Issuu on Google+

CURITIBA APRESENTA | nº 66 | distribuição gratuita | ISSN 2236-1413

DEZEMBRO 2012

NATAL Anjos e luzes no calçadão APOIO

DIREITOS HUMANOS 37 filmes na Cinemateca


EDITORIAL É Natal! Os anjos vão sobrevoar o calçadão da XV no espetáculo de dança “Galeria de Luz, sobre Anjos e Luz”. Na Capela Santa Maria, a Camerata Antiqua de Curitiba vai interpretar as Cantatas de Natal de Bach. Na seção Opinião do Guia Curitiba Apresenta, uma reflexão sobre o ato de presentear. E o centenário do Centro de Letras do Paraná é uma oportunidade para refletir sobre a importância da instituição. No Museu de Arte Contemporânea você pode visitar as obras vencedoras do 64º Salão Paranaense, entre elas “Bronze Revirado” e “Teia”. A Caixa Cultural tem uma exposição de joias crioulas do século XVIII, utilizadas pelas escravas que não tinham o direito de ter peças parecidas com as das patroas. Se você quiser se aprofundar no tema direitos, a Cinemateca exibe 37 filmes na 7ª Mostra de Direitos Humanos. E uma tal de Marileide quer se casar com Michael Jackson. Que armas ela terá para isso? Você confere no Teatro Novelas Curitibanas. Falando em arma, na entrevista desta edição você fica sabendo qual foi a arma secreta que o ator curitibano Alexandre Nero levou ao mudar para o Rio de Janeiro.

A Redação

ENTREVISTA

02

DIVIRTA-SE

04

OPINIÃO

05

Alexandre Nero.........................................

Palavras cruzadas ...................................

Naim Akel Filho .......................................

TEATRO E CIRCO

06

E se Marileide casasse com Michael Jackson?.....................................

LITERATURA

12

DANÇA

20

MÚSICA

24

CINEMA

32

ARTES VISUAIS

40

PATRIMÔNIO CULTURAL

52

100 anos como Casa da Literatura..........

Anjos sobrevoam o calçadão...................

O frenético Bach......................................

Direitos humanos na tela..........................

Badaladas pagãs......................................

Brilho escravo...........................................

REGIONAIS

58 62 65

Talentos revelados nos cursos sobem aos palcos........................

OUTRAS ÁREAS............................ ENDEREÇOS E CONTATOS.....

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

1


ENTREVISTA | ALEXANDRE NERO

ENTREVISTA

Ele tem uma arma secreta Em cinco minutos de conversa dá para perceber que Alexandre Nero não esquece Curitiba. Quando fala da cidade, usa as palavras “aqui”, “nós” como se nem estivesse morando no Rio de Janeiro, onde atua nas novelas globais desde 2008 – “Salve Jorge” é a quinta da carreira. Mesmo no Rio, acompanha a movimentação cultural curitibana por internet, facebook, twitter. E não se rende ao “r” carioca. “Uma questão de ideologia”, segundo esse curitibano nascido em 13 de fevereiro de 1970. Chegando em casa, depois de uma viagem para a gravação de um comercial em Ribeirão Preto – (SP), e já se preparando para entrar na gravação da novela, ele concedeu entrevista por telefone para o Guia Curitiba Apresenta e disse por que considera Curitiba sua “arma secreta”. O seu currículo diz que você é cantor, compositor, ator, músico, arranjador, sonoplasta e diretor musical. Dá tempo de ser tudo isso?

Ah, sim! Sempre fico sabendo dos shows, dos eventos, dos movimentos, do que o Luís Leprevost, o Márcio Abreu estão fazendo, por exemplo. Não me desligo nem um minuto. Nem quero me desligar. Sou curitibano e tenho o maior orgulho disso. Como fugir do “r” mais carioca? A TV exige? Quero fortalecer meu sotaque e o meu “r” para trás. É um motivo de orgulho, é algo ideológico meu. Não costumo fazer muitos personagens caricatos, que exigem o “r” mais carioca. E o leite quente? Esse eu nunca tive forte. Até porque morei dez anos em São Paulo. Meu sotaque sempre foi mais fraco. E, se a gente analisar, as novas gerações de curitibanos já não têm mesmo esse “e” forte. É a globalização. O que ficou na lembrança da época dos grupos musicais Fato e Maquinaíma?

ALEXANDRE NERO Foto: Sergio Santoian

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

Perto do que eu almejo, estou mil anosluz atrás. Admiro, por exemplo, Mário Schoemberger, Lima Duarte. Porém, de maneira geral, sei que estou acima da média. A qualidade de atores é muito ruim. O que eu acho legal é eu ter gente de fora do eixo RioSão Paulo para admirar. O Rio de Janeiro é do Brasil, sempre foi meu. A música, o samba, o carnaval, o Tom Jobim. Já Curitiba... eles, do Rio, não conhecem os curitibanos. Eu conheço os dois. Posso falar de Ivo Rodrigues e tantos outros. Curitiba é minha grande arma secreta. Você continua muito ligado à cidade...

Não dá tempo de fazer tudo. Quem diz que faz tudo isso parece que é metido ou competente. Mas eu não consigo conceber um artista que não faça tudo. Eu, quando estou num espetáculo, acabo pensando em tudo, na luz, no figurino... Penso no que vou falar, fazer, cantar. Eu sou um coautor. E posso me sentir assim com um texto de Shakespeare, Nelson Rodrigues... ou seja quem for. Eu não sou uma coisa só. Não sei de onde veio esse separatismo, esse apartheid artístico, essa especialização... Eu me sinto à vontade para fazer o que eu quiser. Não me sinto o melhor em tudo, mas prefiro participar de tudo intensamente. Não me tornei um ator ou músico porque eu sou brilhante; foi por sobrevivência. Nunca tive pretensão de me tornar ator profissional, era hobby, curiosidade. Toco violão, cavaquinho, viola caipira. Sou um curioso. E o teatro entrou nesse lugar. Queria entender para usar na música.

2

Você já deu entrevista dizendo se achar um ator medíocre que, a maioria das vezes, era chamado porque cantava...

Muita saudade, saudade dos meus amigos. O Fato foi um divisor de águas intelectual na minha vida. Foi ali que eu compreendi o que era ser artista, como eu deveria estudar. E quando tocava na noite, com Maquinaíma,

também era muito bom. Eu sinto uma saudade afetiva do público divertido, dos músicos; não que eu sinta saudade de trabalhar na noite, muito cansativa e mal remunerada. Mas, agora na Turquia, gravando a novela, me deu muita saudade de tocar. E como lá tem muita gente tocando na rua, comprei um ukelele e fui aprender na rua. Ninguém me conhecia mesmo... Fiz um vídeo andando e tocando e coloquei no Youtube. E o que representou a banda Denorex, da qual você era um dos vocalistas? Acho que o Denorex representou liberação sexual em Curitiba; liberação da caretice da cidade. Surgiu como uma banda divertida, anos 80. Muita gente não lembra, mas nós músicos sabemos que éramos considerados uma banda de malucos que começava a se apresentar com a bunda de fora; aí, dois homens se beijavam... Eu e o Maurício levamos muita latada de cerveja! Mas a liberação foi acontecendo, as pessoas começaram a perceber que era legal, passaram a não ver tanto problema. Como é morar no Rio de Janeiro? Eu tinha a ideia de que o Rio era mais moderninho, mas não. Culturalmente, Curitiba está à frente. Aqui em Curitiba ousamos bem mais. Nós estamos longe da sede da TV. Curitiba não tem a menor pretensão, está pouco ligando para os resultados. Aqui no Rio de Janeiro todos estão preocupados com a crítica, com o formato. Isso não quer dizer que o curitibano é melhor que o carioca. Carioca é mais tradicionalista, preserva o samba. Curitiba você sai e ouve samba, maracatu, rock, salsa. A gente não tem apego à cultura e isso é uma vantagem.

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

3


DIVIRTA-SE | PALAVRAS CRUZADAS

NAIM AKEL FILHO | OPINIÃO

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL 2012

Denomi- Capital da Pérsia nação moralista da mulher sexualmente livre

Braço, em inglês Palco do maior evento de música do Rio de Janeiro

O ditongo de “viu” São retidas pela vela do filtro de água Foco da mente do sonhador 1.504, em romanos

O gesto de presentear

É aplicado na blitz da Lei Seca Sopa de (?): utiliza sobras de verduras

A Feito sobrenatural de Jesus (Bíblia)

“(?) à Alegria”, hino da União Europeia Interjeição típica da fala do mineiro

Iluminam as nuvens, durante festejos

Embarcações da frota de Cabral

expressão de contentamento no rosto de alguém que acabou de receber um presente provoca em quem presenteia reações muito prazerosas. A percepção de que fizemos feliz alguém de quem gostamos é para nós motivo de gratificação e felicidade (até maior do que para quem recebeu!), pois áreas do cérebro responsáveis pelas sensações de prazer e bemestar são intensamente ativadas. Entretanto, outros momentos relacionados ao ato de presentear são carregados de sensações desagradáveis. Ao não sabermos o que dar, ao temermos decepcionar ou quando não temos disponibilidade financeira para darmos aquilo que o outro deseja, o ato provoca reações psicofisiológicas de ansiedade e nós sofremos angústia intensa por isso. São as duas faces da mesma moeda: prazer e bem-estar versus angústia e sofrimento.

Motivo do desgaste da sola do sapato

U S O “(?) Juan DeMarco”, filme de Coppola

Desenvolve (uma resposta)

A ingrata, no sucesso do cantor Latino Máquina usada no acabamento de peças mecânicas “Poeiras” de gatos

(?) de futebol, profissão de Neymar

Líquido usado no refino da cocaína O pôr do Sol Bolo, em inglês

Metro (símbolo)

Exprime espanto Pai (?): aquele que abandona a família

A índole da mulher fatal (Cin.)

“Tensão”, em TPM Psiu!

“É mais fácil (?) que dar”, provérbio proBrincadeira vado pela infantil que Política envolve a habilidade de imitar animais

3/arm — don — ode. 4/cake. 5/teerã. 6/renata. 9/passaraio. 11/decrescente.

BANCO

3

Solução A D C R E S I M P U D R A A M A N D I V E L A B D A D O G A D R R O E N T C A U F P R O P A S S

P O J M DE

T C E N R E Z R H Ã OL U O R A F I O R T O R E E S E N T A M E T A R A

T T E A S L T O DE S O B D A O F N O M T E T E R I O

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

C K E A

4

Poucos se lembram, por exemplo, do verdadeiro valor do Natal: solidariedade, paz entre os homens, família unida e reunida, corações abertos e mentes predispostas ao perdão, ao entendimento, à confraternização. O ato de presentear deveria se enquadrar nesse espírito como gesto de amizade e amor, jamais como obrigação. Seria possível mudarmos esse condicionamento e desenvolvermos maneiras saudáveis de demonstrar o que sentimos?

moldar a “Podemos sociedade e não apenas ser moldados por ela. ”

Movimento inicial do bumerangue

Objeto de jogos de RPG

pouca importância a valores humanos como a autoestima, o bem comum, a beleza, a sabedoria, em contraste com os valores materialistas supervalorizados nos presentes dias.

Foi a partir da Segunda Guerra Mundial, na década de 1950, que a produção industrial crescente e diversificada conduziu a uma situação na qual as necessidades do consumidor deveriam ser estimuladas e orientadas para um mercado em constante evolução. A sociedade passa a necessitar mais de consumidores do que de trabalhadores. Produtos pouco duráveis e com curta vida útil marcaram esse momento da história humana. Emerge o neocapitalismo de consumo e o ser humano passa a valer pelo que tem: o “ter” é mais importante do que o “saber”. Se é verdade que vivemos numa sociedade tecnologicamente desenvolvida, também é certo que vivemos numa sociedade com sérias carências psicológicas e culturais. O aumento dos quadros de depressão e de uso abusivo de substâncias tóxicas e o grande número de divórcios e suicídios revelam por trás de si questões relacionadas à

Acredito que sim. Que podemos moldar a sociedade e não só sermos moldados por ela. Se quisermos realmente demonstrar nosso amor, vamos dar a esse alguém especial um presente que lhe sirva na vida. Não algo descartável, modismo passageiro ou luxo fabricado pelo marketing. Algo que seja significativo, não pelo seu valor comercial, mas pelo seu conteúdo. Algo que possa deixar a mensagem de “eu me importo com você e quero que você seja feliz”. Um livro para encantar, uma planta pra cuidar, um quadro para admirar, um filme para sonhar, um disco para embalar. Coisas simples que podem tocar e mudar a vida das pessoas.

NAIM AKEL FILHO

Foto: divulgação

Psicólogo formado pela UFPR em 1980, possui diversas especializações, destacando a de Neurociência e Psicologia do Consumidor. É mestre em Educação pela PUCPR. É coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa e dos cursos de Especialização em Neurociência e de Graduação em Psicologia do Campus Curitiba da PUCPR.

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

5


TEATRO E CIRCO | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

Infantil

E se Marileide casasse com Michael Jackson? E

la é roubada e tem um prejuízo de R$1,50, um estojo de maquiagem, a carteira de identidade e três metros de papel higiênico dobradinho. Ele utiliza aeroportos internacionais, com dezenas de seguranças à paisana, mais um efetivo de 1.200 homens uniformizados da polícia e do exército. Ela é Marileide. Ele é Michael Jackson.

Em “Vidas Paralelas ou a Incrível História de Marileide e Michael Jackson”, peça encenada pela Pausa Companhia no Teatro Novelas Curitibanas até o dia 16 de dezembro, uma improvável emissora de rádio faz uma transmissão mundial da incrível história da fã miserável que mora num cubículo com a família e do milionário pop star, que pode escolher entre 47 mansões para viver.

O texto é de Fernando Bonassi, escritor, roteirista, dramaturgo e cineasta brasileiro formado em Cinema pela Universidade de São Paulo (USP) e com inúmeros livros lançados, alguns publicados na França, Alemanha e nos Estados Unidos. O paulistano participou como diretor/roteirista dos filmes “Castelo Rá Tim Bum” e “O Trabalho dos Homens”. É dele o roteiro de “Um Céu de Estrelas”, longa de Tata Amaral. Para o teatro, escreveu “As Coisas Ruins de nossa Cabeça” e participou da concepção de montagens do “Teatro da Vertigem”, de Antonio Araújo. Com a montagem de “Woyzeck Desmembrado”, retomou a parceria feita anteriormente com o ator Matheus Nachtergaele. A peça no Novelas Curitibanas é dirigida por Rafael Camargo, que já atuou como diretor em “O Rato no Muro”, texto de Hilda Hilst, em 2004; além de “End”, “Uma entre Mil Histórias de Amor” e “Varais ao Vento”, de 2010. Como ator, já recebeu os prêmios Gralha Azul na categoria Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante. Também atuou como roteirista. Entre outras peças, escreveu “Uma tal de Alice”, “Cinderela” e “Uma entre Mil Histórias de Amor”. “A ideia de trabalhar com a Pausa sempre me agradou. A curiosidade e a vontade do experimento sempre latentes no trabalho da companhia me atraem, me estimulam e me provocam. Curiosidade e experimento. Um mergulho corajoso dentro de nós mesmos, dentro do drama humano de cada um, drama por vezes trágico, por vezes patético, por vezes ingênuo e pueril, enfim, o drama humano”, afirma Rafael.

VIDAS PARALELAS A INCRÍVEL HISTÓRIA DE MARILEIDE E MICHAEL JACKSON Foto: Marco Novack

6

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

onde vai a imaginação numa transmissão de rádio que extrapola as quatro paredes do estúdio normalmente à prova de som? O que pode despertar a visão do locutor em geral escondido atrás do microfone? Como e o que se vê? Quem ou o que se ouve? Os atores Gabriel Gorosito, Marcel Szymanski, Moa Leal e Rosana Stavis mergulham num clima insólito e de solidão que, dependendo do espectador, pode ser acentuado ou amenizado pelos comentários introduzidos no meio da história de Michael e Marileide, como se fossem ecos do pensamento da plateia. O que os atores dizem entre a narração de fato e outro da vida dos dois paira no ar. Assim como ondas de rádio, assim como a sensação de que a realidade pode estar tanto nas crises existenciais de Michael ou Marileide, por mais absurdas, bizarras, nonsenses que pareçam... E a transmissão segue: “Marileide recebe o pagamento. Um salário mínimo. Entrega 90% para o pai. Com os 10% restantes, vai à banca de jornais e compra um pôster duplo de Michael Jackson. Michael Jackson compra 40 mil bonecas Barbie para distribuir entre garotas pobres da República do Congo...”

VIDAS PARALELAS OU A INCRÍVEL HISTÓRIA DE MARILEIDE E MICHAEL JACKSON Data: até 16 de dezembro Horário: 20h (5ª feira a domingo) Local: Teatro Novelas Curitibanas Ingresso: gratuito

Um drama contado para uma plateia de teatro que passa a ser também ouvinte. Até CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

7


TEATRO E CIRCO | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | TEATRO E CIRCO

Infantil

1º DE DEZEMBRO

6, 13 E 20 DE DEZEMBRO

DEUS DA CARNIFICINA, UMA COMÉDIA SEM JUÍZO

SEXO ETC E TAL... COMÉDIA

Direção: André Rangel Classificação: 15 anos Horário: 19h Local: Teatro Barracão EnCena Ingresso: R$30 e R$15

COMÉDIA

Direção: Emílio de Mello Horário: 21h Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão Ingresso: R$120 e R$60

7 A 9 DE DEZEMBRO

UM NOVO CONTO DE SCROOGE

SEXO ETC E TAL Foto: divulgação

ALUNOS DA REGIONAL SANTA FELICIDADE Direção: Lucia Helena Martins Horário: 18h30 Local: Teatro Cleon Jacques Ingresso: gratuito

1º E 2 DE DEZEMBRO

TITO E SEU CÃOZINHO

Direção: Bernardo Kobachuk Horário: 15h e 17h Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica Ingresso: R$15 e R$7,50

RUMO À TERRRA CIA. PÉ NO PALCO TRAGICOMÉDIA

Direção: Fátima Ortiz Classificação: 14 anos Horário: 20h (sábado) e 19h (domingo) Local: Sesc da Esquina Ingresso: R$12 a R$3

1º, 2, 7 A 9, 14 A 16 DE DEZEMBRO

UM OLHAR BRECHTIANO

COMPANHIA DE TEATRO PALAVRAÇÃO DA UFPR – DRAMA ÉPICO

Direção: Hugo Mengarelli Horário: 20h30 (6ª feira e sábado) e 19h30 (domingo) Local: Teatro Experimental da UFPR – Teuni Ingresso: gratuito

GUERNICA Foto: divulgação

1º, 2, 8, 9, 15, 16, 22 E 23 DE DEZEMBRO

A GRALHA AZUL Apresentando alguns dos importantes símbolos paranaenses, o espetáculo “A Gralha Azul” busca resgatar as lendas do folclore do Paraná. Por meio do tradicional teatro de sombras, a montagem dirigida por Fábio Matos pretende instigar a reflexão dos espectadores quanto às consequências da exploração descontrolada das florestas de araucárias. Para reforçar a intenção, mudas da árvore são distribuídas ao final do espetáculo. Horário: 16h Local: Espaço Cultural Falec Ingresso: R$ 6

ATÉ 2 DE DEZEMBRO

GUERNICA

2, 9 E 16 DE DEZEMBRO

UM MUNDO PARA TODO MUNDO Direção: Leandro Borgonha Horário:11h Local: Teatro do Piá Ingresso: gratuito

O PINÓQUIO

COM ALUNOS DO CENTRO CULTURAL BAGOZZI Direção: Daniela Rodrigues Horário: 19h30 Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural Ingresso: gratuito

COM ALUNOS DO CENTRO DE CRIATIVIDADE DE CURITIBA

Direção: Adriana Teles de Souza Horário: 19h Local: Teatro Cleon Jacques Ingresso: gratuito

8 E 9 DE DEZEMBRO

TRAQUINAGENS

6 DE DEZEMBRO

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

COM ALUNOS DO CENTRO CULTURAL BAGOZZI Direção: Daniela Rodrigues Horário: 19h30 Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural Ingresso: gratuito

Direção: Alejandro Dominguez Horário: 15h e 17h Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica Ingresso: R$15 e R$7,50

8 E 11 DE DEZEMBRO

A MAGIA DO NATAL

APRESENTAÇÃO TEATRAL E MUSICAL Horário: 15h Local: Shopping Popular (sábado) e Sesc Água Verde (3ª feira) Ingresso: gratuito

Direção: César Almeida Horário: 21h (6ª feira), 18h e 21h (sábado) Local: Auditório Glauco Flores de Sá Brito – Miniauditório Ingresso: R$10 e R$5

11 DE DEZEMBRO

33º EDIÇÃO DO TROFÉU GRALHA AZUL PREMIAÇÃO TEATRAL

DRAMA

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

Direção: Marcos Caetano Ribas Classificação: 14 anos Horário: 20h (6ª feira e sábado) e 19h (domingo) Local: Caixa Cultural Ingresso: R$10 e R$5

HISTÓRIA DE GATOS

5 DE DEZEMBRO

AGRESTE MALVAROSA

8

TEATRO DE BONECOS

8 DE DEZEMBRO

DRAMA

Direção: Ana Teixeira e Stephane Brodt Classificação: 12 anos Horário: 20h Local: Caixa Cultural Ingresso: R$10 e R$5

FLUTUAÇÕES

Horário: 20h Local: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha Ingresso: gratuito AGRESTE MALVAROSA Foto: Julio Appel

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

9


TEATRO E CIRCO | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

Infantil

aprenda e empreenda WORKSHOP INTENSIVO DE DIREÇÃO E INTERPRETAÇÃO Data: 10 a 13 de dezembro Horário: 14h às 22h Local: Marcos Damaceno Cia. de Teatro Valor: gratuito

OFICINA DE TEATRO LIVRE NA COMUNIDADE: TEATRO E FERNANDO BONASSI COM ANDREA OBRECHT HISTÓRIAS DE BRINCAR Foto: divulgação

15 DE DEZEMBRO

APRESENTAÇÃO DE LEITURAS DRAMÁTICAS

COM ALUNOS DO CURSO DE INICIAÇÃO TEATRAL Direção: Stael Fraga | Horário: 18h30 Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural | Ingresso: gratuito

APRESENTAÇÃO TEATRAL DA ELO APOIO SOCIAL E AMBIENTAL; PROJETO PLANTANDO O FUTURO COM APRESENTAÇÃO DE “O MENESTREL”

Horário: 9h às 15h (dia 15) e 10h (dia 16) Local: Praça do Iguaçu do Memorial de Curitiba Ingresso: gratuito

15 E 16 DE DEZEMBRO

HISTÓRIAS DE BRINCAR

Roteiro: Trio Pererê | Horário: 15h e 17h Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica Ingresso: R$15 e R$7,50

ATÉ 16 DE DEZEMBRO

VIDAS PARALELAS OU A INCRÍVEL HISTÓRIA DE MARILEIDE E MICHAEL JACKSON Classificação: 18 anos | Horário: 20h (5ª feira a domingo) | Local: Teatro Novelas Curitibanas Ingresso: gratuito

16 DE DEZEMBRO

“O MENESTREL” | COM MOACIR REIS

Horário: 10h | Local: Praça do Iguaçu – Claudino dos Santos, 79 – Largo da Ordem Ingresso: gratuito

10

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

Data: 11 e 12 de dezembro Horário: 14h30 às 17h30 Local: Auditório Antonio Carlos Kraide – Portão Cultural Valor: gratuito

OFICINAS CIRCENSES

COM OREGO-PROMOÇÕES HUMANAS E CULTURAIS Data: toda 2ª, 3ª e 4ª feira Horário: 9h às 11h e 14h às 16h Local: Circo da Cidade Zé Priguiça Valor: gratuito

AULA DE CIRCO PARA ADULTOS

Data: toda 2ª feira a sábado Horário: 19h às 21h (2ª e 4ª feira), 9h às 11h (3ª e 5ª feira), 16h às 18h (6ª feira) e 10h ao meio-dia (sábado) Local: Trip Circo Valor: R$290 a R$80

OFICINA REGULAR DE PALHAÇO – LEVANDO O RISO A SÉRIO COM RAFAEL BARREIROS

Data: todo sábado Horário: 9h ao meio-dia Local: Espaço Cultural Cia. dos Palhaços Valor: R$650

AULA DE CIRCO PARA CRIANÇA

MALABARES, EQUILÍBRIO, ACROBACIAS AÉREAS E DE SOLO E CAMA ELÁSTICA Data: todo sábado Horário: 14h às 15h30 Local: Trip Circo Valor: R$90


LITERATURA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

Infantil

100 anos como Casa da Literatura

Até o século 18, os habitantes de Curitiba eram índios, mamelucos, portugueses e espanhóis. Com a emancipação política do Paraná, em 1854, e o incentivo governamental à colonização na segunda metade do século 19, Curitiba foi transformada pela intensa imigração de europeus.

