Issuu on Google+


É com grande satisfação que anunciamos a realização da 1ª Semana da Mobilidade de Fortaleza, um evento que acontece em um momento ímpar da discussão sobre a mobilidade urbana da nossa cidade. Em tempos de debates acerca de obras viárias e equipamentos de mobilidade, acreditamos presenciar um momento de inflexão urbana na história de Fortaleza, de onde partiremos e para o qual jamais retornaremos. A partir de agora, o tema ultrapassou o meio técnico e acadêmico e passou ao conhecimento da população, a maior interessada em uma melhoria da mobilidade urbana. Acreditando, então, que uma possível parceria poderá ser proveitosa para ambas as partes, gostaríamos de de convidá-los para, junto conosco, tornar possível esse projeto.

Atenciosamente,

1Semana da Mobilidade de Fortaleza |

3


O que é a Ciclovida?

Somos uma associação sem fins lucrativos, formada por um grupo de ciclistas que se juntaram para abrir os olhos da população e pressionar o poder público para tornar viável a utilização da bicicleta como meio de transporte - sustentável, saudável, barato e sem congestionamentos. O ciclista urbano de Fortaleza lida diariamente com diversos desafios, desde a falta de estrutura até o péssimo comportamento no trânsito da cidade. Conforme o anuário estatístico de acidentes de trânsito de 2011 da AMC, ocorre, em Fortaleza, um acidente envolvendo ciclista a cada 12,5 horas, resultando em uma morte de ciclista a cada 9,6 dias.

qualidade de vida dos cidadãos. A Ciclovida é formada por cidadãos comuns, como você. Se acredita que a bicicleta pode contribuir na melhoria da mobilidade urbana, e, principalmente, da nossa cidade, sendo ciclista ou não, junte-se a nós. A união dos cidadãos nos torna mais fortes e representativos na busca por nossos objetivos.

A Ciclovida, fundada em 2012, nasceu com um formato de Associação dos Ciclistas Urbanos de Fortaleza a fim de trabalhar pela construção de políticas públicas e iniciativas que atendam à mobilidade por bicicletas. Realizamos atividades e projetos que buscam fortalecer e propagar a cultura da bicicleta em todas as esferas da sociedade. Queremos que todos que circulam nas ruas tenham o direito à vida, segurança e conforto em seus deslocamentos. Defendemos atenção e benefícios crescentes para os ciclistas e para todos os cidadãos que utilizam alternativas inteligentes de locomoção. A bicicleta pode ser uma alternativa de locomoção para muitas pessoas ou para muitas situações do cotidiano, amplificando as possibilidades de mobilidade urbana e melhorando a

4 | Semana da Mobilidade de Fortaleza

1Semana da Mobilidade de Fortaleza |

5


O que é a Semana da Mobilidade? AÇÕES EDUCATIVAS DE CONSCIENTIZAÇÃO

A Semana da Mobilidade teve seu início na Europa e foi pensada devido à grande adesão desse continente, nos anos anteriores, ao Dia Mundial sem Carro. A participação aumentou a cada edição espalhando-se por outros países, inclusive o Brasil. Cidades como Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), São Luis (MA), Recife (PE) já promoveram essa ação.

demarcação de ciclorrotas | sinalização de rotas comumente utilizadas pelos ciclistas, para educar os motoristas a compartilharem as vias ATIVIDADES DE LAZER

Este ano ela será realizada entre os dias 16 e 22 de setembro. Na data de seu encerramento, será promovido o Dia Mundial sem Carro. Em Fortaleza, a CICLOVIDA [Associação dos Ciclistas Urbanos de Fortaleza] prepara-se para concretizar uma série de ações, debates e intervenções que fomentará a reflexão sobre as questões que esse abrangente tema da Mobilidade Urbana aborda.

rotas turísticas | passeio de bicicleta com guia turístico, passando por alguns pontos turísticos da cidade

