Page 1

Teutônia, 18 de setembro de 2015.

MEMÓRIA E NARRATIVA DO PASSADO A historiadora Laura de Mello e Souza afirmou, em recente entrevista, que a “História é fundamental para o pleno exercício da cidadania. Se conhecermos nosso passado, remoto e recente, teremos melhores condições de refle r sobre nosso des no cole vo e de tomar decisões. Quando dizemos que tal povo não tem memória (...) estamos, a meu ver, querendo dizer que não nos lembramos da nossa história, do que aconteceu, por que aconteceu (...).” (Disponível em: afolhadogragoata.blogspot.com.br. Acesso em: 14 set. 2015). Podemos relacionar essa reflexão às comemorações da Semana Farroupilha, que ocorrem no mês de setembro em nosso estado. As a vidades alusivas a este momento histórico, que foi escolhido como marco iden tário do povo gaúcho, repetem-se ano após ano, a par r da reunião de um grupo de estudantes de Porto Alegre. Como todo movimento cultural, o tradicionalismo e as rememorações acerca da Revolução Farroupilha são leituras do passado, a par r de memórias selecionadas. A História, portanto, é uma narra va que se constrói a par r de determinados interesses. Por mais que a pesquisa avance na obtenção de dados sobre o passado, jamais poderemos recons tuí-lo tal qual ele aconteceu. Diante dessa limitação, a escola, como ins tuição que visa construir um conhecimento crí co, tem a importante função de evitar a cristalização de mitos acerca desse passado. Quando celebramos datas como a Semana Farroupilha, não podemos confundir o espaço de discussão e reflexão com o de en dades criadas para justamente alimentar as memórias selecionadas. Retomando as palavras da historiadora Laura de Mello e Souza, é preciso lembrar “do que aconteceu e por que aconteceu.” Enquanto fizermos perguntas inteligentes ao passado, ele nos responderá generosamente com múl plas explicações. Mas, em seguida, nos devolverá novas indagações. Por isso estudar História é sempre uma a vidade es mulante. Não por celebrar o passado, mas por mantê-lo vivo através do debate. Cris ano Nicolini – Professor de História do CT


GERAL Troféu Mauá Amanhã, sábado, atletas da Equipe de Atle smo do Colégio Teutônia /Sicredi/ Languiru par ciparão do Troféu Mauá de Atle smo em Santa Cruz no Colégio Mauá. Professor Laudenor Brune acompanhará a equipe. Simulado CT Na terça-feira, 22/09, às 13h30min, acontece mais uma edição do Simulado CT para os estudantes do Ensino Médio. Os estudantes do 9º Ano realizam o simulado na quinta-feira à tarde, dia 24 de setembro. Serão realizadas as provas do Bloco II. Oficina de Lógica Na terça-feira, dia 22/09, inicia a Oficina de Lógica. Os estudantes, orientados pelo professor Rafael Zimmermann, desenvolverão a vidades de lógica, usando a linguagem de programação Scratch. As aulas para EFII iniciam às 16 horas e para EM às 17h10min. O local será uma das salas de Informá ca do CT. Banca dos Projetos da Mostra Cien fica Estudantes e professores estão envolvidos em vários projetos da Mostra Cien fica 2015. O tema da Mostra é: A cidade em que vivo. Já foram realizados vários momentos para o desenvolvimento do trabalho, agora chegou a hora de realizar a banca dos projetos. A a vidade acontecerá dia 24/09, quinta-feira. Curso da Rede Sinodal de Educação Nos dias 25 e 26/09, sexta-feira e sábado, acontecerá o Curso de História, Geografia e Sociologia da Rede Sinodal de Educação no Colégio Mauá em Santa Cruz do Sul. Professor Cris ano Nicolini par cipará, representando o CT. Banda Alemã Raggabund As professoras de Língua Alemã do CT estão organizando a ida a Porto Alegre para assis r ao show da banda alemã Raggabund. O grupo está em turnê pela América do Sul e estará em Porto Alegre no dia 16/10, sexta-feira, às 19 horas no Auditório Araújo Viana. Este evento é gratuito e oferecido pelo Ins tuto Goethe que comemora seus 50 anos de existência. Interessados (a par r do 8º Ano) devem falar com as professoras de Alemão.