A

poesia nunca lida por outros olhos que não os do escritor. A crônica guardada na gaveta. A trova nunca declamada. Os confrades e confreiras – como se autodenominam os associados do Centro de Letras do Paraná – têm a possibilidade de submetê-las à apreciação de uma plateia atenta, que toda terça-feira comparece na sede na rua Júlio Moreira. Tem sido assim há 100 anos. Para comemorar um século de atuação como foco aglutinador dos ideais literários, poéticos e históricos, o Centro de Letras do Paraná organiza um jantar de confraternização para associados e convidados, no dia 4 de dezembro, no Clube Concórdia, homenageando expressões culturais e recepcionando novos integrantes.

“Como parte das comemorações do Centenário, editaremos um livro-álbum com o histórico do Centro de Letras do Paraná, além de um número especial da Revista do Centro de Letras do Paraná e uma antologia, contendo um resumo biobibliográfico de confrades e confreiras falecidos, anuncia o presidente do Centro, Luís Renato Pedroso.

PRESIDENTE DO CENTRO DE LETRAS LUÍS RENATO PEDROSO | Foto: Alice Rodrigues

A instituição publica uma revista que expressa a evolução do pensamento literário paranaense. Incluindo os mais diversos assuntos, a publicação tem se constituído num espaço disponível a todos que desejam expressar suas opiniões literárias. Também são realizadas palestras, lançamentos de livros, concertos e exposições. A biblioteca da casa preserva um grande número de obras raras, já relacionadas em diversos números da revista. São trabalhos no campo literário e poético, ao lado de pesquisas históricas. Destaque para autores memoráveis como Emiliano Perneta, Romário Martins, Rocha Pombo, David Carneiro, Helena Kolody, Ruy Wachowicz, Dalton Trevisan e Túlio Vargas. O prédio do Centro de Letras do Paraná abriga também a Academia Paranaense de Letras, Academia Paranaense de Poesia, Academia José de Alencar, União Brasileira de Trovadores e Ordem Soberana do Sapo. Momento crucial O Centro de Letras do Paraná surgiu num momento crucial da evolução de Curitiba e do estado.

BIBLIOTECA DO CENTRO DE LETRAS DO PARANÁ Foto: Alice Rodrigues

12

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

Alemães, franceses, suíços, poloneses, italianos, ucranianos, nos centros urbanos ou nos núcleos coloniais, conferiram um novo ritmo de crescimento à cidade e influenciaram de forma marcante os hábitos e costumes locais. Um trecho do relato do historiador Luiz Carlos Tourinho, em Estante Paranaense, volume 37, resume bem a importância do Centro: “...surge então a ideia de formar uma instituição que pudesse ser o berço de uma nova formação

Segunda casa “O Centro acolhe os amantes da cultura e os integrantes sentem tanto prazer em frequentá-lo que nos acostumamos a intitulá-lo ‘a segunda casa de todos nós’”, afirma o presidente Luís Renato Pedroso. Um fato ocorrido com um antigo confrade, Milton Ragalzi Ribeiro, é a demonstração clara disso. Aos 91 anos, ele sofreu uma cirurgia de vesícula, passou nove dias na UTI, saiu do hospital e não deu 20 dias, estava lá, no Centro, acompanhado da enfermeira. Subiu na tribuna livre para homenagear a vida e ler um texto em que o pai falava do amor pela terra onde nasceu.

100 anos da UFPR O centenário do Centro de Letras do Paraná coincide com os 100 anos da Universidade Federal do Paraná. As duas instituições surgiram com o despertar de uma consciência cultural para a cidade, em 19 de dezembro de 1912, justamente o dia da emancipação política do estado, o que reflete as verdadeiras intenções de seus fundadores, movidos pelo sentido de compromisso histórico.

TAQUÍGRAFO DO CENTRO DE LETRAS DO PARANÁ | Foto: Alice Rodrigues

social, mais identificada com suas aspirações de integração e futuro. Sob esse aspecto, os fundadores do Centro, Euclides Bandeira e Emiliano Perneta, entre outros, souberam perceber que só uma instituição voltada à convivência rotineira e à produção literária enraizada em nossos costumes seria capaz de romper aquele momento adverso de ausência de identidade cultural.”

O ciclo econômico da erva-mate demandou profissionais com competências e habilidades complexas, como engenheiros, advogados e médicos, fomentando a criação de uma instituição para promover a reflexão, a intelectualidade e os talentos necessários para uma sociedade em desenvolvimento. “Os paranaenses ousaram criar uma universidade já com múltiplos e complexos cursos em áreas distintas do conhecimento humano naquela época, e é por essa audácia que a UFPR é reconhecida como a mais antiga universidade em atividade no Brasil,” afirma o reitor Zaki Akel Sobrinho. CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

13


LITERATURA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

1º, 8 E 15 DE DEZEMBRO

4, 6, 11, 13, 18 E 20 DE DEZEMBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

RODA DE LEITURA TECENDO MEMÓRIAS COM BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS

COM LILYAN DE SOUZA

Horário: 15h Local: Casa da Leitura Augusto Stresser Ingresso: gratuito

2 E 9 DE DEZEMBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Horário: 14h30 | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural Ingresso: gratuito

3, 10 E 17 DE DEZEMBRO

CICLO DE LEITURA ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS COM MURILO COELHO

Classificação: 8 anos Horário: 9h Local: Espaço da Leitura Jardim Eucaliptos Ingresso: gratuito

4 DE DEZEMBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM NIZANDRE ONAKA

Classificação: 4 a 6 anos Horário: 14h Local: Casa da Leitura Jamil Snege Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA COM LUCAS BUCHILE

Horário: 14h e 15h30 | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural Ingresso: gratuito

4 A 7 DE DEZEMBRO

RODA DE LEITURA

COM FABIANE DE CEZARO E NIZANDRE ONAKA Classificação: 10 a 15 anos Horário: 9h30 Local: Casa da Leitura Jamil Snege Ingresso: gratuito

4, 6 E 7 DE DEZEMBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM MARIA LÚCIA DE FARIA

Horário: 9h30 | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural Ingresso: gratuito

14

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

COM LILYAN DE SOUZA

Horário: 14h Local: Casa da Leitura Hilda Hilst Ingresso: gratuito

CICLO DE LEITURA DO MUNDANO AO FABULOSO COM MURILO COELHO

Classificação: 14 anos Horário: 14h Local: Espaço da Leitura Jardim Eucaliptos Ingresso: gratuito

4 E 11 DE DEZEMBRO

RODA DE AUDIÇÃO MUSICAL “CALDO MUSICAL”

BATE-PAPO COM AUDIÇÃO DE ESTILOS MUSICAIS DO SÉCULO XX COM WILLIAM TECA Classificação: 12 anos Horário: 15h Local: Casa da Leitura Paulo Leminski Ingresso: gratuito

4, 11 E 18 DE DEZEMBRO

LEITURA NA PRAÇA: “POSSO LER PRA VOCÊ?”

COM CARLA VICCINI E CRISTIANO NAGEL Horário: 12h30 Local: Praça da Espanha Ingresso: gratuito

5 DE DEZEMBRO

RODA DE LEITURA PARA TERCEIRA IDADE COM LUCAS BUCHILE

Horário: 14h30 Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM FABIANE DE CEZARO

Classificação: 4 a 6 anos Horário: 14h Local: Casa da Leitura Jamil Snege Ingresso: gratuito

PROGRAMAÇÃO | LITERATURA

Infantil

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM MARIA LÚCIA DE FARIA

Horário: 10h e 14h | Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural Ingresso: gratuito

5, 12 E 19 DE DEZEMBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM LILYAN DE SOUZA

Classificação: 6 a 10 anos Horário: 14h30 Local: Casa da Leitura Hilda Hilst Ingresso: gratuito

6 DE DEZEMBRO DE 2012

LANÇAMENTO DO VOLUME 11 DA COLEÇÃO “A CAPITAL” E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

COM O AUTOR VIDAL ANTÔNIO DA COSTA

Horário: 19h30 Local: Livrarias Curitiba do Shopping Palladium Ingresso: gratuito

LANÇAMENTO DO LIVRO “ACONTECE POR ACASO” Natural de Brusque, Santa Cataria, Pedro Luís Schlindwein já passou por diversas cidades antes de criar raízes em Curitiba. Foi nas mesas do antigo Trem Azul Bar – local de encontro de artistas, jornalistas e intelectuais nos anos 80, por onde passaram nomes como Caetano Veloso, Paulo Leminski e Luiz Melodia –, que Schlindwein começou a esboçar seus primeiros versos em forma de poemas. O resultado do trabalho desses anos todos chega ao público na forma de um livro intitulado “Acontece por Acaso”. O escritor valoriza a conscisão, a objetividade e a admiração pela natureza nos 102 haicais e deixa evidente seu gosto pelo montanhismo e suas experiências pessoais. O projeto gráfico conta com ilustrações de Aloísio Buss, Carlos Chá, Denise Roman, Luciano Mafra, Luiz Costa, Silvia Teske e Sônia Gutierrez. Horário: 18h Local: Casa da Leitura Dario Vellozo Ingresso: gratuito

LANÇAMENTO DO VOLUME 11 DA COLEÇÃO “A CAPITAL” E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

QUINTA ALEMÃ – RODA DE LEITURA COM UM CONTO DA LITERATURA ALEMÃ COM SERGIO FERREIRA

Classificação: 15 anos Horário:14h Local: Casa da Leitura Maria Nicolas Ingresso: gratuito

6 E 10 DE DEZEMBRO

RODA DE LEITURA COM LUCAS BUCHILE

Classificação: 5 anos Horário: 14h Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam Ingresso: gratuito

6 E 13 DE DEZEMBRO

RODA DE LEITURA DE CINEMA “A CONSTRUÇÃO DO OLHAR CINEMATOGRÁFICO” COM FELIPE PIRES VILAS BÔAS

Classificação: 16 anos Horário: 10h30 Local: Casa da Leitura Paulo Leminski Ingresso: gratuito

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

15


LITERATURA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | LITERATURA

Infantil

6 E 13 DE DEZEMBRO

6, 20 E 27 DE DEZEMBRO

11 E 18 DE DEZEMBRO

13 E 20 DE DEZEMBRO

RODA DE LEITURA

RODA DE LEITURA

FANTÁSTICAS TERÇAS

RODA DE LEITURA

FRESTAS DE FICCÇÃO NO ESPAÇO URBANO COM ISABEL WITT LUNARDI Classificação: 12 anos Horário: 14h Local: Casa da Leitura Osman Lins Ingresso: gratuito

6, 13 E 20 DE DEZEMBRO

TECENDO A LEITURA – UM PASSEIO PELA LITERATURA INFANTIL, DO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO COM DANIELE ROSA

Horário: 14h Classificação: 8 anos Local: Casa da Leitura Augusto Stresser Ingresso: gratuito

LEITURA NA PRAÇA: “POSSO LER PRA VOCÊ?”

COM CARLA VICCINI E CRISTIANO NAGEL Horário: 17h Local: Praça da Espanha Ingresso: gratuito

6, 13, 20 e 27 DE DEZEMBRO

RODA DE LEITURA DE CONTOS BRASILEIROS COM EMANUELE ASSINI

COM KARINA QUEVEDO

Horário: 14h Local: Casa da Leitura Walmor Marcelino Ingresso: gratuito

7 DE DEZEMBRO

LANÇAMENTO DO LIVRO E BLOG “AS VIRTUDES DO BEM MORAR”

7 E 11 DE DEZEMBRO

13 DE DEZEMBRO

Horário: 19h Local: Memorial de Curitiba Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA COM LUCAS BUCHILE

Classificação: 10 a 15 anos Horário: 9h Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam Ingresso: gratuito

7 E 21 DE DEZEMBRO

Classificação: 12 anos Horário: 14h Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes Ingresso: gratuito

Horário: 19h Local: Sesc Água Verde Ingresso: gratuito

QUINTA INGLESA

RODA DE LEITURA COM UM CONTO DA LITERATURA INGLESA, COM SÉRGIO FERREIRA Classificação: 15 anos Horário: 14h Local: Casa da Leitura Maria Nicolas Ingresso: gratuito

COM LUCAS BUCHILE

Horário: 14h Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam Ingresso: gratuito

14 DE DEZEMBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM KELY MEDEIROS

Classificação: 3 a 7 anos Horário: 15h30 Local: Casa da Leitura Paulo Leminski Ingresso: gratuito

15 DE DEZEMBRO

7 CORES LITERÁRIAS

RODA DE LEITURA DE TEXTOS COM TEMÁTICA GAY Horário: 18h30 Local: Grupo Dignidade Ingresso: gratuito

16 DE DEZEMBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Horário: 14h30 Local: Casa da Leitura Wilson Bueno Ingresso: gratuito

COM KELY MEDEIROS

9 DE DEZEMBRO

COM CARLA VICCINI

LANÇAMENTO DO LIVRO DE ISABEL FURINI

RODA DE LEITURA MUSICADA – LITERATURA, DRAMATURGIA E MÚSICA BRASILEIRA

COM WILLIAM TECA

RODA DE LEITURA

12 DE DEZEMBRO

NATAL, VIAGENS E FANTASIAS

Classificação: 11 a 16 anos Horário: 15h30 Local: Casa da Leitura Paulo Leminski Ingresso: gratuito

Classificação: 12 anos Horário: 14h Local: Casa da Leitura Paulo Leminski Ingresso: gratuito

Classificação: 12 anos Horário: 14h Local: Casa da Leitura Augusto Stresser Ingresso: gratuito

DE ZULMARA CLARA SAUNER POSSE E ELIZABETH AMORIM DE CASTRO

Horário: 14h Local: Casa da Leitura Nair de Macedo Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

RODA DE LEITURA DE CONTOS FANTÁSTICOS COM LEANDRO TOPOROWICZ

17 DE DEZEMBRO

RODA DE LEITURA NATAL LITERÁRIO COM SÉRGIO FERREIRA

Classificação: 15 anos Horário: 14h Local: Casa da Leitura Maria Nicolas Ingresso: gratuito

LANÇAMENTO DO LIVRO “O PERCURSO DO OLHAR”

18 E 20 DE DEZEMBRO

COM EXPOSIÇÃO DAS OBRAS DAS ARTISTAS CLAUDIA DE LARA, DANI HENNING, SANDRA BONET E SANDRA HIROMOTO

RODA DE LEITURA FRESTAS DE FICCÇÃO NO ESPAÇO URBANO COM ISABEL WITT LUNARDI

Horário: 11h Local: Solar do Rosário Centro de Arte e Cultura Ingresso: gratuito

Classificação: 15 anos Horário: 9h e 15h (dia 18) e 14h (dia 20) Local: Casa da Leitura Osman Lins Ingresso: gratuito

11 E 12 DE DEZEMBRO

RODA DE LEITURA COM LUCAS BUCHILE

16

Classificação: 5 a 8 anos Horário: 14h Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam Ingresso: gratuito CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

LANÇAMENTO DO LIVRO “O PERCURSO DO OLHAR” | Foto: divulgação

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

17


LITERATURA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

Infantil

TODA QUINTA-FEIRA

RODA DE LEITURA FOFOCA ERUDITA LEITURA E ESPECULAÇÃO DA VIDA ALHEIA NOS TEXTOS LITERÁRIOS COM LILIAN SOARES Horário: 14h Local: Casa da Leitura Wilson Martins Ingresso: gratuito

aprenda e empreenda OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS Data: 8 e 9 de dezembro Horário: 15h Local: Centro Cultural Fiep Valor: gratuito TERCEIRA QUARTA-FEIRA COM CARLOS DAITSCHMAN | Foto: divulgação

19 DE DEZEMBRO

“TERCEIRA QUARTA- FEIRA”

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA ADULTOS E CRIANÇAS COM CARLOS DAITSCHMAN

Horário: 20h Local: Subsolo Galeria de Arte Contemporânea Ingresso: R$15

20 DE DEZEMBRO

QUINTA GREGA

RODA DE LEITURA COM CONTOS BASEADOS NA MITOLOGIA GREGA COM SÉRGIO FERREIRA Classificação: 11 anos Horário: 14h Local: Casa da Leitura Maria Nicolas Ingresso: gratuito

TODA QUARTA-FEIRA

RODA DE LEITURA FOFOCA ERUDITA

LEITURA E ESPECULAÇÃO DA VIDA ALHEIA NOS TEXTOS LITERÁRIOS COM LILIAN SOARES Classificação: 18 anos Horário: 15h Local: Casa da Leitura Wilson Martins Ingresso: gratuito

18

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

ESCREVENDO MEU PRIMEIRO LIVRO

AULAS DE LITERATURA, REDAÇÃO E ILUSTRAÇÃO

Data: toda 2ª a 6ª feira (1 vez por semana) Horário: 14h30 às 16h Local: Letrinhas Casa de Cultura Valor: R$160

OFICINA PERMANENTE DE POESIA Data: toda 5ª feira Horário: 18h às 19h45 Local: Biblioteca Pública do Paraná Valor: gratuito


DANÇA

Anjos sobrevoam o calçadão N

a presença sem dimensão, na proximidade infinita evanescente, o corpo busca inspiração para dançar na terra e no ar. O espetáculo “Galeria de Luz, sobre Anjos e Luz”, que terá seis apresentações no mês dezembro, num palco montado no calçadão da Rua XV de Novembro, entre a Marechal Floriano e a Doutor Muricy, mistura dança no solo, dança aérea acrobática e interação com público. “Qual momento melhor que o Natal para falar de anjos e do fascínio misterioso que eles exercem?”, pergunta Edoardo Canessa, coordenador do evento idealizado pelo artista italiano Valerio Festi, com dramaturgia da italiana Monica Maimone e coreografias dos curitibanos Jair Moraes e Julio Mota. A abertura do espetáculo acontece num palco móvel no formato de barco, que traz na proa uma harpa gigante tocada por um anjo querubim. Um cabo de aço de 200 metros de comprimento, sustentado por guindastes, suspenderá a 20 metros de altura seis

20

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

bailarinas acrobatas, vestidas com roupas e asas angelicais.

GALERIA DE LUZ, SOBRE ANJOS E LUZ

A técnica utilizada no evento é pouco conhecida dos acrobatas brasileiros, mais acostumados aos aparelhos aéreos tradicionais das artes circenses, como trapézios e suas variações, lira, bambu, corda indiana, argola olímpica, entre outros. O tecido é um dos aparelhos de mais fácil aprendizagem, já que o material se molda ao corpo e se adapta de acordo com as características do praticante. Os outros aparelhos, como o trapézio e a lira, por exemplo, exigem maior força e domínio corporal porque o corpo precisa se moldar.

Data: 4 a 6 e 18 a 20 de dezembro Horário: 20h30 Local: calçadão da Rua XV de Novembro – entre Marechal Floriano e Doutor Muricy Ingresso: gratuito

“Escolhemos bailarinas curitibanas que demonstraram ter experiência com as acrobacias tradicionais de GALERIA DE LUZ , SOBRE ANJOS E LUZ Fotos: Liz Wood circo. A primeira vez que usamos essa técnica foi no ano passado, no Rio de Janeiro. Em Curitiba será a primeira vez”, comenta Edoardo. Enquanto estão no ar, as acrobatas se relacionam com outros elementos cenográficos também aéreos, o que exige dos artistas e técnicos precisão e sincronia.

No total são 25 bailarinos que interagem durante os 40 minutos do espetáculo. Entre as coreografias que foram criadas para o solo, estão uma com tules e outra para ser dançada por corpos pintados com desenhos inspirados no tema. Quatro palcos móveis vão surgir no meio do público, que poderá se posicionar ao redor dos 360º do palco principal, montado no local do chafariz da XV. Mixada à música, uma narração conta a história dos anjos. O espetáculo termina com o acendimento da Galeria de Luz. O clímax promete ser a dança na parede da fachada de um dos prédios. O espetáculo quer resgatar as belas histórias de anjos dos tempos de criança. É o momento, segundo Edoardo, para lembrar que “além das fronteiras materiais, as quais muito frequentemente parecemos nos resignar, existe um horizonte infinito para cultivar a própria humanidade em todo seu significado”.

