Issuu on Google+

CURITIBA APRESENTA | nº 63 | distribuição gratuita | ISSN 2236-1413

SETEMBRO 2012

ÓPERA ADORMECIDA “A Vovozinha” é encenada por completo pela primeira vez APOIO

FESTA DA LUZ Borghettinho, Big Time e muito mais

FREGUESIA DO LIVRO Muitas histórias na estrada


EDITORIAL Entre cores, flores e festas. No mês de setembro não dá para perder o Haru Matsuri – Festival da Primavera – e a Festa da Luz, que anima o feriado da Independência trazendo Renato Borghetti para tocar no Largo da Ordem, além de muitas outras atrações. Na Capela Santa Maria Espaço Cultural, a oportunidade para conhecer uma opereta envolta em mistério: “A Vovozinha”. Seria essa a primeira ópera infantil brasileira? Desde sua criação há mais de um século não se tem notícia de que a lendária obra já tenha sido executada por completo. Na seção de entrevista do Guia Curitiba Apresenta você fica sabendo como será o show que o Kid Abelha faz em Curitiba. A arte que se espalha e se expressa nas universidades também merece ser conferida. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no Terça tem Cinema, abre as portas para a comunidade exibindo filmes que mostram os bastidores da sétima arte. Na Faculdade de Artes do Paraná, a VIII Mostra de Dança tem uma programação que privilegia várias técnicas e estilos. Na cadência das cruéis metáforas kafkianas, a peça dirigida por Edson Bueno, Kafka – A Vigília. Reflexões sobre os mais variados temas serão originadas por palestras e mesasredondas no Museu Paranaense e Museu da Gravura Cidade de Curitiba, e são a demonstração de que a função social dessas instituições vai além da manutenção e exposição de obras de artes. E para além das fronteiras das estantes, caixas de livros “caem” na estrada e “plantam” pequenas bibliotecas pelo caminho. Você pode ajudar a fazer brotar livros nessa primavera, levando uma dessas caixas quando for viajar. Para saber mais vá até a matéria da Freguesia do Livro. Boa leitura!

A Redação

ENTREVISTA

02 04 05 06

Kid Abelha entre as mais pedidas............

DIVIRTA-SE

Palavras cruzadas ...................................

OPINIÃO

Maria Helena Uyeda.................................

TEATRO E CIRCO

Sob a vigilância de Kafka.........................

LITERATURA

12 22 26

Livros na estrada .....................................

DANÇA

Sons, sentidos e lugares..........................

MÚSICA

No garimpo das notas musicais...............

CINEMA

38 44

Por trás da tela.........................................

ARTES VISUAIS

Diálogos, documentários e exposição.....

PATRIMÔNIO CULTURAL

54

Refletindo sobre a função dos museus....

REGIONAIS

58 62 66

Uma festa para iluminar o centro da cidade...................................

OUTRAS ÁREAS. .......................... ENDEREÇOS E CONTATOS.....

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

1


ENTREVISTA | KID ABELHA

ENTREVISTA

Kid Abelha entre as mais pedidas Entre idas e vindas, o Kid Abelha (que já teve “abóboras selvagens” no título) comemora 30 anos de carreira. Dona de grandes sucessos que permanecem por longos anos entre os mais pedidos, a banda já teve outros integrantes que foram saindo e entrando, mas a formação original está vinculada à imagem da vocalista Paula Toller, que no dia 1º de setembro sobe ao palco do Teatro Guaíra ao lado dos músicos George Israel (saxofone/guitarra) e Bruno Fortunato (violão) para cantar sucessos dos anos 1980, 1990 e 2000 no show “Glitter de Principiante”. Em nome da banda, que já vendeu nove milhões de cópias de discos somente no Brasil, George falou com exclusividade para o Guia Curitiba Apresenta.

Apesar de ouvirmos sempre as pessoas nos falando isso, volta e meia paro e percebo o quanto isso é profundo e verdadeiro. É surpreendente e quase surreal, já que começamos a tocar porque outros artistas e canções nos causaram isso e ainda levamos isso dentro de nós. Mas estar do outro lado era impensável... Qual o momento mais marcante, positivo ou negativo, da história do grupo?

Não é exatamente uma estratégia, mas com certeza funcionou como uma. As músicas continuaram tocando nos Ipods, youtubes e DVDs enquanto estávamos parados, mas ficamos surpresos como não precisamos nem de disco nem de música nova para voltar ao mercado.

de música nova para voltar ao mercado.

A primeira vez que ouvi na rádio uma música nossa foi um sonho. Não tínhamos gravadora nem empresário, éramos somente nós e uma fita K7... Outro momento marcante foi a turnê e o DVD acústico em 2003. Inesquecível, talvez o nosso momento de maior sucesso puxado por “Nada Sei” – uma canção inédita. O dia da gravação do DVD 30 anos – em abril no Rio –, que registrou a nossa parceria com o público, também foi uma realização muito esperada. Valeu a pena!

Depois de quatro anos com o Kid Abelha de férias, voltamos no fim de 2010 com a turnê “Glitter de Principiante”. No começo de 2012 reestruturamos totalmente o show e gravamos em abril o DVD Kid Abelha 30 anos. A turnê do DVD começou agora em agosto e traz sucessos desses anos todos, algumas surpresas e uma canção inédita, “Caso de Verão”, que já está disponível no Itunes. A banda sempre agenda Curitiba. Qual a relação que o Kid Abelha tem com o público curitibano, sempre tão exigente?

Vocês também receberam críticas. Você atribui parte do crescimento e amadurecimento profissional da banda a uma resposta a essas críticas?

Também somos críticos, nos preocupamos com tudo. Mas realmente o que nos deu força em vários momentos foi a referência de termos um público que deveria receber o melhor de nós, desde o disco ao capricho na montagem dos shows. Como vocês se vêem daqui a 30 anos? Até quando vai o Kid Abelha? Rsrs... Com certeza até o show de Curitiba.

A banda era muito jovem e vocês, de cara, foram tocar no Rock in Rio, em 1985, ao lado de grandes astros do rock internacional, como Queen, Iron Maiden e AC/DC. Como foi essa experiência de tocar para um público de 300 mil pessoas naquela época e o que mudou para vocês de lá para cá?

Em todos esses anos, a cada turnê, passamos por Curitiba e fomos sempre muito bem recebidos. A estreia da nossa volta foi no Teatro Guaíra, uma delícia. E agora, dia 1º de setembro, vocês vão poder presenciar o show na semana de lançamento do DVD.

Aprendemos muito no Rock in Rio 1, e junto com outras bandas contemporâneas ajudamos a mudar a cara dos grandes shows e festivais que vieram na sequência. Quinze anos depois o Rock in Rio 3 deixou clara a nossa conquista. Hoje viramos gente grande, nós e o show business brasileiro.

Nos anos 1980 os músicos ganhavam mais dinheiro com a venda de discos. Hoje quem não faz show não ganha dinheiro? As bandas sempre ganharam mais dinheiro com shows do que com discos. Só que hoje isso é mais acentuado e, de um modo geral, realmente a estrada é a principal fonte da maioria dos artistas. KID ABELHA Fotos: divulgação

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

e Bruno Fortunato foram tocar com outros músicos e em outros lugares. Mas sempre a banda volta e faz sucesso como se nunca tivesse parado. Isso é uma estratégia de mercado ou é necessário para a saúde do grupo?

precisamos “Não nem de disco nem

Como é o show “Glitter de Principiante”? Tem músicas novas e antigas?

2

Como vocês se sentem quando se dão conta de que foram trilha sonora para a história de muita gente que nasceu e cresceu ouvindo Kid Abelha?

Durante esses 30 anos a banda fez algumas pausas. Paula Toller cantou sozinha, você

KID ABELHA Foto: Marcos Hermes

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

3


DIVIRTA-SE | PALAVRAS CRUZADAS

MARIA HELENA UYEDA | OPINIÃO

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br Comunicador em emissoras de AM ou FM Munir de (material bélico)

Meditações e retiros

© Revistas COQUETEL 2012

Remédio aplicado no pelo de cães Abando- Integra listagens nado

Partem em Mesa, em Raciocínio que leva pedaços a uma pequenos inglês dedução

O desejo do rei, no absolutismo

Música de sucesso (ing.) Diz-se da lesão que exige mais cuidados

O santo casamenteiro

Sufixo de "marroquina": origem Peça do lombo do boi

H

á pouco tempo, ao ver algumas ruas de Curitiba floridas de sakura (cerejeira), cujas sementes foram trazidas pelos imigrantes, fiquei pensando sobre a presença japonesa em nossa cidade.

(?) Mader, atriz O "eu" (Psican.)

Órgão responsável pelo meio ambiente

Também não

Psicólogo autor da Teoria da Cognição

Europeia, em UE

Os primeiros japoneses vieram ao Brasil em 1908. Em 1909, três imigrantes passaram por Curitiba. Mas sabe quando eles passaram a fixar residência em nossa cidade? Foi em 1912, ou seja, há exatamente 100 anos!

O "norte" da rosa dos ventos (abrev.) Admirável; surpreendente

Emissora estatal italiana (sigla)

(?) King Cole, músico de jazz dos EUA (?) Thompson, atriz britânica (?)-verde, tempero de peixes

Tubo por onde escorre água

Renega a religião De fala áspera

Um dos O objeto maiores vendido bens dos em homens brechós Mata (?), espiã da Primeira Guerra

O palhaço das antigas cortes Negro; escuro

Actínio (símbolo)

A índole da vilã, na telenovela

Arquipélago cuja capital é Nassau Vitamina abundante na manteiga

O pássaro do relógio de parede

Base de montanha De, em inglês

Elemento químico de símbolo "B"

Edgar Degas, pintor francês

Enfadonho (fig.)

2/of. 3/hit — lei. 4/cuco — hari. 5/table. 6/deísmo — piaget. 7/bahamas.

BANCO

87

Solução

A B E A HI

C A D I A P E T R S E R B A M A E M P P I A P A N T R A I C A C D E I R O D O B A U C O C B O O P O R

P L I S T E C H A I A B M A L E N E G E T O S O N A H E I R S M O M S H A M A A A B R O E I F E R

U S A D O A R G U M E N T O

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

P R A T I C A S M I S T I C A S

4

100 anos reverenciando a beleza das flores em Curitiba

Esse fato histórico pode ser comprovado no Jornal Diário da Tarde, a partir de 7 de outubro de 1912, com o anúncio da “Casa Japoneza”, localizada na Rua XV de Novembro, 25 (quase esquina com a Alamaeda Dr. Muricy). A empresa era de propriedade de Shiguetaro Suguihara, que trouxe Tatsuji Tobo como auxiliar.

Por isso, anualmente, há o Hanami, uma festa ao ar livre para contemplar a beleza das cerejeiras. Para os orientais, a primavera é o período para prestar homenagens à natureza, como fazem os pássaros e as borboletas, e assim garantir boas colheitas em todos os setores da vida.

Zeami Motokino (1363 –1442), um dos grandes nomes do teatro Noh, dizia que “a arte em flor só pode ser transmitida de coração a coração”. Foi para transmitir ao coração dos curitibanos esses amor à natureza e celebrar a chegada da primavera, que o jornalista e artista plástico (para mim o amigo e mestre) Cláudio Seto criou, em 1991, na sede do Nikkei Curitiba, o Haru Matsuri (Festival da Primavera). Ao longo desses 22 anos o Haru Matsuri, que carrega os elementos da tradicional cultura japonesa, tem sido um sucesso, inclusive compondo o calendário oficial de Curitiba e conquistando um lugar cativo no coração dos curitibanos.

Matsuri tem sido “OumHarusucesso, inclusive compondo o calendário oficial de Curitiba e conquistando um lugar cativo no coração dos curitibanos.

Na bagagem, eles trouxeram vários elementos da milenar cultura japonesa, entre eles, o amor à natureza. Para os nipônicos, a alma da planta muda de lugar segundo as estações do ano: na primavera a alma está nas flores, no verão nas folhas, no outono no caule e no inverno repousa nas raízes. E a tarefa do artista é descobrir justamente onde se encontra esta alma sutil nas estações e realçar sua beleza na poesia, na pintura zen, no ikebana (arranjo floral), na dança, na música e nas celebrações festivas. A chegada da primavera é um acontecimento importante no Japão, pois as flores simbolizam o renascimento e a alegria após um rigoroso inverno.

Relembrando a história da imigração podemos observar uma feliz coincidência: foi durante uma primavera, em outubro de 1912, que os imigrantes resolveram adotar Curitiba como a cidade para fixar suas raízes. Ou, há exatamente 100 primaveras, japoneses e descendentes estão reverenciando a beleza das flores na capital do Paraná!

Maria Helena Uyeda

Foto: divulgação

Jornalista e, em parceria com Cláudio Seto, escreveu livros sobre a imigração japonesa em Curitiba, no Brasil e no Paraná: “Ayumi – Caminhos Percorridos” (2002), “Hainê: Raízes – Expansão da Comunidade” (2008) e “Bushidô – Caminho do Guerreiro Semeador” (2009). Atualmente trabalha como assessora de imprensa da Comec.

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

5


TEATRO E CIRCO | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

Infantil

Sob a vigilância de Kafka “O que me chamou a atenção foi o caráter aparentemente incompleto das narrativas. Ou pelo menos de boa parte delas. Também fui atraído pela diversidade de histórias (aparentemente) diferentes. Mas ainda um detalhe me chamou a atenção... os contos em que animais são protagonistas e representam, cada um, com suas características, aspectos da (des)humanidade: gato, rato, cordeiro, toupeira, abutre...”, conta o diretor.

S

e um Kafka incomoda, imagina cinco. Os atores do Grupo Delírio Cia. de Teatro, que estão no Espaço Cênico de 6 a 30 de setembro, trazem para o palco o escritor que, em seus 41 anos de vida, apontou para a sociedade seus mecanismos de desumanização e decadência. Não é uma história com começo, meio e fim. “Kafka – A Vigília”, peça adaptada e dirigida por Edson Bueno, tem como ponto de partida diversos contos e relatos de “Narrativas do Espólio”, livro póstumo de Franz Kafka. O nome da peça foi inspirado num pensamento do autor, segundo o qual os artistas têm como função “vigiar” o sono da humanidade. Os cinco Kafkas que estão no palco são vigias que não podem relaxar um instante no trabalho para não colocar em risco o destino da humanidade. Imersos na linguagem do teatro do absurdo, passam os dias numa vigília eterna, questionando sua condição. Num palavrório sem fim, usam imaginação e humor negro com a intenção de manterem-se acordados.

6

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

Essa é a terceira vez que o Grupo transporta o universo kafkiano do livro para o palco. Ao fazer uma análise dos trabalhos, Bueno lembra que em “A Metamorfose” o desafio eram as possibilidades do conteúdo e a dificuldade de criar no palco o que relatava o romance. Em “Escrever É um Sono mais Profundo do que a Morte”, a investigação do imaginário era o conteúdo, e em “Kafka – A Vigília” o que prevalece é a evolução da linguagem, o minimalismo, a essência. A abordagem é estilizada ao máximo. O texto, a marcação e o gesto são coreografados para envolver o público menos pelo significado das palavras e mais pela sensação que ritmo, harmonia, movimento e gestualidade podem provocar no inconsciente da plateia. A pretensão, de acordo com o diretor, é criar uma teatralidade que se aproxime da música e seu efeito hipnótico. As sensações de aprisionamento, ausência de liberdade, obsessão, violência reprimida e medo, típicas da obra de Kafka, estão presentes. “Mas a busca artística é pela essência. Digamos assim: não falamos de prisão, a vivemos no palco. Não falamos de

medo, o experimentamos no palco... São experiências corporais, experiências... Por isso mesmo não podem ser definidas com clareza, porque têm espírito subjetivo. Acho que nem assistindo ao espetáculo, o público vai poder definir com palavras....”, diz Bueno. A paixão do diretor pelos escritos de Kafka começou por “Metaformose”, quando ainda era um garoto. “Fiquei impressionadíssimo e em momento algum fiz uma leitura do fantástico ou do absurdo... Na época, a metáfora era tão clara, tão límpida que até o humor escondido me pareceu evidente. E eu, que adoro a poesia descolada do realismo, me apaixonei pela imaginação e pela coragem do Kafka”, reconhece.

cruel e desesperançada... Mas, se, se propuserem a buscar nela um retrato do seu tempo, prometo-lhes um relato belo e sincero. É um sonho. E o que é um sonho? Tudo que possa ser... feio, estranho, imperfeito... Até um pesadelo. Mas um sonho, eu lhes garanto, nunca é uma mentira.”

KAFKA – A VIGÍLIA Direção: Edson Bueno Data: 6 a 30 de setembro Horário: 20h (5ª feira a sábado)

e 19h (domingo) Local: Espaço Cênico Ingresso: R$20 a gratuito

Fazendo referência a um comentário de Orson Welles, que dirigiu o filme “O Processo”, baseado no livro homônimo de Kafka, o texto que um dos cinco Kafkas da peça diz ao público, logo no início, dá uma dimensão do que o diretor pretendeu ao montar esse espetáculo: “... A vigília que lhes mostrarei é bárbara,

KAFKA – A VIGÍLIA Fotos: divulgação

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

7


TEATRO E CIRCO | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | TEATRO E CIRCO

Infantil

1º e 2 DE SETEMBRO

12 DE SETEMBRO

16 DE SETEMBRO

MOSTRA DE TEATRO INFANTIL

CENA HQ BRASIL

TEATRO PARA PIÁS E GURIAS

TREM DE NINGUÉM

Classificação: 14 anos | Horário: 20h | Local: Caixa Cultural | Ingresso: 1 livro não didático

20 DE SETEMBRO

13 DE SETEMBRO A 14 DE OUTUBRO

NÓS NA FITA

CLARICE MATOU OS PEIXES Direção: Letícia Guimarães | Horário: 16h | Local: Teatro Sesc da Esquina | Ingresso: R$12 e R$6

LEITURAS DRAMÁTICAS DE GRAPHIC NOVELS. EM SETEMBRO, A OBRA SERÁ “COPACABANA”, DE LOBO E ODYR

Direção: Bernardo Grillo | Horário: 15h e 17h Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica | Ingresso: R$15 e R$7,50

EM BREVE NOS CINEMAS DRAMA

ATÉ 2 DE SETEMBRO TREM DE NINGUÉM Foto: divulgação

O BÊBADO COMÉDIA

Direção: Fábio Silvestre | Horário: 21h (6ª feira a domingo) | Local: Teatro Lala Schneider Ingresso: R$40 e R$20

2 DE SETEMBRO

RODRIGO SANT’ANNA EM COMÍCIO GARGALHADA Conhecido por interpretar a personagem Valéria no programa Zorra Total, Rodrigo Sant’anna chega a Curitiba para única apresentação no Teatro Guaíra. No monólogo “Comício Gargalhada”, o humorista traz ao palco vários personagens que satirizam os comícios eleitorais. Com muito bom humor, Sant’anna aproveita a troca de figurinos para conversar com a plateia. Classificação: 14 anos | Horário: 19h | Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão | Ingresso: R$80 e R$40

KAFKA – A VIGÍLIA

Direção: Edson Bueno | Horário: 20h (5ª feira a sábado) e 19h (domingo) | Local: Espaço Cênico Ingresso: R$ 20 a gratuito

8 E 9 DE SETEMBRO

MARIA DAS CORES E SEUS AMORES

Direção: Olga Romero | Horário: 15h e 17h Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica | Ingresso: R$15 e R$7,50

8, 9, 15 E 16 DE SETEMBRO

ATÉ 9 DE SETEMBRO

O SACI E A PIPA

9, 16 E 23 DE SETEMBRO

CIRCO NEGRO DRAMA

Direção: Sueli Araújo | Horário: 20h (5ª feira a sábado) e 18h e 20h (domingo) | Local: Espaço Cultural Cia. dos Palhaços | Ingresso: R$10 e R$5

8

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

Direção: Treat Serpa | Horário: 21h (6ª feira e sábado) e 19h (domingo) | Local: Teatro Reikrauss Ingresso: R$30 e R$15

15 E 16 DE SETEMBRO

O PATINHO FEIO

ATÉ 16 DE SETEMBRO

Direção: Treat Serpa | Horário: 21h (6ª feira e sábado) e 19h (domingo) | Local: Teatro Reikrauss Ingresso: R$30 e R$15

6 A 30 DE SETEMBRO

COMÉDIA

Direção: Cia. dos Palhaços | Horário: 21h (sábado) e 19h (domingo) | Local: Teatro Regina Vogue | Ingresso: R$30 e R$15

Direção: Grupo Teatral Auto-Peças | Horário: 11h Local: Teatro José Maria Santos | Ingresso: R$5 e R$2,50

Direção: Manoel Kobachuk | Horário: 11h Local: Teatro do Piá | Ingresso: gratuito

AS COISAS QUE ELA FAZIA ANTES DE CASAR E AS COISAS QUE ELE CONTINUA FAZENDO MESMO DEPOIS DE CASADO

Direção: Claudio Miiller | Horário: 15h e 17h | Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica | Ingresso: R$15 e R$7,50

COMÉDIA

TEATRO PARA PIÁS E GURIAS

TEATRO DE BONECOS

14 A 30 DE SETEMBRO

CONCERTO EM RI MAIOR

HOMENS QUEREM TRANSAR, MULHERES QUEREM CONVERSAR

AVENTURAS POSSÍVEIS

Direção: Nina Rosa Sá | Horário: 20h (5ª feira a domingo) | Local: Teatro Novelas Curitibanas Ingresso: gratuito

O MENINO DO DEDO VERDE

Direção: Isidoro Diniz | Horário: 11h | Local: Teatro José Maria Santos | Ingresso: R$5 e R$2,50

COMÉDIA

Direção: Alexandre Régis | Classificação: 12 anos | Horário: 21h | Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão | Ingresso: R$80 a R$25

20 A 23 DE SETEMBRO

A NOITE DOS PALHAÇOS MUDOS

Direção: Álvaro Assad | Horário: 20h (6ª feira e sábado) e 19h (domingo) Local: Caixa Cultural | Ingresso: R$20 e R$10

20 A 23 E 27 A 30 DE SETEMBRO

NO RETROVISOR TRAGICOMÉDIA

Direção: Ronald Pinheiro | Classificação: 16 anos Horário: 21h (5ª feira a sábado) e 19h (domingo) Local: Auditório Glauco Flores de Sá Brito – Miniauditório | Ingresso: R$20 e R$10

22 E 23 DE SETEMBRO

MÚSICA MAESTRO

Direção: Manoel Kobachuk | Horário: 15h e 17h Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica | Ingresso: R$15 e R$7,50

KAFKA – A VIGÍLIA DRAMA

Direção: Edson Bueno | Horário: 20h (6ª feira e sábado) e 19h (domingo) Local: Espaço Cênico | Ingresso: R$20 e R$10

COMÉDIA

23 DE SETEMBRO

TEATRO PARA PIÁS E GURIAS LENDAS DE CLARICE

Direção: Simone Klein | Horário: 11h | Local: Teatro José Maria Santos | Ingresso: R$5 e R$2,50

26 A 30 DE SETEMBRO

VALSA N. 6 MONÓLOGO

LAZARILHO

Direção: Neiva Rodrigues Figueiredo | Horário: 11h | Local: Teatro do Piá | Ingresso: gratuito

Direção: Gustavo Bitencourt | Classificação: 16 anos Horário: 20h (4ª feira a sábado) e 19h (domingo) | Local: Teatro José Maria Santos | Ingresso: R$5 e R$2,50

11, 12, 14, 15 E 16 DE SETEMBRO

ATÉ 28 DE SETEMBRO

SERÁ QUE ELE É? CUIDADO! SEU PRÍNCIPE PODE SER UMA CINDERELA!

ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA DRAMA

Horário: 20h | Local: Teatro Experimental Universitário – TEUNI | Ingresso: gratuito

COMÉDIA ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA | Foto: divulgação

Direção: Amauri Ernani | Horário: 21h (6ª feira) Local: Teatro João Luiz Fiani | Ingresso: R$40 e R$20 CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

9


TEATRO E CIRCO | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

Infantil

JOÃO E MARIA

Direção: Amauri Ernani | Horário: 16h (sábado) Local: Teatro Paulo Autran Ingresso: R$30 e R$15

SUPER MULHER – A COMÉDIA

Direção: Amauri Ernani Classificação: 12 anos | Horário: 21h (sábado) Local: Teatro Paulo Autran Ingresso: R$40e R$20

INTERDITADO COMÉDIA

Direção: Amauri Ernani | Classificação: 12 anos Horário: 19h (sábado) | Local: Teatro Paulo Autran Ingresso: R$40 e R$20 CIRCUS Foto: divulgação

29 E 30 DE SETEMBRO

O BAÚ DA INSPIRAÇÃO PERDIDA Direção: Orly Veras | Horário: 17h Local: Teatro do Sesc da Esquina Ingresso: R$20 a R$10

CIRCUS

Direção: Alyne Rocha | Horário: 15h e 17h Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica Ingresso: R$15 e R$7,50

30 DE SETEMBRO

TEATRO PARA PIÁS E GURIAS O FOLCLORE DO AMOR

Direção: Luciana Ezarani | Horário: 11h | Local: Teatro José Maria Santos | Ingresso: R$5 e R$2,50

TODO SÁBADO E DOMINGO

SESSÕES NA JANELA

Horário: 14h50 e 16h50 Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica Ingresso: gratuito

aprenda e empreenda OFICINAS CIRCENSES

COM OREGO-PROMOÇÕES HUMANAS E CULTURAIS

Classificação: 7 a 17 anos | Data: toda 2ª, 3ª e 4ª feira | Horário: 9h às 11h e 14h às 16h | Local: Circo da Cidade Zé Priguiça Valor: gratuito

AULA DE CIRCO PARA ADULTOS

ALBERTO, O MENINO QUE QUERIA VOAR

Data: toda 2ª feira a sábado | Horário: 19h às 21h (2ª e 4ª feira), 9h às 11h (3ª e 5ª feira), 16h às 18h (6ª feira) e 10h ao meio-dia (sábado) | Local: Trip Circo Valor: R$290 a R$80

ATÉ 14 DE OUTUBRO

O MALEFÍCIO DA MARIPOSA

OFICINA REGULAR DE PALHAÇO – LEVANDO O RISO A SÉRIO

Direção: Ana Rosa Genari Tezza | Horário: 21h (6ª feira e sábado) e 19h (domingo) | Local: Ave Lola Espaço de Criação | Ingresso: gratuito

Data: todo sábado | Horário: 9h ao meio-dia Local: Espaço Cultural Cia. dos Palhaços Valor: R$600 e R$50 (inscrição)

ATÉ 27 DE OUTUBRO

MALABARES, EQUILÍBRIO, ACROBACIAS AÉREAS E DE SOLO E CAMA ELÁSTICA

Direção: Marcello Andrade | Horário: 11h Local: Teatro do Piá | Ingresso: gratuito

COMÉDIA

O FANTASMA DA ÓPERA – A COMÉDIA

Direção: João Luiz Fiani | Horário: meia-noite (6ª feira e sábado) | Local: Teatro Lala Schneider Ingresso: R$40 e R$20

10

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

COM RAFAEL BARREIROS

AULA DE CIRCO PARA CRIANÇA

Data: todo sábado | Horário: 14h às 15h30 Local: Trip Circo | Valor: R$90


LITERATURA

Livros na estrada

Os esforços da equipe agora estão concentrados em encontrar alguém que vá para Osasco. Numa cidadezinha perto de lá, um grupo de meninos de rua se divide entre as partidas de futebol e a leitura de livros. “Foi a forma que o pessoal encontrou de atraí-los. Agora eles precisam de mais livros e material esportivo. A caixa está pronta, mas ainda não conseguimos ninguém que a leve”. A primeira caixa que saiu de Curitiba viajou para o Rio de Janeiro, até o Hospital Federal do Andaraí, e foi parar nas mãos de uma médica que queria montar uma pequena biblioteca no local, levada por um caminhão que faz entrega dos produtos de uma fábrica de lubrificantes aqui de Curitiba.

A

solidariedade pode estar em reservar no seu carro, durante uma viagem, espaço para uma caixa de livros. A Freguesia do Livro, projeto voluntário iniciado em Curitiba, está montando pequenas bibliotecas em diversos lugares do Brasil. “Empresas de transporte, organizações que fazem carretos, pessoas que sempre estão viajando de Curitiba para algum outro canto do Brasil e que são simpáticos à ideia da difusão da leitura podem participar”, convida Josiane Mayr Bibas, uma das cinco responsáveis pelo projeto “Transporte uma Freguesia”. A iniciativa existe desde março de 2011 e começou com uma “micro” biblioteca montada em uma instituição para crianças em situação de risco social na Vila Zumbi. Como recebeu muitos livros em doação, boa parte para adultos, o grupo percebeu que podia fazer com que as publicações paradas na casa de amigos chegassem a pessoas com dificuldade de acesso à literatura.

12

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

Para que os livros sejam enviados, é preciso que os interessados preencham um cadastro no site freguesiadolivro.com.br, definindo o perfil do público que vai receber. Como o projeto está na internet, o alcance é muito grande e são recebidos pedidos de lugares distantes como Xapuí, no Acre, Abelardo Luz, em Santa Catarina, e Porto Velho, em Rondônia, além dos muitos que possibilitaram a montagem em Curitiba e Região Metropolitana. “Queríamos mandar livros para todos que nos pedem, mas a iniciativa é voluntária e não temos dinheiro para despachar as caixas por Sedex ou transportadoras”, lamenta Josiane.

“Resumo da ideia: queremos que pessoas que viajam por aí pensem que podem levar uma caixinha de livros carregada de cultura e lazer para quem precisa, ocupando um espaço mínimo”, diz Josiane. O Freguesia já levou livros inclusive para o programa da prefeitura de Curitiba “Ecocidadão”, que ajuda na organização de materiais recicláveis. Hoje são sete barracões atendidos. O fotógrafo Rafael Ricieri, que mora em Pato Branco, mas viaja pelo menos uma vez por mês para Curitiba, viu pelo Facebook uma amiga perguntando se alguém ia para sua cidade. “Gosto de ler e gosto de ajudar. Por isso me prontifiquei”, resume ao lembrar que quando fez o transporte da caixa de livros nem sabia direito o que havia dentro. “Quando soube me senti melhor ainda. A ideia é muito boa!”. Outro conceito que o Freguesia incentiva é o do desapego dos livros. Para o grupo, livros parados em estantes estão deixando de cumprir seu papel. Já livros na estrada...

Fotos: divulgação

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

13


LITERATURA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

4, 11, 18 e 25 DE SETEMBRO

RODA DE LEITURA

CINE ANIMAÇÃO

COM FABIANE DE CEZARO

6 e 13 DE SETEMBRO

COM ALISSON FREYER

EXIBIÇÃO DE ANIMAÇÃO E RODA DE LEITURA

Classificação: 12 a 16 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Dario Vellozo | Ingresso: gratuito

Horário: 15h | Local: Casa da Leitura Nair de Macedo | Ingresso: gratuito

PALESTRA “VIDA E NARRATIVA”

5 DE SETEMBRO

Classificação: 18 anos | Horário: 14h às 17h Local: Casa da Leitura Hilda Hilst | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA COM LUCAS BUCHILE

Classificação: 5 anos | Horário: 9h | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

COM PRISCILA ANGÉLICA

Horário: 15h | Local: Livraria Saraiva – Shopping Crystal | Ingresso: gratuito

1º, 15, 22 e 29 DE SETEMBRO

CICLO DE LEITURA

“CATATAU” DE PAULO LEMINSKI COM WILLIAM TECA

CICLO DE LEITURA “DO MUNDANO AO FABULOSO” COM MURILO COELHO

Classificação: 15 anos | Horário: meio-dia às 14h Local: Casa da Leitura Dario Vellozo Ingresso: gratuito

14

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

RODA DE LEITURA COM LUCAS BUCHILE

6, 13 e 20 DE SETEMBRO

EXIBIÇÃO E RODA DE LEITURA DE CLÁSSICOS DO CINEMA COM SÉRGIO FERREIRA

Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Walmor Marcelino | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

COM LEONARDO LOTOWSKI

Horário: 13h50 | Local: Casa da Leitura Wilson Martins | Ingresso: gratuito

10h: “Quanto mais Quente Melhor”, de Billy Wilder 14h: “O Silêncio dos Inocentes”, de Jonathan Demme Classificação: 14 anos | Horário: 10h e 14h | Local: Casa da Leitura Maria Nicolas | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA COM LILIAN SOARES

3, 10, 17 e 24 DE SETEMBRO

Horário: 13h50 | Local: Casa da Leitura Wilson Martins | Ingresso: gratuito

CICLO DE LEITURA

5, 12, 19 e 26 DE SETEMBRO

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE DE “ALGUMA POESIA” ATÉ “CLARO ENIGMA” COM WILLIAM TECA

Classificação: 12 anos | Horário: 15h | Local: Casa da Leitura Paulo Leminski | Ingresso: gratuito

4 DE SETEMBRO

2 DE SETEMBRO

2, 16 E 30 DE SETEMBRO

Horário: 14h30 | Local: Casa da Leitura Hilda Hilst | Ingresso: gratuito

COM LILYAN DE SOUZA

Classificação: 6 anos | Horário: 14h30 | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

Horário: 16h | Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes | Ingresso: gratuito

Horário: 14h30 | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

Horário: 8h | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

COM FABIANE DE CEZARO

CINE RETRÔ

LEITURA NA PRAÇA: “POSSO LER PRA VOCÊ?”

COM ADRIANE HAVRO

RODA DE LEITURA “TECENDO MEMÓRIAS COM BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS”

RODA DE LEITURA

Classificação: 13 anos | Horário: 10h30 | Local: Casa da Leitura Paulo Leminski | Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

RODA DE LEITURA

RODA DE LEITURA

3 E 4 DE SETEMBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Classificação: 14 anos | Horário: 9h | Local: Casa da Leitura Jamil Snege | Ingresso: gratuito

Classificação: 5 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

COM LUCAS BUCHILE

1º DE SETEMBRO

RODA DE LEITURA

3 DE SETEMBRO

COM OTTO WINCK

CASA DA LEITURA DARIO VELLOZO Foto: Luiz Cequinel

PROGRAMAÇÃO | LITERATURA

Infantil

COM CARLA VICCINI E CRISTIANO NAGEL

RODA DE LEITURA

CONTOS BRASILEIROS

COM MEDIADOR DA CASA

LEITURA NA PRAÇA: “POSSO LER PRA VOCÊ?” COM CARLA VICCINI E CRISTIANO NAGEL

Horário: 12h30 | Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

SE UM LEITOR NUMA TARDE DE INVERNO (CICLO DE OBRAS DE ITALO CALVINO) COM ISABEL WITT LUNARDI E BRUNA MARTINS VIANA

Classificação: 15 anos | Horário: 16h | Local: Casa da Leitura Osman Lins | Ingresso: gratuito

6, 13, 20 e 27 DE SETEMBRO

Horário: 10h | Local: Casa da Leitura Nair de Macedo | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

6 DE SETEMBRO

Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Nair de Macedo | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

COM CRISTIANO NAGEL

Classificação: 14 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

CONTOS BRASILEIROS

RODA DE LEITURA

“ODISSEIA” DE HOMERO COM WILLIAM TECA

Classificação: 12 anos | Horário: 15h | Local: Casa da Leitura Paulo Leminski | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

COM LUCAS BUCHILE

RODA DE LEITURA

Classificação: 14 anos | Horário: 9h | Local: Casa da Leitura Jamil Snege | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

LEITURA DE TEXTOS DE HUMOR

COM FABIANE DE CEZARO

RODA DE LEITURA

COM FABIANE DE CEZARO

Classificação: 8 a 12 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Jamil Snege | Ingresso: gratuito

Classificação: 5 anos | Horário: 9h30 | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

COM LUCAS BUCHILE

Classificação: 11 a 14 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

Classificação:12 a 17 anos | Horário: 16h | Local: Casa da Leitura Augusto Stresser | Ingresso: gratuito

COM ÍSIS LEMES E LILIAN SOARES

Classificação: 13 anos | Horário: 10h | Local: Casa da Leitura Wilson Martins | Ingresso: gratuito

FRESTAS DE FICÇÃO NO ESPAÇO URBANO COM ISABEL WITT LUNARDI

Classificação: 15 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Osman Lins | Ingresso: gratuito CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

15


LITERATURA | PROGRAMAÇÃO 6 e 20 de setembro

UM TOQUE DE CLÁSSICOS

LEITURA DE CLÁSSICOS DA LITERATURA UNIVERSAL COM SÉRGIO FERREIRA

Classificação: 12 anos | Horário: 9h30 e 14h | Local: Casa da Leitura Maria Nicolas | Ingresso: gratuito

9 DE SETEMBRO

RODA DE LEITURA

COM MARIA LÚCIA DE FARIA

Horário: 14h30 | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM PRISCILA ANGÉLICA

Horário: 15h | Local: Livraria Saraiva – Shopping Crystal | Ingresso: gratuito

10 DE SETEMBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS Com Rosangela Rauen

Classificação: 18 anos | Horário:19h30 | Local: Casa da Leitura Jamil Snege | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

COM FABIANE DE CEZARO

Gratuito

10 A 15 DE SETEMBRO

31ª SEMANA LITERÁRIA & FEIRA DE LIVROS O evento literário acontece simultaneamente em 20 cidades numa promoção do Sesc e da Universidade Federal do Paraná. Com uma programação diversificada, a semana vai homenagear Dalton Trevisan, além de contar com oficinas, palestras, apresentações e mesasredondas. Entre os convidados, nomes como Nélida Piñon, Cristovão Tezza, Alberto Mussa, Nilma Lacerda, Marisa Lajolo, Paulo Venturelli e Miguel Sanches Neto. As inscrições podem ser feitas gratuitamente em qualquer sede do Sesc. Horário: diversos | Local: Praça Santos Andrade Ingresso: gratuito

11 DE SETEMBRO

UM TOQUE DE CLÁSSICOS

LEITURA DE CLÁSSICOS DA LITERATURA UNIVERSAL COM SÉRGIO FERREIRA

Classificação: 12 anos | Horário: 9h30 | Local: Casa da Leitura Maria Nicolas | Ingresso: gratuito

11 e 20 DE SETEMBRO

Classificação: 18 anos | Horário: 9h | Local: Casa da Leitura Jamil Snege | Ingresso: gratuito

LEITURA NA PRAÇA: “POSSO LER PRA VOCÊ?”

10 A 13 DE SETEMBRO

Horário: 16h | Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes | Ingresso: gratuito

MOSTRA “A FILOSOFIA SEGUNDO ROSSELINI” LEITURA DE TEXTOS

Dia 10: “Sócrates”, com Emmanuel Appel Dia 11: “Santo Agostinho”, com Paulo Vieira Neto Dia 12: “Descartes”, com Maria Adriana Cappello Dia 13: “Pascal”, com Luiz Alves Eva Horário: 19h30 Local: Auditório Brasílio Itiberê Ingresso: gratuito

PROGRAMAÇÃO | LITERATURA

Infantil

COM CARLA VICCINI E CRISTIANO NAGEL

RODA DE LEITURA

RODA DE LEITURA

Classificação:14 anos | Horário: 9h | Local: Casa da Leitura Jamil Snege | Ingresso: gratuito

Classificação: 14 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes | Ingresso: gratuito

COM FABIANE DE CEZARO

12 DE SETEMBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM CAROLINA DAMIÃO

Horário: 14h30 | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA COM DANIELE ROSA

EXIBIçÃO DE FILME E RODA DE LEITURA “VESTIDO DE NOIVA”, DE JOFFRE RODRIGUES COM BRUNA MARTINS VIANA

Classificação: 12 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Osman Lins | Ingresso: gratuito

14 DE SETEMBRO

CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS

RODA DE LEITURA

Horário: 10h | Local: Casa da Leitura Hilda Hilst Ingresso: gratuito

COM CARLA VICCINI

COM LILYAN DE SOUZA

Classificação: 14 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes | Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Classificação: 5 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Jamil Snege | Ingresso: gratuito

COM ROSANGELA RAUEN

Classificação: 8 a 10 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

COM ALISSON FREYER

Classificação: 16 anos | Horário: 14h Local: Casa da Leitura Dario Vellozo Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA COM FLÁVIO STEIN

COM LILYAN DE SOUZA

Classificação: 18 anos | Horário: 14h30 | Local: Casa da Leitura Hilda Hilst | Ingresso: gratuito

Classificação: 12 anos | Horário: 14h30 | Local: Casa da Leitura Hilda Hilst | Ingresso: gratuito

CONTOS DE MARAVILHA – HISTÓRIAS PARA DESPERTAR O LEITOR

13 DE SETEMBRO

Horário: 10h | Local: Casa da Leitura Wilson Martins | Ingresso: gratuito

CINE LEITURA

Classificação: 12 a 17 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Augusto Stresser | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA “CONTOS DE TERROR E SUSPENSE”

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM ADRIANA HAVRO

COM CARLA VICCINI

COM ROSANGELA RAUEN

14, 21 e 28 DE SETEMBRO

SEXTA DO HORROR

RODA DE LEITURA CONTOS DE HORROR

Classificação: 10 anos | Horário: 15h | Local: Casa da Leitura Nair de Macedo | Ingresso: gratuito

14 E 28 DE SETEMBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM KELY MEDEIROS

Classificação: 4 a 11 anos | Horário: 15h30h | Local: Casa da Leitura Paulo Leminski | Ingresso: gratuito

UM TOQUE DE CLÁSSICOS

LEITURA DE CLÁSSICOS DA LITERATURA UNIVERSAL COM SÉRGIO FERREIRA

Classificação: 12 anos | Horário: 9h30 e 14h | Local: Casa da Leitura Maria Nicolas | Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. COM MICHELLE PEIXOTO

Horário: 14h30 | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA COM LUCAS BUCHILE

Classificação: 12 e 13 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

16

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

SEXTA DO HORROR Foto: sxc.hu

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

17


LITERATURA | PROGRAMAÇÃO 14, 21 e 28 DE SETEMBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Horário: 15h | Local: Casa da Leitura Augusto Stresser | Ingresso: gratuito

15 DE SETEMBRO

RODA DE LEITURA

LEITURA DA OBRA “UMA POÉTICA DA LEITURA” COM MURILO COELHO

Gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM LUCAS BUCHILE

Classificação: 14 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

TERCEIRA QUARTA-FEIRA

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM CARLOS DAITSCHMAN Horário: 20h | Local: Subsolo Galeria de Arte Contemporânea | Ingresso: R$15

PAIOL LITERÁRIO

Horário: 16h | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

COM RODRIGO LACERDA E MEDIAÇÃO DE ROGÉRIO PEREIRA

16 DE SETEMBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Horário: 20h Local: Teatro do Paiol Ingresso: gratuito

COM ÉLCIO DI TRENTO

Horário: 14h30 | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

COM LUCAS BUCHILE

Classificação: 5 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

18 DE SETEMBRO

RODA DE LEITURA COM LUCAS BUCHILE

Classificação: 7 a 10 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM ÉLCIO DI TRENTO

Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

Rodrigo lacerda Foto: divulgação

RODA DE LEITURA “CONTOS DE TERROR E SUSPENSE” COM LILYAN DE SOUZA

Classificação: 12 anos | Horário: 14h30 | Local: Casa da Leitura Hilda Hilst | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA “LETRAS CASADAS – Enquanto a Morte Não Separa” RODA DE LEITURA COM JULIANA VERMELHO

Classificação: 20 anos | Horário: 10h | Local: Casa da Leitura Wilson Martins | Ingresso: gratuito

LEITURA NA PRAÇA: “POSSO LER PRA VOCÊ?”

20 DE SETEMBRO

Horário: 16h | Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes | Ingresso: gratuito

COM LUCAS BUCHILE

COM CARLA VICCINI E CRISTIANO NAGEL

RODA DE LEITURA COM FLÁVIO STEIN

Classificação:18 anos | Horário: 14h30 | Local: Casa da Leitura Hilda Hilst | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

COM FABIANE DE CEZARO

Classificação: 14 anos | Horário: 9h | Local: Casa da Leitura Jamil Snege | Ingresso: gratuito

19 DE SETEMBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM ADRIANE HAVRO

Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

18

RODA DE LEITURA

FRESTAS DE FICÇÃO NO ESPAÇO URBANO COM ISABEL WITT LUNARDI

Classificação: 13 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Osman Lins | Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

COM VINICIUS MAZZON E MICHELLE PEIXOTO

Classificação: 5 anos | Horário: 9h | Local: Casa da Leitura Jamil Snege | Ingresso: gratuito

LANÇAMENTO DO LIVRO BRANCO

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS E BATE-PAPO COM OS AUTORES MARCIO RENATO DOS SANTOS E HENRIQUE RODRIGUES. PARTICIPAÇÃO DA BANDA “MATCH” Horário: 20h | Local: Livrarias Curitiba – Shopping Estação | Ingresso: gratuito

21 DE SETEMBRO

17 DE SETEMBRO

RODA DE LEITURA

PROGRAMAÇÃO | LITERATURA

Infantil

RODA DE LEITURA Classificação: 11 a 14 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA COM CARLA VICCINI

Horário: 8h | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

COM CRISTIANO NAGEL

Classificação: 14 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes | Ingresso: gratuito

CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS COM LILYAN DE SOUZA

Horário: 10h | Local: Casa da Leitura Hilda Hilst Ingresso: gratuito

22 DE SETEMBRO

RODA DE LEITURA

LEITURA DA OBRA “UMA POÉTICA DA LEITURA” COM MURILO COELHO Horário: 16h | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA COM LILIAN SOARES

Classificação: 14 anos | Horário: 10h | Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes | Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM PRISCILA ANGÉLICA

Horário: 15h | Local: Livraria Saraiva – Shopping Mueller | Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM ESPANHOL

“El Pollito del Avellano”, de Antonio Rubio “Lili Inventa el Mundo”, de Mario Quintana “Los Niños de lMangle”, de Roger Mello Horário: 17h | Local: Fnac – ParkShoppingBarigüi Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

23 DE SETEMBRO

Classificação: 14 anos | Horário: 9h | Local: Casa da Leitura Jamil Snege | Ingresso: gratuito

COM CAROLINA DAMIÃO

COM FABIANE DE CEZARO

LANÇAMENTO DO LIVRO “MARIA BATALHÃO – MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE UMA CAFETINA” DE DANTE MENDONÇA Horário: 17h | Local: Sesc – Paço da Liberdade Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS Horário: 14h30 | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

ALFORRIA

LANÇAMENTO DO CADERNO DE POÉTICAS DE CLÁUDIO BETTEGA

Horário: 14h às 17h | Local: Nomeio | Ingresso: gratuito

24 DE SETEMBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Horário: 10h | Local: Sesc da Esquina Ingresso: gratuito

24 DE SETEMBRO

RODA DE LEITURA

COM FABIANE DE CEZARO

Classificação: 14 anos | Horário: 9h | Local: Casa da Leitura Jamil Snege | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA COM LUCAS BUCHILE

Classificação: 5 anos | Horário: 14h30 | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA “TECENDO MEMÓRIAS COM BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS” COM LILYAN DE SOUZA

Horário: 14h30 | Local: Casa da Leitura Hilda Hilst | Ingresso: gratuito CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

