Page 1

CURITIBA APRESENTA | nº 64 | distribuição gratuita | ISSN 2236-1413

OUTUBRO 2012

GIBICON Nº 1 – CONVENÇÃO INTERNACIONAL DE QUADRINHOS DE CURITIBA  Palestras, debates, oficinas, filmes, sessões de autógrafos, feiras e exposições APOIO


EDITORIAL Curitiba se transforma na capital dos quadrinhos no mês de outubro. É a Gibicon nº 1 – Convenção Internacional de Quadrinhos, que faz uma homenagem aos 30 anos da Gibiteca. Diversão para todas as idades e não só para as crianças, como muita gente imagina. Embora, no mês delas, é claro, que há diversão garantida, tanto na Gibicon quanto em eventos que acontecem por toda a cidade no dia 12 de outubro. Para quem vai ficar no feriado em Curitiba e gosta de arquitetura, o Guia Curitiba Apresenta preparou um roteiro de prédios históricos que abrigam escolas. Alguns já foram, inclusive, tombados pelo patrimônio histórico. Quem sabe você tenha estudado num deles e leve seu filho para conhecer! A família também pode assistir à Orquestra de Corda do Guri, que vem de São Paulo para tocar com o Conjunto de Choro do Conservatório de MPB. O mês da criança também tem Coral Brasileirinho, num show em homenagem ao centenário do eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga. E tome fôlego porque em outubro tem mais um centenário. A Biblioteca Pública do Paraná celebra a vida e a obra da poeta que ensinou grandeza na simplicidade – Helena Kolody. Na Cinemateca, tem ciclo de cinema e filosofia e um minicurso sobre Godard. Pense ou... dance. No Espaço Cênico Pip Galeria acontece uma oficina com técnicas que podem ser aplicadas tanto à dança quanto ao teatro, desenvolvendo o lado mais experimental da arte que borra fronteiras. Para os mais tímidos, que nem pensam em subir no palco, dicas de cursos de teatro para não atores. É fato: muitos se soltam, passam a falar e atuar melhor no trabalho e na vida. Alguns até conseguem, sim, subir no palco.

ENTREVISTA

02

OPINIÃO

05

TEATRO E CIRCO

06

LITERATURA

12

DANÇA

22

MÚSICA

26

CINEMA

32

ARTES VISUAIS

40

PATRIMÔNIO CULTURAL

54

REGIONAIS

58 62 66

Beth Moura...............................................

Paulo Ramos............................................

Conviver com o erro.................................

Cem anos de Helena................................

Borrar fronteiras.......................................

Criança no palco e na plateia...................

Palavra calada..........................................

Capital dos quadrinhos............................

O passado dos prédios escolares............

Mês de diversão.......................................

OUTRAS ÁREAS............................ ENDEREÇOS E CONTATOS.....

A Redação

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

1


ENTREVISTA | BETH MOURA

ENTREVISTA

A cara da nova MPB Beth Moura, produtora musical do eixo Curitiba, São Paulo e Rio, fala com exclusividade ao Guia Curitiba Apresenta sobre seu trabalho e sobre o projeto “Radar – A Nova Música Brasileira no Teatro do Paiol” que, além de abrir portas para novos artistas em Curitiba, possibilita ao curitibano conhecer e prestigiar talentos que já conquistaram o Brasil. O que é o “Radar – A Nova Música Brasileira no Teatro do Paiol”? O projeto tem o objetivo de revelar novos artistas em Curitiba e dar ao público a chance de apreciar novas caras que já conquistaram público país afora. É construído na base do trabalho colaborativo, nasceu de um sonho, e os envolvidos contribuem com seus talentos para que ele seja realizado sem financiamento, pelo apoio e a vontade em comum de

BETH MOURA Foto: divulgação

que já é sucesso de público e mídia, ainda necessita de pequenas iniciativas para se propagar. É mais uma tentativa de Curitiba entrar definitivamente na rota da nova música independente, vencendo velhos preconceitos de que “coisa nova por aqui não dá certo”. Tem ainda o “Radar Imagens e Sons”, uma iniciativa para colocar a música curitibana no cenário audiovisual e levar os melhores grupos para mais perto de seu público num cenário emblemático da nova produção local: o TUC – Teatro Universitário de Curitiba. O projeto consiste em gravar 10 videoclipes de 10 bandas curitibanas em sequência, e, em seguida, realizar shows de lançamento no TUC.

Você trabalha na produção de artistas que têm pouca exposição na mídia. Isso causa dificuldades na divulgação?

É difícil vender música popular brasileira de boa qualidade quando a mídia massacra com hits comerciais?

Sim, mas, por outro lado, temos uma força muito grande na internet e acredito que isso acabe balanceando. E há uns quatro ou cinco anos as grandes mídias também vêm abrindo espaço para a música produzida no país.

Acredito que cada artista tem seu espaço, seu público. Tem uma galera que curte a nova MPB e que é fiel. Não acredito que o pessoal sertanejo, funk, ou que curte outros hits interfira no nosso trabalho.

Como você se tornou produtora musical?

Qual é o perfil do público que hoje aprecia a MPB?

Trabalhei com turismo na Bahia, e lá tive minha primeira experiência com produção. Na época não investi. Depois de voltar de lá saía bastante e conheci a banda Maquinaíma. Gostei muito do trabalho deles e estava com frequência nos shows. Comecei a ajudar e um dia o Alexandre Nero, que fazia parte da banda, me disse: “você é produtora e não sabe”. Na hora a ficha não caiu. Passou um tempo, perdi meu pai, minha maior referência musical, e naquele momento achei que a música seria a maneira de eu permanecer ligada a ele para sempre. Como nunca soube tocar nenhum instrumento, pesquisei de que outras maneiras poderia estar envolvida com a música. Aí, a ficha finalmente caiu.

Hoje em dia o público está bem misturado, eclético. Não tem um biotipo definido que curte a MPB. A galera hoje curte de tudo um pouco, creio que essa história de ‘’público definido’’ esteja ficando cada dia mais ultrapassada. O pessoal hoje está bem mais aberto a novas ideias e novidades, principalmente na área musical. Qual é a cara da nova MPB? É a mais eclética e mais miscigenada de todos os tempos.

O que tem programado para este mês no Paiol?

RADAR – ANELIS ASSUMPÇÃO Foto: Luiz Cequinel

oferecer um “novo” de qualidade a um público criterioso. Assim, muitos custos podem ser eliminados, como gráfica, transporte local, restaurantes, blogs, fotógrafos, produtores. Mas mesmo com o investimento tempo/ dinheiro de cada parceiro, esse projeto,

2

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

Para o dia 4 temos o jovem fenômeno carioca Cícero, formado em Direito, ex-integrante de uma banda de rock, que lança seu CD “Canções de Apartamento”. Desde 2011 está bombando nas redes sociais. Canta, toca violão, guitarra, baixo, piano, pandeiro, tamborim e tudo mais. Em poucos meses, já tinha mais de 100 mil downloads – o clipe já passava de 170 mil visualizações – e arrancou elogios de gente consagrada como Lenine, Moska e Marcelo Camelo. Ele é fenômeno também fora da internet. Toca nas principais rádios e já virou matéria de jornais e revistas especializadas.

RADAR – BRUNO MORAES Foto: Luiz Cequinel

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

3


PAULO RAMOS | OPINIÃO

Todos os olhares para Curitiba T

odo ano no fim de janeiro a cidade de Angoulême, na França, recebe um volume considerável de turistas. O que atrai tanta gente é um festival internacional de histórias em quadrinhos, realizado lá há décadas e hoje o principal da Europa. A importância do evento confunde-se com o município que o abriga. Angoulême tornou-se sinônimo do tema tanto no antigo continente quanto nas Américas. Curitiba viveu dias de Angoulême em julho de 2011, ocasião da Gibicon, primeiro encontro internacional de quadrinhos realizado na capital paranaense. Sediados em diferentes pontos culturais do centro, os debates, as mesas e as exposições projetaram ainda mais a cidade, tanto dentro quanto fora do país. Pessoas de diferentes estados migraram para lá, ansiosas por um contato mais direto com autores, editores e pesquisadores do tema. Não saíram decepcionadas. Repetir sistematicamente a Gibicon significa consagrar essa vocação, inaugurada no ano passado, na edição zero do evento. Assim como Piracicaba tornou-se a capital do humor desde a década de 1970, Curitiba tem todos os atributos para fazer às vezes no quesito quadrinhos. O caminho para isso já começa a ser traçado em 2012, com mais uma realização do encontro, desta vez em outubro – entre os dias 25 e 28.

e o desenhista Fabio Civitelli. Da vizinha argentina, dois de seus principais talentos contemporâneos: Eduardo Risso e Salvador Sanz. Da Alemanha, o inovador Mawil e a maravilhosa Isabel Kreitz. Do Brasil, o rol de autores é ainda maior. Há nomes que se confundem com a história dos quadrinhos no país, como Fernando Gonsales e Watson Portela, e expoentes da nova geração, casos de Laudo, Renato Guedes, Victor Cafaggi, João Montanaro e Danilo Beyruth. De Curitiba, podem ser citados Carlos Magno, Benett, Pryscila Vieira, Solda, Pablo Meyer, Andre Ducci, Guilherme Caldas, DW.

Gibicon, evento de “Aporte, repete o que há de melhor em outros encontros similares vistos no mundo.

Há muitos outros autores, como a leitura dos nomes convidados ilustra. Trata-se de uma reunião sempre bem-vinda. Discutir histórias em quadrinhos é uma atividade necessária, como também o é fazê-lo com outras manifestações culturais – o cinema de Gramado, a literatura de Paraty, a animação de São Paulo. Colocar os quadrinhos de Curitiba nesse circuito significa projetar a cidade também nesse tema. Ganha o município. E ganham todos os que apreciam quadrinhos dentro e fora do país.

PAULO RAMOS

Evento de porte, repete o que há de melhor em outros encontros similares vistos no mundo, mas, registre-se, sem deixar de lado a integração da cidade em torno do evento e a produção local de histórias em quadrinhos. A Gibicon alia com singularidade a realidade paranaense, nacional e internacional. Basta ler a lista de convidados para substantivar essa afirmação. Da Itália, virão alguns de seus principais autores, o grande Liberatore, o roteirista Moreno Burattini

Foto: divulgação

Jornalista, professor de Letras da Universidade Federal de São Paulo, doutor em Letras pela USP, pós-doutor em Linguística pela Unicamp. Líder do Getexto e pesquisador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP. Autor e coorganizador de diversos livros, entre eles Bienvenido – Um Passeio pelos Quadrinhos Argentinos, e A Leitura dos Quadrinhos, pelos quais recebeu o Troféu HQMix.

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

5


TEATRO E CIRCO | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

Infantil

Conviver com o erro O

que um tímido não daria para conseguir subir num palco? Aprender as técnicas que os atores utilizam pode ser uma opção para aqueles que não buscam necessariamente o aplauso da plateia de teatro, mas querem melhorar a comunicação, diminuir a ansiedade e perder o medo da exposição.

não é “Quem contador de

“Meu principal objetivo quando procurei o curso era trabalhar a ansiedade gerada por estar diante das câmeras e o receio de não falar de forma clara, objetiva e adequada”, reconhece Gizelle Marques, coordenadora em Transição de Carreira numa empresa de desenvolvimento humano, que ao assumir o cargo se viu tendo que dar entrevistas ao vivo para televisão e rádio.

Rir de si mesmo

por formação, graduado em administração e gestão de negócios.

Não é raro encontrar alguém que não é ator, mas que faz um curso de teatro e acaba por ter experiência no palco.

Embora o volume da voz seja mais baixo e o gestual menos amplo para uma gravação de televisão, a base é a mesma dos exercícios utilizados normalmente no teatro. Mais do que aplicar a técnica a cada necessidade, o desafio dos profissionais é não tolher traços de personalidade e trabalhar as melhores características de cada um. Quem não é contador de piada, não precisa fazer rir os companheiros numa reunião.

O ator e diretor Mauro Zanatta, que há 18 anos trabalha com técnicas do teatro de comédia, costuma dizer que, às vezes, interessa mais a ele o não ator, do que o ator. “O fato de não ter a responsabilidade, de não ter que mostrar que sabe, deixa a pessoa mais livre. Não é o caminho da construção de cena mais elaborada”, diz Zanatta. Durante as oficinas, ele procura resgatar brincadeiras e exercícios que mexem com sentimentos e emoções difíceis de lidar, como medo da exposição e do ridículo. “É difícil, por exemplo, brincar como criança. Por que não ser menos exigente, se arriscar mais?”, pergunta.

piada, não precisa fazer rir os companheiros numa reunião.

Gizelle aprendeu técnicas de relaxamento e preparação da voz para usar antes das entrevistas, começou a tomar consciência da respiração antes de falar, a colocar pausas entre as frases e passou a mudar a forma de se colocar corporalmente. Participou de vários ensaios em que entrevistas eram simuladas para que as correções fossem feitas posteriormente no momento em que a gravação era assistida. “É importante que a pessoa ouça quantas vezes fala o ‘né’, por exemplo. Fazemos exercícios de autopercepção, um jogo, uma brincadeira. A pessoa recebe um cartão vermelho toda vez que repete o vício de linguagem”, explica Orlando Brasil, diretor da Fábrica Teatral, ator e diretor

6

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

“É como no teatro. Não dá para expor a pessoa. Não tem como colocar para interpretar Hércules alguém que é baixo e não tem o físico do personagem.”, diz Orlando.

Se para Hércules foi o autossacrifício que fez com que esse herói da mitologia greco-romana alçasse o Monte Olimpo, onde recebeu as boasvindas dos deuses, uma boa dose de oratória – a arte estudada desde a Grécia e Roma antigas – pode ajudar a alcançar objetivos. A atriz Marina Machado, pesquisadora da palavra GIZELLE MARQUES Foto: Alice Rodrigues

HIQUE VEIGA Foto: Alice Rodrigues

falada há 37 anos, já perdeu a conta do número de não atores que a procuram para aprender oratória e técnicas de teatro. São palestrantes, professores, secretárias, vendedores e outros profissionais que se relacionam com o público. “Aqueles que me procuram querem ser melhores pessoas, com mais confiança. Aprendemos na escola a ler e escrever. Não aprendemos técnicas para falar. Precisamos sim conhecer as regras para ficarmos seguros”, comenta Marina.

Hique Veiga seguiu o conselho. Antes disso, passou por transtornos psíquicos, fez tratamento, terapia, começou a tomar medicamentos e decidiu fazer o curso de teatro. “Comecei a relacionar-me comigo mesmo, com o outro, com o mundo. E isso é brincar. Brincar de verdade, como faz uma criança. E ser espontâneo. Ter prazer em ser o que é. Lidar e se sentir bem como ridículo, é explorar a boa loucura. Experimentar as limitações e lidar com elas, acolhendo, transformando”, revela Hique, que desde 2009 deixou a carreira de advogado para virar ator. O Guia Curitiba Apresenta divulga todo mês cursos em várias áreas, na sessão Aprenda e Empreenda. Confira algumas sugestões de cursos de teatro na página 10.

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

7


TEATRO E CIRCO | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | TEATRO E CIRCO

Infantil

13 DE OUTUBRO

18 DE OUTUBRO

A CIGARRA E A FORMIGA

DESENCANTO

CENTRO HISTÓRICO DIVERTIDO

Direção: Sabrina Lopes | Horário: 19h | Local: Bicicletaria Cultural | Ingresso: R$5

Direção: Ivan Araújo | Horário: 15h e 17h | Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica | Ingresso: R$15 a R$7,50

TEATRO CAIXAROLA

Horário: 14h às 17h | Local: Teatro do Piá Ingresso: gratuito

ATÉ 14 DE OUTUBRO

EM BREVE NOS CINEMAS DRAMA

Direção: Nina Rosa Sá | Horário: 20h (5ª feira a domingo) | Local: Teatro Novelas Curitibanas Ingresso: gratuito

10 DE OUTUBRO

NA FAZENDA DAS MEIAS

ZAC E A MÁQUINA DO TEMPO

Direção: Neiva Figueiredo e Mozart Machado Horário: 15h e 17h | Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica | Ingresso: R$15 a R$7,50

11 DE OUTUBRO

O HOMEM DO BANCO BRANCO E A AMOREIRA

TREM DE NINGUÉM

INFANTOJUVENIL

Direção: Talita Neves e Moira Albuquerque Horário: 16h | Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

6, 12, 20 E 27 DE OUTUBRO

CIRCO GIRAMUNDI

Direção: Michelle Porto | Horário: 15h | Local: Circo da Cidade Zé Priguiça | Ingresso: gratuito

ATÉ 7 DE OUTUBRO

RISOLÓGICO

COM DIOGO PORTUGAL E DANILO GENTILI

Classificação: 16 anos | Horário: 17h às 23h (6ª feira), 16h às 22h50 (sábado) e 16h30 às 22h20 (domingo) | Local: ParkShoppingBarigüi Ingresso: R$205 a R$45

7 E 14 DE OUTUBRO

ALBERTO, O MENINO QUE QUERIA VOAR TEATRO DE SOMBRAS

Direção: Marcelo Santos | Horário: 11h | Local: Teatro do Piá | Ingresso: gratuito

8

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

14 DE OUTUBRO

12 E 13 DE OUTUBRO

Direção: Miguel Falabella | Horário: 21h15 Local: Teatro Positivo | Ingresso: R$125 a R$55

12 A 14, 19 A 21 DE OUTUBRO

PORQUE NÃO ESTOU ONDE VOCÊ ESTÁ DRAMA

Direção: Maíra Lour | Horário: 20h Local: Auditório Glauco Flores de Sá Brito – Miniauditório | Ingresso: R$20 a R$10

O SACI E A PIPA

21 DE OUTUBRO EM BREVE NOS CINEMAS Foto: divulgação

Direção: Trio Pererê | Horário: 15h e 17h | Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica | Ingresso: R$15 a R$7,50

COMÉDIA DRAMÁTICA COM SUSANA VIEIRA, ARLETE SALLES, THEREZA PIFFER E PATRICYA TRAVASSOS

20 E 21 DE OUTUBRO

Direção: Sheila Santos | Produção Musical: João Carlos Straub | Horário: 20h (sábado) e 18h (domingo) | Local: Auditório Antônio Carlos Kraide Ingresso: gratuito

HISTÓRIAS DE BRINCAR

A PARTILHA

Direção: Eduardo Américo e Luiz Reikdal Horário: 19h (6ª feira) e 16h e 19h (sábado e domingo) | Local: Teatro Cleon Jacques Ingresso: R$18 a R$9

ESPETÁCULO DANÇA E MÚSICA

MONÓLOGO

Direção: Kaliupe Sachet | Horário: 15h | Local: Biblioteca Pública do Paraná | Ingresso: gratuito

INFANTOJUVENIL

PÉTALAS

Direção: Bernardo Grillo | Horário: 15h e 17h Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica | Ingresso: R$15 a R$7,50

CENTENÁRIO HELENA KOLODY – AVENTURAS TEATRAIS

OS SALTIMBANCOS

20, 21, 27 E 28 DE OUTUBRO

Direção: Sergio Rezende Del Giorno | Horário: 15h e 17h | Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica Ingresso: R$15 a R$7,50

6, 7, 13 E 14 DE oUTUBRO

19 A 21 DE OUTUBRO

Direção: Manoel Kobachuk | Horário: 15h e 17h Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica | Ingresso: R$15 a R$7,50

CIRCO GIRAMUNDI Foto: divulgação

6 E 7 DE OUTUBRO

DRAMA

CIRCO GIRAMUNDI

Direção: Michelle Porto | Horário: 19h | Local: Teatro Positivo | Ingresso: R$10 a R$5

TRIO PERERÊ

17 A 22 DE OUTUBRO

8ª MOSTRA CENA BREVE CURITIBA Abrindo espaço para novas ideias, experimentações estéticas e reflexões, a 8ª Mostra Cena Breve vai reunir  grupos teatrais de diversos estados brasileiros, apresentando cenas de até 15 minutos. Com uma programação diversificada, a mostra busca integrar o público e classe artística, promovendo, além dos espetáculos, workshops e debates.   Horário: diversos | Local: Sesc da Esquina e Cia. Senhas de Teatro | Ingresso: R$6 e R$3 (ciasenhas.art.br)

DESENCANTO Foto: divulgação

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

9


TEATRO E CIRCO | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

21 E 28 DE OUTUBRO

27 E 28 DE OUTUBRO

O MALEFÍCIO DA MARIPOSA

AVENTURAS POSSÍVEIS

TEATRO DE BONECOS

Direção: Cristine Conde | Horário: 11h | Local: Teatro do Piá | Ingresso: gratuito

26 A 28 DE OUTUBRO

FLORRIE, A IMPORTÂNCIA EXTREMA MONÓLOGO MULTIMÍDIA

Classificação: 18 anos Direção: Léo Glück | Horário: 20h (6ª feira e sábado) e 19h (domingo) | Local: Teatro Sesc da Esquina | Ingresso: R$12 a R$3

Infantil

Direção: coletiva | Horário: 15h e 17h Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica Ingresso: R$15 a R$7,50

O BARBEIRO DE ERVILHA ADAPTAÇÃO DA ÓPERA “O BARBEIRO DE SEVILHA”

Direção: Daniel Herz | Horário: 18h (sábado) e 15h e 18h (domingo) | Local: Caixa Cultural Ingresso: R$10 a R$5

aprenda e empreenda OFICINA CIRCENSE

Classificação: 7 a 17 anos | Data: 1º a 3, 8, 9, 15 a 17, 22 a 24, 29 a 31 de outubro | Horário: 9h ao meio-dia e 14h às 16h | Local: Circo da Cidade Zé Priguiça | Valor: gratuito

WORKSHOP TÉCNICAS DE MÁGICA COM O ILUSIONISTA JEFF ARAGON

Data: 3 a 5 de outubro | Horário: 19h às 22h Local: Cena Hum Academia de Artes Cênicas Valor: R$270

OFICINA DE COMÉDIA DELL’ARTE COM DANIEL HERZ

Classificação: 10 a 14 anos | Data: 27 de outubro Horário: 14h | Local: Caixa Cultural Valor: gratuito

OFICINAS CIRCENSES | COM OREGOPROMOÇÕES HUMANAS E CULTURAIS

Classificação: 7 a 17 anos | Data: toda 2ª, 3ª e 4ª feira | Horário: 9h às 11h e 14h às 16h | Local: Circo da Cidade Zé Priguiça | Valor: gratuito

CURSO DE TEATRO E ORATÓRIA COM marina machado

Data: toda 6ª feira | Horário: 19h30 às 21h30 Local: Teatro Marina Machado Valor: R$200 e R$50 (matrícula)

OFICINA REGULAR DE PALHAÇO – LEVANDO O RISO A SÉRIO COM RAFAEL BARREIROS

Data: todo sábado | Horário: 9h ao meio-dia Local: Espaço Cultural Cia. dos Palhaços Valor: R$650

AULA DE CIRCO PARA CRIANÇA

MALABARES, EQUILÍBRIO, ACROBACIAS AÉREAS E DE SOLO E CAMA ELÁSTICA

Data: todo sábado | Horário: 14h às 15h30 Local: Trip Circo | Valor: R$90

CURSO DE TEATRO COM MAURO ZANATTA

COM ORLANDO BRASIL

Data: a combinar | Horário: 19h às 22h (6ª feira), 9h às 18h (sábado) e 9h ao meio-dia (domingo) Local: Escola do Ator Cômico Valor: R$250

AULA DE CIRCO PARA ADULTOS

Data: a combinar | Horário: a combinar | Local: Espaço Coletivo Joaquina | Valor: R$150 a R$50

CURSO DE TEATRO

Data: toda 2ª feira a sábado | Horário: Espaço Cultural Fábrica | Local: a combinar | Valor: R$150 Data: toda 2ª feira a sábado | Horário: 19h às 21h (2ª e 4ª feira), 9h às 11h (3ª e 5ª feira), 16h às 18h (6ª feira) e 10h ao meio-dia (sábado) | Local: Trip Circo | Valor: R$180 a R$90

10

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

AULAS DE TEATRO INDIVIDUAIS


LITERATURA E é na Biblioteca Pública do Paraná que a atriz Kaliupe Sachet encarna Helena Kolody, durante a programação para celebrar a memória e a obra da autora, entre os dias 8 e 11 de outubro. A mulher, a educadora, a família, as origens... Tudo que marca e faz parte da sua poesia está na performance de Kaliupe, que acontece no hall térreo da biblioteca no dia 11 de outubro, a partir das 15h. “É basicamente um traçado cronológico, mesclando fatos cotidianos da vida de Helena Kolody e da sua obra, de uma forma serena e acessível, que é como eu tenho a imagem dela gravada em mim”, revela Kaliupe.

Cem anos de Helena FILME A BABEL DA LUZ, DE SYLVIO BACK Foto: Sérgio Sade

A

consciência da força de uma palavra era o que parecia mover Helena Kolody. Para o escritor Paulo Leminski ela era Santa Helena. O cineasta Sylvio Back a considera uma estrela que nunca vai se apagar. Cem anos depois do seu nascimento, reflexos dos pioneiros haicais sem cânones, dos seus versos rebuscados de simplicidade e delicadeza, continuam nas prateleiras e estantes das livrarias e bibliotecas atraindo a atenção dos leitores.

12

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

No dia 8, Edson Bueno e o Grupo Delírio Cia. de Teatro leem trechos da obra da autora no auditório Paul Garfunkel, a partir das 15h. E, de 9 a 11 de outubro, a trupe invade salas da biblioteca com leituras-relâmpago de fragmentos do legado da poeta. Também haverá uma exposição com fotografias, poemas e frases de Helena Kolody. Nesses mesmos dias haverá a exibição do filme “A Babel da Luz”, de Sylvio Back, não só no auditório Paul Garfunkel, mas em outros espaços do prédio. Vinte anos depois da produção do curta, que ganhou os prêmios de melhor curta e melhor montagem no Festival de Brasília, o cineasta – que como ela tem ascendência ucraniana – guarda na memória a semana que passou gravando com Helena Kolody estrofes escolhidas durante as idas e vindas à casa da poeta. “Helena era a poesia em pessoa. Eu falava com ela e ela ficava recitando as estrofes”, diz Sylvio. Tantos anos depois o cineasta lembra que, durante a premiação em 1992, em Brasília, as pessoas ficaram encantadas com a atuação dela. “Era uma atriz e o filme é ela”, conta. Na época em que o curta foi feito a escritora tinha 80 anos.