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

21


DANÇA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

ATÉ 2 DE DEZEMBRO

“URBANIDADE HUMANIDADE 2” DANÇA MODERNA

Horário: 21h Local: Teatro da Reitoria da UFPR Ingresso: gratuito

6 A 9 DE DEZEMBRO

A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA Horário: 20h30 (5ª feira a sábado) e 18h (domingo) | Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão | Ingresso: R$10 e R$5

ESPETÁCULOS NA CASA HOFFMANN

4, 5 E 6 DE DEZEMBRO

LE TEMPS DE MA VIE

ABSTRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA DE RENATO SBARDELOTTO ESPETÁCULO SOLO Horário: 20h | Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento Ingresso: gratuito

4 a 6 e 18 a 20 de dezembro

GALERIA DE LUZ, SOBRE ANJOS E LUZ

Horário: 20h30 Local: calçadão da Rua XV de Novembro – entre Marechal Floriano e Doutor Muricy Ingresso: gratuito

5 A 8 DE DEZEMBRO

I MOSTRA INTERNACIONAL DE VIDEODANÇA DE CURITIBA

Horário: 20h | Local: Auditório Glauco Flores de Sá Brito – Miniauditório Ingresso: gratuito

aprenda e empreenda

COM BALÉ TEATRO GUAÍRA

7 A 9 DE DEZEMBRO

URBANIDADE HUMANIDADE Foto: Christian Alves

PROGRAMAÇÃO | DANÇA

Infantil

Durante três dias a Casa Hoffmann será tomada pelas apresentações do grupo baiano Dimenti. O projeto “Combo” traz a Curitiba cinco belos espetáculos durante o final de semana. As produções, que serão apresentadas durante a curta temporada do grupo, incluem os espetáculos “Edital”, de Fabio Osório Monteiro; “Single”, de Leo França; “Kodak”, de Neto Machado; “Um Corpo que Causa”, de Jorge Alencar e “Souvenir”, uma cocriação de Fábio Osório Monteiro, Jorge Alencar, Leo França, Neto Machado e Ellen Mello. Edital: 19h (6ª feira) Single: 20h (6ª feira) Kodak: 16h (sábado) Um Corpo que Causa: 20h (sábado) Souvenir: 18h30 (domingo) Local: Casa Hoffmann Ingresso: gratuito

9 DE DEZEMBRO

APRESENTAÇÃO DE DANÇA REALIZADA PELO GRUPO DE DANÇA SENSES – a confirmar Horário:19h30 | Local: Teatro Londrina – Memorial de Curitiba | Ingressos: R$10

13 A 16 DE DEZEMBRO

BLOW ELLIOT BENJAMIN

COM O GRUPO G2 DO TEATRO GUAÍRA

AULAS DE DANÇA DO VENTRE COM TRIANA BALLESTA

Data: toda 2ª e 4ª feira | Horário: 18h30 Local: Espaço Dançarte Valor: R$100

DANÇA CONTEMPORÂNEA E BALLET COM MÁRCIA MACEDO WOISLAW OU PRISCILA DE MORAIS

Data: toda 2ª a 5ª feira Horário: diversos (2 vezes por semana) Local: Espaço Happy Dance Valor: R$135 e R$45 (matrícula)

DANÇA CRIATIVA

COM MÁRCIA MACEDO WOISLAW E LETÍCIA PEDROZO

Data: toda 2ª a 6ª feira Horário: diversos (2 vezes por semana) Local: Espaço Happy Dance Valor: R$135 e R$45 (matrícula)

COM TRIANA BALLESTA

Data: 2ª a sábado Horário: diversos Local: Espaço de Danças Triana Ballestá – Arte e Cultura Valor: R$100

DANÇA FLAMENCA PARA INICIANTES JOVENS E ADULTOS COM JOE CAETANO

Data: toda 3ª e 5ª feira Horário: 20h30 às 21h30 Local: Estúdio Aire Flamenco Valor: R$115

DANÇA FLAMENCA PARA CRIANÇAS

Horário: 21h | Local: Teatro da Reitoria da UFPR Ingresso: gratuito

NOITE ÁRABE

Data: toda 3ª e 5ª feira Horário: 17h45 às 18h30 Local: Estúdio Aire Flamenco Valor: R$95

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

COM LA MORITA

Data: toda 3ª e 5ª feira Horário: 18h às 20h Local: Espaço Dançarte Valor: R$150

DANÇAS DO LESTE – TRIBAL FUSION E VENTRE

DANÇA DE SALÃO

AULAS DE DANÇA DO VENTRE

TODA 6ª FEIRA E SÁBADO

22

AULAS DE FLAMENCO E CASTANHOLAS

Data: toda 2ª e 6ª feira Horário: 19h às 20h (iniciante) e 20h às 21h (intermediário) Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$90 (casal) e R$50 (individual)

COM MARCELO AYALA E KARINA BERCHIOR

LAPSES

Horário: 21h | Local: Restaurante Oriente Árabe Ingresso: R$8 e R$4

Data: toda 3ª e 5ª feira Horário: 10h30 às 11h30 Local: Espaço Happy Dance Valor: R$135 e R$45 (matrícula)

DANÇA DE SALÃO

5 A 9 DE DEZEMBRO

DANÇA DO VENTRE

COM MÁRCIA MACEDO WOISLAW E TIAGO CATOSSI

DANÇA TRIBAL (FUSÃO DE DANÇA DO VENTRE, FLAMENCO, INDIANA E HIP-HOP) E DANÇA DO VENTRE (CLÁSSICA, MODERNA E FOLK)

Horário: 20h30 (5ª feira a sábado) e 18h (domingo) | Local: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha | Ingresso: R$10 e R$5

COM TÉSSERA COMPANHIA DE DANÇA DA UFPR

MOVIMENTO CRIATIVO

COM ANELISE BONATTO

Data: toda 3ª feira a sábado Horário: 16h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 13h (sábado) Local: Estúdio Damballah Tribal e Ventre Valor: R$120 e R$30 (matrícula)

COM MARCELO AYALA E KARINA BERCHIOR Data: toda 4ª feira Horário: 19h às 21h Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$42 (individual) e R$80 (casal)

DANÇA DE SALÃO

PROFESSOR ARMINDO COTE

Data: 5ª feira a sábado Horário: diversos (aula uma vez por semana) Local: Espaço Happy Dance Valor: R$150 e R$45 (matrícula)

AULAS DE FLAMENCO

COM TAMARA DE LA MACARENA Data: todo sábado Horário: 19h às 21h Local: Espaço Dançarte Valor: R$150 a R$80

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

23


MÚSICA

O frenético Bach O

tempo que cada compositor leva para escrever uma música, logicamente, varia de acordo com seu perfil, mas o senso comum diz que compor no frenético ritmo de uma admirável obra por semana é, no mínimo, uma façanha. Johann Sebastian Bach fazia isso. “Nesse ritmo acelerado conseguia compor obras primas. Uma cantata melhor que a outra”, analisa Luís

As cantatas de Bach faziam parte de um estilo musical subitamente interrompido com a Revolução Francesa, em 1789. As obras adquiriram os contornos do Romantismo, passaram a ser interpretadas em salas de concerto e não somente nas igrejas. O sistema que difundiu o ensino da música nos conservatórios trouxe a cristalização do gosto musical, padronizado de acordo com a escola romântica. “Foi o ‘efeito colateral’. Antes do Romantismo, o que marcava o Barroco era o contato aluno-professor e as várias escolas: a francesa, a italiana...”, comenta o maestro.

O compositor alemão tinha como obrigações organizar a programação musical, regência de coro, apresentar uma cantata todos os domingos, e lecionar latim para os jovens. Com o passar do tempo assumiu várias funções em Leipzig. Trabalhava exaustivamente e era constantemente convidado para avaliar o estado dos órgãos de diversas igrejas. O compositor criava com base em libretos que traziam textos poéticos, recheados de metáforas, caracterizando a poesia barroca alemã. Nas cantatas, chamam a atenção o dinamismo e a interação entre instrumentos e vozes. Bach compôs três séries inteiras de cantatas, uma para cada domingo e feriado do ano litúrgico de Leipzig. No total foram mais de 300, das quais 195 chegaram aos dias atuais. O que o regente Luís Otávio – que também integra o conselho artístico da Camerata – faz é resgatar a antiga forma de apresentação. Os benefícios, segundo ele, são imensos. “Os acréscimos artísticos são muito grandes. O trabalho fica mais contextualizado. Faz parte de uma prática maior, de mostrar o que acontecia na época”.

CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA Foto: Alice Rodrigues

Otávio Santos, regente da Camerata Antiqua de Curitiba nas apresentações dos dias 14 e 15 dezembro das Cantatas de Advento e de Natal. Segundo o maestro, não há nível de comparação com a música executada nos cultos religiosos atuais: “Hoje o que se ouve é uma música muito simples, rudimentar. Houve um empobrecimento muito grande”.

24

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

O público que comparecer à Capela Santa Maria Espaço Cultural ouvirá três cantatas compostas durante o período em que Bach dirigia atividades musicais na cidade de Leipzig, cargo que passou a ocupar em 1723: BWV 36 – Schwingt freudig euch empor, BWV 62 – Num Komm, der Heiden Heiland , BWV 121 – Christum wir sollen loben schon

Para Luís Otávio é importante diminuir o abismo entre os músicos que tocam em orquestras modernas tradicionais e os que tocam música antiga. “Não é cada macaco no seu galho. Vejo como compromisso a interpretação da música antiga contextualizada”, ressalta. Esse trabalho, que se convencionou chamar de interpretação historicamente informada, começou a ser feito em 1950. “Na época, quem defendia isso era considerado louco. Aos poucos, a qualidade artística começou a influenciar o mundo tradicional, influenciado até hoje pelo

Foto: Jaqueline de Bem Hirano

Romantismo, imortalizado no sistema de ensino”, comenta Luís Otávio. O maestro sabe que nem tudo pode ser resgatado. Não há como voltar ao período Barroco e passar a interpretar as cantatas só nas igrejas, por exemplo. Nem é isso o que ele quer. “A obra tomou uma dimensão muito maior e conseguiu se mostrar imortal. As cantatas extrapolaram a função para a qual foram criadas, mas resgatá-las e executá-las de uma forma mais próxima da época em que foram criadas dá uma dimensão mais coerente, devolve a estética interrompida”, destaca.

CANTATAS DE ADVENTO E DE NATAL CONCERTO DE ENCERRAMENTO DA TEMPORADA DA CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA

Data: 14 e 15 de dezembro Horário: 20h (6ª feira), 18h30 (sábado) Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural Ingresso: R$20 e R$10

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

25


MÚSICA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

1º DE DEZEMBRO

4 DE DEZEMBRO

CORO DA CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA

ENSAIO ABERTO DE MÚSICA DE CÂMARA MÚSICA FRANCESA PARA PIANO E VIOLONCELO COM DAVI SARTOTI E RAÏFF DANTAS

Regência: Maria Antonia Jiménez Horário: 18h30 | Ingresso: R$20 e R$10 Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural

Horário: 15h Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural Ingresso: gratuito

SHOW COM PASSO TORTO

MATRIZ DO JAZZ

SAMBA

Horário: 21h | Local: Teatro do Paiol Ingresso: R$25 e R$12,50

COM LEO GANDELMAN Horário: 21h Local: Matriz & Filial Ingresso: R$50

1º, 8, 15 E 22 DE DEZEMBRO

SUNSET COM BANDAS TÁ TUDO ERRADO E UNISAMBA E DJS Horário: 17h Local: Bar Curityba Ingresso: R$20 e R$15

1º, 8, 15, 22 E 29 DE DEZEMBRO

CRACKERJACK BAND E DUO & FAMIGLIA ROCK

Horário: 21h Local: Crossroads Ingresso: R$25 e R$20

1º E 13 DE DEZEMBRO

PROJETO RADAR CURITIBA

BANDA GENTILEZA (DIA 1º) E NÊGO MUNDO (DIA 13) Horário: 20h Local: Teatro Universitário de Curitiba – TUC Ingresso: gratuito

2 DE DEZEMBRO

DOMINGO ONZE E MEIA

MPB/ROCK COM BAQUE SOLTO – SHOW DE LANÇAMENTO

Horário: 11h30 Local: Conservatório de MPB de Curitiba Ingresso: gratuito

CONCERTO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DO PARANÁ

Classificação: 7 anos | Horário: 10h30 Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão | Ingresso: R$10 e R$5

SÓ BRASIL

GRUPO SOLLARE BOSSA NOVA

Horário: 11h | Local: Solar do Rosário Centro de Arte e Cultura Ingresso: alimento não perecível

26

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

PROGRAMAÇÃO | MÚSICA

Infantil

GRUPO SOLLARE Foto: divulgação

2, 9 E 16 DE DEZEMBRO

CANJA DE VIOLA

Horário: 15h | Local: Teatro Universitário de Curitiba – TUC | Ingresso: R$2

3 A 17 DE DEZEMBRO

AFINA-SE No mês de dezembro acontece a segunda edição de 2012 do projeto “Afina-se”. Este é o momento tão esperado pelos alunos do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba. Uma ótima oportunidade para os alunos demonstrarem o talento musical e tudo aquilo que aprenderam em sala de aula durante o semestre letivo. As apresentações são realizadas com o intuito de estabelecer uma ponte entre a escola e o ambiente musical profissional. O evento conta com uma elaborada estrutura de produção, incluindo o aparato de cartazes, programas impressos, sonorização e iluminação. Datas e horários: 10, 11, 13,14 e 17 de dezembro, 18h30 e dias 8 e 15 de dezembro, 14h | Local: Auditório Nhô Belarmino – Conservatório de MPB Data e horários: 12 de dezembro, 18h30 Local: Praça Jacob do Bandolim – Conservatório de MPB Datas e horários: 5, 6 e 7 de dezembro, 18h30 Local: Teatro Universitário de Curitiba – TUC Datas e horários: 3 e 4 de dezembro, 19h Local: Teatro do Paiol Ingresso: gratuito

4, 11, 18 E 25 DE DEZEMBRO

MILK’N BLUES

Horário: 21h Local: Crossroads Ingresso: R$15 e R$12

5 E 6 DE DEZEMBRO

MÚSICA DE CÂMARA

MÚSICA FRANCESA PARA PIANO E VIOLONCELO COM DAVI SARTORI E RAÏFF DANTAS Horário: 20h Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural Ingresso: R$20 e R$10

6 DE DEZEMBRO

JAMES SESSIONS – COPACABANA CLUB COM DJ WONDER, ALTER DISCO E PABLO BUSETTI

LONDON CALLING

CLÁSSICOS COMO QUEEN, BEATLES E THE CURE ATÉ COLDPLAY, AMY WINEHOUSE E OASIS Horário: 22h30 Local: Bar Santa Marta Ingresso: R$20 a R$7

7 E 8 DEZEMBRO

CARLINHOS VERGUEIRO SAMBA

Horário: 21h Local: Teatro do Paiol Ingresso: R$20 e R$10

7, 14 E 21 DE DEZEMBRO

REGRA 4

SAMBA, PAGODE E VARIANTES Horário: 18h Local: Bar Curityba Ingresso: R$20 e R$15

8 DE DEZEMBRO

ORQUESTRA DE VIOLÕES DO PARANÁ

Horário: 15h30 Local: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba Ingresso: gratuito

SHOW NACIONAL COM FABIANA COZZA SAMBA

Horário: 21h Local: Sesc da Esquina Ingresso: R$30 a R$7,50

Horário: 22h Local: James Bar Ingresso: R$15

GRUPO VOCAL CAFÉ NO CANTO Horário: 20h Local: Teatro do Paiol Ingresso: R$10

6, 13 E 20 DE DEZEMBRO

VIRA MUNDO8 S/A

SAMBA, PAGODE E VARIANTES Horário: 18h Local: Bar Curityba Ingresso: R$20 e R$15

6, 13, 20 E 27 DE DEZEMBRO

THE ELDER

CLÁSSICOS DO ROCK E METAL Horário: 21h Local: Crossroads Ingresso: R$25 e R$20

CARLINHOS VERGUEIRO Foto: Washington Possato

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

27


MÚSICA | PROGRAMAÇÃO 8 DE DEZEMBRO

VI° FEIRA DO VINIL NO CANAL DA MÚSICA Horário: 9h às 18h Local: Canal da Música Ingresso: gratuito

8 E 9 DE DEZEMBRO

BRASILEIRINHO 100 GONZAGÃO Direção: Milton Karam e Helena Bel Horário: 18h (dia 8) e 16h (dia 9) Local: Museu Oscar Niemeyer – MON Ingresso: R$20 e R$10

8 E 15 DE DEZEMBRO

MUSICAL DE NATAL LUZ DAS NAÇÕES

COM ALUNOS DOS CURSOS DE TECLADO, VIOLÃO E DO CORAL INFANTOJUVENIL PAROQUIAL Horário: 20h Local: Paróquia São Marcos Ingresso: gratuito

9 DE DEZEMBRO

GRUPO SARACOTIA CHORO

Gratuito

13 DE DEZEMBRO

PROJETO “MEU CANTO”

COM ALUNOS DO CORAL DO PORTÃO

Horário: 20h Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural Ingresso: gratuito

SOM DA CIDADE

SHOW COM ESTRELA LEMINSKI E TÉO RUIZ MÚSICA DE RUIZ Horário: 20h Local: Sesc da Esquina Classificação: 6 anos Ingresso: R$12 a R$3

CAMBALACHO

COM DJS RESIDENTES ANAUM, JEFF BASS; CONVIDADO DJ TRUSTY. HIP-HOP, GROOVES BRASILEIROS, BREAKS, FUNK, SOUL E ROCK’N’ROLL Horário: 22h Local: James Bar Ingresso: R$15 e R$7,50

13, 15 E 17 DE DEZEMBRO

Horário: 19h Local: Teatro do Paiol Ingresso: R$20 e R$10

CONCERTO DIDÁTICO AUDIÇÃO DE VIOLÃO

11 DE DEZEMBRO

Horário: 19h (dias 13 e 17) e 19h30 (dia 15) Local: Teatro Cleon Jacques Ingresso: gratuito

SÉRIE SOLO MÚSICA COM MÚSICO ESPANHOL GERMÁN DIAZ

CANÇÕES MEDIEVAIS EXECUTADAS COM VIOLA DE RODA E CAIXINHA DE MÚSICA Horário: 20h Local: Caixa Cultural Ingresso: R$10 e R$5

11 A 13 DE DEZEMBRO

CORO E MADRIGAL DA UFPR Horário: 20h30 Local: Teatro da Reitoria da UFPR Ingresso: gratuito

12 E 13 DEZEMBRO

RADAR – A NOVA MÚSICA BRASILEIRA NOS 40 ANOS DO TEATRO PAIOL Horário: 20h30 Local: Teatro do Paiol Ingresso: R$40 e R$20

28

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

ALUNOS DO CENTRO DE CRIATIVIDADE DE CURITIBA

14 DE DEZEMBRO

ALTA FIDELIDADE RECEBE ROOTS ROCK REVOLUTION INDIE ROCK, ELETRO E POP Horário: 22h Local: James Bar Ingresso: R$16

SHOW EM HOMENAGEM AOS 70 ANOS DA CANTORA CLARA NUNES COM MAYTÊ CORRÊA MPB

Horário: 21h Local: Teatro do Paiol Ingresso: R$30 e R$15

PROGRAMAÇÃO | MÚSICA

Infantil

14 E 15 DE DEZEMBRO

19 DE DEZEMBRO

CONCERTO DE ENCERRAMENTO DA TEMPORADA. CANTATAS DE ADVENTO E DE NATAL. JOHANN SEBASTIAN BACH: BWV 36 – SCHWINGT FREUDIG EUCH EMPOR; BWV 62 – NUM KOMM, DER HEIDEN HEILAND; BWV 121 – CHRISTUM WIR SOLLEN LOBEN SCHON

COM DJS RESIDENTES ALE DANTAS, CLAUDINHA BUKOWSKI E PABLO BUSETTI

CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA

Regente: Luís Otávio Santos Horário: 20h (6ª feira) e 18h30 (sábado) Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural Ingresso: R$20 e R$10

15 DE DEZEMBRO

ESTAMOS AÍ

SHOW COM NICE LUZ MPB

Horário: 20h Local: Sesc da Esquina Ingresso: R$12 a R$3

A BANDA MAIS BONITA DA CIDADE CONVIDA CHINA

LANÇAMENTO DO COMPACTO EM VINIL GRAVADO NO TEATRO DO PAIOL Horário: 20h Local: Teatro do Paiol Ingresso: R$25 e R$12,50

QUARTA ROCK Horário: 22h Local: James Bar Ingresso: R$16

20 DE DEZEMBRO

8ª BATALHA DE IPOD

APRESENTAÇÃO DE SANDRA CARRARO; COM DJ RESIDENTE DENIS PEDROSO; CONVIDADOS DUDA REZENDE E JUDY SKY Horário: 22h Local: James Bar Ingresso: R$16

21 DE DEZEMBRO

IN NEW MUSIC WE TRUST BEST OF 2012 COM DJ RESIDENTE DENIS PEDROSO; CONVIDADOS DRUNK DISCO, ELIJAH HATEM E BERNARDO CORREIA Horário: 22h Local: James Bar Ingresso: R$16

16 DE DEZEMBRO

ANGELA CRISTINA E O’SEIS Q’CHORAM Horário: 19h30 Local: Teatro Cleon Jacques Ingresso: R$15 e R$7,50

FINAL DO CONCURSO DE BANDAS JOVEM CURITIBANO Horário: 16h Local: Canal da Música Ingresso: gratuito

18 DE DEZEMBRO

ORQUESTRA FILARMÔNICA DA UFPR

STEUERNAGEL; DEBUSSY; PE. JOSÉ MAURÍCIO NUNES GARCIA; HANDEL Horário: 20h Local: Teatro da Reitoria da UFPR Ingresso: gratuito

SHOW COM FAGNER, ORQUESTRA DE TUNAS E QUARTETO IGUAÇU

Horário: 20h30 | Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão Ingresso: R$40 a R$20 CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

29


MÚSICA | PROGRAMAÇÃO 21 E 22 DE DEZEMBRO

NATAL NO CENTRO HISTÓRICO DE CURITIBA APRESENTAÇÃO DE JAZZ BAND E CANTORES SOLISTAS

Direção: Maestro Paulo Torres Horário: 20h | Local: em frente ao Solar do Rosário Centro de Arte e Cultura Ingresso: gratuito

