Page 1


EDITORIAL

Natal que confraterniza e esbanja arte Chegamos ao final do ano e com ele entramos no clima dos festejos de Natal, fazendo-nos refletir sobre as conquistas de nossas vidas e projetar a esperança para o ano que chega. O espírito do Natal pede confraternização que se reflete na programação deste mês da Secretaria de Cultura e Turismo. Dando prosseguimento aos Espetáculos de Fim de Ano, o Centro de Eventos terá até o dia 15 uma série de apresentações de música, dança, teatro, artes visuais e circo, com os alunos dos cursos de artes. São 44 espetáculos estrelados pelas nossas crianças e jovens que, junto com os professores, contam através da arte a história de 70 anos de Barueri. O Boulevard Central, assim como nos anos anteriores, foi totalmente decorado para receber o Natal Encantado de Barueri. Um show de cores e luzes vai encantar o visitante que certamente aproveitará o espaço com a família para apreciar as belezas presentes na árvore gigante, no presépio, no túnel de luzes, além das tendas de artigos natalinos, artesanatos e comidas típicas. A programação musical também está à altura do evento. A estreia do Natal Encantado será no dia 7 com show do maestro João Carlos Martins e Orquestra Bachiana, um espetáculo que se tornou referência no Natal de Barueri. Até o dia 22, todas as noites, haverá sempre uma atração para atender os variados gostos musicais de toda a família. Originais do Samba, Família Lima, Biquini Cavadão, Baile do Simonal, Michael Jackson Cover, Maneva e Auto de Natal com a Cia. Carroça Teatral são algumas das grandes atrações. O Natal Encantado também será o palco que receberá os vencedores do Prêmio Barueri de Literatura, contemplados nas modalidades Conto, Poesia e Tese Acadêmica. Na solenidade, haverá ainda uma noite de autógrafos onde os autores poderão distribuir exemplares do livro com seus trabalhos literários. Acompanhe os detalhes da programação de Natal no Guia Cultural e participe do Natal em Barueri, que encanta e esbanja arte!

Jean Gaspar

Secretário de Cultura e Turismo de Barueri

2


EXPEDIENTE Prefeito Rubens Furlan Vice-Prefeito José Roberto Piteri Secretário de Cultura e Turismo Jean Gaspar Jornalista responsável Luciano Somenzari (Mtb 22.114/SP) REDAÇÃO Valquíria Sirot - Mtb 47.427/SP e Gerson Pedro - Mtb 17.810/SP (Textos) Bob Cruz (Fotos) arte gráfica Laís Gomes e SeCom

Fale conosco! facebook: culturabaruerioficial Instagram: cultura_barueri e-mail: cultura.informa@barueri.sp.gov.br Secretaria de cultura e turismo Av. 26 de março, 173 - Centro informações: (11) 4199-1600 site: www.barueri.sp.gov.br Distribuição: Gratuita

3


4


5


66


A festa é de todos no Natal Encantado de barueri Luzes, cores e muita música vão embalar o Natal Encantado de Barueri, organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo. Entre os dias 7 e 22 de dezembro, o Boulevard Central vai ser o espaço privilegiado da cidade, com uma programação cheia de estrelas da cultura nacional. No dia 24 haverá ainda a tradicional queima de fogos anunciando o Natal. Todas as noites, a partir das 20h, o palco montado no Boulevard Central receberá atrações especiais. No dia 7, junto com a inauguração da decoração de Natal, o maestro João Carlos Martins e Orquestra Bachiana fazem uma apresentação de canções eruditas e populares, dignas de uma noite especial. Em seguida, a Banda da Cultura, composta por professores da Secretaria de Cultura fecham a programação. No domingo, dia 8, Os Originais do Samba, grupo criado ainda nos anos 1960, que tinha o eterno Mussum como integrante, vai agitar o público com os clássicos que marcaram época e ainda estão presentes na memória de todos. O Natal Encantado segue com apresentações da banda Biquini Cavadão, Família Lima, Michael Jackson Cover, a dupla sertaneja Guilherme e Gustavo, o grupo de reggae Maneva, entre outros. No dia 22, o show de encerramento será com o Auto de Natal da Cia. Carroça Teatral. Além das apresentações de música e dança, a decoração do Boulevard será uma atração à parte. A tradicional árvore com cerca de 40 metros, toda colorida, arcos com microlâmpadas, túnel iluminado, bola de Natal entre outros adereços, vai encher os olhos de quem for visitar o local. De 7 a 24 de dezembro, a partir das 20h Boulevard Central


