__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Colégios e Institutos Canadá (CICan) implementou o projecto “Competências Técnicas para o Emprego em Moçambique” (CTEM), de 2014 a 2021, com um financiamento de 18 milhões de dólares canadianos provenientes do Governo do Canadá. O projecto CTEM desenvolveu 27 novas qualificações aprovadas pela Autoridade Nacional da Educação Profissional. Formou docentes, gestores e discentes, com foco na rapariga, em cinco instituições das províncias de Tete e Cabo Delgado. CTEM promoveu o desenvolvimento de parcerias entre o sector privado e os institutos de ensino técnico e profissional como forma de assegurar que a juventude moçambicana desenvolva as competências necessárias para um emprego qualificado, após a graduação. Também adquiriu mais de 3,6 milhões de dólares canadianos em equipamento para implementar as novas qualificações elaboradas e investiu mais de 1,45 milhão de dólares canadianos nas infraestructuras das escolas. Todas fotos são da autoria de Ernânio Mandlate.


Axel Alliez Responsável pela capacitação pedagógica de formadores e formadoras do Instituto Industrial e Comercial de Pemba na área de logística

Construindo capacidade pedagógica com formadores e formadoras de Moçambique “A vontade revelada por docentes em trabalhar e aprender foi o que mais me marcou neste projecto. Tinham grande motivação de colaborar connosco.”


Luís Rodolfo Director do Instituto Médio de Geologia e Minas de Moatize

Aprendendo a liderança efectiva “A liderança significa ter a capacidade de coordenar e de incentivar as pessoas colaboradoras a aderirem à visão da instituição, o que é difícil. É preciso convencer as pessoas a atingirem os objectivos desenhados para a instituição. O director deve ter a capacidade de motivar a sua equipa. O projecto Competências Técnicas para o Emprego em Moçambique (CTEM) ensinou-nos muitas coisas. Aprendemos a liderança efectiva.”


Mariamo Sadardine Psicóloga clínica, responsável pelo Serviço Amigo de Adolescentes e Jovens na cidade de Pemba. Formadora em direitos sexuais e reprodutivos.

Alcançando mudanças de comportamentos através da educação sexual reprodutiva “No início das palestras, bastantes adolescentes não tinham informação sobre a saúde sexual reprodutiva. Era normal fazer-se uma pergunta que não conseguiam responder. Mas, depois das formações sobre os seus direitos, o género, o planeamento familiar, constatamos muito boa adesão e agora temos adolescentes mais esclarecidos. Notei um aumento na afluência de jovens aos serviços do SAAJ.”


Branquinho Pedro Estudante, curso de logística no Instituto Industrial e Comercial de Pemba

Desenvolvendo o país através do ensino técnico-profissional “Antes pensava que só o homem é que tinha de ir à escola e a mulher tinha de ficar em casa a lavar os pratos, entre outras tarefas. Mas, agora eu sei que deve haver igualdade de género e tudo o que o homem faz a mulher também pode fazer perfeitamente, até melhor que o homem. Progressivamente percebi que uma parte de mim estava a mudar.”


Instituto Industrial de Matundo Projecto pedagógico

Aprender construindo Na província de Tete, no Instituto Industrial de Matundo (IIM) e no Instituto Médio de Geologia e Minas de Moatize (IMGM), a reabilitação e a requalificação de ambos os institutos foi realizada através de um projecto pedagógico envolvendo formadores e formandos do IIM e do Centro de Formação de Tete. • 164 pessoas das quais 43 mulheres, foram formadas ao longo de 24 meses. • Mais de 1,4 milhão de dólares canadianos foram investidos. • Assistência técnica foi providenciada por parte da empresa Kentz/SNC Lavalin. • O furo de um poço foi oferecido ao IMGM pela empresa Mitchell Drilling.


Maguida Quissimissi Formanda em mecânica de manutenção industrial no Instituto Industrial de Matundo. Tem 23 anos, casada aos 20 anos, é mãe de uma criança de 3 anos.

Fazendo escolhas emancipadoras “Em 2018 era casada e, para além de frequentar o instituto, tinha de cuidar da minha filha e da casa. Havia sempre brigas com meu marido por causa da escola, ao ponto de me dizer que se eu quisesse continuar a viver na casa tinha de parar de estudar. Fiz uma escolha própria: decidi sair de casa e continuar a estudar.”


Francisco Valente Ponto focal do Gabinete de Género no Instituto Industrial e Comercial de Pemba

Impactando as comunidades através das apresentações teatrais e debates “Viajamos aos distritos elegidos na nossa província, Cabo Delgado, com o intuito de representar a peça teatral, abordando a importância do ensino técnico profissional, sobretudo para as raparigas. Percorremos distritos, desenvolvendo debates dirigidos às famílias sobre a pertinência e necessidade de deixar a filha ou o filho fazer o ensino técnico profissional.”


Samuel Lopes Baúle Gestor do Projecto Pedagócio, CICan Moçambique

Devolvendo o orgulho de estudar no Instituto Industrial de Matundo “Com a realização das obras, ocorreu uma grande mudança de pensamento na comunidade e nas empresas quanto à maneira como viam o instituto. Quando começamos a trabalhar com estagiários e estagiárias, não detectamos muito conhecimento. Mas, houve uma evolução muito grande. Agora são profissionais. Mostramos que toda a gente tem condições de fazer o mesmo trabalho independentemente do género.”


Fina Carlitos Estagiária em pintura do projecto pedagógico no Instituto Industrial de Matundo

Preparada para o mercado do trabalho! “Nesta obra, aprendi a trabalhar em equipa tanto na área da construção civil como na área da serralharia mecânica. Ganhei mais habilidades técnicas e sinto-me preparada para o mercado do trabalho. Já estou segura e apta para trabalhar numa empresa.”

Profile for CTEM

Histórias de Sucesso - Supertécnica  

A educação enquanto luz de uma sociedade é reflectida na exposição Supertécnica Histórias de Sucesso, organizada no contexto do projecto Com...

Histórias de Sucesso - Supertécnica  

A educação enquanto luz de uma sociedade é reflectida na exposição Supertécnica Histórias de Sucesso, organizada no contexto do projecto Com...

Profile for ctem
Advertisement