22 DE DEZEMBRO

POP LINE ESPECIAL TILL THE WORLD ENDS

COM DJS RESIDENTES ALE DANTAS, DENIS PEDROSO E LU PADILHA; CONVIDADO @BRITNEYSLAVE Horário: 22h Local: James Bar Ingresso: R$16

23 DE DEZEMBRO

ESPECIAL NOEL

COM DJS ALE DANTAS, CLAUDINHA BUKOWSKI, CLAUDIO YUGE, DENIS PEDROSO, LU PADILHA E PABLO BUSETTI Horário: 22h Local: James Bar Ingresso: R$16

31 DE DEZEMBRO

FESTA DE ANO NOVO DO CROSSROADS

Gratuito

TODA 2ª FEIRA

UMA NOITE COM O REI E BIGBAND SHOW COM ROGÉRIO CORDONI ELVIS PRESLEY, MICHAEL BUBLÉ, FRANK SINATRA, SMASH MOUTH, DAVID BOWIE, BEATLES, RAY CHARLES, ROLLING STONES, ENTRE OUTROS Horário: 20h30 Local: Bar Santa Marta Ingresso: R$20

HOUSE MUSIC

OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

TODA 5ª FEIRA

CURSO DE VIOLINO

Horário: 17h Local: Conservatório de MPB de Curitiba Ingresso: gratuito

HOUSE E LOUNGE MUSIC

TODA 6ª FEIRA

DJ CHUVA

Horário: 20h Local: Taj Bar Ingresso: R$12 e R$7

ALTA FIDELIDADE

COM DJS RESIDENTES ALE DANTAS, CLAUDINHA BUKOWSKI (CLAUDINHO YUGE) E CONVIDADOS

TODA 4ª FEIRA

QUARTA ROCK

COM DJS RESIDENTES ALE DANTAS, CLAUDINHA BUKOWSKI, PABLO BUSETTI E CONVIDADOS Horário: 22h Local: James Bar Ingresso: R$10

Horário: 22h Local: James Bar Ingresso: R$16

ROCK AND ROLL CELEBRATION COM ZÉ RODRIGO Horário: 23h30 Local: Bar Santa Marta Ingresso: R$25 a R$10

GUTO NOGUEIRA

ACÚSTICO POP ROCK NACIONAL ANOS 80 Horário: 19h Local: Matriz & Filial Ingresso: R$15 e R$10

FESTINHA DA MATRIZ PAGODE E SERTANEJO

Horário: 21h Local: Matriz & Filial Ingresso: R$35 e R$15

TODO SÁBADO

POP LINE

COM DJS RESIDENTES DENIS PEDROSO E LU PADILHA Horário: 22h Local: James Bar Ingresso: R$18

TODO DOMINGO

HORA BRASIL E XAXÁ DO XEXÉ

CHORO E SERESTA

GAFIEIRA E FORRÓ UNIVERSITÁRIO

Horário: 11h Local: Feira do Largo da Ordem Ingresso: gratuito

Horário: 19h Local: Matriz & Filial Ingresso: R$20 e R$15

OS MILAGROSOS DECOMPOSITORES SAMBA ROCK E FUNK SOUL

aprenda e empreenda

Horário: 19h Local: Taj Bar Ingresso: R$20 a R$7

TODA 2ª, 6ª FEIRA E SÁBADO

Horário: 00h30 Local: Matriz & Filial Ingresso: R$30 e R$25

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

DJ DIOGO MAZZA

COM DANIEL MIGLIAVACCA E LUCAS MELO

RÉVEILLON DO MATRIZ

30

TODA 4ª FEIRA E DOMINGO

RODA DE CHORO

Horário: 00h30 Local: Crossroads Ingresso: R$30 e R$25

Horário: 20h Local: Matriz & Filial Ingresso: R$20 e R$15

PROGRAMAÇÃO | MÚSICA

Infantil

Data: 1º, 2, 15 e 16 de dezembro Horário: 15h | Local: Centro Cultural Fiep Valor: gratuito

Data: toda 2ª e 3ª feira | Horário: 18h30 às 21h30 (2ª feira) e 8h30 ao meio-dia ou 14h às 17h (3ª feira) Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50

CORAL CURUMIM

Data: toda 2ª e 4ª feira | Horário: 19h às 20h30 Local: Círculo Militar do Paraná Valor: R$60

TÉCNICA VOCAL PARA CANTORES OU INICIANTES

Data: toda 2ª a 6ª feira | Horário: a combinar Local: Espaço da Voz Valor: R$80

CURSO DE VIOLÃO POPULAR NA MÚSICA BRASILEIRA COM CLÁUDIO FERNANDES

Data: toda 4ª feira | Horário: 9h ao meio-dia e 14h30 às 16h30 | Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50

CURSO DE VIOLÃO POPULAR COM RODRIGO VELOZO

Data: toda 5ª feira | Horário: 8h30 às 11h30 Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50

CURSO DE VIOLÃO POPULAR COM FELIPE NADOLNY

Data: toda 6ª feira | Horário: 14h30 às 19h30 Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50

PROJETO NOSSO CANTO – CURSO DE TÉCNICA VOCAL E CANTO CORAL

Data: diversos | Horário: diversos Local: Ruas da Cidadania (fundacaoculturaldecuritiba.com.br/cultura-nosbairros) | Valor: gratuito

MÚSICA NA MELHOR IDADE INSTRUMENTO E CANTO OS MILAGROSOS DECOMPOSITORES Foto: divulgação

Data: a combinar | Horário: a combinar Local: Centro Cultural Amalfi & Voss Valor: R$145 CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

31


CINEMA

Direitos humanos na tela ELVIS & MADONA Foto: divulgação

V

iolência doméstica e infantil, desemprego, ditadura, desrespeito ao meio ambiente... A 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, em exibição de 3 a 8 de dezembro na Cinemateca de Curitiba, com entrada franca, inclui 37 filmes que transitam por essas e outras áreas. Entre os vários filmes inéditos no circuito comercial, faz parte da programação o grande vencedor do Festival de Brasília, “Hoje”, de Tata Amaral, que acumulou cinco premiações, inclusive de melhor filme e de melhor atriz, e tem no elenco Denise Fraga e o ator uruguaio Cesar Troncoso. Maior bilheteria de um documentário A GALINHA QUE BURLOU O SISTEMA Foto: divulgação em cinemas do Equador, “Com o meu Coração em Yambo” tem sua estreia brasileira na mostra. Também inédito comercialmente no país, o colombiano “Chocó”, de Johnny Hendrix Hinestroza, foi lançado pelo Festival de Berlim deste ano e transformou-se em grande sucesso de público. A obra destaca os problemas do desemprego, do desalojamento e da violência doméstica. A abordagem da violência doméstica também está presente em duas obras com foco na Lei Maria da Penha, que alterou o Código Penal Brasileiro, permitindo que agressores de mulheres no

32

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

âmbito doméstico sejam presos em flagrante ou tenham a prisão preventiva decretada: o médiametragem “O Silêncio das Inocentes”, de Ique Gazzola, e o curta “Maria da Penha: um Caso de Litígio Internacional”, de Felipe Diniz. A lei leva o nome da biofarmacêutica cearense que ficou paraplégica após ser baleada pelo marido, em 1983, e hoje vive em Fortaleza. No filme foram privilegiados os depoimentos de três mulheres-chave nesse processo de litígio:

CABRA MARCADO PARA MORRER Foto: divulgação

Maria da Penha, logicamente, Valéria Pandjiarjian – advogada do Comitê Latino-americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem) –, que foi a grande responsável pelo processo que resultou na condenação do Brasil pelos órgãos internacionais de direitos humanos, e Liliana Tojo, do Centro pela Justiça e o Direito Internacional (Cejil), ONG também responsável pelo êxito do litígio. “No documentário traçamos um paralelo entres essas três mulheres que protagonizaram o movimento. Havia a demanda para a produção

de um vídeo. Procuraram a Casa de Cinema para produzir um material que contasse essa história. Eu fui convidado pela Casa para dirigir o documentário, o que muito me honrou”, diz o diretor Felipe Diniz. Ampliando o público A mostra, que acontece em 26 capitais estaduais brasileiras e no Distrito Federal, sempre com entrada franca, estreou em Curitiba em 2008. No primeiro ano, a produtora local, Bela Pagliosa, conta que não foi fácil inserir o tema direitos humanos no cotidiano do público normalmente frequentador das grandes salas de cinema. Naquele ano, foi registrado um público médio de 450 espectadores em uma semana de programação, entre eles pessoas com deficiência visual e auditiva. Já no segundo ano, o público quase triplicou, chegando a 1.200 pessoas, e nos anos seguintes manteve-se numa média de 1.500 pessoas. A meta em 2012 é aumentar em 20% a plateia, anuncia a produtora. “No começo percebemos a participação de um público muito característico, com certo envolvimento com o tema, seja ele social ou familiar, ou ainda frequentadores fiéis da Cinemateca. O público foi se diferenciando e notamos que a divulgação via blogs, redes sociais e boca a boca ganhou força e trouxe novos espectadores que se identificaram com a proposta da mostra”, afirma Bela. A presença

CHOCO Foto: divulgação

7ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL Data: 3 a 8 de dezembro Horário: diversos Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

de estudantes de Direito também se transformou numa parcela significativa dos espectadores da mostra. Os filmes passaram a ser utilizados em discussões em salas de aula. O curador da mostra, cineasta Francisco Cesar Filho, diz que a estratégia é ampliar a discussão e atingir não apenas quem é ligado à militância da área dos direitos humanos. “Queremos conquistar o público que gosta de bom cinema. A ideia é utilizar a arte cinematográfica para provocar a reflexão. Privilegiamos filmes inéditos, bons diretores, filmes de qualidade, elenco conhecido”, afirma Francisco. E complementa: “Diferentemente do que acontece em mostras na Europa, essa tem filmes de ficção e não só documentários e reportagens de denúncia”. A produção de filmes que trazem a discussão sobre direitos humanos cresce com a noção de cidadania, mas, de maneira geral, “a sociedade latino-americana já tem esses temas impregnados na narrativa dos filmes. Hollywood, por exemplo, não tem tantas produções que fazem ligação direta com questões sociais, culturais”, comenta Francisco. Homenagem a Eduardo Coutinho O grande homenageado do evento em 2012 é o brasileiro Eduardo Coutinho, considerado um dos mais importantes documentaristas da atualidade, em todo o mundo. Na programação constam o clássico “Cabra Marcado Para Morrer” (1984), premiado no Festival de Berlim; “Santo Forte” (1999), um mergulho na intimidade de católicos, umbandistas e evangélicos de uma favela carioca; e “O Fio da Memória” (1991), mosaico sobre a experiência negra no Brasil, a partir da figura de um artista popular. CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

33


CINEMA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

1º DE DEZEMBRO A CLEMÊNCIA DE TITO

Direção: Maestro Harry Bicket | Classificação: 14 anos | Horário: 15h55 | Local: UCI Estação e UCI Palladium | Valor: R$60 e R$30

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

Direção: Marité Ugás Classificação: 12 anos Horário: 18h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

Horário: 16h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

“BATISMO DE SANGUE”

ANIMAÇÕES INFANTIS

36

7ª MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS

7ª MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS

1 A 13 DE DEZEMBRO

Filmes: A Princesa e o Violinista, direção de Gutto Bozzeti (BR/ BR/RS, 2008 – 10’ – digital) Calango Lengo – Morte e Vida sem Ver Água, direção de Fernando Miller (BR/RJ, 2008 – 9’digital) Dayabe e Zé Firo, direção de Marta Kawamura (BR/SP, 2009 – 10’ – digital) De Ovos e Guarda-chuvas, direção de Alexandre Bersont (BR/RJ, 2008 – 7’ – digital) Josemildo, direção de Eduardo Gameiro e Walkir Fernandes (BR/PR, 2009 – 5’ – digital) José e o Pé de Macacheira, direção de Diogo Viegas (BR/RJ, 2009 – 11’ – digital) Mestre Vitalino e nós no Bairro, direção de 150 Alunos da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Vitória/ES (BR/ES, 2008 – 10’ – digital) Mocó Jack, direção de Luiz Botosso e Thiago Veiga (BR/GO, 2007 – 11’ – digital) Ornithophonia, direção de Daniel Paiva (BR/RJ, 2009 – 6’ – digital) Um Lugar Comum, direção de Jonas Brandão (BR/SP, 2009 – 9’ – digital) Local: Cine Guarani Horário: 16h (3ª feira a domingo) Ingresso: gratuito

7ª MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS “O GAROTO QUE MENTE”

TRANSMISSÃO DAS ÓPERAS DO METROPOLITAN OPERA HOUSE

Reunindo uma seleção de alguns dos melhores e mais premiados curtas-metragens brasileiros de animação produzidos para crianças entre 2007 e 2009, a mostra é uma ótima opção de entretenimento para os pequenos. Com desenhos animados cheios de humor, ação e fantasia, os enredos tratam de contos de fadas brasileiros, histórias divertidas de heróis do sertão, fábulas engraçadas e delicadas aventuras nas cidades. Crianças e adultos poderão viajar pela diversidade estética, poética e musical do nosso país. O programa tem duração de 88 minutos.

PROGRAMAÇÃO | CINEMA

Infantil

A CLEMÊNCIA DE TITO Foto: divulgação

ATÉ 2 DE DEZEMBRO

FIDE – FESTIVAL INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO ESTUDANTIL Horário: 19h (6ª feira) e 15h às 22h (sábado) Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

Direção: Helvécio Ratton Classificação: 14 anos Horário: 20h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

EXIBIÇÃO DE UM FILME EM FASE DE FINALIZAÇÃO Classificação: 16 anos | Horário: 20h Local: Caixa Cultural Ingresso: gratuito

“A FÁBRICA”, DE ALY CURITIBA; “HOJE”, DE TATA AMARAL

Classificação: 16 anos Horário: 16h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

Horário: 20h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

EXIBIÇÃO DO FILME “UM CÃO ANDALUZ” Direção: Luis Buñuel Horário: 19h30 Local: Teatro Sesi Portão Ingresso: gratuito

SESSÃO DE AUDIODESCRIÇÃO FECHADA

“EXTREMOS”, DE JOÃO FREIRE; “À MARGEM DA IMAGEM”, DE EVALDO MOCARZEL Horário: 14h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

7ª MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS

“VIROU O JOGO: A HISTÓRIA DAS PINTADAS”, DE MARCELO VILLANOVA; “CHOCÓ”, DE JOHNNY HENDRIX HINESTROZA

“COM O MEU CORAÇÃO EM YAMBO”, DE MARÍA FERNANDA RESTREPO

7ª MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS

4 DE DEZEMBRO

7ª MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS

Direção: Marcelo Lattiffe Horário: 18h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

6 DE DEZEMBRO

Classificação: 14 anos Horário: 19h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

Classificação: 12 anos Horário: 14h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

“ELVIS & MADONA”

CINECLUBE SESI NO PORTÃO TESTE DE AUDIÊNCIA Foto: Leco de Souza

7ª MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS

“MENINO DO CINCO”, DE MARCELO MATOS DE OLIVEIRA E WALLACE NOGUEIRA; “MARIA DA PENHA: UM CASO DE LITÍGIO INTERNACIONAL”, DE FELIPE DINIZ; “O SILÊNCIO DAS INOCENTES”, DE IQUE GAZZOLA

7ª MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS

7ª MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS

TESTE DE AUDIÊNCIA

3 DE DEZEMBRO

“ESTRUTURAS METÁLICAS”, DE CRISTIÁN VIDAL L; “SAIA SE PUDER”, DE MARIANO LUQUE

7ª MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS 4 A 6 DE DEZEMBRO

EXIBIÇÃO DE “NERVO CRANIANO ZERO – O FILME”

Direção: Paulo Biscaia Classificação: 14 anos Horário: 20h30 Local: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha Ingresso: R$14 a R$7

5 DE DEZEMBRO

7ª MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS

“UMA, DUAS SEMANAS”, DE FERNANDA TEIXEIRA; “A DEMORA”, DE RODRIGO PLÁ Horário: 14h | Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

SESSÃO DE AUDIODESCRIÇÃO FECHADA “SANTO FORTE” Direção: Eduardo Coutinho Horário: 16h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

7ª MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS

“O CADEADO”, DE LEON SAMPAIO; “A GALINHA QUE BURLOU O SISTEMA”, DE QUICO MEIRELLES; “MENINO DO CINCO”, DE MARCELO MATOS DE OLIVEIRA E WALLACE NOGUEIRA; “A FÁBRICA”, DE ALY MURITIBA Horário: 18h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

37


CINEMA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

7ª MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS

“JUANITA”, DE ANDREA FERRAZ; “O DIA QUE DUROU 21 ANOS”, DE CAMILO TAVARES Horário: 18h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

7ª MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS “CABRA MARCADO PARA MORRER” Direção: Eduardo Coutinho Horário: 20h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

8 DE DEZEMBRO

7ª MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS UM BAILE DE MÁSCARAS Foto: divulgação

6 DE DEZEMBRO

7ª MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS

“JUSTIÇA”, DE ANDREA RUFFINI; “ÚLTIMO CHÁ”, DE DAVID KULLOCK Horário: 20h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

CINECLUBE SESI

CICLO MESTRE MIZOGUCHI “OS CONTOS DA LUA VAGA”

Direção: Kenji Mizoguchi Horário: 19h30 | Local: Centro Cultural Fiep Ingresso: gratuito

7 DE DEZEMBRO

7ª MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS

“DISQUE QUILOMBOLA”, DE DAVID REEKS; “VESTIDO DE LAERTE”, DE CLAUDIA PRISCILLA E PEDRO MARQUES; “A GALINHA QUE BURLOU O SISTEMA”, DE QUICO MEIRELLES; “O VENENO ESTÁ NA MESA”, DE SILVIO TENDLER Horário: 14h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

7ª MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS

“PORCOS RABIOSOS”, DE ISABEL PEÑÓN E LEONARDO SETTE; “O CADEADO”, DE LEON SAMPAIO; “DEZ VEZES VENCEREMOS”, DE CRISTIAN JURE Classificação: 16 anos Horário: 16h | Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

38

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

PROGRAMAÇÃO | CINEMA

Infantil

“OLHO DE BOI”, DE DIEGO LISBOA; “FUNERAL À CIGANA”, DE FERNANDO HONESKO; “CARNE E OSSO”, DE CAIO CAVECHINI E CARLOS JULIANO BARROS Horário: 14h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

TRANSMISSÃO DAS ÓPERAS DO METROPOLITAN OPERA HOUSE UM BAILE DE MÁSCARAS

9 A 11 DE DEZEMBRO

14 DE DEZEMBRO A 10 DE JANEIRO

MOSTRA AVEC 2012

CURTA CRIANÇA

SELEÇÃO DE FILMES PARANAENSES Horário: 20h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

12 DE DEZEMBRO

LANÇAMENTO DE CURTAS-METRAGENS

“INOCÊNCIA MÓRBIDA”, DE RICARDO ALMEIDA; “VERMELHO CAOS”, DE EDER PUCHALSKI Horário: 19h30 Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

13 DE DEZEMBRO

CINECLUBE SESI – CICLO MESTRE MIZOGUCHI “O Intendente Sansho” Direção: Kenji Mizoguchi Horário: 19h30 Local: Centro Cultural Fiep Ingresso: gratuito

LANÇAMENTO DE CURTAS METRAGENS DO PROJETO OLHO VIVO

EXIBIÇÃO DOS FILMES “A GARRAFA DO DIABO”, DE FERNANDO COIMBRA; “AS FADAS DA AREIA”, DE JOÃO BATISTA MELO; “CONTATOS SIDERAIS ANTES DO COLEGIAL”, DE ALE MACHADO; “O AVÔ DO JACARÉ”, DE CHRISTIAN SAGHAARD E FLAVIA THOMPSON; “O FAROL DE SANTO ANTÔNIO”, DE MARCO SCHIAVON; “O IMAGINANTE QUARTO DA VOVÓ”, DE MARCELA ARANTES; “REISADO MIUDIM”, DE PETRUS CARIRI Horário: 16h (3ª feira a domingo) Local: Cine Guarani – Portão Cultural Ingresso: gratuito

15 DE DEZEMBRO

TRANSMISSÃO DAS ÓPERAS DO METROPOLITAN OPERA HOUSE AIDA

Direção: Maestro Fabio Luisi Classificação: 14 anos Horário: 15h55 Local: UCI Estação e UCI Palladium Valor: R$60 e R$30

“CORTES” E “UNS BRAÇOS”

17 DE DEZEMBRO A 8 DE JANEIRO DE 2013

7ª MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS

ATÉ 13 DE DEZEMBRO

Direção: Sérgio Andrade Classificação: 16 anos Horário: 16h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

EXIBIÇÃO DE “O JARDIM DAS FOLHAS SAGRADAS”

Direção: Eloi Pires Ferreira Horário: 16h, 18h e 20h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: R$5 a R$1

Direção: Maestro Fabio Luisi Classificação: 14 anos Horário: 15h55 Local: UCI Estação e UCI Palladium Valor: R$60 e R$30

“CACHOEIRA”

7ª MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS “MARIGHELLA”

Direção: Isa Grinspum Ferraz Classificação: 10 anos Horário: 18h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

7ª MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS

“O FIO DA MEMÓRIA”, DE EDUARDO COUTINHO Horário: 20h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

Direção: Luciano Coelho Horário: 20h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

Direção: Pola Ribeiro Classificação: 14 anos Horário: 18h e 20h (3ª feira a domingo) Local: Cine Guarani – Portão Cultural Ingresso: gratuito

14 A 27 DE DEZEMBRO

A ÚLTIMA ESTRADA DA PRAIA

Direção: Fabiano de Souza Classificação: 14 anos Horário: 18h e 20h (3ª feira a domingo) Local: Cine Guarani – Portão Cultural Ingresso: gratuito

EXIBIÇÃO DO FILME “CURITIBA ZERO GRAU”

TODA 6ª FEIRA

CINECLUBE JORGE DE SOUZA Horário: 17h30 Local: Biblioteca Pública do Paraná Ingresso: gratuito

TODO SÁBADO

PROJETO CINE OMAR

Horário: 10h e 15h (sessão com bate-papo) Local: Shopping Omar Ingresso: gratuito

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

39


ARTES VISUAIS

Badaladas pagãs

fundamental a formação de acervo público para o equilíbrio dessa equação”, ressalta. A criação de Paulo, “Teia”, é uma instalação sonora com vários osciladores e um sensor de proximidade. Composta por fios elétricos e de nylon esticados e sobrepostos, a obra se parece também com veias e conexões neurais. Referência constante, nesse e em outros trabalhos, é a cena do filme “2001: uma Odisseia no Espaço”, na qual alguns primatas se aproximam de um monolito minimalista ao som de Lux Aeterna, do compositor Gyorgy Ligeti.

