Page 1

I n s t ituto Cer vantes

Programa AcadĂŞmico 2012

Cursos de EspaĂąol

Cursos de Espanhol

O Centro Cultural Espanhol em Salvador S a l v a d o r


Índice

10%

nto desco

para alunos

S a l v a d o r

Por que estudar no Instituto Cervantes?

02

Por que agora?

03

Cursos gerais da língua

04

Níveis

05

Estrutura e denominação dos níveis

06

Cursos Especiais

07

Cursos de Catalão, Galego e Basco

07

Curso de Espanhol on-line (AVE)

07

Certificado oficial de proficiência em espanhol – DELE

08

Cursos preparatórios DELE

09

Espanhol para fins específicos

10

Habilidades comunicativas

11

Atualização e aperfeiçoamento didático para professores

12

Oficinas e Minicursos

13

Descontos, preços e materiais

14

Biblioteca

16

Programação Cultural

18

Calendário de cursos 2012

19

Depoimentos

20

71 3797-4667 www.salvador.cervantes.es censalb@cervantes.es Av. Sete de Setembro, 2792, Ladeira da Barra Salvador, Bahia

Agora também na Pituba Rua Mato Grosso, 481


Por que estudar no Instituto Cervantes? O Instituto Cervantes, o único centro oficial de línguas do governo da Espanha, é uma instituição pública, fundada em 1991 para promover o ensino da língua espanhola e o conhecimento das culturas dos países de língua espanhola. É a maior rede mundial de ensino do espanhol com cerca de 80 centros em cinco continentes.

Latina e uma coleção extensa de filmes em vídeo e DVD do cinema espanhol e hispanoamericano; também discos, cassetes e Cds e material para o ensino do espanhol como língua estrangeira.

Nosso instituto está bem localizado: na Ladeira da Barra, próximo a outras instituições similares como a Aliança Francesa e o Instituto Goethe. Nossos instrutores são altamente qualificados e têm grande experiência no ensino do espanhol como língua estrangeira. São periodicamente treinados com os métodos de ensino mais atuais. Nossos cursos especiais ficam a cargo de especialistas na área.

Vantagens que o Instituto lhe oferece:

Oferecemos turmas pela manhã, pela tarde e pela noite e também aos sábados em nossas modernas e cômodas salas com acesso para portadores de cadeira de rodas. Nossas pequenas turmas de 5 a 14 estudantes garantem ampla oportunidade para praticar a conversação. Oferecemos uma ampla gama de níveis em nossos cursos regulares que asseguram que cada estudante esteja na turma adequada. Também são oferecidos cursos corporativos (para empresas) a pequenos grupos e em classes particulares. Nosso programa cultural inclui exposições de arte, ciclos de cinema, concertos, espetáculos de dança e teatro e conferências com prestigiosas personalidades da Espanha e América Latina. Realizamos empréstimos em nossa biblioteca que conta com mais de 11.000 volumes, imprensa jornalística da Espanha e América 2

Agora também na Pituba Rua Mato Grosso, 481

Programa Acadêmico 2012

ƒƒ Os preços mais competitivos do mercado ƒƒ Garantimos a qualidade dos nossos cursos ƒƒ Instrutores altamente qualificados ƒƒ Matrícula grátis nos nossos cursos online (AVE) ƒƒ Até 30% de desconto nos exames para os Diplomas Internacionais de Espanhol (DELE)

Por que agora? Somente eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas abrem oportunidades de promoção para o País como destino turístico que muitos anos de campanhas publicitárias em todo o mundo não seriam capazes de oferecer. O Brasil espera receber 500 mil turistas estrangeiros na ocasião da Copa do Mundo e movimentar dezenas de milhões de brasileiros pelas cidades-sede, produzindo um impacto direto na atividade turística, gerando milhares de empregos e promovendo a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

ƒƒ Acesso a nossa rede de bibliotecas Cervantes, com mais de 1.000.000 de títulos ƒƒ Entrada gratuita a todas as nossas atividades culturais ƒƒ Possibilidade de continuar seus estudos em mais de 80 centros nossos nos cinco continentes com o mesmo sistema, currículo e excelência ƒƒ Possibilidade de continuar seus estudos em qualquer dos nossos 8 centros no Brasil com o mesmo sistema, currículo e excelência ƒƒ Acordos com Universidades espanholas e latinoamericanas ƒƒ Reconhecimento Internacional ƒƒ A garantia do Governo Espanhol

ƒƒ R$ 142 bilhões de investimentos. ƒƒ 3,6 milhões de empregos. ƒƒ Mais de 500.000 turistas, a maioria de expressão hispânica. ƒƒ 8 Institutos Cervantes em 8 das 12 sedes da Copa Chegou a hora de aproveitar estas oportunidades. Você está preparado? Aprenda Espanhol conosco. ESPANHOL É NO CERVANTES.