KALIUPE SACHET REPRESENTA HELENA KOLODY Fotos: divulgação

Sylvio optou por um roteiro em que Helena aparece o tempo todo declamando suas poesias. “Poeta quando escreve não pensa necessariamente em imagens. Para falar de um rio, não é preciso mostrá-lo”, explica, fazendo referência à escolha minimalista, em certo sentido. Minimalista, aliás, é como Sylvio considera a poesia de Helena, principalmente a dos anos 1940, em que ela “solitariamente e intuitivamente fez poesia utilizando a base do haicai numa época em que ninguém fazia”. Sylvio lembra ter sido Paulo Leminski quem reconheceu isso num famoso texto para jornal que inseriu “Santa Helena” numa cultura, digamos, mais “pop”. A poeta da suave retórica e do intenso silêncio, que é como Sylvio gosta de se referir a ela, continua influenciando a obra do laureado cineasta, que também é poeta e escritor. O verso “Eu sou tão estrangeira nessa vida” inspirou o livro de poemas “No Estrangeiro”, que ainda não foi lançado. Além desses eventos, o “Cândido”, jornal mensal da Biblioteca, traz na edição de

CENTENÁRIO HELENA KOLODY Data: 8 a 11 de outubro Horário: diversos Local: Biblioteca Pública do Paraná Ingresso: gratuito

outubro um dossiê sobre o percurso da autora por meio de reportagens, poemas, ilustrações e fotos — e ainda trechos da participação de Helena no projeto “Um Escritor na Biblioteca”, em edição realizada na década de 1980. A edição zero da revista trimestral “Helena”, que começou a circular em maio de 2012, prestou uma homenagem à autora centenária. Também neste ano, a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, por meio da Biblioteca, lançou o Prêmio Paraná de Literatura 2012, com três categorias, sendo que a de poesia faz homenagem a Helena Kolody, que no dia 12 de outubro festejaria seus 100 anos, mês em que se comemora também o Dia do Poeta, 4 de outubro... Um duplo brinde!

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

13


LITERATURA | PROGRAMAÇÃO 1º, 17 e 31 DE OUTUBRO

TERROR NA CASA

COM SÉRGIO FERREIRA Leitura de contos de suspense e terror

Classificação: 14 anos | Horário: 9h30 (dia 1º e 31) e 14h (dia 1º e 17) | Local: Casa da Leitura Maria Nicolas | Ingresso: gratuito

1º DE OUTUBRO

RODA DE LEITURA

COM MICHELLE PEIXOTO

Classificação: 10 a 12 anos | Horário: 10h | Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes | Ingresso: gratuito

1º, 3, 4, 11 E 17 DE OUTUBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM FABIANE DE CEZARO

Classificação: 5 a 8 anos | Horário: 9h (dias 3 e 11), 14h (dias 1º e 7) e 15h30 (dias 4 e 11) | Local: Casa da Leitura Jamil Snege | Ingresso: gratuito

1 º, 8, 15, 22 e 29 DE OUTUBRO

CICLO DE LEITURA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

DE “ALGUMA POESIA” ATÉ “CLARO ENIGMA” COM WILLIAM TECA

Classificação: 12 anos | Horário: 15h | Local: Casa da Leitura Paulo Leminski | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

TECENDO MEMÓRIAS COM BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS, COM LILYAN DE SOUZA Horário: 14h30 | Local: Casa da Leitura Hilda Hilst | Ingresso: gratuito

1º, 8, 15, 22, 29 DE OUTUBRO

RODA DE LEITURA – ESPELHOS DA CONDIÇÃO HUMANA‌§ LEITURAS, FRUIÇÕES E APRECIAÇÕES DE TEXTOS LITERÁRIOS, COM DIEGO OLIVEIRA

Classificação: jovens e adultos | Horário: 14h30 Local: Casa da Leitura Wilson Martins Ingresso: gratuito

1º A 31 DE OUTUBRO

Gratuito

HORA DO CONTO - HISTÓRIAS DE TERROR (MÊS DAS BRUXAS)

2, 9, 10 E 31 DE OUTUBRO

3, 4, 11, 17, 18, 25 E 31 DE OUTUBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM MARIA LÚCIA DE FARIA

RODA DE LEITURA FOFOCA ERUDITA

O mês de outubro vai ser de arrepiar. Abóboras, fantasias, bruxas, zumbis e muitas histórias de terror fazem parte desta época do ano. Isso porque no dia 31 de outubro comemora-se o Halloween, ou Dia das Bruxas. Quem gosta de adrenalina e de sentir aquele friozinho na barriga não pode perder a edição especial da Hora do Conto da Biblioteca Pública do Paraná, feita neste mês para as crianças. Horário: 11h e 15h (2ª a 6ª feira) e 11h (sábado) Local: Biblioteca Pública do Paraná Ingresso: gratuito

2 DE OUTUBRO

RODA DE LEITURA

COM ALISSON FREYER

Classificação: 12 a 16 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Dario Vellozo | Ingresso: gratuito

LEITURA NA PRAÇA: “POSSO LER PRA VOCÊ?”

COM CARLA VICCINI E CRISTIANO NAGEL

Horário: 12h30 | Local: Praça da Espanha Ingresso: gratuito

3 DE OUTUBRO Horário: 20h | Local: Teatro do Paiol | Ingresso: gratuito

CINE ANIMAÇÃO

FILMES EM ANIMAÇÃO

Horário: 15h | Local: Casa da Leitura Nair de Macedo | Ingresso: gratuito

Com Carla Viccini

RODA DE LEITURA Classificação: 11 a 14 anos | Horário: 9h30 Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes Ingresso: gratuito

BATE-PAPO SOBRE OBRAS LITERÁRIAS COM HELOÍSA PRIETO

Horário: 15h | Local: Biblioteca Pública do Paraná Ingresso: gratuito Classificação: 9 anos | Horário: 8h30 Local: Casa da Leitura Paulo Leminski Ingresso: gratuito

Classificação: 8 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Hilda Hilst | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA COM LUCAS BUCHILE

Classificação: 6 anos | Horário: 9h e 14h Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam Ingresso: gratuito

Classificação: 5 anos | Horário: 14h Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam Ingresso: gratuito

Classificação: 12 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Augusto Stresser | Ingresso: gratuito

AVENTURAS LITERÁRIAS

TECENDO MEMÓRIAS COM BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS, COM LILYAN DE SOUZA

COM LUCAS BUCHILE

RODA DE LEITURA DE CONTOS FANTÁSTICOS COM LEANDRO TOPOROWICZ

4 DE OUTUBRO

RODA DE LEITURA

RODA DE LEITURA

FANTÁSTICAS TERÇAS

Classificação: adultos | Horário: 15h Local: Casa da Leitura Wilson Martins Ingresso: gratuito

COM WILLIAM TECA

COM FRANCISCO ALVIM

2, 9, 11 E 25 DE OUTUBRO

2, 9, 16, 23 E 30 DE OUTUBRO

LEITURA E ESPECULAÇÃO DA VIDA ALHEIA NOS TEXTOS LITERÁRIOS COM LILIAN SOARES

RODA DE LEITURA PAULO LEMINSKI

PAIOL LITERÁRIO

Horário: 19h30 | Local: Palacete Wolf Ingresso: gratuito

Horário: 9h às 20h (2ª a 6ª feira) e 9h às 13h (sábado) | Local: Instituto Cervantes de Curitiba Ingresso: gratuito CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

2, 4, 9, 11, 16, 18, 23, 25 E 30 DE OUTUBRO

BATE-PAPO SOBRE EXPERIÊNCIAS DE INCENTIVO À LEITURA

2, 16 E 31 DE OUTUBRO

14

Horário: 9h (dias 9 e 10), 10h (dia 31), 14h (dia 10) e 15h30 (dia 2) | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

EXPERIÊNCIA DE LEITURA – RELATOS

A CRÍTICA NA LITERATURA MOSTRA BIBLIOGRÁFICA

PROGRAMAÇÃO | LITERATURA

Infantil

PAIOL LITERÁRIO – FRANCISCO ALVIM | Foto: divulgação

3, 8 E 29 DE OUTUBRO

RODA DE LEITURA COM LUCAS BUCHILE

4, 5, 19 E 26 DE OUTUBRO

RODA DE LEITURA

COM CRISTIANO NAGEL

Classificação: 14 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes Ingresso: gratuito

Classificação: 12 anos | Horário: 9h (dia 3) e 14h (dias 8 e 29) | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

4, 11, 18 E 25 DE OUTUBRO

3, 17 E 31 DE OUTUBRO

Classificação: 8 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Augusto Stresser | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA PERSPECTIVAS LITERÁRIAS – A TRAVESSIA PELO CAOS COM LEONARDO LOTOWSKI

Classificação: jovens e adultos | Horário: 10h Local: Casa da Leitura Wilson Martins Ingresso: gratuito

TECENDO A LEITURA COM DANIELE ROSA

4, 8, 9, 10, 16 E 17 DE OUTUBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM ÉLCIO DI TRENTO

Classificação: 5 a 12 anos | Horário: 9h e 14h Local: Casa da Leitura Walmor Marcelino Ingresso: gratuito CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

15


LITERATURA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | LITERATURA

Infantil

4 E 22 DE OUTUBRO

5, 23 E 25 DE OUTUBRO

8, 9, 18 E 22 DE OUTUBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

RODA DE LEITURA

RODA DE LEITURA

Classificação: 4 a 6 anos | Horário: 9h (dia 4) e 14h (dia 22) | Local: Casa da Leitura Jamil Snege Ingresso: gratuito

Classificação: 10 a 12 anos | Horário: 9h (dia 5) e 14h (dias 22 e 25) | Local: Casa da Leitura Jamil Snege | Ingresso: gratuito

Classificação: 6 a 10 anos | Horário: 9h (dias 8 e 22) e 14h (dias 8, 9 e 18) | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

COM FABIANE DE CEZARO

COM FABIANE DE CEZARO

COM FABIANE DE CEZARO

RODA DE LEITURA

COM MANOEL MARTINS

Classificação: 14 a 18 anos | Horário: 14h Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes Ingresso: gratuito

11 DE OUTUBRO

4, 11, 18 e 25 DE OUTUBRO

5, 19 E 26 DE OUTUBRO

8, 19, E 24 DE OUTUBRO

CICLO DE LEITURA EDGAR ALLAN POE

RODA DE LEITURA

RODA DE LEITURA

COM KELY MEDEIROS

Classificação: 14 a 18 anos | Horário: 9h | Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA | COM BRUNA MARTINS VIANA

COM SÉRGIO FERREIRA

Classificação: 14 anos | Horário: 14h e 9h30 (dia 11) | Local: Casa da Leitura Maria Nicolas Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA “ODISSEIA” DE HOMERO

TECENDO MEMÓRIAS COM BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS, COM LILYAN DE SOUZA

Horário: 10h | Local: Casa da Leitura Hilda Hilst Ingresso: gratuito

6 DE OUTUBRO

COM WILLIAM TECA

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

RODA DE LEITURA CONTOS BRASILEIROS

Horário: 15h | Local: Livraria Saraiva – Shopping Mueller | Ingresso: gratuito

Classificação: 12 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Paulo Leminski | Ingresso: gratuito

COM EMANUELE ASSINI

Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Nair de Macedo | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

TECENDO MEMÓRIAS COM BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS, COM LILYAN DE SOUZA Classificação: 8 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Hilda Hilst | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

COM ÉLCIO DI TRENTO

Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Walmor Marcelino | Ingresso: gratuito

4, 18 E 25 DE OUTUBRO

RODA DE LEITURA FRESTAS DE FICÇÃO NO ESPAÇO URBANO COM ISABEL WITT LUNARDI

Classificação: 12 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Osman Lins | Ingresso: gratuito

4, 11, 18 E 25 DE OUTUBRO

RODA DE LEITURA VIGARICES

LEITURA E DISCUSSÃO DE TEXTOS DE HUMOR, COM ISIS LEMES E LILIAN SOARES

Classificação: jovens e adultos | Horário: 9h e 15h (dias 11 e 18) | Local: Casa da Leitura Wilson Martins | Ingresso: gratuito

16

COM PRISCILA ANGÉLICA

6 E 20 DE OUTUBRO

RODA DE LEITURA UMA POÉTICA DA LEITURA COM MURILO COELHO

Horário: 16h | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

6, 13, 20 e 27 DE OUTUBRO

CICLO DE LEITURA “CATATAU” DE PAULO LEMINSKI COM WILLIAM TECA

Classificação: 13 anos | Horário: 10h30 | Local: Casa da Leitura Paulo Leminski | Ingresso: gratuito

6, 20 E 27 DE OUTUBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Horário: 15h | Local: Casa da Leitura Augusto Stresser | Ingresso: gratuito

7 DE OUTUBRO

COM LEONARDO LOTOWSKI

8 E 22 DE OUTUBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Classificação: 4 a 12 anos | Horário: 15h às 16h Local: Sesc da Esquina | Ingresso: gratuito

9 DE OUTUBRO

RODA DE LEITURA | COM CARLA VICCINI

Classificação: 14 a 18 anos | Horário: 9h | Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA | COM FABIANE DE CEZARO

Classificação: 12 a 15 anos | Horário: 9h | Local: Casa da Leitura Jamil Snege | Ingresso: gratuito

9, 11 E 17 DE OUTUBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS | COM ADRIANE HAVRO

Horário: 9h30 (dia 17) e 14h (dias 9 e 11) | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

10 DE OUTUBRO

CENA HQ BRASIL

LEITURAS DRAMÁTICAS DO QUADRINHO “MORRO DA FAVELA”, DE ANDRÉ DINIZ E DIREÇÃO DE EDSON BUENO Classificação: 14 anos | Horário: 20h | Local: Caixa Cultural | Ingresso: 1 livro de história em quadrinhos ou 1 livro não didático

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS Classificação: 4 a 11 anos | Horário: 9h30 | Local: Casa da Leitura Paulo Leminski | Ingresso: gratuito Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Osman Lins Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM ÉLCIO DI TRENTO

Classificação: até 5 anos | Horário: 9h | Local: Casa da Leitura Walmor Marcelino | Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM MARIA LÚCIA DE FARIA

Classificação: infanto-juvenil | Horário: 9h Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

11, 18 E 25 DE OUTUBRO

RODA DE LEITURA | COM CARLA VICCINI

Classificação: 14 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

TECENDO MEMÓRIAS COM BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS, COM LILYAN DE SOUZA

Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Hilda Hilst Ingresso: gratuito

13 DE OUTUBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM PRISCILA ANGÉLICA

Horário: 15h | Local: Livraria Saraiva – Shopping Crystal | Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM PRISCILA ANGÉLICA

Horário: 15h | Local: Livraria Saraiva – Shopping Crystal | Ingresso: gratuito

8 E 18 DE OUTUBRO

RODA DE LEITURA COM LUCAS BUCHILE

Classificação: 7 a 10 anos | Horário: 9h (dia 8) e 14h (dia 18) | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

17


LITERATURA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | LITERATURA

Infantil

13 de outubro

16 E 18 DE OUTUBRO

19 DE OUTUBRO

CENTRO HISTÓRICO DIVERTIDO

RODA DE LEITURA

RODA DE LEITURA

Horário: 10h e 11h | Local: Bebedouro do Largo da Ordem | Ingresso: gratuito

Classificação: 7 a 10 anos | Horário: 9h (dia 18) e 14h (dia 16) | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

Classificação: 10 a 12 anos | Horário: 9h | Local: Casa da Leitura Jamil Snege | Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA A CADA 30 MINUTOS COM CARLOS DAITSCHMAN

COM LUCAS BUCHILE

CENTRO HISTÓRICO DIVERTIDO

16 E 23 DE OUTUBRO

Horário: 16h | Local: Museu Paranaense Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA DE IMAGEM – pintores do modernismo: além da imagem

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

O CLUBE DE XADREZ É DAS CRIANÇAS

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA A LENDA DE SISSA COM ATIVIDADE DE DESENHO OU MODELAGEM DE PERSONAGENS COM MASSINHA INDUSTRIAL  Horário: 10h | Local: Teatro Universitário de Curitiba - TUC | Ingresso: gratuito

O CLUBE DE XADREZ É DAS CRIANÇAS CONTAÇÃO DE HISTÓRIA A LENDA DE CAÍSSA COM CONSTRUÇÃO DE UM POEMA MOSAICO Horário: 11h | Local: Teatro Universitário de Curitiba - TUC | Ingresso: gratuito

14 DE OUTUBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM PRISCILA ANGÉLICA

Horário: 15h | Local: Livraria Saraiva – Shopping Mueller | Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM CAROLINA DAMIÃO

Horário: 14h30 | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

15 DE OUTUBRO

SESI ZOOM CULTURAL

BATE-PAPO COM LUÍS HENRIQUE PELLANDA E CAIO MARQUES SOBRE LITERATURA E SUA RELAÇÃO COM AS DIVERSAS ARTES Horário: 20h | Local: Teatro Sesi Portão Ingresso: gratuito

COM LUCAS BUCHILE

RODA DE LEITURA COM LUIS TEIXEIRA

COM EMANUELE ASSINI

Classificação: 8 anos | Horário: 9h | Local: Casa da Leitura Nair de Macedo | Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM CAROL DAMIÃO

Horário: 9h30 (dia 23) e 14h30 (dia 16) | Local: Casa da Leitura Hilda Hilst | Ingresso: gratuito

16 E 30 DE OUTUBRO

RODA DE LEITURA

COM FABIANE DE CEZARO

Horário: 9h30 e 15h | Local: Casa da Leitura Osman Lins | Ingresso: gratuito

20 DE OUTUBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM PRISCILA ANGÉLICA

Horário: 15h | Local: Livraria Saraiva – Shopping Mueller | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA COM LILIAN SOARES

Classificação: 14 a 18 anos | Horário: 10h Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

COM MICHELLE PEIXOTO

Classificação: 11 anos | Horário: 14h30 | Local: Casa da Leitura Hilda Hilst | Ingresso: gratuito

24 DE OUTUBRO

RODA DE LEITURA

19 A 26 DE OUTUBRO

“O CORONEL E O LOBISOMEM” (2005) – DE MAURÍCIO FARIAS ADAPTADO DA OBRA HOMÔNIMA DE JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO, COM BRUNA MARTINS VIANA E ISABEL WITT LUNARDI. DEBATE SOBRE A OBRA E SUA ADAPTAÇÃO

Horário: 19h às 20h30 (bloco estadual) e 20h35 às 22h (bloco interestadual) | Local: Rodoferroviária de Curitiba | Ingresso: gratuito

COM LUCAS BUCHILE

22 A 26 DE OUTUBRO

25 E 26 DE OUTUBRO

CINE LEITURA

Classificação: 12 anos | Horário: 16h | Local: Casa da Leitura Osman Lins | Ingresso: gratuito

18 E 21 DE OUTUBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS (necessidaDEs especiais) COM ÉLCIO DI TRENTO

Horário: 14h30 | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

UM ESCRITOR NA BIBLIOTECA COM JOÃO GILBERTO NOLL

Horário: 19h | Local: Auditório Paul Garfunkel Ingresso: gratuito

BIBLIOTECA AMBULANTE

EMPRÉSTIMO DE LIVROS – PROJETO PASSAGENS LITERÁRIAS

UM ESCRITOR NA BIBLIOTECA | Foto: divulgação

COM ALISSON FREYER

Classificação: 12 a 16 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Dario Vellozo | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

Horário: 8h | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

ESQUINA LITERÁRIA

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Dia 22: “Poemas Escolhidos” (Gregório de Matos) e “Os Dois ou o Inglês Maquinista” (Luís Carlos Martins Pena) | Dia 23: “Lucíola” (José de Alencar) e “Inocência” (Visconde de Taunay) | Dia 24: “O Bom Crioulo” (Adolfo Caminha) e “Urupês” (Monteiro Lobato) | Dia 25: “São Bernardo” (Graciliano Ramos) e “Anjo Negro” (Nelson Rodrigues) | Dia 26: “Romanceiro da Inconfidência” (Cecília Meireles) e “Felicidade Clandestina” (Clarice Lispector) | Horário: 18h Local: Sesc da Esquina | Ingresso: gratuito

Horário: 9h30 (dia 25), 10h30 (dia 26) e 15h (dia 25) Local: Casa da Leitura Osman Lins | Ingresso: gratuito

BATE-PAPO SOBRE AS OBRAS DO VESTIBULAR DA UFPR

COM MICHELLE PEIXOTO

26 DE OUTUBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM KELY MEDEIROS

Classificação: 4 a 11 anos | Horário: 15h30 Local: Casa da Leitura Paulo Leminski Ingresso: gratuito

29 E 30 DE OUTUBRO

22 A 27 DE OUTUBRO

RODA DE LEITURA

FLIM – FESTA LITERÁRIA DO MEDIANEIRA

Classificação: 9 a 11 anos | Horário: 9h30 | Local: Casa da Leitura Hilda Hilst | Ingresso: gratuito

Horário: 8h às 21h | Local: Colégio Medianeira Ingresso: gratuito

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

23 DE OUTUBRO

Classificação: 7 a 14 anos | Horário: 9h (dia 16) e 14h (dia 30) | Local: Casa da Leitura Jamil Snege Ingresso: gratuito

16 DE OUTUBRO

18

FLIM | Foto: divulgação

COM MICHELLE PEIXOTO

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

19


LITERATURA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

Infantil

PERMANENTE

BONDINHO DA LEITURA EMPRÉSTIMO DE LIVROS

Horário: 8h30 às 19h30 (2ª a 6ª feira) e 8h30 às 14h30 (sábado) | Local: Rua XV de Novembro Ingresso: gratuito

ESTAÇÃO DA LEITURA EMPRÉSTIMO DE LIVROS

CINE RETRÔ – NOSFERATU Foto: divulgação

30 DE OUTUBRO

RODA DE LEITURA

COM LUÍS CARLOS TEIXEIRA

Horário: 9h | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

31 DE OUTUBRO

CINE RETRÔ

EXIBIÇÃO E RODA DE LEITURA SOBRE O CLÁSSICO DO CINEMA “NOSFERATU”, DE 1922, COM SÉRGIO FERREIRA Classificação: 14 anos | Horário: 14h Local: Casa da Leitura Maria Nicolas Ingresso: gratuito

RODA DE CINEMA TERROR NA CASA

Classificação: 18 anos | Horário: 20h30 | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA TERROR NA CASA Horário: 15h e 18h | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS TERROR NA CASA

Horário: 14h e 19h30 | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HIStÓRIAS COM ROSANGELA RAUEN

Classificação: 9 a 11 anos | Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Jamil Snege | Ingresso: gratuito

TODA 5ª FEIRA

RODAS DE LEITURA PARA JOVENS E ADULTOS

AUTORES NACIONAIS E ESTRANGEIROS, DOS CLÁSSICOS AOS CONTEMPORÂNEOS

Horário: 14h | Local: todas as Casas da Leitura Ingresso: gratuito

20

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

Horário: 8h30 às 19h30 (2ª a 6ª feira) e 8h30 às 14h30 (sábado) | Local: Terminal do Pinheirinho Ingresso: gratuito

ESPAÇO DA LEITURA JARDIM EUCALIPTOS EMPRÉSTIMO DE LIVROS

Horário: 8h às 17h | Local: Centro da Juventude Eucaliptos | Ingresso: gratuito

aprenda e empreenda OFICINA DE MEDIAÇÃO DE LEITURA COM CARLA VICCINI

Data: 20 de outubro | Horário: 8h30 | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

CURSO DE MEDIADORES DE LEITURA

Data: toda 4ª feira Horário: 19h às 22h Local: Ponto de Cultura Passagens Literárias Valor: gratuito

ESCREVENDO MEU PRIMEIRO LIVRO AULAS DE LITERATURA, REDAÇÃO E ILUSTRAÇÃO

Data: toda 2ª a 6ª feira (1 vez por semana) Horário: 14h30 às 16h | Local: Letrinhas Casa de Cultura | Valor: R$160

OFICINA PERMANENTE DE POESIA Data: toda 5ª feira Horário: 18h às 19h45 Local: Biblioteca Pública do Paraná Ingresso: gratuito


DANÇA

“Viewpoints” na SITI Company, em 2009 e em 2011, em que foi convidada para integrar a performance “Three Seconds”, de Yanghee Lee, no The Kitchen, em Nova York. Para Renata, “no movimento caótico que é o da criação coletiva, o diretor aparece como uma linha condutora, para organizar o que está sendo feito”.

Borrar fronteiras P

SITI COMPANY Foto: divulgação

ense numa ação. Levantar o braço e dar tchau, por exemplo. Isso pode ser feito em dois ou em dez segundos. E se você fizer o movimento encostado numa parede ou deitado na cama? Você pode também preferir caminhar em linha reta ou em círculos. Essas variações de tempo e espaço podem ser objetos de estudo para dançarinos e atores. A Oficina “Viewpoints”, que acontece no Espaço Cênico Pip Galeria, de 3 a 6 de outubro, das 10h às 14h, oferece gratuitamente um treinamento que possibilita e facilita os processos de criação coletiva. “Viewpoints” é uma técnica de improvisação que nasceu no mundo da dança pós-moderna. Foi articulada pela coreógrafa Mary Overlie nos anos 1970. Anne Bogart, uma das diretoras da SITI Company de Nova York, expandiu as noções e adaptou para atores. É mais uma forma de colocação do corpo em cena; desenvolve a flexibilidade, articulação, movimento e força em conjunto.

