder “em 30 de janeiro de 1933” (McINNIS, 1962, p. 19), burlando tal instrumento jurídico, que foi negligenciado pela Liga das Nações até o ponto em que nova guerra foi inevitável.

2- Manoel Tomaz Castelo Branco – Capitão Adjunto de Comunicações do Estado-M Especial da Infantaria Divisionária da FEB.

Hitler, através de sua obra Mein Kampf1, que significa Minha Luta, materializou uma “nova política expansionista, baseada nas teorias de Ratzel” (CASTELO BRANCO2, 1960, p. 21), na qual admitia que o “povo alemão era formado por seres vivos em luta por sua própria existência”. De acordo com sua nova política “expansionista”, várias ações militares foram realizadas desde sua assunção ao poder3, e a guerra finalmente eclodiu “ao romper do dia 1º de setembro de 1939 [...], exércitos alemães despejaram-se através da fronteira polonesa e convergiram sobre Varsóvia” (SHIRER, 1965, p. 7). Finalmente os países europeus saíram da inércia. Dois dias após este ataque, a França declarou guerra à Alemanha, e a Inglaterra mandou um ultimatum, ignorado por Hitler. Iniciava-se, desta maneira, a II Guerra Mundial, o maior conflito armado de todos os tempos.

3- Adolf Hitler fez-se Chanceler da Alemanha em 30 de janeiro de 1933, e logo após Presidente, em face da morte do Marechal Hindenburgo.

149

Profile for Correios Cultura

Revista Postais 07 - 2016  

Revista Postal N. 6 - 2016 - Restauração da Agência Central dos Correios de Petrópolis. Artigo de Andréa Fernandes Considera, Erika Pereira...

Revista Postais 07 - 2016  

Revista Postal N. 6 - 2016 - Restauração da Agência Central dos Correios de Petrópolis. Artigo de Andréa Fernandes Considera, Erika Pereira...

Advertisement