Page 1

CURITIBA APRESENTA | nº 58 | distribuição gratuita | ISSN 2236-1413

ABRIL 2012

BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DE CURITIBA Espetáculos, oficinas, palestras e “Portfólio” APOIO

PAIXÃO DE CRISTO Encenações tomam conta dos bairros


Música,cinema e os personagens que

nunca nuncasaem saemda danossa nossacabeça. cabeça.

1

5

10

2

4

3

6

11

7

8

12

13

9

14

EDITORIAL Dançarinos nos palcos... e nas ruas. É a Bienal Internacional de Dança de Curitiba, que ganha a cena de 22 a 29 de abril. Era o que faltava no calendário oficial de eventos da cidade para suprir a demanda por bons espetáculos na área e abrir oportunidades de aperfeiçoamento para dançarinos, que poderão se inscrever para ocupar as 1530 vagas. Na entrevista deste mês o destaque também é para a dança. Tom Mossbrucker, diretor artístico de uma das companhias internacionais que participa da Bienal, a Aspen Santa Fe Ballet, conta detalhes sobre a apresentação em Curitiba e fala do perfil eclético do grupo. Outro evento que promete agitar a cidade é o Street of Styles – Encontro Internacional de Graffiti 2012. No dia 8 de abril, 200 grafiteiros farão intervenções em um muro de 700 metros na Linha Verde. Imperdível! O Dia Nacional do Choro, 23 de abril, data de nascimento de Pixinguinha, será lembrado durante toda a semana com shows da Orquestra À Base de Corda no Teatro do Paiol, roda de choro especial no Conservatório de MPB de Curitiba e apresentação do tradicional grupo Choro e Seresta, que todo domingo mostra o melhor do choro, às 11 da manhã, na Feira do Largo da Ordem. É também em abril que o programa Curitiba Lê completa dois anos de incentivo à leitura. Palestras e contações de histórias estão programadas para a semana do dia 16 nas Casas da Leitura mantidas pela Fundação Cultural de Curitiba. As tradicionais representações da Paixão de Cristo são esperadas pelo público. Nos bairros a festividade cristã ganha força a cada ano, com a participação efetiva da comunidade, e atrai milhares de pessoas. Programação garantida para crianças e adultos de todas as idades e religiões!

A Redação

ENTREVISTA

02

Fiel a si mesmo........................................

OPINIÃO

05

Cauê Krüger ............................................

TEATRO E CIRCO

06

Reverência ao circo brasileiro..................

LITERATURA

16

Invenções da memória.............................

DANÇA

22

Curitiba ganha Bienal Internacional de Dança.................

MÚSICA

28

Choros inéditos na Semana do Choro ..............................

38

CINEMA

Sábados clássicos...................................

ARTES VISUAIS

44

Grafiteiros do Brasil e do mundo em Curitiba...........................

PATRIMÔNIO CULTURAL

56

História gravada ......................................

REGIONAIS

60

O roteiro da fé..........................................

64

OUTRAS ÁREAS. ..........................

66

ENDEREÇOS E CONTATOS.....

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

1


ENTREVISTA | Tom Mossbrucker

ENTREVISTA

Fiel a si mesmo Aos quatro anos de idade, o americano Tom Mossbrucker começou a dançar em sua cidade natal – Tacoma, no estado de Washington, Estados Unidos. Continuou os estudos em Nova York, em renomadas instituições: School of American Ballet e Joffrey Ballet School, onde atuou, com sucesso, como o principal bailarino em mais de 70 bailados. Hoje é diretor artístico da Aspen Santa Fe Ballet, uma das principais companhias norte-americanas, reconhecida internacionalmente em termos de repertório. Mossbrucker se dedica a construir bons relacionamentos com coreógrafos e a reunir um repertório eclético, o que se tornou marca da companhia, assim como a preocupação em formar plateias e educar os dançarinos corporal e culturalmente. A companhia que ele dirige se apresenta em Curitiba, na Bienal Internacional de TOM MOSSBRUCKER Foto: divulgação Dança, nos dias 28 e 29 de abril, às 21h, no Teatro Guaíra. Qual será o repertório da Aspen Santa Fe Ballet para a Bienal de Dança de Curitiba? Vamos abrir o programa com “Left Unsaid”, do coreógrafo americano Nicolo Fonte. Nós encomendamos esse balé em 2003 e, desde então, várias outras companhias têm apresentado a coreografia. A música é um concerto para violino de Bach. É um balé sobre relacionamentos. Na segunda parte do programa vem “Stamping Ground”, do lendário coreógrafo Jiri Kylian, dança pontuada por uma percussão inspirada nas culturas aborígenes. “Over Glow”, do coreógrafo finlandês Jorma Elo, fecha nossa participação. É um trabalho abstrato e colorido, encomendado em 2011, que mostra as habilidades atléticas e técnicas de nossos dançarinos. A peça central é um exuberante adágio de Beethoven. A companhia é conhecida pelo perfil eclético e inovador. Para inovar é preciso assumir riscos? Sim, o próprio programa mostra a versatilidade e o ecletismo da Aspen Santa Fe Ballet, assim como nosso compromisso em criar novos

2

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

trabalhos de novos coreógrafos. Estamos constantemente olhando para frente, não para trás. Em nossa história de 15 anos, criamos 25 balés originais. Todo o nosso repertório é composto por trabalhos de coreógrafos vivos. Cada vez que encomendamos um trabalho novo, assumimos um risco, mas esses riscos nos deram uma identidade única. É comum ouvir elogios à companhia. Houve épocas de críticas pouco favoráveis? Tentamos não ler os comentários sobre nós ou reagir às críticas, sejam elas boas ou más. A única coisa que podemos fazer é o nosso melhor. Se não fizermos o que sentimos, não somos fiéis a nós mesmos. Crítica de dança é uma especialidade em extinção. Por isso, damos pouca atenção a ela. Dito isso, devo concordar que, de forma consistente, ao longo dos anos, audiência e crítica reagiram favoravelmente ao nosso trabalho. Como a companhia, ao mesmo tempo, mantém uma escola, participa de temporadas, turnês, patrocina outras companhias e ainda organiza um festival de dança?

ASPEN SANTA FE BALLET Foto: divulgação

Com muito trabalho árduo e uma equipe multidisciplinar. Nós estamos orgulhosos de manter uma companhia de dança profissional, duas escolas, ter duas cidades como base (Aspen e Santa Fe) e um premiado grupo folclórico. O que levou a companhia a incluir o folclore mexicano nas atividades? O diretor executivo Jean-Philippe Malaty foi inspirado por suas memórias de infância, quando dançava a coreografia folclórica do País Basco na praça da aldeia de sua avó. Há uma grande população latina em nossas comunidades e muitas das crianças nunca viram essas danças vibrantes. Agora elas não só têm a oportunidade de dançar, como podem aprender sobre a sua rica herança cultural. O programa é gratuito e dá a essas crianças confiança, orgulho e um sentimento de identidade.

grandes coreógrafos vivos e mortos. Nunca houve uma companhia com repertório tão amplo e importante. Foi muito gratificante para mim. Então tento incutir um pouco do espírito do Joffrey Ballet, um sentimento de liberdade artística, incentivar os dançarinos a serem fiéis a si mesmos como artistas. Dança clássica e contemporânea caminham juntas? Nosso repertório se baseia fortemente no balé clássico. Todos os nossos dançarinos são classicamente treinados e o trabalho é um híbrido de balé e dança moderna. Por causa de visionários como Robert Joffrey, o balé clássico tem recebido influências externas. Por essa razão, ele floresceu e continua a evoluir. A dança moderna, por outro lado, tem resistido às influências do exterior e não mudou ou evoluiu significativamente. Você já dançou no Brasil antes?

Você foi o solista principal em mais de 70 balés, com grande sucesso. Dançou para alguns dos maiores coreógrafos do mundo. Como você passa essa experiência para os dançarinos? Minha experiência dançando no Joffrey Ballet foi muito rica. Eu tive a oportunidade de dançar um repertório incrível de obras de todos os

Esta será a minha primeira visita ao Brasil. Estou realizando um sonho! Sempre fui atraído pela cultura rica e vibrante do Brasil e estou orgulhoso de estar trazendo a Aspen Santa Fe Ballet para o público brasileiro.

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

3


A e-Paraná, orgulhosamente, apresenta: as grandes estreias de 2012. É diversão, informação e educação de qualidade.

cAuÊ krÜGer | OPINIÃO

Cultura, tradição e fé A representação da paixão de Cristo não é novidade em Curitiba: há 33 anos o Grupo Lanteri vem desenvolvendo espetáculos sobre o tema, inicialmente apresentados em diversos locais da cidade, até seu estabelecimento na Pedreira Paulo Leminski. Se olharmos para o evento pragmaticamente, isto é, como encenação de uma das mais conhecidas narrativas do mundo, pode parecer não haver motivo para a presença significativa e assídua do público, nem tampouco para tão amplo histórico. Por outro lado, se compreendermos o espetáculo como um fenômeno ritual e tradicional que propicia uma forma extracotidiana de interação e socialização entre os participantes ao por em cena símbolos e temáticas específicas, veremos que o interesse não está na “novidade”, mas no que há de recorrente, repetitivo e cíclico no fenômeno: em sua “re-apresentação”.

uma síntese de processos interligados que propiciam diversas formas de sociabilidade e convivência entre amigos, familiares, atores e espectadores; garantem um importante grau de entretenimento e um sentido de comunhão entre os participantes pelo compartilhamento de um fenômeno único e fugidio. Esse olhar plural para a encenação destaca as diversas motivações envolvidas na produção e recepção deste espetáculo e compreende “tradição” não como algo fixo, imutável, mera “sobrevivência” de tempos antigos, mas como uma seleção de acontecimentos e significados envolvendo sempre um grau de “negociação” por parte dos diversos participantes. Toda reprodução é também uma forma de atualização e modificação cultural, basta mencionar as diversas releituras e formas de apresentação do tema da Paixão de Cristo e as modificações desse ritual ao longo do tempo. Exemplo disso é tanto a popularização atual da Paixão de Cristo (com a multiplicação espontânea dessas apresentações nos variados pontos da cidade) como a proposta recente da Fundação Cultural de Curitiba de selecionar, apoiar e direcionar algumas dessas encenações não apenas para a Pedreira, mas também para algumas Regionais da cidade.

Paixão de Cristo “Agarante entretenimento e comunhão entre os participantes.

Doctor Who – série de ficção científica da BBC. Extraterrestre e seus amigos viajam pelo tempo. TV Folha – notícias, música e humor, com jornalistas e colunistas da Folha de São Paulo. Legião Estrangeira – correspondentes internacionais aprofundam assuntos que mexem com o mundo. A TV que se Faz no Mundo – bastidores do mais poderoso meio de comunicação. e - Cidadania – a cada semana um tema que interessa de perto o cidadão. Brasil Caipira – as raízes da boa música brasileira. STJ Cidadão –as decisões do STJ e suas consequências no dia-a-dia. Essa Casa tem História – histórias de casas antigas do Paraná. Tempero da Terra – para conhecer, preparar e saborear as delícias do Paraná. Pequenos Poetas – crianças mostram arte, ideias e talento. e - Universidade – alunos dos cursos de comunicação social apresentam seus trabalhos. Educação Financeira – parceria com a BM&FBOVESPA, melhora a relação entre você e seu dinheiro. O Dono da Rua – a história das ruas de Curitiba e das pessoas que lhes deram os nomes. Recreio com História – crianças falam de suas experiências. Ofícios – dia-a-dia de pessoas com ofícios não tão conhecidos, mas com histórias muito interessantes. Em Cada Canto um Encanto – as maravilhas, as lendas e a vida nos pequenos municípios do Paraná. PR 399 – história e causos de moradores de cidades paranaenses.

Mais detalhes: http://www.rtve.pr.gov.br/

Isto significa dizer que para compreender a Paixão de Cristo não devemos olhar apenas para a narrativa sobre os últimos momentos de Jesus Cristo antes da crucificação, mas para a relação entre o tema bíblico e o contexto de sua representação: a encenação por determinados participantes (fiéis, atores, demais integrantes) em um período específico (na sexta-feira da semana santa) que permite aos envolvidos “re-viver”, participar e atualizar o drama original do catolicismo. Mas é importante ampliar ainda mais o olhar: vale lembrar que a palavra “ritual” admite utilizações diversas, que podem, inclusive, extrapolar o domínio da religião, de forma que não é preciso tratar da Paixão de Cristo exclusivamente como um evento de devoção e fé. De maneira ampla, podemos compreendê-la como

CAUÊ KRÜGER

Foto: divulgação

Graduado em ciências sociais (UFPR), artes cênicas (FAP) e mestre em Antropologia Social (Unicamp). Professor de sociologia e antropologia, coordenador da especialização em Antropologia Cultural, do Laboratório de Arte, Cultura e Simbolismo (LACS) da PUCPR, dedica-se à pesquisa nas artes, rituais, cultura popular e performances.

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

5


TEATRO E CIRCO | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

Infantil

Reverência ao circo brasileiro Quando a menina chega para o espetáculo, a lona do circo já está desmontada. A atrasada personagem não se dá por vencida. Percebe que o velho palhaço ainda não foi embora depois daquela que tinha sido sua última apresentação. Ela insiste, incomoda, chora, faz graça, até que convence o ranzinza Caturrão a relembrar suas histórias. Essa é a sinopse de “Caravana – Memórias de um Picadeiro”, homenagem da companhia Circo Roda ao circo tradicional, com estreia nacional em Curitiba, no Festival de Teatro. As apresentações, de 1º a 8 de abril, serão no grande auditório do Teatro Positivo, sempre às 21h30.

que fica rodando enquanto o malabarista se apresenta ao som de música clássica. “Achamos que Curitiba tem a cara desse estilo musical. Aproveitamos a arquitetura da Ópera de Arame. No Rio, as imagens remetem ao Arco da Lapa, enquanto um samba acrobático acontece no palco. Em Salvador, o Pelourinho é cenário CARAVANA – MEMÓRIAS DE UM PICADEIRO para a capoeira acrobática”, Foto: Camila Soufer diz Beto Andreetta. A partir do argumento dele, Luiz Alberto de Abreu – um O Circo Roda mostra uma tendência dos principais dramaturgos e roteiristas de contemporânea de profissionalização do circo. cinema do país, autor de “Hoje é Dia de Busca propor uma discussão sobre os novos Maria” – elaborou um texto todo em versos, rumos para as artes circenses, tanto no que diz com ditos e brincadeiras populares que respeito à parte artística quanto no que se refere dialogam com os números circenses. à administração empresarial, aliada a condições favoráveis de geração de trabalho e renda. Num contraponto ao circo tradicional, o Circo Roda procura romper com o pensamento estigmatizado de que o circo é um mero entretenimento superficial, e erguer a linguagem do picadeiro ao mesmo grau e visibilidade das outras artes cênicas do país.

Quarta produção do grupo, que surgiu da união dos grupos teatrais Parlapatões e Pia Fraus no início de 2006, Caravana tem idealização e argumento de Beto Andreetta, direção de Chico Pelúcio e dramaturgia de Luís Alberto de Abreu. “O roteiro melodramático, bem ao estilo do circo brasileiro, vai alinhavando os números circenses”, explica Chico Pelúcio, que integra o Grupo de Teatro Galpão e é diretor do Centro Cultural Galpão Cine Horto, de Belo Horizonte. “O Galpão já bebeu muito da influência do circo na linguagem teatral. Eu mesmo já fiz um trabalho com circo de rua em BH, mas nessas proporções é a primeira vez”, comenta Chico.

CARAVANA – MEMÓRIAS DE UM PICADEIRO Foto: Camila Soufer

6

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

Para contar as memórias do palhaço Caturrão, os números circenses são emoldurados pela cultura de oito estados brasileiros – o Paraná, inclusive. Imagens da Ópera de Arame, projetadas num telão, servem de cenário para a mandala, um aro de 1,8m

“O circo sempre foi o mais solitário nessa batalha pela sobrevivência. Por buscar a comunicação com o público, foi visitando várias linguagens. Trouxe para dentro da lona bailarinos, poetas, dramaturgos e músicos”, resume Chico Pelúcio, que teve a infância marcada pelos espetáculos circences.

CARAVANA – MEMÓRIAS DE UM PICADEIRO Data: 1º a 8 de abril Horário: 21h30 Local: Teatro Positivo Ingresso: R$50 e R$ 25 CARAVANA – MEMÓRIAS DE UM PICADEIRO Foto: divulgação

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

7


TEATRO E CIRCO | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | TEATRO E CIRCO

Infantil

1º DE ABRIL

1º E 2 DE ABRIL

1º, 3 E 7 DE ABRIL

MEMÓRIAS DE GARAGEM

PALÁCIO DO FIM

A MUDANÇA

SERÁ QUE ELE É? – CUIDADO! SEU PRÍNCIPE PODE SER UMA CINDERELA

Direção: José Wilker | Classificação: 14 anos Horário: 21h | Local: Teatro Bom Jesus Ingresso: R$50 e R$25

Direção: Francis Severino | Horário: 14h (domingo), 17h e 19h30 (2ª feira) | Local: Teatro Novelas Curitibanas | Ingresso: R$10

Direção: Humberto Gomes | Horário: 17h | Local: Teatro Cena Hum | Ingresso: R$20 e R$10

MARIA DAS CORES E SEUS AMORES

A PEÇA DO CASAMENTO

Direção: Olga Romero | Horário: 15h e 17h Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica Ingresso: R$15 e R$7,50

Classificação: 12 anos | Direção: Pedro Brício Horário: 21h | Local: Teatro da Reitoria da UFPR Ingresso: R$50 e R$25

A CRIANÇA MAIS VELHA DO MUNDO

GARGÓLIOS

Horário: diversos | Local: diversos Ingresso: R$20 e R$10

Direção: Claudia Missura | Horário: 16h | Local: Teatro Marista | Ingresso: R$50 e R$25

Classificação: 14 anos | Direção: Gerald Thomas Horário: 21h | Local: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha | Ingresso: R$50 e R$25

1º, 5 A 8 DE ABRIL

DRAMA

SESSÃO NO TEATRO

FÁBULA MUSICAL

DEBATE SUSTENTABILIDADE E PROSPECÇÕES DA MOSTRA FRINGE COM GRUPOS DO FRINGE 2012 E MEDIAÇÃO DE EXPEDITO ARAÚJO

Horário: 11h | Local: Memorial de Curitiba Ingresso: gratuito

AS MULHERES DA RUA 23 COMÉDIA

Direção: Carlos Alexandre | Classificação: 12 anos | Horário: 15h | Local: Auditório Glauco Flores de Sá Britto – Miniauditório | Ingresso: R$24

PTERODÁTILOS

COMÉDIA DRAMÁTICA Classificação: 16 anos | Direção: Fabiano Muniz Horário: 21h | Local: Secretaria de Estado da Cultura – Auditório Brasílio Itiberê | Ingresso: gratuito

PEQUENAS CAQUINHAS COMÉDIA

Direção: Andrei Moscheto | Horário: 20h20 Local: Teatro Regina Vogue | Ingresso: R$40

PENSO, LOGO... RESISTO

DRAMA

COMÉDIA

DRAMA

O IDIOTA – UMA NOVELA TEATRAL DRAMA

Direção: Cibele Forjaz | Horário: 19h Local: Cietep | Ingresso: R$50 e R$25

LUIS ANTONIO – GABRIELA DOCUMENTÁRIO CÊNICO

Classificação: 16 anos | Direção: Nelson Baskerville | Horário: 21h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: R$50 e R$25

QUINTAL DRAMA

Direção: Joaquim Elias | Horário: 14h (2ª feira) e 19h30 (domingo) | Local: Teatro Novelas Curitibanas | Ingresso: R$10

1º A 4 DE ABRIL

SOLANO E RIOS COMÉDIA

Direção: Alexandre Mello | Horário: 15h (3ª feira), 18h (2ª e 4ª feira) e 21h (domingo) Local: Auditório Glauco Flores de Sá Britto – Miniauditório | Ingresso: R$30

COMÉDIA

Direção: Amauri Ernani | Classificação: 12 anos Horário: 19h | Local: Teatro Paulo Autran Ingresso: R$40

1º, 4, 5, 6, 7 E 8 DE ABRIL

MOSTRA SEU NARIZ CIRCO

LIQUIDIFICADOR – PEDAÇOS DA VIDA, O PIOR DO SER HUMANO Direção: Marina Machado | Classificação: 16 anos | Horário: 20h (domingo), 22h (sábado) e 23h (5ª e 6ª feira) | Local: Teatro Marina Machado Ingresso: R$30 e R$20

MUSICAL

SUÍTE CHIQUINHA MUSICAL

Direção: George Sada | Horário: 21h | Local: Teatro Cena Hum | Ingresso: R$20 e R$10

1º A 8 DE ABRIL

CARAVANA – MEMÓRIAS DE UM PICADEIRO CIRCO

Direção: Chico Pelúcio | Horário: 21h30 | Local: Teatro Positivo | Ingresso: R$50 e R$25

1º, 8, 15 E 22 DE ABRIL

O MALEFÍCIO DA MARIPOSA TEATRO DE BONECOS

Direção: Ana Rosa Tezza | Horário: 11h | Local: Teatro do Piá | Ingresso: gratuito

1º E 7 DE ABRIL

QUEM É MORTO SEMPRE APARECE COMÉDIA

Direção: Treat Serpa | Horário: 12h (sábado) e 18h (domingo) | Local: Teatro Reikrauss Ingresso: R$30

1º, 7 E 8 DE ABRIL

TRUQUE, MAGIA, MIADO E FANTASIA MUSICAL INFANTIL

Direção: Humberto Gomes | Horário: 15h Local: Teatro Cena Hum | Ingresso: R$20 e R$10

A FABULOSA COZINHA DE PIERRE MUSICAL INFANTIL

Direção: Simone Hidalgo | Horário: 17h | Local: Teatro Cena Hum | Ingresso: R$20 e R$10

O MALEFÍCIO DA MARIPOSA Foto: Tatiana Dias

COMÉDIA DRAMÁTICA

Direção: João Luiz Fiani Horário: 21h | Local: Teatro Lala Schneider Ingresso: R$20 e R$10