      







dia mundial sem carro

ação de

ação de

educação

educação

nos terminais

ação de

ação de

nos terminais

nos terminais

ação de

ação de

ação de

educação

educação

multa moral

educação

nos terminais

nos bairros

nos terminais

exibição de

exibição de

exibição de

lançamento da

vídeos

vídeos

vídeos

CICLOVIDA

EBA / rua do lazer

bike bazar

encerramento balada

desafio

intermodal

esporte de orientação

bike blitz

educação nos terminais

dia de

bike ao trabalho

debate_01

debate_02

debate_03

ciclochique

bike anjo



6 | Semana da Mobilidade de Fortaleza

esporte de orientação | orientação é um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola. O praticante escolhe o caminho a ser seguido em meio à natureza, gerando deste modo, uma componente mental e lúdica capaz de atrair um grande número de praticantes de todas as idades e ter uma aceitação muito grande pelo público feminino.

ação de educação nos terminais | distribuição de panfletos e conversa com a população sobre a bicicleta no trânsito ação de multa moral nos bairros | ação educativa em carros estacionados em locais irregulares (estacionamentos proibidos, vagas de deficientes ou idosos). A multa moral sugere que o motorista faça doação para alguma instituição de caridade para pagar por sua infração bike blitz | ação educativa com ciclistas. Em uma via com grande fluxo de ciclistas, aborda-se os ciclistas para distribuição de panfletos educativos, dicas sobre manutenção, pesquisas origem-destino e de perfil dos ciclistas. 1Semana da Mobilidade de Fortaleza |

7


Como ajudar?

ATIVIDADES DE INTERAÇÃO ciclochic | movimento que começou em 2007 na cidade de Copenhague, refere-se ao ato de andar de bicicleta com roupas cotidianas, o que reforça o caráter da bicicleta como meio de transporte. Na Semana de Mobilidade, pretende-se realizar um Ciclochic passando por pontos de encontro da cidade, tais como Mercado dos Pinhões e Dragão do Mar rua do lazer | proposta em âmbito nacional das cidades participantes da Semana da Mobilidade: promover uma ocupação da rua ou uma vaga de carro para promover ações de lazer e ocupação do espaço público na cidade bike bazar | espaço de compra e venda de equipamentos e acessórios ciclísticos balada bike anjo | proposta nacional do “Bike Anjo”, de fazer uma balada para celebração e mostrar os resultados do projeto e transmitir via Hangout em 10 cidades diferentes. Nesta festa seria celebrada oficialmente a inauguração da Ciclovida.

8 | Semana da Mobilidade de Fortaleza

MOMENTOS DE DISCUSSÃO desafio intermodal | desde 2006, o Desafio Intermodal se propõe a avaliar qual o meio de transporte mais eficiente em diversas cidades brasileiras. Utilizando diferentes formas de deslocamento, são avaliados o tempo gasto para se chegar ao destino final, o custo gerado e a emissão de gás carbônico. Por isso, o Desafio é mais que uma “corrida maluca”, pois não basta chegar em primeiro lugar: o impacto ambiental e o custo do deslocamento também se tornam importantes. Alguns modais que devem participar: pedestre, bicicleta, ônibus, táxi, moto, carro, cadeirante, etc.

Todos somos responsáveis em realizar e incentivar práticas que visam melhorar a qualidade de vida em nossa cidade. Quem não deseja diminuir os problemas de estacionamento e engarrafamento nas proximidades do seu estabelecimento? Além do problema da falta de espaço urbano, o excesso de carros incomoda a vizinhança. Se você se preocupa em vincular a sua marca com a sustentabilidade urbana, essa é uma ótima oportunidade. Ela poderá ser inserida nos cartazes, panfletos, faixas, blusas e bonés que serão confeccionados para a Semana da Mobilidade. Assim, terá grande visibilidade entre os frequentadores das ações. Sua marca poderá também figurar nos vídeos de divulgação do evento. Esses serão amplamente divulgados na internet. Caso o patrocínio não possa ser dado em espécie, há várias outras maneiras do seu estabelecimento incentivar a atividade. Você pode viabilizar impressões de panfletos, emprestar materiais necessários à realização dos trabalhos, ser parceiro nas ações educativas realizando oficinas, ceder o espaço para as ações. Também aceitamos doações de brindes para distribuição e/ou sorteio entre os participantes da Semana da Mobilidade.

exibição de vídeos | Exibição de filmes e documentários relacionados à bicicleta e à mobilidade urbana sustentável em geral. Após a exibição, pode ser realizado um debate sobre o tema.

1Semana da Mobilidade de Fortaleza |

9


Semana da Mobilidade - Fortaleza