8


O maestro João Carlos Martins e a Orquestra Bachiana mantêm a tradição e abrem o Natal Encantado de Barueri com um espetáculo que promete ser inesquecível. Considerado um dos maiores intérpretes de Bach no mundo, o maestro traz para a nossa cidade um show que mescla o erudito e o popular. À frente da Filarmônica Bachiana SESI SP, João Carlos Marins tem trabalhado em prol da democratização da cultura no país, levando música erudita para as mais diversas plateias, de todas as classes sociais. Um espetáculo que certamente vai ficar na história!

9


10


Sucesso nos anos de 1960 e 1970, Os Originais do Samba vão encher o palco de simpatia na execução de sambas que se tornaram parte do imaginário popular brasileiro. Na formação original, destacava-se Mussum, o eterno Trapalhão que fazia rir multidões inteiras de crianças e adultos. Hoje, apenas Bigode, um dos fundadores, permanece. No Natal Encantado a formação atual do grupo deverá contemplar o público com seus sucessos inesquecíveis, mesclados com sambas atuais, fruto do encontro de gerações. É um show para todas as idades que não se pode perder.


A apresentação de piano no Natal Encantado ficará a cargo dos alunos e professores do curso de Música da Secretaria de Cultura e Turismo. No repertório, o público poderá apreciar peças da música universal de compositores como Sebastian Bach e Heitor Villa Lobos, além de canções do pop internacional da banda Queen e do músico Eric Clapton, passando pela mais autêntica música brasileira desde Chiquinha Gonzaga a Toquinho.

12


O Coral Infantil é composto por crianças que cursam a modalida na Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com os alunos do curso de Orquestra de Sopro. O público terá a oportunidade de ver a apresentação de canções nacionais e internacionais.

Os alunos de Orquestra de Sopro da Secretaria de Cultura e Turismo farão uma apresentação de encher os olhos do público presente no Natal Encantdo.

13


14


A banda Biquini Cavadão que personifica o melhor do rock brasileiro traz ao Natal Encantado o show “Ilustre Guerreiro”, novo álbum do grupo dedicado ao cantor e compositor Herbert Vianna, do Paralamas do Sucesso. Surgida nos anos 1980, a banda logo estourou nas paradas de sucesso. No Natal Encantado de Barueri o público poderá apreciar canções como Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim, Só Pra Te Mostrar, Ska, entre outras.

15


O Núcleo de Dança da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri traz no seu corpo de bailarinos alunos e alunas que pertencem a um nível técnico mais elevado na dança. As coreografias têm como tema os 70 anos da história de Barueri.

16


17


18


19


20


Família Lima esbanja simpatia A Família Lima anima plateias do mundo todo com sua singular fusão de música erudita e estilos variados como pop, rock e música eletrônica. É a segunda vez que o grupo se apresenta no Natal Encantado. A mistura de dedicação, amor à música e união parecem ser o segredo dessa banda que conseguiu se estabelecer há mais de duas décadas no difícil cenário musical brasileiro. O grupo tem como principal particularidade o fato de terem como integrantes membros da mesma família que tocam juntos desde a infância, sempre incentivados pelos pais. A Familia Lima já se apresentarou em vários lugares do Brasil e, principalmente, no exterior, com espetáculos memoráveis, nos EUA, Áustria, França, Espanha, Alemanha e Vaticano, onde se apresentou na Piazza San Pietro para o Papa João Paulo II e um público de 500 mil pessoas.

21


22


Professores a serviço da arte A Banda da Cultura mais uma vez sobe ao palco em Barueri para apresentar os maiores sucessos da Música Popular Brasileira. A banda é formada por professores de música da Secretaria de Cultura e Turismo, sendo cada um dono de um estilo próprio de ensinar e de tocar instrumentos. No Natal Encantado, o público vai poder cantar juntos os maiores clássicos da MPB.