8

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

9


TEATRO E CIRCO | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | TEATRO E CIRCO

Infantil

2 DE ABRIL

3 E 4 DE ABRIL

3 E 7 DE ABRIL

5 DE ABRIL

LANÇAMENTO DO LIVRO “NO CENTRO DA LIÇA REGINA VOGUE”

O LIBERTINO

SE EU SOUBESSE QUE VOCÊ FICARIA ASSIM NÃO TERIA CASADO

AVENTURAS TEATRAIS – JARDIM DAS VIRTUDES

Direção: Treat Serpa Classificação: 16 anos Horário: 12h (sábado) e 21h (3ª feira) | Local: Teatro Hildegard Sondahl | Ingresso: R$30

Direção: Gil Gabriel | Horário: 15h | Local: Biblioteca Pública do Paraná | Ingresso: gratuito

BIOGRAFIA DA ATRIZ E PRODUTORA REGINA VOGUE Horário: 22h | Local: Teatro Regina Vogue Ingresso: gratuito

2 A 4 DE ABRIL

NÓS

DRAMA Direção: Renato Schmidt | Classificação: 14 anos | Horário: 20h | Local: Teatro Marina Machado | Ingresso: R$20 e R$10

2, 6 E 7 DE ABRIL

SHREK PARA ADULTOS EM CURITIBA

COMÉDIA

Direção: Jô Soares | Classificação: 16 anos Horário: 21h | Local: Teatro Bom Jesus Ingresso: R$50 e R$25

EQUUS DRAMA

Direção: Alexandre Reinecke | Classificação: 16 anos | Horário: 21h | Local: Sesc da Esquina Ingresso: R$50 e R$25

CABARET BRASILIS MUSICAL

Direção: Airen Wormhoudt | Horário: 20h30 Local: Bar Libertadores | Ingresso: R$20 e R$10

COMÉDIA

3, 5, 7 E 8 DE ABRIL

Direção: Treat Serpa | Classificação: 16 anos Horário: 21h (2ª feira) e 23h59 (6ª feira e sábado) Local: Teatro Hildegard Sondahl | Ingresso: R$40

SUPER MULHER – A COMÉDIA

2, 6, 7 E 8 DE ABRIL

PANCADARIA

COMÉDIA

4 DE ABRIL

STAND-UP COMEDY COM PAULO CARVALHO (RJ) E HÉLIO BARBOSA (PR) Direção: Paulo Carvalho Classificação: 18 anos Horário: 22h | Local: Bar Curitiba Comedy Club Ingresso: R$50

4 E 5 DE ABRIL

COMÉDIA

LICHT+LICHT

Direção: Amauri Ernani | Classificação: 12 anos Horário: 21h (3ª feira e sábado) e 19h (5ª feira e domingo) | Local: Teatro Paulo Autran Ingresso: R$40

Dramaturgia: Caeltano Vilela | Classificação: 14 Horário: 21h | Local: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha | Ingresso: R$50 e R$25

DRAMA

COMÉDIA

O MENINO QUE VENDIA PALAVRAS

Direção: Amauri Ernani | Classificação: 12 anos Horário: 17h (domingo), 23h (6ª feira e sábado) e 21h (2ª feira) | Local: Teatro Paulo Autran Ingresso: R$40 e R$20

Direção: Cristina Moura Horário: 19h30 | Local: Teatro Marista | Ingresso: R$50 e R$25

INFANTIL

CACHORROS NÃO SABEM BLEFAR

2 A 8 DE ABRIL

TEATRO DO ABSURDO

OPHELIA

Direção: Byron O’Neill | Classificação: 12 anos Horário: 14h (4ª feira), 17h, 19h30 (5ª feira) Local: Teatro Novelas Curitibanas Ingresso: R$20 e R$10

DA COMPANHIA ANNOYING ART COMPANY (REINO UNIDO)

Direção: Lucianna Raitani | Horário: 19h30 | Local: Bicicletaria Cultural | Ingresso: R$20 e R$10

COMÉDIA STAND-UP Direção: Alisson Diniz Horário: 23h | Local: Teatro Lala Schneider Ingresso: R$30

STAND-UP COMEDY COM BRUNO MOTTA COMÉDIA

Direção: Bruno Motta Classificação: 18 anos | Horário: 22h | Local: Bar Curitiba Comedy Club | Ingresso: R$50

5 E 6 DE ABRIL

ENTRE TANTAS COISAS MUSICAL

Direção: Humberto Gomes | Horário: 20h30 Local: Bar Libertadores | Ingresso: R$20 e R$10

TÁ RINDO PORQUE NÃO É COM VOCÊ COMÉDIA STAND-UP

Direção: Leandro Resende Horário: 13h (6ª feira) e 22h (sábado) | Local: Correios – Auditório Carteiro Osvaldo Teixeira Ingresso: R$18

JUDY GARLAND – O FIM DO ARCO-ÍRIS MUSICAL

Direção: Charles Möeller | Classificação: 14 anos Horário: 21h | Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão | Ingresso: R$50 e R$25

MONÓLOGO Direção: Francis Severino Horário: 14h (4ª feira) e 19h30 (5ª feira) | Local: Teatro Novelas Curitibanas | Ingresso: R$18 e R$9

MOMENTO ITÁLIA-BRASIL IANCU – UN PAESE VUOLE DIRE MONÓLOGO

Direção: Salvatore Tramacere | Horário: 21h Local: Teatro José Maria Santos | Ingresso: R$20

4, 5, 6, 7 E 8 DE ABRIL

DA ORDEM DAS COISAS

TRAGICOMÉDIA

CALENDÁRIO DA PEDRA Direção: Alexandre Bonin Horário: 20h | Local: Espaço Cultural Pé no Palco Ingresso: R$20 e R$10

DRAMA

Direção: Vinícius Souza | Horário: 17h e 19h30 Local: Teatro Novelas Curitibanas | Ingresso: R$10 OPHELIA Foto: divulgação

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

SOMRISADA

ROBISON

3 DE ABRIL

10

COM ALMAZEM TEATROS DE BONECOS

CALENDÁRIO DA PEDRA Foto: Olívia D’Agnoluzzo

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

11


TEATRO E CIRCO | PROGRAMAÇÃO 5 A 7 DE ABRIL

O JARDIM DRAMA

Direção: Leonardo Moreira | Classificação: 14 anos | Horário: 21h | Local: Cietep | Ingresso: R$50 e R$25

5 A 8 DE ABRIL

AS QUARENTONAS COMÉDIA

Direção: João Paulo Horário: 21h | Local: Teatro Cultura | Ingresso: R$30 e R$15

6 E 7 DE ABRIL

ESSA FEBRE QUE NÃO PASSA DRAMA

Direção: André Brasileiro e Marcondes Lima Classificação: 16 anos Horário: 21h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: R$50 e R$25

6, 7 E 8 DE ABRIL

ECLIPSE DRAMA

Direção: Jurij Alschitz Classificação: 12 anos Horário: 21h | Local: Teatro da Reitoria da UFPR Ingresso: R$50 e R$25

OUTRO LADO DRAMA

Direção: coletiva | Classificação: 12 anos Horário: 17h (6ª feira), 19h30 (6ª feira e sábado) e 14h (domingo) | Local: Teatro Novelas Curitibanas Ingresso: R$15 e R10

AS MENTIRAS QUE OS HOMENS QUE TÊM NAMORADAS, NOIVOS E CASADOS CONTAM (SEMPRE COM NOVAS MENTIRAS )

Gratuito

SHOWRIA, UMA COMÉDIA DO BARALHO!

NAMÍBIA, NÃO!

Direção: Marcyo Luz Classificação: 16 anos Horário: 19h (6ª feira), 22h (sábado) e 13h (domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON Ingresso: R$32

Direção: Lázaro Ramos | Classificação: 15 anos Horário: 21h | Local: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha | Ingresso: R$50 e R$25

7 DE ABRIL

Direção: Beto Andreetta | Horário: 16h | Local: Teatro Marista | Ingresso: R$50 e R$25

COMÉDIA

SÓ RIA!

COMÉDIA STAND-UP Direção: Marco Zenni Classificação: 16 anos Horário: 23h59 | Local: Teatro Regina Vogue Ingresso: R$40

PIADARIA MIXTV

COMÉDIA STAND-UP Direção: Rudy Landucci Classificação: 18 anos Horário: 22h | Local: Bar Curitiba Comedy Club Ingresso: R$50

PALHAÇAS DE SALTO EM CAFÉ SIMPATIA COMÉDIA CLOWN

CANTE COM PEIXONAUTA – O SHOW MUSICAL INFANTIL

A PEQUENINA AMÉRICA E SUA AVÓ $IFRADA DE ESCRÚPULOS

DRAMA (MOSTRA FRINGE) Direção: Sara Rojo | Horário: 14h (sábado), 17h, 19h30 (domingo) | Local: Teatro Novelas Curitibanas | Ingresso: R$20

14 E 15 DE ABRIL

12 A 22 DE ABRIL

SESSÃO NO TEATRO

CIDADE DAS MARIPOSAS FÁBULA DO ABSURDO

Direção: Cia. Primus Horário: 21h (5ª feira a sábado) e 19h (domingo) Local: Teatro do Paiol | Ingresso: R$30 e R$15

CIDADE DAS MARIPOSAS divulgação

SESSÃO NO TEATRO

PARA RIR E CHORAR DE RIR COMÉDIA STAND-UP

Direção: Leandro Resende | Classificação: 14 anos Horário: 16h (sábado) e 19h (domingo) Local: Correios – João Negrão | Ingresso: R$16 e R$8

CENA HQ BRASIL

SESSÃO NO TEATRO

O LAMPIÃO E A MENINA

Direção: Christiane Jatahy | Classificação: 18 anos | Horário: 21h | Local: Teatro Bom Jesus Ingresso: R$50 e R$25

18 DE ABRIL

O COELHO E A TARTARUGA

Direção: Gabriel Villela | Classificação: 12 anos Horário: 21h | Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão | Ingresso: R$50 e R$25

DRAMA

Direção: Manoel Kobachuk Horário: 15h e 17h | Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica | Ingresso: R$15 e R$7,50

21 E 22 DE ABRIL

TRAGÉDIA

Direção: Treat Serpa Classificação: 16 anos Horário: 21h | Local: Teatro Hildegard Sondahl Ingresso: R$40

A TERRA DOS MENINOS PELADOS

Classificação: 14 anos Horário: 20h | Local: Caixa Cultural | Ingresso: 1 livro não didático

HÉCUBA

Direção: Dico Ferreira Horário: 15h e 17h | Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica | Ingresso: R$15 e R$7,50

A TERRA DOS MENINOS PELADOS Foto: divulação

LEITURAS DRAMÁTICAS DE GRAPHIC NOVELS DOS MAIS INSTIGANTES AUTORES NACIONAIS

7 E 8 DE ABRIL

JULIA

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

COMÉDIA DRAMÁTICA

Direção: Heryca Veriano Classificação: 18 anos Horário: 22h30 | Local: Aoca Bar | Ingresso: R$20

COMÉDIA

12

PROGRAMAÇÃO | TEATRO E CIRCO

Infantil

13 A 29 DE ABRIL

MULHER INTELIGENTE SABE ONDE FICA O PONTO G DO HOMEM COMÉDIA

Direção: Triet Serpa | Horário: 21h (6ª feira e sábado) e 19h (domingo) | Local: Teatro Reikrauss Ingresso: R$30 e R$15

Direção: Claudio Miiller Horário: 15h e 17h | Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica | Ingresso: R$15 e R$7,50

25 DE ABRIL A 13 DE MAIO

A MEIA-NOITE LEVAREI TEU CADÁVER HORROR

Direção: Paulo Biscaia Filho | Horário:19h e 21h | Local: Teatro Universitário de Curitiba – TUC | Ingresso: gratuito

26 A 29 DE ABRIL

HEDWIG E O CENTÍMETRO ENFURECIDO MUSICAL

Direção: Evandro Mesquita | Horário: 20h (5ª feira a sábado) e 19h (domingo) Local: Caixa Cultural | Ingresso: R$20 e R$10 CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

13


TEATRO E CIRCO | PROGRAMAÇÃO 26 DE ABRIL A 27 DE MAIO

Gratuito

Infantil

PROGRAMAÇÃO | TEATRO E CIRCO

28 E 29 DE ABRIL

TRAQUINAGENS

SESSÃO NO TEATRO

PORQUE NÃO ESTOU ONDE VOCÊ ESTÁ

Direção: Alejandro Dominguez | Horário: 15h e 17h Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica Ingresso: R$15 e R$7,50

DRAMA

O espetáculo conta a história de duas pessoas – um homem e uma mulher que decidem conviver sem falar sobre o passado. Eles desenvolvem uma linguagem por meio de gestos e ações corporais que só eles entendem. “Por não estou onde você está” questiona a dificuldade de interação com o outro, de enfrentar a solidão, de encontrar as palavras certas no momento certo; fala sobre pessoas que amam profundamente, mas têm extrema dificuldade em dizê-lo. A peça, da Súbita Companhia de Teatro, entra em cartaz no Teatro Novelas Curitibanas com direção e dramaturgia de Maíra Lour. Horário: 20h Local: Teatro Novelas Curitibanas Ingresso: gratuito

TODA 4ª FEIRA

ACUSTICOZINHO COM DIOGO PORTUGAL STAND-UP COM DIOGO PORTUGAL E ROGÉRIO CORDONI

Horário: 21h | Local: Bar Santa Marta | Ingresso: R$20

aprenda e empreenda CURSO AVANÇADO DE TEATRO: TÉCNICAS CÔMICAS

Data: 9 de abril a 9 de julho | Horário: 14h20 às 18h (2ª feira) | Local: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR | Inscrição: R$35

CURSO DE INTRODUÇÃO TEATRAL: JOGOS E IMPROVISAÇÃO

Data: 12 de abril a 5 de julho | Horário: 14h20 às 18h (5ª feira) | Local: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR | Inscrição: R$35

CURSO PARA SELEÇÃO DE INTEGRANTES PARA O GRUPO DE TEATRO DA UTFPR (TUT)

Data: 13 de abril a 6 de julho | Horário: 15h às 17h30 (6ª feira) | Local: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR | Inscrição: R$35

CURSO DE COMÉDIA PARA ATORES E NÃO ATORES Foto: divulgação

14

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

Classificação: 18 anos | Data: toda 2ª, 3ª e 4ª feira | Horário: 19h às 22h | Local: Escola do Ator Cômico | Inscrição: R$1800 a R$200

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

15


LITERATURA

Invenções da memória Lembra daquela sua “pisada na bola”? Como você passaria a história para frente? “Toda história que contamos é mais ou menos inventada. Sempre selecionamos o que é mais interessante, relembramos de maneira diferente e escondemos o que não nos interessa”. A análise é do escritor carioca, radicado em Curitiba, Otto Winck. Na palestra “Autoficção: Labirintos de Memória e Invenção”, programada para o dia 16 – aniversário de dois anos do programa Curitiba Lê –, Otto, que também é professor da Oficina de Análise e Criação Literária do programa, fala do gênero híbrido autoficção, tendência que se acentuou nos últimos 20 anos. Assim como no dia a dia, na autoficção quem fala de si não é necessariamente fiel aos fatos. “A ideia é tentar despertar a vontade da pessoa escrever criativamente a partir OTTO LEOPOLDO WINCK Foto: Alice Rodrigues

FLAVIO STEIN Foto: Luiz Cequinel

16

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

dela mesma. Escrevemos e olhamos o mundo a partir de nós mesmos, mesmo quando falamos do outro”, pontua Winck. O espanhol Enrique Villa-Matas e o sul-africano John Coetzee são escritores adeptos da autoficção. O livro “Quase Memória, Quase Romance”, do brasileiro Carlos Heitor Cony, é outro exemplo. A palestra de Otto Winck será às 19h, no Palacete Wolf. No dia 18 de abril, às 19h, também no Palacete Wolf, é a vez de Flávio Stein, músico, dramaturgo e roteirista, falar da importância da vocalização do texto na mediação de leitura. “Vivemos num mundo em que a voz é deixada de lado. E usamos essa voz na maior parte do dia. Não temos preocupação se estamos usando direito ou não. A sociedade é ancorada no visual, estimulada pela visualização”, comenta Flávio, que tem mestrado com o tema “Ler e vocalizar o texto literário: processos de mediação de leitura” e ministra um Laboratório de Leitura no Curitiba Lê. Para ele, é preciso discutir melhor o trabalho de mediação nas rodas e ciclos de leitura. “Se o mediador fizer a leitura sem preocupação com a palavra, isso pode ou não estimular o leitor ouvinte, ainda mais em nossa sociedade

RODA DE LEITURA Foto: Alice Rodrigues

de leitura silenciosa”. A atividade da leitura compartilhada acontecia com frequência até o século XVIII. Ler em voz alta era uma forma de socialização nos salões, nas sociedades literárias, em casa, nos serões, nos cafés. Entre os outros eventos programados para os dois anos do Curitiba Lê estão o lançamento do Jornal das Oficinas de Análise e Criação Literária de 2011, dia 19 de abril, às 19h, e a Oficina de Contação de Histórias, com Adriane Havro e Luís Teixeira, dia 20 de abril, às 14h, ambos no Palacete Wolf.

programação completa das Casas da Leitura que agendaram contações especiais você confere nas próximas páginas.

DOIS ANOS DO PROGRAMA CURITIBA LÊ Data: 16 a 20 de abril Horário: diversos Local: diversos Ingresso: gratuito

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (41) 3321-3317 ou pelo e-mail coordenacaodeliteratura@fcc.curitiba.pr.gov.br. As vagas são limitadas. Curitiba Lê no Dia Nacional do Livro Infantil Como parte das comemorações dos dois anos do Programa Curitiba Lê e do Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, o Bondinho da Leitura transforma-se em espaço para contações de histórias. Carolina Damião fará quatro contações ao longo do dia. É preciso fazer inscrição antecipada no local ou pelo telefone (41) 3321-3370. A

RODA DE LEITURA Foto: Luiz Cequinel

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

17


LITERATURA | PROGRAMAÇÃO 1º a 14 DE ABRIL

Gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

12 DE ABRIL

HORA DO CONTO

“DONA SALETE DE COPACABANA”, DE LIANA LEÃO Horário: 11h às 15h e às 11h (sábado) | Local: Biblioteca Pública do Paraná | Ingresso: gratuito

2 DE ABRIL

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM LYLIAN DE SOUZA, A PARTIR DE OBRAS DE WALMOR MARCELINO E DE HELENA KOLODY Horário: 9h às 10h e 13h30 às 14h30 | Local: Casa da Leitura Walmor Marcelino | Ingresso: gratuito

4 E 10 DE ABRIL

IDENTIDADES DA LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO: PASSADO E PRESENTE PALESTRA SOBRE A FALTA DE PROJEÇÃO INTERNACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA, COM CHRISTIAN SCHWARTZ

Horário: 19h | Local: Sesc Paço da Liberdade Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS DE 10 ANOS

Horário: 9h30 | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

13 DE ABRIL

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

AVENTURAS LITERÁRIAS

PARA CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS

Horário: 9h30 e 14h (4ª feira) | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

ATÉ 8 DE ABRIL

LANÇAMENTO DO LIVRO “PINHEIROS” COM EXPOSIÇÃO DE OBRAS DE ARTE OBRAS DE DIVERSOS ARTISTAS COM FOCO NAS ARAUCÁRIAS

PROGRAMAÇÃO | LITERATURA

Infantil

COM O ESCRITOR ALEXANDRE LEOCÁDIO Horário: 15h Local: Biblioteca Pública do Paraná Ingresso: gratuito

Classificação: 15 a 60 anos Horário: 9h30 | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA MÓVEL Classificação: 11 a 14 anos Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM LILYAN DE SOUZA

Horário: 9h | Local: Casa da Leitura Nair Macedo Ingresso: gratuito (35 crianças da Escola Donatila Caron dos Anjos)

RODA DE LEITURA COM LUIS TEIXEIRA

Horário: 9h | Local: Casa da Leitura Wilson Martins | Ingresso: gratuito

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM ADRIANE HAVRO

Horário: 9h30 | Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes | Ingresso: gratuito

LABORATÓRIO DE LEITURA COM FLÁVIO STEIN

Horário: 14h às 18h | Local: Casa da Leitura Nair Macedo | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

COM LUIS CARLOS TEIXEIRA

Horário: 14h30 | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

MEDIADORA LILYAN DE SOUZA Classificação: 14 a 17 anos | Horário: 14h30 às 16h30 | Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA

MEDIADORA JULIANA MARTINS Classsificação: 18 anos | Horário: 15h | Local: Casa da Leitura Hilda Hilst | Ingresso: gratuito

PALESTRA “AUTOFICÇÃO: LABIRINTOS DE MEMÓRIA E INVENÇÃO” COM OTTO WINCK

SESSÃO DE HISTÓRIAS

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Horário: 19h | Local: Palacete Wolf | Ingresso: gratuito

Horário: 14h | Local: Bicicletaria Cultural Ingresso: R$5 a gratuito

Horário: 9h30 | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

16 a 21 DE ABRIL

RODAS DE LEITURA

“MARIA VAI COM AS OUTRAS”, DE SYLVIA ORTHOFF

COM NEHRU DO PROJETO MALA MÁGICA

Horário: 11h | Local: Solar do Rosário | Ingresso: gratuito

COM VINICIUS MAZZON

COM LUCAS BUCHILE

14 E 15 DE ABRIL

CONTAR E ENCANTAR, A ARTE DE CONTAR E OUVIR HISTÓRIAS

A HISTÓRIA COMO SUJEITO, A MEMÓRIA COMO ESPAÇO MÍTICO, A TÉCNICA COMO CAMINHO. O REPERTÓRIO COMO MEIO, A NARRAÇÃO COMO UM ATO DE ENTREGA

Horário: 9h às 18h (sábado) e 9h às 13h (domingo) | Local: Espaço Paz e Bem | Ingresso: R$275