O sino de uma tonelada precisa do impulso dos corpos dos sineiros para girar em velocidade crescente em torno de si mesmo, durante alguns minutos, e produzir o som tão conhecido dos moradores próximos à Igreja de São João del Rey, em Minas Gerais. A videoinstalação “Bronze Revirado”, do artista mineiro Pablo Lobato, que mostra esse trabalho, é uma das premiadas no 64º Salão Paranaense e pode ser vista até 28 de abril de 2013, no Museu de Arte Contemporânea.

Recorde

“A obra nos aproxima desse acontecimento, muitas vezes pensado apenas por seus aspectos sonoros, revelando uma espécie de transe pagão, apesar de intrinsecamente religioso, que brota de um esforço físico violento, abrupto, repetido e arriscado do sineiro”, resume o artista. Entre 2007 e 2011, o artista frequentou diversas torres de igrejas de oito cidades de Minas Gerais, a princípio motivado por uma pesquisa que tinha por objetivo inventariar os toques de sinos no estado e depois criar experiências sonoras e visuais a partir desses ambientes. Para Pablo, a premiação indica um gesto de resistência e ao mesmo tempo de abertura. “Resistência por se reafirmar nesse momento em que as certezas sobre o sentido dos salões de arte estão sendo colocadas em cheque, e

TEIA, de Paulo Nenflidio

40

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

Bronze Revirado, de Pablo Lobato

abertura por ser um prêmio dado a um trabalho em vídeo”, argumenta. Pablo lembra que a linguagem é percebida, em suas potencialidades, desde a década de 1970, por críticos de arte como Walter Zanini, por exemplo. “Mas o vídeo é ainda uma linguagem tratada com bastante timidez pelas políticas de aquisição das instituições de arte no Brasil”, afirma. Outro artista premiado, Paulo Nenflidio, autor da instalação “Teia”, que também está no Salão Paranaense, acredita que o prêmio aquisição no valor de 20 mil reais “é de enorme importância para o artista que vive do seu trabalho. É o reconhecimento da sua trajetória. E para o museu também é de extrema relevância a formação de acervo de arte contemporânea”. Sobre o mercado de aquisição de obras, ele aponta o crescimento das coleções particulares no Brasil. A prova, segundo ele, é o surgimento e estabelecimento de feiras de artes como a SP Arte e a ArtRio. “É

O Salão Paranaense 2012, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), registrou um número recorde de inscrições. Ao todo foram 833 propostas enviadas, superando a edição do prêmio realizada em 1987, quando 711 artistas se inscreveram. Temas como violência e interação do homem com a natureza são recorrentes nos trabalhos dos artistas. Além das obras dos artistas premiados, os curadores convidaram para expor Mabe Bethonico,

64º SALÃO PARANAENSE Data: até 28 de abril de 2013 Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira), sábado, domingo e feriado (10h às 16h) Local: Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC Ingresso: gratuito

Daniel Duda, de Curitiba, foi premiado com o vídeo “Araucária Angustifólia” e vai para Londrina. O artista pesquisa a construção de imagens que transitam entre o meio digital e a concretude física. O trabalho é a continuidade de uma pesquisa iniciada em 2008 com o

QUE CORPO É ESSE?, de Mariana Marcassa

Bolsa Produção, edital do Fundo Municipal da Cultura para Artes Visuais da Prefeitura de Curitiba. “Parte da premissa, juntamente com outros trabalhos da mesma série, de recuperar e estabilizar os vestígios materiais advindos das novas tecnologias de criação digital. Uma investigação do hiato entre ‘meio’ e ‘máquina’”, diz Daniel. ARAUCÁRIA ANGUSTIFOLIA, de Daniel Duda

Carmela Gross, Rodrigo Braga, Armando Queiroz e Rosana Paulino. A inovação este ano é o prêmio residência para dois artistas. “O objetivo é que eles convivam durante uma semana com outros artistas, vivendo experiências em diferentes ateliês”, ressalta Lenora Pedroso, diretora do Museu de Arte Contemporânea.

A paulista Mariana Marcassa recebeu prêmio com a performance “Que Corpo É esse?” e vem para Curitiba. “O que me interessa nas performances que faço é produzir um corpo, criálo, inventá-lo. Ou seja, o corpo não nos é dado, é preciso criá-lo, desde o lugar do incessante processo de engendramento de diferenças”, afirma Mariana. CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

41


ARTES VISUAIS | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | ARTES VISUAIS

Infantil

1º A 8 DE DEZEMBRO

2 E 9 DE DEZEMBRO

7 DE DEZEMBRO A AGOSTO DE 2013

9 DE DEZEMBRO A 31 DE JANEIRO

EXPOSIÇÃO PLANETA TERRA

DÉDAZO II

ARQUITETANDO CURITIBA NA DÉCADA DE 1930

EXPOSIÇÃO DAS OBRAS DAS ARTISTAS CLAUDIA DE LARA, DANI HENNING, SANDRA BONET E SANDRA HIROMOTO

DE ALUNOS E PROFESSORES DO ATELIER PÉGASUS Local: Fastrackids Horário: 15h às 17h30 Ingresso: gratuito

1º A 31 DE DEZEMBRO

SOBRE O NATURAL

EXPOSIÇÃO DE VÍDEOS E INSTALAÇÕES DIGITAIS DE DANIEL CHAVES (DACH) Horário: 10h às 19h (3ª feira a domingo) Local: Centro de Arte Digital – Portão Cultural Ingresso: gratuito

1º DE DEZEMBRO ATÉ 31 DE JANEIRO

EXPOSIÇÃO DE ESCULTURAS DE CLAUDIO ALVAREZ Horário: 10h às 17h (2ª a 6ª feira) Local: Ybakatu Espaço de Arte Ingresso: gratuito

ATÉ 2 DE DEZEMBRO

INSTALAÇÃO INTERATIVA DE LETÍCIA MURADÁS Horário: 14h às 17h (domingo) Local: Espaço Cultural Nomeio Ingresso: gratuito

2 DE DEZEMBRO A 25 DE FEVEREIRO DE 2013

BÜNKER

EXPOSIÇÃO DE FELIPE PACHECO

Horário: 9h ao meio-dia, 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 18h (sábado e domingo) Local: Espaço da Arte Urbana Ingresso: gratuito

ATÉ 6 DE DEZEMBRO

RECORTES DO OLHAR CONTEMPORÂNEO

OBRAS DO ACERVO PARTICULAR DE GIL SIBIN Horário: 12h30 às 18h30 (2ª a 6ª feira) Local: Palacete dos Leões Ingresso: gratuito

6 DE DEZEMBRO ATÉ 7 DE ABRIL DE 2013

PERCEPÇÃO DO IMAGINÁRIO

ESPAÇO ARTE ALEMANHA

Horário: 9h ao meio-dia, 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 14h (sábado, domingo e feriado) Local: Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba – MASAC Ingresso: gratuito

Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) Local: Casa Andrade Muricy Ingresso: gratuito

EXPOSIÇÃO DO ARTISTA MARCELO CRISTAL

MOSTRA COLETIVA

EXPOSIÇÃO DE ZULMARA CLARA SAUNER POSSE E ELIZABETH AMORIM DE CASTRO Local: Memorial de Curitiba | Horário: 9h ao meio-dia, 13h às 18h (3ª a 5ª feira) e 9h às 15h (sábado, domingo e feriado) Ingresso: gratuito

ATÉ 8 DE DEZEMBRO

CURITRIBOS DE RUA

EXPOSIÇÃO DE DESENHOS, ÓLEO SOBRE TELA E ÓLEO SOBRE EUCATEX Horário: 14h às 20h (3ª a 6ª feira) e 11h às 18h (sábado) Local: Subsolo Galeria de Arte Contemporânea Ingresso: gratuito

“MOMENTOS” BELLENDA

Horário: 10h30 às 19h30 (2ª a 6ª feira), 10h às 13h30 (sábado) e 10h30 às 14h (domingo) Local: Solar do Rosário Centro de Arte e Cultura Ingresso: gratuito

ATÉ 10 DE DEZEMBRO

A POSTERIORI

FOTOGRAFIAS de pessoas POST MORTEM feitas no SÉCULO XIX E APARELHOS ÓPTICOS VITORIANOS QUE PERMITEM A VISUALIZAÇÃO EM TRÊS DIMENSÕES Horário: 9h às 18h Local: Capela Funerária Vaticano Ingresso: gratuito

EXPOSIÇÃO DE CARTUNS, PINTURAS E DESENHOS

Horário: 14h às 20h (3ª a 6ª feira) e 11h às 18h (sábado) Local: Subsolo Galeria de Arte Contemporânea Ingresso: gratuito

8 A 20 DE DEZEMBRO

CONVERSANDO NA COZINHA – ENCONTRO DE COLETIVOS

Horário: 17h (dias 8 e 9), 14h às 20h (3ª a 6ª feira) e 11h às 18h (sábado) Local: Subsolo Galeria de Arte Contemporânea Ingresso: gratuito

A posteriori Foto: divulgação

ATÉ 9 DE DEZEMBRO

ATÉ 11 DE DEZEMBRO

POR DENTRO DA MENTE DE LEONARDO DA VINCI

EXPOSIÇÃO “DOS REGIONAIS AS JAZZ BANDS: CURITIBA E A MÚSICA POPULAR NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

MODELOS ARTESANAIS BASEADOS EM DESENHOS ORIGINAIS DO ARTISTA

Horário: 11h às 22h (2ª a 6ª feira), 10h às 22h (sábado) e meio-dia às 20h (domingo e feriado) Local: Shopping Palladium Ingresso: R$30 e R$15

Horário: 8h às 20h (2ª a 6ª feira) e 9h às 13h (sábado) Local: Sesc Água Verde Ingresso: gratuito

MOSTRA TRÊS FOTÓGRAFOS NORUEGUESES

OBRAS DE PER BERNTSEN, VERENA WINCKELMANN E RUNNE JOHANSEN expo leonardo da vinci Foto: divulgação

42

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

Horário: 9h às 18h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) Local: Museu Alfredo Andersen Ingresso: gratuito

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

43


ARTES VISUAIS | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

ATÉ 21 DE DEZEMBRO

O NEGRO NO PARANÁ: DO CATIVEIRO À CIDADANIA FOTOGRAFIAS E QUADROS

Horário: 9h às 17h (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado e domingo) | Local: Museu Paranaense Ingresso: gratuito

21 DE DEZEMBRO ATÉ 3 DE MARÇO

2ª MOSTRA SESI ARTE CONTEMPORÂNEA inside – o desenho de dentro de Fabrizio Andriani

11 DE DEZEMBRO A 24 DE FEVEREIRO DE 2013

EXPOSIÇÃO INSIDE – O DESENHO DENTRO DE FABRIZIO ANDRIANI

Horário: 9h ao meio-dia, 13h às 18h (2ª a 6ª feira) e meio-dia às 18h (sábado, domingo e feriado) Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Ingresso: gratuito

O CORINGA ESTÁ MORTO

EXPOSIÇÃO DE CYNTIA WERNER

Horário: 9h ao meio-dia, 13h às 18h (2ª a 6ª feira) e meio-dia às 18h (sábado, domingo e feriado) Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Ingresso: gratuito

12 DE DEZEMBRO A 10 DE JANEIRO

NATAL, VIAGENS E FANTASIAS EXPOSIÇÃO COM CURADORIA DE DIRCE POLLI BITTENCOURT

Horário: 8h às 20h30 (2ª a 6ª feira) e 9h às 13h (sábado) Local: Sesc Água Verde Ingresso: gratuito

14 DE DEZEMBRO ATÉ 16 DE FEVEREIRO DE 2013

EXPOSIÇÃO “ELVINA DEBONI-PINTURAS” Horário: 9h às 18h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) Local: Museu Alfredo Andersen Ingresso: gratuito

44

Maikel da Maia, Nathalia García, Gustavo Colombini e Leonardo Araújo são os novos selecionados pelo projeto Sesi Arte Contemporânea para expor suas obras no Centro Cultural Sistema Fiep. Por meio de gravuras abstratas e geométricas, Maikel da Maia procura revelar um imaginário de símbolos recorrentes. Responsável por uma ampla pesquisa ligada a diferentes materiais, pesos e volumes, Nathalia García apresenta na mostra esculturas com instalação. Os artistas Gustavo Colombini e Leonardo Araújo promovem trocas interdisciplinares no espaço, com um olhar sobre o texto também como imagem. A inciativa recebeu cerca de 240 inscrições de todo o país. Horários: 10h às 19h (4ª feira a domingo) Local: Centro Cultural Sistema Fiep Ingresso: gratuito

ATÉ 29 DE DEZEMBRO

MOSTRA ANUAL DO LABORATÓRIO DE ARTES ELETRÔNICAS Horário: 11h às 17h (3ª feira a domingo) Local: Sesc Paço da Liberdade Ingresso: gratuito

EXPOSIÇÃO DE MOSAICO DOS ALUNOS DO CENTRO DE CRIATIVIDADE DE CURITIBA

Horário: 9h às 21h e 9h às 16h (sábado e domingo) | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Ingresso: gratuito

ATÉ 6 DE JANEIRO DE 2013

II SEMANA DA FOTO DE CURITIBA

Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e meio-dia às 18h (sábado, domingo e feriado) | Local: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba | Ingresso: gratuito CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

PROGRAMAÇÃO | ARTES VISUAIS

Infantil

ATÉ 13 DE JANEIRO DE 2013

POP REALISMOS E POLÍTICA BRASIL – ARGENTINA

TRABALHOS APRESENTADOS NA DÉCADA DE 60 COM TÉCNICAS COMO GRAVURAS E PINTURAS Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) Local: Museu Oscar Niemeyer – MON Ingresso: R$4 a gratuito

EXPOSIÇÃO “ATRAVESSAMENTO”

OBRA ESCULTÓRICA PRODUZIDA PARA O MUMA PELA ARTISTA ELIANE PROLIK Horário: 10h às 19h (3ª feira a domingo) Local: MuMA – Portão Cultural Ingresso: gratuito

MONSTROS

EXPOSIÇÃO COLETIVA DE VALDECIMPLES, SILVIO RODOLFO, THIAGO SYEN, HEALING, JTG, PAULO AUMA, MARCIEL CONRADO, PORQUÊ, TRI, ANTHONY NATHAN (AUS) COM CURADORIA DE TATIANA ALVES Horário: 10h às 19h (3ª feira a domingo) Local: MuMA – Portão Cultural Ingresso: gratuito

ATÉ 20 JANEIRO DE 2013

AMÉRICA – POP ARTE DAS CONTRADIÇÕES

CURADORIA DE PAULO HERKENHOFF

Horário: 10h às 18h (3ª a domingo) e 10h às 20h (primeira 5ª feira do mês) Local: Museu Oscar Niemeyer – MON Ingresso: R$4 a gratuito

ATÉ FEVEREIRO DE 2013

VLADIMIR KOZÀK, O OLHAR DE UM VIAJANTE QUADROS, FOTOS E FILMES

Horário: 9h às 17h (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado e domingo) Local: Museu Paranaense Ingresso: gratuito

EXPOSIÇÃO COLETIVA DOS ALUNOS DO CENTRO JUVENIL DE ARTES PLÁSTICAS Horário: 8h30 ao meio-dia e 13h30 às 18h (2ª a 6ª feira) Local: Centro Juvenil de Artes Plásticas Ingresso: gratuito

ATÉ 17 DE FEVEREIRO DE 2013

EXPOSIÇÃO “DI CAVALCANTI”

Horário: 10h às 18h (3ª a domingo) e 10h às 20h (primeira 5ª feira do mês) Local: Museu Oscar Niemeyer – MON Ingresso: R$4 a gratuito

ATÉ 24 DE FEVEREIRO DE 2013

EXPOSIÇÃO “DEGAS – COLEÇÃO MASP” ESCULTURAS

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) e 10h às 20h (primeira 5ª feira do mês) Local: Museu Oscar Niemeyer – MON Ingresso: R$4 a gratuito

EXPOSIÇÃO ESTRUTURAS BRINCANTES DE GERALDO ZAMPRONI

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) e 10h às 20h (primeira 5ª feira do mês) Local: Museu Oscar Niemeyer – MON Ingresso: R$4 a gratuito

ATÉ 28 DE FEVEREIRO DE 2013

DO TRIDIMENSIONAL DE IVETE IUCKSCH CAMPOS ÀS CORES DE FREDY MEIRELLES PINTURA E ESCULTURA

Horário: 10h às 18h (2ª a 6ª feira) Local: Sala do Artista Popular Ingresso: gratuito

ATÉ 3 DE MARÇO DE 2013

2ª MOSTRA SESI ARTE CONTEMPORÂNEA EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS CONTEMPORÂNEAS DOS ARTISTAS MAIKEL DA MAIA, NATHALIA GARCÍA, GUSTAVO COLOMBINI E LEONARDO ARAÚJO Horário: 10h às 19h (4ª feira a domingo) Local: Centro Cultural Fiep | Ingresso: gratuito

EXPOSIÇÃO “IDEA BRASIL – O MELHOR DO DESIGN BRASILEIRO” MOSTRA COM OS GANHADORES DO PRÊMIO IDEA/BRASIL

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) e 10h às 20h (primeira 5ª feira do mês) Local: Museu Oscar Niemeyer – MON Ingresso: R$4 a gratuito

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

45


ARTES VISUAIS | PROGRAMAÇÃO ATÉ 31 DE MARÇO DE 2013

EXPOSIÇÃO “MÚLTIPLO LEMINSKI”

FOTOS PESSOAIS, DOCUMENTOS ORIGINAIS, VÍDEOS, MÚSICAS E OBJETOS DO ACERVO PESSOAL DE PAULO LEMINSKI

Horário: 10h às 18h (3ª a domingo) e 10h às 20h (primeira 5ª feira do mês) Local: Museu Oscar Niemeyer – MON Ingresso: R$4 a gratuito

ATÉ 28 DE ABRIL DE 2013

64º SALÃO PARANAENSE

EXPOSIÇÃO DAS OBRAS VENCEDORAS

Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10 às 16h (sábado e domingo) | Local: Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC Ingresso: gratuito

ATÉ MAIO DE 2013

EXPOSIÇÃO “O MUNDO DO TRABALHO” OBJETOS E IMAGENS

Horário: 9h às 17h (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado e domingo) | Local: Museu Paranaense Ingresso: gratuito

ATÉ 30 DE DEZEMBRO DE 2013

GRAVURAS DE DOROTHEA WIEDEMANN

Gratuito

COMEMORAÇÃO 10 ANOS MON – PUBLICAÇÕES

EXPOSIÇÃO QUE TRAZ TODAS AS PUBLICAÇÕES FEITAS DURANTE OS DEZ ANOS DO MUSEU

Horário: 10h às 18h (3ª a domingo) e 10h às 20h (primeira 5ª feira do mês) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4 a gratuito

COMEMORAÇÃO 10 ANOS MON – FOTOGRAFIA

EXPOSIÇÃO QUE TRAZ FOTOGRAFIAS DOS 10 ANOS DO MON, TIRADAS PELO FOTÓGRAFO NANI GÓES Horário: 10h às 18h (3ª a domingo) e 10h às 20h (primeira 5ª feira do mês) Local: Museu Oscar Niemeyer – MON Ingresso: R$4 a gratuito

PAINEL DE FRANCO GIGLIO

PAINEL COM TEMAS TROPICAIS, EM CERÂMICA GLASURADA, INSTALADO NA FACHADA DO PORTÃO CULTURAL Local: MuMA – Portão Cultural Ingresso: gratuito

PAINEL DE FRANCO GIGLIO

PAINEL EM CERÂMICA COM REFERÊNCIAS PARANISTAS COMO A GRALHA AZUL, A ARAUCÁRIA E O PINHÃO

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) Local: Museu Oscar Niemeyer – MON Ingresso: R$4 a gratuito

Horário: 10h às 19h (3ª feira a domingo) Local: MuMA – Portão Cultural Ingresso: gratuito

XILOGRAVURAS

VISÃO DE POTY LAZZAROTTO SOBRE OS PRIMÓRDIOS DA TELEVISÃO

EXPOSIÇÃO “DOROTHEA WIEDEMANN, AQUI OU EM QUALQUER LUGAR” Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) Local: Museu Oscar Niemeyer – MON Ingresso: R$4 a gratuito

ATÉ JULHO DE 2013

EXPOSIÇÃO “EM CASA COM CHROMIEC” PINTURAS DO ARTISTA OSMAR CHROMIEC

Horário: 10h às 18h (3ª a domingo) e 10h às 20h (primeira 5ª feira do mês) Local: Museu Oscar Niemeyer – MON Ingresso: R$4 a gratuito

PERMANENTE

EXPOSIÇÃO “ACERVO MON – NOVAS AQUISIÇÕES”

Horário: 10h às 18h (3ª a domingo) e 10h às 20h (primeira 5ª feira do mês) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4 a gratuito

46

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

PROGRAMAÇÃO | ARTES VISUAIS

Infantil

PAINEL DE MADEIRA “A COMUNICAÇÃO”

Horário: 10h às 19h (3ª feira a domingo) Local: MuMA – Portão Cultural Ingresso: gratuito

ESCULTURA EM CONCRETO DE TOMIE OHTAKE

FEITA PARA CELEBRAR O CENTENÁRIO DE AMIZADE BRASIL-JAPÃO EM 1996

Local: Praça Professor Hildegard Schamah Ingresso: gratuito

aprenda e empreenda FOTOGRAFE SUAS FÉRIAS COM BRASILIO WILLE

Data: 4 a 7 de dezembro Horário: 19h às 22h (3ª a 6ª feira) Local: Solar do Barão Valor: R$460 e R$30 (inscrição)

INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA COM DANIEL OIKAWA

Data: até 5 de dezembro Horário: 9h15 ao meio-dia Local: Omicron Escola de Fotografia Valor: R$700