Desenvolva uma habilidade que pode lhe ajudar a melhorar seus negócios, ser promovido no trabalho ou mudar de carreira. Os países de fala hispânica oferecem interessantes oportunidades de negócios. O espanhol é o mais importante veículo de comunicação internacional depois do inglês. A demanda do espanhol duplicou nos últimos 10 anos. Viaje com maior facilidade por mais de 20 países de língua espanhola e descubra a riqueza cultural do mundo de fala hispânica. Desfrute de uma das ondas de talento mais emocionantes da história recente. Os artistas de espetáculo, diretores de cinema, autores e artistas hispânicos alcançaram um grande prestígio internacional em seus respectivos campos e sua popularidade continua crescendo. Faça novos amigos em casa e no exterior. Comunique-se com mais de 450 milhões de pessoas do mundo que falam espanhol.

Espanhol: uma língua para o diálogo

Agora com um novo estacionamento e novo espaço na Pituba

Instituto Cervantes Salvador

3


Níveis A1  ACCESO

B2  AVANZADO

A2  PLATAFORMA

C1  DOMINIO

B1  UMBRAL

C2  MAESTRÍA

O aluno é capaz de compreender e utilizar expressões cotidianas de uso muito frequente assim como frases simples destinadas a satisfazer necessidades de tipo imediato. Pode apresentar a si mesmo e aos outros, pedir e dar informação pessoal básica sobre seu domicílio, seus pertences e as pessoas que conhece. Pode relacionar-se de forma elementar sempre que seu interlocutor fale devagar e com clareza e esteja disposto a cooperar.

Cursos gerais da Língua O Instituto Cervantes encontra-se à frente do ensino do espanhol no mundo. Nosso plano curricular baseia-se nos princípios do Quadro Comum Europeu de Referência (QCER) para o estudo e avaliação de idiomas. Como base de nosso enfoque está o desenvolvimento prático e eficaz das atividades comunicativas da língua (expressão, compreensão, interação), de forma oral e escrita. Visando este objetivo, desde o primeiro dia de aula, nossos estudantes interagem em espanhol, num ambiente de trabalho espontâneo que favorece o uso estratégico da língua de acordo com diferentes contextos e dinâmicas. Ensinamos o espanhol culto sem discriminar nenhuma variedade regional, o que permite aos estudantes comunicar-se em diferentes situações e entrar em contato com diversas culturas que se expressam nesta língua. 4

Programa Acadêmico 2012

NÍveis

A Usuário Básico A1 Acceso A2 Plataforma B Usuário Independente B1 Umbral B2 Avanzado C Usuário Competente C1 Dominio C2 Maestría Ao final de cada nível, os estudantes realizam um exame para obter o certificado correspondente e passar assim ao curso de nível seguinte. Os certificados emitidos têm validade em todo o mundo. Na classe, o objetivo é a comunicação, por ela se estimula os estudantes a usar ativamente a língua desde o primeiro dia e também a interagir com outros estudantes. A gramática se usa como ferramenta para reforçar as habilidades linguísticas dos estudantes, já que durante a aula há tempo para praticar tanto a fluência como a precisão.

O aluno é capaz de compreender frases e expressões de uso frequente relacionadas com as áreas de experiência que lhe são especialmente relevantes (informação básica sobre si mesmo e sua família, compras, lugares de interesse, ocupações, etc.). Sabe comunicar-se ao ponto de realizar tarefas simples e cotidianas sobre questões que lhe são conhecidas e habituais. Sabe descrever, em termos simples, aspectos de seu passado e seu entorno, assim como questões relacionadas com suas necessidades imediatas. O aluno é capaz de compreender as ideias principais de textos claros e, na língua padrão, trata-se sobre questões que conhece, seja em situações de trabalho, de estudos ou de ócio. Sabe desenvolver-se na maior parte das situações que podem surgir durante uma viagem por zonas onde se utiliza o espanhol. É capaz de produzir textos simples e coerentes sobre temas que lhe são familiares ou que lhe são de interesse pessoal. Pode descrever experiências, acontecimentos, desejos e aspirações assim como justificar brevemente suas opiniões ou explicar seus planos.

O aluno é capaz de compreender as ideias principais de textos complexos que tratem de temas, tanto concretos como abstratos, inclusive os de caráter técnico, sempre que estejam dentro de seu campo de especialização. Pode relacionar-se com falantes nativos com um grau suficiente de fluência e naturalidade, de modo que a comunicação se realize sem esforço por parte dos interlocutores.

O aluno é capaz de compreender uma ampla variedade de textos extensos e com certo nível de exigência, assim como reconhecer neles sentidos implícitos. Sabe expressar-se de forma fluida e espontânea sem amostras muito evidentes de esforço para encontrar a expressão adequada. Pode fazer um uso flexível e efetivo do idioma para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Pode produzir textos claros, bem estruturados e detalhados sobre temas de certa complexidade, mostrando um uso correto dos mecanismos de organização, articulação e coesão do texto. O aluno é capaz de compreender praticamente tudo o que ouve e lê. Sabe reconstruir a informação e os argumentos procedentes de diversas fontes, seja em língua falada ou escrita, e apresentá-los de maneira coerente e resumida. Pode expressar-se espontaneamente com grande fluência e com um grau de precisão que lhe permita diferenciar pequenas nuances de significado, inclusive nas situações de maior complexidade.