Horário: 9h45 às 11h e 14h às 15h15 (com poesias de Helena Kolody e dramaturgia de Walmor Marcelino) | Local: Casa de Leitura Walmor Marcelino | Ingresso: gratuito

HILDA NA CASA

APRESENTAÇÃO MULTIMÍDIA SOBRE A VIDA E OBRA DA ESCRITORA HILDA HILST, COM MARIA LÚCIA DE FARIA

Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Hilda Hilst Ingresso: gratuito

HORA DO CONTO

Horário: 11h às 15h e às 11h (sábado) | Local: Biblioteca Pública do Paraná | Ingresso: gratuito

17 DE ABRIL

COM LUCI COLLIN

Horário: 19h às 22h | Local: Casa da Leitura Dario Vellozo | Ingresso: gratuito

RODA DE LEITURA MÓVEL Classificação: 15 anos Horário: 8h30 | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

16 DE ABRIL

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM VINICIUS MAZZON CONTAR E ENCANTAR, A ARTE DE CONTAR E OUVIR HISTÓRIAS | Foto: divulgação

18

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

Horário: 9h | Local: Casa da Leitura Paulo Leminski | Ingresso: gratuito

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

19


LITERATURA | PROGRAMAÇÃO 18 DE ABRIL

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM CAROLINA DAMIÃO

Horário: 10h, 10h45, 15h e 15h45 | Local: Bondinho da Leitura | Ingresso: gratuito

PALESTRA “LER E VOCALIZAR O TEXTO LITERÁRIO: PROCESSOS DE MEDIAÇÃO DE LEITURA” COM FLÁVIO STEIN

Horário: 19h | Local: Palacete Wolf | Ingresso: gratuito

NOITE NA TAVERNA

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | LITERATURA

Infantil

AUTORES & IDEIAS – CICLO LITERÁRIO 2012

DEBATES SOBRE TEMAS DO COTIDIANO, TENDO A LITERATURA COMO CENÁRIO E NARRATIVA DAS CONVERSAS Horário: 19h | Local: Sesc Paço da Liberdade Ingresso: gratuito

23 a 30 DE ABRIL

HORA DO CONTO

ESTAÇÃO DA LEITURA

PERMANENTE

EMPRÉSTIMO DE LIVROS

BONDINHO DA LEITURA EMPRÉSTIMO DE LIVROS

Horário: 8h30 às 19h30 (2ª a 6ª feira) e 8h30 às 14h30 (sábado) | Local: Rua XV de Novembro Ingresso: gratuito

aprenda e empreenda

“O LOBINHO E O PORCO MAU”, DE EUGENE TRIVIZAS Horário: 11h às 15h e às 11h (sábado) | Local: Biblioteca Pública do Paraná | Ingresso: gratuito

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM FABIANE DE CÉZARO

COM CONTADOR DE HISTÓRIA NEHRU MOREIRA, O ATOR LUIZ REIKDAL E O MÚSICO MARCELO VILLENA, EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO LIVRO

Data: 14 de abril | Horário: 9h às 17h Local: Biblioteca Pública do Paraná Ingresso: gratuito

Horário: 19h | Local: Bicicletaria Cultural Ingresso: R$5

OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA Foto: divulgação

PAIOL LITERÁRIO

Horário: 20h | Local: Teatro do Paiol | Ingresso: gratuito

19 DE ABRIL

LANÇAMENTO DO JORNAL DAS OFICINAS DE ANÁLISE E CRIAÇÃO LITERÁRIA DE 2011 Horário: 19h | Local: Casa da Leitura Dario Vellozo | Ingresso: gratuito

COQUETEL DE LANÇAMENTO DO LIVRO “UMA VIDA EM DUAS RODAS”, DE CARLITOS REYES Horário: 19h | Local: Bicicletaria Cultural Ingresso: gratuito

20

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

UM ESCRITOR NA BIBLIOTECA Foto: divulgação

24 DE ABRIL

UM ESCRITOR NA BIBLIOTECA

Data: 9, 10, 11 e 12 de abril | Horário: 14h 18h | Local: Biblioteca Pública do Paraná Ingresso: gratuito

LABORATÓRIO DE LEITURA “GALÁZIAS LITERÁRIAS: LEITURA DA LITERATURA, LITERATURA DE LEITURA”

COMO ESCREVER CRÔNICAS COM ISABEL FURINI

Data: 11 de abril | Duração: 3 meses Horário: 19h | Local: Editora Instituto Memória Ingresso: R$750 e R$250 (inscrição)

OFICINA DE POESIA

Horário: 19h | Local: Biblioteca Pública do Paraná Ingresso: gratuito

Data: 12, 19 e 26 de abril | Horário: 18h às 19h45 | Local: Biblioteca Pública do Paraná Ingresso: gratuito

28 DE ABRIL

VORLESETREFFEN (HORA DO CONTO)

A ORALIDADE E A INICIAÇÃO LITERÁRIA

Horário: 15h | Local: Goethe-Institut Curitiba Ingresso: 1kg de alimento não perecível

Data: 14 de abril | Horário: 8h30 Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam Ingresso: gratuito

30 DE ABRIL

RODA DE LEITURA FIXA

Horário: 14h | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: gratuito

COM ADRIANE HAVRO E LUÍS TEIXEIRA

OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA

COM JOCA REINERS TERRON

EM CADA ENCONTRO, CRIS BETINA CONTA A HISTÓRIA EM PORTUGUÊS. EM SEGUIDA, A MESMA HISTÓRIA É ENCENADA EM ALEMÃO

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS Data: 20 a 27 de abril | Horário: 14h às 18h Local: Casa da Leitura Dario Vellozo Vagas: limitadas | Ingresso: gratuito

JORNALISMO LITERÁRIO COM O ESCRITOR E JORNALISTA SÉRGIO VILAS-BOAS

LANÇAMENTO E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS DO LIVRO “QUERO SER FERNANDA YOUNG” O livro conta a história de um autor que, apaixonado pela famosa escritora, escreve um livro em sua homenagem e o envia para ela. “Quero ser Fernanda Young”, de Rômulo Zanotto, foi idealizado e escrito durante o período em que viveu na cidade de Niterói, no bairro de Icaraí, quando era vizinho de quadra do prédio onde Fernanda Young viveu a infância e a juventude. Horário: 19h às 21h | Local: Livraria Cultura – Shopping Curitiba | Ingresso: gratuito

Horário: 7h30 às 20h30 (2ª a 6ª feira) e 7h30 às 14h (sábado) | Local: Terminal do Pinheirinho Ingresso: gratuito

OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA PROFESSORES

CURSO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS

COM RODRIGO BELATO, DURANTE TRÊS MESES Classificação: 8 a 13 anos | Data: todo sábado (a partir do dia 14) | Horário: 10h às 12h | Local: Biblioteca Pública do Paraná | Ingresso: gratuito

COM FLÁVIO STEIN

Data: toda 2ª feira | Classificação: 18 anos Horário: 14h às 18h | Local: Casa da Leitura Nair de Macedo | Inscrição: 1 livro de literatura novo

LABORATÓRIO DE LEITURA “ABRINDO AS PORTAS DA LEITURA: FORMAÇÃO DE AGENTES MEDIADORES DE LEITURA” ORIENTADOR: OTTO WINCK

Data: toda 4ª feira | Classificação: 18 anos Horário: 14h às 18h | Local: Casa da Leitura Paulo Leminski | Ingresso: 1 livro de literatura novo

ENCONTROS DE DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA OBRAS DA DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA E UNIVERSAL

Data: toda 5ª feira | Horário: 19h30 Local: Casa do Estudante Universitário do Paraná – CEU | Ingresso: R$15

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

21


DANÇA

Curitiba ganha Bienal Internacional de Dança Ao caminhar pela cidade entre os dias 22 e 29 de abril é possível que você se surpreenda numa praça ou num parque. Fique atento, porque dançarinos podem começar a se sacudir na rua de uma hora para outra, numa atividade que já ficou conhecida mundialmente como flash mob e que vai movimentar não só o centro, mas diversos bairros. Com o lema “a dança em todos os estilos”, a Bienal Internacional de Dança de Curitiba terá, além de apresentações ao ar livre, palestras e exibição de filmes gratuitos, oficinas e espetáculos a custos acessíveis na modalidade clássica, contemporânea, danças urbanas, dança de salão, jazz dance e videodança.

de expositores. Durante a semana, os espetáculos acontecem no Teatro Guaíra (auditórios Bento Munhoz da Rocha Netto e Salvador de Ferrante), no Teatro da Reitoria da UFPR e no Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba, tendo como principais atrações as companhias internacionais Aspen Santa Fe Ballet (Estados Unidos), Polish Dance Theatre (Polônia), David Middendorp (Holanda) e os solos premiados do Festival de Sttutgart (Alemanha). A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Roberta Storelli, explica que a Bienal

A abertura será às 10h da manhã de domingo, 22 de abril, no Memorial de Curitiba, com a apresentação de 12 companhias, além

da Dança foi concebida a partir do exemplo da Oficina de Música de Curitiba, que este ano teve sua 30ª edição. “Vamos dar ênfase à questão pedagógica e à formação de plateia, envolvendo a população com a oferta de espetáculos gratuitos ou a preços muito abaixo do mercado”, afirma. Os ingressos para os espetáculos nos teatros serão vendidos a R$20, R$10 (meia-entrada) e gratuitos para os participantes da Bienal. As oficinas, na Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento, na sala BTG do Centro Cultural Teatro Guaíra e no Teatro da Reitoria da UFPR, custam R$15. São 1530 vagas e os interessados podem se inscrever até o dia 10 de abril para quantos cursos desejarem, desde que tenham experiência e atendam aos requisitos da oficina em questão. De acordo com o regulamento, os inscritos estão sujeitos à avaliação do professor, que terá a liberdade de definir se o aluno tem condições de acompanhar a oficina ou participará apenas como ouvinte. As palestras, abertas ao público, também precisam de inscrição prévia para emissão de certificado. Portfólio

Lógica do Pior Foto: divulgação

22

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

Coreógrafos, criadores e pesquisadores da dança também terão espaço na Bienal. A oportunidade para eles é o Portfólio, espaço para apresentarem seus projetos a uma banca de especialistas, produtores, coreógrafos e diretores brasileiros e estrangeiros. “Será uma oportunidade única para revelar novos talentos e dar visibilidade ao que está sendo produzido em Curitiba”, destaca Eleonora Greca, diretora artística da Bienal e idealizadora do projeto. Para se inscrever, além de preencher o cadastro no site oficial, o interessado terá que incluir um breve currículo e um link para um vídeo que forneça uma prévia de seu material. A partir daí, haverá uma curadoria para selecionar os trabalhos que serão apresentados à banca.

minus 2 Foto: M. Maruszak

“São apenas 20 minutos para cada participante dar visibilidade à sua criação”, antecipa Eleonora. A Bienal de Dança passa a fazer parte do calendário cultural da cidade, suprindo uma demanda da classe artística por mais divulgação e oportunidades de aperfeiçoamento. A diretora afirma que além de desenvolver a qualidade técnica e artística das companhias locais, a importância da Bienal está principalmente no intercâmbio de informações, na interação com o público e na oportunidade de mostrar a dança em suas diversas possibilidades. “Curitiba é um celeiro de jovens talentos e precisa de espaço pra dar visibilidade ao seu potencial cultural”.

BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DE CURITIBA Data: 22 a 29 de abril Horário: vários Local: vários Ingresso: R$20 a gratuito

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

23


DANÇA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | DANÇA

Infantil

23 A 28 DE ABRIL

APRESENTAÇÕES DE DANÇA DE RUA Horário: 11h | Local: centro da cidade Ingresso: gratuito

TEU CORPO QUE ME TOCA

COM ELIANE FETZER CENTRO DE DANÇA Coreografia: Eliane Fetzer Horário: 19h30 | Local: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha | Ingresso: R$20 e R$10

24 DE ABRIL

SÓ EM ACAPULCO

COM TÉSSERA CIA. DE DANÇA DA UFPR Direção: Rafael Pacheco | Horário: 18h | Local: Teatro da Reitoria da UFPR | Ingresso: R$20 e R$10

CORPOS AÇÃO MOVIMENTO E SÓ COM A CIA. DE DANÇA MASCULINA JAIR MORAES BLOW ELLIOT BENJAMIN Foto: Gabriel Gallarza

Direção: Jair Moraes | Horário: 18h | Local: Teatro da Reitoria da UFPR | Ingresso: R$20 e R$10

1º E 2 DE ABRIL

14 E 15 DE ABRIL

WII PREVISTO E NOS OUTROS

ENCONTRO FEMININO REGIONAL SUL

BLOW ELLIOT BENJAMIN COM G2 CIA. DE DANÇA

Diretora Artística: Lara Pinheiro Horário: 21h | Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão | Ingresso: R$50 e R$25

DEMONSTRAÇÕES DA PRÁTICA DA CAPOEIRA Horário: 18h às 22h (sábado) e 9h às 14h (domingo) | Local: Memorial de Curitiba Ingresso: gratuito

Direção: Cleide Piasecki | Horário: 19h30 Local: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha Ingresso: R$20 e R$10

12, 13, 14 E 15 DE ABRIL

20 A 22 DE ABRIL

COM BALÉ TEATRO GUAÍRA

BLOW ELLIOT BENJAMIN

CHAPA QUENTE

DANÇA

Horário: 20h30 e 18h (domingo) | Local: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha | Ingresso: R$20 e R$10

OLHAR PARTICULAR SOBRE OS RITMOS, DANÇAS E COREOGRAFIAS QUE ESTABELECEM UM DIÁLOGO ENTRE AS MATRIZES AFRICANAS DA CULTURA BRASILEIRA

13,14 E 15 DE ABRIL

Direção: Companhia Urbana de Dança Horário: 20h (6ª feira a sábado) e 19h (domingo) Local: Caixa Cultural | Ingresso: R$10 e R$5

DANÇA

VIRSKY – BALÉ NACIONAL DA UCRÂNIA O Virsky – Balé Nacional da Ucrânia se apresenta em comemoração aos 20 Anos das Relações Diplomáticas Brasil-Ucrânia. Para esta turnê pelo Brasil a companhia traz mais de 50 bailarinos e uma orquestra. O espetáculo reúne e difunde as tradições e os costumes da cultura do povo ucraniano a partir do estilo de dança regional e de novas coreografias que captam o espírito do passado e do presente do país. Direção: Alexander Cheberko | Horário: 20h30 (sexta e sábado) e 19h (domingo) Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão | Ingresso: R$140 a R$100

24

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

22 DE ABRIL

ABERTURA DA BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DE CURITIBA

COREOGRAFIAS PARA AMBIENTES PREPARADOS Direção: Carmem Jorge | Horário: 20h30 | Local: Teatro Guaíra – parte externa | Ingresso: gratuito

25 DE ABRIL

VERTENTE ÚNICA

COM BRAZILIAN GROOVE ASSOCIATION

Cia. Eliane Fetzer Foto: Alceu Bett

Direção: Vitor Ribeiro | Horário: 18h | Local: Teatro da Reitoria da UFPR | Ingresso: R$20 e R$10

25 E 26 DE ABRIL

A LÓGICA DO PIOR

COM POLISH DANCE THEATRE

COM MOTE CIA. DE MOVIMENTO Direção: Marcio Carvalho | Coreografia: Rodrigo Mello | Horário: 19h30 | Local: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha | Ingresso: R$20 e R$10

MINUS 2

Coreografia: Ohad Naharin | Horário: 21h Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão | Ingresso: R$20 e R$10

APRESENTAÇÕES DE 12 GRUPOS: DANCE SEMPRE, OITO TEMPOS, CENTRO DE DANÇA LATINA WALMIR SECCHI, EDSON CARNEIRO DANÇA DE SALÃO, CIDO ARRUDA DANÇA DE SALÃO, CIA. DANÇAR LISSANDRA RODRIGUES, STREETEXTREME, CORIPHEUS DANÇA EXPERIMENTAL, LÓTUS CIA. DE DANÇA, EDY STYLE, BACKSTAGE, CIA. DE DANÇA JULIANA CARLETTO Horário: 10h às 18h | Local: Memorial de Curitiba Ingresso: gratuito

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

25


DANÇA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

26 DE ABRIL

aprenda e empreenda

CAVALO

COM COUVE-FLOR MINICOMUNIDADE ARTÍSTICA MUNDIAL

BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DE CURITIBA (22 A 29 DE ABRIL)

Direção: Michele Moura | Horário: 18h | Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: gratuito

Data: até 10 de abril | Horário: livre Local: somente pelo site bienaldanca.org.br

OBJETO GRITANTE

COM MAURÍCIO DE OLIVEIRA & SIAMESES CIA. DE DANÇA Direção: Maurício Oliveira | Horário: 19h30 Local: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha Ingresso: R$20 e R$10

27 DE ABRIL

CÉU NA BOCA

COM QUASAR CIA. DE DANÇA Direção: Henrique Rodovalho Horário: 21h | Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão Ingresso: R$20 e R$10

27 E 28 DE ABRIL

SOLOS PREMIADOS NO FESTIVAL DE STTUTGART Finalista 2011: “NO TIME TO FLY OFF” Coreografia: Valentina Moar Coreografia e Preis Dança 2010: “SUSURROS RAÍDOS, ÁNGULOS DE FÚRIA” Coreografia: Laura Vera Prêmio coreografia e Premio Dança 2007: “WHEN THE LAST CANDLE IS BLOWN OUT” Coreografia: Katarzyna Sitarz (Polônia) – Prêmio Coreografia e Premio do Auditório: “DOROGA” Dança: Ioulia Plotnikova – Prêmio Dança 2011: “EN OPPOSITION AVEC MOI” Coreografia: Ahmed Soura Horário: 19h30 | Local: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha Ingresso: R$20 e R$10

28 DE ABRIL

ALMOÇO CULTURAL TEMÁTICO

COM APRESENTAÇÃO DE GRUPO FOLCLÓRICO DE DANÇA CIGANA Horário: 12h às 13h30 | Local: Sesc Água Verde Ingresso: R$14 e R$11

PROGRAMAÇÃO | DANÇA

Infantil

OBJETO GRITANTE Foto: divulgação

28 E 29 DE ABRIL

DAVID MIDDENDORP

DANÇA CRIATIVA

COM MÁRCIA MACEDO WOISLAW E LETÍCIA PEDROZO Data: toda 2ª a 6ª feira | Classificação: 3 anos Horário: agendar | Local: Espaço Happy Dance Mensalidade: R$135 e R$45 (matrícula)

“BLUE JOURNEY”, “25 MINUTES UNIVERSE” E “BREADPEACE”

WUSHU (KUNG FU)

Direção: David Middendorp | Horário: 18h Local: Teatro da Reitoria da UFPR Ingresso: R$20 e R$10

Data: toda 3ª, 5ª e sábado | Classificação: 6 anos | Horário: 18h30 às 19h30 e 19h30 às 20h30 (3ª e 5ª feira), e 11h30 às 13h (sábado) Local: Espaço Happy Dance | Mensalidade: R$135 a R$110 e R$45 (matrícula)

ASPEN SANTA FE BALLET

“LEFT UNSAID”, DE NICOLO FONTE; “STAMPING GROUND”, DE JIRÍ KYLIÁN; E “OVER GLOW”, DE JORMA ELO

Horário: 21h | Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão | Ingresso: R$20 e R$10

29 DE ABRIL

ENCERRAMENTO DA BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DE CURITIBA

COM APRESENTAÇÕES DOS GRUPOS: DANCE SEMPRE, OITO TEMPOS, CENTRO DE DANÇA LATINA WALMIR SECCHI, EDSON CARNEIRO DANÇA DE SALÃO, CIDO ARRUDA DANÇA DE SALÃO, CIA. DANÇAR LISSANDRA RODRIGUES, STREETEXTREME, CORIPHEUS DANÇA EXPERIMENTAL, LÓTUS CIA. DE DANÇA, EDY STYLE, BACKSTAGE, CIA. DE DANÇA JULIANA CARLETTO

COM ANDRÉ LUIZ CARDOSO

PILATES DE SOLO COM ARMINDO COTE

Data: toda 2ª a 6ª feira | Horário: 14h às 15h e 18h às 19h (2ª e 4ª feira), e 17h30 às 18h30 (3ª e 5ª feira), e 10h30 às 11h30 (6ª feira) | Local: Espaço Happy Dance | Mensalidade: R$135 a R$110 e R$45 (matrícula)

PRÁTICA DE TAI CHI CHUAN Data: toda 3ª e 5ª feira | Horário: 18h15 às 19h Local: Bicicletaria Cultural | Ingresso: R$15

HIP-HOP

COM TON SORANSO E RAPHAEL FERNANDES Data: toda 2ª, 3ª, 5ª e 6ª feira | Classificação: 8 anos | Horário: 17h30 às 18h30 e 18h30 às 19h30 (2ª e 6ª feira), e 17h30 às 18h30 (3ª e 5ª feira) | Local: Espaço Happy Dance Mensalidade: R$135 e R$45 (matrícula)

AULAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA COM BRUNA SPOLADORE

Data: toda 2ª e 4ª feira | Horários: 20h às 21h Local: Vila Arte Espaço de Dança Mensalidade: R$92

AULAS DE TAI CHI CHUAN COM ANDRÉ LUIZ CARDOSO

Data: toda 5ª e 6ª feira | Horário: 20h30 às 21h30 (5ª feira) e 18h às 19h (6ª feira) | Local: Espaço Happy Dance | Mensalidade: R$135 a R$110 e R$45 (matrícula)

INSTITUTO ARTE GERAL

AULAS DE DANÇA, TEATRO, ARTES VISUAIS, MÚSICA E CAPOEIRA Data: todo sábado | Horário: 9h ao meio-dia Local: CRAS Santa Rita | Inscrição: gratuita

AULAS DE TANGO Data: toda (2ª e 4ª feira) | Horário: 19h30 às 20h30 | Local: Escola de Dança Edson Carneiro Mensalidade: R$100

Horário: 10h | Local: Memorial de Curitiba Ingresso: gratuito

POR UM FIO

COM MIMULUS CIA. DE DANÇA Coreografia: Jomar Mesquita Horário: 10h | Local: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha | Ingresso: R$20 e R$10 Blue Journey - David Middendorp Foto: Robert Benschop

26

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

27


MÚSICA Ordem e visitam o Centro Histórico param para apreciar boa música. Nos últimos anos os alunos da Faculdade de Artes do Paraná (FAP) também têm aparecido para ouvir os mestres do grupo e dar uma canja. “Choro antes era coisa de velho. Agora tem uma garotada nova tocando. Já contei pelo menos uns 15 grupos em apresentações que assisti na FAP”, anima-se Joãozinho do Pandeiro, coordenador do Choro e Seresta, que considera importante a renovação na área. “Quem quer tocar vai entrando na nossa roda. Também fazemos roda em barzinhos e os mais velhos mostram para os mais novos o que sabem”. ORQUESTRA À BASE DE CORDA Foto: Luiz Cequinel

Choros inéditos na Semana do Choro Os músicos da Orquestra À Base de Corda se propuseram um desafio, cujo resultado será apresentado durante a semana em que se comemora o Dia Nacional do Choro, 23 de abril, data de nascimento de Pixinguinha. A maioria dos integrantes – artistas que também atuam como compositores – está desde o início de março escrevendo músicas para homenagear chorões que tiveram importância em suas carreiras. A proposta é que o repertório dos espetáculos dos dias 28 e 29 de abril no Teatro do Paiol, além dos choros inéditos, tenha uma composição de cada chorão escolhido. O violonista João Egashira, diretor artístico da Orquestra, mantida pela Fundação Cultural de Curitiba, escolheu compor um choro em homenagem a Paulinho da Viola. “Ele é mais conhecido pelos sambas, mas também tem choros muitos bonitos, como ‘Inesquecível’, que eu vou tocar”, revela Egashira.