Amistosos de Futsal No dia 25/09, sexta-feira, estudantes que par cipam da a vidade extraclasse de Futsal par cipam de jogos amistosos no Colégio Melinho em Lajeado. Professor Laudenor Brune acompanhará os estudantes.

EDUCAÇÃO INFANTIL Olá, Pessoal de Casa! A bruxinha Kika e sua turminha estão fazendo o maior sucesso, os pequenos estudantes do INFANTIL II estão se diver ndo muito! Na próxima terça-feira, dia 22/09, vamos fazer um delicioso brigadeiro de “barata”, e na sexta-feira, dia 25/09, teremos nossa Festa do Rock, com direito à tatuagem e muita diversão! Prepare a roupa de seu filho (es lo rock) e, para esta tarde, traga um lanche “horrendo” (bolo de aranha, suco de sapo, brigadeiro de barata... use a cria vidade), será demais! Abraço e até a próxima semana! As Brincadeiras de Criança Con nuam A turma Infan l III A con nua com suas brincadeiras de criança desenvolvendo a cria vidade através do lúdico. Para tanto, a professora Andréia solicita, para a família que puder colaborar, o envio de lençóis (sem elás co) ou sobre lençóis que não são mais u lizados (pode ser com pequenos rasgos). Obrigada! Mostra de Vivências no Infan l IV B Na próxima terça-feira, dia 22/09, acontecerá a Mostra de Vivências na turma Infan l IV B, com início às 17 horas. Aguardamos as famílias para compar lhar conosco esse momento especial! O Carteiro está Chegando à Turma Infan l V A turma do Infan l V está desenvolvendo o projeto: O Carteiro Chegou! Diversas a vidades estão sendo desenvolvidas. Atenção famílias, em breve o carteiro chegará a suas casas. Aguardem!

ENSINO FUNDAMENTAL I e II Viagem de Estudos Acontecerá, na próxima quinta-feira, dia 24/09, a viagem do 4º Ano a Porto Alegre. Com esta viagem estarão complementando seus estudos sobre o nosso Estado e a capital Porto Alegre.


Música Popular Gaúcha A música popular gaúcha é muito rica, pois tem inúmeros gêneros musicais e grande variedade de cantores e compositores. Nesse contexto, os estudantes do 5º Ano, durante as aulas de Música e algumas de EGH, estão realizando o estudo sobre cantores e compositores gaúchos. Mandamentos Es mulados a ajudar as outras pessoas, os estudantes do 6º Ano estão estudando, em Ensino Religioso, os 10 Mandamentos. Entendemos que é importante refle r sobre os mandamentos para comparar com o momento vivido. O primeiro a ser estudado foi o sé mo mandamento, com o qual concluímos que não devemos usar truques para enganar as pessoas e ter vantagens sobre elas. Como se formam os Solos? Os solos sustentam a vida e são u lizados pelas a vidades humanas para fins econômicos, tendo uma notável importância nas prá cas agropecuárias e na geração de alimentos para a sociedade. Sendo assim, uma curiosidade que permanece é: como se formam os solos? Estudantes do 6º Ano, ao estudar a formação do solo, produzirão maquetes para compreender que o solo é resultado de um processo de milhares de anos. Compromisso com a Solidariedade! No dia 21/09, segunda-feira, as turma do 2º Ano, 9º Ano e Diaconia do CT iniciarão a campanha: Doar faz bem! Estaremos arrecadando brinquedos, material escolar usado (em bom estado) ou até novos. Também poderá ser doado papel de presente. A caixa de arrecadação estará próxima à recepção do CT. Lembramos que a arrecadação acontecerá até dia 02/12. Contamos com a colaboração das famílias! O material arrecadado será doado para crianças carentes do município de Teutônia.

ENSINO MÉDIO Saída de Estudos ao Parque das Cachoeiras em São Francisco de Paula De 26 a 28/09, os estudantes da 3ª Série do Ensino Médio estarão par cipando de saída de estudos. A turma realizará o minicurso Flora, Fauna e Formação Geomorfológica do Parque das Cachoeiras, em São Francisco de Paula. Os estudantes serão acompanhados pela professora Neusa Lindemann Wallauer e pelo professor Jorge Cou nho (organizador do roteiro de estudos).

Informe Semanal- Colégio Teutônia - 18/09/2015  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you