19


LITERATURA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

25 DE SETEMBRO

27 DE SETEMBRO

RODA DE LEITURA

UM TOQUE DE CLÁSSICOS

COM LUÍS CARLOS TEIXEIRA

Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

LEITURA NA PRAÇA: “POSSO LER PRA VOCÊ?” COM CARLA VICCINI E CRISTIANO NAGEL

Horário: 16h | Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes | Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM ROSÂNGELA RAUEN

Horário: 13h30 | Local: Casa da Leitura Osman Lins | Ingresso: gratuito

PROGRAMAÇÃO | LITERATURA

Infantil

RODA DE LEITURA

LEITURA DE CLÁSSICOS DA LITERATURA UNIVERSAL COM SÉRGIO FERREIRA

Classificação: 12 anos | Horário: 9h30 e 14h | Local: Casa da Leitura Maria Nicolas | Ingresso: gratuito

LEITURA NA PRAÇA: “POSSO LER PRA VOCÊ?” COM CARLA VICCINI E CRISTIANO NAGEL

Horário: 12h30 | Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA “TECENDO MEMÓRIAS COM BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS” COM LILYAN DE SOUZA

SE UM LEITOR NUMA TARDE DE INVERNO (CICLO DE OBRAS DE ITALO CALVINO) COM ISABEL WITT LUNARDI E BRUNA MARTINS VIANA Classificação: 15 anos | Horário: 16h Local: Casa da Leitura Osman Lins Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

FRESTAS DE FICÇÃO NO ESPAÇO URBANO COM ISABEL WITT LUNARDI

Classificação: 13 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Osman Lins | Ingresso: gratuito

TODO SÁBADO

HORA DO CONTO

14h15: Livrarias Curitiba – Shopping Palladium 15h30: Livrarias Curitiba – ParkShoppingBarigüi 16h30: Livrarias Curitiba – Shopping Curitiba 17h30: Livrarias Curitiba – Shopping Estação Horário: 14h15, 15h30, 16h30 e 17h30 | Local: Shopping Palladium, Shopping Estação, Shopping Curitiba e ParkShoppingBarigüi | Ingresso: gratuito

PERMANENTE

BONDINHO DA LEITURA EMPRÉSTIMO DE LIVROS

Horário: 8h30 às 19h30 (2ª a 6ª feira) e 8h30 às 14h30 (sábado) | Local: Rua XV de Novembro Ingresso: gratuito

Horário: 14h30 | Local: Casa da Leitura Hilda Hilst | Ingresso: gratuito

28 DE SETEMBRO

Classificação: 5 anos | Horário: 9h | Local: Casa da Leitura Jamil Snege | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

COM MICHELLE PEIXOTO

25 e 26 DE SETEMBRO

Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

Classificação: 11 anos | Horário: 9h Local: Casa da Leitura Hilda Hilst Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

RODA DE LEITURA

Classificação: 14 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes | Ingresso: gratuito

Classificação: 14 anos | Horário: 9h Local: Casa da Leitura Jamil Snege Ingresso: gratuito

aprenda e empreenda

CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS

OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA – NARRATIVAS BREVES

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM FABIANE DE CEZARO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM CAROL DAMIÃO

Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Hilda Hilst Ingresso: gratuito

26 DE SETEMBRO

CINE RETRÔ

EXIBIÇÃO E RODA DE LEITURA DE CLÁSSICOS DO CINEMA COM SÉRGIO FERREIRA

COM LUCAS BUCHILE

COM CARLA VICCINI

RODA DE LEITURA

COM MEDIADOR DA CASA

Classificação: 65 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Walmor Marcelino | Ingresso: gratuito

10h: “O Silêncio dos Inocentes”, de Jonathan Demme 14h: “Quanto mais Quente Melhor”, de Billy Wilder Classificação: 14 anos | Horário: 10h e 14h | Local: Casa da Leitura Maria Nicolas | Ingresso: gratuito

Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Jamil Snege Ingresso: gratuito

20

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

CINE RETRÔ Foto: divulgação

Horário: 7h30 às 20h30 (2ª a 6ª feira) e 7h30 às 14h (sábado) | Local: Terminal do Pinheirinho Ingresso: gratuito

COM ALESSANDRO MARTINS

Data: 12 e 13 de setembro | Horário: 18h30 Local: Sesc da Esquina | Valor: R$15

ESCREVENDO MEU PRIMEIRO LIVRO AULAS DE LITERATURA, REDAÇÃO E ILUSTRAÇÃO

Data: toda 2ª a 6ª feira (1 vez por semana) Horário: 14h30 às 16h | Local: Letrinhas Casa de Cultura | Valor: R$160

30 DE SETEMBRO

OFICINA PERMANENTE DE POESIA

COM ÉLCIO DI TRENTO

COM MICHELLE PEIXOTO

EMPRÉSTIMO DE LIVROS

Horário: 8h | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

RODA DE LEITURA

COM ROSANGELA RAUEN

Horário: 10h30 Local: Casa da Leitura Hilda Hilst Ingresso: gratuito

COM LUCAS BUCHILE

Classificação: 12 anos | Horário: 16h | Local: Casa da Leitura Hilda Hilst | Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

COM LILYAN DE SOUZA

RODA DE LEITURA

COM LILYAN DE SOUZA

ESTAÇÃO DA LEITURA

COM FABIANE DE CEZARO

29 DE SETEMBRO

RODA DE LEITURA “contos de terror e suspense”

Classificação: 11 anos | Horário: 9h30 | Local: Casa da Leitura Hilda Hilst | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

Horário: 14h30 | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

Data: toda 5ª feira | Horário: 18h às 19h45 Local: Biblioteca Pública do Paraná Valor: gratuito

TODA 5ª FEIRA

ENCONTROS DE DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA

Horário: 19h30 | Local: Casa do Estudante Universitário do Paraná – CEU | Ingresso: R$15

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

21


DANÇA

V

ocê consegue se imaginar dançando o clássico do rock and roll “All my Love”, de Led Zeppelin, só que com melodia de música clássica e batida de rhythm and blues? Os integrantes do Coripheus Dança Experiental sim. O espetáculo “O Som e o Sentido”, que será apresentado no dia 25, às 19h30, na VIII Mostra de Dança da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), também tem lirical hip-hop que,

Lugar Nenhum

Sons, sentidos e lugares

LUGAR NENHUM Foto: Cris Prim

diferente do hip-hop tradicional, apresenta coreografias criadas seguindo a melodia e a letra. “O hip-hop geralmente só segue a batida e a mensagem é mais genérica”, pontua o pesquisador em dança e criador do Coripheus, Emerson Camargo, que concebeu o espetáculo com base no livro de mesmo nome, de José Miguel Wisnik. E se cada um dos cinco sentidos tivesse um som? Por que o som dá sentido às coisas? São perguntas que surgiram durante o processo criativo. “A influência dos sons é diferente no Brasil e na Índia, por exemplo. O sentido do som muda”, diz Emerson, fazendo referência aos mantras e às músicas de estrutura modal que não seguem a convencional percepção ocidental de começo e fim.

22

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

A Mostra da FAP, que acontece entre os dias 24 a 28 de setembro, é a oportunidade para os alunos apresentarem os processos coreográficos. Também haverá palestras e mesas-redondas e a apresentação do resultado de projetos de extensão, como o desenvolvido no Asilo São Vicente de Paulo pela professora da faculdade, Cinthia Kunifas. “Os alunos que foram até o asilo puderam perceber a importância de um movimento, seja ele amplo ou não. Observaram as limitações do ser humano, o funcionamento de corpos apartados que perdem a autonomia. Uma verdadeira lição”, afirma Cinthia.

Na mostra da FAP também haverá a apresentação do Ronda Grupo, no dia 26 de setembro, às 20h. O espetáculo “Lugar Nenhum” foi construído com base em estórias pessoais de sete bailarinos. “As estórias se entrelaçaram para formar um pano de fundo que apresenta pequenas coleções de gestos e movimentos. Esse pano de fundo é todinho bordado de sensações que nos fazem mergulhar em um universo imaginário e, ao mesmo tempo, real”, descreve a diretora Zilá Muniz.

V SIMPÓSIO E VIII MOSTRA DE DANÇA DA FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ Data: 24 a 28 de setembro Horário: diversos Local: Faculdade de Artes do Paraná Ingresso: gratuito

Os bailarinos dançam ao som de Cartola. Tocados ao piano, os sambas do compositor centenário, que se popularizaram na década de 1930, em vozes ilustres como Araci de Almeida, Carmen Miranda, Francisco Alves, Mário Reis e Silvio Caldas, foram escolhidos para que memórias da plateia sejam despertadas. “É um espetáculo muito solto, com muitos improvisos, mas com estruturas bem definidas, que amarram as improvisações”, explica a diretora. Durante o processo de montagem, a equipe estudou como base filosófica vários textos de Gilles Deleuze. O principal conceito incorporado foi o ritornelo, que trabalha com a ideia de territorialização. O conceito básico da palavra está geralmente relacionado a formas de organização e reorganização social, modos distintos de percepção, ordenamento, reordenamento em termos de relações com o espaço. “O espetáculo se chama ‘Lugar Nenhum’ porque se intensifica o caráter de passagem, o exercício de apropriação e de desprendimento”, afirma Zilá.

MOSTRA FAP 3 Foto: Cayo Vieira

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

23


DANÇA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

Infantil

PROGRAMAÇÃO | DANÇA

1º E 2 DE SETEMBRO

MAÇÃS E CIGARROS

Horário: 20h (sábado) e 18h (domingo) | Local: Teatro Cleon Jacques | Ingresso: gratuito

ATÉ 2 DE SETEMBRO

MOSTRA PARANAENSE DE DANÇA 2012

Horário: 20h (6ª feira e sábado) e 18h (domingo) Local: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha Ingresso: R$12 e R$6

GRANDE SUÍTE DO BALLET DON QUIXOTE | Foto: divulgação

24 A 29 DE SETEMBRO

CRÍTICA GENÉTICA

EU, VOCÊ & NÓS

DANÇA CONTEMPORÂNEA

DANÇA CONTEMPORÂNEA

Horário: 20h (6ª feira e sábado) e 19h (domingo) Local: Caixa Cultural | Ingresso: R$10 e R$5

Horário: 20h | Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento | Ingresso: gratuito

10 A 15 DE SETEMBRO

28 DE SETEMBRO

MOSTRAS DE ESTRUTURAÇÃO DO EDITAL DE PESQUISA EM DANÇA – KAHLO

CLÁSSICO

DANÇA CONTEMPORÂNEA

Horário: 20h | Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento | Ingresso: gratuito

15 E 29 DE SETEMBRO

GRANDE SUÍTE DO BALLET DON QUIXOTE Horário: 20h30 | Local:Teatro Positivo | Ingresso: R$55 e R$30

30 DE SETEMBRO

DANÇA CIRCULAR

Horário: 14h | Local: Bosque de Sofia | Ingresso: gratuito

MODOS DE VER, LER E CRIAR DANÇA

TODA 6ª FEIRA E SÁBADO

Organizado pela pesquisadora e professora de dança contemporânea Marila Veloso, busca o debate e a troca de experiências sobre o processo criativo na dança. O programa, que existe desde abril deste ano, encerra seu ciclo de palestras no mês de setembro com a presença dos coreógrafos Rosa Hércules (SP), no dia 15, e Giancarlo Martins (PR), no dia 29. A programação também reserva um espaço para apresentações de trabalhos desenvolvidos por bolsistas do grupo de pesquisas da Faculdade de Artes do Paraná. Inscrições: memovimento@gmail.com Horário: 10h30 | Local: Obragem Teatro e Cia Ingresso: gratuito

NOITE ÁRABE

17 A 22 DE SETEMBRO

AINDA É ROSA

DANÇA CONTEMPORÂNEA

Horário: 20h | Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento | Ingresso: gratuito

24 a 28 de setembro

V SIMPÓSIO E VIII MOSTRA DE DANÇA DA FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ Horário: diversos | Local: Faculdade de Artes do Paraná | Ingresso: gratuito

24

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

DANÇA DO VENTRE

Horário: 21h | Local: Restaurante Oriente Árabe Ingresso: R$8 e R$4

aprenda e empreenda CURSO “PROXIMIDADES – ARTE E MEMÓRIA”

AMPLIAR OS SABERES DA ARTE E MEMÓRIA PARA AS DEMAIS LINGUAGENS ARTÍSTICAS Data: 12 de setembro | Horário: 14h às 17h Local: Sesc Água Verde | Valor: gratuito

DANÇA DE SALÃO

COM MARCELO AYALA E KARINA BERCHIOR

Data: toda 2ª e 6ª feira | Horário: 19h às 20h (iniciante) e 20h às 21h (intermediário) Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50 (individual) e R$90 (casal)

DANÇA DE SALÃO

COM MARCELO AYALA E KARINA BERCHIOR Data: toda 4ª feira | Horário: 19h às 21h Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$42 (individual) e R$80 (casal)

HIP MIX HOP

COM PAULA HIRANO

Data: toda 6ª feira | Horário: 17h30 | Local: Bicicletaria Cultural | Valor: R$65 CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

25


MÚSICA

No garimpo das notas musicais U

m quebra-cabeça que demorou mais de um século para ser montado. Desde que foi composta por Emiliano Perneta e Benedito Nicolau dos Santos, a opereta infantil “A Vovozinha”, que será apresentada entre os dias 21 e 23 de setembro, às 19h, na Capela Santa Maria Espaço Cultural, nunca tinha sido apresentada por completo. Houve uma época em que sua existência era considerada pura lenda. A falta de vários trechos da partitura dificultou a montagem ao longo da história. Mesmo a estreia, em 1917, dessa que pode ser a primeira opereta infantil da história do Brasil, escrita antes até dos contos de Monteiro Lobato, aconteceu sem coro e sem orquestra.

muito pequena para a cabeça daquela gente intelectual e talvez não entendesse”, supõe Gehad. Com o músico Roger Vaz, que trabalhou no projeto como copista, ele restaurou e organizou a partitura. Quem assina a direção musical do espetáculo, montado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, é a cantora lírica Denise Sartori. O compositor e maestro Jaime Zenamon, que fará a regência, atuou na correção melódica e harmônica. “É uma grande descoberta. A obra é baseada nas óperas italianas. Tem três atos e é muito bem escrita. Porém, não é complicada; é clara. Tem muito da música brasileira da época, das modinhas e valsas de boteco”, descreve Zenamon. O Libretista

Quando o libreto foi escrito em 1909, Curitiba notabilizava-se por ser um centro da escola literária simbolista. Seu maior representante

Mais de 20 pedaços da partitura original ainda a lápis só foram reunidos agora, depois de sete anos de um trabalho de garimpagem do pesquisador, violinista e produtor do espetáculo Gehad Hajar. Por que as quase 200 páginas da partitura não foram preservadas intactas é ainda uma pergunta sem resposta EQUIPE A VOVOZINHA definitiva. Gehad, que desde muito Foto: divulgação jovem ouvia histórias a respeito da obra e questionamentos sobre o fato de era o autor da opereta, Emiliano Perneta. Curitiba ser ou não o berço da literatura infantil Considerado o maior poeta paranaense, no Brasil, é cuidadoso ao sugerir algumas participou da fundação do Centro de Letras possibilidades. “A Ópera faz uma crítica ao do Paraná, em 1912. Em 1913 publicaria outro casamento e à dificuldade da união entre poema libreto: Papilio Innocentia, para a ópera classes sociais. Tem até um sutil beijo na boca do compositor suíço Léo Kessler, sobre o que uma moça dá na Vovozinha. Curitiba era romance “Inocência”, de Visconde de Taunay.

26

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

Embora reconhecidamente simbolista, o “príncipe dos poetas paranaenses” manteve-se ligado ao parnasianismo, fiel à forma do soneto, que enriqueceu com novas e ricas soluções métricas e rítmicas. Segundo o estudioso de literatura Massaud Moisés, Perneta “teve intuições avançadas” e só não foi mais moderno “porque carregava às costas o pesado fardo da tradição parnasiana”. O Compositor Musical

O texto de “A Vovozinha” só receberia a música de Benedito Nicolau dos Santos oito anos depois de Emiliano Perneta terminar o libreto. Pianista, violinista, violoncelista e compositor, Nicolau dos Santos é autor de mais de 50 obras literárias, entre musicologia, filosofia, história, teatro, além de mais de uma centena de músicas e quatro operetas. Foi colaborador nas revistas simbolistas “O Sapo” e “Azul”.

CURITIBANOS EM TRAJES GREGOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX | Foto: Acervo Fundação Cultural de Curitiba

O Figurino

O figurino de Gustavo Kreiling, escolhido para os cinco personagens principais e os 10 integrantes do coro, inclui perucas gigantes e coloridas. As roupas com inspiração grega, modeladas com ancas e espartilhos, fazem

OPERETA A VOVOZINHA Data: 21 a 23 de setembro Horário: 15h (6ª feira), 19h (domingo), 20h (sábado) Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural Ingresso: R$20 a gratuito

referência a Curitiba do início do século XX, que assistiu à fundação por Dario Vellozo do “Templo das Musas”, como centro das ideias simbolistas somadas à filosofia neo-pitagórica, compartilhada por Gehad, que tem formação em direito, pedagogia e ciência. A Chave para a Restauração

Muitas das informações sobre a opereta foram conseguidas quando Gehad coordenou a publicação, em 2004, da coleção “Páginas Escolhidas – 150 Anos da Criação Política do Paraná”, que reúne os melhores textos sobre o Paraná desde o século XVII. Mas foi uma conversa informal sobre “A Vovozinha”, anos antes, a responsável por atiçar a curiosidade do garoto, na época com 15 anos, que agora, aos 29, consegue, enfim, restaurar a obra. O maestro falecido em fevereiro deste ano Gedeão Martins durante o período em que conviveram na Orquestra Filarmônica Juvenil fazia referências à importância da obra e seu pioneirismo. “Foi um trabalho de paciência e sorte recolher os pedaços da partitura. Só agora, tantos anos depois, antes de morrer, após várias tentativas que fiz, Gedeão me recebeu e entregou um trecho principal que guardava. Graças a isso pudemos terminar a restauração e levar ao público essa ópera adormecida há 103 anos”, diz Gehad, em tom de dever cumprido.

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

27


MÚSICA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | MÚSICA

Infantil

11 SETEMBRO

1º DE SETEMBRO

8 E 9 DE SETEMBRO

KID ABELHA 30 ANOS

A MÚSICA DE DORIANE CONCEIÇÃO

TERÇA BRASILEIRA

ANTONIA ADNET

Horário: 20h (sábado), 18h (domingo) | Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural Ingresso: gratuito

Horário: 20h | Local: Teatro do Paiol | Ingresso: R$20 e R$10

Horário: 21h | Local: Teatro do Paiol | Ingresso: R$25 e R$12,50

8, 15, 21 E 29 DE SETEMBRO

Horário: 21h | Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão | Ingresso: R$240 a R$50

MPB

MPB

1º e 2 DE SETEMBRO

SÁBADO ETERNO COM BANDA LEASH

MOSTRA NOVOS TALENTOS – BANDAS POP ROCK

Horário: 21h | Local: Ambiental Bar | Ingresso: R$20 e R$15

SHOW COM AS BANDAS QUE GANHARAM A SELEÇÃO Dia 1º: Beti Malu, Plexo Solar 2, Made In Santa, Gambiaha | Dia 2: Green Fay, Gêiser, Javali Banguela, Rambo Vilão | Curadoria: Sérgio Albach e Adriane Perin | Horário: 20h (sábado) e 18h (domingo) | Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

1º E 29 DE SETEMBRO

PROJETO MÚSICA NO CAFÉ

COM DUO DE CLARINETE (DAVI SARTORI E JAIRO WILKENS) Horário: 15h | Local: Sesc Paço da Liberdade Ingresso: gratuito

2 DE SETEMBRO

CONCERTO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DO PARANÁ

MÚSICA ERUDITA BéLA BARTóK – CONCERTO PARA VIOLINO Nº 2 | JEAN SIBELIUS – SINFONIA Nº 2, OP 43 EM RÉ M | VIOLINO (SOLO) – PRISCILA VARGAS

Regência: Osvaldo Ferreira | Classificação: 7 anos Horário: 10h30 | Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão | Ingresso: R$10 e R$5

SURF MUSIC ANTONIA ADNET Foto: divulgação

4 DE SETEMBRO

TERÇA MUSICAL

APRESENTAÇÃO DE LUCAS FERON (VIOLÃO LATINO-AMERICANO)

APRESENTAÇÃO “QUARTETO IGUAÇU”

Horário: 19h30 | Local: Centro Cultural Sistema Fiep | Ingresso: gratuito

ALANIS MORISSETTE POP

Classificação: 16 anos | Horário: 21h | Local: Curitiba Master Hall | Ingresso: R$505 e R$145

5, 15 E 19 DE SETEMBRO

PROJETO MÚSICA NO CAFÉ

BANDA MOLUNGO, CARLINHOS FERRAZ E FORRÓ DE RABECA

Horário: 20h | Local: Teatro Universitário de Curitiba – TUC | Ingresso: R$10 e R$5

12 E 26 DE SETEMBRO

Horário: 19h30 | Local: Goethe-Institut Curitiba Ingresso: gratuito

2, 9, 16, 23 E 30 DE SETEMBRO

RÁDIO MÚSICA CURITIBANA

Horário: 18h (4ª feira) e 15h (sábado) | Local: Sesc Paço da Liberdade | Ingresso: gratuito

GROOVES BRASILEIROS (TEXTOS EM ALEMÃO) VOZ E VIOLÃO

6 DE SETEMBRO

TUC TOCA CURITIBA

Horário: 21h | Local: Ambiental Bar | Ingresso: R$15

COM FOLE BAIXO LOUNGE (MARCELO PEREIRA E MARINA CAMARGO)

DUO AVOCADO

Horário: 11h30 | Local: Conservatório de MPB de Curitiba | Ingresso: gratuito

Horário: 15h | Local: Teatro Universitário de Curitiba – TUC | Ingresso: R$2

SKA

PROJETO MÚSICA NO CAFÉ

5 DE SETEMBRO

COM MANCHINhA TRIO

CANJA DE VIOLA

LOU DOG

12, 22 E 26 DE SETEMBRO

Horário: 18h | Local: Goethe-Institut Curitiba Ingresso: gratuito

DOMINGO ONZE E MEIA

ORQUESTRA À BASE DE SOPRO – LANÇAMENTO DO CD E DVD “NOSSOS COMPOSITORES”

9, 16, 22 E 30 DE SETEMBRO

COM RAFAELLA HENRIQUE NO SHOW SALA DE ESTAR

Horário: 18h (4ª feira) e 15h (sábado) | Local: Sesc Paço da Liberdade | Ingresso: gratuito

CIRCUITO AUTORAL NA13 DE MAIO

Horário: 22h | Local: Sociedade 13 de Maio Ingresso: $20 ou R$15

7 DE SETEMBRO

ROCKAVENGERS ROCK

Horário: 21h | Local: Ambiental Bar | Ingresso: R$15 e R$10

28

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

29


MÚSICA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | MÚSICA

Infantil

TULIPA RUIZ

13 DE SETEMBRO

16 DE SETEMBRO

SOM DA CIDADE

AUDIÇÃO DE VIOLÃO

MPB

Horário: 17h | Local: Teatro Cleon Jacques Ingresso: gratuito

21 A 23 DE SETEMBRO

DOMINGO ONZE E MEIA

TRÊS CONTOS CLÁSSICOS

UH LA LA! – UH LA LA! NA ESQUINA

COM OS ALUNOS DO PROFESSOR LUIZ CARLOS DA RUA DA CIDADANIA BOA VISTA

Horário: 20h | Local: Teatro Sesc da Esquina Ingresso: R$12 e R$6

ÓPERA POPULAR – “L’AMICO FRITZ” DE PIETRO MASCAGNI

RECITAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO ENCENADO e ACOMPANHADO POR PIANO. APRESENTADO PELO GRUTUN!, GRUPO DE TEATRO DA UNIBRASIL Horário: 20h | Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: gratuito

CAFÉ COM ARTE

CAFÉ DA TARDE COM APRESENTAÇÃO MUSICAL DE MÚSICA LATINA

Horário: 15h | Local: Sesc Água Verde | Ingresso: gratuito (café e lanche adquiridos separadamente)

CONCERTOS ESPECIAIS

PROGRAMAÇÃO DA ESCOLA DE MÚSICA E BELAS ARTES DO PARANÁ Horário: 20h | Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: R$5

14 DE SETEMBRO

ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA

FRANZ SCHUBERT (1797-1828) – QUARTETO EM RÉ MENOR DER TOD UND DAS MÄDCHEN (A MORTE E A DONZELA) VERSÃO PARA ORQUESTRA DE CORDAS DE GUSTAV MAHLER (1860-1911) Regência: Stefan Geiger (Alemanha) Horário: 20h | Local: Paróquia de Santo Agostinho | Ingresso: gratuito

MÚSICA PARA SAIR DA BOLHA COM PLÁ Horário:18h30 | Local: Passeio Público Ingresso: gratuito

BATE-PAPO MUSICAL

COM DANIEL MIGLIAVACCA, CÉLIA E GILSON PERANZZETTA

Horário: 17h | Local: Conservatório de MPB de Curitiba | Ingresso: gratuito

SHOW DA BANDA PETRA Foto: divulgação

14 E 15 SETEMBRO

PROJETO MÚSICA NO PAIOL

DANIEL MIGLIAVACCA CONVIDA CÉLIA E GILSON PERANZZETTA

Horário: 21h | Local: Teatro do Paiol | Ingresso: R$20 e R$10

14 A 16 DE SETEMBRO

FELIPE CATTO MPB

Horário: 20h (6ª feira e sábado) e 19h (domingo) Local: Caixa Cultural | Ingresso: R$20 e R$10

15 DE SETEMBRO

ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA

FRANZ SCHUBERT (1797-1828) – QUARTETO EM RÉ MENOR DER TOD UND DAS MÄDCHEN (A MORTE E A DONZELA) VERSÃO PARA ORQUESTRA DE CORDAS DE GUSTAV MAHLER (1860-1911) Regência: Stefan Geiger (Alemanha) Horário:18h30 | Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: R$20e R$10

SHOW DA BANDA PETRA ROCK

Horário: 20h | Local: Curitiba Master Hall Ingresso: R$105 a R$55

PROGRAMA DE AUDITÓRIO EM HOMENAGEM A ADONIRAN BARBOSA

Horário: 16h às 18h | Local: Canal da Música Ingresso: gratuito

EMMERSON NOGUEIRA E BANDA ROCK

JON ANDERSON – A VOZ DO YES

Classificação: 16 anos | Horário: 20h | Local: Teatro Positivo | Ingresso: R$135 a R$60

Classificação: 16 anos | Horário: 20h | Local: Teatro Positivo | Ingresso: R$135 a R$60

15 E 16 DE SETEMBRO

ROCK

AVE, CRIANÇAS!