28

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

Outra razão para a escolha é o papel que Paulinho da Viola teve na década de 1970 na valorização do gênero musical. O cantor convidou para tocar em seu show “Sarau” o Época de Ouro, conjunto instrumental formado por Jacob do Bandolim em 1964 e que havia se desfeito depois da morte desse grande nome do choro. O grupo teve importância no movimento de resistência do choro, na década de 1960. Jacob e os companheiros passaram pela febre da bossa nova que dominava os meios de comunicação com o lançamento dos discos “Chorinhos e Chorões”, “Primas e Bordões” e “Vibrações”.

Além da Faculdade de Artes do Paraná, a abertura nos anos 1990 do Conservatório de MPB de Curitiba também contribuiu para reavivar o gênero na cidade. O Conservatório mantém, às quintas-feiras, rodas de choro comandadas por Daniel Migliavacca, no bandolim, e Lucas Melo, no violão de sete cordas. Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Choro, haverá uma roda de choro especial em homenagem a Walter Scheibel, catarinense radicado em Curitiba há mais de 40 anos. Aos 77 anos, Scheibel, ao lado de Moacir de Azevedo, do Choro e Seresta, é um dos representantes da antiga geração do choro curitibano. No show, que também terá a presença do clarinetista Sérgio

Albach e do violonista Cláudio Menandro, serão apresentadas músicas que estão num CD em fase de finalização em que Daniel interpreta Scheibel. “Fiz uma pesquisa e escrevi 15 choros dele antes que se perdessem. Scheibel é totalmente intuitivo. Esse grande virtuose do violão e do bandolim sempre tocou de ouvido”, afirma Daniel. O projeto é uma parceira com o Sesc Paço da Liberdade. Além do lançamento do CD com músicas inéditas compostas durante os 50 anos de carreira do músico, está previsto o lançamento de um álbum de partituras.

RODA DE CHORO ESPECIAL EM HOMENAGEM A WALTER SCHEIBEL Data: 26 de abril Horário: 17h Local: Conservatório de MPB de Curitiba Ingresso: gratuito

CHORO E SERESTA Data: 29 de abril Horário: 11h Local: Largo da Ordem Ingresso: gratuito

ORQUESTRA À BASE DE CORDA NO SHOW HOMENAGEM AOS CHORÕES Data: 28 e 29 de abril Horário: 20h (sábado) 19h (domingo) Local: Teatro do Paiol Ingresso: R$15 e R$7,50 RODA DE CHORO Foto: Luiz Cequinel

Choro quinta e domingo É tradição. Há 38 anos, todos os domingos, das 11h ao meio-dia, o Choro e Seresta toca no Largo da Ordem. Moradores da cidade e turistas que passeiam pela Feira do Largo da

CHORO E SERESTA Foto: divulgação

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

29


MÚSICA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

1º DE ABRIL

8 DE ABRIL

MÚSICA NOS PARQUES E FORA DO EIXO

MÚSICA NOS PARQUES E FORA DO EIXO

GRUPO SIRICUTICO E NÊGOMUNDO Horário: 15h30 | Local: Parque São Lourenço Ingresso: gratuito

5 DE ABRIL

JAMES SESSIONS COM A BANDA MAIS BONITA DA CIDADE

Horário: 22h | Local: James Bar | Ingresso: R$15

PROGRAMAÇÃO | MÚSICA

Infantil

JULIANA CORTES E FOLE BAIXO E COLORPHONIC Horário: 15h30 | Local: Parque Tatuquara Ingresso: gratuito

12 DE ABRIL

CAFÉ COM ARTE

APRESENTAÇÃO DE CRIS NEMES (MPB E POP) NO TECLADO E VOZ

Horário: 15h | Local: Sesc Água Verde | Ingresso: R$10 a R$7

6 E 27 DE ABRIL

THRASH MANIACS FESTIVAL THRASH METAL

Classificação: 18 anos | Horário: 20h | Local: John Bull Music Hall | Ingresso: R$90 a R$70

JAMES SESSIONS E ARTE INDEPENDENTE

BANDA SUBBURBIA E ABERTURA DA EXPOSIÇÃO JARDIM DA NOITE DO DESIGNER ANDRÉ COELHO

Horário: 22h | Local: James Bar | Ingresso: R$10

7 DE ABRIL

BANDA OAEOZ

12 A 15 DE ABRIL

FOLK-ROCK

Horário: 21h30 | Local: Bicicletaria Cultural Ingresso: R$7

SHOW DA CANTORA TIÊ MPB

Classificação: 12 anos | Horário: 20h (5ª feira a sábado) e 19h (domingo) | Local: Caixa Cultural Ingresso: R$20 e R$10

13 DE ABRIL

PROJETO ACÚSTICO MUNDO LIVRE NAÍNA E MÔNICA BEZERRA

Horário: 22h | Local: Jokers | Ingresso: R$15

14 DE ABRIL BANDA OAEOZ Foto: divulgação

PONTO DE EQUILÍBRIO REGGAE

Classificação: 16 anos | Horário: 21h | Local: Curitiba Master Hall | Ingresso: R$40 a R$20

FILHOS DO RIO BELÉM E SERENÔ SAMBA E AFINS

Horário: 22h | Local: Espaço Cult Ingresso: R$30 e R$15

7, 14 E 21 DE ABRIL

CHORA LILI MPB

FESTIVAL SESI MÚSICA – ETAPA CURITIBA

Horário: 19h | Local: Teatro Sesi Cietep Ingresso: gratuito

JAMES SESSIONS COM A BANDA MAIS BONITA DA CIDADE | Foto: Johann Almeida

15 DE ABRIL

MÚSICA NOS PARQUES E FORA DO EIXO COM JULIÃO BOÊMIO E PUNKAKE

Horário: 15h30 | Local: Parque Náutico do Iguaçu Ingresso: gratuito

15, 22 E 29 DE ABRIL

CANJA DE VIOLA

Horário: 22h | Local: James Bar | Ingresso: R$10

20 DE ABRIL

PROJETO JORGE 23

TRIBUTO A JORGE BEN JOR

18 DE ABRIL

20 E 21 DE ABRIL

FÁBIO JR.

ROMÂNTICO

Horário: 21h15 | Local: Teatro Positivo Ingresso: R$190 a R$65

19 DE ABRIL

Classificação: 18 anos Horário: 21h | Local: Hangar Music Hall Ingresso: R$50

ENSAIO ABERTO DA ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA – VIAGEM À ITÁLIA BARROCA

NOITE NERVOSA II – COM AS BANDAS OLHO SECO, OVOS PRESLEY, S.O.S.CHAOS E DESERTOR

HIP-HOP, GROOVES BRASILEIROS, BREAKS, FUNK, SOUL E ROCK’N’ROLL COM OS DJS ANAUM E JEFF BASS

Horário: 15h | Local: Teatro Universitário de Curitiba – TUC | Ingresso: R$2

HATE

BANDA POLONESA DE HEAVY METAL

CAMBALACHO

Direção: Maurício Aguiar | Horário: 10h Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural Ingresso: gratuito

Horário: 22h | Local: Jokers | Ingresso: R$20 a R$15

ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA – VIAGEM À ITÁLIA BARROCA

ANTONIO VIVALDI (1678-1741) – CONCERTO PARA VIOLINO “IN DUE CORI” EM SI BEMOL MAIOR, RV 583. CONCERTO PARA VIOLINO EM MI MENOR, RV 278; GIUSEPPE TARTINI (1692-1770) – LARGO ANDANTE – MOVIMENTO OPCIONAL PARA O CONCERTO PARA VIOLINO EM LÁ MAIOR, D.96 Direção: Maurício Aguiar | Horário: 18h30 (Capela Santa Maria Espaço Cultural) e 20h (Paróquia Nossa Senhora Aparecida) | Local: Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: R$20 e R$10

PSYCHO-PUNK-HC-METAL-INDUSTRIAL

Horário: 21h | Local: Auditório do Largo Ingresso: R$40 a R$20

Horário: 19h30 às 22h | Local: Feitoria CimplesÓcio | Ingresso: R$10

30

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

31


MÚSICA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | MÚSICA

Infantil

21 DE ABRIL

27 DE ABRIL

TODA 2ª FEIRA

PLEBE RUDE E MARCELO NOVA

CAFÉ LITERÁRIO

LENORE

A MÚSICA POPULAR EM CURITIBA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX DOS REGIONAIS ÀS JAZZ BANDS COM MARÍLIA GILLER

PUNK-ROCK, ROCK

Classificação: 18 anos Horário: 21h (abertura da casa) | Local: Curitiba Master Hall | Ingresso: R$90 a R$25

TEATRO MÁGICO MPB

Horário: 21h15 | Local: Teatro Positivo | Ingresso: R$90 a R$35

O festival de música eletrônica XXXPerience celebra 15 anos com festa na Fazenda Heimari, em Piraquara, e terá a presença de Steve Aoki, Joachim Garraud, Dimitri Vegas & Like Mike e de outros grandes nomes da cena eletrônica brasileira e mundial. Mais que uma marca, a XXXPERIENCE é símbolo de uma geração, um dos alicerces dessa cultura no Brasil, referência obrigatória em qualquer publicação sobre o tema e parte do dia a dia de milhares de jovens. Classificação: 18 anos Horário: 11h Local: Fazenda Heimari Ingresso: R$470 a R$150

25 DE ABRIL

COM SOULUTION ORCHESTRA

BLIND GUARDIAN E GRAVY DIGGER HEAVY METAL

Classificação: 16 anos | Horário: 19h | Local: Curitiba Master Hall | Ingresso: R$240 a R$55

26 DE ABRIL Horário: 15h | Local: Sesc Água Verde | Ingresso: R$10 a R$7

Horário: 15h30 | Local: Parque Passaúna Ingresso: gratuito

Horário: 21h | Local: Teatro do Paiol | Ingresso: R$40

COM LÍVIA MARIA

23 E 27 DE ABRIL

AVENTURAS MUSICAIS – TAPETE ENCANTADO

DIVERSOS GÊNEROS MUSICAIS

Horário: 20h | Local: Caixa Cultural | Ingresso: R$10 e R$5

32

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

PROJETO ACÚSTICO MUNDO LIVRE

28 DE ABRIL

COM GRUPO SIRICUTICO E DE LA CRUZ

SÉRIE SOLO MÚSICA – MARCELO PRETTO (CORPO E VOZ)

Horário: 22h | Local: James Bar | Ingresso: R$15

Horário: 21h | Local: Teatro Positivo | Ingresso: R$280 a R$120

ROCK

SHOW “LIV LEV EU SOU”

24 DE ABRIL

DJ DENIS PEDROSO E CONVIDADOS

TOM JR E INCATENARE

MÚSICA NOS PARQUES E FORA DO EIXO

Horário: 16h | Local: Biblioteca Pública do Paraná Ingresso: gratuito

HOUSE E LOUNGE MUSIC

SHOW DE ROGER HODGSON

NELSON DO SAX EM JAZZ INSTRUMENTAL

SEMANA “ROBERTO CARLOS”

CONECREW DIRETORIA

IN NEW MUSIC WE TRUST

CAFÉ COM ARTE 22 DE ABRIL

TODA 2ª, 6ª FEIRA E SÁBADO

Classificação: 18 anos | Horário: 22h | Local: Curitiba Master Hall | Ingresso: R$45 a R$20 ROGER HODGSON Foto: divulgação

COM ROSY GRECA

Horário: 15h | Local: Biblioteca Pública do Paraná Ingresso: gratuito

JAMES SESSIONS

MPB COM TROMBONE DE FRUTAS E LÉO FRESSATO

Horário: 22h | Local: James Bar | Ingresso: R$10

RODA DE CHORO ESPECIAL EM HOMENAGEM A WALTER SCHEIBEL

Horário: 17h | Local: Conservatório de MPB Ingresso: gratuito

Horário: 20h | Local: Jokers | Ingresso: R$10

Horário: 14h30 | Local: Sesc Água Verde Ingresso: gratuito

RAP

XXXPERIENCE – 15 ANOS

ROCK DOS ANOS 80 E 90

Horário: 22h | Local: Jokers | Ingresso: R$15

DJ CHUVA

Horário: 20h | Local: Taj Bar | Ingresso: R$12 e R$7

TODA 3ª FEIRA

THUNDER KELT MÚSICA CELTA

Horário: 20h | Local: Jokers | Ingresso: R$10

DJ DIEGO PALLADINO HOUSE E LOUNGE MUSIC

Horário: 19h | Local: Taj Bar | Ingresso: R$9 e R$5

SESI MÚSICA

Horário: 19h Local: Teatro Sesi Cietep Ingresso: R$30 e R$15

NADA SURF

BANDA AMERICANA DE ROCK E INDIE

Horário: 21h (abertura da casa) Local: John Bull Music Hall Ingresso: R$140 a R$50

28 E 29 DE ABRIL

ORQUESTRA À BASE DE CORDA

SHOW EM HOMENAGEM AOS CHORÕES

Horário: 20h (sábado) e 19h (domingo) | Local: Teatro do Paiol | Ingresso: R$20 e R$10

29 DE ABRIL

MÚSICA NOS PARQUES E FORA DO EIXO COM JÔ NUNES E NO WAY

Horário: 15h30 | Local: Parque Atuba | Ingresso: gratuito

30 DE ABRIL

SESI MÚSICA COM “SOULUTION ORCHESTRA Foto: divulgação

TODA 4ª FEIRA

QUARTA ROCK

ROCK E INDIE-ROCK COM OS DJS ALE DANTAS, CLAUDINHA BUKOWSKI, CLAUDIO YUGE E CONVIDADOS

Horário: 21h | Local: James Bar | Ingresso: R$9

BLINDAGEM ROCK

BATALHA DE IPOD 2ª EDIÇÃO DE 2012

Horário: 22h | Local: Crossroads | Ingresso: R$15 e R$12

Horário: 21h | Local: James Bar | Ingresso: R$15

COM FELIPE ZÓIO E TIDE

DJ DENIS PEDROSO E CONVIDADOS

QUARTA SUMMER

Horário: 19h | Local: Matriz & Filial | Ingresso: R$10 a gratuito CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

33


Apresentam:

A DANÇA EM TODOS OS ESTILOS. DE 22 A 29 DE ABRIL.

BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DE CURITIBA.

BIENALDANCA.ORG.BR

Apoio:

Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba

Realização:

Patrocínio:


MÚSICA | PROGRAMAÇÃO BENE JUNIOR & EMERSON CARUSO BLUES

Horário: 20h | Local: Jokers Ingresso: R$10

PROJETO QUARTA BRASUCA – OS LUPICÍNICOS

Gratuito

BANDA HORA BRASIL

TODA 6ª FEIRA

ALTA FIDELIDADE

CHORINHO, MPB E SAMBA

Horário: 22h | Local: James Bar Ingresso: R$14

POP LINE

INDIE-ROCK, ELETRO E POP COM OS DJS ALE DANTAS E CLAUDINHA BUKOWSKI

Horário: 22h | Local: James Bar Ingresso: R$18

SATURDAY GUEST DJS

TODA 4ª FEIRA E DOMINGO HOUSE MUSIC

Horário: 19h | Local: Taj Bar Ingresso: R$20 e R$7

TODA 5ª FEIRA COM DANIEL MIGLIAVACCA (BANDOLIM) E LUCAS MELO (VIOLÃO DE SETE CORDAS)

Horário: 19h | Local: Matriz & Filial Ingresso: R$15 a gratuito

SAMBA E SERESTA CHORINHO

Horário: 11h | Local: Feira do Largo | Ingresso: gratuito

OS MILAGROSOS DECOMPOSITORES SAMBA-ROCK E FUNK-SOUL

Horário: 18h | Local: Matriz & Filial | Ingresso: R$15 a gratuito

aprenda e empreenda

RODA DE CHORO

RITMOS LATINOS COM GRUPO EL MEREKUMBÉ

TODO DOMINGO

HITS DOS ANOS 70, 80, 90 E ATUAIS COM DJ RONYPEK E CONVIDADOS Horário: 22h | Local: Jokers Ingresso: R$20 a R$15

DJ DIOGO MAZZA

MATRIZ E SALSA

Horário: 19h | Local: Matriz & Filial Ingresso: R$15 a gratuito

POP COM OS DJS ALE DANTAS, LU PADILHA E DENIS PEDROSO

Horário: 21h | Local: Espaço Cultural Bar do Tatára | Ingresso: R$5 a gratuito

Horário: 17h Local: Conservatório de MPB Ingresso: gratuito

PROGRAMAÇÃO | MÚSICA

Infantil

JAMES BAR Foto: divulgação

TODO SÁBADO

CRACKERJACK BAND ROCK

Horário: 22h | Local: Crossroads Ingresso: R$20 e R$15

MUSICOTERAPIA: QUALIDADE DE VIDA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

AULAS INDIVIDUAIS DE VIOLÃO

Data: 12 de abril | Local: Biblioteca Pública do Paraná Horário: 14h | Ingresso: gratuito

AULAS DE CANTO LÍRICO

PALESTRA COM GERSON JAIME CAVALIERI

TÉCNICA VOCAL PARA CANTORES OU INICIANTES

HILLBILLY RAWHIDE

COUNTRY, BLUEGRASS, BOOGIE-WOOGIE

Horário: 9h às 21h (2ª a 6ª feira) e 9h às 16h (sábado) Local: Espaço da Voz | Mensalidade: R$75

DJ KOJAKE

AULAS DE HARMÔNICA DE BOCA (GAITA)

Horário: 20h | Local: Jokers Ingresso: R$10

HOUSE E LOUNGE MUSIC Horário: 20h | Local: Taj Bar Ingresso: R$12 e R$7

COM ANDERSON ZABROCKI

Horário: a combinar | Local: Museu Guido Viaro Mensalidade: R$200

COM RIO NOVELLO

Horário: a combinar | Local: Rua Miguel Jorge Nasser, nº333, Tingui | Valor: R$120 (aula individual)

COM SANDRA PALUMBO

Data: toda 4ª feira | Horário: 14h30 às 16h20 Vagas: até 3 | Ingresso: R$40

U2 ACOUSTIC COVER

RELEITURA DAS MELHORES MÚSICAS DA BANDA U2 Horário: 21h | Local: Bar Santa Marta Ingresso: R$20 a R$7

THE ELDER ROCK

Horário: 22h | Local: Crossroads Ingresso: R$15 e R$12 CRACKER JACK BAND Foto: divulgação

36

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

37


CINEMA cena do cavaleiro que joga xadrez com a morte é um ícone do cinema. A volta do personagem das lutas nas cruzadas da Idade Média, assolada pela peste negra, é seguida de muita desilusão e provoca o questionamento da existência de Deus. Adaptado pelo próprio Bergman, a partir da peça Trämålning, de sua autoria, o filme tem fotografia em preto e branco de Gunnar Fisher, que trabalha contrastes de luz e sombra.

