Page 139

A FEB pelos seus objetos: para uma leitura da cultura material

Outro fator que contribuiu para escolha deste software foi a facilidade oferecida pelo mesmo na migração de dados para outros sistemas no futuro, uma vez que entendemos o Access como uma solução provisória. O grande limitador de seu uso é o tamanho do arquivo gerado, principalmente quando são inseridos grandes volumes de imagens como no caso deste inventário. No momento as imagens estão sendo inseridas em baixa resolução e há um arquivo paralelo para as demais imagens, mas esta solução não é a ideal na medida que que pretendemos disponibilizar o acervo aos pesquisadores.

8. FERREZ, Helena D.; BIANCHINI, Maria Helena. Thesaurus para Acervos Museológicos. Rio de Janeiro: Fundação Pró-Memória, 1987. 9. Oportunamente, por exemplo, será possível emitir um relatório contendo apenas os campos pertinentes ao Inventário Nacional dos Bens Culturais Musealizados, para encaminhamento ao IBRAM.

O programa Access é um banco de dados que permite a criação de arquivos que por sua vez contém uma ou mais tabelas que armazenam os dados. Para atender às necessidades e especificidades dos acervos em questão, criamos três tabelas: a base de dados propriamente dita, com os campos mencionados anteriormente; uma tabela com o cadastro de cada veterano, ex-combatente, familiar, museu ou colecionador; um vocabulário controlado para preenchimento do campo “nome do objeto” (cabe ressaltar que, em atendimento à Resolução Normativa IBRAM nº 2/2014, foi utilizado o Thesaurus para Acervos Museológicos8 como base para a construção do vocabulário controlado). O software adotado permite ainda gerar diversos instrumentos de pesquisa, filtros de consulta, formulários para entrada de dados e relatórios previamente formatados, funcionando como um banco de dados. Desta forma, criamos um formulário para entrada de dados (figura 2) com oito abas selecionáveis, correspondendo cada uma delas a um grupo de campos. Ao acessar cada aba é possível preencher todos os campos relacionados àquele grupo de informações, sem precisar mover o formulário para cima ou para baixo na tela do computador. Uma vez realizada a entrada dos dados, foi possível a emissão de relatórios a partir da seleção de campos e/ou da filtragem das informações inseridas no preenchimento dos mesmos9. No momento estamos trabalhando com a emissão de dois tipos de relatórios:

137

Profile for Correios Cultura

Revista Postais 07 - 2016  

Revista Postal N. 6 - 2016 - Restauração da Agência Central dos Correios de Petrópolis. Artigo de Andréa Fernandes Considera, Erika Pereira...

Revista Postais 07 - 2016  

Revista Postal N. 6 - 2016 - Restauração da Agência Central dos Correios de Petrópolis. Artigo de Andréa Fernandes Considera, Erika Pereira...

Advertisement