MÚSICAS INFANTIS COM Várias COMPOSIÇÕES DE ANDRÉA BERNARDINI

30

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

Horário: 16h | Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

LE PIFOLÉ

Horário: 21h | Local: Teatro Sesc da Esquina Ingresso: R$30 e R$15

DISNEY LIVE

Horário: 11h30 | Local: Conservatório de MPB de Curitiba | Ingresso: gratuito

Horário: 18h30 (6ª feira), 14h e 20h (sábado) e 11h e 18h (domingo) | Local: Teatro Positivo Grande Auditório | Ingresso: R$150 a R$15

17 E 18 DE SETEMBRO

OPERETA A VOVOZINHA

ÓPERA POPULAR – HIGHLIGHTS

TRECHOS DE “LA BOHÈME DE PUCCINI”, “LENOZZE DI FIGARO DE MOZART” E “L’AMICO FRITZ DE MASCAGNI”. RECITAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO ENCENADO E ACOMPANHADO POR PIANO. APRESENTADO PELO GRUTUN!, GRUPO DE TEATRO DA UNIBRASIL

Horário: 15h (6ª feira), 19h (domingo), 20h (sábado) | Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: R$20 a gratuito

Horário: 20h | Local: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha | Ingresso: R$10 e R$5

NOITE DE ÓPERA

Classificação: 10 anos Horário: 20h | Local: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha | Ingresso: R$10 e R$5

19 E 20 DE SETEMBRO

JUNTANDO GENTE

APRESENTAÇÃO DE 10 ARTISTAS ACOMPANHADOS POR UMA BANDA Local

DISNEY LIVE Foto: Copyright Feld Entertainment

Horário: 20h | Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

22 DE SETEMBRO

20 DE SETEMBRO

MÚSICA KIRTAN

SHOW DE LANÇAMENTO LEO FRESSATO E BANDA

Horário: 20h | Local: Teatro Universitário de Curitiba – TUC | Ingresso: gratuito

SHOW COM VALDERÍLIO FEIJÓ MPB

Horário: 20h | Local: Teatro do Paiol Ingresso: R$40 e R$20

21 DE SETEMBRO

SHOW MIRABAI CEIBA Horário: 20h | Local: Canal da Música | Ingresso: R$100 e R$50

22 E 23 DE SETEMBRO

ECTOPLASMA – O TIZIU APRESENTA SEU NOVO DISCO MPB

Horário: 20h (sábado) e 18h (domingo) | Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural Ingresso: gratuito

SHOW “ALGUÉM OLHANDO O MAR”

com o GUITARRISTA BIDO, SANDRO OVSIANY (TECLADOS E VOCAL), BIRA NATURAL (BAIXO E VOCAL), HELDER ROBACHER (VIOLÃO E VOCAL) E GERSON R. MARTINS (BATERIA)

Horário: 21h | Local: Canal da Música | Ingresso: R$15 e R$7,50

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

31


MÚSICA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | MÚSICA

Infantil

RODA DE CHORO

22 E 23 DE SETEMBRO

27 DE SETEMBRO

29 E 30 DE SETEMBRO

VOCAL BRASILEIRÃO

CAFÉ COM ARTE

LANÇAMENTO DO CD “A ROSA ARMORIAL”

Horário: 15h | Local: Sesc Água Verde | Ingresso: gratuito (café e lanche adquiridos separadamente)

Horário: 20h (sábado) e 18h (domingo) | Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural Ingresso: gratuito

Horário: 17h | Local: Conservatório de MPB de Curitiba | Ingresso: gratuito

PROJETO RADAR

30 SETEMBRO

MILK’N’BLUES

MPB

Horário: 20h (sábado) e 19h (domingo) | Local: Teatro do Paiol | Ingresso: R$20 e R$10

23 DE SETEMBRO

DOMINGO TEM CONCERTO PARA CRIANÇAS – V

“AS AVENTURAS DO PRÍNCIPE ACHMED”

Direção: Lotte Reiniger | Regência: Stefan Geiger Horário: 10h30 | Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão | Ingresso: R$10 e R$5

SESI MÚSICA COM “CUATRO VIENTOS”

Horário: 19h | Local: Teatro Sesi | Ingresso: R$30 e R$15

DOMINGO NO CÂMPUS

CORAL UNIVERSIDADE POSITIVO

CAFÉ DA TARDE COM APRESENTAÇÃO MUSICAL DE SAMBA

COM SIBA VELOSO (guitarrista)

27 A 30 DE SETEMBRO

Horário: 19h | Local: Teatro do Paiol | Ingresso: R$20 e R$10

NILZE CARVALHO

TODA 6ª FEIRA E SÁBADO

TODA 2ª FEIRA

SAMBA

Horário: 20h (6ª feira e sábado) e 19h (domingo) Local: Caixa Cultural | Ingresso: R$20 e R$10

24 A 28 DE SETEMBRO

Horário: 21h | Local: Ambiental Bar | Ingresso: R$20 e R$15

25 DE SETEMBRO

ENSAIO ABERTO DE MÚSICA DE CÂMARA BRAHMS E O SEU MELHOR: A INTEGRAL DOS QUARTETOS PARA PIANO E CORDAS

Horário: 15h | Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: gratuito

SÉRIE SOLO MÚSICA

BANDA ROCKSTEADY CITY FIRM

32

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

TODO SÁBADO

CORO DA CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA

TONY CASTER & HARD BLUESBAND

TODO DOMINGO

IMAGES SHADOWS AND DREAMS: CULTURAL TRANSFORMATIONS ROBERT NATHANIEL DETT (1882-1943), KEITH MCCUTCHEN (1964), DUKE ELLINGTON (18991974), HALL JOHNSON (1880-1970), JESTER HAIRSTON (1901-2000)

BANDA CROCODILLA

Horário: 20h | Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: R$20 e R$10

Horário: 19h (6ª feira) e 18h (sábado) | Local: Aos Democratas Pub | Ingresso: R$18 a R$8

Horário: 23h | Local: Trip Bar | Ingresso: R$15 a gratuito

Horário: 20h | Local: Teatro do Paiol | Ingresso: R$20 e R$10

BRAHMS E O SEU MELHOR: A INTEGRAL DOS QUARTETOS PARA PIANO E CORDAS WINSTON RAMALHO (VIOLINO), RONEDILK DANTAS (VIOLA), ANTONIO DEL CLARO (VIOLONCELO) E REGIANE YAMAGUCHI (PIANO)

TODA 3ª FEIRA

SAMBA, MPB E BOSSA NOVA

28 E 29 DE SETEMBRO

29 DE SETEMBRO

MÚSICA DE CÂMARA

Horário: 20h | Local: Aos Democratas Pub Ingresso: R$13 a R$8

HAPPY HOUR COM SAMBA COM A BANDA LAPEANDO

Horário: 20h30 | Local: Aos Democratas Pub Ingresso: R$15

TERÇA BRASILEIRA

26 E 27 DE SETEMBRO

SAMBA DE RODA

Horário: 23h | Local: Trip Bar | Ingresso: R$15 a gratuito

JAZZ AOS DEMOCRATAS PUB

Regência: Keith Mc Cutchen (Estados Unidos) Horário: 20h (6ª feira) e 18h30 (sábado) | Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: R$20 e R$10

COM MARCELO TEIXEIRA

COM LUCIANO CORDONI E BIG TIME ORCHESTRA

ROCK

RATNABALI (VOZ E HARMÔNIO)

Horário: 20h | Local: Caixa Cultural | Ingresso: R$10 e R$5

TODA 6ª FEIRA ROCK

Horário: 20h30 | Local: Teatro do Paiol | Ingresso: R$40 e R$20

28 DE SETEMBRO

Horário: 13h às 19h | Local: Faculdade de Artes do Paraná – FAP | Ingresso: gratuito

COM DANIEL MIGLIAVACCA (BANDOLIM) E LUCAS MELO (VIOLÃO SETE CORDAS)

MÚSICA CURITIBANA

Regência: Martinho Lutero Klemann | Horário: 11h | Local: Centro Tecnológico da Universidade Positivo | Ingresso: R$10 e R$5

VIII SIMPÓSIO DE MÚSICA DA FAP

MPB

SHOW DE LANÇAMENTO Horário: 20h | Local: Teatro Universitário de Curitiba – TUC | Ingresso: gratuito

TRIBALTECH 2012 Um dos maiores festivais de música eletrônica do Paraná chega a mais uma uma edição. Com 80 atrações confirmadas, o Tribaltech 2012 tem cinco palcos, camarotes, bungee jump, tirolesa e praça de alimentação. Dubfire, Format B, Boris Brejcha e Avalon são alguns dos destaques internacionais do evento. Horário: diversos | Local: Fazenda Heimari Ingresso: R$560 a R$110

APRESENTAÇÃO COM SAUL TRUMPET, JEFF SABBAG E CHRIS EL TARRAN

Horário: 19h | Local: Blues Velvet Curitiba Ingresso: R$7 a gratuito

TODA 4ª FEIRA

BANDA BRASILEIRAGEM SAMBA ROCK E MPB

FUTEBOL E SAMBA

Horário: 16h | Local: Aos Democratas Pub Ingresso: R$13 a R$8

MAD RATS E JULIANO RATO

CHORO E SERESTA

Horário: 23h | Local: Trip Bar Ingresso: R$15 a gratuito

CANJA DE VIOLA

ROCK E SAMBA ROCK

FUTEBOL E MPB

SAMBA E MPB COM PEDRA NA GENI E CARLÃO

Horário: 11h | Local: Feira do Largo da Ordem Ingresso: gratuito Horário: 15h | Local: Teatro Universitário de Curitiba – TUC | Ingresso: R$2

Horário: 19h | Local: Aos Democratas Pub Ingresso: R$13 a R$8

TODA 5ª FEIRA

SAMBA DE RAIZ COM CIDA

Horário: 19h | Local: Aos Democratas Pub Ingresso: R$20

BANDA MATORRALES

REGGAE, SKA E SURF MUSIC

Horário: 23h | Local: Trip Bar | Ingresso: R$15 a gratuito

SAMBA

Horário: 21h | Local: Blues Velvet Curitiba Ingresso: R$9 a gratuito

SAMBA DE RAIZ COM CIDA Foto: Rosana Erci

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

33


MÚSICA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

Infantil

aprenda e empreenda PROJETO NOSSO CANTO – CURSO DE TÉCNICA VOCAL E CANTO CORAL

Classificação: 13 a 45 anos | Data: diversos Horário: diversos | Local: Ruas da Cidadania (fundacaoculturaldecuritiba.com.br/culturanos-bairros) | Valor: gratuito

CURSO DE VIOLINO COM JOÃO LUCAS

Data: toda 2ª e 3ª feira | Horário: 18h30 às 21h30 (2ª feira) e 8h30 ao meio-dia ou 14h às 17h (3ª feira) | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$50

CORAL CURUMIM

PARA CRIANÇAS A PARTIR DE 6 ANOS E ADOLESCENTES

Data: toda 2ª e 4ª feira | Horário: 19h às 20h30 Local: Círculo Militar do Paraná | Valor: R$60

TÉCNICA VOCAL PARA CANTORES OU INICIANTES Data: toda 2ª a 6ª feira | Horário: a combinar Local: Espaço da Voz | Valor: R$80

AULAS ESPECIAIS PARA DESAFINADOS

Data: toda 2ª a 6ª feira | Horário: a combinar Local: Espaço da Voz | Valor: R$80

CURSO INTENSIVO DE TEORIA MUSICAL

CURSO DE VIOLÃO POPULAR NA MÚSICA BRASILEIRA COM CLÁUDIO FERNANDES

Data: toda 4ª feira | Horário: 9h ao meio-dia e 14h30 às 16h30 | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$50

CURSO DE VIOLÃO POPULAR COM RODRIGO VELOZO

Data: toda 5ª feira | Horário: 8h30 às 11h30 Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50

CURSO DE TéCNICA VOCAL COM ELI SILIPRANDI

Data: toda 5ª feira | Horário: 14h Local: Centro da Juventude Eucaliptos Valor: gratuito

CURSO DE VIOLÃO POPULAR COM FELIPE NADOLNY

Data: toda 6ª feira | Horário: 14h30 às 19h30 Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50

AULAS DE CANTO LÍRICO COM RIO NOVELLO

Data: a combinar | Horário: a combinar | Local: Rua Miguel Jorge Nasser, 333, Tingui Valor: R$120

PREPARATÓRIO PARA OS VESTIBULARES DA EMBAP, FAP E UFPR Data: toda 2ª a 6ª feira | Horário: a combinar Local: Espaço da Voz | Valor: R$80

Sementes de uma nova juventude... 36

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012


CINEMA o mantém. A iniciativa teve início como uma forma de manter unido um grupo de ex-alunos do curso de especialização de Comunicação e Cultura, ofertado pela UTFPR. “O foco inicial do clube de cinema era reunir amigos para não perder contato e se divertir ao assistir a filmes antigos e novos, com variedade cultural grande. Mas um professor viu a possibilidade de ser uma atividade legal para a universidade e agora estamos lá,” conta Graciele Dellalibera, integrante do clube de cinema, que divide com mais nove pessoas a responsabilidade de mantê-lo.

Por trás da tela SANEAMENTO BÁSICO Foto: divulgação

O

cinema que fala do próprio cinema. Filmes que mostram os bastidores ou a história da sétima arte estão sendo exibidos mensalmente no Terça Tem Cinema, no miniauditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). As sessões, que começam às 20h, são acompanhadas de debate com especialistas na área. É uma oportunidade de desenvolver um olhar mais aprofundado sobre os filmes “Saneamento Básico, o filme”, “Salve o Cinema” e “Cada um com seu Cinema”, que serão exibidos até o final do ano.

Surge então a ideia inusitada de usar a quantia para construir a fossa e fazer um filme sobre sua construção. A história de um monstro que vive nela, agregada ao roteiro, surgiu porque a liberação do dinheiro exigia que a história fosse de ficção. O elenco tem atores consagrados como Wagner Moura, Lázaro Ramos, Fernanda Torres e Camila Pitanga. Reunião de amigos – A maneira despretensiosa com que o projeto de exibição mensal de filmes se desenvolveu é o que

Nos quatro anos de existência do grupo, o número de participantes tem variado muito. A média é de 50 pessoas. A maioria é o público da universidade, mas também comparecem pessoas sem vínculo com a instituição. “Alguns vêm por motivos específicos. Por exemplo, no ano em que exibimos o filme ‘Kiriku e a Feiticeira’, uma professora nos contou ter ido à sessão para que com a discussão ela conseguisse ter ideias de como trabalhar o filme com uma turma de crianças”, conta Andrea Mayumi Maciel, também participante do clube. Entre as participações externas constantes

Foto: Lucilia Guimarães

Em setembro, o escolhido é “Saneamento Básico, o Filme”, comédia brasileira escrita e dirigida por Jorge Furtado. Uma pequena vila fictícia de descendentes de colonos italianos, localizada na Serra Gaúcha, precisa resolver um problema de tratamento de esgoto. Como construir uma fossa se a prefeitura diz que não há recurso destinado à obra? Porém, existe uma verba para a produção de um filme que será devolvida em breve ao governo federal, caso nenhuma produção seja rodada.

38

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

CLUBE DE CINEMA Foto: Giulian de Castro

TERÇA TEM CINEMA

EXIBIÇÃO DE SANEAMENTO BÁSICO, O FILME Data: 11 de setembro Horário: 20h Local: Miniauditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ingresso: gratuito

nas sessões está a dos alunos do Colégio Estadual do Paraná, do curso de Técnico em Produção de Áudio e Vídeo. O professor Wagner de Alcântara Aragão viu os cartazes do clube no colégio e resolveu levar os alunos. “As sessões oferecem acesso a obras do cinema que nem sempre estão no circuito comercial. Como a plateia é diversificada, o debate é rico em pontos de vista – tem desde aquele que analisa sob o aspecto estético, técnico, até aquele que se aprofunda em questões socioantropológicas”, comenta o professor. Michael é um dos alunos que está fazendo o curso e terminando o ensino médio aos 22 anos. “Tanto o curso como as sessões do clube de cinema abriram o leque de opções para minha atuação profissional. E os filmes exibidos na UTFPR têm um olhar diferente, não são comerciais. O grupo traz cinema mais criativo, curioso e gratuito”, diz Michael. Ele e mais cinco colegas de curso gravaram um curta-metragem sobre o que assistiram no clube de cinema. Uniram a essas imagens gravações de rua de meninos no sinaleiro e concluíram o filme que chamaram de “Sinal Fechado”. “Queremos formar um grupo independente para fazermos vídeos que mostrem problemas sociais”, diz Michael. Com vários planos para o futuro, o auxiliar de secretaria numa escola de inglês quer também fazer um curso de edição de imagem e fotografia e entrar numa faculdade de cinema. CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

39


CINEMA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

4 E 5 DE SETEMBRO

11 DE SETEMBRO

22 DE SETEMBRO

IV CICLE CINE CURITIBA – 2012

TERÇA TEM CINEMA

PRODUÇÃO DE FILMES À DERIVA PARA A INSTALAÇÃO “CINE PEDALA” [TRAGA CÂMERA]

A MOSTRA DE CINEMA E MOBILIDADE FAZ PARTE DO MÊS DA BICICLETA, COMEMORADO SEMPRE EM SETEMBRO, COM ATIVIDADES EM DIVERSOS LOCAIS DE CURITIBA Maridos, amantes e pisantes | Foto: divulgação

1º DE SETEMBRO

MOSTRA COMÉDIAS CONTEMPORÂNEAS

“Mr. Abrakadabra!”, de José Araripe Jr “Tepê”, de José Eduardo Belmonte “Negócio da China”, de João Vargas “Célia e Rosita”, de Gisella de Mello “Maridos, Amantes e Pisantes”, de Ângelo Delfanti “Os Filmes que eu não Fiz”, de Gilberto Scarpa “Lápide”, de Paulo Morelli Horário: 15h30 | Local: Sesc Paço da Liberdade Ingresso: gratuito

1º E 2 DE SETEMBRO

I ENCONTRO DE COLETIVOS DE CINEMA MESAS-REDONDAS E EXIBIÇÃO DE FILMES. O EVENTO BUSCA REFLETIR SOBRE A ATUAL PRODUÇÃO DE FILMES REALIZADOS COLETIVAMENTE

Dia 1º | 16h: “A Alegria”, de Felipe Bragança e Marina Meliande | 18h: “Desassossego”, de Felipe Bragança e Marina Meliande (sessão comentada com a presença da diretora Marina Meliande) 19h30: Mesa-redonda “Distribuição Alternativa”, com Silvia Cruz (Vitrine Filmes) e Frederico Machado (Lume Filmes) Dia 2 | 16h: “Desassossego”, de Felipe Bragança e Marina Meliande | 18h: “No Lugar Errado”, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes, Ricardo Pretti | 20h: “KFZ-1348”, de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso | Horário: diversos | Local: Cinemateca de Curitiba | Ingresso: gratuito

4 DE SETEMBRO

TESTE DE AUDIÊNCIA

EXIBIÇÃO DE UM FILME AINDA EM FASE DE FINALIZAÇÃO E UM BATE-PAPO ENTRE O REALIZADOR DO FILME E O PÚBLICO

Classificação: 16 anos | Horário: 20h | Local: Caixa Cultural | Ingresso: gratuito

40

“I Still Love You”, de Henrique Faria “Bicicleta, Minha Primeira Vez” (Vélo, ma première fois), de Weverson da Silva “Una Bici Cambia El Mundo” (Almansaen Bici) “A Bicicleta Voadora”, de Rasputines “Provokation”, de Rasputines “Deserto Si Sa Ket”, de Pedro Giongo “Pedalada de Los Muertos”, de Ata Hostin “Retratos do Belém – A Trajetória de um Rio Urbano”, de Constance Pinheiro “Blinded”, de Bárbara Bertoldi “Side B”, de Bárbara Bertoldi “All You Need is Salt Water”, de Bárbara Bertoldi Horário: 16h, 19h e 20h | Local: Cinemateca de Curitiba | Ingresso: gratuito

6 DE SETEMBRO

MOSTRA DE VÍDEOS SOBRE ARTE URBANA – EXPOSIÇÃO “DESLOCAMENTOS” VÍDEO “BASQUIAT” COM APOIO DE BLUES VELVET BAR Horário: 18h | Local: Bicicletaria Cultural Ingresso: gratuito

7 A 9 DE SETEMBRO

KINOFORUM 2012 Extensão do Festival Internacional de Curtasmetragens de São Paulo, o Kinoforum Curitiba 2012 busca promover o intercâmbio de experiências culturais, econômicas e políticas relacionadas à produção de curtas latinoamericanos e internacionais. Na programação curitibana do festival, debates com o curador da mostra, William Hinestrosa e o crítico de cinema Paulo Camargo, além da exibição de alguns trabalhos de destaque que já passaram por São Paulo Horário: 19h (6ª feira), e 15h e 19h (sábado e domingo) | Local: Caixa Cultural Ingresso: gratuito