Instituto Cervantes Salvador

5


Níveis

Cursos 60 horas

Cursos 30 horas

-

Acceso 1

A1 - Acceso (30 horas)

DIPLOMA DE ESPAÑOL (D.E.L.E.) – A1 Plataforma 1+2

Plataforma 1 Plataforma 2

DIPLOMA DE ESPAÑOL (D.E.L.E.) – A2

B1 - Umbral (120 horas)

Umbral 1+2 Umbral 3+4

Umbral 1 Umbral 2 Umbral 3 Umbral 4

DIPLOMA DE ESPAÑOL (D.E.L.E.) – B1

B2 - Avanzado (120 horas)

Avanzado 1+2 Avanzado 3+4

Competência Linguística

A2 - Plataforma (60 horas)

Avanzado 1 Avanzado 2 Avanzado 3 Avanzado 4

DIPLOMA DE ESPAÑOL (D.E.L.E.) – B2

Dominio 3+4

Dominio 1 Dominio 2 Dominio 3 Dominio 4

DIPLOMA DE ESPAÑOL (D.E.L.E.) – C1 C2 - Maestría (180 horas)

Cursos modulares y especializados

DIPLOMA DE ESPAÑOL (D.E.L.E.) – C2

Cursos de 30, 60 e 90 horas Mais horas menos dinheiro 6

Programa Acadêmico 2012

Domínio Linguístico

C1 - Dominio (120 horas)

Dominio 1+2

cursos especiais

Estrutura e denominação de níveis

A Espanha é um país no qual, juntamente com o espanhol, coexistem outras línguas: o catalão, o basco e o galego. O Instituto Cervantes considera este fato como uma das principais riquezas culturais da Espanha e por isso fomenta também o estudo e a difusão destas línguas, organizando cursos segundo a demanda. Para mais informações: 3797-4667 censalb@cervantes.es CATALÃO  Catalunha é uma das comunidades autônomas com uma língua e uma cultura próprias. O catalão tem uma literatura secular e é a língua de aproximadamente 6 milhões de pessoas que já o falam como língua materna ou como segunda língua. O papel preponderante da Catalunha na economia espanhola e sua riqueza cultural fazem que o estudo do catalão adquira especial significado hoje, especialmente para aqueles que estejam interessados em conhecer melhor esta interessante região espanhola. Este curso é uma introdução à língua e à cultura da Catalunha. LÍNGUA E CULTURA GALEGAS  Galícia é a terceira comunidade autônoma da Espanha, juntamente com Catalunha e o País Basco, que têm sua própria língua oficial. O curso “Introdução à língua e à cultura galegas”, está destinado àquelas pessoas com conhecimento de espanhol que queiram introduzir-se neste idioma e conhecer diversos aspectos de sua cultura. BASCO  A língua basca (em basco euskera) é um idioma falado em regiões da Espanha (País Basco e Navarra) e do extremo sudoeste da França. Esta língua já era falada muito antes dos romanos introduzirem o latim na Península Ibérica. Considera-se a única pre-indoeuropeia sobrevivente na Europa ocidental moderna. E língua co-oficial desde 1982 no País Basco e língua própria da Comunidade Foral de Navarra. Este curso é uma introdução à língua e à cultura do País Basco.

CURSO DE ESPANHOL ON-LINE (AVE) Pode também se beneficiar do nosso Curso de Espanhol On-Line (AVE). A Aula Virtual de Espanhol do Instituto Cervantes é uma infraestrutura de aprendizagem por Internet que dá acesso a cursos de espanhol que podem realizar-se com ou sem tutor. Põe ao alcance dos estudantes os seguintes recursos: ƒƒ Materiais interativos multimídia: vídeo, gravador, áudio, jogos... ƒƒ Ferramentas de comunicação: correio eletrônico para enviar mensagens de texto e de voz, Chat, fóruns. ƒƒ Um sistema automático de avaliação que recolhe dados dos exercícios que foram completados, os quais os estudantes podem acessar sempre que queiram.

Quer aprender espanhol e tem pouco tempo? Não pode assistir às aulas presenciais? O curso AVE lhe oferece tudo que você necessita. O curso é uma alternativa de aprendizagem à distância para quem não pode assistir a nossas aulas presenciais e um material complementar gratuito para todos nossos alunos matriculados nos cursos regulares. Nossos cursos virtuais estão sendo utilizados com enorme êxito em instituições brasileiras que querem fomentar o conhecimento da língua espanhola entre seus funcionários, com um curso que se adapte a seus horários. Especialmente recomendado para instituições de ensino que precisam de outros materiais didáticos para reforçar os conteúdos de aula. Para mais informações sobre este curso, ligue para o Instituto Cervantes (71) 3797-4667 ou escreva a acsalb@cervantes.es. Acesse a nossa página web http://ave.cervantes.es/ guia2/guia_pt.htm para ver uma demonstração do curso em português.

Instituto Cervantes Salvador

7


CERTIFICADO OFICIAL DE PROFICIÊNCIA EM ESPANHOL – DELE

Os Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) são títulos oficiais, outorgados pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação da Espanha, que certificam o grau de competência e domínio do idioma espanhol. Cada vez mais, instituições de ensino superior, agências de cooperação e fundações pedem o DELE a seus funcionários. No Brasil é reconhecido pela CAPES como requisito para se candidatar à bolsas de estudo para Universidades de países hispânicos. Igualmente, e reconhecido pelo Ministério do Turismo para os concursos e como créditos em várias Universidades Federais. ƒƒ O Diploma de Espanhol Nível A1 certifica a competência linguística suficiente para compreender e utilizar expressões cotidianas de uso muito frequente em qualquer lugar do mundo hispânico, necessárias para satisfazer necessidades imediatas. ƒƒ O Diploma de Espanhol Nível A2 certifica a competência linguística suficiente para compreender frases e expressões cotidianas de uso frequente relacionadas com áreas de experiência relevantes (informação básica sobre a própria pessoa e sua família, compras, lugares de interesse, ocupações, etc.)