22

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

Como fica o papel do diretor nesse processo que já é uma febre entre a classe artística no Rio de Janeiro? “Acredito que o Viewpoints põe a figura do diretor num lugar bacana; não o exclui. Ele passa a ser uma pessoa que compartilha as proposições dos artistas. Provoca o artista a ser mais colaborador”, opina a atriz, produtora e tradutora da Pausa Companhia de Teatro, Renata Hardy, que vai ministrar a oficina em Curitiba. Renata participou de cursos de formação de

RENATA HARDY Foto: Hye Ryoung Min

Graduada em Artes Cênicas pela Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO, com especialização em Jogo Dramático pela École Phillipe Gaulier, em Londres, foi bolsista residente da Casa Hoffmann durante dois anos e, após concluir sua estruturação coreográfica, ganhou uma bolsa de estudos para o Centro em Movimento – CEM, de Lisboa, onde estudou corpo e movimento com diretores, bailarinos e coreógrafos de diversas nacionalidades. Foi também atriz, pesquisadora e ministrou algumas oficinas no Ateliê de Criação Teatral – ACT, orientada por Luís Melo e Nena Inoue. O Espaço Cênico PIP Galeria é um local de pesquisas e apresentações direcionadas principalmente para o desenvolvimento da

OFICINA VIEWPOINTS Data: 3 a 6 de outubro Horário: 10h às 14h Local: Espaço Cênico Ingresso: gratuito

dança contemporânea e investigações acerca do corpo. O projeto, que acontece até março de 2013, é uma parceria da coreógrafa Carmen Jorge e o Batton – Organização de Dança. Para Carmen Jorge, a aproximação de áreas pode possibilitar a criação com mais abertura de pensamento e a descoberta de novas conexões para uma cena. “Hoje em dia as fronteiras entre teatro e dança se borram muito. Os bailarinos, por exemplo, podem fazer uso da voz, mas geralmente são aqueles que não estão tão interessados numa dança perfeita ou numa técnica de dança com passos a serem executados perfeitamente. Não precisam ser atores, podem fazer uso da voz, o que é diferente”, afirma Carmen. E ela já anuncia uma nova pesquisa que começa a ser desenvolvida no espaço. A inspiração para o novo trabalho é o “O Livro da Dança”, publicação com a qual o escritor português Gonçalo M. Tavares estreou na literatura em 2001. Em pouco mais de uma década, publicou outros 30 títulos, entre romances, contos, ensaios e peças teatrais. Recebeu prêmios importantes em Portugal, como o José Saramago. “O Livro tem poesias que fazem referência ao corpo. Tudo passa pelo corpo. É muito bonito”, comenta. SITI COMPANY Foto: divulgação

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

23


DANÇA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

2 A 6 DE OUTUBRO

PROGRAMAÇÃO | DANÇA

Infantil

ATÉ 11 DE NOVEMBRO

MOSTRA DE ESTRUTURAÇÃO COREOGRÁFICA DO EDITAL DE PESQUISA EM DANÇA APRESENTAÇÃO “DENTE-DE-LEÃO”, DA ARTISTA E CRIADORA BRUNA SPOLADORE

Horário: 20h | Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento | Ingresso: gratuito

5 A 7 DE OUTUBRO

BRASIL TAP JAZZ

FESTIVAL INTERNACIONAL DE SAPATEADO Horário: 20h | Local: Teatro Positivo Ingresso: R$35 a R$15

6 E 7 DE OUTUBRO

A SAUDADE É COMO LÍQUIDO QUE TRANSBORDA

PERFORMANCE DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DE ANDERSON LUIZ DO CARMO Horário: 19h | Local: Teatro Cleon Jacques Ingresso: gratuito

9 A 13 DE OUTUBRO

MOSTRA DE ESTRUTURAÇÃO COREOGRÁFICA DO EDITAL DE PESQUISA EM DANÇA

APRESENTAÇÃO “E SE EU FICASSE MAIS TEMPO AQUI, O QUE ACONTECERIA?”, DA ARTISTA CRIADORA BEL NEJUR

MOSTRA DE ESTRUTURAÇÃO COREOGRÁFICA DO EDITAL DE PESQUISA EM DANÇA

VOTAÇÃO PRÊMIO PARANÁ HIP HOP O Prêmio Paraná Hip Hop chega à sua segunda edição. Buscando preservar e valorizar a essência da cultura hip-hop no estado, o evento vai premiar artistas e profissionais ligados à dança, música, artes visuais ou produção cultural, que trouxeram ideias inovadoras e criativas para o meio. Os indicados a cada uma das 16 categorias foram escolhidos previamente por uma comissão julgadora, e agora passam por voto popular. O público poderá escolher os cinco finalistas de cada categoria pelo endereço www.premioparanahiphop.com. br ou pessoalmente na loja Capsula Graffiti Shop & Galeria, até o dia 14 de outubro. Os mais votados seguem para a etapa final, que acontece entre os dias 22 de outubro e 11 de novembro. A entrega do Prêmio será no dia 17 de novembro. Local: Capsula Graffiti Shop & Galeria e www.premioparanahiphop.com.br

16 A 20 DE OUTUBRO

BRASIL TAP JAZZ Foto: divulgação

30 DE OUTUBRO A 3 DE NOVEMBRO

MOSTRA DE ESTRUTURAÇÃO COREOGRÁFICA DO EDITAL DE PESQUISA EM DANÇA

APRESENTAÇÃO “HABITAT DO SOM –(DO CORAÇÃO AOS POROS – DOS POROS AO CHÃO”), DOS INTÉRPRETES E CRIADORES HANY MORGENSTERN, SHARON MORGENSTERN E LUAN DE ROSA E SOUZA Horário: 20h Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento | Ingresso: gratuito

23 A 27 DE OUTUBRO

MOSTRA DE ESTRUTURAÇÃO COREOGRÁFICA DO EDITAL DE PESQUISA EM DANÇA APRESENTAÇÃO “UTOPIAS DA APROXIMAÇÃO”, DOS INTÉRPRETES E CRIADORES MAÍRA LOUR E GABRIEL MACHADO

APRESENTAÇÃO “MEMÓRIAS INTERMITENTES”, DA CRIADORA JULIANA ADUR

Horário: 20h | Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento | Ingresso: gratuito

TODA 6ª FEIRA E SÁBADO

NOITE ÁRABE

DANÇA DO VENTRE UTOPIAS DE APROXIMAÇÃO Foto: Eli Firmeza

Horário: 21h | Local: Restaurante Oriente Árabe Ingresso: R$8 e R$4

aprenda e empreenda OFICINA VIEWPOINTS COM RENATA HARDY

DANÇA FLAMENCA PARA CRIANÇAS

BRASIL TAP JAZZ – OFICINAS

Classificação: 5 anos | Data: toda 3ª e 5ª feira | Horário: 17h45 às 18h30 | Local: Estúdio Aire Flamenco | Valor: R$95

Data: 3 a 6 de outubro | Horário: 10h às 14h Local: Espaço Cênico | Ingresso: gratuito Data: 5 a 7 de outubro | Horário: diversos Local: Expo Unimed | Valor: R$400 a R$90

WORKSHOP O CINEMA NAS DANÇAS CIRCULARES | COM DOMINGOS VALESKI E MARIA

CECÍLIA KUWABARA

Data: 20 de outubro | Horário: 8h30 às 18h30 Local: Pousada Betânia | Valor: R$180

DANÇA DE SALÃO

COM MARCELO AYALA E KARINA BERCHIOR

Data: toda 2ª e 6ª feira | Horário: 19h às 20h (iniciante) e 20h às 21h (intermediário) Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50 (individual) e R$90 (casal)

DANÇA FLAMENCA PARA INICIANTES JOVENS E ADULTOS | COM JOE CAETANO Data: toda 3ª e 5ª feira | Horário: 20h30 às 21h30 | Local: Estúdio Aire Flamenco Valor: R$115

COM ANELISE BONATTO

DANÇAS DO LESTE – TRIBAL FUSION E VENTRE

DANÇA TRIBAL (FUSÃO DE DANÇA DO VENTRE, FLAMENCO, INDIANA E HIP-HOP) E DANÇA DO VENTRE (CLÁSSICA, MODERNA E FOLK)

Data: toda 3ª feira a sábado | Horário: 16h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 13h (sábado) Local: Estúdio Damballah Tribal e Ventre Valor: R$150

DANÇA DE SALÃO

COM MARCELO AYALA E KARINA BERCHIOR Data: toda 4ª feira | Horário: 19h às 21h Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$42 (individual) e R$80 (casal)

Horário: 20h | Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento | Ingresso: gratuito

Horário: 20h | Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento | Ingresso: gratuito

24

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

25


MÚSICA

BRASILEIRINHO Foto: Luiz Cequinel

Criança no palco e na plateia D

e criança para criança. No mês de outubro elas ocupam palcos e plateias para tocar, cantar e ouvir música de estilos variados. A Orquestra de Cordas do Guri de São Paulo apresenta um repertório clássico; o Coral Brasileirinho traz a música popular do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, numa homenagem ao centenário de seu nascimento. “O linguajar das canções de Luiz Gonzaga nos dá a oportunidade de mostrar para as crianças o quanto o Brasil é diferente na forma de se expressar, e o quanto isso é bom. As dificuldades do nordestino que sofre com a seca, a vinda para o sul, a gostosura dos ritmos de lá, nos renderam bons papos com a criançada”, comenta o diretor do Coral, Milton Karam. A música “Respeita Januário”, composta em 1950, que será interpretada pelo coral, narra a volta de Luiz Gonzaga, então já famoso, para a terra natal Exu, e o reencontro com o pai Januário depois de 12 anos.

26

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

ORQUESTRA DE CORDAS do GURI Foto: divulgação

A delicada “Olha pro Céu”, de 1951, retrata um casal e sua paixão num cenário de Festa de São João. “No Meu Pé de Serra” e “Asa Branca”, de 1947, são as mais antigas do repertório. “Acho que nunca trabalhamos canções tão antigas num mesmo repertório. Ensinamos e aprendemos junto com as crianças, levando ao público um espetáculo muito gostoso, leve, sensível e bemhumorado”, afirma a também diretora do Coral, Helena Bel. A música mais recente é uma parceria entre Gonzagão e o filho Gonzaguinha. Em “Não Vendo nem Troco”, a letra induz o ouvinte a pensar que a música faz referência a uma mulher. No final, a revelação: trata-se de uma égua. Na divertida “Casamento de Rosa”, escrita em 1953, os Brasileirinhos perdem o fôlego, por causa da movimentação no palco. O grupo é integrado por crianças que recebem aulas gratuitas de canto no Conservatório de Música Popular Brasileira, espaço da Fundação Cultural de Curitiba, instituição que mantém o Coral Brasileirinho e o projeto “Nosso Canto”, com aulas também gratuitas em várias regionais da cidade. Orquestra de Cordas do Guri O show “Brasileirinho: 100 Gonzagão” não será assistido apenas pela plateia curitibana.

As crianças e adolescentes da Orquestra de Cordas do Guri vêm à cidade para fazer uma apresentação e conhecer o trabalho desenvolvido no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba. O projeto Guri oferece aos alunos e familiares, na maioria moradores de regiões de alta vulnerabilidade social, aulas gratuitas de música em polos localizados na capital e região metropolitana de São Paulo. “Além de levar a música que fazemos, gostamos de ouvir a música que se faz em outros locais. A troca musical é importante na vida dos adolescentes. Conhecer outros lugares, viajar, também”, afirma a regente da Orquestra, Aline Sardão. No repertório do concerto em Curitiba, peças escolhidas com objetivo pedagógico. “Eine kleine Nachtmusik”, “protótipo” de sinfonia de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791), introduz os jovens e a plateia no mundo das sinfonias clássicas românticas. Os integrantes da orquestra interpretam, ainda, “The Evil Eye and the Hideous Heart”, com um arranjo adaptado para o nível dos estudantes.

Cabocolinhos, Canto e Marcha, do compositor brasileiro Ernani Aguiar, também faz parte do concerto. Quem abre a apresentação são os sete músicos do Conjunto de Choro do Conservatório de MPB, que tocam ao lado dos professores Daniel Migliavacca e Lucas Melo. No final do espetáculo os chorões voltam ao palco para interpretar com a Orquestra de Cordas “Santinha” e “Terna Saudade”, de Anacleto de Medeiros e “Doce de Coco”, de Jacob do Bandolim.

BRASILEIRINHO 100 GONZAGÃO Data: 19 a 21 de outubro Horário: 20h (6ª feira – para escolas da rede pública), 18h (sábado), 16h (domingo) Local: Museu Oscar Niemeyer Ingresso: R$20 a gratuito

ORQUESTRA DE CORDAS do GURI E CONJUNTO DE CHORO DO CONSERVATÓRIO DE MPB Data: 20 de outubro Horário: 15h Local: Teatro da Reitoria da UFPR Ingresso: gratuito

A música “Quatro Momentos nº 3”, com seus movimentos Tempo de Maracatu, Tempo de CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

27


MÚSICA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | MÚSICA

Infantil

2 DE OUTUBRO

5 DE OUTUBRO

15 A 19 DE OUTUBRO

19 A 21 DE OUTUBRO

COM ABERTURA DA BIG TIME ORCHESTRA

Classificação: 16 anos | Horário: 21h | Local: Curitiba Master Hall | Ingresso: R$55 a R$30

Horário: 16h | Local: Biblioteca Pública do Paraná Ingresso: gratuito

CORAL BRASILEIRINHO FAZ SHOW EM HOMENAGEM A LUIZ GONZAGA

B.B.KING – THE BLUES IS MY LIFE!

Horário: 21h | Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão | Ingresso: R$780 a R$195

2 A 5 DE OUTUBRO

CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA

ALIMENTANDO COM MÚSICA COM O TEMA “ALEGRIA DA VIDA”

Horário: 9h30 e 10h30 (4ª e 6ª feira) e 14h30 e 15h30 (3ª e 5ª feira) | Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: R$20 a R$10

2, 9, 16, 23 E 30 DE OUTUBRO

JAZZ COM SAUL TRUMPET, JEFF SABBAG E CONVIDADOS

Horário: 20h30 | Local: Aos Democratas Pub Ingresso: R$15

4 DE OUTUBRO

RICHARD CLAYDERMAN

Horário: 21h | Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão | Ingresso: R$190 a R$150

RADAR

A NOVA MÚSICA BRASILEIRA NOS 40 ANOS DO TEATRO DO PAIOL CONVIDA CÍCERO

Horário: 20h30 | Local: Teatro do Paiol | Ingresso: R$40 a R$20

4 A 7 DE OUTUBRO

CURITIBA JAZZ MEETING Durante quatro dias, Curitiba receberá alguns dos principais expoentes do jazz contemporâneo nacional e internacional. Desde 2008 o evento se propõe a reunir os diversos estilos e tendências do jazz. Além dos espetáculos, a programação também inclui um workshop para estudantes e músicos profissionais, realizado no dia 4. Dia 4: Workshop para estudantes e músicos profissionais | Dia 5: Florian Ross Trio com Florian Ross, Cris Julian e Eduardo Sallum Dia 6: Jazz Meeting Ensemble com William Galison, direção de André Dequech Local: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha | Dia 7: Jean-Luc Ponty e Orquestra Sinfônica do Paraná, participação especial de William Lecomte | Horário: 20h30 | Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão | Ingresso: R$160 a R$10

28

CHARLIE BROWN JR | ROCK 5 E 6 OUTUBRO

JANAÍNA FELLINI

Horário: 21h | Local: Teatro do Paiol | Ingresso: R$20 a R$10

5 A 7 DE OUTUBRO

I FESTIVAL NO IMPROVISO JAZZ & BLUES Horário: diversos | Local: Teatro Bom Jesus Ingresso: R$30

5, 6, 18 A 20 E 27 DE OUTUBRO

PROJETO RÁDIO MÚSICA CURITIBANA

Horário: 20h | Local: Teatro Universitário de Curitiba – TUC | Ingresso: R$10 a R$5

7 DE OUTUBRO

16 E 17 DE OUTUBRO

MÚSICA DE CÂMARA

Horário: 20h | Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: R$20 a R$10

18 DE OUTUBRO

O CANTO SIMPLES DA ALMA

Horário: 20h | Local: Canal da Música | Ingresso: R$20 a R$10

18 DE OUTUBRO

CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA ENSAIO ABERTO

Horário: 10h30 | Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: gratuito

SOJA | REGGAE

18 E 19 DE OUTUBRO

7, 14, 21, 28 DE OUTUBRO

COM CORO CARMINA MUNDI (ALEMANHA) E OS CANARINHOS DE CAMPO LARGO

Horário: 15h | Local: Teatro Universitário de Curitiba – TUC | Ingresso: R$2

19 DE OUTUBRO

Classificação: 16 anos | Horário: 21h | Local: Curitiba Master Hall | Ingresso: R$145 a R$75

CANJA DE VIOLA 9 DE OUTUBRO

YANNI | NEW AGE

Horário: 21h | Local: Teatro Positivo | Ingresso: R$605 a R$230

12 E 13 OUTUBRO

LEGIÃO URBANA BRASIL

CANTA SUCESSOS DE RENATO RUSSO E BANDA Horário: 21h | Local: Teatro do Paiol | Ingresso: R$20 a R$10

CONCERTO CARMINA BURANA

Horário: 20h | Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: R$20 a R$10

CONCERTO DE MÚSICA CLÁSSICA INDIANA COM ÂNGELO ESMANHOTTO (SAROD) E IVAN WOLKOFF (TABLA)

Horário: 20h | Local: Bicicletaria Cultural Ingresso: R$5 ou coleta espontânea

JAZZ CIGANO E YAMANDU COSTA

Horário: 21h | Local: Teatro do Paiol | Ingresso: R$20 a R$10

Horário: 11h30 (domingo) | Local: Conservatório de MPB de Curitiba | Ingresso: gratuito

15 DE OUTUBRO

MÚSICA DE CÂMARA | ENSAIO ABERTO

MÚSICA LATINA EM CURITIBA

30 ANOS DE MÚSICA LATINA EM CURITIBA

Horário: 21h | Local: Canal da Música | Ingresso: R$20 e R$10

20 DE OUTUBRO

ORQUESTRA DE CORDAS DO GURI E CONJUNTO DE CHORO DO CONSERVATÓRIO DE MPB DE CURITIBA Horário: 15h | Local: Teatro da Reitoria da UFPR Ingresso: gratuito

20 E 21 DE OUTUBRO

MENININHA | MUSICAL

Classificação: 10 anos | Horário: 15h e 18h (sábado) e 15h (domingo) | Local: Caixa Cultural Ingresso: R$10 e R$5

21 DE OUTUBRO

CONCERTO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DO PARANÁ

Horário: 10h30 | Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão | Ingresso: R$10 e R$5

CORAL DE CURITIBA

Horário: 19h | Local: Teatro do Paiol | Ingresso: 1 kg de alimento não perecível

23 DE OUTUBRO

Horário: 20h | Local: Caixa Cultural Ingresso: R$10 a R$5

BATE-PAPO MUSICAL

Horário: 20h | Local: Teatro do Paiol Ingresso: R$10 e R$5

Classificação: 18 anos Horário: 22h | Local: Rodeo Country Bar Ingresso: R$75 a R$35

GAFIEIRA L.O (LUIS OTÁVIO)

19 E 20 DE OUTUBRO

MUNHOZ & MARIANO | SERTANEJO

Horário: 20h (6ª feira e sábado) e 19h (domingo) Local: Caixa Cultural | Ingresso: R$20 a R$ 10

14 DE OUTUBRO

Horário: 20h (6ª feira – para escolas da rede pública), 18h (sábado), 16h (domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$20 a gratuito

SÉRIE SOLO MÚSICA

12 A 14 DE OUTUBRO

JAQUES MORELENBAUM CELLO SAMBA TRIO

BRASILEIRINHO 100 GONZAGÃO

TOQUINHO E JOÃO BOSCO | MPB

Horário: 21h | Local: Teatro Positivo | Ingresso: R$165 a R$65

Horário: 15h | Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: R$20 a R$10 CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

HOMENAGEM A VINÍCIUS DE MORAES

COM JAZZ CIGANO E YAMANDU COSTA

Horário: 17h | Local: Conservatório de MPB de Curitiba | Ingresso: gratuito

AVENTURAS MUSICAIS

ESPETÁCULO MUSICAL CRIANCEIRO COM O PAPO CORAL Horário: 15h | Local: Biblioteca Pública do Paraná Ingresso: gratuito

COM A PIANISTA CURITIBANA MARÍLIA GILLER

NOSLY MARINHO

LANÇAMENTO DO CD PARADOR

IV FESTIVAL PENALVA | ABERTURA COM GRUPO DE PERCUSSÃO DA EMBAP, PROJETO ÓPERA ILUSTRADA – OPERETA INFANTIL “A VOVOZINHA”

Horário: 20h | Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: R$10 e R$5

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

29


MÚSICA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | MÚSICA

Infantil

24 DE OUTUBRO

26 DE OUTUBRO

PROJETO RÁDIO MÚSICA CURITIBANA

Horário: 20h | Local: Canal da Música Ingresso: gratuito

AGNUS DEI COM SALETE CHIAMULERA

Horário: 19h | Local: Teatro do Paiol | Ingresso: R$20 e R$10

Horário: 20h | Local: Teatro do Paiol | Ingresso: R$20 a R$10

DE CÂMARA COM ALUNOS E PROFESSORES DO CURSO DE COMPOSIÇÃO E REGÊNCIA DA EMBAP

INOVAÇÃO E DESDOBRAMENTOS

JOTA QUEST | POP ROCK

QUARTETO MOUSIKÊ | SÉRIE BELAS ARTES MARIANA FRARE | MPB

IV FESTIVAL PENALVA | MESA-REDONDA

Horário: 14h | Local: Embap | Ingresso: gratuito

IV FESTIVAL PENALVA | CONCERTO DE MÚSICA

DE CÂMARA COM HENRIQUE DE CURITIBA, DEDDOS, MENANDRO E OUTROS Horário: 16h30 | Local: Embap | Ingresso: gratuito

IV FESTIVAL PENALVA | RECITAL COMENTADO – Horário: 14h | Local: Embap | Ingresso: gratuito

IV FESTIVAL PENALVA | CONCERTO DE MÚSICA Horário: 16h30 | Local: Embap | Ingresso: gratuito Horário: 21h15 | Local: Teatro Positivo Ingresso: R$165 a R$70

KÁTYA TEIXEIRA E VIOLA QUEBRADA MÚSICA DE RAIZ

Horário: 20h | Local: Teatro do Paiol Ingresso: R$20 e R$10

IV FESTIVAL PENALVA | CONCERTO DA ORQUESTRA DE VIOLÕES DA EMBAP, DUO BARK, TRIO JUCKSCH-FREGONEZE-CAPISTRANO E ORQUESTRA DE CORDAS DA EMBAP

26 E 27 DE OUTUBRO

25 DE OUTUBRO

Regência: Norton Morozowicz | Horário: 20h (6ª feira) e 18h30 (sábado) | Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: R$10 a R$5

Horário: 20h | Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: R$10 a R$5

“5” DE INDIONEY RODRIGUES | MPB

Horário: 20h05 | Local: Teatro do Paiol | Ingresso: R$40 a R$20

ORQUESTRA DA UTFPR

Horário: 20h | Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: R$5

IV FESTIVAL PENALVA | MESA-REDONDA A MÚSICA PARANAENSE SOB A PERSPECTIVA DA MUSICOLOGIA HISTÓRICA E DA ETNOMUSICOLOGIA Horário: 14h | Local: Embap | Ingresso: gratuito

IV FESTIVAL PENALVA | CONCERTO DE MÚSICA DE CÂMARA COM BOCCHINO, BRASILIM, WEBBER, KRIEGER, PENALVA, ALENCAR Horário: 16h30 | Local: Embap | Ingresso: gratuito

IV FESTIVAL PENALVA | CONCERTO DA ORQUESTRA FILARMÔNICA DA UFPR REPERTÓRIO: CARLOS GOMES, DOTTORI E PENALVA Regência: Isaque Lacerda e Marcio Steuernagel Horário: 20h | Local: Canal da Música Ingresso: R$10 e R$5

25 E 26 DE OUTUBRO

ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO | SERTANEJO Horário: 21h | Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão | Ingresso: R$290 a R$150

30

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

IV FESTIVAL PENALVA

CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA, HENRIQUE DE CURITIBA, JOSÉ PENALVA E JAIME ZENAMON

27 DE OUTUBRO

ROBERT PLANT | BLUES

COM FERREIRA DO AMARAL – LÍRICOS PLATÔNICOS

IV FESTIVAL PENALVA | MISSA/CONCERTO IN MEMORIAM DO PE. JOSÉ PENALVA. COM MADRIGAL VOCALE, COLLEGIUM CANTORUM

Horário: 19h | Local: Igreja Imaculado Coração de Maria | Ingresso: gratuito

IV FESTIVAL PENALVA | ENTREVISTAS, PAINÉIS,

COMPOSIÇÕES, LIVROS, OBJETOS PESSOAIS E FOTOGRAFIAS DO ACERVO DO PE. JOSÉ PENALVA Horário: 20h | Local: Museu Claretiano – Igreja Imaculado Coração de Maria | Ingresso: gratuito

29 DE OUTUBRO

IV FESTIVAL PENALVA | MESA-REDONDA

ASPECTOS INVESTIGATIVOS E DIDÁTICOS EM OBRAS DE PENALVA E HENRIQUE DE CURITIBA Horário: 14h | Local: Embap | Ingresso: gratuito

IV FESTIVAL PENALVA

RECITAL DE PIANO COM A PIANISTA INGRID BARANCOSKI. REPERTÓRIO: BOCCHINO, HENRIQUE DE CURITIBA E PENALVA Horário: 16h30 | Local: Embap | Ingresso: gratuito

Horário: 21h | Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão | Ingresso: R$840 a R$460

aprenda e empreenda

Horário: 20h | Local: Teatro do Paiol Ingresso: R$30 e R$15

PROJETO NOSSO CANTO – CURSO DE TÉCNICA VOCAL E CANTO CORAL

SABONETES CANTA ROBERTO & ERASMO IV FESTIVAL PENALVA | CONCERTO DE CORO INFANTIL – GRUPO VOCAL POSITIVO Horário: 10h | Local: Studium Theologicum Ingresso: R$10 e R$5

IV FESTIVAL PENALVA | CONCERTO DE CORO

INFANTIL – VÓRTEX DE JOVENS COMPOSITORES Horário: 16h30 | Local: Sesc Paço da Liberdade Ingresso: R$10 e R$5

28 DE OUTUBRO

A MÚSICA PARA BANDOLIM E PIANO COM DANIEL MIGLIAVACCA E CARMEN CÉLIA FREGONEZE

Horário: 11h | Local: Teatro Positivo Ingresso: R$10 e R$5

DOMINGO ONZE E MEIA | MPB COM MARCELA

ZANETTE E GRUPO ROSA ARMORIAL

Horário: 11h30 | Local: Conservatório de MPB de Curitiba | Ingresso: gratuito

Classificação: 13 a 45 anos | Data: diversos Horário: diversos | Local: Ruas da Cidadania (fundacaoculturaldecuritiba.com.br/cultura-nosbairros) | Valor: gratuito

CURSO DE VIOLINO | COM JOÃO LUCAS

Data: toda 2ª e 3ª feira | Horário: 18h30 às 21h30 (2ª feira) e 8h30 ao meio-dia ou 14h às 17h (3ª feira) Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50

CORAL CURUMIM | PARA CRIANÇAS A

PARTIR DE 6 ANOS E ADOLESCENTES

Data: toda 2ª e 4ª feira | Horário: 19h às 20h30 Local: Círculo Militar do Paraná | Valor: R$60

CURSO DE VIOLÃO POPULAR NA MÚSICA BRASILEIRA | COM CLÁUDIO FERNANDES Data: toda 4ª feira | Horário: 9h ao meio-dia e 14h30 às 16h30 | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$50

IV FESTIVAL PENALVA

CONCERTO DE ENCERRAMENTO COM COLLEGIUM CANTORUM, MADRIGAL VOCALE, ORQUESTRA DA PUCPR. HOMENAGEM E ENTREGA DO PRÊMIO PENALVA A INAMÍ CUSTÓDIO PINTO Regência: Helma Haller, Bruno Spadoni e Paulo Torres | Horário: 20h | Local: Canal da Música Ingresso: R$10 ou R$5

30 DE OUTUBRO

MÚSICA NO CENTENÁRIO DO CENTRO DE LETRAS DO PARANÁ COM MAESTRO PAULO TORRES

Horário: 17h | Local: Centro de Letras do Paraná Ingresso: gratuito

TERÇA BRASILEIRA | MPB

GRUPO MUSICAL A CORDA EM SI NO SHOW O SOM DO VAZIO

Horário: 20h | Local: Teatro do Paiol Ingresso: R$20 e R$10

TODO DOMINGO

CHORO E SERESTA

Horário: 11h | Local: Feira do Largo da Ordem Ingresso: gratuito

CURSO DE VIOLÃO POPULAR

COM RODRIGO VELOZO

Data: toda 5ª feira | Horário: 8h30 às 11h30 | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$50

CURSO DE VIOLÃO POPULAR COM FELIPE NADOLNY

Data: toda 6ª feira | Horário: 14h30 às 19h30 Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50

AULAS DE CANTO LÍRICO COM RIO NOVELLO

Data: a combinar | Horário: a combinar Local: Rua Miguel Jorge Nasser, 333, Tingui Valor: R$120

MÚSICA NA MELHOR IDADE

Data: a combinar | Horário: a combinar Local: Centro Cultural Amalfi & Voss Valor: R$145

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

31


CINEMA Sattin é ligado a estudos envolvendo Kant, Wittgenstein e a fenomenologia.