ESPAÇO CINE OMAR Foto: Alexandre gasparini

Sábados clássicos Curitiba ganhou um espaço para exibição de filmes que foge ao padrão tradicional dos cinemas em shopping centers. O local com vinte e cinco lugares foi chamado de Cine Omar e mais parece uma confortável tenda. A proposta é oferecer gratuitamente clássicos do cinema todos os sábados, em duas sessões, às 10h e às 15h. “O plano do shopping para o segundo semestre é um espaço fechado com tratamento acústico”, anuncia o curador Marden Machado. Os títulos escolhidos por ele fornecem um painel abrangente, de importância histórica, sem apresentar argumentos e roteiros complexos ou herméticos. “Faço isso para não assustar. Para as pessoas não refutarem dizendo que é filme de arte, filme “cabeça”, embora os clássicos que serão apresentados tenham qualidade indiscutível. A ideia é que elas comecem a prestar atenção em

38

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

alguns detalhes e passem a desenvolver uma curiosidade natural”, explica Marden. Marden Machado diz que detectou uma carência na exibição de clássicos. “Muita gente reclama, mas o problema é que quando o filme é disponibilizado, as pessoas demoram a apreciar. A ideia é fazer um trabalho de formação de plateia, para que o público vire cativo”, comenta. Para abril os títulos escolhidos são “O Sétimo Selo”, longa sueco do diretor Ingmar Bergman; “Os Imperdoáveis”, de Clint Eastwood; e “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola. A tela de 90 polegadas e um projetor de alta definição garantem a qualidade de som e imagem em blu-ray. Nas sessões da tarde o curador conversa com o público sobre curiosidades e impressões do filme. “O Sétimo Selo”, produzido em 1956, e que será exibido no dia 7 de abril, é o único filme do sueco Ingmar Bergman disponível em blu-ray. A

Quanto a “Os Imperdoáveis”, dirigido por Clint Eastwood em 1992, o curador, que é amante dos faroestes, diz que fez a opção porque o filme traz uma visão bem emblemática do oeste americano numa época em que a figura do cowboy já fazia parte de um passado que as pessoas queriam abandonar. “O filme resgata essa figura do grande matador”, diz Marden. A história é de um pistoleiro apaixonado que resolve se aposentar para formar família. A mulher morre e ele volta à ativa quando recebe uma oferta de mil dólares para matar os homens que cortaram o rosto de uma prostituta. “Os Imperdoáveis” será exibido no dia 14 de abril. A trilogia “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola, também foi selecionada e será apresentada no dia 28 de abril e nos dois primeiros sábados do mês de maio. “O Poderoso Chefão 1” recebeu o Oscar de melhor filme em 1973. O ator Marlon Brando tornou-se inesquecível na performance vencedora como Vito Corleone. O filme também ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado, baseado no livro de mesmo nome escrito por Mario Puzo. A intenção com esse projeto é, num segundo momento, fazer uma vez por mês sessões de filmes mais elaborados ou complexos. Há previsão também de elaboração de ciclos de diretores e escolas de cinema como o Neorrealismo, Nouvelle Vague, Novo Cinema Americano e outras. “Pensamos até mesmo em selecionar alguns filmes por meio de votação do público que se tornar frequentador assíduo.

Os ingressos devem ser retirados no Shopping Omar às quintas ou sextas-feiras para o filme que será exibido na semana. A classificação é 12 anos.

PROJETO CINE OMAR Data: todo sábado (menos feriados) Horário: 10h e 15h (sessão com bate-papo) Local: Shopping Omar Ingresso: gratuito

OS IMPERDOÁVEIS Foto: divulgação

O SÉTIMO SELO Foto: divulgação

O PODEROSO CHEFÃO Foto: divulgação

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

39


CINEMA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | CINEMA

Infantil

1º DE ABRIL

14 DE ABRIL

17 DE ABRIL

24 E 25 DE ABRIL

MOSTRA PALCO E PLATEIA

PROJETO CINE OMAR

TESTE DE AUDIÊNCIA

FIGURAS DA DANÇA

“A NAVALHA NA CARNE” DE BRAZ CHEDIAK, “VIANINHA” DE GILMAR CANDEIAS E JORGE ACHOÁ, E “VILA VERDE – SATYROS” DE EVALDO MOCARZEL Horário: 16h, 18h e 20h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

MOSTRA PALCO E PLATEIA

LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO “KOBACHUK, A VIDA E A ARTE DE UM BRINCANTE” DE THIAGO COUTO Horário: 20h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

2 DE ABRIL

EXIBIÇÃO DO VÍDEO “A CIDADE NÃO PARA” Direção: Horário: 16h Local: Biblioteca Pública do Paraná Ingresso: gratuito

2 A 5 DE ABRIL

“OS IMPERDOÁVEIS” DE CLINT EASTWOOD Horário: 10h e 15h Local: Omar Shopping Ingresso: gratuito

28 DE ABRIL

PROJETO CINE OMAR

“O PODEROSO CHEFÃO – PARTE I”, DE FRANCIS FORD COPPOLA

EXIBIÇÃO DE UM FILME AINDA EM FASE DE FINALIZAÇÃO E BATE- PAPO COM O REALIZADOR Classificação: 16 anos Horário: 20h Local: Caixa Cultural Ingresso: gratuito

23 DE ABRIL

Horário: 10h e 15h Local: Omar Shopping Ingresso: gratuito

PROJETO VOLTA ÀS TELAS

9 DE ABRIL

Classificação: 12 anos Horário: 16h, 18h e 20h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

LANÇAMENTO COM DEBATE DO SHOW “CAMAFEU” COM FELIXBRAVO

“LOST ZWEIG”, DE SYLVIO BACK, EM COMEMORAÇÃO AOS 70 ANOS DE FALECIMENTO DE STEFAN ZWEIG

Direção: André Prodóssimo Horário: 19h30 Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

Horário: 16h, 18h e 20h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

7 DE ABRIL

PROJETO CINE OMAR

“O SÉTIMO SELO”, DE INGMAR BERGMAN

Horário: 10h e 15h Local: Omar Shopping Ingresso: gratuito

40

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

Direção: Iracity Cardoso e Inês Bogéa Horário: 16h e 18h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

25 DE ABRIL

DAMAS E CAVALHEIROS ACIMA DE 65 ANOS Direção: Lilo Mangelsdorff Horário: 20h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

26 DE ABRIL

FILMCLUB

ROBERT SCHUMANN – NO MARAVILHOSO MÊS DE MAIO Direção: Michael Führ Horário: 19h Local: Goethe-Institut Curitiba Ingresso: 1kg de alimento não perecível

14, 15, 17, 19, 28 E 29 DE ABRIL

MAR WIGMAN – MEIN LEBEN IST TANZ

MOSTRA PALCO E PLATEIA

“A NAVALHA NA CARNE” DE BRAZ CHEDIAK E “VIANINHA” DE GILMAR CANDEIAS E JORGE ACHOÁ

COM MARILENA ANSALDI, LUIZ ARRIETA, IVONICE SATIE E ISMAEL GUISER

EXIBIÇÃO DE ÓPERAS E BALÉS DO THE ROYAL OPERA HOUSE A Rede Cinemark traz para o Brasil, com exclusividade, a temporada 2012 de óperas e balés do The Royal Opera House (ROH), de Londres. Considerada a mais contemporânea de todas as casas de ópera, o ROH faz uma leitura mais moderna dos espetáculos, ampliando seu alcance e atraindo um público mais eclético e de faixa etária variada. Horário: diversos Local: Cinemark ParkShoppingBarigüi e Shopping Mueller Ingresso: R$60 e R$25

LOST ZWEIST Foto: divulgação

24 DE ABRIL

CAFÉ MÜELLER Direção: Peter Scäfer Classificação: 16 anos Horário: 20h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

Direção: Ulrich Tegeder Horário: 16h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

A PROCURA DE DANÇA

Direção: Patricia Corboud Horário: 18h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

SONHOS EM MOVIMENTO – DANCING DREAMS Direção: Anne Linsel e Rainer Hoffmann Classificação: 14 anos Horário: 20h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

41


CINEMA | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

Infantil

SESSÃO CINECLUBE NA CINEMATECA – SIMPLES MORTAIS | Foto: divulgação

28 DE ABRIL

TODA 6ª FEIRA

SESSÃO CINECLUBE NA CINEMATECA

CINECLUBE JORGE DE SOUZA

“CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS” Direção: Marcelo Gomes Classificação: 14 anos Horário: 14h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

31 DE ABRIL

SESSÃO CINECLUBE NA CINEMATECA “SIMPLES MORTAIS”

Direção: Mauro Giuntini Classificação: 16 anos Horário: 14h Local: Cinemateca de Curitiba Ingresso: gratuito

42

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

Dia 6: “O Cavaleiro Negro”, de Rod Cameron; “As Aventuras de Tim e Tom – 5º Episódio”, De Ford Beebe e Wyndham Gittens; e “O Terror dos Espiões – 4º episódio” Dia 13: “O Gatilho Relâmpago”, de Glen Ford; “As Aventuras de Tim e Tom – 6º Episódio”, de Ford Beebe e Wyndham Gittens; e “O Terror dos Espiões – 5º episódio” Dia 20: “Tarzan e sua Companheira”, de Johnny Weissmuller; “As Aventuras de Tim e Tom – 7º Episódio”, de Ford Beebe e Wyndham Gittens; “O Terror dos Espiões – 6º episódio” Dia 27: “Glória e Honra – A Conquista do Polo Norte”, “As Aventuras de Tim e Tom – 8º Episódio”, de Ford Beebe e Wyndham Gittens; e “O Terror dos Espiões – 7º episódio” Horário: 17h30 Local: Biblioteca Pública do Paraná Ingresso: gratuito


ARTES VISUAIS

Grafiteiros do Brasil e do mundo em Curitiba Um muro de 700 metros será pintado por 200 pessoas que participam em Curitiba do Street of Styles – Encontro Internacional de Graffiti 2012. Os “escritores de graffiti”, como eles mesmos se intitulam, fazem as intervenções no dia 8 de abril, das 9h às 18h, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, esquina com a Linha Verde. Os grafiteiros vêm de 11 estados brasileiros, da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Venezuela) e da Europa (Alemanha e Inglaterra). Durante o encontro, haverá apresentações ao ar livre e pocket-shows de MCs, grupos de rap, beat makers e DJs, além de rodas e batalhas de dançarinos de breaking (estilo de dança de rua). “Um evento desse porte colabora para desmistificar o graffiti-art e mostra nossa capacidade de organizar algo grande e bem feito, com estrutura e grandes artistas”, comenta Michael Devis, organizador do evento, que trabalhou durante quatro anos com esse estilo de arte numa agência de publicidade no Japão. Lá, segundo ele, a técnica é bem mais disseminada. “Pintura ao vivo é algo comum. No meio de um show, por exemplo, um artista faz um graffiti. Ou mesmo na abertura de uma exposição. A técnica

44

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

STREET OF STYLES – ENCONTRO INTERNACIONAL DE GRAFFITI 2012 Data: 8 de abril Horário: 9h às 18h Local: Avenida Marechal Floriano, esquina com Linha Verde Ingresso: gratuito

GRAFFITI DE MICHAEL DEVIS Foto: divulgação

no Japão também é usada para pintar camisetas e telas”, afirma. Já no Brasil, de acordo com outro grafiteiro, o paulista Graphis, apenas há cerca de cinco anos a utilização do graffiti ganhou destaque em peças publicitárias e, a partir daí, a técnica começou a aparecer nas classes elitizadas, nas fachadas e decorações internas. “Existe a exploração do graffiti como moda. As pessoas vão para o museu ver graffiti, mas não veem o que está na rua. Também tem gente que nos vê pintando e nos oferece um pacote de bolacha, um sanduíche. É uma forma de reconhecimento, um começo, o fato de a pessoa se aproximar”, afirma o paulista Graphis, que aos 37 anos tem trabalhos publicados em revistas, sites nacionais e internacionais e também veiculados em comerciais de grandes empresas. Já trabalhou em oficinas na Febem do Tatuapé, no estado de São Paulo, e teve participações em diversos projetos sociais. “Tenho pintado grafiteiros, personagens com spray e a chegada da polícia. É um pouco do cotidiano que eu vejo. É preciso perceber que quem está no graffiti não está no farol, nem fumando crack, nem assaltando”, diz Graphis. O

trabalho como ilustrador freelancer tornou-se O evento deve reacender a polêmica que envolve possível a partir do momento em que começou a a linguagem. “O que está pintado nos muros desenvolver seu lado artístico nas ruas. reflete na sociedade, na forma de agir e pensar. A arte do graffiti não é marginal, nós estudamos Outro que começou nas ruas e hoje tem uma para pintar e muitos de nós vivemos disso. profissão, é Felipe Kees, tatuador. “Graffiti agora Queremos estar na rua, sair da rotina social”, é hobby, mas sempre faço desenhos autorizados. comenta Michael Devis. Ele traça um paralelo Gosto de trabalhar a técnica de maneira tranquila, com a pop art, movimento do final da década de sem que nada venha me trazer complicação”, 1950, que pretendia demonstrar a massificação explica, já que muitos ainda utilizam espaços da cultura e diluir as fronteiras entre a arte culta públicos sem permissão. Felipe acredita que e a popular. “Naquela época, a pop art era o Encontro Internacional de Graffiti é um bom marginal. Hoje é arte. Daqui a 20 anos acredito momento para divulgar a arte. “As pessoas ficam que aconteça a mesma coisa com o graffiti”. mais curiosas e buscam se informar”. GRAFFITI DE FELIPE KEES Foto: divulgação

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

45


ARTES VISUAIS | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | ARTES VISUAIS

Infantil

ATÉ 1º DE ABRIL

ATÉ 15 DE ABRIL

25 DE ABRIL

EXPOSIÇÃO “INTELECTUAIS E ARTISTAS: MULHERES DO PARANÁ”

AS CRIANÇAS SABEM DA PAZ – RETROSPECTIVA DOS CARTAZES

I ENCONTRO SESC DE ARTES VISUAIS

Horário: 9h às 17h (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado e domingo) | Local: Museu Paranaense Ingresso: gratuito

CARTAZES REALIZADOS PELAS CRIANÇAS DO LION INTERNACIONAL DE CURITIBA, PARTICIPANTES DO CONCURSO DO LION

DE PEITO ABERTO

Horário: 8h30 ao meio-dia e 13h30 às 18h (2ª a 6ª feira) | Local: Centro Juvenil de Artes Plásticas Ingresso: gratuito

PAINÉIS REVELAM A HISTÓRIA DE 46 MULHERES DE TODO O BRASIL, COM IDADE ENTRE 18 E 70 ANOS, DE DIVERSAS ORIGENS, ETNIAS E CLASSES SOCIAIS, QUE VIVENCIARAM O CÂNCER DE MAMA. Horário: 9h às 20h (3ª a 5ª feira), 10h às 20h (6ª feira e sábado) e 10h às 19h (domingo) | Local: Caixa Cultural | Ingresso: gratuito

2 DE ABRIL A 31 DE MAIO

I ENCONTRO INTERNACIONAL SESC DE ARTES VISUAIS EXPOSIÇÕES DOS ARTISTAS TARSILA DO AMARAL, ORLANDO AZEVEDO, REGINA CARMONA E NEWTON GOTO Horário: 9h às 21h | Local: Sesc da Esquina Ingresso: gratuito

4 DE ABRIL A 22 DE JULHO

SÉRGIO CAMARGO – PERCURSO ESCULTÓRICO

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4 e R$2 (gratuito no primeiro domingo do mês)

5 DE ABRIL A 5 DE MAIO

EXPRESSÕES EM CONCRETO CELULAR EXPOSIÇÃO DO ARTISTA BEGA

ATÉ 16 DE ABRIL

DOBRAS DA MEMÓRIA ADRIANA TABALIPA: THE END FACTORY PROJECT Foto: divulgação

11 DE ABRIL A 10 DE JUNHO

ADRIANA TABALIPA: THE END FACTORY PROJECT

PINTURAS, GRAVURAS, OBJETOS, INSTALAÇÕES E DESENHOS SURGEM INSPIRADOS NA TRANSMUTAÇÃO DO OBJETO INDUSTRIAL E DA PRÓPRIA NOÇÃO DE FÁBRICA

Horário: 9h às 20h (3ª feira a sábado) e 10h às 19h (domingo) | Local: Caixa Cultural | Ingresso: gratuito

12 DE ABRIL A 15 DE JULHO

A ARQUITETURA DE LELÉ: FÁBRICA E INVENÇÃO

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4 e R$2 (gratuito no primeiro domingo do mês)

ATÉ 13 DE ABRIL

Horário: 8h às 21h (2ª a 6ª feira) e 9h às 13h (sábado) Local: Sesc Água Verde | Ingresso: gratuito

É-CURITIBA: IDEIAS EM AÇÃO

ATÉ 8 DE ABRIL

Horário: 10h às 18h | Local: Canal da Música Ingresso: gratuito

MOBILIDADE NO LESTE EUROPEU – 20 ANOS PÓS-QUEDA DO MURO DE BERLIM 21 FOTOGRAFIAS POR RODRIGO BELLÉ

Horário: 7h30 às 19h30 (2ª a 6ª feira) | Local: Bicicletaria Cultural | Ingresso: gratuito

8 DE ABRIL

STREET OF STYLES – ENCONTRO INTERNACIONAL DE GRAFFITI 2012

Horário: 9h às 18h | Local: Avenida Marechal Floriano, esquina com Linha Verde | Ingresso: gratuito

46

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

ILUSTRAÇÕES DIGITAIS DA ARTISTA PLÁSTICA IVANA LIMA, FOTOS, PAINÉIS, PEÇAS DE RECICLAGEM

ATÉ 14 DE ABRIL

IMANÊNCIA

PINTURAS DO ARTISTA WILLIAN SANTOS

Horário: 14h às 18h (2ª a 6ª feira) | Local: Finnacena Escritório de Arte | Ingresso: gratuito

OBRAS DE COLAGEM E SOBREPOSIÇÃO DA ARTISTA PLÁSTICA SILVANA CAMILOTTI

Horário: 8h às 18h | Local: Hospital Vita Batel Ingresso: gratuito

ATÉ 22 DE ABRIL

ARABESCOS

EXPOSIÇÃO DE GRAVURAS E DESENHOS DE LARISSA FRANCO

Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC | Ingresso: gratuito

ORGANÓIDES

EXPOSIÇÃO DE XILOGRAVURAS DE PAULO CARAPURLO

Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC | Ingresso: gratuito

HIBRIDAÇÕES E CONTAMINAÇÕES NA ARTE CONTEMPORÂNEA PALESTRA DE ENOCK SACRAMENTO

Horário: 10h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: gratuito

I ENCONTRO SESC DE ARTES VISUAIS ESTÉTICA DA DOAÇÃO PALESTRA DE GIANNI POZZI

Horário: 15h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: gratuito

I ENCONTRO SESC DE ARTES VISUAIS

INTERVENÇÕES URBANAS E RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS BATE-PAPO COM A ARTISTA REGINA CARMONA Horário: 16h30 | Local: Sesc da Esquina Ingresso: gratuito

I ENCONTRO SESC DE ARTES VISUAIS

POÉTICAS DA NATUREZA MESA REDONDA COM KATIA CANTON, GIANNI POZZI E GAIA BINDI

Horário: 20h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: gratuito

26 DE ABRIL

I ENCONTRO SESC DE ARTES VISUAIS

PALESTRA COM TARSILINHA DO AMARAL. VIDA E OBRA DE TARSILA DO AMARAL; O MOVIMENTO ANTROPOFÁGICO NA OBRA DA ARTISTA

Horário: 10h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: gratuito

I ENCONTRO SESC DE ARTES VISUAIS

OS ENCONTROS DE ARTE MODERNA, OS CONCEITUALISMOS NO PARANÁ

ARTE PÚBLICA PALESTRA COM JOÃO J. SPINELLI

Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC | Ingresso: gratuito

I ENCONTRO SESC DE ARTES VISUAIS

A EXPLOSÃO CRIATIVA DOS ANOS 70 E O MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA

24 DE ABRIL

ABERTURA DO I ENCONTRO SESC DE ARTES VISUAIS

Horário: 19h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: gratuito

I ENCONTRO SESC DE ARTES VISUAIS ARTE, REPRESENTAÇÃO DA NATUREZA E CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA MESA-REDONDA COM ENOCK SACRAMENTO, ORLANDO AZEVEDO E HAROLDO PALO JR.

Horário: 20h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: gratuito

Horário: 16h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: gratuito

PALESTRA COM GAIA BINDI. O ARTISTA COMO JARDINEIRO DO MUNDO

Horário: 20h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: gratuito

26 DE ABRIL A 29 DE JULHO

O MODERNO NA COLEÇÃO ITAÚ – ESTRATÉGIAS PARA ENTRAR E SAIR DA MODERNIDADE EXPOSIÇÃO DE ARTE DO BRASIL (1911-1980)

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4 e R$2 (gratuito no primeiro domingo do mês) CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

47


ARTES VISUAIS | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

PROGRAMAÇÃO | ARTES VISUAIS

Infantil

ATÉ 26 DE ABRIL

ATÉ 6 DE MAIO

OS CAPRICHOS DE GOYA

ÊXODO

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4 e R$2 (gratuito no primeiro domingo do mês)

Horário: meio-dia às 18h (2ª feira), 9h às 18h (3ª a 6ª feira), 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Casa João Turin | Ingresso: gratuito

80 GRAVURAS

EXPOSIÇÃO DE FÁTIMA RIGONI

FIGURAS HUMANAS POR ODIL RIBEIRO

ATÉ 28 DE ABRIL

EXPOSIÇÃO DE DESENHOS E PINTURAS

OS PAPANGUS

Horários: 9h às 18h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Museu Alfredo Andersen | Ingresso: gratuito

EXPOSIÇÃO DE PINTURAS DE SÉRGIO LEMOS Horários: 14h às 20h (3ª a 6ª feira) e 11h às 18h (sábado) | Local: Subsolo Galeria de Arte Contemporânea | Ingresso: gratuito

PINTURAS E CADERNOS DO ARTISTA JAPONÊS MASSANORI FUKUSHIMA ERA UMA VEZ Foto: divulgação

UNIFORMES, ACESSÓRIOS E ARMAS – MILITARES NO PARANÁ

ATÉ 13 DE MAIO

ATÉ MAIO

Horários: 10h às 19h (4ª feira a domingo) | Local: Centro Cultural Sistema Fiep | Ingresso: gratuito

Horário: 9h às 17h (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado e domingo) | Local: Museu Paranaense Ingresso: gratuito

OS PAPANGUS Foto: Sérgio Lemos

ATÉ 30 DE ABRIL

EXPOSIÇÃO DE MARA TOLEDO

7 OBRAS EXCLUSIVAS LÚDICAS, ALEGRES, COLORIDAS QUE RETRATAM TEMAS DO COTIDIANO Horário: 6h às 22h (2ª a 6ª feira) | Local: Aeroporto Afonso Pena | Ingresso: gratuito

POESIA RURAL

EXPOSIÇÃO DE PINTURAS DO ARTISTA MARCELO SCHIMANESKI

Horário: 10h às 18h (2ª a 6ª feira) | Local: Sala do Artista Popular | Ingresso: gratuito

Horários: 9h às 18h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Museu Alfredo Andersen | Ingresso: gratuito

ERA UMA VEZ

EXPOSIÇÃO DE FULVIO PACHECO

BARÃO DE MAUÁ

MOSTRA DE OBJETOS PESSOAIS, FOTOGRAFIAS RARAS DO SÉCULO XIX, GRAVURAS, QUADROS E PINTURAS DO ACERVO SOBRE A VIDA DO BARÃO DE MAUÁ

Horário: 9h ao meio-dia e 14h às 18h30 | Local: Gibiteca de Curitiba | Ingresso: gratuito

ATÉ 20 DE MAIO

EXPOSIÇÃO DE DESIGN E ARQUITETURA DE JORGE ZALSZUPIN

120 FOTOS DO FOTÓGRAFO LITUANO

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4 e R$2 (gratuito no primeiro domingo do mês)

POTY DE TODOS NÓS

EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÕES, GRAVURAS, OBJETOS PESSOAIS E DA CARREIRA DO ARTISTA Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4 e R$2 (gratuito no primeiro domingo do mês)

ANTANAS SUTKUS: UM OLHAR LIVRE Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4 e R$2 (gratuito no primeiro domingo do mês)

EXPOSIÇÃO 5 LAGOS

RIOS SUBMERSOS, ENCONTROS, FRAGMENTAÇÃO, CONSTRUÇÃO DA PAISAGEM, DIÁLOGOS E CONEXÕES REVELADAS DURANTE O PROJETO “TRÂNSITO À MARGEM DO LAGO”, INICIADO EM 2009 NA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI

EXPOSIÇÃO “DERRAPAGENS” DE REGINA SILVEIRA Com intervenções criadas especialmente para dialogar com o espaço expositivo do museu, a artista faz obras com recortes sobre vinil adesivo aplicadas diretamente sobre as paredes da sala. A mostra, com curadoria de Rosane Kaminski e subsidiada pelo Fundo Municipal de Cultura, traz a Curitiba pela primeira vez um conjunto de “Derrapagens” da artista. Horário: 17h | Local: Museu da Gravura da Cidade de Curitiba – MGCC | Ingresso: gratuito

HACKLAB S.O.L.A.R.