ILUMINAÇÃO AVANÇADA

MÓDULO 4: ILUMINAÇÃO PARA EXTERNAS Data: 8 e 9 de dezembro Horário: 9h às 18h Local: Estúdio Brasilio Wille Valor: R$750 e R$100 (inscrição)

CURSO INTENSIVO DE LÁPIS DE COR – INFANTOJUVENIL TÉCNICAS ABORDADAS: HACHURAS, DEGRADÊ, GRAVAÇÃO, POLIMENTO, SOBREPOSIÇÃO DE CORES, VOLUME, LUZ E SOMBRA, EFEITOS SOBRE PAPEL COLORIDO

Data: 10 a 12 de dezembro Horário: 14h às 17h | Local: Solar do Rosário Centro de Arte e Cultura Valor: R$200

CURSO INTENSIVO DE LÁPIS DE COR – ADULTO

TÉCNICAS ABORDADAS: HACHURAS, DEGRADÊ, GRAVAÇÃO, POLIMENTO, SOBREPOSIÇÃO DE CORES, VOLUME, LUZ E SOMBRA, EFEITOS SOBRE PAPEL COLORIDO

Data: 12 a 14 de dezembro Horário: 19h às 22h | Local: Solar do Rosário Centro de Arte e Cultura Valor: R$200

CURSO BÁSICO DE DESENHO DE HQ COM ANDRÉ CALIMAN

Data: até 15 de dezembro Horário: 16h às 18h (6ª feira) e 14h30 às 16h30 (sábado) Local: Gibiteca de Curitiba Valor: R$160

CURSO INTERMEDIÁRIO DE DESENHO DE HQ COM ANDRÉ CALIMAN

Data: até 15 de dezembro Horário: meio-dia às 14h (sábado) Local: Gibiteca de Curitiba Valor: R$160

CURSO AVANÇADO DE DESENHO DE HQ COM ANDRÉ CALIMAN

Data: até 15 de dezembro Horário: 17h às 19h (sábado) Local: Gibiteca de Curitiba Valor: R$160

CURSO INTENSIVO DE PASTEL SECO – INFANTOJUVENIL TÉCNICAS ABORDADAS: HACHURAS, DEGRADÊ, GRAVAÇÃO, POLIMENTO, SOBREPOSIÇÃO DE CORES, VOLUME, LUZ E SOMBRA, EFEITOS SOBRE PAPEL COLORIDO

Data: 17 a 19 de dezembro Horário: 14h às 17h | Local: Solar do Rosário Centro de Arte e Cultura | Valor: R$200

CURSO INTENSIVO DE PASTEL SECO – INFANTOJUVENIL

TÉCNICAS ABORDADAS: HACHURAS, DEGRADÊ, GRAVAÇÃO, POLIMENTO, SOBREPOSIÇÃO DE CORES, VOLUME, LUZ E SOMBRA, EFEITOS SOBRE PAPEL COLORIDO

Data: 19 a 21 de dezembro Horário: 19h às 22h | Local: Solar do Rosário Centro de Arte e Cultura | Valor: R$200

MÉTODOS TRADICIONAIS EM PINTURA E PINTURA DE RETRATO

INTRODUÇÃO À PINTURA A ÓLEO, MEDIANTE PROCEDIMENTOS TÉCNICOS TRADICIONAIS DA PINTURA EM TELA (DESTINADO A PARTICIPANTES QUE JÁ POSSUAM NOÇÕES DE DESENHO ARTÍSTICO) Classificação: 16 anos Data: 2ª, 3ª e 5ª feira Horário: 10h às 12h30 (2ª feira), 17h30 às 20 (3ª feira), 14h30 Às 17h (5ª feira) Local: Mímesis Conexões Artísticas Valor: R$150

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

47


ARTES VISUAIS | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | ARTES VISUAIS

Infantil

aprenda e empreenda

aprenda e empreenda CERÂMICA

ATELIÊ LIVRE DE XILOGRAVURA

ATELIÊ LIVRE DE XILOGRAVURA

ENTALHE

Data: toda 2ª e 4ª feira Horário: 8h30 às 11h30 e 14h às 17h Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$70

Data: toda 2ª e 5ª feira e 3ª e 6ª feira Horário: 9h30 ao meio-dia e 14h30 às 17h Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Valor: R$42

Data: toda 3ª e 5ª feira Horário: 19h às 21h30 Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Valor: R$42

Data: toda 3ª, 5ª feira e sábado Horário: 9h às 11h, 14h30 às 16h30 e 18h30 às 20h30 (3ª e 5ª feira), e 9h ao meio-dia (sábado) Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$70 e R$55

COM PAULO OBERIK

CURSO BÁSICO DE LITOGRAFIA COM JULIANA LEONOR KUDLINSKI

Data: toda 2ª e 4ª feira Horário: 14h30 às 17h30 e 18h30 às 21h30 Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Valor: R$42

CURSO BÁSICO DE GRAVURA EM METAL COM ANDRÉIA LAS

Data: toda 2ª e 4ª feira Horário: 9h30 ao meio-dia e das 15h às 18h Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Valor: R$42

ATELIÊ LIVRE DE GRAVURA EM METAL COM ANDRÉIA LAS

Data: toda 2ª e 4ª feira Horário: 19h às 22h Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Valor: R$42

ATELIÊ AVANÇADO DE GRAVURA EM METAL COM ANDRÉIA LAS

Data: toda 2ª e 4ª feira Horário: 9h30 ao meio-dia Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Valor: R$42

ATELIÊ LIVRE DE GRAVURA EM METAL COM ANDRÉIA LAS

Data: toda 2ª e 4ª feira Horário: 15h às 18h e das 19h às 22h Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Valor: R$42

COM NELSON EDI HOHMANN

SERIGRAFIA SOBRE PAPEL COM NELSON EDI HOHMANN

Data: toda 2ª e 5ª feira e 3ª e 6ª feira Horário: 9h30 ao meio-dia (3ª e 6ª feira) e 14h30 às 17h (3ª e 6ª feira) Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Valor: R$42

ATELIÊ LIVRE DE LITOGRAFIA COM DENISE ROMAN

Data: toda 2ª a 6ª feira Horário: 9h30 às 11h30 Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Valor: R$42

INTRODUÇÃO E TÉCNICAS DO DESENHO ARTÍSTICO

TÉCNICAS DO DESENHO DE OBSERVAÇÃO OBJETIVANDO APRIMORAMENTO DO OLHAR POR MEIO DO ESTUDO DAS PROPRIEDADES ESPECÍFICAS DO DESENHO COM MATERIAIS TRADICIONAIS (GRAFITE, CARVÃO E CRAYON) Classificação: 16 anos Data: 2ª ou 6ª feira Horário: 14h30 às 17h (2ª feira) ou 17h30 às 20h (6ª feira) Local: Mímesis Conexões Artísticas Valor: R$130

OFICINA DE MODELAGEM INFANTIL COM ADRIANE MULLER

Data: toda 3ª feira Horário: 9h ao meio-dia e 14h30 às 17h30 Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50

ATELIÊ LIVRE DE LITOGRAFIA COM JULIANA LEONOR KUDLINSKI

COM ANDRÉIA LAS

PROCESSOS LITOGRÁFICOS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS COM MARIA LUCIA DE JULIO Classificação: 18 anos Data: toda 3ª e 5ª feira Horário: 14h às 18h Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Valor: R$42

NÚCLEO DE BURIL COM DENISE ROMAN

Data: toda 3ª e 5ª feira Horário: 14h30 às 17h30 Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Valor: R$42

SERIGRAFIA

COM CYNTIA WERNER

Data: toda 3ª e 5ª feira Horário: 19h às 22h Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Valor: R$80

MARCHETARIA

COM ROGÉRIO GANDIN

Classificação: 15 anos Data: toda 3ª e 5ª feira Horário: 9h ao meio-dia, 16h às 18h, 18h30 às 20h30 Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$70 e R$35

COM FRANCISCO AGNER

MOSAICO

COM PATRICIA ONO

Data: toda 3ª, 5ª feira e sábado Horário: 14h às 17h e 18h às 21h (3ª e 5ª feira), e 9h ao meio-dia (sábado) Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$115 e R$78

ATELIER DE ESCULTURA COM ELVO BENITO DAMO

Classificação: 18 anos Data: toda 3ª a 6ª feira Horário: 8h30 ao meio-dia ou 14h às 17h Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50

CURSO DE DESENHO ARTÍSTICO COM IVANE CARNEIRO

Data: toda 3ª feira ou sábado Horário: 18h30 às 20h30 ou 10h ao meio-dia Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50

DESENHO DO CORPO HUMANO COM MODELO VIVO (ENFOQUE EM ANATOMIA ARTÍSTICA)

ESTUDO DA ANATOMIA ARTÍSTICA COMO FERRAMENTA À REPRESENTAÇÃO DA FIGURA HUMANA; DESENHOS A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DIRETA DE MODELO VIVO MASCULINO E FEMININO Classificação: 16 anos Data: 4ª feira Horário: 14h30 às 17h ou 18h30 às 21h Local: Mímesis Conexões Artísticas Valor: R$180

Data: toda 3ª e 5ª feira Horário: 18h30 às 21h30 Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Valor: R$42

48

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

49


ARTES VISUAIS | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

Infantil

PROGRAMAÇÃO | ARTES VISUAIS

aprenda e empreenda PINTURA EM TELA

TECELAGEM

Data: toda 4ª feira Horário: 9h30 às 11h30, 14h às 16h, 16h30 às 18h30 e 19h às 21h Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50

Data: todo sábado Horário: 9h ao meio-dia Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$55

COM ROSANGELA GRAFETTI

OFICINA DE ARTES

COM ROSANGELA GRAFETTI

Data: toda 5ª feira Horário: 9h30 às 11h30 Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50

OFICINA DE ARTES COM RAPHAEL TELES

Data: toda 5ª feira Horário: 14h às 16h Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50

OFICINA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COM RAPHAEL TELES

Data: toda 5ª feira Horário: 16h às 18h Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50

COM ALICE KOTINDA

HISTÓRIA EM QUADRINHOS COM RODRIGO BELATO

Data: todo sábado Horário: 10h ao meio-dia Local: Biblioteca Pública do Paraná Valor: gratuito

AULAS DE PINTURA EM TELA

TÉCNICAS DE PINTURA A ÓLEO, ACRÍLICA SOBRE TELA, NOÇÕES DE CORES, PROPORÇÕES E NOÇÕES DE DESENHO BÁSICO Classificação: 15 anos Data: diversas Local: Portão Cultural Valor: R$75 e R$55

ESTAMPARIA

COM ELY FELBER

COM ADRIANE MÜLLER

Classificação: 15 anos Data: diversas Local: Portão Cultural Valor: R$67

ILUSTRAÇÃO CRIATIVA

Data: a combinar Horário: 10h ao meio-dia (2ª a 4ª feira) Local: Escola de Arte Atelier Pégasus Valor: R$50 a R$20

CURSO DE PAPEL ARTESANAL

Data: toda 6ª feira Horário: 9h ao meio-dia, 14h às 17h e 18h às 21h Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$70

OFICINAS DE ARTES NAS FÉRIAS PARA CRIANÇAS

COM MARCELO MARQUES LOPES Data: todo sábado Horário: 14h às 17h Local: Solar do Rosário Centro de Arte e Cultura Valor: R$210 e R$30 (inscrição)

50

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

51


PATRIMÔNIO CULTURAL Acervo Museu Carlos Costa Pinto | Fotos: Aníbal Gondim e Sergio Benutti

A mostra também traz cerca de 20 reproduções de fotografias e pinturas, que retratam escravas utilizando as joias crioulas. “São imagens que revelam histórias de vida, compostas de trabalho, sacrifício, alegrias e tristezas, sonho e esperança”, conta Simone.

Pulseiras de crioula, de placas, em ouro e coraL

Pulseira de crioula tipo copo em ouro

Brilho escravo

A

s sociedades, ao longo da história, sempre tiveram formas para prevenir que os cidadãos “comuns” imitassem a aparência dos aristocratas. Dispositivos de controle social explicitamente segregativos, como as leis suntuárias, impediam as mulheres negras que viveram no Brasil escravocrata – assim como a classe servil na Europa – de usar determinados tecidos, trajes e adereços reservados aos poderosos. Foi, então, desenvolvida uma visualidade própria, expressa nos trajes festivos e nas joias de crioulas. Esse universo é resgatado na exposição “Joias Crioulas”, que permanece na Caixa Cultural Curitiba até o dia 13 de janeiro de 2013. São 45 peças em ouro e pedras preciosas, forjadas nos séculos XVII e XIX, que pertenceram a escravas do período colonial brasileiro. “Exóticas, exuberantes e majestosas, as joias de crioula são reflexos de uma época, de um estilo de vida, de uma classe social, expressão de gostos, sonhos, ambições”, diz a curadora Simone Trindade, que é historiadora, museóloga e mestre em Artes Visuais. Muitas mulheres negras passavam a ser incorporadas ao status das famílias para as quais trabalhavam e, assim, tinham que

52

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

Correntão de crioula em ouro, com pomba e roseta

usar adornos e joias que exprimissem o nível socioeconômico de seus senhores. Entretanto, os objetos também refletiam o preconceito da época, pois tinham que obedecer a restrições quanto às formas e aos materiais utilizados – restrições que deram origem a um padrão estético e de beleza autênticos. Uma preciosidade histórica valiosa.

As joias expostas fazem parte do acervo da Fundação Museu Carlos Costa Pinto, instituição cultural particular mantida por meio de convênio com o Governo do Estado da Bahia. A casa onde está instalado o Museu, projeto dos arquitetos Euvaldo Reis e Diógenes Rebouças, em estilo Colonial Americano, data de 1958. O Museu foi inaugurado em 5 de novembro de 1969. O acervo de artes decorativas foi doado pela viúva Margarida de Carvalho Costa Pinto para a concretização do sonho de seu marido, colecionador de objetos de arte.

JOIAS CRIOULAS Data: até 13 de janeiro Horário: 9h às 20h (3ª feira a sábado) e 10h às 19h (domingo) Local: Caixa Cultural Curitiba Ingresso: gratuito

“Na sociedade do Antigo Regime, marcada pela importância da aparência, parecer ser era mais importante do que ser para se afirmar socialmente. Cada exemplar dessa arte é um precioso testemunho da nossa história, que deve ser conhecido por todos os brasileiros e levar à reflexão sobre o nosso passado, presente e futuro”, conclui Simone, que também é gestora administrativa do Museu Carlos Costa Pinto.

As mulheres negras e mulatas que conseguiam a liberdade tinham uma ascensão socioeconômica e passavam a formar uma elite. De acordo com documentos históricos elas eram, em geral, as “negras ao ganho” como eram denominadas as comerciantes que atuavam nas ruas. As festas religiosas eram os principais eventos sociais do Brasil colonial e imperial em que as joias eram usadas, juntamente com os trajes festivos de crioula. Hoje a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, associação católica de mulheres negras em Cachoeira, na Bahia, usa as joias durante a festa de sua padroeira em 15 de agosto. “Os mesmos ourives que faziam as joias eruditas criaram as joias de crioula, a expressão da joalheria popular brasileira. Essas joias não são nem africanas nem europeias, são criações brasileiras”, afirma a curadora.

Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, festejo do dia 15 de agosto de 2011. Cachoeira – Bahia | Foto: Jomar Lima

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

53


PATRIMÔNIO CULTURAL | PROGRAMAÇÃO 7 DE DEZEMBRO

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO ARQUITETANDO CURITIBA NA DÉCADA DE 1930 E WORKSHOP 3223 Na sexta-feira (7), o Memorial de Curitiba recebe a exposição “Arquitetando Curitiba na Década de 1930”. O evento vai contar com o workshop ”O Processo de Urbanização de Curitiba e a Produção Arquitetônica de Eduardo Fernando Chaves”, a palestra “As Virtudes do Bem-morar”, além de uma mesa-redonda sobre a exposição, com visita monitorada ao espaço. Na sequência, também acontece o lançamento do livro “As Virtudes do Bem-morar” e do blog homônimo. Todas as atividades serão mediadas por Zulmara Clara Sauner Posse e Elizabeth Amorin de Castro, autoras dos trabalhos apresentados. Horários: 16h (workshop) e 19h (abertura da exposição) Local: Memorial de Curitiba Ingresso: gratuito

11 DE DEZEMBRO A 24 DE FEVEREIRO DE 2013

AUTORRETRATOS, LIVROS DE ARTISTA, CONSTRUÇÕES E PROCESSOS ACERVO DO MUSEU DA GRAVURA CIDADE DE CURITIBA

Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (2ª a 6ª feira) e meio-dia às 18h (sábado, domingo e feriado) Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Ingresso: gratuito

ATÉ JANEIRO DE 2013

EXPOSIÇÃO “ALMA DAS RUAS” 40 RETRATOS A ÓLEO DO ACERVO DO MUSEU PERMITEM QUE O VISITANTE CONHEÇA OS ROSTOS DE DIVERSOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA DO PARANÁ

Horário: 9h às 17h (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado e domingo) Local: Museu Paranaense Ingresso: gratuito

54

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | PATRIMÔNIO CULTURAL

Infantil

ATÉ 13 DE JANEIRO DE 2013

ATÉ FEVEREIRO DE 2013

JOIAS CRIOULAS

PORCELANA UTILITÁRIA

ACERVO DE JOIAS DE ESCRAVAS. ACERVO DO MUSEU CARLOS COSTA PINTO (SALVADOR)

Horário: 9h às 20h (3ª feira a sábado) e 10h às 19h (domingo) Local: Caixa Cultural Ingresso: gratuito

PEÇAS DE CERÂMICA NACIONAL E ESTRANGEIRA DO ACERVO

Local: Museu Paranaense Horário: 9h às 18h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado, domingo e feriado) Ingresso: gratuito

ATÉ 3 DE FEVEREIRO

EXPOSIÇÃO “PASSIONE ITÁLIA – MOSTRA FOTOGRÁFICA DO CONSULADO GERAL DA ITÁLIA”

Horário: 9h às 12 e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 15h (sábado, domingo e feriado) Local: Memorial de Curitiba Ingresso: gratuito

ATÉ MARÇO DE 2013

IMAGENS DE UM LAR joias crioulas Foto: divulgação

OBRAS RARAS SOBRE A HISTÓRIA DO PARANÁ

Horário: 9h às 18h (3ª a 6ª feira) e 10 às 16h (sábado, domingo e feriado) Local: Museu Paranaense Ingresso: gratuito

ATÉ 30 DE JANEIRO DE 2013

COLEÇÃO DE PRATARIAS E LOUÇAS

UTENSÍLIOS QUE SERVIRAM AO PALÁCIO SÃO FRANCISCO (1938 A 1953) E PALÁCIO IGUAÇU (1954 ATÉ HOJE), SEDES DO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ

Local: Museu Paranaense | Horário: 9h às 18h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado, domingo e feriado) | Ingresso: gratuito

ATÉ 31 DE JAneiro de 2013

COLETANIA em MINIATURA DE PRESEPIOS DA POLONIA E BRASIL EXPOSIÇÃO COLETÂNEA PARTICULAR DE DANUTA L. DE ABREU

Horário: 9h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Casa Furman – Memorial da Imigração Polonesa Ingresso: gratuito

MÓVEIS DO ACERVO QUE TRADUZEM USOS E COSTUMES DAS FAMÍLIAS ABASTADAS DO PARANÁ, ENTRE O SÉCULO XIX E INÍCIO DO XX Horário: 9h às 18h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado, domingo e feriado) Local: Museu Paranaense Ingresso: gratuito

EXPOSIÇÃO “CONTESTADO, CENTENÁRIO DA GUERRA NO PARANÁ E SANTA CATARINA”

pAssione itália Foto: divulgação

TODA 3ª A 6ª FEIRA

VISITA MONITORADA AO CENTRO HISTÓRICO E MEMORIAL DE CURITIBA

Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (3ª a 6ª feira), e 9h às 15h (sábado, domingo e feriado) Local: Centro Histórico e Memorial de Curitiba Ingresso: gratuito (agendamento: 41 3321-3328)

TODA 3ª FEIRA A SÁBADO

VISITA MONITORADA AO PORTÃO CULTURAL

Horário: 10h às 19h Local: Portão Cultural Ingresso: gratuito (agendamento: 41 3229-4436)

FOTOS, OBJETOS, ARMAS E DOCUMENTOS REFERENTES AOS EVENTOS DA GUERRA DO CONTESTADO DO ACERVO

Horário: 9h às 17h (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado e domingo) Local: Museu Paranaense Ingresso: gratuito

ATÉ 10 DE MARÇO DE 2013

EXPOSIÇÃO DE ACERVO DO MUMA

COM OBRAS DE ANTONIO BANDEIRA, CLAUDIO KAMBÉ, EMANOEL ARAUJO, ESPEDITO ROCHA, FERNANDO VIEIRA DA SILVA, GILBERTO SALVADOR, JOSE DA PAIXÃO SILVA, LAFAETE ROCHA, JOSE ESTAQUIO NEVES, MARIA NICOLAS, MESTRE NOZA, WASHINGTON SILVERA E ZÉ TARCISIO Horário: 10h às 19h (3ª feira a domingo) Local: MuMA – Portão Cultural Ingresso: gratuito

EXPOSIÇÃO DE ACERVO DO MUMA Foto: César Brustolin

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

55


PATRIMÔNIO CULTURAL | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

ATÉ 3 DE NOVEMBRO 2013

CURITIBA ANOS 50

Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (3ª a 6ª feira), e 9h às 15h (sábado, domingo e feriado) Local: Memorial de Curitiba Ingresso: gratuito

PERMANENTE

COLEÇÃO CÉLIA E POTY LAZZAROTTO

Horário: 10h às 19h (3ª feira a domingo) Local: MuMA – Portão Cultural Ingresso: gratuito

VISITA MONITORADA AO SOLAR DO BARÃO

Horário: 9h ao meio-dia e 13 às 18h (2ª a 6ª feira), e meio-dia às 18h (sábado, domingo e feriado) Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba e Museu da Fotografia Cidade de Curitiba Ingresso: gratuito (agendamento: 41 3321-3275)

ALTARES DA ANTIGA MATRIZ DE CURITIBA

EXPOSIÇÃO “PR/BR – PRODUÇÃO DE UMA IMAGEM SIMBÓLICA DO PARANÁ NA CULTURA VISUAL BRASILEIRA”

ACERVO DA COORDENAÇÃO DE DANÇA DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA DE 2006 A 2010