O ECLIPSE Foto: divulgação

Palavra calada

S

e até eles, os filósofos – que são puro argumento e pensamento –, se rendem à máxima de que uma imagem vale mais do que mil palavras, quem não se renderá? “Percebi que a partir de filmes se pode colocar questionamentos – não importa sobre qual tema – de forma tão aguda quanto fundamentada”, constata o filósofo Rafael Viana, um dos organizadores do Ciclo de Cinema e Filosofia, que acontece na Cinemateca, de 23 a 25 de outubro, como parte do XV Encontro da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). O Ciclo de Cinema e Filosofia foi idealizado, segundo Rafael, com a proposta de “desacademizar” a filosofia. Cenas do filme “Metrópolis”, de Fritz Lang, um clássico da ficção científica, serviram de base para o professor italiano radicado no Brasil, Massimo Canevacci, preparar o discurso que abre o ciclo às 20h. Doutor pela Università degli Studi di Roma La Sapienza (1973), o professor tem trabalhos envolvendo antropologia, filosofia e cinema. Suas reflexões são atuais e envolvem estudos sobre a cidade de São Paulo e as novas mídias. Canevacci é autor de “Culturas

32

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

O ciclo termina com a exibição de “Dias de Nietzsche em Turim”, com a presença do diretor do filme Júlio Bressane, representante do cinema marginal, e da roteirista Rosa Dias, sua esposa, doutora em filosofia pela UFRJ (1993), atualmente professora de Filosofia pela UERJ. Minicurso sobre Godard Também acontece nos dias 24 e 25 de outubro, das 10h ao meio-dia, um minicurso de Filosofia e Cinema que parte da obra do cineasta Jean-Luc Godard, particularmente do filme “Nouvelle Vague”. O minicurso será ministrado pelo professor da Universidade Federal Fluminense e doutor em Filosofia Jorge Vasconcellos, que trabalha com filosofia francesa contemporânea e ministra disciplinas envolvendo a sétima arte, além de ter escritos sobre filosofia do cinema. Vasconcellos é autor de “Deleuze e o Cinema: Filosofia e Teoria do Cinema”. Embora o alvo principal sejam os professores de filosofia do ensino médio e seus alunos, o ciclo está aberto para outros públicos. A capacidade é para cem pessoas.

METRÓPOLIS Foto: divulgação

Extremas: Mutações Juvenis nos Corpos das Metrópoles” e “Antropologia do Cinema”. Para quem gosta do filme “O Eclipse”, de Antonioni, na quarta-feira (24), às 19h, a presença de Marcio Sattin, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Escola da Cidade, em São Paulo – um profundo interessado nas relações entre cinema e filosofia – deve provocar boas discussões.

Serão analisadas cenas de filmes de Godard que deixam claro dois movimentos. O primeiro: a recusa de Godard, em suas práticas artísticas cinematográficas, em pensar o cinema como linguagem. O segundo: como a obra de Godard o coloca na posição de cineasta que teria provocado a passagem do cinema moderno para a contemporaneidade cinematográfica. A intenção,

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF – CICLOS DE FILOSOFIA E CULTURA CICLO DE CINEMA E FILOSOFIA

Data: 23 a 25 de outubro Horário: diversos Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

dizem os organizadores, é mostrar que Jean-Luc Godard foi o primeiro cineasta contemporâneo a questionar as fronteiras entre o cinema, video, pintura/artes visuais e performance. O Ciclo de Cinema e Filosofia é uma oportunidade para se deixar levar pelo calar fundo de imagens que marcaram o cinema. “As expressões faciais ou tão somente o posicionamento dos personagens numa cena podem ser tão eloquentes quanto o texto nunca poderia ser, ainda que o autor tivesse à sua disposição dezenas de parágrafos. O filme é o momento privilegiado em que a inventividade do diretor tem uma capacidade de criação inesgotável”, diz Rafael.

DIAS DE NIETZSCHE EM TURIM | Foto: divulgação

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

33


APOIO

APOIO CULTURAL


CINEMA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

Infantil

PROGRAMAÇÃO | CINEMA

Programação Gibicon atualizada diariamente em gibicon.com.br

1 e 2 DE OUTUBRO

6 DE OUTUBRO

19 DE OUTUBRO A 15 DE NOVEMBRO

CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO CINEASTA MICHELANGELO ANTONIONI (1912 –2007)

COM KARIM AÏNOUZ. EXIBIÇÃO DO FILME “VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO” (2009), DE KARIM AÏNOUZ E MARCELO GOMES

“Procura-Se”, de Iberê Carvalho; “Caminhos”, de Fernanda Boff e Vinícius Bock; “O Menino Mofado”, de Andre Pellenz; “Vai Dar Samba”, de Humberto Avelar; “O Sumiço do Amigo Invisível”, de Paola Leblanc; “À Moda Antiga”, de Bruno Carvalho

HOMENAGEM PARA MICHELANGELO ANTONIONI

Dia 1º | 16h30: “Depois Daquele Beijo”. Classificação: 14 anos | 20h30: “Zabriskie Point”. Classificação: 16 anos | Dia 2 | 16h30: “Identificação de uma Mulher”. Classificação: 14 anos 20h30: “O Passageiro – Profissão Repórter”. Classificação: 14 anos | Local: Cinemateca de Curitiba | Ingresso: gratuito

2, 9, 16, 23 E 30 DE OUTUBRO

CINE ANIMAÇÃO

DEBATE E EXIBIÇÃO DE FILMES EM ANIMAÇÃO

Horário: 15h | Local: Casa da Leitura Nair de Macedo Ingresso: gratuito

ENCONTRO FICÇÃO VIVA

Classificação: 14 anos | Horário: 20h | Local: Cinemateca de Curitiba | Ingresso: gratuito

7 DE OUTUBRO

MOSTRA DE CINEMA JAPONÊS Foto: divulgação

CINE TREK

MOSTRA DE FILMES LIGADOS À SAGA JORNADA NAS ESTRELAS (STAR TREK) 16H: U.S.S. Andor – Phoenix (2012) | 18h: Jornada nas Estrelas 30 Anos (1996) | 20H: Segredos de Jornada nas Estrelas | How William Shatner Changed The World (2005) | Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

HISTÓRIA E DOCUMENTÁRIO

19h: lançamento do livro “História e Documento” 19h30: exibição do filme Yndio do Brasil, de Sylvio Back | 20h30: bate-papo com Marcos Napolitano e Rosane Kaminski | Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

Direção: Joseph Cedar | Classificação: 12 anos Horário:17h30 e 20h (3ª feira a domingo) | Local: Cine Guarani | Ingresso: R$5, R$2,50 e R$1 (domingo)

13 DE OUTUBRO

O CLUBE DE XADREZ É DAS CRIANÇAS

SOMNUS (2007), O ASSASSINATO DO COELHO (2011), RAÍZES (2012) , CAIXA DE BRINQUEDOS (2012), ARKAZEN (2012)

EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIO SOBRE XADREZ CINE TREK Foto: divulgação

Direção: Leandro Discacciati | Horário: 20h Local: Cinemateca de Curitiba | Ingresso: gratuito

8 a 11 DE OUTUBRO

4 A 7 DE OUTUBRO

CINEMA CUBANO CONTEMPORÂNEO

LANÇAMENTO DOS FILMES “EU VOS DECLARO”, DE ALBERTO PEREIRA JR, E “FUSO”, DE RUDOLLFO AUFFINGER E SÔNIA PROCÓPIO Classificação: 12 anos | Horário: 20h | Local: Cinemateca de Curitiba | Ingresso: gratuito

36

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

HOMENAGEM AO CENTÉSIMO ANIVERSÁRIO DA POETa HELENA KOLODY, COM EXIBIÇÃO DOS CURTAS: “HELENA DE CURITIBA” (2006), DE JOSINA MELO; “BABEL DA LUZ” (1992), DE SYLVIO BACK; E “HELENA KOLODY” (2003), DE ADEMIR SILVA

BEAUFORT

MOSTRA EXPRESSÃO FILMES

CONFERIR A DATA

100 ANOS DE HELENA KOLODY

12 a 25 DE OUTUBRO

4 DE OUTUBRO

Classificação: 16 anos | Horário: 19h e 21h (5ª e 6ª feira), 17h, 19h e 21h (sábado) e 15h, 19h e 21h (domingo) | Local: Caixa Cultural | Ingresso: gratuito

12 DE OUTUBRO

Horário: 16h, 18h e 20h | Local: Cinemateca de Curitiba | Ingresso: gratuito

3 DE OUTUBRO

CURTA 8

MOSTRA DE CURTAS INFANTIS

EXIBIÇÃO DE FILMES

Horário: 16h, 18h, 20h | Local: Cinemateca de Curitiba | Ingresso: gratuito

ATÉ 11 DE OUTUBRO

Horário: 14h | Local: Clube de Xadrez Erbo Stenzel Ingresso: gratuito

13 E 14 DE OUTUBRO

MARATONA SYLVIO BACK

Classificação: 14 anos | Horário: 16h, 18h e 20h Local: Cinemateca de Curitiba | Ingresso: gratuito

15 A 21 DE OUTUBRO

MOSTRA DO CINEMA JAPONÊS

Direção: Edgar Navarro | Classificação: 18 anos Horário:18h e 20h (3ª feira a domingo) | Local: Cine Guarani - Portão Cultural | Ingresso: R$5, R$2,50 e R$1 (domingo)

Dia 15: 15h45, 17h50, 19h35 | Dia 16: 15h45, 18h, 19h50 | Dia 17: 15h45, 17h30, 19h40 | Dia 18: 15h45, 17h40, 19h30 | Dia 19: 15h45, 17h55, 20h Dia 20: 15h45, 17h30, 19h45 | Dia 21: 15h45, 18h15 Local: Cinemateca de Curitiba | Ingresso: gratuito

11, 18 e 25 DE OUTUBRO

ATÉ 18 DE OUTUBRO

Horário: 16h30 | Local: Instituto Cervantes de Curitiba Ingresso: gratuito

ANIMAÇÃO

O HOMEM QUE NÃO DORMIA

MOSTRA DE CINEMA ESPANHOL

EXIBIÇÃO DO FILME RIO

Horário: 16h (3ª feira a domingo) | Local: Cine Guarani - Portão Cultural | Ingresso: gratuito

23 DE OUTUBRO

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF – CICLOS DE FILOSOFIA E CULTURA

CINEMA E FILOSOFIA. CONVERSA SOBRE “METRÓPOLIS”, DE FRITZ LANG, COM MASSIMO CANEVACCI Horário: 20h | Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

24 DE OUTUBRO

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF – CICLOS DE FILOSOFIA E CULTURA

CICLO CINEMA E FILOSOFIA. CONVERSA SOBRE “O ECLIPSE”, DE M. ANTONIONI, COM MÁRCIO SATIN Horário: 19h | Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

25 DE OUTUBRO

GIBICON

MOSTRA DE FILMES

14h: “As Múmias do Faraó”, de Luc Besson | 16h: “Ghost World”, de Terry Zwigoff | Classificação: 14 anos | Local: Cinemateca de Curitiba | Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

GIBICON

MOSTRA DE FILMES

18h: “Anti-heroi americano”, de Shari Springer Berman e Robert Pulcini | Classificação: 14 anos Local: Sesc Paço da Liberdade | Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF – CICLOS DE FILOSOFIA E CULTURA

CICLO “CINEMA E FILOSOFIA”. CONVERSA SOBRE “DIAS DE NIETZSCHE EM TURIM”, DE J. BRESSANE, COM ROSA DIAS E JÚLIO BRESSANE Horário: 19h | Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

Direção: Carlos Saldanha | Horário: 15h30 (3ª feira a domingo) | Local: Cine Guarani - Portão Cultural Ingresso: R$5, R$2,50 e R$1 (domingo) CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

37


CINEMA | PROGRAMAÇÃO 26 DE OUTUBRO

GIBICON

14h: Mostra de filmes – “Look up in the Sky! – A Incrível História do Superman”, de Kevin Burns | 16h: Mostra de filmes – “Estrada para a Perdição”, de Sam Mendes. Classificação 14 anos | 18h: Os Super-heróis dos Quadrinhos”, de Richard Belfield | 19h: Debate “Filme Baseado em HQ – um Novo Gênero Cinematográfico?” – José Aguiar, Guilherme Caldas, Lielson Zeni e Joe Bennett, com mediação de Marden Machado | 20h40: Lançamento do documentário de Nira de Oliveira e Sara Bonfim e livro de Key Imaguire “Gibiteca.Doc”, com pesquisa de Vidal Costa | Local: Cinemateca de Curitiba | Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

GIBICON

MOSTRA DE FILMES

19h: Documentário “Cláudio Seto, o Samurai de Curitiba”, de Rober Machado e José Padilha 20h: “Marcas da Violência”, de David Cronenberg e lançamento do livro “Efeitos da Ditadura no Trabalho de Henfil” – Fabio Mourilhe | Local: Sesc Paço da Liberdade | Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

26 DE OUTUBRO A 8 DE NOVEMBRO

SAGRADO SEGREDO

Direção: Andre Luiz Oliveira | Horário:18h e 20h (3ª feira a domingo) | Local: Cine Guarani - Portão Cultural | Ingresso: R$5, R$2,50 e R$1 (domingo)

27 DE OUTUBRO

GIBICON

SERGIO BONELLI L`AVVENTURA DEL FUMETTO Horário: 20h | Local: Sesc Paço da Liberdade Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

SESSÃO CINECLUBE DA CINEMATECA

EXIBIÇÃO DO PROGRAMA PLANO SEQUÊNCIA

Horário: 13h | Classificação: 16 anos | Local: Cinemateca de Curitiba | Ingresso: gratuito

DEBATE SOBRE O FILME “BRICHOS” E LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO “A ARTE DA ANIMAÇÃO”, DE PAULO MUNHOZ Horário: 19h | Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

Gratuito

Infantil

27 E 28 DE OUTUBRO

MOSTRA DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO Em 28 de outubro de 1892, Emile Reynaud realizou a 1ª exibição pública de desenhos animados no Museu Grevin (FR). Para comemorar a data, Curitiba recebe o maior evento simultâneo de animação do mundo. No sábado (28), 19h30, centenas de cidades exibem curtas-metragens nacionais e internacionais. Além da mostra oficial, a programação curitibana inclui o documentário “A Arte da Animação” e um bate-papo com a produção de “Brichos”, de Paulo Munhoz. O destaque são as mostras especiais, com tradução em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), e narração para deficientes visuais. 16h: Mostra infantil | 17h: Mostra para pessoas com deficiência auditiva | 18h: Mostra para pessoas com deficiência visual | 19h30: Mostra Nacional do Dia Internacional da Animação e Mostra Internacional do Dia da Animação | Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

29 DE OUTUBRO

PROJETO VOLTA ÀS TELAS

EXIBIÇÃO DO FILME O MÁGICO E O DELEGADO (1983) Classificação: 14 anos | Direção: Fernando Coni Campos | Horário: 16h, 18h e 20h | Local: Cinemateca de Curitiba | Ingresso: gratuito

30 E 31 DE OUTUBRO

EXIBIÇÃO DOS FILMES “NEVER MORE” E “NERVO CRANIANO ZERO”, DE PAULO BISCAIA FILHO

Classificação: 14 anos | Horário: 16h (Nevermore) e 20h (Nervo Craniano Zero) | Local: Cinemateca de Curitiba | Ingresso: R$5 e R$2,50

TODO SÁBADO

PROJETO CINE OMAR

seMANA De MODA De CuritibA 50 DesFiles 30 bANDAs 10 perFOrMANCes FeirA De MODA e DesigN FóruM De gestãO e CriAtiviDADe

Horário: 10h e 15h (sessão com bate-papo) | Local: Shopping Omar | Ingresso: gratuito

De 22 a 28 de outubro. Museu Oscar Niemeyer/FNAC. Adquira seu ingresso. www.curitibalabmoda.com.br

aprenda e empreenda XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF – CICLOS DE FILOSOFIA E CULTURA

CINECLUBE JORGE DE SOUZA

Data: toda 6ª feira | Horário: 17h30 | Local:

MINICURSO: “JEAN-LUC GODARD, O PENSAMENTO- Biblioteca Pública do Paraná | Ingresso: gratuito CINEMA”, COM JORGE VASCONCELOS Data: 24 e 25 de outubro | Horário: 10h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

38

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

Apoio:


ARTES VISUAIS

Capital dos quadrinhos

“Mais que uma exposição, é um evento que tem a presença de alguns dos grandes mestres dos quadrinhos nacionais, reunidos novamente pela primeira vez depois de 30 anos. São eles o maior tesouro e a prova da importância não só de Curitiba, mas do Brasil, como celeiros de talentos”, comenta José Aguiar, quadrinista, curador da Gibicon e coordenador do projeto Tesouros da Grafipar.

A

rte, negócio e profissão. É assim que a Gibicon nº 1, Convenção Internacional de Quadrinhos, realizada pela ZnorT!, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, quer abordar os quadrinhos nesse evento que, em 2012, tem uma programação extensa, com um dos focos nos 30 anos da Gibiteca de Curitiba, modelo para Gibitecas de todo Brasil. Na programação estão previstas palestras, debates, oficinas, mostra de filmes, feira de quadrinhos e exposições. As atividades acontecem de 25 a 28 de outubro, no Solar do Barão, Memorial de Curitiba, Cinemateca, Sesc Paço da Liberdade e Fábrika. Há programação paralela no Jokers e FNAC. O evento para todas as idades faz também uma homenagem ao conhecido editor italiano de quadrinhos Sergio Bonelli, por meio de uma exposição exclusiva, vinda de Milão. Integra ainda a Gibicon um dos maiores nomes do quadrinho internacional, o italiano Tanino Liberatore, co-autor do personagem RanXerox, símbolo dos quadrinhos dos anos 80 e inspirador de diretores como Ridley Scott, Oliver Stone e Quentin Tarantino. DISCURSO, de Solda

40

A exposição

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

GIBICON Nº 1 – CONVENÇÃO INTERNACIONAL DE QUADRINHOS Data: 25 a 28 de outubro Horário: diversos Local: diversos Ingresso: gratuito (gibicon.com.br) TEX NO PARQUE BARIGUI, de Fabio Civitelli

“O Quadrinho Russo”, no Paço da Liberdade, que já esteve na Grécia e nos Estados Unidos, tem obras de 70 artistas e mostra um período de resgate dos quadrinhos no país. E uma das características mais marcantes da Convenção, segundo o coordenador Fabrizio Andriani, é a Feira dos Gibis, no Memorial de Curitiba. “Teremos um número aproximado de 20 estandes grandes, médios e pequenos, onde artistas independentes, editoras, lojas especializadas estarão comercializando e apresentando gibis e tudo aquilo que orbita no universo das HQ’s”, afirma.

KEY IMAGUIRE Luiz Cequinel Foto:

Nesta entrevista, Key Imaguire, idealizador da Gibiteca há 30 anos, fala do livro “A Gibiteca de Curitiba”, que será lançado na Gibicon, e conta porque a considera a primeira do mundo.

Por que você é tão categórico em dizer que a Gibiteca de Curitiba é a primeira do mundo? Estou quase certo de a nossa Gibiteca ser a primeira do mundo. Em 1988, fui convidado para o Júri do Salão Internacional da Caricatura de Montreal, o melhor e maior que já existiu. Lá conversei com gente do mundo inteiro – inclusive o grande Will Eisner – e perguntei se existia, em algum lugar do planeta, uma instituição como a que eu preconizava. Todos me garantiram que não havia. Qual é a história do livro que será lançado na Gibicon? O conteúdo em CD e livro é a história da literatura gráfica em Curitiba, mostrando que a cidade tem uma tradição na área de quadrinhos. Depois aborda a revista Casa de Tolerância, a partir da qual tive a ideia da Gibiteca. Daí, com entrevistas, falamos da história dela. Por que a Casa de Tolerância foi importante?

Parcerias Este ano a Gibicon tem dois eventos parceiros: o Encontro Internacional de Jornalismo de Quadrinhos e o Projeto Grafipar. A exposição Tesouros da Grafipar, antiga Editora Paranaense de Quadrinhos que operou entre 1977 e 1984, mostra trabalhos que influenciaram gerações de autores. Um dos efeitos imediatos foi a criação de um cenário que inspirou a Gibiteca de Curitiba.

Primeira do mundo?

SUPERMAN, de Renato Guedes

Nos anos 70, o mercado de trabalho dos quadrinistas no Brasil era tão fechado que quem queria publicar alguma coisa se juntava com amigos, pagava uma gráfica, imprimia uma revistinha (o xerox era muito ruim) e saía vendendo, de preferência nas universidades. Eram as chamadas “revistas alternativas”, que foram uma fase importante no país. Em Curitiba, nossa representante foi a “Casa de Tolerância”, publicada por um grupo de estudantes. CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

41


ARTES VISUAIS | PROGRAMAÇÃO 1º DE OUTUBRO

SEMANA D – PALESTRA DESIGN GRÁFICO NA ERA DIGITAL COM O DESIGNER ARGENTINO LUCIANO CASSISI

Horário: 19h30 | Local: Teatro Londrina Memorial de Curitiba | Ingresso: Passe Semana D (semanad.com.br)

1º A 7 DE OUTUBRO

Gratuito

Infantil

2 OUTUBRO

SEMANA D – PALESTRA INTERNACIONAL PARA EMPRESÁRIOS: CRIATIVIDADE E A PRODUÇÃO DO DESIGN ITALIANO COM O DESIGNER, ARQUITETO E INDUSTRIAL ITALIANO STEFANO GIOVANNONI

Horário: 10h | Local: Cietep | Ingresso: R$100 (palestra e almoço) (semanad.com.br)

SEMANA D – PALESTRA INSTRUMENTOS DE INCENTIVO AO DESIGN COM ILKA TOYOMOTO (SEBRAE)

Horário: 14h | Local: Sesc Paço da Liberdade Ingresso: gratuito (semanad.com.br)

SEMANA D – FESTIVAL DE DESIGN Curitiba sedia no mês de outubro a segunda edição da Semana D, um dos principais eventos de design do Paraná. Trazendo profissionais de renome internacional, o evento contará com palestras, debates, mesas-redondas e almoço networking durante toda a semana. O tema deste ano é “Criatividade, Inovação e Negócio”. Com foco nos negócios e na economia criativa, a expectativa é que o evento reúna cerca de 10 mil pessoas. Além da programação oficial, a Semana D vai contar com ações paralelas pela cidade, como atividades relacionadas à moda e exposições. Horário: diversos | Local: diversos | Ingresso: R$110 a gratuito

SEMANA D – PALESTRA DESIGN LIVRE E COLABORATIVO ORIENTADO À INOVAÇÃO (FIAT MIO) | COM MATEUS LIMA Horário: 17h | Local: Memorial de Curitiba Ingresso: Passe Semana D (semanad.com.br)

SEMANA D – PALESTRA CRIATIVIDADE DO DESIGN ITALIANO COM O DESIGNER, ARQUITETO E INDUSTRIAL ITALIANO STEFANO GIOVANNONI

Horário: 19h30 | Local: Unicuritiba | Ingresso: Passe Semana D (semanad.com.br)

2 A 14 DE OUTUBRO

EXPOSIÇÃO RECICLAR É LEGAL

Horário: 9h às 18h (2ª feira a domingo) | Local: Canal da Música | Ingresso: gratuito

3 DE OUTUBRO

SEMANA D – EXPO PRODESIGN>PR

EXPERIÊNCIAS DE MUSEU – DIÁLOGO COM ANA GONZÁLEZ

Horário: 8h às 22h | Local: Cietep | Ingresso: gratuito (semanad.com.br)

Horário: 19h | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Ingresso: gratuito

TRABALHO DE DESIGNERS PARANAENSES E DE OUTROS ESTADOS DO BRASIL

DIVERSAS FRENTES DE REFLEXÃO SOBRE A PERSPECTIVA DE CONSTITUIÇÃO E ATUAÇÃO DE UM MUSEU

SEMANA D – MOSTRA BOM DESIGN

EXPERIÊNCIAS DE MUSEU – DIÁLOGO COM RODRIGO MARQUES

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS FINALISTAS PRÊMIO BOM DESIGN Horário: 8h às 22h | Local: Unicuritiba | Ingresso: gratuito (semanad.com.br)

SEMANA D – EXPOSIÇÃO CARTAZES POLONESES | EXPOSIÇÃO DE ACERVO DO

CONSULADO GERAL DA POLÔNIA EM CURITIBA

Horário: 10h às 18h | Local: Sesc Paço da Liberdade | Ingresso: gratuito (semanad.com.br)

42

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

Programação Gibicon atualizada diariamente em gibicon.com.br

SEMANA D – PALESTRA DESIGN GRÁFICO ASIÁTICO

COM O DESIGNER BRUNO PORTO

Horário: 14h | Local: Sesc Paço da Liberdade Ingresso: Passe Semana D (semanad.com.br)