10 DE SETEMBRO

LANÇAMENTO DE VIDEODOCUMENTÁRIO ARTÍSTICO

DOCUMENTÁRIO REALIZADO COMO RESULTADO DO PROJETO DESCONTROLE REMOTO Horário: 20h30 | Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

PROGRAMAÇÃO | CINEMA

Infantil

EXIBIÇÃO DE “SANEAMENTO BÁSICO”, O FILME

Horário: 20h | Local: Miniauditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná | Ingresso: gratuito

11 A 16 DE SETEMBRO

4º FESTIVAL DE CINEMA POLONÊS

EVENTO EM PARCERIA COM O CONSULADO GERAL DA REPÚBLICA DA POLÔNIA. SERÃO APRESENTADOS 7 FILMES DE VÁRIOS GÊNEROS, SELECIONADOS COM A FINALIDADE DE MOSTRAR O PERFIL DO CINEMA CONTEMPORÂNEO POLONÊS Dia 11 | 16h: “Tudo Que Amo” (Wszystko, CoKochan), de Jacek Borcuch 19h30: “A Pequena Moscou” (Mała Moskwa), de Waldemar Krzystek Dia 12 | 16h: “Essential Killing”, de Jerzy Skolimowski 19h30: “Tudo que Amo” (Wszystko, Co Kochan), de Jacek Borcuch Dia 13 | 16h: “A Rosinha” (Różyczka), de Jan Kidawa – Błoński 19h30: “Zero”, de Paweł Borowski Dia 14 | 16h: “Zero”, de Paweł Borowski 19h30: “A Rosinha” (Różyczka), de Jan Kidawa – Błoński Dia 15 | 16h: “Veneza” (Wenecja), de Jan JakubKolski 19h30: “O Moinho e a Cruz” (Młyn I Krzyż), de Lech Majewski Dia 16 | 16h: “O Moinho e a Cruz” (Młyn I Krzyż), de Lech Majewski 19h30: “Veneza” (Wenecja), de Jan Jakub Kolski Horário: 16h e 19h30 | Local: Cinemateca de Curitiba | Ingresso: gratuito

14 DE SETEMBRO

FILMCLUB GOETHE-INSTITUT

Horário: 15h às 17h | Local: Praça Santos Andrade Ingresso: gratuito

24 DE SETEMBRO

PROJETO VOLTA ÀS TELAS

EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “DIAMANTE BRUTO” DE ORLANDO SENNA Classificação: 14 anos | Horário: 16h, 18h e 20h Local: Cinemateca de Curitiba | Ingresso: gratuito

25 DE SETEMBRO

FILMCLUB

“VERÃO EM BERLIM” (SOMMER VORM BALKON)

Direção: Andreas Dresen | Horário: 19h | Local: Goethe-Institut Curitiba | Ingresso: 1kg de alimento não perecível

LANÇAMENTO DO FILME MÉDIA METRAGEM “CORAÇÃO SOLITÁRIO”

APÓS A SESSÃO, DEBATE COM O REALIZADOR DO FILME Direção: Cesar Felipe Pereira | Classificação: 16 anos | Horário: 20h | Local: Cinemateca de Curitiba | Ingresso: gratuito

ATÉ 27 DE SETEMBRO

“VOU RIFAR MEU CORAÇÃO”

DOCUMENTÁRIO QUE TRATA DO IMAGINÁRIO ROMÂNTICO, ERÓTICO E AFETIVO BRASILEIRO A PARTIR DA OBRA DOS PRINCIPAIS NOMES DA MÚSICA POPULAR ROMÂNTICA, TAMBÉM CONHECIDA COMO BREGA

Direção: Ana Rieper | Classificação: 12 anos | Horário: 18h e 20h (3ª feira a domingo) | Local: Cine Guarani – Portão Cultural | Ingresso: R$5, R$2,50 e R$1 (domingo)

EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “CAFÉ MULLER”

Direção: Peter Schäfer | Horário: 18h30 | Local: Sesc Paço da Liberdade | Ingresso: gratuito

17 DE SETEMBRO

EXibIÇÃO DO Vídeo da EXPOSIÇÃO “DESLOCAMENTOS”

EXIT THROUGH THE GIFT SHOP (BASKSY) Horário: 18h | Local: Bicicletaria Cultural Ingresso: gratuito

VOU RIFAR MEU CORAÇÃO Foto: divulgação

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

41


CINEMA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

Infantil

PROGRAMAÇÃO | CINEMA

29 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO

HOMENAGEM PARA MICHELANGELO ANTONIONI

Evento em parceria com o Consulado Geral da Itália de Curitiba. Curadoria de Silvia Pozzati, por ocasião do centenário de nascimento do cineasta Michelangelo Antonioni (1912-2007), um dos precursores do cinema moderno

SIBA NOS BALÉS DA TORMENTA Foto: divulgação

28 A 30 DE SETEMBRO

DOCUMENTÁRIO “SIBA – NOS BALÉS DA TORMENTA”

Direção: Caio Jobim e Pablo Francischelli Horário: 18h30 (6ª feira), 17h30 (sábado) e 15h (domingo) | Local: Sesc Paço da Liberdade Ingresso: R$10 e R$5

29 DE SETEMBRO

MOSTRA ADOLESCER

“Tori”, de Andréa Midori Simão e Quelany Vicente “Dez Elefantes”, de Eva Randolph “Eu e Crocodilos”, de Marcela Arantes “Espalhadas pelo Ar”, de Vera Egito “Dois Tons”, de Caetano Gottardi “Nº 27”, de Marcelo Lordello Horário: 15h30 Local: Sesc Paço da Liberdade Ingresso: gratuito

SESSÃO CINECLUBE DA CINEMATECA

DOCUMENTÁRIO “ASSIM ERA A ATLÂNTIDA” DE CARLOS MANGA

Dia 29 | 18h: abertura e exibição de um vídeo, legendado em português, com trechos dos documentários “Michelangelo Antonioni: O Olhar que Mudou o Cinema”, de Sandro Lai e “Fazer um Filme para mim é Viver”, de Enrica Antonioni 20h: “A Aventura” (L’avventura) Dia 30 | 15h: “A Noite” (La notte) 18h: “O Eclipse” (L’eclisse) 20h30: “O Deserto Vermelho” (II Deserto Rosso) Dia 1º | 16h30: “Depois Daquele Beijo”(Blow up) 20h30: “Zabriskie Point” Dia 2 | 16h30: “Identificação de uma Mulher” (Identificazionedi una donna) 20h30: “O Passageiro – Profissão Repórter” (Professione Reporter) Classificação: 14 anos Horário: diversos Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

TODO SÁBADO

PROJETO CINE OMAR

Dia 1º: “Los Angeles – Cidade Proibida”, de Curtis Hanson Dia 15: “Os Reis do Ié, Ié, Ié”, de Richard Lester Dia 22: “O Mágico de OZ”, de Victor Fleming, King Vidor e Richard Thorpe Dia 29: “A Ponte do Rio Kwai”, de David Lean Horário: 10h e 15h (sessão com bate-papo) Local: Shopping Omar Ingresso: gratuito

Classificação: 10 anos | Horário: 13h | Local: Cinemateca de Curitiba | Ingresso: gratuito

42

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

43


ARTES VISUAIS

Diálogos, documentários e exposição O

trabalho de artistas contemporâneos de destaque na cena internacional será apresentado em documentários no evento “Experiências de Museu”, que acontece no

Interferência Urbana (1983), de Didonet Thomaz

Museu da Gravura Cidade de Curitiba, entre os dias 4 de setembro e 14 de outubro. Além das exibições, haverá uma exposição e uma série de diálogos entre instituições dedicadas às artes visuais.

Oregon Pilgrimage III (1985), de Horatio Law

A Associação Cultural Videobrasil, que atua no universo da arte e no estímulo à experimentação artística, traz a Curitiba filmes que utilizam um tom autoral para enfocar artistas e obras produzidas no sul do país ou com diálogo relevante nesse circuito. Apesar de não ser um museu, o Videobrasil tem um papel singular na salvaguarda, preservação e ativação de um acervo representativo em vídeo, com cerca de três mil títulos, fruto de 30 anos de pesquisas. “O Videobrasil Coleção de Autores, que apresentamos neste evento, tem um papel múltiplo, de construção de memória e reflexão

44

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

viva e atual”, afirma Solange Farkas, diretora e curadora do Videobrasil, que vem de São Paulo para participar do evento no dia 26 de setembro, às 19h. Na mesma mesa de diálogos está Fernando Severo – cineasta e diretor do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS), que deve apresentar o que vem sendo feito nas áreas de pesquisa, catalogação e preservação. Serão abordadas também as políticas públicas para o setor museológico propostas pela Secretaria de Estado da Cultura e a inserção do MIS na comunidade. “Outro tema é a abertura do museu Litografia (1989), de Leonilson para o uso de novas mídias e também as transformações ocorridas na linguagem audiovisual e nos processos de produção imagética”, diz Severo. O debatedor será o curador e artista Felipe Prando. Charles Narloch, diretor-executivo da Fundação Cultural de Joinville e curador independente, será o debatedor do dia 5 de setembro, às 19h. Narloch é membro titular do Conselho Nacional de Política Cultural, junto ao Ministério da Cultura (2010-2012). Nesse conselho, representa o segmento das artes visuais, que possui um colegiado setorial de Artes Visuais, com 15 membros.

Durante a exposição, ele pretende relatar a experiência no colegiado e no conselho, e os avanços e desafios desse modelo, que é a base para a implantação do Sistema Nacional de Cultura. Deve abordar também como deverá funcionar o Sistema Nacional, qual o papel dos estados e municípios, os sistemas setoriais como o de museus, e o Plano Setorial de Artes Visuais. “Pretendo falar ainda um pouco sobre a importância de pactuação e atuação conjunta com a sociedade nas ações dos museus de arte”, diz o integrante do colegiado do qual também fazem parte os artistas paranaenses Denise Bandeira, Fernanda Magalhães e Newton Goto. Artista visual, pesquisador, curador, produtor e ativista cultural, Goto integra o evento ao lado de Narloch. “Nessa conversa coletiva, pensando nas instituições culturais e num paralelo com outras instituições, queremos dialogar para estabelecer políticas relacionadas a acervo e mediação cultural”, comenta. Coletivo Nervo Óptico

O Experiências de Museu termina no dia 3 de outubro, às 19h, com as participações de Luiz Gustavo Sousa de Carvalho, do Museu de Arte do Piauí, Fernando Bopré, do Museu

EXPERIÊNCIAS DE MUSEU Diálogos Data: 5 e 26 de setembro e 3 de outubro Horário: 19h | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Ingresso: gratuito EXPOSIÇÃO de OBRAS DO ACERVO DO MUSEU DA GRAVURA e INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES do evento Data: 4 de setembro a 14 de outubro Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e meio-dia às 18h (sábado e domingo) Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Ingresso: gratuito

Victor Meirelles (SC), Ana González, do Museu da Gravura Cidade de Curitiba e Rodrigo Marques, do Museu Municipal de Arte de Curitiba. O debatedor será o curador Paulo Reis. Exposição A abertura do evento é no dia 4 de setembro às 19h. A exposição é composta por obras do acervo do Museu da Gravura e por obras dos acervos de algumas das entidades participantes das mesas de debates, além de informações e documentos de museus locais. Os cartazes do Coletivo Nervo Óptico, que eram espalhados pela cidade no final dos anos 1970, vão poder ser vistos na exposição.

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

45


ARTES VISUAIS | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

ADENTROS

1º A 9 DE SETEMBRO

INSTALAÇÕES EM TECIDO E PELÚCIA Da ARTISTA BERNADETE AMORIM

SEMANA DA PÁTRIA 2012

EXPOSIÇÃO DE GRAVURAS PRODUZIDAS PELOS ALUNOS DO CJAP EM COMEMORAÇÃO A SEMANA DA PÁTRIA

Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado) Local: Casa Andrade Muricy | Ingresso: gratuito

ARTICULAÇÕES: POÉTICAS DO CORPO

Horário: 8h30 ao meio-dia e 13h30 às 18h (2ª a 6ª feira) | Local: Centro Juvenil de Artes Plásticas – CJAP | Ingresso: gratuito

ESCULTURAS EM CERÂMICA DA ARTISTA SILVIA TAGUSAGAWA

Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado Local: Casa Andrade Muricy | Ingresso: gratuito

ATÉ 2 DE SETEMBRO

A ARQUITETURA NA AMÉRICA LATINA – A CIDADE EM MOVIMENTO

EXPOSIÇÃO INTERATIVA SENNA EMOTION | Foto: Mauro Frasson

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4, R$2 e gratuito (primeiro domingo do mês)

5 E 26 DE SETEMBRO

4 DE SETEMBRO A 14 DE OUTUBRO

Dia 5: Charles Narloche. Debatedor Newton Goto Dia 26: Solange Farkas (Videobrasil) e Fernando Severo (Museu da Imagem e do Som – MIS). Debatedor Felipe Prando | Horário: 19h | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Ingresso: gratuito

TRANSAMAZÔNICA: IMAGINÁRIOS COMPARTILHADOS O que os sulistas pensam sobre a população do norte do Brasil? Em busca dessa resposta, Arthur do Carmo e Luana Navarro percorreram cerca de 900km entre João Pessoa (PB) e a Amazônia. Pode ser conferido o resultado dos estudos realizados em torno de temas como o ciclo da borracha, o desmatamento e outros fatos importantes que passaram a fazer parte da história da região. Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (2ª a 6ª feira), e meio-dia às 18h (sábado, domingo e feriado) Local: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba Ingresso: gratuito

EXPERIÊNCIAS DE MUSEU

EXPOSIÇÃO de OBRAS DO ACERVO DO MUSEU DA GRAVURA e INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES do evento

Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (2ª a 6ª feira), e meio-dia às 18h (sábado, domingo e feriado) | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Ingresso: gratuito

4 DE SETEMBRO A 17 JANEIRO DE 2013

PROGRAMAÇÃO | ARTES VISUAIS

Infantil

EXPERIÊNCIAS DE MUSEU DIálogos

ATÉ 9 DE SETEMBRO

EXPOSIÇÃO INTERATIVA SENNA EMOTION TRAJETÓRIA PESSOAL E PROFISSIONAL DO PILOTO AYRTON SENNA

Horário: 10h às 19h (4ª feira a domingo) | Local: Centro Cultural Sistema Fiep | Ingresso: gratuito

CENTENÁRIO JORGE AMADO

MOSTRA DO RESULTADO DAS OFICINAS REALIZADAS PELOS ALUNOS DO CENTRO juvenil de artes plásticas. A PROGRAMAÇÃO INCLUI A APRESENTAÇÃO DE PEÇAS TEATRAIS INSPIRADAS NA OBRA DO AUTOR Horário: 8h30 ao meio-dia e 13h30 às 18h (2ª a 6ª feira) | Local: Centro Juvenil de Artes Plásticas – CJAP | Ingresso: gratuito

VERDADEIRO E FALSO

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA DE FERNANDO FRANCIOSI Horário: 7h às 19h30 (2ª a 6ª feira) | Local: Espaço da Arte Urbana | Ingresso: gratuito

PASSATEMPO

OBJETOS DE CERÂMICA DE AMANDA GALLEGO, PATRÍCIA TRISTÃO E REGINA COSTACURTA

Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado) Local: Casa Andrade Muricy | Ingresso: gratuito

A ARQUITETURA DE LELÉ: FÁBRICA E INVENÇÃO

EXPOSIÇÃO DE PINTURAS

Horário: 14h à 20h (3ª a 6ª feira) e 11h às 18h (sábado) | Local: Subsolo Galeria de Arte Contemporânea | Ingresso: gratuito

EXPOSIÇÃO DESLOCAMENTOS COM 11 PAINÉIS DE ARTISTAS LOCAIS

COM PAULO PORQUE, MARCIEL CONRADO, SILVIO RODOLFO, ANDRE DIAS (DOSE), NEITON JUNIOR (TRI), TUCA, AMANDA SATO, FALIPE FELE (FELAS) E MAU SCHRAMM Horário: 7h30 às 19h30 (2ª a 6ª feira) | Local: Bicicletaria Cultural | Ingresso: gratuito

16 DE SETEMBRO

DÉDAZO II

INSTALAÇÃO INTERATIVA DE LETÍCIA RICABONE MURADÁS

ATÉ 10 DE SETEMBRO

VIDEODRAMA

BREVE EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO

Horário: 9h às 17h (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado e domingo) | Local: Museu Paranaense | Ingresso: gratuito

TRANSFORMAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: PÁGINAS DO TEMPO

Horário: 9h às 17h (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado e domingo) | Local: Museu Paranaense Ingresso: gratuito

ATÉ 11 DE SETEMBRO

UNIFORMES DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ

Horário: 16h | Local: Nomeio | Ingresso: gratuito

19 A 30 DE SETEMBRO EXPOSIÇÃO DE VÍDEOS DE ARTISTAS COLOMBIANOS (FERNANDO ARIAS, LA FULMINANTE, COLECTIVO ZUNGA, SANDRA RENFIGO, JULIÁN SANTANA, ELKIN CALDERÓN E OSCAR SALAMANCA) QUE TRATAM TEMAS DIVERSOS COMO A PORNOMISÉRIA, A POLÍTICA SEXUAL, O MILITARISMO E A EXCESSIVA TEORIZAÇÃO DA ARTE CONTEMPORÂNEA

Classificação: 16 anos Horário: 10h às 19h (3ª feira a domingo) | Local: Centro de Arte Digital – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

Horário: 9h às 17h (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado e domingo) | Local: Museu Paranaense | Ingresso: gratuito

12 DE SETEMBRO ATÉ 16 DE NOVEMBRO

“PINTURA PRIMITIVISTA”, DE JOSÉ MARTINS E “QUADROS EM ESCULTURAS DE RECICLÁVEIS”, DE AMANDO MARQUES GOUVêa

(IM)PERMANÊNCIAS

EXPOSIÇÃO COLETIVA

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4, R$2 e gratuito (primeiro domingo do mês)

Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado) Local: Casa Andrade Muricy | Ingresso: gratuito

ATÉ 13 DE SETEMBRO

ESCULTURAS EM METAL, ALUMÍNIO E FERRO DO ARTISTA JOSÉ ANTONIO

FABRIZIO ANDRIANI IN THE GROUND

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4, R$2 e gratuito (primeiro domingo do mês)

AMÉRICA – POP ARTE DAS CONTRADIÇÕES EXPOSIÇÃO

ATÉ 15 DE SETEMBRO

Horário: 10h às 18h (2ª a 6ª feira) | Local: Sala do Artista Popular | Ingresso: gratuito VIDEODRAMA – ACCIÓN DE REPETICIÓN Foto: divulgação

PINTURAS RECENTES

DO ARTISTA PLÁSTICO SADY RAUL PEREIRA

46

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

Horário: 10h às 20h (2ª a 6ª feira), 10h às 13h (sábado) e 10h30 às 14h (domingo) | Local: Solar do Rosário Centro de Arte e Cultura | Ingresso: gratuito

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

47


ARTES VISUAIS | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

21 DE SETEMBRO A 18 DE NOVEMBRO DE 2012

25 DE SETEMBRO

SESI ARTE CONTEMPORÂNEA

CONES

Horário: 10h às 19h (4ª feira a domingo) | Local: Centro Cultural Sistema Fiep | Ingresso: gratuito

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4, R$2 e gratuito (primeiro domingo do mês)

TRÊS EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS CONTEMPORÂNEAS

ATÉ 23 DE SETEMBRO

EXPOSIÇÃO DE EDUARDO FROTA

DIMENSIONAMENTO HUMANO PARA ESPAÇOS INTERIORES

25 DE SETEMBRO A 14 DE OUTUBRO

Horário: 9h às 20h | Local: Sesc da Esquina Ingresso: gratuito

EXPOSIÇÃO

DE ANA BELLENZIER E FABRÍCIO VAZ NUNES

RECORTES DA CIDADE

DE ANTHONY NATHAN E NETO VETTORELLO Horário: 9h às 20h | Local: Sesc da Esquina Ingresso: gratuito

EL RÍO EM MI

DE ELIANA BORGES E CÍNTIA RIBAS

Horário: 9h às 20h | Local: Sesc da Esquina Ingresso: gratuito

O QUADRADO CAI BEM EM QUALQUER UM

FOMENTO DA ARTE CONTEMPORÂNEA PARANAENSE Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4, R$2 e gratuito (primeiro domingo do mês)

27 DE SETEMBRO A 27 DE OUTUBRO

INSTANTES DE ESTUDOS

EXPOSIÇÃO DO ARTISTA SÍLVIO ROSA

Horário: 14h à 20h (3ª a 6ª feira) e 11h à 18h (sábado) | Local: Subsolo Galeria de Arte Contemporânea | Ingresso: gratuito

DE BRUNO OLIVEIRA

28 DE SETEMBRO

ETUDES 10-11

MOSTRA MENSAL DE 2 ARTISTAS DA PERFORMANCE COM CURADORIA DE TISSA VALVERDE E FERNANDO RIBEIRO

Horário: 9h às 20h | Local: Sesc da Esquina Ingresso: gratuito

DE EDUARDO CUSTÓDIO

Horário: 9h às 18h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Museu Alfredo Andersen | Ingresso: gratuito

SERES SUPRA SENSÍVEIS DE CAMILA VIEIRA

Horário: 9h às 18h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Museu Alfredo Andersen | Ingresso: gratuito

24 A 30 DE SETEMBRO

PRIMAVERA DOS MUSEUS

VISITAS MEDIADAS PELAS “EXPOSIÇÕES POTY, DE TODOS NÓS” E “MODIGLIANI, IMAGENS DE UMA VIDA” Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4, R$2 e gratuito (primeiro domingo do mês)

PROGRAMAÇÃO | ARTES VISUAIS

Infantil

P.ARTE – MOSTRA DE PERFORMANCE ART

Horário: 19h30 | Local: Bicicletaria Cultural | Ingresso: R$5

28 DE SETEMBRO A 4 DE NOVEMBRO

QUANDO NÃO MAIS

FOTOGRAFIAS DE ELIANA BORGES E CINTIA RIBAS

Horário: 9h às 18h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Museu Alfredo Andersen | Ingresso: gratuito

UNDER CONSTRUCTION

EXPOSIÇÃO DE EMERSON PERSONA

LAÇOS DE FAMÍLIA: ETNIAS DO BRASIL FOTOGRAFIAS

Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado) | Local: Casa Andrade Muricy Ingresso: gratuito

ATÉ 30 DE SETEMBRO

FOTO GRAFIA

EXPOSIÇÃO DE LUCIA BISCAIA

Horário: 18h30 às 23h (3ª a 6ª feira), meio-dia às 15h e 18h30 às 23h (sábado) | Local: Vila Rot Ingresso: gratuito

POTY, DE TODOS NÓS

ILUSTRAÇÕES, GRAVURAS, OBJETOS PESSOAIS E DA CARREIRA DO ARTISTA Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4, R$2 e gratuito (primeiro domingo do mês)

MODIGLIANI – IMAGENS DE UMA VIDA

259 OBRAS QUE MONTAM UMA LINHA DO TEMPO DA TRAJETÓRIA DE AMADEO MODIGLIANI Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4, R$2 e gratuito (primeiro domingo do mês)

ATÉ 5 DE OUTUBRO

O TEMPO, O TRAJE, A DANÇA

A HISTÓRIA DA ESCOLA DE DANÇA TEATRO GUAÍRA POR MEIO DE SEUS FIGURINOS Horário: 8h às 21h (2ª a 6ª feira) e 9h às 13h (sábado) | Local: Sesc Água Verde Ingresso: gratuito