8

Programa Acadêmico 2012

ƒƒ O Diploma de Espanhol Nível B1 certifica a competência linguística suficiente para compreender e reagir adequadamente ante as situações mais habituais da vida cotidiana e para comunicar desejos e necessidades de forma básica. ƒƒ O Diploma de Espanhol Nível B2 certifica a competência linguística suficiente para desenvolver-se em situações correntes da vida cotidiana, em circunstâncias normais de comunicação que não requeiram um uso especializado da língua. ƒƒ O Diploma de Espanhol Nível C1 certifica a competência linguística suficiente para desenvolver-se em todo tipo de situações e processar uma vasta variedade de textos orais e escritos de certa extensão em qualquer variante da língua, reconhecendo até sentidos implícitos, atitudes e intenções; para expressar-se com fluência, espontaneidade e sem esforço, adaptando-se à situação e ao contexto (âmbito social, de trabalho ou acadêmico) usando a língua com flexibilidade e eficácia. ƒƒ O Diploma de Espanhol Nível C2 certifica a competência linguística necessária para desenvolver-se em situações que requeiram um uso elevado da língua e um conhecimento dos hábitos culturais que através dela se manifestam.

Os exames para a obtenção do diploma DELE contêm seções que abordam as diferentes destrezas que o aprendiz deve desenvolver no processo da sua aprendizagem (compreensão de leitura, expressão escrita, compreensão auditiva e expressão oral).

PREÇOS* (em Reais) A1 A2 B1 B2 C1 C2 R$132 R$148 R$164 R$216 R$256 R$284 * Os alunos e ex-alunos do Instituto Cervantes terão direito a 30% de desconto.

Datas das provas em 2012 MAIO: dias 25 e 26 Prazo de inscrição: de 27 de fevereiro a 20 de abril AGOSTO: dia 24 Prazo de inscrição: de 02 a 27 de julho NOVEMBRO: dias 09 e 10 Prazo de inscrição: de 03 de setembro a 05 de outubro

CURSOS PREPARATÓRIOS DELE* São oferecidos cursos durante todo o ano nos quais os estudantes treinam suas habilidades de compreensão oral e escrita, melhoram suas técnicas de redação e se preparam para o exame revisando a gramática, resolvendo problemas específicos de gramática e *Também vocabulário, estué possível dando expressões realizar o curso idiomáticas, discupreparatório tindo e analisando ON LINE textos e imagens e realizando na prática os exames.

Mais informações sobre o exame DELE:

www.diplomas.cervantes.es Instituto Cervantes Salvador

9


Cursos Especiais

1. Espanhol para fins específicos Espanhol para crianças E Jovens Este curso está desenhado para atender as necessidades criativas das crianças ao mesmo tempo que aprendem espanhol. Jogos, canções, multimídia e o uso das artes gráficas estimulam às crianças a desenvolver suas habilidades comunicativas em espanhol. É um curso multicultural que inclui materiais da Espanha e Latino - América. a. Peques (de 4 a 6 anos) b. Niños (de 7 a 9 anos) c. Adolescentes (de 10 a 14 anos) Espanhol para profissionais do Turismo e da HotelAria O curso é orientado ao uso da língua espanhola no âmbito profissional do Turismo: através de situações específicas são introduzidos os objetivos do nível A1 de forma que ao terminar o terceiro módulo o aluno é capaz de comunicar-se em situações cotidianas para obter e transmitir informações básicas. Este curso poderá adaptar-se às necessidades específicas de grupos de guias turísticos, agentes de viagens, funcionários de hotéis, jornalistas, pessoal de bares e restaurantes ou ao mundo dos negócios em geral. 10

Programa Acadêmico 2012

Aulas individuais Para pessoas de todos os níveis de conhecimento do idioma, a AULA INDIVIDUAL é um curso com atendimento individualizado, que se enquadra na disponibilidade do aluno. É uma alternativa ideal para profissionais que precisam aprender espanhol, mas têm pouco tempo livre. A carga horária semanal e duração das aulas são combinadas entre o aluno e a Coordenação Acadêmica do Instituto Cervantes. Estudantes que pretendem aprender espanhol para propósitos específicos, como negócios, finanças ou jurídico também podem optar por esta modalidade. Com aulas particulares de espanhol, personalizadas para os objetivos do estudante, o aluno tem assegurado o conteúdo do curso, com materiais projetados exatamente para suas necessidades.

In-Company Aulas individuais ou em grupos fechados, com professores do Instituto Cervantes, ministradas na própria empresa ou em uma das suas filiais. O curso pode ter foco e horário de acordo com o interesse do aluno.