DOS ARTISTAS PESQUISADORES GUILHERME SOARES E SIMONE BITTENCOURT, EM PARCERIA COM O MUSEU DA GRAVURA Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (2ª a 6ª feira), e meio-dia às 18h (sábado, domingo e feriado) | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Ingresso: gratuito

FORTUNA

INSTALAÇÃO DE SÉRGIO MONTEIRO DE ALMEIDA Horários: 9h às 18h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Museu Alfredo Andersen | Ingresso: gratuito

MUSEU DA GRAVURA EM ENSAIO

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA INDIVIDUAL DE PRISCILA FARONE

Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (2ª a 6ª feira), e 12h às 18h (sábado, domingo e feriado) Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Ingresso: gratuito

Horário: 19h | Local: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba | Ingresso: gratuito

PLANOPINTURAS-FONTE E VIDEODANÇAS

EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL COM VÍDEOS E PLANOPINTURAS COM O APOIO DO FUNDO MUNICIPAL DA CULTURA

Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (2ª a 6ª feira), e meio-dia às 18h (sábado, domingo e feriado) | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Ingresso: gratuito

48

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

MUSEU DA GRAVURA EM ENSAIO Foto: Priscila Farone

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

49


ARTES VISUAIS | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

ATÉ 3 DE JUNHO

ATÉ 30 DE JULHO

PASSATEMPO

COLEÇÃO DE PRATARIAS E LOUÇAS

Horários: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Casa Andrade Muricy Ingresso: gratuito

PORCELANA UTILITÁRIA: A BELEZA SEMPRE PRESENTE

EXPOSIÇÃO DE AMANDA GALLEGO, PATRÍCIA TRISTÃO E REGINA COSTACURTA

(IM)PERMANÊNCIAS

EXPOSIÇÃO DE JOSÉ ANTONIO

Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Casa Andrade Muricy Ingresso: gratuito

ADENTROS

DE BERNADETE AMORIM

Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Casa Andrade Muricy Ingresso: gratuito

ARTICULAÇÕES: POÉTICAS DO CORPO

Horário: 9h às 17h (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado e domingo) | Local: Museu Paranaense Ingresso: gratuito

Horário: 9h às 17h (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado e domingo) | Local: Museu Paranaense Ingresso: gratuito

PERMANENTE

UM LAR DE FAMÍLIA

EXPOSIÇÃO DE MOBILIÁRIO E OBJETOS DO COTIDIANO DE UMA FAMÍLIA DE CURITIBA

Horário: 9h às 17h (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado e domingo) | Local: Museu Paranaense Ingresso: gratuito

DE SILVIA TAGUSAGAWA

MAP: INÍCIO DO ACERVO MON

ATÉ 15 DE JUNHO

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4 e R$2 (gratuito no primeiro domingo do mês)

Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Casa Andrade Muricy Ingresso: gratuito

OS FERROVIÁRIOS

AUTOS TRABALHISTAS E OBJETOS RELEMBRAM A HISTÓRIA DA CATEGORIA DOS TRABALHADORES DO SETOR FERROVIÁRIO

Horário: 10h às 19h | Local: Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná | Ingresso: gratuito

PROGRAMAÇÃO | ARTES VISUAIS

Infantil

JOCA REINERS TERRON 24 DE ABRIL ÀS 19H ENTRADA FRANCA

PRÓXIMOS ENCONTROS 15 MAI Domingos Pellegrini | 19 JUN Lourenço Mutarelli 17 JUL Rubens Figueiredo | 14 AGO Luiz Vilela | 18 SET Edney Silvestre 16 OUT João Gilberto Noll | 20 NOV Livia Garcia-Roza

EXPOSIÇÃO REÚNE OBRAS DO ANTIGO MUSEU DE ARTE DO PARANÁ

GRAVURAS DO ACERVO

EXPOSIÇÃO DE GRAVURAS DO ACERVO DO MUSEU Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4 e R$2 (gratuito no primeiro domingo do mês)

TRANSLÚCIDO – IMAGENS E MOVIMENTOS

EXPOSIÇÃO DAS OBRAS DE VANGUARDA DOS CURITIBANOS TUOTO E KREFER

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4 e R$2 (gratuito no primeiro domingo do mês)

TRAVESSIAS SUBTERRÂNEAS

OBRAS DE ARTE NOS TERMINAIS DE ÔNIBUS

Horário: diversos | Local: Terminal do Cabral, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Capão Raso e Hauer | Ingresso: gratuito

MULHERES NO ACERVO MON

Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Museu Oscar Niemeyer – MON | Ingresso: R$4 e R$2 (gratuito no primeiro domingo do mês)

ALEXANDRE LEOCÁDIO 13 DE ABRIL ÀS 15H ENTRADA FRANCA PRÓXIMO ENCONTRO 11 MAI Célia Cris Silva

OFICINA

ANDRÉ DAHMER

DE ILUSTRAÇÃO OFICINA DE CARTUM 25 A 27 DE ABRIL DAS 14H ÀS 18H

Vagas limitadas. Inscrições gratuitas até o dia 20 de abril pelo e-mail oficina@bpp.pr.gov.br | Informações (41) 3221 4917 PRÓXIMAS OFICINAS 04 a 06 JUN Roteiro para quadrinhos | Allan Sieber 06 a 10 AGO Ilustração editorial | Rafael Campos Rocha

OS FERROVIÁRIOS Foto: Francisco de Almeida

50

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

51


ARTES VISUAIS | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

aprenda e empreenda OFICINA DE DEDOCHE

CRIAÇÃO DE FANTOCHES DE DEDO

Data: 1º a 14 de abril | Horário: 11h30 às 15h30 e 11h30 (sábado) | Local: Biblioteca Pública do Paraná | Ingresso: gratuito

OFICINA DE PET – MÁSCARAS ATRAVÉS DA TERMOLDAGEM DO PLÁSTICO COM ARTISTA PLÁSTICO JEFFERSON SANTOS

Data: 2 e 4 de abril | Horário: 19h às 21h Local: Bicicletaria Cultural | Ingresso: R$15

OFICINA DE STENCIL E GRAFFITI COM OLHO WODZYNSKI

aprenda e empreenda DESENHO ARTÍSTICO

EXERCÍCIOS DE OBSERVAÇÃO, COMPOSIÇÃO E CRIAÇÃO Data: 2ª a 6ª feira | Horário: 9h ao meio-dia e 14h às 17h30 (2h/aulas semanais) | Local: Letrinhas – Casa de Cultura | Mensalidade: R$160 e R$30 (aula particular)

VISITAS DE ESCOLAS

VISITAÇÃO DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. PACOTES COM ATIVIDADES DE ARTES, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, LITERATURA E JOGOS INTELIGENTES

Data: 10 e 12 de abril | Horário: 18h30 às 21h Local: Bicicletaria Cultural Vagas: 12 | Ingresso: R$30

Data: 2ª a 6ª feira | Horário: a agendar Local: Letrinhas – Casa de Cultura Ingresso: R$10 a R$7 (por aluno)

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS

ATELIÊ LIVRE DE LITOGRAFIA

COM OBJETIVO DE MOSTRAR QUE ESTA ARTE PODE TORNAR AS RELAÇÕES ENTRE PAIS E FILHOS MAIS PRÓXIMA E DE MANEIRA LÚDICA

Data: 14 de abril | Horário: 10h ao meio-dia Local: Bicicletaria Cultural | Vagas: 12 Ingresso: R$15

OFICINA COM LÃ

DESTINADO À PRÁTICA DA LITOGRAFIA POR ALUNOS DOS CURSOS SUPERIORES DE ARTE, ARTISTAS INTERESSADOS EM PRODUZIR EDIÇÕES

Horário: 9h30 às 11h30 (2ª a 6ª feira) e 18h30 às 21h30 (3ª e 5ª feira) | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Mensalidade: R$42

CURSO BÁSICO DE LITOGRAFIA

OFICINA DE RECORTE E PINTURA

NOÇÕES SOBRE A HISTÓRIA E O PROCESSO TÉCNICO DA LITOGRAFIA (GRANITAÇÃO, GRAVAÇÃO DE IMAGEM, ACIDULAÇÃO, IMPRESSÃO E CUIDADOS COM O PAPEL)

OFICINA DE ILUSTRAÇÃO

NÚCLEO DE BURIL

Data: 16 a 21 de abril | Horário: 11h30 às 15h30 e 11h30 (sábado) | Local: Biblioteca Pública do Paraná | Ingresso: gratuito Data: 23 a 30 de abril | Horário: 11h30 às 15h30 e 11h30 (sábado) | Local: Biblioteca Pública do Paraná | Ingresso: gratuito

COORDENADA PELO QUADRINISTA ANDRÉ DAHMER. INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 20 DE ABRIL, PELO EMAIL OFICINA@BPP.PR.GOV.BR Data: 25, 26 e 27 de abril | Horário: 14h às 18h | Local: Biblioteca Pública do Paraná Ingresso: gratuito

52

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

PROGRAMAÇÃO | ARTES VISUAIS

Infantil

Data: 2ª e 4ª feira | Horário: 14h30 às 17h30 ou 18h30 às 21h30 | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Mensalidade: R$42

DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DA GRAVURA EM BURIL (TALHO DOCE) COMO INSTRUMENTO DE PESQUISAS PRÁTICAS E CRIAÇÃO INDIVIDUAL

Horário: 14h30 às 17h30 (3ª e 5ª feira) Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Mensalidade: R$42

PROCESSOS LITOGRÁFICOS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS

INTRODUÇÃO GERAL AO CONHECIMENTO DA GRAVURA, PRINCIPAIS TÉCNICAS TRADICIONAIS DE GRAVURA E SUAS CARACTERÍSTICAS; A IMPORTÂNCIA DA LITOGRAFIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ARTES GRÁFICAS; TIPOs de PEDRAS; A GRANITAÇÃO; ACIDULAÇÃO; IMPRESSÃO A CORES E SEUS REGISTROS Classificação: 18 anos | Data: 3ª e 5ª feira Horários: 14h às 18h | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Mensalidade: R$42

ATELIÊ LIVRE DE XILOGRAVURA

DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS COMO INSTRUMENTO DE PESQUISAS PRÁTICAS E CRIAÇÃO INDIVIDUAL

Horários: 14h30 às 17h30 (2ª e 3ª feira), 9h30 ao meio-dia (2ª e 4ª feira), das 19h às 21h30 (3ª e 5ª feira) e 9h30 ao meio-dia (3ª e 6ª feira) Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Mensalidade: R$42

CURSO BÁSICO DE GRAVURA EM METAL

DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE GRAVURA EM METAL COMO INSTRUMENTO DE PESQUISAS PRÁTICAS E CRIAÇÃO INDIVIDUAL Horário: 15h às 18h (2ª e 4ª feira) | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Mensalidade: R$42

ATELIÊ LIVRE DE GRAVURA EM METAL

DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE GRAVURA EM METAL COMO INSTRUMENTO DE PESQUISAS PRÁTICAS E CRIAÇÃO INDIVIDUAL Horário: 19h às 22h (2ª e 4ª feira), 19h às 22h (3ª e 5ª feira) e 14h30 às 17h30 (sábado) Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Mensalidade: R$42

ATELIÊ AVANÇADO DE GRAVURA EM METAL

DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE GRAVURA EM METAL COMO INSTRUMENTO DE PESQUISAS PRÁTICAS E CRIAÇÃO INDIVIDUAL PARA CONHECEDORES DA TÉCNICA

Horário: 9h30 ao meio-dia (2ª e 4ª feira) Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Mensalidade: R$42

SERIGRAFIA SOBRE PAPEL

DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE SERIGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE PESQUISAS PRÁTICAS E CRIAÇÃO INDIVIDUAL

Horário: 14h30 à 17h (4ª e 6ª feira) e 19h às 21h30 (3ª e 5ª feira) | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Mensalidade: R$42

OFICINA INTRODUTÓRIA DE DESENHO ARTÍSTICO

EXERCÍCIO DO DESENHO OBJETIVANDO O APRIMORAMENTO DO OLHAR DO EDUCANDO A PARTIR DO ESTUDO DAS PROPRIEDADES ESPECÍFICAS DO DESENHO TRADICIONAL

Horário: 14h30 à 16h30 (3ª feira) e 18h às 20h (5ª feira) | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Mensalidade: R$70

OFICINA INTRODUTÓRIA DE DESENHO DA FIGURA HUMANA COM MODELO VIVO

O DESENHO COMO FERRAMENTA E LINGUAGEM EXPRESSIVA, BEM COMO DA ANATOMIA ARTÍSTICA, APLICADOS À REPRESENTAÇÃO DA FIGURA HUMANA. TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DO DESENHO DO CORPO HUMANO UTILIZADOS TRADICIONALMENTE EM ARTE Horário: 14h30 às 17h (6ª feira) e 14h30 às 17h (sábado) | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba | Mensalidade: R$80

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

53


ARTES VISUAIS | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

Infantil

PROGRAMAÇÃO | ARTES VISUAIS

aprenda e empreenda DESENHO DA FIGURA HUMANA COM MODELO VIVO (OFICINA AVANÇADA)

ESTUDOS TEÓRICOS DE TEMAS PERTINENTES A QUESTÕES DA CONTEMPORANEIDADE ARTÍSTICA, COM GUSTAVO DIAS (É PRECISO TER CONHECIMENTOS EM ANATOMIA ARTÍSTICA) Horários: 18h às 20h30 (sábado) | Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Mensalidade: R$80

DESENHO PARA VESTIBULAR

EXECÍCIOS PRÁTICOS E TÉCNICAS ESPECÍFICAS PARA CONCORRER NAS PROVAS DE ARQUITETURA E DESIGN Data: 2ª a 6ª feira | Horário: 9h às 12h e 14h às 17h30 (1 ou 2 vezes por semana) | Local: Letrinhas – Casa de Cultura | Mensalidade: R$240 e R$35 (aula particular)

ATELIER LIVRE

DESENHO, PINTURA E ANATOMIA

Data: toda 3ª feira | Horário: 10h ao meio-dia Local: Bicicletaria Cultural | Ingresso: R$170

PINTURA ARTÍSTICA

O CURSO COM FINALIDADE TERAPÊUTICA OU ARTÍSTICA, VALORIZA E INCENTIVA A CRIAÇÃO PESSOAL DO ALUNO. Data: 3ª ou 5ª feira | Horário: 10h ao meio-dia e 14h às 16h (1 ou 2 vezes por semana) Local: Letrinhas – Casa de Cultura Mensalidade: R$160 e R$30 (aula particular)

CURSO DE CERÂMICA

Data: 2ª feira a sábado | Horário: 9h ao meiodia e 14h às 17h e 17h às 20h | Local: Atelier Recanto do Barro | Mensalidade: R$170

PRÁTICA DE TECELAGEM

Data: toda 3ª feira | Horário: 15h às 17h Local: Bicicletaria Cultural | Ingresso: R$15

OFICINA DE FORMAS

REPRODUÇÃO DE FORMAS EM GESSO E SILICONE COM LOURENÇO DUARTE Horário: 17h às 20h (6ª feira) | Local: Bicicletaria Cultural | Ingresso: R$80

54

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

LABORATÓRIO ARTÍSTICO

VOLTADO ÀS CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS, DESENVOLVE HABILIDADES COGNITIVAS E MOTORAS

Data: 2ª, 4ª ou 6ª feira | Horário: 9h ao meio-dia e 14h às 17h30 (a combinar) | Local: Letrinhas – Casa de Cultura | Mensalidade: R$250 ou R$200

MANHÃS E TARDES CULTURAIS

AULAS PRÁTICAS DE ARTES, LITERATURA E JOGOS EDUCATIVOS PARA CRIANÇAS E JOVENS DE 7 A 13 ANOS

Data: 2ª a 6ª feira | Horário: 9h ao meio-dia e 14h às 17h30 | Local: Letrinhas – Casa de Cultura | Valor: R$35 (com lanche)

CURSO LETRINHAS– ESCREVENDO MEU PRIMEIRO LIVRO

AULAS DE LITERATURA, REDAÇÃO E ILUSTRAÇÃO EM QUE O ALUNO É ORIENTADO A ESCREVER SEU PRIMEIRO LIVRO E ILUSTRÁ-LO

Data: 2ª a 6ª feira (1 vez por semana) Horário: 14h30 às 16h | Local: Letrinhas Casa de Cultura | Mensalidade: R$160

TERRA DO PENSAR

FLORESTA DOS DINOSSAUROS, JOGOS EDUCATIVOS, CRIATIVOS, DE TABULEIRO, ESPELHOS MÁGICOS, ARAMADOS, ENTRE OUTROS

Data: todo sábado | Horário: das 13h às 18h Local: Letrinhas – Casa de Cultura Ingresso: R$10

SÁBADOS CULTURAIS

ATIVIDADES LÚDICAS, ARTÍSTICAS, JOGOS E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS Data: todo sábado | Horário: 14h às 17h Local: Letrinhas – Casa de Cultura | Valor: R$35

TEATRO MÁGICO VOADOR – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

CADA SÁBADO UMA HISTÓRIA DIFERENTE Data: todo sábado Horário: 15h | Local: Letrinhas – Casa de Cultura | Ingresso: gratuito

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

55


PATRIMÔNIO CULTURAL

História gravada É um problema comum aos artistas que trabalham com gravura. As técnicas de produção não são baratas e exigem ateliês que tenham espaço, já que o maquinário é grande. Por isso, quem se dedica à arte, muitas vezes, procura ateliês públicos e coletivos. Desde os anos 1980, os ateliês do Museu da Gravura Cidade de Curitiba, mantidos pela Fundação Cultural de Curitiba, têm sido o caminho para a produção de um incontável número de obras de arte. As histórias que marcaram as várias fases desse local de encontros e trocas de experiências estão no livro “Solar da Gravura – 25 anos dos ateliês do Museu da Gravura Cidade de Curitiba”. Escrito pelas artistas Andréia Las, Ana González, Maria Ivone dos Santos e pelo historiador de arte e crítico Artur Freitas, o livro traz também gravuras criadas especialmente para a publicação. São obras de Fernando Rosembaum, Denise Roman, Rettamozo, Lahir Ramos, Eliane Prolik, Nelson Hohmann, Carlos Henrique Tullio, Glauco Menta, Ana González e

56

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

Helio Fervenza. Os trabalhos podem ser vistos na exposição “Múltiplos Ateliês” até o dia 20 de maio no Museu da Gravura Cidade de Curitiba. Já a exposição “Ateliês no Tempo” é composta por obras do acervo do Museu da Gravura, criadas por diversos artistas que desenvolveram seus trabalhos ou ministraram cursos ou palestras nos ateliês. A exposição também vai até o dia MÚLTIPLOS ATELIÊS 20 de maio. Fotos: Julio Covello O Museu e seus ateliês funcionam no prédio histórico Solar do Barão que serviu de residência à família do Barão do Serro Azul. A casa principal foi construída entre 1880 e 1883, com projeto atribuído a dois mestres de obras italianos, Ângelo Vendramin e Batista Casagrande. “Sem os ateliês públicos em Curitiba, haveria poucas possibilidades de acesso a esse conhecimento e ao desenvolvimento de trabalhos de arte envolvendo essas linguagens”, atesta Ana González, coordenadora do Museu da Gravura, em seu texto publicado no livro “Solar da Gravura”.

LIVRO SOLAR DA gRAVURA Foto: divulgação

“MÚLTIPLOS ATELIÊS” E “ATELIÊS NO TEMPO” Os ateliês oferecem acesso público a técnicas milenares de gravura – litografia, gravura em metal, xilogravura e serigrafia. Esses meios foram responsáveis pela transmissão de conhecimento em diferentes períodos da história da humanidade, pois possibilitavam a multiplicação de textos e imagens. Suplantados por meios mais ágeis a partir do início do século XX, permanecem em atividade como meio de expressão artística. Desde o início de suas atividades, há 31 anos, os ateliês receberam muitos artistas de destaque nacional e internacional, que frequentaram o local para desenvolver suas exposições e compartilhar seu conhecimento em palestras, cursos e workshops.