Horário: 13h30 às 17h30 | Local: Sesc Água Verde Ingresso: gratuito

ATÉ 4 DE NOVEMBRO

2012: PROPOSIÇÕES SOBRE O FUTURO MOSTRA DO ACERVO

Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC | Ingresso: gratuito

ELEMENTARES

MOSTRA DE ANDRÉ MENDES E FERNANDO FRANCIOSI

Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC | Ingresso: gratuito

ATÉ 21 DE DEZEMBRO

O NEGRO NO PARANÁ: DO CATIVEIRO À CIDADANIA

MOSTRA DE FOTOGRAFIAS E QUADROS

Horário: 9h às 17h (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado e domingo) | Local: Museu Paranaense Ingresso: gratuito

ATÉ FEVEREIRO DE 2013

VLADIMIR KOZÀK, O OLHAR DE UM VIAJANTE FOTOGRAFIA

Horário: 9h às 17h (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado e domingo) | Local: Museu Paranaense | Ingresso: gratuito

80 FOTOGRAFIAS APRESENTAM UMA RETROSPECTIVA DO TRABALHO DO FOTÓGRAFO BRASILEIRO

28 DE SETEMBRO A 25 DE NOVEMBRO

XILOGRAVURAS DE DOROTHEA WIEDEMANN

Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado) | Local: Casa Andrade Muricy | Ingresso: gratuito

PALESTRAS E VISITAS A ESPAÇOS DE ARTE DA CIDADE

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE FLÁVIO DAMM

Horário: 9h às 20h (3ª feira e sábado) e 10h às 19h (domingo) | Local: Caixa Cultural | Ingresso: gratuito

FOTOGRAFIAS DE VILMA SLOMP

PROXIMIDADES – ARTE E MEMÓRIA

ATÉ 21 DE OUTUBRO

Horário: 9h às 18h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Museu Alfredo Andersen | Ingresso: gratuito

½ BLUE

ATÉ 31 DE OUTUBRO

ATÉ 28 DE OUTUBRO Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4, R$2 e gratuito (primeiro domingo do mês) ELEMENTARES Foto: divulgação

48

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

49


ARTES VISUAIS | PROGRAMAÇÃO ATÉ ABRIL DE 2013

EM CASA COM CHROMIEC

PINTURAS DO ARTISTA OSMAR CHROMIEC

Gratuito

UM LAR DE FAMÍLIA

MOBILIÁRIO E OBJETOS DO COTIDIANO DE UMA FAMÍLIA DE CURITIBA

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4, R$2 e gratuito (primeiro domingo do mês)

Horário: 9h às 17h (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado e domingo) | Local: Museu Paranaense Ingresso: gratuito

PERMANENTE

OBRAS DO ANTIGO MUSEU DE ARTE DO PARANÁ

MULHERES NO ACERVO MON

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4, R$2 e gratuito (primeiro domingo do mês)

PROGRAMAÇÃO | ARTES VISUAIS

Infantil

MAP: INÍCIO DO ACERVO MON

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4, R$2 e gratuito (primeiro domingo do mês)

TRAVESSIAS SUBTERRÂNEAS ARTE NOS TERMINAIS DE ÔNIBUS

Horário: diversos | Local: Terminal do Cabral, Campo Comprido e Hauer | Ingresso: gratuito

aprenda e empreenda CURSO DE CERÂMICA COM PAULO OBERIK

CURSO BÁSICO DE LITOGRAFIA

ATELIÊ LIVRE DE LITOGRAFIA

Data: toda 2ª e 4ª feira | Horário: 14h30 às 17h30 e das 18h30 às 21h30 | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Valor: R$42

Data: toda 3ª e 5ª feira | Horário: 18h30 às 21h30 Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Valor: R$42

COM JULIANA LEONOR KUDLINSKI

COM DANILO HEREK

ATELIÊ LIVRE DE XILOGRAVURA

Data: toda 2ª e 4ª feira | Horário: 9h30 ao meio-dia e das 15h às 18h | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Valor: R$42

Data: toda 3ª e 5ª feira | Horário: 19h às 21h30 Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Valor: R$42

COM ANDRÉIA LAS

Data: toda 2ª e 4ª feira | Horário: 19h às 22h | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Valor: R$42

Data: 15 de setembro | Horário: 10h Local: Bicicletaria Cultural | Valor: gratuito

OFICINA DE STOP MOTION COM MARCIO RADAELI ATAB

GRUPO DE ESTUDOS EM ARTE CONTEMPORÂNEA COM TATIANA ALVES

Data: 30 de setembro | Horário: 14h às 17h Local: Nomeio | Valor: gratuito (contato.nomeio@ gmail.com)

Data: 21, 23 e 25 de setembro | Horário: 9h às 12h30 (turma 1) ou 14h às 17h30 (turma 2) Local: Centro de Arte Digital – Portão Cultural Valor: gratuito

CURSO BÁSICO DE DESENHO DE HQ

OFICINA DE FANZINE

CURSO BÁSICO DE DESENHO EM HQ

Data: 22 de setembro | Horário: 14h às 17h | Local: Nomeio | Valor: R$20 (contato.nomeio@gmail.com)

Data: até 15 de dezembro | Horário: 14h30 às 16h30 (sábado) | Local: Gibiteca de Curitiba Valor: R$160

COM VALDECIMPLES

CURSO DE MANGÁ

COM ALAN LEDO

Data: até 14 de dezembro | Horário: 16h às 18h (6ª feira) | Local: Gibiteca de Curitiba | Valor: R$160

COM ANDRÉ CALIMAN

COM FULVIO PACHECO COM ANDRÉ CALIMAN

CURSO INTERMEDIÁRIO DE DESENHO EM HQ

OFICINA DE STENCIL

Data: até 15 de dezembro | Horário: meio-dia às 14h (sábado) | Local: Gibiteca de Curitiba Valor: R$160

Data: até 26 de novembro | Horário: 14h às 16h (sábado) | Local: Gibiteca de Curitiba | Valor: R$160 Data: 29 de setembro | Horário: 14h às 17h | Local: Nomeio | Valor: R$30 (contato.nomeio@gmail.com)

PINTURA, DESENHO, ESCULTURA, PAPEL MACHÊ, ILUSTRAÇÃO, GRAVURA E PREPARATÓRIO PARA VESTIBULAR

Data: a combinar | Horário: 8h45 ao meio-dia e 13h45 às 17h30 (2ª a 6ª feira), e 9h ao meio-dia e 14h às 16h (sábado) | Local: Escola de Arte Atelier Pégasus | Valor: R$200 a R$90

50

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

COM ANDRÉ CALIMAN

CURSO AVANÇADO DE DESENHO EM HQ COM ANDRÉ CALIMAN

Data: até 15 de dezembro | Horário: 17h às 19h (sábado) | Local: Gibiteca de Curitiba | Valor: R$160

CURSO DE GRAVURA

COM FELIPE PACHECO DOS SANTOS

Data: toda 2ª feira | Horário: 9h às 11h e 13h30 às 15h30 | Local: Centro da Juventude Eucaliptos Valor: gratuito

COM JULIANA LEONOR KUDLINSKI

CURSO BÁSICO DE GRAVURA EM METAL

COM ANDRÉIA LAS

CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA

COM ADRIANE MULLER

Data: toda 2ª e 4ª feira | Horário: 8h30 às 11h30 e 14h Classificação: 6 anos | Data: toda 3ª feira às 17h | Local: Centro de Criatividade de Curitiba Horário: 9h ao meio-dia e 14h30 às 17h30 | Local: Valor: R$70 Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$50

ATELIÊ LIVRE DE GRAVURA EM METAL

aprenda e empreenda

OFICINA DE MODELAGEM INFANTIL

COM ANDRÉIA LAS

PROCESSOS LITOGRÁFICOS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS COM MARIA LUCIA DE JULIO

COM ANDRÉIA LAS

Classificação: 18 anos | Data: toda 3ª e 5ª feira Horário: 14h às 18h | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Valor: R$42

E DECORATIVOS, TÉCNICAS DE PINTURA

CURSO DE ENTALHE

ATELIÊ AVANÇADO DE GRAVURA EM METAL

Data: toda 2ª e 4ª feira | Horário: 9h30 ao meio-dia NÚCLEO DE BURIL Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Valor: R$42 COM DENISE ROMAN Data: toda 3ª e 5ª feira | Horário: 14h30 às 17h30 ATELIÊ LIVRE DE XILOGRAVURA Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba COM NELSON EDI HOHMANN Valor: R$42 Data: toda 2ª e 5ª feira ou 3ª e 6ª feira | Horário: 9h30 ao meio-dia e 14h30 às 17h | Local: Museu da SERIGRAFIA Gravura Cidade de Curitiba | Valor: R$42 COM CYNTIA WERNER Data: toda 3ª e 5ª feira | Horário: 19h às 22h | Local: ATELIÊ LIVRE DE LITOGRAFIA Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Valor: R$80 COM DENISE ROMAN Data: toda 2ª a 6ª feira | Horário: 9h30 às 11h30 | Local: DESENHO ARTÍSTICO Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Valor: R$42 OFICINA INTRODUTÓRIA COM GUSTAVO DIAZ Data: toda 3ª e 5ª feira | Horário: 14h30 às 16h30 OFICINAS DA BIBLIOTECA (3ª feira) e 18h às 20h (5ª feira) | Local: Museu da PÚBLICA DO PARANÁ Gravura Cidade de Curitiba | Ingresso: R$42 Dia 1º a 11: Pintura a dedo | Dia 13 a 18: Oficina de reciclagem | Dia 20 a 25: Recorte e colagem | Dia 27 CURSO DE ENCADERNAÇÃO a 31: Jogo da velha | Horário: 11h30 às 15h30 (2ª a COM THAIS SANCHOTENE 6ª feira) e 11h30 (sábado) | Local: Biblioteca Pública do Classificação: 15 anos | Data: toda 3ª, 5ª feira e Paraná | Valor: gratuito sábado | Horário: 19h às 21h (3ª a 5ª feira) e 9h30 às 11h30 (sábado) | Local: Centro de Criatividade de CURSO DE CERÂMICA, TORNO DE OLEIRO, ESCULTURA, MODELAGEM DE UTILITÁRIOS Curitiba | Valor: R$90 Data: toda 2ª feira a sábado | Horário: diversos Local: Atelier Recanto do Barro | Valor: R$170 (material incluso)

COM FRANCISCO AGNER

Data: toda 3ª, 5ª feira e sábado | Horário: 9h às 11h, 14h30 às 16h30 e 18h30 às 20h30 (3ª e 5ª feira), e 9h ao meio-dia (sábado) | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$70 e R$55

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

51


ARTES VISUAIS | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

Infantil

aprenda e empreenda ATELIÊ LIVRE DE GRAVURA EM METAL

OFICINA DE ARTES

Data: toda 3ª, 5ª feira e sábado | Horário: 19h às 22h e 14h30 às 17h30 | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Valor: R$42

Classificação: 6 a 12 anos | Data: toda 5ª feira Horário: 14h às 16h | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$50

COM JOSÉ ROBERTO DA SILVA

COM RAPHAEL TELES

CURSO DE MOSAICO

OFICINA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Data: toda 3ª, 5ª feira e sábado | Horário: 14h às 17h e 18h às 21h (3ª e 5ª feira), e 9h ao meio-dia (sábado) | Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$115 e R$78

Classificação: 12 anos | Data: toda 5ª feira Horário: 16h às 18h | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$50

COM PATRICIA ONO

ATELIER DE ESCULTURA COM ELVO BENITO DAMO

Classificação: 18 anos | Data: toda 3ª a 6ª feira Horário: 8h30 ao meio-dia ou 14h às 17h | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$50

CURSO DE MARCHETARIA COM ROGÉRIO GANDIN

Classificação: 15 anos | Data: toda 3ª e 5ª feira Horário: 9h ao meio-dia, 16h às 18h, 18h30 às 20h30 | Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$70 e R$35

SERIGRAFIA SOBRE PAPEL COM NELSON EDI HOHMANN

Data: toda 3ª e 6ª feira, e 2ª e 5ª feira | Horário: 9h30 ao meio-dia (3ª e 6ª feira) e 14h30 às 17h (3ª e 6ª feira) | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Valor: R$42

CURSO DE DESENHO ARTÍSTICO COM IVANE CARNEIRO

Classificação: 14 anos | Data: toda 3ª feira ou sábado | Horário: 18h30 às 20h30 ou 10h ao meiodia | Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50

CURSO DE PINTURA EM TELA COM ROSANGELA GRAFETTI

Data: toda 4ª feira | Horário: 9h30 às 11h30, 14h às 16h, 16h30 às 18h30 e 19h às 21h | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$50

CURSO DE MARCHETARIA COM SILVIO CACÉRES

Data: toda 4ª e 6ª feira | Horário: 14h30 | Local: Centro da Juventude Eucaliptos | Valor: gratuito

OFICINA DE ARTES

COM ROSANGELA GRAFETTI

Classificação: 6 a 12 anos | Data: toda 5ª feira Horário: 9h30 às 11h30 | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$50

52

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

COM RAPHAEL TELES

DESENHO DA FIGURA HUMANA

OFICINA INTRODUTÓRIA COM GUSTAVO DIAZ

Data: toda 6ª feira e sábado | Horário: 14h30 às 17h (6ª feira) e 14h30 às 17h (sábado) | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Ingresso: R$42

CURSO DE PAPEL ARTESANAL COM ADRIANE MÜLLER

Classificação: 15 anos | Data: toda 6ª feira Horário: 9h ao meio-dia, 14h às 17h e 18h às 21h Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$70

DESENHO DA FIGURA HUMANA AVANÇADO COM GUSTAVO DIAZ

Data: todo sábado | Horário: 18h às 21h | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Ingresso: R$42

ILUSTRAÇÃO CRIATIVA

COM MARCELO MARQUES LOPES

Data: todo sábado | Horário: 14h às 17h Local: Solar do Rosário Centro de Arte e Cultura Valor: R$210 e R$30 (inscrição)

CURSO DE TECELAGEM INICIANTE COM ALICE KOTINDA

Data: todo sábado | Horário: 9h ao meio-dia | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$55

HISTÓRIA EM QUADRINHOS COM RODRIGO BELATO

Classificação: 8 a 13 anos | Data: todo sábado Horário: 10h ao meio-dia | Local: Biblioteca Pública do Paraná | Valor: gratuito


PATRIMÔNIO CULTURAL

Refletindo sobre a função dos museus P

egar na enxada, trabalhar no computador, passar roupa.

Que não existe trabalho mais ou menos importante na escala de funções sociais é discussão que se começou a fazer com mais frequência depois do surgimento de “O Capital”, de Karl Marx, em 1867. Mas, como esse pensamento foi sendo incorporado à sociedade? Qual a frequência e os contextos em que aparecem as palavras “respeito” e “valorização” a qualquer que seja a atividade? Reflexões como essas podem surgir durante uma visita à exposição “O Mundo do Trabalho”, que será aberta no dia 23 de setembro e está inserida na programação da Semana do Museu Paranaense, que comemora seus 136 anos. “Fotos, indumentárias, ferramentas, utensílios domésticos compõem ambientes e proporcionam indagações, por exemplo, sobre a invisibilidade do

trabalho feminino, o trabalho escravo, o intelectual, braçal, trabalho infantil e por aí vai”, afirma Renato Carneiro, diretor do Museu Paranaense. “Essa reflexão é atribuição dos museus”, completa Carneiro, ao se referir também à programação dos dias 25, 26 e 27 de setembro. Das 14h às 17h, ocorrem três mesas-redondas com o tema “A Função Social dos Museus”, em homenagem aos 40 anos da Declaração da Mesa-Redonda de Santiago do Chile. A partir dela o museu passa a ser entendido como instituição com atividades que vão além da coleta e conservação de objetos; começa a ser visto como agente de desenvolvimento comunitário, exercendo um papel decisivo na educação da comunidade. A Semana do Museu Paranaense também tem a apresentação da Big Belas Band, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), às 11h do dia 23. Nesse dia haverá visitas guiadas, das 12h às 15h, com personagens vestindo roupas de época. Durante toda a semana serão oferecidas visitas guiadas às exposições, sempre das 11h30 às 13h30, para atender ao público que almoça pelo centro. A programação também integra a Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus.

BIG BELAS BAND Foto: divulgação

A localização O Museu Paranaense, que faz aniversário no dia 25 de setembro, fica na Praça João Cândido. Ponto de passagem dos carroções que vinham de Santa Felicidade em direção ao Largo da Ordem, endereço do Belvedere, local que abrigou a primeira rádio do Paraná, e também das Ruínas de São Francisco, onde, diz a lenda, há um tesouro enterrado pelo Pirata Zulmiro. Era também onde se enforcavam os criminosos condenados à morte, até o século XVIII. Ao redor da praça estão localizados a Sociedade Beneficente Protetora dos Operários, uma das mais tradicionais entidades de Curitiba, a Sociedade Giuseppe Garibaldi e o Palácio São Francisco, sede atual do Museu Paranaense. O acervo Entre os 400 mil itens que compõem o acervo estão objetos raros. São artefatos indígenas, moedas, pedras, insetos, pássaros e borboletas. O acervo também tem uma grande quantidade de documentos, telas, objetos, fotos, livros e uma coleção de moedas, cédulas e medalhas doadas pelo antigo Banco do Estado do Paraná.

MUSEU PARANAENSE Foto: Kraw Penas

54

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

O espaço abriga ainda o acervo adquirido do extinto Museu Coronel David Carneiro, com mais de cinco mil itens, entre peças de mobiliário, obras de arte, livros, documentos, numismática, ferramentas, utensílios, porcelanas, indumentária e armaria, que ajudam a contar a história dos conflitos militares ocorridos no estado.

136 ANOS DO MUSEU PARANAENSE Apresentação da Big Belas Band Abertura da exposição O Mundo do Trabalho Visitas guiadas com funcionários caracterizados com roupas de época Data: 23 de setembro Horário: 11h Local: Museu Paranaense Ingresso: gratuito

Mesa-redonda “A Função Social dos Museus” Data: 25, 26 e 27 de setembro Horário: 14h às 17h Local: Museu Paranaense Ingresso: gratuito

Além das exposições rotativas e dos cursos e palestras que realiza, o Museu também apresenta mostras de longa duração, como a do acervo de Vladimir Kozàk, naturalista tcheco que viveu em Curitiba entre 1928 e 1979. A exposição é composta por pinturas, desenhos, aquarelas, fotografias, filmes e documentos que retratam os índios do Paraná e do Brasil, e pelos objetos de uso pessoal do artista. No pavilhão da História do Paraná, uma linha do tempo, com os acontecimentos que vão da pré-história até o início do século 20, mostra a integração dos imigrantes ao nosso estado. CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

55


PATRIMÔNIO CULTURAL | PROGRAMAÇÃO

COMO SÃO INSTIGANTES AS PESSOAS QUE CONHECEMOS POUCO | Foto: divulgação

9 DE SETEMBRO

CELEBRAÇÃO EM HOMENAGEM A NOSSA SENHORA DE CZESTOCHOWA

COM APRESENTAÇÕES DE GRUPOS FOLCLÓRICOS Horário: meio-dia | Local: Memorial de Imigração Polonesa | Ingresso: gratuito

11 A 20 DE SETEMBRO

EXPOSIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO PARA DESIGN DO PARANÁ “PRÊMIO BOM DESIGN 2012” Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (3ª a 6ª), e 9h às 14h (sábado, domingo e feriado) Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: gratuito

ATÉ 16 DE SETEMBRO

COMO SÃO INSTIGANTES AS PESSOAS QUE CONHECEMOS POUCO TELAS DO ARTISTA HÉLIO LEITES

Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (3ª a 6ª), e 9h às 15h (sábado, domingo e feriado) Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: gratuito

ATÉ 22 DE SETEMBRO

ARTE PARANAENSE NO ACERVO

OBRAS DO ACERVO DO MUMA ATÉ OS ANOS 1980 (ALFREDO ANDERSEN, GUIDO VIARO, THEODORO DE BONA, MIGUEL BAKUN, FERNANDO VELLOSO, DOMICIO PEDROSO, SUZANA LOBO, LEONOR BOTERI, FREYESLEBEN, GUILMAR SILVA, HELENA WONG, ELVO BENITO DAMO) Horário: 10h às 19h (3ª feira a domingo) | Local: MuMA – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

ARTE PARANAENSE NO ACERVO

OBRAS DO ACERVO DO MUMA APÓS OS ANOS 1980 (GERALDO LEÃO, ROSSANA GUIMARÃES, DENISE BANDEIRA, MOHAMED, ELIANE PROLIK, LEILA PUGNALONI, CLEVERSON SALVARO, NEWTON GOTO, FABIO NORONHA)

Horário: 10h às 19h (3ª feira a domingo) | Local: MuMA – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

56

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | PATRIMÔNIO CULTURAL

Infantil

26 A 28 DE SETEMBRO

25, 26 e 27 de setembro

II SEMINÁRIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

Mesa-redonda “A Função Social dos Museus”

FOTOGRAFIAS, MOBILIÁRIO, ENXOVAL, CUTELARIA, IMAGINÁRIA, OBJETOS DE USO PESSOAL DOS IMIGRANTES POLONESES

ATÉ 1º DE NOVEMBRO

140 ANOS DA IMIGRAÇAO POLONESA NO BRASIL – VULTOS E SUAS BIOGRAFIAS

O Seminário reúne trabalhos contemplados pelo Fundo Municipal da Cultura, como livros e documentários. Neste ano, a programação conta, ainda, com palestras gratuitas, diariamente. Inscrições até 21 de setembro: seminariodepatrimonio@fcc.curitiba.pr.gov.br. Dia 26 14h: Palestra “O Inventário como Instrumento de Proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro” com Marcos Paulo de Souza Miranda e Maria da Graça Santos Rodrigues | 15h: Palestra “A Estrada do Assungui” Gabriel Gallarza Rossi | 16h10: Palestra “Retratos do Belém: a trajetória de um rio urbano” com Gabriel Gallarza Rossi | Lançamento do livro “Estudos de Direito do Patrimônio Cultural”, de Marcos Paulo de Souza Miranda | Lançamento de livro Dia 27 14h: Palestra “Antropologia do Espaço: arquitetura, urbanismo e preservação histórica” com José Reginaldo Gonçalves e José Carlos Fernandes 15h: Palestra “Nossa Senhora da Luz dos Pinhais: padroeira e testemunha da fundação e do desenvolvimento de Curitiba” com Renata Simone Domit | 15h50: Palestra “Arruda, reza e agulha: o caminho da cura pelas benzedeiras tradicionais de Curitiba” com Victor Augustus Silva | 16h20: Palestra “Garibaldis e Sacis: uma iniciação à alegria” com Julia Basso Driessen | 16h50: Palestra “Costura Secreta” com Luciane Falcon Anselmi | 18h: Lançamento de livro do edital do Fundo Municipal de Cultura Dia 28 14h: Palestra “Alimentação, entre o gosto dos sabores e os significados simbólicos” com Henrique Carneiro e Carlos Roberto Antunes dos Santos | 15h: Palestra “Diz-me o que comes e te direi quem és: alemães, comida e identidade” com Juliana Cristina Reinhardt 16h10: Palestra “Bar Palácio: uma história de comida e sociabilidade em Curitiba” com Mariana Corção 18h: Entrega dos certificados | Lançamento dos livros do edital do Fundo Municipal de Cultura Horário: diversos | Local: Memorial de Curitiba Ingresso: gratuito

23 de setembro

136 ANOS DO MUSEU PARANAENSE

Apresentação da Big Belas Band. Abertura da exposição O Mundo do Trabalho. Visitas guiadas com funcionários caracterizados com roupas de época Horário: 11h | Local: Museu Paranaense Ingresso: gratuito

Horário: 14h às 17h | Local: Museu Paranaense Ingresso: gratuito

JOÃO BAPTISTA GROFF – CAÇADOR DE IMAGENS

44 FOTOGRAFIAS DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA MOSTRAM CURITIBA NAS DÉCADAS DE 1920 E 1930 Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 14h (sábado, domingo e feriado) Local: Casa Romário Martins | Ingresso: gratuito

TODA 3ª A 6ª FEIRA

VISITA MONITORADA AO CENTRO HISTÓRICO E MEMORIAL DE CURITIBA

Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (3ª a 6ª feira), e 9h às 15h (sábado, domingo e feriado) Local: Largo da Ordem e Memorial de Curitiba Ingresso: gratuito (agendamento: 41 3321-3328)

VISITA MONITORADA AO SOLAR DO BARÃO Horário: 9h ao meio-dia e 13 às 18h (2ª a 6ª feira), e meio-dia às 18h (sábado, domingo e feriado) Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba e Museu da Fotografia Cidade de Curitiba Ingresso: gratuito (agendamento: 41 3321-3275)

TODA 3ª FEIRA A SÁBADO

VISITA MONITORADA AO PORTÃO CULTURAL Horário: 10h às 19h | Local: Portão Cultural Ingresso: gratuito (agendamento: 41 3229-4436)

PERMANENTE

COLEÇÃO CÉLIA E POTY LAZZAROTTO

ACERVO FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA: PICASSO, GUIGNARD, PORTINARI, DI CAVALCANTI, PANCETTI, GOELDI, DJANIRA, CARIBÉ, ALDEMIR MARTINS E INIMÁ DE PAULA Horário: 10h às 19h (3ª feira a domingo) Local: MuMA – Portão Cultural Ingresso: gratuito

ÍCONES, PÊSSANKAS E RUSHNEK

Horário: 8h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Memorial da Imigração Polonesa | Ingresso: gratuito

Horário: 8h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Memorial da Imigração Polonesa | Ingresso: gratuito

FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS POLONESES

Horário: 8h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Memorial da Imigração Polonesa | Ingresso: gratuito

VISITA DO PAPA JOÃO PAULO II A CURITIBA

FOTOGRAFIAS DO PAPA JOÃO PAULO II. ACERVO DO VATICANO E JASNAGORA CZESTOCHOWA WADOWICE Horário: 8h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Memorial da Imigração Polonesa | Ingresso: gratuito

ALTARES DA ANTIGA MATRIZ DE CURITIBA

Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (3ª a 6ª feira), e 9h às 15h (sábado, domingo e feriado) Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: gratuito

CURITIBA HISTÓRICA – A CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE

PINTURAS, MAPAS, FOTOS, DESENHOS, RELATOS DE VIAJANTES, TEXTOS LITERÁRIOS, DOCUMENTOS, FILMES E ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS

Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (3ª a 6ª), e 9h às 15h (sábado, domingo e feriado) Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: gratuito

ACERVO DA COORDENAÇÃO DE DANÇA DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA DE 2006 A 2010 FOTOGRAFIAS

Horário: 9h ao meio-dia e 14h às 18h (2ª a 6ª feira) Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento | Ingresso: gratuito

IMAGINÁRIA, PARAMENTOS, OBJETOS DE CULTO E MOBILIÁRIO

PERTENCES DA MITRA DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (3ª a 6ª feira), e 9h às 14h (sábado, domingo e feriado) Local: Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba – MASAC | Ingresso: gratuito

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) Local: Memorial Ucraniano| Ingresso: gratuito

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

57


REGIONAIS Lefigarroo sobe ao palco. A última atração do dia, e uma das mais esperadas, é o cantor de reconhecimento internacional Renato Borghetti, mais conhecido como Borghettinho. O acordeonista, que fecha o penúltimo dia da Festa da Luz, é um dos grandes nomes da música instrumental brasileira.