2. Habilidades comunicativas CONVERSAÇÃO BÁSICA / AVANÇADA Curso orientado à prática da habilidade oral. A partir de atividades com materiais diversos (jogos, imprensa, cinema, televisão...) se estimula a interação e se oferecem recursos para a conversação real em espanhol. Através da conversação se repassam conteúdos linguísticos,

pragmáticos e sócioculturais, necessários para o desenvolvimento da competência comunicativa oral. CURSOS PREPARATÓRIOS D.E.L.E. Curso orientado à preparação para as provas de certificação dos níveis de proficiência de espanhol, Diplomas DELE. Através deste curso o candidato inscrito ao DELE conhece bem a prova e faz um treinamento sistemático, praticando todas as habilidades comunicativas da língua (compreensão e expressão oral, compreensão e expressão escrita).

Instituto Cervantes Salvador

11


Cursos Especiais

3. Atualização e aperfeiçoamento didático para professores Entre as atividades do Instituto Cervantes no Brasil, estão as destinadas a atualização e aperfeiçoamento didático de professores de espanhol como língua estrangeira. Para cumprir esta tarefa, o Instituto Cervantes de Salvador conta com a colaboração de especialistas no ensino e na pesquisa da língua espanhola. Os conteúdos dos cursos que o Instituto Cervantes de Salvador organiza, tratam de problemas relacionados com o ensino da fonética, da gramática, do vocabulário e da pragmática, bem como a aquisição das quatro habilidades. Eles concedem especial importância aos aspectos práticos de todo o processo de ensino – aprendizagem da língua. Para ser professor de espanhol não basta somente saber falar a língua. É preciso ter experiência, metodologia e didática. Por isto, o Instituto Cervantes faz questão de treinar todos 12

Programa Acadêmico 2012

os candidatos a professores com um curso especializado que lhes ensina toda a metodologia necessária para a profissão.

Os objetivos principais do curso são os seguintes:

O programa de atualização didática do Instituto Cervantes organiza-se em torno a oficinas e seu conteúdo será divulgado no começo de 2012, sendo previsto seu início a partir do primeiro de abril. O professor interessado em participar no programa pode se inscrever no curso completo ou só nas oficinas de seu interesse. A matrícula no curso completo inclui a realização de observações de aula e atividades práticas no Instituto Cervantes.

1. Atualização em aspectos fundamentais, para professores de espanhol como língua estrangeira.

As oficinas de atualização didática costumam acontecer às sextas a partir das 18:00 e versam sobre temas relacionados com:

A realização dos cursos de formação continuada e atualização didática será obrigatória para qualquer professor que quiser trabalhar conosco no Instituto.

2. Oferecer uma atualização na metodologia e didática de espanhol como língua estrangeira.

ƒƒ Competência comunicativa e atividades comunicativas da língua.

Oficinas e minicursos

Curso de atualização e aperfeiçoamento didático para professores de E/LE

3. Oferecer uma atualização na exploração de recursos em classes de espanhol como língua estrangeira. 4. Observar aulas 5. Realizar práticas de ensino.

ƒƒ O componente cultural no ensino e aprendizagem de línguas. ƒƒ Enfoques no ensino e na aprendizagem de línguas. ƒƒ Planejamento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem.

ƒƒ Recursos e dinâmicas em sala de aula. ƒƒ Contextos de ensino e aprendizagem. ƒƒ O uso das Novas Tecnologias. ƒƒ Desenvolvimento profissional.

Ver programação na nossa página web: http://salvador.cervantes.es Solicite informação sobre o Curso na Secretaria de cursos (censalb@cervantes.es) e consulte nossa política de descontos.

Instituto Cervantes Salvador

13


Descontos, preços e materiais

Métodos de pagamento e Políticas de Cancelamento Pagamento A matrícula pode ser paga:

Descontos nos cursos de língua Escolha dentre as seguintes opções e se beneficie de um máximo de 25% de desconto para o próximo curso de línguas! 1. Estou dando continuidade aos estudos 10% de desconto fidelidade Os alunos antigos terão prioridade na inscrição para o curso. Para ser elegível aos 10% de desconto você deve ter se matriculado no curso anterior. 2. Sou aposentado, desempregado, portador de deficiência ou tenho dupla nacionalidade 5% de desconto em qualquer um dos casos O desconto é aplicado mediante a apresentação de documento comprobatório no momento da matrícula. 3. Estou matriculando dois membros da mesma família 10% de desconto para o 2º membro 4. Estou me matriculando antecipadamente no período determinado pelo Instituto 10% de desconto MÁXIMO de desconto por aluno: 25% Lembre-se de que os descontos devem ser reivindicados na matrícula e que estamos impossibilitados de conceder descontos, após o prazo de matrícula. Preços Cursos de 30 horas manhã e tarde 3x R$ 210,00 ou R$ 598,50 à vista noite 3x R$ 233,33 ou R$ 650,00 à vista 14