OBRAS DE TARSILA DO AMARAL, CÂNDODO PORTINARI, ENTRE OUTROS

Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (3ª a 6ª feira), e 9h às 15h (sábado, domingo e feriado) Local: Memorial de Curitiba OBRAS DE MIGUEL BAKUN, HELENA WONG, Ingresso: gratuito ALFREDO ANDERSEN, GUIDO VIARO, ALÉM DE

EXPOSIÇÃO HISTÓRICA COM TEXTOS, FOTOS, GIBIS E REVISTAS DE ÉPOCA, FILMES E AMBIENTAÇÕES

ACERVO DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA COM TRABALHOS DE ARTISTAS COMO PICASSO, GUIGNARD, PORTINARI, DI CAVALCANTI, PANCETTI, GOELDI, DJANIRA, CARIBÉ, ALDEMIR MARTINS E INIMÁ DE PAULA

PROGRAMAÇÃO | PATRIMÔNIO CULTURAL

Infantil

140 ANOS DA IMIGRAÇÃO POLONESA NO BRASIL – VULTOS E SUAS BIOGRAFIAS Foto: divulgação

ÍCONES, PÊSSANKAS E RUSHNEK Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) Local: Memorial Ucraniano Ingresso: gratuito

FOTOGRAFIAS, MOBILIÁRIO, ENXOVAL, CUTELARIA, IMAGINÁRIA, OBJETOS DE USO PESSOAL DOS IMIGRANTES POLONESES

Horário: 8h às 18h (3ª feira a domingo) Local: Memorial da Imigração Polonesa Ingresso: gratuito

140 ANOS DA IMIGRAÇAO POLONESA NO BRASIL – VULTOS E SUAS BIOGRAFIAS Horário: 8h às 18h (3ª feira a domingo) Local: Memorial da Imigração Polonesa Ingresso: gratuito

FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS POLONESES Horário: 8h às 18h (3ª feira a domingo) Local: Memorial da Imigração Polonesa Ingresso: gratuito

FOTOGRAFIAS DE GRUPOS E COMPANHIAS DE DANÇA EM CURITIBA Horário: 9h ao meio-dia e 14h às 18h (2ª a 6ª feira) Local: Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento Ingresso: gratuito

IMAGINÁRIA, PARAMENTOS, OBJETOS DE CULTO E MOBILIÁRIO EXPOSIÇÃO DOS PERTENCES DA MITRA DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (3ª a 6ª feira), e 9h às 14h (sábado, domingo e feriado) Local: Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba – MASAC Ingresso: gratuito

MAP: INÍCIO DO ACERVO MON OBRAS DO ANTIGO MUSEU DE ARTE DO PARANÁ

Horário: 10h às 18h (3ª a domingo) e 10h às 20h (primeira 5ª feira do mês) Local: Museu Oscar Niemeyer – MON Ingresso: R$4 a gratuito

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) Local: Museu Oscar Niemeyer – MON Ingresso: R$4 a gratuito

EXPOSIÇÃO “UM LAR DE FAMÍLIA: EXPOSIÇÃO DE MOBILIÁRIO E OBJETOS DO COTIDIANO DE UMA FAMÍLIA DE CURITIBA”

Horário: 9h às 17h (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado e domingo) Local: Museu Paranaense Ingresso: gratuito

João Baptista Groff – Caçador de imagens

Horário: 9h às 12h e das 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 14h (sábado, domingo e feriado) Local: Casa Romário Martins Ingresso: gratuito

PRESéPIO RUSTICO TAMANHO NATURAL Horário: 9h às 18h (3ª feira a domingo) Local: Memorial da Imigração Polonesa Ingresso: gratuito

históricos da imigraçâo polonesa

Horário: 9h às 18h (3ª feira a domingo) Local: Casa Prezepyura – Memorial da Imigração Polonesa | Ingresso: gratuito

MULHERES NO ACERVO MON

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) Local: Museu Oscar Niemeyer – MON Ingresso: R$4 a gratuito

VISITA DO PAPA JOÃO PAULO II A CURITIBA

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS DO PAPA JOÃO PAULO II. ACERVO DO VATICANO E JASNAGORA CZESTOCHOWA WADOWICE PÊSSANKAS Foto: Luiz Cequinel

56

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

Horário: 8h às 18h (3ª feira a domingo) Local: Memorial da Imigração Polonesa Ingresso: gratuito

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

57


REGIONAIS | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

Infantil

Talentos revelados nos cursos sobem aos palcos

Este ano tivemos uma surpresa muito boa. Ver os alunos seguindo a carreira é muito legal”, diz a professora. Uma das escolhidas foi a estudante Amanda Correa, de 15 anos, que já frequenta o curso de Teatro há pelo menos três, conta que começou a participar das aulas para acompanhar sua irmã mais nova e se apaixonou pela área. “Acabei me identificando muito com o teatro porque gosto de música, de artes, de interpretar... A escolha das bolsas seria feita por sorteio. Meu coração ficou tão apertado... mas aí a Stael veio conversar comigo e me disse que eu tinha sido uma das

causa do trabalho, outros passam no vestibular e não voltam mais... mas os que continuam são uma satisfação para nós. Eli conta que algumas pessoas que começam o curso estão em situação de vulnerabilidade social e com o tempo tornam-se cidadãos mais responsáveis. São muitas as opções de cursos oferecidos pelas Regionais ao longo do ano. Entre oficinas pagas e gratuitas, a comunidade tem acesso a opções de atividades nas mais variadas vertentes artísticas. Toda a programação pode ser acompanhada no site fundacaoculturaldecuritiba.com.br.

CURSO DE INICIAÇÃO TEATRAL – REGIONAL CAJURU Foto: divulgação

D

urante o ano todo, crianças, jovens e adultos dedicam parte do seu tempo às oficinas e cursos oferecidos pelas Regionais de Curitiba. No mês de dezembro é hora de apresentar os resultados desse trabalho. São mais de 20 apresentações entre audições de violino, violões, teatro, viola caipira, teclado, canto e balé. Os alunos terão a oportunidade de demonstrar o seu talento e o aprendizado conquistado com muito esforço e dedicação. Para Stael Fraga de Batista, que ministra o curso de Iniciação Teatral, oferecido gratuitamente pelas Regionais Cajuru e Portão, o ano foi repleto de surpresas. Durante suas aulas, Stael procurou preparar seus alunos para as oficinas teatrais mais avançadas, provenientes de contrapartidas de

58

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

projetos cultuais de companhias de teatro. E foi numa dessas oficinas que quatro de seus alunos foram contemplados com bolsas de estudo oferecidas pela Academia de Artes Cênicas Cena Hum. Amanda Correia, Anna Wypych, Lucas Tomas e Talita Sabrina Alves de Moraes foram os felizardos. “Quando você faz um curso de iniciação teatral, espera o mínimo dos alunos, porque eles estão ali apenas para conhecer o mundo do teatro; não é um curso profissionalizante. São raros os que continuam.

CURSO DE INICIAÇÃO TEATRAL – REGIONAL PORTÃO Foto: divulgação

PROJETO Nosso Canto – RegIONAL Boa Vista | Foto: Luiz Cequinel

escolhidas, por merecimento. Comecei a chorar; foi muito bom saber. Quero investir nisso”, conta a jovem. Mas não é só o Teatro que se destaca nas Regionais. Para o maestro Eli Siliprandi, idealizador do projeto “Nosso Canto”, realizado desde 1998, o ano foi de superação. As aulas de canto coral, que no princípio eram oferecidas gratuitamente apenas na Regional Boqueirão, alcançaram em 2012 oito das nove Regionais de Curitiba. “Praticamente todos os participantes chegam sem saber cantar. Alguns desistem por

APRESENTAÇÃO DE TEATRO DOS ALUNOS DA REGIONAL CAJURU Data: 15 de dezembro | Horário: 18h30 Local: Teatro Universitário de Curitiba – TUC Ingresso: gratuito

APRESENTAÇÕES DOS CORAIS DO PROJETO “NOSSO CANTO” Data: 13 de dezembro | Horário: 19h | Local: Portão Cultural | Ingresso: gratuito Data: 17, 18 e 19 de dezembro Horário: 20h | Local: Praça Santos Andrade Ingresso: gratuito CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

59


REGIONAIS | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

REGIONAL SANTA FELICIDADE

REGIONAL CIC

1º DE DEZEMBRO

13 DE DEZEMBRO

APRESENTAÇÃO DE TEATRO DOS ALUNOS

CINEMA NOS BAIRROS

Horário: 18h30 | Local: Teatro Cleon Jacques Ingresso: gratuito REGIONAL MATRIZ

EXIBIÇÃO DO FILME “BELARMINO E GABRIELA“

Horário: 15h Local: CRAS Vila Barigui Ingresso: gratuito

6 E 14 DE DEZEMBRO

APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DE TÉCNICA VOCAL, VIOLÃO, TECLADO E VIOLINO Horário: 19h | Local: Memorial de Curitiba Ingresso: gratuito

APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DE VIOLÃO POPULAR

CINEMA NOS BAIRROS – FILME “BELARMINO E GABRIELA Foto: divulgação

REGIONAL CAJURU

13 DE DEZEMBRO

APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE TECLADO Horário: 19h Local: Centro da Juventude Eucaliptos Ingresso: gratuito

REGIONAL PINHEIRINHO

11 DE DEZEMBRO

JARDIM DAS VIRTUDES | TEATRO

Classificação: 2 anos | Horário: 9h e 10h Local: CMEI Vila Ipiranga | Ingresso: gratuito

REGIONAL PORTÃO

13 DE DEZEMBRO

APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE VIOLINO

APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE VIOLÃO

TEATRO

Classificação: 2 anos Horário: 10h Local: CRAS Xapinhal Ingresso: gratuito

CURSO DE VIOLÃO POPULAR

COM CLAUDIO MARCOS PESSOA SALAMUNES Classificação: 7 anos | Data: 3ª feira | Horário: 9h, 10h, 11h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h e 19h Local: Rua da Cidadania Matriz | Valor: R$42 REGIONAL BOA VISTA

VIOLÃO POPULAR

Classificação: 10 anos | Data: 5ª feira | Horário: 14h às 18h | Local: Associação de Moradores do Conjunto Cassiopéia | Valor: R$42 REGIONAL BOQUEIRÃO

REGIONAL PINHEIRINHO

COM PROFESSORA ROSA MARIA GOMES

BATERIA

COM ANDERSON OURO PRETO

Classificação: 7 anos | Data: toda 2ª feira Horário: 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 19h e 20h Local: Rua da Cidadania Pinheirinho Valor: R$42 REGIONAL PORTÃO

TECLADO

Data: toda 2ª feira | Horário: diversos | Local: Rua da Cidadania Fazendinha | Valor: R$42 REGIONAL SANTA FELICIDADE

VIOLA CAIPIRA

Classificação: 9 anos | Data: 2ª feira Horário: 18h e 19h | Local: Rua da Cidadania Santa Felicidade | Valor: R$42

Classificação: 8 anos | Data: 3ª feira Horário: 9h, 14h e 16h | Local: Rua da Cidadania Cajuru | Valor: R$42

11 DE DEZEMBRO

REGIONAL MATRIZ

Data: 6, 13 e 20 de dezembro | Hora: 19h Local: Portão Cultural | Valor: gratuito

REGIONAL BAIRRO NOVO

JARDIM DAS VIRTUDES

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

Orientador: Fabiano Cordeiro Classificação: 7 anos Data: 5, 12 e 19 de dezembro Horário: 10h às 11h30, 14h às 15h30 e 15h30 às 17h Local: Espaço Cultural Bairro Novo Valor: R$42

REGIONAL CAJURU

15 DE DEZEMBRO

60

DESENHO ARTÍSTICO E PINTURA EM TELA

Horário: 19h30 Local: Rua da Cidadania Fazendinha Ingresso: gratuito

REGIONAL BOQUEIRÃO

Horário: 19h30 | Local: Centro da Juventude Eucaliptos | Ingresso: gratuito

REGIONAL BAIRRO NOVO

PROJETO “NOSSO CANTO”

9 DE DEZEMBRO

audição dos alunos de violão popular do núcleo regional boa vista Foto: Luiz Cequinel

aprenda e empreenda

REGIONAL CIC

REGIONAL BOA VISTA

Horário: 17h | Local: Auditório da Ordem Rosa Cruz | Ingresso: gratuito

PROGRAMAÇÃO | REGIONAIS

Infantil

PINTURA SOBRE TELA

COM VIVIEN PATRÍCIA ZANLORENZI

CURSO DE BALÉ

Classificação: 8 anos | Data: sábado Horário: 10h e 11h | Local: Rua da Cidadania Boqueirão | Mensalidade: R$42

5, 12 E 19 DE DEZEMBRO

CURSO DE DESENHO ARTÍSTICO E PINTURA EM TELA Que tal aproveitar o mês de dezembro para incluir na rotina de férias uma nova atividade? Durante o ano todo, a Regional do Bairro oferece o Curso Permanente de Desenho Artístico e Pintura em Tela. Ministradas por Fabiano Cordeiro, as aulas abordam tópicos como o domínio da cor e do traço, a disposição geométrica e figurativa da superfície trabalhada e a composição da obra. As inscrições podem ser feitas a qualquer momento, bastando o aluno comparecer no Espaço Cultural Bairro Novo portando um documento com foto e comprovante de residência. Os menores devem estar acompanhados por um responsável no ato da matrícula. Classificação: 7 anos Horário: 10h às 11h30, 14h às 15h30 e 15h30 às 17h Local: Espaço Cultural Bairro Novo Ingresso: R$ 42 (mensalidade)

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

61


OUTRAS ÁREAS

Gratuito

8 DE DEZEMBRO

FESTA HISPÂNICA

COM PRATOS TÍPICOS E APRESENTAÇÕES DE MÚSICA E DANÇA Horário: 19h30 Local: Centro Cultural da Espanha Ingresso: R$10 a gratuito

9 DE DEZEMBRO

1º E 3 DE DEZEMBRO

VI FEIRA DE NATAL – WEINACHTSMARKT Horário: 9h30 ao meio-dia e 14h às 17h30 (sábado) e 17h às 20h30 (2ª feira) Local: Goethe-Institut Curitiba Ingresso: gratuito

2 DE DEZEMBRO

LANÇAMENTO DO FESTIVAL DE CULTURA NUESTRA AMÉRICA Horário: 10 às 17h | Local: Teatro Londrina e Praça do Iguaçu – Memorial de Curitiba Ingresso: gratuito

FESTA DE SÃO NICOLAU COM BARRACAS DE ARTESANATO E COMIDA TÍPICA COM APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS FOLCLÓRICOS BARVINOK E POLTAVA Horário: 10h às 18h (domingo) Local: Memorial Ucraniano Ingresso: gratuito

ATÉ 9 DE DEZEMBRO

MOSTRA MORAR MAIS POR MENOS 2012 EM CURITIBA

Horário: 16h às 22h (2ª feira a sábado) e 15h às 22h (domingo) | Local: Rua Reinaldino S. de Quadros, 1590, Alto da XV Ingresso: R$60 a R$15

PERMANENTE

PALCO ABERTO RUA 24 HORAS

DANÇA, ARTES VISUAIS, TEATRO, CIRCO, MÚSICA E LITERATURA E OUTROS

Horário: agendar Local: Rua 24 Horas (Palco Central, Espaço 24 Horas e Espaço Curitiba) Ingresso: gratuito

CREDENCIAMENTO DE ORIENTADORES ARTÍSTICOS

PARA AS ÁREAS DE ARTES CÊNICAS, ARTES VISUAIS, MÚSICA, FOLCLORE E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS TRADICIONAIS

EXPOSIÇÃO DE TROFÉUS, CAMISAS, FOTOS, FLÂMULAS E OBJETOS DO MAIS TRADICIONAL CLUBE DE FUTEBOL DO PARANÁ

COPA SUNYE DE BLITZ

TORNEIO DE XADREZ ABERTO, COM TEMPO DE REFLEXÃO DE 5’

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

Horário: meio-dia às 14h Local: Sesc Água Verde Ingresso: R$15 e R$12

MEMORIAL DO CORITIBA

6, 7, 13 E 14 DE DEZEMBRO

62

ALMOÇO CULTURAL NATALINO

Local: Secretaria Municipal da Educação Horário: 8h ao meio-dia e 14h às 18h (2ª a 6ª feira) Inscrição: gratuita (comunidadeescola.org.br)

Horário: 11h | Local: Memorial da Imigração Polonesa | Ingresso: gratuito

Local: Memorial de Curitiba Horário: 16h | Ingresso: gratuito

Horário: 18h30 Local: Teatro Universitário de Curitiba – TUC Ingresso: gratuito

COM APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA DE VIOLA E CANTORIA DE CURITIBA

AUTO DE NATAL – comemorações natalinas

WORKSHOP: O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DE CURITIBA E A PRODUÇÃO ARQUITETÔNICA DE EDUARDO FERNANDO CHAVES

ENTREGA DE PREMIAÇÕES E HOMENAGENS A PERSONAGENS E AUTORIDADES

Horário: 11h | Local: Clube de Xadrez Erbo Stenzel | Ingresso: gratuito

“JASELKA”

7 DE DEZEMBRO

ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO CLUBE DE XADREZ ERBO STENZEL

15 DE DEZEMBRO

2 E 16 DE DEZEMBRO

Horário: 17h30 às 18h30 Local: Clube de Xadrez Erbo Stenzel Ingresso: gratuito

14 DE DEZEMBRO

XADREZ E CINEMA

EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIO SOBRE XADREZ

COPA SUNYE DE BLITZ Foto: Alice Rodrigues

OUTRAS ÁREAS

Infantil

MOSTRA MORAR MAIS POR MENOS 2012 Foto: divulgação

12 DE DEZEMBRO

PRINCÍPIOS DO XADREZ MAGISTRAL PALESTRA COM CLÓVIS TEIXEIRA NETTO Horário: 16h30 Local: Clube de Xadrez Erbo Stenzel Ingresso: gratuito

Horário: 10h às 17h (3ª feira a sábado), 10h às 13h (domingo) e horários especiais em dias de jogos Local: Memorial do Coritiba – Estádio Couto Pereira Ingresso: R$5 e R$2,50

JARDIM DAS SENSAÇÕES

Horário: 9h às 17h (3ª feira a domingo) Local: Jardim Botânico Ingresso: gratuito

PALCO ABERTO RUA 24 HORAS Foto: divulgação

aprenda e empreenda OFICINA DE APLICATIVO PARA CELULAR

Data: até 1º de dezembro | Horário: 14h Local: Sesc Paço da Liberdade Valor: gratuito (para associados)

NATAL SUSTENTÁVEL – OFICINA DE HORTA DE JANELA E OFICINA DE ENFEITES DE NATAL Data: 1º e 8 de dezembro Horário: 9h ao meio-dia Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: brinquedos novos e/ou usados (em bom estado)

TREINAMENTO COM O MF BOLÍVAR GONZÁLES

AULAS DE XADREZ AVANÇADO

Data: 2 e 9 de dezembro Horário: 10h às 13h Local: Clube de Xadrez Erbo Stenzel Valor: gratuito

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

63


OUTRAS ÁREAS

Gratuito

aprenda e empreenda CURSO DE NOVAS MÍDIAS – TABLETS

APRENDA DE MANEIRA PRÁTICA A UTILIZAR UMA DAS PRINCIPAIS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS ATUAIS, O TABLET. COM JOSÉ GERALDO LOPES DE NORONHA FILHO Data: 3, 4, 5 e 6 de dezembro Horário: 19h30 às 21h30 (2ª a 5ª feira) Local: Solar do Rosário Centro de Arte e Cultura Valor: R$180 e R$30 (inscrição)

CURSO DE NOVAS MÍDIAS – BLOGS APRENDA DE MANEIRA RÁPIDA E PRÁTICA A UTILIZAR E CRIAR BLOGS

COM JOSÉ GERALDO LOPES DE NORONHA FILHO

CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL PELO MOVIMENTO

COM A ARTISTA E TERAPEUTA SILVIA PATZSCH Data: toda 3ª feira | Horário: 19h30 às 21h Local: Bicicletaria Cultural | Valor: R$65

CURSO DE YOGA

COM CLAUDIA REGINA ROCHA

Data: toda 3ª e 5ª feira Horário: 8h30 às 9h40, 15h50 às 17h e 18h10 às 19h20 | Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$70

CURSO DE ENCADERNAÇÃO COM THAIS SANCHOTENE

Data: 10, 11, 12 e 13 de dezembro Horário: das 19h30 às 21h30 (2ª a 5ª feira) Local: Solar do Rosário Centro de Arte e Cultura Valor: R$180 e R$30 (inscrição)

Data: toda 3ª, 5ª feira e sábado | Horário: 19h às 21h (3ª a 5ª feira) e 9h30 às 11h30 (sábado) Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$90

COM ADRIANE MÜLLER

BÁSICO PARA INICIANTES

CURSO DE RESTAURAÇÃO DE LIVROS

AULAS DE XADREZ

Data: toda 2ª feira | Horário: 9h ao meio-dia e 18h às 21h | Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50

Data: 3ª a 6ª feira Horário: 9h às 19h Local: Clube de Xadrez Erbo Stenzel Valor: gratuito

CURSO DE ENCADERNAÇÃO COM ADRIANE MÜLLER

Data: toda 2ª feira | Horário: 14h às 16h e 16h às 18h | Local: Centro de Criatividade de Curitiba Valor: R$50

CUSTOMIZAÇÃO DE ROUPAS E ACESSÓRIOS

Data: toda 2ª e 4ª feira | Horário: 15h30 às 17h30 e 18h30 às 20h30 | Local: Sesc Centro Valor: a combinar

AULAS DE XADREZ – BÁSICO PARA INICIANTES

O APRENDIZADO É POR MEIO DE UMA METODOLOGIA SIMPLES E ATRATIVA

Data: toda 2ª a 6ª feira | Horário: 9h às 19h Local: Clube de Xadrez Erbo Stenzel Valor: gratuito

APRENDA INGLÊS CONVERSANDO Data: 2ª feira a sábado | Horário: diversos Local: Centro Cultural Amalfi & Voss Valor: R$180

64

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

CLUBE DE XADREZ ERBO STENZEL

Data: 3ª feira a domingo Horário: 9h às 20h (2ª a 6ª feira) e 9h às 13h (domingo) | Local: Clube de Xadrez Erbo Stenzel Valor: gratuito

MINICURSO COSTURA PARA BICICLETA COM CICLOVIAJANTE GIL CARUSO Data: toda 4ª e 5ª feira Horário: 18h15 Local: Bicicletaria Cultural Valor: R$160