Uma festa

Procissão Luminosa Foto: divulgação

para iluminar o centro da cidade

E

m sua 4ª edição, a Festa da Luz já é referência turística no feriado de 7 de setembro, não só pelas missas e solenidades em homenagem a Nossa Senhora, mas pela extensa programação cultural. Nessa edição, grandes nomes da música como Renato Borghetti participam do evento que acontece de 6 a 9 de setembro. Missas, shows de fogos de artifício, barraquinhas com comidas e artesanato fazem parte da festa para homenagear a padroeira da cidade de Curitiba, Nossa Senhora da Luz, em seu dia, 8 de setembro. A abertura das festividades será no dia 6, às 19h, com um ato solene em frente à Catedral Basílica de Curitiba, reinaugurando a igreja que estava fechada para restauração desde janeiro de 2011. A Catedral passou por um restauro minucioso das pinturas originais, além da reforma da parte elétrica e hidráulica. Logo em

58

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

seguida, haverá um show de fogos de artifícios na Praça Tiradentes e o show com o Padre Reginaldo Manzotti.

Domingo (9) é o último dia e começa com a Santa Missa na Intenção das Famílias e Bênção Especial às Famílias, celebrada a partir das 9h. Às 15h30, o Grupo Musical Siricutico vai entreter os pequenos com canções divertidas, que misturam literatura, música e brincadeiras, além de cantigas populares. No final da tarde, a banda curitibana Big Time Orchestra encerra com chave de ouro o feriado, tocando versões de músicas de sucesso de artistas internacionais como Ray Charles, Creedence Clearwater Revival, Rolling Stones, Elvis

FESTA DA LUZ Data: 6 a 9 de setembro Horário: diversos Local: Largo da Ordem Ingresso: gratuito

Presley e de grandes nomes da música brasileira como Jorge Bem Jor, Tim Maia, Raul Seixas, entre outros. Os organizadores da Festa da Luz acreditam que 20 mil pessoas devem passar pelo Largo durante o feriado prolongado. Uma forma de levar o curitibano a se apropiar do centro da cidade e aproveitar o que a região tem de melhor.

Durante os dias de festa, grupos de dança folclórica e de outros estilos também vão animar o público. Na sexta-feira (7) a diversão fica por conta dos grupos musicais que estarão desde às 15h50 no palco. A última atração do dia, o cantor Dunga, entra no palco às 21h. No sábado (9) acontece outro grande evento: a Procissão Luminosa. Os fieis carregando velas acesas, saem às 17h da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, que fica em frente ao terminal do Guadalupe no centro da cidade. O grupo segue em direção à Catedral Basílica de Curitiba. Quem quiser participar da procissão pode adquirir as velas em todas as paróquias da Arquidiocese. Com muita diversão e animação, às 19h, a banda

Feirinha (1ª edição) Foto: divulgação

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

59


REGIONAIS | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

REGIONAL CIC

REGIONAL BOA VISTA

1º DE SETEMBRO

13 DE SETEMBRO

MÚSICA CANTO LÍRICO “DENISE SARTORI & JAIME ZENAMON”

DANIEL MIGLIAVACA CONVIDA Célia e gilson peranzetta

REGIONAL SANTA FELICIDADE

Horário: 20h | Local: Teatro Cleon Jacques Ingresso: gratuito para alunos do curso de violão da Regional

6 DE SETEMBRO

REGIONAL PORTÃO

Horário: 14h | Local: Teatro Peça Por Peça Ingresso: gratuito

RODA DE CAPOEIRA

Horário: 14h | Local: CRAS Butiatuvinha Ingresso: gratuito REGIONAL PINHEIRINHO

PESSOALMENTE FERNANDO MONÓLOGO

Horário: 9h50 e 10h50 | Local: Colégio Estadual João Mazarotto | Ingresso: gratuito REGIONAL MATRIZ

6 A 9 DE SETEMBRO

4ª FESTA DA LUZ

COMEMORAÇÃO EM HOMENAGEM À PADROEIRA DA CIDADE E DA ARQUIDIOCESE, NOSSA SENHORA DA LUZ DOS PINHAIS, COM PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA E CULTURAL, ALÉM DE UMA FEIRA GASTRONÔMICA E ARTESANAL Horário: 19h às 22h30 (5ª feira), 15h às 22h30 (6ª feira), 14h às 22h (sábado) e 10h às 18h30 (domingo) Local: Largo da Ordem | Ingresso: gratuito

PROGRAMAÇÃO | REGIONAIS

Infantil

MPB

15 DE SETEMBRO

PROJETO MIXANDO COM DJ HEVERTON RIBEIRO A Mix FM Curitiba, em parceria com a Yellow DJ Academy e a Fundação Cultural de Curitiba, vai levar para os bairros da cidade muita música. O projeto, que já circula pelas regionais desde agosto, terá como atração principal em setembro o DJ Heverton Ribeiro, que se apresenta gratuitamente na Escola Municipal Papa João XXIII. Além do show, o público terá a oportunidade de entender como funciona a profissão de um DJ profissional, além de concorrer a uma bolsa de estudos integral para um dos cursos oferecidos pela Yellow DJ Academy Classificação: 15 anos | Horário: 14h30 Local: Escola Municipal Papa João XXIII Ingresso: gratuito REGIONAL CAJURU

16 DE SETEMBRO

DESFILE CÍVICO

COM ALUNOS DO CURSO DE TEATRO DO NÚCLEO DA FUNDAÇÃO CULTURAL, DE ESCOLAS MUNICIPAIS, GUARDA MUNICIPAL E GRUPOS OFICIAIS, EM COMEMORAÇÃO À SEMANA DA PÁTRIA Horário: 9h | Local: Rua Antônio Meirelles Sobrinho | Ingresso: gratuito

REGIONAL BOQUEIRÃO

25 DE SETEMBRO

ESPETÁCULO “UM MUNDO PARA TODO MUNDO” TEATRO

Direção: Leandro Borgonha da Silva | Horário: 10h30 e 14h30 | Local: Escola Municipal Rolândia Ingresso: gratuito REGIONAL BAIRRO NOVO

27 DE SETEMBRO

PROJETO CINEMA NOS BAIRROS EXIBIÇÃO DO FILME “O GRILO FELIZ”

Direção: Walbercy Ribas | Classificação: 6 a 10 anos | Horário: 15h | Local: Escola Municipal Miracy Rodrigues de Araújo | Ingresso: gratuito

aprenda e empreenda REGIONAL BAIRRO NOVO

REGIONAL BOQUEIRÃO

OFICINA PROJETO “NOSSO CANTO”

CURSO DE BATERIA

Classificação: 13 a 45 anos | Data: 4, 11, 18 e 25 de setembro | Horário: 19h | Local: Rua da Cidadania do Bairro Novo | Valor: gratuito REGIONAL CIC

OFICINA PROJETO “NOSSO CANTO”

Classificação: 13 a 45 anos | Data: 6, 13, 20 e 27 de setembro | Horário: 19h | Local: Portão Cultural | Valor: gratuito REGIONAL PORTÃO

CURSO DE TECLADO

Data: toda 5ª e 6ª feira | Horário: 14h às 19h e 20h (5ª feira) | Local: Rua da Cidadania do Boqueirão | Valor: R$42 REGIONAL BOA VISTA

CURSO DE VIOLÃO POPULAR COM MARCO FILGUEIRAS

Data: toda 5ª feira | Horário: 14h às 18h Local: Sede da Associação de Moradores do Conjunto Cassiopéia | Valor: R$42 REGIONAL MATRIZ

REGIONAL SANTA FELICIDADE

Classificação: 7 anos | Data: toda 6ª feira Horário: 9h às 11h30, 13h às 18h Local: Rua da Cidadania da Matriz Valor: R$42

CURSO DE DESENHO ARTÍSTICO

Classificação: 12 anos | Data: 4ª feira Horário: 9h ao meio-dia e 14h às 16h Local: Rua da Cidadania de Santa Felicidade Valor: R$42

CURSO DE ACORDEON COM MAURICIO SARTORI

Data: toda 3ª feira e sábado | Horário: 18h às 20h (3ª feira) e 13h às 14h (sábado) | Local: Rua da Cidadania do Pinheirinho | Valor: R$42 CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

COM ANDERSON OURO PETRO

Data: toda 2ª feira | Horário: 9h às 11h, 14h30 às 18h | Local: Rua da Cidadania do Fazendinha | Valor: R$42

REGIONAL PINHEIRINHO

60

O GRILO FELIZ Foto: divulgação

CURSO DE VIOLINO

COM RODRIGO FERREIRA PORTELLA

REGIONAL CAJURU

CURSO DE TEATRO

COM STAEL FRAGA DE BATISTA

Data: toda 6ª feira | Horário: 15h Local: Núcleo Regional Cajuru Valor: gratuito

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

61


OUTRAS ÁREAS

Gratuito

OUTRAS ÁREAS

Infantil

1º DE SETEMBRO

10 DE SETEMBRO

15 DE SETEMBRO

CURITIBA AFRO

TSC – TÁTICA DE SOBREVIVÊNCIA EM CRUZAMENTOS

PEDALADA CULTURAL – VISITAS COM ENFOQUE CULTURAL E ARQUITETÔNICO NO CENTRO DE CURITIBA

21 DE SETEMBRO

ORIENTAÇÃO A PROJETOS DE COMPUTAÇÃO POÉTICA

ARRANCADA CROSS DRESS

Horário: 15h às 17h | Local: Bicicletaria Cultural Ingresso: gratuito

Horário: 23h | Local: Prefeitura Municipal de Curitiba | Ingresso: gratuito

Horário: 16h às 18h | Local: Universidade Federal do Paraná – Santos Andrade | Ingresso: gratuito

4 DE SETEMBRO

CONSTRUÇÃO DE VEÍCULOS FANTÁSTICOS PROTÓTIPOS E MAQUETES POSSÍVEIS VEÍCULOS Horário: 14h | Local: Bicicletaria Cultural Ingresso: R$5

5 DE SETEMBRO

CONVERSA E VIDEO SOBRE LE PARKOUR COM ULISSES MALANSKI

Horário: 19h | Local: Bicicletaria Cultural Ingresso: gratuito

7 DE SETEMBRO

CICLOTURISMO AO MORRO DO ANHANGAVA – PASSEIO PELAS NASCENTES Horário: 7h | Local: Praça das Nações Ingresso: gratuito

8 DE SETEMBRO

BICICLETADA DAS CRIANÇAS E “A CAIXINHA DE SAPATOS”

PASSEIO CICLÍSTICO COM AS CRIANÇAS E UMA INVESTIGAÇÃO CRIATIVA Horário: 9h30 | Local: Bosque do Papa Ingresso: gratuito

8, 22 e 29 DE SETEMBRO

BIKE CURITIBA APRESENTA: “PEDAL APRENDIR – APRENDA A PEDALAR” Horário: 14h30 | Local: Praça da Espanha Ingresso: gratuito

ORIENTAÇÃO A PROJETOS DE COMPUTAÇÃO POÉTICA COM GLERM SOARES

Horário: 15h às 17h | Local: Bicicletaria Cultural Ingresso: gratuito

9 DE SETEMBRO

MURAL TRANSPORTE CURITIBABOSTON/EUA

Horário: 14h30 | Local: Bicicletaria Cultural Ingresso: gratuito

COM LAURO BORGES

Horário: 14h | Local: Bicicletaria Cultural Ingresso: gratuito

11 DE SETEMBRO

BICICLETARIA CULTURAL: UM SÍTIO PEDAGÓGICO SOBRE MOBILIDADE URBANA VISITAS PEDAGÓGICAS PRÉ-AGENDADAS COM OFICINAS, VIDEOS E BATE-PAPOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Horário: 8h30 às 16h | Local: Bicicletaria Cultural Inscrição: gratuita (bicicletariacultural@gmail.com)

BATE-PAPO COM CANDIDATOS A VEREADOR: “POR QUE A BICICLETA É O MASCOTE DESTA ELEIÇÃO?” Horário: 19h30 | Local: Bicicletaria Cultural Inscrição: R$3 (bicicletariacultural@gmail.com)

12 DE SETEMBRO

INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO CULTURAL EXCLUSIVO PARA PÚBLICO INFANTOJUVENIL BICI CRIA Horário: 15h | Local: Bicicletaria Cultural Ingresso: R$2

Horário: 8h30 | Local: Praça Santos Andrade Ingresso: gratuito

COM GLERM SOARES

BIKE CURITIBA APRESENTA: “PEDAL APRENDIR – APRENDA A PEDALAR”

HOMENS VESTEM-SE DE MULHERES E VICE-VERSA

22 DE SETEMBRO

MARCHA DAS 2012 BICICLETAS

16 DE SETEMBRO

BAILE DE MÁSCARAS DA CASA SELVÁTICA – A CHEGADA DE PERSÉFONE

BATE-PAPO E APRESENTAÇÃO DAS BICIMÁQUINAS DO IEH: INSTITUTO DE ENERGIA HUMANA Horário: 15h | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: gratuito

18, 19 E 20 DE SETEMBRO

CICLO DE PALESTRAS

Horário: 19h30 | Local: Teatro da Reitoria da UFPR Ingresso: gratuito

18 e 25 DE SETEMBRO

BICICLETARIA CULTURAL: UM SÍTIO PEDAGÓGICO SOBRE MOBILIDADE URBANA

CONSTRUÇÃO DE VEÍCULOS FANTÁSTICOS

Horário: 8h30 às 16h | Local: Bicicletaria Cultural Inscrição: gratuita (bicicletariacultural@gmail.com)

Horário: 7h30 | Local: Bicicletaria Cultural Ingresso: R$2

Horário: 14h30 | Local: Praça da Espanha Ingresso: gratuito

13 DE SETEMBRO

VISITAS PEDAGÓGICAS PRÉ-AGENDADAS COM OFICINAS, VIDEOS E BATE-PAPOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

JARDINAGEM LIBERTÁRIA: CULTIVO DE UM ESPAÇO PÚBLICO E FUTURO

PROTÓTIPOS, MAQUETES E DEVANEIOS SOBRE POSSÍVEIS VEÍCULOS Horário: 14h | Local: Bicicletaria Cultural Ingresso: R$5

Horário: 18h | Local: Praça Santos Andrade Ingresso: gratuito

Classificação: 18 anos | Horário: 20h | Local: Casa Selvática – Centro Artístico Revolucionário Ingresso: R$2

ALMOÇO CULTURAL ESPANHOL ALMOÇO TÍPICO COM APRESENTAÇÃO DE GRUPO FOLCLÓRICO

Horário: meio-dia às 14h | Local: Sesc Água Verde Ingresso: R$15 (bebida à parte)

29 DE SETEMBRO

BIKE CURITIBA APRESENTA: “PEDAL APRENDIR – APRENDA A PEDALAR” Horário: 14h30 | Local: Praça da Espanha Ingresso: gratuito

ORIENTAÇÃO A PROJETOS DE COMPUTAÇÃO POÉTICA COM GLERM SOARES

Horário: 15h às 17h | Local: Bicicletaria Cultural Ingresso: gratuito

14 DE SETEMBRO

9º ENCONTRO DOS CICLOVIAJANTES Horário: 19h30 | Local: Bicicletaria Cultural Ingresso: gratuito

14 A 23 DE SETEMBRO

FEIRA DECORECOM

Horário: 14h às 22h | Local: Expo Renault Barigui Ingresso: R$10

FEIRA DECORECOM Foto: divulgação

62

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

63


OUTRAS ÁREAS TODA 2ª E 6ª FEIRA

SERVIÇO DE SIESTA PÓS-ALMOÇO REDES SÃO DISPONIBILIZADAS POR UM PERÍODO DE 25 MINUTOS

Horário: 12h30 às 14h30 | Local: Bicicletaria Cultural | Ingresso: R$3

PERMANENTE

MEMORIAL DO CORITIBA

EXPOSIÇÃO DE TROFÉUS, CAMISAS, FOTOS, FLÂMULAS E OBJETOS DO MAIS TRADICIONAL CLUBE DE FUTEBOL DO PARANÁ

Horário: 10h às 17h (3ª feira a sábado), 10h às 13h (domingo) e horários especiais em dias de jogos Local: Memorial do Coritiba – Estádio Couto Pereira Ingresso: R$5 e R$2,50

JARDIM DAS SENSAÇÕES

Horário: 9h às 17h (3ª feira a domingo) Local: Jardim Botânico Ingresso: gratuito

Gratuito

OUTRAS ÁREAS

Infantil

aprenda e empreenda

aprenda e empreenda

OFICINA DE FABRICAÇÃO DE MÁSCARAS

AULAS DE XADREZ – BÁSICO PARA INICIANTES

Data: 1º, 2 e 7 de Setembro Horário: 14h30 | Local: Casa Selvática – Centro Artístico Revolucionário Valor: R$15

CONSTRUÇÃO DE VEÍCULOS FANTÁSTICOS PROTÓTIPOS E MAQUETES POSSÍVEIS VEÍCULOS

Data: 4 de setembro | Horário: 14h | Local: Bicicletaria Cultural | Valor: R$5

O APRENDIZADO É POR MEIO DE UMA METODOLOGIA SIMPLES E ATRATIVA

Data: toda 2ª a 6ª feira | Horário: 9h às 19h Local: Clube de Xadrez Erbo Stenzel Valor: gratuito

INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DE FOTOGRAFIA PRIX PHOTO WEB

Data: até 30 de setembro | Horário: diversos Local: prixphotoaliancafrancesa.com/2012/ concurso | Inscrição: gratuito

CURSO DE RESTAURAÇÃO DE LIVROS COM ADRIANE MÜLLER

Data: toda 2ª feira Horário: 9h ao meio-dia e 18h às 21h | Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50

COM ADRIANE MÜLLER

Classificação: 15 anos | Data: toda 2ª feira Horário: 14h às 16h e 16h às 18h | Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50

CONSCIÊNCIA CORPORAL PELO MOVIMENTO COM SILVIA PATZSCH

Data: toda 2ª feira | Horário: 19h30 às 21h Local: Bicicletaria Cultural | Valor: R$80

LIBERATÓRIO – CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL COM LAURO BORGES

Data: toda 4ª feira | Horário: 10h ao meio-dia Local: Bicicletaria Cultural | Valor: R$20

64

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

Classificação: 4 a12 anos | Data: toda 5ª feira Horário: 9h30 às 11h | Local: Bicicletaria Cultural | Valor: R$12

CAPOEIRA DA ANGOLA

Classificação: 6 anos | Data: toda 5ª feira Horário: 14h30 às 15h30 | Local: Govardhana Valor: R$35

Data: toda 3ª feira | Horário: manhã e tarde Local: Bicicletaria Cultural | Valor: R$55

Data: a combinar | Horário: 10h | Local: Bicicletaria Cultural | Valor: R$100

COM LIN EGAS

CLUBE DE XADREZ ERBO STENZEL Em 30 anos de existência, o Clube de Xadrez Erbo Stenzel se dedica a ensinar e incentivar crianças, jovens e adultos a praticar um dos mais complexos jogos já inventados. Com mais de 2 mil anos de história, o xadrez se espalhou pelo mundo e já teve diversas versões. A prática melhora o raciocínio, a criatividade e o intelecto, além de ser uma excelente atividade para as horas vagas. Data: toda 3ª feira a domingo | Horário: 9h às 20h (2ª a 6ª feira) e 9h às 13h (domingo) Local: Clube de Xadrez Erbo Stenzel Ingresso: gratuito

CURSO DE ENCADERNAÇÃO MEMORIAL DO CORITIBA Foto: divulgação

COM TISSA VALVERDE

CORPO: ARTES PLÁSTICAS E CAPOEIRA

JARDINAGEM PARA CRIANÇA

Horário: a combinar | Local: Govardhana Valor: R$25

INGLÊS LÚDICO

RUSSO: LÍNGUA E CULTURA CAPOEIRA DA ANGOLA PARA A FAMÍLIA AULA PARA PAIS E FILHOS

Data: toda 5ª feira | Horário: 15h40 às 16h40 Local: Govardhana | Valor: R$35

INTRODUÇÃO AO SÂNSCRITO COM GOURA NATARAJ

Data: todo sábado | Horário: 10h ao meio-dia Local: Bicicletaria Cultural | Valor: R$108