Programa Acadêmico 2012

Cursos de 60 horas manhã e tarde 4x R$ 247,50 ou R$ 940,50 à vista noite 4x R$ 275,00 ou R$ 1.045,00 à vista Curso promocional de 90 horas manhã e tarde 6x R$ 225,00 ou R$ 1.282,50 à vista noite 6x R$ 250,00 ou R$ 1.425,00 à vista cursos especiais Cursos de 10 semanas (30 horas) 3x R$ 200,00 ou R$ 570,00 à vista cursos especiais para crianças Cursos de 20 semanas (40 horas) 5x R$ 160,00 ou R$ 760,00 à vista Curso Aperfeiçoamento didático para professores de E/LE Cursos de 10 semanas (40 horas) 3x R$ 200,00 ou R$ 570,00 à vista Materiais do Curso Os cursos serão ministrados com a utilização de livros didáticos escolhidos a critério exclusivo do Instituto Cervantes e poderão ser adquiridos pelo próprio aluno no stand da SBS no Instituto Cervantes durante o período de matrícula ou no local da SBS. A compra dos livros na SBS da direito a um desconto especial como aluno Cervantes. SBS  Av. Octávio Mangabeira, 2401 loja 16 à 20 - Shopping Ateliê Place - Pituba, Salvador (ao lado da boate Maddre e Academia da Praia) Informações sobre os livros na secretaria.

ƒƒ Em dinheiro ƒƒ Em cheque ƒƒ Cartão de crédito ƒƒ Transferência bancária (somente valor integral)

Políticas O número de alunos por Classe e Cancelamento dos Cursos Geralmente, o número mínimo de alunos é de 5 e o máximo de 14. Por favor, não demore de se matricular ou podemos não ser capazes de acomodá-lo no horário que melhor se adapte à sua grade. O Instituto Cervantes reserva-se o direito de cancelar de forma imediata qualquer curso que ainda não tenha sido iniciado, caso para o respectivo curso não tenham sido inscritos o número mínimo de 5 (cinco) alunos. Neste caso, apenas e tão somente, será efetuada a devolução integral das quantias já pagas pelos alunos a título de matrícula, sem que qualquer outro tipo de compensação ou indenização seja devida pelo Instituto Cervantes. Desistência de curso Os valores dos cursos serão reembolsados, apenas quando solicitados por escrito, através do formulário de desistência. Antes da primeira aula do curso haverá devolução integral. Após a data de início do curso e até 50% das horasaula ministradas, haverá retenção de 10% do valor pago a título de gastos administrativos acrescido do valor correspondente ao número de horas/aula ministradas até o cancelamento. Após 50% das horas-aula ministradas, não haverá devolução de qualquer valor. Não podemos postergar aulas ou transferir o tempo não utilizado da aula para outro módulo.

Frequência A frequência é uma responsabilidade do aluno. Não é possível fazer reposição das aulas perdidas assistindo a outra aula. Outra possibilidade é se matricular no nosso curso de espanhol online (AVE) para ter acesso ao material do curso, em caso de falta. É exigido aos alunos passarem por um exame final a fim de avançar para o próximo nível. Será considerado aprovado o aluno(a) que obtiver nota igual ou superior a 6 (seis) sobre o máximo de 10 (dez). Transferências Caso o aluno(a) queira transferir o horário de suas aulas ou transferir-se para outra turma, deverá solicitar por escrito à Secretaria do Instituto Cervantes. O deferimento deste pedido dependerá da disponibilidade de vagas. Se houver diferença de preço da matrícula entre os cursos, essa diferença será paga pelo aluno(a) no ato da formalização de dita transferência. Teste de Classificação O aluno que queira ingressar diretamente em um curso que corresponda a qualquer módulo diferente do primeiro módulo do nível inicial (A1) deverá realizar um exame de classificação, cujo resultado determinará o módulo e o nível máximo em que o aluno(a) poderá inscrever-se. A validade do teste de classificação é de seis meses. Horário de funcionamento da secretaria para efetuação de matrículas: Segunda a sexta-feira: 08:30h às 19:30h.

VOento NO ionam

estac

Sábado: 08:30h às 12:30h. Telefone: (71) 3797-4667 Fax: (71) 3336-4271

E-mail: censalb@cervantes.es

Instituto Cervantes Salvador

15


ACERVO

Serviços

O acervo da Biblioteca é formado por:

Referência: Através da biblioteca é possível satisfazer todas as necessidades informativas nas áreas da língua e da cultura espanhola e hispanoamericana. Os funcionários da Biblioteca poderão orientar aos usuários na seleção de algum recurso, seja livro, filme, obra de referência, ou qualquer outro tipo de material.

ƒƒ Uma ampla mostra da literatura espanhola e hispano-americana, além de uma mostra das línguas co-oficiais da Espanha (Basco Catalão e Galego) ƒƒ Uma exaustiva coleção de materiais específicos para o ensino do espanhol como língua estrangeira, e de língua espanhola em geral, de interesse dos alunos e de todas as pessoas interessadas em serem professores de espanhol e estudantes universitários de espanhol ƒƒ Literatura de referência da Espanha e Hispanoamérica sobre história, arte, cultura, geografia e turismo

Biblioteca

Nélida Piñon A Biblioteca “Nélida Piñon” do Instituto Cervantes de Salvador conta com mais de 11.000 volumes. Todos os anos seu acervo é atualizado e ampliado com novas aquisições, para que o usuário possa dispor da informação mais atualizada e relevante possível. Suas instalações são de livre acesso, assim como a consulta de seus livros na própria Biblioteca; mas só os usuários associados podem ter acesso ao serviço gratuito de Internet, WIFI, equipamentos audiovisuais para assistir filmes e ouvir música, assim como do serviço de empréstimo a domicílio dos materiais disponíveis na Biblioteca, exceto as obras de referência (Enciclopédias, Dicionários, Atlas…) e as obras que fazem parte da coleção doada pela escritora Nélida Piñon. 16