23


24


Música Nordestina no Natal Encantado

O público do Natal Encantado também terá a oportunidade de ouvir a mais autêntica música nordestina, por meio de compositores como Luiz Gonzaga, Dominguinhos entre outros. O show faz parte do projeto da Secretaria de Cultura e Turismo de incentivo à cultura popular.

25


26


27


28


A nova dupla sertaneja Guilherme e Gustavo faz show no palco do Natal Encantado trazendo para o público seus principais sucessos. A dupla também vai se apresentar no dia 15 de dezembro no Cultura no Parque, no bosque do Parque Municipal Dom José, às 11h. Nas palavras da dupla Guilherme e Gustavo, a paixão em cantar começou aos 17 anos de idade. “A nossa meta é levar até vocês, além da nossa música, felicidade e a mesma emoção que sentimos em momentos memoráveis”.

29


30


Max de Castro e Wilson Simoninha fazem o Baile do Simonal, uma homenagem ao pai Wilson Simonal (1938-2000) que reinou nas paradas de sucesso nos anos 60. O show da dupla apresenta uma valiosa porção do artista que encantou o país e é considerado o primeiro pop star do Brasil. No repertório certamente estará canções como Sá Marina, Meu Limão meu Limoeiro, Mamãe passou Açucar em Mim, entre outras.

31


32


O Auto “O Natal Existe?” aborda um questionamento dos valores que são aflorados durante as festividades de final de ano. Aos sons de cantigas do folclore natalino, um anjo aparece no pensamento de um pobre, que não acredita em natal e não tem a mínima concepção do verdadeiro sentido do festejo. Afinal, o que realmente comemoramos no natal? Muitas vezes colocamos nos outros a culpa e nossos desalentos e passamos a desacreditar no próprio ser humano. Na verdade, a fé que nos impulsiona deve partir de nossa vontade em querer construir um mundo melhor para todos. Assim, devemos rever nossos pensamentos e agir em um processo constante de mudança interior.

33


Queima de Fogos

34


EQuIPAmENTOS

MUSEU: Acervo sobre a história de Barueri. Espaço de Eventos, Oca Xavante e Vagão de Trem Histórico. Av. Henrique Gonçalves Baptista, 359, Jd. Belval. (11) 4198-5975.

BIBLIOTECAS: 8 bibliotecas, acerCENTRO DE EVENTOS:

5 mil m2, dois auditórios com 497 lugares/ cada e um hall aberto de 795 m2. Acomoda o Museu da Bíblia. Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vl. Porto. (11) 4168-1809.

CASA DAS OFICINAS:

Espaço de organização, administração e realização das Oficinas de Artes e Núcleo de Música. Mais de 2 mil alunos em atividade. (11) 4198-0972.

NÚCLEO DE DANÇA: Oferece formação artística e qualificada a jovens bailarinos. Para mais informações: (11) 4706-1381.

vo com mais de 200 mil livros. Abertas ao público de segunda a sextafeira, das 8h às 17h. Atualmente, são também espaços multiculturais e polos das Oficinas de Artes.

JAIR HONÓRIO DOMINGOS • Estrada dos Pinheiros, 185. Pq. Viana. (11) 4201-7298. PROF. MAX ZENDRON • R. Rio Grande do Sul, 234. Vl. Boa Vista. (11) 4198-0229. SALOMÃO CRUZ • Av. Cachoeira, 74. Vl.Pindorama. (11) 4161-6948. ENY CORDEIRO • Av. Ricardo Peagno, 78. Jd. Belval. (11) 4163-5913. CORA CORALINA • R. Glória, 630. Pq. dos Camargos. (11) 4201-5722. BENEDITO FRANCO • Av. Itu, 300. Jd. Paulista. (11) 4194-6015. JOÃO GALDINO DE OLIVEIRA • Av. Luiza Barbosa Silveira Bueno, 46. Jardim Silveira. (11) 4194-6018. LUIZ FERNANDES • Rua Paraná, 240, Nova Aldeinha. (11) 4191-1061.

35


Profile for Guia Cultural Barueri

Guia Cultural Barueri - Dezembro 2019  

Guia Cultural Barueri - Dezembro 2019  

Advertisement