Data: até 20 de maio Horário: 9h ao meio-dia e 13h às 18h (3ª a 6ª feira), e meio-dia às 18h (sábado, domingo e feriado) Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Ingresso: gratuito

“Os ateliês são ambientes de troca em que a criação e a inspiração residem. Lugar que para muitos artistas tornou-se fonte de vida, perpetuada por meio da obra gravada, ali concebida”, diz Andréia Las, idealizadora do livro, que tem como principal objetivo registrar a influência dos ateliês como espaço de pesquisa e desenvolvimento de um pensamento sobre arte e gravura.

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

57


PATRIMÔNIO CULTURAL | ProGrAmAÇÃo

Gratuito

ProGrAmAÇÃo | PATRIMÔNIO CULTURAL

Infantil

ALTARES DA ANTIGA MATRIZ DE CURITIBA

ATÉ 8 DE ABRIL

OURO SOBRE O AZUL

EXPOSIÇÃO

A MOSTRA CONTA A HISTÓRIA DA TÉCNICA DA FILIGRANA PORTUGUESA, MÉTODO TRADICIONAL DE EXECUÇÃO DE JOIAS, PRATICADA, PRINCIPALMENTE, NA REGIÃO NORTE DE PORTUGAL

Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira), e 9h às 15h (sábado, domingo e feriado) | Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: gratuito

ACERVO DA COORDENAÇÃO DE DANÇA DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA DE 2004 A 2011

Horário: 9h às 12h e 13h e 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 14h (sábado, domingo e feriado) | Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: gratuito

ATÉ 29 DE ABRIL

SÃO FRANCISCO DE ASSIS – O PARADIGMA DA HUMANIDADE

OBRAS DA ARTISTA PARANAENSE LÚCIA CALLUF MEMORIAL UCRANIANO Foto: divulgação

7 DE ABRIL

COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA – BÊNÇÃO DOS ALIMENTOS

Uma das mais tradicionais festas dos descendentes e dos imigrantes poloneses e ucranianos de Curitiba será no sábado de Aleluia, quando serão abençoados os alimentos que serão consumidos no domingo de Páscoa.

SWIECONKA – PÁSCOA POLONESA Horário: a partir das 12h Local: Memorial de Imigração Polonesa Ingresso: gratuito

BÊNÇÃO DOS ALIMENTOS – COMEMORAÇÃO UCRANIANA Horário: a partir das 16h Local: Memorial de Imigração Ucraniana Ingresso: gratuito

Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 14h (sábado) | Local: Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba – MASAC | Ingresso: gratuito

ATÉ MAIO

SYNVAL STOCCHERO – CURITIBA NA MIRA DO FOTÓGRAFO

120 FOTOS MOSTRAM A EXPANSÃO URBANA DE CURITIBA DO FINAL DA DÉCADA DE 1940 ATÉ 2007 Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira), 9h às 15h (sábado e domingo) | Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: gratuito

ATÉ 20 DE MAIO

ATELIÊS NO TEMPO

OBRAS DE DIVERSOS ARTISTAS QUE DESENVOLVERAM SEUS TRABALHOS OU MINISTRARAM ALGUM CURSO OU PALESTRA NOS ATELIÊS DO MUSEU DA GRAVURA Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (2ª a 6ª feira), e 12h às 18h (sábado, domingo e feriado) Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Ingresso: gratuito

MÚLTIPLOS ATELIÊS

EXPOSIÇÃO DAS OBRAS ENCARTADAS NO LIVRO “SOLAR DA GRAVURA – 25 ANOS DOS ATELIÊS DO MUSEU DA GRAVURA CIDADE DE CURITIBA” Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (2ª a 6ª feira), e 12h às 18h (sábado, domingo e feriado) Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba Ingresso: gratuito

58

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

JOÃO BAPTISTA gROFF Foto: divulgação

ATÉ 1º DE NOVEMBRO

“JOÃO BAPTISTA GROFF – CAÇADOR DE IMAGENS”

44 FOTOGRAFIAS QUE FAZEM PARTE DO ACERVO DA DIRETORIA DE PATRIMÔNIO CULTURAL DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA, MOSTRAM CURITIBA NAS DÉCADAS DE 1920 E 1930 PELAS LENTES DE JOÃO BAPTISTA GROFF

Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 14h (sábado, domingo e feriado) | Local: Casa Romário Martins | Ingresso: gratuito

PERMANENTE

ÍCONES, PÊSSANKAS E RUSHNEK Horário: 10h às 18h (3ª a domingo) Local: Memorial da Imigração Ucraniana Ingresso: gratuito

FOTOGRAFIAS, MOBILIÁRIO, ENXOVAL, CUTELARIA, IMAGINÁRIA, OBJETOS DE USO PESSOAL DOS IMIGRANTES POLONESES

Horário: 8h às 18h30 (3ª a sábado), 14h às 18h (2ª feira) e 8h às 18h (domingo) | Local: Memorial da Imigração Polonesa | Ingresso: gratuito

FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS POLONESES

Horário: 8h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Memorial da Imigração Polonesa | Ingresso: gratuito

VISITA DO PAPA JOÃO PAULO II

FOTOGRAFIAS REVELAM A HISTÓRIA NA ÁREA DE PRODUÇÃO DE GRUPOS E COMPANHIAS DE DANÇA EM CURITIBA

Horário: 8h30 às 12h e 13h às 21h (2ª a 6ª feira) Local: Teatro Cleon Jacques Ingresso: gratuito

CURITIBA – A CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE

300 PEÇAS DO ACERVO DA FCC (PINTURAS, MAPAS, FOTOS, DESENHOS, RELATOS DE VIAJANTES, TEXTOS LITERÁRIOS, DOCUMENTOS, FILMES E ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS) RETRATAM A HISTÓRIA DA CIDADE

Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª), e 9h às 15h (sábado, domingo e feriado) | Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: gratuito

ACERVO DA COORDENAÇÃO DE DANÇA DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA DE 2006 A 2010 FOTOGRAFIAS REVELAM A HISTÓRIA NA ÁREA DE PRODUÇÃO DE GRUPOS E COMPANHIAS DE DANÇA EM CURITIBA Horário: 9h às 12h e 14h às 18h (2ª a 6ª feira) Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento | Ingresso: gratuito

IMAGINÁRIA, PARAMENTOS, OBJETOS DE CULTO E MOBILIÁRIO EXPOSIÇÃO DOS PERTENCES DA MITRA DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA

Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira), e 9h às 14h (sábado, domingo e feriado) Local: Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba – MASAC | Ingresso: gratuito

EXPOSIÇÃO

Horário: 8h às 18h30 (3ª a sábado), 14h às 18h30 (2ª feira) e 8h às 18h (domingo) | Local: Memorial da Imigração Polonesa | Ingresso: gratuito

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

59


REGIONAIS

O roteiro da fé

Com um elenco de 200 pessoas, o espetáculo atraiu, no ano passado, 12 mil espectadores.

As semanas que precedem a Sexta-feira Santa são movimentadas nas comunidades que se organizam para encenar a Paixão de Cristo. Além do grupo Lanteri, que tradicionalmente reúne milhares de pessoas na Pedreira Paulo Leminski, outros cinco grupos das Regionais Boa Vista, Boqueirão, Bairro Novo, Portão e Santa Felicidade preparam-se para o espetáculo. Depois de passar por uma seleção que consiste na avaliação da documentação jurídica e técnica e também análise do projeto, eles receberam recursos da Fundação Cultural de Curitiba, que este ano disponibilizou 303 mil reais para as apresentações da Paixão de Cristo nos bairros. O espetáculo no Bairro Novo é um dos que mais cresce. Desde 2000 a comunidade se mobiliza para a encenação, que nos dois primeiros anos acontecia num caminhão na Praça das Tendas. Com a inauguração da Rua da Cidadania, em 2002, a apresentação do grupo de teatro “Arte e Vida”, que faz parte da Pastoral da Juventude da Paróquia Profeta Elias, ganhou como cenário o pátio do local. “O empenho da comunidade é muito importante. Além dos adultos, adolescentes e crianças também estão envolvidos nessa atividade cultural e popular que leva conteúdo para o mundo deles. É um complemento para a vida e faz parte da formação da cidadania”, analisa a coordenadora do Núcleo da Fundação Cultural de Curitiba na Regional Bairro Novo, Luzia Simplício.

60

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

A novidade para 2012 no Bairro Novo é a cena de Pentecostes, que envolve praticamente todo o elenco. “A arquitetura da rua ajuda muito para montar o cenário. Ao longo da sacada e também da rampa, os figurantes vão estar com velas na mão. Uma pira vai ser montada no palco para o Espírito Santo descer em forma de fogo, acompanhado por anjos”, revela Marcos. Os participantes, todos voluntários, ensaiam

BAIRRO ALTO Foto: Fernando Augusto

gosto de fazer. A Paixão já faz parte da minha história de vida. Comecei a gostar de teatro participando quando criança”.

ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO

GRUPO LANTERI NA PEDREIRA PAULO LEMINSKI Fotos: Luiz Cequinel

Nas primeiras apresentações as cenas não passavam de 20. Hoje são 57. Como o número de pessoas interessadas em participar cresceu, o grupo passou, nos últimos quatro anos, a fazer testes para os papéis principais no início de janeiro. Este ano 30 pessoas se inscreveram. “Antes de formarmos o grupo da Paixão, 12 comunidades integrantes da Paróquia tinham grupos de teatro. Resolvemos unir todas elas para fazer essa grande apresentação”, lembra Marcos Antônio Vieira, coordenador do evento.

Data: 6 de abril Horário: diversos Local: Capela Nossa Senhora das Graças, Ruas da Cidadania Boa Vista, Boqueirão, Bairro Novo, Portão e Pedreira Paulo Leminski (falta uma – confirmar se todas são nas Ruas da Cidadania) Ingresso: 1 Kg de alimento

quatro horas por semana: duas no sábado e duas no domingo. Depois de trabalhar a semana toda como auxiliar de produção, Rafael Batista dos Santos é um dos mais animados nos ensaios. Tem 19 anos e está no grupo desde os sete. “Já fui anjo, discípulo, demônio, fariseu. Ano passado fiz o papel de Pilates e este ano vou ser João Batista, no batizado de Jesus”, descreve Rafael. O rapaz fez curso de Teatro, ofertado na Regional, para melhorar a atuação. “O que aprendi passo para os meus colegas durante os ensaios. Atuar é o que eu mais

GRUPO ARTE E VIDA NO BAIRRO NOVO Foto: Luiz Cequinel

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

61


REGIONAIS | PROGRAMAÇÃO

Gratuito

REGIONAL PORTÃO

REGIONAL CIC

3 E 10 DE ABRIL

14 DE ABRIL

NOBURU (EDITAL DIFUSÃO EM TEATRO)

VIOLÃO PARANAENSE NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE VIOLÃO TAILÂNDIA

Horário: 19h30 | Local: Núcleo Regional Fazendinha (dia 3 – exclusivo para alunos dos Programas EJA e CEBEJA) e Escola Municipal Papa João XXIII (dia 10 – exclusivo para alunos do período noturno) | Ingresso: gratuito

PROGRAMAÇÃO | REGIONAIS

Infantil

SHOW E PALESTRA

aprenda e empreenda REGIONAL CIC

REGIONAL CAJURU

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

CIRCUITO DE ARTE E CULTURA – OLHO DE BOI

4 E 5 DE ABRIL

Data: 13 de abril | Horário: 10h (Associação de Moradores Tramontina III) e 14h (Associação de Moradores Moradias Zimbros – ASMOZI) Local: Associação de Moradores Tramontina III e Associação de Moradores Moradias Zimbros – ASMOZI | Ingresso: gratuito

O GATO DE BOTAS

REGIONAL BOA VISTA

REGIONAL PINHEIRINHO

Horário: 15h | Local: Escola Municipal Álvaro Borges | Ingresso: gratuito (para participantes do projeto EJA/CIC) REGIONAL BOA VISTA

TEATRO INFANTIL

CANTO CORAL

Horário: 9h e 14h30 | Local: Teatro Parque da Criança | Ingresso: gratuito (para alunos da Escola Municipal Ivaiporã, Escola Municipal João Amazonas, Escola Municipal Joana Raksa, CRAS Monteiro Lobato e CRAS Santa Rita)

COM ALEXANDRE MOUSQUER Classificação:13 anos | Data: toda 3ª feira Horários: 19h30 às 22h | Local: Colégio Estadual Leôncio Correia | Mensalidade: R$30 REGIONAL BOQUEIRÃO

REGIONAL BAIRRO NOVO

CAIXINHA DE MÚSICA E OFICINA ORQUESTRA RECICLÁVEL

6 DE ABRIL

PAIXÃO DE CRISTO

Horário: 20h | Local: Núcleo Regional Bairro Novo Ingresso: gratuito

MÚSICA NOS PARQUES Foto: Luiz Cequinel

REGIONAL CAJURU

29 DE ABRIL

11 E 13 DE ABRIL

MÚSICA NOS PARQUES

O MALEFÍCIO DA RAPOSA O espetáculo recorre a metáforas do mundo dos insetos para retratar as relações afetivas. Problemas sociais, prazeres, alegrias, dúvidas, diferenças estão presentes nesse pequeno povoado habitado por besouros, baratas, escorpiões, formigas e mariposas. Seres que amam e sofrem de maneira muito parecida com a nossa. Um amor impossível é um problema para qualquer coração – seja de um humano poeta ou por que não, de um besouro poeta? Direção: Michelle Jeane de Souza | Horário: 10h, 13h30 (Escola Municipal Marumbi) e 15h (6ª feira – CMEI Teruko Beltrão) | Local: CMEI Teruko Beltrão e Escola Municipal Marumbi | Ingresso: gratuito

62

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

SHOW PASSARINHA

Horário: 15h30 | Local: Parque Atuba Ingresso: gratuito REGIONAL MATRIZ

APRESENTAÇÃO DOS “ARTISTAS DE RUA”

APRESENTAÇÃO DE DIVERSOS ARTISTAS DE RUA COM ATRAÇÕES VARIADAS Data: 2ª a 6ª feira | Horário: 12h às 14h | Local: Praça Rui Barbosa, Praça Carlos Gomes, Praça Osório, Praça Santos Andrade e Praça Zacarias Ingresso: gratuito

OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL COM LEANDRO DE SOUZA LEAL

Classificação: 7 a 12 anos Data: toda 3ª e 5ª feira | Horário: 13h às 15h Local: CEI (Centro de Educação Integral) Tereza Matsumoto Ingresso: gratuito (para os alunos do CEI) REGIONAL PINHEIRINHO

CURSO DE ENCADERNAÇÃO

Data: 4ª feira | Horário: 10h às 12h, 13h às 17h e 18h às 20h (2h/aula) | Local: Núcleo Regional Pinheirinho | Vaga: 10 alunos Inscrição: R$42 REGIONAL PORTÃO

EDITAL CIRCUITO DE ARTE E CULTURA – GRAVURA COLORIDA Data: toda 3ª feira | Horário: 9h às 11h e 14h às 18h | Local: Circo da Cidade Zé Priguiça Ingresso: gratuito (exclusivo para adolescentes atendidos pelo programa PETI)

CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS RECICLÁVEIS, PRÁTICA RÍTMICA, DANÇA, INTERPRETAÇÃO E VIVÊNCIA DA TRADIÇÃO BRASILEIRA DAS BRINCADEIRAS DE BOI

Classificação: 13 a 17 anos | Data: 2, 5, 9, 12, 16, 19, 23, 26 de abril | Horário: 9h às 11h Local: Centro da Juventude São Domingos Ingresso: gratuito REGIONAL SANTA FELICIDADE

CURSO DE PINTURA EM TELA

Data: 2ª, 3ª, 4ª feira e sábado | Horário: manhã ou tarde | Local: Núcleo Regional Santa Felicidade Mensalidade: R$42 REGIONAL BAIRRO NOVO

CIRCUITO DE ARTE E CULTURA – OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO

A OFICINA IRÁ POSSIBILITAR O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE ARTÍSTICA, BEM COMO O CONHECIMENTO DA ARTE MUSICAL ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, SONS CORPORAIS E A VOZ. Data: 3, 10 ,12, 17, 19, 24 E 26 DE ABRIL Classificação: 7 a 12 anos Horário: 9h às 11h Local: CRAS Bairro Novo Valor: gratuito (para os participantes do programa PETI) REGIONAL MATRIZ

O CANTO POR TODO CANTO

OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO PARA ADULTOS Data: toda 6ª feira | Horário: 19h às 22h Local: Primeira Igreja Batista | Inscrição: gratuito

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

63


OUTRAS ÁREAS ATÉ 8 DE ABRIL

FEIRA ESPECIAL DE PÁSCOA

FEIRA DE ARTESANATO, OBJETOS DECORATIVOS, CHOCOLATES E PRODUTOS ARTESANAIS ALUSIVOS À PÁSCOA, BEM COMO BARRACAS DIVERSAS DE ALIMENTAÇÃO

Horário: 10 às 21h (2ª feira a sábado) e 14h às 20h (domingo) | Local: Praças Osório e Praça Santos Andrade | Ingresso: gratuito

20 DE ABRIL

ENCONTRO DE CICLOVIAJANTES COM LUIS O2 CAMINHO PERCORRIDO DE BICICLETA POR SANTIAGO DE COMPOSTELA

Horário: 19h30 | Local: Bicicletaria Cultural Ingresso: R$3

28 DE ABRIL

OUTRAS ÁREAS JARDIM DAS SENSAÇÕES

Horário: 9h às 17h (3ª feira a domingo) Local: Jardim Botânico | Ingresso: gratuito

AULAS PRÁTICAS DE HATHA YOGA

MINISTRADAS POR ESTAGIÁRIOS DO 3º E 5º PERÍODOS DO CURSO DE YOGA COM ÊNFASE EM YOGATERAPIA DA FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITA, SOB A SUPERVISÃO DE PROFESSORES

Data: toda 2ª, 4ª e 6ª feira Horário: 17h45 às 18h45 | Local: Faculdades Integradas Espírita | Ingresso: 1kg de alimento não perecível

PRÁTICA DE BEM-ESTAR POR MEIO DA “SIESTA” DO ALMOÇO

POR MEIA HORA, REDES SÃO DISPONIBILIZADAS PARA DESCANSO Data: 2ª a 6ª feira | Horário: 12h à 14h Local: Bicicletaria Cultural | Ingresso: R$5

PRÁTICA DE TAI CHI CHUAN

“BICICLETADA NO CAPRICHO”

Data: toda 3ª e 5ª feira | Horário: 18h15 às 19h Local: Bicicletaria Cultural | Ingresso: R$15

Horário: 13h às 18h | Local: Bicicletaria Cultural Ingresso: R$20 (almoço)

AULAS DE XADREZ

CURSO DE MECÂNICA DE BICICLETAS

PERMANENTE

MEMORIAL DO CURITIBA

EXPOSIÇÃO DE TROFÉUS, CAMISAS, FOTOS, FLÂMULAS E OBJETOS DO MAIS TRADICIONAL CLUBE DE FUTEBOL DO PARANÁ

Horário: 10h às 17h (3ª feira a sábado), 10h às 13h (domingo) e horários especiais em dias de jogos Local: Memorial do Coritiba – Estádio Couto Pereira Ingresso: R$5 e R$2,50

INICIANTE

Data: toda 3ª e 5ª feira | Horário: 9h às 10h e 16h às 17h | Local: Biblioteca Pública do Paraná Ingresso: gratuito

CLUBE DE XADREZ ERBO STENZEL

AULAS DE XADREZ E TORNEIOS RELÂMPAGOS

Data: toda 3ª feira a domingo | Horário: 13h às 19h (3ª a 6ª feira) e 9h às 13h (domingo) | Local: Galera Júlio Moreira | Ingresso: gratuito

LIBERTÓRIO

LABORATÓRIO PARA CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL Data: toda 4ª feira | Horário: 9h às 12h Local: Bicicletaria Cultural | Ingresso: R$20

APRENDA A PEDALAR

AULAS DE BICICLETA COM FERNANDO ROSENBAUM Data: toda 4ª feira | Horário: agendar Local: Bicicletaria Cultural | Ingresso: R$30

TERRA DO PENSAR

MEMORIAL DO CORITIBA Foto: divulgação

OFICINA DE RECICLAGEM COM PLÁSTICO DE TERMO-MOLDAGEM COM FERNANDO ROSENBAUM

Data: toda 2ª feira | Horário: 14h30 às 17h30 | Local: Bicicletaria Cultural | Vagas: 12 | Ingresso: R$12

64

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

FLORESTA DOS DINOSSAUROS, JOGOS EDUCATIVOS, CRIATIVOS, DE TABULEIRO, ESPELHOS MÁGICOS, ARAMADOS, ENTRE OUTROS

Data: todo sábado | Horário: 13h às 18h Local: Letrinhas – Casa de Cultura | Ingresso: R$10

ATIVIDADES LÚDICAS EM INGLÊS PARA CRIANÇAS COM TISSA VALVERDE

Data: toda 5ª feira | Horário: 9h às 11h30 Local: Bicicletaria Cultural | Vagas: 12 | Valor: R$12 CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

65


ENDEREÇOS E CONTATOS AEROPORTO AFONSO PENA (41) 3381-1127 Avenida Rocha Pombo, Águas Belas, São José dos Pinhais infraero.gov.br/index.php/br/ aeroportos/parana/aeroportoafonso-pena AOCA BAR (41) 3324-6592 | Rua Treze de Maio, 600, São Francisco aocabar.com.br ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DAS MORADIAS ZIMBROS – ASMOZI (41) 3279-3015 | Rua Verônica Tribek Moro, 493, CIC ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO CONJUNTO TRAMONTINA III Rua Madre Paulina, 228, CIC ATELIER RECANTO DO BARRO (41) 9174-7372 | Rua Atílio Bório, 1674, Hugo Lange recantodobarro.tk AUDITÓRIO BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETTO – GUAIRÃO (41) 3304-7914 | Rua Conselheiro Laurindo, s/nº, Centro tguaira.pr.gov.br AUDITÓRIO DO LARGO (41) 9633-3863 | Rua Trajano Reis, 41, São Francisco auditoriodolargo.blogspot.com.br

BONDINHO DA LEITURA (41) 3321-3370 | Rua XV de Novembro, s/nº, Boca Maldita fundacaoculturaldecuritiba.com.br