INGLÊS LÚDICO

COM TISSA VALVERDE

Data: toda 5ª feira Horário: 9h30 às 11h30 Local: Bicicletaria cultural Valor: R$50

CURSO DE MALABARISMO COM BOLINHAS COM LINÉGAS

ENDEREÇOS E CONTATOS

Infantil

Data: toda 6ª feira | Horário: 8h30 às 11h30 e 14h às 17h | Local: Bicicletaria Cultural Valor: R$55

AUDITÓRIO ANTONIO CARLOS KRAIDE – PORTÃO CULTURAL Avenida República Argentina, 3430, Portão | (41) 3229-4458 fundacaoculturaldecuritiba.com.br AUDITÓRIO BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETTO – GUAIRÃO (41) 3304-7914 Rua Conselheiro Laurindo, s/nº, Centro tguaira.pr.gov.br

CAPELA SANTA MARIA ESPAÇO CULTURAL (41) 3321-2840 Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro fundacaoculturaldecuritiba.com.br CASA ANDRADE MURICY (41) 3321-4786 Alameda Doutor Muricy, 915, Centro cam.cultura.pr.gov.br

AUDITÓRIO GLAUCO FLORES DE SÁ BRITO – MINIAUDITÓRIO (41) 3304-7900 Rua Amintas de Barros, s/nº, Centro tguaira.pr.gov.br

CASA DA LEITURA AUGUSTO STRESSER (41) 3254-6802 Rua Mateus Leme, 4700, Parque São Lourenço fundacaoculturaldecuritiba.com.br

AUDITÓRIO DA ORDEM ROSACRUZ (41) 3351-3000 Rua Nicarágua , 2641, Bacacheri amorc.org.br

CASA DA LEITURA DARIO VELLOZO (41) 3321-3268 Praça Garibaldi, 7, São Francisco fundacaoculturaldecuritiba.com.br

AUDITÓRIO SALVADOR DE FERRANTE – GUAIRINHA (41) 3304-7961 Rua XV de Novembro, 971, Centro tguaira.pr.gov.br

CASA DA LEITURA HILDA HILST (41) 3361-2303 Rua Rodolpho Senff, 223, Jardim das Américas fundacaoculturaldecuritiba.com.br

BAR CURITYBA (41) 3018-0444 Alameda Presidente Taunay, 444, Batel barcurityba.com.br

CASA DA LEITURA JAMIL SNEGE (41) 3350-3973 Rua Carlos Klemtz, 1700, Fazendinha fundacaoculturaldecuritiba.com.br

BAR SANTA MARTA (41) 3343-2803 Rua Bispo Dom José, 2030, Batel santamartabar.com.br

CASA DA LEITURA MANOEL CARLOS KARAM (41) 3240-1101 Rua Batista Ganz, 453, Santo Inácio Parque Barigui fundacaoculturaldecuritiba.com.br

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ (41) 3221-4900 Rua Cândido Lopes, 133, Centro pr.gov.br/bpp BICICLETARIA CULTURAL (41) 3153-0022 Rua Presidente Faria, 290, Centro bicicletariacultural.wordpress.com CAIXA CULTURAL (41) 2118-5409 Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro caixacultural.com.br CANAL DA MÚSICA (41) 3331-7513 Rua Júlio Perneta, 695, Mercês rtve.pr.gov.br CAPELA FUNERÁRIA VATICANO (41) 3153-7427 Desembargador Hugo Simas, 26, São Francisco crematoriumvaticano.com.br

CASA DA LEITURA MARIA NICOLAS (41) 3374-5017 Rua Santa Bertila Boscardin, 213 Rua da Cidadania Santa Felicidade fundacaoculturaldecuritiba.com.br CASA DA LEITURA MIGUEL DE CERVANTES (41) 3321-2821 Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1238, Batel Praça da Espanha fundacaoculturaldecuritiba.com.br CASA DA LEITURA NAIR DE MACEDO (41) 3296-3312 Rua da Capitania, 57, Guabirotuba fundacaoculturaldecuritiba.com.br CASA DA LEITURA OSMAN LINS (41) 3313-5422 Rua Winston Churchill, s/nº Rua da Cidadania Pinheirinho fundacaoculturaldecuritiba.com.br

CASA DA LEITURA PAULO LEMINSKI (41) 3212-1402 Rua Padre Gaston, s/nº, CIC fundacaoculturaldecuritiba.com.br CASA DA LEITURA WALMOR MARCELINO (41) 3298-6319 Rua Lupionópolis (Vila Tecnológica, 12) | Sítio Cercado fundacaoculturaldecuritiba.com.br CASA DA LEITURA WILSON BUENO – PORTÃO CULTURAL (41) 3345-6311 | Avenida República Argentina, 3430, Portão fundacaoculturaldecuritiba.com.br CASA DA LEITURA WILSON MARTINS (41) 3313-5512 Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/nº Rua da Cidadania Boqueirão fundacaoculturaldecuritiba.com.br CASA HOFFMANN – CENTRO DE ESTUDOS DO MOVIMENTO (41) 3321-3232 Rua Claudino dos Santos, 58, Centro fundacaoculturaldecuritiba.com.br CASA ROMÁRIO MARTINS (41) 3321-3255 | Largo Coronel Enéas, 30, São Francisco fundacaoculturaldecuritiba.com.br CENTRO CULTURAL AMALFI & VOSS (41) 3254-8826 Rua Rocha Pombo, 761, Juvevê amalfivoss.com.br CENTRO CULTURAL DA ESPANHA (41) 3363-7747 Rua Dr. Faivre, 93, Centro centroculturaldaespanha.com.br CENTRO CULTURAL FIEP (41) 3271-9252 | Avenida Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico sesipr.org.br/cultura CENTRO DA JUVENTUDE EUCALIPTOS (41) 3313-5515 Rua Pastor Antonio Polito, 2200, Alto Boqueirão fundacaoculturaldecuritiba.com.br CENTRO DE ARTE DIGITAL – PORTÃO CULTURAL (41) 3229-4454 Avenida República Argentina, 3430, Portão fundacaoculturaldecuritiba.com.br

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

65


ENDEREÇOS E CONTATOS CENTRO DE CRIATIVIDADE DE CURITIBA (41) 3313-7192 Rua Mateus Leme, 4700, Parque São Lourenço, Abranches fundacaoculturaldecuritiba.com.br CENTRO JUVENIL DE ARTES PLÁSTICAS (41) 3323-5643 | Rua Mateus Leme, 56, São Francisco cjap.seec.pr.gov.br CINE GUARANI – PORTÃO CULTURAL (41) 3345-4051| Avenida República Argentina, 3430, Portão fundacaoculturaldecuritiba.com.br CINEMATECA DE CURITIBA (41) 3321-3252 | Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco fundacaoculturaldecuritiba.com.br CIRCO DA CIDADE ZÉ PRIGUIÇA (41) 3213-7577 Rua Benedicto Siqueira Branco, s/nº, Alto Boqueirão fundacaoculturaldecuritiba.com.br CÍRCULO MILITAR DO PARANÁ (41) 3264-5022 Rua Largo Bittencourt, 187, Centro circulomilitardoparana.com.br CLUBE DE XADREZ ERBO STENZEL (41) 3323-7899 Travessa Nestor de Castro, s/nº, Centro (Galeria Júlio Moreira) fundacaoculturaldecuritiba.com.br CMEI VILA IPIRANGA (41) 3346-4979 Rua Major Sebastião Isidoro Pereira, 228, Capão Raso curitiba.pr.gov.br CONSERVATÓRIO DE MPB DE CURITIBA (41) 3321-3208 Rua Mateus Leme, 66, Largo da Ordem fundacaoculturaldecuritiba.com.br CRAS VILA BARIGUI (41) 3245-8945 Rua Senador Accioly Filho, 3300, CIC | curitiba.pr.gov.br CRAS XAPINHAL (41)3227-6933 Rua Francisco José Lobo, 416, Sítio Cercado curitiba.pr.gov.br CROSSROADS (41) 3243-3711 Avenida Iguaçu, 2310, Água Verde crossroads.com.br

66

ENDEREÇOS E CONTATOS ESCOLA DE ARTE ATELIER PÉGASUS (41) 9682-0508 Rua Brasílio Itiberê, 3698, Água Verde atelierpegasus.wordpress.com

ESTÚDIO DAMBALLAH TRIBAL E VENTRE (41) 9933-0622 Rua Saldanha Marinho, 76, Centro tribaldamballah.blogspot.com

MEMORIAL DE CURITIBA (41) 3321-3313 Rua Claudino dos Santos, 79, São Francisco fundacaoculturaldecuritiba.com.br

ESPAÇO CULTURAL BAIRRO NOVO (41) 3289-4988 Rua David Tows, 2600, Sítio Cercado fundacaoculturaldecuritiba.com.br

FASTRACKIDS (41) 3044-5595 Rua Teixeira Coelho, 290, Batel fastrackids.com.br

ESPAÇO CULTURAL CIA. DOS PALHAÇOS (41) 3077-5009 Rua Amintas de Barros, 307, Centro ciadospalhacos.com.br

GIBITECA DE CURITIBA (41) 3321-3250 Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 533, Centro fundacaoculturaldecuritiba.com.br

MEMORIAL DO CORITIBA – ESTÁDIO COUTO PEREIRA (41) 3218-1909 Rua Ubaldino do Amaral, 37, Alto da Glória coritiba.com.br

ESPAÇO CULTURAL NOMEIO (41) 3203-2852 Rua Des. Benvindo Valente, 312, São Francisco maisnomeio.blogspot.com.br

GOETHE-INSTITUT CURITIBA (41) 3262-8244 Rua Reinaldino S. de Quadros, 33, Alto da Rua XV goethe.de/curitiba

ESPAÇO DA ARTE URBANA (41) 3321-3312 Travessa Nestor de Castro, s/nº, Centro (Galeria Júlio Moreira) fundacaoculturaldecuritiba.com.br

GRUPO DIGNIDADE (41) 3222-3999 Avenida Marechal Floriano, 366, Centro grupodignidade.org.br

ESPAÇO DA LEITURA JARDIM EUCALIPTOS (41) 3313-5515 Rua Pastor Antonio Polito, 2200, Alto Boqueirão fundacaoculturaldecuritiba.com.br

JAMES BAR (41) 3222-1426 Avenida Vicente Machado, 894, Batel barjames.com.br

ESPAÇO DANÇARTE (41) 3039-1596 Rua José Loureiro, 603, Centro ESPAÇO DE DANÇAS TRIANA BALLESTÁ – ARTE E CULTURA (41) 3226-7579 Rua Francisco de Paula Sobrinho, 335, Cajuru trianaballesta.blogspot.com.br ESPAÇO DA VOZ (41) 3223-6824 Rua Portugal, 39, São Francisco espacodavoz.com ESPAÇO HAPPY DANCE (41) 3252-2642 Rua Moysés Marcondes, 620, Juvevê espacohappydance.blogspot.com ESTÚDIO AIRE FLAMENCO (41) 3013-6063 Rua Fernando Amaro, 737, Alto da XV aireflamenco.jimdo.com ESTÚDIO BRASILIO WILLE (41) 3078-0202 Rua Nilo Peçanha, 59, São Francisco wille.com.br

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

JARDIM BOTÂNICO (41) 3264-6994 Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 400, Jardim Botânico curitiba.pr.gov.br LETRINHAS CASA DE CULTURA (41) 3027-7072 Avenida Sete de Setembro, 6234, Batel abletrinhas.com.br LIVRARIAS CURITIBA DO SHOPPING PALLADIUM (41) 3212-3500 Avenida Presidente Kennedy, 4121, Portão palladiumcuritiba.com.br MARCOS DAMACENO CIA DE TEATRO Rua Treze de Maio, 991, São Francisco marcosdamacenocia.com.br MATRIZ & FILIAL (41) 3343-3063 Avenida Iguaçu, 2300, Água Verde matrizefilial.com.br MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO POLONESA (41) 3313-7194 Bosque João Paulo II, Centro Cívico fundacaoculturaldecuritiba.com.br

MEMORIAL UCRANIANO (41) 3240-1103 Rua Dr. Mba Ferrantes, s/nº, São João fundacaoculturaldecuritiba.com.br MÍMESIS CONEXÕES ARTÍSTICAS (41) 9715 6887 Rua Ébano Pereira, 187, Centro mimesismimesis.com.br MUMA – PORTÃO CULTURAL (41) 3329-2801 Avenida República Argentina, 3430, Portão fundacaoculturaldecuritiba.com.br MUSEU ALFREDO ANDERSEN (41) 3222-8262 Rua Mateus Leme, 336, Centro maa.pr.gov.br MUSEU DA FOTOGRAFIA CIDADE DE CURITIBA (41) 3321-3240 Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro fundacaoculturaldecuritiba.com.br MUSEU DA GRAVURA CIDADE DE CURITIBA (41) 3321-3367 Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro fundacaoculturaldecuritiba.com.br MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO PARANÁ – MAC (41) 3222-5172 Rua Des. Westphalen, 16, Centro mac.pr.gov.br MUSEU DE ARTE SACRA DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA – MASAC (41) 3321-3265 Rua Claudino dos Santos, s/nº, Largo da Ordem fundacaoculturaldecuritiba.com.br MUSEU OSCAR NIEMEYER – MON (41) 3350-4400 Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico mon.org.br

MUSEU PARANAENSE (41) 3304-3300 Rua Kellers, 289, São Francisco museuparanaense.pr.gov.br OMICRON ESCOLA DE FOTOGRAFIA (41) 3252-1093 Rua Padre Germano Mayer, 2200, Hugo Lange omicronfotografia.com.br PALACETE DOS LEÕES (41) 3219-8134 Avenida João Gualberto, 570, Alto da Glória PARÓQUIA SÃO MARCOS (41) 3338-4450 Rua Roberto Gava, 310, Pilarzinho PORTÃO CULTURAL (41) 3229-4482 Avenida República Argentina, 3430, Portão fundacaoculturaldecuritiba.com.br PRAÇA DA ESPANHA Entre as ruas Fernando Simas, Coronel Dulcídio, Saldanha Marinho e Alameda Doutor Carlos de Carvalho, Batel PRAÇA PROFESSOR HILDEGARD SCHAMAH Entre as ruas José Sikora, Calixto Razolini e Caetano Marchesini, Portão REGIONAL BAIRRO NOVO (41) 3289-4988 Rua Tijucas do Sul, 1700, Rua da Cidadania Bairro Novo fundacaoculturaldecuritiba.com.br REGIONAL BOA VISTA (41) 3313-5671 Avenida Paraná, 3600, Rua da Cidadania Boa Vista fundacaoculturaldecuritiba.com.br REGIONAL BOQUEIRÃO (41) 3313-5515 Rua Marechal Floriano Peixoto, 8430, sala 25, Rua da Cidadania Boqueirão fundacaoculturaldecuritiba.com.br REGIONAL CAJURU (41) 3361-2302 Rua Luiz França, 2032, Rua da Cidadania Cajuru fundacaoculturaldecuritiba.com.br REGIONAL CIC (41) 3212-1523 Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460, Rua da Cidadania CIC fundacaoculturaldecuritiba.com.br

REGIONAL MATRIZ (41) 3313-5817 Praça Rui Barbosa, s/nº, Rua da Cidadania Matriz fundacaoculturaldecuritiba.com.br REGIONAL PINHEIRINHO (41) 3212-1514 Rua Winston Churchill, s/nº, Rua da Cidadania Pinheirinho fundacaoculturaldecuritiba.com.br REGIONAL PORTÃO (41) 3350-3965 Rua Carlos Klemtz, 1700, Rua da Cidadania Portão fundacaoculturaldecuritiba.com.br REGIONAL SANTA FELICIDADE (41) 3374-5018 Praça Vêneto, Rua da Cidadania Santa Felicidade fundacaoculturaldecuritiba.com.br RESTAURANTE ORIENTE ÁRABE (41) 3324-5421 Rua Kellers, 95, São Francisco orientearabe.com RUA 24 HORAS (41) 3262-1497 Transversal às ruas Visconde do Rio Branco e Visconde de Nácar, entre as ruas Comendador Araújo e Emiliano Perneta urbs.curitiba.pr.gov.br SALA DO ARTISTA POPULAR (41) 3321-4743 Rua Saldanha Marinho, s/n°, Centro sap.cultura.pr.gov.br SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO (41) 3350-3100 Avenida João Gualberto, 622, Alto da Glória comunidadeescola.org.br ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO CONJUNTO CASSIOPÉIA (41) 8884-7759 Rua Alberto Potier, 114, Boa Vista SESC ÁGUA VERDE (41) 3342-7577 Avenida República Argentina, 944, Água Verde sescpr.com.br SESC CENTRO (41) 3233-7422 Rua José Loureiro, 578, Centro sescpr.com.br SESC DA ESQUINA (41) 3304-2222 Rua Visconde do Rio Branco, 969, Centro | sescpr.com.br

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

67


ENDEREÇOS E CONTATOS SESC PAÇO DA LIBERDADE (41) 3234-4200 Praça Generoso Marques, 189, Centro sescpr.com.br

TEATRO DO PIÁ (41) 3321-3312 Praça Garibaldi, 7, São Francisco fundacaoculturaldecuritiba.curitiba.com.br

SHOPPING OMAR (41) 3016-3400 Rua Comendador Araújo, 268, Centro shoppingomar.com.br

TEATRO EXPERIMENTAL DA UFPR – TEUNI (41) 3360-5066 Praça Santos Andrade, 50, 2º andar (Prédio Histórico da UFPR) teatrodareitoria.ufpr.br/links/teuni.htm

SHOPPING PALLADIUM (41) 3212-3500 Avenida Presidente Kennedy, 4121, Portão palladiumcuritiba.com.br SHOPPING POPULAR (41) 3015-3575 Avenida República Argentina, 5259, Novo Mundo spopular.com.br SOLAR DO BARÃO (41) 3321-3260 Rua Presidente Carlos Cavalcante, 533, Centro fundacaoculturaldecuritiba.com.br SOLAR DO ROSÁRIO CENTRO DE ARTE E CULTURA (41) 3225-6232 Rua Duque de Caxias, 4, São Francisco solardorosario.com.br SUBSOLO GALEIRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA (41) 3019-8701 Avenida Iguaçu, 2481, Água Verde subsologaleriadearte.com.br TAJ BAR (41) 3343-4467 | Rua Bispo Dom José, 2260, Batel | tajbar.com.br/curitiba TEATRO BARRACÃO ENCENA (41) 3223-5517 Rua Treze de Maio, 160, Centro teatrobarracaoencena.com.br TEATRO CLEON JACQUES (41) 3313-7190 Rua Mateus Leme, 4777, São Lourenço fundacaoculturaldecuritiba.com.br

TEATRO FALEC (41) 3352-2685 Rua Mateus Leme, 990, Centro Cívico espacocultural.falec.br TEATRO JOSÉ MARIA SANTOS (41) 3322-7150 Rua Treze de Maio, 655, Centro tguaira.pr.gov.br TEATRO LONDRINA – MEMORIAL DE CURITIBA (41) 3321-3313 Rua Claudino dos Santos, 79, São Francisco fundacaoculturaldecuritiba.com.br TEATRO NOVELAS CURITIBANAS (41) 3321-3358 Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222, São Francisco fundacaoculturaldecuritiba.com.br TEATRO SESI PORTÃO (41) 3271-8450 Rua Padre Leonardo Nunes, 180, Portão | sesipr.org.br/cultura TEATRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA – TUC (41) 3321-3312 Travessa Nestor de Castro, s/nº, Centro (Galeria Júlio Moreira) fundacaoculturaldecuritiba.com.br TRIP CIRCO (41) 3018-8430 Avenida Sete de Setembro, 2618, Centro tripcirco.com

TEATRO DA REITORIA DA UFPR (41) 3360-5066 Rua XV de Novembro, 1299, Centro teatrodareitoria.ufpr.br

UCI ESTAÇÃO (41) 3595-5599 Rua Sete de Setembro, 2775, Rebouças ucicinemas.com.br

TEATRO DE BONECOS DR. BOTICA (41) 3322-2775 Avenida Sete de Setembro, 2775, Centro teatrodebonecosdrbotica.com.br

UCI PALLADIUM (41) 3208-3344 Avenida Presidente Kennedy, 4121, Portão | ucicinemas.com.br

TEATRO DO PAIOL (41) 3213-1340 Praça Guido Viaro, s/nº, Prado Velho fundacaoculturaldecuritiba.com.br

68

YBAKATU – ESPAÇO DE ARTE (41) 3264-4752 Rua Francisco Rocha, 62, Lj. 6, Batel ybakatu.com

CURITIBA APRESENTA : : DEZEMBRO 2012

EXPEDIENTE Prefeito Municipal de Curitiba Luciano Ducci Presidente da Fundação Cultural de Curitiba Roberta Storelli Presidente do Instituto Curitiba de Arte Cultura Nilton Cordoni Júnior Coordenação editorial Mariana Leodoro MTB 5369 Jornalista responsável Karen Monteiro MTB 2412 Diagramação Clarice Midori Umezaki Iwashita Redação Karen Monteiro Edição Ana Luzia Palka Marceline Quadros Achcar Mariana Leodoro Colaboração

Bruna Bonifácio Cassia Piva Maffei Liris Weinhardt Maiara Rocha Pamela Almeida (matéria Regionais) Revisão Carla Anete Berwig Projeto gráfico Wow! Comunicação Capa

Galeria de Luz, sobre anjos e luz Fotografia: Liz Wood

Distribuição Fundação Cultural de Curitiba Jornal Gazeta do Povo Comercial (41) 3223-5710 | (41) 3213-7540 comercial@fcc.curitiba.pr.gov.br Críticas e sugestões (41) 3213-7528 agendacultural@fcc.curitiba.pr.gov.br O Guia Curitiba Apresenta é uma publicação mensal, de caráter informativo, com distribuição dirigida e gratuita. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores. É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização. Todos os direitos reservados. Nossa programação é fechada com antecedência e está sujeita a alterações. Mande a sua até o dia 10 de cada mês para agendacultural@fcc.curitiba.pr.gov.br Siga-nos no twitter: @ctbaapresenta Consulte a versão eletrônica do Guia Curitiba Apresenta fundacaoculturaldecuritiba.com.br ISSN 2236-1413

SELO DE COMBATE À EXPLORAÇÃO INFANTIL OPÇÃO 01

Realização: EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES É CRIME.



#66 - GUIA CURITIBA APRESENTA