SEMANA D – PAPO D: SUSTENTABILIDADE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO – CASOS ENFATIZANDO SUAS IMPLICAÇÕES EM INOVAÇÃO COM TOBIAS BERTUSSI (MARTIPLAST) E PEDRO VIRMOND MOREIRA (TECVERDE) Horário: 17h | Local: Memorial de Curitiba Ingresso: Passe Semana D (semanad.com.br)

SEMANA D – BATE-PAPO VENDE-SE DESIGN BRUNO PORTO APRESENTA SEU LIVRO “VENDE-SE DESIGN” Horário: 19h30 | Local: Fnac Ingresso: gratuito (semanad.com.br)

4 DE OUTUBRO

SEMANA D – PALESTRA TENDÊNCIA, MODA OU COMPORTAMENTO. O QUE VEM POR AÍ? COM MARINANGELO NUNES (GRENDENE)

Horário: 9h | Local: Memorial de Curitiba (semanad.com.br) | Ingresso: Passe Semana D

SEMANA D – PAPO D: COMO MELHORAR A IMAGEM PRODUTIVA E CULTURAL DO BRASIL FORA DE SUAS FRONTEIRAS

COM PAULO BIACCHI, CAROL ARMELLINI (FETICHE DESIGN, SÉRGIO MATOS (SÉRGIO MATOS STÚDIO DESIGN) E GUSTAVO ENGELHARDT (DESFIACOCO) Horário: 17h | Local: Memorial de Curitiba Ingresso: Passe Semana D (semanad.com.br)

SEMANA D – PALESTRA A CONQUISTA DO DESIGN AUTOMOTIVO COM MAURÍCIO CESAR CAVALHEIRO (RENAULT) Horário: 19h30 | Local: Memorial de Curitiba Ingresso: Passe Semana D (semanad.com.br)

SEMANA D – BATE-PAPO DESIGN MUNDO CÃO

DIVERSAS FRENTES DE REFLEXÃO SOBRE A PERSPECTIVA DE CONSTITUIÇÃO E ATUAÇÃO DE UM MUSEU

ANDRÉ BELTRÃO APRESENTA SEU LIVRO “DESIGN MUNDO CÃO”

SEMANA D – PALESTRA MACROTRENDS MILÃO 2012

SEMANA D – PALESTRA LED: LUZ, EMOÇÃO E DESIGN

Horário: 9h | Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: Passe Semana D (semanad.com.br)

Horário: 20h30 | Local: Memorial de Curitiba Ingresso: Passe Semana D (semanad.com.br)

Horário: 19h | Local: MuMA – Portão Cultural Ingresso: gratuito

COM PAULO BIACCHI, CAROL ARMELLINI (FETICHE DESIGN) E SARA WORMS (SCHATTDECOR)

Horário: 19h30 | Local: Solar do Rosário | Ingresso: Passe Semana D (semanad.com.br)

PROGRAMAÇÃO | ARTES VISUAIS ATÉ 5 DE OUTUBRO

O TEMPO, O TRAJE, A DANÇA

A HISTÓRIA DA ESCOLA DE DANÇA TEATRO GUAÍRA POR MEIO DE SEUS FIGURINOS

Horário: 8h às 21h (2ª a 6ª feira) e 9h às 13h (sábado) Local: Sesc Água Verde | Ingresso: gratuito

5 DE OUTUBRO

SEMANA D – APRESENTAÇÃO DE CASES: PENALTY E CONDOR

COM ALEXANDRE ESTEFANO (PENALTY) E GERSON GROHSKOPF (CONDOR)

Horário: 9h | Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: Passe Semana D (semanad.com.br)

SEMANA D – PALESTRA A PERSONALIDADE DO PACKAGING

COM O ITALIANO PIER BENZI (ARTEFICE GROUP, ITÁLIA) E O BRASILEIRO HENRIQUE CATENACCI (LABIS DESIGN) Horário: 11h | Local: Memorial de Curitiba Ingresso: Passe Semana D (semanad.com.br)

SEMANA D – PALESTRA INOVAÇÃO E EXPERIÊNCIAS DE AMBIENTES COM MAURICIO MEDEIROS (WESHAPE CONNECTION DESIGN)

Horário: 14h | Local: Sesc Paço da Liberdade Ingresso: Passe Semana D (semanad.com.br)

SEMANA D – PAPO D: QUAL O PAPEL DO DESIGN NA ECONOMIA CRIATIVA E A VIABILIDADE ECONÔMICA DOS SETORES CRIATIVOS

COM LUCIANA GUILHERME, (MINC) ELOI ZANETTI E JEAN SIGEL (ESCOLA DE CRIATIVIDADE) E JUNIOR GABARDO (LAB MODA) Horário: 17h | Local: Memorial de Curitiba Ingresso: Passe Semana D (semanad.com.br)

SEMANA D – PALESTRA NEGÓCIO DO DESIGN

ANTONINHO CARON E VALTER PEREIRA FRANCISCO FILHO (FAE) Horário: 19h30 | Local: Memorial de Curitiba Ingresso: Passe Semana D (semanad.com.br)

COM THIAGO SALLES E RAFAEL ASME (LUMICENTER)

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

43


ARTES VISUAIS | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

Infantil

TRANSAMAZÔNICA IMAGINÁRIOS COMPARTILHADOS

Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábado e domingo) | Local: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba | Ingresso: gratuito

EXPERIÊNCIAS DE MUSEU

II INCORPORE ARTE TATTOO CONVENTION | Foto: divulgação

5 A 7 DE OUTUBRO

II INCORPORE ARTE TATTOO CONVENTION

70 ESTANDES COM 140 ARTISTAS NUm ENCONTRO DE ADMIRADORES, AMANTES E PROFISSIONAIS DA TATUAGEM

Horário: 12h (6ª feira) e 10h às 22h (sábado e domingo) Local: Espaço Tresór | Ingresso: R$50 a R$20

EXPOSIÇÃO COMPOSTA POR OBRAS DO ACERVO DO MUSEU DA GRAVURA, POR OBRAS DOS ACERVOS DE ALGUMAS DAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DE MESAS DE DEBATES E INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS DE MUSEUS LOCAIS

Horário: 9h ao meio-dia e 13 às 18h (2ª a 6ª feira), e meiodia às 18h (sábado, domingo e feriado) | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Ingresso: gratuito

ATÉ 21 DE OUTUBRO

EXPOSIÇÃO DE 49 FIGURAS EM CERA

Horário: 11h às 23h (2ª a 6ª feira), 10h às 22h (sábado) e 12h às 21h (domingo) | Local: Palladium Shopping Center | Ingresso: R$30 a R$10

9 DE OUTUBRO

TRANSAMAZÔNICA IMAGINÁRIOS COMPARTILHADOS | LANÇAMENTO DO

CATÁLOGO E PALESTRA DA EXPOSIÇÃO DOS ARTISTAS ARTHUR DO CARMO E LUANA NAVARRO

Horário: 19h | Local: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba | Ingresso: gratuito

ATÉ 9 DE OUTUBRO

FEMME II | QUADROS DE NICOLE GULIN

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE FLÁVIO DAMM

80 FOTOGRAFIAS QUE APRESENTAM UMA RETROSPECTIVA DO TRABALHO DO FOTÓGRAFO BRASILEIRO Horário: 9h às 20h(3ª feira e sábado) e 10h às 19h (domingo) | Local: Caixa Cultural | Ingresso: gratuito

MOSTRA DE PERFORMANCE ARTÍSTICA COM CURADORIA DE FERNANDO RIBEIRO E TISSA VALVERDE

Horário: 19h30 | Local: Bicicletaria Cultural Ingresso: R$5

EXPOSIÇÃO VIDEODRAMA | VÍDEOS

DE ARTISTAS COLOMBIANOS COM OS TEMAS PORNOMISÉRIA, A POLÍTICA SEXUAL, O MILITARISMO E A EXCESSIVA TEORIZAÇÃO DA ARTE CONTEMPORÂNEA

Classificação: 16 anos | Horário: 10h às 19h (terça a domingo) | Local: Centro de Arte Digital – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

Horário: 9h às 17h (2ª feira a sábado) | Local: Canal da Música | Ingresso: gratuito

21 DE OUTUBRO A 5 DE NOVEMBRO

ATÉ 14 DE OUTUBRO

Horário: 10h30 às 19h30 (2ª a 6ª feira), 10h às 13h (sábado) e 10h30 às 14h (domingo), 11h (abertura dia 21) | Local: Solar do Rosário | Ingresso: gratuito

FOMENTO DA ARTE CONTEMPORÂNEA PARANAENSE

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4 a gratuito (para maiores de 60 anos, menores de 12 e no primeiro domingo do mês)

44

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

Horário: 20h | Local: Jokers Pub | Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

24 DE OUTUBRO

PRÉ-GIBICON | ENCONTRO

INTERNACIONAL DE JORNALISMO DE QUADRINHOS (EIJQ). ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “JORNALISMO EM QUADRINHOS – CARTOON MOVEMENT”

Horário: 18h | Local: Goethe-Institut Curitiba (Espaço Fábrika) | Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

PRÉ-GIBICON | ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “HQ NA TERRA DA BD”

25 DE OUTUBRO

EXPOSIÇÃO DE OBRAS DO ARTISTA

DREAMLAND – MUSEU DE CERA

“CARTUNS E CHARGES CURITIBANAS”

“QUADRINHOS RUSSOS”

Horário: 19h | Local: Sesc Paço da Liberdade Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

Horário: 10h às 19h30 (2ª a 6ª feira), 10h às 13h (sábado) e 10h30 às 14h (domingo) | Local: Galeria de Arte Solar do Rosário | Ingresso: gratuito

PRÉ-GIBICON | ABERTURA DA EXPOSIÇÃO

Horário: 19h30 | Local: Aliança Francesa (Espaço Fábrika) | Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

ATÉ 7 DE OUTUBRO

MÚLTIPLUS DE PAULO DIAS

23 DE OUTUBRO

16 DE OUTUBRO A 18 DE NOVEMBRO

PRÉ-GIBICON | ABERTURA DA EXPOSIÇÃO

PLURALIDADES | EXPOSIÇÃO COLETIVA DA ARTISTA CARLA SCHWAB E SEUS ALUNOS

21 DE OUTUBRO A 8 DE NOVEMBRO

CURITIBA EM BRANCO E PRETO

PROGRAMAÇÃO | ARTES VISUAIS

Programação Gibicon atualizada diariamente em gibicon.com.br

GIBICON | ENCONTRO INTERNACIONAL DE JORNALISMO EM QUADRINHOS (EIJQ)

10h: Palestra “Do Jornalismo Literário ao New New Jornalism” – Celso Falaschi, com mediação de Rodrigo Casarin | 14h: Palestra “Pauta e Apuração de Reportagens em Quadrinhos” – Augusto Paim, com mediação de Vinicius Rodrigues | 15h15: Videopalestra “Edição de Reportagem em Quadrinhos” – Matt Bors Local: Goethe-Institut Curitiba (Espaço Fábrika) Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

GIBICON

10h: Avaliação de portfólio – Klebs Jr 14h: Palestra “História da Grafipar” – Gian Danton 14h/15h30: Sessão de autógrafos – Chico Lam, Fabio Civitelli, Moreno Burattini e Roberto Diso 15h30/17h: Sessão de autógrafos – Ibraim, Guilherme Caldas, Vitor Cafaggi, André Diniz e Ricardo Manhães | 16h30: Debate “Quadrinhos na Alemanha” – Isabel Kreitz e Mawill, com mediação de Augusto Paim (tradução do alemão) | 17h/18h30: Sessão de autógrafos – Bira Dantas, Watson Portela, Liberatore e André Caliman | Local: Memorial de Curitiba (Teatro Londrina e mezanino) | Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

GIBICON

10h: Palestra “Publicando na França” – Ricardo Manhães; Palestra “Carreira de Sonia Luyten” – Sonya Luyten | 16h: Debate “Mulheres nos Quadrinhos” – Ana Luiza Khoeler e Pryscilla Vieira, com mediação de Sonia Luyten | Local: Sesc Paço da Liberdade | Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

GIBICON

10h: Palestra “Publicando na França” – Ricardo Manhães | 16h: Palestra “30 Anos de História da Gibiteca” – Key Imaguire Jr; Oficina “Tiras pra Crianças” – Jean Galvão (Gibikids) | 19h: Abertura oficial da Gibicon e das exposições “Tesouros da Gibiteca”; “Quadrinhos Curitibanos 2012”; “30 Anos de Gibiteca”; “O Mundo de Haarman Fragmentos da Obra de Isabel Kreitz”; “Homenagem a Sergio Bonelli”; “Tanino Liberatore em Curitiba”; “Comics on Top” (coletânea de artistas que publicam nos EUA); “Tesouros da Grafipar” Local: Solar do Barão (Gibiteca de Curitiba e Sala Scabi) | Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

26 DE OUTUBRO

GIBICON

13h30: Palestra “Reportagem em Quadrinhos na Itália” – Carlo Gubitosa, com mediação de Aristides Correa Dutra | 18h: Debate “Conciliando Jornalismo e Quadrinhos – Gonçalo Junior, Augusto Paim e Érico Assis, com mediação de Vinicius Rodrigues | Local: Goethe-Institut Curitiba (Espaço Fábrika) | Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

GIBICON

10h: Debate “Traduzindo Quadrinhos” – Julio Schneider, Augusto Paim e Érico Assis, com mediação de Lielson Zeni; Fórum dos Eventos de Quadrinhos – Fabrizio Andriani, José Aguiar e Afonso Andrade, Roberto Ribeiro, Emerson Vasconcelos, Guilheme Mateus dos Santos, com mediação de Paulo Ramos 13h30: Debate “Quadrinhos Infantis” – Sidney Gusman, Paulo Maffia, Jean Galvão, Chico Lam e Leandro Robles, com mediação de Érico Assis; Debate “Novos Rumos da HQ Nacional” – Eduardo Medeiros, Mário César, Galvão e Vitor Cafaggi, com mediação de Sonia Luyten; Debate “Publicando nos EUA” – Carlos Magno, Joe Benett, Eduardo Risso, Ibraim Roberson, Rod Reis e Renato Guedes, com mediação Lielson Zeni | 15h30: Debate “Adaptações Literárias” – Spacca, Bira Dantas e Laudo, com mediação de Afonso Andrade; Debate “Historietas de Argentina” – Salvador Sanz e Eduardo Risso, com mediação de Paulo Ramos; Debate “Webcomics e Quadrinhos Digitais – Gus Morais, Galvão e Cadu Simões, com mediação de Lielson Zeni 17h: Debate “Artistas que Participam da HQ na BD” – Ana Koehler, Ricardo Manhães e André Diniz, com mediação de José Aguiar | 19h: Debate “Profissão Roteirista” – Spacca, Gian Danton e Cadu Simões, com mediação de Afonso Andrade (FIQ) | Local: Sesc Paço da Liberdade | Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

OBRAS DA ARTISTA PAULA SCHMIDLIN

Horário: 10h30 às 19h30 (2ª a 6ª feira), 10h às 13h (sábado) e 10h30 às 14h (domingo), 11h (abertura dia 21) | Local: Solar do Rosário | Ingresso: gratuito

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

45


ARTES VISUAIS | PROGRAMAÇÃO 26 DE OUTUBRO

GIBICON

10h: Debate “Terror, Ficção e Erotismo” – Watson Portela, Nelson Padrella, Paulo Nery e Fernando Ikoma, com mediação de Franco de Rosa; Sessão de autógrafos – Galvão, Benett, Jean Galvão, Pryscila Viera, Thiago Recchia e Eduardo Medeiros 13h30: Debate “Tiras made in Curitiba” – Benett, Pryscila, Thiago Recchia e Solda, com mediação de Paulo Ramos | 13h30: Sessão de autógrafos – Liberatore, Daniel Esteves, Ricardo Manhães e Salvador Sanz | 15h: Debate “Herança da Grafipar” – Faruk, Gonçalo Junior, Watson Portela, Gustavo Machado e Franco de Rosa, com mediação de Gian Danton 15h30: Sessão de autógrafos – Leandro Robles, Joe Bennett, Renato Guedes, Carlos Magno e Rod Reis 17h: Debate “Mercado Europeu” – Liberatore, Civitelli, Roberto Diso, Burattini, Mawil, com mediação de Érico Assis; Sessão de autógrafos – Isabel Kreitz, Will, Mário César, Gustavo Machado e Eduardo Risso | Local: Memorial de Curitiba (Teatro Londrina e mezanino Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

GIBICON

PALESTRA “COMO ENTRAR E FICAR NO CONCORRIDO MERCADO DE QUADRINHOS DOS EUA, COMO É FEITA UMA PÁGINA DE QUADRINHOS, PROFISSIONALISMO E ESTILOS – KLEBS JR

Gratuito

Infantil

GIBICON

10h: Palestra “Carreira de Eduardo Risso” – Eduardo Risso, com mediação de Claudio Yuge; Sessão de autógrafos – Mawill, Cadu Simões, Gonçalo Junior, Faruk, Paulo Ramo e João Montanaro | 14h: Palestra “A Arte de Tanino Liberatore” – Tanino Liberatore, com mediação de Gonçalo Jr; Sessão de autógrafos – Rod Reis, Will, Sonia Luyten, Spacca, Joe Bennett 15h30: Sessão de autógrafos – José Aguiar, Laudo Ferreira, Renato Guedes, Watson Portela e Eduardo Risso | 16h: Homenagem a Sergio Bonelli – Moreno Burattini, Fábio Civitelli, Roberto Diso e Julio Schneider, com mediação de Franco de Rosa | 17h30: Sessão de autógrafos – Fernando Gonsales, Fabio Civitelli, Moreno Burattini, Roberto Diso, Liberatore Local: Memorial de Curitiba (Teatro Londrina e mezanino) | Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

GIBICON

11h30: Avaliação de Portfólio – Klebs Jr (Impacto Quadrinhos EUA e Tomato Farm Europa) | 14h: Palestra sobre Mangá – Edson Kohatsu | 16h: Palestra “Isabel Kreitz e sua Obra” – Isabel Keitz e tradutora; Palestra “História dos Quadrinhos em Curitiba” – Key Imaguire, com mediação de Lielson Zeni | 18h: Palestra “Maria Erótica e o Clamor do Sexo na Grafipar” – Gonçalo Junior | Local: Solar do Barão (Gibiteca de Curitiba e Sala Scabi) | Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

Horário: 16h | Local: Solar do Barão (Gibiteca de Curitiba e Sala Scabi) | Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

ATÉ 28 DE OUTUBRO

Lançamento do livro “Vostradeis” e bate-papo com Fernando Gonsales

Horário: 19h | Local: Fnac ParkShoppingBarigüi Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4 a gratuito (para maiores de 60 anos, menores de 12 e no primeiro domingo do mês)

27 DE OUTUBRO

28 DE OUTUBRO

10h: (EIJQ) Debate “Jornalismo em Quadrinhos tem História?” – Aristides Correa Dutra e Juscelino Neco, com mediação de Vinícius Rodrigues | 14h: (EIJQ) Palestra “Reportagem em Quadrinhos na Alemanha – Mawil, com mediação de Reinhard Sauer | Local: Goethe-Institut Curitiba (Espaço Fábrika) | Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

10h: Palestra “Quadrinhos Steampunk” – Carlos Machado (Fãs Clubes Star Trek), Conselho Jedi, Conselho Steampunk | 10h: Sessão de autógrafos – Andre Caliman, Guilherme Caldas, Pablo Mayer e João Montanaro | 11h: Debate “Grafipar e a Ditadura” – Gonçalo Junior, Rettamozo, Nelson Padrella, Franco de Rosa, Faruk, com mediação de Gian Danton | 14h: Palestra “Carreira Fernando Gonsales” – Fernando Gonsales, com mediação de Yuri; Sessão de autógrafos – DW, José Aguiar, Ibraim Roberson 15h30: Sessão de autógrafos – Gian Danton, Tiago Recchia, Leonardo Melo | 16h: Debate “Gibiteca 30 Anos e Além” – Key Imaguire, Maristela Garcia, Fabrizio Andriani, José Aguiar e representantes da Fundação Cultural de Curitiba, com mediação de Lielson Zeni Local: Memorial de Curitiba (Sala Londrina e mezanino) Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

GIBICON

GIBICON

GIBICON

DEBATE “HQ AUTORAL” – DW E LIELSON ZENI Horário: 11h | Local: Aliança Francesa (Espaço Fábrika) | Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

46

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

DOROTHEA WIEDEMANN, AQUI OU EM QUALQUER LUGAR | XILOGRAVURAS

GIBICON

Programação Gibicon atualizada diariamente em gibicon.com.br

PROGRAMAÇÃO | ARTES VISUAIS

ATÉ 31 DE OUTUBRO

PROXIMIDADES – ARTE E MEMÓRIA PALESTRAS E VISITAS A ESPAÇOS DE ARTE DA CIDADE

Horário: 13h30 às 17h30 | Local: Sesc Água Verde Ingresso: gratuito

“¡VIVA EL MAL, VIVA EL CAPITAL!”

EXPOSIÇÃO DAS OBRAS DA ARTISTA SILVIA VIANA

Horário: 9h às 20h (2ª a 6ª feira) e 8h às 13h (sábado) Local: Instituto Cervantes de Curitiba | Ingresso: gratuito

ATÉ 4 DE NOVEMBRO

2012: PROPOSIÇÕES SOBRE O FUTURO MOSTRA COLETIVA

Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC | Ingresso: gratuito

ELEMENTARES

MOSTRA DE ANDRÉ MENDES E FERNANDO FRANCIOSI

SESI ARTE CONTEMPORÂNEA Foto: divulgação

SESI ARTE CONTEMPORÂNEA

TRÊS EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS CONTEMPORÂNEAS DOS ARTISTAS: ANTON STEENBOCK, MICHEL ZÓZIMO, MARGIT LEISNER Horário: 10h às 19h (4ª feira a domingo) | Local: Centro Cultural Sistema FIEP | Ingresso: gratuito

Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC | Ingresso: gratuito

ATÉ 25 DE NOVEMBRO

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE ELIANA BORGES E CINTIA RIBAS

LAÇOS DE FAMÍLIA: ETNIAS DO BRASIL

QUANDO NÃO MAIS

Horário: 9h às 18h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Museu Alfredo Andersen Ingresso: gratuito

UNDER CONSTRUCTION

EXPOSIÇÃO DE EMERSON PERSONA

½ BLUE | EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS DE VILMA SLOMP Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado) Local: Casa Andrade Muricy | Ingresso: gratuito

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS

Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado) Local: Casa Andrade Muricy | Ingresso: gratuito

ATÉ 2 DE DEZEMBRO

ARABESQUE | COM NICOLE GULIN

Horário: 9h às 18h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Museu Alfredo Andersen Ingresso: gratuito

Data: segunda a sábado | Horário: 9h às 17h (2ª feira a sábado) | Local: Atelier Silvia Fregonese | Ingresso: gratuito

ATÉ 16 DE NOVEMBRO

O NEGRO NO PARANÁ: DO CATIVEIRO À CIDADANIA | MOSTRA DE FOTOGRAFIAS E QUADROS

“PINTURA PRIMITIVISTA”, DE JOSÉ MARTINS E “QUADROS EM ESCULTURAS DE RECICLÁVEIS”, DE MARQUES EXPOSIÇÃO COLETIVA

Horário: 10h às 18h (2ª a 6ª feira) | Local: Sala do Artista Popular | Ingresso: gratuito

ATÉ 18 DE NOVEMBRO

MOVIMENTANDO SENSAÇÕES GUARDADAS

OBRAS DOS ARTISTAS ELENIZE DEZGENISKI E FAETUZA TEZELLI

Horário: 13 às 19h | Local: Espaço de Arte Urbana Ingresso: gratuito

ATÉ 21 DE DEZEMBRO

Horário: 9h às 17h (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado e domingo) | Local: Museu Paranaense | Ingresso: gratuito

ATÉ 30 DE DEZEMBRO

JOIA CRIOULA | EXPOSIÇÃO DE JOIAS

Horário: 9h às 20h (3ª feira a sábado) e 10h às 19h (domingo) | Local: Caixa Cultural | Ingresso: gratuito

4 DE OUTUBRO A 17 JANEIRO DE 2013

AMÉRICA – POP ARTE DAS CONTRADIÇÕES

EXPOSIÇÃO COM CURADORIA DE PAULO HERKENHOFF Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4 a gratuito (para maiores de 60 anos, menores de 12 e no primeiro domingo do mês) CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

47


ARTES VISUAIS | PROGRAMAÇÃO ATÉ FEVEREIRO DE 2013

VLADIMIR KOZÀK, O OLHAR DE UM VIAJANTE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Horário: 9h às 17h (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado e domingo) | Local: Museu Paranaense | Ingresso: gratuito

ATÉ ABRIL DE 2013

EM CASA COM CHROMIEC

PINTURAS DO ARTISTA OSMAR CHROMIEC

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4 a gratuito (para maiores de 60 anos, menores de 12 e no primeiro domingo do mês)

Gratuito

Infantil

PROGRAMAÇÃO | ARTES VISUAIS

MAP: INÍCIO DO ACERVO MON

OBRAS DO ANTIGO MUSEU DE ARTE DO PARANÁ Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) Local: Museu Oscar Niemeyer – MON Ingresso: R$4 a gratuito (para maiores de 60 anos, menores de 12 e no primeiro domingo do mês)

MULHERES NO ACERVO MON

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) Local: Museu Oscar Niemeyer – MON Ingresso: R$4 a gratuito (para maiores de 60 anos, menores de 12 e no primeiro domingo do mês)

PERMANENTE

UM LAR DE FAMÍLIA | MOBILIÁRIO E OBJETOS DO COTIDIANO DE UMA FAMÍLIA DE CURITIBA Horário: 9h às 17h (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado e domingo) | Local: Museu Paranaense Ingresso: gratuito

aprenda e empreenda OFICINA DE RECORTE E COLAGEM

Data: 1º a 6 de outubro | Horário: 11h30 e 15h30 (2ª a 6ª feira) e 11h30 (sábado) | Local: Biblioteca Pública do Paraná | Valor: gratuito

CURSO DE AQUARELA

Data: 4 de outubro | Horário: 9h ao meio-dia e 14h às 17h | Local: De Maryno Atelier Valor: R$130

CURSO BAUERNMALEREI

Data: 8 de outubro | Horário: 14h às 17h | Local: De Maryno Atelier | Valor: R$30

CURSO REVESTIMENTO EM TECIDO

Data: 8 de outubro | Horário: 14h às 17h | Local: De Maryno Atelier | Valor: R$40

FOTOGRAFIA BÁSICA DIGITAL COM BRASILIO WILLE

Data: 8 de outubro a 26 de novembro | Horário: 17h às 19h | Local: Solar do Rosário | Valor: R$460 (mais R$30 de inscrição para alunos novos do Solar do Rosário)