ENDEREÇOS E CONTATOS CASA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO DO PARANÁ – CEU (41) 3324-1984 | Rua Luiz Leão, 1, Centro | ceu-pr.blogspot.com

COLÉGIO ESTADUAL LEÔNCIO CORREIA (41) 3257-6488 Rua Costa Rica, 233, Bacacheri

CASA JOÃO TURIN (41) 3223-1182 | Rua Mateus Leme, 38, São Francisco cultura.pr.gov.br

CORREIOS – AUDITÓRIO CARTEIRO OSVALDO TEIXEIRA (41) 3310-2239 | Rua João Negrão, 1251, Rebouças correios.com.br

CENTRO CULTURAL SISTEMA FIEP (41) 3271-9018 | Avenida Candido de Abreu, 200, Centro Cívico | sesipr.org.br/sesicultural/ centrocultural

CRAS SANTA RITA (41) 3265-3855 | Rua Carlos Munhoz da Rocha, 629, Tatuquara

CAIXA CULTURAL (41) 2118-5409 | Rua Conselheiro CASA HOFFMANN – CENTRO DE Laurindo, 280, Centro ESTUDOS DO MOVIMENTO (41) 3321-3232 | Rua Claudino caixacultural.com.br dos Santos, 58, Centro CANAL DA MÚSICA fundacaoculturaldecuritiba.com.br (41) 3331-7513 Rua Júlio Perneta, 695, Mercês rtve.pr.gov.br

CAPELA SANTA MARIA ESPAÇO CULTURAL (41) 3321-2840 | Rua Conselheiro CASA ROMÁRIO MARTINS (41) 3321-3255 | Largo Coronel CRAS BAIRRO NOVO Laurindo, 273, Centro fundacaoculturaldecuritiba.com.br Enéas, 30, São Francisco (41) 3289-5396 | Rua Tijucas do fundacaoculturaldecuritiba.com.br Sul, 1691, Sítio Cercado CASA ANDRADE MURICY (41) 3321-4798 Alameda Dr. Muricy, 915, Centro cam.cultura.pr.gov.br

CASA DA LEITURA DARIO VELLOZO (41) 3321-3268 | Praça Garibaldi, CENTRO DA JUVENTUDE – SÃO 7, São Francisco fundacaoculturaldecuritiba.com.br DOMINGOS (41)3226-6247 | Rua Augusto CASA DA LEITURA HILDA HILST Forbeck, 1955, Cajuru (41) 3361-2303 | Rua Rodolfo

Senff, 223, Jardim das Américas CENTRO DE EDUCAÇÃO fundacaoculturaldecuritiba.com.br INTEGRAL PROFESSORA TEREZA MATSUMOTO CASA DA LEITURA MARCELO (41) 3276-2975 | Rua Chanceler CARLOS KARAM Oswaldo Aranha, 965, Hauer (41) 3240-1101 | Rua Batista curitiba.pr.gov.br Ganz, 453, Santo Ignácio

AUDITÓRIO GLAUCO FLORES DE SÁ BRITO – MINIAUDITÓRIO (41) 3304-7900 | Rua Conselheiro fundacaoculturaldecuritiba.com.br CENTRO DE MEMÓRIA DA Laurindo, s/nº, Centro JUSTIÇA DO TRABALHO DO CASA DA LEITURA MIGUEL DE tguaira.pr.gov.br PARANÁ CERVANTES (41) 3310-7000 | Avenida Vicente AUDITÓRIO SALVADOR DE (41) 3321-2821 | Rua Dr.Carlos Machado, 147, Centro FERRANTE – GUAIRINHA de Carvalho, 1238, Praça da trt9.jus.br (41) 3304-7900 | Rua XV de Espanha, Batel Novembro, s/nº, Centro tguaira.pr.gov.br

BAR CURITIBA COMEDY CLUB (41) 3018-0474 | Rua Mateus Leme, 2467, Bom Retiro curitibacomedyclub.com.br BAR LIBERTADORES (41) 3082-5615 | Rua Senador Xavier da Silva, 242, São Francisco BAR SANTA MARTA (41) 3343-2803 | Rua Bispo Dom José, 2030, Batel santamartabar.com.br BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ (41) 3221-4900 | Rua Cândido Lopes, 133, Centro pr.gov.br/bpp BICILETARIA CULTURAL (41) 9639-2079 | Rua Presidente Farias, 290, Centro bicicletariacultural.wordpress.com

66

CONSERVATÓRIO DE MPB DE CURITIBA (41) 3321-3208 | Rua Mateus Leme, 66, Largo da Ordem conservatoriodempb.blogspot. com

fundacaoculturaldecuritiba.com.br CENTRO JUVENIL DE ARTES CASA DA LEITURA NAIR MACEDO PLÁSTICAS – CJAP (41) 3323-5643 (41) 3296-3312 | Rua da Rua Mateus Leme, 56 Capitania, 57, Guabirotuba fundacaoculturaldecuritiba.com.br cjap.seec.pr.gov.br

CENTRO MUNICIPAL DE CASA DA LEITURA PAULO EDUCAÇÃO INFANTIL TERUKO LEMINSKI BELTRÃO (41) 3212-1402 | Rua Padre (41) 3364-2617 | Rua Ademir Gaston, s/n°, CIC fundacaoculturaldecuritiba.com.br Vieira Araújo, 457, Uberaba CIETEP CASA DA LEITURA WALMOR (41) 3271-7719 MARCELINO Avenida Comendador Franco, (41) 3298-6319 | Rua 1341, Jardim Botânico Lupianópolis, 12, Bairro Novo fundacaoculturaldecuritiba.com.br fiepr.org.br CASA DA LEITURA WILSON MARTINS (41) 3313-5512 | Rua Marechal Floriano Peixoto, 8430, Boqueirão fundacaoculturaldecuritiba.com.br

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

CROSSROADS (41) 3243-3711 | Avenida Iguaçu, 2310, Água Verde crossroads.com.br ESCOLA DE DANÇA EDSON CARNEIRO (41) 3359-7403 | Rua Claudio Manoel da Costa, 623, Bom Retiro edsoncarneiro.com.br ESCOLA DO ATOR CÔMICO (41) 3332-4361 Rua Lamenha Lins, 1429, Parolin atorcomico.com.br ESCOLA MUNICIPAL ÁLVARO BORGES (41) 3347-9880 Rua Oswaldo Baggio, 315, CIC ESCOLA MUNICIPAL MARUMBI (41) 3364-1092 | Rua Francisco Licnerski, s/nº, Uberaba ESPAÇO CULT (41) 3352-2685 | Rua Doutor Claudino dos Santos, 72, São Francisco ESPAÇO CULTURAL BAR DO TATÁRA (41) 3329-3542 Avenida dos Estados, 810, Água Verde ESPAÇO CULTURAL PÉ NO PALCO (41) 3029- 6860 | Rua Conselheiro Dantas, 20, Rebouças | penopalco.com.br

CINEMATECA DE CURITIBA (41) 3321-3252 | Rua Carlos ESPAÇO DA VOZ Cavalcanti, 1174, Centro fundacaoculturaldecuritiba.com.br Rua Portugal, 39, São Francisco (41) 3223-6824 | espacodavoz.com CIRCO DA CIDADE ZÉ PRIGUIÇA ESPAÇO HAPPY DANCE (41) 3287-5307| Rua Benedicto (41) 3252-2642 | Rua Moysés Siqueira Branco, s/nº, Alto Marcondes, 620, Juvevê Boqueirão fundacaoculturaldecuritiba.com.br espacohappydance.blogspot.com

ESPAÇO PAZ E BEM (41) 3024-7342 | Alameda Princesa Isabel, 274, Mercês

JOKERS PUB (41) 3324-2351 | Rua São Francisco, 164, Centro jokers.com.br

MUSEU GUIDO VIARO (41) 3018-6194 | Rua XV de Novembro, 1348, Centro museuguidoviaro.blogspot.com

PRAÇA OSÓRIO Entre a Travessa Jesuíno Marcondes, Rua Voluntários da Pátria e Avenida Vicente ESTAÇÃO DA LEITURA DO LETRINHAS – CASA DE CULTURA MUSEU OSCAR NIEMEYER – MON Machado, Centro TERMINAL DO PINHEIRINHO (41) 3321-3309 | Terminal do (41) 3027-7072 | Avenida Sete de (41) 3350-4400 | Rua Marechal PRAÇA RUI BARBOSA Entre as Ruas Visconde de Pinheirinho, s/nº, Pinheirinho Setembro, 6234, Batel Hermes, 999, Centro Cívico fundacaoculturaldecuritiba.com.br abletrinhas.com.br Nacar, André de Barros, mon.org.br Desembargador Westphalen e FACULDADES INTEGRADAS LIVRARIA CULTURA MUSEU PARANAENSE Pedro Ivo, Centro (41) 3941-0292 (41) 3304-3300 | Rua Kellers, ESPÍRITA (41) 3111-1717 | Rua Tobias de PRAÇA SANTOS ANDRADE Rua Brigadeiro Franco, 2300 289, São Francisco Entre as Ruas Amintas de Barros, Macedo Júnior, 246, Santo Inácio livrariacultura.com.br museuparanaense.pr.gov.br Conselheiro Laurindo, XV de unibem.br MATRIZ & FILIAL NÚCLEO REGIONAL BAIRRO novembro, Presidente Faria, FAZENDA HEIMARI (41) 3343-3063 | Avenida Iguaçu, NOVO Centro Rua Atilio Pedão, 15, Piraquara (41) 3289-4988 | Rua Tijucas do 2300, Água Verde PRAÇA ZACARIAS xxxperience.com.br Sul, 1700, Rua da Cidadania, matrizefilial.com.br Entre a Travessa Oliveira Bello, Bairro Novo FEIRA DO LARGO DA ORDEM MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO fundacaoculturaldecuritiba.com.br Rua Marechal Deodoro e (41) 3223-4077 | Travessa Nestor POLONESA (41) 3313-7194 | Bosque João NÚCLEO REGIONAL FAZENDINHA Alameda Dr. Muricy, Centro Castro, 104, Centro feiradolargo.com.br

(41) 3350-3965 | Rua Carlos Paulo II, Centro Cívico fundacaoculturaldecuritiba.com.br Klemtz, 1700, Rua da Cidadania, Portão MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO fundacaoculturaldecuritiba.com.br UCRANIANA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE CURITIBA (41) 3091-4347 Rua Bento Viana, 1200, Batel (41) 3240-1103 | Rua Dr. Mba NÚCLEO REGIONAL PINHEIRINHO pibcuritiba.org.br (41) 3212-1514 | Rua Winston SALA DO ARTISTA POPULAR Ferrante, s/nº, Parque Tingui FINNACENA ESCRITÓRIO fundacaoculturaldecuritiba.com.br Churchill, s/nº, Rua da Cidadania, (41) 3321-4743 | Rua Saldanha DE ARTE Marinho, s/n°, Centro Pinheirinho (41) 3078-7149 MEMORIAL DE CURITIBA fundacaoculturaldecuritiba.com.br pr.gov.br/seec (41) 3321-3313 | Rua Claudino Avenida Luiz Xavier, 68, Centro NÚCLEO REGIONAL SANTA SESC ÁGUA VERDE dos Santos, 79, São Francisco finnacena.blogspot.com fundacaoculturaldecuritiba.com.br FELICIDADE (41) 3342-7577 | Avenida GALERIA JÚLIO MOREIRA (41) 3374-5018 | Praça Vêneto, República Argentina, 944, Água (41) 3323-7899 | Travessa Nestor MEMORIAL DO CORITIBA – Rua da Cidadania, Santa Verde | sescpr.com.br de Castro, Centro ESTÁDIO COUTO PEREIRA fundacaoculturaldecuritiba.com.br (41) 3218-1993 | Rua Mauá, s/nº, Felicidade SESC DA ESQUINA fundacaoculturaldecuritiba.com.br (41) 3304-2222 | Rua Visconde Alto da Glória | coritiba.com.br GIBITECA DA CIDADE PARKSHOPPINGBARIGÜI do Rio Branco, 969, Centro MUSEU ALFREDO ANDERSEN DE CURITIBA (41) 4003-4138 | Rua Professor sescpr.com.br (41) 3321-3250 | Rua Carlos (41) 3222-8262 | Rua Mateus Pedro Viriato Parigot de Souza, SESC PAÇO DA LIBERDADE Cavalcanti, 533, Centro Leme, 336, São Francisco 600, Campina do Siqueira fundacaoculturaldecuritiba.com.br maa.pr.gov.br (41) 3434-4200 | Praça Generoso parkshoppingbarigui.com.br Marques 189, Centro GOETHE-INSTITUT CURITIBA MUSEU DA FOTOGRAFIA CIDADE PARQUE DO ATUBA sescpr.com.br (41) 3262-8244 | Rua Reinaldino DE CURITIBA (41) 3240-1125 (41) 3321-3240 | Rua Presidente SECRETARIA DE ESTADO DA S. de Quadros, 33, Alto da XV Rua Arnoldo Wolff Gaensly, s/ Carlos Cavalcanti, 533, Centro CULTURA – AUDITÓRIO goethe.de n°, Atuba fundacaoculturaldecuritiba.com.br BRASÍLIO ITIBERÊ HOSPITAL VITA BATEL PARQUE NÁUTICO DO IGUAÇU (41) 3321-4711 | Rua Cruz (41) 3883-8482 | Rua Alferes MUSEU DA GRAVURA CIDADE DE (41) 3240-1125 | Rua João Machado, 138, Centro Ângelo Sampaio, 1896, Batel CURITIBA Miqueletto, s/n°, Alto Boqueirão seec.pr.gov.br (41) 3321-3367 grupovita.com.br PARQUE PASSAÚNA SHOPPING MUELLER Rua Presidente Carlos INSTITUTO MEMÓRIA (41) 3240-1125 | Rua Eduardo (41) 3029-3451 Cavalcanti, 533, Centro (41) 3352-3661 Avenida Cândido Abreu, 127, Rua Lourenço Pinto, 222, Centro fundacaoculturaldecuritiba.com.br Sprada, s/n°, CIC Centro Cívico MUSEU DE ARTE PARQUE SÃO LOURENÇO institutomemoria.com.br shoppingmueller.com.br (41) 3313-7190 | Rua Mateus CONTEMPORÂNEA DO PARANÁ JAMES BAR SHOPPING OMAR Leme, esquina com a Rua Nilo (41) 3222-1426 | Avenida Vicente (41) 3222-5172 | Rua Des Rua Comendador Araújo, 268, Westphalen, 16, Centro Brandão, São Lourenço Machado, 894, Batel Centro | (41) 3016-3400 mac.pr.gov.br PARÓQUIA NOSSA SENHORA barjames.com.br shoppingomar.com.br MUSEU DE ARTE SACRA – APARECIDA JARDIM BOTÂNICO (41) 3369-2143 | Rua Augusto SOLAR DO ROSÁRIO (41) 3264-6994 | Rua Engenheiro MASAC (41) 3321-3265 (41) 3225-6232 | Rua Duque de Steembock, 100, Uberaba Ostoja Roguski, 400, Jardim Rua Claudino dos Santos, s/nº, Caxias, 4, São Francisco pnsra.org.br Botânico | curitiba.pr.gov.br Largo da Ordem solardorosario.com.br PRAÇA CARLOS GOMES fundacaoculturaldecuritiba.com.br Entre as Ruas Marechal Floriano SUBSOLO GALERIA DE ARTE FEITORIA CIMPLES ÓCIO (41) 3209-8802 | Rua João Batista Trentin, 417, Bacacheri cimples-ocio.blogspot.com.br

Peixoto, Monsenhor Celso, José Loureiro e Pedro Ivo, Centro

CONTEMPORÂNEA (41) 3019-8701 | Avenida Iguaçu, 2481, Água Verde subsologaleriadearte.com.br

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

67


ENDEREÇOS E CONTATOS TAJ BAR (41) 3343-4467 | Rua Bispo Dom José, 2260, Batel tajbar.com.br TEATRO BOM JESUS (41) 2105-4034 | Rua 24 de Maio, 135, Centro teatrobomjesus.com.br TEATRO CENA HUM (41) 3016-0975 Rua Senador Xavier da Silva, 166, São Francisco cenahum.com.br TEATRO CLEON JACQUES (41) 3253-2623 | Rua Mateus Leme, 4777, Abranches fundacaoculturaldecuritiba. com.br TEATRO CULTURA (41) 3224-7581 | Praça Garibaldi, 39, São Francisco teatroculturacuritiba.blogspot. com TEATRO DA REITORIA DA UFPR (41) 3360-5066 | Rua XV de Novembro, 1299, Centro teatrodareitoria.ufpr.br TEATRO DE BONECOS DR. BOTICA (41) 3322-2775 | Avenida Sete de Setembro, 2775, Centro teatrodebonecosdrbotica. com.br TEATRO DO PAIOL (41) 3213-1340 | Praça Guido Viaro, s/nº, Prado Velho fundacaoculturaldecuritiba. com.br TEATRO DO PIÁ (41) 3321-3312 | Praça Garibaldi, 7, São Francisco fundacaocultural.com.br TEATRO GUAÍRA – PARTE EXTERNA (41) 3304-7914 Rua Conselheiro Laurindo, s/ nº, Centro tguaira.pr.gov.br TEATRO HILDEGARD SONDAHL – FACULDADE BAGOZZI (41) 3521-2727 | Rua Caetano Marchesini, 952, Portão | bagozzi.edu.com.br

TEATRO MARINA MACHADO (41) 3013-5885 | Rua Amintas de Barros, 549, Centro TEATRO MARISTA (COLÉGIO MARISTA SANTA MARIA) (41) 3074-2500 Rua Prof. Joaquim M. Barreto, 98, São Lourenço marista.org.br/santamaría

TERMINAL CAPÃO RASO Avenida República Argentina, s/nº, Capão Raso urbs.curitiba.pr.gov.br

TEATRO NOVELAS CURITIBANAS (41) 3321-3358 | Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222, São Francisco fundacaoculturaldecuritiba. com.br

TERMINAL PINHEIRINHO Avenida Winston Churchill, 1871, Xaxim urbs.curitiba.pr.gov.br

TEATRO PAULO AUTRAN (41) 3225-4484 Rua Coronel Dulcídio, 517, Batel, Shopping Novo Batel shoppingnovobatel.com.br/ teatro_paulo

Sete de Setembro, 3165, Rebouças | utfpr.edu.br

TERMINAL VILA HAUER Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Vila Hauer TEATRO PARQUE DA CRIANÇA urbs.curitiba.pr.gov.br (41) 3273-1244 | Rua UNIVERSIDADE Domingos Strapasson, 620, TECNOLÓGICA FEDERAL DO Santa Felicidade PARANÁ – UTFPR teatroparquedacrianca.com.br (41) 3310-4545 | Avenida

TEATRO POSITIVO (41) 3317-3107 Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Campo Comprido teatropositivo.com.br TEATRO REGINA VOGUE (41) 2101-8293 | Avenida Sete de Setembro, 2775 , Shopping Estação, Centro reginavogue.com.br/teatro TEATRO REIKRAUSS (41) 3323-5658 Praça Tiradentes, 106, Centro (Galeria Pinheiro Lima) | teatroreikrauss.com.br TEATRO SESI – CIETEP 0800-648-0088 Avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico sesipr.org.br/sesicultural TEATRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA – TUC (41) 3321-3312 | Travessa Nestor de Castro, s/nº, Setor Histórico (Galeria Júlio Moreira) fundacaoculturaldecuritiba. com.br

TEATRO JOSÉ MARIA SANTOS (41) 3322-7150 | Rua Treze de TERMINAL CABRAL Avenida Paraná, s/nº, Cabral Maio, 655, Centro urbs.curitiba.pr.gov.br tguaira.pr.gov.br TERMINAL CAMPINA DO TEATRO LALA SCHNEIDER (41) 3232-4499 | Rua Treze de SIQUEIRA Rua Padre Anchieta, s/nº, Maio, 629, São Francisco Campina do Siqueira teatrolala.com.br urbs.curitiba.pr.gov.br

68

TERMINAL CAMPO COMPRIDO Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, s/nº, Campo Comprido urbs.curitiba.pr.gov.br

CURITIBA APRESENTA : : ABRIL 2012

VILA ARTE ESPAÇO DE DANÇA (41) 3233-8034 | Rua Saldanha Marinho, 76, sala 3, Centro vilaartedanca.com.br

EXPEDIENTE Prefeito Municipal de Curitiba Luciano Ducci Presidente da Fundação Cultural de Curitiba Roberta Storelli Presidente do Instituto Curitiba de Arte Cultura Nilton Cordoni Júnior Coordenação editorial Mariana Leodoro MTB 5369 Diagramação Clarice Midori Umezaki Iwashita Jornalista responsável Karen Monteiro MTB 2412 Redação Karen Monteiro Edição Ana Luzia Palka Marceline Quadros Achcar Mariana Leodoro Colaboração Isadora Lago Laís Graf Mariana Lima Mayra Pedroso Sirley Cardoso Revisão Carla Anete Berwig Projeto gráfico Wow! Comunicação Capa Aspen Santa Fe Ballet Foto: divulgação Distribuição Fundação Cultural de Curitiba Jornal Gazeta do Povo Comercial (41) 3079-8747 | (41) 8862-2361 comercial@fcc.curitiba.pr.gov.br Críticas e sugestões (41) 3213-7528 agendacultural@fcc.curitiba.pr.gov.br O Guia Curitiba Apresenta é uma publicação mensal, de caráter informativo, com distribuição dirigida e gratuita. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores. É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.Nossa programação é fechada com antecedência e está sujeita a alterações. Mande a sua até o dia 10 de cada mês para agendacultural@fcc.curitiba.pr.gov.br Siga-nos no twitter: @ctbaapresenta Consulte a versão eletrônica do Guia Curitiba Apresenta fundacaoculturaldecuritiba.com.br

ISSN 2236-1413


#58 - GUIA CURITIBA APRESENTA - ABRIL/2012  

PAIXÃO DE CRISTO Encenações tomam conta dos bairros BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DE CURITIBA Espetáculos, oficinas, palestras e “Portfólio”...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you