Programa Acadêmico 2012

ƒƒ Coleção de cinema e música espanhola e hispano-americana ƒƒ Recursos eletrônicos disponíveis através da Internet para os usuários credenciados na biblioteca, de interesse para pesquisadores ou estudantes ƒƒ Literatura infantil, assim como filmes destinados ao público infantil. Esse material é também suscetível de empréstimo ƒƒ Material que faz parte da doação da escritora Nélida Piñon, formada por literatura espanhola e hispano-americana (em espanhol e traduzidos ao português), literatura brasileira (majoritariamente em português, incluindo traduções ao espanhol), materiais em inglês e francês, além de livros de arte e obras de referência

Empréstimo: Todos os materiais da biblioteca, com exceção das obras de referência e daquelas que fazem parte da coleção de Nélida Piñon, estão disponíveis para empréstimo a domicílio dos associados. É necessário apresentar a carteira da biblioteca para fazer o uso deste serviço. A carteira da Biblioteca é gratuita para os alunos do Instituto Cervantes. Os estudantes de Universidade e os professores de espanhol que atuem em Salvador terão uma tarifa anual reduzida. O período de validade da carteira será de um ano, prorrogável por períodos anuais. Os usuários da Biblioteca poderão usufruir também do serviço de empréstimo Interbibliotecário, através do qual, se localizará, para consulta nas instalações da biblioteca, qualquer material que esteja disponível em outras bibliotecas do mundo e seja suscetível de empréstimo. Formação: É possível programar visitas guiadas na biblioteca através de solicitação de Instituições públicas ou privadas, ou pessoas a nível particular; além de sessões formativas, a pedido de usuários associados, para aprender o manuseio do Catálogo on-line, das bases de dados e dos recursos eletrônicos. Telefone: (71) 3797-4661 E-mail: bibsalb@cervantes.es

Instituto Cervantes Salvador

17


Calendário de cursos 2012

Nossas atividades culturais oferecem uma ampla visão do cenário atual das artes desenvolvido na Espanha e na América Latina, com o objetivo de satisfazer o interesse e a curiosidade de um público variado. Em 2011 mais de 25000 pessoas assistiram a nossa programação cultural, desde as Gravuras de Goya até a Fotografia Espanhola Contemporânea, os ciclos de cinema espanhol atual ou nossas apresentações musicais da serie Guitarrisimo. Em 2012 poderão ser vistas por volta de 60 atividades, em nossos novos espaços culturais ou em colaboração com instituições locais, envolvendo Artes Plásticas, Ciência, Tecnologia, Historia, Literatura, Cinema e Audiovisuais, Teatro, Música e Gastronomia. Esperamos por você!. Possuímos um auditório com capacidade para 60 pessoas, totalmente equipado.

18

Programa Acadêmico 2012

CURSOS De 1 x SEMANA 30 horas – 10 semanas (3h x sessão) Do 03/03 ao 19/05  Do 14/05 ao 04/08 60 horas – 20 semanas (3h x sessão) Do 02/03 ao 04/08

CURSOS De 1 x SEMANA 30 horas – 10 semanas (3h x sessão) Do 06/08 ao 13/10  Do 15/10 ao 22/12 60 horas – 20 semanas (3h x sessão) Do 06/08 ao 22/12

CURSOS de 2 x SEMANA 30 horas – 10 semanas (1:30h x sessão) Do 27/02 ao 10/05  Do 07/05 ao 31/07 60 horas – 10 semanas (3h x sessão) Do 27/02 ao 10/05  Do 07/05 ao 31/07 60 horas – 20 semanas (1:30h x sessão) Do 27/02 ao 26/07 90 horas – 20 semanas (2:15h x sessão) Do 27/02 ao 23/07

CURSOS De 2 x SEMANA 30 horas – 10 semanas (1:30h x sessão) Do 30/07 ao 09/10  Do 08/10 ao 20/12 60 horas – 10 semanas (3h x sessão) Do 30/07 ao 09/10  Do 08/10 ao 20/12 60 horas – 20 semanas (1:30h x sessão) Do 30/07 ao 20/12

CURSOS PARA crianças E ADOLESCENTES 40 horas - Cursos de 20 semanas Do 25/02 ao 28/07 ƒƒ ƒƒ ƒƒ ƒƒ

Asdeb Coelba Polícia Federal Escola da Advocacia Geral da União da Bahia ƒƒ Cultura Inglesa ƒƒ Goethe-Institut ƒƒ Alliance Française

ƒƒ ƒƒ ƒƒ ƒƒ ƒƒ ƒƒ ƒƒ

Embasa Fundación Comillas Perini Ufba Ucsal Sala de Arte Museu de Arte Moderna (MAM)- Bahia ƒƒ Teatro Vila Velha