OFICINA PINTURA A GUACHE

Data: 8 a 13 de outubro | Horário: 11h30 e 15h30 (2ª a 6ª feira) e 11h30 (sábado) | Local: Biblioteca Pública do Paraná | Valor: gratuito

48

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

FOTOGRAFIA AVANCADA COM BRASILIO WILLE

Data: 8 de outubro a 26 de novembro | Horário: 19h15 às 21h15 | Local: Solar do Rosário | Valor: R$460 (mais R$30 de inscrição para alunos novos do Solar do Rosário)

OFICINA DEDOCHE

Data: 15 a 20 de outubro | Horário: 11h30 e 15h30 (2ª a 6ª feira) e 11h30 (sábado) | Local: Biblioteca Pública do Paraná | Valor: gratuito

GRANDE PANORAMA DA HISTÓRIA DA ARTE | COM JUL LEARDINI

Data: 16, 18, 19, 23 e 25 de outubro | Horário: 13h30 às 17h | Local: Solar do Rosário | Valor: R$210 (mais R$30 de inscrição para alunos novos do Solar do Rosário)

OFICINA DE HALLOWEEN

Data: 22 a 31 de outubro | Horário: 11h30 e 15h30 (2ª a 6ª feira) e 11h30 (sábado) | Local: Biblioteca Pública do Paraná | Valor: gratuito

CURSO DE MARCHETARIA

COM PROFESSOR SILVIO CACÉRES

Data: toda 4ª e 6ª feira | Horário: 14h Local: Centro da Juventude Eucaliptos Valor: gratuito

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

49


ARTES VISUAIS | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

Infantil

aprenda e empreenda GIBICON

Oficina “Como Estudar os Quadrinhos: Aprendendo na Prática” – Ibraim Roberson; Oficina de Roteiro – André Diniz; Oficina de Fanzine – Guilherme Caldas; Oficina “Criação de Personagens” – Vitor Cafaggi Data: 25 de outubro | Horário: 11h | Local: Aliança Francesa (Espaço Fábrika) | Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

GIBICON

Data: 25 de outubro | 10h: Oficina de Mangá – Fulvio Pacheco (Gibikids) a partir de 10 anos 14h: Oficina de Quadrinhos – Watson Portela Local: Solar do Barão (Gibiteca de Curitiba e Sala Scabi) | Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

GIBICON

Data: 25 de outubro | 10h: Oficina de HQ – André Caliman (GibiKids); 10h Oficina de Colorização Digital – Márcio “Menyz” Meneghelli 14h: Oficina “Adaptações Literárias” – Bira Dantas; 14h: Debate “Cor nos HQs” – Rod Reis, Renato Faccini e Márcio “Menyz” Meneghelli Abrileri , com mediação de Érico Assis | 17h: Oficina “Desenhando Dinossauros” – Chico Lam (Gibikids) | Local: Sesc Paço da Liberdade Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

GIBICON

GIBICON

OFICINA DE ROTEIRO – LEONARDO MELO; OFICINA “ROTEIRO DE HQ” – SPACCA; OFICINA DE HQ – LAUDO FERREIRA | Data: 27 de

outubro Horário: 11h | Local: Aliança Francesa (Espaço Fábrika) | Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

GIBICON

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

Data: toda 2ª e 4ª feira | Horário: 8h30 às 11h30 e 14h às 17h | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$70

CURSO BÁSICO DE LITOGRAFIA COM JULIANA LEONOR KUDLINSKI

Data: até 26 de novembro | Horário: 14h às 16h (sábado) | Local: Gibiteca de Curitiba Valor: R$160

ATELIÊ LIVRE DE GRAVURA EM METAL

CURSO DE MANGÁ | COM FULVIO PACHECO

CURSO BÁSICO DE DESENHO DE HQ

COM ALAN LEDO | Data: até 14 de dezembro

Horário: 16h às 18h (6ª feira) | Local: Gibiteca de Curitiba | Valor: R$160

CURSO BÁSICO DE DESENHO EM HQ COM ANDRÉ CALIMAN | Data: até 15 de

dezembro | Horário: 14h30 às 16h30 (sábado Local: Gibiteca de Curitiba | Valor: R$160

CURSO BÁSICO DE DESENHO DE HQ

CURSO AVANÇADO DE DESENHO EM HQ

50

COM PAULO OBERIK

Data: toda 2ª e 4ª feira | Horário: 14h30 às 17h30 e das 18h30 às 21h30 | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Valor: R$42

Data: 26 de outubro | 10h: Oficina Arte Sequencial – Carlos Magno; Oficina de Coloração Digital – Renato Faccini | 18h: Oficina “Super-heróis” – Renato Guedes | Local: Sesc Paço da Liberdade | Ingresso: gratuito (gibicon. com.br) Data: 26 de outubro | 10h: Oficina de HQ – Chico Lam (GibiKids) (a partir de 7 anos) | 13h30: Oficina de Roteiro – Gian Danton | Local: Solar do Barão (Gibiteca de Curitiba e Sala Scabi) Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

CURSO DE CERÂMICA

Data: 27 de outubro | 10h: Oficina “Desenho e Narrativa: A Importância da Anatomia e como Contar bem uma Narrativa” – Roberto de Souza; Oficina de HQ – Gustavo Machado | 14h: Oficina de Desenho Infantil – Leandro Robles (GibiKids) Local: Solar do Barão (Gibiteca de Curitiba e Sala Scabi) | Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

Data: 26 de outubro | 11h: Oficina de Superheróis – Joe Bennett; Oficina de Roteiro – Daniel Esteves; Oficina de Criação de Personagens – Will; Oficina “Construção de Narrativas a Partir de Estruturas Míticas” – Cadu Simões | Local: Aliança Francesa (Espaço Fábrika) | Ingresso: gratuito (gibicon.com.br)

GIBICON

PROGRAMAÇÃO | ARTES VISUAIS

aprenda e empreenda

COM ANDRÉ CALIMAN

GIBICON

Programação Gibicon atualizada diariamente em gibicon.com.br

Data: até 14 de dezembro | Horário: 16h às 18h (6ª feira) | Local: Gibiteca de Curitiba | Valor: R$160

CURSO INTERMEDIÁRIO DE DESENHO EM HQ | COM ANDRÉ CALIMAN Data: até 15 de dezembro | Horário: meio-dia às 14h (sábado) | Local: Gibiteca de Curitiba Valor: R$160

COM ANDRÉ CALIMAN

Data: até 15 de dezembro | Horário: 17h às 19h (sábado) | Local: Gibiteca de Curitiba | Valor: R$160

CURSO PARA CRIANÇAS E ADULTOS DE PINTURA, DESENHO, ESCULTURA, PAPEL MACHÊ, ILUSTRAÇÃO, GRAVURA E PREPARATÓRIO PARA VESTIBULAR

Data: a combinar | Horário: 8h45 ao meio-dia e 13h45 às 17h30 (2ª a 6ª feira), e 9h ao meio-dia e 14h às 16h (sábado) | Local: Escola de Arte Atelier Pégasus | Valor: R$200 a R$90

CURSO BÁSICO DE GRAVURA EM METAL COM ANDRÉIA LAS

Data: toda 2ª e 4ª feira | Horário: 9h30 ao meiodia e das 15h às 18h | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Valor: R$42

COM ANDRÉIA LAS

Data: toda 2ª e 4ª feira | Horário: 19h às 22h Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Valor: R$42

OFICINA CORPO-PLÁSTICO: PRÁTICA DE CAPOEIRA E MODELAGEM COM ARTE-EDUCADORA LINÉGAS

Classificação: 4 a 10 anos | Horário: 8h30 às 11h30 e 14h às 17h | Local: Bicicletaria Cultural | Valor: R$55

ATELIÊ LIVRE DE LITOGRAFIA

COM JULIANA LEONOR KUDLINSKI

Data: toda 3ª e 5ª feira | Horário: 18h30 às 21h30 Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Valor: R$42

ATELIÊ LIVRE DE XILOGRAVURA COM ANDRÉIA LAS

Data: toda 3ª e 5ª feira | Horário: 19h às 21h30 Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Valor: R$42

PROCESSOS LITOGRÁFICOS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS COM MARIA LUCIA DE JULIO

ATELIER AVANÇADO DE GRAVURA EM METAL | COM ANDRÉIA LAS

Classificação: 18 anos | Data: toda 3ª e 5ª feira Horário: 14h às 18h | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Valor: R$42

ATELIÊ LIVRE DE XILOGRAVURA

Data: toda 3ª e 5ª feira | Horário: 14h30 às 17h30 Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Valor: R$42

Data: toda 2ª e 4ª feira | Horário: 9h30 ao meio-dia | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Valor: R$42

COM NELSON EDI HOHMANN

Data: toda 2ª e 5ª feira ou 3ª e 6ª feira | Horário: 9h30 ao meio-dia e 14h30 às 17h | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Valor: R$42

ATELIÊ LIVRE DE LITOGRAFIA COM DENISE ROMAN

Data: toda 2ª a 6ª feira | Horário: 9h30 às 11h30 | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Valor: R$42

CURSO DE CERÂMICA

TORNO DE OLEIRO, ESCULTURA, MODELAGEM DE UTILITÁRIOS E DECORATIVOS, TÉCNICAS DE PINTURA

Data: toda 2ª feira a sábado | Horário: diversos Local: Atelier Recanto do Barro | Valor: R$170 (material incluso)

OFICINA DE MODELAGEM INFANTIL COM ADRIANE MULLER

Classificação: 6 anos | Data: toda 3ª feira Horário: 9h ao meio-dia e 14h30 às 17h30 | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$50

NÚCLEO DE BURIL | COM DENISE ROMAN

SERIGRAFIA | COM CYNTIA WERNER

Data: toda 3ª e 5ª feira | Horário: 19h às 22h | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Valor: R$80

DESENHO ARTÍSTICO | OFICINA INTRODUTÓRIA COM GUSTAVOT DIAZ

Data: toda 3ª e 5ª feira | Horário: 14h30 às 16h30 (3ª feira) e 18h às 20h (5ª feira) | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Ingresso: R$70

CURSO DE ENCADERNAÇÃO COM THAIS SANCHOTENE

Classificação: 15 anos | Data: toda 3ª, 5ª feira e sábado | Horário: 19h às 21h (3ª a 5ª feira) e 9h30 às 11h30 (sábado) | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$90

CURSO DE ENTALHE

COM FRANCISCO AGNER

Data: toda 3ª, 5ª feira e sábado | Horário: 9h às 11h, 14h30 às 16h30 e 18h30 às 20h30 (3ª e 5ª feira), e 9h ao meio-dia (sábado) | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$70 e R$55

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

51


ARTES VISUAIS | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

Infantil

aprenda e empreenda ATELIÊ LIVRE DE GRAVURA EM METAL

OFICINA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Data: toda 3ª, 5ª feira e sábado | Horário: 19h às 22h e 14h30 às 17h30 | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Valor: R$42

Classificação: 12 anos | Data: toda 5ª feira Horário: 16h às 18h | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$50

COM JOSÉ ROBERTO DA SILVA

CURSO DE MOSAICO | COM PATRICIA ONO

Data: toda 3ª, 5ª feira e sábado | Horário: 14h às 17h e 18h às 21h (3ª e 5ª feira), e 9h ao meiodia (sábado) | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$115 e R$78

CURSO DE MARCHETARIA | COM ROGÉRIO GANDIN Classificação: 15 anos | Data: toda 3ª e 5ª feira Horário: 9h ao meio-dia, 16h às 18h, 18h30 às 20h30 | Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$70 e R$35

ATELIER DE ESCULTURA COM ELVO BENITO DAMO

Classificação: 18 anos | Data: toda 3ª a 6ª feira Horário: 8h30 ao meio-dia ou 14h às 17h | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$50

SERIGRAFIA SOBRE PAPEL COM NELSON EDI HOHMANN

Data: toda 3ª e 6ª feira, e 2ª e 5ª feira | Horário: 9h30 ao meio-dia (3ª e 6ª feira) e 14h30 às 17h (2ª e 5ª feira) | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Valor: R$42

CURSO DE DESENHO ARTÍSTICO COM IVANE CARNEIRO

Classificação: 14 anos | Data: toda 3ª feira ou sábado | Horário: 18h30 às 20h30 ou 10h ao meio-dia | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$50

CURSO DE PINTURA EM TELA COM ROSANGELA GRAFETTI

Data: toda 4ª feira | Horário: 9h30 às 11h30, 14h às 16h, 16h30 às 18h30 e 19h às 21h | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$50

OFICINA DE ARTES | COM ROSANGELA GRAFETTI Classificação: 6 a 12 anos | Data: toda 5ª feira Horário: 9h30 às 11h30 | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$50

OFICINA DE ARTES | COM RAPHAEL TELES Classificação: 6 a 12 anos | Data: toda 5ª feira | Horário: 14h às 16h | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$50

52

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

COM RAPHAEL TELES

DESENHO DA FIGURA HUMANA

OFICINA INTRODUTÓRIA COM GUSTAVOT DIAZ

Data: toda 6ª feira e sábado | Horário: 14h30 às 17h (6ª feira e sábado) | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Ingresso: R$80

CURSO DE PAPEL ARTESANAL COM ADRIANE MÜLLER

Classificação: 15 anos | Data: toda 6ª feira Horário: 9h ao meio-dia, 14h às 17h e 18h às 21h Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$70

CURSO DE DESENHO

COM GRACIELA SCANDURRA

Data: Toda 6ª Feira | Horário: 14h30 às 17h | Local: Atelier Graciela Scandurra | Valor: R$200

CURSO DE ESCULTURA EM ARGILA COM GRACIELA SCANDURRA

Data: toda 6ª Feira | Horário: 14h30 às 17h | Local: Atelier Graciela Scandurra | Valor: R$200

DESENHO DA FIGURA HUMANA

OFICINA AVANÇADA COM GUSTAVOT DIAZ

Data: todo sábado | Horário: 18h às 20h30 | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Ingresso: R$42

ILUSTRAÇÃO CRIATIVA

TÉCNICAS ARTESANAIS PARA ILUSTRAÇÃO COM MARCELO MARQUES LOPES Data: todo sábado | Horário: 14h às 17h | Local: Solar do Rosário Centro de Arte e Cultura | Valor: R$210 e R$30 (inscrição)

CURSO DE TECELAGEM

PARA INICIANTES COM ALICE KOTINDA

Data: todo sábado | Horário: 9h ao meio-dia Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$55

HISTÓRIA EM QUADRINHOS COM RODRIGO BELATO

Classificação: 8 a 13 anos | Data: todo sábado Horário: 10h ao meio-dia | Local: Biblioteca Pública do Paraná | Valor: gratuito


PATRIMÔNIO CULTURAL

O passado dos prédios escolares O

valor arquitetônico e histórico de vários prédios de escolas públicas de Curitiba mereceu do Guia Curitiba Apresenta, no mês em que se comemora o Dia do Professor, a organização de um breve roteiro baseado, principalmente, nas informações dos livros “Ensaios sobre a Arquitetura em Curitiba – Colégios e Educandários”, de Elizabeth Amorim de Castro e Marialba Rocha Gaspar Imaguire e “Grupos Escolares de Curitiba na Primeira Metade do Século XX” (livro e CD), de Elizabeth Amorim de Castro.

Além de reservar um olhar mais atento quando passar novamente pelas escolas, você pode, até 31 de outubro, visitar uma exposição com base no primeiro livro citado e complementada pela documentação histórica do Departamento Estadual de Arquivo Público do Paraná. Durante o Império, no Brasil, a escola pública era a extensão da casa do professor. Muitas funcionavam em paróquias, cômodos de comércio, salas abafadas, sem ar, sem luz e sem nenhum recurso. A real preocupação com os projetos arquitetônicos escolares inicia-se no período da República. A seguir, detalhes de escolas tombadas pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná. Dr. Xavier da Silva Primeiro grupo escolar do Paraná, tem localização que, na época, era considerada distante do centro da cidade. Inaugurado em 1903, introduz o método de

54

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

ensino por séries em Curitiba, iniciativa do governo republicano. Antes disso, uma mesma sala reunia alunos de diversas idades e níveis de conhecimento. A arquitetura em L desse prédio recém-tombado possibilitou a criação de um pátio interno, protegido do movimento e dos olhares da rua. O formato também facilitava a separação por sexos. Até hoje, conserva-se na fachada a inscrição “Sexo Masculino”. Cruz Machado Logo que foi inaugurado em 1907, meninos e meninas estudavam juntos nas duas únicas salas do grupo escolar. Quando isso acontecia, o estabelecimento era denominado “promíscuo”. O prédio, sede da atual Delegacia Antitóxicos, está tombado. O saguão, também chamado de vestíbulo, é central e aberto com vãos definidos por duas colunas. Molduras ornamentadas enfeitam as janelas em arco. As dimensões desproporcionais das salas – largura estreita em relação ao comprimento – ocasionaram críticas sobre as condições sanitárias. A Casa Escolar foi desativada em 1928. D. Pedro II Inaugurado em 1928 é um marco da consolidação do processo de ensino seriado. Já tombado, é o primeiro grupo escolar de grande porte em Curitiba. As duas alas paralelas seguem uma variação e planta em U. Não há acessos laterais, nem diferenciação de entradas de alunos e professores. No acesso único, encontra-se uma escada de mármore, iluminada por vitral. O guarda-corpo de ferro apresenta motivos “art nouveau”.

9

6

4 10

7

2

8

1

3

5

Colégio Estadual do Paraná A inauguração do prédio aconteceu em 1950. A obra para a construção dos 20 mil m2 – com 56 salas de aula, distribuídas em ambos os lados do corredor de circulação – foi considerada grandiosa num período em que o Colégio foi valorizado e evidenciado como um símbolo do progresso educacional na cidade. A fachada do edifício tem influências da arquitetura moderna. O prédio foi transformado em patrimônio histórico a pedido dos alunos.

EXPOSIÇÃO ENSAIOS SOBRE A ARQUITETURA EM CURITIBA – COLÉGIOS E EDUCANDÁRIOS Data: até 31 de outubro Horário: 9h ao meio-dia e 13h30 às 17h30 Local: Departamento Estadual de Arquivo Público do Paraná Ingresso: gratuito

Confira as escolas históricas: 1. D. Pedro II Avenida Bispo Dom José, 2.567   2. Cruz Machado (sede da atual Delegacia Antitóxicos) Avenida Bispo Dom José, 2.006   3. Dr. Xavier da Silva Avenida Silva Jardim, 613   4. Colégio Estadual do Paraná Av. João Gualberto, 250 5. Lisímaco Ferreira da Costa Av. Iguaçu, 3012    6. Ginásio Paranaense (sede da atual Secretaria de Estado de Cultura) Rua Ébano Pereira, 240    7. Instituto de Educação Rua Emiliano Perneta, 92    8. Barão do Rio Branco Rua Brigadeiro Franco, 2532   9. Pietro Martinez Nilo Peçanha, 557   10. Tiradentes Rua Presidente Faria, 625

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

55


PATRIMÔNIO CULTURAL | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

28 DE OUTUBRO

DOIS OLHARES – OBRAS EM MADEIRA EXPOSIÇÃO DOS ARTISTAS LAPEANOS JARI FANTIN E ALCEU GONÇALVES MONSTROS Foto: divulgação

1º A 31 DE OUTUBRO

FELIZ NA FELICIDADE DO OUTRO EXPOSIÇÃO

Horário: 20h30 às 23h (2ª e 4ª feira) e 15h às 17h30 (sábado) | Local: Museu Nacional do Espiritismo – Munespi | Ingresso: gratuito

11 DE OUTUBRO A 13 DE JANEIRO

EXPOSIÇÃO “ATRAVESSAMENTO”

OBRA ESCULTÓRICA PRODUZIDA ESPECIFICAMENTE PARA O MUMA PELA ARTISTA ELIANE PROLIK Horário: 10h às 19h (3ª feira a domingo) e 19h (abertura dia 11) | Local: Museu Municipal de Arte – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (3ª a 6ª feira), e 9h às 15h (sábado, domingo e feriado) Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: gratuito

ATÉ 1º DE NOVEMBRO

JOÃO BAPTISTA GROFF – CAÇADOR DE IMAGENS 44 FOTOGRAFIAS QUE FAZEM PARTE DO ACERVO DA DIRETORIA DE PATRIMÔNIO CULTURAL DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA. MOSTRAM CURITIBA NAS DÉCADAS DE 1920 E 1930 Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (3ª a 6ª feira), e 9h às 14h (sábado, domingo e feriado) Local: Casa Romário Martins | Ingresso: gratuito

OBRAS RARAS SOBRE A HISTÓRIA DO PARANÁ

Horário: 9h às 18h (3ª a 6ª feira) e 10 às 16h (sábado, domingo e feriado) | Local: Museu Paranaense | Ingresso: gratuito

“MONSTROS”

ATÉ 4 DE NOVEMBRO

EXPOSIÇÃO COLETIVA DE 10 ARTISTAS LIGADOS AO GRAFFITI: ANTONY NATHAN – “AUS”; ÁRVORE – “TRI”; DEIVIDR. AKA – “HEAL”; JORGE GALVÃO – “JTG”; MARCIEL CONRADO; PAULO AUMA; PAULO FREITAS DE MEDEIROS – “PORQUÊ”; SILVIO RODOLFO; THIAGO SYEN; VALDECIMPLES – “CIMPLES”; TATIANA ALVES

ACERVO DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA COM TRABALHOS DE ARTISTAS COMO PICASSO, GUIGNARD, PORTINARI, DI CAVALCANTI, PANCETTI, GOELDI, DJANIRA, CARIBÉ, ALDEMIR MARTINS E INIMÁ DE PAULA

Abertura: dia 11 de outubro, às 19h | Horário: 10 às 19h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Municipal de Arte – Portão Cultural Ingresso: gratuito

11 A 19 DE OUTUBRO

EXPOSIÇÃO DO STUDIO IVANOVITCH OBRAS DO ARTISTA EM EXPOSIÇÃO

Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 15h (sábado, domingo e feriado) Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: gratuito

ATÉ 12 DE OUTUBRO

SYNVAL STOCCHERO

EXPOSIÇÃO CURITIBA NA MIRA DO FOTÓGRAFO

Horário: 9h ao meio-dia (3ª a 6ª feira), 13h às 18h (sábado) e 9h às 15h (domingo e feriado) | Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: gratuito

56

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

COLEÇÃO CÉLIA E POTY LAZZAROTTO

Horário: 10h às 19h (3ª feira a domingo) | Local: MuMA – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

TODA 3ª A 6ª FEIRA

VISITA MONITORADA AO CENTRO HISTÓRICO E MEMORIAL DE CURITIBA

Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (3ª a 6ª feira), e 9h às 15h (sábado, domingo e feriado) Local: Centro Histórico e Memorial de Curitiba Ingresso: gratuito (agendamento: 41 3321-3328)

TODA 3ª FEIRA A SÁBADO

VISITA MONITORADA AO PORTÃO CULTURAL

PROGRAMAÇÃO | PATRIMÔNIO CULTURAL

Infantil

Horário: 10h às 19h | Local: Portão Cultural Ingresso: gratuito (agendamento: 41 3229-4436)

SOLAR DO BARÃO Inaugurado em novembro de 1980, o complexo cultural Solar do Barão foi construído para servir de residência para Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul. Hoje, o endereço abriga algumas das mais importantes unidades da Fundação Cultural de Curitiba, relacionadas às artes visuais: o Museu da Fotografia, o Museu da Gravura, o Museu do Cartaz e a Gibiteca. Efervescente e dinâmico, o espaço é ponto de encontro para ilustradores, designers, artistas plásticos, pesquisadores, professores, estudantes ou amantes de quadrinhos. Durante todo o ano, o Solar conta com uma programação diversificada, que inclui cursos, oficinas, palestras e exposições nacionais e internacionais. Muitas dessas atividades são oferecidas gratuitamente à comunidade. Horário: 9h às 12h e 13h às 18 (2ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábado, domingo e feriado) | Local: Solar do Barão | Ingresso: gratuito

FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS POLONESES Horário: 8h às 18h (3ª feira a domingo) Local: Memorial da Imigração Polonesa Ingresso: gratuito

VISITA DO PAPA JOÃO PAULO II A CURITIBA

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS DO PAPA JOÃO PAULO II. ACERVO DO VATICANO E JASNAGORA CZESTOCHOWA WADOWICE Horário: 8h às 18h (3ª feira a domingo) Local: Memorial da Imigração Polonesa Ingresso: gratuito

ALTARES DA ANTIGA MATRIZ DE CURITIBA

Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (3ª a 6ª feira), e 9h às 15h (sábado, domingo e feriado) Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: gratuito

CURITIBA HISTÓRICA – A CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE

VISITA MONITORADA AO SOLAR DO BARÃO

300 PEÇAS DO ACERVO DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA (PINTURAS, MAPAS, FOTOS, DESENHOS, RELATOS DE VIAJANTES, TEXTOS LITERÁRIOS, DOCUMENTOS, FILMES E ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS) RETRATAM A HISTÓRIA DA CIDADE

ÍCONES, PÊSSANKAS E RUSHNEK

ACERVO DA COORDENAÇÃO DE DANÇA DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA DE 2006 A 2010

PERMANENTE

Horário: 9h ao meio-dia e 13 às 18h (2ª a 6ª feira), e meio-dia às 18h (sábado, domingo e feriado) Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba e Museu da Fotografia Cidade de Curitiba Ingresso: gratuito (agendamento: 41 3321-3275) Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Memorial Ucraniano | Ingresso: gratuito

FOTOGRAFIAS, MOBILIÁRIO, ENXOVAL, CUTELARIA, IMAGINÁRIA, OBJETOS DE USO PESSOAL DOS IMIGRANTES POLONESES Horário: 8h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Memorial da Imigração Polonesa Ingresso: gratuito

140 ANOS DA IMIGRAÇAO POLONESA NO BRASIL – VULTOS E SUAS BIOGRAFIAS Horário: 8h às 18h (3ª feira a domingo) Local: Memorial da Imigração Polonesa Ingresso: gratuito

Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (3ª a 6ª), e 9h às 15h (sábado, domingo e feriado) | Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: gratuito

FOTOGRAFIAS REVELAM A HISTÓRIA NA ÁREA DE PRODUÇÃO DE GRUPOS E COMPANHIAS DE DANÇA EM CURITIBA

Horário: 9h ao meio-dia e 14h às 18h (2ª a 6ª feira) | Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento | Ingresso: gratuito

IMAGINÁRIA, PARAMENTOS, OBJETOS DE CULTO E MOBILIÁRIO EXPOSIÇÃO DOS PERTENCES DA MITRA DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA

Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (3ª a 6ª feira), e 9h às 14h (sábado, domingo e feriado) Local: Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba – MASAC | Ingresso: gratuito

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

57


REGIONAIS

Mês de diversão P

ara comemorar o Dia das Crianças, a Fundação Cultural de Curitiba, em parceira com a Secretaria do Esporte e Lazer (SMELJ) e o projeto Comunidade Escola, traz à garotada uma programação especial durante todo o mês de outubro. Celebrado há mais de 90 anos no Brasil, o 12 de outubro é sinônimo de muitos presentes, alegria e diversão para a meninada. A data foi oficializada em 1924, pelo então presidente Artur Bernardes. O que muita gente não sabe é que os baixinhos também são homenageados no dia 20 de novembro, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora o Dia Universal das Crianças, data em que a Declaração dos Direitos da Criança foi assinada.