TREINAMENTO COM O MF BOLÍVAR GONZÁLES

AULAS DE XADREZ AVANÇADO

Data: todo domingo | Horário: 10h às 13h Local: Clube de Xadrez Erbo Stenzel Valor: gratuito

CURSO DE YOGA

COM CLAUDIA REGINA ROCHA

Data: toda 3ª e 5ª feira | Horário: 8h30 às 9h40, 15h50 às 17h e 18h10 às 19h20 | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$70

AULAS DE HARMÔNICA DE BOCA COM SANDRA PALUMBO

Data: toda 4ª feira | Horário: 14h30 às 15h30 | Local: Bicicletaria Cultural | Valor: R$120

APRENDA A PEDALAR

COM FERNANDO ROSENBAUM

TEXTO EM SÂNSCRITO Foto: divulgação

Data: toda 4ª feira | Horário: diversos | Local: Bicicletaria Cultural | Valor: R$30

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

65


ENDEREÇOS E CONTATOS AMBIENTAL BAR (41) 3023-0903 | Rua Itupava, 1133, Alto da Rua XV ambientalbar.com.br AOS DEMOCRATAS PUB (41) 3024-4496 Alameda Dom Pedro II, 614, Batel | aosdemocratas.com.br ASSOCIAÇÃO DO MORADORES DO CONJUNTO CASSIOPÉIA Rua Alberto Potier, 114, sala 3, Boa Vista ATELIÊ CANTO DO BARRO (41) 9174-7372 Rua Atílio Bório, 1674, Hugo Lange AUDITÓRIO BRASÍLIO ITIBERÊ (41) 3321-4711 | Rua Cruz Machado, 138, Centro seec.pr.gov.br AUDITÓRIO ANTÔNIO CARLOS KRAIDE – PORTÃO CULTURAL (41) 3229-4458 | Avenida República Argentina, 3430, Portão fundacaoculturaldecuritiba. com.br AUDITÓRIO BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETTO – GUAIRÃO (41) 3304-7914 | Rua Conselheiro Laurindo, s/nº, Centro tguaira.pr.gov.br AUDITÓRIO GLAUCO FLORS DE SÁ BRITO – MINIAUDITÓRIO (41) 3304-7900 | Rua Amintas de Barros, s/nº, Centro tguaira.pr.gov.br AUDITÓRIO SALVADOR DE FERRANTE – GUAIRINHA (41) 3304-7961 | Rua XV de Novembro, 971, Centro tguaira.pr.gov.br AVE LOLA ESPAÇO DE CRIAÇÃO (41) 2112-9924 | Rua Portugal, 339, São Francisco avelola.com BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ (41) 3221-4900 Rua Cândido Lopes, 133, Centro pr.gov.br/bpp BICICLETARIA CULTURAL (41) 3153-0022 | Rua Presidente Faria, 226, Centro bicicletariacultural.wordpress. com BLUES VELVET BAR (41) 3077-1794 Rua Trajano Reis, 314, São Francisco BONDINHO DA LEITURA (41) 3321-3370 | Rua XV de Novembro, s/nº, Boca Maldita fundacaoculturaldecuritiba. com.br BOSQUE DE SOFIA Rua Jacy Loureiro de Campos, s/ n°, Centro BOSQUE DO PAPA Rua Euclides Bandeira, s/ n°, Centro Cívico

66

CAIXA CULTURAL (41) 2118-5409 | Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro caixacultural.com.br CANAL DA MÚSICA (41) 3331-7513 | Rua Júlio Perneta, 695, Mercês rtve.pr.gov.br CAPELA SANTA MARIA ESPAÇO CULTURAL (41) 3321-2840 | Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro fundacaoculturaldecuritiba. com.br CASA ANDRADE MURICY (41) 3321-4786 | Alameda Doutor Muricy, 915, Centro pr.gov.br/cam CASA DA LEITURA AUGUSTO STRESSER (41) 3254-6802 Rua Mateus Leme, 4700 Parque São Lourenço fundacaoculturaldecuritiba. com.br CASA DA LEITURA DARIO VELOSO (41) 3321-3268 | Praça Garibaldi, 7, Largo da Ordem (Palacete Wolf) fundacaoculturaldecuritiba. com.br CASA DA LEITURA HILDA HILST (41) 3361-2303 Rua Rodolfo Senff, 223, Jardim das Américas fundacaoculturaldecuritiba. com.br CASA DA LEITURA JAMIL SNEGE (41) 3350-3973 Rua Carlos Klemtz, s/nº Rua da Cidadania do Fazendinha fundacaoculturaldecuritiba. com.br CASA DA LEITURA MANOEL CARLOS KARAM (41) 3240-1101 | Rua Batista Ganz, 453, Santo Inácio Parque Barigui fundacaoculturaldecuritiba. com.br CASA DA LEITURA MARIA NICOLAS (41) 3374-5017 Rua Santa Bertila Boscardin, 213 Rua da Cidadania de Santa Felicidade fundacaoculturaldecuritiba. com.br CASA DA LEITURA MIGUEL DE CERVANTES (41) 3321-2821 | Rua Dr. Carlos de Carvalho, 1238, Batel Praça da Espanha fundacaoculturaldecuritiba. com.br CASA DA LEITURA NAIR DE MACEDO (41) 3296-3312 | Rua da Capitania, 57 | Guabirotuba fundacaoculturaldecuritiba. com.br

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

ENDEREÇOS E CONTATOS CASA DA LEITURA OSMAN LINS (41) 3313-5422 Rua Winston Churchill, s/nº Rua da Cidadania do Pinheirinho fundacaoculturaldecuritiba. com.br CASA DA LEITURA PAULO LEMINSKI (41) 3212-1402 Rua Padre Gaston, s/nº, CIC fundacaoculturaldecuritiba. com.br CASA DA LEITURA WALMOR Marcelino (41) 3298-6319 Rua Lupionópolis (Vila Tecnológica, 12) Sítio Cercado fundacaoculturaldecuritiba. com.br CASA DA LEITURA WILSON MARTINS (41) 3313-5512 | Av. Marechal Floriano Peixoto, s/nº Rua da Cidadania do Boqueirão fundacaoculturaldecuritiba. com.br CASA DA LEITURA WILSON BUENO – PORTÃO CULTURAL (41) 3345-6311 | Av. República Argentina, 3430, Portão fundacaoculturaldecuritiba. com.br CASA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO DO PARANÁ – CEU (41) 3324-1984 | Rua Luiz Leão, 1, Centro | ceu-pr.blogspot.com CASA HOFFMANN – CENTRO DE ESTUDOS DO MOVIMENTO (41) 3321-3232 | Rua Claudino dos Santos, 58, Centro fundacaoculturaldecuritiba. com.br CASA ROMÁRIO MARTINS (41) 3321-3255 | Largo Coronel Enéas, 30, São Francisco fundacaoculturaldecuritiba. com.br CASA SELVÁTICA – CENTRO ARTÍSTICO REVOLUCIONÁRIO (41) 3013-5188 | Rua Nunes Machado, 950, Rebouças selvaticaacoesartisticas. wordpress.com CENTRO CULTURAL SISTEMA FIEP 0800-648-0088 | Avenida Cândido de Abreu, 200, Centro sesipr.org.br/cultura CENTRO DA JUVENTUDE EUCALIPTOS (41) 3313-5515 | Rua Pastor Antonio Polito, 2200, Alto Boqueirão fundacaoculturaldecuritiba. com.br CENTRO DE ARTE DIGITAL – PORTÃO CULTURAL (41) 3229-4482 Avenida República Argentina, 3430, Portão fundacaoculturaldecuritiba.com.br

CENTRO DE CRIATIVIDADE DE CURITIBA (41) 3313-7192 Rua Mateus Leme, 4700, Parque São Lourenço, Abranches fundacaoculturaldecuritiba. com.br CENTRO JUVENIL DE ARTES PLÁSTICAS – CJAP (41) 3323-5643 Rua Mateus Leme, 56, São Francisco cjap.seec.pr.gov.br CENTRO TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE POSITIVO (41) 3338-0001 | Rua Alferes Ângelo Sampaio, 2300, Batel ctup.com.br CINE GUARANI – PORTÃO CULTURAL (41) 3345-4051 Avenida República Argentina, 3430, Portão fundacaoculturaldecuritiba. com.br CINEMATECA DE CURITIBA (41) 3321-3252 | Rua Carlos Cavalcanti, 1174, Centro fundacaoculturaldecuritiba. com.br CIRCO DA CIDADE ZÉ PRIGUIÇA (41) 3287-5307 Rua Benedicto Siqueira Branco, s/nº, Alto Boqueirão fundacaoculturaldecuritiba. com.br CÍRCULO MILITAR DO PARANÁ (41) 3264-5022 Rua Largo Bittencourt, 187, Centro circulomilitardoparana.com.br CLUBE DE XADREZ ERBO STENZEL (41) 3323-7899 Travessa Nestor de Castro, s/nº, Centro Galeria Júlio Moreira fundacaoculturaldecuritiba. com.br COLÉGIO ESTADUAL JOÃO MAZZAROTTO (41) 3340-1500 | Avenida Água Verde, 2140, Água Verde ctajoaomazzarotto.seed.pr.gov.br CONSERVATÓRIO DE MPB DE CURITIBA (41) 3321-3208 Rua Mateus Leme, 66, Largo da Ordem fundacaoculturaldecuritiba. com.br CRAS BUTIATUVINHA (41) 3272-3758 | Rua Manoel Ribas, 8450, Botiatuvinha CURITIBA MASTER HALL (41) 3248-1001 Rua João Palomeque, 80, Novo Mundo curitibamasterhall.com.br

ESCOLA DE ARTE ATELIER PÉGASUS (41) 9682-0508 Rua Brasílio Itiberê, 3698, Água Verde   atelierpegasus.wordpress.com ESCOLA MUNICIPAL PAPA JOÃO XXIII (41) 3248-5282 | Rua Itacolomi, 700, Portão ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ADRIANO G. C. ROBINE (41) 3245-5630 Rua Vereador Elias Karam, 1060, Fazendinha ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MIRACY RODRIGUES DE ARAUJO (41) 3564-5767 | Rua Jose Bassa, 1175, Sítio Cercado ESPAÇO DA ARTE URBANA (41) 3321-3312 | Travessa Nestor de Castro, s/nº, Centro Galeria Júlio Moreira ESPAÇO CÊNICO (41) 3338-0450 Rua Paulo Graeser Sobrinho, 305, São Francisco espacocenico.art.br ESPAÇO CULTURAL BAIRRO NOVO (41) 3289-4988 Rua David Tows, 2600, Sítio Cercado ESPAÇO CULTURAL CIA. DOS PALHAÇOS (41) 3077-5009 Rua Amintas de Barros, 307, Centro ciadospalhacos.com.br ESPAÇO DA VOZ (41) 3223-6824 Rua Portugal, 39, São Francisco espacodavoz.com EXPO RENAULT BARIGUI (41) 3317-3107 Rodovia do Café, Km zero, BR 277, Santo Inácio exporenaultbarigui.com.br FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ – FAP (41) 3250-732 | Rua dos Funcionários, 1357, Cabral fapr.br FAZENDA HEIMARI Rua Atílio Pedão, 15, Guarituba, Piraquara FEIRA DO LARGO DA ORDEM (41) 3223-4077 | Travessa Nestor de Castro, 104, Centro feiradolargo.com.br GIBITECA DE CURITIBA (41) 3321-3250 | Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 533, Centro fundacaoculturaldecuritiba. com.br GOETHE-INSTITUT CURITIBA (41) 3262-8244 | Rua Reinaldino S. de Quadros, 33, Alto da Rua XV | goethe.de/curitiba

GOVARDHANA (41) 3352-0201 | Rua Deputado Fernando Ferrari, 57, São Lourenço | govardhana.com.br JARDIM BOTÂNICO (41) 3264-6994 | Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 400, Jardim Botânico | curitiba.pr.gov.br LETRINHAS – CASA DE CULTURA (41) 3027-7072 Avenida Sete de Setembro, 6234, Batel abletrinhas.com.br MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO POLONESA (41) 3313-7194 | Bosque João Paulo II, Centro Cívico fundacaoculturaldecuritiba. com.br MEMORIAL UCRANIANO (41) 3240-1103 | Rua Dr. Mba Ferrante, s/nº, Parque Tingui fundacaoculturaldecuritiba. com.br MEMORIAL DE CURITIBA (41) 3321-3313 Rua Claudino dos Santos, 79, São Francisco fundacaoculturaldecuritiba. com.br MEMORIAL DO CORITIBA – ESTÁDIO COUTO PEREIRA (41) 3218-1909 | Rua Ubaldino do Amaral, 37, Alto da Glória coritiba.com.br MUMA – PORTÃO CULTURAL (41) 3329-2801 | Avenida República Argentina, 3430, Portão fundacaoculturaldecuritiba. com.br MUSEU ALFREDO ANDERSEN (41) 3222-8262 Rua Mateus Leme, 336, Centro   maa.pr.gov.br MUSEU DA FOTOGRAFIA CIDADE DE CURITIBA (41) 3321-3240 Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro fundacaoculturaldecuritiba. com.br MUSEU DA GRAVURA CIDADE DE CURITIBA (41) 3321-3367 | Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro fundacaoculturaldecuritiba. com.br MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO PARANÁ – MAC (41) 3222-5172 | Rua Des. Westphalen, 16, Centro mac.pr.gov.br MUSEU DE ARTE SACRA DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA – MASAC (41) 3321-3265 Rua Claudino dos Santos, s/nº, Largo da Ordem fundacaoculturaldecuritiba. com.br

MUSEU OSCAR NIEMEYER – MON (41) 3350-4400 | Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico mon.org.br MUSEU PARANAENSE (41) 3304-3300 Rua Kellers, 289, São Francisco museuparanaense.pr.gov.br NOMEIO (41) 3203-2852 | Rua Desembargador Benvindo Valente, 312, São Francisco NÚCLEO REGIONAL BAIRRO NOVO (41) 3289-4988 Rua Tijucas do Sul, 1700, Rua da Cidadania do Bairro Novo fundacaoculturaldecuritiba. com.br NÚCLEO REGIONAL BOA VISTA (41) 3313-5671 Avenida Paraná, 3600, Rua da Cidadania do Boa Vista fundacaoculturaldecuritiba. com.br NÚCLEO REGIONAL BOQUEIRÃO (41) 3313-5515 | Rua Marechal Floriano Peixoto, 8430, sala 25, Rua da Cidadania do Boqueirão fundacaoculturaldecuritiba. com.br NÚCLEO REGIONAL CAJURU (41) 3361-2302 Rua Luiz França, 2032, Rua da Cidadania do Cajuru fundacaoculturaldecuritiba. com.br NÚCLEO REGIONAL CIC (41) 3212-1523 Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460, Rua da Cidadania da CIC fundacaoculturaldecuritiba. com.br NÚCLEO REGIONAL MATRIZ (41) 3313-5817 Praça Rui Barbosa, s/nº, Rua da Cidadania Matriz, Centro fundacaoculturaldecuritiba. com.br NÚCLEO REGIONAL PINHEIRINHO (41) 3212-1514 Rua Winston Churchill, s/nº, Rua da Cidadania do Pinheirinho fundacaoculturaldecuritiba. com.br NÚCLEO REGIONAL PORTÃO (41) 3350-3965 | Rua Carlos Klemtz, 1700, Rua da Cidadania do Fazendinha, Portão fundacaoculturaldecuritiba.com.br NÚCLEO REGIONAL SANTA FELICIDADE (41) 3374-5018 | Praça Vêneto, Rua da Cidadania de Santa Felicidade fundacaoculturaldecuritiba. com.br OBRAGEM TEATRO E CIA. (41) 3331-7513 | Alameda Júlia da Costa, 204, São Francisco obragemteatroecia.com.br

PARKSHOPPINGBARIGÜI (41) 4003-4138 Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Campina do Siqueira parkshoppingbarigui.com.br PARÓQUIA SANTO AGOSTINHO (41) 3252-2224 | Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, 1035, Ahú PASSEIO PÚBLICO Entre as ruas Presidente Faria, Presidente Carlos Cavalcanti e Luiz Leão PORTÃO CULTURAL (41) 3229-4482 | Avenida República Argentina, 3430, Portão fundacaoculturaldecuritiba. com.br PRAÇA DA ESPANHA Entre as ruas Fernando Simas, Coronel Dulcídio, Saldanha Marinho e Alameda Doutor Carlos de Carvalho PRAÇA DAS NAÇÕES Entre as ruas Presidente Beaurepaire Rohan, XV de Novembro e Avenida Nossa Senhora da Luz PRAÇA SANTOS ANDRADE Entre as ruas XV de ovembro, Alfredo Bufren, Conselheiro Laurindo e Presidente Faria PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA (41) 3350-8484 | Avenida Cândido de Abreu, 817, Centro Cívico | curitiba.pr.gov.br RESTAURANTE ORIENTE ÁRABE (41) 3324-542 Rua Kellers, 95, Centro orientearabe.com.br RESTAURANTE VILA ROTI (41) 3352-0226 | Rua David Carneiro, 469, São Francisco vilaroti.com.br RUA DA CIDADANIA MATRIZ (41) 3369-5032 Praça Rui Barbosa, s/n°, Centro fundacaoculturaldecuritiba. com.br RUA DA CIDADANIA SANTA FELICIDADE (41)3374-5284 Rua Santa Bertila Boscardin, 213, Santa Felicidade fundacaoculturaldecuritiba. com.br SALA DO ARTISTA POPULAR (41) 3321-4743 Rua Ébano Pereira, 240, Centro sap.cultura.pr.gov.br SESC ÁGUA VERDE (41) 3342-7577 | Avenida República Argentina, 944, Água Verde | sescpr.com.br SESC DA ESQUINA (41) 3304-2222 | Rua Visconde do Rio Branco, 969, Centro   sescpr.com.br

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

67


ENDEREÇOS E CONTATOS SESC PAÇO DA LIBERDADE (41) 3234-4200 | Praça Generoso Marques, 189, Centro sescpr.com.br SOCIEDADE 13 DE MAIO (41) 9198-6607 | Rua Clotário Portugal, 274, Centro SHOPPING CURITIBA (41) 3026-1000 | Rua Brigadeiro Franco, 2300, Batel shoppingcuritiba.com.br SHOPPING CRYSTAL (41) 3883-3000 | Rua Comendador Araújo, 731, Batel | crystalplaza.com.br SHOPPING ESTAÇÃO (41) 3094-5300 Avenida Sete de Setembro, 2775, Rebouças shoppingestacao.com.br SHOPPING MUELLER (41) 3074-1000 | Avenida Cândido Abreu, 127, Centro Cívico | shoppingmueller. com.br SHOPPING OMAR (41) 3016-3400 | Rua Comendador Araújo, 268, Centro  shoppingomar.com.br SHOPPING PALLADIUM (41) 3212-3500 | Avenida Presidente Kennedy, 4121, Portão | palladiumcuritiba. com.br SOLAR DO ROSÁRIO CENTRO DE ARTE E CULTURA (41) 3225-6232 | Rua Duque de Caxias, 4, São Francisco solardorosario.com.br SUBSOLO GALEIRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA (41) 3019-8701 | Avenida Iguaçu, 2481, Água Verde subsologaleriadearte.com.br TEATRO CLEON JACQUES (41) 3313-7190 | Rua Mateus Leme, 4777, Abranches  fundacaoculturaldecuritiba. com.br TEATRO DA REITORIA (41)3360-5066 | Rua XV de Novembro, 1299, Centro teatrodareitoria.ufpr.br TEATRO DE BONECOS DR. BOTICA (41) 3322-2775 | Avenida Sete de Setembro, 2775, Centro teatrodebonecosdrbotica.com.br TEATRO DO PAIOL (41) 3213-1340 | Praça Guido Viaro, s/nº, Prado Velho fundacaoculturaldecuritiba. com.br TEATRO DO PIÁ (41) 3321-3312 Praça Garibaldi, 7, São Francisco fundacaoculturaldecuritiba. com.br

68

TEATRO EXPERIMENTAL UNIVERSITÁRIO – TEUNI (41) 3310-2734 | Praça Santos Andrade, 50 | ufpr.br TEATRO JOÃO LUIZ FIANI (41) 3225-4484 | Rua Coronel Dulcídio, 517, Batel shoppingnovobatel.com.br/ teatro_joaoluiz.html TEATRO JOSÉ MARIA SANTOS (41) 3322-7150 | Rua Treze de Maio, 655, Centro tguaira.pr.gov.br TEATRO LALA SCHNEIDER (41) 3232-4499 | Rua Treze de Maio, 629, São Francisco teatrolala.com.br TEATRO NOVELAS CURITIBANAS (41) 3321-3358 | Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222, São Francisco fundacaoculturaldecuritiba. com.br TEATRO PAULO AUTRAN (41) 3225-4484 | Rua Coronel Dulcídio, 517, Batel shoppingnovobatel.com.br/ teatro_paulo.html TEATRO PEÇA POR PEÇA Rua Emílio Romani, 1674, Vila Verde, CIC TEATRO POSITIVO (41) 3317-3000 Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido   teatropositivo.com.br TEATRO REGINA VOGUE (41) 2101-8292 Avenida Sete de Setembro, Shopping Estação, Rebouças reginavogue.com.br TEATRO REIKRAUSS (41) 3323-5658 Praça Tiradentes, 106, Centro teatroreikrauss.com.br TEATRO SESI – CIETEP 0800-648-0088 Avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico sesipr.org.br/sesicultural TEATRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA – TUC (41) 3321-3312 | Travessa Nestor de Castro, s/nº, Centro Galeria Júlio Moreira fundacaoculturaldecuritiba. com.br TERMINAL CABRAL Avenida Paraná, s/nº, Cabral urbs.curitiba.pr.gov.br TERMINAL CAMPO COMPRIDO Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, s/nº, Campo Comprido urbs.curitiba.pr.gov.br

CURITIBA APRESENTA : : SETEMBRO 2012

TERMINAL PINHEIRINHO Avenida Winston Churchill, 1871, Xaxim urbs.curitiba.pr.gov.br TERMINAL VILA HAUER Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Vila Hauer urbs.curitiba.pr.gov.br TRIP BAR (41) 3078-9148 | Rua Mateus Leme, 754, Centro tripbarcwb.com.br TRIP CIRCO (41) 3018-8430 | Avenida Sete de Setembro, 2618, Centro tripcirco.com UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS II (41) 3310-2734 | Praça Santos Andrade, 50 | ufpr.br

EXPEDIENTE Coordenação editorial Mariana Leodoro MTB 5369 Jornalista responsável Karen Monteiro MTB 2412 Diagramação Clarice Midori Umezaki Iwashita Redação Karen Monteiro Edição Ana Luzia Palka Marceline Quadros Achcar Mariana Leodoro Colaboração Isadora Lago (matéria Regionais) Laís Graf Maiara Rocha Mayra Pedroso Pamela Almeida Sirley Cardoso (entrevista) Revisão Carla Anete Berwig Projeto gráfico Wow! Comunicação Capa “A Vovozinha” Artista: Yvy Capponi Distribuição Fundação Cultural de Curitiba Jornal Gazeta do Povo Comercial (41) 3079-8747 | (41) 8862-2361 comercial@fcc.curitiba.pr.gov.br Críticas e sugestões (41) 3213-7528 agendacultural@fcc.curitiba.pr.gov.br O Guia Curitiba Apresenta é uma publicação mensal, de caráter informativo, com distribuição dirigida e gratuita. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores. É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização. Todos os direitos reservados. Nossa programação é fechada com antecedência e está sujeita a alterações. Mande a sua até o dia 10 de cada mês para agendacultural@fcc.curitiba.pr.gov.br Siga-nos no twitter: @ctbaapresenta Consulte a versão eletrônica do Guia Curitiba Apresenta fundacaoculturaldecuritiba.com.br ISSN 2236-1413



#63 - GUIA CURITIBA APRESENTA