Do 16 ao 21 de fevereiro Carnaval

Festivos

ƒƒ Embajada y Consulado General de España ƒƒ Banco Santander ƒƒ Colégio Vila Lobos ƒƒ Colégio ISBA ƒƒ Faculdade Ruy Barbosa ƒƒ Unifacs ƒƒ Sindimóveis

SEGUNDO SEMESTRE

CURSOS De 5 x SEMANA 30 horas – 2 semanas (3h x sessão) Do 09/01 ao 20/01  Do 30/01 ao 10/02 Do 12/03 ao 23/03  Do 16/04 ao 20/04 Do 14/05 ao 25/05  Do 01/06 ao 15/06 60 horas – 4 semanas (3h x sessão) Do 16/01 ao 10/02 Do 05/03 ao 30/03 Do 07/05 ao 01/06

SÓCIOS

Dê um vale-curso de presente. Mais informações na secretaria

PRIMEIRO SEMESTRE

CURSOS De 5 x SEMANA 30 horas – 2 semanas (3h x sessão) Do 03/07 ao 16/07  Do 06/08 ao 17/08 Do 10/09 ao 21/09  Do 15/10 ao 26/10 Do 19/11 ao 30/11 60 horas – 4 semanas (3h x sessão) Do 03/07 ao 30/07  Do 10/09 ao 05/10 Do 05/11 ao 03/12 CURSOS PARA crianças E ADOLESCENTES 40 horas - Cursos de 20 semanas Do 04/08 ao 15/12

Festivos

Programação Cultural

02 de julho

Independência da Bahia

07 de setembro

Independência do Brasil

12 de outubro

Festa Nacional da Espanha

15 de outubro

Dia do professor

02 de novembro

Dia de Finados

05 e 06 de abril

Quinta e Sexta Santa

21 de abril

Tiradentes

15 de novembro

01 de maio

Dia do Trabalho

06 de dezembro

07 de junho

Corpus Christi

Proclamação da República Dia da Constituição Espanhola

8 de dezembro

Imaculada Conceição

Do 18 ao 24 de julho

São João

25 de dezembro

Natal

Instituto Cervantes Salvador

19


Depoimentos Pedro Mendes Estudante de ensino médio Nível de espanhol: Avançado (B2)

Escolhi o Instituto Cervantes, pois sabia da excelência do ensino relacionado à língua espanhola na Bahia. Com sua dedicada equipe de professores e diretores, sua formidável estrutura com biblioteca, computadores, auditório e salas espaçosas, o Instituto Cervantes demonstra que está apto a lecionar um dos idiomas mais belos e interessantes do mundo.

Estudo no Instituto Cervantes de Salvador desde 2006 e já estou quase terminando o curso, mas tenho vontade de continuar estudando ainda por muito tempo. As instalações são ótimas, o lugar é muito agradável, os professores são excelentes e o atendimento dos funcionários bastante cordial, rápido e eficiente. Tudo isso e ainda mais: tem uma ótima biblioteca e promove eventos culturais de altíssimo nível. Recomendo.

20

Programa Acadêmico 2012

Paula Luedy Mendes Analista de sistemas Nível de espanhol: Domínio (C1)


Sedes no Brasil

SALVADOR

www.salvador.cervantes.es

Avda. Sete de Setembro, 2792 -Ladeira da Barra 40130-000 Salvador - BA Tel.: 55 (71) 3797 4667  Fax: 55 (71) 3336-4271 censalb@cervantes.es

BELO HORIZONTE www.belohorizonte.cervantes.es

Praça Milton Campos, 16 2º andar - Cruzeiro - Serra Belo Horizonte - MG 30130-040 Tel.: 55 (31) 3789-1601 dirbelo@cervantes.es

BRASÍLIA www.brasilia.cervantes.es

SEPS 707 / 907 Conj. D Brasilia - DF 70.390-078 Tel.: 55 (61) 3242-0603 informabras@cervantes.es

CURITIBA www.curitiba.cervantes.es

Rua Ubaldino do Amaral, 927 Alto da XV Curitiba - PR 80060-190 Tel.: 55 (41) 3362-7320 bibcuri@cervantes.es

PORTO ALEGRE www.portoalegre.cervantes.es

R João Caetano, 285 - Três Figueiras, Porto Alegre - RS Tel.: 55 (51) 3330 9452 informapalegre@cervantes.es

RECIFE www.recife.cervantes.es

Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4535 Derby Recife - PE 50.070-190 Tel.: 55 (81) 3423 0216 cenrec@cervantes.es

RIO DE JANEIRO www.riodejaneiro.cervantes.es

Rua Visconde de Ouro Preto, 62 Botafogo - Rio de Janeiro 22250-180 Tel: 55 (21) 3554 5910 adx1rio@cervantes.es

Rua do Carmo, 8- 4º andar Centro Rio de Janeiro 20011-020 Tel: 55 21 3231 6555 informario@cervantes.es

SÃO PAULO www.saopaulo.cervantes.es

Av. Paulista, 2439 - 7.º andar Bela Vista - São Paulo 01311-300 Tel.: 55 (11) 3897 96 00 informasao@cervantes

Programa 2012 Instituto Cervantes Salvador  

Programa acadêmico de 2012 del Instituto Cervantes de Salvador.O Instituto Cervantes é a instituição criada pela Espanha em 1991 para promov...