Curiosidades

Em Curitiba

Do outro lado do mundo a comemoração é um pouco diferente. No Japão, meninos e meninas celebram o Kodomo no Hi (dia das crianças em japonês) em dias distintos no calendário oriental. Feriado nacional, o Tango no Sekku, ou Festival dos Meninos, é comemorado no dia 5 de maio com muitos bonecos guerreiros. Já o Festival das Meninas, ou Hina Matsuri, acontece no dia 3 de março, quando as famílias enfeitam a casa com bonecas para desejar saúde e alegria às suas filhas.

Sem deixar a data passar em branco, diversas regionais vão oferecer atividades infantis durante o mês. Nos dias 2, 6, 20 e 27 de outubro, a Regional CIC organiza um momento de pintura livre para os baixinhos soltarem a imaginação.

Outros países também celebram o dia das crianças em datas diversas, como a Nova Zelândia, que reserva o último domingo de outubro para os pequenos. Por lá, as crianças aproveitam a data para homenagear um animal nativo a cada ano. Em Portugal e Moçambique a festa é realizada no dia 1º de junho, enquanto na Turquia a comemoração acontece no dia 23 de abril. LA BADUNÇA Foto: Miriane Figueira

Para quem prefere se aventurar no mundo das pipas, a opção é a Oficina de Pipas que acontece no dia 13 de outubro (sábado), das 10h às 12h, na Escola Municipal Maria do Carmo Martins, e das 14h às 16h, na Escola Municipal Pró Morar Barigui. Ministrada por Ítalo Francisco Iorio, que aos 65 anos de idade se diz “especialista” na brincadeira desde criança, a atividade é sempre uma das mais procuradas. Durante a oficina, os pequenos aprendem desde como montar o brinquedo até os cuidados necessários para brincar com segurança. O espetáculo La Badunça, que invade todas as Regionais, é diversão garantida para a criançada. O cortejo musical dançante, em forma de opereta popular, mistura teatro, música e dança de uma maneira divertida e surpreendente. Utilizando diversos instrumentos, a peça se desenrola entre as dificuldades de se conseguir montar uma coreografia. A apresentação acontece a partir das 14h, com entrada gratuita. No dia 3 de outubro acontece uma apresentação da dança afro-brasileira e de dança de rua com 15 adolescentes da ONG Afroglobo, na Regional Cajuru. Além das atividades oferecidas pela Fundação Cultural de Curitiba, as regionais também vão colocar à disposição da garotada cama elástica, jogos e brinquedos infláveis, oferecidos pela Secretaria do Esporte e Lazer. Na sexta-feira (12), a já tradicional festa das crianças que acontece no Parque Barigui, das 10h às 17h.

58

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

PINTURA LIVRE Fotos: Alice Rodrigues

APRESENTAÇÃO DE DANÇA AFROBRASILEIRA E DANÇA DE RUA Data: 3 de outubro | Horário: 14h Local: Escola Municipal Donatilla Caron dos Anjos | Ingresso: gratuito

FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS Data: 12 de outubro | Horário: 10h às 17h Local: Parque Barigüi | Ingresso: gratuito  

OFICINA DE PIPAS

Data: 13 de outubro | Horário: 10h ao 12h (Maria do Carmo Martins) e 14h ao 16h (Pró Morar Barigüi) | Local: Escola Municipal Maria do Carmo Martins e Escola Municipal Pró Morar Barigüi | Valor: gratuito

FUÁ LA BADUNÇA Data: diversos | Horário: diversos Local: todas as Regionais | Ingresso: gratuito

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

59


REGIONAIS | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

REGIONAL BOQUEIRÃO

REGIONAL BAIRRO NOVO

2 DE OUTUBRO

16 DE OUTUBRO

FUÁ, LÁ BADUNÇA

OPERETA POPULAR MESCLA DANÇA, TEATRO E MÚSICA, BRINCANDO COM O PÚBLICO POR MEIO DE UMA DOCE TRAMA MUSICAL Horário: 14h e 15h30 | Local: Escola Municipal Tereza Matsumoto | Ingresso: gratuito REGIONAL PINHEIRINHO

3 DE OUTUBRO

CINETON

O MENINO MALUQUINHO

Classificação: 6 anos Horário: 10h, 14h e 16h | Local: Escola Municipal Dona Lulu | Ingresso: gratuito REGIONAL BOA VISTA

20 DE OUTUBRO

PROJETO MIXANDO (MIX FM/YELLOW) – APRESENTAÇÃO DE DJS NOS BAIRROS COM DJ DANÚBIO ROCHA

Classificação: 18 anos | Horário: 14h | Local: Museu Guido Viaro | Ingresso: gratuito

Horário: 16h às 18h | Local: Comunidade Escola CEI Augusto César Sandino | Ingresso: gratuito

REGIONAL CAJURU

REGIONAL PORTÃO

FESTA DIA DAS CRIANÇAS

Horário: 14h | Local: Escola Municipal Donatilla Caron dos Anjos | Ingresso: gratuito REGIONAL CIC

4 DE OUTUBRO

CINEMA NOS BAIRROS

toda 3ª e 5ª feira

CAIXINHA DE MÚSICA E OFICINA ORQUESTRA RECICLÁVEL

EDITAL CIRCUITO DE ARTE E CULTURA

PROGRAMAÇÃO | REGIONAIS

Infantil

Horário: 9h às 11h | Local: 13º Batalhão da Policia Militar | Ingresso: gratuito

aprenda e empreenda REGIONAL BAIRRO NOVO

REGIONAL BOA VISTA

COM ALYSSON REINERT

COM MARIA LÚCIA FURUKAWA

CURSO DE VIOLÃO

Classificação: 8 anos Data: 2, 9, 16, 23 e 30 de outubro | Horário: 18h, 19h e 20h | Local: Espaço Cultural Bairro Novo | Valor: R$42 REGIONAL PINHEIRINHO

REGIONAL BOQUEIRÃO

Classificação: 12 anos | Data: 5, 19 e 26 de outubro | Horário: 18h30 às 20h30 | Local: Rua da Cidadania do Pinheirinho | Ingresso: gratuito

COM ANDERSON OURO PRETO

COM GRUPO SOUTH BROTHERS CREW

REGIONAL CIC

OFICINA DE PIPAS

Data: 13 de outubro | Horário: 10h ao meio-dia (Escola Municipal Maria do Carmo Martins) e 14h às 16h (Escola Municipal Pró Morar Barigüi) Ingresso: gratuito

DESENHO ARTÍSTICO/PINTURA EM TELA

Horário: 15h | Local: CRAS – Vila Barigui Ingresso: gratuito

Data: toda 3ª, 4ª feira e sábado | Horário: manhã, tarde e noite (3ª feira), tarde (4ª feira) e manhã (sábado) | Local: Núcleo Regional Portão | Valor: R$42

REGIONAL SANTA FELICIDADE

5 DE OUTUBRO

CINETON

SOLO PARA MUSEUS

REGIONAL SANTA FELICIDADE

REGIONAL MATRIZ

Classificação: 12 anos Data: toda 4ª feira Horário: 9h às 11h e 14h às 16h | Local: Rua da Cidadania Santa Felicidade | Valor: R$42

Horário: 14h | Local: Museu Guido Viaro Ingresso: gratuito

Classificação: 7 anos | Data: toda 5ª e 6ª feira Horário: 8h30 às 11h30h e 14h às 20h (1 hora/ aula) (5ª feira) e 9h30 às 11h30h e 14h às 20h (1 hora/aula) (6ª feira) | Local: Núcleo Regional Boa Vista | Valor: R$42

OFICINA DE BREAKING

REGIONAL PORTÃO

EXIBIÇÃO DO FILME “VIDA DE MENINA”

TECLADO

BATERIA

Classificação: 10 anos Data: toda 5ª e 6ª feira Horário: 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h (5ª feira) e 14h, 15h, 16h, 17h, 18h e 19h (6ª feira) Local: Núcleo Regional Boqueirão | Valor: R$42 REGIONAL MATRIZ

PINTURA INFANTIL

Data: todo sábado Horário: 10h às 12h | Local: Rua XV ao lado do Bondinho da Leitura | Valor: gratuito REGIONAL CAJURU

CAVAQUINHO PARA INICIANTES COM DIEGO COELHO VIEIRA

Data: todo sábado | Horário: 16h às 17h | Local: Núcleo Regional Cajuru | Valor: R$42

DESENHO ARTÍSTICO

10 DE OUTUBRO

FUÁ – LA BADUNÇA

OPERETA POPULAR MESCLA DANÇA, TEATRO E MÚSICA, BRINCANDO COM O PÚBLICO POR MEIO DE UMA DOCE TRAMA MUSICAL

Horário: 14h e 16h | Local: Escola Municipal Dom Manuel da Silveira D Elboux | Ingresso: gratuito CINEMA NOS BAIRROS –VIDA DE MENINA Foto: divulgação

60

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

61


OUTRAS ÁREAS 4, 5, 11, 18, 19, 25 E 26 DE OUTUBRO

COPA SUNYE DE BLITZ | JOGO DE XADREZ

Gratuito

KINDERSPIELPLATZ | CONVERSA COM OS

ARTE-EDUCADORES LIN ÉGAS E GEORG JOOS

Horário: 17h30 às 18h30 | Local: Clube de Xadrez Erbo Stenzel | Ingresso: gratuito

Horário: 11h | Local: Bicicletaria Cultural | Ingresso: R$3

8 E 9 DE OUTUBRO

COM SAPOS, BRUXAS, PRÍNCIPES, PRINCESAS, REIS E RAINHAS COM LUCIANE FIGUEIREDO

VI CONGRESSO DE DIREITO AUTORAL E INTERESSE PÚBLICO

Eixos: Direitos Autorais e a Economia Criativa (Perspectivas para o Desenvolvimento), Direito Autoral em Debate (Temas de Direito Autoral e Conexos), Oficina de Direito Autoral e Economia Criativa (Capacitação para o Mercado Cultural), Workshops (Recursos Educacionais Abertos). Horário: manhã e tarde | Local: Mabu Hotel, Sesc Paço da Liberdade e Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: gratuito (direitoautoral.ufsc.br)

10 DE OUTUBRO

PAPO UNIVERSITÁRIO | ESTUDANTES Horário: 19h | Local: Teatro do Paiol Ingresso: gratuito

13 DE OUTUBRO

ERA UMA VEZ, E NÃO ERA UMA VEZ... | CONTOS

Horário: 11h | Local: Bicicletaria Cultural | Ingresso: R$3

PINTURA LIVRE e MERCADINHO DOS BRINQUEDOS | MERCADO DAS PULGAS PARA CRIANÇAS Horário: 13h às 17h | Local: Bicicletaria cultural Ingresso: R$3 a gratuito

20 DE OUTUBRO

CURSO DE FORMATAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS | PARA PRODUTORES CULTURAIS,

ARTISTAS E INTERESSADOS NA ÁREA, O CURSO ABORDA A CONCEITUAÇÃO E IMPORTÂNCIA DOS ITENS DA COMPOSIÇÃO DE UM PROJETO E CONTEMPLA A ELABORAÇÃO DE UM ESBOÇO. COM AUGUSTO RANDO

Horário: 9h ao meio-dia e 14h às 17h30 | Local: Moinho Rebouças | Valor: gratuito (mediante inscrição prévia 41 3213 7511)

CENTRO HISTÓRICO DIVERTIDO

22 DE OUTUBRO

Horário: 10h às 17h | Local: Bebedouro do Largo da Ordem | Ingresso: gratuito

CONFERÊNCIA PLENÁRIA COM RAUL LANDIM (UFRJ): DUAS PERSPECTIVAS SOBRE O REALISMO INDIRETO: TOMÁS E DESCARTES

CLUBE DO XADREZ

CENTRO HISTÓRICO DIVERTIDO OFICINAS DOS ESCOTEIROS

Horário: 10h às 17h | Local: Relógio das Flores Ingresso: gratuito

CENTRO HISTÓRICO DIVERTIDO RECREAÇÃO PARA AS CRIANÇAS

Horário: 10h | Local: Praça João Cândido Ingresso: gratuito

PROGRAMA DE AUDITÓRIO

HOMENAGEM A LUPICÍNIO RODRIGUES Horário: 16h | Local: Canal da Música Ingresso: gratuito

BICICLETADA DAS CRIANÇAS | ORGANIZAÇÃO ASSOCIAÇÃO DOS CICLISTAS DO ALTO IGUAÇU Horário: 9h | Local: Bosque do Papa Ingresso: gratuito

PEDALE SEU SUCO | CRIADA PELO INSTITUTO

DE ENERGIA HUMANA, JOVENS APROVEITAM CARCAÇAS DE BICICLETAS E TRANSFORMAM EM MÁQUINAS MOVIDAS A ENERGIA HUMANA Horário: 10h e 12h | Local: Bicicletaria Cultural Ingresso: gratuito

62

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

OUTRAS ÁREAS

Infantil

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

Horário: 18h30 | Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão | Ingresso: gratuito

22 A 26 DE OUTUBRO

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF Primeira edição curitibana da maior reunião da comunidade filosófica brasileira, que ocorre de dois em dois anos. O encontro, realizado pela Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia, é ponto de encontro de mestrandos, doutorandos, professores e entusiastas da filosofia, que se unem para apresentar suas pesquisas e dividir experiências. Além da programação científica, o evento traz atividades voltadas a todos que se interessam pela filosofia, em ciclos de Filosofia e Cultura. Horário: diversos | Local: diversos (anpof.org.br) Ingresso: gratuito (para programação não científica)

23 DE OUTUBRO

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF LANÇAMENTO DE LIVROS DE FILOSOFIA

Horário: 17h às 19h | Local: Sesc Paço da Liberdade Ingresso: gratuito

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

FILOSOFIA E PSICANÁLISE. ZELJKO LOPARIC (UNICAMP E PUCPR), ANDRÉ DUARTE (UFPR) E CAROLINE V. RIBEIRO (UEFS) FALAM SOBRE WINNICOT Horário: 20h | Local: Auditório Brasílio Itiberê (SEEC) Ingresso: gratuito

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

CONFERÊNCIA SBFA: BARRY SMITH (LONDON UNIVERSITY): THE SENSORY AND THE MULTISENSORY: HEARING WITH OUR EYES, TASTING WITH OUR EARS

Horário: 20h | Local: Círculo de Estudos Bandeirantes (PUCPR) | Ingresso: gratuito

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

CONVERSA COM O AUTOR (HOMENAGEM A BENEDITO NUNES) JOSÉ A. GIANNOTTI COM LUIZ HENRIQUE LOPES DOS SANTOS (USP)

24 DE OUTUBRO

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

JOSÉ AMÉRICO PESSANHA: A FILOSOFIA E SEUS EDITORES. COM MILTON MEIRA (DISCURSO ED., HUMANITAS, JORNAL DE RESENHAS) Horário: 19h | Local: Sesc Paço da Liberdade Ingresso: gratuito

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

CONVERSA COM O AUTOR (HOMENAGEM A BENEDITO NUNES) | NEWTON DA COSTA COM DÉCIO KRAUSE (UFSC) E ADONAI SANT’ANNA (UFPR) Horário: 19h30 | Local: Teatro da Reitoria da UFPR Ingresso: gratuito

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

CICLO VALÉRIO ROHDEN: TRADUZINDO A TRADUÇÃO. “TRADUÇÃO E FICÇÃO” COM MAURÍCIO CARDOZO (UFPR) E PEDRO SUSSEKIND (UFF) Horário: 19h30 | Local: Goethe-Institut Curitiba Ingresso: gratuito

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

CICLO VALÉRIO ROHDEN: TRADUZINDO A TRADUÇÃO. “TRADUÇÃO E FILOSOFIA” COM MARCO AURÉLIO WERLE (USP) E MARCO CASANOVA (UFRJ)

A PROSA OCULTA DA ARTE. “REGIMES NARRATIVOS E A FILOSOFIA”. COM ANDRÉ DUARTE (UFPR) “ROBERTO BOLAÑO, TRAMAS QUE VÃO DE NADA A LUGAR ALGUM”; RODRIGO DUARTE (UFMG) “O CURADOR COMO ARTISTA: O EXEMPLO DA DOCUMENTA 13”; GIORGIA CECCHINATO (UFMG) “POESIA E POLÍTICA EM SCHILLER”

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF | JOSÉ

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

Horário: 20h | Local: Teatro da Reitoria da UFPR Ingresso: gratuito

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

Horário: 20h | Local: Goethe-Institut Curitiba Ingresso: gratuito

Horário: 19h30 | Local: Galeria Casa da Imagem Ingresso: gratuito

AMÉRICO PESSANHA: A FILOSOFIA E SEUS EDITORES. COM PAULO ROBERTO PIRES (REVISTA SERROTE)

SIMPÓSIO DA ANPOF ENSINO MÉDIO: ARTICULAÇÃO ENTRE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO BÁSICA. COM CARMEN MOREIRA (DEB/CAPES), DANILO MARCONDES (PUCPR E CAPES), EDUARDO BARRA (UFPR) E FILIPE CEPPAS (UFRJ)

Horário: 20h | Local: Sesc Paço da Liberdade Ingresso: gratuito

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

A PROSA OCULTA DA ARTE. “ARTE SOB O SIGNO DA LITERALIDADE”. COM ARTUR FREITAS (FAPE/UEPR) “CILDO MEIRELLES E NELSON GOODMAN: POR UMA REVISÃO DOS REGIMES DE IMANÊNCIA”; NOELI RAMME (UERJ) “‘NADA ALÉM DE LISTRAS’: DANIEL BUREN E O GRAU ZERO DA PINTURA”; WALTER MENNON (UFPR) “ONE AND THREE CHAIRS: ICONOGRAFIAS DE UMA TAUTOLOGIA” Horário: 20h | Local: Galeria Casa da Imagem Ingresso: gratuito

Horário: 20h | Local: Colégio Estadual do Paraná Ingresso: gratuito

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

FILOSOFIA E PSICANÁLISE. VLADIMIR SAFATLE (USP) E CLAUDIA MURTA (UFES) FALAM SOBRE LACAN Horário: 20h | Local: Auditório Brasílio Itiberê (SEEC) Ingresso: gratuito

25 DE OUTUBRO

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

JOSÉ AMÉRICO PESSANHA: A FILOSOFIA E SEUS EDITORES. PALESTRA “ARTE E INDÚSTRIA” COM NELSON BRISSAC PEIXOTO (PUCSP) Horário: 16h | Local: Sesc Paço da Liberdade Ingresso: gratuito

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

63


OUTRAS ÁREAS 25 DE OUTUBRO

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

JOSÉ AMÉRICO PESSANHA: A FILOSOFIA E SEUS EDITORES. COM ADAUTO NOVAES (ARTE E PENSAMENTO) E LUIZ OLIVEIRA (CBPF) Horário: 19h | Local: Sesc Paço da Liberdade Ingresso: gratuito

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

A PROSA OCULTA DA ARTE. “ARTE, LINGUAGEM E METAFÍSICA”. COM GUILHERME GHIZONI (UFGO) “‘ATRÁS DA GARE SAINT-LAZARE’: UMA METAFÍSICA DO TEMPO”; MARCO A. VALENTIM (UFPR) “VOZ E LINGUAGEM NO JAZZ”; LORENZO MAMMI (USP) “MÚSICA COMO LINGUAGEM DO INDIZÍVEL: PRIMEIRAS TEORIAS DO CANTO CRISTÃO” Horário: 19h30 | Local: Galeria Casa da Imagem Ingresso: gratuito

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

CONVERSA COM O AUTOR (HOMENAGEM A BENEDITO NUNES). ERNILDO STEIN COM PAULO R. SCHNEIDER (UNIJUI) Horário: 19h30 | Local: Teatro da Reitoria da UFPR Ingresso: gratuito

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

CICLO VALÉRIO ROHDEN: TRADUZINDO A TRADUÇÃO. “TRADUÇÃO E EXPERIÊNCIA”, COM HELENA MARTINS (PUCRJ) E LUCAS ANGIONI (UNICAMP) Horário: 19h30 | Local: Goethe-Institut Curitiba Ingresso: gratuito

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

FILOSOFIA E PSICANÁLISE. FRANCISCO BOCCA (PUCPR) E PATRICIA PORCHATT (UNIFESP) FALAM SOBRE FREUD

Horário: 20h | Local: Auditório Brasílio Itiberê (SEEC) Ingresso: gratuito

26 DE OUTUBRO

XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

CONFERÊNCIA PLENÁRIA COM MARILENA CHAUÍ (USP): FAZER HISTÓRIA DA FILOSOFIA Horário: 10h30 | Local: Centro de Convenções de Curitiba | Ingresso: gratuito

31 DE OUTUBRO

PRINCÍPIOS DO XADREZ MAGISTRAL PALESTRA COM CLÓVIS TEIXEIRA NETTO

Horário: 16h | Local: Clube de Xadrez Erbo Stenzel Ingresso: gratuito

64

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

Gratuito

OUTRAS ÁREAS

Infantil

10º ENCONTRO DE CICLOVIAJANTES | COM ALFONSO LEE SONG PELAS ESTRADAS FRANCESAS

aprenda e empreenda

PERMANENTE

O CLUBE DE XADREZ É DAS CRIANÇAS

CURSO DE YOGA

Data: 13 de outubro | Horário: 12h | Local: Clube de Xadrez Erbo Stenzel | Ingresso: gratuito

Data: toda 3ª e 5ª feira | Horário: 8h30 às 9h40, 15h50 às 17h e 18h10 às 19h20 | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Valor: R$70

Horário: 19h | Local: Bicicletaria Cultural | Ingresso: R$3

PALCO ABERTO RUA 24 HORAS | Venha se

apresentar em nosso palco! Dança, artes visuais, teatro, circo, música e literatura. Se você tem uma atração, agende sua apresentação gratuita! Horário: agendado | Local: Rua 24 Horas (Palco Central, Espaço 24 Horas e Espaço Curitiba) Ingresso: gratuito

CREDENCIAMENTO DE ORIENTADORES ARTÍSTICOS | PARA AS ÁREAS DE ARTES

CÊNICAS, ARTES VISUAIS, MÚSICA, FOLCLORE E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS TRADICIONAIS

Local: Secretaria Municipal da Educação Horário: 8h ao meio-dia e 14h às 18h (2ª a 6ª feira) Inscrição: gratuita (comunidadeescola.org.br)

MEMORIAL DO CORITIBA

EXPOSIÇÃO DE TROFÉUS, CAMISAS, FOTOS, FLÂMULAS E OBJETOS DO MAIS TRADICIONAL CLUBE DE FUTEBOL DO PARANÁ

Horário: 10h às 17h (3ª feira a sábado), 10h às 13h (domingo) e horários especiais em dias de jogos Local: Memorial do Coritiba – Estádio Couto Pereira Ingresso: R$5 e R$2,50

JARDIM DAS SENSAÇÕES

Horário: 9h às 17h (3ª feira a domingo) | Local: Jardim Botânico | Ingresso: gratuito

aprenda e empreenda NOVAS MÍDIAS – TABLETS E SMARTPHONES | COM PROF JOSÉ GERALDO

LOPES DE NORONHA

Data: 1 a 22 de outubro | Horário: 17h às 19h (2ª feira) ou 19h30 às 21h30 (3ª feira) | Local: Solar do Rosário | Valor: R$150 (mais R$30 de inscrição para alunos novos do Solar do Rosário)

ITALIANO BÁSICO PARA VIAGEM COM PROF RAQUEL FROTA

Data: 4 de outubro | Horário: 14h30 ás 16h30 ou 19h15 às 21h15 | Local: Solar do Rosário Valor: R$180 (mais R$30 de inscrição para alunos novos do Solar do Rosário)

CLUBE DE CONVERSAÇÃO EM ESPANHOL

Data: 3, 10, 17, 24, e 31 de outubro Horário: 17h às 18h (5ª feira) | Local: Instituto Cervantes de Curitiba | Ingresso: gratuito

AULA com PEÇAS GIGANTES

O CLUBE DE XADREZ É DAS CRIANÇAS

COM CLAUDIA REGINA ROCHA

JOGO DE MEMÓRIA DO XADREZ

APRENDA A PEDALAR

AULAS DE XADREZ | BÁSICO PARA INICIANTES

Data: toda 4ª feira | Horário: a combinar Local: Bicicletaria Cultural | Valor: R$30

O APRENDIZADO É POR MEIO DE UMA METODOLOGIA SIMPLES E ATRATIVA

FRANCÊS PARA CRIANÇAS

COM PROFESSOR NATIVO Q. MARTIN

JARDINAGEM PARA CRIANÇA

MINICURSO COSTURA PARA BICICLETA COM CICLOVIAJANTE GIL CARUSO

Data: 13 de outubro | Horário: 12h | Local: Clube de Xadrez Erbo Stenzel | Ingresso: gratuito

COM CICLOATIVISTA FERNANDO ROSENBAUM

Classificação: 8 anos | Data: toda 4ª feira Data: até 31 de outubro | Horário: 9h às 19h (1hora/aula) (2ª a 6ª feira) | Local: Clube de Xadrez Horário: 14h às 15h | Local: Bicicletaria Cultural Valor: R$70 a R$50 Erbo Stenzel | Valor: gratuito Data: a combinar | Horário: a combinar | Local: Govardhana | Valor: R$25

CURSO DE REIKI | COM ANA PRADA

Data: a combinar | Horário: a combinar | Local: Espaço Coletivo Joaquina | Valor: R$55

CURSO DE ESPANHOL

Data: 6 de outubro a 8 de dezembro (sábado), 29 de outubro a 5 de dezembro (2ª e 4ª feira), 5 de outubro a 7 de dezembro (6ª feira) ou 30 de outubro a 13 de dezembro (3ª e 5ª feira) | Horário: a combinar | Local: Instituto Cervantes de Curitiba | Valor: R$513

CURSO DE RESTAURAÇÃO DE LIVROS COM ADRIANE MÜLLER

Data: toda 2ª feira | Horário: 9h ao meio-dia e 18h às 21h Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50

CURSO DE ENCADERNAÇÃO COM ADRIANE MÜLLER

Data: toda 4ª e 5ª feira | Horário: 18h15 Local: Bicicletaria Cultural | Valor: R$160 (não inclui material didático)

CAPOEIRA DA ANGOLA

Classificação: 6 anos | Data: toda 5ª feira Horário: 14h30 às 15h30 | Local: Govardhana Valor: R$35

CAPOEIRA DA ANGOLA PARA A FAMÍLIA AULA PARA PAIS E FILHOS

Data: toda 5ª feira | Horário: 15h40 às 16h40 Local: Govardhana | Valor: R$35

INGLÊS LÚDICO

COM ARTE-EDUCADORA TISSA VALVERDE

Classificação: 4 anos | Data: toda 5ª feira Horário: 9h30 às 11h30 | Local: Bicicletaria Cultural | Valor: R$50

CURSO DE MALABARISMO

Classificação: 15 anos | Data: toda 2ª feira COM BOLINHAS Horário: 14h às 16h e 16h às 18h | Local: Centro de COM ARTE-EDUCADORA LINÉGAS Criatividade de Curitiba | Valor: R$50 Classificação: 8 anos | Data: toda 6ª feira Horário: 8h30 às 11h30 e 14h às 17h | Local: CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL Bicicletaria Cultural | Valor: R$55 PELO MOVIMENTO

COM ARTISTA E TERAPEUTA SILVIA PATZSCH

Data: toda 3ª feira | Horário: 19h30 às 21h Local: Bicicletaria Cultural | Valor: R$65

CLUBE DE XADREZ ERBO STENZEL

Data: toda 3ª feira a domingo | Horário: 9h às 20h (2ª a 6ª feira) e 9h às 13h (domingo) | Local: Clube de Xadrez Erbo Stenzel | Valor: gratuito

TREINAMENTO COM O MF BOLÍVAR GONZÁLES

AULAS DE XADREZ AVANÇADO

Data: todo domingo | Horário: 10h às 13h | Local: Clube de Xadrez Erbo Stenzel | Valor: gratuito

APRENDA INGLÊS CONVERSANDO

Data: toda 2ª feira a sábado | Horário: a combinar | Local: Centro Cultural Amalfi & Voss Valor: R$180 CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

65


ENDEREÇOS E CONTATOS 13° BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR (41) 3212-2200 | Rua Sebastião Malucelli, 54, Novo Mundo policiamilitar.pr.gov.br ALIANÇA FRANCESA (ESPAÇO FÁBRIKA) (41) 3223-4457 | Rua Fernando Amaro, 154, Alto da XV afcuritiba.com.br AOS DEMOCRATAS PUB (41) 3024-4496 Rua Al. Dom Pedro II, 614, Batel aosdemocratas.com.br ATELIER GRACIELA SCANDURRA (41)3026-1504 | Rua Marcelino Champagnat, 159, Mercês gracielascandurra.com.br ATELIER RECANTO DO BARRO (41) 9174-7372 | Rua Atílio Bório, 1674, Alto da XV recantodobarro.tk ATELIER SILVIA FREGONESE (41) 3088-1378 Rua Nossa Senhora da Luz, 1414, Jardim Social silviafregonese.com.br AUDITÓRIO BRASÍLIO ITIBERÊ (SEEC) (41) 3321-4711 | Rua Cruz Machado, 138, Centro seec.pr.gov.br AUDITÓRIO BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETTO – GUAIRÃO (41) 3304-7914 | Rua Conselheiro Laurindo, s/nº, Centro tguaira.pr.gov.br AUDITÓRIO GLAUCO FLORES DE SÁ BRITO – MINIAUDITÓRIO (41) 3304-7900 | Rua Amintas de Barros, s/nº, Centro tguaira.pr.gov.br AUDITÓRIO PAUL GARFUNKEL (41) 3221-4974 | R. Cândido Lopes, 133, Centro pr.gov.br/bpp BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ (41) 3221-4900 | Rua Cândido Lopes, 133, Centro pr.gov.br/bpp BICICLETARIA CULTURAL (41) 3153-0022 | Rua Presidente Faria, 290, Centro bicicletariacultural.wordpress. com BOSQUE DO PAPA (41) 3313-7194 Rua Wellington de Oliveira Vianna, Centro cívico CAIXA CULTURAL (41) 2118-5409 | Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro caixacultural.com.br

66

CANAL DA MÚSICA (41) 3331-7513 Rua Júlio Perneta, 695, Mercês rtve.pr.gov.br CAPELA SANTA MARIA ESPAÇO CULTURAL (41) 3321-2840 | Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro fundacaoculturaldecuritiba.com.br CAPS – BAIRRO NOVO (41) 3227-4309 | Av. Nossa Sra do Sagrado Coração,771 curitiba.pr.gov.br CASA ANDRADE MURICY (41) 3321-4786 | Alameda Doutor Muricy, 915, Centro cam.cultura.pr.gov.br CASA DA LEITURA AUGUSTO STRESSER (41) 3254-6802 Rua Mateus Leme, 4700 Parque São Lourenço fundacaoculturaldecuritiba.com.br CASA DA LEITURA DARIO VELLOZO (41) 3321-3268 Praça Garibaldi, 7, São Francisco fundacaoculturaldecuritiba.com.br CASA DA LEITURA HILDA HILST (41) 3361-2303 | Rua Rodolpho Senff, 223, Jardim das Américas fundacaoculturaldecuritiba.com.br CASA DA LEITURA JAMIL SNEGE (41) 3350-3973 | Rua Carlos Klemtz, 1700, Fazendinha fundacaoculturaldecuritiba.com.br CASA DA LEITURA MANOEL CARLOS KARAM (41) 3240-1101 | Rua Batista Ganz, 453, Santo Inácio Parque Barigui fundacaoculturaldecuritiba.com.br CASA DA LEITURA MARIA NICOLAS (41) 3374-5017 | Rua Santa Bertila Boscardin, 213 | Rua da Cidadania de Santa Felicidade fundacaoculturaldecuritiba.com.br CASA DA LEITURA MIGUEL DE CERVANTES (41) 3321-2821 | Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1238, Batel Praça da Espanha fundacaoculturaldecuritiba.com.br CASA DA LEITURA NAIR DE MACEDO (41) 3296-3312 | Rua da Capitania, 57 | Guabirotuba fundacaoculturaldecuritiba.com.br CASA DA LEITURA OSMAN LINS (41) 3313-5422 Rua Winston Churchill, s/nº Rua da Cidadania do Pinheirinho fundacaoculturaldecuritiba.com.br

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

ENDEREÇOS E CONTATOS CASA DA LEITURA PAULO LEMINSKI (41) 3212-1402 Rua Padre Gaston, s/nº, CIC fundacaoculturaldecuritiba.com.br CASA DA LEITURA WALMOR MARCELINO (41) 3298-6319 Rua Lupionópolis (Vila Tecnológica, 12) Sítio Cercado fundacaoculturaldecuritiba.com.br CASA DA LEITURA WILSON MARTINS (41) 3313-5512 | Av. Marechal Floriano Peixoto, s/nº Rua da Cidadania do Boqueirão fundacaoculturaldecuritiba.com.br CASA DA LEITURA WILSON BUENO – PORTÃO CULTURAL (41) 3345-6311 | Av. República Argentina, 3430, Portão fundacaoculturaldecuritiba.com.br CASA HOFFMANN – CENTRO DE ESTUDOS DO MOVIMENTO (41) 3321-3232 | Rua Claudino dos Santos, 58, Centro fundacaoculturaldecuritiba.com.br CASA ROMÁRIO MARTINS (41) 3321-3255 | Largo Coronel Enéas, 30, São Francisco fundacaoculturaldecuritiba.com.br CENA HUM ACADEMIA DE ARTES CÊNICAS (41) 3333-0975 Rua Senador Xavier da Silva, 166, São Francisco cenahum.com.br CENTRO CULTURAL AMALFI & VOSS (41) 3254-8826 Rua Rocha Pombo, 761, Juvevê amalfivoss.com.br CENTRO CULTURAL SISTEMA FIEP 0800-648-0088 Av. Cândido de Abreu, 200, Centro | sesipr.org.br/cultura CENTRO DA JUVENTUDE EUCALIPTOS (41) 3313-5515 Rua Pastor Antonio Polito, 2200, Alto Boqueirão fundacaoculturaldecuritiba.com.br CENTRO DE CONVENÇÕES DE CURITIBA (41) 3322-8955 Rua Barão do Rio Branco, 370, Centro | ccc.pr.gov.br CENTRO DE CRIATIVIDADE DE CURITIBA (41) 3313-7192 Rua Mateus Leme, 4700, Parque São Lourenço, Abranches fundacaoculturaldecuritiba.com.br

CIA. SENHAS DE TEATRO (41) 3222-0355 Rua Monte Castelo, 711, Tarumã ciasenhas.art.br CINEMATECA DE CURITIBA (41) 3321-3252 Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco fundacaoculturaldecuritiba.com.br CIRCO DA CIDADE ZÉ PRIGUIÇA (41) 3213-7577 Rua Benedicto Siqueira Branco, s/nº, Alto Boqueirão fundacaoculturaldecuritiba.com.br CÍRCULO DE ESTUDOS BANDEIRANTES PUCPR (41) 3222-5193 Rua XV de Novembro, 1050, Centro | pucpr.br CÍRCULO MILITAR DO PARANÁ (41) 3264-5022 | Rua Largo Bittencourt, 187, Centro circulomilitardoparana.com.br CLUBE DE XADREZ ERBO STENZEL (41) 3323-7899 Rua José Bonifácio, 14, galeria Julio Moreira, Centro fundacaoculturaldecuritiba.com.br COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ (41) 3304-8910 | Av. João Gualberto, 250, Alto da Glória cep.pr.gov.br COMUNIDADE ESCOLA CEI AUGUSTO CÉSAR SANDINO (41) 3256-6636 Rua Mobral, 413, Santa Cândida emaugustosandino@sme. curitiba.pr.gov.br COLÉGIO MEDIANEIRA (41) 3218-8000 | Av. José Richa, 10.546, Prado Velho colegiomedianeira.g12.br CONSERVATÓRIO DE MPB DE CURITIBA (41) 3321-3208 | Rua Mateus Leme, 66, Largo da Ordem fundacaoculturaldecuritiba.com.br CRAS – VILA BARIGUI (41) 3239-1678 Rua Senador Accioly Filho, 3300, Cidade Industrial crasbarigui@fas.curitiba.pr.gov.br CURITIBA MASTER HALL (41) 3248-1001 Rua Itajuba, 143, Novo Mundo curitibamasterhall.com.br DEPARTAMENTO ESTADUAL DE ARQUIVO PÚBLICO DO PARANÁ (41) 3352-2299 | Rua dos Funcionários, 1791, Cabral deap.pr.gov.br DE MARYNO ATELIER (41) 3018-6227 Rua Desembargador Hugo Simas,1181, Vista Alegre demaryno.com.br

ESCOLA DE ARTE ATELIER PÉGASUS (41) 9682-0508 | Rua Brasílio Itiberê, 3698, Água Verde atelierpegasus.wordpress.com ESCOLA DO ATOR COMICO (41) 3332-4361 Rua Lamenha Lins, 1429, Rebouças atorcomico.com.br ESCOLA MUNICIPAL DONA LULU (41) 3289-4454 | Milton Miramir Visinoni, 4, Sitio Cercado emdonalulu@fme.curitiba. pr.gov.br ESCOLA MUNICIPAL DONATILLA CARON DOS ANJOS (41) 3296-4147 Rua Alvorada, 460, Uberaba emdonatila.blogspot.com.br ESCOLA MUNICIPAL DOM MANUEL DA SILVEIRA D ELBOUX (41) 3262-1627 | Rua Presidente Rodrigo Otavio, 1158, Cristo Rei emmdelboux@sme.curitiba. pr.gov.br ESCOLA MUNICIPAL MARIA DO CARMO MARTINS (41) 3373-4566 Rua João Dembinski, 700, Campo Comprido ESCOLA MUNICIPAL PRÓ MORAR BARIGÜI (41)3245-0304 Rua Arthur Martins Franco, 577, CIC ESCOLA MUNICIPAL TEREZA MATSUMOTO (41) 3276-2975 | Rua Chanceler Oswaldo Aranha, 965, Hauer cidadedoconhecimento.org.br ESPAÇO CÊNICO (41) 3338-0450 Rua Paulo Graeser Sobrinho, 305, São Francisco espacocenico.art.br ESPAÇO COLETIVO JOAQUINA (41) 3044-6409 | Rua Tobias de Macedo, 111, Centro coletivojoaquina.arteblog.com.br ESPAÇO CULTURAL BAIRRO NOVO (41) 3289-4988 | Rua David Tows, 2600, Sítio Cercado fundacaoculturaldecuritiba.com.br ESPAÇO CULTURAL CIA. DOS PALHAÇOS (41) 3077-5009 | Rua Amintas de Barros, 307, Centro ciadospalhacos.com.br ESPAÇO DA VOZ (41) 3223-6824 Rua Portugal, 39, São Francisco espacodavoz.com

ESPAÇO TRESÓR (41) 3013-3374 Rua Des. Westphalen, 4000, Rebouças tresoreventos.com.br EXPO UNIMED CURITIBA (41) 3317-3000 | Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Campo Comprido expounimedcuritiba.com.br FÁBRICA TEATRAL (41)3013-4597 Rua São Pio X, 430, Ahú fabricateatral.com.br FNAC – PARKSHOPPING BARIGÜI (41) 2141-2040 Rua prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Barigui fnac.com.br GALERIA DE ARTE SOLAR DO ROSÁRIO (41) 3225-6232 Rua Duque de Caxias, 4, São Francisco solardorosario.com.br GALERIA CASA DA IMAGEM (41) 3362-4455 Rua Dr. Faivre, 591, Centro casadaimagem.com.br GIBITECA DE CURITIBA (41) 3321-3250 Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 533, Centro fundacaoculturaldecuritiba.com.br GOETHE-INSTITUT CURITIBA (41) 3262-8244 Rua Reinaldino S. de Quadros, 33, Alto da Rua XV goethe.de/curitiba GOETHE-INSTITUT CURITIBA (ESPAÇO FÁBRIKA) (41) 3263-4241 Rua Reinaldino S. de Quadros, 53, Alto da Rua XV afabrika.com.br GOVARDHANA (41) 3352-0201 Rua Deputado Fernando Ferrari, 57, São Lourenço govardhana.com.br INSTITUTO CERVANTES DE CURITIBA (41) 3362-7320 | Rua Ubaldino do Amaral, 927, Alto da XV curitiba.cervantes.es JARDIM BOTÂNICO (41) 3264-6994 Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 400, Jardim Botânico curitiba.pr.gov.br JOKERS PUB (41) 3324-2351 Rua São Francisco, 164, Centro jokers.com.br LETRINHAS CASA DE CULTURA (41) 3027-7072 | Avenida Sete de Setembro, 6234, Batel abletrinhas.com.br

LIVRARIA SARAIVA – SHOPPING CRYSTAL (41) 3232-8081 | Rua Comendador Araújo, 731 Batel livrariasaraiva.com.br LIVRARIA SARAIVA – SHOPPING MUELLER (41) 3324-3343 | Av. Cândido de Abreu, 127, Centro livrariasaraiva.com.br MABU HOTEL (41) 3219-6000 XV de Novembro, 830, centro hoteismabu.com.br MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO POLONESA (41) 3313-7194| Bosque João Paulo II, Centro Cívico fundacaoculturaldecuritiba.com.br MEMORIAL DE CURITIBA (41) 3321-3313 | Rua Claudino dos Santos, 79, São Francisco fundacaoculturaldecuritiba.com.br MEMORIAL DE CURITIBA (TEATRO LONDRINA E MEZANINO) (41) 3321-3263 | Rua Claudino dos Santos, 79, São Francisco fundacaoculturaldecuritiba.com.br MEMORIAL DO CORITIBA – ESTÁDIO COUTO PEREIRA (41) 3218-1909 | Rua Ubaldino do Amaral, 37, Alto da Glória coritiba.com.br MEMORIAL UCRANIANO (41) 3240-1103 | Rua Dr. Mba Ferrantes, s/nº, São João fundacaoculturaldecuritiba.com.br MOINHO REBOUÇAS (41) 3213-7500 Rua Engenheiros Rebouças, 1732, Rebouças fundacaoculturaldecuritiba.com.br MUMA – PORTÃO CULTURAL (41) 3329-2801 Avenida República Argentina, 3430, Portão fundacaoculturaldecuritiba.com.br MUSEU ALFREDO ANDERSEN (41) 3222-8262 Rua Mateus Leme, 336, Centro maa.pr.gov.br MUSEU DA FOTOGRAFIA CIDADE DE CURITIBA (41) 3321-3240 Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro fundacaoculturaldecuritiba.com.br MUSEU DA GRAVURA CIDADE DE CURITIBA (41) 3321-3367 Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro fundacaoculturaldecuritiba.com.br

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO PARANÁ – MAC (41) 3222-5172 | Rua Des. Westphalen, 16, Centro mac.pr.gov.br MUSEU DE ARTE SACRA DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA – MASAC (41) 3321-3265 Rua Claudino dos Santos, s/nº, Largo da Ordem fundacaoculturaldecuritiba.com.br MUSEU GUIDO VIARO (41) 3018-6194 | Rua XV de Novembro, 1.348, Centro museuguidoviaro.blogspot.com.br MUSEU OSCAR NIEMEYER – MON (41) 3350-4400 | Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico mon.org.br MUSEU NACIONAL DO ESPIRITISMO – MUNESPI (41) 3256-4881 Rua 29 de junho, 504, Tingui munespi@sbee.org.br MUSEU PARANAENSE (41) 3304-3300 Rua Kellers, 289, São Francisco museuparanaense.pr.gov.br NÚCLEO REGIONAL BAIRRO NOVO (41) 3289-4988 | Rua Tijucas do Sul, 1700, Rua da Cidadania, Bairro Novo fundacaoculturaldecuritiba.com.br NÚCLEO REGIONAL BOA VISTA (41) 3313-5671 Avenida Paraná, 3600, Rua da Cidadania, Boa Vista fundacaoculturaldecuritiba.com.br NÚCLEO REGIONAL BOQUEIRÃO (41) 3313-5515 | Rua Marechal Floriano Peixoto, 8430, sala 25, Rua da Cidadania, Boqueirão fundacaoculturaldecuritiba.com.br NÚCLEO REGIONAL CAJURU (41) 3361-2302 | Rua Luiz França, 2032, Rua da Cidadania, Cajuru fundacaoculturaldecuritiba.com.br NÚCLEO REGIONAL CIC (41) 3212-1523 Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460, Rua da Cidadania, CIC fundacaoculturaldecuritiba.com.br NÚCLEO REGIONAL MATRIZ (41) 3313-5817 Praça Rui Barbosa, s/nº, Rua da Cidadania, Centro fundacaoculturaldecuritiba.com.br NÚCLEO REGIONAL PINHEIRINHO (41) 3212-1514 Rua Winston Churchill, s/nº, Rua da Cidadania, Pinheirinho fundacaoculturaldecuritiba.com.br

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

67


ENDEREÇOS E CONTATOS NÚCLEO REGIONAL PORTÃO (41) 3350-3965 Rua Carlos Klemtz, 1700, Rua da Cidadania, Portão fundacaoculturaldecuritiba. com.br NÚCLEO REGIONAL SANTA FELICIDADE (41) 3374-5018 Praça Vêneto, Rua da Cidadania, Santa Felicidade fundacaoculturaldecuritiba. com.br PALACETE WOLF (41) 3321-3268 | Praça Garibaldi, 7, São Francisco fundacaoculturaldecuritiba. com.br PARKSHOPPINGBARIGÜI (41) 4003-4138 Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Campina do Siqueira parkshoppingbarigui.com.br PORTÃO CULTURAL (41) 3229-4482 Avenida República Argentina, 3430, Portão fundacaoculturaldecuritiba. com.br PRAÇA DA ESPANHA Entre as ruas Fernando Simas, Coronel Dulcídio, Saldanha Marinho e Alameda Doutor Carlos de Carvalho PRAÇA JOÃO CÂNDIDO Praça João Cândido, s/n°, São Francisco RELÓGIO DAS FLORES (41) 3240-1125 | Praça Garibaldi, s/n° - São Francisco RESTAURANTE VILA ROTI (41) 3352-0226 | Rua David Carneiro, 469, São Francisco vilaroti.com.br RODEO COUNTRY BAR (41) 3352-1500 BR-116, 4100, Bacacheri rodeocountrybar.com.br RODOFERROVIÁRIA DE CURITIBA (41) 3320-3000 Av. Pres. Affonso Camargo, 330, Jardim Botânico urbs.curitiba.pr.gov.br RUA 24 HORAS (41) 3262-1497 Transversal às ruas Visconde do Rio Branco e Visconde de Nácar, entre as ruas Comendador Araújo e Emiliano Perneta urbs.curitiba.pr.gov.br

68

RUA DA CIDADANIA SANTA FELICIDADE (41)3374-5284 Rua Santa Bertila Boscardin, 213, Santa Felicidade fundacaoculturaldecuritiba. com.br RUA DA CIDADANIA PINHEIRINHO (41) 3350-8484 Avenida Winston Churchill, 2033, Capão Raso urbs.curitiba.pr.gov.br SALA DO ARTISTA POPULAR (41) 3321-4743 | Rua Saldanha Marinho, s/n°, Centro sap.cultura.pr.gov.br SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO (41) 3350-3100 | Av. João Gualberto, 622, Alto da Glória comunidadeescola.org.br SESC ÁGUA VERDE (41) 3342-7577 Avenida República Argentina, 944, Água Verde sescpr.com.br SESC DA ESQUINA (41) 3304-2222 Rua Visconde do Rio Branco, 969, Centro | sescpr.com.br SESC PAÇO DA LIBERDADE (41) 3234-4200 Praça Generoso Marques, 189, Centro | sescpr.com.br SHOPPING OMAR (41) 3016-3400 | Rua Comendador Araújo, 268, Centro | shoppingomar.com.br SHOPPING PALLADIUM (41) 3212-3500 Avenida Presidente Kennedy, 4121, Portão palladiumcuritiba.com.br SOLAR DO ROSÁRIO CENTRO DE ARTE E CULTURA (41) 3225-6232 Rua Duque de Caxias, 4, São Francisco solardorosario.com.br SUBSOLO GALEIRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA (41) 3019-8701 Avenida Iguaçu, 2481, Água Verde subsologaleriadearte.com.br STUDIUM THEOLOGICUM (41) 3224-5467 Avenida Presidente Getulio Vargas, 1193, Rebouças studium.com.br TEATRO BOM JESUS (41) 2105-4034 Rua 24 de Maio, 135, Centro teatrobomjesus.com.br

CURITIBA APRESENTA : : OUTUBRO 2012

TEATRO CLEON JACQUES (41) 3313-7190 | Rua Mateus Leme, 4777, São Lourenço fundacaoculturaldecuritiba. com.br TEATRO DA REITORIA DA UFPR (41)3360-5066 | Rua XV de Novembro, 1299, Centro teatrodareitoria.ufpr.br TEATRO DE BONECOS DR. BOTICA (41) 3322-2775 | Avenida Sete de Setembro, 2775, Centro teatrodebonecosdrbotica. com.br TEATRO NOVELAS CURITIBANAS (41) 3321-3358 | Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222, São Francisco fundacaoculturaldecuritiba. com.br TEATRO DO PAIOL (41) 3213-1340 | Praça Guido Viaro, s/nº, Prado Velho fundacaoculturaldecuritiba. com.br TEATRO MARINA MACHADO (41) 3264-8260 Rua Amintas Barros, 549, Centro TEATRO POSITIVO (41) 3317-3000 Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido teatropositivo.com.br TEATRO SESC DA ESQUINA (41) 3304-2222 Rua Visconde do Rio Branco, 969, Centro sescpr.com.br TEATRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA – TUC (41) 3321-3312 Travessa Nestor de Castro, s/nº, Centro Galeria Júlio Moreira fundacaoculturaldecuritiba. com.br TERMINAL DO PINHEIRINHO Avenida Winston Churchill, 1871, Xaxim urbs.curitiba.pr.gov.br TRIP CIRCO (41) 3018-8430 Avenida Sete de Setembro, 2618, Centro tripcirco.com

EXPEDIENTE Coordenação editorial Mariana Leodoro MTB 5369 Jornalista responsável Karen Monteiro MTB 2412 Diagramação Clarice Midori Umezaki Iwashita Redação Karen Monteiro Edição Ana Luzia Palka Marceline Quadros Achcar Mariana Leodoro Colaboração Bruna Bonifácio Maiara Rocha Marinna Protasiewytch Pamela Almeida (matéria Regionais) Renan Francisco de Melo Sirley Cardoso (entrevista) Revisão Carla Anete Berwig Projeto gráfico Wow! Comunicação Capa Gibicon Nº 1 “Imaginário” Artista: André Caliman Migliavacca Distribuição Fundação Cultural de Curitiba Jornal Gazeta do Povo Comercial (41) 3223-5710 | (41) 3213-7540 comercial@fcc.curitiba.pr.gov.br Críticas e sugestões (41) 3213-7528 agendacultural@fcc.curitiba.pr.gov.br O Guia Curitiba Apresenta é uma publicação mensal, de caráter informativo, com distribuição dirigida e gratuita. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores. É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização. Todos os direitos reservados. Nossa programação é fechada com antecedência e está sujeita a alterações. Mande a sua até o dia 10 de cada mês para agendacultural@fcc.curitiba.pr.gov.br Siga-nos no twitter: @ctbaapresenta Consulte a versão eletrônica do Guia Curitiba Apresenta fundacaoculturaldecuritiba.com.br ISSN 2236-1413


SESI ARTE CONTEMPORÂNEA - MOSTRA 2012 Depois de mais de 240 artistas inscritos e seis selecionados, o projeto abre a sua primeira mostra com três exposições individuais simultâneas: as férias do cineasta [UM MEIO E O SEU DUPLO], de Margit Leisner. DESNÍVEL, de Anton Steenbock. FORMAÇÕES, de Michel Zózimo. De 21 de setembro a 18 de novembro. Centro Cultural do Sistema Fiep De quarta a domingo, das 10h às 19h Av. Cândido de Abreu, 200 – Centro Cívico – Curitiba/PR sesipr.org.br/cultura


#64 - GUIA CURITIBA APRESENTA  

#64 - GUIA CURITIBA APRESENTA

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you